Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

O pesadelo democrata está começando

March 11th, 2008 · · 113 Comentários

O discurso oficial é de que ninguém está preocupado. Mas, no Partido Democrata, está todo mundo preocupado com a indefinição do candidato. Por vários motivos.

No sábado, Barack Obama venceu o pequeno caucus do Wyoming por larga vantagem. Hoje, deve vencer as primárias do Mississipi com folga equivalente. As vitórias de Hillary Clinton nos estados grandes de Ohio e Texas não alteraram sua liderança. Na verdade, quem faz as contas incluindo os superdelegados que anunciaram ou retiraram seus apoios descobre que, dos últimos sete dias, Obama saiu com uma vantagem líquida de 15 votos na Convenção Nacional contra Hillary.

Ainda assim, foi uma semana péssima: ele está perdendo a partida da imagem. Os pudores que a campanha de Hillary Clinton tinha de bater se perderam. Primeiro, com o argumento de que ele não tem experiência para governar. Foi um passo além: disse que sua inexperiência é tanta que John McCain é preferível a Obama. Agora, em seus discursos, Hillary questiona o adversário eticamente. Diz que ele tem duas caras, que fala uma coisa para os eleitores mas, na hora de votar, faz o inverso.

Tanto Ohio quanto Texas são mostras de que a tática funciona. Hillary estancou as perdas que vinha sofrendo, lá. E aí vão as preocupações dos democratas:

1. Por conta das vitórias de Hillary, o quadro seguirá indefinido por um bom tempo. Hillary é favorita nas grandes primárias da Pensilvânia, em 22 de abril, e Obama é o favorito nas de Indiana e Carolina do Norte, em 6 de maio. Qualquer vantagem que ela tire da Pensilvânia, perde uma semana depois. Mas, a não ser que Obama vire na Pensilvânia, o quadro permanecerá este até o fim. Depois da Carolina do Norte, não haverá mais nenhum estado médio ou grande para disputar. O jogo terminará empatado, com uma ligeira vantagem para Obama. Enquanto isso, John McCain faz com calma seu jogo político de consolidação da base republicana.

2. Enquanto a campanha corre, Hillary e Obama seguem arrecadando fortunas em contribuições de campanha, batendo recorde atrás de recorde. Arrecadações neste nível são típicas dos republicanos, então o discurso oficial é de que a notícia é boa, de que a base democrata está engajada, animada. Mas a notícia não é boa. Não basta eleger o presidente, é preciso também fazer maioria na Câmara e no Senado. Enquanto a disputa pela candidatura presidencial está aberta, candidatos a senador e, principalmente, a deputado, não conseguem fazer campanha. Ninguém presta atenção neles. E, pior, as doações para as campanhas presidenciais estão drenando as doações que, nesta época do ano, são os candidatos proporcionais que recebem. A continuidade da disputa Obama, Hillary, atrapalha a campanha.

3. Flórida e Michigan foram os estados que, quebrando as regras do partido, anteciparam suas primárias. A punição foi que perderam o direito de apresentar delegados. Nenhum dos candidatos fez campanha em ambos, no caso de Michigan o nome de Obama sequer constava na cédula. Mas, agora que cada delegado conta, está todo mundo de olho. É preciso refazer estas disputas. O problema é que uma primária é muito caro de organizar. Alguns sugerem caucus, especialidade de Obama; a campanha de Hillary é contra. Outros sugerem que o resultado oficial seja respeitado. Além de tirar toda a moral do Partido Democrata, é a campanha de Obama que é contra – na ausência de campanha, Hillary tinha o nome mais conhecido naquele distante janeiro e venceu. Também existe a sugestão de voto pelo correio. O partido envia cédulas para os eleitores inscritos que as depositam de volta. O medo é de que muitos sequer recebam as cédulas. É um pesadelo, a briga interna já começou, alguém terá que resolver.

4. Os ataques de Hillary contra Obama podem funcionar agora mas, se o senador terminar candidato, voltarão como pesadelo democrata. John McCain poderá mostrar na televisão que ele é o melhor candidato e que quem disse isso foi Hillary. É mais do que isso. Obama é o desconhecido, é preciso experiência para descobrir o que afeta sua imagem e o que não. Hillary está testando todas as possibilidades e, essencialmente, fazendo todos os ensaios que os republicanos precisariam realizar. Por outro lado, ela também está testando a segurança do candidato Barack Obama. Ele não pode ser tão frágil que ceda nas primeiras pancadas, como vem demonstrando. É preciso manter a compostura. Talvez, agora, Hillary esteja impondo a Obama os testes que ele próprio precisa fazer antes de enfrentar a briga de verdade.

5. Por fim, há uma questão de caráter em jogo. Talvez a única maneira de enfrentar Hillary seja atacá-la de fato. Nos vazamentos para a imprensa, isto já tem ocorrido. Mas não na propaganda de televisão. Ela tem um gigantesco telhado de vidro. E, pior, se Obama recorrer aos ataques que John McCain fará, ele terminará por ferir gravemente a imagem de Bill Clinton e de sua presidência. A questão é a lista de doadores de Clinton, o ex-presidente, que passou o chapéu para construir sua biblioteca. As bibliotecas presidenciais são uma tradição norte-americana, um lugar para depositar os documentos pessoais deixados pelos presidentes. São construções caríssimas e, para angariar fundos, há uma troca de favores: perdões judiciais, favorecimento, o pior lado de cada governo. Com a lista de quem doou o que para Clinton, será possível descobrir quanto custou politicamente cada milhão de dólares. A questão é ainda mais delicada porque Hillary tem posto dinheiro do próprio bolso em sua campanha. E ela vem se recusando a apresentar suas declarações de imposto de renda. Quem financia os Clinton? No partido, ninguém quer uma campanha negativa que termine por mostrar que seu último presidente foi corrupto. Mas, ao que parece, é onde vai terminar.

O discurso oficial é de que a democracia está em jogo. Mas o Partido Democrata está odiando cada segundo. E todos assistem estupefatos às ações de Hillary. Há um quê de suicida, nelas. Como se não medisse as conseqüências, ou simplesmente não se importasse com elas. Tudo vale para garantir a vitória. Até a memória do governo de seu marido.

Tags: EUA

113 Comentários até agora ↓




  • 1 Nat // 11/March/2008 às 9:43

    euzinha?

  • 2 Harpia // 11/March/2008 às 9:54

    Enquanto isto, na sede do partido republicano, John McCain esfrega as mãos e gargalha sonoramente, torcendo pela vitória de Obama sobre Hillary … enquanto prepara o seu discurso de posse.

  • 3 PH // 11/March/2008 às 9:59

    É por essas que eu não gosto dessas eleições bizarras dos EUA. E onde estão as lideranças do partido? Não existe uma interferência? Ninguém vai mandar eles se concentrarem “apenas” nas propostas? Po, tem muito em jogo, não acredito que eles vão entregar outro mandato para um republicano.

  • 4 Antonio M // 11/March/2008 às 10:01

    Porém MacCain que se cuide também. Li alguma coisa sobre que sua idade podeira polemizar o debate e também que agora suas propostas não parecem melhores que as dos democratas por exemplo, não tendo nada mais concreto de como vai enfrentar o probelma da securidade social nos próximos anos onde por volta de 70 milhões de americanos estarão se aposentando.

    Muita coisa ainda vai rolar…..

  • 5 Darwinista // 11/March/2008 às 10:07

    Pois é, pensar no poder e não no país não é privilégio de políticos brasileiros. Com a força que as candidaturas de Obama e Hillary têm, a composição de uma chapa com ambos, Hillary à frente, ofereceria reais chances dos Democratas ficarem na presidência por 16 anos.

    Mas que importa a nação, não é mesmo?

  • 6 Te // 11/March/2008 às 10:08

    Êta mulher ambiciosa essa Hillary. Só quero ver se ela vai ser uma boa presidente, se chegar lá.
    Vamos ver o dia 4 de abril: quarenta anos da morte do Martin Luther King (vai ter post, Pedro Doria?). Vamos ver se os democratas vão tirar proveito da data.

  • 7 Alguem // 11/March/2008 às 10:18

    Eu realmente não consigo digerir essas eleições dos Eua.
    Não vejo mais diferença na forma como manipulam as pesquisas e eleições para republicanos ou democratas > Hoje perdeu a graça de ver este circo .
    O governo dos Estados Unidos perdeu a criatividade em roubar nas pesquisas.
    Vo alugar um super lançamento na locadora que me divirto mais.

  • 8 Jabulon // 11/March/2008 às 10:29

    Permitam-me uma premonição:
    os republicanos ganharão essa eleição, devido à falta de unidade dos democratas.
    Sei lá, me lembra um pouco - guardadas as devidas proporções - a questão do PSDB nas últimas presidenciais tupiniquins. Geraldo queria por que queria ser o candidato, bagunçou o partido, que queria Serra, insistiu até que conseguiu por volta dos 43 do segundo tempo. Enquanto isso, Lula já fazia campanha. Em dezembro do ano anterior à eleição, ninguem apostava na reeleição - tantos escandalos, tanta coisa mal explicada - mas a indefinição do PSDB ajudou a alavancar Lula.
    É uma hipótese.

  • 9 Zé Bush // 11/March/2008 às 10:34

    well…a análise de Mr Doria está certa.Enquanto Obama e Hillary ficam se pulverizando, McCain vai comendo pelas beiradas e se municiando para o combate final. Parece que a coisa está chegando a um nível personalista, tipo “eu sou mais honesto”, “eu sou mais inteligente”, “eu sou mais gostoso”.Costuma quebrar a cara quem embarca nessa.

  • 10 Mr X // 11/March/2008 às 10:34

    16 anos de Obama-Hill?!? Vira essa boca pra lá Sandinista, digo, Darwinista…

    Enquanto isso, um governador do partido Democrata foi pego com a boca na botija com putas de 5 mil dólares…

  • 11 Darwinista // 11/March/2008 às 10:37

    X, eu falei em 16 anos de partido democrata. 8 anos de Obama vice, mais 8 anos de Obama presidente.

    E nem digo que isso seria bom pro país. Mas acho que não seria a possibilidade não é desprezível.

  • 12 Mr X // 11/March/2008 às 10:39

    http://blogdomrx.blogspot.com/2008/03/o-governador-e-as-putas.html

  • 13 Radical Livre // 11/March/2008 às 10:48

    Mr X.

    só mesmo nesta merda de país o fato de alguém usar dos serviços de uma prostituta pode ser caso de escândalo. E o pior é que babacas como você repercutem o fato como se fosse a pior coisa do mundo.

    êta pobreza de espírito…

  • 14 Alguem // 11/March/2008 às 10:50

    Caramba > mulher de 5 mil dolares. Esse cara me lembra um praça velho que tinha aki > Ele dava uma de bonzão com menininhas > elas foram mais espertas e hoje o panaca tem de pagar 3 pensões .
    Sobram apenas 600 réis para ele tomar um sorvete rsrs . E olha que ele ganha pra lá de 7000. Ops falei dmais.
    E mesmo depois de tudo isto ele ainda conta vantagem .

  • 15 Radical Livre // 11/March/2008 às 10:55

    Agora, em relação ao Post, acho que a Hillary está vacilando, utilizando todo o baú de maldades dos clinton para tentar derrubar o Obama e isto vai se refletir de volta para ela, caso ela acabe levando a convenção - o que eu acho muito difícil.

  • 16 Fabiano // 11/March/2008 às 11:03

    Hillary lembra muito José Serra… quer ser presidente meramente por uma questão de vaidade pessoal, pra kh’r na cabeça dos outros dizendo “eu sou presidente, vocês não são…” e qualquer um que fique na sua frente precisa ser derrubado sem piedade. É uma tática suicida mesmo essa, que dá a entender que se ela não puder ganhar, não vai deixar nada que seu vencedor possa administrar.

    Na verdade, acho mais preocupante esse tipo de sanha pelo poder (uma sanha quase petista, com o perdão do palavrão) do que a sede de poder de Dick Cheney e Marco Aurélio Garcia, esses projetos de ditadores totalitários: mais preocupante porque eles, como eminências pardas, podem se dar ao luxo de serem frios e cínicos, o que é sempre útil em política. Já Hillary, se estiver usando a faixa e for contrariada, provavelmente vai querer bombardear o palácio do chefe de estado estrangeiro, matá-lo, à sua família, torturar os cachorros, queimar a casa, salgar a terra…

  • 17 Antonio M // 11/March/2008 às 11:05

    “…Já Hillary, se estiver usando a faixa e for contrariada, provavelmente vai querer bombardear o palácio do chefe de estado estrangeiro, matá-lo, à sua família, torturar os cachorros, queimar a casa, salgar a terra…”

    Hillary está na menopausa? Já pensou ela na TPM então ?!?!?!?!!?!?!?

  • 18 Mr X // 11/March/2008 às 11:06

    Radical, eu, acharpior coisa do mundo? Acho nada. Acho ruim só alguem pagar 5000 dólares pra trepar….

    Darwinista, confere lá meu bicho às terças…

  • 19 Zé Bush // 11/March/2008 às 11:07

    well….sinceramente não vejo nada que possa afetar a vida política de um estado por saber que seu distinto governador anda comendo umas putinhas de vez em quando. Pior seria se estivesse dando o rabo. Considero isso problema dele e da primeira-dama.Todo mundo faz isso, my friends. Aqui no Brazil tem até ex-presidente com filho “extra-casamento” com uma jornalista. E nem por isso o FMI deixou de nos emprestar dinheiro. Deixem o rapaz se divertir em paz, seus fariseus!!!!

  • 20 Radical Livre // 11/March/2008 às 11:13

    pois é Mr. X, você pode não se importar, mas faz questão de postar no seu blog e chamar a atenção aqui.

    fariseu…

  • 21 Darwinista // 11/March/2008 às 11:14

    Mr. X,

    Conferido e comentado.

  • 22 confetti*:* // 11/March/2008 às 11:29

    radical #13, tem razao ! sao puritanos e hipocritas ! imagine as paixoes de sarkozy nos u.s. … o cara teria subido impeachment…

  • 23 confetti*:* // 11/March/2008 às 11:30

    ah deixa ele fazer seu teasing aqui….o amazing AS VEZES é interessante….kkk

  • 24 confetti*:* // 11/March/2008 às 11:31

    misoginos e machistas, hillary clinton é uma mulher talentosa e brilhante, sera presidente dos u.s. e vai surpreender ! aguardem….

  • 25 Mr X // 11/March/2008 às 11:32

    Ora, Radical Livre. Eu falo o que eu quiser, certamente não preciso da sua autorização…

    Fariseu… eu?!?

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fariseus

  • 26 tipuri // 11/March/2008 às 11:40

    essa briga entre hillary e obama é ruim mesmo, mas acho que quem perde mais é a clinton. ontem o obama no seu twitter disse: “porque ela me pede pra ser vice se eu que estou em primeiro lugar?” e ele tem toda a razão. melhor seria ela de vice logo. e acabaria a pancadaria.

  • 27 confetti*:* // 11/March/2008 às 11:42

    nao acho que hillary e obama estejam “brigando”…ja vi pior em campanhas eleitorais, sobretudo americanas….é o vale tudo que as vezes compromete mais o atacante que o atacado….((

  • 28 Billy the kid // 11/March/2008 às 11:47

    O problema e ralmente serio para os democratas.

    O Obama nqaqo sabe de nada e de nada entende,mas e o queridinho da midia que destesta os clintons.

    O tratamento que ele recebe da parte dos jornalistas e de comparde, de companheiro, de membro da torcida. A muher dele ja foi entrevistada em tudo quanto e programa famoso, dando uam conotacao de” ja ganhou”.
    Nunca nenhuma das posicoes dele foram seriamente questionadas, nunca ninguem perguntou a ele como faria para implantar o que quer implantar, e quando da um furo a midia faz de conta que nada aconteceu.
    A campanha dele e feita de slogans sem conteudo algum. Nunca apresentou um plano de governo em campo algum.
    No entanto, ele e entrevistado nas TV’s e os esntrevistadores nao fazem uma unica pergunta seria, ao contario, dao palas para respostas genericas.
    Recentemente fez disse duas asneiras das grandes e toda a midia ignorou.

    Se a Hillary perder, deveria ela se candidatar como independente, assim acabaria com mo obama, ele nao passa de uma Oba, oba.

  • 29 Billy the kid // 11/March/2008 às 11:49

    MR X

    Imagine o lula sendo pegue com uma prostituta cara. Para ele ia ser facil, ia dizer qne nem desconfiava, que nada sabia, que foi traido. E voce ia acreditar.

  • 30 Billy the kid // 11/March/2008 às 11:50

    Tipuri

    porque como candidato a repsidente ele nao leva.

  • 31 confetti*:* // 11/March/2008 às 11:53

    fala ze kid ! tudo bom ? )

  • 32 aiaiai // 11/March/2008 às 11:55

    Gostei da análise, me atualizou no assunto que, pra mim, perdeu a graça já faz tempo…eles que se explodam.
    Mas, faltou falar da proposta indecorosa que a Hillary fez através do maridão: vamos fazer uma chapa única, eu como presidenta e você como meu vice?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Piada do ano!

  • 33 Chesterton // 11/March/2008 às 11:55

    falei isso uns meses atrás, o republicano vai ganhar. É só dar mole.

  • 34 PH // 11/March/2008 às 12:01

    Quanto a comparação com o PSDB…próximas eleições tem mais o Aécio na disputa.

  • 35 Billy the kid // 11/March/2008 às 12:02

    Dona Confetti

    Tudo beleza??? fiquei sabendo que a senhora e madame e nao mane. Nao sabia.

  • 36 Mr X // 11/March/2008 às 12:03

    A pergunta que todos se fazem é, se for chapa única, vai ser Obama em cima da Hillary, ou a Hillary em cima do Obama? Há divergências sobre qual posição é melhor…

    Torço pela Hillary, o Obama é o queridinho da mídia…

  • 37 Billy the kid // 11/March/2008 às 12:03

    Confetti

    estas coberta de razao. A Hillary e mais competente do que o Maccain e o abama, juntos.Mas e midia detesta ela.

  • 38 confetti*:* // 11/March/2008 às 12:05

    ze kid, acho q meu teclado é feminino….))

    chose, como vc mudou meu amor….)))

  • 39 Billy the kid // 11/March/2008 às 12:05

    Mr X

    Se o Obama for o candato a presidencia, os democratas perdem mais uma.

    Quem tem que debater e o candidato a presidente, nao o vice, quem tem que mostrar lideranca e competencia e o candidato a presidente, nao a vice.

  • 40 confetti*:* // 11/March/2008 às 12:08

    infelizmente o “quarto poder”, midia, continua elegendo presidentes….(

  • 41 Billy the kid // 11/March/2008 às 12:09

    l

  • 42 Chesterton // 11/March/2008 às 12:12

    nem sempre, confa

  • 43 Billy the kid // 11/March/2008 às 12:13

    Confetti

    O tatamento desigual da midai na disputa clinto-Obama e nojenta. na CNN o obama tem um verdadeito time de torcdores que fazem de tudo para mostrar como e que ele ja levo, como ele atrae mais pessoas que a hillary, como ela esta desesperada etc e tal.

    Se o cara ganhar deve ser creditado exclusivamente aos meios de comunicaoca em geral e a CNN em particular, que levou, dias atras a um dos anocras a se perguntar porque e que nenhum jornalista tinha pedido explicacoes a ele a respeito de uma asneira que ele falou da alquaida no Irake.
    ele perguntou..why are we letting him to go way with that???

  • 44 Linda // 11/March/2008 às 12:29

    Prato cheio para preconceitos:

    Hillary - mulher;
    Obama - negro;
    McCain - velho.

    Provavelmente Obama ganhará as prévias e será o candidato dos democratas. Prato bom para o velho cão McCain. Mas o cão explicará o bom governo Bush?

  • 45 Alguem // 11/March/2008 às 12:31

    7_
    Eu realmente não consigo digerir essas eleições dos Eua.
    Não vejo mais diferença na forma como manipulam as pesquisas e eleições para republicanos ou democratas > Hoje perdeu a graça de ver este circo .
    O governo dos Estados Unidos perdeu a criatividade em roubar nas pesquisas.
    Vo alugar um super lançamento na locadora que me divirto mais.

  • 46 Alguem // 11/March/2008 às 12:32

    Linda vc quer se casar comigo ?

  • 47 Chesterton // 11/March/2008 às 12:32

    a maior desmoralização para os democratas será Bush fazer o proximo presidente.

  • 48 Linda // 11/March/2008 às 12:54

    Alguém, já casei uma vez. Noutra não me pegam. rs

  • 49 Linda // 11/March/2008 às 12:56

    Chesterton # 47 - Nunca pensei que ia concordar com vc pelo menos uma vez na vida.

  • 50 Marcos Araújo // 11/March/2008 às 13:28

    Ah, ha! Já vejo o Bilinho de namôros com a Confetti, toda sorrisos com o cowboy! Nao demora dá casamento…

    Confetti; Nao esqueça do Caramujo na lista de convidados, tá? Meu passaporte tá legal e já alertei meu agente de viagens. Destinaçao Paris!

    ————————————————-

    confetti*:* // 11/Março/2008 às 11:31

    “…misoginos e machistas, hillary clinton é uma mulher talentosa e brilhante, sera presidente dos u.s. e vai surpreender ! aguardem….”

    Douce Confetti, pode sonhar que nao é proibido. Sua Hillary talentosa e brilhante nunca será presidente dos EUA. Pode escrever aí; aposto um engradado da Boazinha (mando entregar aí em Paris, tá?).

    Você parece ter adquirido o hábito de acusar de misógino e machista quem nao acredita na vitória da Billary. Errado, Confetti, errado. Nao sou nada disso, mas sou realista. Mais uma vez os democratas já se fuderam antes mesmo de escolher seu candidato à Casa Branca. Esses caras sao mestres a dar tiro no pé. Vejam o passado de carcassas pelo caminho, só para citar alguns: George McGovern, Walter Mondale, Al Gore, John Kerry e brevemente Billary Clinton ou Barak Obama.

    Billary é estridente, careteira, desprovida de carisma e tem o telhado de vidro, como bem afirmou o Pedro Doria. Pô, é só olhar na TV, gente! Quer ganhar na marra, mas o jôgo nao é assim. O Obama é inexperiente (e a Billary também) e já começou a titubear, exatamente como demonstrou o PD. A única coisa que tem é carisma, mas carisma só nao o levará à Casa Branca. E a imprensa nao faz presidente; quem faz é o povo.

    Repito aqui o que venho afirmando desde que o Doria começou sua série de artigos sobre estas “apaixonantes” primárias americanas: O McCain leva, seja contra a Billary ou o Obama, ou com os dois na chapa. O cara já tem muniçao mais que suficiente para demolir os dois, separados ou juntos. Muniçao dada de mao-beijada pela Billary e seu maridao idiota. Vocês verao quando os republicanos abrirem os canhoes contra a Billary. Já estao vasculhando o passado dela. A sujeira que vai sair ficará nos anais da história americana!

    Cabô, minha gente. Os Clinton - a Billary mais ainda - ferraram o partido democrata. Mais um fulgurante tiro no pé. O navio afunda; salve-se quem puder. O McCain psicopata (sim ele é doidao, além de ser um theodore-rooseveltiano apaixonado) vem aí, e o mundo estará a fogo e a sangue por 4 ou mais anos. Teremos saudades do Bushinho Sorvetao!

  • 51 Alguem // 11/March/2008 às 13:31

    É linda > essa oportunidade de concordar com o Frangolino voce só terá uma vez mesmo .

    São raras as vezes que este miserável filhote do tio san pensa direito .

    No resto do dia o Chesterton se dedica ao balé afeminado. rsrs

  • 52 Marcos Araújo // 11/March/2008 às 13:43

    E tem mais: Que ganhe McCain, Obama ou Billary, alguém aí poderia fazer-me a caridade de dizer o que mudaria substancialmente na política interna ou externa americana?

    Prometo uma garrafa da Vale Verde (de Betim, MG) pra quem for capaz de demonstrar. Mando registrado pelo correio, esteja onde estiver.

    Aposto todas as minhas fichas na vitória do McCain…

  • 53 confetti*:* // 11/March/2008 às 13:46

    m.a. sabe pq chamo de misogino e machista ? pq sempre, via de regra, todos os comentarios que envolvam mulheres aqui, tem sempre uma conotaçao …eur….machista mesmo ! vc sabe que nao tou exagerando….

    nao precisa ficar com ciumes do ze kid….))

  • 54 confetti*:* // 11/March/2008 às 13:47

    fora isso, nao concordei com quase nada do seu coment….))

  • 55 confetti*:* // 11/March/2008 às 13:48

    pode mandar engradado da boazinha sem esperar a derrota da hillary ? adoraria receber….

  • 56 Alguem // 11/March/2008 às 13:55

    Aposto no panaca do McCain.

    Para quase 200 milhões de racistas e machistas uma vitoria dos concorrentes de McCain seria terrivel para a “Raça Pura” .

  • 57 Travis Bickle // 11/March/2008 às 14:23

    Quem será o vice de Obama? Pois ele é que será o presidente. Os white supremacists já devem estar treinando tiros longos com os Barret .50 lááá nos cafundós de South, Dakota, Wyoming, Utah, Fargo e Creedence Revival.

  • 58 confetti*:* // 11/March/2008 às 14:30

    mccain é bipolar manjadissimo, tem crises de nervo em pleno meeting, toma …vcs sao doidos de quererem esse cara presidente ….vive tomando glucosamine pras juntas…nao tem saude pro job….ja tentou suicidio 2X….é pouco ?

  • 59 Yawn // 11/March/2008 às 15:20

    Incrível como os torcedores do McCain convenientemente esquecem a herença maldita do Governo Bush. Para piorar, o cara mesmo admitiu que não sabe nada de economia na eleição em que esse assunto tem mais importância em algum tempo - sem falar, é claro, na total falta de carisma (ter sido torturado no vietnam confere a ele alguma simpatia, mas ainda fica longe do carisma do Obama), idade (porra, será que os DEM são tão incompetentes a ponto de nem levantar a bola que o é tão velho que pode ter um piripaque durante uma crise de Estado?) e a cereja do bolo: McCain já acenou com a possibilidade de entrar em guerra com o Irã - e mais uma guerra é tudo que a população americana não quer.

    Realmente, pra perder essa, só sendo MUITO tucano…

  • 60 Billy the kid // 11/March/2008 às 15:39

    Yawn

    Sefor o candidato dos libeis, vai dar maccain por larga margem. A falta de preparo do obama chega a ser vergonhosa.

    Sou republicano de carteirinha, e sei que, apesar do erro da guerra, vamos levar esta facil, mais ainda com a ajudazinha que esta sendo dada pelos dois candidatos democratas.

    O partido democrata nunca mais sera o mesmo.

  • 61 Billy the kid // 11/March/2008 às 15:42

    Pessoalemte gosto de Maccain, e um cara integro que nao se arrepende odo que fez, nao diz oq ue as pessoas querem ouvir, nao mente, nao finje que fara o que nao fara.
    Ja disse nao nao va retirar as tropas do irake, que se o iran se mete a besta pagara as consequencias. Ja foi contra bush en varios projetos e se juntou com liberais em outros. Em outras palavras e um cara decente, coisa que esta faltando a politica.
    O Obama perto dele, parece uma crianca perdida no parque.

  • 62 confetti // 11/March/2008 às 15:52

    mccain tem mesmo reputaçao de honesto ….mas no seculo 21, a américa precisa de algo mais que honestidade….

  • 63 Marcos Araújo // 11/March/2008 às 16:05

    Confetti no 53: Discordo. Fora uns poucos aloprados no pedaço, a maioria nao é machista, e muito menos misógina. E você bem sabe disto. Lembra-se da reaçao quando o Bilinho lhe atacou?

    Confetti no 54: Apenas emití minha opiniao, e nao espero que concordem comigo. Se você discorda, respeito.

    Confetti no 55: Mando nao. Pra festejar aí com o cowboy meninao? Neca.

  • 64 Marcos Araújo // 11/March/2008 às 16:18

    Confetti no 58: E pra terminar, nunca afirmei que “quero” o McCain como presidente. Mas é o que vai dar. O democratas continuarao a se esfacelar até junho, e mesmo adiante. O McCain já prepara a degola.

    O McCain passará como rolo compressor por cima da estridência, histrionismo e inexperiência da Billary e na inexperiência e bamboleio - quando leva uma boa porrada - do Obama. Carisma só nao ganha; é preciso substância. Até agora o Obama nao demonstrou nadinha de substância. E olhe que gosto do cara e tenho simpatias pela Billary, quando esta decide sorrir francamente e parar de lacrimejar lágrimas de crocodilo!

  • 65 confetti // 11/March/2008 às 16:34

    cebesta

  • 66 Marcos Araújo // 11/March/2008 às 16:51

    Tendres baisers, Confetti.

  • 67 Renato // 11/March/2008 às 17:36

    A impressão que tenho é que MacCain é um republicano moderado detestado pela ala conversadora do próprio partido, que o está engolindo apenas por questão de falta de escolha.

    Esse fato vai servir para pegar vários dos eleitores indecisos. Acho que ele acaba sendo uma solução viável, não ideal. Não tem o empenho de mudança do Obama, mas tem muito mais “conteúdo” e oferece mais segurança.
    Mas ainda assim não o vejo representar uma continuidade do desastroso governo Bush, inclusive ele não foi concorrente do Bush dentro do mesmo partido?

    De qualquer forma, creio que mesmo com ele no poder ventos melhores virão dos EUA no futuro. Acho que eles vão recuperar memórias de tempos mais democráticos, em que a liberdade não era secundária frente à segurança.

  • 68 Alguem // 11/March/2008 às 17:54

    Billy the kid // 11/Março/2008 às 15:42

    Pessoalemte gosto de Maccain, e um cara integro que nao se arrepende odo que fez, nao diz oq ue as pessoas querem ouvir, nao mente, nao finje que fara o que nao fara.

    Cara vc mora no Estados Unidos ? Sério estou curioso .

    Vc é muito aéreo, pra ser assim deve ser um america.

  • 69 Zé Bush // 11/March/2008 às 18:40

    well….concordo com Mr. Billy the kid…..até agora o Obama se valeu apenas de slogans vazios, de um discurso vazio e abstrato de “mudanças”, “renovação” e outras baboseiras subjetivas.

    Também percebe-se claramente a “ajudinha” que boa parte da mídia americana vem dando ao rapaz, aquela coisa meio “entre amigos”, entendem? Pauta programada, perguntinhas “montadas” e muita, mas muita subserviência.

    E engana-se quem imagina McCain como uma mera continuação do Bush. Mc Cain não é bem visto por boa parte dos seus aliados republicanos e não comunga com boa parte do ideário republicano.

    Enquanto isso, Obama segue arrebatando os babacas e deslumbrados com esse papo furado de “We can”. Como é fácil enganar o povo,my God!.

  • 70 Billy the kid // 11/March/2008 às 18:45

    Alguem

    me diga se o que eu disse esta errado. NO que toca ao Item coherencia e decencia, a ficha do Mac Cain e irrepreensivel.

    O Maccain esta tendo problemas com a base mais conservadora dos republicanos, justamente pelas suas posicoes independentes e devido a alguns porjetos em que ficou deo lado dos liberais, e nunca disse se arrepender disso.
    E um cara com ideas proprias, tenho o maior respeito por ele.

  • 71 Billy the kid // 11/March/2008 às 18:46

    Ze Bush

    falou e disse, me permita, opor favor assinar embaixo do seu comentario.

  • 72 confetti // 11/March/2008 às 18:52

    mas zé bush e zekid, vcs nao acham que mccain, por sua idade e saude nao vai ter tanto tempo assim pra concretizar seus projetos ? nao é nenhuma restriçao contra pessoas “vividas”, mas os neuronios envelhecidos sao menos performantes ….

  • 73 confetti // 11/March/2008 às 18:54

    aqui um artigo num jornal do “interior” falando sobre isso…

    http://www.azcentral.com/arizonarepublic/news/articles/0829mccain-birthday0829.html

  • 74 marco // 11/March/2008 às 18:59

    Pedro Dória : ” Tudo vale para garantir a vitória. Até a memória do governo de seu marido. ”

    Marido, Pedro?

    Parceiros sem dúvida. Unidos na busca do poder. Os dois sem nenhum caráter.

    Aliás, caso Lady Macbeth seja eleita o ” marido ” e Monica que se cuidem…A CIA sempre mantém um Lee Oswald de plantão.

    ma

  • 75 confetti // 11/March/2008 às 19:01

    falando sobre idade e presidencia, no final desse artigo, tem uma estatistica sobre longevidade e causa mortis dos presidentes americanos….

  • 76 confetti // 11/March/2008 às 19:02

    ah eu odeio coments como esse 74

  • 77 confetti // 11/March/2008 às 19:06

    ( desculpe ma…)

  • 78 Zé Bush // 11/March/2008 às 19:13

    well,Confetti….como citado na reportagem, Ronald Reagan foi eleito pela primeira vez com 69 anos e reelegeu-se com 74 anos!! E foi um dos melhores presidentes americanos, sendo isso reconhecido até por adversários.

    Tá certo que o McCain tá completando 70 e é meio doente. Mas pior que um “velho” doente é um jovem sem eira nem beira que mal sabe explicitar sua plataforma de governo e leva todo mundo no bico com promessas vagas de “mudanças” e amparado pela mídia.

  • 79 confetti // 11/March/2008 às 19:18

    sim o artigo nao julga…reagan ja saiu da white house doente….

  • 80 confetti // 11/March/2008 às 19:21

    hillary nao é jovem sem eira nem beira, nem obama by the way….

  • 81 Billy the kid // 11/March/2008 às 19:25

    Confetti

    Um dos maiores presidentes americanos ganhou o segundo mandato mais belho do que o MAc Cain. Ronald Reagan.

    Idade?? em paises civilzados e uma vantagem e da-se o nome de experiencia.

  • 82 Billy the kid // 11/March/2008 às 19:27

    e simples, escolhe um vice novaco e cheio de charme e talento, ai nao da para ninguem.

  • 83 confetti // 11/March/2008 às 19:30

    eu sei zkid, nao tenho preconceitos….mas uma presidencia precisa tanto de experiencia quanto de saude impecavel…nao é o caso de mccain !
    contra a unanimidade, nao vejo nada de excepcional na presdcia de reagan….francamente
    continuo achando que he’s not the one…e nao curto ideologia republcn

  • 84 confetti // 11/March/2008 às 19:45

    zkid, “paises civilizados” estao desprezando a experiencia e colocando a maioria dos seniors no armario ! a europa esta começando agora se conscientizar que experiencia conta, a suécia p.e., sempre pioneira social…..pq até agora, a politica praticada é a de pagar salarios mais baixos aos juniors que chegam ao mercado do trabalho…substituindo os “experientes” cujos salarios sao mais importantes…simples assim !
    isso decorre em marginalizar os velhos e alimentar essa merda de preconceito “pro-jovem”

  • 85 Guilherme // 11/March/2008 às 19:52

    Estranhei o fato de até o momento ninguém haver comentado sobre a mais recente “saia justa” de Hillary : a menininha que aparece dormindo em seu comercial é hoje uma moça de 17 anos, engajada na campanha de Obama! As imagens são de nove anos atrás.

  • 86 Zé Bush // 11/March/2008 às 20:03

    well….e desde quando Barack Obama é…”negro”??? Tá certo que o pai dele era um negro queniano, mas a mãe era uma típica branquela americana. Como é que uma mulher branquela pode ter um filho negro? Ou será que o rapaz foi gerado apenas com os cromossomos do pai?

  • 87 Luiz // 11/March/2008 às 20:08

    Hilário. (Sem trocadilhos…)

    http://www.youtube.com/watch?v=l3VEMazRvNY

  • 88 confetti // 11/March/2008 às 20:13

    zé bush, falou com quem no 86 ?

  • 89 Billy the kid // 11/March/2008 às 20:17

    Confetti

    perhaps is not the one, but will win by WO. Do outro lado tem quem??? alguem que tem, como bagagem politica 3 anos no senado.

  • 90 confetti // 11/March/2008 às 20:23

    ah ta….a mulher quando o marido foi eleito ja tinha projetos pra reformar o sistema de providencia eur..social …esqueceu zkd ? fazem quantos anos mesmo ?

  • 91 Billy the kid // 11/March/2008 às 20:32

    Ze bush

    NEGRO, O OBAMA E NEGRO.

  • 92 Billy the kid // 11/March/2008 às 20:35

    gente, vou comer uma pizza, na esquina…ate

  • 93 marco // 11/March/2008 às 20:41

    confetti // 11/Março/2008 às 19:06

    ( desculpe ma…)

    Don’t worry, be happy.

    ma

  • 94 Chesterton-Dracul- El Cid, o empolgado // 11/March/2008 às 22:27

    Alguem // 11/Março/2008 às 13:55

    Aposto no panaca do McCain.

    Para quase 200 milhões de racistas e machistas uma vitoria dos concorrentes de McCain seria terrivel para a “Raça Pura” .

    chest- mas esse ALGUEM CONTINUA UMA BESTA

  • 95 Marcos Araújo // 11/March/2008 às 23:36

    Zé Bush no 78 - 11/Março/2008 às 19:13

    “…well,Confetti….como citado na reportagem, Ronald Reagan foi eleito pela primeira vez com 69 anos e reelegeu-se com 74 anos!! E foi um dos melhores presidentes americanos, sendo isso reconhecido até por adversários.”

    O quê ?!?!?! Nao demora vou sair na porrada com esse Zé Busheta, empolgado por tao pouco. Deixo o cowboyzinho pra Confetti, que nao demora dará cabo dele - um balaço no meio dos chifres…

  • 96 Zé Bush // 11/March/2008 às 23:38

    well,Billy…..e se num desses acasos da genética, o Obama tivesse “puxado” um pouquinho mais prá mãe (cabelinho liso, pele mais clarinha)…ele seria branco?

  • 97 Zé Bush // 11/March/2008 às 23:40

    well,Marcos Araújo…quer voce queira ou não, Ronald Reagan é considerado um dos melhores presidentes americanos. Até o Clinton e o Obama sabem disso.

  • 98 Marcos Araújo // 12/March/2008 às 0:01

    Oi Zé: Até o Nixon foi bem melhor que esta panaca de Reagan, um atorzinho de 3a. de fala mole. Todos sabemos que americano gosta de votar pra babaca - óia aí o Bush, seu xará.

  • 99 Briga entre democratas poderá beneficiar McCain « Blog de André Abreu // 12/March/2008 às 0:26

    […] O texto de Pedro Doria aborda momentos cruciais na briga entre Hillary e Obama. Confira aqui. […]

  • 100 Radical Livre // 12/March/2008 às 0:49

    chegando estupidamente atrasado para a discussão, arrisco meu palpite: McCain não leva esta nem a pau. No primeiro debate - seja com Hillary ou com o Obama - vai ser massacrado, não pelas suas idéias mas por seu destempero. Vai falar merda, vai perder a razão, vai se ferrar. Além do que, o cara está meio velho para o tranco, né? Não acredito que isto seja levantado às claras durante a campanha, mas com certeza será usado subliminarmente, nas entrelinhas.

  • 101 Clara // 12/March/2008 às 1:54

    Essa história da Florida e Michigan está muito mal explicada.

    Por que o estado antecipou as primárias. com que interesse? A quem a ausência de delegados desses 2 estados ajuda? Ou prejudica?

  • 102 Velho // 12/March/2008 às 2:23

    Pressinto a vitória do macróbio McCain.
    Esse provecto personagem se reveste da “experiência” que manterá o Império nefasto nas trilhas da guerra. Até reduzí-lo às cinzas da história. Tiste fim.

  • 103 anrafel // 12/March/2008 às 4:26

    Caso Obama não seja o escolhido, nem componha chapa como vice, o jeito será dar uma de José Serra e torcer para McCain surrar Hillary.

    Como o republicano provavelmente não terá condições físicas para brigar pela reeleição, e com Hillary liquidada, ele apareceria como o grande nome, imbatível.

    Se ele for escolhido vice de Hillary, poderá até esperar um segundo mandato dela, afinal tem muito tempo pela frente.

    Agora sendo ele o escolhido, que trate de pacificar seu partido, faça as pazes com Dona Hillary, ganhe as eleições e quebre a cara de quem acha que a novidade está só na aparência.

  • 104 confetti // 12/March/2008 às 6:58

    a newsweek ediçao européia, botou na capa : um portrait de hillary de perfil, com o titulo
    “hear her roar”
    gender, class and hillary clinton

    vou devorar !

    ( tbm na capa : sarkozy : europe’s talking machine ! hehehhe)

  • 105 Billy the kid // 12/March/2008 às 7:46

    Gente

    a ultima para voces

    60% dos eleitores da Hillary NAO QUEREM o obama na chapa.

    25% dos eleitores da hilalry votarao no MacCAin se o Obama efor o candidato.

    O Obama esta ganhando a convencao com o voto dos negros e dos meninos dos colleges, e embora os negros votem democrata, eles repesenta apenas 12% dos votantes no comouto geral.

  • 106 Billy the kid // 12/March/2008 às 7:47

    to saindo, volto depois

  • 107 confetti // 12/March/2008 às 8:41

    enquanto isso o mccain que ja esta sendo chamado de mcsame ( o mesmo) nao sabe como se livrar das cortesias do karl rove…é, aquele mesmo manjadissimo…kk

  • 108 anrafel // 12/March/2008 às 12:20

    Karl Rove vai batalhar para colocar alguém do grupo na vice. Com tantas referências à sua moderação e equilíbrio, McCain já saiu do rol dos confiáveis.

  • 109 confetti // 12/March/2008 às 12:28

    dormiu pouco hein anrafa…dia ta lindo ai ?

  • 110 andrea // 12/March/2008 às 15:10

    bem que a hilary poderia seguir o conselho de ann coulter e divorciar-se, podendo assim ser a primeira divorciada a chegar a presidente dos eua…(risos)

  • 111 Marcos Araújo // 12/March/2008 às 15:17

    Confetti no 104:

    Devorar quem, a revista ou a Billary? Deixa um pedacim pra mim, tá?

  • 112 anrafel // 12/March/2008 às 16:27

    Tá lindo, sim, Confetti, e essa lindeza deve se prolongar até o fim-de-semana. Aliás, estamos sem chuva há um tempão e isso não é bom. Estamos aguardando o dia de São José.

  • 113 MARCUS // 16/May/2008 às 19:45

    PELO VISTO SE ESSE TERRORISTA DO JOHN MCCAIN GANHAR OS EUA VÃO SER DESTRUÍDOS, PELA GANÂNCIA, ARROGÂNCIA E ONIPOTÊNCIA. BUSH FOI EXECUTIVO DE PETROLÍFERA E MCCAIN UM MILITAR QUE SE VANGLORIA DE TER MATADO VIETNAMITAS, BEM O FUTURO DA AMÉRICA É DUVIDOSO, OBAMA JÁ!!!

Leave a Comment