Gabeira para o Rio
Tenho um amigo – é um dos melhores jornalistas que conheço – que, quando perguntado, diz que o deputado federal Fernando Gabeira deveria ser candidato a prefeito do Rio. Este meu amigo, eleitor de muitos anos do deputado, acha que é obrigação do político.
A campanha agora tem site e banners, desenvolvidos por André Monsores.
A campanha também tem conferência no Orkut.
Leia, aqui no Weblog, entrevista com o deputado Fernando Gabeira.
O cenário eleitoral que se desenha na cidade é dos piores possíveis. Certamente o pior em anos. A lista de candidatos é de deixar qualquer carioca empalidecido. Assustado. Perante o desânimo e a deterioração da cidade, o carioca tem lançado campanhas, grupos, slogans – faz passeatas de branco. O Rio não precisa de mais uma. O Rio precisa de um candidato. De um político que assuma a tarefa. De um homem de bem. Meu amigo tem razão: é hora de Gabeira se apresentar.
O deputado não quer. Mas não é questão de querer. Foi ele quem escolheu a política. Ele deve isso a quem vota nele desde a eleição para o Governo do Estado, em 1986. São muitos. Deve isso aos muitos eleitores que só votaram nele pela primeira vez há dois anos, após enfim o descobrirem. É mais gente ainda.
Desconfio que os blogueiros e internautas cariocas podem convencê-lo.
Hora de lançar uma campanha online. Se um número de pessoas suficientemente grande se juntar a ela, temos chances. Publiquem posts sobre o assunto. Argumentem. Algum designer por certo nos aparecerá com um banner, um botão. Qualquer um pode escrever para o deputado. Uma campanha destas sequer precisa, ou mesmo deve, mobilizar apenas os eleitores cariocas. Pode incluir cariocas exilados, como cá este blogueiro. Ou cariocas de coração – há milhões destes no Brasil, gente às vezes que sequer esteve na cidade mas que ainda sonha com ela.
A cada morro cujas matas são substituídas por mais uma favela, a cada criança que decide se juntar ao tráfico, a cada fechada violenta que um carro dá no outro, a cada papel de picolé que alguém joga na praia, o Rio piora um pouco mais. Nas últimas décadas, a cidade não ficou melhor em nada. E piorou em quase todos os quesitos. Quando o Rio piora, a imagem do Brasil no exterior piora. Alguém, em algum momento, precisará fazer alguma coisa.
Gabeira gosta do parlamento. É provavelmente um dos dez melhores deputados que há na Câmara. Em alguns momentos – o caso mais evidente é a derrubada de Severino Cavalcanti –, um homem como ele faz toda diferença. Mas, na Câmara, ele é um dentre 513. Faz diferença – mas é pouca esta diferença. Gabeira também se acomodou. Desconfia, com razão, que continuará sendo eleito. Ser candidato a prefeito dá trabalho. Estruturar alianças, arrecadar dinheiro, é andar – e andar muito, sempre com um sorriso na cara, mesmo nos piores dias. Ser prefeito dá mais trabalho ainda. Encarar o nível da Câmara Municipal é difícil, os vícios fisiológicos por toda cidade são arrebatadores, a corrupção não tem nada de pequena. Só de pensar no trabalho que dá já cansa.
É por isso mesmo que Gabeira tem de vir à frente.
É um clichê da política o candidato que diz que se apresentará se o povo pedir. Uma forma da demagogia. Não é o caso de Gabeira. Ele não quer mesmo. Mas ele tem uma obrigação para com seus eleitores. Ele deve prestar contas a eles. Se um número suficiente deles se manifestar, Gabeira tem que vir à frente.
É tarde no processo. Ele precisará de minutos o suficiente na tevê para a campanha e fazer uma aliança que os garanta, agora, seria difícil. Pois bem, há a Internet.
Se seguir o exemplo de Howard Dean, no Partido Democrata de há 4 anos, ou de Ron Paul, no Partido Republicano de agora, conseguirá aparecer, e aparecer bem. Conseguirá vender material de campanha, mobilizar eletronicamente um bom naco de eleitores. Alguém poderia argumentar que tanto a candidatura de Dean quanto a de Paul são derrotadas. Em termos. Dean saiu de sua campanha derrotada para a presidência do Partido Democrata, que ele revolucionou internamente. E Gabeira nada tem a perder: se derrotado, terá seu mandato de deputado para o qual voltar.
O que não pode é uma parcela considerável dos eleitores cariocas olhar para a lista de prefeitáveis com este desânimo, este susto, esta impressão de que há uma tragédia em curso, de que a cidade não tem outro destino que não o de definhar, e definhar, e se desmontar piorando muito aos poucos, paulatinamente, perante nós todos.
Deputado Fernando Gabeira, por favor: apresente-se.
Atualização – Partindo da desconfiança de alguns comentaristas, é bom ressaltar: ninguém está pedindo um salvador da pátria (ou da cidade), e certamente o deputado não se encaixaria no perfil. Tampouco alguém sugere que um único prefeito consiga resolver problemas que são graves. Mas, dada a lista de candidatos, uma enorme parcela dos cariocas evidentemente não está representada. E, sim, desconfio que, hoje, o deputado teria chances de vitória.
Atualização 2 – O deputado saiu candidato. Agora é hora da campanha.
Ainda sobre o assunto:
- Um pedido de voto para Gabeira
Pelo Rio, é hora do voto útil No domingo, não poderei votar. Quem está no exterior só vota para presidente. Se estivesse na minha cidade, o Rio... - Fernando Gabeira é candidato
à prefeitura do Rio Uma aliança entre PSDB, PPS e PV lançará a candidatura do deputado federal Fernando Gabeira à prefeitura do Rio. O... - Gabeira para o Rio no Orkut Para quem estiver em busca de mais organização. ...
- Draft Gabeira O deputado Fernando Gabeira enviou uma mensagem por conta da campanha lançada pelo Weblog: Caro amigo, A lembrança me honra...
- Ia esquecendo… por que mesmo Gabeira? A gente escreve, escreve, escreve… e tem gente que consegue explicar de forma tão mais simples: Hoje, não incomoda quem...



Rach,
seu comentário #148, depois de tudo que eu comi, vai me dar problemas…
AHAHAHAHAHA
Sempre que penso num político canastrão me pego comparando o tal com o Brizola. Que teve um passado político primoroso, mas que virou um personagem ao fim da vida.
PD,
Só pra deixar claro, minha pergunta no #95 não teve nada de irônico, ok? Eu realmente tenho essa preocupação.
Darwinista: de forma alguma, não me causa nenhum problema. Estou me manifestando como cidadão. O jornal tem sua posição política, que é pública, mas não a impõe nem a seus leitores, nem a seus empregados.
No caso em particular do Gabeira, ele hoje é um homem muito respeitado tanto à direita, quanto à esquerda.
PD,
Valeu pela resposta .
Taí. Não moro no Rio ( aliás não gosto do Rio de Janeiro e prefiro mil vêzes o Rio Ribeira já que ele nos separa do norte…) mas votaria no Gabeira sim.
Papo sério. Gabeira para o Rio!!!
Primeiro que realmente acho ele no mínimo mais honesto que os demais e isso já é 80% da coisa toda e segundo porque de toda a cambada anistiada, ele é um dos pouquíssimos que ainda não fez belas e vastas cagadas (vide Zé Dirceu, Genoíno etc.) e como eu lá na minha estúpida juventude andava pichando muro pedindo Anistia Ampla Geral e Irrestrita, gostaria de ver alguns deles fazendo alguma coisa decente, porque de indecência desta turminha já tô até o gogó…
O Gabeira tá certo em ficar quietinho. Nem 100 Super-Homens darao jeito no Rio! Pra consertar aquela cidade em decomposiçao física e moral avançada, seriam necessários 1 000 Gabeiras, e milênios!
Nao entra nessa fria nao, Gabeira. Acabará assassinado!
O consêrto do Rio começa pelo consêrto da cabeça dos próprios habitantes e eleitores da cidade, por que nao?, de todo o Brasil. Quando aprenderem a exercer a cidadania e respeitar os direitos do próximo, abandonando o comportamente execrável do “meu pirao primeiro!”, poderemos algum dia começar a ver a luz no fundo do tunel.
Fique fora dessa, Gabeira! Os cariocas é quem devem começar o trabalho!
Putz, será que entrou um cachê de campanha, uma petequinha para o Dória? Campanha para mim não começa com o nome de um candidato salvador, tipo Collor. Quero ver é proposta para a cidade, aliança partidária e quem será o secretariado. O Gabeira é meio outside. Não deu pio na reforma previdênciária que tungou os velhinhos aposentados e deixou a corja do Congresso e Judiciário de lado. Mas é só para falar das coisas boas???
Conseguiu fazer da Surfistinha escritora, há de fazer prefeito de Gabeira!
Pedro Dória presidente!
(ou ao menos ministro da comunicação social)
hhehhhhe… mas assino em baixo…
Viva el prefecto Gabonheira!
Uma sugestão, disponibilize um pas-a-pas sobre como colocar o button do Gabeira acima em seus blogs e sites…
Surfando na jaca, considero as suas considerações sobre o histórico recente do Gabeira no Congresso bastante pertinentes. (A parte do cachê pro PD achei bem-humorada, pois ainda que eu não tenha nenhum lado “Pollyana” — a do “jogo do contente”, não a de qualquer uma das travecas do companheiro Josef Mário, por favor! —, acredito na honestidade dos propósitos do jornalista-blogueiro.)
Aliás, por ter concordado com a proposta deste post, já mandei o meu e-mail pro deputado:
“Prezado Deputado Fernando Gabeira,
Como seu freqüente eleitor e morador do Rio de Janeiro desde 1987 , sinto-me impelido a defender a sua candidatura para a prefeitura do Rio nas próximas eleições.
Tendo lido muitos comentários sobre o tema, alguns dizendo que o senhor não quer esse cargo em hipótese alguma, enquanto outros afirmam que correríamos o risco de uma nova gestão Saturnino Braga, de mediocridade mais do que reconhecida. Mas no que me diz respeito, neste momento nada disso importa. Há um panorama terrível se avizinhando, que é o dos principais candidatos à prefeitura serem, na atualidade, o Crivella e o Wagner Montes. Não bastando o estrago que o nefasto casal Garotinho fez com o Estado, o destino nos reservou mais esses dois trastes?
O pedido não é o de que o senhor seja um salvador da pátria, mesmo porque eles não costumam funcionar. Além do mais, não acredito que isso corresponda ao seu próprio perfil, da mesma forma que em nada se afina às minhas próprias posições políticas em relação a figuras caudilhescas e atitudes paternalistas.
O momento urge, e há pouca ou nenhuma margem de manobra. E quero dizer que mesmo se um governo seu vier a ser apenas regular, e que além disso tire algo do seu bom-humor, do seu apetite ou mesmo dos seus cabelos, será um ínfimo prejuízo diante do desastre que de qualquer das opções que hoje se apresentaram aos eleitores do Rio.
A sua candidatura pode até ser um sacrifício para o senhor, mas é o preço a pagar pela sua entrada na vida pública. Faça valer o prestígio alcançado junto aos seus eleitores e a boa parte do país, que agora cobram do senhor um posicionamento diferente diante do cenário de horror que se avizinha.
Cordialmente,
Ricardo Cabral”
Cristiano Fagundes: haverá um site com várias opções de banner, o André Monsores está produzindo. Mas, se quiser uma solução para agora, o código…
<p><a href="http://pedrodoria.com.br/2008/01/18/gabeira-para-o-rio/" target="_blank"><img src="http://pedrodoria.com.br/wp-content/gabeira-lateral-pequeno.jpg" border="0" /></a></p>
… porá um banner exatamente como este aí no Weblog, com link para este post.
eu lamento nao ser carioca, porque estaria nesta campanha desde ja. O Gabeira se tornou ao longo dos anos uma pessoa ponderada, alguem que pensa sobre o Rio e suas mazelas com profundo conhecimento de causa. E a força de seu carater tem se mantido incolume frente as adversidades politicas
teria meu voto, com certeza
A pretensa Cidade Maravilhosa nunca foi grande coisa. Cidade Maravilhosa … qual … cresceu em tamanho junto com os problemas.
Luis Edmundo em ‘‘O Rio de Janeiro do meu tempo’’ escreveu: ‘‘O Rio de Janeiro possui duas maravilhas, o Pão de Açúcar que nasceu com o mundo e a Enseada de Botafogo que nasceu com o Pão de Açúcar. Onde o homem botou a mão …’’ e segue descrevendo a Rua da Vala (Uruguaiana), a Rua Mata Cavalos (Riachuelo), a sujeira, a grosseria.
Até hoje, o Rio não possui tratamento de esgotos. A baía da Guanabara, fossa da cidade, está sendo aterrada com excrementos e lixo. No futuro, a ponte Rio-Niterói será um ornamento porque o trajeto será feito por terra ‘‘quase’’ firme. O paredão de concreto de Copacabana merece a picareta (infelizmente não temos terremotos, tampouco tsunamis). A ‘‘emergente’’ Barra da Tijuca é um desastre urbanístico. Das favelas não é preciso falar. Vade retro Rio de Janeiro!
No carnaval de 1954, a marchinha Vagalume, de Vítor Simon e Fernando Martins, lançada pelos Anjos do Inferno e por Violeta Cavalcanti, denunciava:
“Rio de Janeiro
Cidade que nos seduz
De dia falta água
De noite falta luz.
Abro o chuveiro
Não cai nem um pingo
Desde segunda
Até domingo.
Eu vou pro mato
Ai! pro mato eu vou
Vou buscar um vagalume
Pra dar luz ao meu chatô.”
Depois de tantos seres estranhos que já foram eleitos no Rio, só falta agora este exótico oportunista, incompetente e vagabundo ser o prefeito da mais linda e sofrida cidade do mundo.
Gabeira ahah!!! Gabeira.
Wagner Montes ahahah!!!
Crivella ahahahahahahahahah!!!!!
Todos eles
estão errados.
O rio é
dos favelados.
São os favelados que elegerão o próximo prefeito e também os vereadores.
Oi, Surf, tudo bem?
Já chegou com a discussão alta, né? rs
Vc que é do Rio, a coisa está preta assim?
Acho que o Pax levantou um ponto tão importante como a própria eleição para prefeito. É a questão dos vereadores, verdadeiros ratos, como ele diz, e concordo.
Temos que fazer uma campanha pela cidade do Rio de Janeiro, “botar para quebrar”, conscientizar a população sobre os “candidatos-ratos” a vereadores. Tem de ser uma grande campanha que envolva todos os habitantes da cidade. A população deve tomar conhecimento que a cidade do Rio está indo pelo buraco e que os eleitores têm sua parcela de responsabilidade. Papo sério.
darwinista,
entendo que essa é a vocação da cidade. somos um países litorâneo e isso não vai mudar, não nesse século.
dona de casa,
você não acha que essa vocação se perdeu? Afinal, a quanto tempo o Rio não produz um político de expressão, com reais chances de ser um líder nacional? E por favor, não me venha com Garotinhos, Beneditas e Crivellas…
Oi, Linda! A coisa é feia sim, mas como pensar nomes em plena véspera de carnaval? Salvador, só a capital e afoxé. Para com isso! Que projeto terá o juiz-forano Gabeira para o Rio? Liberar as drogas só na cidade? Não pode! Vai coibir o tráfico, sendo usuário? Desculpem-me se estou pegando pesado. Conhece a máquina da prefeitura? Os outros são umas drogas e o Wagner Montes, que a providência divina falhou, ao errar a cabeça no acidente automobilístico, e o bispo Crivelhaco são os campeões do eleitor. Como o Rio é o coração político do país em termos de debate e mobilização (com Sampa) então o que vai mesmo muito mal é o quadro político nacional como podemos perceber pela indicação do meliante ministro da energia. Então o debate é mais sério que o super-gabeira.
O Antonico da mortes apareceu!!! E veio com tudo em cima, soltando fogo pelas ventas. Romeu, o cara tá em outro país e fala em recessão. Tenho a impressão que acaba de chegar do túnel do tempo. Viajou para o anos de 1998. Dá nisso, acordou agora resmungando de tudo. Se lembra dele no Fiuza? Que mau humor da gota serena!!!
Boa tarde PD. Você escreve: “A cada morro cujas matas são substituídas por mais uma favela, a cada criança que decide se juntar ao tráfico, a cada fechada violenta que um carro dá no outro, a cada papel de picolé que alguém joga na praia, o Rio piora um pouco mais”. Posso estar interpretando mal, mas suas linhas indicam que o Gabeira seria Prefeito para cuidar somente da Zona Sul. Talvez esse seja o erro. Abraços.
Oliveira, a praia se estende da Zona Central até a Zona Oeste. Morro com mata se favelizando existe em todas as zonas da cidade. Tráfico de drogas, idem. O trânsito mais agressivo do país, também.
Não sei como, a partir do que escrevi, vc concluiu que só me referia à Zona Sul…
Surf, eu que saí de un tunel do tempo de 1998?
Não é mas, se fosse, bem melhor do que nunca ter saído de 1917 ……
Antonio M, sabe que eu gostaria de estar naqueles anos agitados e cheios de esperança, do que me acostumar com o czarismo como vcs. liberais. Coisa mais antiga do que o liberalismo e o capitalismo não tem. Mas me responda, a que recessão vc. se refere? Donde saiu isso? Mande-me uns dados apontando essa recessão. Aproveita e me informe sobre a piora da renda dos mais pobres. Não vale a crise imobiliária dos EUA…Aliás, que dizer do liberalismo norte-americano com o pacotão do Bush???????
Prezado Sultao (Al-Rachid no 164 e 166), o senhor tem toda razao! De cabo a rabo.
Legal a marchinha Vagalume. O Rio de 1954, com todas as mazelas que tinha, era bem melhor que o Rio atual.
O Rio pertence aos favelados, que elegem - queira ou nao queira - os escrotos que sempre a governaram, incluindo o atual, e todos os q.
….os que virao. Repetindo: o Sultao está cheio de razao. E o Pedro Doria prega no deserto. Que o Gabeira nao o escute…
Caramujo, esse Sultão devia mudar o nick para Zé do Caixão. Uma verdadeira assombração! Vai rogar praga lá na terra do Antonio M. Em falar nisso, como será que anda o cunhadão ptista dele?
gabeira de prefeito será tão ou mais nocivo quanto brisola foi…..
Oi! Voltei.
Cês ainda tão aqui?
Cunhado PTista?
iiiiiiiiii…..o cara só tem 38…com cunhado ptista!?Surf….não bate demais!
O cara tá quase na lona!
Surfando 171, é chato concordar, mas também acho que é por aí. Com todo respeito pelo Gabeira como parlamentar, claro em suas posições (discordo de muitas, não votaria nele) e elegante em sua defesa.
Surfando: Visitei o Rio em 1966, ainda garoto - Maravilha! Voltei em 1975, por duas semanas - Beleza! Voltei em 1984 - Bom! Voltei em 2005, por 2 semanas - Péssimo!
O carioca talvez nao vê, devido ao dia-a-dia e a anestesia e acomodamento geral, e o amor que sente pela sua cidade. Mas, quem vem de fora, assim espaçado com eu, de cara nota a desintegraçao e decadência da cidade, sitiada por favelas por onde se olha. Onde tem morro tem uma. Dá pena, porque o carioca é legal e porque o Rio poderia ter sido uma cidade excepcional, civilizada, limpa, bem cuidada, acolhedora, segura, um belo retrato do Brasil no exterior. Foi no passado, mas nao mais é. E nao consigo imaginar quando voltará a ser - no próximo milênio? Se o planeta chegar lá…
Nao, o Sultao nao é assombraçao nem o Zé do Caixao. Apenas constata, como eu. Com uma dor no coraçao.
“O carioca talvez nao vê, devido ao dia-a-dia e a anestesia e acomodamento geral, e o amor que sente pela sua cidade. ”
Marcos, descumpe me intrometer, mas o carioca vê sim. Além de ver, sofre com os problemas que isso gera. Esses que você sabe, são inúmeros.
O problema é que não toma as rédeas da situação. Não sabe votar. Não tem nem candidato decente.
O que desanima é a falta de perspectiva. É saber que tem tanta coisa pra ser resolvida de cima pra baixo, que talvez a solução só apareça daqui a 100 anos, quando todas essas gerações que estão no poder, e principalmente, as gerações que não se importam com quem está no poder - desapareçam. Talvez um dia o carioca, o brasileiro, o ser humano vai aprender.
Abraço
Monsores, eu nasci e me criei no Rio. Há mais de vinte anos saí de lá, mas de vez em quando estou na área. Admito um certo viés, mas acho mesmo que há motivos pra não jogar a toalha. No plano econômico e de comando político, retomada de investimentos e um núcleo de planejamento na administração Sérgio Cabral (não seria meu voto por outros motivos) que talvez seja o primeiro em muitos anos a tentar criar soluções factíveis pro estado. E fora do Governo muita coisa acontecendo. A esmo: tentativa de recuperação da sinfônica, revitalização da Lapa, iniciativas como a dos amigos do Jardim Botânico e trabalhos vários de construção de cidadania em favelas. Agora, um cantinho um violão não faz mais sentido nem que você esteja ali bem sossegado numa daquelas ruas protegidas em torno do Corcovado. Pessoalmente gosto de ver e perceber o Rio fora da praia, por mais que continue achando Copacabana o que há. Das últimas vezes que andei pela terra, o que me ficou na memória foi Nelson Freire no Municipal, violonistas se apresentando em Santa Teresa, recital de órgão na igreja de Nossa Senhora do Carmo (defronte à Cecília Meirelles), lanche esperto numa Livraria da Travessa na Rio Branco, sucos e mais sucos de frutas em esquinas várias, uma livrariazinha na Rua do Ouvidor (Folha Seca, especializada em coisas do Rio), onde simplesmente acontecem encontros de caras consagrados do choro e do samba - enfim. E caminhar ou fazer jogging no Aterro ou na Lagoa continua a ser muito bom. http://www.marcillio.com/rio/encelapa.html
Eduardo.
Esta proposta de ressuscitar o Estado da Guanabara, além de uma sandice, é inviável. Seus defensores não conseguem chegar num acordo nem sobre os limites. A discordância é com quem ficaria a baixada. Na verdade penso que eles gostariam de retringir o estado à ZS. Acho que o Gabeira discorda da proposta, mas lembro de um texto do PD, lá nos primórdios do nomínimo, que defendia a idéia.
Caro PD, se minha memória estiver me traindo, corrija-me por favor.
xyz,
Lendo seu comentário, me deu vontade de ir ao Rio. E sim, concordo com você que não dá pra jogar a toalha, apesar do meu comentário pessimista. O caso é que depois de Garotinho e Rosinha, minhas esperanças foram lá pra baixo.
Depois que eles sairam do Governo, ainda não voltei ao Rio e tamanha foi a decepção, passei a olhar com desdém para qualquer esperança de futuro feliz.
Fico contente, entretanto, com o que escreveste a respeito das melhorias e de um possível futuro melhor.
Abraço,
André
Participei da construção do PV e da campanha do Gabeira a governador. Já o vi bem de perto. Ele tem seus defeitos. Mas o nível dele é bem melhor que o dos outros (o que não é tão difícil assim).
Gostaria de dizer que votaria nele, mas queria ver suas posições antes. Se bem que poderia votar nele por puro desespero, frente às opções.
SergioSikeira, eu sou favorável ao Estado da Guanabara, sim. E acho que ele deve englobar a Baixada. Mas essa é uma longa discussão em geral infrutífera e que, infelizmente, às vezes desperta os instintos xenófobos de alguns.
Mas é sempre bom lembrar: o argumento para a fusão era de que o interior era muito pobre e a Guanabara, muito rica. Com o petróleo, este argumento desapareceu.
Monsores,
” Marcos, desculpe me intrometer, mas o carioca vê sim. Além de ver, sofre com os problemas que isso gera. “
em bom carioquês
PORRA NENHUMA SHOCK…
me lembro que quando me mudei pra são paulo vivia a repetir, amigos, se mandem pois isso aqui já era…
tománoc* São Paulo, o rio é muito melhor…
aí começa a besteirada de ficar falando… ahh, mas são paulo também é violento, são paulo também é isso. mesmo são paulo sendo uma b*sta - o que não é! - o rio não ficaria melhor.
eu me lembro do motivo pra tomar a decisão, na minha área de trabalho - segurança da informação - os empregos giram ao redor do governo, dos bancos e das grandes empresas. Você via as empresas saindo do rio, a infra ficando sucateada… vai… é passageiro. Um dia parei pra pensar e percebi que desde que eu nasci eu não me lembro de um governador que preste. Brizola(ahh), Moreira Franco(ainda lembro daquele jingle safado até hoje… o nome dele é moreira… o nome dele é moreira…) , Brizola (ahhh 2), Nilo Batista(ahhhh 3), Marcelo Alencar (que acabo de descobrir, ainda está vivo, eu achava que já tinha batido as botas!) e por fim São Anthony de Oliveira… não dá, na boa, me mandei.
isso sem falar nos debates ridículos quando recebi o convite para ir participar de um projeto em Tel Aviv:
- porra, tu é maluco, vai trabalhar em Tel Aviv? cheio de homem bomba lá…
grandes m*rdas Paretto, lá tem homem bomba e aqui você não pode parar no sinal de trânsito. Lá tem uns 3 homem bombas por ano e aqui uns 20 assassinatos por dia e nem vem com a historinha de que é “acaso”. é roleta russa mesmo. Me enfiaram uma arma na cara quando eu estava voltando do trabalho, acho engraçado que ainda hoje quando comento essa história os cariocas falam, “tu” também é mó otário de passar na rua XYZ! “cuma”? é assim mesmo, tem rua onde pode e rua onde não pode? Só falta perguntar: E os inocentes que morreram no ônibus queimados vivos por uns traficantes eram o que? Não pergunto por medo da resposta
agora eu olho essas campanhas ridículas e penso… putz, revival do Guanabara Já. Sinceramente, com uma população absolutamente ignorante e mal educada vocês acham que o Gabeira, o Estado da Guanabara ou até mesmo beijar o pé do Corcovado é a solução??? Considerando a total falta de valores e educação imperando na cidade acho que mesmo que o direito ao voto fosse restrito aos sagüis da floresta da tijuca o crivella ou o wagner montes seriam eleitos de lavada.
Amigos cariocas só posso lhes dizer uma coisa, a situação ainda não chegou nem a metade do buraco que pode chegar.
boa sorte
Puxa, Romeu, só eu que me lembro do cunhado ptista do Antonio M? Caramujo, concordo contigo, mas ainda é possível reverter muito dessas pragas do Sultão. Claro que do jeito que vão as coisas, vai acabar sendo tarde demais. Já tem outro open (por que essa frescura do Doria em usar o inglês? É Draft não sei o que, Open balacobaco… O que me irrita é a frescura e esse sentimento de cachorro vira-lata)
[...] na internet uma campanha pra que Fernando Gabeira se candidatar à prefeitura do Rio de Janeiro. Pedro Dória escreveu: É um clichê da política o candidato que diz que se apresentará se o povo pedir. Uma forma da [...]
Tem razão PD. Hoje com a desfusão quem sairia perdendo seria a Guanabara. Herdaria os problemas do Rio (e já que desgraça pouca é bobagem, porque não os da baixada também?) e perderia, além do petróleo, as indústrias naval, siderúrgica, automobilística e petroquímica. A maior beneficiada seria Niterói, que já tem o maior IDH do estado (bem na frente do Rio), e voltaria a ter o status de capital (e de um estado rico).
Eu, como carioca, direitista-reacionário, eleitor de Gabeira, torço para sua candidatura.
Se eu votasse no Rio votaria nele com toda certeza.
Escrevi para o deputado pedindo pra ele ser candidato, mas não tenho esperanças… Tá difícil!
PD, concordo plenamente. A comunidade no orkut “Gabeira Prefeito Rio 2008″ foi criada. Imagino que consigamos um bom número de adesões por lá.
Abraço.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=49521798
Já faz algum tempo que o nível da política e dos seus representantes no Rio está muito abaixo do nível do mar. Tenho procurado nem pensar muito na lista de candidatos que se apresenta para as próximas eleições…
Acho Gabeira um nome sensacional pela sua postura sensata e combativa, mas acredito que além de ele não querer, exista uma série de limitações a sua campanha, sendo o principal a sua penetração no eleitorado mais pobre. Mas seria ótimo sim ter alguém com sua postura e sua seriedade no comando de nossa cidade desgovernada.
Pouco importa se Gabeira aceita. Nem mesmo questiono se faria um governo bom apesar de tudo.
O fato é que nós cariocas erramos sistematicamente nas eleições há décadas. Nesta não será diferente e será eleito o candidato errado.
Elegemos seguidamente Brizola, brizolistas e ex-brizolistas desde 82. O estado e a cidade merecem essa tragédia em curso. Garotinho, Saturnino, Cesar Maia eram todos cria do PDT do gaúcho demagogo e sua mentalidade da pior e mais patética esquerda populista. Deu nisso e não será Gabeira a nos tirar dessa.
Falta massa crítica, falta um grupo novo e unido, uma proposta, uma idéia que norteie a ação desse prefeito novo que vá batalhar pra recuperar a cidade. Esse sentimento que faz clamar por Gabeira não serve, é apenas desespero, tristeza e frustração. Motivos errados. Derrota certa.
Ainda assim provavelmente teria meu voto.
Mais um sinal de derrota pois perdi cada uma das eleições desde meu primeiro voto em 86.
O melhor candidato é aquele que não quer ser. Gabeira não precisa ser um executivo. Basta escolher quem o faça e isto ele faria direito. Queria votar nele sim prá prefeito. Por que não? alguém melhor aí? experiênciade governo garante bom governo? melhor que venha o Gabeira , que não tem rabo preso e com um olhar de novidade. Vou aderir à campanha pela candidatura do Gabeira. Ele pode ter proposta. E não é só a praia que votaria nele não.
Concordo com os pontos do Antonio S e com quase todos do Antonio M e de alguns outros sobre a reversao da fusao. Impossivel hoje - me desculpe Doria. E nao sei se ha falta massa critica no Rio como vcs estao dizendo! Afinal, com a historia da fusao a cidade herdou mais de 10 instituicoes de nivel superior federal( eh so contar, comecando pela UFRJ, FBN, ENCE, ETQ, CEFET….) !! Com tanto intelequituau numa cidade, voces vem me dizer que a massa critica nao existe? Sinceramente, acho que abunda e esse eh o problema.
Pra ser mais sincero ainda, Gabeira agrada exatamente a essa casta de classe media intelectualizada que prega exatamente o ‘voto util’ em Gabeira pela negacao a candidatos crivelas e pistoleiros - o que eh digno, mas infinitamente insuficiente para me convencer de que negando-os ele se torna melhor que eles para os propositos a que se destina.
Depositei voto util em varias urnas por mais de 20 anos e agora estou de saco cheio dessa estoria.
Sindico de cidade tem que ser administrador, fechar contas, conter ocupacoes irregulares, combater empresas de onibus, trocar luz de poste, tapar buraco, construir vias expressas eficeinte e rapidas, e atrair mais investimentos para a cidade - coisa que nao sei se o Gabeira serah capaz.
Se o Gabeira me convencer que pode, voto nele, mesmo sabendo que a atividade legislativa federal eh totalmente diferente da executiva municipal. Caso contrario, posso votar em qualquer outro ( QUALQUER OUTRO) que minta melhor que ele. Pois no fundo eu quero ser ludibriado com uma proposta que me traga aquele Rio dos anos 50… aquele que o maneh do Ivan Lessa sonha….
Já coloquei banner no meu blog. Vamo-que-vamo!
Eu não voto em terrorista e maconheiro.
Faça uma petição, no http://www.petitiononline.com sai distribuindo pra todo mundo assinar e informe ao próprio Gabeira sobre a quantidade de assinaturas recolhidas a favor da candidatura dele!
Gabeira é um excelente político: inteligente, sério, responsável e trabalhador. Gosto muito dele. Me defino como um conservador de direita em política e um liberal em economia, mas sou flexível e, de qualquer maneira, o Gabeira é mesmo muito bom, pouco importando preferências políticas e derivados.
Só não votei nele nas últimas eleições porque moro em Brasília, senão teria votado.
Isto me lembra a escolha, na Colômbia, de Antenas Moukos, ou como se escreva. Sugiro a todos que pesquisem esse prefeito e o processo histórico que o levou à prefeitura de Bogotá.
[...] Gabeira para prefeito do Rio em 2008. [...]
É isso aí.
Sou Gabeira desde garoto!
Já botei o banner no meu site.
Quero que Gabeira ganhe essa eleição! VAi ser o maior castigo da vida dele. Vai ter que fazer alguma coisa além de posar de bom moço da ética em frente aos microfones. Vamos lá Gabeira!
Convido a todos para uma visita a meu blog (www.guilhermescalzilli.blogspot.com), onde postei um comentário sobre o assunto “Gabeira 2008″.
Abraços do
Guilherme Scalzilli
Acabo de receber email de sua assessoria dizendo que não será candidato.
Abs, Laura
[...] O que não pode é uma parcela considerável dos eleitores cariocas olhar para a lista de prefeitáveis com este desânimo, este susto, esta impressão de que há uma tragédia em curso, de que a cidade não tem outro destino que não o de definhar, e definhar, e se desmontar piorando muito aos poucos, paulatinamente, perante nós todos. continue a ler [...]
Sou Capixaba graças a Deus, e Residente em Belo Horizonte, Minas; mais decidir deixar as restrições que tenho ao Rio para tecer esse comentário, tenho que reconhecer que o Rio é o Centro Cultural do Brasil e a primeira imagem de nosso pais no exterior, logo acho que não apenas os cariocas e fluminenses deveriam se preocupar com o destino da “Cidade Maravilhosa” mais todos os Brasileiros, uma vez que esta e referencia para todo o pais e américa latina.
E triste ver o Rio entregue eleição pos eleição a candidatos populistas e sem qualquer senso de verdadeira responsabilidade com os cidadões cariocas, e cidade ano apos ano, quando a visito, esta mais descuidada, suja, entregue a sorte e cada vez mais dividida, não parecendo apenas duas cidades mais dois países e duas realidades quando comparamos a favela ao asfalto, a favela so e bem lembrada no carnaval, no resto do ano ela fica cada vez mais isolada do resto da cidade, e quando o Rio abandona parte de sua população, isso serve de mal exemplo para todas as outras nossas cidades.
Como eu não moro no Leblon e não sou “nerd” mas apenas um cidadão comum e nem tenho pretensões intelectualescas, certamente Gabeira é o último candidato em quem eu votaria.
Por outro lado, penso que ele seria um excelente administrador regional para o espaço entre o Tunel Novo e o Dois Irmãos.
Qual seria a diferença entre Gabeira e César Maia em termos de secretariado? O partido verde não é aliado do prefeito, a quem o Gabeira se junta na Camara…Paulo Renato, Gustavo Fruet, Rodrigo Maia, Raul Julgmann (???) é complicado ou não.
Sempre que ocorre um processo contra a Veja e Globo, ele faz um discurso a favor da liverdade de imprensa? E no caso Emir Sader, nada porquê?
E no do Nassif, qual é o motivo da demora?
Gabeira foi um grande pensador, hoje é apenas mais um deputado, isso não é um insulto ou ataque, mas uma constatação, ele pode ser um pouco melhor que outros, mas não é tão melhor assim, passou para o PT sem a menor afinidade apenas para voltar a ser eleito deputado federal, voltou na primeira desculpa, viu que ganha holofortes atacando-o pela mídia, por isso tem uma relação tão dócil com ela, é ainda um grande sujeito, mas também um político profissional que sabe hoje que alguns interesses não devem ser contrariados.
Quem me dera o est. de sp ter politicos como o Gabeira, entendo o fato de ele não quer se eleger, pra um cara como o gabeira se dar em um cargo do executivo, ele teria que remover barreiras que existem na sociedade e isso não é facil, ou entao se tornar um politico mediocre que perde seu caracter e ideias como o Presidente Lula.
[...] campanha na blogosfera para o lançamento da candidatura de Gabeira à prefeitura começou aqui neste Weblog mas já está nas ruas do Rio há muito tempo. O deputado chegou a escrever um email negando seu [...]
Morei no estado do Rio por uns 15 anos, em Teresópolis. Descia e subia a serra todos os dias, pois trabalhava no Rio de Janeiro. Sempre votei no Gabeira. Mas não acho que ele, como prefeito, poderia fazer grande coisa pela cidade. Os problemas ali são de tal complexidade que sua solução envolveria as demais esferas do poder público, além de articulações internacionais que visassem a total legalização do comércio das drogas hoje ilícitas.
É engraçado… Nós brasileiros entupimos as câmaras legislativas de lixo humano, e depois ficamos desesperados atrás de um (UM!) cristo para salgar a carne podre como Chefe do Executivo. Mesmo que Gabeira seja o máximo — e é! — ele não poderá fazer muita coisa como prefeito se a Câmara Municipal do Rio for um loteamento de curraizinhos eleitorais e mamadores de tetas (alguns deles com ficha criminal). Se ao menos o PV fosse mais expressivo…
Em suma: Gabeira no Executivo e PV na Câmara. Esse é o voto.
[...] da década de oitenta. Eu quero novamente me orgulhar de ser carioca. Li no blog do Pedro Dória (aqui e aqui) a notícia que uma frente de partidos políticos, sob o comando do Partido Verde (PV), [...]
[...] Uma campanha muito interessante lançada (acredito eu) pelo Pedro Doria. [...]
Qual o tipo de relação que gabeira tem com a rede Globo?
A troco do que e TV esta apoiando Gabeira?
“homem de bem”?. esse é o debate político? feio.
[...] querer vetar a utilização da Web nas eleições. Sei é que a campanha está rolando solta. Vi no Pedro Doria uma pré-campanha pela campanha do Gabeira a prefeito, devidamente coroada pelo anúncio oficial da candidatura. Não que eu considere o [...]
[...] 04.23.2008 by Jorge in opinião Não é nenhum segredo que há muito de Pedro Dória na candidatura de Gabeira à prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. [...]
[...] Weblog lançou, há alguns meses, uma campanha pedindo que um deputado federal se lançasse candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro. Aconteceu e ele é [...]
[...] de manifestação configura propaganda eleitoral antecipada. O blog do jornalista Pedro Dória, que manifestou apoio à candidatura do deputado federal no início do ano e iniciou a onda de partidarização cibernética, foi uma das vítimas da [...]
[...] Dória, um dos 25 leitores desta Corja, iniciou em 18 de janeiro deste ano uma campanha para que Gabeira se candidatasse à Prefeitura do Rio. O movimento tomou corpo e pesou para que o [...]
[...] reads “Censored by the Rio de Janeiro Regional Electoral Court”, still linking to the post back in January calling for the Green Party politician to stand for elections. In another post that attracted [...]
[...] notícia: um jornalista (Pedro Dória) fazia propaganda no seu blog com um banner para convencer um político a sair candidato a governador do Rio. E a justiça proibiu o Banner. Agora há um outro banner, que [...]
[...] começar? O jornalista e blogueiro do Rio de Janeiro, Pedro Dória, responsável pelo início da campanha na internet que foi determinante para a decisão de Fernando Gabeira se candidatar à prefeitura daquela [...]
[...] (ou banner) estava no blog do jornalista Pedro Doria, que apoia o político e fez até “campanha” para convencê-lo a sair candidato à prefeitura do Rio. Muito oportuno o questionamento do [...]
Em suma, este é o resultado dos comentários de todos vocês: tolos, infrutíferos e esnobes. Consideranto, a bem da verdade, a imprevisibilidade e o histório político-social do mesmo País analisado por vocês.
[...] sinal amarelo acendeu quando o TRE mandou o Pedro Dória retirar o botão de apoio ao Gabeira. Está lá o botãozinho substituto, informando a quem passar que o blog foi censurado. O [...]
2008 será um ano decisivo para o carioca. O ano da escolha certa, a escolha do melhor candidato para administrar a ”cidade maravilhosa”.
Por amor a cidade e a pedido de amigos que tambem amam o Rio, Gabeira topou o desafio.
Desafio que só poderá ser cumprido se for eleito.
Não se deve relacionar Gabeira as questoes que mais o atrapalham ou as que ele sofre preconceitos como: A Legalizacao da Maconha, A legalizacao do Aborto e a Uniao de gays. Hoje em dia essas questoes estão muito longe de nossa realidade. Pessoalmente só concordo com uma dessas três questoes.
Relacione Gabeira a sua carreira política pós ditadura. O candidato competente que brigou no congresso contra os falsos politicos que são eleitos e ganham em cima do imposto pago pela populacao.
Gabeira é um arrependido. Se arrependeu de sua idiota ideia, influênciado pelo Foquismo, pela Revolucao Cubana, de transformar o país em uma ”Grande Cuba”. Gabeira sofre graves consequencias por isso, mesmo assim nao teve duvidas, e se arrepende do que fez.
Hoje Fernando Gabeira é um politico-exemplo e temos a oportunidade de o eleger para a administracao do Rio.
Nao se deixe levar pelo atraso ideologico de Jandira, ou o moralismo religioso de Marcelo Crivella (aquele afilhado do bispo macedo e responsavel pelo projeto cimento social, aonde o exercito foi usado para dar segurança a sua politica populista.)
A cada morro cujas matas são substituídas por mais uma favela, a cada criança que decide se juntar ao tráfico, a cada fechada violenta que um carro dá no outro, a cada papel de picolé que alguém joga na praia, o Rio piora um pouco mais. Nas últimas décadas, a cidade não ficou melhor em nada. E piorou em quase todos os quesitos. Quando o Rio piora, a imagem do Brasil no exterior piora. Alguém, em algum momento, precisará fazer alguma coisa.
Por isso carioca ou vc que mora nessa linda cidade, em Outubro faça a diferença, faça o melhor para a sua cidade. Gabeira representa a evolução, não um salvador da pátria, mas alguem em que se possa confiar.
João Pedro Valentim.
creditos a pedro doria.
Como não moro entre o Arpoador e o Morro dois Irmãos e não pertenço a nenhuma minoria, pelo contrário, sou parte da grande maioria, não tenho nenhum motivo para votar no Gabeira.
PObre não conhece Gabeira.-(
O RJ clama por Gabeira… minha última esperança! Espero que mesmo com o resultado catastrófico dessa eleição (sim, já sei antes mesmo dela acontecer), ele não desista de nós…
Marcelo, sou pobre e conheço bem o Gabeira!
Mas… sua frase apesar de bastante rude, admito que não esteja errada!
Infelizmente, o “povão” gosta e lembra dos candidatos populistas, que gostam de aparecer no showzinho do Mc sei lá o que, que não dão um jeito no posto de saúde do seu bairro, mas colocaram o “centro social do candidato sei lá quem”(assim criam uma situação de quem faz um favor ao povo, quando deveria fazer o posto, a escola, a segurança e etc. funcionarem de forma efetiva).
O que apresentar no projeto de campanha se o hospital, segurança e etc. funcionarem?
Na verdade, não sei pq ainda não acabaram de vez com esses “centrinhos sociais” de políticos! Isso é uma obrigação deles, mas fazendo funcionar o que é bancado pelo dinheiro do povo(oficialmente é claro, pois como um político com o salário que tem, banca vários centros sociais incluíndo aí os profissionais que prestam serviços lá? Óbvio que é impossível!)
Acho sim o Gabeira um homem muito inteligente e com o que agente espera em um candidato, uma “ideologia pessoal” de verdade, nada feito pelo marketeiro fulano de tal ou um “papinho social de comunidade”!
Infelizmente, está muito longe das “comunidades” enxergarem alguma coisa diante de seus olhos, diria até nunca se as coisas continuarem seguindo esse caminho. O povo não quer pensar, ele quer que os outros pensem por eles! É aquele papo da favela: “O fulano de tal vai fazer por nóis!”, “O fulano vai brigar pela comunidade lá no planalto!”(sem mesmo saber que o planalto é em brasília, que se fala “nós” e não “nóis” e que o cara só vai voltar na próxima eleição e que o posto de saúde vai continuar sem funcionar pq o fulano está construindo um centro social na comunidade em nome dele pra garantir a reeleição ou a eleição de um filho que nunca trabalhou na vida.
Bem, como viram eu escreveria aqui um novo testamento só enumerando motivos safados que são usados por quase todos os candidatos e a alienação do povo, mas creio que isso seja suficiente.
Concluindo, mesmo com pesquisas de veracidade suspeita dizendo que o canalha do Bispo Macedo(ops… Bispo Crivela) tem boas chances de vencer e que o mais próximo seria o Eduardo Paes que tbm creio ser outro canalha, ele é “menos pior” que os “sangue-suga bandidos mascarados de evangélicos”. Mas voto no Gabeira mesmo que fosse o candidato mais desconhecido e sem chances de ganhar(assim não vou compactuar com esses safados e terei minha opinião mantida a despeito dos canalhas, seus dinheiros sujos lavados Deus sabe onde e suas pesquisas manipuladoras).
Um abraço a todos.
Eai pessoal…
querem aprender ingles em 30 dias?
conheça agora nosso revolucionário Speedy English.
ele utiliza técnicas avançadas que nunca foram divulgadas antes, você aprenderá ingles em poucas semanas em sua propria casa (MÉTODO COMPROVADO)
ENTRE EM CONTATO: (11) 5518-3881
http://www.superandolimites.com
Diletos Senhores,
venho aqui deixar minhas considerações à respeito do candidato Fernando Gabeira. Não sou militante tampouco político, prego a união, a igualdade e o direito de todos por uma cidadania que nos remeta a uma boa educação, ao emprego e a saúde com qualidade.
Tenho 45 anos, negro, com formação em Marketing, Produtor Cultural do MEC, casado, uma filha, morador de Santa Teresa, mas já morei em Nova Iguaçu e em Araruama. Lembro-me que nesta época além de não almoçar tinha que andar muitos quilometros para economizar na passagem, porém, durante a longa viagem tinha como pratica a leitura e buscava, a cada metro percorrido na estrada, a importância da nossa história e de seus personagens.
Por tudo, convoco/sugiro no intuito de fazer uma melhor degustação do passado do candidato Fernando Gabeira, fazer uma pesquisa e se possível uma comparação com os demais candidatos, com certeza irão rever os seus conceitos.
Saudações Cordiais,
Do também insatisfeito porém com a melhor opção 43
Quando estava no Brasil, sempre votei no Gabeira. Continuo na campanha por intermédio do meu blog.
Jorge Fiel tem TODA a razão!!
Pesquisem!
Independentemente do resultado do 2º turno, este post já virou história. Merece ser emoldurado para exposição em museus. Por isso, já estou postando aqui meu comentário para que meu nome seja eternizado. :)
[...] As chances de vitória são concretas – e cá este Weblog tem um bocado de orgulho de ter feito parte do lançamento desta campanha. [...]
GABEIRA JÁ!!!!
UMA PESSOA DIGNA,SINCERA COM BONS PROPÓSITOS ,TENHO CERTEZA DA SUA VITÓRIA.
O RIO DE JANEIRO PRECISA DE GABEIRA ESSA PESSOA INTELIGENTE,SIMPLES, MARAVILHOSA.
TORÇO POR VC GABEIRA E MINHA FAMÍLIA TAMBÉM!!!!
Voltei aki, feliz por estar errado com minha previsão sobre a cabeça dos eleitores, e aproveitando para resumir…
…Gabeira se resume em uma simples e forte palavra: “Personalidade”.
“O Rio de Gabeira…”
Um abraço a todos. (e votem no cara, o Rio precisa e nós tbm. rsrsrs)
43
Graças a Deus, ainda há esperança e a maioria está mostrando que pensa e ele vai vencer essa batalha!
Parabéns Gabeira, parabéns cariocas!
Enquanto na Bahia o coroneísmo continua com o “ACM continuação(neto)” e companhia, o Rio está demonstrando nas urnas que está cansado, que decidiu pensar e que não quer lixo de novo!
Chega de mesmíce! É hora de mudar! Essa é a hora!
de alguém chamada Sonia, no site do Paulo Henrique Amorim. (C0m0 sou de BH, meu sofrimento é outro… E não é melhor. PMDB à vista!)
15 razões para não votar no Gabeira
1- Gabeira é o candidato do César Maia, agora, no 2º turno, ou seja, mais um mandato desta praga do DEMo.
Mas vamos recapitular a sua história:
2- O Gabeira era do PV. Como suas votações vinham em constante declínio, percebendo que não seria fácil se eleger pelo PV, se bandeou para o PT, um fato no mínimo estranho porque no Congresso, ele sempre votou com a base aliada de FHC, com o bloco PSDB, Arena/PDS/PFL/DEMo. Por suas afinidades, deveria ter ido para um desses partidos com os quais tinha mais afinidade, porém o Lula estava em ascensão, portanto tiraria melhores proveitos no PT.
3- Nesta época, Gabeira não se preocupava com a corrupção, porque votou favoravelmente à reeleição de FHC, mesmo com as denúncias comprovadas por gravações, da compra de votos de parlamentares. Depois, questionado, disse que na época não se preocupava tanto com este problema, mas que depois achou que deveria dar a sua contribuição, como se, como representante do povo não fosse uma obrigação denunciar a corrupção.
4- Gabeira votou a favor da flexibilização da Lei do petróleo, que agora permite que grandes empresas multinacionais queiram meter a mão no nosso pré-sal, e mesmo diante de tantas denúncias da forma como FHC estava torrando as estatais brasileiras, votou com o governo, favorável à doação.
5- De bobo o Gabeira não tem nada, portanto ele sabia que para aparecer, tinha que puxar o saco da grande imprensa, e como ela SEMPRE foi contra o Lula, logo no início do novo governo, ele já começou a criticar, dizendo exatamente o que a imprensa queria ouvir, fazendo o jogo do ex-aliado arrependido, e então passou a ter grandes espaços no Jornal Nacional e outros programas.
6- Contra a vontade do governo, visando apenas prejudicá-lo, Gabeira, junto com a oposição, elegeu o Severino para presidir a Câmara. Após o resultado vitorioso da oposição ao Lula, entoou junto com eles o hino Nacional. Afirmava que iria moralizar a Câmara. Mas com o Severino? Será que ele ignorava a vida pregressa de seu colega? Difícil acreditar…
7- O Severino não correspondeu aos anseios golpistas daqueles que o elegeram, e aí então resolveram derrubá-lo. Infelizmente, o Congresso Nacional não tem por hábito punir seus membros por corrupção (exemplos não faltam), mas por razões políticas, e eclodiu o escândalo do presidente da Câmara, com retumbante destaque da mídia. Neste momento, a oposição, da qual Gabeira era membro atuante, ainda tentou responsabilizar o governo pela eleição do Severino, mas como se ele tinha sido eleito exatamente pelo voto deles? Quanta hipocrisia!!!
Quando o Severino já estava completamente desmoralizado, Gabeira chutou o cão morto, com direito a todos os holofotes que tanto preza, e que vem usando insistentemente em sua propaganda política.
“Ele fazia o discurso de um grupo restrito, o Posto 9 de Ipanema, era uma audiência muito pequena. Quando foi em cima do Severino, teve a atenção de todo o eleitorado brasileiro, estava falando para 100 milhões de pessoas”, diz Ricardo Caldas, do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB).
8- Fernando Gabeira, sub-relator da CPI dos sanguessugas (a que apurava a máfia de compras de ambulâncias superfaturadas), demonstrou não estar muito preocupado com a corrupção, quando ela incriminava membros aliados. O depoimento do Juiz Federal Julier Sebastião Rocha (MT) acusou o Senador Antero Paes de Barros (PSDB), de ter recebido recursos irregulares de João Arcanjo, condenado a 37 anos por crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, mas no relatório, Gabeira inocenta o senador. Pegou tão mal que uma semana depois, Gabeira se retrata em seu site, mas Antero já tinha se beneficiado. Pouco depois, Gabeira é capa da revista Veja, como guardião da ética na política brasileira. Mas que ética?
9- Quando o Gabeira, o Franklin e outros, seqüestraram o embaixador dos EUA no Brasil, Elbrick, além da troca de presos-políticos, exigiram que fosse divulgado um manifesto na imprensa, no qual denunciavam os horrores que rolavam nos porões da ditadura. Depois da anistia, quando voltaram os presos políticos do exílio, a imprensa atribuiu a autoria do texto ao Gabeira, até que muito tempo depois, decobriu-se que o texto era do Franklin. Quando perguntaram ao Gabeira por que ele não tinha desmentido, simplesmente disse que ninguém o havia perguntado.
10- Gabeira é o candidato da Globo e da Veja. Se lembrarmos que elas também apoiaram a ditadura, o ACM, o Collor, etc, conclui-se que o passado não lhes confere qualquer credibilidade em seus apoios políticos.
11- A propaganda da TV de Gabeira é enganosa. São citados inúmeros eventos, afirmando que, quando aconteceram, Gabeira estava lá. Pinochet derrubou Allende e inúmeras pessoas foram presas, torturadas e mortas. O golpe foi um retumbante sucesso, e se Gabeira estava lá, era porque tinha sido banido do Brasil, e não para impedir o golpe, como pretende fazer crer a propaganda. No caso do seqüestro do embaixador norte-americano, o Elbrick, segundo os demais participantes, o Gabeira teve uma atuação pífia. Alugou a casa que serviu de cativeiro do seqüestro, mas, desobedecendo a orientação dos líderes, comprou pizzas em local próximo ao cativeiro, facilitando aos militares a descoberta do local. Foi ainda responsabilizado por não cumprir a tarefa que lhe foi designada, de retirar o mimeógrafo de lá. Vale lembrar que um mimeógrafo naqueles tempos era tão incriminador quanto a posse de armas, uma vez que era o meio usado pela resistência à ditadura, para reproduzir e divulgar os seus informes.
Quando os crimes da ditadura foram julgados na Itália, a propaganda alardeia que Gabeira estava lá, fazendo parecer que ele estaria advogando em prol dos perseguidos pela ditadura. Mas Gabeira não é advogado. Estava lá como um simples espectador.
12- Se você tem horror ao crime organizado, saiba que foi Gabeira que ensinou aos criminosos comuns a prática de guerrilha, quando esteve preso na Ilha Grande, tirando proveito de obter a simpatia dos meliantes.
13- Gabeira votou favoravelmente à lei que atenua a punição dos latifundiários que mantêm empregados em regime degradante de semi-escravidão.
14- Mas para mim, o pior foi um episódio que EU VI: o Brasil conseguiu desenvolver uma tecnologia de enriquecimento de urânio muito melhor e mais eficiente do que a dos demais países. Aí então mandaram inspetores para fazer vistoria, naquela paranóia do “desenvolvimento de armas nucleares”. Os técnicos brasileiros, cobertos de razão, não quiseram entregar o ouro, e deixaram à mostra a entrada e saída do urânio, cobrindo o segredo. Os inspetores tentaram forçar a barra querendo ver tudo, e a oposição convidou o ministro Celso Amorim, com a nítida intenção de desmoralizar o governo, que estaria fazendo tempestade num copo d’água, para uma sessão no Congresso, para explicar o grave erro que o governo brasileiro estaria cometendo. O Ministro Celso Amorim então afirmou que os técnicos brasileiros explicaram que o que era necessário inspecionar, estava à mostra, e que o que estava escondido era o processo que eles desenvolveram, totalmente desnecessário ao cumprimento da inspeção. País algum entrega a tecnologia que desenvolveu de graça, e que não via sentido do Brasil fazê-lo. Então o Gabeira diz: “Que besteira desse governo de criar problema internacional por causa de um segredinho. Que deixem ver tudo”.
Em 1º lugar, não era o governo que fazia a exigência, mas os técnicos. Em 2º lugar, é assim? A gente tem que se sujeitar a tudo que os “países desenvolvidos” querem? O Plínio de Arruda Sampaio, ferrenho crítico do governo Lula, reconhece que a política externa está sendo conduzida com grande eficiência, trazendo maior soberania ao Brasil, perdida nos anos FHC.
Resumo da história, no embate entre os técnicos brasileiros e inspetores, nossos representantes saíram vitoriosos. Fácil é enganar os leigos, mas não os argumentos daqueles que conhecem verdadeiramente o assunto. Se insistissem, estariam reconhecendo que o objetivo era de fato espionar para roubar a tecnologia desenvolvida aqui, e tiveram que aceitar a forma de inspeção que o Brasil queria.
Vale dizer que o Brasil possui uma grande reserva de urânio, e que pode exportar o urânio enriquecido, trazendo divisas para o país. Neste dia, conheci um outro Gabeira: entreguista e subserviente às grandes potências.
Sonia Montenegro
15- A seguir, um artigo de um jornalista sério, Mauricio Dias, publicada na revista Carta Capital:
Transparência embaçada - 25/04/2008 15:28:47
O uso de dinheiro nas eleições é uma das questões essenciais do processo político. Malgrado a hipocrisia recente dos varões da ética, não é um problema recente e, muito menos, exclusivo do Brasil. O dinheiro corrompe e transforma o voto em mercadoria. E, para isso, não há solução à vista.
É difícil um candidato sair eticamente ileso das eleições, sempre movidas por interesses em confronto.
Veja-se o caso do deputado Fernando Gabeira, do Partido Verde, pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro. Ele teve destacada atuação no impeachment do deputado Severino Cavalcanti, presidente da Câmara dos Deputados, assim como nas CPIs nascidas das costelas do publicitário Marcos Valério.
Gabeira saiu condecorado desses episódios. Recebeu da Veja o epíteto de “Exemplo de Ética” e ganhou de O Globo o prêmio “Faz Diferença”. A revista e o jornal catapultaram as ambições do deputado verde. Estimulado pelo PSDB, animou-se a disputar o troféu eleitoral que oferece ao vencedor a cadeira de prefeito carioca.
Um dos estandartes de Gabeira é a transparência. Prometeu, se eleito, que as contas municipais seriam publicadas na internet com inteira franqueza. Porém, há sempre um porém.
Nas contas relativas à campanha de 2006, quando se elegeu deputado pela terceira vez, há problemas. Inicialmente por falta de transparência e, também, por sérios deslizes legais.
Gabeira declarou gastos, entre outros, com a empresa Lavorare Produções Artísticas Ltda. no valor de R$ 117 mil. Os gastos foram divididos em três finalidades: R$ 55 mil para “criação e inclusão de páginas na internet”, R$ 5 mil para promoção de eventos e R$ 52 mil em “diversas a especificar”.
Os pagamentos da rubrica “diversas a especificar” foram feitos após as eleições.
A empresa Lavorare é de propriedade da atriz Neila Tavares, atual namorada e assessora do deputado Fernando Gabeira. A empresa de Neila não é do ramo da criação de sites e não se sabe igualmente do talento da atriz para esse negócio. No endereço declarado pela Lavorare, no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), funciona uma empresa que dá assessoria a empresas teatrais, o ramo de Neila Tavares.
“O endereço daqui é apenas um ponto de referência”, explicou a secretária da empresa, que se identifica como Márcia.
Gabeira, no entanto, tem um colaborador de reconhecida competência na sua equipe. Trata-se do webmaster e militante do PV Fabiano Carnevale, responsável pelo site da campanha.
Em princípio Gabeira pagou por serviços que não foram prestados. Talvez com o objetivo de dar cobertura a outra destinação com recursos de sobras de doações eleitorais.
Por lei, esses recursos que sobram devem ser dados ao partido do candidato.
Gostaria de fazer a campanha do Gabeira no 2º turno. Oque fazer?
Sabemos que hoje, o governo do Estado simplesmente ignora a segurança da população. Pessoas estão morrendo vítimas da violência gerada pela incompetência em conter o avanço do tráfico de drogas.
Nosso governador acredita que as mílicias são o principal problema da segurança no Estado (pelo menos é o que parece)
A Polícia militar do nosso Estado, até agosto, era a mais mal paga do país. Hoje, com o aumento “suntuoso”que os nossos policiais tiveram (8%), chegamos ao ranking de segunda polícia mais mal paga do país.
Nosso polícial (soldado) ganha hoje na faixa de R$ 800,00. É isso mesmo, R$ 800,00 para arriscar a vida defendendo a população, com armamento “de brinquedo”.
Um policial de Brasília ganha hoje na faixa de R$4.100,00. Quanta diferença não é!
Pergunto: não desmerecendo os policiais de Brasília, mas qual a polícia que trabalha mais?
Torna-se óbvio que a solução para conter o tráfico só tem 2 caminhos:
1 - um estudo minuscioso para efetuar a discriminalização da droga, tirando assim o poder das mãos dos traficantes e gerando renda ao Estado.
2 - Investir num policiamento de qualidade, com equipamentos adequados e salários compatíveis ao risco que o profissional corre.
Como o governador não seguiu nenhuma destas frentes, ele deve ter uma terceira opção que me escapou. Qual seria?
Sendo o Sr. Eduardo Paes adepto da filosofia governamental do Sr. Sérgio Cabral, será que ele vai dar a mesma importância a sergurança da cidade que o governador dá a segurança pública do Estado.
Isto é um fato que me preocupa. Pois saúde e educação são realmente fundamentais. Mas não adianta ser um cidadão saudável e culto e morrer num sinal de trânsito, vítima de um assalto!
Evidentemente nosso governador não gosta e não valorizaà polícia do Estado. Será que Eduardo Paes seguirá o exemplo do seu lider, em relação a segurança do município?
Não seria um bom tema para ser discutido num próximo debate?
Deixo aí o meu protesto nesse sentido!
Um abraço a todos
Sobre o comentário de “Xracer”:
Vc relatou q Gabeira seria crítico do Lula, mas o Eduardo Paes não malhou e excraxou o Lula em eleições anteriores e agora se diz “parceiro” Lula?
Há alguma incoerência naquilo q relata não há?
Eduardo Paes vem com o caô das UPA’s, com certeza vc não mora no Rio e não sabe o q realmente ocorre com as “miraculosas e milagrosas” UPA’s. Pois eu te digo, não servem para nada e não funcionam para coisa alguma. Óbvio que se os postos e hospitais estão um lixo e com uma falta de profissionais(médicos principalmente), não será em uma UPAzinha da vida q vai ter. A síntese é simples: Se não há recursos(todos sabem q tem sim) e profíssionais para as unidades de saúde hoje existentes e de maior porte, só um imbecíl acreditaria que em uma UPA vai ter(e não tem, quem mora no Rio sabe disso muito bem, como eu tbm sei pq vivo isso).
Eduardo Paes diz que Gabeira é o “político da zona Sul”, mas mora na zona Sul tbm e foi sub-prefeito da barra(que no mapa consta na zona oeste, mas tooodo mundo q mora no rio sabe que é apenas um mero acaso estar nesta região do mapa e que quem mora lá tem até vergonha de dizer que mora na zona oeste pois é feio morar na zona oeste, pq todos sabem q a barra só é tratada como zona oeste pelos governantes quando se fala em mais recusos… ficaria horas enumerando coisas exuberantes e caras construídas na Barra da Tijuca). Detalhe: quando os governates falam em recursos para a zona oeste enchem as bocas para falar quanto foi investido na “zona oeste”, mas esquecem de contar que a Barra da Tijuca e seus condomínios luxuosos fizeram parte da zona oeste para receber quase toda essa exorbitante grana em investimentos diversos(está aí a cidade da música, a vila olímpica e diversos outros ralos onde escorrem aos montes o dinheiro público como exemplo) e alguns que moram na zona oeste(fora desta área de luxo) se perguntam onde foi esse investimento pq não veem nada novo e tudo continua pior(ora, é só passar na avenida das américas ou na ayrton senna para ver onde foi parar boa parte do dinheiro que é investido na “zona oeste”).
Quem mora nas tais comunidades de jacarépaguá que o Eduardo Paes enche a boca pra falar, sabe bem que estão vivendo um caos só e que os sub-prefeitos da barra(como o Paes) só lembram deles quando querem votos, quando alguma comunidade está crescendo ou quando os focos de dengue está aumentando e começando a matar os bacanas dos luxuosos condomínios adjacentes. Aí entramos em outro foco do Eduardo Paes: “A dengue”. O cara vai criar mais um orgão público que será mais um núcleo de vagabundos públicos e alvo de recursos para fins excusos em nome da dengue(óbivio que com esse papo todo já sabemos que a Jandira Fegali aceitou rindo a toa ser a novíssima secretária da saúde para apoiar ele e q tbm vai se dar bem com essa história de “núcleo de combate a dengue” e tbm poder usar recursos para fins duvidosos em nome desta “digníssima missão contra a dengue”).
A verdade é: “A dengue só acabou no rio e sempre vai acabar por causa de um simples detalhe… a dengue não mata apenas pobres. O mosquito das comunidades vizinhas, ao desgosto dos burgueses, não escolhe quem vai picar”(por isso haverá sempre um sub-prefeito bondoso como o Paes presente nestas comunidades nestas ocasiões… ou nas eleições é claro).
Isso e faz lembrar as campanhas para presidente onde um candidato disse que: “…se o analfabetismo pegasse, não haveria analfabetismo no Brasil”.
Quem mora no Rio, e específicamente em áreas mais precárias e esquecidas como eu, sabe bem como, quando e pq começaram e aumentaram as milícias… o secretário de segurança era o Marcelo Itagiba, governo “evangélico-hipócrita Garotinho” e iria ter jogos panamericanos. Quem conhece e conheceu de perto a milícia sabe que a mesma tinha carta branca do governador e do secretário e que os mesmos iriam fechar os olhos neste período para assegurar os jogos do pan correndo tranquilo e se livrar da responsabilidade de resolver o problema do tráfico de drogas(é só prestar atenção… acabaram os jogos, mudou o governador e o secretário de segurança… “descobriram” que existiam milícias no Rio).
Todo mundo que votou no Rio viu… viu que mesmo sendo crime, eram entregues aos montes os santinhos do Eduardo Paes durante as votações. Que exemplo este camarada dá ao fazer isso? Eu não vi sequer um santinho, placa ou bandeira do Gabeira nesta ocasião. E não adianta falar que não foi ele o responsável pq ninguém gasta dinheiro com santinho e paga um monte de pessoas para se corromperem e cometerem crime entregando papéis para eleger outro candidato, só pode ter sido ele. Isto é ilegal, anti-ambiental, no mínimo sádico ao tratar os mais pobres, uma verdadeira sugeirada nas nossas ruas e uma puta sacanagem com os Garís que já trabalham tanto.
Eu escreveria uma bíblia aqui para falar das atitudes criminosas e hipócritas do Eduardo Paes, principalmente as mais curriqueiras, mas faço uso destas mais “populares” pq são as mais nítidas e compreensíveis a todos os eleitores do Rio.
Outra coisa Xracer… use suas palavras para expressar o que realmente pensa…. “Gozar com o pau dos outros” não é nada dígno ao se formular uma opinião(eu quase não vi palavras suas. como quer convencer as pessoas de uma idéia se vc não tem uma opnião sua sobre o assunto?).
A C0nstrução do tunel da Grota Funda é um fato que a Zona Oeste aguarda por muitos anos. O Senhor deve efatizar em sua campanha a realização dessa OBRA que dara acesso mais rapido e confortável a melhor praia do RIO DE JANEIRO. Faça isso e a ZONA OESTE lhe garantira a vitória. Ivanildo,3ºSargento do Corpo de Bombeiros, Campo Grande,RJ.
A C0nstrução do tunel da Grota Funda é um fato que a Zona Oeste aguarda por muitos anos. O Senhor deve efatizar em sua campanha a realização dessa OBRA que dara acesso mais rapido e confortável a melhor praia do RIO DE JANEIRO. Faça isso e a ZONA OESTE lhe garantira a vitória. Ivanildo,3ºSargento do Corpo de Bombeiros, Campo Grande,RJ
Gostaria de saber se um senador,que foi eleito prefeito, tem direito a retornar ao senado caso não seja reeleito prefeito.
Fineza informar através de meu email.
Grato.
Assis
Bom sou do Rio de Janeiro e queria dizer que sou Gsbeira 43.
Etica, competencia,e coragem para a prefeitura do Rio
Observem a propaganda do Gabeira, não sabe nem ao menos elaborar uma fala de projetos:
Segundo Gabeira: Fiz tres promesas aos eleitores…. / Falei com os médicos sobre a dengue e entendemos…. / nas minhas andanças pela comunidade vir que….
Por favor né!!! vocês que são simpatizante do Gabeira não percebeu que este político não tem projeto próprio será um Prefeito manipulado pois não tem oque oferecer e nem capacidade em ser Prefeito , não sou admiradora do Eduardo paes, mas nem se compara, não posso acreditar, nessa torcida pelo gabeira, gente é sbjulgar a nossa inteligência!!!!!, Caso ele ganhe certamente iremos amargar esta escolha. Quem vive verá….
A FORÇA DA ONDA VERDE
Destaque, Fernando Gabeira - 22/10/2008 -
Domingo dia 26 já será o 2o turno das eleições municipais do Rio de Janeiro e tudo mostra que a disputa vai ser apertada e hora da gente tentar conseguir mostrar os cariocas a força da onda verde.
Mas como vamos fazer isso? De uma forma simples, vem circulando pela internet o seguinte. Todos aqueles que apóiam a candidatura de Gabeira 43 devem vestir nos dias 25 e 26 de outubro uma peça de roupa da cor verde!
PREPARAM UM NOVO “PROCONSULT” NA ELEIÇÃO A PREFEITO DO RIO!
Tópico enviado por Alvaro Cunha
23/10/2008 - 12h19m
1. Este Ex-Blog recebeu ontem e anteontem e de três fontes -todas da área de inteligência- uma da polícia estadual, outra da polícia federal e outra do exército, informações sobre tentativa de golpe na eleição a prefeito do Rio. Abaixo um resumo agregado das três fontes.
2. Todas dizem que se as pesquisas de sexta/sábado, apresentarem um resultado indefinido, empate técnico na linguagem da imprensa, o plano entra em operação. As ações são de três tipos. a) constrangimento nos corredores de votação na zona oeste (regiões de Bangu, Campo Grande e Santa Cruz), região de Acari, Pavuna e Anchieta e áreas das milícias. b) informar por celular às mesas compostas integralmente por pessoas de confiança nessas áreas para a partir das 15h de domingo até o fechamento das urnas, sempre que não houver eleitor, um mesário votar 15 pelo eleitor e outro assinar o livro. É uma operação rápida, pois é um número só. c) uso de hackers sobre os sistemas da Zona Sul, Barra, Tijuca, Santa Teresa e centro da Penha e Ilha do Governador de forma a tentar anular votos.
3. O primeiro passo foi dado com a antecipação do feriado estadual e federal na segunda-feira dia 27. Na sexta-feira dia 24, as repartições deverão afrouxar desde cedo as presenças de forma a estimular as viagens.
4. O 43 deveria pedir ao TRE para ampliar o patrulhamento dos corredores citados, a campanha do 43 deveria deixar fiscais nas zonas eleitorais das regiões citadas até o fechamento e levar todos os mapas emitidos, urna a urna. Nas regiões onde os hackers vão tentar atuar é imprescindível a presença de fiscais e o recolhimento dos mapas logo que a urna for fechada para comparar depois, urna a urna, com o resultado emitido pelo TRE. Urna a urna. Para isso deve ser pedido relatório ao TRE urna a urna para se comparar.
Mandem para todos responsáveis e pro TRE.
[...] janeiro deste ano, quando o Weblog lançou a campanha para que Fernando Gabeira se apresentasse como candidato, as perspectivas eram negras. Lideravam as [...]
[...] coisa de um ano e meio, iniciei cá no Weblog uma campanha para que o deputado federal Fernando Gabeira saísse candidato à prefeitura do Rio de Janeiro: [...]
[...] coisa de um ano e meio, iniciei cá no Weblog uma campanha para que o deputado federal Fernando Gabeira saísse candidato à prefeitura do Rio de Janeiro: [...]