O Tibete, a China, o boicote
e uma sinuca de bico
Que protestos tibetanos eram esperados às vésperas das Olimpíadas de Beijing, não há dúvidas. Do governo chinês aos diplomatas estrangeiros, todos estavam esperando. Ted Plafker, correspondente da revista britânica The Economist era o único jornalista estrangeiro em Lhasa quando as manifestações tiveram início:
Vi grupos de pessoas jogando blocos de concreto contra várias lojas que pertencem a chineses no velho setor tibetano da cidade. Os próprios chineses, sempre que um era encontrado, não escapavam das pedras – um menino numa bicicleta, taxistas e mesmo um motorista de ônibus. A maioria dos chineses deixaram a região tão rápido quanto puderam, fechando suas lojas.
As passeatas pela cidade foram sendo formadas, pequenos grupos de jovens (alguns armados com espadas tibetanas tradicionais) aqui, grandes grupos de algumas dúzias incluindo mulheres e crianças ali, que foram circulando pelos becos estreitos do bairro. Jogavam coisas contra as portas das lojas, invadiam-nas e pegavam o que podiam, de pedaços de carne a botijões de gás e roupas. Alguns dos produtos eles levavam consigo – vi crianças saqueando uma loja de brinquedos – mas a maioria das coisas eram jogadas no meio da rua e incendiadas.
Após algumas horas, havia fogueiras altas pelas ruas de toda a cidade. Alguns prédios também pegaram fogo. Uma trilha de fumaça escureceu Lhasa, escondendo o antigo Potala – o mais famoso monumento da capital, que ocupa um monte sobre a cidade. É o tradicional palácio de inverno do Dalai Lama, o líder espiritual do Tibete, que viajou para o exílio na Índia após uma tentativa de levante, em 1959. Alguns dos manifestantes gritavam slogans como ‘longa vida ao Tibete’ e ‘longa vida ao Dalai Lama’.
Faz dois anos que abriu a principal linha de trem da China para o Tibete. Com a facilidade do transporte, vieram os chineses, com mais dinheiro, abrir negócios. É a política de Beijing: povoar o Tibete com gente de etnia chinesa para dissolver a população local. Com o trem, o dinheiro e os novos negócios, veio o turismo interno. Lhasa vive cheia de chineses. Com o trem, o dinheiro, os novos negócios e o turismo, entre chineses, a vida vai bem; não entre tibetanos, que dos novos tempos só sentiram o aumento do custo de vida. Para eles, a vida vai mal.
Nas contas da imprensa estrangeira são mais de 100 mortos. E os tanques estão chegando.
O governo chinês não tem como ganhar. Se não enviar o exército, perderá o controle da situação. O tumulto aumentará. Os chineses em Lhasa terminarão por ser expulsos. Um novo episódio como o da Praça da Paz Celestial ocorrerá. Se enviar o exército – e esta parece ter sido mesmo sua opção – um banho de sangue está ameaçado. Daí, o movimento levantado por aqueles que protestam contra a posição chinesa perante o genocídio em Darfur pode ganhar forças. Um boicote em grande escala às Olimpíadas terá sérias conseqüências para a China. Dependendo de como o país agir, o risco é presente.
E daí a sinuca de bico: a China tem que interferir. Se não interfere, todas as minorias étnicas em seu território, várias pequenas crises eternamente abafadas, perigam estourar.
Ainda sobre o assunto:
- Na China, no Tibete, presa enquanto bloga E já que hoje falta exatamente um ano para o início das Olimpíadas em Beijing, um grupo de seis canadenses...
- Dalai Lama: ‘independência, não;’
O Tibete quer autonomia O que diz Tenzin Gyatso, o 14o Dalai Lama, em sua entrevista à Newsweek desta semana: O que o senhor... - Silêncio no Tibete Na quarta-feira, os tibetanos celebraram seu ano novo. Ou melhor: o governo chinês fez de tudo para que o celebrassem....
- O terremoto vivido pelos leitores
do Weblog na China Pescando dos comentários abaixo, diz a Ana, que assina o blog Ana no Império do Meio e que vive em... - China: um guia para leitores Nós, jornalistas, somos bichos que têm afeição por clichês. O clichê, no caso, vai além da expressão de efeito. Muitas...



Mordecai era primo e amante de Ester, nome persa de uma judia chamada Hadassa, que se casa com Xerxes, o rei da Pérsia e, por isso, torna-se rainha.
O primeiro-ministro da Pérsia, Hamã, planeja acabar com todos os judeus. Ester, que dormia com o rei, mancomunada com o amante, Mordecai, consegue torpedear o plano de Hamã que termina sendo enforcado.
Os judeus comemoram essa vitória na Festa do Purim sem se incomodarem com o fato de Ester, uma judia, ter aberto as pernas para Xerxes, um estrangeiro. É um livro interessante porque não fala em Deus nem em religião. Limita-se a sexo, intriga, mentira, calúnia, falsidade, traição e outras patifarias tipicamente humanas.
Sofetel
nao skento messssssssmo. As informacoes que eu tenho sao as que qualquer debil mental, eu incluso, pode ir buscar se estiver mesmo afim de saber como e que sao as coisas.
Hoje e impossivel mentir, sem ser pegue na mentira, e como ja disse antes, so e ignorante quem quer.
Bom, eu tenho uma saída utópica pr’esses casos.
Retirem as mulheres, velhos e crianças (com menos de 12 anos).
Fechem as fronteiras.
Pros que ficarem, dêem um porrete prá cada.
Depois de uns dois anos vejam o que sobrou, coloquem o povo que foi retirado de volta e deixem começar tudo de novo.
kkkk rsrsrsrsrs
:-))))
Eu sei, eu entendi, Ricardo. E estou me divertindo desde ontem.
Tenho tempo. E senso de humor.
e a cena é exatamente essa: jogada no sofá da sala, com o Ibook meio torto maio caindo do colo…
fico fazendo um montão de coisas mas acabo voltando para cá! Pelo jeito é assim com os iniciados por aqui.
Viciante, deve ser essa mesmo a palavra…
flavia fala ! caminhadas…))
aparentemente nao tem ordem, mas tem ! comenta-se os assuntos relacionados nos posts…e quando se quer comentar chico cesar, migra-se para um “open”….la é open mesmo…viu flavia…)
Tô no Open.
:-)
certo, confetti.
parou de chover e vou para minha caminhada, que a lagoa me espera…
ixi, isso seria comentário do open?…
· Mordechai Cano // 16/Março/2008 às 12:42
Alba
desculpe discrodar da senhora, O bin ladem JAMAIS se envolveu nao geura dos talibans contra a Russia.
A epoca desta guerra, o bin laden estava morando no Sudao, uma vez ue ios talibans se instalaram no poder ele se mudeu para o afganistao.
· Mordechai Cano // 16/Março/2008 às 14:18
Pax
esta clarissimo a participacao do bin laden no conflito ” atraves nao somente da arrecadacao de fundos, mas atraves de bancar, ele mesmo, a vidan de terrositas de outrsom paises para ajudar a guerra contra os russos””.
A participacao dele neste ponto e inegavel, o que nao e verdadeiro e que ele tenha combatido os russos.
Muda rápido de opinião esse morde-meu-cano… Não acham?
dino
mudei nada, tu estas a demostrar que es uma anta que nem sabes ler.
O que eu rebati foi a tua afirmacao e a de uma outra comentadora no sentido em que o bin laden tinha sido treinado e armando pelo cia.
Eu afirmo que o bin laden NUNCA deum um unico tiro nque nao fosse para ser filmado. E que nunca foitreinado ou armado pela cia..
entendeu ou queres que te mande um desenho???
burro
Morde-meu-cano, manda um desenho aí pra gente, vai… Estou esperando as fontes confiáveis, podem ser desenhadas mesmo…
- O bin ladem JAMAIS se envolveu nao geura dos talibans contra a Russia.
- esta clarissimo a participacao do bin laden no conflito ” atraves nao somente da arrecadacao de fundos, mas atraves de bancar, ele mesmo, a vidan de terrositas de outrsom paises para ajudar a guerra contra os russos””.
Se isso não é mudar de opinião, é de que? É de sexo?
Flavia, minha situação é quase como a tua… fico aqui, também com um ibook.. cobertozinho sobre as pernas, rindo das palhaçadas que se escreve….
Mordecha, diz uma coisa, afinal o bin ladem estava no sudão ou no paquistão? E outra coisa, em qual site vc encontra a verdade sobre o mundo, no site de deus, d’us? tem como me passar o endereço, pq nos sites que olho eu nunca sinto a confiança que vc tem de aquilo é realmente a verdade universal de todas as coisas, que só não vê quem quer, sempre há opiniões contrárias quanto o que é dito neles…
A China criou uma lei (acho que no ano passado) que regulamenta a reencarnação dos lamas tibetanos. Pode soar irônico, mas é verdade. A intenção era reduzir a influência do Dalai Lama no Tibet e burocratizar e açambarcar um domínio que jamais pertenceu a qualquer governo. Eu não morro de amores pelo Dalai Lama, mas trata-se de um gesto medonho, na medida em que estende para dentro de uma religião a influência do poder estatal. Se a teocracia ainda é comum em muitos países islâmicos e a idéia de um estado laico é cada vez mais defendida nos países ditos desenvolvidos, a China dá um passo rumo à religião de estado.
Em breve, em países católicos sob governos de esquerda, hóstias só com carimbo do SIF.
Barba, em suma vc não gosta do dalai lama mas odeia profundamente a china e o comunismo.. logo inimigo do meu inimigo é meu amigo….correto?
Que é isso, Chico? Seria uma nossa apresentação do conceito de mais-valia, onde 2 + 2 = 5?
Em tempo, Chico: ódio é o tipo de sentimento que não desenvolvo. Agora asco, nojo, repúdio, aversão, sim. Ódio é muito pequeno para mim.
Monges também podem ser violentos. É só lembrar daquelas matérias sobre facções brigando na Coréia. Nesse sentido, o budismo é como qualquer religião. Achar que tudo é “paz” neles é conversa de quem empresta aqueles livrinhos baratos do Dalai na biblioteca do clube. Mas afirmar “viva o Estado laico” para defender a China é uma grande distância do que ela é de fato: um Estado ateu que persegue qualquer religião. A contrapartida de não misturar religião com governo é o Estado laico respeitar os credos. Não é o caso da China. Também é ilusão acreditar em alguma resposta do Ocidente. Quando os EUA estavam quase em guerra aberta com a China (na Guerra da Coréia), nada foi feito sobre a invasão do Tibet que aconteceu ao mesmo tempo. Por que seria diferente agora? Ainda mais com esse “negócios da China” de hoje… E para quem defende boicote, é só lembrar que o de 1980 não foi muito útil para os afegãos. Uma coisa eu queria saber: como é que os chineses “como a gente” enxergam o problema do Tibet? Na sérvia de Slobodan, mesmo com a hostilidade do Ocidente, boa parte dos sérvios eram contra o regime e sensíveis à perseguição de kosovares. Nunca soube se na China (sei da censura, mas…) as pessoas discordam desse tratamento.
PD, qual o problema em essência de uma Teocracia? Entendo que você acredita na democracia, no racionalismo cientifico.. Mas você percebe que isso faz parte de todo um conjunto moral e de crenças próprio teu. Não falarei do caso do tibet pois não o conheço profundamente, e acusações sobre ser ele escravagista me deixam em dúvida. Porém a teocracia por si só não me parece ruim, é só um povo que vive dentro de um conjunto de crenças próprias, crenças essas que podem levá-los a uma vida pacífica e saudável, alheia à modernidade ou o desenvolvimento científico, meditativa, subsistente, de uma cultura própria que deveria ser respeitada ao invés de querer se impor um modelo que não lhes parece próprio… Só o fato de ser uma teocracia não torna um estado necessariamente cruel, opressor, ou qualquer coisa do genero…
Barba, que belezura você, um rapaz, sem ódio- só asco, nojo, repudio- quase um santo.. parabéns.. fico encantando..
Não digo que uma teocracia tibetana budista não seria cruel e opressora nem nada do genero, só questiono o fato de ser anti-teocracia por principio…. Já disse que desconheço o caso tibetano em profundidade, e que a denuncia de ser escravagista não me parece ser algo a se jogar fora..
Chico, isto qu vc chama de belezura chama-se autocontrole. Não é novidade alguma o fato de que uma das características do ser humano é a capacidade de autocontrole. Diferentemente de outros animais, o homem tem ao seu alcance a consciência necessária que o possibilita refrear seus impulsos e instintos.
É só começar que vc também pode chegar lá.
Barba, você é ótimo, grande!
Parabéns, pelo visto o senhor é budista, não gosta- quer dizer sente asco-nojo-repudio - do Dalai Lama, deve ser então zen-budista, ou alguma outra corrente, desculpe minha ignorância, deve haver alguma corrente que diga respeito a não odiar só sentir asco-nojo-repúdio …
170 isso ! monarquia, que monarquia pd ?
Não se preocupem, os monges não vão convidar toda a população a vida contemplativa, saudável, alheios a ciência em busca do nirvana, satori ou como queiram, alguém vai ter que trabalhar para dar esmola para eles, ou talvez sendo governo eles instituam um imposto-esmola…
Chico, não sou religioso de nenhuma corrente. Mas vc eu não tenho dúvidas: é seguidor do Pe. Júlio Lancelotti e deve tomar hóstias todo domingo carimbadas pelo SIF.
Não vou ficar neste papo metafísico com vc sobre razão e sentimento.
Dino, volto a dizer que não conheço muito o caso dos tibetanos.. mas em monastérios budistas brasileiros os monges trabalham, plantam colhem para sua subsistencia… eles não vivem só meditando…
A Questão da esquerda, aqui representada por PD , é a seguinte.
-Prefere uma ditadura militar a uma teocracia.
Mas, aplaudiu a queda de uma ditadura (|Ira, do Xá) para a ascensão de uma teocracia.
O discurso do PD é um disfarce para o anti-americanismo mais chulo.
Barba, vc não percebeu que não estava no papo comigo, estava nele sozinho?
Chester eu não vi uma posição tão absoluta do PD assim, ele parece que é contra a opressão chinesa, mas não apoia também uma Teocracia Tibetana.. pois não apoia teocracias por princípios, como não apoia também a teocracia Iraniana..
Tem razão, Chico “salta” Chico, vide o comment #166.
Eu discordo dele quanto não apoiar teocracias por principio, acho que em muito divergem elas, e não necessariamente um teocracia seria igual a um governo opressor…
no caso iraniano acho que é sim… no caso tibetano, não sei, achava que não estou procurando mais dados sobre o que é o escravagismo que ele citou..
Barba, é exatamente, eu te provoco e fico rindo… vc fica horas se justificando com um bando de bobagens, mas nada de produtivo.. bom que eu me divirto, espero que vc tbm…
Gente , eu vou indo, vou no cinema namorar um pouco….
PD, depois me responde, e se puder esclarecer a questão da escravidão ficaria feliz… não consegui muito mais do que só acusações do governo chines, nem consegui achar muita coisa explicando como funcionária, nem nada do genero..
funcionaria sem acento
eu tbm ! kkkk
Chico, mesmo com todas estas asneirices suas eu não consigo sentir ódio de ti. Não é formidável? hehehe…
AaaaaaaUuuuuuuMmmmmm
Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
Eu, josef mario, devo dizer que esta palhaçada não irá durar mais do que uma semana. Esta meia dúzia de companheiros monges vagabundos que nunca trabalharam, já devem estar esgotados fisicamente pelo esforço despendido nesta balbúrdia inconsequente. Enquanto isso, este companheiro dalai lama no seu doce exílio, continua como astro pop-star faturando milhões de euros em palestras imbecis ao redor do mundo.
Para coroar tanta cretinice, o companheiro pedê em seu prestigioso e consagrado blog vem com este delírio débil mental ao se referir à possibilidade de um boicote em grande escala às olimpíadas por causa desta babaquice. Menos companheiro pedê.
Muito obrigado
Chico, a necessidade faz o artista, imagine um malucão no Brasil que resolve largar a família de classe media alta, raspa a cabeça e fica de frente lá para o gohonzon fazendo auuuuuuunnnn, com o miserê comendo solto nas nossas ruas, o cara ia se embolar no meio dos pedintes de verdade daqui… São filhinhos de papai, pedir esmola é coisa para pobre, brasileiro inculto não nota essas diferenças acha que tudo é um monte de pedintes enchedores de saco e vai logo fechando o vidro. Daí, o negocio é fazer uma hortinha…
PD, permita um pequeno off-topic.
Como é bom ser palmeirense.
Chico, confetti, em vez de caminhar adormeci. o Ibook quase estatelado no chão. Mas aqui a coisa caminha. E eu morro de rir!
Agora sim vou sair mas volto pra saber o quanto isso andou e a resposta do pd sobre “a questão da escravidão”…
O problema da hortinha é que caleja a mão e cria um vinculo muito forte com a terra, a enxada, o adubo as plantas… Desvia a mente, nunca será atingido o satori assim…
mas esse é o grande dilema de esquerdistas, querem substituir a religião por uma filosofia secular se unindo a uma teocracia (islamica)…
por isso eles sempre acabam concluindo que tem que matar todos os religiosos…
hahaha
Isso, apoiado: vamos matar todos os religiosos!!!!
E aquele monte de pope ortodoxos que tem na Rússia? Brotou do chão? Não tinham sido eliminados?
putz…24 hrs no ar….ninguém merece …
O problema que às vezes eles terminam é mortos pelos religiosos, como no Irã. O comunismo faliu porque ninguém mais acredita na sua utopia delirante, hoje aposto minhas fichas no islamismo mais do que nos velhos comunistas incompetentes.
Mas os esquerdistas não são todos burros, alguns são malévolos mesmo. O Dino, que fracassou no seu intento de virar agente soviético, consegue conciliar as duas coisas… Volta pra Moscou!
Quem te disse que eu fracassei? Como você acha que eu consigo saber que você é viadinho?
Dino, não confunda religiosos com igrejas. religiosos, igual ao oposto de ateus materialistas.
E o PD delirando, “o Dalai Lama quer instituir uma teocracia escravagista”… Hã?!? Como!?!
Por que independência pro Kosovo e pra “Palestina”, que nunca foram país independente, pode, e pro Tibete, que já foi, não?
Em Kosovo, os “kosovares” festejavam a independência com a bandeira da Albânia…
As bandeira da “Palestina” é idêntica à da Jordânia (com exceção de uma estrela que foi acrescentada pelos jordanianos, depois).
O Tibete ao menos tem uma bandeira original desde 1912…
Dino, entra no túnel do tempo e volta pra União Soviética, nossa bichona em Moscou!
Dino: 5,4% de ignorância e 94,6% de burrice.
Mr. X #205: esta foi impagável. Kkkkkk….
O que está acontecendo agora no Tibete é muito parecido com o que aconteceu em Kosovo em 1998, e na Lituânia em 1991…
O que acaba confirmando uma velha teoria minha: a de que o separatismo e os conflitos inter-étnicos prosperam justamente quando há numa nação autoritária uma minoria dominante que quer a todo custo sufocar uma maioria local ao status de cidadãos de segunda ou terceira categoria.
Não acredito que isso vá dar na independência futura do Tibete no curto ou médio prazo — vocês sabem, o exército chinês é poderoso, constituído por mandarins (Hans) e ainda por cima possui tanques e mísseis.
A partir daí a gente pode ver, por enquanto, dois cenários: ou um mega-boicote olímpico de Estados Unidos e Europa Ocidental, ignorado pela Rússia, seus aliados e nações “não-alinhadas” do terceiro mundo (numa repetição do que aconteceu em 1980 nas Olimpíadas de Moscou — Cold War II?), ou então todo mundo tapa o nariz, finge que nada aconteceu de tão grave e vai às Olimpíadas de Pequim para prestigiar o mais novo mega-parque industrial do planeta.
Infelizmente, acho que a alternativa 2, pelo menos por enquanto, está mais próxima de acontecer.
Ai pessoal, mas o assunto nao era o tibete???
Dino 5,4
so gostaria ue voce confirmasse que 5,4 cm e a bitola do teu rabo. So pode ser, que se fosse o tamanho da zaba nao ias por essa medidazinha.
Mr X
tens razao, antes de entrar li os comentarios e os do 4,5 de bitola se destacam pela cretinisse, agressividade e burrice.
Mr X
ESQUERDISTA E AQUELE QUE NAO TEM COMPETENCIA PARA SER CAPITALISTA.
ESQUERDISTA E UM CAPITALISTA QUE FRACASSOU.
ESQUERDISTA E UM RECALCADO QUE NAO CONSEGUIU SER CAPITALISTA.
ESQUEDISTA E UM ANALFABETO QUE NAO SABE QUE O SISTEMA QUE ELE GOSTA NUNCA FUNCIONOU.
Pela crise do subprime, capitalista é aquele que na hora do aperto recorre ao velho e combalido Estado, injetando dinheiro no mercado para salvar a banca e os caloteiros da ciranda imobiliaria. A viuva no final arca com tudo. E o livre mercado não corrige NADA.
Hillary Clinton “Eu vou apoiar programas que dão às famílias poder para construírem seus próprios futuros, como o Bolsa Família do Brasil”, afirma a senadora de Nova York. “Essas idéias de combate à pobreza podem ser colocadas em prática aqui, na nossa casa”, acrescenta.
No documento oficial em que Hillary Clinton menciona o Brasil, há quatro prioridades prometidas pela pré-candidata à Casa Branca: estimular governos democráticos na América Latina; contribuir para reduzir a desigualdade social da região em 50% até 2015; combater mudanças climáticas e fazer a reforma da imigração nos EUA.
Fariseu
e isso acontece porque o estado capitalista decide socorrer bancos para que nao haja quebradeira geral. No sistema socialista nem sabem o que e um banco. Nao existe crise the prime porque ninguem tem casa propria.
tendeu??? se for dificil pede desenhos ao Mordechai.
Ou seja, não comemorem a vitoria do capitalismo selvagem, o dolar esta pulverizando, e a Historia não acabou!
Fariseu
nao tem problema nao, ela sabe que nao sera eleita e esta prometendo o que nao tera oportunidade de cumprir. Felizmente o Mac Cain va levar e ai nada muda. Os governos da america latina que se danem com a falta de moral e a roubalheira, os imigrante silegais que sejam presos e expulsos ( como o brasil fez com os lutadores de boxe cubanos), e que os pobres arrumen empregos melhores atraves do incentivo as empresas.
Fariseu
pessoas que nem voce vem enterrando os USA faz decadas, e la estamos nos, continuanod a ser o fiel da balanca do mundo
Se a gente quebrar, o Brasil, por exemplo viaria uma enoooorme cuba.
Billy,a criança..
Me conta o que é ser um direitista, pois acho esse termo tão amplo, e utilizado para defesa de tão diversos pontos que eu fico encucado comigo mesmo sobre o que é que estão falando… como também acho o termo esquerdista, mas esse você já definiu, e em caixa alta, até levei um susto com a quantidade de letras maiúsculas…
Porra! é muito israelense no blog….fica chato essa montanha de chatos….
É uma constante lenga lenga …quase uma ladainha……aí espanta os outros leitores….
EEEEEEEE…..
é h.r.p. aqui o assunto palestina e israel sempre volta a tona.. impressionante, não podemos discutir nada sem cair nos mesmos paradigmas, tudo puxam pra polaridade comunismo-capitalismo(como se isso existisse ainda) , esquerdismo-direitismo, palestina-israel, … as vezes cansa
Que isso HRP? O billy não é judeu… Não existe nenhum judeu imbecil assim…
Idiotas de plantão….enqunto voces acusam uns aos outros de isso e aquilo…..os Tibetanos e palestinos e NEGROS NÃO ARABES são detonados……Muito legal caras pálidas!
Eu como socialista/cristão e espirita gostaria que voces tão intelectualmente superiores fizessem uma simples oração pelos mortos!
E outra pelos anjos da guarda daqueles que vão lutar por suas terras ,hoje e amanhã!
Os padres tibetanos, que não tem nada de santos, são duramente reprimidos pelo partido comunista chinês, sem qualquer cobrança relevante. Uma pena.
De qualquer forma, mais um retrocesso para governo de padres, também seria horrível.
O Império não tem mais o afã de criticar duramente as perversas violações dos direitos humanos pelo regime chinês. São duas as razões:
1) O Império e a China tem cada vez mais interesses comuns e interligados.
2) O Império, nestes tempos de Bush, também não tem qualquer moral para criticar violações de direitos humanos.
Chico e Dino…..moços do bem…..é duro essa malta de donos da verdade querendo explicar o inesxplicavel!
Fabio…os monges são uma cultura tibetana….critica-los hoje seria como criticar Ulisses Guimarães em 1985! e em 1988!
Eles representam o Tibete….
Meu amigo jovem!
O TIBETE TEM QUE SER TIBETANO!
Voce como bom brasileiro….se um dia for para fora terá nosso passaporte como refugio…graças a Deus….quero o mesmo para o povo tibetano!
Fabio Passos,
Retrocesso para um regime de “padres”?
Padre não é uma entidade da igreja católica?
Retrocesso se você entende como evolução uma sociedade cientifica-industrial , mas você consegue entender que esse não é o único caminho possível, está de acordo com as nossas realidades, mas não necessáriamente com a do povo tibetano…
e se não opressor, não saberia porque ser contra sua existência, só pela justificativa de ser um governo teocrático.. as igrejas são diferentes, culturas são diferentes, não julgue os outros sempre necessariamente pelo que você vê próximo a você… Pd diz sobre o escravagismo, espero mais informações sobre isso..
Que é isso HRP.
Ulisses não era um padre propondo governo de padres.
Trocar totalitarismo Chinês por um Governo do Sobrenatural não me parece uma grande vantagem.
Padre, Aiatolá, Monge… Governando?
Pessoal… é retrocesso sim.
Governo de padre costuma ser perverso e intolerante… são os dogmas. Ainda mais quando são dogmas “divinos”.
Não é razão para Chinês ou Estadunidense tacar bomba e tocar o terror contra nenhum povo… mas é um retrocesso lamentável.
Fabinho
nao tenho lido nehuma critica ao china da parte do governo do Brasil, a esse e o imperio ao que fazes referencia????
Fabinho
nao tenho lido criticas a china da parte de nehum pais europeu, esse e o imperio a que fazes referencia???
Chico Mota
deixa eu te contar.
Nao sei definir alguem de direita dado que esse seg,ento politico-economico tem sido a minha vida desde a minha nascensa, nao conheco outra coisa. Agora na escola me ensinaram que todo o que chamamos de economia de mercado, livre iniciativa, todo tipo de liberade individual e coletiva fazem parte do que deu-se o nome de ” direita”.
Espero ter sido claro, meu caro amigo
Costuma não quer dizer que sempre será… povos diferente tem culturas diferentes…
A expansão capitalista chinesa é o grande fenômeno do fim do século passado e início deste. É um passo claro em direção a um mundo multipolar. Ou, como teria dito Von Braun: Está na hora de aprender chinês?
No que consiste principalmente a liberdade coletiva ?
Pagar pau pro império não faz de ninguém um direitista-conservador. No máximo um puxa saco…
Em um planeta em que 200 mega-corporações são responsáveis por 30% da riqueza produzida, assistir papo de livre iniciativa… é do arco da velha.
Serão virgens?
A questão é qual estado nacional tem a hegemonia em função do sucesso de suas megacorporações nativas competindo no mercado global… Estado Nacional é instrumento destas megacorporações… e os cara pensando em livre iniciativa, como se o mundo ainda fosse resumido a ferreiros e produtores de sorgo, alfafa…
Chico Motta
de acordo com o que estudei na escola, da-se o nome de ilberades coletivas ao conjunto deliberdades exercidas por grupo ou grupos de individuos, como por exemplo, liberdade de culto, de reuniao e de associacao.
baum ja jgouei muita conversa fora, vou e descansar
um abraco aos que ficam
E quem garante essas liberdades?
Se o dito “mundo livre” não peitar de vez os interesses econômicos, o banho de sangue tibetano terá sido em vão. Terá sido mais uma inutilidade, como as de Burma, Darfur e outros massacres, cujas vítimas morreram em vão….
Alguém que assina “Billy The Kid” está homenageando um bandido?
Independente da questão da teocracia, que eu também não apoio, mas se o povo tibetano apoia, tudo bem (é problema dele), acho que o pessoal aqui confunde muito a Igreja (instituição) com o clero. Qualquer um que ler um pouquinho da história do Brasil, por exemplo, verá que a igreja sempre teve posições conservadoras. No período colonial sempre apoiou as barbáries cometidas pela Corte. Mas o clero nem sempre acompanhou as posições da Igreja. O clero apresentou muitos padres heróicos, desde a formação dos quilombos (que certamente não teriam o apoio do Mr.X, do Chesterton, do Billy, O Bandidinho, e outros daqui), como também participantes de primeira hora de movimentos separatistas.
E essa história de os governos socialistas execrarem e perseguirem as igrejas de todos os tipos, também tem forte razão de ser. Basta a gente ler, por exemplo, a literatura russa do século XIX , para se perceber como a Igreja controlava o Estado e atravancava qualquer avanço. O marxismo é materialista, sim, e isso certamente foi usado como argumento para exageros num certo período. Mas a idéia primeira dos países socialistas sempre foi a de combater a instituição religiosa como elemento de forte interferência nas questões seculares.
Hoje vemos a Igreja Católica Apostólica Romana em luta encarniçada contra pesquisas de células tronco embrionárias. É contra esse atraso que se deve lutar. É essa ingerência , essa tentativa de se controlar questões seculares que deve ser suprimida. Proibir a prática religiosa é bobagem, mas que as atividades das instituições religiosas devem ser mantidas sob controle, não há a menor dúvida. Hoje, vemos no Brasil a farra do Edir Macedo, do R.R.Soares e tantos outros aproveitadores. E essa putada elege bancadas significativas para o Congresso. A troco de quê?
Mas Guilherme, justamente o que o Dalai Lama chama de genocídio cultural por parte dos chineses é que eles(os chineses) querem criar universidades, industrias, estradas e comercio naquela bosta e os budistas querem que deixem o povo imbecilizado acreditando que seu pai reencarnou uma borboleta e que os monges-esmoleres fiquem dez anos olhando para uma pedra esperando atingir o satori…
Estamos discutindo a toa, aquela meia dúzia de baderneiros já dispersaram faz tempo, nada que umas borrachadas não resolvam… Pequim, cancelem a divisão blindada.
Isso sim é importante…
O partido de direita UMP, do presidente francês, Nicolas Sarkozy, sofreu, hoje, um grande revés no segundo turno das eleições municipais da França. Resultados parciais indicam que os socialistas ganharam prefeituras de cidades importantes, como Toulouse, Strasbourg e Caen. Na capital Paris e em Lyon, os socialistas Bertrand Delanoe e Gerard Collomb foram reeleitos.
Bem, pelo menos ele tem a Carla Bruni. Isso sim é importante.
ma
Quem discordar tente imaginar Dna Mariza sorrindo de maneira estranha…..
ma
Até o Dalai Lama tem ereção com a Carla Bruni… já o Ratzinger… deve ter ereção com o Sarkozy.
Vejam que barato o que um engraçadinho fez com este som hilário do Zappa:
http://www.youtube.com/watch?v=phYyyYrfaeM
Não seria fantástico se Ratzinger finalmente saísse do armário?
Saca só a touquinha do Ratzinger! Muito gay! Saí do armário ratzinger. Não engana mais ninguém… e viva o Village People!
Em artigos anteriores rejeitei a tese esquerdista de que somos todos culpados por nossas mazelas sociais. Aqui sustento o contrário: há uma culpa majoritária da sociedade em relação às escolhas políticas que faz, e em sua negligência quanto ao modelo eleitoral que adotamos.
ARQUITETO BOLCHE CADUCA
Abomino stalinistas. Mas quando leio algum artigo de Oscar Niemeyer, às vezes me pergunto se o abomino ou admiro. Explico. Enquanto velhos bolches como Roberto Freire e Tarso Genro preferem esquecer seus passados vergonhosos, Niemeyer não tem pudor algum. Continua ostentando orgulhosamente seu obscurantismo. É o que chamo de coragem intelectual.
Na Folha de São Paulo de hoje, o medíocre arquiteto comunista – responsável em boa parte por este monstrengo urbano que se chama Brasília – faz uma defesa entusiástica do narcotráfico e do terror. Define as Farc como “um grupo de revolucionários que, instalados no território da Colômbia, vem-se opondo há décadas ao governo reacionário ainda existente naquele país”. Os próprios militantes das Farc admitem seu envolvimento com o tráfico de drogas e o velho bolche insiste em ignorar este envolvimento. O grupo terrorista mantém setecentos reféns em condições subhumanas, e o velho bolche ignora o fato.
Em sua defesa, Niemeyer cita outra múmia da mesma estirpe, Eric Hobsbawm, que ainda goza de grande prestígio no mundo acadêmico brasileiro. “O combate ao terrorismo, ao longo dos últimos anos, por parte das autoridades colombianas, tem superado, em muito, a violência política desses guerrilheiros”, escreve o bolche britânico. Manifesta pelo menos mais lucidez que o arquiteto: situa as Farc como terrorismo. E se acha que o combate ao terrorismo pelas autoridades colombianas supera a violência política desses “guerrilheiros”, está admitindo que o Estado colombiano está sendo eficaz na luta contra o terror.
Para justificar seu obscurantismo, Niemeyer mente descaradamente: “sem possuir a força para eliminar o movimento político já instalado no país, o governo reacionário de Bogotá passou a acusar a direção das Farc de ser conivente com o narcotráfico em crescente expansão na Colômbia”. Não é que as Farc sejam coniventes com narcotráfico, nem Bogotá fez tal acusação. As Farc são o narcotráfico.
Só Niemeyer, centenário e já caduco, não vê.
Afrouxe o macacão anti-masturbação rapaz.
Isto só te faz mal… sobe prá cabeça e traz efeitos colaterais…
Zappa já descreveu os resultados de tanta repressão sexual… olhe como acaba o pessoal da TFP:
“Oh God I am the American dream
But now I smell like Vaseline
An’ I’m a miserable sonofabitch
Am I a boy or a lady…I don’t know which
So I went out ‘n’ bought me a leisure suit
I jingle my change, but I’m still kinda cute
Got a job doin’ radio promo
An’ none of the jocks can even tell I’m a homo
Eventually me ‘n’ a friend
Sorta drifted along into S&M
I can take about an hour on the tower of power
‘Long as I gets a little golden shower
Oh God I am the American dream
With a spindle up my butt till it makes me scream
An’ I’ll do anything to get ahead
I lay awake nights sayin’, “Thank you, Fred!”
Oh God, oh God, I’m so fantastic!
Thanks to Freddie, I’m a sexual spastic”
http://www.youtube.com/watch?v=w8y0JLPQl94
Impagável… Mr American Dream…
Jesus thinks you’re a Jerk!
http://www.youtube.com/watch?v=cQcE2dq3YD0&
“…Roberto Freire e Tarso Genro preferem esquecer seus passados vergonhosos…”
Uma frase dessas só pode sair da cabeça de um jumento!
Nunca vi declarações de Tarso genro a respeito, mas Roberto Freire jamais, em nenhuma de suas manifestações, renegou sua história de militante comunista desde 1962. Pelo contrário, está sempre fazendo referências elogiosas ao velho Partidão, e falando com orgulho do seu passado de militante.
Quanto a Niemayer, pode-se gostar ou não de sua obra, mas considerá-lo incoerente para com suas idéias é forçar demais a barra. E tem outra: daqui a mil anos o Brasil, e o mundo, ainda se lembrarão desse nome: Oscar Niemayer. Provavelmente ele e Santos Dumont serão os únicos brasileiros, até hoje, que merecerão tal honra.
o pessoal odeia mesmo niemeyer….que bobagem…mesmo sendo o arquiteto da claustrofobia o cara nos honra com seu talento !
beijos oscarzin, moi je t’aime !
O Frangão não gosta do Mestre Oscar?
E daí?
Quem é ele na ordem das coisas !???…. e ….OLHA BEM a obra do Mestre!!!!!
A barata falando do pássaro do Paraíso!
EEEEEEEEEEE
Se manca “negron”……
“Baderneiros tibetanos” mataram 13 pessoas inocentes em Lhasa na semana passada, declarou nesta segunda-feira (horário local) o presidente da região do Tibete, Qiangba Puncog.
“Eles queimaram ou espancaram até a morte 13 civis inocentes”, sustentou Puncog durante uma entrevista coletiva em Pequim.
Há controversias!
dino quer pq quer achar algo pra incriminar os tibetanos….da um refresco cinco-quatro….
Srs. Mr.x,Frangão e Dino, seriam os combatentes pela liberdade do TIBET, terroristas, conforme o manual norte americano de desrespeitos aos direitos humanos?
AHAHAHAHAHAH…..
Quem responde???
Quem responde???
Quem é o invasor no Tibet…os Tibetanos….que não chamaram os chineses pra lá….ou os chineses….”tão bonzinhos”???????
EEEEEEEEEEEEEEEEEEE……..
Confetti…nada como estar sempre com a consciencia limpa!
Eu preservo sempre a minha, ou tento, né????
Atletas alemães e franceses começam movimento por boicote aos jogos olimpicos!!!!!
dino 5,4% de coficiente intlectual
As pessoas tem tudo o direito de pensar que se reencarnam numa borboleta, ou de olhar uma pedra ate acharem que atingiram um grau de elevacao. A isso da-se o nome de liberdade de pensamento, de culto, de expressao.
As pessoas tem o direito de ter a religiao que quiserem sem serem por issso presas ou terem o seu pais e a sua cultura destruida.
terroristas sõa os chineses..porque os tibetanos não podem ter seu país e os palestinos podem? Não tem nexo.
El Cid Irado
e exatamente o que eu ja disse. Porque tanta preocupacao com os palestinos se ninguem se incomoda com o verdadeiro genocidio culturalo e religioso que esta acontecendo na china>??
A rsposta e simples, porque Israel nao esta envolvido, que se ao inves da china, fosse Israel que estivesse invadido o Tibet e reprimindo manifestacoes, as nacoes Unidas ja teriam emitidos uma duzia de condenacoes, os paises europeus teriam formado comissoes para saber o que esta acontecendo, as cortes de justica interncionais ja teriam recedido dezenas de acusasoes para condenar os responsaveis, e ate a russia teria se metido como esta querendo se meter no problema palestino.
amigo el cid
nao e de se estanhar a posicao do niemayer. Com a grana que ele te de se dar ao luxo de apoiar as farc, afinal ele ja e rico de marre, nao???
Assim e facil ser comunista.
Nao se preocupa brother el cid, daremos ao niemayer o beneficio da caducidade.
E o que ele fez em Brasilia e mesmo uma porcaria, nao entendo como e que alguem pode gostar dessa droga de edificacao.
Brasilia nao e uma cidade, e um autorama.
Catatau!
Quanta anta ambulante!
Seriam os combatentes Tibetanos e Palestinos terroristas porque querem seus paises livres desses porcos chinesesw e israelenses….
Então?
Seriam israelenses e chineses meninos bonzinhos??????
Cheque mate!
Tem o direito Palestinos e Tibetanos de preservarem suas pátrias usando dos meios que lhes estão disponiveis????
Os EUA chamam qualquer movimento de libertação ou de combate a invasores de terroristas….. jogando todos juntos com loucos como Bin Laden num mesmo balaio!???
Os EUA são um bando de FDPs???????
EEEEEEEEEEEEEEEEEE…..quem respondem
Mordedor de Carai?
Frangão Chupador ???
Billy “a BiBa” ??????
Pitninho unloaded
deixa eu te dizer o que e terrorista seja quql for a circunstancia.
Se os tibetanos, lutabdo pela justa libertacao do seu pais decidirem jogar fogeutes sobre populacoes chinesas nindefesas, sao terroristas, se decidirem se explodirem em onibis e escolas chinesas, sao terroristas.
Se nao entendeu, desenhos estao a sua disposicao.
Cerebro de jirino. Cara,. nada que preste sai da tua cabeca????
Mordechai
da bola para esse idiota nao, o cara e burro que nao sabe o que e terrorismo. Ele e antissemita e nada que voce falar o fara mudar de idea. D’aqui a pouco ele sai com mais uma merda.
Quando nos poderiamos pensar que um bando de facistas iria se juntar a israelenses surtando nessa festa de apoio as atrocidades chino/judaicas!???
EHIN????
Quanta merda junta!!!!!!!
Burrões de todas as nacionalidades ,es´pecialmente esses nazi/judaicos/chinocos……quem invadiu as terras palestino/tibetanos são esses porcos chino / israelenses!!!
VIU antas?????
Billy “The Biba”…eu conheço essa figura!
A discussão desandou.
Mané, todo mundo sabe aqui que vocë é burro baragarai…..
Ricardo Cabral # 87 - Tem razão. Errei. País Basco para os bascos. Por favor, corrijam aí, gente!
Mordecai, até entendo sua posição. Mas se a ONU não condenou o assunto creio que é simplesmente pq a China tem poder de veto. Que acho muito bom que esteja fazendo pois vai acabar provocando uma bela discussão sobre o fato da ONU ter países-membros mais membros que os outros.
No mais recomendo cuidado, analogias são naturalmente inexatas não acho que Israel esteja certo só porque a China está reprimindo seus separatistas. Resumindo arrisca-se a cair em um reducionismo que leva a discussões inúteis.
Na verdade acho que esses problemas pedem soluções mais complexas que apenas tacape. Ainda que de vez em quando o tacape seja simplesmente necessário.
Chest # 251
“Na Folha de São Paulo de hoje, o medíocre arquiteto comunista – responsável em boa parte por este monstrengo urbano que se chama Brasília…”
1) Lúcio Costa foi o responsável por projetar Brasília.
2) Oscar Niemeyer desenhou seus monumentos como os Palácios do Planalto, da Alvorada, da Justiça, o Congresso Nacional, a Catedral, o Supremo Tribunal Federal, o Memorial a JK, etc.
3) Vc já se deu ao trabalho de perguntar aos moradores de Brasília o que acham da cidade? Vc já morou lá para ter esta opinião tão definitiva?
4) Este “medíocre arquiteto” é reconhecido no mundo inteiro como uma lenda viva. Mas, Chest falou, é lei.
5) Niemeyer não é só um grande arquiteto: é um dos maiores humanistas do mundo tb.
“Niemeyer mente descaradamente.”
Niemeyer não mente, Chester. Vc apenas não atingiu o nível de discernimento dele.
ai,. ai, ai, nivel de discernimento…você sofreu algum tipo de lavagem cerebral, feia?
Não posso responder, meu bem, vc perguntou à feia não foi?
EU burro ?
Não sou um homem que gosta de todos os outros humanos……não vejo os outros como possiveis inimigos, vejo-os como possiveis amigos e espiritos amigos……somos amigos de muitas vidas…Chester!
280. acabou de responder
Linda..
é bom passar por aqui, ler de tudo - e encontrar sua sensibilidade sempre acompanhada de compreensão, justiça…
bjs!!!
Obrigada meu Fã. Não me deixe vermelha.
Beijão!
# 282 - Comentei um fato. Não respondi a pergunta, pois a mim não foi dirigida. Sou enxerida quando quero. rs
botou o chapéu…
Mas voltando ao blog, o PD presta um serviço a comunidade internacional comunista, ao aformar que a China não tem opçãos a não ser porrada. Sempre a dupla moral, se é comunista, pode bater.
[...] conseqüências para a China. Dependendo de como o país agir, o risco é presente.” O Doria analisa direitinho a questão China x [...]
Esse texto vai pra Alba (94)
DROGAS E GUERRA: O Narcotráfico como instrumento da CIA
A relação entre os serviços de inteligência e os mercados de produção e distribuição de drogas
Entrevista com Michael Levine, ex-oficial da DEA, sobre a política norte-americana de controle do tráfico de drogas. - Por Radio Nizkor
Gregorio Dionis, Diretor da Equipe Nizkor, entrevista Michael Levine, ex-oficial da Drug Enforcement Agency (DEA) e adjunto desta agência na Argentina e no Uruguai entre 1979 e 1982. Esta entrevista foi realizada nos marcos do “Seminário sobre estados de exceção e estratégias para a paz e defesa dos direitos civis”, organizado pela Equipa Nizkor e realizado em Bruxelas de 27 a 29 de março de 2003.
Trata-se de um testemunho único de alguém que conheceu profundamente a relação entre os serviços de inteligência e os mercados de produção e distribuição de droga, tanto no Sudeste Asiático como na América Latina.
Gregorio Dionis: aparentemente não deveria entrar o tema do narcotráfico nem do crime organizado, mas ocorre exatamente o contrário. Na realidade estamos falando de estratégias para a paz e a defesa dos direitos civis na Colômbia, além de outros países. E nesse lugar específico do discurso para a paz é necessário tocar a fundo o tema do narcotráfico, como também o é, se quisermos falar da paz no sudeste asiático ou da paz no Afeganistão.
Não são muitas as pessoas no mundo capazes de fazer uma interpretação global da política norte-americana com relação ao narcotráfico. E não o são, entre outras coisas, porque se trata de um tema obscuro que está situado no que se denomina de política negra dos países, de muitos países e de muitos ministérios de relações exteriores. Michael Levine é um alto oficial da DEA que conheci durante um colóquio internacional sobre as drogas realizado em Paris, em dezembro de 1992, pelo então existente Observatório Geopolítico de Drogas, e que foi organizado conjuntamente com o que então era a Comunidade Econômica Européia, cuja conseqüência mais direta foi a criação posteriormente de um Comissário de Drogas ou de Narcotráfico no contexto da política européia.
Naquela oportunidade tive a sorte de poder falar durante várias horas com Michael Levine e sua companheira Laura Cavanot de Levine. Ambos criaram um discurso que permite entender muitas das coisas dessa política obscura. Michael Levine produziu vários livros que são referência obrigatória no caso do narcotráfico na América Latina. É também uma referência obrigatória para entender o que aconteceu na Bolívia, na Argentina e posteriormente no México e outros países onde o narcotráfico se colocou entre as fontes de financiamento das políticas governamentais.
É muito pouco conhecido, mas a guerra na América Central, tal qual se conheceu durante os anos 80, a partir do lado que se denominou de Guerra Suja ou Guerra Encoberta ou Operações Encobertas, de diferentes nomes, dependendo da fonte de fala, foram financiadas pelo narcotráfico, a partir da cocaína da Bolívia e do mercado nascente da heroína que se trasladou àqueles lares exatamente para poder financiar uma longa guerra que desestabilizou todo o continente e que ainda hoje em dia, trinta anos depois de haver começado este período perigoso da política anti-subversiva na América Latina continua dando o que falar.
A Colômbia é um modelo de financiamento da guerra e das operações militares através do narcotráfico. Por mais que o governo colombiano negue e queira mostrar ao resto do mundo que não é assim, na realidade todos sabemos que o financiamento da guerra por parte do Estado colombiano é realizado desde há muitos anos com o tráfico de drogas.
Michael Levine nos explicará em uma longa entrevista alguns aspectos desta política, mas basicamente é importante entender que se trata de um testemunho direto de uma pessoa envolvida na luta contra o narcotráfico em uma agência policial como é a DEA norte-americana; portanto é um testemunho único e insubstituível para entender o que dissemos no início: A Política Norte-Americana para as Drogas ou para o narcotráfico, que é o título da palestra que lhe pedimos para o seminário que organizamos em Bruxelas como forma de ajudar a compreender o quadro e o contexto em que se produz o conflito colombiano e quais são as alternativas reais e viáveis para encontrar uma paz com justiça social e com o reconhecimento dos delitos que ali são cometidos:
SUA INICIAÇÃO NA DEA COMO AGENTE SECRETO
Gregorio Dionis: em primeiro lugar agradecer que tenha aceitado participar desta questão…
Michael Levine: bem, estou aqui para isso.
Gregorio Dionis: O que ia te pedir é que fizesses uma pequena apresentação pessoal. Quem és? O que tens feito? Por que estás aqui?
Michael Levine: Em primeiro lugar sou um veterano da DEA com 25 anos de serviços. E a partir de minha aposentadoria da DEA no ano de 1990 comecei uma carreira de consultor-testemunha-especialista em assuntos relacionados com operativos secretos, direção de informantes, inteligência humana, uso de força mortífera da polícia e qualquer coisa relacionada ao tráfico de drogas internacional e aqui nos EUA. Nisto eu trabalhei muito intensamente durante os últimos doze anos, trabalhando sobretudo com advogados de defesa, mas de vez em quando há escritórios de procuradorias gerais de diferentes estados aqui nos Estados Unidos que também me empregam com expert em todos esses assuntos. O que mais quer saber? Há livros!
Gregorio Dionis: Essa é uma das questões. Poderias nos contar um pouco sobre os livros que tens escrito? Um breve resumo do que contas em cada um desses livros?
Michael Levine: Bem, o primeiro livro no qual eu tive participação foi com o título “Undercover”, ou seja, encoberto. Esse foi escrito por Donald Gardeth, jornalista do New York Times durante minha carreira. Quando ele estava escrevendo o livro eu ainda estava trabalhando como agente secreto pela DEA. Este livro traz um enfoque da minha carreira desde muito cedo, de minha juventude; de todas as coisas que tinham a ver com a educação que eu tinha nas ruas de Nova Iorque, que me preparou perfeitamente bem para a carreira de trabalhar em segredo, ou seja, eu tenho diploma da rua, diploma dos embates duros e não há melhor preparação para o trabalho secreto.
Eu comecei a trabalhar encoberto e me dei conta muito cedo em minha carreira de que toda a guerra às drogas, não há outra maneira de dizer, era uma fraude. O que acontece é que eu era crente e esse livro capta todos esses anos. Eu era crente em toda a filosofia e toda a política de guerra às drogas, ou seja, que o inimigo número um é o vendedor, o fornecedor de drogas; um estrangeiro, um tipo com pele como a minha, escura, perigoso, na América do Sul, na Tailândia. E temos que fazer qualquer coisa para destroçar este inimigo para proteger nossos filhos. E ao mesmo tempo eu tinha um irmão que se meteu com heroína aos 15 anos de idade e eu era crente número um.
O meu primeiro caso no qual eu comecei a aprender a verdade e não podia evitá-lo, foi quando eu me metia com traficantes chineses na Tailândia, durante a Guerra do Vietnã. E este também era um caso encoberto, Undercover. E este foi um caso mais ou menos famoso, dos traficantes que foram introduzindo heroína nos Estados Unidos ocultada nos cadáveres dos nossos soldados que foram mortos no Vietnã. Ao final das contas eu fui à Tailândia e me meti com esses traficantes e eles se encantaram comigo. É que eu caibo perfeitamente no enquadramento de um mafioso número um e os chineses tinham total confiança em mim. E me convidaram a ir aonde eles descreveram como a “feitoria”, onde em 1971, durante a Guerra do Vietnã, estavam produzindo toneladas de heroína. E depois de dois ou três meses trabalhando encoberto, sob uma situação, viajando dentro do Camboja até a Tailândia, a CIA então se mete. Isso a primeira vez em minha vida, se mete no caso a CIA e me dizem: “Levine, pare por aí, não queremos que vá mais além”. O porquê, eu me dei conta depois, foi que os traficantes maiores, nessa região do mundo, no tráfico de heroína eram aliados da CIA na Guerra do Vietnã. Eu não podia acreditar nisso; eu era um bom soldado, não percebia porque antes disso eu estava no Exército norte-americano, acreditava no sistema, cumpria ordens. E quando a CIA me disse: “você não sabe de todos os interesses que funcionam agora; você não conhece o desenho grande. Você tem que confiar em nossa palavra, sendo um bom soldado: pare por aí”. E o fiz. E depois percebi que a CIA então estava protegendo os traficantes que estavam introduzindo heroína nos Estados Unidos dentro dos cadáveres dos nossos jovens. Vocês não podem imaginar como isto me causou impacto. Eu não queria acreditar nisso, não podia acreditar e continuar trabalhando porque então eu tinha meu irmão que estava sofrendo por causa da heroína e depois, como te disse, se lançou às drogas aos 15 anos de idade e aos 37 anos de idade meteu em si uma bala escrevendo uma carta: “Perdoe minha família, meus amigos, eu não podia mais agüentar a droga”.
Imagine como eu poderia continuar meu trabalho se havia absolvido a verdade; não podia absolver isso, não podia conceber isso. Isso era uma opinião impensável. E eu continuei trabalhando; trabalhando encoberto, atuando em caso após caso. E depois vamos discutir o tema de informantes porque esse é um tema que não estou tão seguro de que vocês estejam a par exatamente sobre o que significa o uso de informantes no mundo da droga. Vocês têm que ter em mente que 99% dos casos de tráfico de drogas começam, decolam através de informações, do trabalho de informantes. E voltando àqueles anos, eu era muito bom no trato com informantes. Eu sabia bem como dirigir os informantes; eu sabia como pensavam os informantes porque eram criminosos e eu fui criado na rua; a metade dos meus amigos era criminosa. Eu vivi uma vida bastante experimentada. Estou procurando outra maneira de descrever isso. Eu atuei em milhares e milhares de casos: heroína, cocaína, traficante. E outra coisa é que eu fui criado em um bairro latino de Nova Iorque e aprendi, como nós dizemos na rua, Spanglish (mescla de espanhol e inglês); e eu podia conversar sem lições, porque minha primeira namorada era porto-riquenha, eu tinha 13 anos de idade e todos os meus amiguinhos eram também boricuas (porto-riquenho). Nessa época não havia muito oficiais, não havia muitos agentes da DEA ou de outras agências que podiam se defender em espanhol e começar a ingressar todos.
O tráfico de cocaína foi aumentando tremendamente e a maioria dos traficantes era de fala espanhola. E me colocaram na rua trabalhando, fazendo-me passar por traficante; e comecei a atuar em caso após caso de cocaína, às vezes duzentos quilos, cem quilos. E naqueles anos esses casos foram tremendos. E me passaram para trabalhar na Argentina onde eu desempenhava o cargo de adjunto da DEA. Mas a maior parte de meu trabalho na Argentina foi fazer me passar por traficante, meio siciliano, meio porto-riquenho, conhecendo traficantes em todos os países. E lá eu conheci gente ligada a Roberto Suárez.
E sobre essa história eu recomendo que obtenham uma cópia não impressa, que se pode obter através da Internet facilmente. Saiu também na América do Sul sob o título de “A Grande Mentira Branca”. E a história de Roberto Suárez é que ele também se encantou comigo, tinha muita confiante em mim, acreditava em mim. E a minha infiltração junto ao pessoal de Roberto Suárez veio através de um informante de confiança de Suárez, como em todos os casos. E ele me apresentou como gente de confiança; no final das contas chegamos a ter naquela época o maior caso da história do tráfico de drogas.
QUEM ERA ROBERTO SUÁREZ, SUA RELAÇÃO COM OS DENOMINADOS “NOIVOS DA MORTE” DO EX-SS NAZISTA KLAUS BARBIE E A POLÍTICA DE SEGURANÇA NACIONAL EM INÍCIOS DOS ANOS 80 EM PAÍSES COMO BOLÍVIA, PARAGUAI, ETC… E DE COMO MUITOS DOS MERCENÁRIOS DE SUÁREZ ERAM INFORMANTES DA CIA.
Gregorio Dionis: Por que não explicas um pouco quem era Roberto Suárez? Sua relação com aqueles grupos dos “Noivos da Morte” e também com a política do que se chamava de “Segurança Nacional” naquela época na Bolívia, Paraguai, para os que nos ouvem possam ter uma opinião mas clara do que aconteceu.
Michael Levine: Roberto Suárez era, segundo o contador do cartel de Medelim, que foi testemunho perante nosso congresso, o maior traficante da história, o mais poderoso, maior e mais poderoso do que qualquer colombiano. Ele, naquela época, controlava 99% do produto que saiu da Bolívia, a pasta básica. Daí a pasta básica foi para a Colômbia para ser transformada em cocaína. Sem a pasta básica não haveria mercado de cocaína. Roberto Suárez foi o controlador de toda a cocaína neste planeta quando eu o conheci. E ao mesmo tempo ele tinha seus soldados de segurança sob controle de Klaus Barbie, o nazi fugitivo. E a maioria de seus seguranças era de ex-oficiais SS do exército nazista. Ele tinha também um grupo que se chamava então de “los fianzes de la muerte”. E esse grupo também incluía agentes da França, mercenários de todos os países do mundo que vieram para a Colômbia trabalhar como assassinos, não há outra maneira de descrevê-los. E gente bem experiente em métodos de tortura; esse foi seu exército.
O que acontece foi que eu me meti… tinham confiança em mim e atuamos em tremendos casos e todos caíram presos. Pudemos conseguir êxito nesse caso com a filha do presidente Lilia Geiler, naquela época. Segundo a CIA ela era esquerdista e o que eu não sabia, o que a DEA não sabia durante o caso do operativo secreto foi que a maioria das pessoas vinculadas a Roberto Suárez fosse informantes, agentes da CIA. E a CIA ia protegê-lo a qualquer custo. O que aconteceu foi em toda a história… vale a pena ler o livro, acredite. E o caso terminou em Miami. Eu pagava a dois sócios de Roberto Suárez US$ 8 milhões, naquela época era o maior cargo da história da cocaína. E caíram presos no ato José Roberto Gaza, de uma das famílias mais poderosas da história da Bolívia e Alfredo Cutuchi Gutiérrez. Os dois caíram presos. E saiu na imprensa em todo o mundo como uma tremenda vitória da DEA na guerra às drogas. E todas as manchetes foram fraudulentas porque três semanas depois derrubaram as acusações contra… o juiz de Miami derrubou todas as acusações contra José Roberto Gaza, baixou o valor da fiança de Cutuchi Gutiérrez e ele fugiu dentro de 24 horas. E os dois voltaram à Bolívia e ajudaram a começar a Revolução da Coca para se desfazer das pessoas que nos ajudavam. E para fazer isso tiveram que tomar o controle de todo governo, exatamente em 17 de junho. Isso é exatamente o que aconteceu. O golpe de Estado.
O GOLPE DE ESTADO, CONHECIDO COMO A “REVOLUÇÃO DA COCA”, LEVADA A EFEITO NA BOLÍVIA COM A INTERVENÇÃO DA MARINHA ARGENTINA E A COLABORAÇÃO DE ROBERTO SUÁREZ
Gregorio Dionis: Para completar o tema: esse é o golpe famoso no qual participam os argentinos diretamente junto com o que podemos chamar as tropas de Suárez?
Michael Levine: Exatamente, precisamente os argentinos. Eu me dei conta… duas ou três semanas depois eu estava trabalhando encoberto com outro boliviano. Eu o conheci em um hotel em Buenos Aires, o Shereton, e toda a conversa foi gravada pelos argentinos. E durante esta reunião ele me deu uma mostra de 1 onça de coca pura. Ele queria outro traficante - isso se pode ler no livro também. O tipo me disse: “olha, tu tens que vir à Bolívia fazer a transação porque é muito perigo fazer a transação aqui na Argentina”. Eu lhe digo: isso é impossível porque há pouco tempo a DEA agarrou todas as pessoas importantes de vocês. Ele me disse: “não há problema, não há problema. Isso foi um tipo aqui na Argentina, judeu castanho”. Ele me disse isso frente a frente, está me descrevendo. Eu tinha um informante ao lado, um alemão louco. E eu lhe disse: ah sim?! Um judeu castanho? Como era o tipo? O tipo está me descrevendo na minha frente! Bem, se todos os traficantes fossem muito inteligentes não haveria uma guerra às drogas, não é?
No final das contas essa reunião aconteceu 8 ou 10 dias antes do golpe e durante a reunião o tipo me diz: “dentro de pouco tempo vai haver um golpe e os traficantes Roberto Suárez e seu grupo vai se apoderar de todo o governo e vai ser como fazer uma transação em sua própria casa; estamos seguros, não haverá nenhum problema”. Bem, fizemos um acerto: o tipo me disse que me faria chegar, 100, 200 quilos de coca e depois ficamos no acordo de que eu iria à Bolívia depois do golpe e imediatamente depois as pessoas que me davam cobertura; a pessoas encobertas dos argentinos que me tinham sob vigilância; as pessoas que estavam escutando as conversações em outros quartos queriam matar este senhor. E aí começamos uma disputa entre a DEA e os oficiais secretos da Argentina. E em uma conversação gravada na minha própria casa com estes tipos, me dizem: não percebes Levine o que está acontecendo aqui: braço esquerdo não fala com o braço direito? Nós estamos trabalhando para a CIA com essas pessoas. Se esse golpe vai acontecer os argentinos estão trabalhando nisso para a CIA e não podemos deixar este tipo vivo. Porque tua nação e nossa nação vão ficar desmoralizadas perante o povo. Não podemos permitir que essa informação saia na imprensa e nunca saiu na imprensa. Essa é uma das razões pelas quais escrevi o livro A Grande Mentira Branca. Essa é a história, exatamente como aconteceu.
A RELAÇÃO DA MÁFIA DA CÓRSEGA COM O CARTEL DE JUÁREZ DO MÉXICO E OS MILITARES ARGENTINOS (CASO AUGUSTE RICORD).
Gregorio Dionis: a outra questão: estava o grupo, agora não lembro o nome, o grupo que tinha relação com os corsos; aqueles famosos da Frent Conexion do Paraguai, que estavam envolvidos também com o tráfico de drogas com Suárez e com os argentinos desde o começo da história. Bem, eu não sei exatamente quando começou. Mas em fins dos anos 60 ou inícios.
Michael Levine: Sim, isto aconteceu muito antes. O caso famoso de Auguste Ricord. Auguste Ricord foi um tipo francês que foi trabalhar para os nazistas. Foi condenado à morte pelos franceses e fugiu para a América do Sul onde ele criou uma organização que os promotores de Nova Iorque chamaram de “Triângulo da Morte”. Triângulo porque o tráfico de drogas foi assim. A heroína veio da América do Sul pela a Europa e na América do Sul empacotaram carregamentos de heroína e cocaína para enviar aos Estados Unidos. E dinheiro foi dos Estados Unidos para a Europa até a América do Sul. E as cidades principais de todo o tráfico foram Macés, no Paraguai, Buenos Aires e Nova Iorque. A máfia de Nova Iorque trabalhando com o grupo de Auguste Ricord e com a máfia da Córsega. O ópio vinha da Turquia até Macés onde era transformado em heroína. Essa é a história. Eu estava trabalhando com o grupo que estava investigando Auguste Ricord Naquela época eu era bastante jovem e caiu preso um dos traficantes que se chama Claude Pasteaux. O chefe me colocou para trabalhar e me encontrar com Claude Pasteaux durante dois ou três meses e me inteirei de todo o operativo. O que então ninguém sabia; isso foi no ano 71, 72, foi que Auguste Ricord também era agente da CIA, protegido pela CIA.
Esse foi mais ou menos o processo de educação para nós, saber a verdade, Deixe-me dizer: neste momento há muita gente lá dentro que sabe a verdade, mas tem muito medo, estão na metade de sua carreira. É suicídio dizer a verdade aqui nos Estados Unidos.
A RELAÇÃO ENTRE AS OPERAÇÕES ENCOBERTAS (GUERRA SUJA) EM ZONAS DA AMÉRICA CENTRAL E AFEGANISTÃO E A CUMPLICIDADE DA DEA E DA CIA COM O NARCOTRÁFICO
Gregorio Dionis: há uma questão que está clara: que há uma relação direta, historicamente demonstrável, entre as operações encobertas (guerras sujas), para chamá-las assim, como na América Central ou no Afeganistão e o financiamento com a droga. Acho que poderias explicar um pouco o que foi a época da heroína proveniente do Afeganistão e como isso tinha relação direta com a guerra naquele momento contra os russos.
Michael Levine: Claro. O que acontece é que a CIA reconhecia muito cedo que a guerra às drogas foi uma fraude. Evidentemente se tomou uma decisão de usá-la como ferramenta, como maneira de financiar sem que o congresso norte-americano tomasse conhecimento dos objetivos. O que faziam naquela época e continuam fazendo hoje em dia é deixar que seus aliados, agentes que estão trabalhando ao lado da CIA, fazendo o que queiram, possam se financiar eles mesmos com o tráfico de drogas. Exatamente o que aconteceu na Tailândia, por exemplo. Estes foram nossos aliados na guerra do Vietnã, vendendo heroína aos Estados Unidos. Bem, a CIA não participou do tráfico, mas protegeu os aliados, enquanto os aliados usavam parte dos fundos cumprindo as metas da CIA. Deixaram correr e a mesma coisa aconteceu em 1985, 86. Eu estava trabalhando em um caso e - vocês têm os recortes - com gente de John Garthen. Queriam me matar e tentaram me emboscar, segundo este recorte; mas a história desse objetivo é muito interessante porque a heroína veio do Paquistão e eu me fazia passar por traficante paquistanês com os italianos, com Tonito Fingido e tudo isso. Eu o estava vigiando, mas a verdade foi que empregamos um informante. O caso começou com um traficante paquistanês que me vendeu um quilo de heroína; e ao mesmo tempo o que estava acontecendo era a guerra contra os russos no Afeganistão e a CIA estava utilizando como trampolim armas, dinheiro, qualquer coisa do Paquistão. E os traficantes paquistaneses foram os mais importantes para a CIA como aliados ao movimentar armas, dinheiro, qualquer coisa porque eram os mais experientes no movimento através das fronteiras. É lógico, não? E os traficantes paquistaneses e afegãos foram logicamente usados pela CIA contra os russos na guerra.
RELAÇÃO ENTRE CRIME ORGANIZADO, TRÁFICO DE DROGAS, LAVAGEM DE DINHEIRO E OS SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA
Como conseqüência nós enviamos um informante e esse paquistanês me fez a entrega de um quilo de heroína e caiu preso no ato. Através desse caso adquirimos um informante que podia viajar dentro do Paquistão e identificar todas as fontes de heroína; exatamente o que fez. Enviamos esse paquistanês ao escritório da DEA no Paquistão e o colocaram para trabalhar secretamente dentro de todas as tribos. Naquela época estavam enviando qualquer quantidade de heroína aos Estados Unidos e ao mesmo tempo estavam trabalhando para a CIA. E o que acontece? Nada. O tipo vem, identificou determinado número dos líderes do tráfico e recolhe as provas encontradas e não acontece nada porque a CIA entrou para protegê-los, entende? E fez um tremendo truque, uma tremenda fraude para o povo norte-americano, para os contribuintes durante as últimas três décadas porque a guerra às drogas começou com o presidente Nixon, que declarou a “Guerra às Drogas” em 1971. São mais de três décadas e o povo norte-americano já pagou um US$ 1 trilhão para ganhar uma guerra e a situação agora é pior do nunca. O que mais se necessita provar de que isso é uma fraude? Paga muito dinheiro e não recebe nada! Igualmente uma fraude! É ou não verdade?
O CASO DA AMÉRICA CENTRAL NOS ANOS 80-83 E A SEMELHANÇA COM O CENÁRIO COLOMBIANO ATUAL
Gregorio Dionis: a mesma situação aconteceu no ano 80- 83, no famoso caso da guerra na América Central. E neste momento podemos dizer que este mesmo cenário se está vendo na Colômbia no que foi o confronto entre os cartéis de Cali e o de Medelim e a colaboração direta na guerra fictícia, a guerra como é denominada nessa região
Michael Levine: sim, os contras. O que para mim é incrível é que Deus queria que eu participasse de tudo. Aparentemente esse foi meu destino porque eu comecei a trabalhar encoberto no caso que resultou no livro Deep Cover. O que aconteceu durante esse operativo foi que eu conheci traficantes muito importantes da Bolívia e também… (vocês têm um recorte das filmagens secretas de uma das reuniões chave). Eu também fazia me passar por chefe da máfia dos Estados Unidos com o mesmo truque: meio italiano, meio porto-riquenho, dois deles que eu conheci; gente do exército mexicano. Eu conheci lavador de dinheiro no Panamá, conheci o grupo de traficantes bolivianos que continua sendo um dos maiores grupos do planeta, que agora se chama La Corporación. Fizemos muitas reuniões gravadas. Acontece que de todas as reuniões no Panamá, Bolívia, Califórnia, México, houve uma transação que se tratava de quinze toneladas de cocaína proveniente da Bolívia e os traficantes tentavam fazer me chegar o carregamento através do México com o apoio do exército mexicano. Daí iam nos ajudar a cruzar a fronteira até os Estados Unidos com uma tonelada de cada vez. Assim chegamos ao contrato de quinze toneladas. Vocês têm isso em filmagem, se vê o neto do ex-presidente do México através de uma mesa dizendo-me: “sim, vamos ter o exército aí ajudando o avião, descarregando com nafta, protegendo-lhes”. Preço: US$ 1 milhão cada tonelada de cocaína. Fizemos todo o trato. Entra a CIA outra vez. Tudo isso filmado. Estamos examinando um mapa do México: “quando exatamente ia acontecer isso ou outra coisa”. O coronel Jaime Carranza, neto do ex-presidente diz: “ah, neste ponto aqui estamos treinando os contras”. E daí caiu o caso. Estamos atuando com gente que estavam ajudando os contras. E muitas outras complicações, por exemplo, naquela época o governo norte-americano e o governo mexicano queriam que passasse no congresso norte-americano a lei que se chama Nafta. Um dos tipos que estavam lá na mesa foi um dos guarda-costas do presidente do México Carlos Salinas de Gortari. Esse tipo me disse que… isso foi como seis meses antes da eleição do presidente. Da famosa eleição. Esse tipo me disse diante de câmeras: “quando ele for Presidente não vai haver nenhum problema, podemos trabalhar abertamente; a fronteira para você, Miguel (meu encoberto) vai ser aberta”. Nosso governo não podia permitir que saísse essa notícia e ponto final. Porque se os contribuintes norte-americanos naquela época se dessem conta disso jamais seria aprovada a lei do Nafta.
No final das contas, como eu descrevi no livro Deep Cover, tiveram que abafar o caso. Exatamente o que fizeram. Abafar o caso para que não saísse a verdade. E qual é a verdade? A guerra às drogas é uma fraude! É preciso levar em conta que o povo nos Estados Unidos está pagando por essa guerra com a crença de que o objetivo é derrotá-los nas cúpulas. O que o povo não percebe é que não se pode… porque todas as pessoas no topo é gente protegida. Não se pode! Igualmente uma fraude! É muito importante que me entendam. Deixe-me te dizer algo particularmente para o teu grupo. Antes que acabemos eu tenho um tema bastante importante para você pensar e considerar.
POR QUE A GUERRA CONTRA AS DROGAS É UMA FRAUDE PARA O CONTRIBUINTE NORTE-AMERICANO
Gregorio Dionis: há um tema para completar o cenário de toda essa questão da luta contra a droga que Nixon lançou, como bem me explicavas. Nixon começou a chamada guerra contra os corsos. Então isso nos traz a colecionar o tema da relação entre crime organizado - máfia norte-americana, máfia corsa, máfia siciliana e a relação do tráfico de drogas, da lavagem de dinheiro e com os serviços de inteligência, que é um pouco a história da Itália, da luta dos juízes como Falconi, luta desigual contra um Estado, que era parte da própria máfia.
Michael Levine: exato. Essa é a história. Atualmente a máfia não tem muito a ver. Eu diria que não representa mais do que 1% de todo o tráfico de drogas. Não conta com muito… não tem muito a ver com o tráfico de drogas. Não representa nada na verdade em comparação com os afegãos, os paquistaneses, a gente do “triângulo de ouro”, as repúblicas que antes foram da União Soviética, a América do Sul. O México conta com imensa quantidade de drogas. Agora observando todo o mundo, a Colômbia continua no topo; a Bolívia, todos os países. O que acontece é que não existe guerra às drogas. Deixe-me ver se eu posso explicar exatamente como funciona a fraude: primeiramente, como é que o povo norte-americano, os contribuintes, depois de três décadas, possam continuar pagando esse imenso… o orçamento para este ano é de US$13 bilhões com a guerra às drogas; pagam a conta aqui nos Estados Unidos. Como é que isto pode continuar apesar dessas cifras? Bem, é fácil compreender aqui nos Estados Unidos porque os meios de comunicação continuam vendendo ao povo a idéia de que é válida essa guerra, apesar das cifras. Por exemplo, há uma associação aqui nos Estados Unidos que se chama Associação para uma América Livre das Drogas. Essas são como uma máfia porque não há o menor interesse realmente de tirar a droga dos Estados Unidos porque todos os milhares e milhares de empregados dessa associação estão ganhando tremendos salários e também têm benefícios médicos; têm também aposentadoria. Depois de três décadas há milhares de pessoas já aposentadas. Você acredita que alguns empregados dessa associação realmente querem que não haja problema de drogas nos Estados Unidos? É ridículo! Além disso tinha um orçamento de US$ 2 bilhões para pagar anúncios antidrogas. Bem, os especialistas aqui nos Estados Unidos dizem que a maioria desses anúncios que digam: NÃO, etc, etc, fazem o contrário: provocam um aumento do uso de droga, mas isso não faz parar essa associação. E os meios de comunicação não querem dizer a verdade porque estão recebendo os US$ 2 bilhões para divulgar esses anúncios falsos.
O PROBLEMA DO EMPREGO DE INFORMANTES FALSOS
Há muitos interesses criados para manter essa guerra falsa para sempre. Não vai parar. Mas o tema mais importante para vocês, tocando na questão dos direitos humanos. Toda essa guerra funciona com base no uso de informantes. 99% dos casos descobertos da guerra às drogas começam com o uso de informantes. Esse é primeiro programa que vocês têm nessa fita. E no final da fita há todo o programa que se chama Informants (Informantes), que é sumamente importante mundialmente. O informante é um delinqüente, um mentiroso. E ele é responsável por toda a informação sobre a qual emerge a guerra às drogas. E de minha experiência 99% são mentiras. Mas a pior das mentiras, a mentira que provoca… eu diria que aqui nos Estados Unidos provocou a prisão de mais de trezentos mil pessoas injustamente por causa de fraudes. Eu diria que 80% dos casos que são julgados e que resultam em prisões nos Estados Unidos vêm como resultado de embustes. Isso é importante em todo o mundo porque se há essa porcentagem aqui nos Estados Unidos imagine o que está acontecendo em todo o mundo. Por exemplo, se um informante trabalha encoberto durante um ano e tem que testemunhar… bem os verdadeiros traficantes imediatamente saberão a identidade desse informante e ele não pode continuar trabalhando com traficantes reais. Deixe-me explicar um caso verídico de Nova Iorque: eu estava trabalhando com um grupo a algumas quadras aqui em Nova Iorque. Eu tinha sob meu comando uns 15 oficiais. Cada oficial tinha uns 10 informantes. Eu tinha sob meu comando 150 informantes e um dos informantes se chamava Papo, um porto-riquenho de Nova Iorque. E Papo conhecia uma dezena de taxistas envolvidos com o tráfico de drogas. Eu não podia acreditar. Como este tipo pode continuar se encontrando com taxistas que são traficantes? Bem, eu percebi exatamente como foi truque: não há taxista aqui em Nova Iorque que não tenha conexão com alguma pessoa, com uma fonte de droga. Se você estivesse comigo aqui em Nova Iorque iríamos à rua, procurávamos um taxista e perguntávamos: onde podemos comprar coca? Eu te dou US$ 20,00 para me dizer. E 90% vão nos levar a um ponto onde há um tipo que vende coca. É fácil. É como biscoito aqui em Nova Iorque. Então Papo, o que ele fazia era ir à rua procurar taxista, mas não que seja apenas taxista, mas taxista que é o dono do táxi. Por que? Segundo a lei norte-americana pessoas que vendem drogas o governo pode tomar todos seus bens, todo seu dinheiro. E o informante fica com uma porcentagem de até 10%. E um táxi aqui em Nova Iorque vale US$ 300 mil. Se ele conseguia convencer o taxista a se envolver com o tráfico e ficava com o mínimo de US$ 30 mil. Não deixa de ser muito para dois ou três dias de trabalho, verdade? Então Papo vai à rua e procura o taxista e diz: olha rapaz eu preciso de cocaína, estamos festejando; se você me traz uma coleção eu te dou US$ 100,00. E ao mesmo tempo está prestando atenção em quem é o dono do táxi. E o taxista diz: não, eu não quero me meter com isso. Finalmente ele consegue convencê-lo e chegam ao ponto. E agora Papo lhe diz: olha, o tipo não me conhece e você tem que me apresentar. Eu te dou US$100,00 extras. Finalmente o taxista o leva, apresenta-o com seu amigo e o vendedor de coca vende a Papo uma onça, meia onça, o suficiente para ficar preso para sempre por duas ou três vidas. Depois de telefonar para mim Papo telefona novamente para o taxista, desta vez gravando a chamada e diz: olha, irmão, podemos fazer a mesma coisa? Eu te dou US$500,00 desta vez porque a primeira saiu perfeitamente bem. E o taxista no mínimo está se cagando de medo e não sabe como responder e diz: Ok! Vamos nos encontrar naquela esquina. Papo traz a fita ao meu escritório e diz: eu tenho um taxista que está formando um grupo de vendedores de coca. No final das contas ele faz dois ou três casos e através do taxista vem um oficial trabalhando encoberto e o taxista com os vendedores ficam presos durante muitos anos e os vendedores jogam a culpa no taxista por ser informante. Quem sabe vai acabar morto na prisão. Mas sob a lei… foi enganado. Eu trabalhei por todo o mundo pela DEA. É pior em outros países porque é mais fácil que os informantes tramem e isso provoca mortos em qualquer caso que você possa imaginar. E os oficiais não querem se omitir porque se beneficiam dos casos. O que é sumamente importante para os oficiais que estão comandando a DEA, qualquer agência de polícia aqui ou mundialmente que está trabalhando para cumprir a lei sobre o tráfico de drogas, são os resultados. Quantas pessoas foram presas, quantos bens e propriedades confiscamos, etc, etc; porque isso é o único que interessa ao congresso norte-americano. E a base de tudo é os informantes. Eu te juro meu irmão, eu te digo que 80% até 90% dos casos são falsos, são sujos. Não podes imaginar a quantidade de gente presa sob as leis sobre o tráfico de drogas. Para mim é mundialmente inconcebível. Para vocês é algo a ser explorado.
AS POLÍTICAS ANTIDROGAS DEPOIS DO 11 DE SETEMBRO
Gregorio Dionis: Sabemos disso e ultimamente inclusive tivemos casos de caminhoneiros espanhóis detidos, acusados falsamente na fronteira com o Marrocos para fazer a cobertura da polícia marroquina que necessita das estatísticas de prisões. Bem, isto termina mais no orçamento mas do que por outra coisa. Eu gostaria de fazer a última pergunta antes de terminar: o que aconteceu depois do famoso 11 de setembro com essa série de políticas do atual governo norte-americano com o problema da repressão à droga?
Michael Levine: agora as pessoas que estão comandando a “guerra às drogas” estão vinculando o tráfico de drogas com o terrorismo. Mas essa é a verdade. Graças à CIA essa é a história do terrorismo, não é? Porque os mujahedim, os contra-revolucionários, os aliados na guerra do Vietnã aprenderam com a CIA como se financiar; e isto continua até hoje. E a partir do 11 de setembro o tráfico de drogas se torna mais importante do que nunca para os aliados dos EUA e para os terroristas também. Em outras palavras, vai continuar sendo importante.
Para mim há certas coisas que eu aprendei depois do 11 de setembro; de situações e fatos que para mim são incríveis, sendo eu um expert no uso da inteligência humana. Por exemplo, o FBI em 1993, seis meses antes do primeiro ataque ao World Trade Center, tinha um informante infiltrado dentro da Al Qaeda, um ex-policial egípcio que se chama Salim. Salim é um tipo bastante vivo; gravava todas suas conversas com os oficiais do FBI. E o que aconteceu foi… e isso não foi publicado em nenhum lugar… eu tenho as provas dessas conversas gravadas. Este Salim se infiltrou neste grupo de terroristas que se chama Al Qaeda e nesse momento estavam planejando e realmente fabricando a primeira bomba que explodiu. E o FBI não acreditou nele. Os oficiais do FBI estavam lhe pagando então um salário de US$ 500,00 por semana. E o chefe do grupo que comandava esse informante disse: “eu não acredito nele, vamos demiti-lo, não vamos mais pagar o salário dele”. E quando o demitiram este Salim gravou a conversa e eu a tenho. E durante a conversa se ouve ele dizendo ao oficial do FBI: “já estamos preparando a bomba, vai explodir e vocês não vão ter a mínima idéia de quem é o responsável”. Disse o oficial: “eu estou metido com essa gente e não posso acreditar nisso”. Isso é exatamente o que aconteceu. Demitem o informante e sete meses depois a bomba explode no World Trade Center. E este foi o mesmíssimo grupo responsável pelo 11 de setembro! O que estou dizendo é que o FBI e a CIA já tinham um informante metido no grupo em 1993.
Gregorio Dionis: a história que se repete.
Michael Levine: exatamente. É incrível. Eu mando para você. Eu tenho em inglês um CD que contém esta conversação. É incrível. E não interessa aos jornalistas aqui nos Estados Unidos publicar isso. Eu não sei explicar isso; é um mundo para mim bastante estranho. Mas eu continuo com o meu trabalho. O que quer que eu te diga mais?
Gregorio Dionis: Pareceu-me muito bom. Bom, lamento que termine, uma saudação e espero que possamos continuar em contacto sobre estes temas com mais tranqüilidade.
Michael Levine: Tomara!
Gregorio Dionis: Até logo!
Que história essa aí em cima, hein? Impressionante!
[...] Replay 1, China 3, blog da Soninha Apelo, blog da Soninha O Tibete, a China, o boicote e uma sinuca de bico, Pedro Doria web [...]
Então como vocês podem ver todas essas opiniões divergentes, se dão porque o ser humano já perdeu a noção do que é viver. E assim como faraós têm por objetivo sempre construir uma piramide, é quando você constrói a tua falta pedras para a minha, e tudo que a gente precisa e de uma galinha e um ovo e já teremos vida eterna, pois nada é necessário,
nenhum conhecimento é necessário , a não ser plantar mandioca. Más eu ficaria do lado do Dalai Lama do tibet de Jesus de Chê de Lennon Raul de Ghandi etc que pelo menos poderíamos nós expressar e por ai vai fui…
a não ser plantar mandioca.Todas opiniões são validas, pois não existe nenhuma verdade, e toda manifestação se dá por querermos reconhecimento poder e etc, mas ainda fico com o dalai lama Ghandi Che Jesus Lenonn Raul
o bagulho sai truncado mas acho que deu prá entender general