Minha definição de tragédia é o choque entre quem está certo e quem também está certo. Neste sentido, o conflito entre Israel e Palestina é uma tragédia, o confronto entre um poderoso, convincente e doloroso argumento pela posse desta terra e outro igualmente poderoso, convincente e doloroso argumento. Este tipo de conflito pode ser resolvido de duas formas. A tradição shakesperiana resolve a tragédia com o palco, no final da peça, coberto de corpos mortos. Mas também há a tradição de Anton Tchekov. Na conclusão de uma tragédia de Tchekov, todo mundo está desapontado, desiludido, amargurado, todos têm o coração partido. Mas estão vivos. O que busco não é um fim sentimental de amor fraterno, de uma repentina lua de mel entre israelenses e palestinos. A mim, basta um final à moda de Tchekov.
O que sinto é que pela primeira vez em cem anos de conflito, os dois povos, israelenses e palestinos, estão à frente de seus líderes. Os dois povos sabem que, no fim, haverá dois países. Não gostam da solução. Você vai encontrar milhares de pessoas frustradas em ambos os lados. Mas eles sabem. Se você fizer uma pesquisa perguntando a todo judeu israelense e todo árabe palestino ‘o que você considera uma solução justa?’, ‘o que você acha que acontecerá no fim das contas’, imagino que a vasta maioria responderá que é o compromisso com a solução que prevê dois Estados. É um avanço.
As duas nações são atormentadas pelo passado. O judeu israelense quanto o árabe palestino são vítimas da Europa de duas formas distintas. Os árabes sofreram com o colonialismo, o imperialismo, a opressão e a exploração. Os judeus com a supressão, a discriminação e, por fim, com o genocídio. Agora, as duas vítimas do mesmo opressor não se tornam necessariamente irmãos. Dois filhos do mesmo pai cruel não necessariamente e abraçam. Às vezes, as piores rivalidades, na vida particular ou na pública, são justamente os conflitos entre duas vítimas do mesmo opressor. Dois filhos do mesmo pai cruel olham um para o outro e vêem a imagem daquele pai cruel, a imagem de seu opressor passado. É o que acontece entre o judeu e o árabe. É o conflito entre duas vítimas.
Amos Oz, 2002
214 Comentários até agora ↓
1 confetti, une femme* // 8/March/2008 às 8:50
a entrevista data de 2002…em 6 anos a situaçao continua a mesma, pior…amos oz, sonhador, utopico, grande pessoa….
( pd nao vai festejar o dia internacional da mulher…:(
2 Ibrahim Cesar // 8/March/2008 às 9:47
A definição de tragédia dele é exatamente a mesma de Hegel ¬¬
3 H.Romeu Pinto Reloaded // 8/March/2008 às 9:53
AHH! Pedro Dória…voce cometeu um grave erro em trazer uma pessoa dessas,cheia de bom senso, para ilustrar esse assunto espinhoso.
O que ele fala é sempre como balsamo para musculos cansados…..mas dói em muitos ouvidos…….causa tremores nos mais assombrados……
Amos Oz….
Por causa de gente como ele sei que o mundo vai melhorar
4 josef mario // 8/March/2008 às 10:10
Companheiro ibrahim cesar
Eu, josef mario, devo dizer que o companheiro é falso, mentiroso e presunçoso. Da maneira como o referido no seu comentário 2, parece até que o companheiro já leu a bosta da obra do companheiro hegel e, o pior de tudo, entendeu alguma coisa. Portanto, eu, josef mario, devo dizer que o companheiro deve bostejar a sua pseudo-cultura lá no blog da companheira carla rodrigues que é o lugar mais apropriado.
Muito obrigado
5 Mr X // 8/March/2008 às 10:13
O Amos Oz é bacana e bem-intencionado, bom escritor e tudo mais, mas, o que aconteceu de lá pra cá? Israel saiu de Gaza, o Hamas tomou o poder, a violência e o fanatismo só aumentaram, Hamas não reconhece Israel e os palestinos festejam na rua o massacre de estudantes. O final vai ser à moda Shakespeare, ou Sófocles mesmo.
Mas pros “terroristas do teclado” daqui:
Morte de estudantes judeus = bem feito! ciclo de violência!
Morte de “palestinos” = massacre! genocídio!
Que vão se fúldêr….
6 Mr X // 8/March/2008 às 10:21
E notem ainda que um dos estudantes mortos era negro, judeu etíope… Palestinos racistas!
Enfim, bom sábado a todos…
7 H.Romeu Pinto Reloaded // 8/March/2008 às 10:25
Vai com Deus Mr…….
Vai pela sombra!
8 anrafel // 8/March/2008 às 11:08
É isso aí, após 6 anos, a situação continua a mesma, só que pior.
Amos Oz pratica um otimismo sereno (ali também não dá para otimismo deslumbrado), melancólico. Sabe que não há mais como chegar-se a uma boa solução. O cansaço das duas partes pede mais do que nunca a “arte do possível”.
Mas tem os líderes e os nem tão líderes assim.
Bom sábado. Não sei se retorno.
9 Chesterton-Dracul- El Cid, o empolgado // 8/March/2008 às 11:14
dar equivalencia moral a quem não tem é ridículo.
10 Mr X // 8/March/2008 às 11:39
Gente,
Mas quais palestinos que “querem a paz”? Me mostrem algum…
Os palestinos tão ainda festejando a morte de judeus nas ruas, distribuindo doce…
Os palestinos “querem a paz” só na fantasia dos esquerdistas…
Lamentavelmente, é assim… O mundo é uma droga, mas temos que aceitar o fato… Os palestinos não querem paz… Nunca quiseram… Nunca vão querer…
11 anrafel // 8/March/2008 às 11:41
“Acaso não sois vós para mim, o filhos de Israel,
como os cuchitas (etíopes)? - oráculo do Senhor.
Se tirei Israel do Egito,
não tirei também os filisteus de Caftor,
e os sírios de Quir?”
Passagem do livro do xará de Amos Oz (capítulo 9, versículos 7). A ortodoxia fundamentalista (huumm) judaica não deve gostar muito desse trecho, não.
12 Alba // 8/March/2008 às 12:06
Amós Oz escreveu alguns dos romances que mais me impressionaram nos últimos tempos. Imensa sensibilidade e o olho atento ao “outro”, não só palestino, mas às próprias divisões da sociedade israelense. Merecia ser mais conhecido.
13 Nada mudou... // 8/March/2008 às 15:49
A verdade é que os ‘governos’ dessas nações (o de Israel, o Hamas e o resto da cambada de malas que manda nos inúmeros outros países com interesse no conflito) representam, como sempre, o que há de pior em cada país. Assim como ocorre aqui. Sempre foi assim. TODOS os governos poderiam ser definidos assim: 99% do tempo não valem nada; e, quase sempre, no 1% restante, também não. Resumindo: é uma m#*$@ só! Simplesmente porque ainda não foi encontrada uma forma de governo que busque promover o bem comum, de fato.
Não acho que haja, de fato, um conflito entre os POVOS árabes e judeus.
Ele brigam porque AINDA estão ‘pilhados’ pelos “imperialistas” Europeu/norte-americano/russo/chinês/resto do mundo/de lá mesmo…
Todas as guerras, em todos os tempos, entre todos os povos, sempre foram a mesma: a insaciável sede dos impérios…
Árabes X judeus, Fundamentalistas X Ocidente.. são apenas variações sobre um mesmo tema: o interesse do capital em construir impérios e obter ganhos…
14 Prøftël // 8/March/2008 às 17:00
Olha Pedro Doria, você bem que podia ter colocado um troço mais recente do cara.
http://www.culturajudaica.org.br/arquivos/Revista18_21.pdf
Ele esteve no Roda Viva em 2007, entrevista reprisada em janeiro de 2008.
Gostei dele.
:-)
15 Prøftël // 8/March/2008 às 17:02
Ah, quem não tiver uma conexão ADSL decente é melhor desistir, o .pdf é de 3.58mega.
:-)
16 faraó // 8/March/2008 às 17:37
A minha esperança é o Abbas perceber que a única chance de ele derrotar o Hamas é fazendo a paz com Israel; e torcer para que os palestinos da Cisjoradania se mostrem satisfeitos com isso.
Dessa forma uma guerra civil em Gaza poderia destituir o Hamas e reunificar os palestinos.
O Hamas é um braço do Irã e a sua existencia atende muito mais aos interesses do Irã do que dos próprios palestinos.
O maior inimigo dos palestinos hoje não é mais Israel e sim o Irã, que os usam como bucha de canhão na sua luta contra Israel.
17 Maria // 8/March/2008 às 18:07
Blá, blá, blá.
Vítimas porcaria nenhuma. Judeus e muçulmanos sabem muito bem o que andam fazendo.
Só faltou dizer que o pai cruel é cristão.
Pulha!
18 faraó // 8/March/2008 às 19:00
O pai cruel é cristão.
19 Carlos Magno // 8/March/2008 às 20:24
A mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores, o mesmo jardim!
20 Yawn // 8/March/2008 às 20:25
PD gosta de ver o flame rolar solto, hein?
21 Rene // 8/March/2008 às 20:47
Eu gostaria de fazer um teste: Se os palestinos renunciassem a qualquer forma de violência contra os judeus, haveria o fim da violência? (eu tenho certeza que sim). E se os Judeus renunciassem a toda violência contra os palestinos haveria também o fim da violência (tenho certeza que não).
22 CURIOSO // 8/March/2008 às 21:15
Queria saber porque os palestinos são tão odiados, tanto por Israel quanto pelo mundo muçulmano…
Palestinos e judeus, porque apenas figem que gostam deles?
23 Mr X // 8/March/2008 às 21:28
Curioso,
Ninguém gosta dos palestinos porque eles vivem lançando foguete e se explodindo. Não costuma atrair simpatia… Só os que gostam deles são os esquerdistas, que gostam de FARC, guerrilha, bomba e coisital…
Maria,
Não fale mal do meu amigo Amos!
24 Prøftël // 8/March/2008 às 21:33
“Evasão escolar cresce entre beneficiados do Bolsa-Família”
http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac136993,0.htm
Os antigos aqui sabem que “toco” parte desse programa no trampo.
Vocês não imaginam o tanto de faltas que lanço no sistema cuja justificativa é gravidez precoce e negligência dos pais “motivo desconhecido” então é a maioria.
Acho que a grana é pouca, o programa é bom (se bem que há muita gente recebendo sem precisar uma “peneirada” de vez em quando seria bom bacarai).
25 Prøftël // 8/March/2008 às 21:33
Ih, foi mau, era prá ter comentado no Open, desculpe aí Pedro Doria.
:-(
26 faraó // 8/March/2008 às 22:45
Acho que as pessoas não gostam dos palestinos, pois é dificil gostar de quem se regojiza com a morte (mesmo de inimigos), de quem queima bandeiras, de quem uniformiza seus bebês como homens-bomba, de quem não demonstra valor pelos seus próprios semelhantes, por quem ainda não mostrou algo de valor vindo do seu povo, além de balas, mísseis e morte.
Mas tenho certeza de que isso há de mudar. Um dia, espero que em breve, haverá a paz e aí os palestinos terão a chance de mostrar o seu verdadeiro valor. Em Gaza existe uma universidade e isso já é um ótimo sinal. Vamos esperar e torcer.
27 Fabio Passos // 8/March/2008 às 23:30
Boa noite Pedro Dória.
O que falta para a paz?
“O que falta?
Falta uma frase:
“Eu, Ehud Olmert,
comprometo-me a
pôr fim à ocupação,
na prática – não só em palavras;
em todos os territórios – não só em alguns;
E JÁ! Não quando o Messias chegar.”
Está contada a história,
numa dúzia de linhas claras. ”
Aqui em seu blog, falta sua análise sobre as relações do Império com Israel.
É aí que está a o porquê de Israel permanecer governada por facínoras.
28 Fabio Passos // 8/March/2008 às 23:41
Faltam atitudes do governo Israelense…
anúncio de um grupo de artistas plásticos, escritores, poetas e acadêmicos publicaram no jornal Haaretz em 22 de setembro de 1967:
“O nosso direito de nos defender não nos dá o direito de oprimir outros. A ocupação obriga à revolta. A revolta leva ao esmagamento do povo revoltado. O esmagamento leva ao terror, que leva ao contraterror. As vítimas do terror são em geral pessoas inocentes. A manutenção dos territórios ocupados nos torna um povo de assassinos a serem assassinados. Vamos devolver os territórios ocupados imediatamente”.
Um povo de assassinos a serem assassinados…
Israel precisa livrar-se da relação umbilical com os interesses do Império.
29 Mordechai Cano // 8/March/2008 às 23:45
Amigos
O nosso querido Doria nao esta a par do que realmete acontece em Israel, vamos aos fatos.
1- Em todas as pesquizas recentes e anteriores, os palestinos ,na sua imensa maioria ,querem um estado no lugar do Estado de Israel , nao lado a lado com Israel.
2- A imensa maioria dos palestinos apoia ferventemente a violencia contra civis de Israel seja qual for o estado civil , sexo ou a faixa etaria.
3- No recente covarde atentado que custou a vida a 8 jovens, milhares de pelestinos sairam a rua a comemorar a morte dos inocentes, enquanto a organizacao terrorista que elegeram para governa-los, afirma que isso e apenas o comeco.
4- Nos os Judeus chamados de Sionistas de Direita, nao aceitamos que terrritorios que foram tomados da Jordania depois de uma guerra, sejam transofrmados na patria palestina e que a nossa presenca nesses territorios seja chamada de ” Ocupacao”, a nao ser que seja ocupacao da Jordania, que inda nao pediu a terra de volta.
5- Visto os acontecimento de gaza a cada dia a populacao Israelense, esta mais ciente que nao pode haver um estado palestino , que continua a visar a destruicao de Israel, seja atraves da forca ( ai nao levam) ou atraves do ridiculo direito de retorno, que preve a ida a Israel de mais de 3 milhoes ed palestinos, a imensa maioria dos quais NUNCA esteve em Israel.
Muito apreciaria se o prezado Jornalista mencionasse as fontes de informacao para dizer que tanto palestinos como nos, Judeus Isaraelenses, estamos a favor de um estado para ambos os paises.
30 Fabio Passos // 8/March/2008 às 23:54
O que justifica afinal a ligação umbilical do Império com o governo de Israel?
“A nota é do jornal O Estado de S. Paulo em Nov/2007 - informa que “Israel quer comprar US$1,3 bilhão em mísseis dos EUA”.
Nada mal para um país com 20 por cento de sua população vivendo abaixo da linha de pobreza e com mais de 12 por cento de desempregados…”
Do contribuinte estadunidense… para Israel… e de volta para os fabricantes de armas nos EUA.
Quem ganha com os massacres israelenses contra os palestinos?
Quem ganha com a escalada de violência que espalha o ódio contra Israel em todo o planeta?
Honeywell, Lockheed-Martin, Northrop Grumman, Raytheon Corporation, United Technologies, Boeing, General Electric, General Dynamics…
Vale a pena?
31 Mordechai Cano // 8/March/2008 às 23:59
Fabio Passos
Vamos por as coisas claras, assim, nao deixamos maargens a duvida. A Historia e muito recente opara ser ignorada, ela pode apens ser negada ou distorcida.
1 A Faixa de Gaza e a Cisjordania NUNCA foi territorio Palestino. Gaza era territorio egipcio e a cosjirndania era terra da Jordania.
2- A partir da perda de todas as guerras que os arabes inicarama cointra o estadi da Israel, estes passaraj a chamar as terras de ois paises diferentes de ” Patri aPalestina”, antes de 1967 palestinos nao tinha patria.
3-0 Considerando acima postado que , tenho certeza, voce sabe, os territorios da cisjordania e de gaza eram tecnica e juridaicamnet ” teerras em disputa: sendo que a disputa seria co o egito e com a Jordania, nao com os palestinos.
4- Para refrescar a sua memoria , quero lhe dizer que o fluxo de palestinos a eses dois ” paises” deveu-se ao fato de Israel ter sido atacado por 5 vezinhos , varias vezes, o que motiuvou o fluxo de refugiados aos paises supracitados. NUNCa Israel obr9igou palestinos a se mudarrem para eses lugares.
5- Em Israel vivem, sem problema algum 1.5 milhoes de palestinos que tem ate escolhe representantes no nosso Knesset ou parlamento. Como retribuicao dessa magnifica prova de democracia e de t0lerancia, eles matam 8 jovens numa Yeshiva.
6- Saimos de gaza sem nada pedir em troca. Melhororu alguma coisa para o famoso porcesso de paz???
Olmert falou em por fim a ocupacao. Ele e burro nao e fascinora.
Se quiser vsaber onde a fascinoras, de uma lida no que tem acontecido no Brasil, no mensalao, por exemplo. Se quiser, de uma olhadinha ara saber quantos politocos acusados de corrupcao estao presos.
Finalmente falandode fascinoras, tenha a certeza que a democracia Israelense, nao permitiria ao PM Olmert tirar o dele da reta dizendo que nao sabia a respeito de casos de corrupcao que acontecesse no propprio gabinete dele.
32 faraó // 9/March/2008 às 1:12
Mordechai,
espero que além de tudo voce tenha muita, mas muita paciencia, porque aqui poucos estão interessados na verdade; apenas repetem sistematicamente o discurso velho e surrado que aprenderam ouvindo a propaganda árabe, russa e anti-semita. Esses já foram comprados e muito bem pagos há muito tempo.
Mas, como voce sabe, isso faz parte.
33 faraó // 9/March/2008 às 1:16
Mordechai,
me explica uma coisa.
Por que Israel não fecha de vez as fronteiras de Gaza e passa para o Egito, a responsabilidade de sustentar os seus irmãos árabes palestinos?
Por que Israel se sente na obrigação de fazer o papel de babá de criança mau comportada?
34 Cecilia // 9/March/2008 às 3:19
Mordechai Cano,
Menos.
35 Anonymous // 9/March/2008 às 3:25
Epsódio a epsódio, esta guerra Israel X Palestina não tem o lado bom, nem o lado ruim, nem o lado com razão, muito menos o lado sem razão. Cada pessoa que morre, de um lado ou de outro, é motivo para lamentação, pelo menos dos humanistas.
Nunca mais a vida, daquele que perde um filho, é a mesma. E, principalmente, quando a morte é fruto da violência. Vive-se após a morte de um filho, tem-se momentos felizes, toca-se a vida. Mas uso de sentido figurativo para explicar. É como se um pedaço do coração murchasse para sempre. Uma parte funciona e a outra é seca.
Guerra é isto. A cada morte, murcha o coração de quem a vive.
Israel perdeu oportunidades incríveis de continuar as negociações de paz com Arafat, aquele que foi terrorista, não aceitava Israel e depois, com a maturidade, fez diversas ações no sentido da paz. Israel não quis assinar a paz com Arafat e votou em quem não devia. E os palestinos, vendo que a paz não se fez com Arafat, preferiram eleger quem não aceita Israel. A situação piorou.
Israel é uma nação. É apoiada pelo império. Ao mais forte cabe um gesto maior de grandeza no sentido da criação do estado da Palestina. Não é fácil. A assinatura de um papel não vai garantir nada. O importante é se empenhar nas negociações de paz, aprender a ceder. É lógico que o outro lado precisa ceder alguma coisa também. Só que, Israel, como o mais forte, terá que ceder mais. Estes gestos, de ambos os lados, vão doer, repito, não é fácil. Mas, será que dói mais que a morte de um filho, um irmão, um pai, um parente, um amigo?
36 Linda // 9/March/2008 às 3:26
Anonymous = Linda
37 Linda // 9/March/2008 às 3:31
Se ambos os lados forem partir para a posição de saber quem tem razão, nem em milhões de anos, após o fim da Terra, a paz vai ser selada.
38 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 3:34
Informo a esquerda festiva ( etilica) Que ISrael esta la para ficar.
Nao temos intencao de mudar o Pais para lugar nehum
Vao ter que aturar.
39 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 3:43
Farao
Sei que quem e contra Israel continuara sendo, mas se deixar o comentario do Fabio passos sem resposta, seria dar a razao a ele.
Israel e o unico pais, na historia dos conflitos humanos, de quem todos esperam que continue a alimentar e a passar energia ao inimigo. Estamos negociando com o egito para que forneca a eles a energia que necessitam, mas se cortarmos agora, o mundo interinho, ( O Brazil incluido) nos chamarao de assassinos, de nazistas, de dar castigos coletivos e todas as baboseiras que , com certeza, voce conhece.
:Linda
Tentando ser sincero, nao quero parecer radical, mas o que dizemos em Israel e somente havera paz com os palestinos, quando um dos lados vencer militarmente o outro.
40 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 3:10
Amigos
vou me retirar
boa noite para todos
41 Linda // 9/March/2008 às 3:11
Mordechai Cano, então pq Israel não arrasa a Palestina de vez? É só pedir ao grande cowboy uma bomba nuclear. Tem uma vantagem: só mata seres vivos, não destrói os prédios.
42 Linda // 9/March/2008 às 3:11
Ah…sem querer parecer radical.
43 confetti // 9/March/2008 às 4:28
linda !! sabe conversar
44 confetti // 9/March/2008 às 4:39
mordech, para com isso de pensar que “quem nao pensa como vc” esta “contra vc”…aproveita que mudou do guterman pra ca e suaviza o debate …
nao precisa desconfiar de mim, sou do bem…))
45 Mr X // 9/March/2008 às 5:54
Discordo, amigos.
Estava falando justamente disso o outro dia.
Israel é o único país do universo que por algum motivo todos acham que tem direito a contestar o seu direito a existir.
Mais: por algum motivo, todos, do Oiapoque à Turquia, acham que tem direito a dar pitaco na política externa de Israel, de criticar seus “excessos” e não sei o que mais.
Francamente, acho o Olmert muito fraco, mas se eu fosse o primeiro ministro israelense, mandava todos à PQP.
No mais, não acho estranho o anti-semitismo, que o pessoal odeie os judeus não me espanta, é algo que sempre ocorreu, acho mesmo estranho é o excesso de pró-palestinismo, esse amor incondicional do Universo Inteiro a esse povo que está sempre lançando foguetes e vive de esmolas da ONU e não tem economia própria, realmente é algo que vai além da minha capacidade de compreensão.
Acho que sou o único sujeito do mundo que não é judeu e que, sinceramente, está pouco se lixando para os tais palestinos.
46 Mr X // 9/March/2008 às 6:04
Acho que a Linda se confundiu. Bomba nuclear destrói sim os prédios. A tal bomba de nêutrons é que mataria as pessoas sem destruir os prédios mas, até onde sei, jamais foi utilizada.
No mais, não acho que os palestinos devam ser exterminados, de modo algum. Devem apenas ser transportados ordeiramente até o Egito, onde poderão recomeçar uma nova vida.
Muito obrigado.
47 confetti // 9/March/2008 às 6:21
olha essa frase do amos oz , mrx….
“Minha definição de tragédia é o choque entre quem está certo e quem também está certo. “
48 faraó // 9/March/2008 às 7:49
Um dia, no século XXII, Israel junto com alguns árabes e europeus, vai comprar o Sinai do Egito, vai fazer um acordo com os palestinos e vai construir um país para eles lá.
Depois, nunca mais vai se falar disso.
49 Lola // 9/March/2008 às 8:11
Mr. X, o problema não é amor incondicional pelo povo palestino pela esquerda. Eu sou de esquerda e defendo a solução de 2 estados.Já disse aqui que , em geeral, os defensores do estado palestino, são muito emocionais. Não se dão conta que, do momento que Hamas disser OK, paramos com o bombardeio de quassams e quejandos e vamos conversar, o IDF recua na mesma hora. Israel está lá para ficar e também os palestinos. O ataque à yeshiva , comandado pelas lideranças que estão na Síria e Irã ( segundo o Haaretz ), não impede que os negociadores continuem a falar ( Abbas+Olmert ). Creio que Israel também mantem contatos com a Síria, por debaixo do pano. Mas a Síria deve ser tremendamente pressionada pelo Irã. O Egito não quer Gaza de jeito nenhum. Se há ” império ” de um lado, como diz o Anonymous,também o há do outro. O estatuto do Hamas prega a destruição de Israel, o que , evidentemente, endurece sempre a posição israelense. Causa pânico e desespero. Repito: desespero.Isto é o que não é compreendido pelos que você chama apaixonados pelos palestinos. Israel, se não muito me engano, mantem escritórios comerciais em vários países árabes. A região, se apaziguada, poderia ser um paraíso turístico, econômico, cultural, o que você quiser. Mahmoud Abbas e seus companheiros se deram conta disto e também têm a sua enorme quota de desespero pois , além da ocupação, não conseguem trazer Hamas para a mesa, já que estes estão afinados com Hizb. e Irã. Isto é só uma observação, já que não possuo o conhecimento suficiente das idas e vindas de todo este processo.
Anonymous,em Camp David, foi oferecido praticamente tudo a Arafat, inclusive Jerusalém dividida, e na última hora ele recuou. Não sei sei o porquê exatamente. Se alguém souber aí por favor esclareça. Em algum momento ,sei lá quando, os 2 estados firmarão suas fronteiras e poderão viver em paz, mesmo que não gostem um do outro.
Confetti, o Amos Oz é ótimo é uma pessoa compassiva e não sentimental. Se tiver interessada, leia o David Grossman ” Yellow Wind ” e ” See under: love “. O filho dele morreu na desastrada e, mais uma vez, desesperada guerra contra o Hiz e ele é um grande escritor.Não acho que tenham sido traduzidos para o português mas certamente encontra em francês. Falei ontem com uma prima em T. Aviv, perguntei se a situação estava muito ruim e ela respondeu-me com um sim de infinita tristeza. Não falamos mais sobre o assunto. Acho que foi De Gaulle quem disse que países não possuem amigos, possuem interesses.No mais, bom domingo para vocês.
50 Lola // 9/March/2008 às 8:11
Mr. X, o problema não é amor incondicional pelo povo palestino pela esquerda. Eu sou de esquerda e defendo a solução de 2 estados.Já disse aqui que , em geeral, os defensores do estado palestino, são muito emocionais. Não se dão conta que, do momento que Hamas disser OK, paramos com o bombardeio de quassams e quejandos e vamos conversar, o IDF recua na mesma hora. Israel está lá para ficar e também os palestinos. O ataque à yeshiva , comandado pelas lideranças que estão na Síria e Irã ( segundo o Haaretz ), não impede que os negociadores continuem a falar ( Abbas+Olmert ). Creio que Israel também mantem contatos com a Síria, por debaixo do pano. Mas a Síria deve ser tremendamente pressionada pelo Irã. O Egito não quer Gaza de jeito nenhum. Se há ” império ” de um lado, como diz o Anonymous,também o há do outro. O estatuto do Hamas prega a destruição de Israel, o que , evidentemente, endurece sempre a posição israelense. Causa pânico e desespero. Repito: desespero.Isto é o que não é compreendido pelos que você chama apaixonados pelos palestinos. Israel, se não muito me engano, mantem escritórios comerciais em vários países árabes. A região, se apaziguada, poderia ser um paraíso turístico, econômico, cultural, o que você quiser. Mahmoud Abbas e seus companheiros se deram conta disto e também têm a sua enorme quota de desespero pois , além da ocupação, não conseguem trazer Hamas para a mesa, já que estes estão afinados com Hizb. e Irã. Isto é só uma observação, já que não possuo o conhecimento suficiente das idas e vindas de todo este processo.
Anonymous,em Camp David, foi oferecido praticamente tudo a Arafat, inclusive Jerusalém dividida, e na última hora ele recuou. Não sei sei o porquê exatamente. Se alguém souber aí por favor esclareça. Em algum momento ,sei lá quando, os 2 estados firmarão suas fronteiras e poderão viver em paz, mesmo que não gostem um do outro.
Confetti, o Amos Oz é ótimo é uma pessoa compassiva e não sentimental. Se tiver interessada, leia o David Grossman ” Yellow Wind ” e ” See under: love “. O filho dele morreu na desastrada e, mais uma vez, desesperada guerra contra o Hiz e ele é um grande escritor.Não acho que tenham sido traduzidos para o português mas certamente encontra em francês. Falei ontem com uma prima em T. Aviv, perguntei se a situação estava muito ruim e ela respondeu-me com um sim de infinita tristeza. Não falamos mais sobre o assunto. Acho que foi De Gaulle quem disse que países não possuem amigos, possuem interesses.No mais, bom domingo para vocês.
51 Lola // 9/March/2008 às 8:21
Oops! foi mal, cliquei 2 vezes no submit sem querer. Perdão, leitores.
52 josef mario // 9/March/2008 às 8:22
Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
Eu, josef mario, devo dizer aos companheiros que, enquanto pacifista atuante e radical, sou contra qualquer tipo de violência. Faço uma pequena exceção quanto a liberação da porrada apenas em cima e, também, no meio e em baixo, destes companheiros mendigos e indígenas, obvia e somente, para aqueles viados, afro-descendentes, direitões, reacionários e fascistas, que vivem a emporcalhar e contaminar nossas cidades. Portanto, eu, josef mario, apesar de judeu ortodoxo e praticante, sou forçado a reconhecer que o grande responsável por este lamentável e sangrento embate entre judeus e palestinos foi o companheiro hitler. Se o holocaustro tivesse atingido o seu objetivo final, os companheiros palestinos, hoje em dia, teriam tranquilamente o seu território e não teríamos este derramamento de sangue cruel, inútil e odioso. Em compensação, este prestigioso e consagrado blog do companheiro pedê, por absoluta falta de assunto, não existiria. E, o pior de tudo, a companheira confetti teria que procurar um outro tipo de vício muito mais doloroso quando não utilizado vaselina e, além disso, condenado de forma veemente pela nossa santa igreja católica, apostólica e romana quando não praticado pelos companheiros padres, freis, bispos e coroinhas.
Muito obrigado
53 confetti // 9/March/2008 às 8:31
bom domingo pra vc tbm lola !
jm, vou bruncher ai perto ….pinte la….)))
54 Pedro Doria // 9/March/2008 às 8:44
Mordechai Cano: Perdoe, quem não apresentou as fontes de seus dados foi você.
A minha fonte não é minha. Repare: O texto está entre aspas e assinado embaixo com link para a fonte. A pessoa que você está acusando de ser desinformado não sou eu. É o Amos Oz.
55 josef mario // 9/March/2008 às 8:57
holocaustro=holocausto
56 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 9:15
Lola,
voce parece muito bem informada, deve entao saber que os palestinos nao tem um estado porque nao querem.
Lhes foi oferecido um pela ONU em 1948 e recusaram, preferinado adherir a guerra contra Israel lancada pelos paises arabes,lhes foi oferecido outro atraves dos acordos de Oslo, e recusaram, lhes foi oferecido um terceiro ) a arafat) atraves do atual ministro da defesa em white plains, e iniciaram a segunda intifada.
O que da a idea errada de que somos fracos, e esse governo continuar com negociacoes de paz enquanto os foguetes continuam a chover sobre Israel e os terroristas assasinam os nossos Jovens.
Todos os acrodos de paz barram nas mesmas coisas que barrara este. Primeiro, eles nao querem renbunciar ao terrorismo, desarmar os grupos e integra-los ao processo politico.
Segundo, o retorno as fronteiras de 1967 e politicamente, sociologicamente, economicamente e humanamente impossivel de realizar para Israel. Terceiro, eles querem porque querem ter Jerusalem como capital. Isso nao acontecera. Nem que o primeiro ministro queira o povo nao dexaria.Quarto, e IMPOSSIVEL aceitar que se mudem, para Israel mais e 3 milhoes de palestinos.
Recentemente a autoridade palestina” moderada” ao falar as conversacoes de paz, publicou o mapa do que sera a palestina. Um estrado islamico palestino que iria do rio Jordao ate o meriterraneo.
Nunca havera paz. Ou eles realizam o sonho de ver todos os Judeus nadando em direcao ao europa, ou derrotamos eles militarmente. Essa a crua realidade.
Negociar com quem quer a guerra e se render.
Negociar com quem quer a nossa detruicao e sinal de fraqueza.
57 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 9:17
Prezado Doria
depois que fiz a pergunta a voce e que reparei que voce tinha penas compiado em texto de um dos muitos liberais que moram em Israel mas parece que moram na disney.
Peco desculpas pelo erro.
58 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 9:26
Josef Mario
o que andas fumando, rapaz????
59 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 9:31
Linda
Nao precisa. Eles se arrasam sozinhos.
Nos dizemos que os palestinos nunca perderam a oportunidade de perder uma oportunidade. Nisso ai eles sao campeoes.
60 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 9:39
Farao
O que seria natural e que a jordania assumisse a soberania sobre a cisjordania( e terra deles afinal) e o egito sobre a faixa de gaza que nos tomamos deles.
61 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 10:12
prezado Doria
Acho que o amigo deveria ter cuidado em postar uma reportagem velha de 5 anos, feita a um liberal Israelense.
A dinamica em Israel e muito rapida . Por exemplo, quanado sharon decidiu entregar gaza sem motivo algum e sem nada pedir, tinha o apoio de 60 % das pesquizas, hoje 90% acham que a saida de gaza foi um erro. Se o amigo entao publicar uma reportagem de qualquer sonhador-potencial suicida-da ezquerda de Tel Aviv da epoca, tera uma ida totalmente oposta do que a opiniao publica pensa h0je a respeito
62 Prøftël // 9/March/2008 às 10:24
Mordechai Cano:
No #14 há entrevista recente dele.
Leia, creio que vai gostar.
:-)
Ah, uns posts atrás falei sobre dados em HD, você não respondeu.
63 Caramuru Goldstein // 9/March/2008 às 10:31
Prezado companheiro Josef Mário.
É importante que nós bolivaristas defendamos sempre a verdade e o acesso às informações.
O companheiro talvez não saiba mas já está em idade de saber que conheci a senhora sua mãe, aquela menina morena de pele branca e sorisso pecador, ainda assim uma menina muito respeitável e reaça, integrante da elite econômica de São João del Rey.
Conheci sua mãe durante a missa do Galo na Catedral Basílica do Pilar no ano de 1887. Você ainda não era nascido e seu pai ainda era coberto de espinhas e gostava de masturbar os colegas do seminário.
Meu avô, o Barão de Goldstein como bom holandês sempre teve uma tara econômica e sexual por Índias, tendo apaixonado-se por uma, a qual converteu-se e passou a se chamar Jaci bat Sarah, Baronesa de Goldstein.
Mas voltando ao assunto de sua mãe e afinal minha avó não é de sua conta. Lá estava eu nos arredores da igreja vendendo água benta a qual dizíamos ser oriunda da Igreja da Natividade, supostamente enviada por meu irmão Tupã Goldstein o qual que afirmávamos morar na Terra Santa mas na verdade negociava diamantes na África portuguesa. (A água na verdade vinha de um riacho muito freqüentado por praticantes de umbanda)
No decorrer da missa vi sua mãe correndo aos prantos, devastada após flagrar o noivo - seu pai - “pedindo penitência para o vigário”. Chocada e dominada por um ardor sórdido dentre as pernas causado pela visão de seu pai sodomizado pelo nobre pároco, sua mãe devo confessar foi uma presa fácil. Devido a meus estudos em uma yeshiva próxima a Capernaum sou fluente nas minúcias do Antigo Testamento e tive prazer em introduzir a senhora sua mãe ao Livro do Genêsis mas ao contrário do que imaginei, ela não gostou muito do ínicio do livro e as peripécias de Adão e Eva, demonstrando maior interesse e gemidos ao ser introduzida à história da pitoresca vila onde viviam Ló e suas adoráveis filhas.
Você há de saber que como neta de um senhor de escravos e dono de minas de esmeraldas, ela causou comoção ao emprenhar de um mameluco de origem semita, e que como toda boa família mineira, seu avô, o senhor Manoel de Castro Brito Almeida da Cruz tratou de casá-la com seu pai, Virgílio Mario e enviá-los rapidamente para a fazenda de seus parentes em Itu, no Estado de São Paulo.
Portanto saiba mesmo portando algo 5 cm mais curto e 3 cm a menos de bitola(mesmo quando dada-lhe a vantagem do prepúcio) você terminaria no mesmo campo de concentração no qual pereceram seus primos Sudá, Rumé e Andurá Goldstein, filhos de meu irmão Tupã.
Passar bem
64 Caramuru Goldstein // 9/March/2008 às 10:36
Companheiro Mordechai Cano,
Não sei o que fuma o companheiro Josef Mário mas é impossível negar que o senhor anda consumindo muito haxixe contrabandeado pelas porosas fronteiras israelenses.
A Jordânia nunca foi “dona” da Cisjordânia, afinal a Jordânia, assim como Israel, Síria, Líbano, Iraque, Egito, Arábia Saudita e mais essa penca de Estados fajutos não existiam até o final da segunda guerra mundial. A ocupação israelense apenas fora antecipada pela ocupação jordâniana.
Se a Cisjordânia devesse pertencer a alguém que não os Palestinos ou Israelenses, esse alguém seriam os Turcos.
Vá estudar mais história pois apesar de aparentemente freqüentar semanalmente a praia do Hilton em Tel Aviv o senhor sabe muito pouco da região onde vive.
65 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 10:40
Proftel
obrigado pela dica, conheco o Amos OZ.
desculpe nao ter respndido a sua pergunta no post anterior que voce menciona, nao a vi.
66 Prøftël // 9/March/2008 às 10:49
Mordechai Cano:
Blz, não esquenta.
Gostei do Amos OZ no Roda Viva, se me pareceu equilibrado.
:-)
Surf, baixou o caboclo de novo?
Não entendi essa: “Mas voltando ao assunto de sua mãe e afinal minha avó não é de sua conta.”
O “mameluco de origem semita” também não, sei de escravos do norte da África que eram muçulmanos.
:-)
67 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 11:54
Camuru
Vamos por parte, mas a priori, gostaria lhe informar que qualquer informacao a respeito da Paalestina a epoca do dominio ingles, pode ser achado na google. Hoje so e ingnorante quem quer.
vamos entao a sua aula de geopolitica e , so desta vez sera de graca.
A Palestina a epoca do imperio britanico incluia, toda a jordania, parte do que hoje e siria, medate do libano e todo o deserto do Sinai ( Ate o que hoje e canal de suez), parte da arabia saudita. Mapa a sua disposicao na wikipedia.
foram entao foramdos a paises que nos conhecmos como Jordania, egito, arabia saudita siria e libano. A jodania foi-lhe dada ambas a margens do rio Jordao, conhecida depois das primriras divisoes como cisjordania.
Em 1967, a margen oriental do rio Jordao era parte integrante do territorio o jordaniano e foi tomado pelos extercitos de Israel, juntamente com toda a parte antiga e historica de Ierushalaim que estava sob a protecao da ONU.
Segue informacoes em espanhol tomadas da google
En 1922, los británicos dividieron el Mandato Británico de Palestina y Transjordania al establecer el emirato semiautónomo de Transjordania al este del río Jordán, gobernado por el príncipe hachemita Abdalá I, aunque continuaba la administración de Palestina bajo un alto comisionado británico. El mandato sobre Transjordania terminó el 22 de mayo de 1946; el 25 de mayo, el país se convirtió en el independiente Reino Hachemita de Transjordania con Abdalá I como primer Rey de Jordania, no obstante, su tratado especial de defensa con el Reino Unido no finalizaría hasta 1957.
En los Acuerdos Sykes-Picot, el Reino Unido consiguió el dominio de Jordania, que obtuvo un corredor desértico al este para comunicar Iraq con Transjordania, ambas ocupadas por los británicos.El Reino de Transjordania fue uno de los estados árabes que se movilizó para ayudar a los nacionalistas palestinos contrarios a la creación de Israel en mayo de 1948, y tomó parte en la guerra entre los estados árabes y el nuevo Estado de Israel (véase Guerra árabe-israelí de 1948). Los armisticios del 3 de abril de 1949 dejaron a Jordania el control de la Cisjordania, que propusó que las líneas de demarcación fueran sin perjuicio a los futuros establecimientos o límites territoriales.
En 1950, el país fue renombrado como “Reino Hachemita de Jordania” al incluir aquellas porciones de Palestina anexadas por el rey Abdalá. Mientras reconocía la administración jordana sobre la Cisjordania, los Estados Unidos mantuvieron la posición que la soberanía final era tema para nuevos tratados.
Después de que Siria y Egipto se unieran bajo la República Árabe Unida en 1958, los reinos Hachemitas de Jordania e Iraq se unieron bajo el nombre de Federación Árabe de Iraq y Jordania. No obstante, un golpe de estado militar en Iraq, liderado por Abdul Karim Qasim, acabó la unión con Jordania. Jordania luego firmó un pacto de defensa mutua en mayo de 1967 con Egipto, y por lo tanto participó en la guerra de junio de 1967 entre Israel y los estados árabes de Siria, Egipto e Iraq. Durante la guerra, Israel logró el control de la Cisjordania y de Jerusalén Este.
.
68 Fabio Passos // 9/March/2008 às 12:04
“A Anistia Internacional (AI), Care International UK, Cafod, Christian Aid, Médecins du Monde UK, Oxfam, Save The Children UK e Trócaire alertam:
A situação humanitária dos um milhão e meio de palestinos na faixa de Gaza é atualmente a pior desde o começo da ocupação israelense em 1967.
A política de bloqueio do governo israelense é inaceitável, ilegal e não consegue levar segurança aos palestinos e israelenses.
O diretor-executivo da Care International UK, Geoffrey Dennis, afirma que a recente escalada da violência tornará cada vez mais insuportável a vida na faixa de Gaza.
A diretora da Anistia Internacional no Reino Unido, Kate Allen, ressalta que Israel tem o dever legal de garantir que a população de Gaza tenha acesso a alimentos, água potável, eletricidade e assistência médica. ”
http://blogdobourdoukan.blogspot.com/
69 Fabio Passos // 9/March/2008 às 12:08
Como funciona a opressão Israelense sobre os territórios ocupados?
Em Nov/2007:
“…o governo holandês apresentou ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel pedido de autorização para importar flores cultivadas por palestinos na Faixa de Gaza; da Palestina para a terra das tulipas.
A ministra Tzipi Livni, Vice-Primeira Ministra e Ministra dos Negócios Estrangeiros, não pôde, sequer, atender esse pedido modesto. O exército proibiu o negócio.
Ao contrário do que ensina a expressão tão conhecida, o exército não é adepto de dizer coisa alguma, com flores.”
Está proibido aos habitantes do gueto vender flores…
70 Fabio Passos // 9/March/2008 às 12:11
“O código genético do movimento sionista leva a lutar contra o povo palestino pela posse de toda a Palestina histórica e pela expansão da colônia judaica do mar ao rio. Enquanto essa inércia não for suplantada pela decisão nacional de adotar outro objetivo – decisão clara, aberta, de longo prazo – a inércia seguirá seu curso.
Nenhuma decisão desse tipo amadureceu ou foi adotada. Os ministros falam sobre possibilidades, gaguejam sobre a “Solução dos dois Estados”, fazem circular slogans e mais slogans, fazem declarações e enunciam decisões, mas, de fato, pé no chão, a velha política continua, inabalada, como se nada tivesse acontecido.”
Uri Avnery
71 Caramuru Goldstein // 9/March/2008 às 12:11
Prezado Mordechai Cano,
Para alguém cujo nome remonta ao brova herói Mordechai do Livro de Esther o senhor está se saindo um belo Daniel Pipes…
Porém ao contrário do nobre acadêmico de sobrenamo igualmente tubular o senhor precisará se esforçar um pouquinho mais para me ensinar. Esse seu discurso meia boca aprendido nos encontros do Bnei Akiva pode enganar os leitoreres do Marcos Guterman mas aqui não vai colar.
Caso você não saiba, a ocupação do “West Bank” formalizada em 1950 pelo casa dos deputados e pela casa dos notáveis do então reino da Transjordânia (note o nome…) só foi reconhecida pelo governo britânico, o qual sempre foi muito próximo do reino Hashemita e pelo Pakistão, no qual nunca ninguém prestou muita atenção até que produzissem armas nucleares.
Abaixa a sua crista meu jovem galeto…
72 Caramuru Goldstein // 9/March/2008 às 12:15
Prezado Fabio Passos,
Ouvi dizer que o Josef Mário encontra-se à procura de um novo pagem. Quem sabe o jovem mancebo não se candidata e deixa de copiar e colar essas asneiras publicadas pelo raivoso Bourdoukan???
73 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 12:16
Fabio passos
disso ai estamos fartos e acostumados. Nao ha nehuma ong do mundo inteiro que tente saber as causas, eles so procuram os efeitos.
A coisa e para la de simples.
Os palestinos que democraticamente optaram por um governo terrorista que tem que objetivo a destruicao de Israel, nao podem dizer que nao sabiam, como faz o lula.
eles sabiam que a plataforma do hammas e a destruicao de Israel e a sua substituicao por um estado Islamico.
A partir de gaza ja foram lancados sobre Israel mais de 6 mil foguetes vizando unicamente a populacao civil.
A partir de gaza sao planejados e efetuados ataques terroristas contra Israel, um dos quais matou dois soldados, dentro do territorio de Israel na semana passada ( o segundo faleceu hoje).
A vida e insuportavel para eles??? e nos com isso???, a unica coisa que os palestinos devem fazer para ter uma vida normal, e nao atacar mais Israel. Renunciar ao terrorismo. Achas que e muito pedir??
E muito que parem de jogar foguees sobre cidade Israelenses sem motivo algum???
A vida deles e insuportavel??? nao e verdade, ha um par de dias milhares foram as ruas a cantar e dancar de alegria, celebrando o assassinato de 8 estudantes de uma escola religiosa.
De novo, Israel e o unico pais do mundo que e obrigado a fornecer algua, eletricidade e alimentos a0os seus inimigos.
Voce nao acha essa situacao, no minimo, injusta, para nao dizer ridicula???.
74 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 12:19
Camuru whatever
As inforcaoes a respeito ja foram postadas em dois idiomas, se nao tiver entendido em portugues e espanhol, as mesmas informacoes podem ser postadas em ingles, frances, italiano ou ebraico.
E so o senhor escolher.
75 Fabio Passos // 9/March/2008 às 12:20
Que tolice Cano…
A Palestina foi ocupada. Os palestinos foram aprisionados em guetos… Os invasores tem responsabilidade sim.
76 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 12:21
Fabio passos,
e nao tem que deixar passar mesmo, o dinheiro porveniente do negocio das exportacoes, feutas atraves de territorio Israelesnse servira para financiar atos terroristas contra Israel.
77 Fabio Passos // 9/March/2008 às 12:23
Caramuru,
Por que a sua raivosa reação?
Os textos são de Uri Avnery e de outros Israelenses que não aceitam participar da opressão…
78 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 12:23
Fabio passos
‘
desculpe, amigo, voce nem desconfia o que tenha sido um getto, caso contrario nem usaria essa palavra.
Por favor leia meus artigos anteriores, onde o senhor tera uma aula de geopilitca e deixara de usar essa palavra tao mal usada que e ocupacao.
79 Fabio Passos // 9/March/2008 às 12:27
Então eles não podem vender flores para sustentar-se e o invasor (Israel) não precisa prover mínimas condições de sobrevivência…
que caia do céu não é?
Desculpe… esta merece uma declaração um pouco mais dura:
“Os apologistas mais vulgares dos crimes dos EUA e Israel explicam com solenidade digna de melhor causa que, enquanto os árabes têm o propósito de matar pessoas, os EUA e Israel não têm a menor intenção de fazê-lo. Seus mortos são, simplesmente, acidentais e não podem ser comparados com os de seus adversários.”
Noam Chomsky
80 Caramuru Goldstein // 9/March/2008 às 12:28
Prezado Mordechai,
Primeiro irei repetir meu sobrenome, é Goldstein e não whatever como o senhor insinua.
Primeiro sou obrigado a deixar claro que acesso à informação por si só não é capaz de fazer um indivíduo mais ou menos ignorante. Vide o seu caso.
Segundo Wikipedia não é fonte.
Terceiro mas não menos importante:
O senhor não sabe utilizar o google, se soubesse teria encontrado o site Palestine Facts, um site razoavelmente sionista e que confirma aquilo que eu lhe disse. Busque “West Bank Jordan”.
Leia e tente aprender e quem sabe da próxima vez você não entre pelo cano.(com perdão pelo trocadilho)
Galeto, abaixa a crista.
81 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 12:28
Fabio Passos, repeteco para voce, que esta a fazer as mesmas perguntas.
Vamos por as coisas claras, assim, nao deixamos margens a duvida. A Historia e muito recente para ser ignorada, ela pode apenas ser negada ou distorcida.
1 A Faixa de Gaza e a Cisjordania NUNCA foi territorio Palestino. Gaza era territorio egipcio e a cisjordania era terra da Jordania.
2- A partir da perda de todas as guerras que os arabes iniciarama contra o estado da Israel, estes passaram a chamar as terras de dois paises diferentes de ” Patria Palestina”, antes de 1967 palestinos nao tinha patria.
3-0 Considerando acima postado que , tenho certeza, voce sabe, os territorios da cisjordania e de gaza eram tecnica e juridicamente ” terras em disputa: sendo que a disputa seria com o egito e com a Jordania, nao com os palestinos.
4- Para refrescar a sua memoria , quero lhe dizer que o fluxo de palestinos a eses dois ” paises” deveu-se ao fato de Israel ter sido atacado por 5 vezinhos , varias vezes, o que motivou o fluxo de refugiados aos paises supracitados. NUNCA Israel obrigou palestinos a se mudarem para eses lugares.
5- Em Israel vivem, sem problema algum 1.5 milhoes de palestinos que tem ate escolhe representantes no nosso Knesset ou parlamento. Como retribuicao dessa magnifica prova de democracia e de t0lerancia, eles matam 8 jovens numa Yeshiva.
6- Saimos de gaza sem nada pedir em troca. Melhororu alguma coisa para o famoso porcesso de paz???
Olmert falou em por fim a ocupacao. Ele e burro nao e fascinora.
Se quiser saber onde a fascinoras, de uma lida no que tem acontecido no Brasil, no mensalao, por exemplo. Se quiser, de uma olhadinha para saber quantos politicos acusados de corrupcao estao presos.
Finalmente falando de fascinoras, tenha a certeza que a democracia Israelense, nao permitiria ao PM Olmert tirar o dele da reta dizendo que nao sabia a respeito de casos de corrupcao que acontecessem no propprio gabinete dele
82 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 12:30
Camuru whatever
obrigado pelas suas educadas e sabias palavras. Hoje saio deste espaco enriquecido intelectualmente depois dessa troca de ideas de elevado nivel, especialmente da sua parte.
Obrigado de novo.
83 Caramuru Goldstein // 9/March/2008 às 12:33
Fabio Passos,
Raivoso era meu cachorro que morreu babando e fujindo da água assim como você foge da leitura de qualquer coisa que abale as suas crenças.
Somente um completo beócio é capaz de buscar ler fontes que apenas confirmem aquilo no que ele já acredita. Recomendo que ao invés de ler esses picaretas como o Noam Chomsky ou o Finkelstein o senhor procure abrir sua mente e coração às picaretagens do Daniel Pipes ou do Dershowitz, assim quem sabe seus miolos entrem em curto circuito e passem a funcionar adequadamente.
Recomendo que você troque endereço com o companheiro Mordechai Cano e troquem os livros que andam lendo…
84 Fabio Passos // 9/March/2008 às 12:33
Cano,
Dispenso suas aulas… mas espero comentário seu sobre isto:
“Depoimento de Sergio Yahni, que cumpriu três sentenças de prisão por sua recusa a prestar o serviço militar nos territórios ocupados (Palestina):
“(…) Desde 29 de setembro de 2000, o Exército israelense vem realizando uma “guerra suja” contra a Autoridade Palestina. Essa guerra suja inclui matanças extrajudiciais, o assassínio de mulheres e crianças, a destruição da infra-estrutura social e econômica da população palestina, a queima de campos de cultivo e o arrancamento de árvores.”
85 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 12:35
Fabio passos
acho, meu caro que voce realmente nao sabe ler.
De que invasor estas a falar, se em gaza nao existe um unco Israelesne, um unco Judeu???.
Nao nao podem passar atraves de Israel, eles podem vener atraves do egito ou da jordania, se quiserem. Israel nao pode colaborar para que entre dinheiro que sera usado contra Israel, faz sentido nao???.
Lembro ao amigo que o bloquieo finaciero nao e apenas aplicado por Israel, mas por todos os paises da europa e do norte da america.
Voce continua a ingorar o UNICO elemento que tornaria a vida dos habitantes de gaza ..normais…. E SO PARA COM O TERRORISMO.
Se o governo que eles escolheram nao liga a minima para as condicoes de vida deles, porque achas que Israel tem que se preocupar com isso???
86 Fabio Passos // 9/March/2008 às 12:37
Caramuru,
Você foi mordido por seu cachorro?
Não pode questionar aqui o que todo o planeta vem questionando?
87 Caramuru Goldstein // 9/March/2008 às 12:38
Companheiro Mordechai Cano,
É com profundo pesar que descubro que apesar do heróico nome o companheiro não dá nem pro gasto e tratou de colocar o rabo entre as pernas e sair de fininho uma vez confrontado com fatos que extrapolam a doutrinação proporcionada pelos seus adoráveis finais de semana com os amigos do Bnei Akiva.
Reforço a nobre sugestão dada ao companheiro Fabio Passos de quem ambos experimente ler um os livros do outro para que ambos possam exercitar a dádiva do raciocínio ao invés de ficar repetindo abobrinhas que leram nesses sites imbecis que abundam na internet.
88 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 12:39
Fabio passos
Quanta parcialidade!!! Isrel tem leis e um pais democratico e as leis aplicam-se a todos. Se qualquer cidadao no exercito se recusar a cumprir ordens, ira em cana, como foi o sagrento que se recusou a evacuar outros Judeus de gaza.
Isso voce nao lembra ne???
Falar e barato, me mencione UM UNICO massacre de mulhres e criancas que Israel tenha perpetrado. UM SO e serei feliz.
Falar e barato.
estas sendo panfletario, e indecentemente mal informado.
89 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 12:41
Caramuru whatever
o papo contigo esta encerrado. Quando o nivel de educacao que certamente possues, seja por voce usado para se dirigir a quem discorda dos seus pontos de vista, voltarei a responder.
Um abraco
90 Fabio Passos // 9/March/2008 às 12:41
Prezado Cano,
Sergio Yahni continua:
“(…) O seu Exército que se chama a si mesma de “Forças de Defesa de Israel”, não é nada mais do que o braço armado do movimento dos assentamentos. Esse Exército não existe para trazer segurança aos cidadãos de Israel; existe para garantir a continuidade do roubo das terras palestinas. Como judeu, sinto repulsa pelos crimes que essa milícia comete contra o povo palestino.
É meu dever, como judeu e ser humano, recusar resolutamente ter qualquer participação nesse Exército. Como filho de um povo vitima de pogroms e da destruição, não posso participar da política insana de vocês.Como ser humano, é meu dever recusar participar de qualquer instituição que comete crimes contra a humanidade”.
É um dever recusar… principalmente para um “…filho de um povo vitima de pogroms e da destruição”.
91 Caramuru Goldstein // 9/March/2008 às 12:44
Fabio Passos,
Meu cachorro era um tanto mais inteligente que o nobre companheiro e sempre soube que não se morde a mão que alimenta.
Meu cachorro, carinhosamente apelidado de Motti, apesar de não tão inteligente como o papagaio Alex, sabia que se o mundo todo realmente desse a mínima para questão palestina, os palestinos não estariam mais se fazendo de vítimas, já tendo realizado o pérfido sonho do Hamas de varrer os judeus de Israel.
Os únicos que dão a mínima para os palestinos são os sionistas que precisam ir trabalhar todo dia em um país ameaçado por todos os lados por um bando de malucos que acham que vão para o paraíso trepar tudo o que não puderam trepar em vida.
Nós bolivaristas bem sabemos que nossa defesa dos palestinos só nos motiva em decorrência da preferência de certas fêmeas de levar um jato de labane na cara.
92 Fabio Passos // 9/March/2008 às 12:44
Cano,
Penso que a recusa é um ato de extrema coragem… aqueles que recusam são presos.
É o conteúdo do depoimento que choca… são Israelenses que foram enviados para subjugar os palestinos e relatam barbaridades que foram obrigados a cometer.
93 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 12:51
Fabio passos
mais uma porva de imensa democracia nque existeb em Israel. Cidadao d0 nosso pais tem o direito de escrever qualquer coisa sem que seja preso ou assassinado por fundamentalistas Judeus. ( sei, um ortodoxo matou rabin).
teve Judeu que foi servr de escudo humano para arafat, quando este criminoso estava para ser executado pelo nosso exercito.
Tem uma seita chamada naturei karta que a pregoa o fim do estado de Israel e ninguem e preso ou morto por isso.
O fato de um idiota escrever abobrinhas tira alguma coisa das razoes que nos levam a viver em estado de guerra desde a fundacao de Israel???.
O fato de um imbecil escrever o que le da na telha, faz com que os fogeutes disparados diariamente sobre Israel a partir de gaza, deixem de ser uma realidade????
Na realidade voce nao responde a NADA qu eu lhe mostro, se mimita a procurar mais fonets de oinformacoes contra Israel.
ESTOU AGURADANDO VOCE ME DIZER DE UM UNICO MASSACRE DE MULHERES E CRIANCAS PALESTINAS PERPETRADAS PELO MOSTRUOSO EXERCITO DE ISRAEL.
Vamos para de escrever bobagens que nao conhecemos e nos referir a fatos que sejam do nosso conhecimento. Que tal???, afinal estou a falar com voce e nao com esse monte de debis mentais que voce esta a citar. Ate agora nao fiz mencao de um unico autor. Voce esta a debater comigo e nao com autores de livros. Afinal escrever um livro nao e curriculo para ninguem.
94 Caramuru Goldstein // 9/March/2008 às 12:52
Prezado Mordechai,
Apesar de teres fugido com o rabo entre as pernas e agora estar esperando o próximo Shabat para contar suas lamúrias aos amigos do Bnei Akiva deixe-me oferecer uma palavra de conforto:
Somos ambos sionistas, porém eu dou continuidade ao milenar apreço dos judeus pela leitura, pelo raciocínio e pelo questionamento, enquanto o senhor prefere se portar como um palestino e fazer-se de vítima frente aos olhos do demais leitores.
Eu e meu filho bastardo Josef Mario continuamos aguardando sua “aula de geopolítica”.
Passar bem
95 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 12:52
PAssos,
recusar por recusar, teve soldados e suboficiais que se recusarqam a retirar a forca os mcolonos Judeus de gaza.
Ou so e coragem quando se trata de nao servir nos territorios???
96 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 12:58
passos
nao e do te conhecimento todas as vezes que a0sm palestinos lhes foi oferecido um pais???.
Nao e do teu conheciento que foram Rabim e peres que foram buscar arafat que estava vivendo no sudao para traze-lo para Israel como chefe do futuro estado palestino????
Nao e do teu conhecimento quantos planos de paz fracassaram porque os palestinos se recusam a renucciar ao terrorismo???.
Nao e do teu conhecimento que, durante a tentativa de aplicacao do plano de oslo, os Judeus continuaram a negociar enquanto onibus , bares, e restaurantes explodiam por toda Israel???
Barbaridade e entrar numa Yeshiva e matar 8 meninos desarmados que estavam estudando, barbaridade e entrar em territorio de Israel matar e sequestrar soldados, barbaridade e jogar foguetes sobre populacoes indefesas, barbaridade e fomentar o odio aos Judeus usando ate personagens da disney.
Passos, a sua desinformacao e uma indecencia.
97 Fabio Passos // 9/March/2008 às 13:00
Cano,
Por que nega veracidade ao que os próprios Israelenses declaram?
A única coisa que eles ganharam foi castigo… evidente que declaram a verdade.
“Depoimento de Ishai Menuchin, major da reserva do exército israelense, que cumpriu pena em prisão militar por se recusar a prestar serviço militar durante a invasão do Líbano’
(…)”Decidi recusar seletivamente as ordens militares se incluíssem minha presença nos territórios(Palestina). Vou continuar a prestar serviço militar na Força de Defesa de Israel, mas não na Força de Ocupação de Israel.”
98 Fabio Passos // 9/March/2008 às 13:02
Isto precisa parar Cano.
Isto é o que atrai ódio contra Israel:
Ishai Menuchin continua…
“(…) Desde outubro de 2000, perto de 3.000 palestinos foram assassinados por meu Exército, inclusive um número significativo de crianças e menores e um número igualmente chocante foi executado. “
99 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 13:07
Passos, voce esta a falar de UM Israelesne, pode ate te 100 ou 1000, como ntem 5 mil seguidores do naturei karta, o que voe nao pode e , baseado num unico deppimento, dizer que” Os Israelenses ” pensam assim.
Passos, voce e a unica pessoa que critica um pais por punir UM ou DOIS membros das suas forcas armadas que se recusaram a cumprir ordens.
Pergunte o que aconteceria com um soldado, um suboficial ou um oficial Brasileiro que se recussasse a cumprir uma ordem qualquer.
100 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 13:08
em operacoes de guerra quem se nega a cuprir uma ordem deveria ser fuzilado.
101 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 13:10
Passos
o odio contra Israel nao tem 60 anos, nem se iniciou com as IDF.
Para com isso estas entrando na falsidade descarada.
O antissemitismo que representas e velho de muitos seculos, quase dois milenios antes de existir a IDF.
Seja qual for a causa, sempre existirao razoes para odiar os Judeus, e gora, Israel.
102 Fabio Passos // 9/March/2008 às 13:10
Cano,
Toda minha solidariedade para com aqueles que se recusam a matar civis indiscriminadamente…
103 Fabio Passos // 9/March/2008 às 13:12
Penso que Ishai Menuchin é um herói israelense…
“…Além disso, não vou participar de ações “menos violentas”, como manter palestinos sob toque de recolher durante meses, montar bloqueios para impedir civis de irem de cidade em cidade, nem participar de demolições de casas ou de quaisquer atos de repressão nos territórios palestinos”.
104 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 13:12
Passos
estou a espera de que mencione uma UNICA vez em que o o exercito saiu matando civis indiscriminadamente.
105 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 13:13
o cara deveria ser expulso e mandado a viver em Ramallah.
Promnto, tanta solidariedde com o inimigo deeveria ser recompensada. Que va morar com ele.
106 Fabio Passos // 9/March/2008 às 13:14
Cano,
Israel está fazendo um profundo mal a si mesma… esta é a percepção de muitos israelenses e de quase todo o planeta.
107 Caramuru Goldstein // 9/March/2008 às 13:15
Companheiro Mordechai,
Ainda bem que companheiro mora em São Paulo, morasse em Israel seria um perigo!
Pena tenho dos companheiros sionista-bolivaristas Gabriel e André Fucs, que além de viver ameaçados por homens bomba suicidas taradões vidrados numas virgens, precisam conviver com direitões, facistas e reacionários como o companheiro.
Nem meu cachorro, o saudoso Moti, que morreu de raiva era capaz de babar tanto. Perto de seu humanismo o companheiro pan-arabista-bolivarista Assad merecia dividir o Nobel da Paz junto com o senil Presidente Carter.
108 Fabio Passos // 9/March/2008 às 13:23
“Os palestinos não têm de reconhecer o Estado de Israel. Afinal de contas, já fizeram exatamente isto no acordo de Oslo – embora Israel ainda não tenha reconhecido o direito dos palestinos a um Estado próprio, nos limites da Linha Verde.”
Uri Avnery
109 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 13:25
Passos
sou cidadao Israelense, tenho residencia em Ierushalaim, servi o exercito tres anos, estou na reserva, e tenho uma percepcao infnitamente mais correta da que voce tem baseada em relatos de terceiros.
So isso, e minha experiencia, independetemente da minha militancia pessoal ,deveria ser fonte de informacoes para voce, ao menos, para ter outra visao de uma situacao da qual so conhece um lado e muito mal conhecido.
Por exemplo, sabias que por tras das crinacas que jogam pedras ao soldados, sempre ha adultos com armas esperando que estes saim dos jeeps a prova de balas??? nao ne??.
sabias que e gracas aos check points( bloquieas sem repaviso) que 99% doa atentados c0ntra Israel sao evitados???
Sabias que os terroristas usam ambulancias e mulhres gravidas para tranbsportar explosivos e armas???
Sabias em muito recentemente o hammas tentou introduzir em gaza, explosivos dentro de bolsas de acucar que recebiam de ajuda humanitaria da ONU???
SAbias que eles guardam armas, explosivos e municoes em mesquitas e hospitais??
sabias que eles usam as criancas para recuperar a estrutura dos gguetes ja lancados???
Sabes que as quase a totalidade das maes palestinas ofereceriam um filho para um ataque suicida???
entendes agora porque ha baixas entre civis palestinos???
110 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 13:27
passos
nao estou a fim de debater com uri avener, nem com o isahi whatever.
Bada tem a dizer que saia da tua cabeca????Isso nao tem fim, e uma idiotice.
111 Mordechai Cano // 9/March/2008 às 13:31
Passos
tenho que sair, apesar das divergencias, obrigado por manter a conversa num nivel de extrema civilidade.
um abraco
112 Fabio Passos // 9/March/2008 às 13:49
Cano,
A saída é Israel reconhecer o Estado Palestino.
Salta aos olhos… “a paz se faz com os inimigos”
“A resolução de nº. 181, determinou a divisão da Palestina em dois Estados: o Palestino e o Israelense. Na partilha do território, 56% da área caberia aos israelense que, na fundação de seu Estado, ocuparam 78% do espaço e se valeram da força para promover a expulsão dos palestinos de seus lares e terras - que se refugiaram em acampamentos na Cisjordânia, Gaza, Líbano, Jordânia e Síria. Em 1967, Israel ocupou o restante do território que a divisão da ONU destinara à construção do Estado Palestino.
A efetivação do Estado Palestino independente, com Capital Jerusalém e o retorno dos refugiados (Resolução 194 da ONU) são questões cruciais à construção de uma paz verdadeira no Oriente Médio, que precisa ser justa e respeitada para ser duradoura.”
FEPAL - FEDERAÇÃO ÁRABE PALESTINA DO BRASIL
113 Fabio Passos // 9/March/2008 às 13:58
Pedidos da ANISTIA INTERNACIONAL:
“- As autoridades israelenses devem pôr em liberdade os palestinos detidos arbitrariamente, em particular as mais de 800 pessoas que se encontram em detenção administrativa, encarceradas sem acusação nem julgamento, e devem revisar os casos dos 300 menores palestinos que foram julgados ou estão à espera de julgamento pelos tribunais militares israelenses sem beneficiar-se dos procedimentos concebidos para proteger os menores, assim vulnerando as disposições da Convenção sobre os Direitos das Crianças das Nações Unidas.
- As autoridades israelenses devem parar de destruir habitações e terras palestinas nos Territórios Palestinos Ocupados, cancelar as ordens de demolição pendentes, e transferir a responsabilidade das normativas de planificação e edificação nos Territórios Palestinos Ocupados, atualmente nas mãos do exército israelense, para as comunidades palestinas locais. ”
http://www.br.amnesty.org/index_noticias.shtml?sh_itm=599bea13c134a21459aa96318facfe41
114 Fabio Passos // 9/March/2008 às 14:41
Mais recomendações da Anistia Internacional:
“- O governo israelense deve suspender sem demora o atual regime de bloqueios e restrições à liberdade de circulação de pessoas e mercadorias nos Territórios Palestinos Ocupados, cujo efeito tem sido o de paralisar a economia palestina e negar qualquer aparência de vida normal para os 3,5 milhões de habitantes palestinos.
- O governo israelense também deve suspender de imediato o bloqueio imposto na Faixa de Gaza que tem exacerbado uma crise humanitária, causado pobreza extrema e generalizada e dependência da ajuda alimentícia, além da morte de pessoas que necessitam de assistência médica não disponível na Faixa de Gaza.
- As autoridades israelenses devem deter a construção ou expansão de assentamentos israelenses e outras infra-estruturas relacionadas nos Territórios Palestinos Ocupados, inclusive Jerusalém Oriental – 80% dos 700 quilômetros de muro construídos na Cisjordânia ocupada – assim como dar início aos preparativos para reinstalar em Israel os colonos israelenses dos Territórios Palestinos Ocupados. Se há necessidade de um muro para proteger a segurança de Israel, este deve se encontrar na fronteira entre Israel e os Territórios Palestinos Ocupados e não dentro destes Territórios.
- As autoridades israelenses devem parar de destruir habitações e terras palestinas nos Territórios Palestinos Ocupados, cancelar as ordens de demolição pendentes, e transferir a responsabilidade das normativas de planificação e edificação nos Territórios Palestinos Ocupados, atualmente nas mãos do exército israelense, para as comunidades palestinas locais. ”
http://www.br.amnesty.org/index_noticias.shtml?sh_itm=599bea13c134a21459aa96318facfe41
115 Fabio Passos // 9/March/2008 às 14:44
Pedro Dória,
Penso que falta uma análise sua sobre o papel do Império nas sucessivas arbitrariedades cometidas por Israel contra os palestinos…
Vou repetir um comentário meu que acredito ser o ponto chave:
O que justifica afinal a ligação umbilical do Império com o governo de Israel?
“A nota é do jornal O Estado de S. Paulo em Nov/2007 - informa que “Israel quer comprar US$1,3 bilhão em mísseis dos EUA”.
Nada mal para um país com 20 por cento de sua população vivendo abaixo da linha de pobreza e com mais de 12 por cento de desempregados…”
Do contribuinte estadunidense… para Israel… e de volta para os fabricantes de armas nos EUA.
Quem ganha com os massacres israelenses contra os palestinos?
Quem ganha com a escalada de violência que espalha o ódio contra Israel em todo o planeta?
Honeywell, Lockheed-Martin, Northrop Grumman, Raytheon Corporation, United Technologies, Boeing, General Electric, General Dynamics…
Vale a pena?
116 Mr X // 9/March/2008 às 14:46
a) Oi Lola! :-)
b) O Caramuru Goldstein é uma versão sionista do Josef Mario?
c) Por falar em papagaio Alex, o Fabio Passos parece um papagaio incapaz de apresentar um pensamento próprio. O Alex com certeza era mais inteligente.
d) Faltou comentar a coisa mais interessante do comentário do Oz, sobre os europeus. Efetivamente, nessa história toda, os europeus são uns safados oportunistas, que além de meter o bedelho numa briga que não lhes compete, ainda financiam os terroristas islâmicos palestinos para que façam terror lá em Jerusalém e não em Paris ou Madri.
117 Billy the kid // 9/March/2008 às 14:52
Passos
O Mordechai nos deu a todos, especialmente para voce uma aula de como sao realmente as coisas na terra dele.
E tu nao entendeu ainda ne???, cara, para de copiar artigos e posta-los aqui. Es muito chato
118 H.Romeu Pinto Reloaded // 9/March/2008 às 15:19
Comentario 69….UAU!
119 H.Romeu Pinto Reloaded // 9/March/2008 às 15:20
Mordechai……por favor!
Por qué no te callas…..e vai comer porco na casa do André!
EEEEEEEEEEEEEEEEEEE………………
120 faraó // 9/March/2008 às 15:55
“A Anistia Internacional (AI), Care International UK, Cafod, Christian Aid, Médecins du Monde UK, Oxfam, Save The Children UK e Trócaire alertam:
A situação humanitária dos um milhão e meio de palestinos na faixa de Gaza é atualmente a pior desde o começo da ocupação israelense em 1967.”
Isso só confirma que os 38 anos de ocupação que Israel fez em Gaza foram MUITO, MAS MUITÍSSIMO melhores para os palestinos do que os quase 2 anos de governos do Hamas.
Com certeza, uma parecela considerável da população de Gaza morre de saudades da ocupação israelense quando eles tinham trabalho, renda, bancos, comida, combustível, atendimento médico e hospitalar, coisa que hoje eles só se lembram vaga e remotamente.
Se arrependimento matasse, estariam tão mortos quanto os seguidores do Fatah de Gaza.
Israel e o Fatah já perceberam que a forma de derrotar o Hamas (e o Irã) é fazendo a paz e conquistando os palestinos de Gaza que seriam os responsáveis pela derrota do Hamas.
Quem viver, verá.
EEEEEEEEEEEE camel…………. salam aleicum!!!
121 H.Romeu Pinto Reloaded // 9/March/2008 às 16:02
Blearghhhhhhhhhhhhhh…………..
EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
122 faraó // 9/March/2008 às 16:04
Fabio Passos
se na fronteira da Coreia do Norte e do Sul não passa nada, por que Israel deveria abrir a fronteira com Gaza?
Eles não queriam Gaza de volta? Agora que tem, o que mais querem? Sustento? Vai te catar, ou então pede sustento pros irmãos árabes do Egito.
Se Cuba aguenta corajosamente os embargos há quase 50 anos, por que Israel deveria abrir a fronteira com Gaza?
Eles não queriam Gaza de volta? Agora que tem, o que mais querem? Sustento? Vai te catar, ou então pede sustento pros irmãos árabes do Egito.
Se os sudaneses aguentam coisa muito pior sozinhos, por que Israel deveria abrir a fronteira com Gaza?
Eles não queriam Gaza de volta? Agora que tem, o que mais querem? Sustento? Vai te catar, ou então pede sustento pros irmãos árabes do Egito.
123 H.Romeu Pinto Reloaded // 9/March/2008 às 16:20
Blearghhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!
124 H.Romeu Pinto Reloaded // 9/March/2008 às 16:21
Nazismo e mais nazismo…day by day!
125 confetti // 9/March/2008 às 16:28
mrx, desinformaçao nao vale, please….
“d) Faltou comentar a coisa mais interessante do comentário do Oz, sobre os europeus. Efetivamente, nessa história toda, os europeus são uns safados oportunistas, que além de meter o bedelho numa briga que não lhes compete, ainda financiam os terroristas islâmicos palestinos para que façam terror lá em Jerusalém e não em Paris ou Madri.”
126 Prøftël // 9/March/2008 às 16:46
Confetti:
Os safados são oportunistas sim, quando precisam da América Latrina a gente tá aqui prá socorrer, quando a gente precisa deles é tratado como cidadão de terceira categoria.
Não é a primeira vez que vc vem defender gringo, pára com isso.
Tá cheio de exemplo, das limitações à importação de produtos nossos à limitação de gente mesmo, passando pelo tratamento que muitos brasileiros recebem aí.
Quando houve guerra aí os esfomeados vieram prá cá e foram bem recebidos, quando precisaram de ouro, cana-de-açucar e outros quetáis foi aqui que pegaram na mão grande, vou parar por aqui.
Fico, fico puto da vida sim quando te vejo tentar defender europeu.
:-#
127 confetti // 9/March/2008 às 16:49
ale, do que vc ta falando ???
128 Prøftël // 9/March/2008 às 17:05
#116 “Efetivamente, nessa história toda, os europeus são uns safados oportunistas…”
+
#125 “desinformaçao nao vale”
+
Outros posts por aí você falou a favor do controle de entrada na Europa, foi num Open se não me engano, eu taskei a notícia da cientista brasileira que ia defender não sei o quê na Europa e foi barrada, foi antes do caso dos 30 da Espanha.
É isso.
129 Fabio Passos // 9/March/2008 às 17:10
Olhem que interessante o Uri Avnery falando do relacionamento entre o Império e Israel…
“1) Esse relacionamento tem uma dimensão ideológica: os dois Estados foram criados por imigrantes vindos de longe, que tomaram um território e expulsaram a população autóctone que encontraram. Nos dois casos, acreditavam-se escolhidos por Deus, que lhes estaria dando a Terra Prometida. Ambos começaram por implantar uma cabeça-de-praia, a partir da qual encetaram uma marcha histórica que parecia irresistível – os americanos, “from sea to shining sea”; os israelenses, da planície costeira ao Jordão.”
130 Fabio Passos // 9/March/2008 às 17:11
“2)Esse relacionamento tem uma dimensão estratégica: Israel atende a necessidade essencial para os americanos de controlarem o petróleo do Oriente Médio; os EUA são úteis para levar adiante a decisão do governo israelense de dominar a região até o Jordão e de superar a resistência da população local.”
131 Fabio Passos // 9/March/2008 às 17:11
“3) Esse relacionamento tem uma dimensão política: os EUA têm imensa influência em Jerusalém, e Israel tem imensa influência em Washington. Essa influência está baseada nos milhões de judeus que emigraram para os EUA há um século. Hoje, constituem uma comunidade poderosa, admiravelmente bem organizada, com impacto político-econômico em todos os centros de poder social. O poder combinado do lobby judeu-sionista e do lobby cristão-evangélico, que também apóia a Direita israelense, é imensurável.”
132 Fabio Passos // 9/March/2008 às 17:19
Mais sobre a influência do Lobby judeu-sionista nos EUA… segundo Uri Avnery:
“Dúzias de pequenos países em todo o mundo vêem as coisas como se a rota para chegar a Washington passasse por Jerusalém. Quando precisam de favores dos EUA, primeiro estabelecem relações com Israel, como se fosse um leão-de-chácara que não possa ser ultrapassado sem uma gorjeta.”
Será que é verdade?
133 confetti // 9/March/2008 às 17:24
ale, tirando as frases do contexto, realmente fica
meio tendencioso ! m