Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

Pedro Doria header image 2

El Tiempo, a Colômbia sofrida, o novo
e o velho jornalismo

February 15th, 2008 · · 98 Comentários

El Tiempo

Esta é a capa do jornal El Tiempo, de Bogotá. ‘Dar as costas ao problema não faz com que ele desapareça’, ela diz. É o bom e velho jornalismo de papel, inovando radicalmente no design – ousando, até – para se posicionar perante um dia importante na história colombiana. Foi o dia em que o povo foi às ruas contra as FARC e contra as milícias que se opõem a ela. Aí, nesta capa que causa evidente impacto, o jornal está se posicionando editorialmente. É o momento de se engajar. O país clama por uma solução.

Bom e velho jornalismo de papel, pois é. Ao mesmo tempo, quem pescou a capa para o mundo foi o blog do excelente site Innovations in newspapers – Inovações em jornais. É uma das coisas que há de melhor para ler sobre jornais de papel. Um blog na Internet, pois é. Daniela Bertocchi, uma blogueira brasileira, o pescou lá. Lendo seu blog, Alexandre Inagaki achou por bem ressaltá-lo. E cá está neste Weblog, semana e tanto depois de ter sido publicado originalmente. O jornal, no dia seguinte, servia para embrulhar peixe. A sacada da velha imprensa – e um tanto de solidariedade para com os colombianos – continua a circular.

Ontem participei de um debate, na Campus Party, a respeito da imprensa tradicional na nova economia. Jornalistas da velha imprensa dividiram a mesa com blogueiros jornalistas. Eu estava listado entre os da velha imprensa. Acontece um bocado – e tudo bem, me sinto à vontade em ambos os papéis.

O que a capa do jornal e a maneira como ela anda circulando pela rede mostra é que, no fim, o trabalho, o exercício do jornalismo, é um só.

Tags: América Latina · Mídia

98 Comentários até agora ↓




  • 1 confetti e o anel // 15/February/2008 às 7:06

    eu , talvez….

    ( so sai quando pd liberar…((

  • 2 confetti e o anel // 15/February/2008 às 7:15

    pd, a crise do jornalismo papel x digital esta acontecendo no mundo inteiro ! é o fim do “pensamento unico” ? continuaremos manipulados pelos blogs ? que futuro para a informaçao ? a atitude do leitor pode influenciar os acontecimentos ? quem manda agora, vc ou nos ? :))

  • 3 Nat // 15/February/2008 às 7:27

    O exercício do jornalismo é um só. O que acho é que na rede ele se torna mais democrático. Qualquer um pode pesquisar e reportar algo, publicando-o.
    Por outro lado, essa facilidade acaba por produzir centenas de “jornalistas”, que não têm necessariamente um compromisso com a verdade do que estão contando.

  • 4 anrafel // 15/February/2008 às 7:53

    O ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) estima que a Colômbia é o país com maior número de refugiados internos, ou melhor, “deslocados internos”, pessoas que abandonaram suas casas e cidades para preservar a vida. A quantidade estaria em torno de 2 milhões.

    Cerca de 250 mil teriam atravessado a fronteira com o Equador. O Brasil abrigaria, segundo a agência da ONU, perto de 17 mil colombianos refugiados.

    A causa de tudo isso é a ação das FARC e das milícias paramilitares que agem a favor do governo. Portanto, é mais do que natural a Colômbia esteja perdendo a paciência. E é bom também que o jornalismo, velho ou novo, impresso ou on-line, reporte isso com isenção, ouvindo equanimemente todos os lados da questão.

  • 5 Darwinista // 15/February/2008 às 8:01

    Na Piauí desse mês (valeu Pax) tem uma matéria com o PVC da ESPN Brasil. Essa passagem é interessante:

    Quando é convidado a falar a alunos de jornalismo, PVC tenta ser o Sergio Martins deles. “Os blogs são o futuro do jornalismo?”, alguém pergunta. “Não”, responde. “Os blogs são o perigo da opinião. Está todo mundo preocupado em falar das coisas. Mais importante é saber delas.”

    Essa é a vantagem do blog do Doria. Repórter que circula nos dois meios, sabe como selecionar os assuntos e como tratá-los.

    E viva a imprensa escrita de boa qualidade.

  • 6 Darwinista // 15/February/2008 às 8:13

    Os dois últimos parágrafos do meu comentário não deveriam estar em itálico, são evidentemente palavras minhas.

  • 7 Brancaleone // 15/February/2008 às 8:19

    ” E viva a imprensa escrita de boa qualidade”

    E tem algum tipo de imprensa que seja 100%, 80% de qualidade?

    Uma parte da humanidade é engraçada:

    Querem deuses para lhes dizer, permitir ou negar o que deve ou não ser feito.
    Querem pessoas (imprensa) que lhes digam o que é ou não é verdade.
    Pensar é um hábito, um dom que precisa ser exercitado…

  • 8 Brancaleone // 15/February/2008 às 8:20

    Como é que vocês fazem para por em itálico, negritar e estas coisas? Eu não sei…

  • 9 Nhé! // 15/February/2008 às 8:30

    Brancaleone, eu até ensinaria como escrever em itálico ou em negrito, mas vc não acreditaria no que eu escreveria…

  • 10 Darwinista // 15/February/2008 às 8:39

    Brancaleone,

    Tudo bem, já percebi que teu negócio é pegar no meu pé, mesmo eu já tendo feito campanha pra você virar presidente. Mas vamos lá, vou te explicar.

    A função primordial da imprensa, na minha opinião, é informar. Imprensa de qualidade é aquela que informa bem, que corre atrás da informação, verifica as fontes, não distorce fatos.

    Tem imprensa escrita de qualidade aqui no Brasil? Acho que não. Alguns veículos são melhores que outros, mas nenhum, obviamente, perfeito.

    A opinião que a imprensa emite, pra mim, é secundária. Eu gosto de coletar os dados e chegar às minhas próprias conclusões. Por isso mesmo não faço parte da imensa turma dicotômica que tem por aqui. Pra cada circunstância, eu faço uma avaliação.

    Enfim, é por isso que eu acho o trabalho do PD muito bom. É um bom fornecedor de informação pra que a gente possa pensar.

  • 11 Darwinista // 15/February/2008 às 8:41

    E se você me responder com o alto nível que, eu sei, você é capaz de ter, eu te ensino os itálicos e negritos.

  • 12 Fabio Negro // 15/February/2008 às 8:51

    Discordo TANTO desse termo, “Nova Economia”.

    Uma pela acepção em si e outra pelo desgate e até humilhação do termo depois do estouro da bolha da Internet.

  • 13 Chesterton-Dracul- El Cid // 15/February/2008 às 8:54

    esse topico é sobre jornalzinho ou sobre o problema da existencia das FARC?

  • 14 Brancaleone // 15/February/2008 às 9:11

    Darwinista:
    Meu negócio não é pegar no seu pé e isso por conta de que pé de homem prá mim só serve prá pisar em mina terrestre e ou receber correntes com bolas de ferro
    E eu não quero se presidente mas sim o primeiro ditador duma longa e eficiente (quiçá sanguinária) dinastia.
    Liga meu jeito não. Sou assim mesmo. Objetivo, cínico, sarcástico, iconoclasta e sobretudo humano puro, genuíno e pior: orgulhoso disso tudo.
    Meu comportamento já me rendeu muitos inimigos pela vida ( quase todos já devidamente abatidos) e uma legião minúscula de admiradores.
    Mas com relação à imprensa, sou como você. Sou uma esponja para informações. Procuro ler e ver tudo sobre os assuntos de meu interesse. Muitas vêzes mêses, até anos depois de estar com opinião firmada sobre algumas coisas, mudo-as diante de novas informações, novas descobertas.
    Com relação ao El Tiempo: Admiro quando se toma uma posição, mesmo que não concorde com ela. Valorizo pessoas e entidades que se dispõe a lutar por algo.

    Nhé! : Não acredito que você pensa assim!!!

  • 15 Darwinista // 15/February/2008 às 9:19

    Beleza então, Branca. Se rolar uma assessoria no departamento de meio ambiente da sua ditadura, tamos aí.

    Quanto aos itálicos e negritos:

    sinal de menor + i + sinal de maior + frase que você quer em itálico + sinal de menor + barra (/) + i + sinal de maior

    Pra negrito a mesma coisa, só troca o i pelo b. Testa aí.

  • 16 Clecio Alberto // 15/February/2008 às 9:38

    …não entendo esta confusão. Estão dando valor ao martelo e não ao marceneiro? Porque é tão fácil publicar hoje que qualquer coisa vira “conteúdo”. E a qualidade deste conteúdo fica em segundo plano, em favor da tecnologia em si. A mídia tradicional precisa evoluir sim, se conseguir deixar seus interesses corporativos de lado em favor de um jornalismo mais inteligente.

  • 17 Nhé! // 15/February/2008 às 9:49

    Branca, não entendi sua exclamação.
    Estava apenas pegando o seu gancho (não acreditar no que lê ) e fazendo piada.

  • 18 Douglas // 15/February/2008 às 9:59

    Enquanto no Brasil vemos jornalistas chapa branca declarando-se principes da ética, metido em briguinhas de ego, a Colombia dá um bonito exemplo de seriedade em matéria jornalística.

  • 19 Andre Fucs // 15/February/2008 às 9:59

    Brancaleone

    Funciona assim:

    <b>Negrito</b>

  • 20 Andre Fucs // 15/February/2008 às 10:00

    Branceleone

    <i>Itálico</i>

  • 21 Darwinista // 15/February/2008 às 10:01

    Boa Andre, bem mais didático do que do meu jeito.

  • 22 Andre Fucs // 15/February/2008 às 10:01

    Brancaleone

    <u>Sublinhado</u>

  • 23 Andre Fucs // 15/February/2008 às 10:02

    Brancaleon

  • 24 Andre Fucs // 15/February/2008 às 10:03

    maldito sublinhado não está funcionado. :-\

    Será que o <s>Strike-through</s> funciona?

  • 25 confetti e o anel // 15/February/2008 às 10:04

    dr andré, me sublinha ai…(((

  • 26 Andre Fucs // 15/February/2008 às 10:05

    Darwinista,

    Sempre que você quiser usar < ou gt; use &lt e &gt

  • 27 Nhé! // 15/February/2008 às 10:06

    teste

  • 28 Andre Fucs // 15/February/2008 às 10:06

    opa corrigindo:

    faltou um &amp no >

  • 29 Darwinista // 15/February/2008 às 10:06

    Testando:

    &lt

  • 30 Darwinista // 15/February/2008 às 10:10

    &amp>

  • 31 Darwinista // 15/February/2008 às 10:10

    Cara, como eu sou burro pra essas coisas…

  • 32 HRP Mané Reloaded! // 15/February/2008 às 10:14

    Darwin voce se é biologo pode explicar porque é burro para umas e inteligente para outras!
    Certo?

  • 33 Darwinista // 15/February/2008 às 10:20

    Certo, HRP. Mas o fato de eu saber explicar não cancela minha lamentação a respeito… Aliás, só agrava… hehehe

  • 34 aiaiai // 15/February/2008 às 10:34

    Como é que vcs começam discutindo a questão colombiana e a imprensa e acabam falando sobre como fazer negrito, itálico e sublinhado????
    Francamente!
    Vamos parar por aqui e tomar um chopp que hoje é sexta-feira!!!!!

  • 35 surfando na jaca // 15/February/2008 às 10:37

    Já foi Tiempo em que se lia um Gabriel García Márquez na imprensa de Bogotá. Segui a indicação do grande intelectual bolivariano Joseph Mário e me deleitei com as entrevistas do Gabo. Dominava o métier. Vale à pena a leitura.

  • 36 HRP Mané Reloaded! // 15/February/2008 às 10:47

    Caro aiaiai!….nem começe….pare…..eu ainda tenho mais 07 horas fechado no laboratório, com essas duas malas que trabalham comigo falando desse por….de Sao Paulo e ainda por cima um ex -estágiario louvandoo Coringão!

    Aí é que vai dar para pensar em Cervejinha , chppinho e coisa e tal!
    ÊTA primeira semana do ano dificil de acabar!

  • 37 Jåµë§ ßønd™ // 15/February/2008 às 10:54

    -= Eu adoro falar sobre negrito, itálico e sublinhado, afinal, é meu ganha-pão.

  • 38 Darwinista // 15/February/2008 às 11:00

    James,

    Como assim, seu ganha-pão? Você ganha dinheiro sublinhando e negritando textos?

  • 39 Andre Fucs // 15/February/2008 às 11:17

    Darwinista

    Opa. To vendo qual o seu problema…

    > = &gt; - tem sempre que ter um ; no fim do código

  • 40 Jåµë§ ßønd™ // 15/February/2008 às 11:18

    -= Exato. Sou Designer de Interfaces… mas não use isso contra mim, é golpe baixo.

  • 41 Andre Fucs // 15/February/2008 às 11:24

    Como é que é? O Jåµë§ ßønd™ resolveu sair do armário e confessar que é o time do Josef Mario?

  • 42 Jåµë§ ßønd™ // 15/February/2008 às 11:28

    -= @ Andre Fucs:
    “Salve um artista antes que ele se torne um designer”

    – X –

    Já é tarde demais para mim, mas ajude quem puder.

  • 43 HRP Mané Reloaded! // 15/February/2008 às 11:39

    E por falar em jornalismo livre, como estão bons os artigos do L.Nassif sobre a Veja….literalmente a casa caiu!
    VEJA: Le e se engana ,só quem quer!

  • 44 Darwinista // 15/February/2008 às 11:40

    Pô James, pensa pelo lado positivo. Você podia ser designer de interiores. Aí sim era caso perdido…

    Testando:

    >

  • 45 Darwinista // 15/February/2008 às 11:41

    Aê André! Valeu a assessoria!

    > = >> = >> = >> = >> = >

  • 46 Jåµë§ ßønd™ // 15/February/2008 às 11:45

    -= haha… Darw… melhor nem dizer que eu aprendi um básico de Feng Shui nessas revistas de “Casa e Lazer” e correlatas…

    – X –

    Pode pegar mal para minha masculinidade.
    Fica entre nós.

  • 47 Darwinista dando uma de Chest // 15/February/2008 às 11:47

    Beleza James, não conto pra ninguém… Só pra Rachel, pra confetti, pra Nat e pra Nhé!…

  • 48 Darwinista // 15/February/2008 às 11:48

    ops, esquece o “dando uma de Chest”, isso era pra outro post…

  • 49 Jåµë§ ßønd™ // 15/February/2008 às 11:58

    -= Que egoísmo… tem mulher pra todo mundo… :-)

  • 50 Darwinista // 15/February/2008 às 12:04

    Ah, quanto a isso não se preocupe. Meu coração é da Eterna moradora. Se ela quiser, claro…
    :-)

  • 51 Maria Rita // 15/February/2008 às 12:09

    O jornalista do bandolim fez uma denuncia séria, pena que ele não é sério.

  • 52 Eterna moradora do luzente // 15/February/2008 às 12:46

    Melhor maneira não deveria.

    Nada mal se tal atitude, refletisse na Editora Abril…

  • 53 Linda // 15/February/2008 às 12:58

    É muito bom ver um jornal se posicionando de maneira ética. É lógico que todos têem a sua verdade, ninguém é 100% imparcial mas, é bom saber que tem alguém que queira chegar perto disto.
    E o exemplo vem da Colômbia, heim? Aquele preconceitozinho que as nações do norte sempre tiveram por nós do sul, se reproduzia e, ainda é assim, de nossa parte, para o resto da América Latina. Tb cansamos de ver filmes americanos depreciando não só o índio como o mexicano e, isto fica arraigado, se não nos policiarmos. Haja vista o famoso “cavalo paraguaio”.

    Vale a pena ler este link, último capítulo de Luis Nassif X Veja:
    http://luis.nassif.googlepages.com/odossi%C3%AAfalsificado.

    Ah, PD, é aquela história do jogo de futebol de festas, solteiros x casados. É difícil encontrar casados para completar um time, é preciso reforço de solteiros, geralmente menininhos de 12 a 17 anos, pois time de casados é de “peso”.
    Por isto vc ficou na velha guarda da imprensa e não como blogueiro jornalista. Encare isto como um elogio, jornalista adolescente e já participando de mesas adultas. rs

  • 54 Linda // 15/February/2008 às 13:01

    Êh, HRP, tb tô seguindo a novela Nassif X Veja. Bravo este Nassif.

  • 55 Pero Vaz de Caminha // 15/February/2008 às 13:16

    sinal de menor + i + sinal de maior + frase que você quer em itálico + sinal de menor + barra (/) + i + sinal de maior

    Pra negrito a mesma coisa, só troca o i pelo b.
    -/i+ itálico
    -i+italico-/i+

  • 56 rene // 15/February/2008 às 13:16

    Nassif é um grande bobalhão!

  • 57 Chesterton // 15/February/2008 às 13:16

    sublinhado

  • 58 Chesterton // 15/February/2008 às 13:17

    itálico

  • 59 Chesterton // 15/February/2008 às 13:17

    bold

  • 60 Obama // 15/February/2008 às 13:18

    Jornalismo é jornalismo é um só tanto aqui quanto na China, o que muda apenas são os meios pelos quais as mensagens são transmitidas cada um tem seu espaço: radio, internet, celular, jornal impresso, revista e tv. Se amanhã inventarem um óculos digital onde será permitindo disseminar informações as midias continuarão a se complementar isso é o que importante.
    Parabéns ao El Tiempo seus editores belissima sacada editorial.

  • 61 surfando na jaca // 15/February/2008 às 13:22

    A Maria Rita é que é séria e nem toca bandolim, mas possui o seriômetro auferido pela Veja.

  • 62 Pero Vaz de Caminha // 15/February/2008 às 13:29

    negrito
    itálico

  • 63 // 15/February/2008 às 13:39

    teste

  • 64 // 15/February/2008 às 13:39

    bold

  • 65 Rodrigo // 15/February/2008 às 13:40

    Oh yeah!

  • 66 Jåµë§ ßønd™ // 15/February/2008 às 13:53

    -= Nunca testei o sublinhado aqui, há caixas de texto que não o permitem… deixe-me ver:

    Na frase:

    “O Darwinista está querendo dar uns pegas na Eterna Moradora do Luzente”

    … quais palavras deveriam estar sublinhada?

  • 67 RW in Miami // 15/February/2008 às 13:53

    Voltando a falar do tema do post, o El Tiempo sempre teve uma tradicao de inovacao na Colombia. Eu mesmo ja utilizei o jornal como veiculo de anuncios que nao seriam aceitos em outras publicacoes por serem demasiados “novedosos” (como se diz em espanhol). Espero que continue assim.

  • 68 Jåµë§ ßønd™ // 15/February/2008 às 13:54

    -= Ops… foi o strike…. sorry.

  • 69 Darwinista // 15/February/2008 às 14:12

    Hahahahahahahahahahahahahahahahahaha

    Pô James, eu sou um cara de classe. “Dar uns pegas” não combina comigo.

    Eu quero levar pra jantar num bom restaurante, tomar um bom vinho juntos, dançar, sussurrar ao ouvido…

    E antes que o PD me dê bronca, vou voltar ao assunto. A última vez que eu me lembro de um jornal brasileiro fazer algo de impacto assim foi o editorial de capa da FSP contra o Collor, que alguém lembrou num post recente.

    Alguém aí lembra de outras coisas? Mas só vale jornal.

  • 70 Barba Negra // 15/February/2008 às 14:20

    Darwinista,
    Vou reproduzir meu comentário de ontem no Ryff:

    Que a nossa justa preocupação com a farra desse governo com os cartões corporativos não nos distraia da outra maracutaia monumental que está em curso, que é a compra da Brasil Telecom pela Oi/Telemar/Gamecorp. A modificação da lei, para que a maracutaia se concretize, já foi anunciada pelo Zé “Sai Já Daí” Dirceu, no seu artigo de ontem (anteontem) na FSP.

    Aliás, bem que poderíamos perguntar à FSP o que a leva a ceder tal espaço àquele que é tido e havido como o principal executivo da “Sofisticada organização Criminosa”. Não seria melhor que o jornalão usasse o seu espaço disponível para denunciar toda essa assombrosa criminalidade que está em curso no país, ao invés de cedê-lo a mentirosos compulsivos?

    E o editorial de primeira página dando um “Basta!” ao governo Lula, como foi feito com o governo do Collor - que, em comparação com o primeiro, não passava de um convento de frades franciscanos -, já está prestes a ser publicado?

  • 71 Darwinista // 15/February/2008 às 14:23

    Isso aí, Barba! Era você mesmo! Confundi Ryff com Doria. Isso que dá flanar (copyright Xico Sá) por aí em tantos blogs…

  • 72 Marcos Araújo // 15/February/2008 às 14:24

    Nao haverá soluçao. Tanto as FARC e o Uribe nao desejam soluçao alguma. Colombia é caso perdido, tal qual o Brasil dos larápios do cartao corporativo.

  • 73 Marcos Araújo // 15/February/2008 às 14:31

    Bom, e o quié mesmo que estamos esperando para impedir o Mulla, este notório mentiroso compulsivo e ladrao corporativo? Sua eficaz mulher, uma ladra chamada Marisa, já gastou 600 mil reais de nosso dinheiro com seu cartaozinho corporativo - em 3 anos! Quanto será daqui até o fim do mandato do maridao? Sem falar na Lurian, nas trapaças do Lulinha, do irmaozinho, dos seguranças, etc. tudo sobre o ôlho beneplácito do Lulao, o ladrao. Nao existe nada, absolutamente nada, que justifique tamanha escroqueria. É simplesmente indefensável, salvo pelos também escroques.

  • 74 Marcos Araújo // 15/February/2008 às 14:31

    IMPEACHMENT JÁ!

  • 75 Hugo Albuquerque // 15/February/2008 às 14:35

    testando , testando

  • 76 Hugo Albuquerque // 15/February/2008 às 14:45

    Agora sério, essa questão da imprensa em papel X imprensa digital é clara, num futuro nem tão distante a imprensa em papel vai rodar mesmo e vai ser, em primeiro plano, por questões tecnológicas.
    Isso claro, nos países de primeiro mundo, aqui em terras tupiniquins ela corre o sério risco de rodar mais rápido por conta da falta de credibilidade e qualidade do setor.
    Muita gente aqui como eu lê a Piauí, por que será? Simples, por conta da qualidade editorial da revista, algo rarissímo em jornais e revistas. Tais meios possuem um outro bom jornalista, mas vistos de um panorama geral, nossa mídia impressa precisa melhorar muito senão seu final será adiantado.

  • 77 confetti e o anel // 15/February/2008 às 15:14

    hugo, descobri a revista piaui ( pax nao para de elogiar ) e adorei ! li da primeira à ultima pagina, sem parar ! ))) otima redaçao, temas originais, fotos “alternativas”, etc…
    quase nao leio imprensa brasileira, so a folha e revista trip….a piaui me seduziu !

  • 78 confetti e o anel // 15/February/2008 às 15:15

    marcos araujo, mineiro como dr miranda…ainda esta ai ?

  • 79 Marcos Araújo // 15/February/2008 às 15:20

    Confetti, doçura, quié isso beldade (será?) ? Estou plenamente por aqui, sempre sonhando em praticar meu francês com você.

    Dr. Miranda??? Que bicho é este?

  • 80 confetti e o anel // 15/February/2008 às 15:33

    marcos, gros calins ! tu m’as manqué….))

    dr mirandà c’est un voisin à moi qui frequente aussi ce vice…il est très sympat et vient de rentrer des vacances à belzonte…tu le rencontreras par ici un de ces quatre…

  • 81 Nhé! // 15/February/2008 às 15:55

    O problema da piaui é o tamanho dela que é fora de padrão e é um saco tentar guarda-la. Por isso jogo tudo fora.

  • 82 RW in Miami // 15/February/2008 às 15:58

    Concordo com a Nhe’… o tamanho faz com que eu deixe ela meio de lado… e alem disso, nem todos os artigos estao disponiveis no site ! Sacanagem !!!!! Bem que pelo menos eles poderiam liberar as edicoes antigas…. Sacume’, pra expatriados como eu, a Confetti, Andre’, Zictor e outros, conseguir a Piaui em papel e’ meio complicado…

  • 83 Marcos Araújo // 15/February/2008 às 16:07

    Confetti: Rencontrer le dr. Miranda?!? Mais que non…

    Je préfère te rencontrer à toi, sans le dr. Miranda - d’accord? :o)) Que nada, brincadeira, o Miranda será bemvindo, se for gente boa - é lógico.

    Brincadeiras à parte, surpreso fico em saber que você tem um vizinho brasileiro, por cima mineiro e dotô. Se mineiro é, boa gente será :o))

    Franches et bonnes accolades,

    Caramujo

  • 84 Nhé! // 15/February/2008 às 16:07

    Vamos combinar RW, que quando eu tiver uma piaui, eu mando para vc assim que terminar de ler (o que leva alguns meses)

  • 85 confetti e o anel // 15/February/2008 às 16:11

    rw, comprei varias no riodeja , vale a pena ! ainda nao tive tempo de ver se é possivel assinar de abroad

  • 86 RW in Miami // 15/February/2008 às 17:14

    Confetti,

    cada vez que eu vou ao Brasil eu compro a Piaui - e sempre que vem alguem me visitar eu peco a revista (junto com sabonete Phebo…).

    Nhe’, depois eu te mando o endereco para correspondencia ! ;-)

  • 87 confetti e o anel // 15/February/2008 às 17:33

    rw, tbm curto aquele sabonete lindo, negro e escrito BRASIL ! faz parte de meus hits brasileiros, com aquela lata de doce “marron glacé”, feito com batatas doce , rapadura, paçoquita, gelatina ( aqui é praticamente impossivel achar) e outras tranqueiras sem valor, que adoro !

  • 88 confetti e o anel // 15/February/2008 às 17:33

    putz, que off ! desculpe pd

  • 89 Hugo Albuquerque // 15/February/2008 às 18:53

    Olá pessoal.
    Comecei a debater e tive de sair pra resolver alguns probleminhas.
    Voltando ao tema agora, tudo bem que gosto não se discute, mas eu já acho que o formato e o projeto gráfico da Piauí é um dos pontos que tornam a revista mais interessante.
    O formato grande valoriza as capas e chama a atenção. é mais ou menos aquela coisa que tornava as capas dos LP´s mais interessantes que as dos CD´s (engraçado, ambos agora estão ultrapassados!).
    Aquela foto da guarda de honra dos fuzileiros ficou espetacular, em um formato reduzido não chamaria a atenção, por exemplo.

  • 90 Hugo Albuquerque // 15/February/2008 às 18:54

    Só por vias das dúvidas, considerei como “tema” as inovações em mídias impressas.

  • 91 Rodrigo // 15/February/2008 às 19:31

    Pedro, será que esta é mesmo a capa que circulou no El Tiempo naquele dia? Note que no alto há uma tarja que diz “publicidad”. Se for um anúncio do jornal, não deixa de ser interessante, mas é menos ousado do que se fosse a capa pendurada nas bancas ou deixada no capacho dos assinantes…

  • 92 ioio // 15/February/2008 às 22:36

    Marcus Araújo é assim mesmo ou faz parte dos inocentes e decepcionados? Assessórios as vezes ajudam…e com tempo, as vezes, chega-se ao fundamental…longa vida a ele!!!

  • 93 Epicuro // 15/February/2008 às 23:55

    Vende-se notícias, baratinho: falar com o mascate.

  • 94 confetti // 16/February/2008 às 4:53

    epicuro )))

  • 95 Firewall « The New Market Machines // 17/February/2008 às 8:27

    [...] also has an interesting note on the “old and new” journalism at Colombia’s El Tiempo that I will try to find time to read later. Jeremy Boob: “So little time, so much to [...]

  • 96 Edney Souza // 17/February/2008 às 20:54

    É Pedro, também estou cansado desses debates velha x nova mídia, escrevi um pouco a respeito pra ver o que os blogueiros tem na manga: http://www.interney.net/?p=9761727

  • 97 andrea // 18/February/2008 às 14:46

    essa capa tem tudo a ver com 0 jornalismo da colômbia que está de costas para a população há muito tempo…

  • 98 Esgravatar » Blog Archive » Não negue à partida um engajamento que desconhece // 19/February/2008 às 19:41

    [...] O post do Pedro Doria de onde tirei a capa explica tudo. [...]

Seu comentário