E o que pensa o futuro presidente dos EUA a respeito de Brasil e América Latina? Os trechos foram pescados dos artigos que fizeram publicar na prestigiosa Foreign Affairs, revista do Conselho de Relações Exteriores.
Tanto McCain quanto Obama endereçam frontalmente – e favoravelmente – uma questão cara ao Itamaraty, que é poder no Conselho de Segurança da ONU ou algo semelhante. Quando se referem ao Brasil, não é no contexto ‘América Latina’ – é no contexto poder mundial. Hillary é vaga – e cita o país como estratégico apenas regionalmente.
John Kennedy descrevia os povos da América Latina como ‘nossos amigos mais firmes e antigos, unidos a nós pela história e experiência e pelo objetivo de levar à frente a civilização americana’. Os países do continente são nossos parceiros naturais mas a desatenção dos EUA danificou esta relação. Precisamos melhorar a relação com o México para controlar a imigração ilegal e enfrentar os cartéis de drogas. Outro cuja relação precisa atenção é o Brasil, parceiro cuja liderança perante as forças de paz da ONU no Haiti serve de modelo para o cuidado com a segurança regional. Meu governo vai dar a estas e outras grandes nações da América Latina uma voz forte da Liga das Democracias – uma voz que lhes é negada no Conselho de Segurança da ONU.
Precisamos trabalhar juntos para enfrentar a propaganda de demagogos que ameaçam a segurança e a prosperidade das Américas. Hugo Chávez desmontou a democracia venezuelana ao diminuir a importância do parlamento, do judiciário, da imprensa, dos sindicatos livres e das empresas privadas. Seu regime está comprando equipamento militar avançado. Ele deseja construir um eixo global anti-EUA. Meu governo vai se dedicar a marginalizar tais influências nefastas. Também vai se preparar imediatamente para a transição de Cuba para a democracia ao desenvolver um plano em conjunto com parceiros da região e da Europa engajados num regime pós-Fidel. Queremos mudanças rápidas naquele país que sofre há tanto tempo. Precisamos investir na passagem criada pelo CAFTA – Acordo Centro-Americano de Livre Comércio – ratificando outros acordos de comércio já negociados com Colômbia, Panamá e Peru com o objetivo de completar o processo da ALCA – Área de Livre Comércio das Américas.
Precisamos da colaboração das grandes nações para lidar com as grandes questões globais – e isto inclui os poderes emergentes como Brasil, Índia, Nigéria e África do Sul. Precisamos que eles tenham mecanismos para ajudar na manutenção da ordem internacional. Para que isto aconteça, a Organização das Nações Unidas precisa ser reformada. A gerência da Secretaria Geral da ONU é fraca. As operações das tropas de paz vão muito além de sua capacidade real de ação. O novo Conselho de Direitos Humanos da ONU passou oito resoluções condenando Israel – mas nenhuma condenando o genocídio em Darfur ou os abusos dos direitos humanos no Zimbabwe. Nenhum destes problemas será resolvido se os EUA não voltarem a se dedicar à ONU e a sua missão.
Na América Latina, do México à Argentina, falhamos ao enfrentar as questões da imigração, igualdade e crescimento econômico.
Impondo um risco a nós, o governo Bush foi negligente com nossos vizinhos ao sul. Presenciamos, em parte da América Latina, ao surgimento de obstáculos para o desenvolvimento de democracias e abertura econômica. Devemos tornar a uma política de negociação, questão por demais crítica para que os EUA assistam a tudo impassíveis. Devemos dar apoio às maiores democracias regionais, Brasil e México, e aprofundar nossa relação econômica e estratégica com Argentina e Chile. Precisamos continuar a cooperar com nossos aliados na Colômbia, na América Central e no Caribe para combater as ameaças interconectadas do tráfico de drogas, crimes e insurgências. Por fim, devemos trabalhar com nossos aliados para prover programas de desenvolvimento sustentado e criar oportunidades econômicas que reduzam desigualdade entre os cidadãos da América Latina.



122 Comentários até agora ↓
1 thiago // 12/February/2008 às 1:19
Opa, primeirão.
Olha, acho que todos só se estão usando da retórica. o Continente continuará (salvo em setores caros ao império) relegado a sétimo plano. O que não é, necessariamente, ruim para gente…
2 Andre Fucs // 12/February/2008 às 1:30
caramba! não é que FHC conseguiu colocar o Brasil de volta ao mapa dos poderes regionais? :-)
3 RW in Miami // 12/February/2008 às 1:37
Interessante que o McCain e’ a favor dos tratados de livre-comercio - os mesmos que estao empacados no Congresso americano… ;-)
4 Mr X // 12/February/2008 às 1:52
a Organização das Nações Unidas precisa ser reformada. A gerência da Secretaria Geral da ONU é fraca. As operações das tropas de paz vão muito além de sua capacidade real de ação. O novo Conselho de Direitos Humanos da ONU passou oito resoluções condenando Israel – mas nenhuma condenando o genocídio em Darfur ou os abusos dos direitos humanos no Zimbabwe
Poxa, o Obama falando isso? Me surpreende. Claro que, como diz acima, a solução fajuta que ele aponta é aumentar, e não diminuir, os poderes da ONU.
5 Dexter // 12/February/2008 às 2:17
Quem gosta de Van Halen?
Uma pérola que só a web oferece:
http://www.youtube.com/watch?v=nlgE5TKXWsA
O vocal track da música Runnin’ with the Devil, voz do tio David, sem ecos, ProTools (o Photoshop da música) ou outra coisa.
David Lee Roth tinha 23 anos quando gravou, em 78.
6 Andre Fucs // 12/February/2008 às 2:18
Mr X,
Aquela outra solução - passar o rodo em geral - não deu muito certo… vide Iraque, Coréia do Norte…
7 Andre Fucs // 12/February/2008 às 2:22
isso sem falar no Irã!
8 aiaiai // 12/February/2008 às 5:28
É…a melhor opção é D: nenhuma das opções acima! Eu não esperava outra coisa mesmo.
9 Darwinista // 12/February/2008 às 7:40
Precisamos trabalhar juntos para enfrentar a propaganda de demagogos que ameaçam a segurança e a prosperidade das Américas. Hugo Chávez desmontou a democracia venezuelana ao diminuir a importância do parlamento, do judiciário, da imprensa, dos sindicatos livres e das empresas privadas. Seu regime está comprando equipamento militar avançado. Ele deseja construir um eixo global anti-EUA. Meu governo vai se dedicar a marginalizar tais influências nefastas.
Tem gente por aqui que vai ler esse trecho como se fosse conto erótico e vai ter orgasmos…
10 Ricardo Cabral // 12/February/2008 às 8:24
Mr. X, depois de acabar com a ONU de que vc fala tão mal, qual seria a medida seguinte?
Em tempo: concordo que a ONU tenha muitíssimos defeitos, mas continuo achando pior sem ela…
11 Antonio M // 12/February/2008 às 8:32
Mesmo que seja retórica, o discurso de Maccain foi mais interessante, objetivo e abrangente. MAs o que falta também é gente competente e interessada do nosso lado (Itamaraty) para trabalhar de modo que as coisas possam acontecer, “cobrar” os EUA. Sempre tenho a sensação de nossos embaixadores ao invés de trabalhar pelos interesses do país, estão mais preocupados com os seus próprios e as viagens e “festinhas” nas embaixadas patrocinadas por eles ou melhor, por nós. Um exemplo do descaso com nossa diplomacia foi a nomeação de Itamar Franco como embaixador na Itália (ele nem é bilíngue e o cargo era muita areia para o caminhãozinho dele!!!!) e do episódio da Petrobrás/Evo Morales.
E é verdade que sempre vai ter gente adorando ir ao aeroporto segurar placas com “Yanke go home !!!!”. Mas que não deixa de beber coca-cola por nada nesse mundo…..
12 nada será como antes // 12/February/2008 às 9:02
McCain : “Hugo Chávez desmontou a democracia venezuelana ao diminuir a importância do parlamento, do judiciário, da imprensa, dos sindicatos livres e das empresas privadas.”
Um certo senhor Bush, por coincidência colega de partido do senhor McCain, costuma passar com trator de esteira sobre o Congresso de seu próprio país e os de outros, quando convém.
Esse mesmo senhor também costuma destruir as mais elementares normas de Direito, “legalizando” torturas, prisões sem mandado e intervenções ilegais em escala planetária. Deve ser para prestigiar o judiciário.
Esse mesmo colega partidário do senhor McCain costuma munir a obediente imprensa com dados falsos, certamente para fortalecê-la.
A terra de Marlboro , pátria do sincalismo pelego, não tem nada a ensinar a respeito de sindicatos livres.
Empresas privadas ? Com esse nome atendem aquelas que produzem armas, exploram petróleo, exercem atividades de recrutamento de mercenários e têm, como acionistas e executivos, a família bush e um tal de cheney.
13 Alba // 12/February/2008 às 9:04
Obrigada, PD,
Finalmente algo nesta eleição que toca o Brasil, ufa!
Em princípio, também acho que a coisa toda não passa de retórica, embora a posição de McCain sofra oposição não só lá, mas aqui também e com muito mais razões, acrescento.
Quanto à cadeira permanente no Conselho de Segurança, depois de tudo que a administração Bush fez para desmoralizar a ação da ONU, pode até ser uma boa coisa, embora eu não esteja muito certa sobre essa questão.
De toda forma, melhor com a ONU do que sem ela.
A postura da Dona Clinton é que parece a mais condescendente de todas…
14 Laila // 12/February/2008 às 9:08
Bom dia Josep Mario!
15 Antonio M // 12/February/2008 às 9:09
“…A terra de Marlboro , pátria do sincalismo pelego, não tem nada a ensinar a respeito de sindicatos livres….”
Hmmm….Foram os EUA que criaram o imposto sindical?
16 Alba // 12/February/2008 às 9:10
Nada,
Você está certissimo! :)
17 nada será como antes // 12/February/2008 às 9:16
Alba,
Obrigado. Estamos juntos nessa.
18 nada será como antes // 12/February/2008 às 9:18
Antonio M,
O imposto sindical não é fator determinante do sindicalismo pelego.
19 Antonio M // 12/February/2008 às 9:24
NSCA imagina. Nas últimas festas de 1º maio todas as centrais reunidas e nenhuma linha, nenhum discurso contra o governo. E ano passado o governo abre mão de mais 50% do que arrecada para repassar às confederações. Se isso não é determinante as centrais e paratidos como o governista PDT de Carlos Luppi não teriam ido até na televisão para defender essa tunga.
E isso porque Lula quando era sindicalista foi a favor da extinção do imposto mas no governo sabe como é. Metamorfoseou-se…..
20 Marcio Pimenta // 12/February/2008 às 9:30
Estou um pouco surpreso, McCain foi mais profundo na questão e Obama extremamente vago. É claro que não podemos tirar maiores conclusões em 3 textos muito curtos.
Mas a América Latina tem perdido espaço político mundial e isto pode ser um fator para a pouca atenção dos candidatos.
21 nada será como antes // 12/February/2008 às 9:35
Antonio M,
O que quer dizer “NSCA imagina” ?
É uma afirmação ?
É um convite à imaginação ?
____
O imposto sindical foi criado há mais de 50 anos e o histórico sindical do país não é de peleguismo homogêneo.
As lutas para acriação da CUT, a partir da Conclat, ocorreu em plena ditadura, sob repressão e punições. As greves no ABC, na década de 70, foram expressões de enfrentamento.
Submissão sindical, no período recente, foi exemplificada pela Força Sindical, que não representa mais que a terça parte dos trabalhadores.
22 Mr X // 12/February/2008 às 9:36
“Sindicatos livres” na América Latina (Brasil, Argentina, Venezuela) = milícias a soldo do Estado.
Uma ONU maior resultará apenas em, não 8, mas 800 condenações contra Israel e nenhuma contra Zimbabwe, Sudão, Cuba, etc.
23 Antonio M // 12/February/2008 às 9:37
E a crítica a Maccain e Bush como “colegas partidários” é coisa de quem nem leu artigos publicados neste mesmo blog. A regra geral é mais ou menos “quem apoia Bush não gosta de Maccain” vide a resistência que há na própira ala mais conservadora do próprio partido, que reluta em apoiá-lo.
Mas os mesmos que fazem essa crítica não se incomodam com o fato de “Berzoinis” da vida serem reeleitos “automaticamente” para a presideência de um partido quantas vezes quiserem e que tem em seus quadros o presidente da república e como colega partidário José Dirceu, Genoíno, Delúbio, Palloci ,Zeca do PT e etc. mas, nenhum desses parece se lembrar disso no momento…..
24 nada será como antes // 12/February/2008 às 9:37
Conclat, ocorreu = Conclat, ocorreram
25 Darwinista // 12/February/2008 às 9:39
Mas a América Latina tem perdido espaço político mundial e isto pode ser um fator para a pouca atenção dos candidatos.
Desculpe Marcio, mas não posso concordar. O Brasil faz parte do Bric, a Rodada de Doha continua travada em parte por conta da ação dos países latino-americanos e tem toda a questão dos sequestrados pelas Farcs que mobilizam países como a França. Só pra citar três situações, e olha que nem falei no aquecimento global (ops, esqueci que isso não existe).
26 Mr X // 12/February/2008 às 9:40
Não adianta, socialistas são burros, e eu não me importaria com eles se não quisessem impor suas idéias de jerico em cima de todos nós.
Vejam a m… que está a Venezuela agora, sem alimentos nos supermercados, com o povo dividido, Chavez envolvido em tráfico de drogas com as FARC e ameaçando ridiculamente “parar de vender petróleo aos EUA”, isto é, seu maior cliente, maior tiro no pé não é possível. Chaves vai cair logo, e que resta? Só a desolação de ter que corrigir todas as suas burradas.
27 nada será como antes // 12/February/2008 às 9:42
Antonio M,
E, por acaso, aqueles dois senhores não são do mesmo partido ?
28 Antonio M // 12/February/2008 às 9:43
NSCA entedeu o imagina pois eu falasse ‘realiza’ nem teria dado atenção nénão ?!
Jair Meneghelli era da Cut e hoje é predisente do Conselho de administração do SESI ou seja, UM dos que agora estão trabalhando (mesmo que aposentados pelo Bolsa ]-Ditadura) com os patrões porcos capitalistas que combatia. E apenas UM exemplo de peleguismo….
29 Dom Casmurro Patriarca // 12/February/2008 às 9:44
Não me pareceu que o McCain seja muito diferente do Bush - os programas são muitíssimos parecidos.
Já todos os democratas têm programas semelhantes para a América Latina.
Quanto a essa história que republicanos são menos protecionistas e democratas mais protecionistas é pura balela- Os Estados Unidos só comprarão aquilo que for bom e barato para eles e que não tenha a mínima chance de ser produzido por lá.
O Brasil tem mesmo é que diversificar mercados e, até mesmo, ocupar as brechas deixadas pela recessão norte-americana.
Em tudo os candidatos democratas são menos maléficos.
30 nada será como antes // 12/February/2008 às 9:44
Darwinista (25),
Corretíssimo.
31 nada será como antes // 12/February/2008 às 9:49
Antonio M (28),
Qual a origem de sua escrita ? Hitita ?
A composição do conselho do Sesi e entidades congêneres é semi-paritária. Daí a presença de Menegheli ou de outros confiáveis.
Queria quem no lugar dele ? Antonio Ermírio ?
32 Dom Casmurro Patriarca // 12/February/2008 às 9:57
“Que triste espetáculo, em numerosos lugares, ver como viviam esses trabalhadores. Em geral, suas culturas, reduziam-se a alqueires, alguns cereais de longas hastes e campos de capim na maior parte das vezes miseráveis! As criações não podiam ser de outro modo: uma vaca, duas no máximo, quase sempre magérrimas, um porco, raramente dois, e algumas galinhas. A alimentação dos animais era de má qualidade, razão porque não se desenvolviam nunca.”
Ei aí a descrição que Henrik Pontoppidan, um dinarmarquês, faz da Dinamarca já quase entrando no século XX.
E a política de centro-esquerda, da qual Pontoppidan foi um membro ativo, fez a Dinamarca de hoje.
Só burros não vêem os benefícios e os frutos da política de centro-esquerda.
33 Mr X // 12/February/2008 às 9:59
Vamos combinar, seja Obama, Hillary ou McCain, a América Latina continuará seguindo políticas equivocadas e idiotas, e os EUA não poderão fazer muito para nos ajudar ou prejudicar. Suponho que uma vantagem da eleição de Obama seria que os histéricos gritos anti-americanos diminuiriam um pouco de volume.
34 Antonio M // 12/February/2008 às 10:02
“…Menegheli ou de outros confiáveis….”
Se ele é confiável, então que venha o pelguismo !!
“…Só burros não vêem os benefícios e os frutos da política de centro-esquerda. …”
Só os burros não conseguem identificar os maniqueístas…..
35 nada será como antes // 12/February/2008 às 10:05
Antonio M,
Sua idéia acerca do sindicalismo pelego não é identificável.
Falta noção.
36 Antonio M // 12/February/2008 às 10:06
“…não vêem os benefícios e os frutos da política de centro-esquerda. …’
E por quê não seria melhor com os frutos da esquerda, sem centro ?!?!?!?
E por quê toda vez que algum país alcança certo grau de desenvolvimento social, confundem isso como ora do socialismo, mesmo que seja numa monarquia?!?!?!?
37 Antonio M // 12/February/2008 às 10:08
Não NSCA você que tem de deixar sua visão ideológica e de proteção aos dogmas esquerdistas para entender o que eu quis dizer…..
38 nada será como antes // 12/February/2008 às 10:10
Antonio M,
A monarquia dinamarquesa é apenas formal, semelhante à inglesa.
Socialismo é modo de produção. Não confundir com regime de governo, que na Dinamarca é parlamentarista.
Será que é possível entender ?
39 Mr X // 12/February/2008 às 10:11
DCP,
Não falei de centro-esquerda, mas de socialismo. Acho que é bom ter alternância de poder, e até partidos de esquerda para propor suas, hã, idéias.
Sobre a Dinamarca, eu jamais criticaria um país que nos deu o Lego e a cerveja Carlsberg, bem como os cartuns anti-Maomé. ;-) Mas leia este artigo aqui:
http://www.mises.org/story/1274
40 Antonio M // 12/February/2008 às 10:14
Socialismo é apenas definição para modo de produção?!?! Isso que é formalidade. ….
41 nada será como antes // 12/February/2008 às 10:16
Antonio M (37),
Escrever “visão ideológica” é mera redundância.
E não existem “dogmas esquerdistas”.
“Esquerdismo” é exacerbação infantil da postura de esquerda.
Não confunda , jamais, um militante de esquerda com um esquerdista.
42 Antonio M // 12/February/2008 às 10:22
E não existem “dogmas esquerdistas”.
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs!!!!!
43 Antonio M // 12/February/2008 às 10:24
E pode ter certeza que eu riria do mesmo jeito se disessem ‘Não existem “dogmas direitistas” ‘.
rsrsrsrsrsrsrsrsrrs!!!!!
44 nada será como antes // 12/February/2008 às 10:27
Antonio M (40),
??? Formalidade ???
Você precisa de boas leituras. Demora um pouco, mas garanto resultados palpáveis.
45 nada será como antes // 12/February/2008 às 10:28
Escárnio é tática de petulantes.
46 Linda // 12/February/2008 às 10:29
nsca # 12, perfeito!
am # 28, vai ser incoerente assim lá na China…hehehe! Imaginem am na China! kkkkkk
Vc vive acusando os petistas de promoverem a briga de classes, agora os critica quando, na sua opinião, estão em situação oposta??!!
47 Antonio M // 12/February/2008 às 10:30
“A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê de mais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar.
Albert Einstein
Claro que não é preciso concordar com tudo que Einstein disse mas nesse caso NSCA, pode deixar que eu já li bastante viu ?!?!?
48 nada será como antes // 12/February/2008 às 10:31
Linda,
Obrigado pela gentileza.
49 Dom Casmurro Patriarca // 12/February/2008 às 10:33
Eu definiria as coisas assim:
Direita pura - Friedmann, total liberdades aos empreendedores (era isso mesmo que ele defendia, inclusive quanto ao tratamento aos trabalhadores, salários etc).
Esquerda pura - total planejamento dos meios de produção.
Ambas já se revelaram insustentáveis.
Alguns países tendem mais para o centro-esquerda outros centro-direita.
“Pureza” mesmo não existe em lugar nenhum.
Mas a melhor qualidade vida está nos países de centro-esquerda.
50 nada será como antes // 12/February/2008 às 10:33
Antonio M (47),
O contexto de Einstein é outro e dirigido aos alfabetizados.
Obviamente não é o seu caso.
51 Brancaleone // 12/February/2008 às 10:34
Eu me divirto com a esquerda.
Tem esquerda, centro esquerda, esquerda ma non troppo, esquerda perto da porta, esquerda à direita, a esquerda do PT ( que sei lá se é esquerda) e a a esquerda bolivarista ( estado terminal da perversão esquerdista) e por aí vai. Tem esquerda prá tudo quanto é gosto, para qualquer tipo de desvio de personalidade. Qualquer perversão encontra um lugarzinho em algumas das muitas esquerdas.
Todos só tem uma coisa em comum: Uma inveja desgraçada dos da direita e querem por que querem tomar o patrimônio e o capital dêles.
Criticam os EUA sempre, toda a vida e por qualquer motivo. Acredito que se amanhã os EUA recolhessem todas as suas tropas espalhadas pelo mundo e entregassem todas as suas empresas aos governos dos países onde estão instaladas ( o sonho da maioria dos pervertidos bolivaristas ), a turma da esquerda reclamaria. De fato, se os EUA fizessem isso, boa parte do mundo entraria em colapso. Que é ruim com os EUA todos sabem, mas seria pior, muito pior sem eles. Claro, tem gente que acredita que o Brasil sobrevive à quebra do mercado americano, mas são casos de patologia mental ainda sem possibilidade de cura e portanto são opiniões que nem merecem ser discutidas.
Dos candidatos à Casa Branca, MacCain parece o melhor. Ele sabe que gentinha como Cháves e Evo precisam ser erradicados. Estes caudilhos gerados pela democracia estúpida causam mais mal que bem ao continente e no fundo, esta espécie de gente quer mesmo é ser uma versão hispânica de Bush.
Obama ( êta nome feio!!) diz o que o povo quer ouvir e mais nada. Um Collor moreno e falando inglês, nada mais. Com certeza para ele a capital do Brasil é Buenos Aires…
Hillary? Esta então nem se fala. Duvido que consiga localizar o Brasil no globo terrestre. Tipo de gente que se vier nos visitar vai trazer litros e litros de água mineral americana e alem de tudo é uma corna assumidaça, daquelas que pela carreira política vende a mãe e dá o filho de trôco…
52 Antonio M // 12/February/2008 às 10:35
Que dizer que os petistas estão em “situação oposta” e na minha opinião ?!?!?
Cuidado com o quê tem lido Linda … Eles estão “do mesmo lado” faz tempo …..
53 nada será como antes // 12/February/2008 às 10:43
Comandante Brancaleone (51),
“perversão esquerdista”
“patologia mental”
“Chávez e Evo precisam ser erradicados”
A utilização dessa terminologia hospitalar recebeu, de um certo filósofo, o nome de “medicalização” da sociedade.
Resta saber que termo pode designar os usuários de tal prática. E que tipo de tratamento devem receber.
54 Antonio M // 12/February/2008 às 10:44
“…Escárnio é tática de petulantes…”
Hmmmm…..parecem a igreja de “O Nome da Rosa”. Que coisa de vangurada, moderna……
55 Mr X // 12/February/2008 às 10:46
Boa a frase do Einstein. Tendo a concordar. Ler é ótimo e sempre se aprende. Mas a leitura em si não torna ninguém mais inteligente, e há leituras que são francamente nocivas. Vejam o caso do Nada, condenado pelo excesso de leituras equivocadas a uma falta de humor francamente perturbadora. Além disso, há intelectuais que mascaram a própria falta de idéias com citações e palavreado inútil, e, como dizia Orwell, “certas coisas são tão estúpidas que só poderiam ser ditas por um intelectual.”
Quer dizer, a vida é tão curta, quem, fora acadêmicos, deveria perder seu tempo lendo Marx, Chomsky, Foucault, Derrida, Lacan, etc, e todos esses enroladores defenestrados pela realidade? Isso sem falar nos que lêem e não entendem, ou lêem só pra aparecer.
Por outro lado, o semi-analfabetismo de um Lula ou Chávez tampouco deve ser promovido. Eu diria: leia, leia muito, mas não esqueça de pensar também.
No mais, o mundo é belo porque é variado.
E gosto da Dinamarca. Um dia talvez visite.
56 nada será como antes // 12/February/2008 às 10:49
Nossa , que provocação !
Saiba que a obra de Umberto Eco é para leitores atentos e alfabetizados.
Sem esses requisitos, o proveito é apenas formal.
57 Brancaleone // 12/February/2008 às 10:50
Nada Será como Antes:
Obrigado pelo ” Comandante”.
Já a terminologia médica atende aos requisitos da esquerda quando assegura que a sociedade capitalista esta “doente”.
Eu ousaria afirmar que se a esquerda é uma doença, eu faço parte da cura (Stallone Cobra tambem é cultura…)
58 nada será como antes // 12/February/2008 às 10:52
A apologia da ignorância ganha reforços !
59 Antonio M // 12/February/2008 às 10:56
“…Escárnio é tática de petulantes…”
Deve ser por isso que Brejniev e vários papas raramente eram vistos sorrindo….
60 nada será como antes // 12/February/2008 às 10:56
Comandante Brancaleone,
Não precisa agradecer. Quem usa esse nick obviamente exige reconhecimento.
Quando alguém da esquerda utiliza o termo “doente”, o faz em sentido irônico.
Stallone é, realmente, paradigma de cultura.
61 Antonio M // 12/February/2008 às 10:57
“…Saiba que a obra de Umberto Eco é para leitores atentos e alfabetizados…”
Bem, que eu saiba leitura SEMPRE foi feita por e para alfabetizados…..
62 Antonio M // 12/February/2008 às 10:59
E quanto a definição de esquerda e direita, foi Lula que “reformulou” o conceito de que até os 20 anos de idade ser socialista ou o “inverso” é uma coisa normal e passando disso é um problema mental…….
63 Jåµë§ ßønd™ // 12/February/2008 às 11:02
-= Acho que no discurso de McCain, a frase-chave está aqui:
“Meu governo vai se dedicar a marginalizar tais influências nefastas.”
– X –
Todo mundo sabe o que isso quer dizer, não é mesmo?
64 nada será como antes // 12/February/2008 às 11:03
Antonio M (61),
Quando me refiro a alfabetizados aponto os aptos a ler, escrever e, principalmente, entender.
Pelo teor de seus textos, fica evidente seu déficit.
A obra de Eco, para manter o exemplo, exige leitura e análise semiológica. Sem esse requisito, a leitura de suas obras é meramente formal.
65 Linda // 12/February/2008 às 11:03
Eu não sei qual o candidato a presidente seria melhor para os EUA. No entanto, se McCain conseguir colocar suas idéias em prática, seria o mais pernicioso para o Brasil. A menos perniciosa seria a sra. Hillary e o Obama, bem, este tem muitas opiniões e prática e autoridade? Se Obama vencer, quem estará no comando?
No cômputo geral, todos os três esperam que o Brasil ou a América Latina vão fazer o que eles mandam, o que decidem. São tão centrados em seus umbigos que pensam que o que é bom para eles, é bom para nós.
Imaginem, McCain quer apenas nos estumar para sairmos mordendo, ao seu comando. Obama é o “ingênuo” e a Hillary tem um discurso lindo. A realidade é que é feia.
1) Para quê interferir em uma titica que é Cuba? Deixem os cubanos decidirem.
2) O mesmo serve para a Venezuela. Pq não podem os próprios venezuelanos acertar o que julgam ter que acertar? A Venezuela foi um ou senão o único país na América do Sul a não aderir ao golpe militar. Julgo-os maduros para decidirem e caminharem por conta própria.
3) A Colômbia é um caso mais delicado. Afinal de contas, julgamo-os exportadores de coca, prejudicando nossos países. Acho a política estadunidense para a Colômbia parecida com a que usam para Israel: apóiam o poder central e, com isto, impedem que as partes entrem em entendimento. Apostam no aniquilamento do adversário e não em diálogo. Molham com gasolina e depois ficam oferecendo fósforos.
4) A Bolívia é uma democracia em ascenção (kd as pedras?). Deixem resolver sozinhos.
66 Antonio M // 12/February/2008 às 11:05
James, o que siginifica é fácil. O problema é como e quando ele vai fazer…
67 Linda // 12/February/2008 às 11:06
# 52 Perfeito, am. Estão em situação oposta ao que estavam antes, em sua opinião.
68 Antonio M // 12/February/2008 às 11:06
“…a alfabetizados aponto os aptos a ler, escrever e, principalmente, entender. Pelo teor de seus textos, fica evidente seu déficit. …”
Tem toda razão Nada. E dese jeito aqui no Brasil NUNCA serei presidente da República …..
69 Mr X // 12/February/2008 às 11:07
Uma coisa que acho engraçada: o Nada aqui vem falar em “alfabetizados” e sugerir “leituras”, mas os líderes que o vejo apoiar (Lula, Evo, Chávez) são todos uns ignorantes que não leram nem O Pequeno Príncipe e teriam dificuldade em entender Agatha Christie ou até Paulo Coelho! Apologia da leitura, tudo bem, mas vamos fazê-la às pessoas certas.
70 Antonio M // 12/February/2008 às 11:10
MRX, para os líderes que citou, basta o livrinho vermelho do Mao ….
71 Mr X // 12/February/2008 às 11:11
Linda,
Vc falou tantas bobagens aí que nem sei por onde começar. Sugiro que visite a Venezuela, Bolívia e Cuba, certas coisas só vendo.
72 Dom Casmurro Patriarca // 12/February/2008 às 11:11
Brancaleone 51,
muitos ouvem as sinfonias de Beethoven e só ouvem “barulhos” que se elevam se reduzem.
73 Antonio M // 12/February/2008 às 11:13
Mas temos que reconhecer no povo venezuelano alguma coisa realmente concreta e madura. O NÃO para o Chaves no referendo…..
74 Dom Casmurro Patriarca // 12/February/2008 às 11:15
Clinton deixou os Estados Unidos em ótima situação econômica e com excelente imagem perante o mundo.
Bush deixará os Estados Unidos em péssima situação econômica e pavorosa imagem perante o mundo.
Clinton é democrata, Bush republicano.
75 nada será como antes // 12/February/2008 às 11:17
Mr X (69),
Os políticos que o senhor apresenta se propõem a representar interesses políticos de certa parcela da população de seus respectivos países.
Nada mais que isso!
Esses senhores jamais se apresentaram como analistas de quaisquer assuntos e não escondem suas formações escolares. À exceção de Chávez, que tem formação superior, os demais apregoam sua condição de curta escolaridade como exemplo de que a situação educacional merece reformas.
Diferente é participar de um blog como este e lançar adjetivos agressivos contra oponentes e achar isso “o máximo”. Para realizar tal façanha é preciso conhecimento, humildade e, principalmente, respeito pelo intelecto alheio.
76 Antonio M // 12/February/2008 às 11:18
Clinton comeu uma estagiária (pelo que se sabe “oficialmente”) dentro da Casa Branca. Se não fosse o conchavo com a Hillary, teria sua imagem pelo menos arranhada no mundo inteiro e quem sabe um impechment nos EUA.
Clinton é democrata ….
77 Antonio M // 12/February/2008 às 11:19
errata: impeachment . Desculpem-me.
78 Jåµë§ ßønd™ // 12/February/2008 às 11:20
@Antonio M:
Eu acredito que são os mesmos meios de sempre.
– X –
O Estados Unidos são Iago de Othello quando precisam ser e Ricardo III quando ninguém está prestando atenção. Desacreditar, dividir e consquistar… quando dá certo, dá certo… mas quando dá errado… uh… como dá errado.
– X –
Não duvide que a máquina de propaganda do “império” possa dividir a América Latina. Não em governos independentes e conscientes da área cinzenta que é a malemolência moral política, mas sim em um reducionismo: Quem é amigo do Chávez, não é meu amigo.
– X –
“Gentalha, gentalha, gentalha…”
79 Antonio M // 12/February/2008 às 11:22
“…Esses senhores jamais se apresentaram como analistas de quaisquer assuntos e não escondem suas formações escolares. …”
É isso mesmo inclusive Lula se orgulha tanto que fez questão de gritar para todo mundo que é filho de mãe que nasceu analfabeta.
Deve ser uma tradição familiar nénão ?!?!?!
80 nada será como antes // 12/February/2008 às 11:28
Antonio M (79),
Não sei sobre suas origens.
Mas você bem poderia se juntar a Lula e gritar a mesma coisa.
81 nada será como antes // 12/February/2008 às 11:30
Inclusive porque todos nascemos analfabetos.
82 Dom Casmurro Patriarca // 12/February/2008 às 11:31
Caçamba,
se a estagiária quis chupar o pau do Clinton, isso é lá problema dos dois.
Quem fica se mordendo com isso é que é invejoso.
83 Antonio M // 12/February/2008 às 11:31
Puxa Nada, não sabe sobre minhas origens mas mesmo assim julga poder me jogar na mesma vala com Lula !!!
Que cara preconceituoso …..
84 nada será como antes // 12/February/2008 às 11:33
Antonio M (83),
Não é preconceito. É experiência advinda da leitura de seus comentários.
85 Dom Casmurro Patriarca // 12/February/2008 às 11:34
E o Brasil só tem a se beneficiar com a recessão norte-americana.
Já é o maior produtor de carne e logo poderá ser o maior produtor de soja, milho, algodão etc.
86 Antonio M // 12/February/2008 às 11:36
“se a estagiária quis chupar o pau do Clinton, isso é lá problema dos dois. Quem fica se mordendo com isso é que é invejoso.”
É isso mesmo!! E é tanta inveja aqui no Brasil que até mansão alugaram para comerem “estagiárias” da empresa Geane Mary Corner (ou chupar-lhem os paus) em Brasíla com a desculpa que iriam fazer horas-extra. Pena que o caseiro igualmente invejoso dedurou e estragou a festa……
87 Linda // 12/February/2008 às 11:37
Mr X, vc defende a “democracia” para o capital. Eu estou defendendo para as nações, o que considero a verdadeira democracia.
Não preciso visitar país nenhum para acreditar que eles são soberanos e maduros o suficiente para resolverem os próprios problemas.
88 Antonio M // 12/February/2008 às 11:37
NSCA, não é preconceito não, nunca. É leitura de texto alheio sob ótica doutrinada mas não é preconceito não …..
89 Antonio M // 12/February/2008 às 11:40
errata: ou chupar-lhem seus paus.
Meu texto original estará correto se as tais “estagiárias” forem travestis mas não sei se eram ok ?!
90 Linda // 12/February/2008 às 11:40
James Bond, hilário este comentário:
“Gentalha, gentalha, gentalha…”
E, antes que me esqueça, parabéns pelas fotos. Ângulos inusitados, paisagens deslumbrantes!
91 nada será como antes // 12/February/2008 às 11:41
Antonio M (88),
Não é “ótica doutrinada”.
Apenas exijo respeito às regras de ortografia e pontuação.
Costumo ler textos pela forma com que são apresentados. Equívocos, todos podemos cometer. Mas a recalcitrância revela graves problemas educacionais.
92 Linda // 12/February/2008 às 11:44
Dom Casmurro Patriarca #82, seria o caso de se indagar: “Foi bom para você, Antônio M?” . rs
93 Antonio M // 12/February/2008 às 11:44
Oia rasgando o verbo !!! Linguagem culta. E não seria exatamente recalcitrância, é pressa mesmo.
E tanta cultura para votar em semi-analfabetos ?!!?
94 nada será como antes // 12/February/2008 às 11:46
Não preciso rasgar o verbo. Também “fabrico biscoitos finos”.
95 nada será como antes // 12/February/2008 às 11:49
Voto nos portadores de posições políticas, não nos portadores de diplomas.
96 nada será como antes // 12/February/2008 às 11:51
Pausa para alimentação e reflexão.
97 nada será como antes // 12/February/2008 às 11:52
Reflexão sobre a miséria educacional do país.
98 Mr X // 12/February/2008 às 11:53
“apregoam sua condição de curta escolaridade como exemplo de que a situação educacional merece reformas.”
Ah ah ah! Tipo o criminoso que apregoa sua condição de bandido como exemplo de que o sistema judicial merece reformas… :-D :-D
Linda,
Deixando de lado o que eu defendo, só acho que sua visão sobre a Venezuela, Cuba e Bolívia é algo ingênua e romântica, “países soberanos e maduros”? Esses países tem é muita corrupção, miséria, ignorância, conchavos, acordões, exploração da miséria, por isso sugeri que você devia visitar e ver com os próprios olhos, só isso. E não é um líder populista tivo Evo ou Chávez que vai resolver.
99 Antonio M // 12/February/2008 às 11:54
Esse discurso foi feito para a sucessão de Lula nénão?! Já que acabaram os candidatos-operário do partido …..
100 Antonio M // 12/February/2008 às 11:57
“Voto nos portadores de posições políticas…”
Claro, não precisam apresentar posições sobre economia, basta continuar a herança bendita …..
101 Jåµë§ ßønd™ // 12/February/2008 às 11:58
@ Linda:
Thank you, dear … eu apenas gosto de tirar fotos. :-)
– X –
@Antonio M:
Nossa… você tem “recalcitrância”?
Lamento muito, ninguém me contou… acho que uma tia minha morreu disso. Bebe bastante leite, estimo as melhoras.
:-j
102 Antonio M // 12/February/2008 às 12:06
Obrigado James pela dica !!! Mas se eu vivesse na Venezuela iria me dar mal por causa da falta de leite nénão ?!?!?
E para quê pago plano de assistência-médica ? Vou fazer diagnósticos no blog e quem sabe o tratamento !!!!!
103 Linda // 12/February/2008 às 12:25
Mr X #98, para ver miséria é só subir em vilas de SP, RJ, BH, Salvador, Recife… Ou mesmo visitar o Vale do Jequitinhonha. Ou o Vale do Rio Doce, meu quintal. Só que, do mesmo jeito que acho que o Brasil tem que resolver seus problemas sem interferência, a Venezuela, Cuba e Bolívia têem o mesmo direito.
104 Ricardo Alexandre da Silva // 12/February/2008 às 12:30
Caríssimos(as):
O enfrentamento irrefletido nos leva a cometer excessos retóricos. E a discussão logo descamba para as ofensas pessoais. E as ofensas, por vezes enmgraçadas, reconheço, são repetidas sempre e sempre, nos mais diversos posts…
Sugiro pautarmos nossa conduta nesse blog com a máxima de Voltaire: “Eu posso até discordar de suas idéias. Mas defenderei até a morte o direito de você divungá-las”.
Seria um passo importante para tornarmos as discussões mais ricas. Talvez pudéssemos mesmo mudar de idéias depois de um bom debate.
Retornarei mais tarde - não que eu seja aguardado.
Cordialmente,
RAdS.
105 Antonio M // 12/February/2008 às 12:34
Linda, estudou na URSS ?! Vamos nos fechar e resolver nosso problemas sozinhos? Inventar a roda? E isso em meio a globalização? Só como exemplo, intenet e blog para que então?!?
106 Marcos Araújo // 12/February/2008 às 12:54
McCain, Billary, Obama:
O mesmo blá, blá, blá de sempre, escrito por speechwriters para que eles leiam e dêem um pouquinho de satisfaçao aos macaquitos sul-americanos acometidos de um bruto complexo de inferioridade e preocupadíssimos com a próxima viagem a Disneyland.
Somos vassalos, queira ou nao queira. Nada mudará com a eleiçao de um, do outro ou da outra. Quando o ianqui peida a América Latrina tem diarréia…
107 Antonio M // 12/February/2008 às 13:15
“…Somos vassalos, queira ou nao queira. Nada mudará com a eleiçao de um, do outro ou da outra. Quando o ianqui peida a América Latrina tem diarréia…”
Isso sim é ter complexo de inferioridade, que outros disfarçam com anti-americanismo infantil que no atual governo está repleto!
É assim fica difícil uma conversa séria com EUA, UE e quem quer que seja, pois trasmitimos a maldita imagem dos eternos coitados e vítimas do passado colonialista e blá, blá, blá …
108 anrafel // 12/February/2008 às 15:10
As referências sobre a América Latina, pelo menos por enquanto, dificilmente sairão das generalidades e platitudes.
Primeiro, porque pessoalmente os candidatos são semi-analfabetos sobre o tema; segundo, para o grosso do eleitoado americano o assunto é distante, mesmo para os latino-descendentes.
E por último, nós não votamos no pleito em questão.
109 Marcos Araújo // 12/February/2008 às 16:13
Ô Antonico Malvadeza: Vai conversar sério com Tio Sam e UEE, vai. Ah, e bote a sua Bolsa-Esmola na mesa, quem sabe assim eles ficam comovidos com sua bravura de brasileiro patriota e sério.
Diga: Quando foi que o Brasil tornou-se sério? Quando seu ídolo FHC foi eleito ou quando você reelegeu o Mulla?
110 Antonio M // 12/February/2008 às 17:02
Se FHC e Lula dependessem de meu voto, um continuaria sendo sociólogo e dando suas aulinhas e o outro torneiro mecânico desempregado ou sindicalista…….
111 Ricardo Alexandre da Silva // 12/February/2008 às 18:14
Caríssimos(as):
O objeto do post é o posicionamento dos três principais candidatos à sucessão da presidência norte-americana. Sobre esse assunto as posições se dividiram em duas correntes fundamentais: a) é irrelevante o vencedor das eleições nos EUA, sendo por isso de pouca importância o conteúdo dos discurssos dos três candidatos; b) o conteúdo dos discursos é importante, pois sinaliza as posições a serem tomadas em caso de vitória.
Endosso a segunda corrente. A campanha norte-americana transcorre em meio a uma tempestade de grupos de interesse, havendo lobistas especializados em transformar interesses setoriais em bandeira presidencial. Nesse contexto é importante que os três principais candidatos tenham dispensado atenção à América Latina, mesmo considerando o conteúdo demasiadamente generalizante do pronunciamento da Sra. Clinton.
Defender que a vitória de qualquer um dos três será indiferente para o Brasil me parece rigorosamente incorreto. De uma forma geral pode-se sustentar que o protecionismo típico dos democratas pode atrapalhar nossa economia. Do mesmo modo, é lícito entender que o intervencionismo militar, tipicamente republicano, pode trazer conseqüências econômicas prejudiciais ao Brasil.
Há uma diferença nítida entre Republicanos e Democratas. Seja no que se refere ao plano dos costumes, seja no que se refere à economia.
Em regra os democratas são menos afeitos ao controle orçamentário, apesar dos déficits seguidos causados por Bush. Também em regra os republicanos são menos protecionistas, a despeito dos parcos resultados - quiçá inexistentes - decorrentes dos encontros entre Lula e Bush.
Vale lembrar que dentro dos partidos há uma pluralidade de bandeiras, muitas vezes contraditórias entre si. Como exemplo, basta lembrar que o Partido Republicano abriga grupos de proteção aos gays, posição duramente reprimida pelas correntes evangélicas presentes no seio republicano.
É precisamente essa multiplicidade de correntes que não autoriza a equivalência entre Bush e McCain, rivais desde a corrida republicana de 2.000.
Não existe, entretanto, um grupo democrata que defenda o livre mercado com ênfase que Reagan, conduzido nesse aspecto por Milton Friedman, dispensou ao assunto.
Admito, contudo, que no Partido Republicano convivem desde libertários como Ron Paul, até protecionistas como Huckabee, defensor dos subsídios agrícolas - fato que explica sua vitória em Iowa, lá no começo de janeiro.
Há, portanto, conseqüências distintas com eleição de cada um dos candidatos principais. A julgar pelo conteúdo das declarações, McCain me parece mais disposto a reorientar as ações dos EUA com a América Latina.
De pouca importância que os discursos sejam obra de ghost writers. O importante é que tenham figurado como tema de campanha.
Cordialmente,
RAdS.
112 Linda // 12/February/2008 às 18:42
Antonio M, não, não me formei na URSS.
Contatos imediatos do terceiro grau pode, o que não pode é intervencionismo, seja a que título for, em assuntos internos de um país.
Esclarecido?
113 Anonymous // 12/February/2008 às 19:40
Ricardo: Bela exposiçao do seu pensar. Todavia, político muda de discurso - seja dele ou de um speechwriter qualquer - quando lhe convém. Seja brasileiro ou americano ou europeu ou…o escambau. Essa maldita raça é como camaleao; o mimetismo, e a tendência a mentir como se respira, sao o traço fundamental de um político.
Pouco importa quem seja o próximo presidente americano, o bichim só vai pensar ou falar em América Latrina lá pelo meio do mandato. Isto aqui é cadeira cativa de Tio Sam; até a Venezuela do Hugo Chávez, que ultimamente vive arrotando asneiras, depende do Tio Sam para viver - ou sobreviver - economicamente.
114 Marcos Araújo // 12/February/2008 às 19:42
Opa, o Anomymous aí sou eu, o Caramujo.
115 Chesterton-Dracul- El Cid // 13/February/2008 às 1:12
só para o pD, ve se da caldo..
http://www.americanthinker.com/2008/02/obamas_politics_of_collective.html
116 Dom Casmurro Patriarca // 13/February/2008 às 8:30
comentário 106,
“Somos vassalos, queira ou nao queira. Nada mudará com a eleiçao de um, do outro ou da outra. Quando o ianqui peida a América Latrina tem diarréia…”
Acho que você fala apenas por si e por uma pequena minoria de brasileiros que se julgam realmente “vassalos”.
Quanto a mim, nem mesmo me interessa muito se norte-americano peida ou caga, desde que seja longe de mim.
E o Brasil está indo muito bem e tem um futuro brilhante.
117 DoSol » Blog Archive » COLUNA DO RODRIGO LEVINO: REVOLUÇÃO DOS LINKS // 13/February/2008 às 8:47
[…] são algo tão importante que o mundo todo deveria ser convocado para votar. Então qual é o discurso dos atuais candidatos a presidência dos EUA sobre o […]
118 Marcos Araújo // 13/February/2008 às 13:18
Oi Patriarca casmurrento: Somos vassalos sim senhor. Políticamente, economicamente e culturalmente. Queira ou nao queira. Nada a ver com sua opiniao que o Brasil “está indo muito bem e tem futuro brilhante”. Pode até ser, mas nao com esta quadrilha de neopetralhas no poder, escroques e larápios do erário público, tanto quanto, senao mais, que todos os outros que os antecederam.
À bon entendeur - salut!
119 Elias // 13/February/2008 às 18:23
Como eu temia, as declarações da Sra. Hillary sobre o Brasil não são muito animadoras. Aparentemente, ela mal sabe que a capital do Brasil é La Paz.
Os outros dois até que douram a pílula, em especial na referência que McCain faz ao Conselho de Segurança daquela senhora depravada.
Mas os 3 enfocam o Brasil a partir dos interesses dos EUA, como gendarme do mundo. Passam ao largo daquilo que realmente interessa para o nosso país, que são as relações comerciais com os EUA.
Pelo que foi dito, a coisa só não está pior pro Brasil por causa do pequeno temor que Chavez e Evo, surpreendentemente, inspiram (2 camundongos rugindo…).
Até o momento, a meu pensar, democrata ou republicano, tanto faz dar na cabeça como na cabeça dar…
120 Pero Vaz de Caminha // 14/February/2008 às 1:19
‘‘E o Brasil está indo muito bem e tem um futuro brilhante.’’
De pleno acordo. Em 1500 anunciei: ‘‘A terra é tão boa e dadivosa que…’’
Tá demorando um pouquinho mas tenham paciência, paciência, paciência e, se não for pedir muito, experimentem melhorar o cérebro, trabalhar melhor. Vocês ainda não saíram da cana-de-açúcar.
121 Marcos Araújo // 14/February/2008 às 13:16
Ô Casmurrento chato: Siga o conselho do Caminha aí ó.
122 Eleições dos EUA e o futuro do Haiti « Aloisio Milani // 15/February/2008 às 17:11
[…] Iraque. Mas ainda não vi nada aprofundado sobre o Caribe e especificamente sobre o Haiti. No blog do Pedro Doria, há uma referência de McCain ao papel desempenhado pelo Brasil no Haiti. É igual ao discurso da […]
Leave a Comment