Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

Bush e os EUA enquanto pedintes

January 25th, 2008 · · 125 Comentários

Durante sua viagem à Arábia Saudita, houve um momento no qual assessores do presidente George W. Bush convidaram alguns repórteres para uma conversa informal. É de praxe. Bush conversou, conversou – conversou. Como se não tivesse mais nada a fazer, o que começou a intrigar alguns dos repórteres mais experientes. Michael Hirsh, da Newsweek, continua:

Aí que percebi. George W. Bush não tinha literalmente nada para fazer naquela tarde. Ele estava esperando o término do longo sono habitual do rei Abdullah, da Arábia Saudita, para que pudessem tomar o rumo de sua fazenda e conversar sobre petróleo. Bush estava ali para implorar por ajuda nos preços num movimento caracterizado por Hillary Clinton de ‘patético’. É uma mudança dramática no balanço de poder desde os tempos de Bush pai, que protegeu os sauditas de Saddam. Hoje, o jovem Bush ‘precisa que o maior exportador de petróleo do mundo o ajude’, escreve Janine Zacharia, da Bloomberg.

O comandante chefe virou suplicante chefe. O líder do mundo livre transformou-se no schnorrer – pedinte – do mundo livre.

Este será um papel cada vez mais familiar para presidentes, consumidores e empresários norte-americanos, não importa quem for eleito este ano. Com o mercado global do jeito que está perante a possibilidade de uma recessão nos EUA, com as mentes mais brilhantes de Wall Street em desgraça por conta da maneira como tocaram a questão do crédito para moradias, com o déficit público aumentando a olhos vistos, os EUA estão na pior posição perante seus credores externos de que temos memória.

O próximo presidente vai herdar esta fraqueza e perceberá que seu espaço de manobra é tão pequeno quanto o de Bush em Riyadh. Como o país não fez nada para se livrar da dependência externa de energia, a Arábia Saudita e os países da OPEP têm o controle sobre a produção petroleira. O mercado de crédito do país depende daquilo que decidirem fazer com suas reservas de dólar os ministros da fazenda em Beijing, Tóquio e Cingapura. E os gigantes financeiros globais norte-americanos, como o Citigroup, estão implorando ajuda pelo mundo.

Tags: EUA

125 Comentários até agora ↓




  • 1 Nhé! // 25/January/2008 às 11:29

    EU!!

  • 2 Nhé! // 25/January/2008 às 11:30

    Eu não tenho nada a declarar…

  • 3 Dom Casmurro Patriarca // 25/January/2008 às 11:37

    Como diz a sabedoria popular, ” quem semeia vento, colhe tempestades.”
    Quando a gente dizia que muito da grandeza americana se traduz apenas em arrogância e grandiloquência, maquiagens de balanços, sobrevalorizações etc., muito falavam que éramos apenas ingênuos.
    Estamos a caminho de ver realmente o tamanho real da economia americana.
    Os Estados Unidos são um país grande e importante, mas terão que se desfazer de algumas arrogâncias.

  • 4 Mr X // 25/January/2008 às 11:46

    O pêndulo do mundo está certamente se voltando para a Ásia, mas quem decai é mais a Europa (futuro protetorado islâmico e/ou sino-russo) do que os EUA, que, mesmo com terrível crise, salvo catástrofe se manterão de pé. Debilitados, mas sem a crise demográfica que afeta a Europa.

    A América Latina continuará inviável. O Brasil melhorará, mas piorará.

    A China dominará a Ásia e poderá se tornar a referência imperial de metade do mundo. Ou não (há quem discorde):
    http://www.city-journal.org/html/17_2_china.html

    Noto uma certa euforia com a possibilidade de queda dos EUA e ascenção da China. Talvez venha a ser lamentada no futuro, se tal de fato ocorrer.

    “Cuidado com aquilo que você deseja: poderia se tornar realidade”. Não sei se é um antigo provérbo chinês ou uma frase de Oscar Wilde.

  • 5 João // 25/January/2008 às 12:05

    O mundo livre está em apuros.

  • 6 Dom Casmurro Patriarca // 25/January/2008 às 12:09

    É um provérbio chinês.
    Chinês se miscigena com angolano e não invade nem borbardeia.

  • 7 Mr X // 25/January/2008 às 12:28

    > não invade nem borbardeia.

    Are you sure about that? Tibetanos e taiwaneses discordam. Norte-coreanos, no futuro, também.

  • 8 Linda // 25/January/2008 às 12:29

    Adorei quando George Bush foi reeleito. Pensava que era mais um passo para o precipício da grande nação do norte. Não pq a queira mal. Simplesmente não precisamos de xerife para o mundo. Do mesmo jeito que não precisamos dos EUA, não precisamos que a China assuma este papel de xerife. Chega de tutela! Seria saudável que todos os países da Terra reivindicassem a maioridade, passassem a agir com mais responsabilidade e fraternidade. O dinheiro gasto em guerras deveria ser empregado para diminuir a desigualdade da humanidade.

    Ah, o mandatário dos EUA pedir alguma coisa, é um exercício muito bom de humildade. Aprender a conversar e a respeitar os outros como semelhantes é tudo o que precisamos. Perder velhos hábitos de usar a força para pegar o que é de outrem, dialogar e comerciar com respeito, só desejo isto.

  • 9 Fabiano // 25/January/2008 às 12:38

    Daqui a cinqüenta anos, vamos todos lembrar do início do século XXI e pensar: “lembra quando os Estados Unidos mandavam no mundo? A gente era feliz e não sabia…”

  • 10 faraó // 25/January/2008 às 12:49

    Acho que o Hamas se esqueceu de combinar com o Egito sobre essa derrubada da fronteira.

    Por enquanto os egípcios estão usando jatos de água para fazer recuar a massa de palestinos que ainda insistem em cruzar a fronteira.

    Daí pros disparos de arma de fogo e uma disputa sanguinária custa pouco, mas muito pouco mesmo.

    O Hamas já fala em fazer o mesmo com as fronteiras de Israel. Acho que dentro em breve começam as obras de um muro de concreto com 8 metros de altura por lá também.

    Os palestinos do Hamas só vão aprender a negociar quando os seus camelos aprenderem a falar, porque esses, não aprendem nada mesmo.

  • 11 faraó // 25/January/2008 às 12:50

    Ops, escrevi e postei enganado.

  • 12 Dom Casmurro Patriarca // 25/January/2008 às 12:55

    É isso aí, Linda,

    nosso Brasil já está andando com suas próprias pernas e muito bem.
    Muitos países ganharão importância, como Rússia, Índia, países Árabes, Brasil, México, etc.
    Esse negócio de sentir saudades do imperialismo americano é simplesmente ridículo.

  • 13 Jåµë§ ßønd™ // 25/January/2008 às 12:58

    -= Eu mal posso esperar para que Hillary Clinton seja eleita e tenha que lidar com o Abdullah.

    Eu não sei quem se sentirá mais constrangido num encontro onde, particularmente, e por questões de gêneros e princípios, um não respeitará o outro.

  • 14 Andre Fucs // 25/January/2008 às 13:00

    James Bond,

    Gotcha! :-)

  • 15 Andre Fucs // 25/January/2008 às 13:04

    Pedro,

    Há de se dar um desconto nesse artigo do Hirsh… ano de eleição qualquer estratégia é válida na hora de conquistar votos. Deixa eu advinhar, o jornalista é democrata da casa dos Clinton, acertei?

    []s

  • 16 Fabio Negro // 25/January/2008 às 13:15

    Pedro Doria, você conhece o jornalista Jim Holt?

    Ano passado ele fez uma matéria sobre como os EUA estão controlado as reservas de 30 trilhões em petróleo do Iraque.

    Essa matéria do Jim Holt não é conflitante com essa do Michael Hirsh?

    O link pra dita matéira em português, se é que você não a leu:

    http://www.revistapiaui.com.br/artigo.aspx?id=422&anteriores=1&anterior=122007

    .

  • 17 Pedro Doria // 25/January/2008 às 13:19

    Fabio Negro: uma coisa é vc ter o controle de reservas existentes, outra é consguir tirar o petróleo do fundo da terra, por num navio e levar pros EUA. Para isso é necessária uma infra-estrutura não existente.

    Andre Fucs, leia com atenção o que diz o jornalista: ‘O próximo presidente vai herdar esta fraqueza e perceberá que seu espaço de manobra é tão pequeno quanto o de Bush em Riyadh.’

  • 18 Paulo Augusto // 25/January/2008 às 13:34

    “Chinês se miscigena com angolano e não invade nem borbardeia.”

    Dom Casmurro, Ingenuidade tem limite.
    Eles na verdade vendem armas (praticamente) para o Sudão exterminar vilas inteiras na região de Darfur, ou o mesmo em outras regiões da Africa. Sob o olhar complascente do Ocidente, eu concordo.

    Cuidado com a China, ou um dia acaba levando um tiro na nuca e sua família ainda terá que pagar a bala.
    Nenhum tipo de direito humano tem terreno fértil na China “popular”, e, pelo menos para mim, isso é muito ruim.

  • 19 Dom Casmurro Patriarca // 25/January/2008 às 13:40

    Paulo Augusto,

    é mesmo?
    E as prisões no Iraque com torturas medievais?
    E estou de pleno acordo que traficante seja morto e a família ainda pague a bala.

  • 20 Marcos Araújo // 25/January/2008 às 13:43

    Ahhh…..é nisso que dá a decadência dos impérios. Daqui pra frente, para os USA, é ladeira abaixo. Devagar e sempre. Nao obstante os puxa-sacos de plantao aqui, macaquitos de ianqui…

  • 21 Dom Casmurro Patriarca // 25/January/2008 às 13:43

    Formosa até hoje não foi invadida nem bombardeada e acabará sendo integrada à China de maneira mansa e pacífica.

  • 22 Marcos Araújo // 25/January/2008 às 13:46

    Mr. Xixi no # 7:

    Iouuupiiii! Até que enfim lí um comentário inteligente do Xixi - já era tempo!

  • 23 Marcos Araújo // 25/January/2008 às 13:49

    Dom Casmurro: Coitada de Formosa e formosanos. Serao enrabados bem mansinho. E de nada adiantará reclamar depois - foi-se a virgindade!

  • 24 Mr X // 25/January/2008 às 13:49

    Não Caramijo, digo Caramujo, digo Maraújo:

    foi apenas o primeiro que você conseguiu entender. ;-)

  • 25 Marcos Araújo // 25/January/2008 às 13:51

    Nao se preocupe, Faraó. Você se engana o tempo todo…

  • 26 Paulo Augusto // 25/January/2008 às 13:52

    Um erro não justifica o outro. Poucas pessoas têm a cara de pau de concordar com a invasão do Iraque, em geral com más intenções. Acho que, no entanto, Afeganistão é um outro caso.

    Também não sou a favor de medidas boazinhas contra bandidos. O que pode ser dicutível, mas outra situação é pena de morte por crimes de opinião, o que é o caso Chinês, basta lembrar o caso da Praça da Paz Celestial.

    Além disso, Chineses não invadem? Então, por que o Dalai Lama reclama tanto sobre o Tibete?

    Em grande parte o avanço chinês na África é devido ao fato de que eles comercializam sem perguntar se o país é uma ditadura ou não. Já a Europa, por exemplo, fica na retórica. Pressiona por democracia (agora que eles não são mais os donos do pedaço), mas comercializam mesmo assim.

    Por fim, México, Brasil, Países Árabes ganhando importância? Só se for como base de exportação de empresas para os países ricos, vide México e Nafta.

  • 27 Alba // 25/January/2008 às 13:53

    Dom Casmurro,

    Certamente o Zictor pode falar com mais propriedade sobre isso, mas não me parece que a questão de Taiwan seja resolvida assim tãããão facilmente.

    Quanto aos Estados Unidos, as evidências da decadência já vêm se acumulando há tempos. Mas se a História ensina alguma coisa, é que os impérios não caem pacificamente. Vai haver muito esperneio…

  • 28 Paulo Augusto // 25/January/2008 às 13:54

    Formosa não foi invadida, porque até agora os americanos garantiram a “independência” da Ilha. Além disso, os interesses japones (leia-se o dinheiro investido) na pequena Ilha é muito grande para deixar que a invadam sem mais nem menos.

  • 29 Marcos Araújo // 25/January/2008 às 13:56

    Ôpa! Mais um comentário inteligente - #24 - do Xixi. Gostei! 24 é de fato o seu número de sorte… :o))

  • 30 Fumaça // 25/January/2008 às 14:03

    É apenas um tropeço. O império não acabou em 1929 e não vai acabar agora.

  • 31 Dom Casmurro Patriarca // 25/January/2008 às 14:07

    Paulo Augusto,

    se “garantiram” a não invasão de Formosa, o que aconteceu com o Tibet?
    Os norte-americanos só agem a favor dos seus interesses?
    Por que devemos apoiar os interesses dos norte-americanos, que quase sempre conflitam com os nosso?
    Esse joguinho de irmão maior, que sempre muda as regras do jogo quando o irmão menor começa a levar vantegem, felizmente, parece estar no fim.

  • 32 Gerson B // 25/January/2008 às 14:08

    Ainda é cedo pra falar de queda dos EUA. Um idiota como o Bush e a decadência moral dos americanos fizeram um grande estrago, mas pode ser revertido.

    E a China é perigosa. O que ocorrerá por lá é imprevisivel.

  • 33 Marcos Araújo // 25/January/2008 às 14:10

    Boa Pedro Doria! Gostei do piparote no Negrao e no Fucks, perdao Fucs. Leitura rápida, e mal feita, dá nisso aí…

  • 34 Burn the Witch! // 25/January/2008 às 14:10

    Bom, mas isso não é culpa do Bush. Mesmo se fosse o Al Gore lá a coisa ia ser igual. É a seqüência lógica de 100 anos dependendo de petróleo.

  • 35 bafo // 25/January/2008 às 14:11

    companheiro Mr. X., sobre seu comentário:
    “O Brasil melhorará, mas piorará” (4),
    acredito que nem o companheiro Josef Mario, com sua inolvidável sabedoria milenar, seria capaz de entender o que você quis dizer com isso. Dá para “traduzir”? :-)

  • 36 Paulo Augusto // 25/January/2008 às 14:15

    “Os norte-americanos só agem a favor dos seus interesses?”

    Ué, claro. Algum outro país age de outra forma, seja de maneira desinteressada, seja contra os seus interesses?
    Não disse que devemos apoiar os interesses americanos, e você está inferindo erradamente que apoio os EUA.
    Mas é um fato que , Hoje, os EUA conferem uma certa estabilidade ao mundo que não havia desde o século XIX.
    Além disso, as idéias que fundamentam a sociedade ocidental moderna são, para mim, mais simpáticas que as idéias totalitárias do Islão ou do Oriente. Se os EUA não praticam essas idéias, na sua Política Externa, é um outro problema.

  • 37 Marcos Araújo // 25/January/2008 às 14:20

    Praticamente toda a indústria química mundial depende do petróleo. Olhemos em volta: a maioria dos objetos que nos cercam (plásticos de todo tipo, resinas, borrachas, couros e tecidos sintéticos e o escambau) sao derivados do petróleo. Nao haverá petróleo para sempre; 100-150 anos (no máximo, visto a explosao populacional e consequente consumo) e…kaput! Se as guerras sem fim - tao queridas aos ianquis - e as pestilências nao derem cabo do homem e seus impérios de pés-de-barro, o fim do petróleo será o tiro de misericórdia. Que bom para o planeta!

  • 38 Burn the Witch! // 25/January/2008 às 14:24

    Ah, Marcos, mas o Fidel Castro, o Kim Jong-Il e o Pol Pot já mostraram como é uma sociedade que não depende (e nem tem) petróleo: é só usar o chicote em um monte de escravos.

  • 39 Marcos Araújo // 25/January/2008 às 14:24

    …fim do petróleo… e também das reservas de gás.

  • 40 Dom Casmurro Patriarca // 25/January/2008 às 14:26

    Eu, sinceramente, não sou tão pessimista a ponto de achar que sempre “precisaremos de ridículos tiranos.”
    A humanidade passou do tribal, para reis e imperadores e depois para governos democráticos.
    Por que é que um ridículo tirano terá que ser substituído por outro?
    Sinceramente, eu vejo um futuro bem menos negro.
    Já não temos mais escravidão legal, já não temos mais jornadas de 16 horas diárias, a educação atinge hoje uma parcela imensa da população.
    Onde é que estamos piorando?
    No meio ambiente?
    Já há também um movimento universal a favor do meio ambiente.
    Ridículos tiranos que vão às PsQP.

  • 41 Fabio Negro // 25/January/2008 às 14:29

    Mas as empreiteiras dos países que apoiaram a invasão do Irauqe não estão lá, criando infra-estrutura e ganhando dinheiro?

    Já existe pelo menos uma super-base militar do tamanho de uma cidade, com shoppings, hotéis, mercados e o escambau.
    (aliás, me parece que só essa base gigante é uqe permite a descida em segurança do Bush em território iraquiano)

    Daí pra construir estrutura petrolífera, é um pulo. não é? Aliás, o Iraque é vendedor de petróleo, ele não tem estrutura, memso que deficiente?

    Os States vão controlar a junta governante, isso é praxe nos países que eles ocupam.
    Então eles decidirão quem vai ficar com o petróleo iraquiano.

    Mas, assim, eu estou só tirando minhas dúvidas.

  • 42 Burn the Witch! // 25/January/2008 às 14:34

    É, os EUA vão fazer tudo isso no Iraque. Da mesma maneira que pegaram todas as cervejarias da Alemanha e pastelarias do Japão na Segunda Guerra.

  • 43 Marcos Araújo // 25/January/2008 às 14:35

    Oi Burn: É pra lá que vamos, dotô. Chicote e escravo dá pra levar por um certo tempo. Depois disso, a fome dará cabo do que restar, déspotas e tudo.

    Um mundo de 10 a 15 bilhoes de patetas, sem fontes de energia BARATAS, é totalmente insustentável. O hidrogênio, ou outra energia alternativa de alta tecnologia, estarao ao alcance de uns poucos.

    Veja o exemplo dos antigos habitantes da Ilha de Páscoa. Usaram e queimaram tudo o que havia de floresta por lá, nao sobrou um tôco. E com as árvores e os tôcos, foram-se os “pascoalinos” - nao sobrou um pra contar a história…ficaram só as estátuas e alguns signos indecifráveis que deram a pena de gravar em algumas rochas do pedaço.

  • 44 Marcos Araújo // 25/January/2008 às 14:37

    Dom Casmurro: Quero ver seu futuro sem petróleo e gás.

  • 45 Marcos Araújo // 25/January/2008 às 14:38

    … e os derivados destes.

  • 46 Burn the Witch! // 25/January/2008 às 14:44

    O Marcos, você assistiu Mad Max além da conta. Ainda vai demorar de 100 a 150 anos pra acabar todo o petróleo (e gás) do mundo. Nós nem vamos estar aqui quando acabar o petróleo (não peça para ser cremado, os fornos aumentam as emissões de carbono). É muito tempo. Há 100 anos era tudo a base de vapor ou tração animal mesmo. Ainda vão inventar alguma coisa que vai resolver tudo.

  • 47 anrafel // 25/January/2008 às 14:52

    O que falta a Bush é tempo e competência para se tornar o Gorbachev estadunidense.

  • 48 Marcos Araújo // 25/January/2008 às 14:58

    Burn, meu caro. Nao é uma questao de estarmos por aqui. Nossos bisnetos estarao (será?), e espero que inventarao o seu tal “alguma coisa que vai resolver tudo”. Otimisto é isto aí; deixar para os outros resolverem a lambança.

    Passe bem, prezado.

  • 49 Burn the Witch! // 25/January/2008 às 14:59

    anrafel, um Gorbachev, quer dizer um palestrante que faz propaganda de malas?

  • 50 Dom Casmurro Patriarca // 25/January/2008 às 15:02

    Marcos Araújo,

    várias vezes já foi anunciado o “fim do mundo” e o sol sempre brilhou no dia seguinte.
    Há até uma piada de que a maior manchete de todos os tempos será esta: ” O mundo acabou ontem.”
    acredito que corremos vários riscos, guerras atômicas, meteoros gigantes etc., mas enquanto isso não acontece, a humanidade sempre encontrará soluções para os seus probelmas.
    Inclusive para essa “contabilidade mágica” que foi implantada no século XX e começa a desmoronar no século XXI.
    Ora, dar para acreditar que um só país, Estados Unidos, chegou a possuir 53% das riquezas do planeta?
    Para mim isso é uma coisa totalmente kafkiana.
    Veja-se um país como a Rússia, possui a maior quantidade de terras disponíveis, a maior reserva de petróleo e gás, as maiores jazidas de minerais, no entanto chegou a valer apenas 5% dos Estados Unidos e hoje deve estar aí pelos 15%.
    Isso dentro da “contabilidade mágica”, porque dentro da contabilidade real, as coisas são bem diferentes.

  • 51 Burn the Witch! // 25/January/2008 às 15:03

    Ora, não é otimismo, é lógica. Já começamos admitindo que existe um problema (o petróleo está acabando) e depois são procuradas soluções. E como Ainda bem que isso está nas mãos dos EUA, se fosse URSS, China, coisa do gênero, com tanta propaganda oficial, nem íamos imaginar que “algo ruim vem por aí”.

  • 52 Burn the Witch! // 25/January/2008 às 15:07

    Aliás, alguém aqui assistiu o documentário do Tom Friedman (do NYT) sobre petróleo? O negócio é otimista.

  • 53 anrafel // 25/January/2008 às 15:27

    Burn the Witch,

    Estão aí mais duas tarefas acima da capacidade bushiana. Concebo, com alguma dificuldade, alguém comprando malas anunciada pelo mamífero, mas assistir às suas palestras …

  • 54 Linda // 25/January/2008 às 15:34

    “Burn the Witch! // 25/Janeiro/2008 às 14:10

    Bom, mas isso não é culpa do Bush. Mesmo se fosse o Al Gore lá a coisa ia ser igual. É a seqüência lógica de 100 anos dependendo de petróleo.”

    E daí, precisavam invadir o Iraque? Vão lá comprar o petróleo ou descubram nova tecnologia em energia.

    Este papo até está bom para repensarmos sobre o Brasil que queremos. Não está na hora de investir em trens? Esta quantidade de carros privados vai parar as principais cidades do país e não demora muito.

  • 55 Burn the Witch! // 25/January/2008 às 15:41

    Linda, bom, aí já é a conversa de por que os EUA invadiram o Iraque.

  • 56 Chesterton // 25/January/2008 às 15:46

    Do jeito dramatico que o PD fala, aprece que os EUA vão fechar as portas amanhã e sair pelo mundo de pires na mão. É muitissimo engraçado. Claro que isto é irreal, fruto da vontade nem tão secreta do PD. Wishfull thinking legal. (trad. Pensamento Mágico).

  • 57 Chesterton // 25/January/2008 às 15:56

    Mais engraçado é torcer para os chineses…
    Bem, o problema dos EUA não é falta de petroleo, eles tem nbo golfo do Mexico e no Alasca, mas os ambientalistas

  • 58 HRP Mané Reloaded // 25/January/2008 às 15:56

    Os EUA suplicantes?
    Fracos?
    Fragilizados?
    Fala sério…….

  • 59 Chesterton // 25/January/2008 às 15:56

    não deixam perfurar. Querem tomar banho de mar sem ver as plataformas.

  • 60 Hugo Albuquerque // 25/January/2008 às 15:59

    Boa tarde a todos,
    Antes de mais nada, eu também duvido que a civilização humana vá acabar com o fim do petróleo.
    No atual momento pode ser difícil imaginar uma alternativa energética viável para o petróleo, mas se investirmos em novas tecnologias ou no aperfeiçoamento do uso da energia solar e do uso do próprio hidrogênio chegaremos a uma solução.
    Essa grana que os americanos torram em guerras mundo a fora poderiam fazer uma diferença brutal se fossem investidas nisso, mas é óbvio que Bush nunca faria isso porque ele é o homem do lobby da indústria petroquímica.
    Quanto a geopolítica, não creio numa hegemonia chinesa e sim num mundo multipolar onde EUA, UE, China, Japão, Índia, Rússia e até o Brasil vão, em maior ou em menor grau, se equilibrar.

  • 61 A QUEDA! // 25/January/2008 às 16:03

    Aê, PD, agora você e o repórter da Newsweek são a mesma pessoa…

  • 62 A QUEDA! // 25/January/2008 às 16:06

    Olá, queridos americanos, eu sou vocês amanhã!

  • 63 Gerson B // 25/January/2008 às 16:40

    Pra mim o Bush não agiu no interesse dos EUA, mas sim no interesse das grandes companias que o colocaram lá. É um criminoso. Mas o povo americano com sua visão curta se deixou levar por uma propaganda maciça.

    Eles acham natural interferir em outros paises, ou não teriam sido enganados tão facilmente.

    Mesmo assim entre um mundo dominado pelos EUA e um dominado pela China acho o 1º menos ruim. Claro que o melhor seria um mundo sem nenhuma potência hegemônica.

  • 64 Wuppertal // 25/January/2008 às 16:53

    “Claro que o melhor seria um mundo sem nenhuma potência hegemônica.”

    Putz, e um mundo com árvores de chocolate e usinas nucleares de algodão doce. O nível aqui tá baixo.

  • 65 Marcos Araújo // 25/January/2008 às 17:06

    Wuppertal: E ficou mais ainda com sua entrada triumfal…

  • 66 História Antiga // 25/January/2008 às 17:07

    Não mais baixo que o nível dos ‘líderes’ norte-americanos - quase todos ignorantes, desinformados. No momento, assistimos o desenrolar da História. Quase sempre imperdoável com os impérios e tiranos, seja do passado remoto ou recente. O fato: impérios nascem e morrem - assim como suas ‘lideranças’. Asistimos ao declínio de um ‘império global’ - assim como ocorreu com a Roma antiga. As causas são as de sempre: arrogância, prepotência, autoritarismo. O fim de todo império é inevitável. Afinal, ‘quem bate, esquece; quem apanha se prepara e revida.’
    E quem mais se meter a besta e tentar impor seu império, também passará por isso… É esperar e ver!

  • 67 Dinossauro // 25/January/2008 às 17:10

    A ‘hegemonia’ dos USA já vai tarde… E um dia toda ‘hegemonia’ será, sim, ‘coisa de museu’… tipo eu e você, Wuppertal…

  • 68 Wuppertal // 25/January/2008 às 17:10

    Marcos, eu também me referia a você…

  • 69 Gerson B // 25/January/2008 às 17:11

    Wuppertal, se algo abaixou o nível aqui foi a sua presença com seu comentário grosseiro e estúpido. Você fala como se um mundo sem uma potência hegemônica fosse algo impossível, um conto da carochinha. Pois não só é possível como já aconteceu. Durante a Guerra Fria por exemplo.

  • 70 Rodrigo // 25/January/2008 às 17:13

    Adorei o comentário #8 da Linda. Perfeito. Enquanto isso, os sabujos de sempre procuram apontar o dedo sujo pra outro lado ao invés de pensar em resolver os problemas na economia. Pra falar a verdade, eles nem admitem que há problema…

  • 71 // 25/January/2008 às 17:16

    Linda (8)… seu nick já diz tudo! Mil beijos…

  • 72 Wuppertal // 25/January/2008 às 17:54

    Gerson, então você quer um repeteco da Guerra Fria?

  • 73 Mr X // 25/January/2008 às 17:57

    O Putin ficaria feliz…

  • 74 mariantonieta // 25/January/2008 às 18:01

    Vamos dar graças a Deus pela reeleição de Bush. Foi a pá de cal no imperio. A Justiça tarda, mas nao falha. Adeus, imperio yanke, que venha o proximo império.

  • 75 Linda // 25/January/2008 às 18:05

    Obrigada, Fã e Rodrigo.
    Beijos!

  • 76 Yankee // 25/January/2008 às 18:09

    Os cães ladram. A caravana passa, incólume.

  • 77 mariantonieta // 25/January/2008 às 18:11

    Enquanto, isso no Brasil, a PETROBRAS descobre reserva de gas na Bacia de Santos e a reserva de petroleo do campo de Tupi, perspectivas de novas usinas hidreletricas, novas usinas termoeletricas, usinas atomicas, usinas eolicas, energia para dar e vender.

  • 78 mariantonieta // 25/January/2008 às 18:13

    Yankee, que o diga o rei Abdullah… Quanta humilhação!

  • 79 josef mario // 25/January/2008 às 18:13

    Companheiro wuppertal
    Eu, josef mario, devo dizer que este blog abriga companheiros de vários credos, raças e ideários políticos e todos, mesmo na discórdia, se respeitam mutuamente. Todavia, o fato do companheiro gerson B ter afirmado, categoricamente, que o companheiro é grosseiro e estúpido mereceria de sua parte uma resposta à altura para que o companheiro não fique com a fama de frouxo neste prestigioso blog.
    Muito obrigado

  • 80 mariantonieta // 25/January/2008 às 18:16

    Assim como o ser humano os imperios sao finitos, que o diga o Imperio Egypcio, Imperio Romano, Imperio Inglês, etc. Só a estupidez humana é infinita, como disse Einstein.

  • 81 El Torero // 25/January/2008 às 18:18

    Josef, fazendo intriga!?

  • 82 Gerson B // 25/January/2008 às 18:19

    Não. Não quero uma repetição da Guerra Fria, mas um mundo em que haja mais de um pais com poder. Em que um só pais não possa impor sua vontade ao mundo. De preferência com vários polos. EUA, União Europeia, AL, Índia, Japão e (não dá pra excluir) China e Rússia.

  • 83 Chesterton // 25/January/2008 às 18:26

    commenrt 64 kákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákáká

  • 84 Hugo Albuquerque // 25/January/2008 às 18:27

    Gersom B,
    Nem vai existir, o mundo do futuro vai ser multipolar e as nações que não entenderem isso vão se dar mal.

  • 85 Chesterton // 25/January/2008 às 18:27

    Wup (64). Que que tu estás pensando. Aqui a gente sofre.

  • 86 Piotr Kropotkine // 25/January/2008 às 18:56

    provavelmente daqui a alguns tempos vem uma epidemia de gripe aviária que avia uma porrada de gente e as tensões no mundo aliviam-se um bocado…

  • 87 Wuppertal // 25/January/2008 às 18:59

    Josef, obrigado pela preocupação, mas preferi ignorar o comentário do Gerson-algodão-doce e sua teoria de “Paz entre as nações”. É muito primário ficar discutindo como “o mundo deveria ser” - e o cara nem parece ter idéia de como o mundo é (francamente, o sujeito ainda está nas aulas do cursinho aprendendo a doutrina do “Big Stick”). É o tipo de cara que deve aplaudir quando americano é fichado em aeroporto brasileiro.

  • 88 Chesterton // 25/January/2008 às 19:01

    Wup, acostume-se por a idiotia é comum por aqui.

  • 89 Piotr Kropotkine // 25/January/2008 às 19:17

    é bem verdade…imagineçe só se o Thomas Jefferson tivesse achado que o mundo estava muito bem como estava e não deveria ser diferente ….

  • 90 Piotr Kropotkine // 25/January/2008 às 19:24

    ou outro Thomas o Watson que dizia que no mundo existiria lugar para vá lá vá lá três ou quatro computadores …. e portanto o mlehor era deixar o mundo descansado como estava e não o maçarmos mais ….

  • 91 Wuppertal // 25/January/2008 às 19:30

    Uau, até demorou pra sessão de sofismas começar.

  • 92 Piotr Kropotkine // 25/January/2008 às 19:34

    um bom sofisma e duas falácias ad hominem mais uma reduction ad absurdum e um QED pela manhã e o trato intestinal melhora assinalavelmente…

  • 93 Gerson B // 25/January/2008 às 19:41

    Wupertal, você não ignorou meu comentário. Tanto que respondeu a ele. E ao outro.

    Você não sabe nada a meu respeito. E chega rapidamente a conclusões-erradas.

    Quanto ao Chesterton, concordo que a idiotia é comum por aqui. Existem dois tipos principais de idiotas: os que aplaudem tudo que a esquerda faz e sempre tentam justificar suas atrocidades com um “mas a direita fez…” e os que fazem o mesmo… só que apoiando a direita. Completamente bitolados .

  • 94 josef mario // 25/January/2008 às 19:50

    Companheiros piotr krpotkine
    Eu, josef mario devo dizer que foram sábias as palavras do companheiro em seu comentário 92. Aliás, este negócio de intestinos, merda e cagada é um assunto que me fascina.
    Muito obrigado.

  • 95 Brancaleone // 25/January/2008 às 20:16

    Tô chegando agora, só lí o post do PD e nem vou ler os comentários. Já sei o que dizem:

    1) Finalmente o Capitalismo vai acabar.
    2) Finalmente o mundo verá os EUA de joelhos.
    3) Bush está merecendo tudo isso
    4) O mundo ficará melhor sem o domínio dos EUA
    5) Seguem-se todas aquelas pragas e maldições tão ao gosto e feitio de subdesenvolvidos românticos ressentidos, tipo assim comunistas teóricos, socialistas-desde-que-não mexam-comigo e por aí vai.

    Pode até ser que os EUA diminuam seu poder. É natural que isso aconteça. Outras nações já dominaram o mundo, aliás sempre tem uma nação dominando o mundo e isso vem desde os tempos do meu amigo Grung da Caverna do Urso Pelado, passa pelos egipcios, romanos, árabes, portugueses, inglêses etc. etc. Tá na história, só que naquele tempo a realidade não era “on-line” como agora.

    Para estes felizes arautos da desgraça americana, esta gente que está se urinando de prazer ao ver a economia dos EUA em baixa e caindo, tudo é alegria sem nenhuma consequência. Natural, típico dos que vivem num mundequinho piquitíco, restritinhos a ideologiazinhas cheinhas de clichesinhos “revolucionários”…

    Existem três pequenos e insignificantes problemas na queda da economia americana. São itens sem importância, coisa pouca que eu nem devia comentar, mas como não tenho nada melhor para fazer, vou teclar:

    1) A economia mundial vai diminuir e muito junto com a economia americana e isso implica o Brasil e implica muito. Começa aqui pela empresa em que trabalho, passa pelos laranjeiros de S. Paulo, os fruticultores da Bahia, os calçadistas do RGS etc. etc. - Não acreditem quando dizem que a economia brasileira “aguenta o tranco”. Não aguenta e se aguentar, vai sair tão quebrada que vai parecer que não aguentou.

    2) Quem vai dominar o mundo no lugar dos EUA? E por favor, estamos falando sério, portanto nada daquele papo “de um mundo sem dominador e sem dominados”, de “nações soberanas, independetes e felizes” que a turminha de lentes côr de rosa adora sonhar.

    3) No periodo entre a saída de cena dos EUA até que uma nova nação líder se imponha, é bem possível que tenhamos problemas de liderequinhos doidinhos para porem as manguinhas de fora. Não sei quanto a vocês, mas eu odiaria viver num mundo dominado pela China, Venezuela ou Irã…

    Portanto, antes de sair por aí encomendando corôas de flores para os EUA com aquele sorrisinho sarcástico nos lábios, vê se pensa um pouco nas consequências…

  • 96 Dom Casmurro Patriarca // 25/January/2008 às 21:05

    Wuppertal ,

    a coisa mais fácil do mundo é decorar alguns clichês schopenhaurianos e ficar destilando tais misantropias como se fossem o cúmula da esperteza.
    Ingenuidade é isso aí.

  • 97 Dom Casmurro Patriarca // 25/January/2008 às 21:07

    Brancaleone,

    todos os grandes especialistas do assunto garantem que o Brasil se sustenta hoje em seu mercado interno.
    Somente você está certo, todos os outros estão errados.

  • 98 Hugo Albuquerque // 25/January/2008 às 21:19

    A ecomomia americana não vai quebrar da noite para o dia, mas poderá ter problemas graves.
    A diminuição de sua importância relativa à economia mundial é fato há anos e hoje isso ficou mais perceptível.
    E o Brasil não vai “quebrar” mesmo que a tragédia seja maior do que se supõe.
    Não há nada novo disso, são as crises ciclícas do capitalismo, as coisas se abalam até se acomodarem de novo (mais ou menos no tranco dependendo do caso) e alguém sempre acaba pagando a conta e dessa vez me parece que serão os americanos.

  • 99 Microempresário // 25/January/2008 às 21:31

    Dom Casmurro:

    1 - Qual sua definição de “se sustenta” ? Quer dizer “aconteça o que acontecer ninguém vai nem notar” ou “algumas empresas vão fechar, tem gente que vai perder o emprego, a coisa vai ficar ruim mas não chegaremos a morrer de fome” ? (Só lembrando que algumas empresas, como a do Brancaleone, exportam 100% ou quase isso de sua produção)

    2 - Nunca vi todos os grandes especialistas concordarem em alguma coisa, especialmente em economia. Começou agora ? Ou você considera grandes especialistas só os que dizem o que vc gosta de ouvir ?

  • 100 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/January/2008 às 21:37

    Acho que o fardo que os americanos carregam, isto é, carregam a economia nas costas, tem que diminuir. Eles só vão crescer se outros crescerem e ocuparem lugares de relevancia.
    logico que o Brasil nmunca vai ocupar lugar de relevancia alguma.

    Vai transar? O governo dá camisinha. Já transou? O governo dá pílula. Engravidou? O governo dá o aborto. Teve filho? O governo dá o Bolsa Família. Tá desempregado? O governo dá Bolsa Desemprego. Vai prestar vestibular? O governo dá o Bolsa Cota. Não tem terra? O governo dá o Bolsa Invasão e ainda te aposenta. É um circulo vicioso manejando a manada. Eeeh..oh..oh.. vida de gado… povo marcado… povo feliz.

  • 101 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/January/2008 às 21:37

    O Branca chegou e acertou.

  • 102 Brancaleone // 25/January/2008 às 21:37

    Dom Casmurro Patriarca:

    Nenhum país do mundo - com exceção ao Zimbawe e algum kistão qualquer dos cafundós das estepes se sustenta ou se aguenta só com o mercado interno. É só imaginar a atual capacidade industrial e agricola brasileira tendo que restringir-se às nossas fronteiras. Não sejamos ingênuos. Diga aí para quanto vai cair o preço do soja sem o mercado mundial comprando. E o frango? E as montadoras? Você vai comprar mais um carro novo só para compensar o mercado externo? Sim claro, que bom que o preço vai cair né? mas daí caí o lucro, dai vem demissões…
    Algum destes “especialistas” tem uma granjinha de frango? fabrica sapatos?
    Se especialistas entendessem alguma coisa, os EUA não estariam onde estão hoje…

  • 103 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/January/2008 às 21:49

    Branca, Dom, assim como o Fred, vivem fora da dura realidade dos fatos. E o PD ainda alimenta os sonhos dessa turma copm posts dirigidos.

  • 104 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/January/2008 às 22:08

    Autor nosso conhecido

    Enquanto os intelectuais criticam Bush, admiram os líderes socialistas. Enquanto a Coréia do Norte agoniza, Kim Jong Il tem uma fortuna na Suiça calculada em 5 bilhões, seis mansões na Europa, uma na Rússia e uma na China. Enquanto há fome e miséria no Zimbabwe, Robert Mugabe tem alguns milhões nas Ilhas Virgens. Cuba apodrece, e Fidel tem um patrimônio calculado em 900 milhões. Na Venezuela faltam alimentos: não se sabe quanto Chávez acumulou até agora, mas não é pouco, ainda mais agora que além do petróleo está metido no tráfico de cocaína.

  • 105 mariantonieta // 25/January/2008 às 22:09

    o ideal seria que nao existissem imperios, nao existisse injustiça, nao existisse opressores. O ideal nao existe! Vamos viver o real. Como o sabio comunista disse, a vida é um sopro. Aqueles que nao acreditam em vida após a morte, que aproveitem o sopro com intensidade.

  • 106 Brancaleone // 25/January/2008 às 22:11

    Eu sei que a economia americana não quebra prá amanhã. É claro que a inevitável (quem sabe já começou?) queda do domínio americano virá. Já disseram lá atrás: É o ciclo. Até os dinossauros tiveram o seu…
    É que alguns lêm os posts do PD, vestem suas camisetas do Che, pegam o Livro Vermelho de Mao, a carteirinha da Sociedade Bolivariana e saem por aí comemorando o fim do “Grande Satã” sem saberem direito o que aconteceria ao mundo se isso acontecesse.
    Tem-se que se pensar nas coisas, mas é preciso pensar um pouco por sí e não sair por aí visitando páginas de internet e lendo economistas doidinhos por um emprego no BC…
    Mas uma coisa eu asseguro e garanto: O mercado interno brasileiro não sustenta a economia, bom quem sabe as obras do PAC absorvam o excedente mas eu prefiro ter outra opção alem do PAC…

  • 107 proftel // 25/January/2008 às 22:12

    Sem a grana dos EUA rodando as outras engrenagens vão prô saco.
    Sem exportações a gente vai usar roupa de sertanejo do agreste, comer arroz, feijão, algum bife (talvez leite), frango e ovo em algumas regiões e, se encontrar essa variedade (o que acho difícil no máximo 2 ou 3).
    Veículos?
    Essa é uma piada de mau gosto, desde o Collor a gente não fabrica carro inteiro (mesmo antes, muita coisa era importada, carburadores por exemplo).
    Fabricamos aviões? Brincadeira né? Montamos carcaças de alumínio prá parque, o resto vem de fora.
    Tá, intão tá, o Brasil varonil se segura.
    Do jeito que tá deitado em berço explêndido vai ficar, a diferença é que esfria, fica duro e os vermes comem se a economia mundial for prô saco.

  • 108 mariantonieta // 25/January/2008 às 22:13

    Eu admiro Bush. Bush tornou realidade o sonho de todo comunista: o fim da meca do capitalismo. Nada como um dia atras do outro. Queda do muro do Berlim, derrocada do comunismo, o fim da historia e 27 anos depois a derrocada do capitalismo. Ou seja, ninguem tem razão. Do caos nascerá o novo. Nao foi assim que nasceu o universo? É um ciclo.

  • 109 Brancaleone // 25/January/2008 às 22:14

    Mariantonieta:

    Sábio comunista é uma contradição em termos. Ou se é um coisa ou outra…

  • 110 mariantonieta // 25/January/2008 às 22:17

    Milhões de vezes os falsos profetas profetizaram o fim do mundo. Em todas as vezes, erraram. Esta, será mais uma vez. Algo novo e bom vai nascer do caos.

  • 111 mariantonieta // 25/January/2008 às 22:17

    Há controversias, meu caro….

  • 112 mariantonieta // 25/January/2008 às 22:20

    O USA já cumpriram sua missão no mundo. É usufruir do que contruíram de bom - concordo que foi muita coisa - e permitir que o novo nasça.

  • 113 Brancaleone // 25/January/2008 às 22:23

    Mariantonieta:
    Você está perdendo a cabeça de novo.
    A meca do capitalismo não acaba, ela apenas muda de país. Já foi Roma, Londres, Paris e tantas outras…
    Mas sempre depois do caos, o bom, velho e conhecido capitalismo volta. Com outra roupagem, repaginado, com upigrêidi, mas no fundo sempre o mesmo. Isso acontece porque ele é humano, natural e por pior que seja, é a melhor que qualquer opção possível.
    Sempre e toda a vida vai ter um sujeito que tem grana e um sujeito que não tem grana. O sujeito que não tem grana vai ter que dar um jeito de pegar uma parte da grana do sujeito que tem grana (não, nada de desapropriar, expropriar ou coletivizar - tudo eufemismo de roubo). A única forma de parte desta grana mudar de mãos é um fazendo alguma coisa para o outro e isso é capitalismo em seu aspecto mais simples.

  • 114 proftel // 25/January/2008 às 22:31

    Compadre, e-mail com dicas sobre o som aí da máquina.
    O outro sobre o drive de CD você nem falou se recebeu pô.

    :-)

  • 115 proftel // 25/January/2008 às 22:47

    Compadre, há outra dica.

    Vou nessa, té manhã.

    :-)

  • 116 mariantonieta // 25/January/2008 às 22:54

    A história não acabou, quem viver, verá…

  • 117 Brancaleone // 25/January/2008 às 23:07

    Mariantonieta:

    Sério agora e desculpe o cinismo e o humor meio capenga ( acontecerá de novo no futuro).
    Suponhamos que o capitalismo acabe. O que o substituiria? Nós, que vivemos felizes (eu pelo menos) no capitalismo agradecemos a Marx todo o dia (não ao Grouxo, ao Carl Marx) pelas críticas que fez ao sistema em que nos damos bem. De fato Marx ajudou e muito a deixarmos aquela desgraceira capitalista da Revolução Industrial e evoluirmos um pouco. Ouso até dizer que Marx corrigiu o curso do capitalismo de tal forma que impediu que ele acabasse logo. Ironico que o sujeito que pretendia acabar com o Capitalismo acabou de certa forma aperfeiçoando-o…
    Obrigado Marx.

  • 118 História Antiga // 26/January/2008 às 6:53

    O capitalismo desaparecerá com o fim do império americano? O tempo trará a resposta. Sabe-se que a modalidade de escravismo inaugurada com os romanos (os primeiros a promover guerras com a finalidade de ‘adquirir’ escravos) sobreviveu ao declínio do Império de Roma. Chegou a ressurgir com todo vigor no século XVI. Mas enquanto sistema de produção, desapareceu; sobrevive apenas enquanto contrafação. É perfeitamente possível supor que o capitalismo também desaparecerá. Ou desaparecerá a humanidade, consumida pela natureza auto-consumível/destrutiva do capitalismo.

  • 119 Gerson B // 26/January/2008 às 8:42

    Não acredito no fim do capitalismo. Porque até hoje não surgiu algo melhor (ou menos ruim). Tem defeitos, e eles podem e devem ser corrigidos. Mas certamente o comunismo não mostrou ser uma opção viavel.

  • 120 Dom Casmurro Patriarca // 26/January/2008 às 9:05

    Capitalismo puro nunca existiu.
    Todas as nações sempre incentivaram e coibiram o que lhes era vantajoso.
    O que está acontecendo agora é um crescimento de vários países e uma “avalição de ativos” mais consistente.
    As maquiagens e sobrevalorizações estão sendo desmacaradas.
    Simplesmente o mundo está entrando numa era de menos falácias e mais realidade.

  • 121 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/January/2008 às 11:11

    mariantonieta tá doidona.

  • 122 nada será como antes // 26/January/2008 às 12:00

    Há alguns dias, num dos posts sobre este assunto (não vou procurar), em divergência da tonalidade dominante dos comentários, escrevi que a ida de Bush ao Oriente Médio ocorria em busca de dinheiro.

    Meu comentário, então, caiu no vazio, talvez despercebido. Mas…acertei. Não costumo errar em análises políticas e , quando cometo erros, assumo. Mas quando acerto (quase sempre), tenho energia renovada para continuar a trilha contra o obscurantismo.

  • 123 Hugo Albuquerque // 26/January/2008 às 15:24

    O Brasil não vai acabar por conta de uma crise americana, vai se abalar como qualquer outro país do mundo (uns mais, outros menos), mas tem mercado interno e todo o resto do mundo para continuar negociando.
    Os EUA equivalem a 23% da economia do mundo, o que é uma fatia considerável. Em crise, pode abalar a economia mundial, não destrui-la, no máximo países como México e Canadá que dependem quase que diretamente da economia dos EUA podem ir junto, o Brasil de hoje nem tanto.
    Se os EUA estiverem entrando de fato numa crise apocalíptica isso será o fim do capitaismo liberal ocidental, não do capitalismo de um modo geral pois ele possui uma mórbida capacidade de adaptação.
    Para o capitalismo acabar é necessário mais do que o fim dos EUA.

  • 124 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/January/2008 às 20:03

    nasca 122

    kákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákákáv

  • 125 Rodrigo // 27/January/2008 às 0:07

    Tá cheio de sabujo por aqui. Parece que só é direitista de verdade aquele que lambe as bota dos EUA…

Leave a Comment