Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

Ideologia, professores e doutrinação

February 20th, 2008 · · 88 Comentários

Entre 2006 e 2007, o casal de cientistas sociais Matthew Woessner e April Kelly-Woessner entrevistou os alunos de 69 turmas diferentes de ciências políticas. Levaram a todos um extenso questionário a respeito de suas convicções político-ideológicas.

Com cada um, a entrevista foi feita antes do curso começar e depois, ao final do semestre. Matthew é republicano. April é democrata. Ambos são professores da Universidade da Pensilvânia. Ele acredita que a opinião política dos professores influi nos alunos; ela acredita que não.

É um argumento comum em meios conservadores que professores doutrinam alunos trazendo-os à esquerda. Mas jamais havia sido feito algum tipo de estudo para tentar comprovar – ou não – tal idéia.

O casal ainda está compilando os dados e plotando os gráficos. Quando o resultado sair, será publicado aqui.

via Arts & letters daily

Tags: Ciências

88 Comentários até agora ↓




  • 1 Nhé! // 20/February/2008 às 11:55

    EU!!!!

  • 2 Nhé! // 20/February/2008 às 11:57

    Bom, talvez o professor não consigar fazer lobotomia na cabeça de todos os estudantes, mas quando eles se utilizam do horário de aula para discutir política e etc (em vez de dar aula de história ou solos, né queridos ex-professores!) a coisa se disvirtua tragicamente.

  • 3 Jåµë§ ßønd™ // 20/February/2008 às 12:06

    -= The Second.

    – X –

    Digo apenas que a posição política dos meus professores de história me influenciou NEGATIVAMENTE… fui tragado para uma posição apolítica lentamente a cada afirmação ridícula (em meu parecer) dado por eles(as).

  • 4 confetti // 20/February/2008 às 12:13

    claro que a opiniao politica dos prfs. influi os alunos, claro !! esponjas, you know…

  • 5 Nhé! // 20/February/2008 às 12:24

    Sim, alunos são bob esponjas, mas alguns professores de tão lavados que foram, simplesmente não conseguem separar a aula, a matéria, o conteúdo didático da doutrinação.
    E quando alguns alunos tentam lembrar que a p0rra da aula é sobre solos aí a porca torce o rabo…

  • 6 Burn the Witch! // 20/February/2008 às 12:24

    Isso quando eles não estão lá só para comer as alunas.

  • 7 Yawn // 20/February/2008 às 12:30

    Bem, olhem a matéria: “Ciência Política”. Me parece um tanto difícil que haja um debate político neutro (ou que essa ‘neutralidade’ seja positiva) nesse curso e, também, na maioria dos cursos de ciências humanas.

  • 8 JW // 20/February/2008 às 12:30

    Talvez deva ser levado em consideração a empatia do professor com os alunos. Tem uns sujeitinhos que dão aulas que são tão malas que a gnete passa a discordar de tudo que eles dizem, seja de esquerda ou de direita…

  • 9 Nat // 20/February/2008 às 12:31

    Eu acho que influencia tanto quanto qualquer outra pessoa em posição de autoridade. Pais, avós, família e professores. Mas eu acho que tem mais é que influenciar mesmo. Positiva ou negativamente, é através dos exemplos que vamos construindo nossas consciências.
    Se a influência vai ser decisiva ou não, acho que depende das convicções já construídas pelo aluno.

  • 10 confetti // 20/February/2008 às 12:42

    concordo que qualquer pessoa em posiçao de autoridade tem poder de influenciar…..mas crianças de menos de 10 anos nao tem la muitas conviccçoes….

  • 11 Nat // 20/February/2008 às 12:48

    Mas crianças com menos de 10 anos não têm aula de ciência política… Não são o público a ser pesquisado.

  • 12 Obama // 20/February/2008 às 13:00

    PD,
    E o Fidel?

  • 13 Jåµë§ ßønd™ // 20/February/2008 às 13:13

    -= Burn the Witch … eu já fui profes..ok, só instrutor… mas defendo nosso direito inalienável de comer algumas alunas universitárias.

    – X –

    Por favor, não tire mais esse direito de nós deles, tenha piedade.

  • 14 Monsores // 20/February/2008 às 13:16

    ô PD, cruel esse teu teaser…

  • 15 Ricardo Cabral // 20/February/2008 às 13:17

    Jåµë§ ßønd™ , ainda bem que vc não é mais professor… dá justa causa, meu caro!

  • 16 Jåµë§ ßønd™ // 20/February/2008 às 13:19

    -= Mas a causa… ah, a causa… é justa!

  • 17 Chesterton // 20/February/2008 às 13:22

    nos meus tempos de universtario, fizeram uma enquete parecida, não sei o valor estatístico, mas a conclusão foi de que as pessoas acabam seguindo a ïdeologia”original, apesar das influencias.
    Existem teorias sobre o esquerdismo, inclusive um livro que fala claramente: é doença mental.

  • 18 DarwinistA // 20/February/2008 às 13:23

    Ricardo Cabral,

    Está correto, dá justa causa, porém esta “causa” como diz o James, é antigaaaaaaaaaaaaa e se renova a cada semestre…

    E uma coisa eu sei e é verdade: as alunas não dão trégua e os professores se dão por vencidos!

  • 19 Marcos // 20/February/2008 às 13:23

    Tenho posição de esquerda, mas detestava alguns dos meus professores de geografia e história que faziam o que o Republicano afirma: doutrinação.

  • 20 Jåµë§ ßønd™ // 20/February/2008 às 13:27

    -= Falando (um pouco) sério agora, Ric & DarwA … acho uma bestialidade, no sentido restrito da palavra, relacionamentos entre Professores e menores sugestionáveis e em formação (e isso também existe pra mais de metro, infelizmente)… há de se ter responsabilidade sobre delicado tema.

    Agora… entre adultos vacinados… as regras são confusas, imagino.

    – X –

    PS: eu só fui instrutor, apenas instrutor…

  • 21 Ricardo Cabral // 20/February/2008 às 13:28

    DarwinistA, é preciso resistir, pelo menos no caso dos casados…
    Já os(as) solteiros(as) podem esperar a que suas(eus) alunas(os) se formem, né?

  • 22 DarwinistO // 20/February/2008 às 13:31

    Isso quando eles não estão lá só para comer as alunas.

    Sento uma certa mágoa… hehehe

  • 23 anrafel // 20/February/2008 às 13:31

    Um sujeito que resolve estudar Ciência Política já deve ir pra lá com uma razoável carga de informações e uma boa kilometragem de papos e debates sobre política e história.

    Acrescentando que uma aula de Ciência Política deve ser dada num ambiente de exposição e troca de informações, fica difícil uma doutrinação, no sentido deliberado da coisa.

    Agora, se a pessoa sentir mais ou menos simpatia pelo mestre e extrapolar isso para a convergência com o que ele percebe como sendo as idéias do cara, aí é complicado. Não há currículo ou filosofia educacional que impeça isso.

  • 24 DarwinistO // 20/February/2008 às 13:31

    Ops, SINTO uma certa mágoa, claro…

  • 25 Jåµë§ ßønd™ // 20/February/2008 às 13:32

    -= #22 ….. “ops”….

  • 26 DarwinistO // 20/February/2008 às 13:33

    O que posso dizer, com conhecimento de causa, é que esse mundo de professores e alunas é complicado, muito complicado…

  • 27 DarwinistO // 20/February/2008 às 13:35

    DarwA,

    Te fiz uma pergunta lá no open, você viu?

  • 28 DarwinistA // 20/February/2008 às 13:36

    “há de se ter responsabilidade sobre delicado tema.”

    E neste caso, não sei quem é mais irresponsável. As alunas vêem uma figura, o “Homem” em cima do tablado, com tal conhecimento e instrução e o imaginam com erotismo… Isso acontece mesmo, diariamente.

    Agora de verdade, qual homem aguentaria uma aluna com decotes e insinuações? Quando dizemos que o homem pensa com outra cabeça, este momento mostra bem esta escolha.

  • 29 Jåµë§ ßønd™ // 20/February/2008 às 13:38

    -= Concordo com você, DarwA… a diferença é que um dos lados está sendo pago para pensar.

    – X —

    Mas, como supracitei, as regras às vezes ficam nubladas… então não julgo de verdade…

  • 30 DarwinistO // 20/February/2008 às 13:42

    #28

    A DarwA foi muito feliz no comentário, e ele tem relação direta com a pesquisa-tema do post.

    Na posição de professor, o homem ou mulher tem um poder de sedução muito grande. E isso não apenas no terreno sexual. Funciona também para influenciar ideologicamente.

    Muitos professores percebem isso rapidamente, e constroem sua carreira a partir dessa constatação. As aulas, em termos de conteúdo, podem ser um lixo. Mas quando há talento pra envolver o aluno, seja lá com que intenção, ela se torna fantástica.

    Triste, mas é verdade.

  • 31 confetti // 20/February/2008 às 13:42

    nat 11, tem razao ! fixei-me em crianças…)

  • 32 Jåµë§ ßønd™ // 20/February/2008 às 13:44

    -= E, claro, relativo ao tema do post, acredito que em alguns casos o professor possa direcionar a linha de pensamento da turma para certo lado… em especial se ele for muito querido e influente em outros aspectos de sua personalidade.

  • 33 Chesterton // 20/February/2008 às 13:47

    mas vocësw estáo muito machistas…e as professoras? Quem aqui não sonhou com as professoras?

  • 34 DarwinistA // 20/February/2008 às 13:47

    Ricardo #21,

    “é preciso resistir, pelo menos no caso dos casados…”

    Se você for casado meu amigo, porque não te conheci antes?

    Não é de hoje que sabemos da infidelidade dos homens, e se o meio onde ele trabalha é propício acho difícil resistir.

    Ainda mais com esta história de que a traição do homem está ligada á procriação, devido á necessidade de ejaculação.

  • 35 DarwinistO // 20/February/2008 às 13:48

    Olha o que eu escrevi, Chest:

    Na posição de professor, o homem ou mulher tem um poder de sedução muito grande.

  • 36 Jåµë§ ßønd™ // 20/February/2008 às 13:51

    -= Chesterton… … minhas professoras eram horríveis… excetuando-se - talvez - a de Biologia… Mrs. Barbieri, Biologia, Escola Técnica Juscelino Kubitschek.

    Acho que essa aí dava um caldo.

  • 37 DarwinistA // 20/February/2008 às 13:52

    É verdade Darwinisto [30],

    Muitas vezes, as aulas não são satisfatórias e o conteúdo é restrito, mas a presença é 100%.

    Já tive amigas que não desprendiam os olhares e não possuíam faltas, porém fingiam que anotavam a matéria para dar uma de “intelectual” e acabaram ficando de DP.

  • 38 DarwinistO // 20/February/2008 às 13:53

    A dona dos meus sonhos de pré-adolescência era a Jussara, professor de história… Linda, inteligente, simpática…

  • 39 DarwinistA // 20/February/2008 às 13:56

    James [36],

    Para dar continuidade ao trabalho magnífico da Mrs. Barbieri, serei “um caldo” como professora de biologia =]

    Também nos conceitos, não é? pq caldo mesmo eu já dou! hahahhaha

    muito pretencioso da minha parte!

  • 40 Jåµë§ ßønd™ // 20/February/2008 às 14:01

    -=DarwA… minha experiência com biólogas e oceanógrafas me diz que você ainda vai influenciar politicamente centenas de rapazes preocupados com o Aquecimento Global…

    – X –

    DarwO… don’t let this babe run away, man…

  • 41 Mr X // 20/February/2008 às 14:02

    Perdi os últimos acontecimentos, agora tem um DarwinistO e uma DarwinistA?

    Seleção natural? Evolução e propagação da espécie? Só falta surgirem alguns Darwinistinhos também…

  • 42 DarwinistO // 20/February/2008 às 14:03

    Você pode ser pretensiosa, DarwA… ;-)

  • 43 DarwinistO // 20/February/2008 às 14:04

    James, #40

    I’m trying, man… Mas devo ter derrapado em algum lugar. Só não descobri ainda onde…

  • 44 Jåµë§ ßønd™ // 20/February/2008 às 14:05

    -= Voltando à vaca fria… eu tive uma professora de História que constantemente chamava seus alunos de alienados (quando não, “idiotas”) se eles fossem contrários ao pensamento dela.

    Para ela só existiam os pobres e os The Others, um aglomerado sem nome e desprovido de individualidade que detém o capital.

    – X –

    Certa ou errada suas afirmações, a postura dela sempre me incomodou.

  • 45 Mr X // 20/February/2008 às 14:06

    Mas sobre o tema: acho que tem doutrinação sim, mas acontece menos por professores específicos como por um certo consenso geral. O marxismo é unipresente nas universidades, portanto, vozes contraditórias distoam. São raros os alunos que se atrevem a discordar.

    Por exemplo, quase todos os estudantes de ciência política são de esquerda. Isso é porque os esquerdistas se sentem naturalmente atraídos por esse campo, ou porque há doutrinação dos professores para que virem esquerdistas, e por sua vez se tornam professores esquerdistas, que de novo transmitem às futuras gerações esse “meme” (como diria o Dawkins)?

    O que veio primeiro, o ovo ou a gali… Ops. Acho que já fiz essa pergunta. ;-)

  • 46 DarwinistA // 20/February/2008 às 14:09

    Mr X [41],

    “Seleção natural? Evolução e propagação da espécie? Só falta surgirem alguns Darwinistinhos também…”

    hahahhahahha

    Peça para alguém aqui, que sabe resumir bem os open’s, de qualquer forma, visite o último.

  • 47 Harun al-Rachid // 20/February/2008 às 14:09

    Dewey, John (1859-1952). Filósofo, psicólogo, educador, americano que se dedicou a reformar a educação teórica e prática. Seus métodos de aprendizagem, testados na Universidade de Chicago, enfatizam as atividades, o treinamento, no lugar do currículo formal, autoritário, que não prepara as pessoas para a vida numa sociedade democrática. Uma educação, apenas preparatória para o futuro, é insuficiente. Ela deve instigar o aluno a descobrir por si mesmo. O trabalho de Dewey é responsável pela mudança drástica na pedagogia americana, no início do século XX, que transferiu a responsabilidade da instituição para o aluno. Apesar de condenar os métodos autoritários ele não advogou ausência de controle. As idéias de Dewey enfatizam a prática, mostrando como a filosofia pode servir ao cotidiano. A verdade é uma idéia que se demonstra pela experiência prática. Ele chamava a sua filosofia, derivada do pragmatismo de William James, de instrumentalismo ou experimentalismo.

  • 48 Brancaleone // 20/February/2008 às 14:14

    Meu filho forma-se este ano na UFPR.
    Sem pressões de minha parte e nem do nome que lhe dei ( Lawrence…) ele é normal, portanto de direita…

    Brincadeiras à parte, em nossas conversas sobre a universidade ele comenta que efetivamente boa parte dos alunos alunos polarizam-se nesta ou naquela posição, mas esta polarização decorre mais do “charme” do professor polarizante que da ideologia propriamente dita.
    Mas se tem uma coisa comum a 99% dos alunos, é que eles nem sabem o que é esquerda e direita ou o que é ideologia e nem para que serve isso.
    Talvez nos EUA a educação pública que antecede a universidade ensine isso, mas cá no Brasil, isso não funciona.
    Certamente aquela menor minoria de estudantes “enganjados” e “politizados” vulneralizem-se a esta ou aquela polarização, mas na média, mal e mal aprende-se o que o curso ensina…

  • 49 DarwinistA // 20/February/2008 às 14:15

    O que veio primeiro, o ovo ou a galinha…

    Querido Mr X,

    Eu e o DarwO, temos duas respostas:

    1) Criacionismo

    ou

    2) Evolucionismo

    Mas só responderemos se você escolher a segunda!

  • 50 Brancaleone // 20/February/2008 às 14:19

    E não esqueçamaos que estudantes universitários são pós adolescentes e pré adultos, faixa etária muito afeita a sonhos, romantismos e impossibilidades ideológicas, daí o pendor para a esquerda. Na idade adulta porem, com as obrigações e necessidades típicas das pessoas crescidas e úteis à sociedade, a maioria deles volta ao normal, ou seja, para a direita.
    Sem brincadeiras, mas a faixa etária é item importante neste estudo. Mais importante ainda seria verificar quantos destes estudantes de esquerda permanecem nesta situação 10, 15 anos depois de formados…

  • 51 DarwinistO // 20/February/2008 às 14:23

    DarwA,

    Já tive ótimos debates com o Mr. e com o Chest sobre esses assuntos evolucionistas. Eles são meio chatos, mas muito bons pra discussões…

  • 52 Chesterton // 20/February/2008 às 14:23

    MrX, exatamente, inclusive todos os doidinhos da faculdade de medicina escolhem psiquiatria. Ta bem, nem todos….

  • 53 DarwinistA // 20/February/2008 às 14:31

    Brancaleone,

    Tirando este seu blablablá de direita, concordo.

    Com todo o respeito, para o seu filho estudar na UFPR e ser de direita, provavelmente ele nunca trabalhou, estudou em um cursinho de pré-vestibular de R$ 500,00 e na época do FHC, ele estava em intercâmbio na Europa…

  • 54 DarwinistA // 20/February/2008 às 14:32

    DarwO,

    Acabei colocando seu nome no meio! rsrs
    Mas sabe como é, achei que seria produtivo!

  • 55 Pax // 20/February/2008 às 14:39

    Bem, discordo do Ricardo Cabral, resistir é uma coisa, mas se a coisinha do lado de lá for uma Dirce, meu amigo, disfarça, não conta no blog, mas manda a mocinha pegar um 474, descer na porta do motel, te liga no celular, diz o quarto e você chega depois. Ao final, chama um táxi pra moça e remarca a aula pra semana que vem. Putz, ter que ensinar professor é duro aqui no Pedro Doria e nem dá hora extra.

    Medicina? Bem, é onde mais gente como gente queu eu já vi em alguma profissão. Chesterton: comeram você na facuuldade?

  • 56 Nhé! // 20/February/2008 às 14:41

    Taí, se a cambada de alunos nem sabem no que estão estudando e só frequentam a aula por causa das pernas da professora ou do charme do professor (ou sei lá que outro tipo de “charme” o aluno se sinta atraído), sou a favor do ensino à distância.

  • 57 DarwinistO // 20/February/2008 às 14:43

    DarwA,

    Não tem problema nenhum. Como eles já sabem, eu adoro discutir esse assunto.

  • 58 DarwinistA // 20/February/2008 às 14:45

    “a favor do ensino à distância.”

    Já acho errado as carteiras ficarem nas atuais posições. Deveriam ser em círculos, assim todos ouviam o que o amigo da frente diz e, consequentemente, uma interação com o assunto.

    Vocês estão se saindo muito tradicionais…

  • 59 Jåµë§ ßønd™ // 20/February/2008 às 14:50

    -= De minha parte, como meu complexo de inferioridade expresso no esnobismo do meu vocabulário sugere, só estudei em escolas municipais e estaduais.

    Fui de grêmio estudantil e partcipei de passeatas.

    – X –

    Tinha tudo para ser de esquerda, mas em algum ponto no início da idade adulta meus professores conseguiram me desestimular.

    Acho que eu não queria ser como eles.

  • 60 DarwinistO // 20/February/2008 às 14:58

    Olha que interessante, James. Quando eu era jovenzinho, não tinha dúvidas ao me considerar de esquerda. Eleitor do PT sempre. Cheguei a ser presidente do Centro Acadêmico do curso.

    E, no entanto, o pessoal do DCE achava que eu era de direita, maior reaça.

    Acho que essa coisa do viés ideológico é muito confusa, depende dos óculos que se usa pra ver. Vai ver você é de esquerda e não sabe… hehe

  • 61 nada será como antes // 20/February/2008 às 15:09

    Fui professor de primeiro , segundo e terceiro graus (inclusive de pós-graduação) durante quase 20 anos.

    Hoje estou seguro ao dizer que, ao menos no Brasil, um dos maiores entraves à melhoria do sistema educacional é, justamente, o professor. Não é este o tema do post , mas deve ser lembrado quando se trata de discutir “influências”.

    Assim como a literatura de ficção não é capaz de influenciar quase ninguém, a presença, a fala, as idéias, atitudes, exemplos dos professores têm pouco impacto sobre os alunos. Outra questão é a eventual aproximação aluno/professor, que pode se transformar em amizade profunda, como algumas vezes experimentei e que pode encaminhar uma sequência de descobertas conjuntas e a abertura de uma vinculação inclusive político/ideológica.

    Falo de relação didático-pedagógica, não de sexo ou proximidade amorosa. Destas últimas, também experimentei, com adultas, claro.

    Em resumo, “influir” politicamente os alunos, se não impossível, deve ser algo evitado pelo professor. Também devido ao fato de que convicções adquiridas mediante simpatia pessoal, charme, magnetismo, etc, são tênues e não podem prosperar.

    Infelizmente tenho compromisso assumido e não poderei participar mais longamente do debate, que é palpitante. Haverá outras oportunidades.

  • 62 Nhé! // 20/February/2008 às 15:10

    Se é para ficar na sala de aula, com as carteiras em formação tradicional ou em círculos e não assistir à aula proposta fico em casa mesmo, DarwA.

  • 63 DarwinistA // 20/February/2008 às 15:16

    Bom, neste caso, duas uma:

    Ou você fica em casa e não perde absolutamente nada, ou você vai, coloca presença e evita pegar DP por faltas… haha

  • 64 Marcos Araújo // 20/February/2008 às 15:19

    Chesterton // 20/Fevereiro/2008 às 13:22 #17

    “nos meus tempos de universtario, fizeram uma enquete parecida, não sei o valor estatístico, mas a conclusão foi de que as pessoas acabam seguindo a ïdeologia”original, apesar das influencias.
    Existem teorias sobre o esquerdismo, inclusive um livro que fala claramente: é doença mental.”

    Concordo com o Chupacabra, menos na última frase. Afirmo que todos os direitobas NAO SAO sao doentes mentais como os esquerdistas. Apenas sofreram LOBOTOMIA quando cirancinhas. Arrancaram fora a melhor parte do cérebro deles, o lobo esquerdo. Só sobrou o lobo direito, que encolheu, tornando-os incapazes de raciocinar logicamente.

  • 65 Jåµë§ ßønd™ // 20/February/2008 às 15:30

    -= well, well, Nhé… Ensino A Distância (EAD) é minha atual seara. É um fenômeno crescente e também muito divertido de fazer.

    – X –

    “Existem teorias sobre o esquerdismo, inclusive um livro que fala claramente: é doença mental.”

    Aí também já é um exagero, ôrra…

  • 66 Nhé! // 20/February/2008 às 15:41

    DarwA eu achava patético ter que dirigir 30 km só para assinar o nome na lista de presença… :P
    Fazíamos rodízio de quem assinava por uns 10 na lista.

  • 67 nada será como antes // 20/February/2008 às 15:50

    “Esquerdismo, doença infantil do comunismo”

    Esse título é de um livro escrito por… Lenin !

    É isto mesmo, escrito por Vladmir Ilitch Ulianov, que critica a postura radicalizada assumida por certas tendências de esquerda.

    Por essa razão, rejeito o termo “esquerdista” utilizado à farta por alguns, neste blog. Para eles, assumir posição de esquerda e ser esquerdista é a mesma coisa. Deve ser “influência” de outros blogs e seus “filósofos”.

  • 68 Chesterton // 20/February/2008 às 15:57

    Pax, na faculdade tinha 2 colegas (AS) que volta e meia me comiam inteiro, abriam a boca e mastigavam o salsichão.

  • 69 Chesterton // 20/February/2008 às 15:58

    007 matou a charada

    Tinha tudo para ser de esquerda, mas em algum ponto no início da idade adulta meus professores conseguiram me desestimular.

    Acho que eu não queria ser como eles.

    chest- este é o turning point, quando o cara sabe que tem que ganhar a vida e parar de ficar reclamando e colocando a culpa de seus fracassos na vida, nos outros. Todos fracassamos, o saudável e reconhecer e levantar para tentar de novo.

  • 70 Chesterton // 20/February/2008 às 16:21

    http://www.worldnetdaily.com/?pageId=56494

    este psiquiatra defende a ideia que esquerdistas são doentes da cabeça

    1. criam e reforçam percepção de vitimismo

    2. clamam infantilmente por compensações, direitos e indulgencia

    3.ampliam sentimentos primitivos de inveja

    4. rejeitam a soberania do individuo, subordinando-o ao governo.

    The roots of liberalism - and its associated madness - can be clearly identified by understanding how children develop from infancy to adulthood and how distorted development produces the irrational beliefs of the liberal mind,” he says. “When the modern liberal mind whines about imaginary victims, rages against imaginary villains and seeks above all else to run the lives of persons competent to run their own lives, the neurosis of the liberal mind becomes painfully obvious.”

  • 71 Mr X // 20/February/2008 às 16:45

    Para eles, assumir posição de esquerda e ser esquerdista é a mesma coisa

    Não quis perguntar, mas imagino que “assumir posição de esquerda” deve ser algum tipo de posição sexual.. De ladinho?

  • 72 Mr X // 20/February/2008 às 16:45

    Fui professor de primeiro , segundo e terceiro graus (inclusive de pós-graduação) durante quase 20 anos.

    Hoje estou seguro ao dizer que, ao menos no Brasil, um dos maiores entraves à melhoria do sistema educacional é, justamente, o professor.

    Nada como uma saudável auto-crítica!

  • 73 Chesterton // 20/February/2008 às 16:47

    :)

  • 74 Brancaleone // 20/February/2008 às 16:48

    Darwinista:
    Seu (infeliz) comentário 53…
    Para voce ver como é a vida.
    Meu Filhotão estudou toda a vida em colégio público - Estadual do Paraná inclusive. Nunca tive grana suficiente para pagar cursinho para mim ou para ele (já era difícil pagar a pensão).
    Ele fez sim foi um intensivão, uns quatro mêses antes do vestibular e isso porque tenho um amigo que é professor lá no Dinâmico e conseguiu um bom desconto.
    Realmente até os 17 anos ele nunca trabalhou porque o pai dele trabalhava ( e trabalha) e muito numa empresa multinacional da madeira. Ele nunca precisou ficar à mercê de cotas ou programas sociais.
    Ao contrário do que você possa pensar, nem todo o pobre ou remediado meio inteligente fica culpando “o sistema” por seus azares. Muitos vão à luta, trabalham duro e garantem o sustento de suas famílias.
    Se ele é de direita é porque percebeu muito cedo que é melhor estudar e trabalhar que ficar esperando benesses e favores sociais de governos e ideologias.
    E por favor, se não gosta de mim me xingue, mas não diminua a capacidade do meu Filho.

  • 75 anrafel // 20/February/2008 às 16:58

    Quem aqui fez ginasial e segundo-grau no Brasil fê-lo (acho que a maioria) sob a ditadura militar. Em escola pública ou não, o debate era mínimo, os professsores estavam devidamente “preparados” para isso e o Decreto-Lei 477 de plantão, pronto para ser acionado.

    Existia até a famigerada Educação Moral e Cívica, matéria de inspiração fascista. Lembro até que num determinado ano incluiu-se no currículo um livro de EMC de autoria de ninguém menos que Plínio Salgado,o galinha-verde mor.

    Quanto dessa época preponderou na concepção política das pessoas?

  • 76 DarwinistO // 20/February/2008 às 17:00

    E por favor, se não gosta de mim me xingue, mas não diminua a capacidade do meu Filho.

    Sei não, mas essa frase me fez achar que nosso querido Bronco tá fazendo confusão.

    Branca, você percebeu que agora tem um DarwinistO e uma DarwinistA, né?

  • 77 Chesterton // 20/February/2008 às 17:00

    a ditadura militar determinou o desaparecimento da ideologia conservadora no Brasil, por isso o PT chegou ao poder.

  • 78 Anonymous // 20/February/2008 às 17:10

    #74,

    Nunca conversei com vc aqui, estenda o dedinho e amigos, ok?!

    O DarwinistO é outra pessoa, portanto a frase:

    “E por favor, se não gosta de mim me xingue, mas não diminua a capacidade do meu Filho.”

    Não combina com a história.

  • 79 DarwinistA // 20/February/2008 às 17:11

    O 78 é meu!

  • 80 Jåµë§ ßønd™ // 20/February/2008 às 17:14

    -= Xeque.

  • 81 HRP Mané Reloaded! // 20/February/2008 às 20:13

    Comentário 53 do Darwin:
    Cheque mate no Bronco…..!
    Mas Bronco o seu filho é mesmo inteligente!
    parabens…….mas saca só a dimensão da injustiça social do Brasil!
    Voce ralou pacas…para teu filho ter um futuro melhor……tem pai que rala pacas e não tem a tua condição…..resultado?
    voces sabem qual é!
    por isso somos o terceiro pior país em distribuição de renda!!!!!!!
    DO MUNDO!!!!!!!!!!!!

  • 82 HRP Mané Reloaded! // 20/February/2008 às 20:17

    Quanto ao filho do Bronco ser de direita…coitado!
    Mas é assim no mundo espiritual……uns seguem os outros….até atingirem a maturidade e a evolução….que lhes dará a condição de perceber….que todos somos iguais…….Sem chances de réplica!
    EEEEEEEEEEEEEEEEE………………………

  • 83 HRP Mané Reloaded! // 20/February/2008 às 20:18

    Darwin….cada vez mais gosto de tuas escrevinhações!
    Boa noite Tchurma!

  • 84 HRP Mané Reloaded! // 20/February/2008 às 20:40

    Em 75 , quando fiz cursinho já se faziam essas ilações…….mas o que me colocou a esquerda foi mesmo o trem entre Mogi e Sampa…….ele é a mais pura e cruel evidencia da nossa injustiça social……

  • 85 Chesterton-Dracul- El Cid // 20/February/2008 às 21:32

    em Cuba o trem deve ser uma belezura….

  • 86 proftel // 20/February/2008 às 23:09

    Bom, sou professor, Geógrafo, concursado como tal, por nove anos lecionei.
    Hoje não mais, cansei. Consertar computador não dá tanto trabalho, optei por isso.
    Lecionei de 5ª série até Universidade Federal e Universidade Estadual (passando por Colégio Particular).
    Nunca tive nada com aluna (e antes que algum infeliz venha encher o saco, nem aluno, pô).
    Seguinte, professor que leva cantada é porque deu abertura, nunca levei cantada.
    O kra tem que manter distância e ser amigo, muitos não conseguem administrar isso e se laskam (e conheço alguns com processo nas costas).
    Ideologia sim, o professor precisa ter seu posicionamento ideológico mas, não é papel dele demonstrar isso e tentar fazer a cabeça da moçada.
    Papel do professor é mostrar os dois lados da coisa, o aluno que intintivamente vai escolher o que achar melhor.
    Muitos não entendem assim.
    Pena

  • 87 proftel // 20/February/2008 às 23:13

    Ah, não volto mais aqui, fico no Open mais recente, pra mim chega desse assunto, salário de professor não vale a pena.

    :-)

  • 88 Psycho // 21/February/2008 às 12:47

    Além de tudo, ainda tem o Reinaldo Azevedo, lá da tropa de choque da Veja, que não se cansa de falar em LIBERDADE DE IMPRENSA na mesma frequencia com que censura previamente os comentários negativos de seu blog, bem ao estilo “Carta de Leitores” de Veja.

Leave a Comment