Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

Forças Armadas dos EUA e a
incapacidade de guerra

February 25th, 2008 · · 90 Comentários

A revisa Foreign Policy publica em sua nova edição uma extensa pesquisa a respeito do estado das Forças Armadas norte-americanas. Os entrevistados são todos oficiais de Exército, Marinha, Aeronáutica e Marines.

A conclusão geral é que a pressão de duas guerras longas – sete anos no Afeganistão, cinco no Iraque – não permitem espaço para manobra. (Nos últimos cem anos, apenas a Guerra do Vietnã exigiu tanto tempo do exército dos EUA.) A maioria dos oficiais diz que as Forças não têm, hoje, como entrar num conflito com Irã ou Coréia do Norte.

Estrategicamente, para os EUA, é a incapacidade de se apresentar em um terceiro conflito seu maior drama. Uma crise militar no Irã, na Síria, na Coréia do Norte ou no Estreito de Taiwan – só para citar alguns exemplos – não é remota. Dentre os pesquisados, 80% consideram que não é razoável esperar que os militares tenham como entrar num terceiro conflito, qualquer que seja, hoje.

Dos oficiais questionados, 42% consideram que a Guerra do Iraque quebrou o braço militar norte-americano; 88% consideram que a guerra deixou o mesmo braço no limite de suas forças.

A relação com o comando civil é também um problema. 55% dos oficiais têm pouca confiança no Presidente da República e 16% deles não têm nenhuma confiança. Aproximadamente metade, 47%, confia em informações colhidas pela CIA. E 41% confia no Departamento de Estado, encarregado da diplomacia.

Quando perguntados a respeito de sua avaliação da frase ‘tortura jamais é aceitável’, 53% concordaram sem sombra de dúvidas. Mas 19% discordam também sem sombra de dúvidas.

Um dos pontos fracos das Forças é a incapacidade de atrair novos recrutas desde a base. O Exército sente, hoje, uma falta de 3.000 homens no cargo de capitão e, no futuro, isto deve afetar a qualidade dos generais. Para resolver a questão, 78% dos oficiais sugerem oferecer cidadania norte-americana a quem estiver disposto a encarar o serviço; 58% são favoráveis a diminuir o grau de escolaridade exigido; 38% querem reinstituir o alistamento obrigatório e 22% consideram que deve-se permitir que gays sirvam abertamente.

Na opinião de 40% dos oficiais, os EUA precisam de mais gente para vencer a Guerra do Terror.

Tags: EUA

90 Comentários até agora ↓




  • 1 nada será como antes // 25/February/2008 às 10:21

    Quem tudo quer…….

  • 2 Dino // 25/February/2008 às 10:36

    78% dos oficiais sugerem oferecer cidadania norte-americana a quem estiver disposto a encarar o serviço; 58% são favoráveis a diminuir o grau de escolaridade exigido; 38% querem reinstituir o alistamento obrigatório e 22% consideram que deve-se permitir que gays sirvam abertamente.

    Tradução: 78% dos oficiais sugerem usar tropa de mercenários de países subdesenvolvidos (Brasil por exemplo), 58% são favoráveis a usar qualquer imbecil que pelo menos saiba atirar; 38% querem reinstituir o sistema de bucha de canhão obrigatório e 22% são viados e querem se assegurar de sua posição na tropa, se é que a frase “gays sirvam abertamente” esteja dentro desse contexto.

  • 3 Dino // 25/February/2008 às 10:39

    Na opinião de 40% dos oficiais, os EUA precisam de mais gente para vencer a Guerra do Terror.

    Mais “gente”? Vai ser difícil…

  • 4 Pax // 25/February/2008 às 10:41

    O atoleiro do Iraque.

    Um erro colossal. Que a História nunca esqueça do trio Baby Canalha Bush, Dick Vigarista Cheney, e o Rato Rumsfeld.

    Aquilo começou com mentiras. Jamais poderia acabar bem.

    A verdadeira guerra ao terror, necessária, perdeu foco, enquanto pra muitos Bin Laden vira herói, e é pros malucos (do livro do Fisk), pra grande maioria o Bush é o vilão. E é, pra malucos e não malucos. Quer dizer, excetuam-se à essa regra nossos querido comentaristas, o desengonçado Mr X e o velho e bom Chesterton.

  • 5 Radical Livre // 25/February/2008 às 10:42

    Eu já tinha lido alguns outros artigos tratando deste assunto com conclusões semelhantes. O que me admira é que até agora nenhum maluco mundo afora tenha aproveitado a fraqueza (ou exaustão) americana para colocar as manguinhas de fora.

    É o que dá eleger os alvos errados…

  • 6 Nhé! // 25/February/2008 às 10:43

    Dino #2
    Huahuahuahuahuahuahua!!!
    Análise brilhante!

  • 7 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/February/2008 às 10:47

    Há quanto tempo não temos um ataque terrorista e como anda a Al KAida?
    O problema foi a traição européia e nem a questão é Coreia e Iran, mas enquanto os pacifistas europeus não fazem nenês, os chineses juntam gente, grana e armas…que a Europa se prepare.

  • 8 Cláudio Melo // 25/February/2008 às 10:55

    O Vladimir não tem jeito, mesmo.

  • 9 lao // 25/February/2008 às 11:02

    O mais poderoso exército do mundo da mais rica nação do planeta não conseguiu até o momento vencer a guerra contra o terrorismo e, no entanto, 40% ainda acreditam que basta maior número de soldados para fazê-lo. Tanta gente estudada, intelectualizada, treinada e acreditando em soluções tolas. Realmente, quem só pensa com a cabeça não pensa direito.
    Nem todas as guerras podem ser vencidas por exércitos.
    abraços,

  • 10 César // 25/February/2008 às 11:09

    Esse problema das Forças Armadas se repete no Brasil. Aqui, ninguém mais quer ser praça, e olha que a escolaridade exigida é baixíssima em alguns casos. Nem os oficiais as FA conseguem mais manter, todos estudam e passam p/ um concurso melhor. Causa? Salários baixos, que não compensam os ônus do militarismo.

    A saída p/ os US será mesmo conceder cidadania aos estrangeiros, já a nossa…

  • 11 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/February/2008 às 11:12

    …a nossa será dar a bunda (dosmpacifistas) ao estrangeiro.

    Quarta bomba explode em Caracas no mês e mata um
    Por Fabiano Maisonnave, na Folha:
    Uma bomba explodiu ontem diante da sede da Fedecámaras, em Caracas, matando o suposto autor do atentado. É o quarto ataque desse tipo neste mês, todos reivindicados pela até recentemente desconhecida organização Frente Guerrilheira Venceremos, que diz apoiar o presidente Hugo Chávez.
    O ataque ocorreu por volta da 1h da madrugada. A polícia de Chacao, município de Caracas controlado pela oposição onde ocorreu a explosão, disse que a vítima é Héctor Abreu, 44, um inspetor da Polícia Metropolitana, ligada ao governo de Caracas, sob comando chavista.
    Como nos outros ataques, foram encontrados panfletos da organização, desta vez acusando a Fedecámaras de “desestabilizar a cadeia de produção e distribuição de alimentos”.

  • 12 Cláudio Melo // 25/February/2008 às 11:12

    O problema da repetição de mentiras é que até as mentes lúcidas, com o passar do tempo, passam a assumí-las como verdades.

    A guerra de agressão levada a cabo no Iraque e que se transformou no atoleiro atual nada tem a ver com a “guerra contra o terror”.

  • 13 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/February/2008 às 11:23

    atoleiro? Atoleiro era o Saddan, segundo os iraquianos.

    http://article.nationalreview.com/?q=N2FlNWJmYWExMzZmOTMxYjA0ZGIyOTVlOGUxNWMzZDc=

  • 14 confetti // 25/February/2008 às 11:37

    isso claudio ! estamos em plena generalizaçao de “guerra contra o terror” ! pergunte ao colin powell e seus frasquinhos na onu….

  • 15 Prøftël // 25/February/2008 às 11:49

    Um dos fatores que levaram à queda do Império Romano foi justamente o exército deixar de ser composto por cidadãos romanos.

    Sei não, a história teima em se repetir.

  • 16 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/February/2008 às 11:51

    In my study of communist societies, I came to the conclusion that the purpose of communist propaganda was not to persuade or convince, nor to inform, but to humiliate; and therefore, the less it corresponded to reality the better. When people are forced to remain silent when they are being told the most obvious lies, or even worse when they are forced to repeat the lies themselves, they lose once and for all their sense of probity. To assent to obvious lies is to co-operate with evil, and in some small way to become evil oneself. One’s standing to resist anything is thus eroded, and even destroyed. A society of emasculated liars is easy to control. I think if you examine political correctness, it has the same effect and is intended to.

    -Theodore Dalrymple

  • 17 Linda // 25/February/2008 às 11:58

    Não me entra na cabeça que os EUA PRECISAM sair guerreando a todo o planeta.
    Não me entra na cabeça que eles não têem inteligência suficiente ou, pelo menos não a usem para resolver melhor os problemas, através de diálogo, tratados, convenções.

    Isto não quer dizer que sou ingênua. Todo país deve ter seus mecanismos de defesa, ter suas forças armadas pois ninguém está imune a qq doido sair por aí invadindo, matando e se apoderando do que, convencionou-se, ser fronteira, bens e patrimônio de um povo.

    Por exemplo, se Saddam Husseim tivesse se preparado melhor, o Iraque não estaria no “caos do fim do mundo”. Por favor, não pensem que estou defendendo Saddam.

    A China teve que entregar Hong Kong à sanha dos ocidentais, medida unilateral da potência da época, a Inglaterra. O que fez? O dever de casa. Se preparou militarmente para receber Hong Kong de volta cem anos depois. E o ocidente devolveu, sem tugir nem mugir.

  • 18 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/February/2008 às 12:04

    Linda, sua ingenuidade é fatal….

  • 19 nada será como antes // 25/February/2008 às 12:07

    Os assuntos de hoje me fazem lembrar que é melhor a pausa para alimentação.

    Saudações a todos.

  • 20 Pax // 25/February/2008 às 12:15

    Ano 2043.

    Após a completa dominação chinesa do Oriente Médio, com a queda de Tel Aviv tomada dos palestinos, Bin Laden the second, presidente da França, assina acordo com a China para invasão da Rússia. A europa muçulmana passa frio e precisa do petróleo russo.

    China termina de comprar o arsenal americano que não tem mais o que vender para suprir a grande fome que assola o país por duas décadas. Jamais poderiam imaginar que aquela concentração de CO2 ficasse estagnada sobre seu território.

    O dinheiro da campanha chinesa para a invasão vem dos cofres dos bancos japoneses. O massacre de Tóquio teve represálias na Onu, situada em Darfur.

    Nem mesmo a OTAL, Organização do Tratado da África Livre consegue sensibilizar a China sobre seu movimento expansionista.

    Foram cancelados todos os vistos de entrada de americanos ao Brasil. Os últimos imigrantes tiveram que colocar microchips e tornozeleiras com GPS e foram encaminhados para Governador Valadares, o último município a aceitar americanos em território nacional. Nem mesmo o governador gaúcho do Paraguai aceita mais imigrantes.

    José Dirceu Filho, presidente de Cuba, alerta para a tragédia do Caribe como milhares de americanos mortos em balsas improvisadas tentando a travessia de Miami para seu país.

    Lulinha, presidente do Brasil, aponta com a possibilidade de um acordo para liberação do deserto amazônico para assentamentos de refugiados americanos.

    Economia: O preço do Xing Max dispara nas principais capitais. Faltam cachorros nos viveiros internacionais. O sistema operacional PD-OS vira o novo padrão para os computadores canivetes do mundo muçulmano e ameaça o sistema XiLing OS.

  • 21 Zé Bush // 25/February/2008 às 12:25

    well….isso apenas mostra que guerras intervencionistas desgastam mais que guerras convencionais, além de sair mais caro. Além da rejeição de parte da sociedade (que pode causar derrotas políticas), fazer guerra custa dinheiro!!

    Não é a toa que os EUA estão investindo pesado em equipamentos militares autônomos (aviões e tanques que dispensam presença humana).Ninguém em sã consciencia deseja ir arriscar a vida para combater ditadores e malucos que querem aparecer às custas da miséria do seu próprio povo.

  • 22 Linda // 25/February/2008 às 12:26

    Chest, não disse nada. Portanto, nada te respondo.

  • 23 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/February/2008 às 12:27

    inspiradíssimo!

  • 24 Linda // 25/February/2008 às 12:29

    Pax, se o Lulão estiver vivo em 2043, o Lulinha não fará nada disto q você falou. Se estiver morto, vai se revirar na cova. É nacionalista.

  • 25 Linda // 25/February/2008 às 12:31

    Ainda bem que meus sobrinhos americanos têem dupla nacionalidade.

  • 26 Marcos Araújo // 25/February/2008 às 12:35

    É isso aí. Tá faltando bucha-de-canhao ao Tio Sam, gente pra virar carne moída no front. A turma dos raves, extasy, iPods, YouTube and Facebook atual nao quer nem saber de virar picadinho no campo de batalha.

    Visto que começaram em breve a recrutar estrangeiros que almejam fazer carreira e já recrutam mercenários (uns 30 mil ou mais no Iraque), quem sabe o Chupacabra, o Xixi e o Brancaleone se candidatam? Poderao torturar e matar à vontade, e estuprar o que vier pela frente. Igualzinho o que fazem os Marines por lá. Beleza, nao? o:))

  • 27 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/February/2008 às 12:36

    Linda, os antiamericanos que julgam os EUA um imperio sonham com a utopia de um mundo sem impérios, e acham que os EUA representam o mal. Mas a alternativa ao poder dos EUA não é um mundo sem poder, mas o poder de idéias infinitamente mais destruidoras, nocivas maléficas. caem os EUA, que toma conta?

  • 28 Marcos Araújo // 25/February/2008 às 12:36

    …começarao….

  • 29 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/February/2008 às 12:37

    Visto que começaram em breve a recrutar estrangeiros que almejam fazer carreira e já recrutam mercenários (uns 30 mil ou mais no Iraque), quem sabe o Chupacabra, o Xixi e o Brancaleone se candidatam? Poderao torturar e matar à vontade, e estuprar o que vier pela frente. Igualzinho o que fazem os Marines por lá. Beleza, nao? o:))

    chest- eu não disse?

  • 30 Marcos Araújo // 25/February/2008 às 12:49

    Chupacabra no #27

    Taí, o general Chupacabra conseguiu abrir uma brecha no portao da Pinel e escapou, levando seu lápitópi…

  • 31 Linda // 25/February/2008 às 12:56

    Chest, não sou antiamericana. Sou utopicamente pacifista. Já disse aqui várias vezes: se eu fosse iraquiana, não seria mulher-bomba, seria atiradora de elite. E, matar invasor, não me pesaria na consciência.
    Sou a favor do Brasil reforçar as forças armadas, desenvolver tecnologia militar. É questão de sobrevivência. Mas, sou totalmente contra “ataques preventivos”, não me acho de raça superior e nem inferior a nenhuma outra.

    Que inteligência há em querer ser império, estar acima do bem e do mal, satisfazer desejos egoístas? Mais dias, menos dias, os vermes comem os elefantes, os leões, os tigres, as abelhas, os coelhos, os homens…

  • 32 Pax // 25/February/2008 às 12:56

    Desculpem dar uma de tio, mas se a gente começar a se agredir, não resolveremos o problema das Forças Armadas Americanas.

    Foco galera. Foco.

  • 33 Brancaleone // 25/February/2008 às 13:43

    Não existe “incapacidade militar” nos EUA.
    O que temos sim é uma cambada de hipócritas que se dizem “pacifistas” - vide o Vietnam. Gentinha que é contra a guerra no Iraque, mas no dia que tiverem que pegar ônibus para trabalhar porque não tem gasolina ou tiverem que aquecer suas casas com lenha, vão chiar e pedir petróleo, mesmo que para isso tenha que se bombardear o Vaticano…
    A pressão popular faz com que Bush ( e seus militares) não realizem uma boa e eficiente guerra, tipo assim terra arrasada…
    No começo da guerra do Iraque, chegou-se a dizer que se dependesse da França em 1939, toda a Europa Continental estaria falando alemão antes de 1945…
    Num dá para aguentar o povinho chinfrim.
    A Guerra do Iraque e muitas outras não dão em nada simplesmente porque a opinião pública pressiona para o errado, para a conivência, para as concessões e acordos com terroristas e ditadores. Concordo que a guerra atual no Iraque atende a interesses escusos, que partiu dum motivo mentiroso, etc. etc., mas ela aconteceria de qualquer modo…
    Vivemos num mundo que é o que é por conta da guerra (celulares surgiram na 1a. Guerra do Iraque, sem falar na pinincilina…). Negar que uma boa guerra estimula o intelecto ( às custas de milhares do mortos, admito) é fazer parte da nova humanidade, aquela composta pelos Homo Fantasticus Perfectus Superioris, que se dizem muito acima e alem do Sapien.
    E por favor, não me venham citar Ghandi!!!

  • 34 Brancaleone // 25/February/2008 às 13:50

    Eu fico cá pensando:
    Do ponto de vista de quem perdeu a pessoa amada no ataque de 11 de setembro, uma “guerra preventiva” que tivesse evitado o atentado ao WTC seria ótimo.
    Tá na hora de crescer gente!!!
    Guerreamos desde uns 30.000 anos!! É tão humano quanto qualquer outra coisa.

  • 35 Chesterton // 25/February/2008 às 14:10

    Sou utopicamente pacifista (linda)

    Conhce a letra da musica do Bob Dylan Man of Peace?

    http://www.bobdylan.com/songs/peace.html

    You know man sometimes Satan comes as a man of peace….

  • 36 Chesterton // 25/February/2008 às 14:11

    Caramujo, 30, no Pinel só iria para fazer uma visita a você, internado com esquerdismo crônico.

  • 37 Radical Livre // 25/February/2008 às 14:52

    Brancaleone,

    do ponto de vista de uma dos mais de 500.000 civis iraquianos que morreram desde 2003 e dos mais de três milhões que tiveram que sair do Iraque eu diria que você é uma besta idiota que só consegue ver um lado da questão e é cego para qualquer argumento que não reforce suas convicções.

  • 38 Chesterton // 25/February/2008 às 15:20

    isso é mentira.

  • 39 Marcos Araújo // 25/February/2008 às 15:37

    Chupacabra: Acusar-me de “esquerdismo crônico” só pode ser infantilismo seu. Todos os frequentadores deste blog que nao estao de acôrdo com suas posiçoes, pensamento e ideologia extremadas sao automaticamente e sistematicamente catalogados como “esquerdistas loucos” e insultados por você. Seria este um comportamento de um indivíduo equilibrado?

    Apreciaria bastante se vosmecê se desse a pena de ler com atençao meus comentários - e os daqueles que discordam de você - ANTES de criticá-los, embutindo um insulto direto ou indireto cada vez que o faz. Eu, e acredito outros colegas bloguistas que rebatem suas opinioes por aqui nos damos a pena de ler os seus com atençao, ANTES de criticá-los.

    Outra: Seria possível você controlar sua pulsao -patológica, diria - de inundar-nos de artigos e extratos copiados de outrém, ou de colar links, um atrás de outro, que somente levam a opinioes de ultra-conservadores (note que estou sendo caridoso aqui) que invariavelmente sempre concordam com seus pontos de vista, ou vice-versa?

    Seria o Chupacabra capaz de apenas dar a SUA opiniao pessoal sobre um assunto - como a maioria o faz aqui - sem copiar alguém ou colar um link?

    P.S.: Colar um link DE VEZ EM QUANDO é aceitável, mas aqueles que exageram neste quesito sem dúvida dao a impressao que nao sabem pensar por si mesmos…

  • 40 Chesterton // 25/February/2008 às 16:05

    caramujo, o topico 30 seria de uma pessoa equilibrada e interessada no diálogo franco e construtivo?

  • 41 Mr X // 25/February/2008 às 16:21

    Linda, como conciliar:

    > Sou utopicamente pacifista.

    Com:

    > não seria mulher-bomba, seria atiradora de elite. E, matar invasor, não me pesaria na consciência.

    Esses esquerdistas são todos loucos! Pacifistas nada, só estão torcendo pelo inimigo.

    E o Obama também odeia a América:
    http://www.atimes.com/atimes/Front_Page/JB26Aa01.html

    > 500.000 civis iraquianos

    Poxa, só isso? Jurava que de acordo com o último artigo publicado no Lancet tinham sido 1.789.248.566.291, sendo que metade na conta do Jack Bauer.

  • 42 Chesterton // 25/February/2008 às 16:45

    Caramujo e Linda nos devem explicações…..

  • 43 Alba // 25/February/2008 às 16:50

    Boa Tarde,

    Bem, estou longe de ser especialista no assunto, mas pelo que sei, a estrutura do exército americano mudou justamente DEPOIS da Guerra do Vietnã. Até aqeula data, o alistamento militar era obrigatório e isso rendeu, inclusive, cobranças a Clinton e a Bush sobre a participação deles nesta guerra.

    Ora, depois do Vietnã, pelo pouco que li, os soldados passaram a ser recrutados por contratos temporários, com exceção daqueles que de fato, queriam fazer carreira profissional. Pelo que entendi, é destes que fala o texto, pois é de onde saem os oficiais de qualquer patente e, principalmente os generais.

    Hoje, ao que tudo indica, o fracasso do Iraque empurrou o Exército a, mais uma vez avaliar seu efetivo, suas possibilidades de recrutamento (aquela observação estava mesmo muito engraçada e até certo ponto exata, Dino) e os desafios que talvez tenha que enfrentar.

    Considerando esses dados, não consigo entender muito bem os que ficam dizendo que o US Army é poderoso e coisa e tal. Não é isso que está sendo discutido, mas as circunstâncias que esses soldados têm que prover.

    De novo, repito que não sou especialista, mas me parece que uma das causas da derrota da Alemanha tanto na Primeira, como na Segunda Guerras, foi justamente o fato de ter de lutar em duas frentes.

    Mesmo os EUA e o bitt, que é especialista, escreveu sobre isso, também passaram por momentos assim, o que, segundo alguns analistas, teria explicado (porque justificar é difícil) a explosão das bombas em Hiroshima e Nagasaki - simplesmente não havia mais homens em número suficiente para suportar um conflito mais prolongado.

    No fim, são questões técnicas, mas dependendo da forma que sejam ou não encaminhadas, alteram muuuuuuitas outras coisas.

  • 44 Marcos Araújo // 25/February/2008 às 16:57

    Chupacabra: Eu nao devo explicaçao alguma a você.

    Diálogo franco e construtivo com você - mas como, mermao? Você só insulta (desde que entrei neste espaço virtual), tenta diminuir e desqualificar seu interlocutor, várias vêzes distorcendo os comentários dos bloguistas aqui, coisa que nunca fiz com os seus. Criticar sim, distorcer para atacar, como faz o Mr. X (óia aí, chamei-o pelo nick original, sem ironizar).

    Insulto eu respondo na bucha, e pego no pé e nao largo, tal um pitbull. Se vosmecê manerá, comigo e com vários outros por aqui, eu manero também. De acôrdo?

    Se houver acôrdo, saiba que eu cumpro a palavra. Quanto a você, tenho dúvidas.

  • 45 Marcos Araújo // 25/February/2008 às 17:02

    ” distorcer para ataca, como faz……, nao. Esquecí o “nao”.

  • 46 Chesterton // 25/February/2008 às 17:11

    se você quer, com esse grunhido todo, arrancar uma trégua, esqueça. Vamos em frente.

  • 47 Mr X // 25/February/2008 às 17:11

    Eu, distorcer?!?! Maogei. :-(

  • 48 Marcos Araújo // 25/February/2008 às 17:20

    Chupacabra: Trégua?!?! Falei em maneirar, seu moço. Nada mais.

    Do meu lado, farei um esfôrço. Mas se sair pedrada, revido na paulada.

  • 49 Marcos Araújo // 25/February/2008 às 17:22

    Ôpa, taí o meu amigao Xixi! Nao resistiu ao charme do Caramujo,,,,

  • 50 Chesterton // 25/February/2008 às 17:43

    Caramujo, sua irritação só pode advir da falta de argumentação quando eu e oAmazing Mr X trazemos a realidade dos fatos…

  • 51 Linda // 25/February/2008 às 17:54

    “Caramujo e Linda nos devem explicações…..”

    Chest jogando palavras ao vento.

    Mr.X # 41 - Comentário autoexplicável, palavra por palavra.

    Alba, o meu sentimento é de que as forças armadas dos EUA sentem que não estão em uma guerra justa. Pelo menos aqueles que estão na frente de batalha cumprindo um dever e, igual a nós, defendendo o pão, não acreditam nos motivos pelos quais foram impingidos à luta.

  • 52 Chesterton // 25/February/2008 às 18:16

    a Linda tem sentimentos em relação as forças armadas….

  • 53 Rodrigo // 25/February/2008 às 18:19

    Se o Bush invadir a Coréia do Norte, é melhor os soldados levarem muitas pilhas para as lanternas:

    http://failblog.wordpress.com/2008/02/17/north-korea-fail/

  • 54 Alba // 25/February/2008 às 18:31

    Linda,

    Não duvido que muitos soldados americanos questionem o seu papel ali.

    De fato, muitos relatos e até filmes foram feitos mostrando coisas semelhantes, principalmente sobre a Guerra do Golfo.

    Mas o problema é que o Exército dos EUA precisa se “reinventar” (na falta de palavra melhor) se quiser cumprir o papel de polícia do mundo.

    Portanto, os EUA precisam não só repensar e, inclusive, como lembrou muito bem o Cláudio Melo, parar com as mistificações, como “Guerra ao Terror” - mas dar conta dessas questões.

    Isso não significa de forma alguma que eu apóie as ações armadas americanas em geral. Só quis trazer um elemento concreto para um discussão que como sempre, tende a se perder na ideologia sem argumentos.

    Chest, por favor, pare com essa história de exigir provas, esclarecimentos, o escambau. Argumente e mostre onde está a falha. É bem mais simples, némêss?

  • 55 Alba // 25/February/2008 às 18:36

    Linda, querida,

    Desculpe pelo mau jeito na resposta anterior, mas você tem razão. Já não é tão fácil recrutar moços e moças para o Exército…

  • 56 Chesterton // 25/February/2008 às 18:38

    e eu la’quero provas, foi uma expressão para sacanear a falta delas….

  • 57 Chesterton // 25/February/2008 às 18:41

    o que nao se pode esquecer é que o exercito dos EUA é profissional e não existe convocação obrigatória. Mas, imaginem se acontece alguma guerra mundial que coloque em risco a existência dos EUA. Quantos americanos estariam dispostos a se defender? Hein? É só ver Israel.

  • 58 Alba // 25/February/2008 às 18:44

    Chest,

    Então não reclame se o Caramujo não te levar a sério..:))

  • 59 josef mario // 25/February/2008 às 18:49

    Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
    Eu, josef mario, devo dizer que não existem guerras justas. O evangelho de lucas (epístola quarta, versículo oitavo, parágrafo quinto) nos ensina com sua sabedoria milenar que “a mão que fere também poderá ser ferida”. Portanto, não devemos fazer a outrem aquilo que não desejamos para nós próprios.
    Muito obrigado

  • 60 Linda // 25/February/2008 às 19:13

    Alba, vc é de uma gentileza sem par. Não vi nada de errado em sua explanação. Bj.

    Tem razão, Josef. Me penitencio, não existe guerra justa. No máximo talvez, existam motivos para revidar uma declaração de guerra. A agressão sem causa, por exemplo. Como é esta guerra EUA X Iraque.

  • 61 Marcos Araújo // 25/February/2008 às 19:22

    Chesterton // 25/Fevereiro/2008 às 17:43

    “Caramujo, sua irritação só pode advir da falta de argumentação quando eu e oAmazing Mr X trazemos a realidade dos fatos…”

    Irritaçao?!? Cumé qui vô me mirritá cum filósofu di seu calibre, ô general Chupacabra, grande estratega da manipulaçao dos fatos? Com você, mermao, levo tudo na brincadeira. Só pode, nao tenho outro jeito. Chupacabras nao me causam úlceras. Ao contrário, fazem-me cair na gargalhada. Quá, quá, rá, quá, quá!

    É cada uma…

  • 62 josef mario // 25/February/2008 às 19:40

    Companheira linda
    Eu, josef mario, devo dizer que as únicas guerras justas são aquelas travadas pelos homens de bem contra a miséria, a desigualdade social, as doenças e tantos males que afligem a humanidade.
    Muito obrigado

  • 63 Cláudio Melo // 25/February/2008 às 20:03

    Alba,

    Esforço hercúleo para trazer a discussão de volta ao tema.

    O Vladimir hoje está num dia ruim, sem argumentos, e aí fica espinafrando todo mundo. Ele faz umas marcas no teclado de quantos conseguiu expulsar do blog.

    Pax,

    Muito bom o exercício de futurologia. Inteligência e humor é qualquer coisa parecida com isso.

  • 64 Alba // 25/February/2008 às 20:10

    companheiros josef mario e Linda,

    O companheiro josef mario, no 62, resumiu brilhantemente o que deve ser o objetivo de qualquer guerra.

    Linda,

    Obrigada pela SUA gentileza. Uma das contradições que os EUA vivem agora é a de, justamente, não encontrar tanta gente pra aplaudir a “Guerra ao Terror” e, muito menos, juntar-se a ela, pelo muito que custou e está custando, em termos de grana e de vidas.

    A muitos soldados temporários imigrantes ilegais, pelo que sei, foi prometido o visto permanente pra terra de Marlboro, desde que cumprissem o tempo prometido no Iraque, que se tornou uma forma de permanecer no paraíso do Big Mac.

    Só que o preço foi alto demais, ainda que, tenho que reconhecer, técnicas cirúrgicas novas tenham sido desenvolvidas para, justamente, minimizar as perdas.

    O problema é que tudo isso não apaga o que disse o Radical Livre: por mais que os americanos tenham “vencido” , quem se lembra do outro lado? Dos milhões de refugiados, desesperançados, com toda uma vida para reconstruir?

  • 65 Alba // 25/February/2008 às 20:12

    Cláudio Melo,

    :)) Beijo!

  • 66 Dino // 25/February/2008 às 20:26

    Desculpem discordar, mas a verdade é que os EUA, ao contrario da Alemanha que se defrontava com potencias militares da época, tem poder militar suficiente para lutar em 2 ou até 20 frentes de combate do tipo Iraque. Vejam bem, poder militar para entrar na guerra bombardear destruir e invadir o país inimigo sem duvida têm. Agora permanecer, tomar as riquezas, organizar a sociedade, pacificar, retirar através de todo o tipo de artimanhas (tipo reconstrução) o gasto na empreitada, aí o buraco é mais em baixo… É “uma gentinha” bárbara que teima em não balançar bandeirinhas estadunidense, não ficam parados para ser alvejados mais facilmente, explodem tudo e a si mesmo. Isso sim inviabiliza a brincadeira de cowboy… Enquanto isso, o petróleo vai pra mais de 100 dólares…Uma Irã inviabilizado elevaria o barril a quanto?

  • 67 Fabio Passos // 25/February/2008 às 20:35

    Perderam a guerra contra o terror porque são os principais patrocinadores do terror…

    A ditadura estadunidense é a maior ameaça ao planeta.

    E George “genocida” Bush é o mais perigoso terrorista do planeta.

  • 68 Mr X // 25/February/2008 às 20:44

    Com o OBAMA, tudo isso vai mudar! Os EUA vão bombardear apenas com FLORES! Em vez de soldados, haverá batalhões humanitários de alegres moçoilas a cantar! Balas, só de chocolate e tuti-frutti!

  • 69 Prøftël // 25/February/2008 às 20:45

    Daqui a pouco o Tio Sam tá oferecendo as virgens prá quem se alistar.

    Aí laskou, vai faltar caba…. no paraíso.

    hehe

  • 70 Mr X // 25/February/2008 às 20:46

    OBAMA e OSAMA abaixarão as armas e as calças, se darão as mãos e cantarão um hino de louvor à fraternidade universal!

  • 71 Mr X // 25/February/2008 às 20:48

    OBAMA vai colocar no exército só latinos, afinal os latinos preferem a Hillary!

  • 72 Prøftël // 25/February/2008 às 21:10

    Mr. X (#68)

    Olha, minha vó austríaca dizia assim “o dia que inventarem comprimido que faça soltar pum perfumado isso acontece”.

    kkkk rsrsrsrsrs

    :-)))

  • 73 Dino // 25/February/2008 às 21:21

    Mr. Cheese, está dando pinta! Eu heim! Tô dizeno que esse pitbull é Colie…

  • 74 Dalborga // 25/February/2008 às 22:35

    taleban foi para sua caverna e saddam pro inferno. o mundo assim esta melhor.

    ah, e tem tambem aquele do hezbola de nome estranho, mugnieh talvez, q foi morto ha uns dias, bem em baixo do nariz dos sirios. este covarde matou mais de 100 argentinos em dois atentados na decada de 90. nao gosto muito de argentinos, mas me solidarizei com os hermanos e dancei um feliz tango ao saber da morte deste terrorista arabe.

  • 75 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/February/2008 às 22:40

    Alba, quando eu reclameim que o caramujo não me levava a sério? Você tem algum problema de interpretação de texto….

  • 76 Fabio Passos // 25/February/2008 às 23:07

    acachapante derrota estadunidense. bem vinda derrota dos assassinos-torturadores norte-americanos.

    o establishment norte-americano já cortou as “asinhas” do maior terrorista do planeta: george bush.

    até o fantasma do kissinger reverbera: vamos entrar em acordo com o irã.

    bem vinda derrota deste império que é o maior perigo para todos no planeta.

  • 77 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/February/2008 às 23:32

    se isso é derrota, queria saber como seria a vitória…..

  • 78 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/February/2008 às 0:48

    Gen. Mark Hertling, who commands American forces in the north of Iraq, recalls being introduced in the nearby village of Himbus to a twelve-year-old girl who had pointed out where the Qaeda thugs were hiding. “I asked her why she had done that,” General Hertling explains, “and she said, ‘They were riding up and down the roads on mopeds shooting in the air. They killed my two brothers, my father couldn’t farm, and I couldn’t go to school.’”

    http://nrd.nationalreview.com/article/?q=ODdmMmExYTIyNDQyOTQ2ZDRlMzYzMzhmYjkyZTdkN2E=

  • 79 Fabio Passos // 26/February/2008 às 7:48

    os novos ventos já sopram no império. o sabor da derrota por vezes parece mais amargo aqui do que lá…

    conservador ou aculturado?

  • 80 Brancaleone // 26/February/2008 às 7:54

    Radical Livre:

    Tá vendo só?
    Ôcê me chamou de “besta idiota”, ou seja de certa maneira seu comportamento é idêntico ao meu!! Quando uns e outros partem para especificidades pessoais, sabe-se que são o tipo de gente que por considerarem os outros “bestas idiotas” pode-se jogar nêles aviões cheios de civis ou explodir-se em shopings!!!
    No fundo ou nem tão no fundo assim, eu e você somos a mesma coisa. A diferença é que eu acho certo bombardear os outros apenas pelo petróleo e voce porque eles são bestas idiotas.
    Humanos se comportam do mesmo jeito, só mudam as desculpas…

  • 81 Brancaleone // 26/February/2008 às 7:58

    Alguns aqui citram a decadência americana como se estivesse inventado a roda ou o fogo.
    Qualquer ameba sabe que os EUA estão em decadência. Até eu que sou burrinho de dar dó sei disso. A questãoi é a forma como estão decaindo. Os persas cairam, o império de Alexandre idem. O domínio britânico acabou, o dos EUA vai pelo mesmo caminho…
    Parem de achar isso uma grande vantagem. Entre um império que acaba e outro que se impõe tem um periodozinho muito chato, tipo assim “casa de mãe joana” cheio de manés querendo se impor.
    Qual nação vai dominar o mundo?
    Palpites por favor…

  • 82 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/February/2008 às 8:10

    aculturado?

  • 83 Pedro Doria // 26/February/2008 às 8:16

    Dalborga, sinto informar mas vc está desinformado. O Talibã não foi pra dentro da caverna. O Talibã está vivo, lutando e ganhando terreno.

  • 84 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/February/2008 às 8:20

    disfarça a torcida, PD

    Por Roberto Godoy, no Estadão:
    As Forças Armadas de Cuba entraram em prontidão à meia-noite do dia 19, seis horas antes da chegada às ruas da edição do jornal oficial Granma, na qual Fidel Castro anunciava sua decisão de deixar a presidência depois de 49 anos no poder.
    Foi um alerta militar melancólico: a aviação só conseguiu alinhar três aviões MiG-29 na Base Libertador, de Havana, e o batalhão de forças especiais - a tropa de elite do Exército - teria conseguido mobilizar não mais do que 300 homens por falta de suprimentos e de combustível para os caminhões, segundo relato de um adido militar que, por sua condição de diplomata, pediu para não ser identificado.
    Equipadas pela extinta União Soviética ao longo de 30 anos e treinadas para multiplicar a revolução socialista durante a Guerra Fria, as tropas de Cuba já não oferecem perigo. Sem dinheiro para ir às compras , o Comando Revolucionário - que um dia enviou 15 mil combatentes para dar suporte ao governo socialista de Angola e planejava instalar regimes comunistas no Suriname, na Guiana, em El Salvador, na Nicarágua e na ilha de Granada - agora depende da munição doada pelo presidente venezuelano,Hugo Chávez, para treinar soldados no uso de fuzis AK-47 - os mais novos produzidos na Ucrânia, em 1991.

  • 85 Radical Livre // 26/February/2008 às 15:38

    ô branca, desculpe, foi um estertor anti-democrático de minha parte.

    é só porque me parecia que você estava com mais dó dos 2.700 mortos no wtc do que dos +500.000 que morreram no Iraque desde 2003. Este tipo de raciocínio (algumas mortes são mais importantes do que outras) me tira do sério pela falta de equilíbrio do comentarista.

    da próxima eu conto até dez antes de dar o “Submit”, ok?

  • 86 Mr X // 26/February/2008 às 22:20

    Well, na verdade, algumas mortes são mais importantes do que outras. Ou melhor: mais impactantes (a importância é outra coisa, cada vida é sagrada). A morte dos vizinhos ou de quem nos parece ter mais a ver com a gente, nos toca mais que as mortes no Cafundó de Judas. É humano. É triste. É natural.

    Conheço gente que mora em NY, não conheço ninguém no Iraque. Ou no Quênia. Portanto é lógico que o 9/11 me impressionou mais que os eventos no Quênia nestes dias, onde já morreram mais de dois mil.Um pouco mais e chega em 2700.

    That’s life. :-(

  • 87 Marcos Araújo // 26/February/2008 às 23:17

    É isso aí; longe dos olhos, longe do coraçao.

  • 88 Pepe // 28/February/2008 às 19:52

    Quanta tolice. Se os distintos blogueiros morassem aqui, nos USA, eu GARANTO que seus comentarios seriam beeeem diferentes. Talvez ate opostos, ou pelo menos , mais ponderados e equilibrados.

  • 89 janete // 3/March/2008 às 15:16

    drcfytgvunjh98ifd-g´fd´d~
    dj[h]d=f´~d=hfjh=d;fh~d´dfgdfg5d9fdf4f6.df2d+fd8f4df.6d2+f.52d6.d2f6d.f62df.d23d6f.d2f6d.f5df6+df51d6fd1f5d6f.d1f+df65.56

  • 90 janete // 3/March/2008 às 15:17

    vc e idiota!

    oioioioioioioioioio oi
    iotbm io tbm,

Leave a Comment