O exército colombiano invade o território de seus vizinhos a toda hora. Em 1998, chegou a tomar uma base militar brasileira no Amazonas.
Às vezes os governos vizinhos reclamam oficialmente. Outras vezes, fingem que não viram.
Hugo Chávez adora convocar de volta um embaixador e bater os tambores militares. É tudo da boca para fora. As relações comerciais seguem intactas sempre.
Rafael Correa, como Evo Morales, fazem de tudo para soar como Chávez.
Até aí, não há rigorosamente nada de novo sob os céus da Sudamérica.
O anúncio de que o governo equatoriano tem vínculos com as Farc é mais delicado.
A negociação com uma guerrilha que transita em seu território nacional é, muitas vezes, necessidade política. No caso do Equador, seria justificável ter uma porta de negociação com as Farc por dois motivos: impedir que o levante vaze para seu país e impedir que equatorianos morram eventualmente. Intervir nas negociações que incluem as operações das Farc só é legítimo com o consentimento do governo colombiano. (Foi o caso da intermediação de Hugo Chávez para a libertação de reféns.)
As duas mensagens do governo equatoriano para o líder das Farc morto no sábado não tratam de nenhum destes casos.
Pedem ajuda das guerrilhas colombianas para organizar movimentos de massa na fronteira, propõem cooperação na segurança de fronteira e solicita uma chance de explicar à chefia das Farc como o Plano Equador pode conter os danos causados pelo Plano Colômbia.
O Plano Colômbia é aquele dos EUA de auxílio ao governo colombiano para combater as Farc e o tráfico de drogas relacionado a ela. O Plano Equador é a política de defesa equatoriana estabelecida pelo governo Correa.
Não é apenas uma clara interferência na gestão da Colômbia. É também de uma subserviência incrível.
Atualização – Revendo o texto, percebi que fui condescendente com a invasão de território equatoriano pela Colômbia. É claro que não pode. Apenas é preciso enfatizar que este é um hábito colombiano de muitos anos. A questão é que há um problema sério se o governo Correa está cultivando acordos que indicam um processo de aliança com um grupo armado cujo objetivo é dar um golpe militar no país vizinho.
Atualização 2 – Havia acima a informação de que a Venezuela já havia invadido o Brasil. A fonte era falsa, como com profunda gentileza me lembrou meu amigo Marcus Pessoa.
252 Comentários até agora ↓
1 confetti // 3/March/2008 às 10:05
aposto + de 150 coments nesse post !
2 Nhé! // 3/March/2008 às 10:15
Como diria a minha maninha… “só quero vê no que vai dá”!
3 Rodrigo // 3/March/2008 às 10:16
Confetti sempre em primeiro!
Eu não sei, estes “documentos encontrados” estão com cara de Plano Cohen. Vou esperar a resposta do Equador.
4 nada será como antes // 3/March/2008 às 10:17
Com a máxima franqueza, não há qualquer elemento fático que autorize a análise de que o Equador tenha interferido em questões colombianas.
O fato concreto é a invasão territorial praticada pelas forças colombianas.
O resto é o rotineiro ballet do governo colombiano , na tentativa de gerar factóides para encobrir seus próprios crimes.
5 Antonio M // 3/March/2008 às 10:26
hmmmmm…negociar!!!! E com as FARC, com PCC, com MST, MLST, Via Campesina, justiceiros, matadores, traficantes, sequestadores, policiais corruptos etc. enquanto que o cidadão de bem fica com uma série de obrigações, alguns direitos e quase sempre atrás de muros altos e grades nas janelas .
Nessas “negociações” o meu medo sempre é no que vai dar …
6 Rodrigo // 3/March/2008 às 10:32
E lógico que estes documentos espertamente mudam a obrigação de se defender da Colômbia para o Equador.
E só uma pergunta: Se a culpa era do Equador, por que a Colômbia foi lá pedir desculpas?
7 Mr X // 3/March/2008 às 10:37
Vamos ver:
a) Equador e Venezuela abrigam um monte de militantes das Farc e não fazem nada a respeito, aliás, os auxiliam e protegem. FATO.
b) Os presidentes de Equador e Venezuela, socialistas da nata, são simpatizantes das Farc e querem “reconhecê-las”, “negociar a liberação de reféns”, etc. FATO.
c) Forças colombianas matam um líder terrorista colombiano, ameaçam revelar documentação sobre todos os seus aliados, e Chávez e Correa entram em polvorosa, colocam guardas na fronteira, revelando portanto serem aliados do grupo terrorista colombiano. FATO.
Eu fico um pouco cansado desse duplo discurso das esquerdas. “Ah… somos da paz… Somos do bem…” “Queremos negociação….” “A favor da livre-determinação dos povos…” “Minorias…” “Não somos a favor da violência….” Blablablá…
Aí morre um terrorista e, em vez de ficarem felizes, reclamam e saúdam o cara como herói. (O Chávez até pediu um minuto de silêncio).
Poxa, o Reyes era COLOMBIANO, era um perigo para a COLÔMBIA, perseguido pela LEI COLOMBIANA, e, se estava no Equador, ou o Correa sabia e o estava protegendo, ou não sabia e devia ter ficado feliz que mataram um perigoso facínora que podia começar a instalar bases em seu país também.
Ou não?
8 Antonio M // 3/March/2008 às 10:41
EM tempo, são corriqueiras as denúncias ao longo da fronteira do Brasil com Venezuela, que o exército venezuelano faz suas incursões ilegais, com denúncias de torturas contra ribeirinhos e nossas FAs com presença dispersa e limitada na região nada faz ou não está autorizada a fazê-lo.
9 Mr X // 3/March/2008 às 10:50
Achei a pauta pro discurso de Lula sobre o assunto:
http://www.pt.org.br/portalpt/index.php?option=com_content&task=view&id=10858&Itemid=201
10 Zé Bush // 3/March/2008 às 10:58
well…o problema é que Equador e Venezuela insistem em dar “legitimidade” a um grupo colombiano notoriamente fora da lei. Mas tem coisa pior: essa mania do Chávez se arvorar na condição de “protetor” e “guardião” da América do Sul ainda vai acabar mal. Começa assim, uma ameaça aqui, uma bravata ali e depois a coisa toma um rumo fora de controle. Caudilhos adoram uma bravata…
Certamente que o governo equatoriano tem conhecimento que integrantes das FARC usam seu território. Claro que a Colombia forçou a barra em invadir o território vizinho para matar aquele terrorista filho da puta. Mas nações que se supõem adultas sabem contornar divergências com diplomacia. Guerra não interessa a ninguém, pois são todos países fudidos.
11 cmd. Jåµë§ ßønd™ // 3/March/2008 às 11:02
-= Então quer dizer que eo Sr. Venezuela pediu 1 minuto de silêncio em respeito ao abate do Raul Reyes?!
–X–
Lá vem o Chavez, Chavez, Chavez, com uma historinha bem gostosa de se ver.
12 mila // 3/March/2008 às 11:04
Quem se arvora em policia do mundo?? Bem pela logica de vcs, a triplice fronteira, Rio Grande do Sul, que os americanos acusam, SEM PROVAS, de dar guarida a terroristas deve ser invadida pelos marines. Então camos invadir MONACO que acoitou o ladrão CACCIOLA que roubou 1 BILHÃO.
13 Gerson B // 3/March/2008 às 11:05
11-”Lá vem o Chavez, Chavez, Chavez, com uma historinha bem gostosa de se ver”
HUAUUHAUHAUHAHUAHAHUUHAHUH!!!
Vai ver foi sem querer querendo…
14 mila // 3/March/2008 às 11:07
O que move os USA: PETROLEO E AMAZONIA.
15 anrafel // 3/March/2008 às 11:07
A Colômbia invade os territórios do Equador e do Brasil; a Venezuela faz operações em território brasileiro. O presidente da Venezuela dá pitacos e esporros nos governos equatoriano e boliviano; o governo do Equador negocia cooperação com uma guerrilha de combate ao governo da Colômbia …
O bolivarianismo não está sendo bem entendido por essas bandas, não.
16 mila // 3/March/2008 às 11:11
Não tem nada a ver com terroristas. Como no Iraque não tinha com a destruição de armas quimicas e biologicas comprovadamente inexistente. Estão de olho é na Amazonia e no Petroleo da Venezuela, um dos maiores produtores do mundo. Pelas bandas do oriente medio tá dificil e o USA precisa de PETROLEO.
17 nada será como antes // 3/March/2008 às 11:13
mila (12 e 14),
Boa !
18 Mr X // 3/March/2008 às 11:14
mila, a margarina que veio do milho, defendendo o bio-combustível?
19 nada será como antes // 3/March/2008 às 11:16
A partir de agora passarei a me referir ao presidente colombiano como o “porta-voz dos interesses imperialistas na Colômbia”.
20 mila // 3/March/2008 às 11:17
Vixe Maria, agora a Colombia é seguidora do bolivarianismo.Contra fatos não há argumentos. Quem invadiu quem?? A Colombia invadiu o EQUADOR e pediu DESCULPAS. A más linguas dizem que a Colombia vive invadindo o territorio brasileiro e o governo calado. A Colombia é aliada de quem? USA. Terminantemente a Colombia é inimiga do bolivarianismo. Quem esta mandando Uribe invadir países?? Quais são os interesses escusos por tras da invasões? É O PETROLEO E A AMAZONIA, ESTUPIDOS!
21 cmd. Jåµë§ ßønd™ // 3/March/2008 às 11:19
-= É, Mila, infelizmente este caso é semelhudo ao canalha que, quando quer te comer, faz o “claro que eu te respeito, mas se você não me der é porque não me ama tanto assim”.
“Eles só pensam… naquilo”.
Petroleo, eu quero dizer.
22 mila // 3/March/2008 às 11:19
Mr X como sempre sem argumentos para quetionar, diz babaquices. Volta pro fundo da rede!
23 mila // 3/March/2008 às 11:20
Doeu na hora H, James?? Passa KY
24 Zé Bush // 3/March/2008 às 11:22
well,Mila…..cala a boca e faz um minuto de silêncio pelo Reyes,tá?
25 Gervásio Artigas // 3/March/2008 às 11:25
Senhores!
Por favor, vamos manter o nível. Ainda nem chegamos aos 30 comentários e já tão botando a mãe no meio! aposto que antes do quadragésimo vão fazer alguma analogia ao nazismo ou ao fascismo.
hasta a todos
26 Mr X // 3/March/2008 às 11:29
a partir de agora passarei a referir-me ao Chávez como “porta-voz dos interesses das hordas revolucionárias no…”
Hum, pensado bem, não, vou chamar de fdp mesmo, é mais curtinho.
Mas aminha pergunta pros esquerdistas aqui (Mila, Rodrigo, etc) é a seguinte:
Porque estão tão REVOLTADOS com a morte de um GUERRILHEIRO, ASSASSINO, TRAFICANTE e SEQÜESTRADOR?!?! Poxa, vocês não eram da paz, das minorias, democratas, sei lá o quê???
27 Darwinista // 3/March/2008 às 11:30
Mila, com paus e pedras nas mãos! Lembra até a maria atômica. Sobrou até pro James!
28 Cuméquié? // 3/March/2008 às 11:31
Cuméquié?! Países vizinhos dão abrigo a um grupo terrorista inimigo e deve tudo ficar por isso mesmo?! A Colômbia não pode ficar de palhaçadinha com as FARCs… Se o Correia tá todo zangadinho é só por causa do gorila bufão venezuelano que procura uma desculpa pra começar um conflito…
29 cmd. Jåµë§ ßønd™ // 3/March/2008 às 11:32
-= Neh, Mila… eu já sou puta velha… :-) … você ainda tem algum caminho a percorrer, então não saia de casa sem ele… :-j
30 Maria // 3/March/2008 às 11:34
O Brasil tem que continuar de costas para a américa espanhola(que curriola!)
E de frente para o Atlantico. Até porque a vista é maravilhosa.
31 HRP Mané Reloaded! // 3/March/2008 às 11:34
O caso é o seguinte…….no momento em que a ex senadora estava a ponto de ser liberada…..o governo estupido da Colombia invade outro país e fere sua soberania a procura do um rebelde, bom ou mau, mas que estava em território estrangeiro…..Me lembra o Caso Orlando Letelier…….o governo colombiano agora acusa Chavez e o Frangão acusou o Pres. equatoriano de interferirem na soberenia colombiana……..é o começo de um novo “anos de chumbo” aqui na Al?
O problema da Colombia é estar agora abraçada com o Urso!
Urso só abraça para matar…..USA BEAR!
EEEEEEEEEE…..
32 mila // 3/March/2008 às 11:35
Ta arrombodinho, heim?
33 Maria // 3/March/2008 às 11:35
Ah, e se tivéssemos a bomba, a conversa hoje seria diferente com a curriola que fala espanhol.
Mas os aloprados puseram em risco a soberania do Brasil.
34 Nhé! // 3/March/2008 às 11:37
Ah, já que o nível caiu mesmo, vou falar merda tb: que doem um pedaço da amazônia para essa farc traficante terrorista! Para legitimar seus sequestros e ver quem tem interesse em quem.
=-P
35 Pedro Doria // 3/March/2008 às 11:37
mila: os EUA já compram quase 100% do petróleo venezuelano e não têm qualquer dificuldades de acesso àquele mercado.
E podem invadir a Amazônia inteira que, ali, não encontrarão uma gota de petróleo.
Desculpe… nesta briga o petróleo é inocente.
36 Nhé! // 3/March/2008 às 11:39
Oi Maria!
Tudo bem com seu filho?
Já olhou a caixa postal dele?
Os telefonemas estão em ordem?
A bomba? Como vai a bomba?
37 Rodrigo // 3/March/2008 às 11:41
Uribe é outro que precisa da guerra para sobreviver…
38 nada será como antes // 3/March/2008 às 11:41
O país da América Latina acostumado a abrigar grupos terroristas inimigos é a Colômbia do porta-voz dos intesses imperialistas.
Agentes e militares do império, equipamentos de espionagem e muitos US$ são permanentemente acolhidos de bom grado pelo “governo” daquele porta-voz.
De quebra, o porta-voz acoberta e reparte dinheiro imperial com assassinos páramilitares.
39 Gervásio Artigas // 3/March/2008 às 11:42
Sr. Dória
Perdão, mas tenho que discordar do senhor, existe petróleo na amazônia. Existem reservas em exploração no Solimões e em Uruçu.
atenciosamente
Gervásio Artigas
40 Rodrigo // 3/March/2008 às 11:43
O governo da França lamentou a morte de Raúl Reyes informando que ele era o contato usado para tentar a libertação da senadora colombiana Ingrid Bettancourt, que tem cidadania francesa e é refém das FARC.
Esse Sarkozy nunca me enganou…
41 Rodrigo // 3/March/2008 às 11:44
Sarkozy, petralha!!!
42 mila // 3/March/2008 às 11:45
O QUE É SOBERANIA? O jurista Celso Ribeiro Bastos , com muita propriedade, assim discorre sobre soberania:
“soberania é a qualidade que cerca o poder do Estado. […] indica o poder de mando em última instância, numa sociedade política. […] a soberania se constitui na supremacia do poder dentro da ordem interna e no fato de, perante a ordem externa, só encontrar Estados de igual poder. Esta situação é a consagração, na ordem interna, do princípio da subordinação, com o Estado no ápice da pirâmide, e, na ordem internacional, do princípio da coordenação. Ter, portanto, a soberania como fundamento do Estado brasileiro significa que dentro do nosso território não se admitirá força outra que não a dos poderes juridicamente constituídos, não podendo qualquer agente estranho à Nação intervir nos seus negócios.”
43 Pedro Doria // 3/March/2008 às 11:45
Gervásio Artigas, okay, obrigado pela correção. Chequei, você está certo.
Ainda assim… é pouco petróleo quando comparado às reservas venezuelanas ou mesmo brasileiras, na Bacia de Campos. Se os EUA estão atrás de uma boa reserva de petróleo – e estão – não é na Amazônia que vão encontrar. O petróleo não entra neste cálculo específico.
44 cmd. Jåµë§ ßønd™ // 3/March/2008 às 11:46
-= Ué, o Collor não tinha enterrado uma bomba atômica na Amazônia, just in case?!
–X–
Eu devia fundar a comunidade “Eu Acredito em Lendas Urbanas” no Orkut.
45 Renato // 3/March/2008 às 11:47
Bem, a versão do MD Colombiano é que suas forças forma atacadas a partir da tal base. A qual estava, num arroubo de esperteza tática, a meros 1800 metros da fronteira. Detalhe, os aviões colombianos não chegaram sequer a entrar no espaço aéreo equatoriano. O que inclusive me deixou muito curioso se não houve algum envolvimento dos Super Tucano recém-comprados pela FAC no ataque.
Invasões de fronteira desse tipo não são tão incomuns. Nos anos 80 a antiga URSS de vez em quando atacava bases guerrilheiras alguns quilômetros dentro de território paquitanês. E durante a ocupação vietnaminta do Cambodja os combates chegavam a adentrar a fronteira Tailandesa. Mas ok, como esses eram países malvados isso era errado.
Portanto não me surpreende a ação da Colombia. Mais que ameaça à ordem é uma ameaça à soberania colombiana. Era mesmo preciso um dedo gosmento do imperialismo americano para fazer isso ou o exército colombiano fez o que é pago para fazer?
E é fato que o Chavez vai espernear mas não passa disso. Afinal até os ministros do STF reconhecem o direito de espernear.
Agora PD fiquei curioso que história foi essa da ocupação de uma base militar brasileira por militares colombianos? Vc não estaria se referindo ao ataque das FARC há um base brasileira décadas atrás?
46 cmd. Jåµë§ ßønd™ // 3/March/2008 às 11:47
-= Aliás, Darw… eu acredito que, ultimamente, sejam só pedras.
47 Monsores // 3/March/2008 às 11:48
Nhé!, eu casaria com seu senso de humor.
48 Rodrigo // 3/March/2008 às 11:49
A velha desculpa de ter de defender a soberania. E o Equador? Não tem soberania?
49 Nhé! // 3/March/2008 às 11:51
Monsores num entendi #47 mas concordo e digo mais: é por aí!
-=))
50 mila // 3/March/2008 às 11:51
Desculpe-me Doria, dicordo de vc. Falo em PETROLEO e AMAZONIA e seus incontaveis recursos minerais, HIDRICOS e de biodiversidade. O interesse no Petroleo é o da Venezuela. Já das riquezas da Amazonia do Brasil, Equador, Colombia, Venezuela. Não falei que na Amazonia tem petroleo. Até porque não vamos precisar, depois da descoberta de TUPI. Agora vc não me venha dizer que não sabe que Chavez é um pé no saco dos USA, que está louco para se livrar dele e que o PETROLEO está com o barril a mais de 100,00.
51 Monsores // 3/March/2008 às 11:52
Nhé!
É que fiquei um bom tempo rindo do teu comentário #36.
52 Gervásio Artigas // 3/March/2008 às 11:52
Senhor Dória.
Também acho que o petróleo não é o motivo. O óleo ocorre apenas em bacias sedimentares, e se observarmos, nem na Venezuela e muito menos na Colômbia existem bacias sedimentares de grande porte na área da floresta amazônica. Claro, nas regiões costeiras o assunto muda de figura mas ainda assim, como já foi dito aqui, os EUA não necessitam de ações militares, afinal a politica já faz esse trabalho ( lembram do Clausewitz?).
hasta
Gervásio Artigas
53 Nhé! // 3/March/2008 às 11:53
Agora vou almoçar.
Sem pinga, pq chegar embriagado aqui no trampo é PD (processo disciplinar, não pedro dória, seus viciados) na certa.
54 mila // 3/March/2008 às 11:54
“O Tratado de Westfalia, de 1648, foi assinado quando o Sacro Império Romano-Germânico, governado pelos Habsburgos austríacos, foi derrotado, após a Guerra dos Trinta Anos. Esse Tratado restabeleceu a paz na Europa e inaugurou nova fase na história política daquele continente, propiciando o triunfo da igualdade jurídica dos Estados, com o que ficaram estabelecidas sólidas bases de uma regulamentação internacional positiva. Esta igualdade jurídica elevou os Estados ao patamar de únicos atores nas políticas internacionais, eliminando o poder da Igreja nas relações entre os mesmos e conferindo aos mais diversos Estados o direito de escolher seu próprio caminho econômico, político ou religioso. Ficou, então, consagrado o modelo da soberania externa absoluta, e iniciou-se uma ordem internacional protagonizada por nações com poder supremo dentro de fronteiras territoriais estabelecidas.
Um pouco mais tarde, em 1789, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão trouxe alguns caracteres da soberania que foram adotados por várias Constituições: unidade, indivisibilidade, inalienabilidade e imprescritibilidade.
Enquanto una, a soberania não pode ser múltipla, ou seja, se existissem diversas soberanias, dentro de determinada ordem, não existiria soberania alguma. O mesmo acontece com relação à indivisibilidade, pois, se a soberania fosse dividida, deixaria também de ser uma, e não seria soberania. A inalienabilidade significa que a soberania não pode ser transferida ou renunciada e a imprescritibilidade traz a permanência do poder supremo, a impossibilidade de decadência, caducidade da soberania.”
VCS AGORA QUEREM REVOGAR A SOBERANIA?
55 Dino // 3/March/2008 às 11:55
E podem invadir a Amazônia inteira que, ali, não encontrarão uma gota de petróleo.
Cerca de uma dezena de bacias sedimentares estão situadas na Amazônia Legal Brasileira, perfazendo quase 2/3 dessa área territorial. Três delas - bacias do Solimões, Amazonas e Paranaíba - são as mais importantes, não só pelo tamanho (juntas ocupam aproximadamente 1,5 milhão de Km²), mas principalmente pelo seu potencial.
A bacia do Solimões é a terceira bacia sedimentar em produção de óleo no Brasil, com uma reserva de 132 milhões de barris de petróleo. No entanto, a principal vocação da Amazônia é o gás natural. O estado do Amazonas tem a segunda maior reserva brasileira de gás natural do país, com um total de 44,5 bilhões de metros cúbicos. Nas outras duas bacias também têm sido encontradas acumulações de gás.
?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
56 nada será como antes // 3/March/2008 às 11:58
Pausa para alimentação.
E, para comemorar o crescente reconhecimento internacional das Farc como beligerantes legítimas pelos explorados da América Latina, doses extras de Salinas, porque não corro riscos de processo disciplinar.
Saudações dialético/históricas a todos.
57 Antonio M // 3/March/2008 às 11:58
Ninguém falou em destroçar a soberania de ninguém mas, também não vivemos em um desenho animado daqueles que numa perseguição policial o fugitivo passa por aquela famosa faixa branca pintada no asfalto que demarca a fronteira entre dois países ou estados e a viatura freia para nem encostar na faixa e o tal fugitivo mostra a língua e vai embora tranquilamente.
Por essas que o Sr. Clinton bobeou e certa vez antes de 2001, não permitiu ao exército ou força aérea americana operando um UAV que identificou Bin-Laden, atirasse e acabasse de vez com aquele babaca. E deu no 11 de setembro.
58 mila // 3/March/2008 às 11:59
Rodrigo, meu caro, o país soberano invadido foi o EQUADOR. A comlombia é a invasora.
59 Gervásio Artigas // 3/March/2008 às 12:01
Sr. Dino
Você está correto, mas o o ponto é que a viabilidade destas reservas tornam sua exploração (ainda) pouco recomendada. Isso não significa que num futuro próximo, com a escassez tornando-se mais grave essas reservas não sejam “comercialmente atrativas”. E a minha pergunta, porque toma-la pela espada, se pela “plata” é muito mais lucrativa e discreta ?
60 mila // 3/March/2008 às 12:01
Antonio M. vai dizer isso no USA, fronteira com o Mexico. Quero ver a policia mexicana entrando no territorio americano para prender bandido.
61 Antonio M // 3/March/2008 às 12:03
“… comemorar o crescente reconhecimento internacional das Farc como beligerantes legítimas pelos explorados da América Latina…”
Como vimos naquelas manifestações CONTRA as FARC em 131 cidades do mundo?!?!?
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL286231-5602,00.html
As FARC devem acusar o golpe sofrido, mesmo porque as demonstrações de “bondade” liberando reféns na verdade denunciam que já nçao valem tanto como moeda de troca, bem como o crescente repúdio da opinião pública à guerrilha.
Isso deve ser febre decorrente do impacto da morte do narco-terrorista nº2 …….
62 mila // 3/March/2008 às 12:04
Pois é os USA é o unico país no mundo autorizado a invadir países, principalmente do oriente medio, desde que sejam miseraveis sem poder de reação. Manda o USA invadir a Russia ou a China para ver no que vai dar.
63 Dino // 3/March/2008 às 12:05
“grupo armado cujo objetivo é dar um golpe militar no país vizinho.”
Se não me engano as FARCs são o maior força armada revolucionaria da atualidade, há até quem duvide da intenção de realmente fazerem uma revolução socialista na Colômbia, mas “golpe militar” acredito que não seja o objetivo deste “grupo armado”… Eu heim…
64 Brancaleone // 3/March/2008 às 12:06
Cuiz credo!!
Começa na associação com as Farcs e envereda pela Amazônia Brasileira?
Que Amazônia Brasileira? Aquele mato não tem dono, ou melhor, tem vários e quase nenhum é brasileiro.
As fronteiras internacionais de lá são uma bagunça. Qualquer puteiro tem mais segurança.
Áreas inteiras estão nas mãos de “ONGs”. Grande parte nas mãos de índios que trocam toras de madeira por cachaça com a conivência da Funai e do Ibama.
O resto tá nas mãos de grileiros, guerrilheiros, multi nacionais e os cambau.
Temos mais é que vender aquilo tudo enquanto vale alguma coisa e que os índios vão de brinde…
“Soberania Nacional? Vamo falá sério né?
As farcs devem estar mais à vontade que nunca, circulando pela região amazônica inteira, seja ela brasileira, colombiana ou venezuelana.
Já quanto a ação da Colombia que matou o crapulazinho sequestrador das farcs, foi bem feito. Se o Equador não cuida de seu território e dá guarida a bandidos, alguem tem que fazer o trabalho e o Chávez que se f…
65 Antonio M // 3/March/2008 às 12:09
“…Quero ver a policia mexicana entrando no territorio americano …”
Fazer o quê se eles não tratam suas fronteiras como casa da mãe Joana …..
66 Gervásio Artigas // 3/March/2008 às 12:11
Senhores.
desculpem minha ingenuidade, mas qual grupo guerrilheiro que não quer derrubar o governo vigente? isso, na minha modesta concepção, é golpe?
67 Brancaleone // 3/March/2008 às 12:11
Farcs uma “força revolucionária”?
A m… de ser ateu é que quando se escuta ( ou lê) um treco destes não se pode dizer ” meu deus do céu, perdoai…”
Os caras num passam de segurança de bôca de fumo…
Divertido tá sendo ver o Chávez “concentrando tropas”. Cada América tem o Bush que merece…
68 mila // 3/March/2008 às 12:16
Pronto, agora o Brancaleone tiropu do mapa do Brasil a região norte. Avisem ao povo do Acre Rondonia, Roraima, Amazonia, Para que eles nã sao mais brasileiros. Aproveita Brancaleone vai dizer para os militares brasileiros que a Amzonia não é do Brasil. Pois segundo reportagem da “Folha de S.Paulo” publicada no dia 2 de janeiro de 2005 mostrou que relatórios do CIE (Centro de Inteligência do Exército) brasileiro indicaram que militares americanos construíram pistas de pouso em cidades próximas do Brasil, no Paraguai e na Bolívia, instalaram radares e bases aéreas em nove localidades do Peru, montaram destacamentos e inscreveram soldados em cursos preparatórios para combate em selva e contra o narcotráfico em diversos países sul-americanos. [04]
A Amazônia Legal, que corresponde a 55% do território brasileiro, é e deve ser prioridade dos militares brasileiros e da sociedade civil por causa da cobiça internacional. As frases a seguir foram tiradas do arquivo do comando militar da Amazônia: [05]
“Se os países subdesenvolvidos não conseguem pagar suas dívidas externos, que vendam suas riquezas, seus territórios e suas fábricas”. Margareth Thatcher (Primeira Ministra Britânica), 1983
“Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós. Oferecemos o perdão da dívida externa em troca da floresta”. Al Gore (Vice-Presidente dos Estados Unidos), 1989
“O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia”. François Mitterrand (Presidente Francês), 1989
“O Brasil deve delegar parte dos seus direitos sobre a Amazônia aos organismos internacionais competentes”. Gorbachev (Presidente da Ex-URSS), 1992
“Caso o Brasil resolva fazer uso da Amazônia, pondo em risco o meio ambiente nos Estados Unidos, temos que estar prontos para interromper este processo imediatamente”. General Patrick Hugles (Chefe do órgão central de informações do Exército Americano). ”
Ôoooooooooo pessoal interessado em MATINHO. O que deve ter dentro desse mato, heim, para todos ficarem de olho grande??
69 Mr X // 3/March/2008 às 12:16
Repito a pergunta que ninguém respondeu:
Porque os ESQUERDISTAS estão tão REVOLTADOS com a morte de um TERRORISTA, CRIMINOSO, TRAFICANTE, ASSASSINO e SEQÜESTRADOR?
70 Brancaleone // 3/March/2008 às 12:18
Definição de soberania:
Soberania é voce dizer ” quem entrar aqui sem ordem ou fizer o que eu não permito, eu mato” e cumprir a ameaça.
Ficar arrotando soberania sem mostrar que se pode ( ou se quer) exercê-la é hipocrisia chulepa.
O governo brasileiro não consegue se impor nem nos morros do Rio, que dirá na Amazônia.
Vamos é vender aquele mato todo!!!
71 mila // 3/March/2008 às 12:20
Se o Brancaleone não esta interessado no mato, 99% dos brasileiros, principalmente as forças armadas brasileiras e o resto do mundo estão.
72 mila // 3/March/2008 às 12:21
Brancaleone, o aeroporto internacional mais proximo é a serventia da casa Brasil. Por que nã te vais embora. Não precisamos de gente da sua laia aqui.
73 Antonio M // 3/March/2008 às 12:24
“…o aeroporto internacional mais proximo é a serventia da casa Brasil. …”
Hmmmmmmm…
Médici
Is
Live
Again
Sei que a versão em inglês é errônea mas não resisti! rsrsrsrsrsrsrsrrs !!!!!!
74 Brancaleone // 3/March/2008 às 12:24
Milla:
Não mudo uma vírgula do que disse.
O Governo Brasileiro não consegue “ser soberano” na amazônia!!!
Tá eu sei, é bonito aquele pedação todo no nosso mapa, mas e daí? não controlamos, não sabemos quem entra ou saí nem o que levam ou trazem. O meio ambiente é uma piada ( em 40 anos aquilo lá foi prô beleléu mesmo).
Os gringos querem para eles a amazônia? Vendam já!! Ou vão esperar fazer que nem o Evo fez com a refinaria? ( pronto, lá vem o Dino…)
75 Antonio M // 3/March/2008 às 12:27
Infelizmente não é mesmo Brancaleone. Vai um exemplo:
“O Horizonte é Verde Oliva
http://www.defesanet.com.br/zz/toa_vo.htm
“…Encarregado de buscar algum tipo de ajuda para o combate a crônicas carências que prejudicam o desempenho do 5º Batalhão de Infantaria da Selva, o capitão do Exército pousou em Brasília dias depois de ter deixado São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro. Fica ali a sede da unidade que reúne 450 militares e monitora a movimentação de outros 300 soldados distribuídos por meia dúzia de destacamentos.
A esse pequeno contingente - menos de mil cidadãos fardados - cumpre manter incorporada ao mapa do Brasil a região da Cabeça do Cachorro, uma vastidão territorial nas vizinhanças da Colômbia e da Venezuela. Caso se limitassem à vigilância das fronteiras, já seriam poucos. Mas os homens e mulheres do 5º BIS cuidam de muito mais.
O Ibama mantém na região dois funcionários. Crachás do Incra e da Funai aparecem por ali com a periodicidade dos cometas. A Polícia Federal anda ocupada demais com metrópoles conflagradas. Poupadas de sobressaltos, quadrilhas internacionais usam o transporte fluvial para enriquecer com o tráfico de drogas. Faltam hospitais, médicos, remédios, escolas. O poder público é o grande ausente naquele mundo. Sobrou o Exército….. Fosse mais sensato o país, seriam escancaradas ao emissário do 5º BIS as portas de todos os gabinetes da capital. Mas isto é o Brasil. Do aeroporto, o capitão seguiu para a conversa com um alto funcionário do Ibama. Talvez conseguisse algum socorro.
A audiência fora combinada semanas antes. O oficial teve de esperar duas horas até ser recebido pela carranca atrás da mesa. Com polidez, registrou que o atraso o impediria de cumprir compromissos igualmente relevantes. O anfitrião não gostou do que ouvira.
- Quando vocês mandavam no Brasil, não falavam com ninguém - irritou-se. - Só recebiam a gente na cadeia. O oficial reagiu serenamente à provocação.
- Creio que o senhor está se referindo ao período dos governos militares - certificou-se. - Devo informar que tenho apenas 35 anos.
Tinha 15 quando a restauração democrática devolveu aos civis o controle do país. Nos anos de chumbo, não era sequer um brilho nos olhos dos seus pais. Mas é hostilizado com freqüência por veteranos da guerra travada num país que não conheceu. …. “.
Isso por que estamos nas mãos dos verdadeiros nacionalistas. Bem que Einstein disse que nacionalismo era doença …..
76 Gervásio Artigas // 3/March/2008 às 12:29
Senhora Mila
Acho que o Sr. Brancaleone tem razão em um argumento, já trabalhei lá e digo que a Amazônia é sim um território livre, sem controle pra todo tipo de ONG e grupos que queiram entrar e o o governo brasileiro não tem logística pra acompanhar e/ou cercear as atividades destes.
77 mila // 3/March/2008 às 12:29
Quero que o terrorista esteja agora nos quintos dos inferno. Não quero é as forças armadas colombiana invadindo territorio brasileiro. Já lembrei, existe denuncia de que na triplice fronteira existem terroristas seguidores do Bin Laden. Pela logica de Vcs, esse é um motivo mais do que justificavel pros marines invadirem o rio Grande do Sul, assim como, para vcs, tmb eram as armas quimicas e biologicas na invasão do Iraque. Mentira do Sr. Bush.
78 Brancaleone // 3/March/2008 às 12:30
Milla:
Tá me expulsando?
Cruuuuuzes!
Desculpe mas não posso atendê-la. Sou chato, críca, cínico mas nem por isso vou deixar este pobre país ( que não tem culpa nem dos governos nem do povo que tem) nas mãos de uns e outros. Aliás, este é o sonho de qualquer ditadorzinho né? livrar-se de quem pensa diferente…
E por favor, “sua laia” é meio pesado né? num dá para argumentar sem baixar prô pessoal?
79 mila // 3/March/2008 às 12:33
E por isso nós temos que entregar TUDO.BANDO DE FROUXOS!! Nem o USA teriam controle em uma região de floresta fechada daquelas. Alias na ultima vez que esteve em uma selva eles levaram uma surra dos miseraveis vieticongs. Não se esqueça que a amazonia é uma Floresta.
80 mila // 3/March/2008 às 12:34
Quem sou eu, seu brancaleone. O tempo fara isso com o senhor.
81 Antonio M // 3/March/2008 às 12:35
O que seriam dos árabes, venezuelanos se guardassem todo o petróleo só para eles e embaixo da terra ?
82 Brancaleone // 3/March/2008 às 12:38
Milla:
Se você e o nosso governo não querem que invadam a tríplice fronteira atrás do Osama nem que a Colombia invada a Aamazônia atrás de Farcs é muito fácil:
Basta que nossas forças policiais e militares achem os caras antes e os expulsem ou matem (melhor a segunda opção).
É ridículo que nosso território sirva de chocadeira para degenerados terroristas de qualquer ideologia.
Vamos supor que a casa vizinha à sua sirva de lugar de reprodução de ratazanas, mosquitos da dengue, valhacouto de desocupados, etc. etc. etc.: Você vai ficar quietinha e sofrer as consequências ou vai exigir que saúde pública ou a polícia invadam a casa do vizinho e resolva o problema? É a mesma coisa minha querida, sem hipocrisia nem relativismos.
83 mila // 3/March/2008 às 12:41
Seu Brancaleone, vou mandar sua mensagem para os militares brasileiros. Ou vcs cuidam direito ou agente invade!!
84 Antonio M // 3/March/2008 às 12:47
Crise na América Latina
Exclusivo: Raúl Reyes admitiu que as Farc ultrapassavam a fronteira da Colômbia
O correspondente do SBT na Argentina, Jacques Gomes Filho, revela a Terra Magazine que Raúl Reyes, naquela que talvez tenha sido a última entrevista do guerrilheiro gravada na selva, admitiu que as Farc ultrapassavam a fronteira para manobras militares. Mas com uma ressalva: “por emergência, para chegar mais fácil a outro lugar”. Relata ainda que o computador que viu Reyes usar todo o tempo é hoje peça central na crise porque revela conversas do comandante com os altos escalões do Equador…..
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI2651008-EI6580,00.html
85 Rodrigo // 3/March/2008 às 12:47
Milia
Foi o que eu disse, os defensores de Uribe usam a mesma justificativa hipócrita que usam para defender Israel. Que a Colômbia deve defender a sua soberania. Ora, mas foi a soberania do Equador que foi atacada!
Mr X
Por que ao invés por algo que ninguém disse, não lê o debate e tenta entender o que está sendo discutido aqui?
86 mila // 3/March/2008 às 12:49
Dos males o menor, pelo menos, vcs estão revelando a verdadeira índole. Respeito idologos de direita e esquerda, desde que seja nacionalista. Sabe porque? porque lá fora sou estrangeira, não obstante possua tmb nacionalidade italiana, com passaporte, cidada eurpeia com direitos. Minha origem é brasileira, mesmo tendo pais italianos.
87 Rodrigo // 3/March/2008 às 12:51
Brancaleone
O seu “pessoalzinho” que criou o “Brasil: ame ou deixe”.
88 Brancaleone // 3/March/2008 às 12:55
Milla:
E você acha que eu saí do Exército em 83 porquê?
Eles sabem minha opinião desde aquele tempo e olha que naquela época eu tinha 22 aninhos…
Rodrigo:
Que soberania tem o Equador quando grupos terroristas de outros países o usam impunemente ( e coniventemente) como base?
Soberania teria o Equador se eles mesmos tivessem despachado as farcs de lá sem que a Colombia tivesse que vir fazê-lo. Coisa alías que o governo brasileiro deve fazer rapidinho em seu território…
É o classico “quem não tem competência não se estabelece”
89 mila // 3/March/2008 às 12:57
Agora entendi…. foi expulso.
90 Brancaleone // 3/March/2008 às 12:58
Rodrigo: Num vamo desce prô pessoal.
Argumente cara!! apresente idéias mesmo que sejam tão estapafúrdias quanto as minhas!!
91 Brancaleone // 3/March/2008 às 13:00
Mila:
ófitópique não.
Um dia eu conto…
92 Rodrigo // 3/March/2008 às 13:17
Brancaleone
Eu somente usei o mesmo enfoque que você usou com relação ao “pessoalzinho”. Não é ruim quando generalizam?
Com relação a soberania, não é nem pode ser este salve-se quem puder que nem você quer. Existem regras e não segui-las é irresponsabilidade, o governo não avisou o Equador do ataque, não advertiu o Equador da presença das Farcs por lá, não apresentou provas disso, simplesmente foi lá e atacou dentro do território equatoriano e ainda mentiu dizendo que foi atacado.
93 Mr X // 3/March/2008 às 13:24
Rodrigo,
Por que você não responde a pergunta, em vez de falar platitudes?
Digamos que o exército do Paraguai entrasse alguns metros em território brasileiro pra capturar o perigoso falsificador e traficante FERNANDITO MEDIATIGELA.
Alguém se importaria tanto? Eu não. Vocês, não sei. Se gostam de guerrilheiro…
94 Rodrigo // 3/March/2008 às 13:25
Agora eu tenho outra pergunta:
Por que Uribe resolveu rescrudesder a luta contra as Farc justamente agora que estas estão começando a libertar reféns? Por que aquela torcida para a primeira entrega de reféns dar errado? Será que interessa a alguém a continuidade dessa guerra civil? Será que há o interessa de espalhar este conflito para outros países?
95 Pedro Doria // 3/March/2008 às 13:26
Dino, vamos lá.
O nome é ‘Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia’? Se sim, podemos atribuir a elas o adjetivo ‘militar’?
Alguém das Farc foi eleito presidente da República? Se não podemos argumentar que pelo regime democrático do voto livre ela não tem como pleitear o direito à chefia de um dos três Poderes constitucionais?
Ainda assim, pelo uso da força militar, ela quer obter a interrupção do mandato dos atuais governantes e substituí-los?
A isso dá-se o nome de golpe de Estado. O objetivo das Farc é dar um golpe. Eu apliquei à palavra golpe o adjetivo militar. Como as Farc não são o exército regular colombiano, vc pode questionar a idéia de que o golpe é militar. Eu acho que é, já que, se fosse conseguido, seria pela mão militar. Mas, vá. Que é golpe, é.
96 Rodrigo // 3/March/2008 às 13:28
Mentira Mr X, se isto acontecesse você seria um dos primeiros a chamar o Lula de banana!
97 Mr X // 3/March/2008 às 13:28
não advertiu o Equador da presença das Farcs por lá, não apresentou provas disso
Well, Rodrigo, considerando que o líder das Farc ESTAVA lá (quer melhor prova que o cadáver?), dormindo de pijama de bolinha, acho que “avisar” ou “mostrar provas” era não apenas desnecessário, como, hã, contra-producente…
98 Pedro Doria // 3/March/2008 às 13:30
Renato, o incidente que levou militares colombianos a ocupar uma base brasileira foi em 1998, 99.
Aqui:
http://veja.abril.com.br/101199/p_190.html
99 Mr X // 3/March/2008 às 13:31
Rodrigo,
As FARC estão MORRENDO. Este foi possivelmente o golpe de misericórdia. Acostume-se. Não chore muito. Quer um lencinho?
100 Antonio M // 3/March/2008 às 13:33
E para quem não ouviu, as FARCs começaram a liberar reféns e já informaram que pararam. Com a recente e por parte deles seria a última vez que fariam.
“Colômbia defende legitimidade de ação contra as Farc
A Colômbia defendeu hoje a legitimidade de um bombardeio de suas Forças Militares contra um acampamento de integrantes das Farc no Equador, no qual morreu o líder rebelde Raúl Reyes, e garantiu que uma resolução da ONU autoriza esses ataques contra o “terrorismo”.
….”Não venham nos dizer agora que os guerrilheiros são coitadinhos, coitadinho de Raúl Reyes porque estava de pijama, isso me parece insólito, são uns grupos terroristas e isto dentro do Direito Internacional Humanitário é perfeitamente aceitável, atacar acampamentos de grupos terroristas, isso não tem nenhum questionamento”, disse o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos …”O importante… é o descumprimento de um princípio e um mandato da própria Organização das Nações Unidas (ONU), de países que estão de certa forma acolhendo e apoiando grupos terroristas, depois do esforço que temos feito aqui na Colômbia para tratar de erradicar a violência do terrorismo”, afirmou.
O ministro lembrou que em repetidas ocasiões o Equador foi notificado sobre a presença de líderes das Farc em seu território, mas Quito sempre negou isso e se absteve de colaborar afirmando uma neutralidade frente ao conflito interno da Colômbia.
“O debate é até onde a opinião pública internacional vai aceitar ou é aceitável que países acolham em seu território grupos que são terroristas”, afirmou Santos. …”
Quero ver o que ONU vai dizer ……
101 Gervásio Artigas // 3/March/2008 às 13:39
Sr. X
acho que ainda não veremos o fim das Farc. primeiro motivo : apoio popular, nenhuma guerrilha com mais de 40 anos, consegue se manter sem ter uma ampla base popular. Segundo motivo: a Farc atua em áreas de difícil acesso e tem “now-how” para viver e esconder-se nas matas e cordilheiras colombianas. Terceiro , aqui opinião pessoal, não vejo uma vontade assim tão grande do governo colombiano de acabar com as farc, afinal, todos os governos precisam de adversários ( externos e internos) para desviarem a atenção de sua população.
Por fim, acho que as Farc sim sofreram um duro golpe, e vão ficar um certo tempo em estado latente, mas não vão cessar suas atividades
102 Rodrigo // 3/March/2008 às 13:46
Não Mr X, as Farc não vão acabar porque o Uribe não quer que elas acabem, ele morre de medo que as Farc saiam da ilegalidade e conquistem o poder pelo voto e ele quer ainda mais! Quer arrastar quantos países ele puder arrastar pra guerrinha dele!
Quanto ao lencinho, sugiro que guarde ele pra você. Sabe por que? Seu heroizinho, o Sarkozy, virou petralha, é:
O GOVERNO DA FRANÇA ESTAVA NEGOCIANDO COM A FARC, MAIS EXATAMENTE COM O CARA QUE FOI MORTO NO EQUADOR. ISSO MESMO, NEGOCIANDO COM AS FARC. E JÁ TRATOU DE CONDENAR O ATAQUE. APETRALHOU-SE. PETRALHA!!!
103 confetti // 3/March/2008 às 13:48
ich….nao grita h do p
104 confetti // 3/March/2008 às 13:49
a frança negocia com os farc, pq quer liberar os refens !! ponto final .
105 Antonio M // 3/March/2008 às 13:52
E negocia por que as FARC estão na américa do sul. Se estivessem por lá estariam levando chunbo também….
106 Mr X // 3/March/2008 às 14:00
As FARC vão acabar,
lalaralalalalá
A esquerda está triste,
tralalatralalalá!
Kkkkk.
p.s. Hum, o “cara que foi morto no Equador” era o ATUAL LÍDER das Farc (Marulanda já morreu). As FARC terão o melancólico destino do Sendero Luminoso…
107 confetti // 3/March/2008 às 14:02
putain chose, fica estranho vc com esses gritinhos….
108 Cláudio Melo // 3/March/2008 às 14:03
Precisamos flexionar os músculos lá em cima.
Fazer exercícios militares “de rotina”. Gastar uma grana com homens e armas na fronteira norte e continuar com as gestões diplomáticas.
Só diplomacia não resolve. O outro precisa perceber que temos outros recursos além da diplomacia. As nações, assim como as pessoas, respeitam a força.
109 Rodrigo // 3/March/2008 às 14:04
Chile condenou, Alemanha condenou, tudo um bando de apoiadores do terrorismo. Ah, se o Bush fica sabendo…
110 HRP Mané Reloaded! // 3/March/2008 às 14:11
Relativizando a soberania:
comentário 57!
Se o governo do país a ter a soberania vilipendiada for de esquerda pode…..ser for direitão como o do URIBE ASNO BURRÃO….não!
A moça franco colombiana estava prestes a ser libertada!
Agora fud….tudo….obrigado combatentes da colombia!
E o Chavez ainda perde tempo!
A elite branca sempre se comporta igual quando se trata de ceder espaço no poder aos excluidos……nomeia todo e qualquer opositor de terrorista……
Os farroupilhas eram terroristas?
Menahen Beguin era terrorista?
Simon Bolivar ´foi terrorista?
111 zé // 3/March/2008 às 14:11
Engano seu Mr. X, as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Cocaína) vão existir enquanto houver cheiradores.
112 Rodrigo // 3/March/2008 às 14:13
Tinha que pegar esses carinhas histéricos, que ficam dando gritinhos, e mandar lá pra Amazônia pra caçar guerrilheiro.
Esse negócio de ficar dando chiliquinho por aqui quando tem gente pra morrer por ele lá é babaquice.
113 Brancaleone // 3/March/2008 às 14:18
Pimenta no r… dos outros é refresco.
Estes países que ” indignaram-se” com a ação colombiana já fizeram das suas.
A França explodiu um barco do Grenpeace fora de suas fronteiras, o Chile andava mancomunado com o Brasil na operação Condor, a Alemanha andou mandando “agentes especiais” capturar integrantes da Bahader Meinhoff na Suécia…
Mas é aquele papo: Façam o que eu digo, não o que eu faço.
Cito de novo a casa do vizinho infestada de focos da dengue, de ratazanas e de bandidos. Eu quero mais é que alguem vá lá e limpe o lugar, para a sujeira do vizinho não venha para minha casa…
Como assim a Colômbia deveria “notificar da presença das Farcs em território equatoriano”? Se os equatorianos “não sabiam” que suas terras serviam de base para terroristas, não podem alegar soberania. Só porque o cara não sabe que é corno, não significa que não seja corno…
E só par voltar à questão amazônica: Vai dizer que o Ibama não sabia o que tava rolando lá em Tailandia com o desmatamento? Sabiam e com certeza faturavam com isso. Agora tão lá, naquela pirotecnia toda…
Desinformados si, hipócritas não.
O Equador que tenha seus próprios grupos terroristas e sofra seus próprios atentados e sequetros ( que seja soberano ao menos nisso) mas não fiquem acobertando terroristas dos outros e ficando só com a parte digamos, intere$$ante da coisa toda…
E o Chávez que vá cuidar dos seus assuntos ( e isso inclui sua parceria com a Farcs e sustentar Fidel…)
114 Antonio M // 3/March/2008 às 14:19
O que o Chile fez, a Alemanha é puro formalismo .
“…A moça franco colombiana estava prestes a ser libertada! …”
Não é verdade. As FARC já haviam declarado que unilateralmente a última que devolveram foi em fevereiro e fim de conversa.
115 Cláudio Melo // 3/March/2008 às 14:20
Josué,
É Baader Meinhof.
116 confetti // 3/March/2008 às 14:24
114, é mesmo ! ingrid bettancourt é um joker pra eles…coitada…
117 Brancaleone // 3/March/2008 às 14:25
Putz!!!
Esqueci!!!
Quando o Evo mandou à merda a soberania brasileira no caso da refinaria “comprada”e no preço do gás (devidamente contratado e combinado antes) a esquerda achou que Evo tava certo - até Chávez apoiou. Agora existe soberania é? Interessante né? Soberania é relativo, muuuuiiito relativo…
118 Nhé! // 3/March/2008 às 14:26
A França não tentou resgatar a Bitencourt (sei lá como se escreve o nome dela) e invadiu o espaço aéreo brasileiro?
E não mandamos eles voltarem para a Guiana?
119 Antonio M // 3/March/2008 às 14:27
Se quisessem liberá-la, seria primeira devido ao seu estado precário de saúde. Não liberam pois seria vista como “exemplo” do tratamento dado aos reféns…..
Talvez com esse golpe que levaram, revejam essa posição senão, o destino dela será virar ração para algum carnívoro silvestre …..
120 confetti // 3/March/2008 às 14:27
esquece isso nhéz…foi dominique de villepin, ex primeiro ministro que deu uma de indiana jones…ridicule…..
121 Mr X // 3/March/2008 às 14:27
confetti, num fui eu que gritei. Eu só tou cantando…
122 Zé Bush // 3/March/2008 às 14:28
well,Mr. Gervásio Artigas…..ao contrário do que reza a cartilha, as FARC não tem esse “apoio popular” todo não. É certo que ocupam regiões inóspitas e de difícil acesso, e essa vantagem geográfica lhes garante certo poder de manobra. Numa luta em “campo aberto” já teriam sido derrotados.
Quanto ao suposto “apoio popular”, aquela quadrilha sobrevive de rapinagem, intimidação e tráfico de drogas. Centenas (talvez milhares) de camponeses já foram expulsos de suas terras ou mesmo assassinados pela FARC. São constantemente intimidados e coagidos a “ajudar” os guerrilheiros seja com produção agrícola (uma forma de “expropriação”), seja com o recrutamento forçado de jovens.
Li recentemente que uma pesquisa na Colômbia indicou que 97% (!!) da população colombiana repudia definitivamente as Farc ,inclusive objetivos e métodos. Espero que essa pesquisa não tenha sido encomendada pela CIA ou pelo Bush, sabe-se lá. Em qualquer caso, volta e meia dou uma lida nos jornais da Colombia e Venezuela para tentar entender e assimilar algo do que lá ocorre. Facilmente podemos constatar que na Colombia a maioria esmagadora do povo tem ódio e pavor as Farc. Tá certo que o Uribe não é nenhum santo ou exemplo de retidão, mas é um presidente eleito democraticamente que está combatendo uma organização criminosa que pretende tomar o poder na marra!
Um grupo terrorista não pode exigir “legitimidade” apenas pelo fato…de existir! Ainda mais sabendo que o objetivo final desse grupo é a tomada do poder pela força e pelo terror, com o intuito declarado de estabelecer uma…ditadura!
123 confetti // 3/March/2008 às 14:29
antonio, sobretudo o enorme interesse da frança na liberaçao de ingrid …os farcs precisam desse holofote…ja conseguiram até “negociar” quase direto com o governo …nao vao libera-la tao cedo
124 Antonio M // 3/March/2008 às 14:30
Isso também, correto confetti ….
125 confetti // 3/March/2008 às 14:31
chose, vc canta com assassinatos e invasoes de territorio….coisa feia…((
126 aiaiai // 3/March/2008 às 14:33
é confetti. Tá quase chegando a 150…
É muito bonito ver a colombia falando em soberania…os caras tão mais vendidos que puta em dormitório de construção kkkkkkkkkk
por isso que eu gosto desses comentaristas, me divirto muito!
127 Fumaça // 3/March/2008 às 14:34
E não é que o serviço foi feito pelos SUPERTUCANOS
Vamos combinar: petista nenhum aceita isto.
128 Antonio M // 3/March/2008 às 14:36
Ruim a Colômbia se aliar aos EUA. O Japão também errou. A Coréia do Sul.
Bem fez Cuba, Coréia do Norte etc.. ….
129 josef mario // 3/March/2008 às 14:37
Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
Eu, josef mario, devo dizer que estes companheiros direitões, reacionários e fascistas que, de forma venal, calhorda e mentirosa ficam falando em golpes de estado pelas FARC, são os mesmos que vivem a repetir que o companheiro lula está tramando um golpe para conseguir o seu 3º mandato.
Muito obrigado
130 Gervásio Artigas // 3/March/2008 às 14:38
Sr. Zé Bush
Concordo, talvez tenha expressado-me equivocadamente quando disse “apoio popular”. Refiro-me a capacidade de substituir elementos de suas, ah…”tropas” . explico: seja pelos “voluntários” ou pelos “conscritos”, me parece que se uma guerrilha que a mais de 40 anos, vem sofrendo perdas ( e em alguns momentos, bastante pesadas, com a eliminação de elementos-chave) deve ter um sistema de “recrutamento” bastante organizado, ou não? no mais concordo com o Senhor, mas desconfio dos números…
Hasta
131 Rodrigo // 3/March/2008 às 14:38
A Alemanha aprontou, o Chile aprontou, o Brasil aprontou e todo mundo reclamou. Hoje, a Colômbia aprontou e tem gente aplaudindo. Quando aprontarem com elas, eu, em solidariedade, vou aplaudir.
132 Nhé! // 3/March/2008 às 14:40
Confetti #120
Então o ex ministro não pode dar uma de indiana jones? E de chapolin, pode?
133 faraó // 3/March/2008 às 14:43
Brancaleone
Se voce for começar uma campanha pra vender a Amazonia, me avisa que eu entro de cabeça na hora.
Pra mim vendia aquelas terras enquanto ainda valem alguma coisa, pois do jeito que os atuais donos estão acabando com ela, daqui a pouco não vale nem R$1,00.
134 Rodrigo // 3/March/2008 às 14:44
Engraçado, em que país mesmo a refinaria da Petrobrás na Bolivia? Ah, é na Bolivia não é? Então ele s tem o direito de interferir nelas não é? Ah bom, depois a Bolívia aguenta as consequencias na justiça e no mercado? Ah bom, então tá certo…
Eu tô impressionado como depois que o Bushinho assumiu o poder, começou a aparecer reacinha histérico posando de falcão. Devia pegar essa passara e mandar invadir a Bolivia e caçar guerrilheiro na Amazônia. O que ia aparecer de franguinho, peruzinho e pavão…
135 Rodrigo // 3/March/2008 às 14:47
Um pelotão liderado pelo Queijão e pelo Branca deve ser o mais mortal do mundo. Só não sei se vão matar de medo ou de rir…
136 Mr X // 3/March/2008 às 14:48
confetti,
Quem canta seus males espanta. Sabia não? ;0)
No mais, eu não sabia que tinha tantos patriotas equatorianos freqüentando este blog, kkkk.
137 Rodrigo // 3/March/2008 às 14:48
chickenhawk!
138 Mr X // 3/March/2008 às 14:50
Os terroristas palestinos mataram um equatoriano de passeio em Israel faz um mês atrás. Nenhum dos “patriotas” aqui reclamou… Estranho…
139 confetti // 3/March/2008 às 14:53
mister, nao sou patriota porra nenhuma, mas nao festejo assassinatos ! je suis une fleur bleue, todos sabem….
140 Antonio M // 3/March/2008 às 14:53
Se os ataques foram feitos por aviões Supertucanos ( http://www.defesanet.com.br/zz/emb_st_fac_1.htm ) então ficam alguns detalhes.
São de projeto e fabricação brasileiros e fabricados pela Embraer que depois de privatizada, conta com participação/capital francês.
Ironia pouca é bobagem…..
141 confetti // 3/March/2008 às 14:54
falai seu signo….vou ver se tem alguma lua atravessando ….vc hj ta “reche”….
142 Rodrigo // 3/March/2008 às 14:54
Ué, eu não sabia que tinha território equatoriano em Israel(?)…estranho…
143 Mr X // 3/March/2008 às 14:56
O ETA matou dois equatorianos em 2006. Ninguém reclamou… Por que agora estão tão preocupados com o Equador? Aí tem…
144 Mr X // 3/March/2008 às 15:01
Antonio M,
Kkkkk
145 Velho do Farol » Pedro Doria publica mais um hoax // 3/March/2008 às 15:01
[…] comentar a invasão do Equador pelo exército da Colômbia, ele foi tão condescendente com a violação da soberania alheia que […]
146 confetti // 3/March/2008 às 15:05
hoax ? ah…..
147 Mr X // 3/March/2008 às 15:09
O que é reche confetta?
148 Mr X // 3/March/2008 às 15:10
hoax hoax hoax! feliz natal!
149 confetti // 3/March/2008 às 15:13
reche = aspero
150 Antonio M // 3/March/2008 às 15:14
O Velho do Farol deu uma distorçida na estória nénão ?!?!?
E ainda tem um link no seu blog “Vamos colocar o Nassif no topo do Google’.
Será que para ele e o Nassif só o cume interessa ?!!?!?!?
151 Rodrigo // 3/March/2008 às 15:18
E não é que deu mais de 150?
152 cmd. Jåµë§ ßønd™ // 3/March/2008 às 15:20
-= Antonio M… seu menino gozado… haha
153 Antonio M // 3/March/2008 às 15:21
Gozado não Jåµë§, sou gozador …..
154 cmd. Jåµë§ ßønd™ // 3/March/2008 às 15:36
-= Não seja modesto, todos sabemos que por trás de você há um homem espirituoso.
–X–
Pronto, gastei todo o duplo sentido que aprendi na adolescência.
155 Antonio M // 3/March/2008 às 15:40
Sr. Jåµë§, esse negócio de ter homem por trás é coisa de Joseph Mario.
Sou independente …..
156 Dino // 3/March/2008 às 15:42
Confetti, ainda não te caiu à ficha que o mx. Cheese é enrustido? A boneca reacionária não sai do bunker com medo de virar chacota…
157 Natan Pardinho // 3/March/2008 às 15:49
Tomara que Chávez entre em conflito armado com a Colômbia….pra ver o poderio de fogo dele….hehehehehe….e que o canalha do Uribe se exile nos EUA
158 Antonio M // 3/March/2008 às 15:52
Xiiii, tem gente querendo ver a potência do canhão do Chaves é ?!?!?
ô carência afetiva braba !!!!
159 Dino // 3/March/2008 às 15:57
Ruim a Colômbia se aliar aos EUA.
Se aliar? Hahahahaha
Na minha terra isso tem outro nome…
160 Antonio M // 3/March/2008 às 16:02
“.. Narciso acha feio o que não é espelho …”
E para quem sofre de complexo de inferioridade crônica, o colonizado sempre será colonizado.
Resta tentar algum tratamento psicológico ……
161 confetti // 3/March/2008 às 16:12
dino 156, nao fala assim de chose ! discordo de 90% de suas opinioes, mas adoro ele ! ))
( vao me sacanear…)
162 Mr X // 3/March/2008 às 16:19
Acho que o Dino tá com dúvidas sobre a sua sexualidade… Hum, cadê o Pax nessas horas pra aconselhar a psiquiatra sionista?
163 confetti // 3/March/2008 às 16:21
chose nao fala assim do dino, discordo muito de suas opinioes, mas curto ele ! kkkk
164 confetti // 3/March/2008 às 16:23
chose, li uma frase em outro grob, mas acho que ela te assenta : seu sionismo nao parte do amor ao judeu, mas do seu odio ao arabe…..o que acha ?
165 Dino // 3/March/2008 às 16:23
Mas falando sério, você pode ter até uma visão neoliberal da economia e da sociedade, pode ser reacionário o que for, mas confundir a ajuda econômica do pós guerra ao Japão ou Europa ocidental, no intuito de barrar o crescimento do comunismo na época, com uma ajuda militar de merda a um país de merda da América Latrina, é assim por dizer… Infantilidade? Ou babaovice desenfreada?
166 Viva la revolucion // 3/March/2008 às 16:26
URIBE criminoso, filhote de EUA. Chavez negociava libertação de reféns há meses, o ataque acaba com as negociações. E a invasão tem q ser retaliada. Os latinos não mais se agacham perante o Império!!!
VILA LA REVOLUCION BOLIVARIANA !!!
167 Dino // 3/March/2008 às 16:29
Mr cheese eu posso citar uns trocentos comentários seus, onde você deu pinta, tenho uma memória fantástica… Diga que eu estou errado e que você não é gay…
168 Antonio M // 3/March/2008 às 16:33
“…ajuda militar de merda a um país de merda da América Latrina …”
É complexo de inferioridade e grave. E ainda depois que Cháves perdeu o plebiscito e chamou a vitória da oposição de vitória de merda aí que os coliformes fecais tomaram conta de suas manifestações ….
169 confetti // 3/March/2008 às 16:33
( definitely, é baixo nivel atacar sobre sexualidade quando nao se acha outro argumento…comportamento convencional demais…enjoa…)
170 Marcos Araújo // 3/March/2008 às 16:36
Se Uribe e a Colômbia estao procurando guerra, sem dúvida que acharao. Bombardear território de país vizinho é ato hostil. E contra as convençoes e acôrdos internacionais, com FARC ou sem FARC. Querer dar uma de Israel na América Latrina nao irá funcionar. O contexto é outro; as FARC dominam grandes pedaços do território colombiano. O Uribe está brincando com fogo, estimulado por Tio Sam e já imaginando que tem o poderio de fogo do exército israelense. O cara já nao dá conta das FARC e se mete a provocar os vizinhos. Má política. Pode levar ferro.
171 Marcos Araújo // 3/March/2008 às 16:38
confetti // 3/Março/2008 às 16:23
“…chose, li uma frase em outro grob, mas acho que ela te assenta : seu sionismo nao parte do amor ao judeu, mas do seu odio ao arabe…..o que acha ?”
Confetti: No milhar! Parabéns.
172 Gerson B // 3/March/2008 às 16:39
As FARC estavam usando o território do Equador. Se:
a) O Equador não sabia a Colômbia lhe prestou um favor eliminando bandidos em seu território.
b) O Equador sabia e ajudava as FARC (hipótese muito mais provável) ele não tem como alegar quebra de soberania, já que já participava de uma guerra cont