Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

Cocaína cresce na Europa

January 18th, 2008 · · 263 Comentários

Alguns números a respeito da cocaína no mundo. Os EUA eram o maior consumidor per capita da droga: 2,3% da população a consome. Hoje, é a Espanha: 3% da população. Em Madri, o quilo de cocaína sai por 43.900 dólares. Em Nova York, por 26.000; em Los Angeles, por 14.600.

Na Itália, em 2005, 1,1% da população consumia pó; hoje, 2,1%. O consumo triplicou na França entre 2000 e 2005, está hoje em 0,6% da população. Entre 1998 e 2006, dobrou no Reino Unido. Cheiram 2,4% dos adultos. (Sim, o Reino Unido também ultrapassou a marca norte-americana.)

O motivo é a valorização do euro. Partindo da América Latina, narcotraficantes começaram a investir pesadamente no mercado europeu, que paga mais caro. Estão, literalmente, criando mercado onde não havia.

O resultado da cocaína é que está nascendo um processo para lavagem de euros que não havia. O país em que mais notas de 500 euros circulam, não à toa, é a Espanha. São notas raras, até por se tratar de uma soma que se paga, normalmente, com cartão de crédito, cheque ou transferência bancária. Quem precisa andar com grandes quantidades de dinheiro vivo, no entanto, dá preferência a elas. Naturalmente.

Os euros em dinheiro são trazidos de volta para o continente sul-americano e, em geral, trocados por casas de câmbio. Países envolvidos? Colômbia, Peru, Chile e Brasil.

Tags: América Latina · Europa

263 Comentários até agora ↓




  • 1 T.T. Cricket // 18/January/2008 às 12:01

    Pois é. Na Espanha, notas de 500 euros eram tão difíceis de se ver que foram apelidadas de Bin Laden. Mas não admira que em um país desorganizado e permissivo como a Espanha as coisas estejam indo nessa direção. Em algumas ruas os transeuntes são abordados à luz do dia por traficantes, sob o olhar complacente de policiais.

  • 2 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 12:14

    A Espanha na liderança?
    A Espanha é um bordel gigantesco….Putas de todos os cantos do mundo circulam e estão aprisionadas a contratos com a grande máfia do turismo espanhol fazendo a delicia de Suecos,Italianos, Franceses e gente que vem do FRIO!……..então é necessário cheirar!

    Mais deprimente só as praias do Ceará!

  • 3 Luiz // 18/January/2008 às 12:46

    HRP,

    De fato, a situação nas praias do Ceará não é nenhum paraíso quando o assunto é prostituição (inclusive infantil).
    Mas a repressão e uma campanha cerrada tem dado algum resultado, e o fundo do poço ficou para trás.
    Falta muito, até demais, mas já foi bem pior.

  • 4 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 12:55

    Que bom Luis que tomaram providencias…..e pobres das crianças que perdem a ingenuidade e a infancia nessa podridão…….
    Acho que o consumo de drogas(inclusive a bebida) deve ser sempre condenado…..traficante deve receber longas e irredutiveis penas……mas aqui como na europa a autoridade torna-se leniente com a droga quando ela está associada ao turismo e a entrada de investimento turisticos…….jogo, drogas , prostituição, sempre andam juntos….e o turismo espanhol optou já faz algum tempo por essa via….pobres coitados(e orgulhosos ) espanhóis.

  • 5 Andre Fucs // 18/January/2008 às 13:02

    nunca se esqueçam…

    a espanha não existe

  • 6 Dom Casmurro Patriarca // 18/January/2008 às 13:02

    7 milhões de doidões nos Estados Unidos e outros 7 milhões de doidões na Europa, o que perfazem 14 milhões de doidões.
    Se cada um deles consumir 1 grama de cocaína por dia, serão 14 toneladas diariamente.
    A um preço média de U$ 30.000, seriam aí algo como 4 bilhões e 200 milhões de dólares por dia, ou 50 bilhões e 400 milhões de dólares por ano.
    Bem mais que a nossa arrecação com CPMF.
    E olhem que essa estimativa está bem modesta.

  • 7 Darwinista // 18/January/2008 às 13:05

    Hoje é dia de quebrar fantasias. Depois de conhecer alguns podres de Curitiba no post anterior, agora tão quebrando meu encanto com a Espanha… Dá até vontade de chei… ops, chorar…

  • 8 Antonio M // 18/January/2008 às 13:08

    “A Espanha é bordel gigantesco…”

    Maior do que é Brasilia não é não !!!!

    Mas entendam o ódio de HRP contra a Espanha. Foi depois que o Rei Juan Carlos avacalhou com Hugo Chaves, ídolo dele, ficou um tanto trasntornado e repassa essa mágoa para todo um país e povo que talvez nem conheça.

    As drogas são um problema antigo da humanidade. O álcool é permitido, devidamente produzido e taxado mas não deixou de ser um grande problema demandando gastos e programas de orientação/prevenção bem onerosos. Os prejuízos causados pelos acidentes de trânsito são enormes. E materialmente nem tanto mas, no que se refere às vidas humanas.

  • 9 Antonio M // 18/January/2008 às 13:11

    Dom Casmurro, por causa desses número$$$$ que tantos governos querem por aquele selinho que há nos maços de cigarros em papelotes e baseados ……

  • 10 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 13:15

    MUDA O DISCO ANTONIO!

  • 11 Nhé! // 18/January/2008 às 13:19

    Não se esqueçam das drogas sintéticas que a Europa manda prá nói(a)s.
    Desconfio que é uma troca troca entre a bandidagem.

  • 12 Nhé! // 18/January/2008 às 13:21

    Quero ver o Chesterton explicar esse consumo de drogas no oeste europeu. Pois para ele, só no leste europeu tem viciados.

  • 13 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 13:26

    Creiam,off topic, essa bronca do cara é antiga….liga não!

  • 14 Sidney Mirandão // 18/January/2008 às 13:26

    Antonio M,

    você vai me desculpar mas é ÓBVIO que a Espanha é um bordel maior que Brasília. Confira comigo no replay:

    Espanha: 504.782 km²
    Brasília: 5,802 km²

    com uma calculadora, podemos chegar à conclusão de que a Espanha é um bordel 87 vezes maior que Brasília.

    PS: achei que fosse até mais…

  • 15 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 13:28

    A Riviera espanhola vem num boom imobiliário gigantesco….fruto dos investimentos duma máfia espanhola que patrocina entre outras coisas o tráfico e a prostituição….a Espanha não é só aquilo…mas assusta…..tanto quanto o disco arranhado do Antonio…EEEEE

  • 16 Darwinista // 18/January/2008 às 13:28

    Ué, Dr. Miranda não tava de férias?

  • 17 Marcos Araújo // 18/January/2008 às 13:33

    Tem muito neguim ficando milionário no Brasil com o tráfico de cocaína prasEuropa, dentre políticos, juízes, militares, advogados, os quais sao o grandes cabeças das gangues, daí intocáveis.

    Porque nao legalizar logo essa pôrra no mundo inteiro e que os Estados tirem proveito da distribuiçao legalizada e controlada? Quero ver a traficância sobreviver quando os prêços desabarem! Sem falar na diminuiçao da violência ligada ao tráfico.

    Convenhamos, o tráfico ilegal NUNCA será vencido, por nenhum estado ou polícia, por mais rico, treinado e competente que seja. Quanto mais pressionado e cambatido, mais o tráfico cresce. Porque? Simples: o ser humano adora, se sente atraído por tudo o que é proibido - é da natureza humana. Sobretudo aquilo que dá prazer ou a ilusao do prazer.

    Com essa grana louca que o Estado brasileiro faria (vejam estimativas - modestas - do Casmurro acima) cálculos - poderia abrir centenas de centros de tratamento para aqueles que nao podem se controlar e queiram ajuda. Quantos emprêgos nao seriam criados!

    Consumo de drogas é livre arbítrio, consome quem quer e quem tem grana pra comprar. Ninguém é obrigado a fumar maconha, cheirar coca ou crack ou injetar-se heroína.

    Trata-se e cura-se (até certo ponto, pois a tentaçao fica lá, larvada) quem decidir pedir ajuda. Os viciados impenitentes que nao desejam ou procurem ajuda que se fodam! Recolhem-se os cadáveres e queima-se, como se fez com pestilentos no passado.

    A sociedade em geral nao tem nenhuma obrigaçao moral de pagar por escolhas e decisoes pessoais de viciados impenitentes e incuráveis. E nem deve se sentir culpada por se recusar a fazê-lo. Este é um debate vazio e sem saída, baseado numa falsa premissa. Que legalizem as drogas!

  • 18 Antonio M // 18/January/2008 às 13:33

    Cacete Sidney, a putaria lá é todo esse tamanho?

    Onde é que eles plantam as oliveiras então? Onde está “Guernica” de Picasso? Onde estão as videiras?

    Hmmm…Deve estar tudo lá na China nénão?!

  • 19 Darwinista // 18/January/2008 às 13:36

    Marcos,

    Assino embaixo de cada parágrafo.

  • 20 Brancaleone // 18/January/2008 às 13:36

    Aqui, na República Ditatorial do Sul, distribuímos todo o tipo de drogas (inclusive livros do Paulo Coelho) gratuitamente aos que queiram. Especificamente com relação às drogas injetáveis, cheiráveis, fumáveis ou tomáveis, antes da distribuição adicionamos quantidade de estricnina suficiente para matar o imbecil que acha sua vida é tão merdinha que precisa passar por ela chapadão…
    Gente assim é um peso inútil à Sociedade Sulista e tem mais é que morrer.
    Com relação à cocaina na Europa, é apenas Business. Nada mais. Tráfico é um negócinho criminoso como roubo a bancos, política, etc. e por isso está onde a grana rola mais.
    Aqui, traficante não vai preso. É amarrado em cima de formigueiro, daquelas formiguinhas vermelhas. Leva até quatro dias para morrer. Os alérgicos morrem antes…

  • 21 Whatever // 18/January/2008 às 13:37

    Tres observacoes:
    1) Drogas sempre existiram e sempre existirao, gastam-se bilhoes no mundo para combate-la sem sucesso. Na minha opiniao deveriamos legaliza-la, pelo menos teriamos o dinheiro de impostos e algum controle sobre o seu uso.
    2) Agora eu sei de onde vem o superavit comercial brasileiro! :-)
    3) Quem fuma e cheira vota no Gabeira!! :-)

    Abracos.

  • 22 Whatever // 18/January/2008 às 13:39

    Marcos Araujo, concordo plenamente com vc!

  • 23 Nhé! // 18/January/2008 às 13:40

    Consumo de drogas é livre arbítrio, consome quem quer e quem tem grana pra comprar.
    Bom, quem quiser cosumir e não tive grana prá comprar pode ir até o traficante local e pedir uma barganha, não é mesmo?

  • 24 Antonio M // 18/January/2008 às 13:42

    E a Holanda hein?!

  • 25 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 13:45

    Marcos Araujo,
    Compartilhamos da mesma ideologia sobre as drogas. Eu já postei exatamente isto anteriormente.
    Por isso “LEGALI-ZE JÁ,LEGALI-ZE JÁ, PORQUE A ERVA (OU COCA) NATURAL NÃO PODE TE PREJUDICAR”. E se prejudicar, foda-se. Os alcólatras e os fumantes já são experts nisso e não é crime.
    DEIXA A GALERA ENDOIDAR, PORRA.
    LOS OJOS QUE HURON

  • 26 proftel // 18/January/2008 às 13:49

    Bom, logo de cara no título pensei “pô, cocaina é cheirada, não sabia que crescia”.
    Li algum tempo atrás que num campus de universidade na Itália uma. experiência sobre poluição com sensores espalhados prá tudo quanto é lado, a constatação surpresa foi a cocaina em suspensão na atmosfera.
    Bom, se até “no ar” há pó, imagina como tá o nariz desse pessoal.

    Compadre, só um acréscimo, antes de sentar o infeliz no formigueiro, o pessoal passa mel.

    hehe

  • 27 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 13:50

    Brancaleone,
    “antes da distribuição adicionamos quantidade de estricnina suficiente para matar o imbecil que acha sua vida é tão merdinha que precisa passar por ela chapadão”.
    Comentário extrenamente radical, não acha?
    Se for assim coloca veneno na cerveja, no vinho, na cachaça e na porra do cigarro que são tudo merda do mesmo jeito.
    Para você falar assim vc deve ser um padre (ou uma freira, não sei se Brancaleone é fem ou masc, sorry).
    E até o padre toma vinho cacete, rsrsrs.
    Cara, deixa a galera estragar a saúde que têm com o que quiser.

  • 28 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 13:52

    O grande ponto em questão é o trafico e a violência que ele resulta. As drogas em si, são só drogas. Legalize e acabam-se muitos dos problemas.

  • 29 Stevenson // 18/January/2008 às 13:58

    Traficantes de morro nem adianta falar, queria mesmo é comentar de alguns colegas da minha antiga faculdade (não tão antiga, só saí de lá há um ano). Achava impressionante o número de aviõezinhos de classe média alta em faculdades de primeira linha. Não é nem o negócio “Tropa de Elite”, ninguém nem faturava muito, era tudo para fazer tipo mesmo. Os imbecis ganhavam talvez 15 reais para atravessarem uma “bala” ou “doce” - nem era muito dinheiro. Deprimente era notar o status que isso dava - todo mundo achava lindo. Curiosidade: todos as pessoas que conheci que faziam isso eram de classe média alta e tinham TV a cabo pirata.

  • 30 Marcos Araújo // 18/January/2008 às 13:59

    Todos sabemos porque as drogas nao sao legalizadas. Os donos do poder nao querem e nao deixam; lucram trilhoes com o tráfico ilegal e a lavagem da grana em atividades mais “legais”, inclusive em transformar países inteiros em puteiros, o que é o caso de todos os países produtores e exportadores, sem exceçao, e de alguns países grandes consumidores (o pessoal menciona a Espanha do reizim milionário DonnJuan Carlitos, metido em transaçoes financeiras malcheirosas no mundo inteiro). Legalize-se e a coisa desaba. Aí a turma terá que achar outra mama. Dá trabalho.

  • 31 Darwinista // 18/January/2008 às 14:01

    Stevenson,

    Se bobear alguns desses seus colegas também têm o hábito de jogar ovos da sacada do prédio nos transeuntes.

  • 32 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 14:04

    Bem …quanto a cocaina….que balsamo ela!
    Há uns dois anos um casal, se não me engano lá em Campinas, num ato tresloucado arremessaram seus filhos contra uma arvore e contra sua caminhonete….as crianças ou a criança tinha dois ou tres anos……a coisa toda já se resolveu….me parece que até podem visitar e conviver com os filhos(são de familia classe média alta e a guarda está com os avós)…..mas um especialista da Unicamp provou que embora eles na hora não estivessem sob o dominio de drogas….entraram num surto pasicótico, pois consumiam esporadicamente a “mardita”!
    O simples consumo esporadico já dá ensejo ao corpo em se retorquir em espasmos psicóticos que podem levar a pessoa a atos insanos……o consumo de droga (cocaina no caso) influencia e deixa rastros no corpo humano por até 25 dias!

  • 33 Nhé! // 18/January/2008 às 14:04

    Cara, deixa a galera estragar a saúde que têm com o que quiser.
    Desde, é claro, que essa galera não estrague a minha vida.

  • 34 Nhé! // 18/January/2008 às 14:07

    Cara, pela primeira vez na vida li algo que preste nos comentários do HRP (#32)!!

  • 35 Jåµë§ ßønd™ // 18/January/2008 às 14:08

    -= de minha parte, sou contra a legalização… mas olhando pelo lado competitivo… quanto mais drogados, mais cérebros lesados e menos competição para players como eu…

    – X –

    …cocaína é para os fracos. Podem ficar com ela.

  • 36 Stevenson // 18/January/2008 às 14:08

    Darwinista, acho que eles jogavam ovos , faziam rachas, ficavam quebrando telefones públicos e caixas de correio, arrumavam confusão em bares (sempre por causa de mulher) andavam de meia pela casa, não trocavam a areia do gato e xingavam pessoas na rua.

  • 37 Jåµë§ ßønd™ // 18/January/2008 às 14:09

    @Stevenson: você sabe como isso acaba não é ?

  • 38 Stevenson // 18/January/2008 às 14:09

    É como o título dos “Bons Companheiros” em Portugal: “Tudo Gente Boa”.

  • 39 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 14:10

    Nhézinha…. CALA ESSA BOCA! querida!

  • 40 Antonio M // 18/January/2008 às 14:11

    Primeiro o país deve investir o que puder em educação e melhorar a economia. Depois via seus políticos, plebiscitos até, decidir o que fazer mas, a partir de uma população mais esclarecida e preparda.

    Acho que liberar esse tipo de coisa agora, seria como formar exércitos de zumbis, que fariam qualquer coisa por causa de um baquezinho. Uma pena que a ilegalidade esteja permitindo o enriquecimento ilícito e a bandidagem mas tudo tem seu preço.

    Há países experimentando retirar semáforos em cruzamentos apostando que depois de décadas de educação e punições os motoristas consigam ser cordiais e lógicos sem ter que depender dessa sinalização.

    Imaginem nossas cidades banindo semáforos …..

  • 41 Babu // 18/January/2008 às 14:13

    Antonio M, os assaltos iam diminuir?

  • 42 Jåµë§ ßønd™ // 18/January/2008 às 14:13

    -= Ih, mandou calar a boca… se fosse comigo eu não deixava

    (sim, eu era desses no segundo grau…old habits die hard)

  • 43 Babu // 18/January/2008 às 14:16

    Fechou!

  • 44 Andre Fucs // 18/January/2008 às 14:20

    James,

    Não apenas mandou calar a boca mas em privado disse que o pai de nhé não é lá muito varão… já vi gente matando por muito menos…

  • 45 Nhé! // 18/January/2008 às 14:20

    Ah, mas eu mereci, James!
    Quem elogia cuzão não deve esperar outra coisa além de estupidez…

  • 46 Antonio M // 18/January/2008 às 14:20

    Babu, no caso de nossas cidades banirem os semáforos? Creio que sim pois haveriam tantas mortes de motoristas e pedestres que os ladrões ficariam sem clientela nos cruzamentos e outras vias. Além de não quererem ficar na rua à mercê dos infratores de trânsito, é claro …….

  • 47 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 14:21

    Vixi, vixi, vixi. Agora fedeu.
    NHÉ!, se precisar, to aqui tá?

  • 48 Nhé! // 18/January/2008 às 14:21

    André Fucs,
    Esse debilóide não tem capacidade mental para uma uma sutilidade tão grande…

  • 49 Darwinista // 18/January/2008 às 14:22

    O que é isso companheiros!? Paz, amor e harmonia… vamos dar um “tapa” e ficar de boa…

  • 50 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 14:22

    iiiii …juntou a fome e a vontade de comer….PD!……crucifixa o magano!
    nessas horas tenho saudades do bom e velho…Antonio……
    Replay….Por qué no se callam?
    EEEEEEEE…
    Ah! santa argumentação!

  • 51 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 14:22

    Calma NHÉ!. Gusfrabaaaa,Gusfrabaaaa.

  • 52 Nhé! // 18/January/2008 às 14:23

    Anderson, obrigada, mas dois contra esse boçal crime ambiental, além de covardia…

  • 53 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 14:23

    “Só tem coca ai na geladeira, só tem coca ai na geladeira.”

  • 54 mariantonieta // 18/January/2008 às 14:24

    É a lei do mercado. A Cocaína nao foge a regra. Se tem procura, tem oferta. Tratem dos drogadinhos, antes de mandarem exercitos matar os plantadores.

  • 55 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 14:24

    “Ja armei meu tabuleiro, vendo pra qualqueer pessoa, têm da preta e tem da branca, só não compra quem enjoa, olha ai. É cocada boa não é, é cocada boa.”

  • 56 mariantonieta // 18/January/2008 às 14:25

    Os traficantes sao os intermediários, os atravessadores, necessários ao mercado. Puro capitalismo.

  • 57 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 14:25

    Antonio…”na boa”…essa coisa de país aonde se cogita extinguir semáforo é serio ?
    Fiquei curioso.

  • 58 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 14:25

    NHÉ!. Isso mereçe um brinde. Com um chopp bem gelado. Gusfrabaaa.

  • 59 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 14:26

    HRP, tbm fiquei curioso, caramba. Só faltava essa.

  • 60 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 14:26

    E continua a argumentação “substanciosa”…EEEEE
    Por que no te callas?

  • 61 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 14:28

    Cu….
    Boçal….
    Debilóide…..
    Apostas abertas…qual será o próximo

  • 62 Andre Fucs // 18/January/2008 às 14:28

    darwinista, darwinista….

    é só falar de drogas que todos os junkies saem do armários… :-)

  • 63 Jåµë§ ßønd™ // 18/January/2008 às 14:29

    -= $20 pratas na Nhé. Nocaute no terceiro round com roundhouse kick do Chuck Norris.

  • 64 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 14:29

    Bom de uma coisa tenho certeza….essa coisa dos semáforos ,Alemão, pode ter vindo lá da Escandinávia…….mas aí voce se arriscava a ser morto um brasileiro em férias

  • 65 Nhé! // 18/January/2008 às 14:30

    Que tal essa: EEEEEEEEEEEEEEEEEEEE…

  • 66 Andre Fucs // 18/January/2008 às 14:30

    não vou dar nomes… mas parece que tem alguém por aqui que adoraria colocar uns drogadinhos na guilhotina…

    :-)

  • 67 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 14:30

    O HRP, ficou bravo?
    Eu apoiei a NHÉ! porque ela é uma lady. Simples.
    Nada contra ninguém aqui, afinal não conheço nenhum de vocês, somente pelo blog. Então porque a intriga? Relax guy, relax.
    “Já armei meu tabuleiro, vendo pra qualquer pessoa…”

  • 68 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 14:30

    por um…..!

  • 69 Babu // 18/January/2008 às 14:32

    Andre, eu acho que os drogados iam preferir a injeção letal.

  • 70 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 14:32

    ………………/

    =-/

  • 71 Antonio M // 18/January/2008 às 14:32

    Aqui HRP

    http://www.gabeira.com.br/cidadesustentavel/sugestoes/sugestao.asp?id=423

  • 72 Darwinista // 18/January/2008 às 14:33

    James,

    50 doláres no HRP. Nocaute no segundo assalto com um chute no vácuo com joelhada do Savamu (quero ver quem lembra dessa).

  • 73 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 14:34

    Caramba Antonio M e HRP. É verdade o lance do sinal.
    Putz, ferrou.

  • 74 Jåµë§ ßønd™ // 18/January/2008 às 14:35

    -= PAROU TUDO. Acabou a briga.

    Sawamu é rei.

    Fiquei até deprimido.

    PD, rola um “A TV como ela era” com o Sawamu?!

  • 75 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 14:36

    PÔ….o sitio é do Gabeira…….vou lá escrafunchar!
    Valeu Antonio!

  • 76 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 14:36

    Sawamu? Caramba já ouvi esse nome mas não lembro de onde???
    Sawamuuuuuu.

  • 77 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 14:37

    Putz…Sawamu…..!!!!!!

  • 78 Nhé! // 18/January/2008 às 14:37

    Em Sobradinho (DF) não tem semáforo.
    Mas tenta atravessar fora da faixa para ver o que acontece…

  • 79 Jåµë§ ßønd™ // 18/January/2008 às 14:37

    -= Há de abrir um Open Thread só pra isso: “Jovem também tem saudade”.

  • 80 proftel // 18/January/2008 às 14:38

    A cada dia que passa fico mais convencido que acertei ao largar um grande centro urbano.
    Creio que outros comentaristas aqui fizeram a mesma opção (Compadre Brancaleone, Alba, Pax e HRP).
    Aqui do camarote leio com atenção os comentários, pinçando uma frase aqui outra alí, a impressão é que ocorre drástica mudança nos padrões sociais.
    Dá mêdo pensar no futuro.

    :-/

  • 81 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 14:39

    Sério. O que era Sawamu? Tenho 30 anos e não lembro desse treco ai, mas já ouvi alguém falar antes. Era um desenho???

  • 82 Antonio M // 18/January/2008 às 14:40

    Eu lembro da musiquinha!!!

    O demolidor!

    Não tocou a musiquinha mas está aqui: http://retrotv.uol.com.br/sawamu

  • 83 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 14:40

    É proftel. Nas grandes cidades só tem louco. Sorte sua de sair delas.

  • 84 Jåµë§ ßønd™ // 18/January/2008 às 14:41

    -= Sawamu para leigos:

    http://seriesfree.blogspot.com/search/label/Sawamu%20o%20Demolidor

  • 85 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 14:42

    KCT!…o Antonio tirando coelho da cartola!
    Sawamu por inteiro……eu assitia mas já era “grandinho”…….

  • 86 Darwinista // 18/January/2008 às 14:43

    Anderson, era um anime obscuro sobre um lutador de karate que toma um cacete e vira lutador de boxe tailandês.

    E como bem lembrou o Antonio M, a música dizia “ele se julgava o Demolidor”…

  • 87 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 14:44

    E esse aqui…
    http://retrotv.uol.com.br/maquinasvoadoras/

  • 88 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 14:44

    Valeu Darwin. Agora entendi. rsss.

  • 89 Mr X // 18/January/2008 às 14:45

    Tudo muito bem, tudo muito bom…

    Só um detalhe pro pessoal pró-legalização: no único lugar que (mais ou menos) se legalizou o consumo (de maconha), Holanda, o tráfico só não acabou, como aumentou. Tanto que tão querendo acabar com a experiência.

    Na Suiça, chegaram a permitir a venda e uso de drogas em uma praça chamada Platzpitz. Acabou tendo tanto drogado, e tanto crime nas redondezas, que o local passou a ser chamado de “Needle Park”, e a experiência foi encerrada.

    Não é tão simples assim.

  • 90 Antonio M // 18/January/2008 às 14:45

    Melhor esperar por um open? O PD vai dar bronca hein……

  • 91 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 14:46

    Cara ….tÔ indo para a enfermaria da fábrica costurar o supercilio…..tomei porrada …demais…..e até umas unhadas!…..iiiiii….vou me vacinar!

  • 92 Darwinista // 18/January/2008 às 14:46

    Antonio e James,

    Valeu pelos links!

  • 93 Mr X // 18/January/2008 às 14:47

    E vocês querem mesmo que o número de junkies de heroína seja igual ao de bebuns?

  • 94 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 14:48

    É Mr X. Concordo que não deve ser fácil. Mas não podemos avaliar o contexto sem antes haver a tentativa, certo?
    Não podemos nos basear no que ocorreu em outros países, pois o povo brasileiro é muito diferente do povo dos lugares que vc citou.
    LOS OJOS QUE HURON

  • 95 Darwinista // 18/January/2008 às 14:48

    O Antonio tá certo, melhor voltar ao assunto original.

    Mr, você não acha que faltou tempo, no caso da Suiça, pra saber se a experiência ia mesmo dar certo?

    E em relação à Holanda, só a maconha é liberada. Não há como saber se efetivamente pode haver resultado se não liberar tudo.

  • 96 Babu // 18/January/2008 às 14:49

    É, o brasileiro não sabe fazer carreira.

  • 97 Jåµë§ ßønd™ // 18/January/2008 às 14:50

    -= “Máquinas Voadoras” ainda passa…

    – X –

    Olha eu fazendo um link improvável entre os temas. Pra não dizer sem sentido:

    – X –

    Nostalgia é como uma droga pesada que alguns simplesmente não conseguem largar. O passado sempre parece melhor do que os tempos atuais e será assim até para nossos netos.

    O tempo dos filhos deles nunca será melhor do que os deles.

    Mas assim como alguns entorpecentes, a nostalgia te leva pra um lugar do qual você gostaria de não sair nunca, mesmo que esse lugar não seja real. Se é que um dia foi.

    – X –

    Pronto, non sense mode off

  • 98 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 14:51

    #96. E qdo faz carreira, cheira ela toda.

  • 99 Jåµë§ ßønd™ // 18/January/2008 às 14:51

    PS: disponha, D.

  • 100 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 14:52

    #97. Viagem total heim?
    Tá vendo, vamos privar o ser humano destas coisas tão originias. Legalize.

  • 101 proftel // 18/January/2008 às 14:54

    Anderson Alemão, tô a dez anos fora de Sampa, sem bem o que é isso aí aliás, quase 11 anos.
    Morei muito tempo perto da Estátua do Borba Gato, conheço (ou conhecia, mudou muito) a zona sul de Sampa como a palma da mão, trabalhei em imobiliária até 84, morei em outras cidades no litoral, voltei e fiquei mais 6 a 8 meses no começo da década de 90.
    Até 95 não passava o mês sem dar um pulo à capital ao menos 3 vezes, onde quer que morasse, a sede do serviço era no Horto Florestal.
    Hoje só vou aí duas vezes por ano e olhe lá, tá muito bão assim.

    :-)

  • 102 Antonio M // 18/January/2008 às 14:54

    Tanto no caso de se liberar as drogas e banir sinalizações dando certo ou não, é preciso admitir que tiveram a coragem do pioneirismo onde os riscos são grandes. Pelo menos tentaram e a experência serve de parâmetro para muitos.

  • 103 Antonio M // 18/January/2008 às 14:56

    Ah sim, de nada Darwinista.

  • 104 Alba // 18/January/2008 às 14:56

    Essa discussão começou séria e depois virou uma coisa engraçadíssima! :))

  • 105 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 14:57

    #101. Corretíssimo cara. Parábens. Pretendo seguir seu exempli tbm. Ireir pra SJ Rio Preto se DEUS quiser.

  • 106 Fumaça // 18/January/2008 às 14:59

    Quem vai acabar com a cocaína, são as drogas sintéticas.

    São produzidas apartir de substâncias legais e podem ser fabricadas em pequenos laboratorios, montados em casa/apto.

    O consumo de “balas” e “doces” já é bem maior que a cocaína entre a nova geração.

  • 107 Viva Chávez! // 18/January/2008 às 15:01

    Aparentemente o capitalismo produz milhões de escravos revoltados/desesperados que - diante da descrença nas rotas alternativas para a busca da felicidade - e em número sempre crescente desperdiçam saúde/tempo/vida consumindo drogas. Para a felicidade dos vampiros capitalistas que preferem vê-los assim, sem presente e sem chance de futuro. Lamentável.

  • 108 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 15:01

    “Liberdade pra dentro da cabeça, tchururu, tchurururu.”

  • 109 Chotresten-Daucrl-EiCld // 18/January/2008 às 15:04

    A cocaina não é pior que o capitalismo…

  • 110 Jåµë§ ßønd™ // 18/January/2008 às 15:05

    -= Em relação aos grandes centros urbanos… eu ainda não estou pronto para isso, estou acostumado demais aos serviços e facilidades.

    Acostumado ao cinema que eu quiser com o filme que eu quiser. Acostumado aos valores da cidade grande.

    – X –

    Conhecem a máxima que diz que turista é aquele que viaja para conhecer lugares diferentes e volta falando mal de tudo que não era igual à sua cidade ?

    Acho que isso se extende à morar em outro ambiente, para mim. Digo, não sei se me adaptaria.

    – X –

    Mas devo ressaltar que não tenho filhos e nem família realmente consolidada, então… falta-me experiência de medo da perda ou algo assim.

  • 111 aiaiai // 18/January/2008 às 15:06

    Marcos Araújo,
    Gostei muito do seu comentário (17)

    Ultimamente tenho pensado bastante na legalização das drogas como uma opção viável e sustentável.

    Eu era contra porque achava que ia sair do controle, todo mundo ia usar como se usa cigarro e alcool. Mas a campanha antitabagismo está ai para mostrar que dá para controlar uma droga vendida legalmente e reduzir o número de consumidores.

    Se a legalização for acompanhada por uma campanha que mostre os malefícios de cada droga e, ainda, se os produtos forem altamente taxados e portanto caros, acho que vai acabar tendo o mesmo caminho que, acredito, terá o cigarro: redução contínua do consumo até ser usado apenas por pessoas consideradas doentes.

    Em alguns locais já está mais ou menos assim. Na Noruega não é proibido fumar na rua, mas se vc jogar um gimba de cigarro na rua vai pagar multa. Tem que jogar em uma lixeira específica…dai ninguem fuma na rua.
    Os jovens e as crianças, nos países escandinavos, pelo menos, tem nojo de cigarro…e como é muito caro, nem os mais revoltados adolescentes consomem.
    Portanto, mais um motivo para a gente votar no Gabeira - Rio 2008 e Presidente 2010!

  • 112 Jåµë§ ßønd™ // 18/January/2008 às 15:07

    @Fumaça:

    Ouso mencionar que o perigo também aumentou.

    Para algumas drogas sintéticas não há cura para a urgência que elas causam.

  • 113 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 15:08

    #110.
    James, os seus 2 últimos parágrafos é que são o combustível para mudar de cidade (3 filhos e esposa são suficientes).
    Sobre o tema do blog. Sou a favor da legalização no país todo, pois até na cidade que quero morar têm tráfico de drogas. E olha que a cidade têm 13 mil habitantes, heim.
    LOS OJOS QUE HURON

  • 114 Darwinista // 18/January/2008 às 15:09

    aiaiai,

    essa coisa de ficar menos de dois anos na prefeitura e concorrer a outro cargo é copyright do Serra…

    (Anderson, o Vila Dionisio, lá em SJRP, tem a Guinness mais bem tirada que eu já tomei. Só por isso já valeria morar lá.)

  • 115 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 15:11

    Opa valeu a diga Darwin. Qdo for visitar minha mãe, que mora lá, visitarei este local “santíficado”.

  • 116 Darwinista // 18/January/2008 às 15:11

    Anderson,

    13 mil? Você quer mudar pra SJR Preto ou SJR Pardo?

  • 117 Viva Chávez! // 18/January/2008 às 15:11

    Onde é desenvolvida e produzida a maioria das drogas sintéticas fartamente consumidas atualmente?

  • 118 Fumaça // 18/January/2008 às 15:12

    Jåµë§ ßønd™ com certeza, e como são de fabricação caseira, uma dosagem errada pode ser fatal.

    Mas é fato, o consumo destas drogas ja é bem maior na nova geração.

    Se você frequenta lugares onde a maioria é na faixa dos 20 anos, percebe isto facilmente.

  • 119 Nhé! // 18/January/2008 às 15:13

    Não dabia que SJ do Rio Preto é tão pequena Anderson.

  • 120 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 15:13

    Potirendaba, meu caro Darwin. Fica há 30 min. de Rio Preto.

  • 121 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 15:14

    NHÉ!. Veja o #120.
    Quer ir lá???
    BJOS.

  • 122 Antonio M // 18/January/2008 às 15:14

    Noruega, Suécia, Suiça, Holanda …..

    Reparam que os países citados que liberaram drogas (e agora mexem com a sinalização de trânsito) não tem problemas de levar educação publica de boa qualidade praticamente toda a população? Não tem problemas de saneamento básico? Como é o emprego, securidade social, saúde pública? Tudo quase que resolvido para depois partir para medidas mais radicais, ousadas.

    Acho que o Brasil não deveria queimar essas etapas básicas.

  • 123 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 15:14

    Costumo falar Rio Preto pois é mais conhecida.

  • 124 Nhé! // 18/January/2008 às 15:14

    Hahahahaha… Darw #116
    Deve ser o São José do Córrego Seco…

  • 125 proftel // 18/January/2008 às 15:15

    Jåµë§ ßønd™ :

    O Anderson Alemão tá certo, casa e bota um filho no mundo prá ver se você vai querer uma vida dessas prá ele.

    hehe

  • 126 Babu // 18/January/2008 às 15:15

    Como diria o Nelson Motta num vídeo do YouTube: “A maconha nem poder ser considerada uma droga porque é uma planta!”.

  • 127 Jåµë§ ßønd™ // 18/January/2008 às 15:15

    @Anderson Alemão

    Muito disso que está aí não deixa de ser culpa minha, sua, nossa, de todos. Culpa de nossa malemolência moral.

    Descrita discretamente no caso dos reboques em Tropa de Elite.

    Digo apenas para pode explicar outra máxima em espanhol, porque fiquei com invejinha da sua.

    – X –

    cría cuervos y te sacarán los ojos.

  • 128 Nhé! // 18/January/2008 às 15:16

    Anderson, desde que tenha um vôo direto até congonhas, tá valendo!

  • 129 Jåµë§ ßønd™ // 18/January/2008 às 15:17

    @Proftel:

    Concordo com ambos. Gênero, Número e Grau.

    – X –

    Apenas explanei meu caso particularmente, já que não tenho isso como fator nas minhas decisões.

  • 130 Fumaça // 18/January/2008 às 15:17

    Viva Chávez!, eu não tenho estatísticas, mas acredito que o cambate a fabricação das sintéticas é mais difícil que combater o plantio de coca. Exatamente porque podem ser fabricadas em qualquer lugar.

  • 131 Jåµë§ ßønd™ // 18/January/2008 às 15:18

    PS: Pra mim já tá bom desse papo. Vejo-os no próximo.

  • 132 Darwinista // 18/January/2008 às 15:18

    Anderson,

    Ah, agora sim… Mas se você quer uma vida pacata, próxima da civilização e com detalhes pitorescos, te indico Neves Paulista, a Macondo brasileira. Fica a 10 min de Rio Preto e é… bom, só indo lá pra ver…

  • 133 Viva Chávez! // 18/January/2008 às 15:19

    Pessoalmente, abomino drogas. Mas não penso que a proibição de uso de qualquer coisa seja algo positivo para quem quer que seja. Burrice típica do capitalismo, essa mania de probição. Transformam um problema de saúde pública em dois problemas: policial e social!

  • 134 Darwinista // 18/January/2008 às 15:20

    Babu,

    Essa declaração do Nelson Motta é a maior prova do quanto ele fumou…

  • 135 Mr X // 18/January/2008 às 15:22

    Ô Viva Chávez… Fuma e cheira quem quer. Escravo do capitalismo é sua vovozinha.

    Seu chefe Chavuca é que tá faturando legal com as drogas das FARC, heim? ;-) Entre elas e o petróleo, faz um bom pé-de-meia.

    E quem tem filhos em geral é contra a legalização das drogas, por que será?

  • 136 Antonio M // 18/January/2008 às 15:23

    Pois é Viva Chaves, tem que fazer/fazia igual a URSS, Coréia do Norte, China, Cuba, Albânia, Birmânia etc. onde todo mundo pode/podia ficar doidão e com todo suporte e carinho por parte do Estado nénão?!

  • 137 Mr X // 18/January/2008 às 15:23

    Consumo de drogas aumentou 25% na Venezuela…

    O Chávez (droga ambulante) já afirmou que consome coca todas as manhãs. E não é Coca-Cola, que é dos yankees.

  • 138 Antonio M // 18/January/2008 às 15:25

    Mr X, acho que se equivocou. Ao invés de coca ele não disse cocô ?!?!?!?

  • 139 Darwinista // 18/January/2008 às 15:26

    Mr. X,

    O que o Chávez disse foi que ele cheirava uma carreira ou que ele mascava folha de coca? Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

  • 140 Viva Chávez! // 18/January/2008 às 15:26

    Mr X… quanta ignorância!!!

    Pelo que sei, quem sempre faturou com o tráfico de drogas foi a CIA es seus Chefes… Isso já rendeu até seriado de TV que virou filme…
    “quem tem filhos, em geral” me parece um tanto quanto impreciso. Mas devem ser contra a legalização por não saber que rumo tomar diante do problema. Mas pelo que vemos, com a proibição o consumo tem aumentado assustadoramente. E não parece que vá diminuir. Porque a corrupção capitalista ganha muuuuuito com isso. Parece que só você não sabe disso…

  • 141 Anderson Alemão // 18/January/2008 às 15:28

    Darwin, valeu a dica #132.

    MR. X, #135, eu tenho 3 filhos (1 de 10, 1 de 7 e 1 de 3) e sou a favor da legalização. Mas concordo contigo, têm muito pai de familia que é contra. Porque? Tem medo do filho usar? Proibido ou não se ele não for bem instruído pelos pais ele usará. Então melhor que seja algo legalizado pois assim ele irá me contar e eu poderei ajudá-lo.
    Se for algo “criminoso” ele esconderá de mim e eu não poderei ajudá-lo e as consequências serão irreparaveis.

  • 142 Mr X // 18/January/2008 às 15:31

    Chavez cheira e Evo também. :P

    EVO VIU A UVA (após a primeira cheirada)
    EVO VIU A VOVÓ (após a segunda)
    EVO VIU A VULVA (após a terceira)

  • 143 Antonio M // 18/January/2008 às 15:32

    Mr X, quanta ignorância! Só a CIA faturou, a KGB não !!!!!!

    Por isso que não fizeram uma série com a KGB, entendeu? E mesmo porque o negócio deles era com polonium-210 né? E acho que polonium-210 não é droga…….

  • 144 Harun al-Rachid // 18/January/2008 às 15:32

    O nome do irmão do Chávez é Adão.

  • 145 Babu // 18/January/2008 às 15:34

    Bom, pra encerrar só digo uma coisa: “Don’t Get High On Your Own Supply”.

  • 146 Antonio M // 18/January/2008 às 15:41

    Hmmm, peguei uma contradição de Viva Chaves.

    Como pode ele abominar drogas, se gosta do caudilho venezuelano?

  • 147 Babu // 18/January/2008 às 15:45

    Porque o Chavéz não é droga, é praga mesmo.

  • 148 El Torero // 18/January/2008 às 15:55

    Legalização no Brasil é piada, e comparar cocaína com cigarro ou alcool não tem cabimento. O camarada pode fumar um maço de cigarro, e que efeito se vê!? Bebe alguns chopps fica transtornado? fica, mas nem perto do cara que dá uns tiro…o custo da legalização seria atroz em um país como o nosso. Há que se combater o tráfico, isto sim…e na raiz do problema, que não é campanha junto à classe média que sabe muito bem aonde está s emetendo…mas no morro, junto às crianças de 10 anos que soltam pipa do lado de minha casa.

  • 149 Piotr Kropotkine // 18/January/2008 às 16:27

    em compensação não sepode fumar cigarros em lado algum, fala-se o mesmo para o vinho e alccol em geral…. e a malta toda na europa está a ser preparada para morrer de ataques de saude….

    mas fiquei a saber que a Espanha era um país desorganizado….hummmmmm….espero que um dia o meu chegue lá e seja tão desorganizado ……

  • 150 Zé Bush // 18/January/2008 às 16:48

    well,Torero…bem lembrado. Fuma e cheira quem quer e quem pode. Apenas lembrando que atualmente cocaína é droga cara, sendo consumida pela nossa valorosa classe média e pelos bacanas “bon-vivant” que adoram viver perigosamente e experimentar novas sensações.

    Pobre curte é crack, que é baratinho e dá prá consumir aqui mesmo na calçada. Pena que mata em questão de mêses, mas nem todos os sonhos são realizáveis,né mesmo?

    Legalizar drogas vai fazer a festa da garotada bacana e descolada, que vai poder cheirar a sua carreira e queimar seu baseado sem complexo de culpa nem cobrança social. Quando estiverem só couro e osso, lá vão bater na porta do serviço público de saúde em busca de tratamento. A conta, claro, sai do bolso do distinto contribuinte careta e reacionário. Basta criar mais uma CPMF para a galera da “recuperação”, tá ligado?

  • 151 proftel // 18/January/2008 às 16:57

    Alguém aí lembra da frase:

    “Estive em Amsterdam e tenho uma vaga lembrança”

    Pois é…..

  • 152 proftel // 18/January/2008 às 17:02

    Se não me engano foi um cantor(a) de Rock que soltou quando da legalização das drogas na Holanda e, por lá já viram que o troço não funciona, porque experimentar aqui?

    :-/

  • 153 El Torero // 18/January/2008 às 17:12

    Isto Zé, cigarro mata, opa…mata, bebida!? é só olhar estatisticas de morte no transito(sem falar na questão de desagregação familiar e outras cositas), mas coca, crack incapacita pro trabalho enquanto se está sobre seus efeitos…e fica violento o sujeito!!! Há quem diga que fuma maconha e vai trabalhar e rende…depende do que faz, aonde trabalha, e mais tarde terá as consequências, surto psicótico não acontece somente por cocaína, ácido…defende a liberação quem não conhece seus reais efeitos.
    E não vale comparar nosso país com Holanda, não neste assunto.

  • 154 Viva Chávez! // 18/January/2008 às 17:20

    Então ‘tá, Antonio M (146) e Babu (147)… Viva o bom humor!
    Mas perguntem aos iraquianos o que eles pensam sobre o humanitário Bush (que faz as suas cabeças…)
    As vítimas do Bush são milhões. Milhares morreram. Milhões sofrem a opressão yankee no Iraque ocupado pelos invasores imperialistas.
    Praga mortal esse Bush!

  • 155 Antonio M // 18/January/2008 às 17:32

    Sim mas, como disse Nietzsche: “não existem fatos, somente interpretações”.

    Mao foi responsável pela morte de 70 milhões, entretanto, é considerado um heroí revolucionário ……

  • 156 JP // 18/January/2008 às 17:56

    Quer resolver o problema? É so legalizar a produção e o consumo para maiores de 18 anos. Cobrar imposto sobre a mercadoria e fazer campanhas publicitárias contra o consumo. Assim como tabaco e alcool. O Estado economiza em segurança pública. Na área da saúde os números não se alterariam muito já que quem quer consumir, consome sem fazer muito esforço nos dias de hoje. Quanto ao acesso à droga também nao teria diferença para o que acontece atualmente. Afinal, encontramos bebidas e cigarros em qualquer mercado em qualquer cidade.

  • 157 JP // 18/January/2008 às 18:00

    É como o aborto. Quem quer fazer, faz. Não é a policia nem o governo que impedem. E, por ser clandestino, a pessoa corre risco de vida. Ja que a legislação não exige um serviço de qualidade e você nao tem com quem reclamar.

  • 158 josef mario // 18/January/2008 às 18:02

    Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
    Eu, josef mario, devo dizer que, aproveitando o palpitante assunto deste post, convido aos companheiros para assistirem ao nosso último filme: “meu nome não é johnny” baseado no livro homônimo do companheiro, com o perdão da má palavra, guilherme fiuza. Aliás, para quem ainda não sabe, este livro sensacional foi reeditado em novíssima edição fartamente ilustrada com fotos do filme.
    Muito obrigado

  • 159 josef mario // 18/January/2008 às 18:04

    convido os companheiros

  • 160 El Torero // 18/January/2008 às 18:15

    JP…como não haveria diferença com oque acontece atualmente?, o uso aumentaria e muito sim, cobrar imposto sobre, tudo bem…mas e a quantidade de droga que continuaria sendo vendida/produzida clandestinamente, sem recolher estes impostos. E bebida e cigarro são proibidos para menores de 18 anos, mas meu mano de nove anos vai até o boteco da esquina e compra minha cerveja…sendo assim a mulecada compraria sim o pó aos 14 anos pra fazer tipo frente as menininhas, e cheiraria, e cheiraria e estariam viciados, e o custo para um viciado retornar à sociedade não é baixo, e sempre há o risco da recaída, que seria beeem mais facil de ocorrer, já que não basta afastar-se das “más companhias”, como sempre se procura fazer, pois que a mercadoria está à disposição legalmente, na minha farmácia por exemplo, ou em outro lugar qualquer.
    abraços.

  • 161 JP // 18/January/2008 às 19:47

    Acho que o unica maneira de acabar com os cartéis de droga é essa. Legalizando a produção e o consumo de drogas. Ou gastar muito dinheiro (q poderia ir para educação) na polícia com salarios, equipamentos de segurança, investigações, grampos, veículos, armas, munição, computadores, treinamento, salarios do judiciário, processos juridicos, construçao e manutencao de presidios, etc etc. Que é o que acontece atualmente. Mas isso, comprovadamnet, não funciona.

  • 162 JP // 18/January/2008 às 19:50

    Mas com pouca polícia ou muita polícia (corrompida ou nao, o consumidor sempre consegue comprar.

  • 163 Books // 18/January/2008 às 21:05

    Pertinentes as observações do JP.
    Para a leitura de mais percepções sobre o problema vai o link para download de um livrinho interessante:
    http://rapidshare.com/files/84821168/Understanding_Street_Drugs.rar

  • 164 xyz // 18/January/2008 às 21:20

    Mr X, 89, Torero, 148, acho que faz sentido. Discordo apenas, Torero, sobre a “classe média saber muito bem o que está fazendo”. Será?

  • 165 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 21:22

    As drogas são o caos….Alemão ? tres filhos? ame-os….cuide deles para que cresçam e deem flores.
    Cara ;;;;;;;Livre das drogas…liberar as drogas??????????;;;;;;repense seus conceitos!
    E muitos anos de cana a quem trafique….e educação aos nossos filhos…total!
    sem exclusão……. até o terceiro grau!
    Voces aqui no Doria não gostam do evangelio de Jesus….e das ofertas E E ENSINAMENTOS…..
    Meditem….orem…. no seu caso alemão…..essas frutinhas que voce ama …voce tem o dever de leva-las a vante…Há algo mais lindo que elas? NÃO!
    Muita paz…homens/espiritos…..o Planeta precisa de nós!

  • 166 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 21:23

    Evangelho!

  • 167 Rachel // 18/January/2008 às 21:26

    Caindo de madura aqui, mas queria deixar registrado:
    De todos os países da Europa, se eu pudesse e tivesse q escolher um, seria a Espanha. Simplesmente me apaixonei desde o primeiro dia por lá.

  • 168 Rachel // 18/January/2008 às 21:33

    Li nums comments acima q não dá pra comparar álcool e cigarro com cocaína, pq quem cheira o pó fico transtornado e faz montes de merdas e quem fuma um cigarrinho no meio do expediente ou toma um chopp dps do trabalho continua normal.

    Bom, não sei qto ao convívio de vcs com pessoas que fazem uso da cocaína. Tvz por conta da faculdade, tvz por conta da minha idade, tvz pq meus amigos sejam péssimas companhias (HAHAHA), conheço algumas pessoas q usam cocaína. E posso comprovar: com eles, td se dá como com o álcool. Uns usam com frequencia e ngm nunca diria q estão sob efeito de ‘tóchico’. Outros abusam vez e outra e se comportam como adolescentes bêbados, importunando todo mundo e fazendo besteira (desde pegar o carro e sair furando todos os sinais vermelhos até acordar a família inteira de madrugada para matar o cachorro - eles não tinham cachorro, o cara tava numa alucinação medonha).

    Enfim, acho q se cocaína, maconha, ecstasy são ilegais, assim deveria ser fumar mais de 1 maço por dia ou ficar bêbado. Ficou bêbado? Tá preso.

  • 169 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 21:43

    iiiiii….a campanha da liberação começou…… registrem-se os argumentos……somem-se os incidentes……..e droguem-se os escrivães!
    Mas prendam os traficas…….!!!!!!!!!!
    EEEEEEEEEE……………
    Usuário é criminoso ……e faz vista grossa quando ve um menino ser “enrolado” pelo trafica….cana pra todo mundo!
    E não me venha com politica!

  • 170 Chesterton-Dracul- El Cid // 18/January/2008 às 21:44

    então os mesmos espanhois que condenam militares sul-americanos são os que sustentam as FARC…??? Bela história daria, querem garantir o fluxo de cocaina.

  • 171 Chesterton-Dracul- El Cid // 18/January/2008 às 21:50

    Quando vocês assistirem o comportamento de uma junkie mãe de 3 filhos, compreendrerão a devastação da cocaina.

  • 172 proftel // 18/January/2008 às 21:58

    Meu, tem muita gente pregando a favor da liberação das drogas.
    Bom, juntem o rumo dos comentários do post do Gabeira com o rumo que chegou esse post aqui.
    Bem provável que se chegue a conclusão de que deve se cercar o Rio de Janeiro e liberar o bagulho lá, tipo um “paraíso fiscal”, só que drogas.
    Droga por droga junta tudo num balaio só.
    Periga do pessoal ficar doidão e se converter de tanto ver o Cristo Redentor fazendo ginástica.

    Não sei o que a patroa colocou nos pastéis hoje (não rolou pizza).

    kkkkkkk rsrsrsrsrsrsrs

    :-)))))))

  • 173 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 22:00

    iiiii Alex……cogumelos/?

  • 174 proftel // 18/January/2008 às 22:04

    HRP, hoje ganhei um vidrão de pimenta do marido da chefe do trampo tarde/noite.
    Meu, coisa de doido, o irmão dele que faz, curtidérrima, coisa fina.
    Periga de ser isso.

    KKKKKKK rsrsrsrsrss

    :-)))))))

  • 175 Brancaleone // 18/January/2008 às 22:04

    Anderson Alemão:

    1) Brancaleone é nome de macho, hetero e que se garante. Cá na República Democrática Ditatoral do Sul só existem homens e mulheres, sendo os homens masculinos e as mulheres femininas - existem algumas exceções mas são decorrentes das migrações…
    2) Não tenho nada contra quem bebe, fuma, ou injeta, seja droga lícita ou ilícita. Me incomoda, me irrita e me perturba imbecis que cheiram ou injetam qualquer substância que os tornam violentos, estúpidos, assassinos ao volante ou que sem grana para sustentar o vício, partem prô crime. Nada tenho contra um imbecil que cheira sua coquinha ou fuma seu baseadinho e fica curtindo sua imbecilidade sem aporrinhar ou matar ninguem. Nada contra quem ( como eu) bebe sua cachacinha ou uisquinho sem ficar bêbado e que não sai batendo em mulher e filhos…

    Acho que me fiz entender.

    Proftel: As formigas vermelhas são carnívoras, não precisa passar mel.

  • 176 proftel // 18/January/2008 às 22:05

    Manhã sai o peido de qualidade prá saber se a pimenta é boa mesmo.

    kkk rsrsrsrs

    :-0000

  • 177 Rachel // 18/January/2008 às 22:05

    Chest, eu não tô defendendo a legalização das drogas, mas sim fazendo uma comparação com as legalizadas e as criminalizadas.

    Realmente, o vício é péssimo para toda a família do drogado, não só para o próprio. Mas se houvesse estatísticas confiáveis sobre o número de adultos que não conseguem passar um único dia sem qq tipo de bebida alcoólica e a influência disso na vida deles e das pessoas diretamente relacionadas, veríamos que é uma droga poderosa e q pode ser encontrada em qq esquina, por qq um.

    Pior: seu consumo é amplamente instigado pela sociedade. Afinal, quem já não olhou de soslaio para aquele colega de trabalho q não bebe nada de álcool, nem uma cervejinha no final do dia? Pensamos quase instantaneamente q ele ‘desconta” de outra maneira, “talvez com drogas”, dizemos, seguido de um muxoxo.

  • 178 proftel // 18/January/2008 às 22:13

    Ôw, a Duda tá dormindo lá no sofá da sala dois anos, filha d’uma sobrinha, a patroa tá costurando.
    O pai dela era prá ter sido “despachado” prá Sampa onde está a mãe dele.
    A sobrinha (diga-se de passagem muito bonita com inteligência inversamente proporcional) comprou a passagem, 2 calças jeans, camisas tênis e entregou prô cara.
    O nó cego bebeu e queimou a passagem (foi no guiche e catou a grana de volta).
    Taí o que faz a droga.

    Prá mim o assunto drogas é como o que falo de bandido depois do tiro, chumbo nos caras.

    De boa, não desejo prá ninguém um drogado na família.

    :-/

  • 179 proftel // 18/January/2008 às 22:14

    Prá quem não entendeu, o kra trocou a passagem por grana e gastou com cachaça e maconha.

  • 180 Chesterton-Dracul- El Cid // 18/January/2008 às 22:15

    Por algum motivo o PD não deixa que eu linke a entrevista do RA para o blo Atlantico….

  • 181 proftel // 18/January/2008 às 22:16

    Rachel, esse cara aí que você citou como exemplo, o que não bebe nada.
    Ôw, o cara numa dessas é bom de cama e você tá marcando toca.

    kkkkkk rsrsrsrsrs

    :-)))))

  • 182 Chesterton-Dracul- El Cid // 18/January/2008 às 22:19

    alcool comparado com cocaina é dose, alcool tem caloria , por exemplo, é alimento. E por aí a fora….

  • 183 Chesterton-Dracul- El Cid // 18/January/2008 às 22:22

    Ayn Rand, no excelente Quem é John Galt?, mostra como o princípio marxista «de cada um, conforme a sua capacidade, para cada um, conforme a sua necessidade» corrompe e faliu uma sociedade. Porque é que ainda há tantos a defender ideias inviáveis que, ao serem implantadas, se tornam criminosas?
    Aquela tolice de “capacidade/necessidade” é a negação do espírito humano e do progresso. É uma besteira que contraria a civilização. E que tal: “Cada um acumula segundo a sua capacidade?” Aí já me parece bom, não é? De certo modo, já tratei disso. No núcleo militante da esquerda, há a religião sem Deus, substituído pela história e pelo porvir. Quanto ao crime, acho que faz parte da natureza do sistema pelo qual anseiam. Pense bem: se considero que sou portador do futuro, que tenho os instrumentos para chegar lá; que aquele lugar que almejo é um ponto de chegada na trajectória do homem, o que importam indivíduos, histórias pessoais, valores? Lembra-se do livro A Nossa Moral e a Deles, de Trotsky? Nada do que nos constrange – os que nos julgamos, enfim, parte da civilização ocidental – os constrange. E isso inclui o assassinato em massa.

  • 184 faraó // 18/January/2008 às 22:23

    Marcos Araujo
    chego atrasado mas não perco o bonde.

    Seu comment 17 parece cópia do que já escrevi por aqui uma ou duas vezes.

    Sou da opinião que o maior dano que a droga provoca na sociedade não é o vício e nem o usuário doidão, é o TRAFICANTE.

    O TRAFICANTE pressiona o usuário, ameaça a sociedade, fatura horrores e não paga imposto.

    O principal benefício de se legalizar a droga é tirar do traficante o papel de intermediário e com isso afastá-lo do contato com a sociedade.

    As drogas deveriam ser vendidas em farmácias do Ministério da Saúde, com cadastro dos usuários que comprariam a preço de banana, de modo a coibir intermediários. E como voce também disse, o dinheiro arrecadado pagaria o tratamento dos que quisessem se tratar.

    Não adiantam as políticas de repressão, pelo menos aqui no Brasil, que já provou isso inúmeras vezes.

    Esse assunto deveria ser debatido ao extremo e colocado em prática.

  • 185 Rachel // 18/January/2008 às 22:24

    Saquei, saquei. Pior é que esse tipo de caso é SUPER comum.

    Pode ver na facul. Era abstêmia até os 20. Hj bebo de vez em qdo - não q nunca tenha tomado porres e passado alguns vexames, mas não tenho orgulho, não. Aí, durante a graduação, rolava mó preconceito pq eu não bebia. Era a piada da turma.

  • 186 Rachel // 18/January/2008 às 22:28

    ALCOOL NÃO É ALIMENTO.

    Esse tipo de lenda ridícula tem que sumir, pelo amor de deos!

    Um grama de álcool contém aproximadamente 7kcal. Mas é a chamada caloria vazia: ela NÃO alimenta.

    Bebum fica gordo e barrigudo pq come tranqueira junto com a bebida, tipo aperitivos. Algm já viu algum bêbado de rua, daquele q nem tem onde morar, q realmente não come nada, gordo?!

    Pois é, não existe.

  • 187 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 22:31

    iiii Alex…muita calma nessa hora…..e cuidado com a pimenta……..sempre sobra para as partes baixas!
    Dá um beijo na menina e na “Tia” e vamos orar….o cara se manda….voces sorriem…a menina e a mãe vão em frente!
    Amanhã é dia de comida gostosa …em casa….com os filhos e meu amor……

  • 188 HRP Mané Reloaded // 18/January/2008 às 22:37

    Droga é droga…Eu estou ” fuera “!…..leve a mulher ao cinema……coma um docinho com ela….aperte bem a mão da mina! e depois, já em casa, faça amor ….não faça guerra!
    amanhã elas estão felizes da vida….iiiii e voce vai ter um sabadão da hora!
    EEEEEEEEEEEEE…………….Moçada…Alex …bom camarada…muita paz….oremos aos anjos da guarda e que o senhor nos leve pelos bons caminhos!
    Tchau!

  • 189 Chesterton-Dracul- El Cid // 18/January/2008 às 22:38

    álcool é alimento tão bom e de facil absorção, que empurra até carros e ônibus, amaioria dos alcoolatras pesados é magro, pois não tem foma, uma vez que um pouoc de alcool é suficiente para mante-lo em pé.
    Este pinguço de bar, gordinho, não é alcoolatra.

    farao-As drogas deveriam ser vendidas em farmácias do Ministério da Saúde, com cadastro dos us