O Weblog publicou, na última sexta-feira, a Marchinha do Bolsa Família. É uma crítica ao programa dos governos FH e Lula – e marchinha de carnaval crítica ao governo é tradição brasileira. O link para a marchinha veio por email. O critério que adotei para decidir publicá-la foi a acusação de que teria sido censurada num concurso de marchinhas de carnaval.
A idéia não me surpreendeu de forma alguma, o governo atual já se mostrou disposto a censurar outras vezes.
Alguns de vocês cobraram de mim provas de que houve censura. Fui buscá-las, não encontrei. Só o que há é a alegação de seu autor. Não será o primeiro que, rejeitado por uma banca em concurso, terá acusado censura.
Isto quer dizer que cometi um erro de avaliação. Sem a história de censura, sobra apenas uma crítica ingênua, se não boba, ao governo federal. Por conta, devo aos senhores leitores um pedido de desculpas.






65 Comentários até agora ↓
1 Brancaleone // 26/January/2008 às 21:28
PD. Ah meu prezado PD !!!
Não se preocupe. Eu o perdôo.
Vai em paz, mas vê se não pecas por pouca coisa…
2 Brancaleone // 26/January/2008 às 21:30
Agora aquele:
” Alguns de voces cobraram “de mim”…”
É imperdoável…
3 Alba // 26/January/2008 às 21:33
Bravo, PD! :)))
4 Henrique // 26/January/2008 às 22:01
PD, a musiquinha e ruinzinha mesmo e até os slides poderiam ser melhor escolhidos, ou seja a crítica é quase tão ruim quanto o governo do PT. Mas independente de censura ou não, o que vale é a idéia de mostrar a compra de votos pelo bolsa esmola.
5 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/January/2008 às 22:08
PD limpando a barra com o PT e peteistas…..que melancolia.
6 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/January/2008 às 22:11
esse post não tem link na pagina principal
7 Brancaleone // 26/January/2008 às 22:28
É o PD querendo uma “boca” como a do Francklin Martins…
Brincadeira PD!!!
Sei que você não seria capaz de descer tão baixo assim…
8 Geraldo A M Vida // 26/January/2008 às 22:43
A ligeireza para criticar o governo federal no caso de suposta censura, não encontra a mesma rapidez para criticar a censura imposta ao Gov. Requião. Ou com ele pode?
9 Andre Fucs // 26/January/2008 às 22:44
para de beber chopp pois você está ficando “barrigudo”! K K K K
10 Dino // 26/January/2008 às 23:20
Como disse o nosso grande lider bolivariano Josef Mario, ficamos sem os ovos do suposto censor da musiquinha, mas resta no menu Ovos de Doria a Dorê…
11 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/January/2008 às 23:58
o Requião é uma besta chavista.
12 Natan Pardinho // 27/January/2008 às 1:31
o verdadeiro jornalismo….parabéns….
13 Zé Bush // 27/January/2008 às 1:56
well.Mr. Doria….errar é humano e perdoar é divino.
Eu te perdôo.
14 Choestrotn-Daurcl-Ei Cld // 27/January/2008 às 6:53
releitura do coment #11:
O Chesterton é uma besta bushista.
15 Moses Kuhn Besouchet // 27/January/2008 às 8:48
“A idéia não me surpreendeu de forma alguma, o governo atual já se mostrou disposto a censurar outras vezes.”
A bem da razoabilidade e da apreensão factual correta, lerei assim:
“A idéia não me surpreendeu de forma alguma, pois outras vezes eu já me enganara; interpretando gestos e palavras do governo como disposição de censurar.”
Seria ignorância (ignorância, não mero desconhecimento) de minha parte entender que um cara do gabarito do PD tivesse dito que “este governo tem ‘disposição de censurar’”.
“Disposto a censurar”… é mais ou menos como “a injúria cometida por PD neste caso não me surpreendeu, pois ele já moutrou-se disposto a deturpar a verdade outras vezes”. Como PD nunca deturpou a verdade (apenas, no meu entendimento hipotético, “ele estaria disposto”) eu me permito concluir que ele agora pode tê-la deturpado (?). Ficou clara a lógica, né? A rigor, a idéia do PD é assim: como o governo nunca censurou, não me surpreendo com a censura.
E antes que me venham com conversa fiada, querendo citar o exemplo do jornalista americano, censura é necessariamente prévia.
Ademais, o que ele fez foi altamente difamante, por imputar ao Presidente da República (funcionário público) a conduta de permanecer reiteradamente bêbado no trabalho.
Notem que, felizmente para a democracia e para que o governo se coce e trabalhe, ele toma pau todo dia da imprensa, e nem mesmo casos legítimos de crimes contra a honra cometidos por vários jornalistas sofreram qualquer reprimenda pelo governo ou por seus integrantes. Basta ver que, depois do acidente da TAM, utilizaram diversas vezes a imagem da Marta falando do “relaxa e goza” (dita especificamente ao ser perguntada sobre o que o passageiro deveria fazer quanto aos atrasos no aeroporto) para ilustrar “reportagens” mostrando o avião em chamas, as pessoas chorando, etc. Queria ver quem aqui aceitaria isso numa boa caso fosse consigo, sem impor sequer uma ação cível. Pessoalmente, acho que no Brasil não há liberdade de expressão, pois qualquer coisa é sujeita a sanção, seja ela imposta pelos conselhos profissionais, pelo judiciário, pela própria imprensa, enfim. Porém, não dá pra admitir que se use a palavra de forma criminosa, e isso foi feito diversas vezes contra o governo. Ele, de maneira até covarde, não processou ninguém, o que deveria ter feito a bem da democracia.
16 Pedro Doria // 27/January/2008 às 9:07
Infelizmente para vc, Moses Kuhn Besouchet, o caso mais gritante é justamente o do Larry Rother, sim, que chegou a ser expulso oficialmente do Brasil. Nunca ouvi falar da história de que censura é ‘necessariamente prévia’. Primeiro, porque não é verdade. Censura pode também ser posterior. E segundo porque, neste caso, o objetivo do governo era justamente censurar todas as reportagens que Rother viria a escrever. Quem decide que repórter escreve sobre o Brasil em suas páginas é o New York Times, não o governo brasileiro.
E difamante o caramba. Se sentiu-se ofendido, o presidente que entre com um processo na Justiça. Se não entrou é porque aí o Rother iria apresentar suas provas e sua Excelência teria que explicar porque estava como estava em determinados vídeos.
Existem muitas formas de censura. No caso do NYT, o governo teve coragem de manifestar sua intenção. Mas abra, agora, qualquer revista da Editora Abril e conte quantas páginas de publicidade do governo federal estão lá.
O governo federal é o maior anunciante do país. Sua obrigação, com sua publicidade, é alcançar a maior quantidade possível de brasileiros. Seu critério de publicação, portanto, deveria ser o número de circulação de jornais, revistas, o alcance de tevês etc. Nada justifica que a editora com maior tiragem no Brasil não receba um único anúncio. A não ser que a tática do governo seja claramente o que é, o asfixiamento econômico imposto pelo maior anunciante da República.
Então que objetivo pode ter o governo se tenta asfixiar a maior editora de revistas do país?
17 josef mario // 27/January/2008 às 9:11
Companheiro pedro doria
Eu, josef mario, devo dizer que, como todos sabem, sou macho e não costumo deixar pedra sobre pedra. Portanto, para que as coisas fiquem bem claras, devo dizer que não escrachei o companheiro pelo fato de ter postado aquela musiquinha débil mental em seu prestigioso blog. A minha esculhambação deve-se, unicamente, a justificativa idiota que o companheiro usou para assim o faze-lo. Esta história de querer parecer destemido, paladino de uma luta incansável contra qualquer tipo de censura, politicamente correto e o cacete a quatro, usada para a postagem daquela cretinice, é coisa de paneleiro e não condiz, absolutamente, com a condição macha do prezado companheiro. O pior de tudo, ainda, foi o companheiro querer corrigir a cagada e, humildemente, vir agora pedir desculpas pelo “erro” cometido. Qualquer pedido de desculpa, companheiro pedro doria, não denota, absolutamente, grandeza, e sim humilhação e fraqueza. Isto é, pedido de desculpas é coisa de boiola. Eu, josef mario, devo dizer que estas palavras, bem como todas as críticas que aqui costumo fazer, tem um caráter construtivo e educativo, e se estou perdendo tempo em faze-las é porque estimo e tenho admiração pelo companheiro. Devo dizer, inclusive, que caso o companheiro fosse um dos meus netos (e tem idade para sê-lo), eu, josef mario, lhe daria diretamente uma porrada corretiva e preventiva que é, e sempre será, a maneira mais rápida e eficaz de se passar um recado e impedir imbecilidades futuras. Grande abraço.
Muito obrigado.
18 Mr X // 27/January/2008 às 9:20
Acho que o Governo não deveria fazer publicidade alguma.
No momento, nem é publicidade, é financiamento indireto de publicações obscuras.
19 Mr X // 27/January/2008 às 9:22
E o Lula é um cachaceiro. Processem-me.
20 josef mario // 27/January/2008 às 9:27
Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
Eu, josef mario, devo dizer que estou tentando passar um comentário definitivo sobre este post há mais de 1 hora e não consigo. Algum mecanismo está travando a minha mensagem. Não importa. Tal comentário, na realidade, é muito mais um conselho ao meu amigo, companheiro pedro doria. Portanto, o importante para mim, josef mario, é que o companheiro pedro doria possa ler atentamente e refletir sobre tal comentário que, com certeza, apesar de não publicado, deve estar chegando ao seu conhecimento.
Muito obrigado
21 Sauro // 27/January/2008 às 9:30
O Palácio do Planalto vai gastar, este ano, R$ 154 milhões para vender “o peixe social” do governo, forma sutil de atrair a simpatia dos pobres e lembrar-lhes que foram iluminados pelo programa Luz para Todos e salvos pela grana do Bolsa-Família. No ano em que se elegerão 5.564 prefeitos, isso não cria desequilíbrio, conforme denuncia o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio?
22 josef mario // 27/January/2008 às 9:36
Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
Eu, josef mario, devo dizer que, usando de toda a minha perspicácia, consegui postar o comentário referido acima (em 19) no último open thread que, provavelmente, não deve conter nenhum dispositivo de censura. Até amanhã.
Muito obrigado
23 tipuri // 27/January/2008 às 9:44
pd, eu havia lido algo dessa censura antes da publicação do seu post. fui procurar mas não achei. e é bem provável que seja um enganos como o seu. enfim, é digno esse teu post de desculpas. legal.
mas agora um off topic: não posso negar meu descontentamento com os silêncios de resposta a meus emails a você. eu sou da filosofia do mestre gentileza gera gentileza. infelizmente não tá rolando um mísero tks de resposra e isso honestamnete me chateia. abraços.
tipuri estraviz
24 Dino // 27/January/2008 às 9:53
Muito bom PD, após uma bela cagada, ao tentar limpar estas a dinamizar a sujeira, de modo que está fedendo cada vez mais… Agora descambamos para publicidade oficial como forma de censura. Não tente ir tão longe para justificar suas borradas, cagar é humano, limpar requer técnica. Isso que dá se guiar por matéria publicado por Cláudio Humberto.
25 proftel // 27/January/2008 às 10:20
Pra mim nem precisava d’um post separado, poida ter taskado uma entrada lá mesmo e ficava tudo resolvido.
Não viraria outra polêmica.
Ô Pedro Doria, aprende, quanto mais baixa a cabeça mais mostra a bunda, da próxima vez (se houver) resolve no post mesmo.
:-)
26 proftel // 27/January/2008 às 10:20
poida=podia
27 Pax // 27/January/2008 às 10:54
Pedro Doria,
Cuidado com o DCT da ABIN. Você provavelmente está fichado. Tem que falar bem do governo do meu Lula, que rouba mas faz, bebe mas faz, censura mas faz.
Não pode falar de cuecas com recheio, nem de jipes ingleses, nem de empresas de videogamecorps, nem de fisiologismos, nem de dutos. Nem pense em comentar sobre a operação de hemorróidas do companheiro josef mario que vão dizer que você está insinuando que é uma ligação com o valerioduto do Dirceu e do Delúbio, ainda mais que este disse que todos sabiam o que não poderiam saber, nem mesmo nosso ministro da Justiça.
Mas acho que mudarei meu nick e meu link. Melhor prevenir. Farei como bin Laden, cada noite num endereço, cada post num Cyber Café diferente, escondido, com boné pras câmeras não me filmarem, procurarei em cada camisa vermelha uma escuta. Vai saber o que o DCT pode fazer comigo. Mas, caso seja o caso de tortura, por favor, nunca mais. Onde será nossa Guantânamo? Pô, bem que podia ser em Fernando de Noronha. Aí eu viro comunista, ops, comunista pode? Ah, então eu viro Democratas e me mandam pra Noronha com passagem e estadia paga. Só não podem me “descer” do avião em trânsito, aí seria sacanagem demais.
Bem, se a coisa ficar muito complicada eu peço asilo político pra confetti. Mas talvez seja melhor procurar meus amigos do PT e pedir um empreguinho e começar a falar que nossos corruptos são melhores que os corruptos do PSDB e do Democratas e aí ganho um cargo em comissão. Enfim, tô confuso, mas acho que escapo dessa.
28 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/January/2008 às 11:01
Em 17 anos no Assentamento Bela Vista do Chibarro, em Araraquara, a 275 quilômetros de São Paulo, o agricultor Jamil França, de 64 anos, e sua mulher, Valdeci Vieira França, de 58, adquiriram um patrimônio invejável: trator, implementos, automóvel, plantel de gado de leite e uma ampla casa de alvenaria avaliada em R$ 100 mil.
O casal poderia ser apresentado como prova de que o dinheiro público investido na reforma agrária não está sendo jogado fora. Exceto por um detalhe: a prosperidade dos França se deve à cana-de-açúcar plantada em parceria com a Usina Zanin, prática que a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) quer abolir dos assentamentos paulistas.
Em dezembro, com um mandado judicial, funcionários do órgão foram até o lote de 20 hectares de Jamil e Valdeci e mandaram que retirassem os bens pessoais e abandonassem o local. Ao todo, 11 das 151 famílias assentadas foram expulsas.
29 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/January/2008 às 11:05
O Lula é um cachaceiro, o Chaves um cocainomano, o Evo além de tb ser, fornece, e o PD? Subiu no meu conceito. Começou mal o post e terminou muito bem (16). Claro, objetivo, factual, sem demonstrações supérfluas de altruismo.
30 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/January/2008 às 11:07
PAx vai se exilar em Miami e se juntará aos cubanos para a tomada de havana.
31 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/January/2008 às 11:07
O que vai acima é só um relato patético do quão vencida está a reforma agrária do modo como ela é feita no país. O que o Incra queria? Que o sujeito ficasse passando fome em seu roçadinho, como a personagem Jeca Tatu, de cócoras ou sentado sobre um dos calcanhares, pitando fumo de corda e rezando para chover ou para a praga não levar tudo?
Falar em reforma agrária aonde chegou a moderna agroindústria é uma tolice sem fim — literalmente: a demanda do MST jamais vai acabar — e uma burrice muito cara. É o Brasil arcaico do petismo.
32 Mr X // 27/January/2008 às 11:09
Huahuahuahuahu
PD se desculpa e só leva mais bordoada dos petistas…
Tá certo então quem diz que a gente nunca deve se desculpar, eh eh eh. Não pra petista, ao menos.
33 errado // 27/January/2008 às 11:13
PD,
que tal aproveitar este mote e comentar o caso do Requiao? Com quem vc fica neste caso? Com a ABI, que se manifestou contra a censura ou com a FENAJ, que a apoiou, ao menos veladamente? Vc afirma que o governo tem uma certa tendencia a censurar…E quanto ao Judiciario, em principio, o defensor da Constituiçao, que se presta a este papel de censor e ainda força a exibiçao a cada 15min de uma nota da AJUFE?
Vamos lá, PD, confio que vc tem bons argumentos e como nao censuro antes, ficarei feliz em le-los.
No mais, fica um abraço e bom domingo.
34 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/January/2008 às 11:14
Bolivarianismo paranaense - Requião garante emprego à família
Por Fausto Macedo, no Estadão:
Roberto Requião de Mello e Silva, o governador que afirma ser “combatente da democracia desde menino, de moral inatacável, inimigo implacável dos corruptos”, entre outros predicados, emprega sua família na cúpula do Executivo do Paraná, Estado que administra pela terceira vez.
A dinastia do peemedebista Requião inclui Maristela Quarenghi, sua mulher, por ele nomeada assessora especial e diretora do Museu Oscar Niemeyer. A primeira-dama tem vencimentos de R$ 11. 925, 44.
Dois irmãos do governador, Eduardo e Maurício Requião, ocupam respectivamente a presidência da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina e a chefia da Secretaria da Educação. Maurício recebe valor igual ao contracheque da cunhada. Eduardo ganha R$ 18 mil.
35 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/January/2008 às 11:15
O PD trabalha no Estadão, leu este artigo, e sabe direitinho das lambanças do Requião…mas fica calado.
36 errado // 27/January/2008 às 11:26
PD,
posso ser uma besta, e muitos ja me deram este adjetivo. Mas uma pergunta nao quer calar: se um determinada publicaçao me atacar incessantemente antes da eleiçao, por que eu haveria de publicar nela depois? O Civita e outros cappos da mafia editorial brasileira abominam tudo que cheire a povo, exceto seu dinheiro. Ora, na boa, querer que se gaste um centavo com eles porque é democratico e pluralista? Fala serio! Para o bem de todos e felicidade geral da naçao, espero que surjam outras editoras menos afeitas a este tipo de jornalismo que se pratica na Veja, Epoca, etc. Vc, que conhece bastante a imprensa mundial, podia fundar algo que fosse menos mediocre. Já terás um leitor garantido.
abraços
37 Moses Kuhn Besouchet // 27/January/2008 às 11:26
Pedro, vc mesmo disse outro dia que a discussão aqui não é em nível pessoal. Por isso acho estranha sua idéia do “infelizmente para vc”. Não é para mim, mas é para idéias que discutimos aqui. Da mesma maneira, não vou dizer “ah, agora vc se deu mal”, ok?
Primeiro, acho q se faz confusão entre os dois sentidos da palavra censura. Uma é a acepção comum, vulgar, e a outra a jurídica. No sentido comum, qualquer reprimenda é censura, desde um simples xingamento até uma pena de reclusão. No sentido jurídico - e é este que interessa à discussão política e à liberdade de expressão, até mesmo pq não estou tratando com qquer um, mas com um jornalista - a censura é necessariamente prévia. É isso que a nosssa constituição proíbe, bem assim a Suprema Corte americana em diversos julgados. A liberdade de comunicação significa eu poder dizer o que bem entender, porém a contrapartida é a responsabilidade pelo exagero. Não há uma imunidade pelas palavras, mas apenas a garantia de que elas sejam ditas. E isso é óbvio, pois do contrário não mais haveria, por exemplo, qualquer punição por palavra dita.
Sim, em tempos recentes houve censura pelo governo brasileiro: por exemplo, no episódio da saída do Paulo Henrique Amorim da Band. Mas não neste governo. Eu sei que vc pode ter se referido a uma coisa por outra; porém, referir-se à censura num estado democrático requer, no mínimo, precisão conceitual, pq senão fica fácil demais, tudo vira censura, ou melhor, nossos adversarios (e não é o seu caso, vc não faz esse tipo de coisa) sempre exercerão a censura, e os amigos jamais.
Por isso eu insistio: Rother poderia continuar escrevendo o que quisesse, no mesmo meio, para as mesmas pessoas. Poderia, se quisesse, ficar lá dos EUA escrevendo em qualquer jornal BRASILEIRO o que entendesse contra o Presidente ou qualquer outra pessoa, pois, como eu demonstrei e tu não discordastes, nada aconteceria à sua liberdade de expressão, pois o governo conviveu numa boa com a crítica. Onde está a censura? Vc pode achar q esse argumento é canalha, mas não é: se o cidadão tem uma conduta incompatível com sua situação de estrangeiro com vínculo provisório, e caso a lei assim o permita, pode ser expulso, seja padre, médico ou jornalista. Ele que exerça livremente sua profissão onde achar mais conveniente, e onde a lei ache que jornalista pode tudo.
Quanto às revistas da Abril, vc acabou fazendo um Tostines: “Abril é maior por ter mais anúncios ou tem mais anúncios por vender mais”? O governo, ao veicular anúncios, não deve simplesmente fazer um cálculo pelo tamanho da revista, mas sim pela capacidade de atingir o objetivo da propaganda, seu público-alvo. Nenhum governo deve se preocupar com o modelo de financiamento dos órgãos (isso é intromissão indevida, é assunto privado) mas sim com que aquilo que pretende divulgar chegue a seu público. É difícil fazer com que isso não pareça antidemocrático, porquanto o pensamento único daqui não tolera a idéia de que há grupos sociais distintos, que elege governos distintos. Porém, Roberto Civita, por exemplo, recentemente disse isso com todas as letras: “escrevemos o que nosso público quer ouvir”. Ora, os anunciantes privados que anunciam nas revistas da Abril por uma questão de target serão censores? Noutros lugares isso é mais fácil de compreender: republicanos farão um governo republicano; socialistas farão um governo socialista. Ora, esse é alegadamente (não concordo) um governo dedicado a trabalhar pelas classes populares. Para que anunciar na Veja, se os programas do governo não serão mesmo compreendidos pelos leitores? Só para manter o seu pretendido “equilíbrio no mercado de informações”? Bom, daí quem sabe passemos a defender que o governo crie também resumos oficiais das novelas e os divulgue na Caras. A minhas expensas, só para manter um modelo em que toda a imprensa depende da verba governamental. Isso é ridículo. Em revistas de adoradores de armas, que anunciem os fabricantes de armas.
No mesmo sentido, penso que também o governo deva agir de forma capitalista: na verdade, a maioria da publicidade oficial é absolutamente desnecessária. Não deviam gastar um centavo com isso. As empresas que aprendam a se desestatizar. Porém, já que gastam, que seja de maneira correta, e não objetivando apenas interferir no mercado de comunicação. Anunciar por anunciar é botar o meu dinheiro fora. De fato, a publicidade governamental suficiente para atingir os leitores da Abril já está lá. E apenas para não fugir do tema: onde está a censura? Nem mesmo a Abril reclama disso. Nem mesmo Mino Carta reclamava na época de FHC.
A relação existente entre governos e empresas de comunicação é complexa. A Abril está lá, publicando o que quer e, além de não ser censurada, raramente é processada civil ou criminalmente. Vc pode dizer que há favorecimentos (tendo a concordar) mas não censura por preterimento. Esse argumento é exagerado e perigoso. Aqui no RS, em governos dos quais a RBS discorda, até estelionato, crime cometido com base na esperteza, é publicado com o título de “violência”.
Grande abraço!
38 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/January/2008 às 11:36
posso ser uma besta, e muitos ja me deram este adjetivo. Mas uma pergunta nao quer calar: se um determinada publicaçao me atacar incessantemente antes da eleiçao, por que eu haveria de publicar nela depois?
chest- porque o dinheiro não é teu, sua besta. É de empresas estatais.
39 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/January/2008 às 11:36
Moses, resume.
40 Mr X // 27/January/2008 às 11:40
O PT confunde o governo com o próprio partido.
Governo não tem que fazer propaganda com o nosso dinheiro. Pra que fazer propaganda se é um serviço monopolístico, ou seja, sem outra opção?
Vocês sabem quantos zilhões são gastos com propaganda oficial? Podiam cortar isso em vez de reclamar da perda da CPMF.
41 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/January/2008 às 11:41
http://www.salveapatria.org/jogos/patos_petistas.swf
isto me parece ofensivo, vai dar confusão.
42 Mr X // 27/January/2008 às 11:43
Ou será que é o bolsa-imprensa?
43 Moses Kuhn Besouchet // 27/January/2008 às 12:22
Mr X (39) essa não é uma característica só do PT. Basta ver que nenhum governo tucano jamais publicou qualquer coisa na Caros Amigos, e pouquíssimo na CartaCapital.
Mas concordo com a idéia de acabar com a publicidade oficial. Hoje em dia não há razão para ser dessa maneira, inclusive porque os governos podem simplesmente requsitar espaços, pois TV e rádio são concessões, e na web sairia no mole se o governo quisesse. É a mesma coisa que os fundos offshore: os caras sonegam aqui, levam a grana pra fora e depois a trazem de volta para emprestá-la ao governo. Um absurdo.
44 Dino // 27/January/2008 às 13:15
Carece falar bem não… Basta não mentir, caluniar, injuriar e difamar… E se defender atrás de uma suposta liberdade de expressão.
45 Mr X // 27/January/2008 às 13:23
Dino, seu petista! :-P
46 Dino // 27/January/2008 às 14:35
E difamante o caramba. Se sentiu-se ofendido, o presidente que entre com um processo na Justiça. Se não entrou é porque aí o Rother iria apresentar suas provas e sua Excelência teria que explicar porque estava como estava em determinados vídeos.
PD, como você gosta de dizer: - Não viaja! De onde tirastes esta conclusão tão brilhante que o correspondente mecretefe, elevado à posição de estrela, por conta da injuria cometida, tem algum vídeo comprometedor em que, o Lula após declarar que está bebendo aguardente, adentra o gabinete presidencial e vai trabalhar? Você perdeu a noção do ridículo? Que vídeo que pode comprovar dosagem alcoólica de alguém? Quem teria de explicar-se em um tribunal seria o correspondente de merda, não tens nenhum conhecimento jurídico? Pergunte para algum advogado.
O caso foi contornado, pois um processo seria altamente desgastante para o governo que seria bombardeado como foi pela mídia golpista, só que no caso devido à morosidade do judiciário brasileiro o bombardeio iria se prolongar pela eternidade.
Por conta de uma musiquinha de merda, já vestistes a capa de paladino intergaláctico defensor da liberdade de expressão sem nenhuma comprovação de censura, imagina quando o caso é de babar o ovo de um yanque.
Em tempo. “Se sentiu-se” é de lascar, acredito que o correto seria: Se, sentiu-se ofendido…
47 Marcos Araujo // 27/January/2008 às 17:33
Fatos que nao se pode negar:
1. O Mulla é cachaçeiro
2. O Mulla nao sabe administrar nem um botequim de beira de estrada
3. Seu ministério - essa sopa de siglas - é gigante e composto de um bando de incompetentes. Além de ladroes.
4. O PAC esta’ empacado. A macacada nao soube e nao sabe ainda como gastar o orçamento aprovado do ano passado, uns dois terços ainda inutilizados. Isto é prova de incompetência, salta aos olhos. E ainda vai administrar o PAC? Qua’, qua’, ra’, qua’, qua’…
5. O bolsa-familia foi transformado neste govêrno em vei’culo de compra de votos
6. Os hospitais publicos estao abandonados, as estradas aos pedaços, a saude em pandarecos e a educaçao na pindaiba. E a Amazônia ta’ sumindo num ritmo alucinante, graças a Marina Silva.
7. Temos epidemia de dengue e de febre amarela e somos campeos mundiais (ex-aequo com India) em casos de lepra. Competência é isso ai, né?
8. A violência é endêmica no pais inteiro e nada se faz
9. O pai’s, num contexto mundial de crescimento nunca dantes visto e que ja’ dura uns 10 anos ou mais, esta’ empacado nos 3 ou 4% de crescimento. As previsoes de 5% dos mentirosos e manipuladores de estatisticas - asujeitados ao poder - nao se concretizarao. Em suma, isto nao é crescer, é marcar passo.
É…tudo ai’ acima é sem duvida invençoes da midia golpista - nacional e internacional - e do govêrno anterior, do qual ninguém nem se lembra mais, so’ o Mulla. Quem sabe nao seria culpa do Pedro Alvares Cabral?
Ja’ escuto ao longe as vociferaçoes dos neopetistas de plantao que ja’ se preparam a acusar-me de tucano ou outra coisa horrenda qualquer. Nao demora chegarao os insultos. Tô cagando e andando, pois ota’rio nao sou. Ainda sei pensar, ver, ler e escrever e nao necessito que outrém o façca por mim. E informo que nao vivo de boquinhas de um governinho de escroques qualquer…
48 HRP Mané Reloaded // 27/January/2008 às 17:53
PARABÉNS JOSEF MARIO!
ESTOU CONTIGO e não abro!
49 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/January/2008 às 17:54
Assino embaixo.
50 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/January/2008 às 17:54
Assino embaixo do marcos Araujo, claro. Sai da H. Romeu Pinto C. Bento.
51 HRP Mané Reloaded // 27/January/2008 às 17:54
O jeito é relevar….o Brasil está em mar de almirante….mas a dor de cotovelo mata né?
52 HRP Mané Reloaded // 27/January/2008 às 17:56
Correspondente de mierda?
iiiiiii….falou tudo…..APOIADO!!!!!!
53 HRP Mané Reloaded // 27/January/2008 às 17:59
APOIADO ERRADO!!
Quanto ao LARRY!
BLEARGHHHHHHHHHH
Quanto ao Frangão BLEARGHHHHHHHHH
E quanto a direita impedernida…..si fu…….!!
E o PD apesar da vontade de descer a lenha…se danou também!
EEEEEEEE………..
54 thiago // 27/January/2008 às 20:29
O PD começou bem, mas se perdeu de novo ao dizer que esse governo censura. Não há outro caso na história da mídia em país com liberdade de expressão que se iguale à campanha criminosa impingida pela Mídia em 2005 contra este governo. E o governo nada fez para impedi-la.
Sobre a falta de publicidade nas revistas da Abril… olha, não sei em relação ao panfleto nazi-fasci dos sulafricanos (pq, convenhamos, o Civita não apitam mais nada lá na Editora 1º de Abril), mas na EXAME a publicidade está como sempre foi. Tem propaganda do BB, da Caixa, Da Petrobras… Tem aqueles informes publicitários enormes sobre obras públicas… Qual outro tipo de publicidade deveria ter na revista? Sobre a campanha contra a Dengue?
E, pessoas, deixemos de ingenuidade. A mídia impressa é hoje quase irrelevante. A grana grossa da publicidade vai pra TV. é lá que qualquer governo usa a grana para atingir eleitor (alguém mudaria de opinião aqui, seja qual for, pelo que leu numa propaganda de algum Governo?).
Dizer que a falta de verba federal sufoca financeiramente a maior revista do país é a prova inconteste de que não há capitalismo por aqui. Jura que a Veja precisa de publicidade estatal para fechar suas contas? Uma revista com mais de 50% de suas páginas ocupadas por propaganda é frágil financeiramente?
Ora, se tivesse alguma outra publicação (que nesse caso podemos dar o nome ao Boi: Carta Capital) que, graças às verbas federais fizesse frente ao panfletinho lá, seu argumento teria alguma validade. Mas uma revista (que apesar de semanal, tem target completamente diferente das outras semanais) que não tem 10% do mercado da maior… ah, pelo amor, PD! ‘Menas’, companheiro, ‘Menas’…
55 Eduardo Fahl // 27/January/2008 às 22:13
Caro PD, posso correr o risco de bancar o inocente. Vai a pergunta: se alguém fizesse uma marchinha dizendo que os judeus são um bando de canalhas, safados que querem dominar o mundo e alegasse que foi censurado em um concurso, você daria divulgação à dita musiquinha? Ou, como bom jornalista, analisaria o conteúdo?
56 Pedro Doria // 27/January/2008 às 22:26
Dino, nenhum vídeo secreto… todas as tevês brasileiras têm…
57 thiago // 27/January/2008 às 23:59
Eu duvido da existência desses vídeos. Impossível que não estariam na net nessas horas.
58 Dino // 28/January/2008 às 0:05
Eduardo Falh, fiquei sem entender, você quer como projeto de vida, aproximar os pés da cabeça, a merda da lua, os pés da lua ou cabeça da merda? Desculpe não pude resistir…
Em tempo, a resposta para sua pergunta para o PD é: Ele mesmo censuraria a musiquinha anti-judaica…
59 Dino // 28/January/2008 às 0:33
Na patria amada de vocês pode censurar? E se fosse aqui?
A rede de televisão americana ABC pode ter que pagar uma multa de US$ 1,4 milhão (o equivalente a R$ 2,5 milhões) por ter levado ao ar um episódio da série policial “NYPD Blue” com cenas de nudez feminina.
A Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) disse que o capítulo exibido em 2003 mostrava “diversas cenas em close” das nádegas de uma mulher, antes das 22h.
Segundo as regras da FCC, cenas com atividades sexuais mostradas de maneira “ofensiva” são “indecentes” e não podem ir ao ar neste horário.
A defesa da Emissora é que foi o maximo:
A ABC rejeita as alegações, dizendo que as nádegas não são um órgão sexual, e avisou que vai apelar da decisão.
Para americano não é? Aqui no Brasil o pessoal pensa que é… hahahaha
60 Sauro // 28/January/2008 às 0:36
Alguém deseja ver as provas do ‘cachacismo’? Basta observar o pé-inchado do ‘companheiro’…
61 Sauro // 28/January/2008 às 0:40
Qual critério estabelece que as ‘nádegas’ são um órgão sexual? Proximidade com os órgãos universalmente reconhecidos como sexuais (aqueles que se prestam à função sexual, reprodutiva, propriamente dita)?
62 Sauro // 28/January/2008 às 0:42
Taí um tema (nádegas) mais apropriado para uma intervenção do notável Joseph Mario…
63 Joakins // 28/January/2008 às 10:49
Sinceramente acho que não houve censura…a música e letra se auto-censuram. Que lixo!
Tudo pela rima.
64 errado // 28/January/2008 às 12:19
Aproveitando o mote, e lembrando uma musica dos novos baianos: Chest, besta é tu. E sem retrucar, ok?
65 thiago // 28/January/2008 às 19:35
Porra, limitar a atividade sexual aos órgãos reprodutores é voltar ao mundo pré-Freud..
Leave a Comment