Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

Putin sai, Medvedev entra
a Rússia segue forte, instável

February 26th, 2008 · · 266 Comentários

No próximo domingo, os russos elegerão o discreto Dmitry Medvedev seu novo presidente. Homem de confiança do atual Vladimir Putin, Medvedev é uma incógnita. O período de transição durará dois meses e, em maio, Putin deixará o Kremlin. Mas isto é apenas pró-forma. Não é o que a população deseja e, na posição de primeiro-ministro, ele promete que continuará no comando de fato. Será?

Um dos truísmos correntes da análise de política internacional é que Putin sequer precisava flertar com a ditadura: seria eleito ainda assim. Isto é apenas parcialmente verdade. O atual presidente é o segundo que o país tem desde a queda da União Soviética e do regime comunista. Durante os anos 1990, o governo de Boris Yeltsin se mostrou caótico, corrupto, autoritário e incompetente. O desemprego atingiu níveis recordes, a moeda virou frangalhos, a máfia nascida do período de privatizações fraudulentas do espólio estatal pareceu dominar o cotidiano.

A narrativa corrente na Rússia é que Putin, o discreto e apagado homem de confiança de Boris Yeltsin, assumiu com punho de ferro e eficiência.

Domou os três canais de televisão que haviam e produziam jornalismo independente e produziu a venda dos principais jornais do país aos ricos que lhe eram leais. A Rússia, hoje, é um dos países mais perigosos do mundo para se exercer o jornalismo. Putin também partiu contra a autonomia dos estados, dividindo o país em grandes regiões administrativas governadas por homens ex-KGB, como ele. E como o novo Medvedev. Os governadores das províncias foram expostos a grandes investigações, assim como várias das empresas petrolíferas. As alegações eram de corrupção – e é possível que muitas fossem verdade. Nas mãos do presidente, no entanto, o combate à corrupção e transformou-se num método de livrar-se de qualquer oposição.

Recentemente, a paranóia do regime tem aumentando. Dominada a imprensa e as empresas, o governo partiu para fechar ONGs. As que existem são, como convém, dominadas pelo pessoal que foi KGB. O direito de assembléia, de se juntar em reunião, está suspenso.

Isto explica a mão de ferro. A eficiência se conta em números que o Kremlin gosta de apregoar. O crescimento anual médio do PIB, desde que Putin assumiu o poder, é de quase 7%. O orçamento já não é deficitário faz oito anos, o país é credor internacional, a inflação mínima e as reservas em moeda estrangeira forte são grandes. O desemprego, que chegou a 12% em 1999, desceu para 6% em 2006. Até 41% dos russos estavam abaixo da linha de pobreza em 1999. Em 2006, eram 14%.

Não bastasse a bonança econômica, a influência na vizinhança foi ampliada. A Primeira Guerra da Chechênia, desastrosamente lutada por Yeltsin, foi substituída pela Segunda Guerra da Chechênia, com mais soldados, mais armamento e menos notícia. O presidente russo voltou a dizer ‘não’ para seu par norte-americano – e, aparentemente, a ser encarado com respeito. A política externa, como nos tempos da União Soviética, tornou a ser baseada nos interesses russos e apenas neles. Ao cidadão comum, uma Rússia humilhada e pobre parece ter engrenado de volta ao caminho que merece.

Mesmo que houvesse imprensa livre, Vladimir Putin seria reeleito. E, na ausência de uma constituição que permita um terceiro mandato, que torne-se chefe de Governo como primeiro-ministro para um presidente feito rainha da Inglaterra.

Nada é tão simples, evidentemente. O sucesso do governo russo não vem da competência de Putin, muito menos de seu autoritarismo. O preço do petróleo vem subindo desde 1998. De 2002 para cá, o barril aumenta rápido de preço. E, conforme aumenta, ajuda a espalhar regimes autoritários que argumentam competência econômica. Mas, seja no Sudão, na Venezuela, no Irã ou na Rússia, é o petróleo e seus derivados que explica a bonança e o poder angariado nas relações externas.

A ‘competência’ do governo Putin, e sua intolerância para com corrupção, pode ser contada em outros números. No último ranking da Transparência Internacional, o país figura como o de número 143 numa lista de 179. O número 1 é o menos corrupto – e vai aumentando até o último. (Nesta lista, de 2007, o Brasil está em 72.) O conflito na Chechênia está menos noticiado do que nos anos Yeltsin, mas não menos brutal. O número de ataques terroristas aumentou. Num teatro em Moscou, em 2002, morreram 300 pessoas. Na escola de Beslan, 500. Tudo no governo Putin. O número médio de assassinatos por ano subiu de 30.200 para 32.200 do período Yeltsin para o Putin.

O regime está mais paranóico e repressivo e a ponto de mudar. O discurso corrente é este: Putin sai para continuar. Talvez. Mas que ninguém se surpreenda se o desconhecido Dmitry Medvedev fizer o mesmo que Putin fez com Yeltsin. Chega manso e, à moda russa, repentinamente assume o controle todo. Talvez não pareça mas, paranóico e repressivo, dependente do petróleo como vai, acumulando inimigos, o regime é instável.

Tags: Rússia

266 Comentários até agora ↓




  • 1 confetti // 26/February/2008 às 4:12

    medvedev entra, poutine fica !! simples assim….

  • 2 confetti // 26/February/2008 às 4:22

    are dabliu, cade vc ??

  • 3 josef mario // 26/February/2008 às 5:59

    Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
    Eu, josef mario, devo dizer que tenho muita curiosidade em conhecer os critérios que norteiam este ranking da Transparência Internacional. Francamente, este tipo de ranking é uma babaquice de uma subjetividade que beira o imponderável e não pode ser levado em conta por mais idiota que possam achar que sejamos.
    Muito obrigado

  • 4 confetti // 26/February/2008 às 6:23

    a analise desse post é excelente ! pd nao falava assim de poutine e da russia ha alguns meses…
    acho que medvedev nao vai se rebelar tao cedo…deve tudo à poutine, inclusive a diretoria da gazprom; muita grana, muita influencia….parece que como a funçao de presidente nao permite o cargo, vai repassa-lo para …poutine !
    medvedev ” liberal moderado e pragmatico”…
    vai ser interessante curtir esse “soap” !

  • 5 HRP Mané Reloaded! // 26/February/2008 às 6:31

    São 06:27 e eu escuto na CNN a Filarmonica de NY tocando Bach na Córeia do Norte.
    A música é de Deus….e sempre une os homens….como uma oração suprema da vida……a união de todos nós……
    E ele sempre escrevendo certo por linhas tortas vai nos ensinando a sermos melhores…….
    Bom dia e que ese exemplo nos inspire…..extremamente off topic!

  • 6 HRP Mané Reloaded! // 26/February/2008 às 6:38

    Detalhe:
    Lorin Maazel se negou a falar em politica……”esta apenas expalhando música pelo mundo”!

  • 7 confetti // 26/February/2008 às 6:43

    bom dia pra vc tbm hr ! bach na coreia do norte é hype !

  • 8 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/February/2008 às 8:06

    e na China vão desarmar os chineses proibindo facas

    http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/02/26/ataque_com_canivete_em_escola_chinesa_deixa_tres_mortos_e_quatro_feridos_1205236.html

  • 9 DarwinistO // 26/February/2008 às 8:08

    Bom dia Pedro Doria. Gostaria de lhe fazer uma pergunta.

    Há uma coisa que sempre me intriga quando leio passagens como essa:

    O crescimento anual médio do PIB, desde que Putin assumiu o poder, é de quase 7%. O orçamento já não é deficitário faz oito anos, o país é credor internacional, a inflação mínima e as reservas em moeda estrangeira forte são grandes. O desemprego, que chegou a 12% em 1999, desceu para 6% em 1996. Até 41% dos russos estavam abaixo da linha de pobreza em 1999. Em 2006, eram 14%.

    Ora, se o governo Putin cerceia a imprensa livre, como acreditar que esses números são verdadeiros? Como confiar em dados divulgados por um governo manipulador e censor?

  • 10 Brancaleone // 26/February/2008 às 8:08

    Bon jour mon amour Confettí!!!
    Estava em péssima companhia até euzinho chegar né?

    Srs!!!

    Bach na Coréia do Norte!!!

    Os EUA não tinham nada melhor para mandar?
    Uns Mariners? Uns F-18? uns 10 “Jacks Bauers”?

    Já a questão russa:

    Décadas, séculos de domínio Czarista e isso inclui os Czares que se impuseram depois de 1917 até agora, deixaram o povão russo com a cara que tem agora, ou seja, cara de povão mesmo. A Rússia não tem nem o Capitalismo nem o Comunismo. Lá existe o Mafiolismo e o Corruptolismo. Herança daquela coisa que eles chamavam de URSS, resultado da doutrinação comunista que ensinou ao povo obedecer cegamente burocratas do partidão e que agora são da máfia ( aliás sempre foram).
    Nunca suportei Marx ( tá, os Irmãos Marx eu adoro!!) mas dá uma dó ver os escritos do coitado serem subvertidos a esse ponto.

  • 11 confetti // 26/February/2008 às 8:12

    “A Rússia não tem nem o Capitalismo nem o Comunismo”
    tem sim meu cowboy do vale da ribeira ! e ai é que està a especificidade da russia atual !

    baisers mouillés…

  • 12 Mr X // 26/February/2008 às 8:25

    Concordo com o Darwinisto, esses nrs. aí devem ser pra consumo externo.

    Mas o Putinho teve alguns sucessos sim, notadamente na Guerra da Checheca, onde matou muito mais do que Bush no Iraque, sem um pio da imprensa internacional. Só a Politovskaya reclamou, levou um tiro, agora está tudo em paz.

    Ah, bom mesmo é reclamar do Bush, afinal não corre-se o risco de levar chumbo ou, pior, polônio radioativo…

  • 13 Pedro Doria // 26/February/2008 às 8:27

    DarwinistO, não sei responder a contento. Números como PIB são possíveis de medir de fora; o fato de que é credor também não escapa a quem observa do exterior. Mas quando chegamos a taxa de desemprego e gente que saiu da pobreza, isto o governo pode manipular, sim. Manipula o número mas não a percepção. Não adianta dizer que não tem desemprego se todo mundo na rua está desempregado e conhece muita gente desempregada. As pessoas sentem. O mesmo vale para a questão da pobreza. Então, mesmo que haja manipulação dos números, não creio que seja tanta… afinal, os russos estão satisfeitos e uma grana preta em petróleo entrou mesmo na economia.

    Agora, para mais detalhes, como a conta do PIB e tudo o mais, preciso apelar aos economistas aqui. Minha fonte para estes números é o artigo da Foreign Affairs que está num dos links.

  • 14 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/February/2008 às 8:32

    Putin e Chaves gozam da mesma sorte com hidrocarbonetos. Filas para comprar pão e leite são espetáculo que os povos desses países conhecem bem…porque a opção pela pobreza?

  • 15 confetti // 26/February/2008 às 8:35

    aqui darw….saiu no st petersburg times, inicialmente publicado no… los angeles times…))

    http://www.sptimes.ru/index.php?action_id=2&story_id=3570

  • 16 DarwinistO // 26/February/2008 às 8:37

    Pedro, obrigado pela resposta.

    Seria mesmo muito interessante ler nossos economistas a respeito desse assunto.

    E Mr. X levantou uma questão muito pertinente. É impressionante como o fato dos EUA serem a única superpotência, e o consequente aumento da visibilidade do país, fazem com que Bush seja o inimigo mundial número um, enquanto as barbaridades cometidas por Putin provocam no máximo bocejos.

    Uma ou outra reação indignada no caso Kursk, um questionamentozinho por causa de Beslan, mas não passa muito disso.

    Que fique claro que falo da grande maioria dos consumidores de notícias. Obviamente que em espaço como este blog o governo Putin é constantemente debatido.

  • 17 confetti // 26/February/2008 às 8:37

    pd pq tou no awaiting ? ((

  • 18 confetti // 26/February/2008 às 8:39

    as barbaridades de poutine nao provocam so bocejos na europa nao ! so que ele tem a gazprom e nos nao queremos morrer de frio !

  • 19 nada será como antes // 26/February/2008 às 8:44

    Após a mudança de regime da URSS, restou o vazio.

    O que foi a Rússia de Yeltsin ? Nada mais do que grupos variados buscando desesperadamente a divisão do espólio. Nada melhor, naquele período, do que um “lider” fanfarrão e folclórico, pois era hora de divisão de poder (e de $$$) e não de concentração.

    Com Putin, chegou a vez da retomada da organização do Estado, sendo este necessariamente fortalecido para “domar” os micropoderes formados no entorno dos grupos mafiosos.

    Fortalecimento do Estado equivale , sempre, a modelos ditatoriais. O grupo de Putin é, como ele próprio, formado por tecnocratas da área de segurança, não por políticos.

    Tecnocracia não contempla planejamentos políticos de médio e longo prazos. Tecnocratas governam países como grandes armazéns, onde o fluxo de caixa e a segurança das mercadorias e portas é mais importante do que o bem-estar dos empregados e fregueses.

    O problema do grupo de Putin é que a Rússia não é um armazém, tem território enorme, etnias variadas, muito petróleo (cobiçado), população com grau de escolaridade e consciência política acima da média mundial e, principalmente, enormes forças políticas contrárias, como demonstra o permanente comportamento arbitrário de liquidação dos oponentes.

    As elites econômicas russas se sentem frágeis. Regimes autoritários são estabelecidos em momentos de debilidade, não de esplendor e de força. Como diz o texto de Pedro Doria, é perigoso noticiar a realidade na Rússia e o combate à corrupção é fachada para justificar desmandos e proteção aos grupos escolhidos.

    O proletariado russo, há quase um século, foi capaz de realizar a primeira Revolução Socialista da História. O atual “czar” tem tanta sensibilidade política quanto Nicolau Romanov. A maior diferença é que hoje, em comparação a 1917, a “fome” não é de pão, mas de liberdade política.

    Qualquer deslize ou exagero da cavalaria de Putin ou qualquer solavanco nas “contas do armazém” será a senha das mudanças.

  • 20 DarwinistO // 26/February/2008 às 8:50

    Bonjour, mme. confetti. A popularidade do poutine entre os franceses é pequena então? Você diria que rivaliza com a de Bush?

    Nasca

    Fortalecimento do Estado equivale , sempre, a modelos ditatoriais. O grupo de Putin é, como ele próprio, formado por tecnocratas da área de segurança, não por políticos.

    Nós vivemos em uma ditadura governada por tecnocratas, e deu no que deu. Se sua análise está certa, a Rússia que se cuide.

  • 21 confetti // 26/February/2008 às 8:50

    nice exposé, nada ! nao concordo com tudo, mas é coerente ! chose e dracula estao lendo “com lupa” pra cair de porrada em vc ! kkk

  • 22 confetti // 26/February/2008 às 8:52

    ( nao tou conseguindo publicar minhas bobagens…wordpress me larga, pd socorro ! )

  • 23 Brancaleone // 26/February/2008 às 8:54

    Nada será como antes:

    Concordo com voce, mas tem-se que pensar que a Rússia é enorme, continental - aliás, quase multi continental. Fico cá imaginando no que acontece nos cafundós das estepes, naquelas cidades perdidas no meio do nada, nos mares de aral da vida…
    Não concordo apenas com o a sua afirmação de que a escolaridade e conciência política estão acima da média. Lá como cá estes fatores são exceções.
    O fato é que Putin e seu sucessor são a parte menor e visível de alguma coisa, algum poder maior assim como Bush é, como os Premiês da URSS eram e até como o nosso Lula é.
    Como eu digo: É muita coisa para ser apenas corrupção e máfias. Isso é cuidadosamente planejado…

  • 24 nada será como antes // 26/February/2008 às 8:54

    DarwinistO,

    Foi exatamente essa a comparação que pretendi, no meu comentário.

  • 25 confetti // 26/February/2008 às 8:56

    nada, nice coment. ! nao concordo com tudo mas é coerente ! chest e chose devem estar analisando cada virgula pra te cobrir de p**

  • 26 confetti // 26/February/2008 às 8:58

    ( eu quero conversarrrrr ! libera ai pd !!)

  • 27 HRP Mané Reloaded! // 26/February/2008 às 8:58

    Confettinha obrigado pela deferencia……
    O sol está brilhante hoje, e o céu muito azul……..
    A Russia tem uma coisa que ainda não temos…..a experiencia em ciencia vitais para um salto qualitativo em termos de civilização…..otimas unversidades, bom padrão de ensino básico, tecnologia em áreas criticas , como foguetes, armas e computação…..além da quimica avançada, física inigualável e por aí afora…..pena que em termos de sistema de governo e representatividade democratica deixa a desejar…..um povo culto, que cukltiva poesia , música e literatura……mas é tosco o item amar os outros como ati mesmo!
    Vai daí!

  • 28 nada será como antes // 26/February/2008 às 9:01

    Brancaleone,

    As estepes russas são apenas estepes, praticamente vazias e, em termos humanos, bastante semelhantes ao sertão brasileiro.

    E o problema maior é, justamente, que quase nada, atualmente, é planejado. O planejamento político/econômico foi abolido com o fim da URSS. A atual tecnocracia lida com dados presentes e, no máximo, com o médio prazo.

    Mudanças virão e não demoram.

  • 29 Pax // 26/February/2008 às 9:02

    Belo post. É por essas e outras que acordo e entro no Weblog, desde que o chimarrão já esteja pronto e aqui do lado. Pra decidir os destinos do mundo. Todos os dias. Meus colegas e eu, pautados pelo blogueiro.

    “É preciso que tudo mude para que nada se altere.”

    Alguém disse isso uma vez, sobre poder e política. Quem?

    O momento é histórico, depois do fracasso do purismo comunista do século passado, a acomodação do modelo gera momentos importantes na China e Russia. Voltam a influenciar o mundão global de forma relevante, só que não mais com ameaças belicistas e planos expansionistas. Pelo menos por enquanto. Quem viver, verá mais capítulos da novela História.

    Não gostaria de viver num país com restrições à imprensa e à minha liberdade. Mas em 2.043 o que será de nós? É bom criticar o império e perceber seus erros e coisa e tal. Mas é ótimo teclar livre leve e solto, como sintoma da minha liberdade.

    Liberdade ou Morte. Alguém já disse isso?

  • 30 HRP Mané Reloaded! // 26/February/2008 às 9:03

    Confetti é praga de capataz!

  • 31 Mr X // 26/February/2008 às 9:03

    Beegeeesus, Nada! Para de falar em “proletariado”, em “ditadura do proletariado” e em “revolução do proletariado”, isso não existe, caraca! 1917 passou. 1968 acabou. A revolução terminou, vocês perderam. Fim.

    so que ele tem a gazprom e nos nao queremos morrer de frio !

    Esses europeus, sempre com seus nobres princípios e sua coragem… Kkkk! ;-)

    E o Schroeder, heim, inda trabalha na Gazprom? Kkk, ficou explicado porque chamava o Putin de “grande democrata”…

    Como dizia o Marx, Groucho é claro, “esses são meus princípios, e se não gostou deles, eu tenho outros.”

  • 32 confetti // 26/February/2008 às 9:04

    pax e josua no mesmo recinto, sou um confetti feliz !! so falta chose…))

  • 33 confetti // 26/February/2008 às 9:05

    oia ele ae ! ))

  • 34 Zé Bush // 26/February/2008 às 9:05

    well…a Rússia segue atualmente os padrões clássicos de uma Oligarquia, ou uma Cleptocracia entre amigos. Toda a cambada “operacional” do antigo regime comunista assumiu as rédeas no vazio político. Não tinha mais ninguém,eles estavam lá e tomara conta.

    Rica em petróleo e gás, pois abastece a Europa e pode deixar todo mundo morrer de frio quando quiser. Mas o povo está indo embora (coisa de milhões) e os índices de natalidade estão caindo forte. Talvez daí essa suposta queda do desemprego e da pobreza.

  • 35 nada será como antes // 26/February/2008 às 9:05

    confetti,

    Olá querida dama.

    Acho que está difícil postar para todos. Meus comentários também demoraram para ser aceitos.

  • 36 confetti // 26/February/2008 às 9:06

    chose vai à m* ! principios e coragem, cade os seus ?

  • 37 Mr X // 26/February/2008 às 9:06

    confetti, vai lá no amazing. :-( ninguém me visita mais..

  • 38 confetti // 26/February/2008 às 9:07

    nada, quando é liberado fica confuso sem a sequencia do dialogo ! ((

  • 39 Mr X // 26/February/2008 às 9:07

    Os meus princípios tão aqui comigo, vendo-os por um milhão de dólares, digo, euros. :-)

  • 40 confetti // 26/February/2008 às 9:08

    nao paro de ir la, mas nao comento tudo….pq dormiu so 2 hrs no domingo ? balada ? trampo ? sexo ?

  • 41 nada será como antes // 26/February/2008 às 9:11

    Mr X (28),

    Lamento informar que o proletariado não acabou e as contradições geradas pela exploração capitalista continuam existindo.

    Parafraseando seu Marx preferido, o Groucho, os outros também têm princípios.

  • 42 Mr X // 26/February/2008 às 9:13

    Sexo com uma garota de 20 anos, estou ficando velho pra essas coisas, kkkk. ;-)

  • 43 Pax // 26/February/2008 às 9:14

    Voltando, e provocando o desengonçado Mr X e o velho e bom Chesterton.

    Ok, o comunismo acabou e renasce Fenix em ascendente. O capitalismo ganhou e se enfraquece. Misturado à isso, cresce o islamismo como forma de poder. Concomitantemente o socialismo democrata fica “sticked in the midle” como se fala em marketing.

    Se fizermos um corte na virada do século, uma curva sobe, outra desce, uma nova reaparece e outra fica “flat” com tendências de baixa.

    Onde chegarão as assíntotas?

  • 44 confetti // 26/February/2008 às 9:15

    ah por isso anda todo sorridente né chose ! nunca vi vc digitar tanto “kkkk” ! ))))

  • 45 Mr X // 26/February/2008 às 9:16

    Nem tudo é capitalismo versus socialismo, hoje a dicotomia é entre regimes livres (livre-mercado, democracia, liberdade de expressão) e regimes autoritários (religiosos, neofascistas ou pós-marxistas).

  • 46 confetti // 26/February/2008 às 9:16

    islamismo na russia nem tanto né painho….les pauvres….

    assintotas ?

  • 47 confetti // 26/February/2008 às 9:17

    vou prum power lunch….beijos té + …pd, libera-me

  • 48 Mr X // 26/February/2008 às 9:17

    Que nada confetti, tou triste, foi algo passageiro e não a verei nunca mais, a vida é assim, um momento aqui outro acolá. E vc confetti, tá namorando?

  • 49 nada será como antes // 26/February/2008 às 9:18

    confetti,

    Essa de “digitar tanto” é uma ótima piada.

    Sonhos e digitações.)))))))))))))))))))))))

  • 50 Mr X // 26/February/2008 às 9:20

    Tchecov, Dostoyevsky, Tolstoi, Pushkin… A Rússia deu muito ao mundo, já a União Soviética, só tristeza.

  • 51 confetti // 26/February/2008 às 9:20

    tou chose ! fora ele tenho pax, josua e vc ! sorte é pouco, vejo e curto anytime !
    vou nessa, tou atrasada ja !
    nada, guarda ai meu lugar ! ))

  • 52 nada será como antes // 26/February/2008 às 9:22

    A literatura russa foi internacionalizada graças à Revolução.

  • 53 nada será como antes // 26/February/2008 às 9:23

    confetti,

    Guardarei com carinho e dedicação.

  • 54 Mr X // 26/February/2008 às 9:24

    Fala isso pro Solzhenitzin, nada.

  • 55 Dino // 26/February/2008 às 9:28

    Os indices de popularidade do Putin na França são baixos? Isso está tirando o sono dele… hahahaha. Já quem deveria se preocupar com a queda nos mesmos índices… Só faz cagadas…

    Sarkozy distribuía apertos de mão numa feira de agricultura sábado quando um homem no meio da multidão disse a Sarkozy para não tocá-lo pois não queria ser “sujado”. Vídeo do incidente mostra Sarkozy respondendo para o homem algo como “Suma daqui, seu pobre imbecil”.

  • 56 nada será como antes // 26/February/2008 às 9:29

    Sohljenitzyn não é nada. Nunca produziu literatura. Seus escritos são de outra natureza.

  • 57 Antonio M // 26/February/2008 às 9:31

    “…a máfia nascida do período de privatizações fraudulentas do espólio estatal …”

    Discordo. Nasceram bem antes. Dentro da ideologia “todos são iguais” a União Soviética criou as lojas onde todos compravam o que o Estado escolhia o que se deveria comprar porém, também criaram lojas com acesso restrito aos altos funcionários e membros do PC. O “excedente” desse produtos melhores com certeza abasteciam mercados negros comandados por esses mesmos burocratas que com a queda do regime, escancaram pois ainda estavam no controle de tudo.

    Revolução proletária?!? Que eu saiba é considerada uma revolução burguesa. E deu em quê ? Em Stalin que pelo jeito domina a “política pública” de lá até hoje !!!!!!! Fora a “exportação” de seu filhotes como Fidel e Cháves.

  • 58 Daniel // 26/February/2008 às 9:32

    Este é com certeza um assunto muito polemico!

  • 59 Antonio M // 26/February/2008 às 9:34

    ” …O crescimento anual médio do PIB…. . O orçamento já não é deficitário faz oito anos, o país é credor internacional, a inflação mínima e as reservas em moeda estrangeira forte são grandes. O desemprego, que chegou a 12% em 1999, desceu para 6% em 2006. Até 41% dos russos estavam abaixo da linha de pobreza em 1999. Em 2006, eram 14%.

    Não bastasse a bonança econômica, a influência na vizinhança foi ampliada. ….”

    Bem, quanto à influência na vizinhança é quistionável, o resto bem que se parece com o “milagre operário” feito em um certo páis da AL …..

    Coincidência pouca é bobagem …..

  • 60 Dino // 26/February/2008 às 9:38

    E eu que tonto que não sabia que os índices macroeconômicos de um país são feitos e averiguados pela assim dizer “imprensa livre”. Huahuahuahauhuahua… Cada uma que se vê por aqui…

  • 61 DarwinistO // 26/February/2008 às 9:43

    E eu que tonto que não sabia que os índices macroeconômicos de um país são feitos e averiguados pela assim dizer “imprensa livre”.

    Bem Dino, você que certamente é mais culto e intruído que a média por aqui, explique-nos como funciona a divulgação desses dados. Não feitos, porque ninguém afirmou isso, mas coletados e divulgados.

  • 62 DarwinistO // 26/February/2008 às 9:43

    intruído = instruído

  • 63 nada será como antes // 26/February/2008 às 9:45

    O PIB de quase todos os países pode ser estimado pelo fuxo de importação/exportação.

    Economias “fechadas”, como eram a URSS e a China, apresentam maiores dificuldades à medição externa de sua produção. É o caso da Coréia do Norte, cujo PIB aproximado é medido pela área explorada pela agricultura e pelas emissões de carbono despejadas na atmosfera (via satélites espiões) que dão idéia aproximada da atividade industrial.

  • 64 Mr X // 26/February/2008 às 9:49

    Ou pelo Google Maps, em fotos noturnas:

    http://strangemaps.wordpress.com/2007/12/16/218-koreas-dark-half/

    Viva o comunismo!

  • 65 Dino // 26/February/2008 às 9:51

    Antonio B, até os gatos e cachorros soviéticos, eram membros do PCUS, então havia pet shop especiais para todos.Ser membro do PCUS não dava regalia a ninguém, muito pelo contrario, acrescia de obrigações. As únicas lojas diferenciadas que existiam na URSS eram as Beriozkas que vendiam só em moeda estrangeira, similar aos nossos free shop.

  • 66 Zé Bush // 26/February/2008 às 9:51

    well…fico sabendo que a campanha de Hillary Clinton divulgou uma foto de Barack Obama vestido de muçulmano, numa viagem do rapaz à À frica em 2006. Até que ele ficou engraçadinho fantasiado de guerreiro somali.

    Parece que o Duda Mendonça andou dando umas voltinhas lá por Washington…

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/02/080225_obama_vestidorg.shtml

  • 67 Mr X // 26/February/2008 às 9:51

    Os “proletários” nunca fizeram revolução, todo movimento revolucionário é obra de burgueses, que devem “esclarecer” o “proletariado” para suas “reais necessidades”.

    E quando tomam o poder, mandam todo mundo usar a cueca por cima das calças.

  • 68 DarwinistO // 26/February/2008 às 9:51

    Sensacional esse mapa, Mr. X.

  • 69 DarwinistO // 26/February/2008 às 9:53

    Ser membro do PCUS não dava regalia a ninguém, muito pelo contrario, acrescia de obrigações.

    Huahuahuahauhuahua… Cada uma que se vê por aqui…

  • 70 Mr X // 26/February/2008 às 9:53

    Dino, você queimou a Berioska? Na URSS todos eram iguais, só que alguns eram mais iguais do que outros.

  • 71 Antonio M // 26/February/2008 às 9:55

    Dino Sauro, pelo nick pode-se até notar que deve ter vivido lá na URSS. E pelo jeito era filiado ao PC e ocupava um bom cargo na burocracia. E nota-se também que não se extinguiram!!! E está equivocado, a filiação ao PC não era obrigatória mas, valia algumas facilidades para quem se filiasse.

    Deve estar morrendo de saudades ….

  • 72 nada será como antes // 26/February/2008 às 9:55

    Movimento revolucionário, obra de burgueses ?

    Nem todas as revoluções foram como a francesa.

  • 73 Antonio M // 26/February/2008 às 10:04

    Pelo que entendo do contexto histórico, revoluções burguesas ocorreram várias. Revoluções proletárias mesmo nunca sairam do imaginário dos sonhadores …..

  • 74 Dino // 26/February/2008 às 10:04

    Antonio B, vivi sim, 6 anos serve? Sou brasileiro e não era comunista para ser filiado ao PCUS, o que não me impossibilita de ter convivido muito mais e perto com a realidade soviética do que suas leituras do reader’s digest.

  • 75 Antonio M // 26/February/2008 às 10:08

    Dino, Luiz Carlos Prestes viveu muito mais tempo do que você lá e morreu votando no Brizola.

    Grande coisa ter vivido lá, não siginifica obrigatoriamente um aprendizado.

    PS.: As matérias do Reader´s Digest em geral são legais sim alias não tenho preconceitos. Eu leio primeiro antes de opinar……

  • 76 Dino // 26/February/2008 às 10:11

    Mr Cheese, quem eu tenho a plena certeza que anda queimando beriozka por aí é vossa excrescência, que já deu pinta por aqui mais de uma vez e só não sai do “bunker” com medo dos parceiros conservadores perderem o respeito. hahahhaha

  • 77 Mr X // 26/February/2008 às 10:13

    Marx era um burguesão, viveu encostado no Engels.
    Lenin era filho de um conselheiro do czar, e formou-se em Direito.
    Trotsky era filho de granjeiros ricos.

    Tudo elite da época. “Proletários”, cadê?

  • 78 Dino // 26/February/2008 às 10:13

    Dino, Luiz Carlos Prestes viveu muito mais tempo do que você lá e morreu votando no Brizola.
    ??????????????????????

  • 79 nada será como antes // 26/February/2008 às 10:16

    Mr X jamais deve ter ouvido falar em opção de classe.

    __________

    Dino,

    Não se aborreça. Esse pessoal não tem conhecimento político e não entende de alianças e acordos.

  • 80 nada será como antes // 26/February/2008 às 10:17

    Marx nunca foi burguês.

  • 81 Antonio M // 26/February/2008 às 10:18

    “..Não se aborreça. Esse pessoal não tem conhecimento político e não entende de alianças e acordos…”

    NSCA, com certeza eu entendo de alianças e acordos porém, quando se trata de conchavos e negociatas vocês são PHDs ……

  • 82 nada será como antes // 26/February/2008 às 10:19

    Engels era de família rica e praticamente sustentou a família de Marx, além de colaborar e escrever.

  • 83 Antonio M // 26/February/2008 às 10:19

    “Marx nunca foi burguês.”

    Também não entendem nada de burguesia e proletariado. Ou entendem conforme lhes convém ou seja, como prega a ideologia…..

  • 84 nada será como antes // 26/February/2008 às 10:20

    Conchavos e negociatas costumam ser a prática de políticos burgueses.

  • 85 Chesterton // 26/February/2008 às 10:22

    confetti // 26/Fevereiro/2008 às 8:39

    as barbaridades de poutine nao provocam so bocejos na europa nao ! so que ele tem a gazprom e nos nao queremos morrer de frio !

    chest- confa brilahntemente descreve o pragmatismo europeu, fruto do relativismo moral, um dos pilares da insanidade intelectual de nossos tempos.

  • 86 Antonio M // 26/February/2008 às 10:22

    Lula governa junto com PMDB, PDT, PCdoB, PP (de Maluf), recentemente o PTB que agora finge que é oposição, PRB do Edir Macedo e muitos outros partidos e escroques.

    O presidente “proletário” entende de conchavos e negociatas portanto, também é prática comum …..

  • 87 Antonio M // 26/February/2008 às 10:25

    Engels administrava uma tecelagem que era herança do seu pai.

    Marx além de precisar de algum tipo de herança para sobreviver, ainda recebia $ vindo da exploração burguesa do operariado.

    ‘Façam o que falo, não façam o que faço’ pouco é bobagem…..

  • 88 Dino // 26/February/2008 às 10:26

    Dino, Luiz Carlos Prestes viveu muito mais tempo do que você lá e morreu votando no Brizola.

    NASCA, é que nesta frase fiquei em duvida se: Teria LCP disputado comigo um campeonato de esconde-esconde, teria LCP morrido em uma cabine eleitoral votando no Brizola ou teria ele votado no Brizola justamente porque ficou muito tempo na URSS?

  • 89 nada será como antes // 26/February/2008 às 10:26

    Não confunda presidente de origem proletária com governo do proletariado.

    Sua deficiência política é evidente.

  • 90 Jåµë§ ßønd™ // 26/February/2008 às 10:26

    -= Bom dia, ladies and gentlemen… vou ler alguns comentários e ponderar sobre os melhores argumentos.

    –X–

    listening [+] Missing (Remix) | Everything But The Girl

  • 91 nada será como antes // 26/February/2008 às 10:28

    Dino,

    É confusão mesmo, proveniente de entendimento deficitário da política.

  • 92 Antonio M // 26/February/2008 às 10:28

    “…Sua deficiência política é evidente. …”

    Não NSCA, é que eu não fui doutrinado ….nem tive o cérebro lavado …..Eu passei incólume às aulas de história e geografia do colégio e cursinho…..e nunca frequentei partidos …..

  • 93 Chesterton // 26/February/2008 às 10:31

    my god , teoria marxista em pleno seculo 21….quanto tempo vocês gastaram e gastam com esta baboseira feita para enganar trouxas? \Caiam na real para variar.

  • 94 Chesterton // 26/February/2008 às 10:33

    Masca e Dino, você devem estudar outros livros de vez em quando…..

  • 95 nada será como antes // 26/February/2008 às 10:38

    Antonio M (92),

    Se você passou “incólume” às aulas de História e geografia, está parcialmente esclarecido seu déficit político.

    Partidos não devem ser frequentados, devem ser militados.

    Política não significa lavagem cerebral nem doutrinação.

    Estreito, o seu entendimento.

  • 96 Jåµë§ ßønd™ // 26/February/2008 às 10:38

    -= Eu ainda acho que o Groucho era o único Marx que se pode levar a sério.

  • 97 Antonio M // 26/February/2008 às 10:41

    Dino, eu compreendo; vou lhe explicar a piada:

    A última entrevista que vi de LCP, foi no Jô Onze e Meia nos tempos de SBT. Pouco tempo depois LCP falaceu. No programa defendeu uma frente ampla para eleger Brizola presidente, onde diz que contava até mesmo com o apoio de Paulo Maluf.

    Hoje Lula está junto com Maluf. Como revolucionário não se deu bem, como profeta quase !!!! rsrsrsrsrs!!!!

  • 98 nada será como antes // 26/February/2008 às 10:42

    A estreiteza política recebe mais adesões.

  • 99 DarwinistO // 26/February/2008 às 10:45

    A estreiteza política recebe mais adesões.

    Nasca, uma coisa que eu queria entender é porque a discordância em relação ao seu ponto de vista é “estreiteza política”. Não pode ser apenas discordância?

  • 100 Antonio M // 26/February/2008 às 10:48

    Só um fdp para apertar a mão de um caudilho-idem que deportou sua esposa e filha para um campo de concetração, em nome de aliança política em prol da humanidade. E maia tarde ainda apoiar outro caudilho, Brizola. Escravo de ideologia é algo triste mesmo.

    Eu apertaria a mão de GV com uma das mãos e na outra estaria com um ‘tresoitão” para lhe dar um tiro na cara.

    Esse é o exemplo de liderança política coerente para vocês, para mim não…..

  • 101 Gustavo Timm de Oliveira // 26/February/2008 às 10:51

    Pedro,

    Li há pouco no Blog do Noblat sobre um escândalo na Alemanha envolvendo o governo. Com autorização da primeira-ministra Angela Merkel, o serviço secreto alemão comprou por cerca de R$ 10 milhões um DVD com nomes de milionários alemães que fraudaram o fisco.

    Leu alguma coisa a respeito? Se puderes falar disso por aqui seria bom. Achei o post do Noblat incompleto…

    Valeu.

    Abs.

  • 102 DarwinistO // 26/February/2008 às 10:53

    Eu apertaria a mão de GV com uma das mãos e na outra estaria com um ‘tresoitão” para lhe dar um tiro na cara.

    Bom dia Antonio. Muitas vezes não concordo com o que você escreve, mas dessa vez assino embaixo. Ao fazer aliança com GV, Prestes desonrou a memória não só de Olga Benário, mas de todos os deportados pelo governo brasileiro. Deveria ter perdido toda a moral e apoio pra sempre.

  • 103 Pax // 26/February/2008 às 10:55

    A Russia sobe, os EUA descem e o desengonçado Mr X não dá mais conta de uma menina de 20 anos. Será que o Mr X voltará a subir?

    O Século XXI promete.

    ps.: tô com uma teoria aqui, mas preciso desenvolvê-la mais com o Ricardo Cabral, o mestre: “Quem entra no blog só pra agredir colegas comentaristas é guerrilheiro comuno-capitalista-muçulmano-socialista-cristão com problema na próstata e viés ateu”.

  • 104 Chesterton // 26/February/2008 às 10:55

    politicismo- a crnça de que todos problemas humanos tem uma solução política. Outra origem do relativismo moral.

  • 105 Chesterton // 26/February/2008 às 10:57

    Pax, se os EUA estão decadentes eu não sei, ams tem uns 50 anos que falam que vai acabar e todo mês os EUA estão lá, firmes e fortes. Eu acho que eles vão é cansar de defender as liberdades no mundo sozinhos, e a Europa vai ter que encarar seu destino.

  • 106 nada será como antes // 26/February/2008 às 10:57

    DarwinistO,

    Considero a discordância essencial ao processo político. Afinal, a dialética, que adoto, pressupõe o confronto de forças, sejam elas políticas, econômicas , naturais, etc.

    Mas não tolero gracejos baratos e tiradas pseudo-espirituosas com assuntos sérios. Neste caso, entendo que se trata de ignorância travestida de senso de humor.

    Seus comentários , alguns bem engraçados, sabem separar as coisas sérias. Não poucas vezes você, com humildade até exagerada, pediu explicações sobre alguns assuntos , que foram pronta e respeitosamente fornecidas. O nome disso é respeito mútuo.

  • 107 Antonio M // 26/February/2008 às 10:59

    Ok DarwinistO, obrigado pela deferência. Concordar nem é preciso, discutir as idéias que é importante para que não se tenha a idéia de pensamento único, como tanto gostam de bostejar aqui.

    Nos Fóruns Socias de Porto alegre (alguém lembra?!) sempre barraram quem tivesse pensamentos e ideías diferentes das deles. Se sentem conforatáveis assim e não contrapondo seus dogmas. Desde a juventude do PSDB até comissão de Davos que pediu para estar lá e não foi permitido. E acabou sem fazer nada, não deixou nada. E não faz falta.

    Isso sim é defender pensamento único!

  • 108 Ricardo Alexandre da Silva // 26/February/2008 às 11:01

    Caríssimos(as):

    O Nada Será Como Antes se saiu muito bem no comentário 19. Tirante a exagerada comparação entre Putin e Romanov o comentário foi impecável.

    Será que o Nada está se “endireitando”(rs)???

    Ó, Nada, só por curiosidade, ganhou efeito ativo nos agravos de instrumento da semana passada? Efeito suspensivo? Quem sabe um provimento monocrático?

    Cordialmente,

    RAdS.

  • 109 Monsores // 26/February/2008 às 11:05

    Ao menos o Putin tem um nome mais fácil de pronunciar - e de se fazer trocadilhos.

  • 110 DarwinistO // 26/February/2008 às 11:07

    Nasca,

    Fiquei pensando na “humildade exagerada” que você comentou. Talvez você tenha razão, mas há explicação. Primeiro, eu realmente não gosto de falar ou comentar muito sobre o que não entendo ou conheço o suficiente. Daí que, quando surgem posts sobre evolução ou questões ambientais, eu quebro mesmo o pau. Nesses casos eu sei muito bem do que estou falando.

    Segundo, é porque eu gosto mesmo de aprender coisas novas. E aqui se consegue isso, especialmente porque os níveis de argumentação, em geral são muito bons.

  • 111 nada será como antes // 26/February/2008 às 11:08

    Ricardo Alexandre da Silva (108),

    Só teremos o efeito devolutivo, porque o Agravo não comporta o suspensivo. São para STJ e STF.
    _____

    Obrigado pelo “impecável”. Não estou “endireitando”, mas estou acostumado a fazer análises políticas, sempre com a máxima isenção possivel. Mas mantenho a comparação dos dois “czares”.

  • 112 nada será como antes // 26/February/2008 às 11:11

    DarwinistO,

    Falei de “humildade exagerada” justamente porque considero seus comentários entre os de boa qualidade neste blog.

    Percebo que você entendeu meu comentário # 106.

  • 113 confetti // 26/February/2008 às 11:13

    ah que massa os meninos se apertando as maos e desarmando ! quem ganha é o debate !
    nasca, dawr é mesmo um trunfo na vida desse vicio ! )

  • 114 confetti // 26/February/2008 às 11:14

    nasca nao, nada !! kkk

  • 115 nada será como antes // 26/February/2008 às 11:17

    confetti,

    Gostei! Nada de siglas, de acrônimos.

    Simplesmente…nada.

  • 116 Ricardo Alexandre da Silva // 26/February/2008 às 11:20

    Nada:

    Ah, tá. São os agravos do CPC 544 e 545… Nos comentários você havia mencionado urgência (na verdade disse que tinha compromissos urgentes ou algo assim), de modo que deduzi incorretamente que seriam agravos de instrumento pelo 522.

    Mesmo nesse caso , no entanto, seria possível (em tese) pedir, em situações excepcionalíssimas, o efeito suspensivo diretamente ao ministro relator (CPC, 558). Ou, então, ajuizar uma cautelar inominada.

    Bem, desculpe-me a intromissão em seu trabalho. Você certamente sabe disso.

    O “endireitando” foi só uma brincadeira. Já discordei de você algumas vezes. Na última delas discutimos sobre as FARC. Apesar da discordância respeitei sua opinião.
    E prosseguirei assim.

    Suas análises são muito bem escritas, sempre articuladas e me oferecem o contraponto necessário para minhas próprias opiniões. Contraponto intrínseco ao pluralismo do Estado Democrático de Direito.

    O comentário 19 seria integralmente endossado por mim.

    Cordialmente,

    RAdS.

  • 117 DarwinistO // 26/February/2008 às 11:20

    Nasca,

    Certamente entendi e agradeço o elogio.

  • 118 Mr X // 26/February/2008 às 11:21

    Se “entender de política” é ser marxista ou comunista, estamos fritos… Vou lá pra Coréia do Norte curtir um jantar à luz de velas, até!

  • 119 confetti // 26/February/2008 às 11:22

    ta com ciume chose ? vem ca, toma um hug….

  • 120 DarwinistO // 26/February/2008 às 11:24

    nasca, dawr é mesmo um trunfo na vida desse vicio ! )

    confetti, ma belle, agradeço enrubescido. ;-)

  • 121 confetti // 26/February/2008 às 11:24

    darw ali #15 tem um coment. meu liberado… te mandei um link que tem a ver com uma fala sua….ve la

  • 122 confetti // 26/February/2008 às 11:25

    le plaisir est pour moi !! :-*

  • 123 nada será como antes // 26/February/2008 às 11:32

    Ricardo Alexandre da Silva,

    Sim, são os do 544 do CPC, analogicamente, porque se trata de matéria criminal e cuja execução está em curso, daí a impossibilidade do efeito suspensivo. De qualquer forma, agradeço a gentil troca de informações.

    Também acho seus comentários bem escritos e articulados. Sempre é proveitoso trocar idéias com pessoas educadas e sensatas. De minha parte, como você já deve ter notado, sou constantemente atacado por alguns e procuro responder com educação, sem agressões.

    Ambos defendemos o Estado Democrático de Direito que, aliás, se fielmente obedecido, dispensa revoluções. O problema, acho, é que certos grupos de interesse e instituições não estão preparados para implementá-lo.

    Abraços.

  • 124 Jåµë§ ßønd™ // 26/February/2008 às 11:34

    -= Nunca é demais lembrar que no comentário #19, faltou dizer (ok, poderia estar implícito) que o país que estamos discutindo possui ainda considerável arsenal nuclear - que no seu auge beirava mais de 2.000 unidade, toneladas de Anthrax enterrados na Ucrânia e …well..

    … litros de stolichnaya.

  • 125 Jåµë§ ßønd™ // 26/February/2008 às 11:36

    -= É um bom momento este, Mr.X, uma vez que a música está garantida…afinal a Filarmônica está lá.

  • 126 nada será como antes // 26/February/2008 às 11:37

    Mr X,

    Nunca escrevi ou sugeri que entender de política é prerrogativa exclusiva de marxistas e/ou comunistas.

    Roberto Campos, para citar um único exemplo, era de direita e entendia o marxismo ; tinha capacidade de entendimento político bastante evoluida.

  • 127 DarwinistO // 26/February/2008 às 11:42

    confetti,

    O artigo que você indicou no #15 é muito bom! Um parágrafo em particular me chamou atenção, até por conta dos debates que pipocam aqui:

    Oksana Robsky’s “Casual,” which sold 50,000 copies in the first 10 days after publication, provided ordinary Muscovites with another peek at life in Rublyovka, which even in the Soviet era was the storied enclave of Politburo members, nuclear scientists and presidents. Today, former Presidents Boris Yeltsin and Mikhail Gorbachev have homes there; so does Nobel Prize-winning author Alexander Solzhenitsyn.

  • 128 Chesterton // 26/February/2008 às 11:44

    Afinal, a dialética, que adoto, pressupõe o confronto de forças, sejam elas políticas, econômicas , naturais, etc.

    chest- esse é o subjetivismo, isto é, a noção de que não existe a verdade, ela poderia ser votada, pode ser decidida em assembleias, essas coisas. Para variar, o subjetivismo epistemológico é um dos 2 principais pilares da insanidade intelectual de nossos tempos.

    Dialética para os marxistas é simpelsmente uma falcatrua para não perderem a razão numa discussão, quen dela longe estão. Falam, falam, dão a impressão de que falam coisas com sentido, mas se parar tudo e analisar, nada faz sentido, aliás como tudo no marxismo, nada faz sentido.

  • 129 Chesterton // 26/February/2008 às 11:49

    Ambos defendemos o Estado Democrático de Direito que, aliás, se fielmente obedecido, dispensa revoluções.

    chest- óbvio que é uma dissimulação, pois para os revolucionários, estado democrático de direito não é o mesmo que para pessoas normais. Por exemplo, os revolucionarios acreditam que estado democratico de direito exista em Cuba.

  • 130 nada será como antes // 26/February/2008 às 11:51

    Senhor Chesterton,

    Ao transcrever frasees alheias, tenha a bondade de, ao menos , colocar aspas.

    Não transfira à dialética, que é objetiva e clara, suas deficiências escolares e filosóficas.

    Aprenda antes, para não escrever puerilidades. Seu comentário # 128 é risível.

  • 131 nada será como antes // 26/February/2008 às 11:52

    frasees=frases

  • 132 Pax // 26/February/2008 às 11:53

    Chesterton, velho e bom Chesterton, #105

    Também não sei se os EUA caem ou não. Os dados mostram que o crescimento econômico deles tá pequeno. O poderio militar tá em questão.E a economia muundial, até agora, confirmando que economistas catastrofistas entendem de economia tanto quanto meu cachorro, se segura. Há demanda e liquidez. Cada vez menos dependente do Tio Sam.

    Os fatos e as fotos mostram que o anti-americanismo tá de novo em moda, se é que um dia tenha saído da moda, a meu ver, um tanto pelo Bush e natural antipatia que recebe pelos erros que julgo ter cometido. Aqui chegamos no último tripé da hegemonia, a cultural. Tem gente comendo menos Bic Mac. Aí é sério pacas.

    Nas áreas de Petróleo, Petroquímica, Aço, Aviação, Automóveis, Equipamentos Pesados, Construição Naval e Hardware há um declínio constatado em fatos e dados e não em boatos ou achismos. Já falei algumas vezes disso por aqui. Até no cinema há reflexos.

    Os emergentes têm tomado fatias nessas áreas em golfadas impressionantes. Petróleo tem ditado muitas das tendências, como bem escreve o Pedro Doria acima.

    Russia e Petróleo, já foram fatores decisivos na História, é só voltarmos a WWII para uma lembrança significativa da linha histórica do poder no tempo. Se quiser voltar um pouco mais, lembra do Napoleão.

    Enfim, não estou torcendo contra ou a favor, estou matutando por aqui.

  • 133 Chesterton // 26/February/2008 às 11:54

    ria de nervoso se quiser, mas assim é. O subjetivismo ataca a sanidade intelectual. Você é prova viva do que digo.

  • 134 nada será como antes // 26/February/2008 às 11:54

    Pausa para alimentação jurídico/filosófica.

    Com direito à deliciosa cachaça de Salinas/MG.

    Saudações etílico/dialéticas a todos.

  • 135 Chesterton // 26/February/2008 às 11:57

    cuidado pax, para não confundir os desejos coma realidade. Não há no mundo, e nem haverá nos próximos 50 anos, grupo de pessoas ou de países capazes de desafiar os EUA tecnologicamente. Militarmente então, veja qual a porcentagem do PIB deles que eles gastam em defesa! Chega a ser risível.

  • 136 Pax // 26/February/2008 às 12:01

    Só pra complementar, aí quando você vê a passagem de poder na Russia e vê a passagem de poder nos EUA, há um lado pelo qual torço. Sim, prefiro a Democracia. Sem sombra de dúvidas.

    Democracia e EUA não são sinônimos. Mas lá é Democracia. Com todas as críticas que quisermos fazer. Várias delas com muito fundamento.

  • 137 Chesterton // 26/February/2008 às 12:01

    Porém, Pax, eles correm alguns riscos. Por exemplo, se apos um atauqe terrorista de grande porte no territorio americano eles tiverem uma reação desagregadora, como a Espanha teve, o que eu pessoalmente duvido, eles perderem o espírito de luta, as coisas podem complicar. Mas, até hoje eles sempre responderam com coragem, disposição, investimento, perseverança, enfim, todos os valores tradicionais que os levaram ao cume .

  • 138 confetti // 26/February/2008 às 12:06

    “Não há no mundo, e nem haverá nos próximos 50 anos, grupo de pessoas ou de países capazes de desafiar os EUA tecnologicamente. ”

    olha, 50 anos é muito….os tigres nao dormem !

  • 139 Pax // 26/February/2008 às 12:08

    Sim, mas os Russos foram parecidos todas as vezes que ameaçados (Napoleão e Hitler aprenderam apanhando).

    Agora um momento de utopia: se toda essa autodeterminação fosse mais construtiva que bélica, onde poderíamos chegar? Acredito que num planeta bem mais agradável e limpo.

    Mas vou parar por aqui, utopia e realidade são realmente utopia e realidade.

  • 140 Chesterton // 26/February/2008 às 12:10

    os tigres? Se os EUA derem meio passo para trás, a China os engole. Logo quem…E se inventam ( e olhe que tudo que eles fazem pagam royalties para os inventores americanos), tem que vender…vão vender para quem?

  • 141 confetti // 26/February/2008 às 12:16

    50 anos é muito tempo….nao arrisco previsoes…

  • 142 confetti // 26/February/2008 às 12:18

    painho nem me olha…((

  • 143 Brancaleone // 26/February/2008 às 12:23

    Vira e mexe e caímos de novo no de sempre.

    Para alguns a URSS foi o paraíso proletário - Stalin deve mijar-se rir lá no inferno quando ouve isso e Marx na caldeirão ao lado deve pensar ” PQoP, e eu que perdi um tempão escrevendo aquelas asneiras…”

    O fato inconsteste é que de a URSS foi para os quiabos e os EUA estão aí até hoje e embora alguns digam que os americanos estão ladeira abaixo, não dá para negar o “american way of life” dura mais e se dura mais é melhor ou é melhor então dura mais…

    Dialéticagens, filosofanças e idelogismos à parte, o fato do sistema capitalista durar mais que o da URSS deve provar alguma coisa, mesmo para os menos favorecidos.intelectualmente.

    Mas o caso aqui é Putin ( e porque não Fidel??) e seu(s) sucessor(es):

    Na verdade não muda nada, nadica, coisíssima nenhuma.

    E como eu já disse antes: Os EUA estão em decadência? Porque diabos o Brasil não evolui como os EUA decaem?

  • 144 confetti // 26/February/2008 às 12:27

    branca ja almoçou ?

  • 145 confetti // 26/February/2008 às 12:28

    justamente, estamos aqui tentando mudar o mundo , como diz pax….pq pas ?

  • 146 confetti // 26/February/2008 às 12:47

    ah é mesmo, esqueci que ao meio dia todos somem ! ((

  • 147 Jåµë§ ßønd™ // 26/February/2008 às 12:51

    -= Hm… não acho que em 50 anos muitos de nós estarão aqui para ver isso, então estamos liberados para chutar à vontade.

    –X–

    hm… pensando bem, eu ainda devo estar, se a revolução não me matar primeiro.

  • 148 Epicuro // 26/February/2008 às 12:56

    PD, para se ter uma idéia profunda e assustadora da Russia de Putin, eu sugiro a leitura do artigo “Putin’s People: the spies who run Russia” do The Economist de 25 de agosto de 2007. Muito instrutivo para entender a construção de um país capitalista sobre os escombros de um Estado estalinista, construído durante os anos 30.

  • 149 anrafel // 26/February/2008 às 12:56

    Assíntota = Reta que é tangente a uma curva no infinito; reta limite da família de tangentes a uma curva quando o ponto de tangência pende para o infinito.

    Ajudou em alguma coisa?

  • 150 confetti // 26/February/2008 às 12:57

    :-D

  • 151 DarwinistA // 26/February/2008 às 13:00

    DarwO, já almoçou?

  • 152 Brancaleone // 26/February/2008 às 13:00

    Tô indo prô refeitório.

    No cardápio:

    Frango ensopado ou bisteca suína, arroz, feijão, 3 tipos de saladas cruas, banana à milaneza, suco de pitanga.
    Sobremesa: Sagú com creme.
    Café à vontade .

    Sorry proletários.
    Meu pessoal aqui trabalha para se sustentar…

  • 153 Dino // 26/February/2008 às 13:01

    Mas, até hoje eles sempre responderam com coragem, disposição, investimento, perseverança, enfim, todos os valores tradicionais que os levaram ao cume .

    Nisso pela primeira vez estou de acordo com o Neocid. Para mim, “Só o cume interessa” huahuahuahua.

  • 154 Antonio M // 26/February/2008 às 13:01

    Da série ” Contribuições concretas dos atuais socialistas/comunistas/anti-imperialistas/cristãos para a humanidade”

    “26/02/2008- Campanha de Chávez quer abolir o inglês na Venezuela

    O governo do presidente Hugo Chávez está promovendo uma batalha contra o “imperialismo” americano nos dicionários venezuelanos, pedindo para que companhias telefônicas estaduais evitem termos em inglês na linguagem técnica e de negócios. Com a campanha lançada da segunda-feira, 25, os funcionários deverão evitar o uso de palavras como “staff” (equipe), “marketing” (mercadologia) e “password” (senha). …”

    Uma antiga piada do Juca Chaves, de quando Portugal teria feito a mesma coisa: Firestone para ‘Fogo na Pedra’ e Pall Mall para ‘C.a.r.a.l.h.o Maldito’. Provavelmente o governo Cháves repetirá a proeza com Goodyear para ‘Bom Ano” e Texaco para ‘Companhia de Petróleo do Estado onde o filho de Satã George Bush Nasceu’

    Deve ser a cocaína que está fazendo isso com os pensamenttos dialéticos de Cháves …

  • 155 Brancaleone // 26/February/2008 às 13:02

    E tava esquecendo:

    Se Marx tivesse sido peão aqui da empresa não teria tido tempo nem motivo para escrever besteiras…

  • 156 confetti // 26/February/2008 às 13:05

    kkkkkk ! amo cada vez mais

  • 157 Antonio M // 26/February/2008 às 13:07

    Brancaleone, tem algum tipo de guilhotina na sua empresa? Se há, com certeza Marx seria presidente do Brasil.

    Só não sei em que papel ele seria pior …..

  • 158 DarwinistO // 26/February/2008 às 13:09

    Oi DarwA, acabei de chegar. Tudo bem?

  • 159 confetti // 26/February/2008 às 13:13

    mas branca, esse almoço parece pesado…feijao, banana ? como consegue trabalhar depois ? ah faz uma siesta….ahan….na rede ? ou no banco de tras do toyota ?

  • 160 anrafel // 26/February/2008 às 13:19

    É uma engenharia política que deve ser acompanhada com moderação nas vontades e expectativas essa a da Rússia.

    O PCUS acabou, mas não as estruturas criadas por ele. Foram quase 70 anos de rígido controle, paranóia e intolerância política (tá bem, afrouxou um pouco em Brejnev e mais ainda no final com Gorbachev).

    E é a partir dessa estrutura modificada que o putinismo tenta encaixar o seu mix de capitalismo, socialismo, patrimonialismo, iniciativa privada sob controle (!), regulamentação estatal e muito esforço publicitário para manter a classificação de democracia.

    Mas uma coisa não muda: as rédeas curtas com os vizinhos. A Grande Rússia de Ivan, o Terrível e Pedro, o Grande, no extremo, era a mesma (ao menos em termos de concepção) de Lênin, Stálin e seguintes.

    Como se houvesse uma divisa: “Metam-se com a sua vizinhança; a nossa é nossa e estamos tomando conta”. Parece que Putin deseja retomar o controle que pareceu ter afrouxado.

  • 161 DarwinistA // 26/February/2008 às 13:24

    DarwO,

    Tô carente =[

    e esperando um open novo…

  • 162 confetti // 26/February/2008 às 13:25

    putz anrafa “retomar o controle” ? nunca afrouxou nem afrouxarà ….

  • 163 DarwinistA // 26/February/2008 às 13:27

    Minhas condições psíquicas não contribuirão para este debate.

  • 164 DarwinistO // 26/February/2008 às 13:28

    DarwA, vai lá no último open e me conta dessa carência.

  • 165 Barba Negra // 26/February/2008 às 13:33

    Quem é o principal inimigo da democracia? Responder essa pergunta hoje não é tão fácil como há alguns anos. Antes se podia dizer que tudo que não leva à democracia, leva à ditadura. No geral, a resposta continua válida. Se democracia é processo de democratização, tudo que não democratiza, autocratiza.

    No entanto, embora ainda existam várias ditaduras no mundo, as ameaças mais recentes à democracia não provêm mais desses clássicos regimes que não se baseiam na votação universal, direta e secreta, para escolha de governantes e legisladores e suprimem diretamente a liberdade e os outros princípios democráticos. Existem hoje – e isso, infelizmente, parece estar em expansão – regimes eleitorais que caminham na contramão do processo de democratização.
    Regimes como o vigente na Rússia são regimes nos quais, a partir de governos eleitos, se instala o banditismo de Estado com o objetivo de falsificar os princípios democráticos, em especial a liberdade (sobretudo de imprensa) e a rotatividade (ou alternância) no poder. Outro s exemplos: Venezuela e os países sob sua influência como Bolívia, Equador e Nicarágua.

    Em geral estes regimes atuam concentrando poderes no chefe de Estado, atacando e perseguindo os meios de comunicação e/ou criando novos meios de comunicação subordinados ao governo (como, por exemplo, TVs governamentais), reestatizando a economia (ou, pelo menos, interrompendo os processos de privatização), demonizando as elites e culpando-as por todo mal que assola seus países, promovendo plebiscitos e referendos populares para mudar a Constituição, bypassar as instituições, derruir as regras da democracia representativa e aumentar ou prorrogar indefinidamente o mandato do chefe do Governo, construindo instrumentalmente inimigos externos para militarizar as instituições e tentar instalar um estado de guerra interno que justifique a adoção de leis de exceção.

    Neste vale-tudo o que importa é permanecer o maior tempo possível no poder. Ainda temos a ameaça do TriLula pairando pelo ar.

  • 166 Rodrigo // 26/February/2008 às 13:45

    Engraçado que o pessoal que diz que trabalha sempre tem um tempinho para morcegar e escrever besteira por aqui…

  • 167 Antonio M // 26/February/2008 às 13:48

    Pois é Rodrigo, você como não trabalha ……

  • 168 confetti // 26/February/2008 às 13:49

    rodrigo, tou sem tempo nem pra respirar aqui…escrevendo besteira com um olho so ! kk

  • 169 Rodrigo // 26/February/2008 às 13:52

    Quem é inimigo da democracia? E o que dizer dos EUA ontem dar apoio a todos regimes militares da América Latina e hoje apoiarem a maioria das ditaduras do Oriente Médio e da Ásia Central?

  • 170 Rodrigo // 26/February/2008 às 13:53

    Tô na hora do almoço Antonio…

  • 171 anrafel // 26/February/2008 às 13:53

    Confetti,

    “Pareceu ter afrouxado”. Sabe aquele período imediatamente pós-queda da URSS, com Yeltsin à frente e a impressão de uma anarquia-etílico-mafiosa.

    Um abraço.

  • 172 Antonio M // 26/February/2008 às 13:55

    Rodrigo,

    Por isso que coloquei …. . Era para preencher.

  • 173 Rodrigo // 26/February/2008 às 13:55

    Comparar perseguição de orgãos de imprensa com a criação de um próprio é de doer…

  • 174 Rodrigo // 26/February/2008 às 13:58

    Pois é Antonio, nos trabalhamos e temos tempo pra escrever besteira…

  • 175 confetti // 26/February/2008 às 13:59

    rodrigo, nunca vi conversao tao rapida ! hahaa

  • 176 confetti // 26/February/2008 às 14:00

    anrafa, ah o chamado “état de grace”….todos tem, mas dura pouco…)

    abraços tbm !

  • 177 Rodrigo // 26/February/2008 às 14:01

    E a “ameaça Trilula” foi a cereja do bolo…

  • 178 Antonio M // 26/February/2008 às 14:02

    Isso mesmo Rodrigo. E manter a coordenação motora e mental para não escrever tempo e trabalhar besteiras……

  • 179 Rodrigo // 26/February/2008 às 14:02

    Conversão a que, confetti? Num intendi ;)

  • 180 confetti // 26/February/2008 às 14:05

    conversao à esse vicio, onde vc trabalha com um olho e tecla com o outro ! )

    ant m, kkk<