Os Estados Unidos nunca mais vão torturar um único preso sob sua custódia. A prisão de Guantánamo será fechada imediatamente e todos os prisioneiros, lá, serão transferidos para o Forte Leavenworth, no Kansas. Vou enfrentar as mudanças climáticas e tentarei ao máximo encontrar neste tema algum acordo que inclua Índia e China. Os EUA voltarão a atuar de forma multilateral.
John McCain, em entrevista ao diário espanhol El País, sobre que tipo de governo faria caso fosse eleito.







45 Comentários até agora ↓
1 confetti, guaranà // 19/February/2008 às 6:01
eu
2 confetti, guaranà // 19/February/2008 às 6:03
“En Irak nunca tuvimos tropas suficientes para controlar el país”
so essa frase ja me tira o apetite….eu e as familias de marines que estao no irak….((
3 HRP Mané Reloaded! // 19/February/2008 às 6:33
Se ele começar assim poderia ter o meu voto lá!
Porque todos os candidatos são mesmo direitões!
Mas dar um fim nessa porcaria de tortura e acabar com Guantanamo já basta pra começar!
4 Pax // 19/February/2008 às 7:35
Mas, confetti, nunca tiveram mesmo. Leia a matéria da Piauí que falei, “Generais sem Estrelas”.
Por outro lado, o ponto do McCain é que se saírem do Iraque a Al Qaeda dirá que venceu os EUA e intensificará seus atentados, coisa assim, enquanto a Hillary e o Obama tem opinião contrária. Porém confesso que não sei exatamente a proposta dos dois, pois somente sair implicará obviamente num genocídio que pode ser um dos maiores da história.
A posição dele sobre Guantanamo é firme e boa. Assim como sobre o problema do meio ambiente.
Com certeza McCain é o melhor que poderíamos esperar de um candidato republicano. Mas eu sou fogão, digo, torço pros Democratas.
5 aiaiai // 19/February/2008 às 7:38
Já começo a achar que o cara vai ganhar mesmo. Clinton e Obama ficam brigando e os republicanos se abraçando. O Bush pai já deu seu apoio …e, sinceramente, to começando a achar que o velho McCain é melhor do que os “divididos” democratas. Talvez por ser velho, parece estar tomando essa coisa de ser presidente como a sua “última missão”, para deixar uma marca na história. E, pelo menos, não fala m como o bush filho. Só discordo dele na questão da guerra do iraque, mas também, a essa altura do campeonato, se ele falar que vai tirar as tropas e jogar a toalha, não ganha nem para síndico de condomínio em miami beach…
6 Brancaleone // 19/February/2008 às 7:46
MacCain vai acabar com Guantânamo?
E 0 Fidel vai para onde?
Sacanagem!!! A terroristaiada deve tá toda feliz!!
O cara vai começar baixando a guarda?
Isso não vai dar certo…
7 Brancaleone // 19/February/2008 às 7:47
MacCain vai fazer algo contra o aquecimento global?
Xííí! perdeu o voto do Chesterton…
8 Brancaleone // 19/February/2008 às 7:49
Bon Jour Mme. Confettiiiiiiiiii!!!
9 confetti, guaranà // 19/February/2008 às 7:49
pax, hallow chéri ! olha, nao divido os projetos de mccain, nenhum ! os usa ja deviam ter saido do irak, alias nunca deveriam ter entrado….
aqui um ultimate link do nytimes com tudo sobre o cara….
http://topics.nytimes.com/top/reference/timestopics/people/m/john_mccain/index.html?8qa&scp=1-spot&sq=mccain&st=nyt
10 confetti, guaranà // 19/February/2008 às 7:49
bonjour josua….! )))
11 confetti, guaranà // 19/February/2008 às 7:51
p, cade o post sobre fidel ? é hot news
://www.nytimes.com/2008/02/20/world/americas/20castro.html?_r=1&hp&oref=slogin
12 confetti, guaranà // 19/February/2008 às 7:51
http://www.nytimes.com/2008/02/20/world/americas/20castro.html?_r=1&hp&oref=slogin
13 Catatau // 19/February/2008 às 8:11
como no velho ditado: quando o homi oferece esmolas demais, desconfie
14 Antonio M // 19/February/2008 às 8:25
Pelo menos McCain diz até para o local exato onde iriam os prisioneiros, cita países e de alguma forma está pondo o dedo em feridas. Mais fácil de ser cobrado numa eventual votória e pelo menos não faz elucubrações do tipo “nunca na história desse país” ou “no meu governo eu vou dar isso ou aquilo” …….
15 Antonio M // 19/February/2008 às 8:25
errata: vitória. desculpem.
16 DarwinistO // 19/February/2008 às 8:26
Pô, o cara já começou a apelar… Alguém aqui acha realmente que ele vai cumprir essas promessas? Se sim, comprem uma poltrona confortável…
Vai Hillary!
17 Antonio M // 19/February/2008 às 8:32
Melhor ter promessas do que elucubrações …..
18 Pãn // 19/February/2008 às 8:53
Balela. Não é tão simples assim e me assusta um candidato que pode colocar quase que na mesma frase aquecimento global, guerra e tortura. Infelizmente são temas recorrentes mas mesmo assim….
Sair do Iraque agora é deixar o caminho livre para a Al Qaeda ou qualquer maluco que decida invadir o país. Pior seria ter que VOLTAR lá.
No caso das torturas e de Guantánamo…será que realmente os estadunidenses acreditam que tortura SÓ acontece ém Guantánamo? Que ingenuidade!
Continuo torcendo pelos democratas. Se Bush apóia o McCain eu, com certeza, corro na direção oposta.
19 Antonio M // 19/February/2008 às 8:59
Da mesma forma que torturas não ocorrem somente em Guantánamo, na vida ocorrem muitas outras ao mesmo tempo e que temos de administrar portanto vários fatos podem estar em um discurso pois todos precisam de medidas, análises etc a serem tomadas de uma só vez.
E se a análise é ideológica, dogmática nem adianta discutir, o ponto de vista passa a ser monolítico…..
20 Antonio M // 19/February/2008 às 9:02
Porém concordo que Bush queima o filme de qualquer um……
21 Mr X // 19/February/2008 às 9:17
Espero que ele esteja brincando, afinal, terrorista bom é terrorista morto e enterrado. ;-)
22 Cláudio Melo // 19/February/2008 às 9:21
Cortina de fumaça.
Não é nada do que está dito abaixo. Eles estão apenas levando adiante o seu programa de Iniciativa de Defesa Estratégica, comumente chamado de “Guerra nas Estrelas”, e efetuando testes de disparo de mísseis tendo por alvo objetos no espaço ou na alta atmosfera.
Quem duvidar que pergunte ao Bitt.
Disponível em http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2008/02/18/satelite_em_rota_de_colisao_com_terra_deve_ser_derrubado_na_quinta-425716217.asp
“Satélite em rota de colisão com a Terra deve ser derrubado na quinta
Publicada em 18/02/2008 às 23h36m
EFE
WASHINGTON - A Marinha americana deve derrubar o satélite espião defeituoso “L-21″, lançado em dezembro de 2006, que está em rota de colisão com a Terra, nesta quinta-feira, um dia depois da aterrissagem do ônibus espacial “Atlantis” no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida), informou a rede de TV CNN.
A emissora, que obteve as informações de duas pessoas que pediram para não ser identificadas - já que os detalhes da operação são secretos -, afirmaram que a idéia do Pentágono é derrubar o instrumento o mais rápido possível, para que haja tempo suficiente para uma hipotética segunda tentativa.
O Pentágono pretende efetuar a derrubada com um míssil tático a ser lançado de um navio da Marinha americana antes da entrada do satélite na atmosfera terrestre.
O objetivo é desviar a trajetória do “L-21″ e fazê-lo cair em no mar.
O Governo dos EUA tomou a decisão de derrubar o instrumento com base no “dano potencial que representa para a população o combustível” utilizado para o deslocamento do satélite.
A Agência de Defesa contra Mísseis (MDA, na sigla em inglês), que é subordinada ao Pentágono, calcula que a operação vai custar entre US$ 40 milhões e US$ 60 milhões”.
23 Pãn // 19/February/2008 às 9:21
Bom dia, Antonio M. =)
Sim…entendo que um discurso deve ter todos os tipos de assunto. Mas muitas vezes me parecem palavras jogadas e sem conexão. Algo como “Eu pretendo acabar com Guantánamo para não haver mais torturas e, aproveitando, também vou combater o aquecimento global e etc”.
E aí me parece que há pouco a se dizer sobre isso. Que as medidas não foram REALMENTE pensadas…apenas lançadas à população como uma idéia que eles tiveram (sei que TODOS os candidatos fazem isso) antes de dormir.
Pessoalmente me soa superficial para pessoas que pretendem comandar um país com tanto poder e influência nas questões citadas.
24 Antonio M // 19/February/2008 às 9:27
Pãn, bom dia para você também.
A opinião pública dos EUA é diferente da nossa, não perfeita mas diferente. Pode ser que lá hajam cobrança mais efetivas do discurso. O próprio McCain é mal visto pela ala mais à direita do seu partido até por ter trabalhado junto à democratas e ele ainda não teve seu nome vinculado à falcatruas.
25 Rodrigo // 19/February/2008 às 9:29
O bom é que agora os americanos estão tratando o que está acontecendo em Guantanamo pelo nome apropriado: TORTURA.
Agora quero ver se o Bushinho e a sua renca de anormais neocons vão ter coragem de sair dos EUA.
Vão ficar que nem o Kissinger, morrendo de medo de serem presos.
26 Rodrigo // 19/February/2008 às 9:30
O que está acontecendo é que ninguém quer mais saber do neocons nos EUA.
27 Cláudio Melo // 19/February/2008 às 9:34
Rodrigo,
Esqueça essa idéia.
Roma não admitiria que nenhum outro tribunal julgasse César. Consideraria uma violação da sua soberania, inflaria os músculos e partiria pra cima do insolente.
28 Mr X // 19/February/2008 às 9:42
Amigos,
TORTURA MESMO é o que acontece nos países árabes, na China, na Indonésia, no Turcomenistão, na Arábia Saudita.
Na boa, é chique criticar Guantánamo, mas na hora do pega pra capar, quero ver se alguém preferia Guantánamo ou uma obscura prisão no Qatar, ou, até, alguma prisão brasileira.
Colocam os americanos em patamares de exigência elevadíssimos, mas parece que o resto do mundo pode torturar à vontade, ninguém está nem aí.
E a fotógrafa canadense que foi torturada e morta em uma prisão no Irã?
29 Cláudio Melo // 19/February/2008 às 9:58
Mr. X,
A quetão não é essa.
Um país não pode se pretender civilizado e retirar de seres humanos todo traço de humanidade e submetê-los a todo tipo de atrocidades.
Os prisioneiros em Abu Graib, Guantânamo e qualquer outra prisão “especial” que aparecer sob controle dos EUA estavam em um limbo jurídico. Não eram prisioneiros de guerra, não podiam apelar para os tribunais americanos não eram nada. Que diabo é isso?
Diante da comunidade internacional os citados Brasil, Qatar e Iran não estão no mesmo patamar de desenvolvimento econômico, social, político, tecnológico, etc, que os Estados Unidos da América. Os níveis de exigência são outros.
Diante da sua pergunta eu não iria preferir nenhuma prisão, nem mesmo uma na Suíça. E não há dúvida que nesses três países, incluindo o nosso, são praticadas arbitrariedades nas prisões.
Mas quando um país dito civilizado, do primeiro mundo, etc, renuncia à sua civilidade e recorre à barbária isso significa uma involução. É um claro sinal de decadência, pelo menos de valores.
Veja bem, Mr., o que nós queremos é prender os nossos criminosos com civilidade, atingir esse nível. E eles querem o quê? Pendurar no pau-de-arara e aplicar choques nos genitais pra descobrir se o cara era ou não terrorista?
30 nada será como antes // 19/February/2008 às 9:59
McCain, como a maioria dos políticos de carreira, não possui idéias próprias ou um projeto individual. O que ele faz ( e diz) advém da “leitura” dos ventos políticos.
Essa leitura, que é quase unânime em todo o mundo, mostra que o modelo imperial está esgotado, justamente pela arrogante unilateralidade das decisões .
Alguém consegue conceber, hoje, as perspectivas políticas de um eventual candidato que repetisse o discurso do atual imperador ? Claro, seria um fracassado.
O candidato republicano, como mostra a entrevista, mescla posições atenuadas de bush com a intenção de manter intocáveis os interesses dos USA.
31 boto - ssa // 19/February/2008 às 10:03
se for verdade (principalmente a questão do multilateralismo), finalmente o mundo vai voltar a ter um pouco de paz. chega de malucos na casa branca. ainda que não encerrem a guerra, parece que a visão dos candidatos democratas e dos republicanos está se aproximando em temas sensíveis. ainda bem.
32 Saladino // 19/February/2008 às 10:16
Ih, rapaz. O homem é impossível!
Diz que vai fechar Guantánamo e ainda escreve coisas como essa aqui, sobre o aquecimento global:
“The debate has ended over whether global warming is a problem caused by human activity. Consequently, we can and must act now to solve the problem, or else we will bequeath a dangerous and diminished world to our children and grandchildren.”
(Para ler o artigo completo, assinado também por Joe Lieberman, clique aqui: http://www.boston.com/news/globe/editorial_opinion/oped/articles/2007/02/13/the_turning_point_on_global_warming/)
Até os republicanos estão capitulando em sua intrasigente defesa da, cof cof, Civilização Ocidental. Onde é que nós vamos parar, meu Deus do céu?
33 Helio // 19/February/2008 às 11:14
Eu não sei, mas cada vez o McCain me parece o cara mais sensato pra ganhar. Nunca gostei do estilo republicano de governo, mas o discurso dos democratas dessa vez tá me parecendo algo emocional demais e racional de menos. Como alguém já disse nesses comentários, ele diz hora e lugar pra onde vai a prisão. Os democratas diriam ‘vamos acabar com a prisão’ - e só. Assim como na questão do Iraque. Democratas: ‘vamos sair do Iraque’. McCain: ‘vamos ganhar a guerra’. Do ponto de vista emocional, deixar o Iraque parece ótimo e funciona bem no discurso democrata. Mas do lado racional, qual é melhor? Não seria irresponsável - já que o país já foi invadido, seu líder, por pior que fosse, já foi deposto, e sua segurança anda em frangalhos - simplesmente retirar as tropas do país, deixando-o ao sabor do vento? Bom, sei lá…
34 rafael // 19/February/2008 às 11:35
O importante aqui é o “sob sua custódia”. Isto significa que aquilo que o Veríssimo chamou de terceirização da tortura segue firme nas ditaduras aliadas do Oriente Médio e África.
35 rafael // 19/February/2008 às 11:38
Aliás, tecnicamente, os prisioneiros de Guantánamo não estão sob custódia da Justiça americana, já aquela só vale para o território americano. Não foi esse o argumento utilizado para negar-lhes direitos básicos?
Guantánamo é um limbo (embora há quem diga que é o inferno mesmo).
36 Brancaleone // 19/February/2008 às 11:53
Hillary não vai fechar Guantânamo.
Para onde ela mandará a Mônica Lewinski quando assumir a presidência?
MacCain tá começando mal…
Eu até simpaziva com o cara, mas esta de fechar Guantânamo tá me fazendo repensar.
37 Brancaleone // 19/February/2008 às 11:56
Já quanto a sair do Iraque, estratégicamente eu concordo. Saem as tropas invasoras, sunitas e xiitas se atracam em guerra civil, se explodem, se arrebentam e depois é só invadir de novo e combater o lado que sobreviver. Claro que vai ter o Irã querendo fazer do Iraque outra Palestina, mas o Almedinejá já mostrou que só late e rosna e não sabe nem tem culhão para morder…
38 Dino // 19/February/2008 às 12:16
Olha que ignorante sou eu que nem sabia que os insurgentes no Iraque são do Al-Qaeda para esta organização terrorista poder contar vitória em caso de uma retirada estadunidense e só não cometem mais atentados, porque estão lá ocupados em guerrear e com o moral baixo por estar perdendo… Cada uma que se aprende por aqui…
39 Renato // 19/February/2008 às 12:34
Helio, vc colocou os motivos pelo qual simpatizo com o McCain até o momento.
40 HRP Mané Reloaded! // 19/February/2008 às 12:50
Viva FIDEL!!!!!!!!
Viva 100 anos!!!!!!
E estarei siempre contigo!!!!!!!
41 Marcos Araújo // 19/February/2008 às 14:22
Como todo político safado, McCain é um mentiroso. Uma vez eleito, nao fará NADA do que afirmou ao El País, tal que descrito aí acima. O que interessa ao Cain é pegar o voto dos independentes, e assim chegar à presidência. Digam, o Collor, o Ociólogo, o Mula fizeram o que pregaram durante a campanha?
No mundo inteiro, uma vez eleitos e afeitos ao poder embriagador (e à grana do povo), a politicalha cantarola, no maior deboche: “Esqueçam-me, ó idiotas, esqueçam-me…”
42 Rodrigo // 19/February/2008 às 14:47
Aliás, tem tortura sim na na China, na Indonésia, no Turcomenistão, na Arábia Saudita, no Egito, em Israel. E os EUA até usam alguns deles para “terceirizar” os seus “serviços”.
43 Dino // 19/February/2008 às 15:17
Rodrigo, sei não, mais eu estou para te dizer que existe tortura no Brasil também… Há! Desculpe você está falando de presos políticos né? Tudo bem então…
44 Rodrigo // 19/February/2008 às 15:21
Tem tortura no Brasil também
45 anrafel // 19/February/2008 às 17:52
Mentira ou não, dica de assessor (qual o problema?) ou não, a verdade é que o candidato republicano, pelo fato de já estar garantido, começa a se referir a problemas e questões internacionais delicados, oferecendo declarações a órgãos jornalísticos de peso.
Enquanto isso (e esse é o problema), os democratas continuam com a sua briga paroquial, futricas domésticas, transformando a campanha numa nixolândia com fortes teores de karlrovadas, como se queixou em artigo recente Paul Krugman.
Isso só vem consolidar as arestas que vão inviabilizar o apoio militante do lado perdedor e/ou a formação de uma chapa com os dois nomes Chega de amadorismo.
Leave a Comment