O filme é de Jean-Gabriel Périot. A descoberta, do Mello.
Pedro Doria | Weblogum pouco do mundo, todos os dias |
|---|
O filme é de Jean-Gabriel Périot. A descoberta, do Mello.

Alguns direitos reservados 2002–2008 pedrodoria.com.br
Layout Cutline de Chris Pearson. Modificado por GPS Gazette e Pedro Doria
115 Comentários até agora ↓
1 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 0:14
não estou entendendo, é nazista quem corta o cabelo de umas putas que treparam com os inimigos e as humilharam?
2 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 0:23
vi tudo, o Mello é petista. Sempre tem o lado certo de ver as coisas e o lado esquerdista, aquele jeito que vai dar merda.
3 Marcos Araújo // 24/February/2008 às 0:32
Discordo. O que faz a plebe com aquelas mulheres nao se compara, nem de longe, com os horrores do nazismo. Em comparaçao com o que os nazistas fizeram com as mulheres judias, ciganas e outras, as mulheres do vídeo podem se dar por infinitamente sortudas.
4 Marcos Araújo // 24/February/2008 às 0:34
Isto é, discordo do texto introdutório ao vídeo, e nao do Chupacabra…
5 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 0:40
e tem mais, o que aconteceu com as mulheres russas que treparam com nazistas, e o que aconteceu com as mulheres alemãs durante a invasão russa?
Este autor, assim como o blogueiro, é um idiota.
6 Pedro Doria // 24/February/2008 às 0:43
Acho que o argumento do filme vai um pouco além disto… certamente não dá para comprar um momento de humilhação pública com o Holocausto.
Mas essa não é a questão. As moças namoraram nazistas? Sim. Mas quase que a França toda ‘namorou’ o nazismo. Não é que elas não fossem nazistas. Fora uma meia dúzia na Resistência, todos viveram seus cotidianos lado a lado com os nazistas diligentemente. Todos cooperaram. E escolheram seus bodes expiatórios no final da Guerra…
7 nigromante // 24/February/2008 às 0:48
Tem nego bêbo aí! Tudo aqui vira questão sexual. Traição à patria, delação, ajuda aos nazis, mulheres nazistas se transformam em vingança sexual meramente? Guerra é a miséria humana exposta. Se fossem nazistas, fuzilariam-nas, como fizeram nas aldeias russas a mando de Himmler, que o bestial encapetado neocidliberal gosta de defender, só porque matou comunistas.
8 sorry,periferia // 24/February/2008 às 0:52
Por que todo hipocrita tem dificuldade de entender a hipocrisia? Entendo, é como falar em chifre na casa de corno, chifrudo não reconhece o belo galhardo que leva na fronte.
Só ele não vê que aqueles que humilhavam e batiam nas “putas” fizeram coisa inominaveis com e para os nazistas. Para não ser obrigado a desenhar: um pedofilo não tem moral para falar de um exibicionista, muito menos julga-lo e condená-lo.
9 nigromante // 24/February/2008 às 0:58
Os franceses, certamente, são uns loucos. Esses gauleses!!!! Fácil condenar quando se está longe daquela realidade. Mas para quem perdeu parentes e teve sua vida arrasada pelos nazis… Isso não quer dizer que não tenha havido excessos (como contê-los nessas horas?), mas julgar essas imagens como mera selvageria ou como farsa para expiar as pr[oprias culpas é de lascar! Que dizer da afirmação categórica de que todos os franceses cooperaram com o nazismo, fora meia dúzia? Acho que deve ser a hora ou meu Lexotan está me dando alucinações. Sim a república de Vichy existiu, o colaboracionismo também, mas devagar com a louça.
10 nigromante // 24/February/2008 às 1:18
Quem chorará os mortos de Oradour-sur-Glane? Os fuzilados durante a ocupaçãoe com a juda do governo colaboracionista de Vichy? Fácil julgar tudo como se fosse uma barbárie e intolerância, pois toda guerra é exatamente isso. Será que o Doria está querendo ser processado pela embaixada francesa?
11 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 1:26
o limite de cooperar para sobreviver e ir para a cama com o inimigo pode ser tênue, ams é óbvio que para evitar este tipo de reação (muitíssimo benigna por sinal, dada a gravidade dos fatos) só extirpando centenas de milhares de anos de tradições humanas…é humano não raspar o cabelo das pirainhas?
12 nigromante // 24/February/2008 às 1:34
Esse comentário do Frangão é patológico. Sei não, esse cara é para lá de recalcado sexual.
13 Gabo // 24/February/2008 às 3:19
Certamente meu chará Gabriel Périot não usou “Mesmo que Ela Fosse Nazista” por uma razão. Lamentável tocar tão indelicadamente no assunto, Dória.
14 confetti, tarde // 24/February/2008 às 6:34
pd#6, concordo ! les tondues, um drama
” Alors que la « tondue » est une des images fortes de la Libération, les études furent peu nombreuses sur la question.Cette pratique fut pourtant massive et répandue sur l’ensemble du territoire français en 1944-45. Lors de ces tontes, on assiste à une véritable mise en scène du corps de ces femmes. Celles-ci, au-delà de la description d’une pratique de l’épuration extra-judiciaire, sont révélatrices de cette période où les frontières entre vie publique et privée sont largement brouillées. Cette mise en scène ostentatoire laisse alors une grande place au fantasme et à la sexualité. Elle permet de constituer un système de représentation dont les trois facettes sont : la « faute » - la collaboration -, le « châtiment » - l’épuration -, et enfin « une vision de l’avenir » - la reconstruction. Cela permet de mieux comprendre pourquoi ces tontes semblent bien avoir été une « évidence » pour l’époque, et quels ont été les enjeux de cette réappropriation du corps, de la « tondue » en particulier et des femmes en général
o resto aqui :
http://clio.revues.org/document518.html
15 Sidney Mirandão // 24/February/2008 às 6:38
Vim aqui nos comments seco pra te xingar, PD, mas you really get a point.
Na hora em que
16 Sidney Mirandão // 24/February/2008 às 6:41
Desculpe pelo comment cortado. Continuando, na hora em que a multidão em polvorosa escapa do nazismo, é melhor jogar a culpa da colaboração em cima de alguém. No caso, de mulheres que, por comodidade, dinheiro ou sobrevivência, dormiram com o “inimigo”. O inferno é sempre os outros. No caso, as outras. Afinal, já diria o bom e velho John Lennon, “Woman is the nigger of the world”.
17 josef mario // 24/February/2008 às 6:53
Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
Eu, josef mario, devo dizer que maltratar e humilhar uma mulher é o que existe de mais revoltante e repugnante na face da terra. Não existem motivos que justifiquem tal barbaridade. A discussão que se coloca não é saber se tal agressão animalesca é nazista ou não. Isto pouco importa. Eu, josef mario, devo dizer que este tipo de covardia não é atitude de macho - é, antes e acima de tudo, coisa de viado.
Muito obrigado
18 confetti, cedo // 24/February/2008 às 6:54
pd, relendo seu coment. finalmente so concordo com a primeira frase :
“Acho que o argumento do filme vai um pouco além disto”
eu nao diria “todos cooperaram”…..isso seria um atalho facil demais quando nao se conhece direito todas as consequencias do regime de vichy nem a “personalidade” do povo frances ! a frança nao “namorou” o nazismo, na guerra o objetivo é sobreviver, seja la como for …
desolée, retiro o que disse, nao concordo com voce nao ! concordaria mais com o nigromante….
19 confetti, cedo // 24/February/2008 às 6:56
salut mirand ! isso !
20 Pax // 24/February/2008 às 8:56
Durante a República de Vichy, entre 1940 a 44, o marechal Pétain exortava os franceses a colaborar com o regime nazista. Era no Sul e Sudeste da França. No Norte e na costa Atlântica era ocupação nazista mesmo. Segmentos da sociedade francesa aderiram ao colaboracionismo. Porém outros formaram a resistência, alguns em luta armada, outros não. Vichy promulgou leis anti-semitas brabas e os colaboracionistas entregaram aos nazistas 83 mil judeus. Destes, 10 mil eram crianças.
Bem, depois que a França foi libertada pelos aliados houve uma caça às bruxas, claro. Natural. E também brutal, desumano. Nem tanto quanto colocar uma criança num forno, longe disso. Aí já chegamos na bestialidade humana em último grau.
Não acho que a França toda deva ser julgada por esse colaboracionismo, mesmo que de uma parte significativa da população tenha aderido.
Não esqueçamos que aqui em Pindorama, Vargas namorou o nazismo. Não esqueçamos que os EUA só entraram em Guerra depois do ataque a Pearl Harbor. Há muitas vergonhas nessa triste e negra passagem da História da Humanidade. Muitas.
Se há um que deva ser realmente elogiado nessa história toda é o velho bulldog, o Churchil. O resto, bem, se procurar acha o que criticar.
21 HRP Mané Reloaded! // 24/February/2008 às 9:11
O comentário 06 é preocupante…..generaliza, determina e , ao que parece, não deixa espaços para outras alternativas, hipoteses e versões……
A França foi dividida em dois pedaços, com dois governos, com dois modos de ocupação……e é muito ruim emitir a opinião de que !”TODOS”! colaboraram……..não gostei……e não é uma boa e sensata hipótese.
Bom dia.
22 Mr X // 24/February/2008 às 10:15
Não consegui ver todo o vídeo, mas…
Parece-me a mesma bosta de equivalência moral que vi num filme muito ruim, “Black Books”. “O pessoal que se vingou dos nazistas ou das namoradas dos nazistas era tão nazista quanto eles”. Bullshit. Primeiro que, quem dera que tudo que tivessem feito a seis milhões de judeus fosse cortar o seu cabelo. Segudno que a raiva popular me parece mais do que compreensível. Acho que esse francês tá com saudade de Vichy, período de “entendimento entre duas culturas diferentes”.
Aliás, em termos de vingança ou descontamento de raiva contra o inimigo e seus colaboradores, os russos frizeram muito pior, estupraram talvez metade das mulheres alemãs.
23 Mr X // 24/February/2008 às 10:18
Os soldados russos, digo.
Millions of women victims raped by Russian soldiers during the last months of World War II. Anthony Beevor’s book “Berlin — The Downfall 1945″ documents rape by Russian soldiers. “Beevor’s conclusions are that in response to the vast scale of casualties inflicted on them by the Germans the Soviets responded in kind, and that included rape on a vast scale. It started as soon as the Red Army entered East Prussia and Silesia in 1944, and in many towns and villages every female aged from 10 to 80 was raped.” The author “was ’shaken to the core’ to discover that even their own Russian and Polish women and girls liberated from German concentration camps were also violated.” He estimates that “a ‘high proportion’ of at least 15 million women who lived in the Soviet zone or were expelled from Germany’s eastern provinces were raped.” Until recent years, East German women from the World War II era referred to the Red Army war memorial in Berlin as “the Tomb of the Unknown Rapist.”
24 Pax // 24/February/2008 às 10:24
Caraca, no texto do desengonçado Mr X, diz que estuprara todas de 10 a 80 anos.
Provavelmente se o desengonçado lá estivesse, e se fosse um dos russos, pegaria as de 80 anos. E o Chesterton?
O companheiro josef mario, bem, pegaria os bombeiros.
25 HRP Mané Reloaded! // 24/February/2008 às 10:25
Bom….essa teoria acima a se comprovar….tem um repeteco devidamente comprovado lá Bósnia ,nos anos 90…….
Os sérvios sistematicamente massacravam os homens e estupravam as mulheres……
Gente fina……
26 HRP Mané Reloaded! // 24/February/2008 às 10:28
Pax….off topic, Aí no pedaço está chovendo????….aqui chove mas está abafado……
27 Pedro Doria // 24/February/2008 às 10:29
Gente: a França sequer resistiu ao avanço alemão. Eles tinham a melhor frota naval da Europa. Não resistiram. Deixaram os alemães entrar.
28 Pax // 24/February/2008 às 10:31
Senhores, comer as mulheres dos países conquistados é assim desde que o homem começou a mijar pra frente.
Sempre aconteceu. Sempre acontecerá. Não percam guerras, é o que se pode concluir. Se perder, procurem a Marta Suplicy para um conselho.
O homem e a covardia andam juntos já lá se vão alguns séculos, desde mais ou menos quando apareceram os primeiros.
29 Pax // 24/February/2008 às 10:38
Pedro Doria, vamos devagar nas pedras pra não carregar nas tintas.
A França pensava a guerra nos modelos de 1918. Fez a linha imaginô achando que garantiria alguma coisa. Os alemães pensavam a guerra em 1940, inventaram a porradaria rápida, reinventando os unos.
Depois que os caras passaram pela Imaginô, foi um abraço.
Aí sim, há inúmeras críticas. Uma delas é essa que você aponta, ou seja, ao invés de sartarem fora com sua frota e entregarem para a Inglaterra, foram uns idiotas e entregaram para o inominado. E mais uma série de coisas.
Mas houve resistência. O que reclamo é a afirmação generalista de “os franceses…. isso ou aquilo”. Não dá pra generalizar o que não foi geral na população. O governo e as forças armadas foram uns babacas, como vários outros governos e forças armadas da europa daquela época. Não os povos desses países.
Aí acho que você deveria refrasear.
30 Pax // 24/February/2008 às 10:47
Por exemplo, vamos nos esquecer do Albert Camus? Do Sartre? Pô, esses caras representavam em suas artes e mesmo armados, uma parte enorme dos franceses.
31 Zé Bush // 24/February/2008 às 10:59
well….concordo com Mr. Pax. Apesar de ter uma grande frota naval, essa de nada serviu, pois a invasão alemã deu-se por terra mesmo. A famosa e inútil linha Maginot foi solenemente ignorada e contornada pelos alemães, que não eram bestas de ficar perdendo tempo em trincheira.
Muitas putas se engraçaram com soldados alemães por uma questão de sobrevivencia material e não por ideologia. Puta não tem ideologia. Na França ocupada, comida era racionada e qualquer coisa dependia de autorização do invasor.
Ainda saiu barato ter a cabeça raspada. Isso é catarse.
32 Prøftël // 24/February/2008 às 11:08
Pedro Doria, não deixaram, havia a linha Maginot, os generais alemães é que deram um chapeu nos franceses e entraram pela Holanda se não me engano.
Vê aí….
Quanto ao curta, triste.
Aliás, acho que trocaram seu fim-de-semana, faz tempo que você não taska uns assuntos tão pesados num domingão.
HRP, aqui tá esquizito também, um mormaço preocupante.
As imagens de satélite mostram que pode haver uma virada no fim da tarde.
:-)
33 Prøftël // 24/February/2008 às 11:10
Ô Zé Bush, enquanto estava escrevendo você comentou, é isso aí.
:-)
34 Prøftël // 24/February/2008 às 11:13
Ô Pax, é o que dá ler “aos pedaços”, fiz o comentário em cima do que o PD falou e não li o seu que tava na seqüência, é isso.
:-)
35 Zé Bush // 24/February/2008 às 11:23
well,Mr. Doria…..a França não “deixou os nazistas entrarem”. Além de invadida por milhões de soldados bem armados e equipados, não tinha exército suficiente para deter aquela horda. Ou rendia-se ou seria exterminada. Caso resistisse, Paris seria riscada do mapa pelas V-2. Mesma coisa fizeram Bélgica e Holanda, que perceberam que não adiantava nada.
36 confetti, cedo // 24/February/2008 às 11:38
o coment. 27 nao pode ter sido feito pelo pd…deve ser clone !
37 Monsores // 24/February/2008 às 11:38
Eu me pergunto até quando o Holocausto vai ser o assunto de domingo de tanta gente pelo mundo.
Quantas vezes precisa ser lembrado para que nunca ocorra novamente?
38 confetti // 24/February/2008 às 11:38
ops, era cedo….)
39 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 11:42
Pax, 24 eu sou impotente se a mulher não quiser dar para mim, nunca poderia estuprar uma mulher.
40 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 11:43
Pedro Doria, 27 morreram 250 mil franceses na invasão da França, deixe de ser burro. erraram feio, mas morreram tentando deter os alemães. Ate taxi usaram parar ir as linhas de frente.
41 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 11:43
o item 27 do PD é boçal, criminoso, mentiroso, imbecil, cretino e idiota.
42 confetti // 24/February/2008 às 11:45
por isso que acho q foi um clone do pd que disse essa enormidade
43 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 11:48
ele que confirme se está de porre ou foi clone
44 Prøftël // 24/February/2008 às 11:48
Zé Bush, se não me engano as V-2 foram utilizadas contra a Inglaterra.
:-)
45 nigromante // 24/February/2008 às 11:51
Ter que concordar com o Frangão me dá náuseas. Mas o pedrinho esqueceu de alguma coisa na História. Brincadeira! Foi a pior coisa que li dele nos últimos meses.
Sorri muito com a minha enunciação nickenta pela Confettinha. Vencendo preconceitos e concordando comigo, aquele que não podem enunciar. Ô viadagem, só pode ser coisa de gaúcho de Pelotas.
46 Pax // 24/February/2008 às 11:53
Bem, vamos aos números antes que eu vá para o hospital trocar a porra do gesso.
Hitler tinha 155 divisões, mas efetivamente para o ataque tinha 126 divisões, sendo 10 divisões Panzer, com quase 3 mil carros de combate, 1 mil pesados.
Os franceses tinham 103 divisões, incluindo as inglesas. Se Bélgica e Holanda não tivessem caído, teriam mais 22 belgas e 10 holandesas. Mas se juntassem tudo que conseguiriam, os franceses poderiam contar com 135 divisões, ou seja, quase a mesma coisa do lado de lá, um pouco diferente do que coloca o colega Mr Zé Bush. Só que os alemães escolheram a hora. 51 das divisões francesas estavam no sul e leste da França e sabemos que os chucrutes entraram pela Invaginot, pelo norte, pelas Ardenas, usando como ponta de lança os bombardeios e os super blindados que ninguém segurava.
Os franceses tinham 2.300 tanques, mas leves na maioria e os pesados divididos pelo front. Eram 6 divisões pesadas que poderiam fazer alguma frente aos Panzers.
Os aviões alemães eram muito superiores, a França dispunha de 10 esquadrões de caças Hurricane e mais 19 de outros tipos. Mas não tinham os bombardeiros de mergulho que fizeram o serviço e literalmente acuaram a infantaria francesa.
Entre 9 e 10 de maio de 1940, com vários ataques surpresa contra aeródromos, quarteis de comunicação e depósitos, os chucrutes entraram pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo (respondendo ao Proftel). A surpresa tática foi imensa e completa. Antes do amanhecer 150 milhas da fronteira estavam em chamas.
Enfim, foi uma devassa, mas não mormente por conta de um número excessivamente maior, mas por fazerem guerra bem preparada.
Pra isso que se precisa de generais do caralho e estadistas com culhão.
Agora fui. Deixo os chucrutes e os franceses com vocês.
ps.: essas infos, extraí do Memórias da Segunda Guerra Mundial, volume 1 do Sir Winston S. Churchill. O verdadeiro herói dessa merda toda.
47 confetti // 24/February/2008 às 11:55
(nao sabia que era vc…mas ja que é, pq nao aproveita novo nick pra ter relaçoes “normais” comigo e com pax ?
no momento em que darei o enter ja estarei lamentando…((
48 confetti // 24/February/2008 às 11:56
pax ajax chamegos
49 confetti // 24/February/2008 às 11:57
painho falando de ligne maginot é massa !!
50 nigromante // 24/February/2008 às 12:03
Siga o ritmo da vida e deixe de se preocupar com o que não te agrada, sem indeferença, pois a indiferença é uma reação ao que te incomoda. Enfrente a vida. Já disse que sou assim, quem quiser gostar de mim, eu sou assim… Não deixarei de externar minhas críticas ao que me irrita, nem por simpatia, por isso freqüento esse blog. Sou sincero, duela a quem duela. Caso assim não fosse, para que a vida virtual? Já tenho que me conter para não ser demitido pelos meus chefes tucanos/demoníacos e neoliberais. Basta a minha falsidade obrigatória para ganhar a vida real.
51 nigromante // 24/February/2008 às 12:04
Siga o ritmo da vida e deixe de se preocupar com o que não te agrada, sem indeferença, pois a indiferença é uma reação ao que te incomoda. Enfrente a vida. Já disse que sou assim, quem quiser gostar de mim, eu sou assim… Não deixarei de externar minhas críticas ao que me irrita, nem por simpatia, por isso freqüento esse blog. Sou sincero, duela a quem duela. Caso assim não fosse, para que a vida virtual? Já tenho que me conter para não ser demitido pelos meus chefes tucanos/demoníacos e neoliberais. Basta a minha falsidade obrigatória para ganhar a vida real. Bijous, saludos e salamalekes.
52 Prøftël // 24/February/2008 às 12:04
Pax, eu falei só de memória, leio muito sobre a II Guerra, é um hobbi.
:-)
53 nigromante // 24/February/2008 às 12:05
Esse notebook está possuído. Odeio esse sistema de enter por toque na chapa do mouse.
54 confetti // 24/February/2008 às 12:07
hj cedo quando li o coment #6, entendi uma coisa…alguns minutos mais tarde, na releitura tive outra compreensao do texto…
aqui, como nao da pra ver o olho, nem a gestual, nem a boca da criatura que fala, é facil se enganar…..interpretar…
55 josef mario // 24/February/2008 às 12:07
Companheiro chesterton-dracul-el cid
Eu, josef mario, devo dizer que, na minha modesta opinião, não se trata de clone do companheiro pedro doria. O companheiro pedro doria, como todo jovem, não tem uma opinião formada sobre vários assuntos. Assim, sua preocupação irritante em parecer politicamente correto e suas posições contraditórias nada mais são do que o reflexo desta insegurança e, não necessariamente, demonstrações de boçalidade, imbecilidade, cretinice e idiotice, conforme referido pelo companheiro. Eu, josef mario, não me preocupo, em absoluto, com esta momentânea (própria da idade) falta de honestidade intelectual do companheiro pedro doria. Preocupante seria, apenas, se esta duplicidade de opiniões e sentimentos se transferissem para os seus órgãos sexuais, o que, acredito, jamais ocorrerá.
Muito obrigado
56 nigromante // 24/February/2008 às 12:08
Pelo Churchill estaríamos ainda em Guerra, com a defesa de prossegui-la contra a URSS. Dirão por aqui: que ótima idéia! Ainda bem que os EUA não toparam.
57 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 12:10
http://br.youtube.com/watch?v=RJp5I-uZ4hY&feature=related
quem é racista
58 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 12:15
nigromante, 12 qual o problema seu?
59 Monsores // 24/February/2008 às 12:18
pareceu o mestre Yoda, Chesterton :P
60 confetti // 24/February/2008 às 12:24
yoda nao faria um off tao mal situado….
61 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 12:28
http://www.youtube.com/watch?v=axDyUNWyuw8
para a confa
62 confetti // 24/February/2008 às 12:31
kkk ! chest, esse vidéo ja foi visto quase 500 mil vzs no dailymotion ! até no hammam essa manha as meninas tavam falando..
chirac ao menos, beijava a bunda das vacas ! kk
63 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 12:33
http://www.youtube.com/watch?v=LHK7hHh1u8M&NR=1
64 confetti // 24/February/2008 às 12:36
voltando ao assunto chest….
http://www.youtube.com/watch?v=9uH1-AlNDYI
65 confetti // 24/February/2008 às 12:40
” paris outragé, paris brisé, paris martirizé , mais paris liberé ! ”
http://www.youtube.com/watch?v=ZqnIf6V3b4Y
66 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 12:47
acho que a França nunca vai pagar a dívida que tem com os americanos, pelo contrario….
67 confetti // 24/February/2008 às 12:51
os americanos também tem dividas com os franceses….nao seja partial como chose
68 surfando na jaca // 24/February/2008 às 12:51
O verdadeiro herói dessa guerra???? É a versão dos grandes homens de gabinete levando a fama e o pessoal das trincheiras esquecidos. a URSS chegou primeiro em Berlim e teve as maiores perdas de todos os povos, somando todas as mortes do Ocidente no conflito. Isso não lhes diz nada além da acusação de estupros das berlinenses?
69 surfando na jaca // 24/February/2008 às 12:53
esquecido.
70 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 12:54
que dívida?
71 confetti // 24/February/2008 às 12:57
mauvaise fois do c* ! vai no google e bota assim : ce que les americains doivent à la france….
72 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 13:03
diz uma só
73 confetti // 24/February/2008 às 13:17
vai lendo ai…pouquinho de historia…que vc conhece certamente….
http://www.w3perl.com/www/histoire/ameriques/index.html
74 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 13:28
La participation déterminante de la France à la guerre d’Indépendance s’est révélée à long terme une opération bénéfique. Nous avons aujourd’hui, de l’autre côté de l’Atlantique, des amis qui se souviennent et qui l’ont prouvé en 1917-1918, et en 1942-1945.
esqueceram o fiasco da Indochina, claro.
Vem cá, os favores de Lafaiete foram pagos na WW1, e o resto? Só magoas?
75 Zé Bush // 24/February/2008 às 13:30
well….claro que as V-2 foram usadas contra a Inglaterra. Mas voce não acha que também poderiam ser usadas contra a França?
76 confetti // 24/February/2008 às 13:32
ts….nao sou l’avocat du diable…
vc me chama de “anti americana” , o que nao sou….como posso te chamar ?
77 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 13:32
a |França caiu antes das V2, só se resistisse muito tempo, o que não é crível.
confa, para você
http://gustibusgustibus.wordpress.com/
78 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 13:33
você simpatiza com franceses anti-americanos…simpatia é quase amor.
79 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 13:36
alguem leu o Elio Gasperi de hoje? Nem precisa, tudo que eu disse ele repete…..que tédio….
80 confetti // 24/February/2008 às 13:39
pq, é proibido simpatizar com pessoas diferentes de si ? eu simpatizo até com voce dracula ….
http://www.w3perl.com/www/histoire/ameriques/index.html
81 confetti // 24/February/2008 às 13:40
o link era esse ! ))
http://www.youtube.com/watch?v=jjnqL-sd4ys
82 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 13:41
Quando os Templários começaram a ser perseguidos em França, Portugal recusou-se a obedecer à ordem de prisão dos membros da Ordem. Na verdade os portugueses tinham muita consideração pelos Templários, porque estes os ajudaram nas guerras de Reconquista que expulsaram os mouros da Península Ibérica e também porque os Templários possuíam grande tecnologia de locomoção terrestre e marítima, útil a D. Dinis (1279-1325). Após se ter destruído a Ordem dos Templários na Europa, a Ordem continuou em Portugal, como Ordem de Cristo, da qual o Infante D. Henrique foi grão-mestre, esta Ordem ficou sedeada na cidade de Tomar. Toda a hierarquia foi mantida e na cruz vermelha sobre o pano branco, símbolo templário, foi adicionada uma nova cruz branca no seu centro, simbolizando a pureza da ordem. A Ordem de Cristo herdou todos os bens dos Templários portugueses e desempenhou um papel fulcral nos descobrimentos portugueses. A Ordem de Cristo emprestou recursos para a coroa portuguesa financiar o avanço marítimo e transmitiu à chamada Escola de Sagres todo o vasto conhecimento que já dispunham sobre navegação.
83 dona de casa gorda // 24/February/2008 às 13:44
pedroca,
não achei que chegaria o dia em que eu concordaria com o chesterton, mas ele está correto. não é verdade que os franceses não resistiram. não é verdade que os franceses deixaram os alemães entrar. se a resistência francesa à investida alemã foi irrisória, procure as razões na primeira guerra, não na segunda.
de resto, é verdade que os franceses eram tão anti-semitas quanto os alemães, senão mais. é igualmente verdade que são racistas, que também gozaram com o nazismo e que, não se esqueça, inventaram o mundo moderno, os direitos dos homens e a revolução burguesa.
nazistas?
84 dona de casa gorda // 24/February/2008 às 13:47
pedroca,
outra coisa: tenha em mente que esse debate todo resvala num revisionismo dos mais pérfidos.
mamãe não vai gostar disso.
85 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 13:49
vocês notaram que o PD acordou com o pé esquerdo esse weekend? Resolvem fazer tudo do modo “que vai dar merda”…
confa, un secret
http://depositodocalvin.blogspot.com/
86 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 13:52
se a resistência francesa à investida alemã foi irrisória, procure as razões na primeira guerra, não na segunda = pacifistas socialistas, que desarmaram a França para os soviéticos. Mas Hitler veio primeiro.
87 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 13:58
http://www.cebudanderson.com/
88 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 13:59
http://www.youtube.com/watch?v=Ihgz7opXci4&feature=related
89 confetti // 24/February/2008 às 14:19
dona de gorda casa ! :-*
divido uma flute de moet com vc….tchin !
90 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 14:40
Em Cuba
Laura Capriglione, enviada a Cuba, na Folha de São Paulo, hoje: “Crianças acompanhadas pelas mães abordam os turistas pedindo-lhes de um pedaço de frango a um suco.’Pode ser um xampu também?’
Roberto Lameirinhas, enviado a Cuba, no Estado de São paulo, ontem: “Sem a maquiagem do relativo luxo dos hotéis do centro da cidade que abrigam turistas, surgem os velhos e deteriorados sobrados construídos muito antes da revolução, enfileirados em ruas estreitas e malcheirosas onde os cubanos sobrevivem com o que chamam de ‘moeda nacional’: o peso cubano, que vale 25 vezes menos do que o peso conversível usado por estrangeiros.”
Revista The Economist, numa reportgem de Cuba, publicada na edição de 23 de fevereiro: “A economia informal é uma forma pela qual Cuba está se tornando parecida com o restante da América Latina. Outra é o crescimento da desigualdade.” Mais adiante: “Não há desnutrição mas a pobreza é palpável: à noite, num restaurante turístico em Cinfuegos, o chefe passa uma cesta de comida pela janela para parentes com fome que aguardam do lado de fora.”
91 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 14:42
e vocês bebendo champagn…que feio, enquanto os cubanos tem fome.
92 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 14:55
Cuba hoje é uma Gerontocracia.
93 confetti // 24/February/2008 às 15:02
mas que manipulador….
94 Harun al-Rachid // 24/February/2008 às 15:12
Petain pagou com prisão perpétua. Laval foi executado. É tolerável.
Humilhar, raspar as cabeças de mulheres, indicadas por delações, porque treparam com os alemães é sadismo, covardia, abuso.
Elas colaboraram ou foi só um exercício nos lençóis com os machos dominantes do momento? Foram processadas? Tiveram possibilidade de se defender? Constava de lei a pena de raspar cabeças femininas em praça pública? Um episódio lamentável mas característico das multidões.
95 confetti // 24/February/2008 às 15:24
e a frança continua deitada no divan, numa terapia de exorcismos daquela época que nunca acaba…
c’est cher payé!!
96 oRGAST // 24/February/2008 às 15:28
Esse filme é cinematográficamente sem graça. Seu valor é apelativo. É tão criativo quant0 um episódio do seriado enlatado que acabo de assistir. É, acima de tudo, um revisionismo simplório. O cineasta sugere que a França namorava os nazistas, o erro que você repete, baseado em imágens chocantes de mulheres sendo abusadas, em cantos de um continente que esteve mergulhado na barbárie. A coisa mais patética.
A França não fez o que deveria ter feito, fez exatamente como o resto do mundo. Durante a segunda guerra mundial o mundo sufocava em névoa de ignorância. Muito facista pegou solzinho aqui na terra também, e ainda pega, até mais do que em outras partes. Quem guerreou o fez por puro oportunismo, não foram movidos por nenhuma grandeza moral. Quem bateu nessas mulheres não foi a França. Ou foi o Mundo ou apenas pessoas atordoadas.
A França sõ os franceses, quem diz que os franceses “namoraram” os nazistas é irresponsável. Tomar essas imágens para representar um país é, no mínimo, simples. (…no profético “La Règle du Jeu”, Jean Renoir sintetizou em 1939 a natureza da época que levaria à guerra. Genial, o meu ponto final sobre este assunto. Quem não viu deveria ver)
97 Mr X // 24/February/2008 às 17:40
Concordo com o ORGASM, o Regle de Jeu do Renoir é muito bom.
Agora, procurei French Military Victories no Google, cliquei em Estou com Sorte, e vejam o que achei:
http://www.albinoblacksheep.com/text/victories.html
98 confetti // 24/February/2008 às 17:56
chose, va te faire foutre ! kk
99 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/February/2008 às 18:56
Falei que no PD acordou literalmente com o pé esquerdo hoje….
100 dona de casa gorda // 24/February/2008 às 19:06
confetti ,
flute de moet me dá dor de cabeça. juro! =)
101 Fabio Passos // 24/February/2008 às 19:49
Uma perversidade sem justificativa.
O blog do Mello é mesmo excelente.
102 Palhaço // 24/February/2008 às 22:45
É!! Sem justificativa!!
(Mas seria possível ter uma??)
103 Palhaço // 24/February/2008 às 22:46
Perversidades se justificam na essência do homem…
104 Fabio Passos // 25/February/2008 às 0:07
Ei palhaço,
você está com a razão. em parte.
percebemos claramente nas crianças… está lá sim. mas não assistimos objetos inanimados regidos apenas por leis físicas. tem variável extra: o arbítrio e a ética. aí explicar é diferente de justificar.
105 Fabio Passos // 25/February/2008 às 0:15
é da forma que encaramos a (i)mutabilidade da “essência do homem” que dividimos conservadores e progressistas. em nome desta (i)mutabilidade ambos justificaram (ou explicaram…) demasiadas barbaridades cometidas por um macaquinho pelado… contra outro macaquinho pelado.
Esta é a raiz da questão.
106 confetti // 25/February/2008 às 4:25
gorda de dona casa, vc tem um sorriso maneiro de alter ego….))
107 A. Wasserman // 25/February/2008 às 8:48
Claro que não dá para comparar o que os nazistas fizeram com o que essa ratatuia, fez, isso é idiota.
Mas o pessoal era bem machista, só foi em cima das mulheres, os homens ficaram de fora. Muitos franceses foram trabalhar (forçadamente) na Alemanha, se casaram com alemãs e continuaram vivendo lá felizes da vida depois da guerra. Isso quase ninguém sabe, claro. Com eles não aconteceu nada, só com as mulheres que de vez em quando dormiam ou se apaixonavam por oficiais alemães. Ridículo. E acho uma bobagem cortar os cabelos e humilhar uma pessoa só porque ela fez isso. Nada a ver. Mas o povo, as massas, esse conceito abstrato repulsivo (e desgraça amorfa bem real, infelizmente), esse monstro sem cabeça, é isso mesmo…
108 Dino // 25/February/2008 às 10:09
Cada ato deve ser medido levando em consideração o tempo e época que ocorreu, é um ato de abuso? Talvez. Porque talvez? Porque alem de dormir com o inimigo (que era comprovado) é através dessa rede de contatos que os alemães obtinham informações de localizações de judeus e resistentes (não há como ter provas). Por trás desse “inocente” ato de se “apaixonar” por um oficial alemão existia muito de delação e traição. De maneira que saiu barato se contar como punição, uma vez que era impossível julgar a todos, tal o grau de comprometimento e colaboração houve com os nazis por parte dos franceses (e de outros povos). Não há que tecer comparações com atos nazistas. É coisa do populacho que em plena II guerra não sabia sequer desenhar uma suástica. A verdade é que contra o inimigo e invasor não pode haver concessões, é vitória ou morte, foi assim que os russos venceram a guerra, foi assim que eles libertaram a maior parte da Europa e hoje os filhos virtuais daquelas prostitutas francesas, tem coragem de acusa-los de crimes.
109 Rabellão // 25/February/2008 às 10:26
josef mario // 24/Fevereiro/2008 às 6:53
Eu, josef mario, devo dizer que este tipo de covardia não é atitude de macho - é, antes e acima de tudo, coisa de viado.
Muito obrigado
Caro companheiro Josef Mario, o que esperava dos franceses além de covardia e boiolice?
Amplexos
110 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/February/2008 às 11:39
quando morava no Sudoeste conheci um cabo alemão que ficou por lá depois de ser libertado c mo prisioneiro de guerra. Ele tinha uma área onde plantava batatas e outras coisas. Dizia que tinha vindo com o wermacht (assim que se escreve0 e que tinha gostado muito da área por isso nunca mais voltou. Casou, ficou viúvo e deve ter morrido a esta altura.
Reconciliação deve ser o nome disso, ams leva um tempinho, o suficiente para crescer o cabelo das piranhas dos nazistas.
111 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/February/2008 às 11:41
Dino, a maior parte da Europa só foi libertada depois que o Muro de berlim caiu…..
112 confetti // 25/February/2008 às 11:41
((
113 Marcos Araújo // 25/February/2008 às 17:30
Peraí, Rabellao. Quem tomou a Bastilha no peito e escorraçou os monarquistas absolutistas do poder nao podem ser chamados de covardes, e muito menos boiolas.
114 Marcos Araújo // 25/February/2008 às 17:35
“…A verdade é que contra o inimigo e invasor não pode haver concessões, é vitória ou morte, foi assim que os russos venceram a guerra, foi assim que eles libertaram a maior parte da Europa e hoje os filhos virtuais daquelas prostitutas francesas, tem coragem de acusa-los de crimes.”
Asolutamente certo.
115 Felipe // 29/February/2008 às 12:14
Desculpem, mas nao consigo deixar de enxergar isso como uma analogia com o exercito de Israel.
Leave a Comment