Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

A Europa, o Holocausto e a cegueira

February 18th, 2008 · · 291 Comentários

Não se consegue pensar a sério o holocausto porque isso implica mexer na história de todos os países. A Alemanha ficou com as culpas todas; o anti-semitismo passou a ser sinónimo de Alemanha. Mas na verdade o anti-semitismo era de toda a Europa. Toda. Era uma espécie de anti-americanismo, mas a sério; do que mata. E todos os países - todos (talvez a Dinamarca escape) – colaboraram com os nazis neste particular. Sarko quer ensinar aos miúdos franceses o holocausto feito pelos alemães maus. Pois, que jeito dá Hitler: assim Vichy fica convenientemente debaixo do tapete. Ao lado, os austríacos criminalizam quem nega o Holocausto, mas a Áustria nunca assumiu nada, nunca pediu desculpas. Sim, a Áustria foi um aliado (melhor, um anexo) completo e consciente da Alemanha nazi. A Áustria, tal como a Alemanha, quis o Holocausto (um 1/3 dos guardas dos campos eram austríacos; aquele tipo do bigode, by the way, era austríaco). A Áustria mete na prisão um idiota que nega o Holocausto, mas continua a vender banha da cobra, continua a dizer que foi a primeira vítima dos alemães. Coitadinhos dos austríacos.

Mais noBlogue Atlântico.

Tags: Europa

291 Comentários até agora ↓




  • 1 Pax // 18/February/2008 às 9:10

    não há fogueira que o pd deixe de jogar lenha, o velho e bom pd…

  • 2 Mr X // 18/February/2008 às 9:12

    Hitler era austríaco.

    Agora, não achei parvoíce a proposta do Sarko.

    Sobre a Dinamarca, tem uma história, mas dizem que é lenda. Sobre as estrelas e tal.

  • 3 confetti // 18/February/2008 às 9:26

    nao foi bem assim com sarkozy ! numa atitude mais populista que lula, ele propos que cada criança na escola primaria, escolhesse uma entre as 11 mil crianças francesas vitimas do holocausto para conhecer o nome, as circunstancias, etc …mesmo autoridades como simone veil acham excessivo e pesado para crianças tao pequenas….
    vale lembrar que sarko propos seu plano durante um jantar com autoridades “judaicas” em paris…os mesmos que vivem procurando com uma lupa, qualquer motivo pra criticar o “anti-semitismo” frances….

    é “parvoice” sim !! ha maneiras mais leves e eficazes de ensinar o holocausto pra menores de 10 anos….

  • 4 confetti // 18/February/2008 às 9:27

    algo me diz que “maneiras mais leves e eficazes” vai ser mal entendido….((
    estou falando de educaçao, claro

  • 5 Mr X // 18/February/2008 às 9:33

    Eu achei interessante a proposta de personalizar o holocausto e não fazer uma coisa só abstrata, morreu tal percentagem blablablá. Compreende-se melhor através da história individual. Talvez as crianças poderiam ter mais de 10 anos, isso é verdade. Porém, não vejo que seja algo tão terrível, vê-se coisa muito pior na TV.

    Aliás, falando em maneiras mais leves e eficazes, e em TV, podiam inventar um novo reality show, “Holocaust Survivor”…

    Vários competidores presos em um campo de concentração, comendo o pão que hitler amassou, à medida que vão sendo desclassificados, paredão, ou câmera de gás…

    Aposto que ia ser o maior sucesso!

    O mundo não mudou nada… Achar que evoluímos é ilusão, tudo podia ser repetido amanhã, ou depois de amanhã…

  • 6 Darwinista // 18/February/2008 às 9:35

    Até agora Sarkozy só conseguiu mostrar competência mesmo em uma área: arranjar uma nova esposa.

    E como tô aqui faz pouco tempo, uma pergunta pros mais antigos: já apareceu por aqui alguém que defendesse o revisionismo em relação ao holocausto? Se sim, como vocês escurraçaram o dito, se é que ainda não anda por aqui?

  • 7 confetti // 18/February/2008 às 9:35

    po chose, com vc, nada demora nem faia né !! (((

    falei de educar as crianças com algo mais adaptado à suas idades !

  • 8 Mr X // 18/February/2008 às 9:46

    Sorry confetti! :-)

    Darwinista, de vez em quando aparece algum revisionista por aqui sim.

    Aliás teve um livro de um neonazista revisionista brasileiro, aliás, dizendo que as câmeras de gás eram mito, ou que eram só uma idéia boazinha dos nazistas pra livrar os judeus dos piolhos e tal, mas erraram na calibragem.

    O que veio de nazista pra América Latina depois da guerra, não foi pouco não! Quase todos na Argentina, no entanto. Mas o Mengele foi pro Brasil.

  • 9 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 9:49

    Ué?
    Anschluss não foi a sério?
    Os alemães não foram recebidos com palmas e vivas?
    O partido nazista da Austria era pequenininho ou era enorme e influente na Austria por aqueles dias?
    Quanta hipocrisia!
    Aliás, de tanto me chamarem de nazi estou me interessando mais pela história daqueles tempos…….
    06 milhões de judeus, milhares de ciganos, milhares de tartaros(by Stalin), milhões de soldados, milhões de mulheres e crianças russas exterminadas para não atrapalhar a arrancada alemã!
    iiiiiii…..
    Tem um país aí que anda tentando ampliar seu “espaço vital” há pelo menos 60 anos….debaixo de uma cortina de hipocrisia e de dissimulação perfida….quem será ehin???
    Ehin????

  • 10 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 9:57

    O Mengele urinava lá pelas praias da Bertioga….curtindo um solzinho e relembrando os “bons” tempos!!!!!!
    E aí eu me pergunto….”Um sujeito desses punha a cabeça no travesseiro e dormia?”

  • 11 Darwinista // 18/February/2008 às 9:58

    Mr. X,

    Eu me lembro da história desse livro. Se não me engano, ele chegou a ser proibido.

    Aliás, o autornão era o Hirton Marques (não sei se é assim que escreve), o separatista gaúcho?

  • 12 Jåµë§ ßønd™ // 18/February/2008 às 10:28

    -= O tornado no Brasil me lembrou uma velha teoria minha (eu sempre tenho uma) sobre o estado das coisas e o conformismo.

    – X –

    Eu costumo dizer que minha geração não se preocupa (ou não leva a sério) Ditadura, Golpe de Estado e catástrofe natural, porque nunca viu uma de perto.

    Parece intangível. Conceito abstrato.
    “Isso nunca aconteceria por aqui…”

    O Mr. X disse-o bem:
    “O mundo não mudou nada… Achar que evoluímos é ilusão, tudo podia ser repetido amanhã, ou depois de amanhã…”

    – X –

    Pois bem… o tornado já rolou.

  • 13 Dom Casmurro Patriarca // 18/February/2008 às 10:28

    Alguns escritores acham curioso que a bênção de Isac tenha transformado os descendentes de Jacó num povo pequeno, pobre e perseguido e os descendentes de Esaú, que não receberam a bênção, em um povo numeroso, bem mais rico e poderoso.
    Estranhos desígnios de Jeová.
    Mas os descendentes de Jacó deram ao mundo Moisés, Jesus, Spinoza, Karl Marx, Freud, Einstein e muitos outros.
    Novamente, penso, estranhos desígnios de Jeová!
    Talvez um dia chegaremos a compreender alguma coisa.

  • 14 Andre Fucs // 18/February/2008 às 10:30

    E aí eu me pergunto….”Um sujeito desses punha a cabeça no travesseiro e dormia?”

    Se você consegue dormir, porque ele não haveria de conseguir?

  • 15 nada será como antes // 18/February/2008 às 10:31

    Bom dia a todos.

    Barbárie deve ser lembrada, sempre.

    Mas, pessoalmente, não gosto do termo “holocausto”.

    Esse termo, pelo que lembro, surgiu em 1976 ou 1977, quando passou uma minisérie, pela Globo, com igual título. Antes, o massacre da Segunda Guerra era tratado como “genocídio”, que é o termo mais adequado, acho.

    Mas, a partir da tal série , a mídia passou a propagar o termo novo que, na realidade, é impróprio, inclusive porque tem conotação religiosa.

    Considero Sarkozy um demagogo, que não mede atos e palavras, ansioso por projetar-se na cena política internacional. Concordo com confetti ( olá confetti !) sobre a impropriedade educacional da proposta dirigida às crianças .

    As atrocidades nazistas, não apenas as dirigidas contra judeus, mas também contra ciganos, homossexuais, civís russos (milhões, muitos milhões !), devem ser lembradas sempre, porém com seriedade e critérios responsáveis, justamente para que sirvam de exemplo válido contra toda espécie de arbitrariedade e autoritarismo.

    As chacinas que sistematicamente ocorrem no Brasil são exemplos apenas diminuidos da mesma mentalidade fascista. Merecem, também e com urgência , ser erradicadas , expostas e esclarecidas.

    Parece que Sarkozy , com sua política de “uma no cravo, outra na ferradura”, enfrentará mais problemas na esfera doméstica.

  • 16 Darwinista // 18/February/2008 às 10:34

    Se você consegue dormir, porque ele não haveria de conseguir?

    Puuuuuuutz!!!

  • 17 Mr X // 18/February/2008 às 10:46

    Efetivamente, o termo mais correto é Shoah. Agora, não acho que a Globo tenha tido nada a ver com a criação do termo “holocausto”…

    Civis russos? E poloneses? E tchecos?

    Tem duas coisas diferentes aí, uma a política do extermínio, dirigida majoritariamente contra judeus, e secundariamente contra ciganos, homossexuais, pessoas com disturbios fisicos e mentais; e segundo as vitimas da guerra em si.

    Os POWs não eram tratados como os judeus.

    O que impressiona no exterminio nazista nao são os números nem a “brutalidade”, é o modo científico, objetivo, burocrático, industrial com que foi realizado. Nada tem a ver com a realidade brasileira.

  • 18 Mr X // 18/February/2008 às 10:47

    “científico” entre aspas, é claro.

  • 19 Mr X // 18/February/2008 às 10:48

    Ah, e o Dr. Mengele era o defensor nr. 1 da “causa palestina”. Escreveu cartas a respeito desde o Brasil brasileiro.

  • 20 César // 18/February/2008 às 11:03

    O Holocausto foi horrível, mas já era. Os judeus hoje influenciam o poder em diversas nações ocidentais, seria impossível que acontecesse novamente. Felizmente.

  • 21 nada será como antes // 18/February/2008 às 11:04

    A tal minisérie foi apenas TRANSMITIDA pela Globo. É produção de Hollywood e figurou durante alguns anos em quase todos os países.

    O termo “holocausto” passou a designar o genocídio a partir de então.

    As táticas nazistas têm, sim, muito a ver com as utilizadas em muitos outros lugares e situações. Diferem os contextos e as escalas.

    E a mortandade no front russo foi, também, uma política de extermínio, ainda que com objetivos. No território alemão e adjacências, buscaram a eliminação pelos critérios “racial” e político. No território russo, a eliminação serviu à ampliação do chamado “espaço vital”.

    Toda eliminação arbitrária de pessoas, grupos, comunidades, pensamentos, posições políticas e congêneres tem “genética” fascista. Pinochet, os ditadores argentinos, os ditadores brasileiros (de ontem e seus atuais seguidores saudosistas) pertencem a ramos distintos da mesma família bárbara.

  • 22 nada será como antes // 18/February/2008 às 11:06

    ainda que com objetivos = ainda que com objetivos diferentes

  • 23 Antonio M // 18/February/2008 às 11:16

    Enviar homens, (parece que agora mulheres também !!!) adolescentes carregados de explosivos e ter como prêmio 72 virgens esperando por ele no céu é coisa de nazista ou de líderes espirituais ?!?!?!?!

    E para as mulheres-bomba? Serão 72 homens virgens também? Como elas fazem para comprovar que são virgens ?

  • 24 Andre Fucs // 18/February/2008 às 11:16

    “O Holocausto foi horrível, mas já era. Os judeus hoje influenciam o poder em diversas nações ocidentais”

    e alguém ainda tem alguma dúvida se ele pode se repetir?

    não estou afirmando que o César é anti-semita, muitas vezes repete-se esse tipo de coisa de forma automática, sem muito parar para pensar mas é justamente em torno da “influência judaica” que o anti-semitismo continua a se propagar. Basta ver os cartoons da mídia árabe, as acusações de libelo de sangue que continuam a pipocar, incluindo uma feita por um líder muçulmano em Israel.

  • 25 Carlos Magno // 18/February/2008 às 11:24

    Sim, foi um holocausto semítico. Quem desconhece, quem pode negar? Mas de holocausto também foram vítimas os incas. Em 50 anos os cruéis e ambiciosos espanhóis, junto a ingleses e franceses assassinaram 45 milhões de nativos — 45 milhões!!

    Holocausto foi também dos negros africanos que foram arrancados de seus naturais habitat, trazidos para as Américas de forma crudelíssima para trabalhos forçados, sob o jugo da violência e insanidade dos brancos. Eram dizimados às dezenas ou às centenas nos porões de navios, por doenças, ou lançados vivos ao mar quando havia tempestades, a fim de aliviar o peso dos navios. Holocausto os negros continuaram a ter aqui e nos países das Américas, por séculos, passando os piores flagelos, e depois de “libertos” continuaram “subraça”, discriminados, sem empregos, na mais completa subserviência, verdadeira escravidão mascarada. Foram milhões, muito mais do que os judeus na segunda guerra e sofreram durante muito mais tempo.

    Holocausto foi também a mortandade dos milhões de nações de índios brasileiros, por conquistadores portugueses, com a conivência, participação e ganhos pecuniários dos padres da igreja católica que escancararam a escravidão índia e prostituição de suas mulheres. Além das torturas a que eram submetidos com aquiescência dos padres. A maioria dessas nações indígenas foi levada à extinção.

    Holocausto foi também o assassinato de milhões de chineses, por ingleses e mercenários franceses que se introduziram nas guerras internas sino, ou pela hegemonia de imperadores. Cidades inteiras foram dizimadas e cadáveres das populações amontoados em praças e incendiados. Um horror. Havia tanto sangue da população derramado nas ruas, barbaramente passada ao fio da espada, que corria sem parar. Ninguém era poupado: homens, mulheres ou crianças.

    Holocausto foi também as explosões das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki. Terríveis, dantescas, jamais vistas em qualquer momento da história. Holocausto de julgar as ciências tecnológicas como um bem ou um carrasco da modernidade.

    Holocausto foi a guerra do Vietnã. E tantos outros, infelizmente.

    Sobre esses holocaustos quase nada se fala por aqui, pouquíssimo se diz. E nem se importam se há ou não pedidos de desculpas pelos assassinos. Também que adianta essa hipocrisia da desculpa? Se houver oportunidade a história se repetirá. Basta analisar as recentes guerras.

    Aliás, para que ficar falando a toda hora disso? Mas o nazismo e o anti-semitismo é uma constante aqui. Como se a história não contasse também que judeus viventes no mundo não participassem dos holocaustos acima comentados.

    Uma coisa precisa ficar na memória de todos. Não há povos bonzinhos, nenhum, é só se apresentar a oportunidade de um ato imperialista e pronto, o sentimento nacional racial vem à tona furioso a anistiar toda e qualquer ação desumana, ambiciosa e cruel de uma nação covarde. E por que judeus seriam diferentes? E por que nazistas, árabes, americanos ou brasileiros seriam diferentes? A história, de fato, precisa contar muito mais nas escolas, ser liberada de certas censuras.

    Agora vão me chamar de anti-semita. Pouco me importa, não sou “anti-nada”, sou pela minha consciência.

  • 26 Mr X // 18/February/2008 às 11:25

    Estranho que na sua lista da “genética fascista” o Nada não coloque Fidel, Stalin, Mao. Talvez porque alguns autoritarismos tenham “objetivos diferentes” mais nobres do que outros…

    De qualquer modo o nazismo tinha uma variante racial e de culto fanático que os outros movimentos não tem. Acho o nazismo mais parecido com o stalinismo no modo do extermínio. Ou com o que o Pol Pot fez, eliminando até quem usava óculos, por ser “intelectual”.

    “Genocídio” é um termo genérico, “holocausto” se refere especificamente ao extermínio dos judeus na Segunda Guerra, embora o termo mais correto seja Shoah. Mas o termo “holocausto” existia muito antes da “minissérie transmitida pela Globo”.

  • 27 Mr X // 18/February/2008 às 11:29

    Carlos Magno,

    Tá delirando? Que 45 milhões??

    Você não é “anti-semita”, é só burro e mal-informado mesmo.

    A coisa mais parecida ao nazismo hoje é o fundamentalismo islâmico, substitua pureza da raça ariana por superioridade muçulmana, e é igual. Os textos que eles escrevem contra os judeus são iguaizinhos.

    Alguém assistiu à programação infantil da Hamas TV? Antes tinha um Mickey-bomba (morto pelos sionistas malvados), logo teve uma abelha assassina (morta pelos sionistas malvados), agora o personagem principal do programa é um coelho que come judeus…

    Seria engraçado, não fosse triste pensar nas crianças que assistem esse lixo.

  • 28 Nhé! // 18/February/2008 às 11:31

    Carlos Magno # 25
    Concordo!

  • 29 Antonio M // 18/February/2008 às 11:33

    E o pessoal que sofre de anti-americanismo infantil não perde a oportunidade mesmo!!!

    E não se esqueçam que no Brasil tribos lutavam entre sim e havia matança generalizada também e com canibalismo. Africa idem tanto que até hoje se matam ou o que ocorre no Quênia é culpa dos brancos escravocratas ou de bairrismos ancestrais ? O jornal OESP publicou uma foto no caderno ‘Aliás’ (começo de fevereiro acho) dessa guerra civil no Quênia onde dezenas de crianças e bebês mortos foram empilhados em estantes toscas com etiquetas em seus dedões do pé. “Nada a desejar” em relação às fotos de judeus mortos em campos de concentração.

  • 30 Andre Fucs // 18/February/2008 às 11:33

    “Holocausto foi também dos negros africanos que foram arrancados de seus naturais habitat

    Dúvida… sou eu o único a achar a escolha da palavra “habitat” um tanto infeliz?

  • 31 Mr X // 18/February/2008 às 11:39

    Os negros eram vendidos como escravos pelos próprios negros, ou pelos árabes… Era mais um lucro no bolso da respectiva tribo. De lá pra cá pouco mudou, vejam Darfur, Ruanda… Não é tudo só culpa do tal “Ocidente”…

    Agora, “habitat” foi phoda mesmo… Rs…

  • 32 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 11:50

    Amigão é por isso que não te levo a sério…..voce não é serio…..é superficial e insensivel……eu pelo menos sei aonde isso vai dar!
    EEEEEEE…..um dia ….um dia!

  • 33 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 11:53

    Obrigado pelo apoio Darwin…pelo visto tá agarrado no saco do agente de segurança australiano!
    EEEEEEE………Eles sempre devem ter razão!!RRRRRRRRRRRRRR

  • 34 Mr X // 18/February/2008 às 11:54

    Começou! :-(

  • 35 nada será como antes // 18/February/2008 às 11:56

    Andre Fucs (24),

    Acho seu raciocínio correto. E a barbárie, em escalas e situações diferentes, continua mundo afora.

    ______________________

    Senhor X,

    É óbvio que o termo “holocausto” tem existência anterior à minisérie. A questão ´a utilização do termo.

    E não confunda, jamais, stalinismo com nazismo. Stalin cometeu excessos injustificáveis, mas nunca com métodos ou enfoque fascista.

  • 36 bafo // 18/February/2008 às 11:57

    sem falar que “natural habitat” é um pleonasmo daqueles….

  • 37 nada será como antes // 18/February/2008 às 11:59

    A questão ´a = A questão é a

  • 38 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 11:59

    “A coisa mais pareciida com o nazismo hoje é o islamismo!”
    AHAHAHAHAHAH….acho que não! me parece que é sim a politica de destruição de Israel em relação as terras palestinas!!!!!
    EEEEEEEEE
    Bom dia Darwin e seu amigo australiano!
    EEEEEEEEEEEEEEEEEEE
    E direitobas….parem de falar em Cuba, Mao e coisa e tal….essas xungas e o holocausto já deram…..-que tal a mortandade lá no centro da africa?
    Ou Darfur?
    Ou Biafra?
    Ou Bosnia ?
    Ou Palestina?
    OU Cambodja e Vietnam de 55 até 78????
    Ou o complexo do Alemão…..Ou o Levante do PCC????

  • 39 Antonio M // 18/February/2008 às 12:00

    E os goulags de Stalin eram o quê ?! Parques de diversão ?

  • 40 Elias // 18/February/2008 às 12:12

    “Aliás, falando em maneiras mais leves e eficazes, e em TV, podiam inventar um novo reality show, `Holocaust Survivor`…” (Mr X)

    Já fizeram isso, Mr X. O show se chamava “Esta é sua vida”. Foi nos EUA.

    Era aquele negócio de mostrar a vida de um(a) sobrevivente do Holocausto. No último programa de cada série, havia o encontro dele(a) com o irmão, ou irmã, que morava em Israel, por exemplo. Tudo isso ao som de uma musiquinha melosa… aquela coisa nojenta, com violinos chorosos, tipo Mantovani…

    Repugnante!

    Depois, esse tipo de porcaria foi copiado no Brasil. Houve um apresentador de tevê — J. Silvestre, se não me engano — que ganhou muita grana com isso.

    Evidentemente que aí já não se tratava mais de sobreviventes do Holocausto. Usavam qualquer coisa que desse pra dramatizar e explorar sentimentalismo barato…

    Mas o fato é que a Alemanha, sem ser a responsável exclusiva pelo Holocausto, deu enorme contribuição à “secularização” do anti-judaísmo.

    No quadro da perseguição cristã, o judeu era perseguido em sua condição de praticante do judaísmo. Uma vez que se convertesse ao cristianismo, a coisa começava a mudar de figura.

    O cristianismo pregava a extinção do judaísmo, não do judeu. Nem poderia ser diferente. Para o cristianismo, a fonte de todo o mal é o demônio, e este continuaria a existir, com ou sem judeu. Para o cristianismo, exterminar os judeus seria contraproducente. Assim, desde que o judeu abjurasse o judaísmo…

    Com a “secularização” do anti-judaísmo, deu-se a “demonização” do judeu. Este passou a ser apresentado como a fonte de todos os males que afligiam certos países da Europa.

    A partir da segunda metade do século 19, de uma só cacetada, o judeu passou a ser responsabilizado pelo capitalismo e pelo comunismo, este último trazendo de contrapeso a agitação trabalhista.

    O judeu passou a ser mostrado como um vírus, que atuava dentro do tecido social, destruindo-o. Não por acaso, uma das peças de propaganda mais populares do nazismo comparava os judeus a ratos. O texto da peça falava em judeus, mas a imagem mostrada era a de uma colônia de ratos de esgoto.

    Partindo desse enfoque, não haveria assimilação que desse conta do problema. O judeu teria que ser exterminado.

    Essa foi a grande contribuição da Alemanha ao anti-judaísmo.

    Hitler não inventou isso. A proposta já existia desde o século 19. Hitler apenas a usou para facilitar a conquista do poder. Uma vez alcançado esse objetivo, transformou a tal proposta em política de Estado.

  • 41 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 12:14

    Há uma passagem muito interessante que li mal e porcamente, a respeito de algo que Churchill possa ter feito ou não em relação aos tartaros que haviam se refugiado fora da Russia, em algum lugar da Europa Oriental até o fim da segunda guerra, estando naquele momento na guarda dos ingleses , sendo que , talvez, por ordem dele Churchill tenham sido entregues as mãos de Stalin…..foram trucidados e quase exterminados…simplesmente porque haviam fugido do tacão russo…..
    O porque do castigo?
    EEEEEEEE….acusados de colaboracionistas….
    Antonio….não me substime……estudei um poruquinho de história…….mas as vezes só essa cantilena de comunismo X capitalismo enche “the balls”!!!!!

  • 42 Antonio M // 18/February/2008 às 12:20

    É ! Um “poruquinho”. Só um poruquinho mesmo ….

  • 43 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 12:22

    Antonio….sua linha de pensamento beira a do Faraó…..iiiiiii

  • 44 Antonio M // 18/February/2008 às 12:25

    Minha “linha de pensamento” ??!?!

    Bem, pelo menos tenho uma …..

  • 45 Pedro Doria // 18/February/2008 às 12:26

    Só uma coisa para a conversa não ficar muito maluca… o Holocausto se refere exclusivamente a um fato histórico que é o genocídio ocorrido em campos de extermínio nazistas durante a Segunda Guerra. Dele foram vítimas principalmente judeus, mas também ciganos, testemunhas de jeová, gays etc.

    Os judeus o chamam de Ha-Shoah, ou Shoah, desde os anos 1940. É uma palavra que está na Bíblia, quer dizer sacrifício. No contexto bíblico, era o sacrifício de animais a Deus no Templo. A tradução de Shoah é Holocausto, e suas variantes noutras línguas, como Holocaust em inglês. A palavra já é usada há muitas décadas para designar aquele episódio histórico específico. É verdade que há uma mini-série dos anos 70 que ajudou a consolidar o termo na cultura geral, mas entre historiadores e estudiosos e diplomatas já era termo de uso corriqueiro.

  • 46 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 12:26

    É……que linha!
    Uau!
    Putz!
    Caracas!
    Puerto Cabello!

  • 47 confetti // 18/February/2008 às 12:32

    ( pd pega um alto-falante e vai dizendo alo residente, maré alta cuidado pra nao baixar ! ) ))

  • 48 Carlos Magno // 18/February/2008 às 12:32

    Mr. X.

    Grato por me chamar de burro.

    Agradeço pelo elogio porque é a história quem diz. Logo a história não é burra.

    Holocausto, genocídio, mortantade, que importa o termo, amigo? Foi tudo covardia mesmo! Se não houvessem criado o termo holocausto, iriam ficar batendo na tecla do genocídio, genocídio, genocídio!

    E nem adianta querer desviar a responsabilidade do tráfico de negros para povos inimigos dos judeus, porque todos participaram.

    Reis com sangue semita de nomes disfarçados, em Espanha e Portugal, foram também escravistas e conquistadores cruéis e vorazes.

    A humanidade é toda igual, prezado, até os nazistas foram e são humanos. Chega de hipocrisias, não acha?

    Mr. X, por favor, fale-se ao espelho!

  • 49 Antonio M // 18/February/2008 às 12:36

    Obrigado HRP !!! Vindo de quem acredita nos dogmas que tanto propaga, é um grande elogio mesmo !!!!

  • 50 aiaiai // 18/February/2008 às 12:37

    André,

    Eu não entendo nada de nada, portanto, peço-lhe que responda duas perguntinhas básicas:

    Você considera anti-semitas todos àqueles que são contra a existência do estado de Israel? Acho que o termo mais correto seria anti-sionista.

    A pessoa não pode ser contra a criação artificial de um estado (tomando as terras de outros) e, ao mesmo tempo, achar que o holocauto foi uma das maiores tragédias humanas?

  • 51 Andre Fucs // 18/February/2008 às 12:37

    “Reis com sangue semita de nomes disfarçados, em Espanha e Portugal, foram também escravistas e conquistadores cruéis e vorazes.”

    =8O

    estou passado…

  • 52 Andre Fucs // 18/February/2008 às 12:39

    Aiaiai,

    Acho que você está confundindo alhos com bugalhos ou não faço idéia do que você está falando.

  • 53 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 12:46

    Aiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!
    Voce recebeu a pena máxima, súmariamente!….será para sempre chamado de nazista e receberá no peito uma cruz suastica que o identificará no campo de concentração lá do Sinai!
    EEEEEEEEEEEEEEE………
    Em tempo; não sou contra o País Israel, mesmo alií aonde está…..sou contra sua politica suja de acabar com as terras palestinas!
    Mas tem uns dois chucros que não entendem!
    ABS AAAAAAIIIIIIAAIIIIAAAIIII!!!!!!!

  • 54 aiaiai // 18/February/2008 às 12:56

    eu é que não entendi o rumo da sua prosa…de repente vc começou a falar que todo mundo é anti-semita, que o holocausto pode acontecer de novo porque as pessoas ainda acham que os judeus tem grande influência no mundo…blablabla e a brigar com todo mundo que não concorda… Toda vez que começa esse papo, vc parte para acusar todo mundo de anti-semita e a defender a criação de Israel.
    Pois bem:
    Um dos motivos pelos quais considero o holocausto uma das piores tragédias é que ele teve como consequencia a criação de israel, foi a desculpa que faltava…as mortes foram terríveis, o silêncio dos outros países e do vaticano foi terrível, a crueldade dos nazistas foi terrível. Mas, mais terrível foi alguns judeus terem usado o holocausto para justificar a criação de um estado judeu, no meio dos árabes, o que só tem dado frutos terriveis: confusão, guerra e mortes, muitas mortes.

  • 55 Chesterton // 18/February/2008 às 13:16

    PD mudando de fontes, que beleza, agora os sinais de amaurecimento ficam cada vez mais intensos.

    Tem que ler auqle livro sobre a doen;a esquerdista…

  • 56 Darwinista // 18/February/2008 às 13:30

    HRP,

    Não entendi, você achou que eu tava zoando com você, garoto?

  • 57 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 13:41

    Me tratando por garoto voce me constrage!
    EEEEEE…Parece aquele tratamento que os brancos dão aos negros no sul dos EUA!
    EEEEEE…….Afinal não sei se voce tava me zoando, ou não…
    Que diferença faria…..? se eu falo bem dos judeus, sou nazi, se falo mal sou idem…..AHAHAHAH….Sobrou o Dino e Marcos Araújo para mandar ver no australiano, certo?

  • 58 Darwinista // 18/February/2008 às 13:46

    Sorry, Mr. HRP! :-)

    Só pra esclarecer, o “Puuuutz” que eu soltei (ficou estranha essa frase) foi pra indicar que minha suspeita que o clima ia começar a ferver. Sabe quando, na escola, um cara tira com o outro e todo mundo faz “Vishhhhhh…”? Então, foi por aí.

  • 59 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 13:54

    Falou!
    E abaixa que lá vem chumbo da Australia!

  • 60 Chesterton // 18/February/2008 às 13:56

    eu não sei se o esquerdism o vigente aqui é doença ou é burrice mesmo….

  • 61 Chesterton // 18/February/2008 às 13:57

    Darwinista, os revisionistas que passam por aqui em geral sáo da esquerda moderna pró-islamicos em geral, ,aquela união esquisita de sempre.

  • 62 Darwinista // 18/February/2008 às 14:03

    Chesterton,

    Taí uma surpresa então. Eu sempre achei que revisionistas fossem uns malucos racistas que não fossem nem de esquerda nem de direita. E que achassem que os árabes (consequentemente muitos islâmicos) fossem tão inferiores quanto os judeus (pensamentos deles, não meus!).

  • 63 Rodrigo // 18/February/2008 às 14:03

    Frangão, Frangão…

  • 64 Mr X // 18/February/2008 às 14:03

    Aiaiai,
    Hoje em dia, anti-sionistas SÃO anti-semitas, ou o que vocês pensam fazer com os sete milhões de pessoas que moram atualmente em Israel? Nova diáspora? Extermínio? Expropriação e expulsão? Torná-los refugiados? Enviá-los de volta aos países árabes e europeus? Sorry, mate.

    Ah, e você como 90% dos esquerdófilos não entende nada de História, um, o movimento sionista é bem anterior ao Holocausto, e dois, niunguém “roubou” terras de ninguém, as terras se é por isso eram primeiro dos turcos e depois dos ingleses. Terra é assim, tem a costume de mudar de dono.

    Os “palestinos” nunca tiveram terra nenhuma, eram árabes que moravam lá, assim como moravam judeus, cristãos e outros povos. Aliás o “palestino” é um termo que foi inventado em 1967. Isso sim é que é “Estado artificial”!

    Carlos Magno,
    Eu me referia mais do que tudo ao seu comentário que os espanhóis teriam dizimado 45 milhões de pessoas, não havia tudo isso de gente nas Américas, no máximo algumas centenas de milhares, e não foram todos exterminados, tanto que até hoje tem descendente de índio por aqui. Não estou defendendo o genocídio espanhol, só colocando as coisas no contexto.

  • 65 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 14:05

    MR.xizinho sempre relativizando e generalizando…….

  • 66 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 14:06

    É Cortez não praticou um genocidio não!
    E eu continuo acreditando em duendes e vendo filmes da Xuxa!

  • 67 confetti // 18/February/2008 às 14:07

    chose, aff maria…..

  • 68 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 14:08

    AHAHAHAH….vejam só…agora os palestinos não eram os donos da terra antes dos ingleses irem fuçar e chafurdar por lá…..isso é que é ser desinformado…..desinformado?
    Não! venal!
    AHAHAHAHAH….. não é só o Rei do Egipto que não fez as lições de casa!

  • 69 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 14:10

    Terra dos Turcos!!!!AHAHAHAHAH!!!!!!!! ….IMPÉRIO OTOMANO!!!!!….oh! salame….os turcos eram os invasores e ocupantes!Vamo estudar mais PÔ!

  • 70 Mr X // 18/February/2008 às 14:13

    Mané,
    O que quero dizer é que não existiam “palestinos”, existiam árabes. Eram os mesmos que moravam na Jordânia, Transjordânia, Cisjordânia, Mijordânia, etc.

    Quem controlava aquela joça lá antes era o Império Otomano, os turcos não são árabes. Claro que havia árabes morando lá, isso nem a Golda Meir nega!

    Lição de história básica aqui, com mapinhas fáceis de entender:
    http://www.masada2000.org/historical.html

  • 71 Mr X // 18/February/2008 às 14:17

    Quanto ao genocídio do Cortez, só observei que não eram 45 milhões, mas que houve muita morte e tortura de índios inocentes pra conseguir ouro, e que os espanhóis arrasaram com as civilizações maia, asteca e inca, isso sim.

    Agora, será que seria melhor se os astecas tivessem vencido e hoje fôssemos seus descendentes e estivéssemos arrancando os corações das virgens em rituais?

    EEEEEEEEEEEEEEEEEE!

  • 72 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 14:17

    Pois é Mr.xizinho….essa lição aí parece que VOCE não estudou direito……!!!!!
    HUmmmmm…….

  • 73 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 14:20

    Bom….espanhol bom é espanho morto…EEEEEEEE…..O que eles construiram na América Latrina deles?
    M….nenhuma….são uns patéticos sempre a cabalero dos outros povos industrializados (países, desculpem) da Europa….e contrariando a companheira Cristina Portuguesa, digo de novo……a ralé da Europa ocidental.
    Tanto uns como os outros construiriam a mesm porcaria.

  • 74 César // 18/February/2008 às 14:22

    Não sei por quê cogitar de meu anti-semitismo apenas pela afirmação que fiz. O fato é que, atualmente, os judeus estão espalhados nos mais diversos países, com vidas estabelecidas e, não raro, ocupando posições de destaque na economia, na política e na cultura.

    Grande parte destas nações - p/ não dizer a totalidade - são democráticas, razão pela qual seria impossível vicejar uma ideologia anti-semita. O máximo que ocorre é a proliferação de alguns skinheads ridicularizados pela própria população.

    E, sim, André, a influência judaica é um fato, não uma falácia. É claro que isso incomoda muita gente, que a usa como combustível para inflamar o anti-semitismo. Mas ela, por si só, não é capaz de gerar um novo holocausto, uma vez que as condições históricas são um tanto distintas.

  • 75 Darwinista // 18/February/2008 às 14:22

    Agora, será que seria melhor se os astecas tivessem vencido e hoje fôssemos seus descendentes e estivéssemos arrancando os corações das virgens em rituais?

    Caro Mr. X, não desconsidere as mudanças culturais que acompanham a história dos povos. Os judeus em geral, felizmente, não fazem mais sacrifícios de animais.

    Aliás, não é você mesmo, entre outros, que costuma argumentar contra o isolamento dos índios brasileiros? Oras, se nossos índios podem ter sua cultura atualizada, alterada, porque o mesmo não poderia acontecer com os astecas?

  • 76 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 14:25

    Xeque Mate?!
    Caiu a rainha….kd o rei????

  • 77 Chesterton // 18/February/2008 às 14:27

    olhaem bem, esse negocio de que os espanhois arrasaram is impéricos pré-colombianos é pura balela. Sozinhos não iriam a lugar nenhum, foram ajudados e ajudaram milhares de individuos de outras tribos que eram seviciados pelos impérios hemofilos. Foram o instrumento de vingan;a dos índios que são os antepassados dos que vivem hoje. Os indios na America do Sul que ainda existem, não existiriam se os espanhois não tivessem acabado com a farra dos incas, astecas, e os demais açougueiros.
    De modo que, hoje, Evo, Chaves e cia devem gratidão aos espanhois.

  • 78 Mr X // 18/February/2008 às 14:32

    Darwinista,
    Só estou imaginando o que aconteceria, daria um bom romance de ficção histórica, será que já escreveram? Se não, vou escrever…

    Hoje em dia, imagino que até os astecas teriam se globalizado.

    Voltando aos judeus vs. árabes: se os judeus roubaram as terras dos árabes, estariam justificados, afinal o Maomé roubou as terras dos judeus em Medina, matando os homens e escravizando as mulheres… ;-) :-P

    Guerra e conquista e morte e terras passando de um a outro grupo, é a história da humanidade, e sempre será…

    Ao vencedor as batatas…

  • 79 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 14:33

    Mais um com seus simplismo e relativismos……

  • 80 Antonio M // 18/February/2008 às 14:34

    “…espanhol bom é espanho morto …”

    Palavras de um espiritualizado kardecista cristão de esquerda ?!?!?!? Tão generalizado assim ?!?!? E o tal exercício de perdoar que tanto apregoa para que tenhamos um mundo melhor hein !??!?!

    Quando os companheiros metem a mão na bufunfa do mensalão, cartões corporativos etc. tudo bem mas os espanhóis que morram?! Como é que o Lula vai fazer as privatizações das estradas federais com a OHL espanhola se morrerem ?!?!!?

    Muito coerente essa mistura religiosa-social-ideológica …..

  • 81 Mr X // 18/February/2008 às 14:35

    p.s. Não entendi se o Mané odeia mais os judeus ou os espanhóis…

  • 82 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 14:36

    Medina……no meio da peninsula arábica…..terras?
    AHAHAHAHAH fazendinhas….e lá judeu na idade antiga e média tinha terras?
    Quanto a atrocidade em si…totalmente inaceitável……mas então diga lá….por causa do ato de Maomé…..as barbaridades e a hipocrisia Israelenses estão desculpadas?
    EEEEEE…….AHAHAHAHAHAH!!!!…….eu tô dizendo que é puro simplismo e relativismo!
    E venalidade.

  • 83 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 14:38

    Eu não odeio judeus….por que odiar gente tão culta e inventiva?….condeno a Israel, o que é bem diferente…….quanto aos espanhóis…..são uma carretinha puxada pela europa ocidental……portugueses são mais trabalhadores e inteligentes que eles…….
    Quem gostar deles que os leve pra casa e dê comidinha na boca!
    eeeeeee………….

  • 84 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 14:40

    É …capitalismo é assim mesmo….engole-se muito sapo…..pra manter a democracia……e se eles aceitaram os termos contratuais….por mais pilantras que sejam, tem que fazer por…….

  • 85 Darwinista // 18/February/2008 às 14:41

    olhaem bem, esse negocio de que os espanhois arrasaram is impéricos pré-colombianos é pura balela.

    Cara, eu me divirto demais aqui, temos ótimos humoristas.

    E só pra registro, eu conversei com o seu Antonio e ele me disse o seguinte:

    Hemofilo
    substantivo masculino
    Rubrica: bacteriologia.
    1 design. comum às bactérias do gên. Haemophilus, pequenas, esféricas, ovais ou em bastonetes, imóveis, Gram-negativas, capazes de fermentação e respiração e extremamente pleomórficas [Algumas spp. são patogênicas para seres humanos.]
    1.1 bactéria (H. influenziae) causadora de pneumonia e meningite
    1.2 bactéria (H. aegyptius) causadora da febre purpúrica brasileira e de conjuntivite

  • 86 faró // 18/February/2008 às 14:43

    Antes da Segunda Guerra os judeus foram estigmatizados em todos os países da Europa, levando ao Holocausto.

    A receita de hoje é parecida só que o ingrediente principal de hoje são os muçulmanos e os europeus do leste. Ainda falta muito para fermentar, mas a cada dia o fogo aumenta um pouco mais.

    Com a guerra na ex-Iugoslávia, os europeus mostraram o valor que dão ao massacre de muçulmanos mesmo dentro da Europa, ou seja, nenhum.

  • 87 Marcos Araújo // 18/February/2008 às 14:43

    “Chumbo da Austrália” ? Que chumbo é este, HRP (#59)?

    Pedro Doria no #45 define muito bem o que foi o Holocausto. Uma das tragédiads humanas mais pérfidas e cruéis que já existiram. Os experimentos dos médicos nazistas nas vítimas - judeus na grande maioria - sao abjetos e de um horror sem par, de uma crueldade sem par na história da raça humana.

    E Europa é hipócrita e até hoje muito anti-semita. Nada mudou desde os tempos do Caiptao Dreyfuss, defendido por Émile Zola numa batalha formidável contra o establishment francês. A maioria dos franceses colaborou com o regime de Vichy, mas vive tentando apager este passado e esconder a vergonha debaixo do tapête. Fazem o mesmo com as atrocidades inqualificáveis que cometeram na Argélia, e também na Indochina.

    Poderia o Holocausto se repetir hoje? Nunca, na aldeia global de hoje. O anti-semitismo continua e continuará a existir? Sem dúvida. Tal como o anti-americanisno e outros antis. Genocídios históricos foram cometidos no passado (incas, maias, aztecas, índios nas Américas (Pizarro, Cortéz, Custer e outros tarados), armênios, na Indonésia, etc. e continuam no presente (bosníacos, kosovares, tutsis em Ruanda, megros animistas no Darfur).

    Genocídios assim podem se repetir no futuro? E como! O homem é o lobo do homem; adora matar e trucidar o seu próximo para tomar o que pertence ao outro (terras, mulheres, haveres). É inerente à raça. Há que controlar. Só que, quando se trata de negros, ciganos, e muçulmanos (Bósnia-Herzegovina), e árabes trucidando negros animistas no Darfur (com o apôio tácito da China e Arábia Saudita), pode aniquilar sem problema - nada a temer. A ONU, dominada pelos países ricos à busca de riquezas dos outros, nao se mexe, ou faz de conta que mexe. Os países ditos civilizados e ricos só intervém no caso de genocídios de brancos, apesar de terem deixado a coisa apodrecer além do limite no caso do conflito sérvio/bosníaco, pois aquela gente, que foi até metida em campos de concentraçao pelos sérvios e fuzilados todos os dias, eram muçulmanos. Viram as fotos da valas comuns?

    Perguntinha pros Einsteins por aqui: O genocídio dos armênios (2 milhoes de vítimas) foi um holocausto ou nao?

  • 88 Pedro Doria // 18/February/2008 às 14:46

    Huh… gente, o samba do crioulo doido é bacana, mas os espanhóis não são responsáveis pela queda dos maias. A civilização maia já era um arremedo do que fora nos séculos 9 e 10 quando Colombo chegou.

    Com os Incas e Aztecas a história é outra…

  • 89 Pedro Doria // 18/February/2008 às 14:48

    Concordo com quem diz que o perigo de perseguição de um povo na Europa, hoje, cai sobre os muçulmanos.

  • 90 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 14:50

    Marcos…..tanto o genocidio armenio por parte dos turcos, como os tres milhões de Cambodjanos mortos por Pol Pot e sus loucos são tipos muito parecidos com o Holocausto…..mortandade sistemica, industrializada, uso de mão de obra escrava e rapidez na matnça……..Por isso , essas tristezas não devem ser remoídas, concordo!
    Mas quando, como no caso de Israel em Gaza e na Cisjordania pratica atos tão funestos lembro do nazismo, ou dessa loucura que foi o novo tempo do Khmer no Cambodja……o homem monstro…que mata, suja as mãos de sangue e depois precisa mais…até deixar o corpo inerte de uma criança baleada ser estraçalhada por seus cães de guarda!
    É tudo, nazismo e mais ainda.

  • 91 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 14:52

    iiiiii entrou a mediação…..me colocarei no silencio de observador, até que eventuais intervenções da diretoria estejam claras!
    EEEEEEEEE……

  • 92 CUMA!?!?!? // 18/February/2008 às 15:04

    Chesterton,

    Caramba, foram as linhas mais surrealisticamente imbecis jamais lidas na História da América Latina.

    Parabéns!!!

  • 93 Chesterton // 18/February/2008 às 15:15

    Bem, claro que vocës não sabem disso, e não tenho culpa da ignorancia de vocês, ainda que me esforce para remediá-la. Óbvio que vocês não lêem, apenas repetem o discurso dos progfessores do cursinho, mas fazer o que , né mesmo?
    Hemo-filo, adoraradores de sangue. Um belo neologismo, N’est-ce pas?

    Agora, já que o PD parece que lê, poderia levantar a bola. Vocês ginasianos devem ter ouvido falar da queda de Constantinopla (ai, ai, talvez não). Pois é, os turcos derrubaram e aniquilaram o Imperio cristão bizantino…não seria o caso de devolver?

  • 94 Jåµë§ ßønd™ // 18/February/2008 às 15:21

    -= Senhores, eu tomaria cuidado com esses superlativos.

    – X –

    A sistemática tentativa de erradicação de toda uma cultura (note-se que não usei povo, etnia, origem) foi de fato execrável, condenável e muita coisa ainda há de se estudar e aprender com a face mais negra de nossa espécie.

    Entretanto, não vamos esquecer que não foi a primeira vez, acredito que não será a última e, é bom salientar, já se fez pior antes, se nem sempre em quantidade de mortes, foi em crueldade.

    – X –

    A diferença crucial entre estes acontecimentos e outros num passado distante é que este é recente e marcou nossas gerações. A memória ainda é vívida e dolorida, com certeza, mas não vamos nos esquecer do contexto cronológico e momento histórico.

    Posicionar a dor judia como superior a qualquer outra dor sofrida por outros povos é uma injustiça que só traz como resposta ódio e intolerância dos que se sentem injustiçados.

  • 95 Chesterton // 18/February/2008 às 15:24

    o problema dos islamitas da Europa não é que são perseguidos, é que não sabem se comportar na casa dos outros. Eu até sei falar francës como os árabes, tão bem assimilados que estavam (Parrl frrrancé com les arrab…bem rápidinho). Aí, se são expulsos, vão se fazer de vítimas. Os árabes são recebidos no ocidente há séculos, sem problemas, é só ver a colonia árabe cristã no Brasil, completamente integrada.

    Mas o PD demonstrando o cacoete vitimista, tem que “coitadiza”(gostaram?) os coitadinhos que apreontam nas oropa.

  • 96 Chesterton // 18/February/2008 às 15:25

    o 007 vem com este papo de que a dor judia não pode ser maior que os outros. Afirmo, nada como o holocausto aconteceu antes.Foi imenso e indisculpável. Sempre, copmo sempre, a motivação foi a inveja.

  • 97 Marcos Araújo // 18/February/2008 às 15:26

    HRP: Sim, mas no caso armênio a Turquia se concentrou num povo diferente, de religiao diferente. Tal como os nazistas com os judeus. Já o caso dos cambojanos e do genocídio praticado pelo Pol Pot e os Kmer Vermelhos aloprados, o caso é diferente, pois se trata de um mesmo povo, na sua imensa maioria budista.

    Pedro Doria: Onde é mesmo que você vê samba de crioulo doido aqui este espaço? Os espanhóis liquidaram o que restava da civiliaçao maia, em decadência ou nao, pouco importa.

  • 98 Darwinista // 18/February/2008 às 15:27

    Chesterton, o nosso Guimarães Rosa…

  • 99 Marcos Araújo // 18/February/2008 às 15:29

    Chesterton no # 93: Seu raciocínio é infantil. Os americanos tomaram - à fôrça - o Texas do México. Seria o caso de devolver?

  • 100 Alba // 18/February/2008 às 15:37

    As surpresas estão enchendo o meu dia. Depois de concordar ontem com o Chest e hoje, com o Mister, lá sobre o Kosovo, eis que também tenho que assinar embaixo do que diz o faraó sobre os muçulmanos terem substituído os judeus como a população estigmatizada e demonizada.

    E o Caramujo tem plena razão quando fala da longa história de horrores que é a história da humanidade. E mais ainda, quando acentua que as nações centrais só intervém quando há interesses econômicos ou quando se trata de brancos (ainda que demore).

    No mais, o texto em si, é muito claro e inegável. Havia anti-semitismo disseminado por toda a Europa, mais em alguns países, menos em outros, mas estava lá - uma construção de séculos, que contou com a inestimável contribuição da Santa Madre, estão lembrados?

    Verdade que o assunto é recorrente aqui e que hoje, os judeus não sofrem as perseguições de que foram vítimas no passado, também porque se organizam e rechaçam qualquer tentativa neste sentido - o que não está errado de per se, mas aí sim, abre-se este espaço de discussão que o PD lembrou bem - em alguns momentos parece o samba do crioulo doido.

  • 101 Jåµë§ ßønd™ // 18/February/2008 às 15:39

    -= Chest:
    A dor também causa inveja - “A minha a é maior do que a dele”. Apenas sugiro que um dos lados seja superior e observe isto e seja cuidadoso ao tratar do assunto.

    – X –

    A inquisição e suas simbólicas fogueiras não está bom pra você, Chest?! Eu disse que se não em quantidade, em crueldade talvez superasse.

    – X –

    Chris Rock disse uma vez que algumas pessoas deviam se acalmar um pouco com a questão racial. Ele perguntou: “Qual foi a última vez que você foi apresentado a um índio nativo americano? Ninguém aqui se phodeu mais do que eles…”

    Eu não vou nem mencionar os brasileiros…

  • 102 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 15:40

    Só o Texas?
    E a California?
    E tem mais pedaços….” a força” nessa história!
    E sem deixar passar o mote …..imbecil é a
    genitora! e Puerto Rico?
    E os desmandos de meio séc. nas Filipinas?
    E o contrato Caracu de Guantanamo?
    E o Havaí!? O Frangão é venal como o Xiszinho…..EEEEEE

  • 103 Carlos Magno // 18/February/2008 às 15:40

    Chesterton.

    As Américas não eram um pão-de-ló antes dos espanhóis. Os nativos dos troncos inca e asteca, viviam em guerras e terríveis mortandades. Nada a ver com suas conquistas arquitetônicas, com ossistemas de saneamento, aquedutos, astronomia, esoterismo etc.

    Não entendo até hoje como povos evoluídos na organização adiantada da vida natural, podiam manter hábitos religiosos de sacrifícios humanos.

    Mas os espanhóis vieram em avalanches, recebidos como deuses. Tinham armas de fogo, cavalos e técnicas de combates. Claro que fizeram alianças. E Cortez traiu Montezuma sordidamente.

    Não há porque dizer que os espanhóis não foram a desgraça desses povos. A América do Sul deve aos espanhóis ter se transformado numa colcha de retalhos. Aliás, muito bom para o Tio Sam, presentão dos céus!

    Ademais, trouxeram muitos vírus letais que dizimaram milhões de nativos. Foram pérfidos, como foram nossos irmãozinhos portugueses.

  • 104 Alba // 18/February/2008 às 15:41

    Chest,

    Lendo seus comentários de agora é um mistério como eu posso ter concordado com você lá no Tropa de Elite..:((

  • 105 Carlos Magno // 18/February/2008 às 15:43

    Marcos Araújo:

    Comentário 87.

    Sua visão foi abrangente. De acordo.

  • 106 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 15:44

    Milagre o Frangão reconhecer as matanças espanholas……bom e´patente…..mas em se tratando de Chester…são longas horas de forno e papel aluminio!
    Até ficar no ponto!
    EEEEEEEEEEE

  • 107 Jåµë§ ßønd™ // 18/February/2008 às 15:47

    -= Carlos Magno… acredito, respondendo à sua dúvida que o grande diferencial foi a doutrina do homem ter sido feito à imagem e semelhança de Deus.

    O que adicionaria uma parcela pequena de divindade em cada ser, inibindo atrocidades… fé não compartilhada por povos que cultuavam até um Jaguar.

    – X –

    Ainda bem que hoje todos os povos do mundo são monoteístas…

    … adoramos a uma só divindade: o Dinheiro.

  • 108 Chesterton // 18/February/2008 às 15:51

    CAramujo 97, foram os ateus marxistas que massacraram os crentes budistas…..

  • 109 Chesterton // 18/February/2008 às 15:52

    caramujo, 99, quando o imbecil do Jimmy Carter avisou que queria que os israelenses ddevolvessem os territorios conquistados nas guerras, foi justamente este o argumento do governo de Israel…que vocés devolvam o Texas ao México primeiro…..

  • 110 Chesterton // 18/February/2008 às 15:56

    Charlemagnus, quando atalho….antes de existirem em sonhos os EUA, a Espanha era a superpotencia daquela época. Montezuma era o capeta em forma de homem, milhóes de indios seviciados agradeceram sua morte. Hoje seus descendentes posam de montezumistas, mas são os descendentes daqueles que ajudaram e foram ajudados pelos espanhois. I am sorry, mas esta é a verdade.

  • 111 Chesterton // 18/February/2008 às 15:57

    Alba // 18/Fevereiro/2008 às 15:41

    Chest,

    Lendo seus comentários de agora é um mistério como eu posso ter concordado com você lá no Tropa de Elite..:((

    chest: vou clarear o mistério. É que te falta conhecimento sobre este assunto.

  • 112 Antonio M // 18/February/2008 às 15:58

    A história deve ser sempre analisada para que não cometamos os mesmos erros do passado o que aliás é muito difícil mas, julgar a história a partir de um ótica atual pode ser um equívoco também, face tantas coisas que eram legítmas à épocas atrás e hoje em dia não são mais e vice-versa.

  • 113 Danilo Maia // 18/February/2008 às 16:02

    Desculpe o off topic, mas ninguém vai comentar a série de Luis Nassif sobre a Veja?

  • 114 aiaiai // 18/February/2008 às 16:03

    chest,
    “Foi imenso e indisculpável. ”
    Cara,
    disculpa alguma coisa tá!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • 115 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 16:05

    Comentário 109…..a justificativa e o regozijo mostram bem o carater dos personagens e do comentarista……AHAHAHAH …….e la nave vá!

  • 116 Darwinista // 18/February/2008 às 16:06

    aiaiai,

    Não corrige o cara não! Você não sacou que ele é um neologista de mão cheia? Se ele escreveu dIsculpa, tem alguma explicação etimológica… hehehehe

  • 117 Carlos Magno // 18/February/2008 às 16:07

    Mr. X:

    Havia muito mais do que centenas de milhares de nativos nas Américas à época da invasão espanhola.

    Num determinado núcleo inca, perto do ano 1500, somente ali havia 10 milhões de pessoas. Fato registrado na internet segundo fontes históricas.

    45 milhões de vitimas dos espanhóis nas guerras, possa parecer exagerado para 50 anos de domínio. Tomei esses dados da declaração de uma entidade religiosa da Igreja Católica.

    Provável que tenham se baseado em missivas para a Europa, manuscritos, ou censo dos próprios nativos encontrado em achados arqueológicos. Corretos? É história…

    Na verdade, números exatos a história jamais consegue registrar. Em muitos casos passa longe. Por que isso? Dificuldades. Mas há também casos do óbvio interesse em distorcer a verdade.

    Fosse 1/10 de 45 milhões a cifra correta, já seria barbarismo gigantesco, só justificável nas mentes insanas de povos que sempre se acham acima do bem e do mal.

  • 118 Chesterton // 18/February/2008 às 16:07

    os turcos foram a desgraça dos cristãos, e daí?

  • 119 Alba // 18/February/2008 às 16:08

    Corrijo, Chest. Não tinha lido o seu post 103.

    No mais, você continua o mesmo gentil cavalheiro de sempre, mas na verdade tenho tanto conhecimento sobre esse tema como a maioria aqui, talvez mais do que alguns.

    E agora preciso sair. :))

  • 120 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 16:11

    Alba só não vale chamar de burrão que não é tanto assim……..depois o cara cai na depressão.

  • 121 Chesterton // 18/February/2008 às 16:13

    Mas Carlos Magno, eles estão por aí, dispersos, mas ainda assim, por aí. E se miscigenaram, formando as populações da America Espanhola que se vë hoje. Olha a cara do EVO.

  • 122 Carlos Magno // 18/February/2008 às 16:14

    Chest.

    Comment 118.

    E vice-versa.

  • 123 Chesterton // 18/February/2008 às 16:14

    Alba, e vocë é uma dama gentil comigo?

  • 124 Chesterton // 18/February/2008 às 16:16

    Pois é, Charlemagnus querer “corrigir” a história é dose…..

  • 125 Cláudio Melo // 18/February/2008 às 16:18

    Não sei se alguém já disse acima, não consegui ler todos os comentários, mas o Kurt Waldheim, ex-Secretrário-Geral da ONU e ex-presidente da Austria serviu na Wermacht como capitão.

  • 126 Cláudio Melo // 18/February/2008 às 16:20

    http://en.wikipedia.org/wiki/Kurt_Waldheim

  • 127 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 16:21

    E Mr.X na Waffen SS!!!

  • 128 Marcos Araújo // 18/February/2008 às 16:21

    Chesterton no 108: Disto eu sei, prezado. Os Kmers Vermelhos nao eram maioria; e a maioria do povo cambojano é budista. Ou o grande estratega dirá que nao é?

    109: Seria melhor perguntar ao texanos de hoje, nao? Israel devolveu o Sinai ao Egito, em troca de um acôrdo de paz. Porque nao devolveriam Cisjordânia aos palestinos? Bom…num futuro acôrdo de paz, terao que devolver, queira ou nao queira. Isto é, se desejarem a paz. Se nao, estado de guerra larvada à vista, até que a panela de pressao exploda de vez. Neste cenário, Israel nao tem nada a ganhar. O Hesbolá se reforça, e Israel nao tem condiçoes de destruí-lo. Almeja, mas nao tem. E nao é somente o Hesbolá. Ou você, eminente estratega-mor, dirá que tem?

  • 129 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 16:22

    E o Hatzinger na juventude Hitlerista!

  • 130 aiaiai // 18/February/2008 às 16:22

    Ah, entendi, darwinista
    …é nova palavra para significar “o que não tem desculpa nem pode ser discutido” (indiscutível com indesculpável). Boa!
    Chama o Sérgio Rodrigues!!!!

  • 131 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 16:26

    “E em meios aos devaneios e sonhos da direitinha da casa, o Irã terá a bomba de plutonio( mas será posto em seu devido lugar pelos jatos Israelis!)EEEEEE….os EUA invadirão seguidamente, o Irã, passarão por cima do paskistão, ocuparão a Cachemira, cruzarão a India e derrotarão o Império Vermelho do Mal…….EEEEEEEE

    Deixa eu explicar…esse é o video game preferido do Mr.X!
    X BOX!

  • 132 Antonio M // 18/February/2008 às 16:29

    hmmmm…..Leopoldo Collor, avô de Fernando Collor, era fascista. Jorge Amado foi stalinista.

    E o pior, Henrique Meirelles era do PSDB !!!!! Era, não é mais não!

    Caça às bruxas pouco é bobagem…

  • 133 Carlos Magno // 18/February/2008 às 16:33

    Os comentários desse texto estão tão bons quanto impagáveis, apesar de algumas mordidas e alfinetadas. Faz parte.

    Parabens à todos.

  • 134 Chesterton // 18/February/2008 às 16:33

    128, se eu soubesse, estaria contratado a peso de ouro por Israel.

  • 135 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 16:33

    E o pilantra do Osvaldo Aranha….se sujeitava a qualquer papel….perseguiu os judeus aqui no Brasil e depois comandou a Assembléia que deu vida a esse Israel de hoje…….será que ainda perambula pelo Umbral???

  • 136 Brancaleone // 18/February/2008 às 16:34

    Não sei se posso usar a palavra “holocausto” sem pagar royalties para alguma instituição. Parece que esta palavra virou propriedade, marca patenteada dos judeus, como se eles fossem os únicos holocausteados da história da raça humana.
    Tá, tá certo, aconteceu sim, morreram seis milhões e bolinhas de judeus, que foi uma coisa planejada, realizada com requintes de crueldade, etc. etc. e ninguém ( em são conciência é claro) nega isso.
    Me soa hipocrisia histórica e relativismo moral atribuir o termo holocausto exclusivamente ao que aconteceu nos anos 40.
    É preciso o assassinato em massa ser planejado e ultrapassar os 5 milhões de vítimas para ser considerado holocausto? Será que matar índios ao longo de 500 anos não é holocausto? Armênio mortos pelos turcos não é holocausto? Os mortos pelos sérvios não é holocausto?
    Não nego o holocausto (posso ser louco mas não sou burro), mas existiram outros, muitos outros e a importância que se dá ao genocídido judeu parece ter o objetivo que amenizar os outros genocídios. Tambem não sou burro o suficiente para acreditar naquele papinho bocó que a memória do holocausto é mantida apenas para justificar a existência de Israel.
    Eu só quero que a palavra holocausto, com toda a sua força e carga de responsabilidade possa ser usada por outras gentes que tambem foram chacinadas de maneira deliberada…

  • 137 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 16:36

    É tudo monstruosidade do mesmo naipe sim….e tá chegando a hora de largar o serviço!
    Ufa!!!!!

  • 138 Chesterton // 18/February/2008 às 16:40

    ah, estão me sacaneando por meu erro “disculpável”…minha disculpa é que estava lendo este texto daqui:

    HRP Mané Reloaded // 25/Dezembro/2007 às 13:51

    Devo estar sendo muito importante….mas não é com esse tipo de argumentação que voce irá me calar …..o Islã esta claro é vítima de uma crença caótica como o grosso dos cristão….e sem dúvidas os judeus mais reacionários….eeee ,mas voce é bom nisso…..guardar meus posts, e ser rancoroso….Mossad?
    EEEEEEE….rapaz eu sou da Paz….não gosto é de gente que se julga superior…….que vive desmerecendo os atributos dos outros e fazendo jogos de palavras…..Há um grupo muito grande de judeus que se julga raça superior….como o ffaziam os nazistas……a lambança que fazem com os palestinos é indisculpável……um Ariel Sharon seria um bom general prussiano dos anos 30 do séc. XX!

    http://www.pedrodoria.com.br/2007/12/25/um-filme-de-natal/

  • 139 Chesterton // 18/February/2008 às 16:42

    http://www.hawaii.edu/powerkills/NOTE1.HTM

    aqui, genocidio e holocausto

  • 140 Brancaleone // 18/February/2008 às 16:42

    Ao que me lembro, teve um Juiz que ao proferir uma sentença em Nuremberg disse mais ou menos isso a um nazista:

    “No momento em que você matou a primeira criança, cometeu um crime contra toda a humanidade..”

    É mais ou menos isso. E o Juiz, pelo que lembro, não citou se a criança era judia, cigana, excepcional, negra ou branca…

  • 141 Carlos Magno // 18/February/2008 às 16:43

    HRP:

    Por isso ele se chamava Aranha. A aranha tece com maestria.

    Aliás, gruda pra caramba!

  • 142 Chesterton // 18/February/2008 às 16:44

    ah, estão me sacaneando por meu erro “disculpável”…minha disculpa é que estava lendo este texto daqui:

    HRP Mané Reloaded // 25/Dezembro/2007 às 13:51

    Devo estar sendo muito importante….mas não é com esse tipo de argumentação que voce irá me calar …..o Islã esta claro é vítima de uma crença caótica como o grosso dos cristão….e sem dúvidas os judeus mais reacionários….eeee ,mas voce é bom nisso…..guardar meus posts, e ser rancoroso….Mossad?
    EEEEEEE….rapaz eu sou da Paz….não gosto é de gente que se julga superior…….que vive desmerecendo os atributos dos outros e fazendo jogos de palavras…..Há um grupo muito grande de judeus que se julga raça superior….como o ffaziam os nazistas……a lambança que fazem com os palestinos é indisculpável……um Ariel Sharon seria um bom general prussiano dos anos 30 do séc. XX!

    o link is awaiting moderation

  • 143 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 16:49

    Frangão….eu não tenho copy desk……e nem me arrependo do que escrevo……..
    Frangão!….olha rápido que tem um cara pelado aí atras de ti!
    EEEEEEEE

  • 144 Chesterton // 18/February/2008 às 16:57

    viram? , é o convívio…..

  • 145 Darwinista // 18/February/2008 às 16:58

    HRPrecursor do Chesterton nos neologismos.

    Mas Chest aprimora a arte! O hemofilo foi um primor… hehehe

  • 146 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 16:59

    iiii, entendi….caiu na depre!

  • 147 Brancaleone // 18/February/2008 às 17:02

    Bom, graças a uns e outros por aqui que vivem me mandando “prô raio que o parta”, meu modem e meu Pc lá de casa foram torrados por um raio, prá mode qui intão vocês ficarão privados de minha luminosa presença noturna por aqui.
    Comportem-se!!!!!
    Por via das dúvidas, este ano na missa de ramos vou benzer umas palmas e durante os temporais queimar algumas, dizem que afasta os raios…

    Até…

  • 148 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 17:02

    Devo estar sendo muito importante……por que o Frangão parece estar sendo posto na parede pelo aiaiaiai e o Darwin!!!
    É isso ai´meninos, assem o chesterzinho!

  • 149 Darwinista // 18/February/2008 às 17:08

    HRP, não fica se achando não! Eu pego no pé do Chesterton porque é divertido, não é pra proteger marmanjo… hehehe

  • 150 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 17:10

    Marmanjo eu?…só tenho 53 !
    SÔ novinho!

  • 151 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 17:11

    E Darwin….cuidado com pragmatismo….o Zé Dirceu se f….por causa dele!EEEEEEEE

  • 152 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 17:12

    E Darwin….cuidado com o pragmatismo….o Zé Dirceu se f….por causa dele!
    EEEEEEEEEE

  • 153 Darwinista // 18/February/2008 às 17:14

    Que nada HRP! O Zé foi perseguido pela imprensa golpista! Ele é inocente! hehehe

  • 154 Deise Guelfi // 18/February/2008 às 17:17

    “As crianças por essa Europa fora são treinadas para sentir emoção pelo holocausto, mas nunca ninguém lhes ensina o porquê daquilo. Sentir emoção, sim. Usar a cabeça, não. O Holocausto é uma espécie de semi-segredo: devemos sentir dor por aquilo, mas não podemos perguntar por que razão aquilo aconteceu. A única resposta que temos é “ah, os nazis eram maus”. A História fica reduzida a um cartoon: Hitler era mau.”

    Pois é… O cara tá coberto de razão…

  • 155 Deise Guelfi // 18/February/2008 às 17:18

    E nada mudou…

  • 156 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 17:18

    EEEEEE….mas quem te padrinho não morre pagão!
    Dr. Carlos Slim protege o menino!
    EEEEEEEE

  • 157 HRP Mané Reloaded! // 18/February/2008 às 17:20

    Esse mal absoluto encobriria e justificaria erros de hoje, dos descendentes dos martirizados?

  • 158 Sociologia mata! // 18/February/2008 às 17:23

    O ex-estudante Stephen Kazmierczak, que cursou sociologia na Northern Illinois University, nos Estados Unidos, e era considerado um aluno brilhante, matou cinco estudantes da universidade a tiros, na quinta-feira, 16, e feriu 15. Depois se suicidou. O assassino não deixou pista sobre a razão do crime

  • 159 Alba // 18/February/2008 às 17:24

    Chest, querido,

    Seja justo. Sempre fui muito gentil com você. Ou não?

    E, meninos, sacanear por erro de digitação realmente é sacanagem pra ser bem repetitiva..:))

    Beijos a todos que preciso mesmo sair.