Como seria o Holocausto se acontecesse hoje, nos EUA? A MTV está com uma campanha no ar de dois filmes.
O segundo filme se passa num vagão de metrô.
Pedro Doria | Weblogum pouco do mundo, todos os dias |
|---|
Como seria o Holocausto se acontecesse hoje, nos EUA? A MTV está com uma campanha no ar de dois filmes.
O segundo filme se passa num vagão de metrô.
Tags: EUA · História · Israel e Palestina · Judaísmo

Alguns direitos reservados 2002–2008 pedrodoria.com.br
Layout Cutline de Chris Pearson. Modificado por GPS Gazette e Pedro Doria
62 Comentários até agora ↓
1 Darwinista // 28/January/2008 às 8:02
Bom dia a todos.
A intenção é evidentemente boa. Mas achei meia boca.
2 Rachel // 28/January/2008 às 8:28
Ok, eu aceito o segundo lugar nos comments.
3 Rachel // 28/January/2008 às 8:28
Bom dia, Daaarw!!
Me digam: é necessário ligar o som neste video? Se for, prefiro assisti-lo em casa.
4 proftel // 28/January/2008 às 8:31
Troço esquizito.
5 Darwinista // 28/January/2008 às 8:40
Hey Rach,
O som não é absolutamente necessário, mas ajuda a causar o efeito que o vídeo se propõe a causar. Acho que dá pra você arriscar assistir aí. Até porque, pra mim, ele não tem nada de mais.
P.S.: se fosse possível, juro que te cedia o primeiro comentário… ;-)
6 rafael // 28/January/2008 às 8:48
Concordo com o Darwinista. Apesar da boa sacada com a reconstituição da foto, o filme não me passou a impressão de que holocausto “happened to people like us”.
Vai ver que é porque eu não estou incluído neste “us”…
7 Rachel // 28/January/2008 às 9:05
Bom dia, Prof!!
Email pra vc. Cabei de mandar.
8 Rachel // 28/January/2008 às 9:15
Vi. Agora:
comentário crítico sobre o filme em si: fraco, hein. Os nazis eram bem piores que esses tiozinhos a la SWAT cm cachorros mostrado aí. E a situação toda era beeem pior que um vagão de metrô, gente quentinha em casacos grossos e protegida do tempo no subsolo.
MAS… acho que o importante aí (e por isso o PD colocou o video no blog) é a iniciativa. Veja bem: foi produzido e veiculado pela MTV, ícone da cultura jovem e de massa, levemente descerebrada, gringa. Mostrado nos EUA, país que, apesar de ter participado da II GM e bla bla bla, não sofreu com as consequências diretas de abrigar o holocausto e sua máquina nas próprias terras. Convenhamos que é bem diferente a concepção q um jovem europeu tem do holocausto em relação a um jovem americano.
Em vista desses fatos, achei válido. No mínimo, original, em comparação com outras iniciativas da MTV.
9 Mr X // 28/January/2008 às 10:14
Concordo com a Rachel,
Também achei o video fraquinho. Talvez seja porque os teenagers vivem no presente, e coisas que aconteceram “há séculos” não lhes parecem reais, então por isso transportar para imagens mais próximas do cotidiano. Ainda que, neste caso, não transmitam nem um décimo do que deveriam…
Na Itália teve uma iniciativa parecida, só que prática:
http://www.corriere.it/cronache/08_gennaio_26/giorno_memoria_treno_per_Auschwitz_b65a1b9c-cc55-11dc-91ff-0003ba99c667.shtml
Ontem foi o Dia da Memória.
10 Mr X // 28/January/2008 às 10:14
Poi
11 Mr X // 28/January/2008 às 10:15
Poizé, concordo com a Rachel, também achei o video fraquinho. Talvez seja porque os teenagers vivem no presente, e coisas que aconteceram “há séculos” não lhes parecem reais, então por isso transportar para imagens mais próximas do cotidiano. Ainda que, neste caso, não transmitam nem um décimo do que deveriam…
Na Itália teve uma iniciativa parecida, só que prática:
http://www.corriere.it/cronache/08_gennaio_26/giorno_memoria_treno_per_Auschwitz_b65a1b9c-cc55-11dc-91ff-0003ba99c667.shtml
Ontem foi o Dia da Memória.
12 confetti, uma carioca voltando pro inverno europeu // 28/January/2008 às 10:29
chose, “poi” o que ?
13 Mr X // 28/January/2008 às 10:54
Censura! :-(
Concordo com a Rachel.
14 Jåµë§ ßønd™ // 28/January/2008 às 11:16
-= Interessante. Só.
15 chato // 28/January/2008 às 11:33
se as vitimas fossem latinos ou gente de ascendência árabe/asiática teria REALMENTE sido impactante hehehe.
procurem por um filme feito para a tv chamado “a onda” (the wave). é um filme de 81 feito sobre uma experiência numa faculdade realizada em 67
tudo a ver com esse clipe ai em cima
16 Zictor // 28/January/2008 às 11:38
A idéia é boa, os vídeos são fracos.
Mas Rachel está certa, os americanos não possuem noção dos horrores da guerra. Minha namorada é francesa, os avós dela são muito direitosos. Mesmo assim, a avó dela VIU a ocupação nazista com os próprios olhos. Ela tem horror à guerra.
Na época em que eu morei na Alemanha, conheci inúmeras pessoas que viveram a guerra e o pós guerra. Todas têm histórias horríveis para contar. Europeu não quer saber de guerra, não importa o matiz ideológico.
Os americanos parecem não atentar para isso.
17 HRP Mané Reloaded // 28/January/2008 às 14:03
Esse assunto já deu…..mas tá….que sejam lambidas as feridas…….
Evolução que é bom nada!
18 HRP Mané Reloaded // 28/January/2008 às 14:08
AH…..06 milhões de pessoas de origem semito/judaica, 20 milhões de russos, alguns milhares de “Tiganes”,testemunhas de jeová( que gente brava!) e vai por aí afora……
Então vemos que os 55 milhões de almas mortas pela segunda grande guerra são dum espectro muito mais abrangente do que o pequeno circulo Polonia/Alemnha/hungria e adjacencias.
Alguns são repetidamente chorados e divinizados….e os outros milhões?
Também martirizados por Hitler?
éééééééééé……esqueceram?
19 Rachel // 28/January/2008 às 14:38
Os outros milhões ficaram para contar.
Eu realmente não sei se isso é sorte ou um p*** azar.
20 Gabriel // 28/January/2008 às 14:45
Nao, mane. Ninguem esqueceu coisa nenhuma. Mas todo o resto nao foi vitima de uma maquina sistematizada criada com o unico proposito de realizar uma limpeza etnica baseada unica e exclusivamente em um ideal arbitrario de pureza. Um assassinato que nao teve absolutamente nada que ver com vitoria militar ou qualquer objetivo estrategico.
21 Darwinista // 28/January/2008 às 14:57
Gabriel,
Opa, opa, opa! Todo o resto não senhor! Ciganos, testemunhas de Jeová e homossexuais, pra citar só esses três, foram vítimas da máquina de extermínio sim senhor. Em número menor que judeus, e por isso mesmo menos chamativos, mas mortos da mesma forma.
22 Joseph // 28/January/2008 às 15:10
“Esse assunto já deu…..mas tá….que sejam lambidas as feridas…….” - HRP
“Alguns são repetidamente chorados e divinizados….” - HRP
Este tal de HRP ainda se posa de humanista, esquerdista, superior por ser espirita etc. mas é um recalcado!
Assuma que é anti-semita, covarde!
23 Joseph // 28/January/2008 às 15:14
“Esse assunto já deu…..mas tá….que sejam lambidas as feridas…….” - HRP Mané
“Alguns são repetidamente chorados e divinizados…” - HRP Mané
E este tal de HRP ainda se posa de humanista, se acha superior por ser espírita etc. mas é um recalcado!
Você é anti-semita. E covarde!
24 Esprit de porc // 28/January/2008 às 15:43
Não gostei muito não… Parece que quando está escrito “happened to people like us” eles estão se referindo à tragédia que aconteceu com brancos (people like us) e não se importam nem um pouco com as inúmeras tragédias da África negra. Não gostei.
25 Te // 28/January/2008 às 15:57
Boa idéia o do people like us. Podiam fazer o mesmo para mostrar os prisioneiros de Guantánamo, a ocupação do Iraque, a situação dos palestinos e por aí vai.
26 Rachel // 28/January/2008 às 15:58
Espric…
Se vamos falar de tragédias q ocorreram foram do ‘eixo’ Europa-EUA, não precisa ir logo pra África.
Tem o problema do chineses durante o imperialismo nipônico e dps, durante a Revolução Cultural de Mao; tem os tibetanos arrasados pelos msms chineses q sobraram (e não são poucos); tem os curdos no OM; os aborígenes na Austrália; tem um monte. Pode escolher qualquer um desses.
27 Diabo // 28/January/2008 às 16:09
Aqui no inferno temos vários inquilinos com boas-intenções, talvez as melhores do mundo. - Não é verdade, subcomandante Hitler? O autor desse vídeo é forte candidato a frequentador de meus domínios.
Além do vídeo parecer com uma propaganda de leite em pó com final trágico, estiliza demasiadamente os horrores do Holocausto.
Óbvio que meu inquilinato e principalmente meu subcomandante ficaram muito satisfeitos de terem sido tão bem representados no vídeo.
Aposto que muitos aí em cima também se
identificarão com a rapazeada que invade casas e destroem o céu burguês.
Estou muito satisfeito! Descubram o nome do bem-intencionado.
28 Felipe // 28/January/2008 às 17:42
ACHO Q PARECE MAIS COM O QUE O EXERCITO DE ISRAEL FAZ COM OS PALESTINOS NA FAIXA DE GAZA.
29 Brancaleone // 28/January/2008 às 17:44
Diabo:
Hitler é seu subcomandante?
Cara!! Mas tú tá muito do mal assessorado!! Conhecço uma figuras que fariam Hitler parecer Madre Tereza de Calcutá. E você viu o curriculum do Fürer? Até que começou bem, mas foi incompetente pacas no final…
Caso queira, posso enviar-lhe o MEU curriculum, mas desde já adianto que minha maior exigência é escritório com ar condicionado…
30 Brancaleone // 28/January/2008 às 17:46
Felipe:
Num vem com essa, de novo não. Pode até achincalhar Israel, mas usa uns argumentos melhores porque que este aí não dá nem prá saída…
31 faraó // 28/January/2008 às 19:15
Felipe,
antes de escrever essas bobagens, é melhor voce ir ao banheiro e soltar os intestinos. Quem sabe não te sobra mais argumentos ao invés disso que voce evacuou pela cabeça sob a forma de pensamento?
32 Felipe // 28/January/2008 às 19:24
Queridos, antes que comecem a falar bobagens sem me conhecer, prestem mais atenção nas reportagens da propria CNN. Os proprios soldados de Israel filmam essas ações. E são realmente muito parecidas. Aconselho também um documentario do Oliver Stone. Chama-se ‘Persona Non Grata’. Você poderão identificar diversas cenas parecidas. Ou procurem no YouTube. Assim, as pessoas poderão se informar melhor e depois poderão discutir com argumentos mais adultos.
E, Brancaleone, no meu post anterior, não dei argumento sobre nada. Fiz somente uma constatação.
33 Brancaleone // 28/January/2008 às 19:53
Felipe:
1) Não sou pró Israel em algumas ações na Palestina, antes pelo contrário. Efetivamente existem exageros e principalmente péssima pontaria por parte dos Israelenses.
2) Tambem não sou pró Palestina quando atacam sem um objetivo específico, matando apenas por matar.
3) Não me consta que os judeus alemães queriam expulsar os alemães da Alemanha e tambem não me consta que os judeus não reconheciam a Alemanha como nação. Ao que sei, fora o gueto de Varsóvia os judeus não atacavam o exército alemão ou civis alemães.
4) Ora, parte da população palestina e seus “corajosos” aliados árabes querem varrer Israel do mapa (estupidez eu sei, mas eles acreditam nisso…) Parte da população palestina não reconhece Israel como nação. Parte da população palestina ataca Israel…
Tá, podemos entrar naquela arenga da criação do Estado de Israel e regredirmos até a diáspora, da ocupação do território das tribos palestina nos anos 40, etc. etc. e mesmo assim nunca se teria algo semlehante ao holocausto judeu - que admito, é muito valorizado como justificativa…
Deixemos de lado esta coisarada de holocausto palestino. Não existe isso. Acontece que simplesmente os exércitos palestinos não usam uniforme, não tem quartéis e declararam guerra a Israel. Só isso.
34 thiago // 28/January/2008 às 19:56
A iniciativa é boa, mas para que gastar dinheiro com tanto figurante? é só comprar uns vídeos das agências de notícias sobre o que acontece na Palestina, em países africanos, em guantanamo, na China rural, no semi-árido brasileiro…
35 Felipe // 28/January/2008 às 20:19
Repito: ‘Brancaleone, no meu post anterior, não dei argumento sobre nada. Fiz somente uma constatação. De que o video me lembra as ações do exercito de Israel invadindo casas na Faixa de Gaza. ‘
Grato.
36 Moisés // 28/January/2008 às 20:57
“Coisas horríveis acontecem ainda hoje com pessoas iguais a nós”
Por exemplo: Quênia, Palestina, Darfur.
Nesses dois vídeos apelativos quem seriam os judeus e quem seriam os nazistas, de hoje?
37 Moisés // 28/January/2008 às 21:04
Concordo com o “Espirit de porc”. Tive a mesma impressão.
38 Moisés // 28/January/2008 às 21:10
Rachel,
Você se esqueceu dos palestinos, vítimas dos representantes legítimos daquele povo que tanto sofreu com o holocausto.
39 Moisés // 28/January/2008 às 21:11
Boa thiago!!!
40 Brancaleone // 28/January/2008 às 21:21
Moisés!!
Qualé? não foi você que tirou os caras do Egito? No fundo nem precisva ficar vagando tanto tempo no deserto. Do Egito era só passar para Gaza ( sem o muro atual) e pronto, os judeus jamais teriam saido de lá…
E Moisés, os palestinos não são vitimas apenas dos Israelenses. Voce esqueceu a Síria, a Jordânia, o Irã, todos eles doidinhos para usarem os palestinos em causa própria, sem falar numa minoria de palestinos muito do afim de ferrar com a maioria palestina…
E entrando na sua onda:
É só lá que tão matando gente? E o Quênia? e Myanmar?
Aliás PD, tá faltando post sobre isso…
41 O Espezinhador // 28/January/2008 às 21:51
Holocausto? Ora, Pedro, você não aprende, né? Ou será que a esquerda tão bem representada aqui em seu blog ainda não lhe deu a devida lição de que o que aconteceu com os judeus não foi nada, que outros também morreram e que hoje em dia os palestinos também são vítimas?
Como diria um merdão desses aí, “éééééééééééééé…”
42 O Espezinhador // 28/January/2008 às 21:53
Ou será que você, Pedro, não aprendeu com o pessoal da “Sionologia”, criada na URSS nos anos 60, que o Holocausto nunca existiu, que os judeus só cresceram de tamanho durante a guerra, que os campos de concentração só matavam piolhos e que Hitler era um agente a soldo de Ben Gurion? Hein? Hein? Hein?
Mas peraí, tem gente que diz isso? E não são pessoas de direita?
ééééééééééééééééé!!!
43 Moisés // 28/January/2008 às 22:16
O Brancaleone tem razão, PD!
Que tal um “post” sobre o holocausto armênio?
PS. Mesmo hoje, o governo turco, e, infelizmente, muitos turcos, contaminados pela propaganda governista, não acreditam que os seus antigos governantes chacinaram mais de um milhão de armênios, em 1915. O mais incrível é que o governo democrata de Israel, amicíssimo da Turquia, não se posiciona sobre esse triste episódio.
44 Zictor // 28/January/2008 às 23:38
Putz, essa discussão desandou mesmo, hein? E por causa de um vídeozinho muito do mixuruca…
45 Catatau // 28/January/2008 às 23:50
Fiquei pensando sobre a quem esse tipo de video se dirige. Meio sem nexo… Não nos aproximaríamos mais de algo como Children of Men?
46 Andre Fucs // 29/January/2008 às 2:40
Darwinista
Você está 100% correto em corrigir o Gabriel com relação aos Ciganos que foram eliminados com a premissa de “limpeza étnica” assim como os judeus. Porém isso não se aplica às Testemunhas de Jeová, cuja perseguição deu-se por motivos puramente religiosos/políticos.
Calcula-se que cerca de 10000 Testemunhas de Jeová foram enviadas para os campos de concentração por se recusarem a obedecer o governo nazista. Dessas algo como 2000 (alguns dizem 5000) foram mortas.
Até onde sei a principal diferença em relação à sua perseguição e a dos judeus e ciganos era que Testemunhas de Jeová seriam poupadas caso rejeitassem sua fé.
Isso é claro não minimiza o sofrimento que essas pessoas passaram nem muito menos a bravura com que enfrentaram o mal mesmo que lhes custasse a vida, tivessem outros europeus feito como eles o horror não teria sido tamanho.
Abraços
47 Rachel // 29/January/2008 às 8:09
Parece - ao menos neste blog - que falar da ‘questão palestina’ chutando Israel tá na mesma linha que falar mal da Veja, do Lula e das faculdades públicas: ou vc faz, ou é desmoralizado.
Eu sei que já comentei isso aqui, mas está cada vez mais claro isso pra mim.
48 HRP Mané Reloaded // 29/January/2008 às 8:53
Aí potr cima já me chamaram de anti semita de novo…..não ! caro colega…..anti atrocidades….e Israel pratica hoje muito próximo…..do que seus filhos foram vitimas…..
E PARA QUE FIQUE BEM CLARO….DOS 20 E POUCOS MILHÕES DE SOVIETICOS MORTOS ,PELO MENOAS A METADE FOI DE CIVIS,ALDEÕES QUE ESTORVAVAM O CAMINHO DA “NOBRE” E ESTUPIDA ONDA PRUSSIANA PELA RÚSSIA…..
CHEGA DEESSSAA DE ME DIZER ANTI SEMITA.
COVARDE É A GENITORA!
EEEEEEEEEEEEEEE
49 Rachel // 29/January/2008 às 10:30
Cara… só eu não entendo PATAVINA do que o HRP escreve?
Sei lá, mas pontuação, oração com predicado e sujeito e relacionar comentário com assunto são importantes só pra mim?!
50 Moisés // 29/January/2008 às 13:01
Rachel,
A questão palestina está inerentemente ligada à existência de Israel. Não dá para dissociar. O estado judeu, muito provavelmente, não se concluiria se a população palestina nativa permanecesse naquele território, onde hoje é Israel.
51 Andre Fucs // 29/January/2008 às 13:53
Moisés e suas maluquices…
claro que se daria. Tanto se daria como se deu. Por sinal já diz a declaração de independência:
WE APPEAL - in the very midst of the onslaught launched against us now for months - to the Arab inhabitants of the State of Israel to preserve peace and participate in the upbuilding of the State on the basis of full and equal citizenship and due representation in all its provisional and permanent institutions.
52 JP // 29/January/2008 às 15:57
Mané tem razão. Desculpem-me simpatizantes do estado Judeu. Mas, na minha opinião, os judeos fazem questao de relembrar e divulgar amplamente (com ajuda de parte da mídia) sua versão sobre o holocausto simplesmente para ninguem esquecer que oa judeus são VITIMAS. Assim, podemos manter a máxima: SE VOCE CRITICA UM JUDEU (PODE SER UM ASSASSINO OU UM OTIMO RABINO) VOCE EH ANTISEMITA.
53 JP // 29/January/2008 às 15:58
Obviamente para desqualificar qualquer critica ao comportamento político de Israel.
54 O Espezinhador // 29/January/2008 às 18:05
O Mané é anti-semita?
ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ!!!
55 O Espezinhador // 29/January/2008 às 18:06
O JP é um imbecil?
ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ!!!
56 O Espezinhador // 29/January/2008 às 18:06
E o Moisés? Um idiota, não é?
ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ!!!
57 Moisés // 29/January/2008 às 18:24
Muito bonita a Declaração de Independência de Israel!!! Os palestinos poderiam ter ficado por lá!! Seria um estado judeu com maioria árabe!!!
Então os sionistas não expulsaram a população palestina do território onde hoje é Israel??!! Israel não tem culpa de nada!!! E esses autores judeus ficam falando de limpeza étnica!!! Cambada de traidores!!
58 Moisés // 29/January/2008 às 18:28
E o Espezinhador? Não tem argumentos para discutir seriamente?
NAAAAAAAAÃO!!!!
59 HRP Mané Reloaded // 30/January/2008 às 8:23
O Espezinhador?
No coments!
Não vale a pena…..
JP! muito obrigado pelos finos sentimentos….
Moisés…..lembre bem….lidar com “curtos” dá nisso….voce explica , explica e o cara te chama de viado……que capacidade!
60 Esprit de porc // 30/January/2008 às 10:42
Concordo com muitos dos comentaristas aqui nesse ponto: como o holocausto é amplamente lembrado (e ninguém em sã consciência deveria negar a gravidade do fato) os judeus ganharam o direito de serem vítimas em tudo que lhe diz respeito. Quem critica o governo de Israel e automaticamente chamado de anti-semita. Assim não há discussão ponderada possível.
61 Mauro Melin // 15/February/2008 às 15:31
SERÁ QUE JUDEUS DA ÉPOCA DO ANO 1939
SÃO IGUAIS AOS DE HOJE? OU A MAÇONARIA OS CONSUMIL.POR QUE O ELE:
PENSEM UM POUCO E DEPOIS RESOONDAM-ME.
COM APREÇO ( FILHO DE MIGUEL E SOBRINHO DE JACOB)
62 Mauro Melin // 15/February/2008 às 15:34
^VCS. TEM MÊDO DE RESPONDER? SEJAM TRANSPARENTE AO MENOS UMA VEZ NESSA VIDA!…
Leave a Comment