A semana passada foi importante para blogs. Na terça-feira, Joshua Micah Marshall, do Talking Points Memo, levou o George Polke Award, prêmio que a melhor cobertura jornalística de assuntos legais ganha anualmente, nos EUA. Não foi um jornal, não foi uma revista: foi um blog.
Marshall não fez pouco. Informado por leitores em vários cantos do país, percebeu que havia uma série de procuradores públicos sendo demitidos. Invariavelmente, eram procuradores que haviam aberto processos contra políticos republicanos locais. Não havia ninguém no jornalismo tradicional atento a estas histórias que eram, essencialmente, pequenas e regionais. E, isoladamente, pareceriam no máximo uma injustiça aqui ou acolá. Mas lendo a cobertura dos jornais pequenos em cada estado, unindo os pontos, Marshall percebeu um padrão. Havia um movimento discreto, partindo de Washington, para tirar do sistema judiciário qualquer um que atrapalhasse a máquina republicana de Poder.
Meses após as primeiras denúncias, por conta do escândalo, o ministro da Justiça Alberto Gonzales foi obrigado a renunciar. Ele trouxe um ministro abaixo. É a melhor ambição que alguém cujo trabalho é informar pode ter: causar impacto. Ao deixar algum assunto mais claro, melhorar de alguma forma a sociedade.
O blog TPM hoje, além de Marshall, conta com uma equipe de sete pessoas, cinco em Nova York, duas em Washington. Cobre política. Conta com 750.000 visitantes únicos por mês.






65 Comentários até agora ↓
1 Nhé! // 25/February/2008 às 12:40
EU!!! hahahahahaha!
2 Nhé! // 25/February/2008 às 12:40
Isso que é prestação de serviço!
Parabéns!
3 Andre Fucs // 25/February/2008 às 12:43
tá na cara que esse tal de Marshall é bloguista!
KKKKK
4 Hermenauta // 25/February/2008 às 13:38
E não custa lembrar que uma parte importante, e muito interessante, do império TPM é o Horse´s Mouth, um blog especializado em cobrir a imprensa MSM que se auto-atribui o seguinte dístico: “um blog sobre a reportagem política e sobre a política da reportagem:
http://www.talkingpointsmemo.com/horsesmouth/
É de fazer a série do Nassif babar de inveja.
5 Chesterton // 25/February/2008 às 14:13
Ao deixar algum assunto mais claro, melhorar de alguma forma a sociedade.
chest- sempre que noto altruismo em algum lugar, já sei: aí tem truta.
6 Verissimo // 25/February/2008 às 14:26
Chest, leia “Como a Mente Funciona” de Steven Pinker. Lá tem uma ótima e longa discussão sobre o altruísmo recíproco.
7 Chesterton // 25/February/2008 às 15:15
é sobre a teoria dos jogos?
8 Chesterton // 25/February/2008 às 15:18
mas peraí, se é recíproco não é altruismo, pois altruismo implica em não se recompensado pelo suposto bem que causa.
9 Chico Motta // 25/February/2008 às 15:20
Assunto fora de tópico, mas estava visitando o site da prefeitura de paris recentemente para ver sobre cursos de verão que eles disponibilizam e descobri que por lá pode-se dar procuração para outra pessoa votar por você, uma mesma pessoa pode votar por 3, achei tudo muito insolito e absurdo. Fiquei em duvida e confirmei com uma amiga francesa, Pedro, se pudesse gostaria de ouvir você comentar sobre isso…
10 Verissimo // 25/February/2008 às 15:45
Chest, essa é a ironia da teoria. O altruísmo recíproco é a troca de favores, encontrada desde os animais até o bicho homem. Eu te ajudo para vc me ajudar no futuro.
11 Marcos Araújo // 25/February/2008 às 15:52
E você, prezado Pedro Doria, quando é que fará cair um ministro, e mesmo o Mulla?
Sugestao: Que tal tentar “trazer abaixo” o pernóstico Gilberto Gil, pseudo-ministro da Curtura? O cara declarou outro dia, com enfado e asco, respondendo a uma crítica bastante justificada de um jornalista de que havia gasto cerca de 225 mil reais em 2007 com despesas nao justificadas “que é capaz de ganhar esta quantia só com dois shows meus.”
Em países mais civilizados, uma reposta desprezível e idiota destas na cara do povo garantiria uma demissao sumária. Já no Brasil, é motovi de promoçao…
12 Chesterton // 25/February/2008 às 15:53
troca de favores não é altruismo.
off topic
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/joaopereiracoutinho/ult2707u373207.shtml
13 Marcos Araújo // 25/February/2008 às 15:54
Lapso: No cartao corporativo dele…
14 confetti // 25/February/2008 às 16:14
chico, o que ha de absurdo em dar procuraçao pra alguém votar pra vc , em caso de ausencia , de doença,etc ? aqui o voto nao é obrigatorio, ha muita abstinencia nas eleiçoes, mas se o cidadao quiser votar, tudo é possivel !
15 Izbgniew brzezinsk // 25/February/2008 às 16:50
Pois é. Uma nova forma de se fazer a notícia. A interação. A rede de informações que se forma ao redor de um bloguista. Não é à-toa que a democratização total se dê pelo fenômeno da informação. É culpa de um outro fenômeno: a internet.
16 dona de casa gorda // 25/February/2008 às 17:00
http://bestpicsaround.com/pic-967-Bookcase-Bedroom
17 Chico Motta // 25/February/2008 às 17:23
Confetti, por principio já é absurdo, o voto é seu, não é um direito que deveria poder ser passado para outra pessoa, Você é quem sabe em quem deseja votar. Por mais que confie na outra pessoa. Isso acaba ferindo tbm o voto secreto, pq se vc quer que outro vote por você vc lhe indicará o seu voto, e o outro por estar ele sim votando saberá ali na maquina exatamente em quem você votou, pois ele que efetuou o voto, você mesmo pode pensar que seu voto foi para um mais foi para outro. E por ultimo em pesquisa feita em universidades de nova york 20% dos entrevistados trocariam seu voto por um ipod touch, 66% por um ano de matricula gratis, entre outras coisas, vc podendo dar procuração para outro votar por você isso se torna bem mais possível de ocorrer. Em suma , acho um desrespeito total com a democracia, acho imoral e absurdo. Fere principios básicos da estrutura democratica que estão ai não por acaso, eles existem por motivos sérios…
18 Chico Motta // 25/February/2008 às 17:42
Marcos Araújo,
Não venha com essa de em paises desenvolvidos, em países desenvolvidos as pessoas dão procuração para outras votarem por elas… O país ser desenvolvido não significa que tem um sistema democratico eficaz, justo e honesto, isso ai é papo de terceiro mundo inconformado. Os países são mais desenvolvidos pois circula mais riquesas neles, mais riquesas melhores distribuidas, e um sistema democratico justo e incorruptivel não necessáriamente traz isso, nosso sistema democratico é tão ou menos falho que o sistema americano ou francês.. Botar a culpa no povo ser ignorante também não adianta de nada, o fato dos interesses imediatos deles não serem os mesmos que os seus não significa que eles são ignorantes, as pessoas são muito influênciadas pelos interesses imediatos, E isso não é porque elas são cultas ou incultas.. então me poupa um pouco de ladainha… Que o Brasil tem ´problemas lógico que tem, mas dizer que em países desenvolvidos as pessoas saíriam na rua pra tirar um ministro por ele responder a uma acusação de roubo dizendo que não precisaria roubar aquele dinheiro que ganha ele honestamente só fazendo 2 shows, Por mais arrogante que seja isso não é prova de nada, não é nada, Agora eu só não sei é como ele foi promovido, virou o que ? de ministro foi a presidente? Não fale asneiras amigo…
19 confetti // 25/February/2008 às 17:43
seu comentario é inatacavel !
mas veja bem, vc nao vai sair dando procuraçao pra primeira pessoa que encontrar na sua frente, certo ? contrariamente à vc, penso que a possibilidade de se fazer representar num voto por outra pessoa é um exemplo de…. democracia ! claro, procuraçao eleitoral é caso raro e tem que se provar a impossibilidade de faze-lo ! acho que isso é avanço social … nao é possivel em qualquer lugar….
20 confetti // 25/February/2008 às 17:45
a ultima frase foi absolutamente isenta de ironia ou julgamentos, viu chico ? ))
21 josef mario // 25/February/2008 às 18:03
Companheiro chico motta
Eu, josef mario, devo dizer que concordo inteiramente com o companheiro. Existem, pelo menos 2 coisas, que são um verdadeiro absurdo se dar procuração. A 1ª se refere ao voto que, quando mal dado, poderá influir decisivamente no futuro de uma nação. A 2ª é cagar porque cagadas mal dadas podem influir decisamente no futuro saudável no ducto anal com a geração de hemorróidas ou queimaduras de 3º grau.
Muito obrigado
22 Chico Motta // 25/February/2008 às 18:13
Queimaduras de 3o. grau cagando, essa é nova pra mim Josef, porém sei que não dou procuração do meu anus para ninguém, sabe-se lá o que vão fazer com ele, cagar é o menos pior.
23 Leonardo Petersen // 25/February/2008 às 18:26
pois é.. uma ministra foi derrubada aqui no brasil. causou impacto.
o problema é que a coisa funciona bem, pena que para ambos os lados.
24 Capitalista // 25/February/2008 às 18:40
O que me pareceu foi que por trás destas ações, o partido republicano buscava controlar o ministério público, usando como argumento a coação.
25 Marcos Araújo // 25/February/2008 às 19:08
Chiquinho Motta no # 18:
?????
Rapaz, queira perdoar mas nao entendí o seu samba-de-crioulo doido…
E olhe que nao escreví “em países desenvolvidos”, falei em “países mais civilizados”.
Olha só: “…Que o Brasil tem ´problemas lógico que tem, mas dizer que em países desenvolvidos as pessoas saíriam na rua pra tirar um ministro por ele responder a uma acusação de roubo dizendo que não precisaria roubar aquele dinheiro que ganha ele honestamente só fazendo 2 shows…”
Puxa, que mistureba! Releia o meu comentário, dotô. Calma! Nao escreví nada deste beisteirol que você regurgita no seu comentário . Se de fato o pernóstico nao precisa roubar, como o sinhô afirma, porque entao nao revela como gastou os 225 mil reais do cartao corporativo? Nao só os gastos de 2007, mas de todos os anos em que tem sido ministro?
26 Marcos Araújo // 25/February/2008 às 19:10
“…Marcos Araújo,
Não venha com essa de em paises desenvolvidos, em países desenvolvidos as pessoas dão procuração para outras votarem por elas… ”
Caraca! Nem toquei neste assunto; isto é entre você e a Confetti. Puxa que tem pirado neste mundo!
27 Prøftël // 25/February/2008 às 19:41
Chico Motta:
Olha, o Camarada Josef Mário dificilmente se engana num caso desses.
Creio que ele falava sobre isso aqui:
http://www.blogracio.com/2007/04/perigo-de-fogo-na-bunda-leva-japoneses.html
hehe
28 Chesterton // 25/February/2008 às 20:03
Caramujo,, para de tumultuar rsrsrsrsrsrs
29 Chico Motta // 25/February/2008 às 20:58
Marcos Araújo, não disse que ele não roubou, disse que o comentário dele não é motivo de Demissão. A resposta foi Arrogante, porém de modo nenhum justificativa para demissão sumária. Nenhum governo sensato demite alguém por arrogância. Você disse que ele deveria ser demitido pelo comentário não por um desvio(Coisa que não foi em nada provada). Sobre o desvio ele mostrou com o comentário que não seria um valor que faria diferença a ele, quis mostrar que a acusação contra ele seria como acusar um mega milionário de assaltar a padaria da esquina, não fazia sentido. Soou arrogante soou. Mas de modo nenhum isso traria demissão sumária em país civilizado como você diz. Porém tenho certeza de que não leva a sério o que você mesmo diz, como também tenho certeza de que você me entendeu apesar de ter me embolado por escrever rápido e sem releitura, mas se quiser continuar sendo cínico não têm problema, o triste é que para isso você continue falando asneiras na frente de tanta gente.
30 Gustavo Timm de Oliveira // 25/February/2008 às 21:35
Uma resposta inteligente para uma discussão desnecessária entre jornalistas versus blogueiros (ou bloguistas).
A repercutida neste belo espaço por mais tempo do que o necessário, Pedro.
Adelante! ;)
Abraço e boa semana.
31 Porto // 25/February/2008 às 22:51
No Brasil de Monica Veloso, dificilmente um jornalista derrubará um político. Isso é tarefa para mulheres gostosas, espertas e inconsequentes.
32 ruy // 25/February/2008 às 23:05
Banda larga para todos e em alguns poucos anos muitos problemas se resolverão.
33 Marcos Araújo // 25/February/2008 às 23:10
OK Chico.
Sim, confesso que nao entendí direito a embolada que você escreveu. E ainda veio por palavras em minha boca na sua discussao com a Confetti. Nao é questao de ser cínico, prezado. É uma questao de ética. Sabe o que um político ético teria feito no lugar do Gil? Poderia ter simplesmente declarado algo como “Bom, pessoal, aqui estao minhas contas com o cartao corporativo; podem escarafunchar à vontade. Nada tenho a esconder”. Nao, o pernóstico nao o fez. Preferiu partir pro “sabe com quem está falando, ô bicho? Olha aqui o quanto eu ganho, rapaz.” Coisa típica de politiqueiro safado patropi.
O fato de nao revelar e ainda dar uma de arrogante nas costas do povo que paga o seu salário de ministro e todas as despesas de seu cartao corporativo é motivo de demissao sim senhor. Vou contar-lhe um fato interessante que você talvez desconheça: Em 1995, a vice-primeira ministra sueca Mona Sahlin comprou um pequeno chocolate (por preço exatamente igual à tapioca do ministro patropi). O valor insignificante caiu na conta da verda de seu gabinete. Foi o “escândalo do chocolate”. O povao sueco ficou ultrajado e protestou. Que compre chocolate com o seu dinheiro! “Convidada” a deixar o cargo, a vice-ministra voltou à planície política, e nao se ouve mais falar dela. Uma promissora carreira política destruída por um ato inético, pois ele sabia o que fazia. Moral da história: O povo sueco nao é besta; o chocolate foi comprado com o dinheiro dele, indevidamente. No Brasil aplica-se botox na cara (ou na bunda) e faz-se operaçoes plásticas com o dinheiro do povo, e fica por isto mesmo.
Talvez isto nao seja importante para você, mas para mim é. E também para milhares de outros brasileiros honestos. Porém, como você bem afirmou - e duas vêzes - eu só falo asneiras. Você ganhou o argumento - contente?
Mas, para seu desencanto, continuarei falando asneiras aqui neste blog. Exatamente como você.
34 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/February/2008 às 0:08
Mas esse Chico marmota é petista….
En Cuba hay miles de problemas. El salario no alcanza para vivir y satisfacer las necesidades mínimas de alimentación. Tras la últimas tormentas tropicales, la zona oriental se encuentra en una situación crítica de abastecimiento de alimentos. Hay serios problemas con el transporte, con la vivienda. Faltan médicos y medicinas. Faltan profesores, no hay posibilidad de garantizar una enseñanza eficaz. Sin embargo, la Seguridad del Estado y los servicios de inteligencia funcionan como un reloj suizo. No les faltan recursos, incluso les sobran, y el pueblo y los mandos militares lo saben.
Con esto le quiero decir que cualquiera que se salga de la línea sabe lo que le espera, desde muchos años de prisión hasta el fusilamiento. Esto inhibe y limita cualquier acción contraria al régimen, que supone un riesgo para la propia vida. No obstante, sí que hay mucha gente en las altas esferas preocupada por la miseria, el hambre y la pobreza del pueblo, y que tiene ideas propias”
Lorenzo Menéndez Echevarría, antiguo número dos de la embajada de Cuba en Mozambique, asilado político en España.
35 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/February/2008 às 0:27
Diálogo de alto nível
O pessoal do Itamaraty teve dificuldades de traduzir trechos do diálogo do presidente Lula, semana passada com Cristina Kirchner (Argentina) e Evo Morales (Bolívia). Após reclamar que o cocaleiro chegara atrasado, Lula começou sua intervenção assim, sem a menor cerimônia:
- Você já me f(*) na questão da Petrobras - eu perdoei, mas não esqueci - e agora quer me sacanear de novo, desviando o gás para a Argentina?
Evo Morales não respondeu, apenas sorriu. Ficou tão encabulado quanto os tradutores cuja missão era facilitar o diálogo bilateral de alto nível.
36 ruy // 26/February/2008 às 1:01
Nesta, de prima, até concordo com o Lula, o pilantra do Evo mereceu.
37 César // 26/February/2008 às 2:14
Capitalista,
O PR tentou, sim, controlar o MP. Acaso houvesse as garantias de inamovabilidade e vitaliciedade que temos aqui, resolveríamos o problema. Porém, criaríamos outro: o conformismo que pode surgir quando as hipóteses de perda de cargo são ínfimas.
Eu ainda prefiro o nosso modelo que, aliás, é adotado em diversos outros países, desenvolvidos ou não.
38 César // 26/February/2008 às 2:38
Correção: pelo que li da estória, parece que foram alguns governadores do PR - claro que não foi o partido inteiro.
Mas que diabos, onde eles acham que estão? Rússia?
39 confetti // 26/February/2008 às 4:20
m.a. nao me mete na confusao hein !! vc que bate boca no vicio….kkk
40 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/February/2008 às 8:13
Os três — ou os quatro — passaram a ser nossos profetas. Qualquer crítica à sua sabedoria inspirada é logo motivo de uma fatwa determinando a sentença de morte — nem que seja a moral. Vamos ver logo mais onde realmente está a imbecilidade nessa história. Um dos meus pequenos e cotidianos prazeres intelectuais é desmascarar a intolerância dos tolerantes; é revelar o fundo falso dessas pessoas “boas” que só querem o bem da humanidade impondo a censura e tentando calar aqueles de quem discordam.
ra
41 Zictor // 26/February/2008 às 8:25
**PIADA MODE ON**
Eu sei que vi vários programas de televisão e vários artigos de jornal falando da queda do Gonzales, sei que está no histórico do meu micro, mas eu NÃO ME LEMBRO do que aconteceu, PD.
Dá pra refrescar minha memória?
**PIADA MODE OFF**
O Gonzalez forneceu MUITO material para programas humorísticos e entrou para a história como o primeiro caso de Alzeimer seletivo temporário diante de perguntas comprometedoras.
42 Zictor // 26/February/2008 às 10:36
Ah, e PD, o Alberto Gonzalez era Procurador Geral. É o cargo equivalente ao de ministro da justiça aqui?
43 César // 26/February/2008 às 11:28
Zictor,
Pelo pouco que conheço do sistema legal americano, o Procurador Geral (Attorney General) é o chefe do Departamento de Justiça dos EUA. Além de ser o órgão consultivo e representativo nas questões legais do Poder Executivo federal americano, acumula a função de chefe dos outros procuradores. Estes, por seu turno, além de serem advogados do Estado americano também podem conduzir investigações e oferecer denúncias.
Podemos dizer que o Attorney General acumula as funções que tocam ao Procurador Geral da República e ao Advogado Geral da União no Brasil. O primeiro é chefe do Ministério Público da União, órgão onde trabalham os Procuradores da República. Estes têm como atribuição, dentre outras coisas, ser o órgão acusador do União, igual aos Promotores de Justiça dos Estados (possuem independência funcional).
Já a AGU é composta dos Advogados da União que, como o próprio nome deixa transparecer, estão a cargo da representação judicial e extrajudicial da União (não tem independência funcional).
Nos EUA, portanto, o Procurador Geral pode destituir os seus procuradores, por estarem estes subordinados àquele - e essa foi a raiz do problema. (desculpe a longa exposição)
44 Marcos Araújo // 26/February/2008 às 12:02
39 confetti // 26/Fevereiro/2008 às 4:20
“m.a. nao me mete na confusao hein !! vc que bate boca no vicio….kkk”
Confetti querida: Longe de mim de querer meter você no samba do crioulo doido do Chico, que nao é o Buarque. Porém, foi você e o Chico quem discutiam aquele troço de “voto por procuraçao” que os franceses utilizam por aí, e o Chico meteu o Caramujo no meio, sei lá porque nem como, e por cima chamou-me de asno :o)) Apenas retruquei, desembolando a embolada do Chico.
E o Sarkosy, hein? O cara nao tem classe, além de ter o sangue quente. Hummm, e vocês aí terao que aguentar o bichim por mais 6 anos… o:((
45 Marcos Araújo // 26/February/2008 às 12:08
Chesterton no # 34:
O Lorenzo tem razao. Todavia, com o Fidel já apitando pouco, espero que Cuba melhore. E irá melhorar. Mas nunca voltará a ser o paraíso dos mafiosos ianquis.
Engraçado…relendo o texto e tirando a referência às “tormentas tropicales” e “hasta el fusilamiento”, até parece que o Lorenza está falando do Brasil…
46 Chesterton // 26/February/2008 às 12:25
Caramujo, acho o seguinte, melhor viver sob a mafia italiana (Las Vegas) com todos seus problemas morais, legais e riscos para a saude, que sob uma mafia marxista-comunista a la os Castro. Hoje, transformar Havana num parque de diversões para os capitalistas, os endinheirados, para a elite venezuelana-chavista, os petistas, enfim, as elites mundiais, melhoraria em muito a vida dos cubanos.
Há na verdade um preconceito contra o turismo, e é só ver o PIB da Espanha como é feito para se notar a burrice desse preconceito.
Putas? Bem, as putas cubanas parecem bem treinadas, não teriam problema em trocar uma mandioca socialista por uma mandioca capitalista. E ainda pagariam impostos, para deleite dos administradores estatais.
47 Marcos Araújo // 26/February/2008 às 12:42
Chesterton: Esse negócio de mafia marxista-comunista em Cuba vai acabar. Até na Russia acabou. Cuba caminhará, devagar e sempre, para um modelo político tipo social-democracia, assim no estilo escandinavo - espero. Levará um tempao para chegar lá, mas chegará.
E será bem melhor que o cenário “parque de diversoes” que você subscreve e do qual discordo. Pelo menos as putas cubanas nao tem Aids, né? Sao monitorizadas e, do ponto de vista médico, gozam de ótima saúde. Ao contrário das prostitutas tupiniquins, a maioria “di menor” e praticamente escravizadas…
48 confetti // 26/February/2008 às 12:45
m.a., sarkozy ta f** ! teve uma baixa nas sondagens reveladora ! os franceses tem uma personalidade bem peculiar, como vc sabe…o bling bling do presidente chocou e enervou muita gente…isso sem falar num imbroglio “local” na cidade de neuilly , onde sarkozy foi prefeito 30 anos !( suburbio ultra rico do oeste parisiense ) com seu filho jean brincando de manda chuva, etc…
domingo passado ele disse pra alguém, no salon de l’agriculture ” casse toi pauvre con” pq o cara nao quis apertar-lhe a mao !
isso mais o caso carla bruni, mais as férias exibicionistas, mais o custo da vida subindo, mais umas leis estranhas que ele tem tentado instituir à força….foi demais !
o momento politico por aqui é sério, tudo é possivel…..até sarkozy deixar seu primeiro ministro f.fillon governar….como ja deveria ter feito desde maio do ano passado….kkk
49 Chesterton // 26/February/2008 às 13:01
não é que o cara não quis apertar a mão do Sarkô, o cara falou: não me toque! Foi ríspido e levou o fora.
Caramujo, para Cuba chegar aos niveis escandinavo precisa se industrializar, muito capitalismo, acumulação de riquezas e aí chega no estágio escandinavo de aposentadoria geral da população (até acabar a grana).
E na Russia, a máfia KGB ainda manda como sempre mandou.
50 confetti // 26/February/2008 às 13:10
foi rispido e chamou o presidente de tu… e dai ? presidente tem que ter educaçao e nervos de aço ! imagina se estivesse com o dedo numa tecla nuclear ! apertaria ?
jacques chirac, que tem bem mais métier, uma vez saindo de uma église em bornes les mimosas ( suburbio quente daqui), foi xingado de “connard” por um cara…respondeu com um sorriso e tendendo a mao ” enchanté, moi c’est jacques chirac”
51 Chesterton // 26/February/2008 às 13:16
falacia nuclear, confa? Mandou o cara para aquele lugar e continuou rindo. Porque é politico e todo politico é sem vergonha (os da direita um pouquinho, um tiquinho, menos)…
52 Baxt // 26/February/2008 às 13:18
Achei essa historia da moca ser derrubada porque comprou um chocolate meio exagerada e fui checar. Se alguem mais tiver ficado curioso, aqui esta a versao da Wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Mona_Sahlin
Toblerone affair
In October 1995 the newspaper Expressen revealed that Sahlin, who was then serving as Deputy Prime Minister and was widely seen as the main candidate to succeed Ingvar Carlsson as Prime Minister, had cashed about two thousand Swedish kronor on her working charge card, which was only for working expenses. She had also used the card to buy clothes, and to rent a private car (the money was always repaid, and Sahlin described how she saw use of the card as “advance pay”). Sahlin also claimed that the work charge card and her private charge card looked exactly the same and that some of the work charges were unintentionally debited as personal expenses. Sahlin decided to take the case to court to prove her innocence and be cleared of all accusations of misconduct. During this controversy it was also revealed that Sahlin had many unpaid parking fines at the Swedish Enforcement Administration, and that she often had missed or been late in paying her children’s kindergarten fees.[3]
On 16 October 1995 Sahlin declared that she would take a time out from politics, and on 10 November she announced her resignation from the Swedish government as well as the Social Democratic Party leadership candidacy.[3] She left her seat in the parliament in April 1996 but continued to sit as a member of the executive council of the Social Democrats. The criminal charges against her were eventually dropped. The controversy was dubbed as the “Toblerone affair” after a statement Sahlin made during a press conference when she said: “I bought two Toblerone, diapers and cigarettes”.
In 1996 Sahlin’s autobiography Med mina ord (”With My Words”) was published. The book dealt mostly with the Toblerone affair.
53 confetti // 26/February/2008 às 13:21
rindo e tremendo, cheio de tics ! sarko anda hyper stressado, o q parece normal com toda a pressao que sofre ! a imprensa inteira ta massacrando ele, até o le figaro ja mandou recadinho subliminal na capa, tipo “acalme-se presidente”….
para com essa historia de droite-gauche dracula ! ninguém mais fala nisso, so vc e chose…
54 Chesterton // 26/February/2008 às 13:35
menina querendo se fazer de esperta? |então o sarkô não éde direita?
55 confetti // 26/February/2008 às 13:41
é….e dai ? inclui ter menos tics ? kk
56 César // 26/February/2008 às 13:50
Falta de educação do Sarkozy. Acho que não vai durar muito. Na campanha presidencial achei que ele tinha noção do que queria pra França. Mas, pelos últimos acontecimentos, parece que ele é só retórica.
57 Zictor // 26/February/2008 às 13:55
Valeu pela explicação, Cesar. Esses cargos de governos diferentes são ruins de serem traduzindos mesmo.
58 confetti // 26/February/2008 às 14:01
zictor, por onde tem andado ? quase nao pinta mais….
59 César // 26/February/2008 às 14:15
De nada Zictor. Estou de férias, então posso me dar ao luxo de passar um pouco mais de tempo aqui. Abraços!
60 Marcos Araújo // 26/February/2008 às 17:17
Baxt: O importante é a falta de ética no trato com a coisa pública. A Mona Sahlin errou e se estrepou. Por muito, muito, muito menos que os escroques políticos patropi e seus cupinchas.
Vá tentar subornar o guarda na Suécia pra ver o que é que dá! Uma boa educaçao é primordial, e isto o povo brasileiro nao tem.
A palavra mágica na boca de todo politiqueiro é “unintentionally” (vide a Sahlin). Na do brasuca é “Roubei, mas sem intençao de roubar”. Come a pizza, sai sorrindo e sambando e ainda é reeleito. Terra boa essa Terra Brasilis…
61 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/February/2008 às 19:10
educação, formal ou informal, o brasileiro não tem. A gentileza, tinha, mas acabou. Fiado só amanhã.
62 Baxt // 26/February/2008 às 21:00
Marcos Araujo, concordo com vc e sempre concordei. Soh postei o link aqui porque jah que fui pesquisar a historia, resolvi disponibilizar.
63 Marcos Araújo // 26/February/2008 às 23:11
Nunca acreditei nesta balela de “homem cordial brasileiro” ou gentileza inata do brasileiro. Tem muita malandragem nisto. Quem já leu o grande sociólogo Roberto da Matta vai logo notar. Pessoalmente acho o brasileiro muito individualista. Além disso em casa é Caxias, na igreja é fiel exemplar, mas botou o pé fora de casa vira malandro, cai na gandaia - dixit da Matta) . Trabalhar em grupo - team work - e buscar consenso em algo é coisa difícil pro brasuca. Espírito de solidariedade no Brasil tampouco é coisa comum. Daí, com este comportamento, enfrentar sériamente a concorrência indiana, chinesa, vietnamita, etc. vai ser foda!
Baxt: Você fez um excelente trabalho em pesquisar e postar o artigo em inglês. Deu pra ver que até na Suécia tem político “unintentionally” safado - de vez em quando, nem que seja um puquim :o))
64 Marcos Araújo // 26/February/2008 às 23:15
E, para terminar, tem mais: A China destroçou o mercado de exportaçao calçados brasileiros, e vai explodir o dos téxteis. A Coteminas do nosso vice-presidente já está pedindo penico lá no Norte de Minas…
65 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/February/2008 às 8:37
essa é a esperteza chinesa, só ter concorrentes e não ter aliados?
Leave a Comment