Certamente não causará surpresa aos leitores cá do Weblog a notícia de que Fidel Alejandro Castro Ruz foi reeleito deputado da Assembléia Nacional por seu distrito, próximo a Santiago de Cuba. Obteve 98,3% dos votos válidos. Era o único candidato que o Partido Comunista de Cuba, único partido legal na ilha, apresentou.
Já em seu distrito, Raúl Modesto Castro Ruz teve – pela primeira vez –votação melhor que a de seu irmão: 99,4% dos votos válidos. Raul também concorreu pelo PCC.
Que ninguém fique com a impressão de que a incrível votação do presidente licenciado e do em exercício têm a ver com a falta de opções em seus respectivos distritos. Elizabeth Cámara Báez, que concorreu pelo distrito da Ilha da Juventude, uma ilhota anexa ao país, recebeu apenas 70,2% dos votos válidos.
Ao todo, compareceram à urnas – como no Brasil, o voto é obrigatório – 8,2 dos 8,5 milhões de eleitores.
O governo ainda não anunciou a penalidade que cabe aos que se abstiveram.
202 Comentários até agora ↓
1 Jp // 31/January/2008 às 10:32
Nossa que suspresa!
A democracia é mesmo uma caixinha de surpresas!
2 Pax // 31/January/2008 às 10:32
Bem, quem é o suplente?
3 Lando // 31/January/2008 às 10:34
Parabéns ao companheiro Fidel por esta vitória memorável!!!!
4 Antonio M // 31/January/2008 às 10:43
Qual seria a pena para quem não compareceu às urnas? hmmmmmm…Ser enviado ao exílio nos EUA, especificamente em Miami?!?!?
5 Jåµë§ ßønd™ // 31/January/2008 às 10:48
-= Nunca-antes-na-história-daquele-país houve uma vitória destas.
6 Nhé! // 31/January/2008 às 10:49
Oooooohhhhhh… =-))
7 Burn the Witch! // 31/January/2008 às 10:51
Essa é aquela democracia que o número de candidatos é equivalente ao de vagas, né? Popular era o Saddam, com seus 100% de votos. Ditadores tem um senso de humor peculiar. Uma vez li no Estadão a filha obesa do Che Guevara falar que Cuba tinha eleições livres e tal, uma piada. Estamos nos 4° comentário? Daqui a pouco o pessoal que adora o SUS e o Mobral cubanos vai começar a se manifestar.
8 Rachel // 31/January/2008 às 10:52
Magiiiine o problema pra quem não votou o.O
9 Burn the Witch! // 31/January/2008 às 10:53
Esses 300 mil eleitores que faltaram aproveitaram o pleito pra nadar até Miami!
10 Darwinista // 31/January/2008 às 10:53
Aguardem a edição comemorativa da Caros Amigos pra festejar a reeleição do seu articulista…
11 Jåµë§ ßønd™ // 31/January/2008 às 10:54
-= Aposto que quem faltou nãos vai poder mais fazer prova pra cargos públicos.
– X –
Ou tirar passaporte.
12 Antonio M // 31/January/2008 às 10:58
E quem seria o suplente do Fide!? Em São Paulo exixtiu (ou será que ainda existe?) o “Ricardão” , um boneco/manequim que era colocado dentro de guaritas nas marginais tietê/pinheiros para que os motorista pensassem que se tratava de um funcionário da CET fiscalizando o trânsito.
Mas claro que o “suplente” do Fidel será algo mais sofisticado: Tem alto-falante e MP3 com alguns terabytes para comportar a gravação de seus discursos …..
13 Antonio M // 31/January/2008 às 11:06
Será que o presidente Lula já enviou o telegrama de congratulações ?!?!!? Ou vai telefonar ?!?!?!
14 Waldo // 31/January/2008 às 11:07
Fidel ainda vai se banhar na baía dos Porcos, que tem propriedades químicas similares à piscina do Cocoon, e ficar mais jovem. O barbudo ainda vai assombrar muita gente.
15 Presidente do Centro Acadêmico // 31/January/2008 às 11:08
Oba! Fidel foi reeleito! Vou até acender um para comemorar. Chopada hoje!
16 surfando na jaca mal lida // 31/January/2008 às 11:12
SE ESTIVESSE LÁ VOTARIA NOABUELITO! HERÓI DA REVOLUCÃO E DA INDEPENDÊNCIA CUBANA!
17 Secretário da UNE // 31/January/2008 às 11:13
Presidente do C.A.
Se precisar de dinheiro pra comprar o chope e pagar a banda de forró, dá um toque que eu pego do caixa das carteirinhas.
18 Nhé! // 31/January/2008 às 11:16
Huahuahuahuahuahuahua!!!
Esse pessoal da UNE são uns fanfarrões!!!
PD, cadê o mundo visto pelos leitores?
19 Brancaleone // 31/January/2008 às 11:18
Boletim Médico:
O Paciente Brancaleone apresenta quadro estável, muito embora a crise de gargalhadas persista a despeito das injeções de demerol e lexotan.
No momento estamos impedindo que o paciente tenha contato com qualquer forma de mídia, uma vez que possíveis informações dando conta de telegramas de felicitações enviados por líderes petistas e bolivaristas podem agravar o quadro, comprometendo todo o tratamento.
Atenciosamente,
Clínica Mengele & Kervokian
20 Darwinista // 31/January/2008 às 11:18
Bem lembrado, Nhé!
Se fosse o depoimento de um morador de Cuba, seria perfeito.
21 Antonio M // 31/January/2008 às 11:19
Tem gente que SE estivesse lá votava no abuelito sim. Mas em seguida voltava rapidinho para cá. Chico Buarque por exemplo. E ainda mandaria congratulações e faria um brinde para ele, em seu apartamento na França é lógico …..
22 Chesterton // 31/January/2008 às 11:19
cabeças vão rolar….
23 Presidente do Centro Acadêmico // 31/January/2008 às 11:19
Beleza, é isso mesmo. Não dá pra ser pequeno-burguês quando o Pai da Revolução esmaga a máfia ítalo-americana nas urnas. Secretário, estou pensando em mandar os calouros pedirem dinheiro dos motoristas lá na via expressa. Vamos submeter isso a uma votação? Três da tarde no boteco?
24 Rachel // 31/January/2008 às 11:22
SIMPLESMENTE OS MELHORES COMENTÁRIOS DE TODA A HISTÓRIA DO WEBLOG.
e tenho dito.
25 josef mengele // 31/January/2008 às 11:22
Brancaleone para curar esta crise de gargalhadas, recomendo a mesma operação que fiz no josef mario, quando ganhamos a guerra.
26 Chesterton // 31/January/2008 às 11:25
Não dá pra ser pequeno-burguês quando o Pai da Revolução esmaga a máfia ítalo-americana nas urnas.
chest- hein?
27 Secretário da UNE // 31/January/2008 às 11:26
Presidente do C.A., melhor às quatro da tarde. Às duas eu tenho uma reunião da sede do PCO pra discutir o ato de apoio à revolução bolivariana no Suriname. Sabe como são essas reuniões, centenas de questões de ordem, capaz de eu me atrasar…
28 Nhé! // 31/January/2008 às 11:28
Boa Darw!!
O mundo visto pelos leitores: Cuba
“Aqui em Cuba a educação, os hospitais e a vida são muito boas.
Não se veêm crianças dormindo nas ruas.
Não há nada de errado aqui.
Gostamos tanto das coisas por aqui que sempre elegeremos Fidel. Eternamente Fidel!
Ass.: Anônimo”
29 Verissimo // 31/January/2008 às 11:31
Reparem que o Raul conseguiu 99% dos votos, e o sobrenome dele é “Modesto”.
30 Antonio M // 31/January/2008 às 11:35
hay que endurecer, pero sin usar viagra, jamas! !!!!
31 Presidente do Centro Acadêmico // 31/January/2008 às 11:36
Secretário, vou aproveitar o tempo e recrutar umas militantes lá no aparelho… digo, sala do C.A. Depois vou pedir para o professor de Antropologia IV abonar as 140 faltas que acumulei na disciplina ano passado - e ele vai ter que colaborar senão vamos denunciar ao MP, à imprensa burguesa e à direção central do partido, que ele se referiu aos bravos nativos-americanos como “peles-vermelhas”.
32 Anonymous // 31/January/2008 às 11:42
Nhé! – me atrasei na edição do mundo visto pelos leitores… =(
33 Secretário da UNE // 31/January/2008 às 11:43
Presidente,
Então tá certo, quatro horas. Já liguei pro Bira da História, pra Claudinha da Letras e pro Curupira, aquele maluco da Civil, eles disseram que vão também. Tenta falar com a Guta da Psico, cê tá ligado como que ela fica brava quando não avisam de reunião pra ela.
34 Rachel // 31/January/2008 às 11:45
E a Rachel da Bio!!
:D
35 Antonio M // 31/January/2008 às 11:47
hay que endurecer, pero sin usar “azulzinhas”, jamas! !!!!
para driblar o filto…..
36 Secretário da UNE // 31/January/2008 às 11:48
Rachel,
Pode vir também, é la no boteco do seu Antônio. Aproveita e vê se a Julinha não quer ir… Ô Julinha…
37 ... // 31/January/2008 às 11:53
Secretário da UNE
Aproveite para chamar os espiões. Se o ramal da Cia estiver ocupado, ligue para a reitoria e peça representante.
38 Presidente do Centro Acadêmico // 31/January/2008 às 11:54
Certo, certo. Comemorar a reeleição do camarada Fidel e aproveitar para discutir o aumento abusivo das refeições do R.U., que passaram de R$ 1,72 para 1,77(!). A Guta acho que não vai poder, está em Caracas, fazendo o TCC sobre os benefícios psicológicos do fim das novelas burguesas da RCTV sobre a população…digo, os camaradas venezuelanos. O Bira não ia na Reitoria? Soube que depois de 13 anos ele tava jubilando - um absurdo, logo agora que ele finalmente passou naquela matéria de “Introdução à História”. Bom, nos vemos lá.
39 Rachel // 31/January/2008 às 11:55
YAAAAAAAAAAAAAY
40 Marcelo TTT // 31/January/2008 às 11:57
O que? O Fidelito consegui se reeleger? Mas que coisa hein?
Quem diria….
41 Jp // 31/January/2008 às 12:02
Se o Lula não acordou invocado e ligou para o Bush, com certeza, vai ligar para dar os parabens ao Fidel. Afinal, a democracia tem que ser comemorada.
Estou só esperando uma edição especial da Caros Amigos cobrindo esse acontecimento histórico.
42 Antonio M // 31/January/2008 às 12:08
As eleições em Cuba são com urnas eletrônicas? Se forem dizem que são facilmente fraudadas, como no Brasil nénão ?!?!? E como o Raul teve mais votos do que o Fidel, será que ele apunhalou o prórpio irmão pelas costas ?!?!?!
43 HRP MANÉ Reloaded! // 31/January/2008 às 12:33
Viva! Fidel….que viva 100 anos!
Atormentando essa direitada pura de conveniencia!
EEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
44 Antonio M // 31/January/2008 às 12:35
Viva! Fidel….que viva 100 anos!
E p.h.o.d.a-s.e. o povo cubano !!!!!
EEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
45 HRP MANÉ Reloaded! // 31/January/2008 às 12:35
Antonio Malevolo!
Prove suas acusações…..
prove….mas na mão, no papel e não no “ouvi dizer” , nas hipoteses dos ,como vove, pessimistas e puros de conveniencia!…e chega de papo furado!
FIDEL 100 ANOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
46 Antonio M // 31/January/2008 às 12:37
Eu mesmo já tentei entra lá em Cuba em botes improvidados com tambores e câmaras HRP!!
Mas o Fidel não deixou. Por isso que não gosto dele, eu também tenho direito ao paraíso !!!!!
47 surfando na jaca // 31/January/2008 às 12:40
Fidel!!!! Só não foi 100% porque tem uns que querem ir para Miami. Acho que nem precisaria de urna, bastava fazer uma assembléia na Praca da Revolucão.
48 HRP MANÉ Reloaded! // 31/January/2008 às 12:43
Os cubanos não gostam de Fidel?
Tem certeza?
Ou nós é que pusemos isso nas cabeças?oooops voces!
Cuba vem crescendo há 05 anos no patamar de 09 % ano!
Quem nas Américas pode se gabar disto?
Cuba não é ,mesmo, pro bico de gente que se conforma em ver todo dia milhões de irmãos morarem nas favelas, enquanto ele joga suas sobras de comida para os cães….e nos fins de semana torra dinheiro nos sohppings!
Burgues classe média “manja” é de chorar que o salário é pouco, que a casa está velha, que não tem dinheiro pra ir para Porto Seguro e outras tantas choradeiras…….enquanto outros milhões por salério minimo sntem-se felizes em ter o que comer no almoço e na hora da janta!
Oarabens justos e Honrados classe médias e Burguezinhos brasileiros…..Voces são a salvação da lacvoura!
EEEEEEEEEEE….Que venga la porrada!
49 HRP MANÉ Reloaded! // 31/January/2008 às 12:45
Putz…. palhaço corretor..please?!
50 HRP MANÉ Reloaded! // 31/January/2008 às 12:46
Antonio Malevolo…..voce é mil…….um puro exemplar da nossa inteligentsia!
Cheio de visão e excelencia!
Parabens….vai mudar o mundo….EEEEE…….
Pra pior!!!!
51 Antonio M // 31/January/2008 às 12:51
Pois é HRP e Surf, é corriqueiro. Todos os dias a embaixada de Cuba em Brasília recebe pedidos de visto permanente de brasileiro que querem ir viver, trabalhar lá. Em Brasília e no mundo inteiro !!!!!
Ao contrário das embaixadas dos EUA, Japão, Itália ……..
52 Antonio M // 31/January/2008 às 12:52
Nem o Chico Buarque conseguiu !!! Acabou indo para a França, fazer o quê né ?!?!?!
53 Antonio M // 31/January/2008 às 12:54
Nem na época da ditadura os exilados políticos conseguiam ir para lá !!! Acabavam indo para o Chle e depois EUA, França, Inglaterra..fazer o que né ?!
O Zé Dirceu e o Cabo Bruno conseguiram!!!! Cabras bãããããooooosssssss……….
54 Harun al-Rachid // 31/January/2008 às 12:58
Homenagem ao humor refinado dos, com licença da palavra, … ‘‘companheiros’’…
Parabéns ao companheiro Fidel por esta vitória memorável!!!!
Qual seria a pena para quem não compareceu às urnas?
Essa é aquela democracia que o número de candidatos é equivalente ao de vagas,
Esses 300 mil eleitores que faltaram aproveitaram o pleito pra nadar até Miami!
Oba! Fidel foi reeleito! Vou até acender um para comemorar. Chopada hoje!
Se precisar de dinheiro pra comprar o chope e pagar a banda de forró, dá um toque que eu pego do caixa das carteirinhas.
Beleza, é isso mesmo. Não dá pra ser pequeno-burguês quando o Pai da Revolução esmaga a máfia ítalo-americana nas urnas. Secretário, estou pensando em mandar os calouros pedirem dinheiro dos motoristas lá na via expressa. Vamos submeter isso a uma votação? Três da tarde no boteco?
SIMPLESMENTE OS MELHORES COMENTÁRIOS DE TODA A HISTÓRIA DO WEBLOG.
Presidente do C.A., melhor às quatro da tarde. Às duas eu tenho uma reunião da sede do PCO pra discutir o ato de apoio à revolução bolivariana no Suriname. Sabe como são essas reuniões, centenas de questões de ordem, capaz de eu me atrasar…
Secretário, vou aproveitar o tempo e recrutar umas militantes lá no aparelho… digo, sala do C.A. Depois vou pedir para o professor de Antropologia IV abonar as 140 faltas que acumulei na disciplina ano passado - e ele vai ter que colaborar senão vamos denunciar ao MP, à imprensa burguesa e à direção central do partido, que ele se referiu aos bravos nativos-americanos como “peles-vermelhas”.
Presidente, Então tá certo, quatro horas. Já liguei pro Bira da História, pra Claudinha da Letras e pro Curupira, aquele maluco da Civil, eles disseram que vão também. Tenta falar com a Guta da Psico, cê tá ligado como que ela fica brava quando não avisam de reunião pra ela.
E a Rachel da Bio!!
Pode vir também, é la no boteco do seu Antônio. Aproveita e vê se a Julinha não quer ir… Ô Julinha…
Certo, certo. Comemorar a reeleição do camarada Fidel e aproveitar para discutir o aumento abusivo das refeições do R.U., que passaram de R$ 1,72 para 1,77(!). A Guta acho que não vai poder, está em Caracas, fazendo o TCC sobre os benefícios psicológicos do fim das novelas burguesas da RCTV sobre a população…digo, os camaradas venezuelanos. O Bira não ia na Reitoria? Soube que depois de 13 anos ele tava jubilando - um absurdo, logo agora que ele finalmente passou naquela matéria de “Introdução à História”. Bom, nos vemos lá.
55 Nat // 31/January/2008 às 13:01
Até o PD tá assinando como anônimo agora? ;- )
56 Enver Hoxha // 31/January/2008 às 13:02
Saudações camaradas!
Che, Lênine, Stálin, Mao e toda a galera cá do paraiso vermelho estão se arrebentando de felicidade com a vitória do camarada Fidel!
Aproveitam pra avisar que as acomodações dele já estão preparadas.
Viva a Revolução e Até breve!
57 !?! // 31/January/2008 às 13:04
Foi mal… estava incorporado por forças irresistíveis que engendraram essa mensagem psicográfica…
58 Zictor // 31/January/2008 às 13:11
Eu tô adorando os comentários
59 Darwinista // 31/January/2008 às 13:15
E isso porque o josef mario ainda nem deu o ar da graça…
60 Jåµë§ ßønd™ // 31/January/2008 às 13:17
-= Pra essas festas, com as melhores catitas da blogosfera ninguém me convida.
– X –
Ajude um artista antes que ele se torne um webdesigner, por favor…
61 Antonio M // 31/January/2008 às 13:19
“…Burgues classe média “manja” é de chorar que o salário é pouco, que a casa está velha, que não tem dinheiro pra ir para Porto Seguro e outras tantas choradeiras…….enquanto outros milhões por salério minimo sntem-se felizes em ter o que comer no almoço e na hora da janta!….” HRP #48
HRP, você ganha salário mínimo? O nacional ou o cubano????
62 thiago // 31/January/2008 às 13:28
Cruzes! baixou os trolls por aqui! Sai pra lá, bixos malditos.
PD, tenho a impressão de que tu errou na informação de que o voto é obrigatório. Li por ai (quando da eleição) que oficialmente ele não é obrigatório. Porém há uma ‘pressão social’ para que se vote. O que, num regime de partido único não deixa de ser obrigatório, enfim…
63 thiago // 31/January/2008 às 13:29
*baixaram. ê concordância…
64 Pablo Vilarnovo // 31/January/2008 às 13:33
Coitada de Cuba. Antes eram os EUA, depois a Rússia, agora a Venezuela…
Belíssima a independência cubana…. sempre precisando de um padrinho…
65 Pablo Vilarnovo // 31/January/2008 às 13:36
HRP - Você já viu as condições de vida de um cubano normal?? Isso é, quem não é da tchurminha???
Um favelado no Brasil é rico se comparado a um cubano… de looonnnge…
66 Adidas // 31/January/2008 às 13:36
Estamos providenciando substancial aumento no patrocínio do nosso pupilo proporcional à sua acachapante vitória…
67 Burn the Witch! // 31/January/2008 às 13:39
É isso aí, viva o sistema eleitoral cubano. Ironicamente, do outro lado do mar e dos tubarões, estava se realizando a prévia republicana da Flórida. Notaram que não houve necessidade de recontagem, de intervenção da Suprema Corte, de piquetes, na eleição cubana? O sistema é transparente como um bom rum.
68 ?!? // 31/January/2008 às 13:42
No sistema eleitoral cubano não há necessidade sequer de apuração…
69 Pablo Vilarnovo // 31/January/2008 às 13:47
O eleitor cubano tem mais peso na Florida que em Havana…
70 Burn the Witch! // 31/January/2008 às 13:49
Pablo, isso é por causa da dieta americana, muito mais rica em calorias.
71 Darwinista // 31/January/2008 às 13:49
Uma coisa curiosa: tirando o HRP, ninguém mais aqui deu a cara a tapa pra defender o comandante. Cadê o povo da esquerda?
72 Antonio M // 31/January/2008 às 13:51
E sem falar na “bela” defesa que fez. O Surf também…..
73 Nosço gia // 31/January/2008 às 13:52
Companheiro Fidel
Tenho a satisfação de transmitir a Vossa Excelência, em nome do governo e povo brasileiros, e em meu próprio, meus calorosos cumprimentos pela vitória neste pleito.
Antecipo minha firme disposição de trabalhar com Vossa Excelência para o fortalecimento dos laços históricos de amizade que unem o Brasil e Cuba, e ganharam notável impulso nos últimos anos, no quadro de nossa parceria estratégica.
Queira aceitar meus sinceros votos de êxito na condução dos destinos da nação cubana.
74 kkkkkkkkkk // 31/January/2008 às 13:53
O eleitor cubano tem mais peso na Florida que em Havana…
Pablo, isso é por causa da dieta americana, muito mais rica em calorias
kkkkkkkkkkkkkkkkk
75 Nosço gia // 31/January/2008 às 13:54
Epa! Cronei a memsaji qui mamdei pru Sarkó..
Ah.. dechaprala… danumesmu…
76 Darwinista // 31/January/2008 às 13:57
É verdade, o Surf se pronunciou também. Falha minha.
77 Darwinista // 31/January/2008 às 14:01
Eu queria mesmo agora era um Open pra malhar o Nosço gia por conta das barbaridades que ele anda vomitando nessa história do desmatamento na Amazônia…
78 Antonio M // 31/January/2008 às 14:01
Já são 2 !!!! Cuidado com a revolução !!!
79 Alba // 31/January/2008 às 14:06
Não sei quanto tempo a minha conexão vai aguentar, porque a Telefônica anda fazendo manutenção na minha região.
Mas gostaria de fazer algumas poucas observações:
1) Dá gosto ver o bom humor e alegria da maioria. Algumas piadas, como a da estudante de Psicologia ir para a Venezuela estudar o impacto da RCTV sobre a população, foram realmente engraçadas.
2) Muitos dos que estão nesse carnaval antecipado, no entanto, procuravam todo tipo de justificativa para o cerceamento das liberdades nos EUA, no post sobre o Estado da União. O que é bastante curioso, némêss? Lá, pode?
3) Cuba é uma ditadura. Isso não se discute. Mas acho que vale a pena dar mais uma olhadinha nos posts recentes. Ontem mesmo, houve várias especulações sobre como seria o mundo se os nazistas tivessem vencido, o que efetivamente não aconteceu. Mas haveria Cuba sem os EUA da Guerra Fria?
Pois é, prezados, Cuba, como todos sabemos aqui, era o bordel dos EUA até 1959. Segundo José de Souza Martins, em artigo no Aliás de 20/01, o grande irmão do norte confundia LUCRO com PILHAGEM. Alguém discorda?
Daí, uma parte ponderável da população levantou-se contra o último ditador sustentado pelos EUA, Fulgêncio Batista. Fidel chegou ao poder fortemente legitimado pelo seu povo.
Qual a reação americana? O bloqueio, que dura até hoje. Para escapar ao estrangulamento isso, naturalmente, levou Fidel à órbita da URSS, única outra superpotência. Palavras do mesmo professor, embora seja de conhecimento mais ou menos comum. Quem é o pai da criança, então?
E só uma provocação pequena, já que alguns gostam desse tipo de especulação: como seria a América Latina hoje, sem Cuba?
80 Nosço gia // 31/January/2008 às 14:06
SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acredita que o Brasil pode reverter o aumento expressivo do desmatamento da Amazônia nos últimos meses, divulgado semana passada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
“O Inpe comparou o último trimestre de 2007 com o último trimestre de 2006. Como em 2006 (o desmatamento) tinha caído muito, 2007 apresentou um acréscimo do desmatamento no Brasil”, disse Lula, durante a inauguração das novas instalações da agência central dos Correios em São Paulo.
O presidente disse ter perguntado ao coordenador do Inpe na reunião de emergência ocorrida na quinta-feira se esse crescimento significaria chegar ao final do ano com um alto nível de destruição da floresta.
“Ele me disse que necessariamente não. O que há é um sinal que cresceu e temos um ano inteiro para brecar isso”, disse Lula.
“A notícia é preocupante, mas é como se tivesse uma coceira e achasse que é uma doença mais grave”, acrescentou o presidente.
81 Nosço gia // 31/January/2008 às 14:08
Eita cocera braba sô!
82 Darwinista // 31/January/2008 às 14:12
Nosço gia,
Por que no te callas?
83 Darwinista // 31/January/2008 às 14:15
Alba,
Suas ponderações são muito sensatas, concordo com elas. Porém, como você mesmo afirma, Cuba é uma ditadura e, no que se refere a processos eleitorais, uma vergonha quando se pensa em democracia.
Gostei também quando você lembra o cerceamento das liberdades nos EUA. É realmente curioso que alguns aqui que criticam o regime ditatorial em Cuba sejam mais condescendentes com outros governos pouco democráticos alinhados com a política estadunidense. Dois pesos, duas medidas.
84 Antonio M // 31/January/2008 às 14:22
Que eu saiba, o bloqueio à Cuba foi causado pela estatização de empresas sem o pagamento de indenizações. Os EUA bloquearam a China, Albânia, Tchecoslovákia, República “democrática” Alemã, a URSS desse mesmo modo?
“07/10/2003 - UOL
“…Os Estados Unidos já são o primeiro fornecedor de alimentos para Cuba, apesar do embargo vigente desde 1962. Em nove meses, companhias americanas venderam à empresa estatal cubana Alimport alimentos e produtos agrícolas no valor de US$ 238 milhões, 25% do que a ilha dedica anualmente a essas importações. Segundo dados da Alimport, os Estados Unidos já desbancaram a Espanha, França e Itália no fornecimento dessas mercadorias….”
85 Darwinista // 31/January/2008 às 14:24
Antonio M,
China, Albânia, Tchecoslovákia, República “democrática” Alemã e URSS nunca foram um país satélite, uma ilha bordel dos Estados Unidos.
E outra, eles não fornecem de graça os alimentos, eles vendem.
86 Antonio M // 31/January/2008 às 14:25
Tudo bem mas, e o bloqueio? Que bloqueio é esse?
87 Darwinista // 31/January/2008 às 14:26
“nunca foram países satélites”, claro…
88 Darwinista // 31/January/2008 às 14:29
O embargo é uma política oficial do governo americano, não? Provavelmente deve acontecer uma grande quantidade de transações comerciais não oficiais entre os dois países, mas oficialmente ele existe, até pra marcar o ponto na política internacional.
89 Dom Casmurro Patriarca // 31/January/2008 às 14:30
Alba, seu comentário 79 está ótimo.
Acrescente-se ainda que o tal Fulgência, gerente maior dos puteiros norte-americanos, fez jus ao nome, fugindo após ter praticado toda sorte de arbitrariedade, deixando Cuba no mais profundo caos.
Como já falou alguém, “revoluções só acontecem quando não há nenhuma outra alternativa.”
Mas Cuba hoje está bem preparada para um grande salto qualitativo: boa educação e boa saúde.
90 Burn the Witch! // 31/January/2008 às 14:31
Não é embargo? Bloqueio é um monte de navios de guerra fechando seus portos. Embargo é pretender punir quem quer comprar e vender. A ilha de Fidel sofre embargo. E na teoria, já que existem um monte carros chineses e franceses na ilha, produtos americanos que entram por outros países, etc. O bloqueio, embargo, o diabo, é tudo desculpa para ocultar que é foi o regime que fracassou na economia. Cuba só consegue exportar gente, e por meios pouco ortodoxos.
91 Antonio M // 31/January/2008 às 14:34
Basta Fidel e Castro cairem fora e o restante do bloqueio acaba também. Aí sim poderão mostrar se o sistema de saúde e educacional de Cuba funciona, e se relamente funciona, poderão ter algum benefício.
E José Daniel Dirceu aparecerá por lá dando sua consultoria, recebendo honorários e porcentagens sobre bilhões de dólares. E mudará seu pseudônimo de Daniel para Fulgêncio……
92 Marcos Araujo // 31/January/2008 às 14:35
Cuba é uma ditadura, todos sabemos. Que os cubanos poderiam viver bem melhor, nao fosse o embargo criminoso que estrangula - mas ainda nao conseguiu e nunca conseguira’ destruir Cuba - muitos aqui sabem. Que tem cubano com vontade de abandonar a ilha, estamos cansados de saber. Que ninguém queira mudar para Cuba, é noto’rio - nem mesmo o Chico esquerdista de salao. Que nao existem analfabetos em Cuba - tampouco analfas funcionais como milhoes no nosso patropi - é fato consumado. Prostitutas existem, como em todo e qualquer lugar, mesmo no Afeganistao. Que o Fidel bate as botas um dia, que uma abertura vira’, é invita’vel. Que Cuba voltara’ a ser um dominio e puteiro dos ianquis filhos da puta - nunca mais!
Mas que o HRP no #48 e Alba no #79 estao certi’ssimos, isto estao!
93 Alba // 31/January/2008 às 14:36
Darwinista,
Cuba alinhou-se à URSS, adotando o socialismo real, ditadura, portanto.
Mas alguém ouviu falar de manifestações nas ruas pedindo o fim do regime?
Claro que há insatisfeitos. Não há sociedade em que não os haja. E comparar os padrões de consumo dos cubanos com o dos americanos, vamos lá, é covardia.
Mas é também covardia comparar os NOSSOS padrões de consumo com o dos americanos, fora das classe média e alta.
O fato é que, com escassez, com pobreza e tudo mais, a maioria LEGITIMA o governo Fidel, mesmo - e alguém pode argumentar nesse sentido, porque não conhecem outro, já que dura há quase 50 anos.
Legitimidade vem do povo, por mais que esperneiem os cubanos da Flórida, loucos pra retormar, não uma, mas 3 ilhas, pelo que reivindicam de terras.
Essa mesma legitimidade é que anda faltando ao Bushinho em fim de sua fulgurante carreira…
94 Burn the Witch! // 31/January/2008 às 14:37
Puxa, essa obsessão dos esquerdistas com puteiros e americanos comendo cubanas é patológica.
95 Antonio M // 31/January/2008 às 14:38
Quem é de esquerda nunca está errado. É levado a pensar e agir equivocadamente por forças irresistíveis que engendraram suas mentes mas, errar nunca!
96 Burn the Witch! // 31/January/2008 às 14:39
Alba,
Pelo que eu sei, os padrões de vida cubanos de antes da revolução eram muito bons, mesmo com o “bordel diário”. E eu também não vi manifestações de rua pedindo a queda do Stalin.
97 Marcos Araujo // 31/January/2008 às 14:40
Antonico Malvadeza: Muito bom seu comenta’rio sobre o Zézinho ”Laurenti Béria” Dirceu no #91.
Ta’ vendo? Até que, quando o sinhô faz um esfôrço, algo interessante sai da sua cuca…
98 Antonio M // 31/January/2008 às 14:40
“…a maioria LEGITIMA o governo …”
Sim, como legitimavam Hitler, Saddam (100% !!!!!) entre outros….
99 Brancaleone // 31/January/2008 às 14:42
Colegas.
Graças às maciças doses de demerol e lexotan, estou temporariamento em condições de teclar, burlando a vigilância das enfermeiras.
Realmente a “eleição” cubana é por demais interessante contudo, o apoio recebido pelo Grande Capataz da Fazenda de alguns frequentadores deste blog é acima e alem de qualquer comentário por mais insano que seja.
Fidel 100 anos? Não, jamais!! Que Fidel fique mais 100 anos em Cuba, só que em Gantânamo…
Mas teclando sériamente haha, a liberdade do po hahaha vo cubano em vohahahahahahahtar de forhahahahahahahahahahahahahama livrehahahahahahahahahahahaha - Oh não outra crise não!!!!! Enfermeira!!!! Enfermeira!!! depressa!!!! Mais meio litro de Demerolhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah perhahahahahahhahahahahahahahahahdoem hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahquaquaquaquaquaquaquaquaquaquaquaquahahahahahahahah
100 Alba // 31/January/2008 às 14:42
Obrigada ,Caramujo e Dom Casmurro, mas agora, a conexão tá pifando.
Sei que muitos acharão que é desculpa, mas desde ontem está assim. De toda forma..
101 Fulgêncio Batista // 31/January/2008 às 14:43
Desde que esses barbichas assumiram o poder que meu cassino parou de faturar. Meus gigolôs perderam o emprego, houve desperdício de comida com a ralé alimentada, que não sabe o seu lugar. Que se puna essa gente que se absteve ou votou contra com passagem para a minha Miami. Tenho dito! Putaria, já!
102 Antonio M // 31/January/2008 às 14:43
” As prostitutas de Cuba são as mais limpas do mundo ”
E tem diploma univesrsitário !
Foi o Fidel que disse !!!!!
Foi o Fidel que disse !!!!!
Foi o Fidel que disse !!!!!
Foi o Fidel que disse !!!!!
103 Marcos Araujo // 31/January/2008 às 14:44
Burn the Witch: Nao sou esquerdista, sou anarquista e quero comer o rabo das americanas, mas so’ das muito gostosas :o))
104 Fulgêncio Batista // 31/January/2008 às 14:46
Camaradas da putaria cubana, vcs. têm emprego garantido em Miami. Burn, venha queimar sua rosca aqui. Meus rapazes te aguardam.
105 Antonio M // 31/January/2008 às 14:48
Todo esquerdista e arrependido por votar no Lula desde 2002, diz que é anarquista desde criancinha.
Todo político esquerdista e chateado com os rumos do governo Lula, foi para o PSOL mas, para poder votar nele no 2º turno por causa de seu “passado biográfico” como diz o Plínio de Arruda Sampaio.
106 Luiz Hináçio da Ciuva // 31/January/2008 às 14:50
Ilustre líder caribenho:
Tendo em vista as eleições presidenciais em meu país e diante do estrondoso resultado obtido por V.Sa. e do seu não menos honrado irmão, solicito que envie-me urgentemente o Manual da Reeleição utilizado em sua campanha. Pretendo seguí-la à risca pois inegavelmente é a meira correta de assegurar a permanência no poder.
Tomarei a liberdade de utilizar o seu Manual de Reeleição juntamente com o Guia Bolivariano de tal maneira cercar-me das devidas garantias.
Grato.
107 Burn the Witch! // 31/January/2008 às 14:51
Meu pai adora contar que em 1958 ele comia uma mulher em Havana por 4 pacotes de Lucky Strike - sem diploma. Em 1962, - com comunismo, mísseis, vodka soviética - ele voltou pra lá, mas daí uma mulher custava meio Lucky Strike. É que os melhores clientes tinham partido. Só sobraram alemães ocidentais pé-rapados como meu pai. Tinha embargo e tal, mas também mesada dos ruskis. Moral da história?
108 DGI // 31/January/2008 às 14:53
“Mas alguém ouviu falar de manifestações nas ruas pedindo o fim do regime? ”
Alba,
Obrigado pelo elogio implícito. Estamos aqui pra isso mesmo!
Aqui ninguém se mete a besta e sai fazendo ‘manifestações’!
Sabemos fazer o nosso trabalho…
109 josef mario // 31/January/2008 às 14:57
Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
Eu, josef mario, devo dizer que o companheiro fidel castro, juntamente com os companheiros che guevara, simon bolivar, ho chi munh, mao tse thung , stalin, pol pot, hrp mané e professor luisinho são os meus grandes ídolos do pensamento marxista. Este post do companheiro pedro doria, evidentemente, tem um caráter provocativo mas, de forma alguma, irá macular a imagem do nosso grande líder fidel castro. Infelizmente o companheiro fidel castro, poucos sabem, foi vítima de um terrível erro médico. Após um exame de rotina de toque retal para verificação da próstata, o companheiro fidel resolveu, por conta própria e para ouvir uma 2ª opinião, enfiar uma cenoura no seu canal rabal. Esta companheira cenoura, sentindo o ambiente propício, se enraizou e se incorporou definitivamente à anatomia do companheiro fidel, tornando-se impossível a sua retirada. Com isso, a ficção se tornou realidade e se materializou, isto é, as merdas que o companheiro fidel falava passaram a sair, em forma sólida e pastosa, pela sua boca, já que o seu rabo encontrava-se obstruído pela companheira cenoura. Portanto, se o companheiro fidel ultimamente não tem aberto a boca, evidentemente, é por força maior como os companheiros agora ficaram sabendo.
Muito obrigado
110 Rachel // 31/January/2008 às 14:59
ahahahahahaha
111 josef mario // 31/January/2008 às 14:59
ho chi munh = ho chi minh
112 Brancaleone // 31/January/2008 às 14:59
hahahahahahahahahahah
hahahahahahahahahah
hahahahahahahahah
hahahahahahaha
hahahahahaha
hahahahaha
hahahah
haha
ha
Bom, o Demerol já está agindo, portanto posso voltar a teclar, mas alguns comentários aqui estão exigindo doses cada vez maiores.
Parece que alguns aqui chegaram a conclusão que até a miséria de esquerda é melhor que a miséria capitalista. De fato, os genocidas deles são bonzinhos, os ladrões são honestos e até as putas são puras ou seja, a ideologia compensa tudo…
Agora com relação à liberdade do cihahahahahadadão cubano em vohahahahahatar - de hahahahah novo hahahahaha não!!! enferhahahahahmeihahahahahraahahahahah!!!
socohahahahrrohahahahahahahahahahahahahahahahahahahah
113 Antonio M // 31/January/2008 às 15:06
” Saramago e Cuba 15/04/2003
HAVANA E MADRI. As reações de condenação ao governo de Cuba pelo fuzilamento de três seqüestradores de uma embarcação e pelo julgamento sumário e prisão maciça de dissidentes, na semana passada, vêm ganhando reforço de setores da esquerda no mundo inteiro. Ontem foi a vez de o português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura de 1998 — até então um firme defensor da revolução cubana iniciada em 1959 depois da derrocada da ditadura de Fulgêncio Batista — manifestar sua decepção com as ações de Cuba.
Saramago, que mora na Espanha, escreveu um editorial no jornal “El País”, de Madri, no qual condena a execução dos três homens que roubaram um barco para tentar fugir da ilha e a prisão dos dissidentes.
“Até aqui cheguei. De agora em diante, Cuba seguirá seu caminho. Eu fico. Cuba não ganhou nenhuma batalha honrosa fuzilando esses três homens, mas perdeu minha confiança, destruiu minhas esperanças, roubou meus sonhos”, disse em seu artigo o premiado escritor….”
Dirão os defensores de Fidel que Saramago está gagá.
E resta alguma dúvida porque lá não ocorrem as “manifestações nas ruas pedindo o fim do regime? ” ???????
114 Kim Jong Il // 31/January/2008 às 15:06
Parabéns, Fidel!
Parece com o meu papai…
115 Burn the Witch! // 31/January/2008 às 15:07
Branca, você pegou o Demerol no SUS cubano?
116 Antonio M // 31/January/2008 às 15:07
Ahhh sim…Mesmo quando defendia o regime, Saramago nunca viveu em Cuba nénão ??!?!??!?!
117 Marcos Araujo // 31/January/2008 às 15:09
Brancaleone, pera ai’ sô! Do jeito que vai, nao demora internam você numa Pinel pela ai’. Uma boa dieta de choques elétricos dia’rios seriam bem mais eficazes para melhorar ainda mais sua pontaria de sniper, meu caro.
No meu entender, todos os comentaristas aqui estao de acôrdo com o fato que Cuba é uma ditadura e que Fidel deveria ter partido ha’ muito. Cuba nao é o parai’so, mas tampouco é o inferno. Existem paises ”democra’ticos” muito, muito piores. Veja a Africa: Nigéria, Quênia vêm-lhe ‘a memo’ria? Viu a miséria por la’? Tem eleiçoes, voto livre, e viu no que da’? Fraudes abjetas, ditaduras infinda’veis, déspota atra’s de déspota. Em vista daquilo ali, até que Cuba nao esta’ tao ruim assim nao. Vai melhorar, e muito, quando a abertura inevita’vel enfim chegar, sem interferência do seu Tio Sam.
Passar o tempo a acusar de ”esquerdistas” quem nao esta’ de acôrdo com suas distorçoes dos fatos é mamata. Enfim, qualé a sua, rapaz?
118 Piotr Kropotkine // 31/January/2008 às 15:09
http://www.independent.co.uk/news/world/asia/sentenced-to-death-afghan-who-dared-to-read-about-womens-rights-775972.html
“A young man, a student of journalism, is sentenced to death by an Islamic court for downloading a report from the internet. The sentence is then upheld by the country’s rulers. This is Afghanistan – not in Taliban times but six years after “liberation” and under the democratic rule of the West’s ally Hamid Karzai.
Kambaksh, 23, distributed the tract to fellow students and teachers at Balkh University with the aim, he said, of provoking a debate on the matter. But a complaint was made against him and he was arrested, tried by religious judges without – say his friends and family – being allowed legal representation and sentenced to death.
The Independent is launching a campaign today to secure justice for Mr Kambaksh. The UN, human rights groups, journalists’ organisations and Western diplomats have urged Mr Karzai’s government to intervene and free him. But the Afghan Senate passed a motion yesterday confirming the death sentence.”
este mundo está mesmo perigoso… um gajo distraiçe a pensar e pode logo ser apanhado pelos zelotas da fé …qualquer fé…mesmo a fé do Kamarada Alzheimer perdão Fidel…..
119 Burn the Witch! // 31/January/2008 às 15:11
O Brasil, sempre com a intenção de melhorar as relações com ilha de Castro podia ter emprestado algumas urnas eletrônicas, né? O problema é que os cubanos iam reformar todas as urnas, deixando elas com apenas um botão: o de confirma (imagina a foto do Comandante na urna! Ia ter o efeito da foto do Costinha ou do Grande Otelo, voto que não vale nada). Já o plástico dos outros botões eles iam pegar e fazer balsas para Miami.
120 Marcos Araujo // 31/January/2008 às 15:12
Antonico Malvadeza: Você pediu licença pra falar comigo, ô bichim? Ja’ pediu-me a bençao hoje? Olha que ja’ la’ vem o cascudo, viu seu desobediente!
121 Antonio M // 31/January/2008 às 15:14
Não foi caso de se pedir licença, nem precisa. Foi a carapuça que serviu mesmo….
122 Burn the Witch! // 31/January/2008 às 15:21
“Cuba nao é o parai’so, mas tampouco é o inferno.” Por que tenho a impressão de já ter visto esta frase na capa de 500 edições da Caros Amigos? Ô clichê!
123 Capeta // 31/January/2008 às 15:24
Cuba não é “o” inferno. É só um ‘inferninho’…
124 Pablo Vilarnovo // 31/January/2008 às 15:25
Alba - Uma pequena grande correção: não há bloqueio a Cuba, e sim embargo.
Embargo esse que não impede que se estiver com dólares soficientes, você compre desde Coca-Cola a computadores IBM.
125 Pablo Vilarnovo // 31/January/2008 às 15:38
Alba - Uma pergunta: porque a carência de produtos legitimiza o regime de Fidel? Isso porque você acha que a carência é devida ao Embargo??
Essa tese não se sustenta quando analisamos que em outros países comunistas também havia falta de produtos.
Lembra da história do idoso da Alemanha Oriental que chorou ao entrar em um supermercado na Alemanha Ocidental?
Será que falta algum produto a elite cubana? Será que falta carne de primeira à Fidel? Será que ele tem problema de moradia (Fidel possui mais de 10 mansões a sua disposição)? Será que Fidel tem problemas com a medicina cubana como o cubano normal possui (o médico particular de Fidel é espanhol)?
Será que Fidel tem que esperar um venezuelano fazer algum tipo de operação pois esse paga em dólares?
Porque será que não falta nada nos Resorts espanhóis na Ilha?
126 Marcola // 31/January/2008 às 15:39
Parabéns aos companheiros do PCC do Fidel…
127 Burn the Witch! // 31/January/2008 às 15:43
Pablo, o alemão oriental não chorou quando entrou no supermercado, ele ficou é espantando porque nunca tinha feito tantas escolhas em um dia. Queijo de porco ou Bockwurst? Coca ou Pepsi? Playboy ou Hustler?
128 Marcos Araujo // 31/January/2008 às 15:45
Acho que vou mudar pra Cuba; tem muito cubana rabuda e gostosa por la’. Levo comigo o Antonico Mavadeza, pra que tirem o cabestro dele. A malvadeza desse bichim deve ser por falta de mulé…
Ô bruxa queimada: Clichê? Nem sabia. Nao tenho o ha’bito de ler Caros Amigos, tal qual o sinhô.
129 Sol Melia // 31/January/2008 às 15:46
Parabéns Fidel!
(Pablo…Por que no te callas?)
130 Burn the Witch! // 31/January/2008 às 15:49
Marcos, pois devia, a revista parece ser o seu doppelgänger.
131 Antonio M // 31/January/2008 às 15:50
Hmmmmm…… Sol Melia tem uns 10 hóteis em Cuba e está reclamando do quê hein ?!
132 Antonio M // 31/January/2008 às 15:51
Ahhhh!!!! Entendi. Por isso que Sol Melia disse primeiro parabéns Fidel. Desculpe-me tá ?!
133 Sol Melia // 31/January/2008 às 15:52
Um dia Cuba terá somente o PCC, hotéis e turistas…
134 Sol Melia // 31/January/2008 às 15:54
… aos cubanos restará a opção de ‘navegar’ até a Flórida!
135 Sol Melia // 31/January/2008 às 15:56
Nós somos o ‘paraíso’ naquele ‘inferninho’..
136 Sol Melia // 31/January/2008 às 15:57
… o ‘céu’ é o PCC!
137 Antonio M // 31/January/2008 às 15:58
Pequeno Hino ufanista
O Brasil lança foguetes !!!
Cuba não lança!!!
Quero ver cú balançar !!!! opsss!!! desculpem!!!
Quero ver Cuba lançar!!
Duvido !!!
138 Hugo Albuquerque // 31/January/2008 às 16:01
Para mim não resta dúvida que a Revolução Cubana se fez absolutamente necessária naquele momento, no entanto, erros foram cometidos em meio a acertos.
Cuba falhou em seguir o modelo sovietóide, bem como o Estado cubano falhou em promover uma revolução industrial. É verdade que aquele país, por óbvias questões geopolíticas, se viu obrigado a capitular diante de muitas imposições soviéticas e acabou cedendo ao dependismo tecnológico em relação aos russos o que atrapalhou consideravelmente a geração de riqueza principalmente após a queda do muro de Berlim.
Note-se, porém, que Cuba apresenta uma saúde pública e uma educação superior a da maioria dos países latino-americanos; É, portanto, um paradoxo, na medida que o regime se faz incapaz de gerar a riqueza na quantidade necessária ao mesmo tempo que consegue converter o pouco que produz em qualidade de vida, muitas vezes à frente de países muito mais ricos.
Cuba tem uma per capta equivalente a metade da brasileira e uma taxa de mortalidade infantil semelhante à de países quatro vezes mais ricos que o nosso.
Muito há o que fazer em relação a uma Cuba melhor, há problemas consideráveis do próprio regime não obstante os problemas ocasionados pelo embargo econômico americano, mas antes de mais nada é preciso levar em conta os prós e os contras do regime cubano e as consequências da Revolução Cubana.
Acima de tudo, é necessário fazer uma avaliação isenta sobre o Cuba, que não é o maior fracasso da História da humanidade, nem o seu maior sucesso.
139 Antonio M // 31/January/2008 às 16:04
Puxa Hugo !!!!! Que maneira linda de dizer “Cuba nao é o paraíso, mas tampouco é o inferno.” ! !!!
140 Pablo Vilarnovo // 31/January/2008 às 16:04
Na boa, alguém em sã consciência acredita nos dados fornecidos por Cuba em relação a seu sistema de saúde e educação??
Santa Inocência Batman!!!
141 Fulgêncio Batista // 31/January/2008 às 16:07
Caros amigos da putaria cubana,
quando aquele ancião decrépito morrer e descobrirem o capitalismo, minha Cuba vai voltar a ser o paraíso que foi durante meu governo, quando a miséria não existia e o país era a vanguarda do desenvolvimento mundial. Miami que se cuide!!!!!
142 Chesterton-Dracul- El Cid // 31/January/2008 às 16:08
hugo, voce é muito inocente….
143 Antonio M // 31/January/2008 às 16:09
E ano passado Cuba mudou seu critérios para tabular esses dados.
‘9% de crescimento ao ano’ pouco é bobagem…..
144 Mentor // 31/January/2008 às 16:11
Se Fidel e Che não tivessem sequer existido, salvo algumas nuances a História teria o mesmo curso.
As forças políticas, historicamente engendradas, são a matriz propulsora. Líderes não são representações idealizadas, mas o resultado das condições concretas
145 Burn the Witch! // 31/January/2008 às 16:13
Parece o livro do John Steinbeck na Rússia. Quando perguntava quantos tratores eram fabricados em tal fábrica, os comunas diziam: “157%” a mais que no ano passado. “Mas quantos foram fabricados ano passado?”, perguntava o escritor. Que ouvia:”Ah, isso nós não podemos informar.”
146 Marcos Araujo // 31/January/2008 às 16:16
O Pablito ai’ acima faz perguntas muito pertinentes. É claro que nao falta nada ‘a elite dirigente cubana. Nao existe govêrno que nao se corrompa, uma vez no poder. Seja de esquerda, centro ou direita.
Todo regime que reprima ou suprima a iniciativa privada esta’ fadado ao fracasso. O cidadao, e nao o Estado, é a fonte de todo progresso e riqueza. O Estado deve zelar pelo bem-estar do povo, em todas as a’reas, e com salvaguradas para que a coisa nao degenere. A ‘mao invisivel’ do Adam Smith e o mercado auto-regulador - do Ricardo, creio- simplesmente nao existem, sao utopias de economistas conservadores. O Estado deve intervir onde cabe para por ordem na bagunça gerada pelo capitalismo selvagem. Isto nao significa socialismo ou comunismo, como sempre urram os arautos do capitalismo selvagem. Todos os paises escandinavos, e varios outros tal a Austra’lia e Nova Zelandia praticam esta virtude e que, eu saiba, nao sao comunistas ou socialistas, mas estao dentre os mais avançados do planeta.
Nao ha’ como explicar a penuria de todo tipo de produto em Cuba - salvo os quilométricos discursos do Fidel - senao pelo fracasso do regime instaurado na ilha depois da revoluçao, pelo proprio Fidel. Cuba tem terras férteis, e todas as técnicas disponiveis, porém a produçao agricola é pifia. Porque? Volte ao primeiro para’grafo…
147 Burn the Witch! // 31/January/2008 às 16:17
Vamos analisar os “prós e os contras da revolução”, “educação”, “saúde”, “putas com cleintes locais”. Putz, o discurso nunca muda… Quer um pró da revolução cubana? Eu só conheço um: http://es.wikipedia.org/wiki/Carlos_Puebla
A única coisa que já prestou nessa revolução.
“La OEA es cosa de riso”, “Son de la alfabetización”, e outros sucessos. Vale a pena baixar no soulseek.
148 Pablo Vilarnovo // 31/January/2008 às 16:18
Mentor - Será?? O que sabemos da Revolução Cubana?
Ora que Fidel era mais um dentre a multidão. Que Fidel assassinou vários dos outros que lutaram contra Baptista. Que Baptista perdeu mais pelo embargo americano de armas que qualquer coisa. Fidel nunca falou que iria transformar Cuba em uma ditadura socialista. Pelo contrário, assinou documento com outros líderes afirmando que iria convocar eleições livres após a queda de Baptista…
149 Burn the Witch! // 31/January/2008 às 16:23
Pablo, essse é o caso clássico de “revolução”. Deixe os outros derrubarem o ditador, o xá, o czar e depois derrube ou barre esses caras, mas antes, claro, não deixe acontecer aquelas eleições livres tão sonhadas. Castro nem foi original nessa, os bolcheviques já tinham feito isso.
150 Pablo Vilarnovo // 31/January/2008 às 16:24
Marcos Araújo - “O cidadao, e nao o Estado, é a fonte de todo progresso e riqueza. ”
A coisa mais inteligente que li até agora…
Sobre a falta de produtos, há uma parte do livro de Greenspan bem interessante em que ele conta uma visita à Rússia logo após a queda do muro. Ele viu alguns tratores muito antigos, da década de 50. Ao perguntar porque desses tratores, seu acompanhante russo respondeu simplismente: “porque ainda funcionam”.
Ou seja, algo chamado “Destruição Contrutiva” não existe nos regimes socialistas. Cuba produz a mesma coisa de açúcar que produzia na era de Baptista.
151 Pablo Vilarnovo // 31/January/2008 às 16:26
Marcos - Também deve ser visto o termo “intervenção do Estado”. Pegue a lista dos países mais economicamente livres e os escandinavos sempre se encontram no topo.
Não é porque um país possui uma alta carga tributária que ele é socialista ou que o Estado seja intervencionista na economia ou que abdiquem do livre comércio e das leis de mercado.
152 Antonio M // 31/January/2008 às 16:29
E Hugo Chaves fez algo parecido.
http://www.youtube.com/watch?v=cvbdMg-X5GQ
153 Mentor // 31/January/2008 às 16:32
Pablo (148),
Iiihhh.. agora você me apertou… essas frases eu ‘decorei’ do manual do nsca…
154 Mentor // 31/January/2008 às 16:37
Socorro nsca… me tira dessa enrascada! Me empresta a sua ‘bíblia’…
155 nada será como antes // 31/January/2008 às 16:39
Mentor (144),
Quando utilizamos texto alheio, é praxe colocar aspas, fazendo notar a clonagem.
O texto de seu comentário, excetuados os nomes, é a transcrição literal do trecho de um de meus comentários de ontem, no post “E se”…
Obrigado
156 Mentor // 31/January/2008 às 16:44
Foi só uma brincadeirinha, nsca.. Não fique bravo!
157 nada será como antes // 31/January/2008 às 16:47
Mentor,
Não fico bravo . Mas estou sempre atento.
158 Papagaio // 31/January/2008 às 16:47
Pronto. Não sou mais ‘mentor’.
Agora posso repetir à vontade?
Brincadeirinha, de novo…
159 Papagaio // 31/January/2008 às 16:49
É que o debate sem você estava tão sem graça…
Tentei fazer você aparecer!
Deu certo!
Agora assuma seu posto.
Tô saindo…
160 nada será como antes // 31/January/2008 às 16:50
Mentor/Papagaio,
Repetir, colar, parodiar, etc. Claro que pode. Mas deve ser citada a fonte.
161 nada será como antes // 31/January/2008 às 16:53
Papagaio,
Como cilada da tarde, foi criativa.
Mas desde o início não me empolguei com o tema.
Por isso, estou fazendo acompanhamento visual apenas.
162 nada será como antes // 31/January/2008 às 16:54
visual apenas = visual, apenas
163 Fulgêncio Batista // 31/January/2008 às 17:11
Reunindo minha equipe para a democracia em Cuba-libre, dá Cu ba pá quem qué, cheguei às seguintes conclusões. Segundo meu assessor, Burn the ring, sugeriu alguns modelos de desenvolvimento do capitalismo. Podemos adotar as lindas moradias populares, em style rústico, do Haiti, ou o modelo pujante da Guatemala. Talvez virar um Porto Rico americano, uma grande Guantânamo. Se nada disso der certo, podemos nos inspirar no agreste brasileiro, e criarmos calangos. Já meu assessor da máfia cubana sugeriu Barbados e de paraíso fiscal eu entendo. Que joguem os dados!
164 Astor // 31/January/2008 às 19:35
Alba - Pois é, prezados, Cuba, como todos sabemos aqui, era o bordel dos EUA até 1959.
Ué, Porto Rico também era e acabou com isso sem revolução nenhuma. Foi só botar a polícia cima de quem tava devendo e pronto.
165 Hugo Albuquerque // 31/January/2008 às 19:40
Antonio M,
Supondo que você considere por “Paraíso” os países desenvolvidos e “Inferno” os países miseráveis é isso mesmo.
Pablo Villarnovo,
Claro, todos os dados sobre Cuba estão errados, só a sua opinião sobre a ilha é que certa.
166 Microempresário // 31/January/2008 às 19:58
“Centenas de milhões de pessoas no mundo tem livre acesso a roupas Adidas. Só uma delas é cubana.”
Do blog do Tutty
167 Astor // 31/January/2008 às 20:02
Boa, Microempresário.
Só espero que a roupa da Adidas seja lavada de vez em quando…
168 Pablo Vilarnovo // 31/January/2008 às 20:13
Hugo - Você não precisa confiar em mim… Busque pela própria net…
169 Hugo Albuquerque // 31/January/2008 às 20:41
Pedro,
Não preciso confiar mesmo.
Os dados do PNUD e do IBGE não dizem que Cuba seja nenhuma maravilha, mas também não é um desastre.
A estratégia de pintar Cuba como um pedaço de inferno é um estratégia burra, própria da direita sectária que acaba depondo contra o argumentador.
Há linhas mais racionais de argumentação para se criticar Cuba que fogem do maniqueísmo bobo de guerra fria.
170 Brancaleone // 31/January/2008 às 20:57
Tá certo.
Cuba é maravilhosa, decente, limpa, saudável, paradisíaca e eu sou inteligente, rico e bonito…
Pô, se todo mundo pode falar asneira eu tambem posso
171 Hugo Albuquerque // 31/January/2008 às 21:26
Corrigindo:
Pedro não, PABLO.
172 HRP....o H.Romeu Pinto Reloaded! // 31/January/2008 às 21:41
O Macaco tá certo!
E o Antonio tamém!!!!!!!!!!
Deixa ele dormir com suas convicções!
e OS DIREITINHAS IDEM……ILUSÃO É BOM PRA MIMETIZAR MEDOS E REPULSAS…!
173 Marcos Araujo // 31/January/2008 às 21:58
Hugo, você esta’ absolutamente certo no seu comenta’rio 138. E também o Pablito, no seu comenta’rio 148, e sobretudo na passagem ”Fidel nunca falou que iria transformar Cuba em uma ditadura socialista”. Fidel e o Che enganaram a todos.
Va’rios revoluciona’rios que lutaram ao lado de Fidel, alguns bem mais valentes e corajosos que ele no fogo da açao, confrontaram Fidel e discordaram. Pagaram com a vida e alguns so’ sairam do cativeiro ha’ pouco tempo atra’s.
Revoluçoes assassinam, mastigam e engolem seus filhos, é sempre assim. Aconteceu na França de 1789, no México de Emiliano Zapata, na URSS do Lênin, na China de Mao (lembram-se de Lin Piao?), no Camboja de Pol Pot, no Zimbabue do maluco Mugabe, etc. Exemplos nao faltam. Assassinam tanto quanto os regimes de déspotas da ultra-direita, que pululavam na América Latrina. Graças aos céus que esta situaçao esta’ mudando, mesmo na sanguina’ria Guatemala (onde ainda vai correr muito sangue e onde mais de 150 candidatos foram liquidados nas ultimas eleiçoes pela ma’fia e gangues ligadas ao regime pseudo-democra’tico de direita do ditator de sai’da).
Cuba também mudara’, mas abertura sera’ lenta, assim como foi a da China. Espero que se torne uma social-democracia, mas nao sera’ amanha a véspera.
174 HRP....o H.Romeu Pinto Reloaded! // 31/January/2008 às 22:08
Mas Tio Sam ,canalha, não porá suas patas sujas nas pessoas de Cuba novamente!
Muito legal!
Durmam bem direitões…. a Help vai acabar…..mas a fornicação nunca@!!!!!!!
175 proftel // 31/January/2008 às 22:30
Putz, perdi essa.
Faz mal não.
Na próxima eleição haverá outro post.
hehe
:-)
176 Marcos Araujo // 31/January/2008 às 22:57
HRP: Esperemos que nao, esperemos que nao…
177 Harun al-Rachid // 1/February/2008 às 1:32
Cuba, população - 11,382,820 —— ‘‘compareceram à urnas 8,2 dos 8,5 milhões de eleitores.’’ ????
“Centenas de milhões de pessoas no mundo tem livre acesso a roupas Adidas. Só uma delas é cubana.” Do blog do Tutty.
O Tutty está enganado. Todos os cubanos que moram em Miami possuem roupas Adidas.
Mas ainda há esperanças. Após a morte de Fidel, Cuba poderá ascender à condição de Puerto Rico, ou seja, Estado Livre Associado ao USA.
178 Linda // 1/February/2008 às 2:11
Burn the Witch! // 31/Janeiro/2008 às 14:51
“Meu pai adora contar que em 1958 ele comia uma mulher “.
Burn the Witch! isto é estória da carochinha. Se vc raciocinar com sua própria cabeça, concluirá o contrário.
179 Papagaio // 1/February/2008 às 2:17
Pôxa, o debate já acabou? Não é possível. Mais de 20 supostos ‘direitistas fanáticos’ e mais de 300 ‘comunistas incendiários’ e ninguém explicou o que todos querem entender?
De q
180 Papagaio // 1/February/2008 às 2:35
Aparentemente o debate sobre as circunstâncias em que Fidel se reelege sucessivamente requer uma avaliação sobre quais forças o elegeram líder (sob a conjugação de determinadas circunstâncias históricas, como diria o nsca) e o que ocorre hoje.
Aparentemente o desencanto com os processos revolucionários toma conta dos povos numa consequência direta da comprovação da incapacidade das ‘revoluções’ de proporcionar melhores condições de vida.
A humanidade dos tempos globais não sobreviverá valendo-se de meios e processos violentos para a solução dos conflitos.
Alcançamos uma transição democrática mediante o exercício da paciência por parte da sociedade. Soubemos aguardar o esgotamento da ditadura. Então assumimos a responsabilidade pela condução do nosso destino (dentro do possível, óbvio).
Aparentemente a sociedade cubana aguarda a transição sem nenhum interesse por mais conflitos. Já sofreram muito. Aguardam com paciência e sabedoria. Afinal, o tempo é o senhor da razão.
181 MaGioZal // 1/February/2008 às 4:30
As eleições cubanas são livres… como uma que aconteceu em 1937 num certo país europeu.
182 Antonio M // 1/February/2008 às 8:13
Hugo - Concordarei com você quando o fluxo de balsas improvisadas for “os outros” >>>>> Cuba ao invès da realidade que è Cuba >>>>>>> “os outros” ok ?!?!
HRP - “…Mas Tio Sam ,canalha, não porá suas patas sujas nas pessoas de Cuba novamente!…”
Com embargo já põe uns 30%. Depois que Fidel e Raul virarem purpurina, imagine só !!!! E vai ser com Zé Dirceu a frente só embolsando suas comissões !!!! Uma festa !!!!
183 Dom Casmurro Patriarca // 1/February/2008 às 9:31
Caçamba, Papagaio,
você falou tudo certo.
184 Fulgêncio Batista // 1/February/2008 às 10:43
Papagaios me mordam!!!! Que Deus tenha piedade de nós. Ninguém deseja a violência, ela é que cisma em permanecer no cotidiano da humanidade. Para nos civilizarmos como o papagaio e o Casmurro (a Linda, Alba, Proftel, Elias, Miranda, o Hugo, o surfando e o HRP também já estão em adiantado estágio de educacão civil, já o Caramujo tá a meio caminho e o Broncão ainda pode ser recuperado, mas a direitobada é jurássica) é preciso quem comande a hierarquia social mude. Para isso só muito chute na canela dessa gente que não se manca nunca. Se for necessário devastar uma floresta inteira para eles comprarem uma Ferrari, podem ter certeza de que o farão!
185 Linda // 1/February/2008 às 12:45
É, Fulgêncio, acho que vai precisar mais do que chute na canela. A tão propalada criatividade do brasileiro, “jeitinho brasileiro” de levar vantagem em tudo, começa na classe A e termina na Z. Haja vista a importação de carros através de contatos diplomáticos, para escapar do devido tributo. E o envio e repatriamento aos paraísos fiscais de dinheiro ilegal de caixa dois das empresas, das pessoas físicas? Isto é coisa de classe A.
Coisa de classe Z é bater carteira, não pagar aluguel, enfim a patuléia se vira a seu modo.