Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

Pedro Doria header image 2

FHC fala ao Estadão

January 13th, 2008 · · 113 Comentários

Meus colegas de Aliás, Laura Greenhalgh e Fred Melo Paiva, fizeram uma estupenda e longa entrevista com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Concorde-se ou não com sua excelência, ele é uma referência política e histórica no país. Suas palavras merecem ser lidas. Quanto a Lula, FHC morde e assopra. São adversários. Mas está muito distante da intolerância meio tacanha dos críticos habituais do presidente.

O sr. deve ver algumas virtudes no presidente, não?
Quem é o fiel do governo? Quem impede o travamento do processo de modernização do País? É o Lula. Há quem diga que o Palocci entendeu o processo logo, mas quem foi o fiador do Palocci? O Lula. E não o contrário. Ele mantém o Henrique Meirelles no Banco Central, ao mesmo tempo em que lida com ministros que dão sinais contrários, como Guido Mantega. Coloca o Paulo Bernardo no Planejamento, porque sabe que a cabeça dele é afinada com o BC. Tem noção de equilíbrio. Em campanha defende o povo, no governo agrada à elite.

O senhor diria que o presidente superou o partido?
Ah, não tenho dúvida. Ele não dirá isso nunca, porque vai precisar do partido, mas tem posição mais aberta. Na verdade, Lula nunca foi um quadro ideológico, o que lhe dá vantagens. Ele diz que é uma metamorfose ambulante. Isso não é negativo. A minha crítica é que Lula governa sem saber bem o rumo.

Governa instintivamente?
É um grande tático. Mas estrategista nunca foi.

O senhor acredita no zunzunzum sobre o terceiro mandato?
Lula é mais conservador do que inovador. É difícil que se jogue numa posição tão polêmica e controvertida como essa. O Zé Dirceu disse uma vez que, diante de duas opções, uma mais transformadora e outra menos, Lula ficará com a segunda. Por outro lado, dentro do PT sempre haverá gente pensando assim: “E nós? Sem o Lula não elegeremos governadores, não faremos a grande bancada”. O zunzunzum vem daí e será permanente.

Tags: Brasil

113 Comentários até agora ↓




  • 1 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 15:38

    FHC e Lula, dois grandes políticos, mas nunca foram, são ou serão os estadistas que se imaginam.

  • 2 Fred Schmidt // 13/January/2008 às 15:53

    FHC ?

    Revertere ad Locuum tuum (ou coisa parecida)

  • 3 JP // 13/January/2008 às 16:17

    Impressionante o esforço que o Estadão faz para desenterrar da tumba o ex-presidente e não deixar seus leitores esquecê-lo.

  • 4 JP // 13/January/2008 às 16:22

    Para quem não quer esquecer e saber mais sobre nosso ex-presidente, aconselho procurar no YouTube a entrevista reveladora sobre FHC. Podemos observar a dificuldade que tem em manter uma linha de pensamento coerente diante de um reporter que segue uma linha editorial independente.

    parte 1:
    http://www.youtube.com/watch?v=o0t2i5mv1cs

    parte2:
    http://www.youtube.com/watch?v=30O47FolIbI

  • 5 aiaiai // 13/January/2008 às 16:46

    De qualquer forma, gostando ou não gostando, Lula e FHC são muito melhores do que os presidentes que tivemos antes. Os dois juntos representam 16 anos de democracia estável, coisa que esse país nunca havia experimentado.
    Mesmo com um parlamento capenga e um judiciário arcaico e comprometido, eles conseguiram (ou melhor, estão conseguindo) manter a estabilidade política e economica, e é isso, mais do que os programas sociais, que vem alavancando o desenvolvimento social. Só não vê quem não quer.

  • 6 marcos // 13/January/2008 às 17:21

    Haha, todo mundo sabe que o zunzunzum vem do psdb e do pfl, garantindo uma materiazinha em jornal, por semana, para comparar o Lula com o Chávez…

  • 7 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 17:29

    Creio que o ‘pecado original’ dos governos FHC e Lula foi vender a imagem de uma estabilidade falsa.
    Não se alterar o status quo de um país desigual e problemático como o Brasil sob o pretexto de uma suposta estabilidade polítca é desonesto.
    A Constituição de 1988 foi feita com o objetivo de fazer a República finalmente funcionar bem e de democratizar a nação, no entanto, já no seu desenvolviemento não se avançou em temas cruciais e, depois, os governos FHC e Lula fracassaram em vários temas.
    Esses ‘temas’ são coisinhas insignificantes como saúde, ensino, reforma agrária entre outras coisas.
    A maneira que FHC ‘estabilizou’ a inflação, privatizou e abriu o mercado não foi lucrativa para o país materializando-se em um baixissimo crescimento economico e suas consequências como o desemprego, por exemplo.
    Lula avançou em alguns pontos como a idéia de que em algum modo o governo federal deveria trabalhar para reduzir a miséria e conseguiu combatê-la de uma maneira muito mais efetiva que se antecessor com medidas como o bolsa família e os progressivos aumentos do salário minímo.
    Acertou também na atuação da diplomacia comercial, o que levou a um expressivo crescimento das nossas exportações.
    Falhou, no entanto, no que tange a educação, a saúde e a reforma agrária e está caindo na armadilha dos juros desde os primeiros dias de seu mandato o que o levou a cair em uma segundo armadilha: O câmbio sobrevalorizado, o que pode leva-lo a ter graves problemas nos anos finais de seu governo jogando pela janela os ganhos da diplomacia comercial.
    Enfim, ambos desperdiçaram ótimas oportunidades em usar as ferramentas que a Democracia proporciona para o desenvolvimento, não sei quais serão os custos disso no futuro.

  • 8 JP // 13/January/2008 às 17:39

    ah! A entrevista de FHC foi transmiida na BBC.

  • 9 Brancaleone // 13/January/2008 às 17:45

    Vão me matar pelo que eu vou dizer agora. E o pior que vou ser apedrejado pelos meus aliados e pelos meus inimigos:

    O Ideal mesmo seria Lula e FHC tocarem o país juntos por uns anos., sem as merdas dos partidos dêles. Aliás, não são partidos, são associações criminosas…
    Eu desço o cacête no Lula, mas é óbvio que tem coisas boas no governo dêle .
    Tá, tô sonhando, delirando…

  • 10 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 17:47

    JP,
    Eu pensei que nessa entrevista pro Hard Talk o FHC ia enfartar. Eu dúvido que ele esperasse ser colocado contra a parede daquela forma, tavez tenha se acostumado demais com a imprensa brasileira.

  • 11 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 17:48

    Brancaleone,
    Se o ego dos dois não fosse tão grande eles seriam aliados, mas não é o caso.

  • 12 surfando na jaca revolucionária // 13/January/2008 às 17:54

    Puá! que dor de cotovelo!
    Vcs. querem bacalhau? Alô, Alô, Teresinha!!!

  • 13 Pobrema // 13/January/2008 às 18:11

    FHC ou Lula, tanto faz a ordem dos fatores, não colocaram no centro das discussões aquele que tornou-se, graças à violência endêmica, o maior problema brasileiro atual: a concentração de miséria no entorno das grandes e médias cidades. Claro, não faltará quem diga tratar-se de um fenômeno mundial (a migração do campo para as cidades) e nada podemos fazer. Como assim, ‘nada’? Podemos e devemos. Para isso existe o governo. No entanto o que vemos é o anúncio de medidas como urbanização de favelas, favela-bairro, cingapura, e outras maquiagens eleitoreiras que, se não resolvem, servem para mascarar o problema, tal como um anestésico aplicado ao paciente doente. Favelas, cortiços e barracos espalham-se pelas cidades feito câncer, corroendo o tecido urbano, poluindo mananciais e destruindo o já fragilizado meio ambiente natural. Rio e São Paulo são emblemas de como nossas cidades estão doentes e não suportam o aporte populacional a que foram submetidas sem correr o risco de colapso de suas frágeis infra-estruturas.

    No entanto na política a explosão demográfica da pobreza soa como música. É a alegria de vereadores, deputados, governadores, prefeitos, senadores e toda sorte de candidatos a qualquer coisa que precise apenas do voto majoritário. Cada pobre significa um eleitor.

    Apenas para uma e somente uma pessoa, as correntes migratórias não fazem diferença: o presidente. Lula ou FHC, tanto faz.

  • 14 mariantonieta // 13/January/2008 às 18:17

    fhc, por que nao te calas????

  • 15 mariantonieta // 13/January/2008 às 18:28

    O cerne da questao neste país é a CONCENTRAÇAO DE RENDA na maos de uma minoria e a VERGONHOSA DESIGUALDADE SOCIAL. Ninguem toca nesta questao pois é mexer com a elite financeira e grandes empresarios. Lula com sua esmola (bolsa familia) foi quase defenestrado do poder, avaliem se implementasse as medidas que Brizola sempre defendeu: REVISAO DA DIVIDA e EDUCAÇAO INTEGRAL. Brizola foi impedido de chegar ao poder por defender a verdadeira revoluçao sem armas: educaçao integral. Hoje os que deveriam se beneficiar dessa revoluçao estao descendo das favelas para forçar a distribuiçao na marra, com violencia. salve-se quem puder!!

  • 16 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 18:28

    Pobrema,
    O problema (heheheh) é que as favelas se tornaram um modo de habitação permanente depois da crise dos anos 90; Até então, as favelas eram áreas de moradia provisórias dos imigrantes pobres que sonhavam em retornar para sua terra quando conseguissem ganhar mais um dinheirinho ou mudarem para algum lugar melhor.
    Não resta dúvida que com o esmagamento do mercado de trabalho essa realidade mudou e os favelados passaram a SER favelados e não mais ESTAR favelados.
    Isso ocorreu na era FHC e não foi revertido por Lula, nem nenhum governador pelo Brasil conseguiu (ou teve o interesse de) dar uma luz para essa situação.

  • 17 mariantonieta // 13/January/2008 às 18:31

    fhc foi o mais covarde dos covardes no poder. O professor sociologo foi superado até por um operario, que bem ou mal procura fazer dentro de suas possibilidades o possivel.

  • 18 Zé Bush // 13/January/2008 às 18:35

    well….Dom Luis Inácio e o imperador Fernando Henrique II são as duas faces da mesmíssima moeda. Divergem no varejo mas concordam no atacado. O (com licença da palavra) governo de Luis Inácio é a continuação do governo FHC.

    O maior erro desses 2 foi querer construir o novo por cima do velho, usando a velha estrutura arenista dos velhos oligarcas como suporte para seus projetos. Mas se viram forçados a isso pois fazer política no Brazil exige jogo de cintura e malabarismo….

    Mas até que foram espertos. Usaram Jader Barbalho, Renan Calheiros, Inocencio Oliveira, Severino o Puro, ACM, Quércia, Maluf, Genoíno, Dirceu e outros meliantes e depois chutaram-nos de cima do penhasco. Saiu caro mas se livraram desses filhos da puta. Estão todos agora preocupados em defender-se nos tribunais….

    O maior medo da alcatéia Petista é não fazer o sucessor de Luis Inácio. A farra de verbas e cargos vai acabar, as ONGs não terão mais a mesada e o PT não tem mais nomes, está esvaziado. Lula testa Dilma, Ciro e já andou arrastando uma azinha para Aécio. Anda falando muito com o Serra, que não é besta….

    E eu espero que nas proximas eleições em 2010 o povo saiba mandar essa corja petista para o quinto dos infernos.O problema é que no Brazil quem decide eleição não é quem lê jornal, e sim quem limpa a bunda com ele. Luís Inácio sabe disso…..

  • 19 mariantonieta // 13/January/2008 às 18:35

    fhc cobra dos outros o que ele NUNCA FEZ. Em seu governo tivemos os juros mais altos, o dolar chegou a mais de 3,00, vendeu as estatais com a desculpa de investir em saude e educaçao e usou o dinheiro para pagar a divida. Quebrou o Brasil por três vezes, e foi salvo pelo fmi, sendo que no ultimo emprestimo por ordem de Clinton. fhc ainda tem a cara de pau de querer dar liçao .

  • 20 mariantonieta // 13/January/2008 às 18:47

    Pelo nick escolhido (ze bush) do podia dizer besteira mesmo. Diz que fhc é igual a lula e a soluçao é se livrar da corja petista para colocar novamente a corja psdbista que quebrou o país por tres vezes. Lula tem tanto apoio do povo que elegera em 2010 até um poste se quiser e de qualquer partido. Mas vai ser a competente e honesta Dilma. O povao que elege tem o Lula como mito e faz o que ele mandar.

  • 21 Microempresário // 13/January/2008 às 18:47

    Zé Bush, não acho que o governo tenha conseguido se livrar desses que vc falou. Pelo contrário, cada vez mais o executivo é refém do congresso (minúsculo e com minúscula) e precisa comprar a tal da governabilidade com verbas e cargos. Taí o grande especialista em energia Edison Lobão assumindo. Taí o profundo conhecedor Nélson Jobim acabando com nossa aviação. Sarney, Jáder, Maluf, todos prontos a apoiar o governo em troca de uns “trocos”.
    Que pena.

  • 22 Microempresário // 13/January/2008 às 18:48

    Mariantonieta, vc sabe explicar esse “quebrou o país tres vezes” ou só repete o que tá do manual do escoteiro-mirim petista?

  • 23 mariantonieta // 13/January/2008 às 18:50

    Os tucanos e demos irao mal nas urnas em 2010. Já sentirao dificuldades em 2008 por conta da extinçao da CPMF para beneficiar banqueiros e sonegadores. 2008 vai ser so um aperitivo do que vira em 2010.

  • 24 mariantonieta // 13/January/2008 às 18:53

    Quem vende tudo que possue para pagar divida nao esta quebrado?? Quem vive em agiota nao esta quebrado?? Quem vivia de pires na mao pedindo dinheiro no fmi para pagar dividas ??? Va se informar, meu caro, o ultimo emprestimo foi por ordem do Clinton, pois os dirigentes do fmi se negavam a emprestar o dinheiro ante a pessima situaçao financeira do país.

  • 25 mariantonieta // 13/January/2008 às 18:55

    Nao precisa ser economista ou ler qualquer manual para se chegar a essa conclusao. É questao de lógica.

  • 26 Zé Bush // 13/January/2008 às 18:56

    well,Microempresário…como disse, é necessário usar esses meliantes de vez em quando. Vendem-se por uns trocados e tem seus currais eleitorais, infelizmente. Depois é só jogar A Polícia Federal em cima deles e deixa-los se virarem sozinhos…..

    Maria Antonieta,….. Quem faz o que outro manda não age nem pensa por iniciativa própria. Não é a toa que voce perdeu a cabeça com seus mitos…

  • 27 surfando na jaca revolucionária // 13/January/2008 às 18:56

    Mariantonieta, muito bem lembrado. Foram bons projetos do Brizola. A revisão da dívida poderia causar uma instabilidade desnecessária, é questionável, mas o abandono dos Cieps é uma vergonha para todos os governos. Ponto positivo foi a revisão do piso nacional dos professores. Bola dentro do Lula, apesar de não ser ainda um patamar correto, mas já é alguma coisa. No resto, a gente já conhece o projeto dos neoliberais o suficiente para votar contra. Eles choram, como o FHC. Falam que progressista é fazer reforma para retirar direitos do trabalho e acirrar a concentração de renda entre os nababos brasileiros, nos quais estão incluídos. Detonar a indústria nacional com abertura dos mercados sem contrapartida. Chega! Em 2010, é pau nessa gente de novo!

  • 28 Microempresário // 13/January/2008 às 18:57

    Va se informar, meu caro

    Pensei que vc, que puxou o assunto, saberia informar, mas já que não sabe…

    Que outras frases feitas tem no manual do escoteiro-mirim petista? Dizer que o FHC é bobo e feio já foi.

  • 29 mariantonieta // 13/January/2008 às 18:58

    Qualquer um que chegue a presidencia vai ter que negociar com o Congresso. Collor se negou a negociar, quis ficar com tudo e deu no que deu.

  • 30 mariantonieta // 13/January/2008 às 19:03

    Surfando, e a Argentina que cresce há 9% e deu calote??? Olha que nao foi revisao da divida foi calote. Lembro-me bem quando no direito o principio do pacta sunt servanda era absoluto. Era o principio da autonomia da vontade. Quando o contrato era lei entre as partes e intocavel. Hoje revisamos na Justiça inumeros contratos de financiamento com alienaçao fiduciaria de leasing e arrendamento mercantil em face dos juros abusivos e extorsivos impostos pelo mais forte na relaçao contratual.

  • 31 surfando na jaca revolucionária // 13/January/2008 às 19:03

    Zé Bush e Microempresário,
    vcs. sabem que um erro crasso foi a manutenção rígida do câmbio forte em meio a uma crise que quase tornou isso aqui numa Argentina de Meném. Qual é? Estão com algum problema de memória ou querem que eu coloque os dados pela centésima vez. Que tal a lembrança de uma dívida interna de 60% do Pib? Os dados sobre investimento em capital fixo do período mostram claramente o sucateamento da indústria brasileira. Que mais?

  • 32 surfando na jaca revolucionária // 13/January/2008 às 19:06

    Mariantonieta, nosso problema maior de estabilidade não é mais a dívida externa, mas a interna crescida pelo FHC aos píncaros, com a conversão da dívida pública para o mercado privado.

  • 33 mariantonieta // 13/January/2008 às 19:08

    Instabilidade desnecessaria?? Por causa do abandono a que o povo foi submetido hoje nao temos mao de obra qualificada. A maioria nao tem qualquer perspectiva de emprego por causa da sua pouca escolaridade. Nao é por acaso a violencia, nao é por acaso tanta miseria, nao é por acaso as doenças edemicas e epidemicas, a dengue, a febre amarela.

  • 34 mariantonieta // 13/January/2008 às 19:12

    O Bradesco, primeiro a divulgar o balanço, declarou que seu lucro líquido no primeiro semestre deste ano foi de R$ 4,007 bilhões - um novo recorde histórico, 27,9% a mais do que o obtido no mesmo período do ano passado. Na seqüência, o Itaú superou seu concorrente no pódio dos especuladores, obtendo um lucro líquido declarado no semestre de R$ 4,016 bilhões, resultado 35,8% superior ao obtido em 2006. O Banco do Brasil, que embora seja público e opere de forma similar ao das instituições privadas, ficou em terceiro lugar com R$ 2,477 bilhões, uma estranha queda de 36% no lucro. Os dois bancos privados já concentram o grosso das operações financeiras, num processo de acelerada e perigosa monopolização deste setor.

  • 35 mariantonieta // 13/January/2008 às 19:13

    Tendo como base o primeiro semestre, em 2004 o Itaú teve um lucro de R$ 1,824 bilhões; em 2005, de R$ 2,474 bilhões; em 2006, de R$ 2,958; e, agora, chegou a R$ 4,016 bilhões. A progressão do Bradesco, segundo no ranking, não foi diferente neste período e ambos garantem que vão lucrar ainda mais no próximo semestre.

  • 36 Joelson // 13/January/2008 às 19:15

    Para alguns parece que é só chegar no governo, mexer nuns botões e todos os problemas, de mais de 500 anos, seriam resolvidos num piscar de olhos. Coisa simples, né não?
    A vaidade de fhc impede-o de abrir o olho( seja qual for) e reconhecer que existe futuro fora de seu celeiro. Não podemos esquecer que no seu governo o país quebrou mais de um par de vezes e houve um estelionato eleitoral aprovado, endossado e “esquecido” pela mídia dominante.
    Não acho fhc um cara sério, acho um palhaço que fez acordo com o proprietário e tomou conta, durante alguns anos, de todo o circo, distribuindo a ração de acordo com o apoio recebido de cada animal durante o espetáculo.
    Quase todos os indicativos sociais, econômicos, etc, deixam claro que o governo de Lula é MUITO melhor do que foi o de fhc, goste-de disso ou não.

  • 37 mariantonieta // 13/January/2008 às 19:15

    No extremo oposto dos lucros recordes dos banqueiros, o Brasil vive na pindaíba. O governo, atolado na imensa dívida pública que já supera R$ 1,198 trilhão, é forçado a desembolsar cerca de R$ 150 bilhões ao ano para pagar somente os juros. A taxa Selic do Banco Central, que regula os pagamentos dos depósitos compulsórios e da dívida pública, é de 11,25%, a segunda maior taxa do planeta. Já as empresas privadas e os cidadãos comuns são surrupiados diariamente por estes agiotas. A taxa de juros cobrada pelos bancos nos empréstimos para pessoas jurídicas é de 25,3% e a taxa para as pessoas físicas é, em média, de 49,1% ao ano. No caso das operadoras de cartão de crédito, ela atinge, em média, 122% ao ano - um absurdo.
    Somando os R$ 150 bilhões retirados dos cofres públicos, mais o resultado da agiotagem do setor privado (que deve render outros R$ 167 bilhões de juros dos empréstimos), os banqueiros e rentistas abocanharão neste ano, apenas com a especulação financeira, cerca de R$ 317 bilhões - o que representa quase 20% do PIB nacional.

  • 38 Microempresário // 13/January/2008 às 19:24

    Ô Mariantonieta, mas vc é a favor ou contra o governo do Lula, afinal? Lá em cima parecia que era a favor, porque o FHC pediu dinheiro do FMI. Mas agora vc reclama da dívida do Lula, que, diga-se de passagem, paga juros mais altos do que os do FMI.

    Quanto a falta de mão-de-obra qualificada, deficiência na educação, na saúde, na segurança, na justiça, concordo plenamente com vc. Está a mesma porcaria que sempre esteve, o que faz nossa distância para o tal “primeiro mundo” aumentar cada vez mais.

  • 39 Pobrema // 13/January/2008 às 19:25

    Hugo Albuquerque

    O esmagamento do mercado de trabalho revela uma verdade que todos conhecem: que não há inclusão formal para esse enorme contingente de mão de obra desqualificada que multiplica-se em escala exponencial. Questão de números - e de tempo também, diria eu. No entanto que fazem os governantes? O prefeito de São Paulo, só para citar um exemplo, resolveu criar o bolsa-família municipal a R$ 110 - maior que o federal - de olho nas eleições que se aproximam.

    Se o governo retirasse das grandes cidades todos esses programas assistenciais e os levasse para o interior desabitado desse desequilibrado país, estaria promovendo a desconcentração populacional. Jamais teremos um país justo enquanto as grandes cidades continuarem crescendo igual cupinzeiro e destruindo a si mesmas.

  • 40 surfando na jaca revolucionária // 13/January/2008 às 19:43

    Puxa, qual foi o último governo que pensou em desconcentrar regionalmente os investimentos? Ninguém fala nas questões levantadas por Probrema, de certa forma, os investimentos em usinas no Rio Madeira e a transposição do Rio S. Francisco acabam esbarrando em resistências de impacto ambiental. Mas sem infraestrutura e energia como investir fora do eixo sudeste-sul? Sei lá…

  • 41 mariantonieta // 13/January/2008 às 19:52

    Micro, sou a favor do povo brasileiro. Sou a favor de quem produz e trabalha. Sou a favor dos microempresarios, medios e grandes empresarios. Sou a favor de quem produz e trabalha honestamente.

  • 42 surfando na jaca revolucionária // 13/January/2008 às 19:54

    Estou no seu time, Antonieta.

  • 43 mariantonieta // 13/January/2008 às 19:57

    O governo Lula tem seus defeitos, mas com certeza muito mais qualidades do que o de fhc. O professor sociologo de quem esperavamos muito, foi a maior decepçao. Verdadeiro fracasso. A historia lhe fara justiça. Vai para o limbo.
    Para o Ze Bush: Larry Summers, a mando de Bill Clinton,salvou FHC da sua incompetência com 40 bilhões de dólares.

  • 44 Microempresário // 13/January/2008 às 20:02

    Puxa, Mariantonieta, que lindo isso! Parece até o Sarney fazendo comício em Macapá, ou o Renan em Maceió.

    Eu queria entender é porque essa gente não larga do passado e guarda suas mágoas tão bem guardadas. É só aparecer essas três letrinhas - f h c - que começam a espumar pela boca feito o cachorro do Pavlov, e a tascar control-c da seção de frases feitas do manual do escoteiro-mirim petista. Depois de um tempo parece que passa.

    Quanto a mim, também sou a favor de quem produz e trabalha, o que exclui alguns brasileiros que vivem nas tetas do governo. Sou a favor de honestidade, o que exclui a maioria dos políticos. E sou a favor de debates produtivos, o que que exclui brigas na base do control-c. Agora podem me chamar de excludente à vontade.

  • 45 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 20:07

    Pobrema,
    Aí entramos no debate de outra variável, os nossos líderes ao invés de bancarem uma política ampla de reforma do espaço no Brasil (Incluso Reforma Habitacional e Reforma Agrária) ficam fazendo apenas políticas assistencialistas.
    Ok, elas ajudam, mas têm uma faceta terrível: Tornam as pessoas dependentes, não alteram a estrutura injusta do sistema e tudo continua igual, exceto pelo fato das pessoas se sentirem obrigadas a votar no político que lhes fez o ‘favor’.
    No fim, estamos perdidos nessa armadilha porque nossos maiores políticos não são estadistas (todo estadista é um político, mas nem todo político é um estadista) e só conseguem pensar no que vai acontecer até a próxima eleição.
    Nossa elite, por sua vez também só consegue pensar em defender seus interesses de curto prazo esquecendo de considerar uma série de varaveis preocupantes que envolvem não se construir um país.
    E, no fim das contas, ainda dão um jeito de culpar os favelados.

  • 46 surfando na jaca revolucionária // 13/January/2008 às 20:08

    Puxa, mais um decálogo de princípios do Micro. Tá bom, mande-me o link do manual do escoteiro-mirim ptista que desconheço, mas parece que vc. sabe de cor e sorteado, pois toda hora o cita para responder à Mariantonieta. Onde estão os argumentos do seu manual, por falar nisso?

  • 47 Pobrema // 13/January/2008 às 20:10

    A panela de pressão está aquecendo rapidamente nas grandes metrópoles. Quando ela vai explodir é só uma questão de tempo e números. Não se iludam com belos discursos de tecnocratas a serviço do governo. Não haverá salvação para nossas metrópoles do sudeste enquanto perdurar a concentração de pobreza em volta delas e a mentalidade das medidas paliativas. Pan 2007 de um lado e SP Fashion Week de outro são como fogos de artifício sobre o lixão.

  • 48 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 20:12

    Micro,
    Se a maria antonieta copia o manual do escoteiro mirim petista você copia o manual do escoteiro mirim tucano, porque até onde eu sei não houve governo mais nocivo para os microempresários do que o governo FHC, talvez por conta dele você seja só um microempresário e não um empresário.

  • 49 mariantonieta // 13/January/2008 às 20:13

    Digo o que penso.Nao sou politica, nao tenho qualquer interesse em um dia participar, nao sou filiada a nenhum partido e advogo sem honorarios para o pobre.

  • 50 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 20:14

    Pobrema, comment#47,
    Não somente as capitais do sudeste, mas as do nordeste também estão prestes a explodir.

  • 51 mariantonieta // 13/January/2008 às 20:16

    Liga nao, Hugo, o micro gosta de ser expoliado por agiotas, gosta de dar dinheiro a banca. Chama-me de petista quando faço critica a politica financeira de Lula, nao obstante considere seu governo MUITO superior ao de fhc.

  • 52 Microempresário // 13/January/2008 às 20:48

    Hugo e Maria, só porque eu não sou da claque do Lula eu sou tucano? Vocês não enxergam nada na vida alem do Fla-Flu PTxPSDB ?

    Maria, não dou dinheiro a agiotas nem à banca. Aprendi com meu velho pai que ninguém fica rico à base de dinheiro emprestado. Não sou rico, mas garanto que tudo que tenho está pago. Minha modesta empresa não tem um tostão de dívidas. Ao contrário do governo brasileiro, aliás.

    Hugo, do ponto de vista do microempresário em geral, todos os governos desde D. Pedro são nocivos. Considerar FHC pior que Lula (ou vice-versa) já vai por conta da torcida.

    Minha participação neste post foi justamente para lamentar que, ao invés de aproveitar a oportunidade para uma boa conversa, o que houve foi uma sessão-catarse xingando o FHC de tudo e por tabela santificando o Lula. Repetem um monte de chavões e frases feitas, depois ficam bonzinhos e vem defender o povo brasileiro. Povo, aliás, que elegeu o Lula duas vezes e o FHC duas vezes também.

  • 53 Pobrema // 13/January/2008 às 20:48

    Hugo Albuquerque

    É verdade. O mais desalentador é ver famílias inteiras de pequenas cidades nordestinas rumando para as capitais por causa de um problema como a seca, em pleno século 21. O governo, que anunciava há pouco tempo a construção de uma obra sofisticada como o gasoduto Venezuela-Argentina, não sabe como irrigar o nordeste? Temos dinheiro, água e bons engenheiros. O que nos falta é governo.

  • 54 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 20:57

    Micro,
    Estou me baseando em números; Não há dúvida que durante a era FHC o crescimento economico foi menor que nos cinco anos de governo Lula e, lamento, quem começou com taxações foi você cara.

    Pobrema,
    Pior que a seca é a organização fundiária brasileira.
    Mesmo em estados onde sobram água como o Maranhão,por exemplo, as coisas andam mal.
    Nada que não comece por uma Reforma Agrária resolverá o problema da miséria no semi-árido.
    Você tem razão, ns falta governo mesmo.

  • 55 proftel // 13/January/2008 às 21:03

    Hugo Albuquerque & Pobrema:

    No centro-oeste também, há mais de sete anos não há aumento no funcionalismo, imaginem, a greve dos professores em Goiás reivindicava uma reposição de 20 e poucos %, não era aumento, era reposição da inflação acumulada e, medida pelos índices mais baixos.
    Nada, o povo tá vendo dia a dia tudo aumentar e o salário estagnado.
    Panela de pressão é isso ou, vem disso também.

    :-/

  • 56 Fred Schmidt // 13/January/2008 às 21:12

    Pobrema

    Se atransposição do São Francisco tivesse sido feita há 40 anos atrás, muitas das favelas do Rio e São Paulo não existiriam.

    Hoje são 12 milhões de pessoas a serem beneficiadas, sabe com quê?

    Água para beber.

    E tem pessoas que são contra a transposição. Te garanto que não estão com sede.

  • 57 Pobrema // 13/January/2008 às 21:15

    Não tenho nada contra favelados. Dos meus comentários chega-se fácil à conclusão de que eles são efeito e não causa do problema. Mas tenho tudo - absolutamente tudo - contra favelas. São a anti-cidade, o retrato em 3×4 de como não deve ser uma cidade. Representam a necrose do tecido urbano, do qual aproveitam-se políticos sem escrúpulos para manterem-se vivos no poder, como urubus banqueteando-se na carniça. Decorrem daí iniciativas inócuas como urbanização de favelas e favela-bairro que, além de não resolverem nada servem de estímulo ao surgimento de novos assentamentos irregulares e novas promessas num eterno enxugamento de gelo.

  • 58 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 21:19

    Fred,
    Eu tenho minhas desconfianças sobre a transposição, mas mesmo que ela seja a solução para o problema do abastecimento de água não creio que vá funcionar sem uma Reforma Agrária.

  • 59 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 21:23

    Proftel,
    Tem 17 anos que o meu velho deixou e dar aula aqui em São Paulo, os problemas hoje são os mesmo que naquela época, porém se agravaram pra valer.

  • 60 Pobrema // 13/January/2008 às 21:33

    A princípio, sou favorável á transposição, Fred Schmidt, até porque ela despertou a atenção para um outro problema importante: a degradação do rio São Francisco. No entanto, gostaria de ter certeza que a água chegará - de graça como a chuva é - ao pequeno produtor, o potencial emigrante que não tem lugar na mesa de negociações junto com governadores e grandes empresários.

  • 61 Fred Schmidt // 13/January/2008 às 21:33

    Hugo

    Impossível resolver problemas de centenas de anos ás vezes.

    Se não me engano Pedro II ja queria fazer a transposição.

    Se tivesse sido feita há mais tempo imagine e RIo como seria hoje.

    Milhões de Nordestinos migraram para essas duas cidades.

    O que não se pode acho, é os governos do Nordeste e Federal continuarem a despender rio de dinheiro para auxiliar os municípios em estado de emergênia.

    Todo ano a mesma coisa.

    Há dezenas de ano.

    Imagina o dinheiro que ja foi desviado.

  • 62 proftel // 13/January/2008 às 21:36

    Hugo Albuquerque, é vero, a coista tá feia e, no tempo do seu pai não havia o “Estatuto do Menor e do Aborrescente” nem professor era obrigado a passar aluno, putz, é o fim da picada isso.

    Agora, sinceramente, não sei por que gastar tinta com o finado FHC, não voto nele nem prá síndico de prédio.

    :-/

  • 63 Fred Schmidt // 13/January/2008 às 21:40

    Hugo

    Não se pode fazer Reforma Agrária porque não tem água.

    Não podemos ter água por não ter Reforma Agrária.

    Aqui no RN está sendo feito continuamente uma rede de dutos levando a muitos municípios a água.

    Só que a capacidade dos reservatórios está se egotando.

    Esta previsto que a água do Chico venha para estes reservatórios para aumentar a capacidade distribuição.

    Essa distribuição é só para uso doméstico.

    Para alimentação e saneamento.

  • 64 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 21:42

    Fred,
    Os nordestinos (como eu, por exemplo) migraram pra cá e pro Rio por questões maiores do que o clima; Por conta da estrutura social do nordeste acima de tudo. Transposição sem Reforma Agrária não vai resolver nada.

    Proftel,
    Quanto ao finado, somos dois.

  • 65 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 21:43

    Fred,
    As duas coisas tem de ser feitas oa mesmo tempo, senão dá xabu. Aliás, vc dá aula na UFRN?

  • 66 Fred Schmidt // 13/January/2008 às 21:49

    Hugo

    Tô aposentado. Não dou mais aula.

    Não sei se a água do Chico que vem para cá será também para uso agrícola.

    Se vier, pode ser até que ocorra a migração inversa, Sudeste para o Nordeste, porque ta ruim aí em baixo demais.

    Como eu fiz.

    Inclusive aliviando o arrocho populacional das grandes cidades.

  • 67 proftel // 13/January/2008 às 21:50

    Pobrema e demais da transposição do velho Chico:

    Seguinte, o rio já não tá lá essas coisas, com mais essa sangria vai acabar ou ficar muito capenga.
    Há muita região que vai ser beneficiada que o solo não comporta irrigação, o sal acumulado no solo com a irrigação “sobe” por capilaridade junto com a evaporação dessa água que será jogada.
    Meu, isso é sério bacarai, na época do regime militar tentaram projetos (grandes) de irrigação que não deram certo.
    Quando o sal “sobe” para a superfície não cresce mais nada, fica pior do que tá.
    Estudei o assunto na graduação, não tenho na cabeça os dados (datas/locais) mas é por aí a coisa.

    :-/

  • 68 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 21:52

    Fred,
    Eu perguntei porque tenho um prima que dá aula na UFRN.
    Quanto a migrar, eu nem sei mais cara, tá ruim no mundo inteiro, por enqunato eu fico por aqui mesmo em Sp tentando melhorar as coisas.

  • 69 Pobrema // 13/January/2008 às 21:54

    Hugo Albuquerque

    Acredito que com a reforma agrária vamos conter o inchaço populacional das grandes cidades. Desde que ela não se aproveite da ignorância do povo para fazê-lo de gado marcado a caminho do abatedouro da ideologia, como faz o MST.

    Mas não só a reforma agrária.

    Há um ditado que diz que a necessidade é a mãe da criação. Assim, grande parte dos nordestinos que vieram para as megalópoles desenvolveram uma notável vocação empresarial. Embora sua face mais visível seja o mercado informal, os pequenos e prósperos negócios de fundo de quintal florescem e dão subsistência a muitas famílias. É preciso dar a essa gente a oportunidade de construirem um novo país, lá mesmo, nas suas terras.

  • 70 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 21:55

    Proftel,
    É esse é um dos riscos maiores, seria mais fácil criar unidades rurais coletivas num raio de no máximo 30 KM do Sf e pro restante do pessoal construir unidades abastecidas por cisternas (onde isso for possível).
    Esse é o óbvio, mas é claro, tb que os coronéis de plantão jamais deixariam isso acontecer aí continua tudo como antes…

  • 71 Fred Schmidt // 13/January/2008 às 21:56

    Proftel

    É verdade porque a água de irrigação vem com sais, diferenta da chuva, que é destilada.

    Existe muitas técnicas novas como a micro irrigação que ameniza o problema.

    O grande problema é que a turma que continua aqui, continua procriando e despejando uma grande quantidade de gente aí para baixo, fora o problema que já falei da grana jogada fora socorrendo os municípios.

    Emergência, de só levar água pára turma beber.

  • 72 Pax // 13/January/2008 às 21:58

    Não são ruins, já disserram acima. Mas poderiam ser bem melhores. Já disseram acima também.

    Ambos fizeram acertos na economia. A estabilidade era necessária. Quem sempre mais sofre com a inflação foram os mais desprivilegiados. Ricos colocavam seu bom dinheiro no overnight e viviam muito bem com isso.

    Sim, as privatizações nos livraram de umas tranqueiradas e tetas públicas danadas. Mas venderam barato algumas preciosidades. O assistencialismo que um começou e o outro aumentou não são ruins, mas não resolvem o futuro. Negar que o Lula cumpriu a promessa desde seu primeiro mandato de todo brasileiro tomar café da manhã, almoçar e jantar é negar a realidade. Negar que o FHC começou esse processo idem.

    Combate à corrupção generalizada não foram seus focos, foram fracos. Pra ser delicado com ambos.

    Educação nunca foi prioridade, portando passam longe de serem considerados estadistas.

    Mas gosto do respeito que um tem pelo outro. E não morro de amores nem de ódio por nenhum dos dois. Na verdade é um Fla-Flu e eu sou Fogão.

    Gostei de terem lembrado do Brizola e dos Cieps e do erro de todos em abandonar o projeto.

  • 73 Pax // 13/January/2008 às 21:58

    sofreu…

  • 74 Fred Schmidt // 13/January/2008 às 22:03

    Hugo

    Aqui a vida é boa no que se refere a segurança, cidade pequena etc

    Ganhar dinheiro é muito difícil.

    É uma tristeza ver o povo pegando barro para enchugar a água para beber. Muito, muito triste.

    A maior dificuldade apontada seria numa grande seca prejudicar os ribeirinhos.

    Além de ser muito pequeno o percentual de captação, supondo que isto ocorra é só desligar as bombas, não é ?

  • 75 Pax // 13/January/2008 às 22:03

    Que frase desgraçadamente infeliz. Vou me permitir a correção:

    Quem sofria com a inflação era a classe baixa. Os ricos colocavam seus dinheiros no overnight e tudo bem.

  • 76 proftel // 13/January/2008 às 22:04

    Fred, o sal está no solo daí.
    Tá certo que há uma quantidade incorporada na água mas, não o suficiente pra detonar o processo que descrevi acima.

  • 77 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 22:05

    Fred,
    Não entendi, como assim, ‘desligar as bombas’?

  • 78 Fred Schmidt // 13/January/2008 às 22:07

    Aliás eu gostaria que a Igreja mandasse o padre do jejum, para ser padre num desses municípios bem problemáticos daqui, que num instantinho ele ia ouvir a voz de Deus.

  • 79 Fred Schmidt // 13/January/2008 às 22:11

    Proftel

    Ah tá, li la de novo.

    Hugo

    Para a transposição acontecer, devido ao desnível do caminho é necessário usar bombas para empurrar a água para níveis superiores.

    Se desligar as bombas a água não sobe.

    Acaba a captaçã oda água nop Chico.

  • 80 Fred Schmidt // 13/January/2008 às 22:13

    Proftel

    Há sim esse problema do sal na água de irrigação.

    Por isso o processo de irrigação deve ser bem controlado para evitar a salinização do solo.

  • 81 proftel // 13/January/2008 às 22:14

    Fred, aqui há alguma coisa, não é bem o que eu quero falar mas..:

    http://www.fundaj.gov.br/docs/tropico/desat/ciench.html

  • 82 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 22:18

    Por isso o ideal seria criar unidades próximas ao SF, para se ter melhor controle da distribuição. Um mega projeto de transposição como esse que estão pensando em fazer agora é arriscado entre outras coisas porque o gerenciamento hidríco torna-se muito complexo.
    O melhor seria, repito, criar unidades de produção agrícola cooperativas proximas ao SF e se fazer várias microtranposições.

  • 83 Fred Schmidt // 13/January/2008 às 22:18

    proftel

    beleza, botei nos favoritos vou ler com calma, me amarro nesse assunto.

  • 84 proftel // 13/January/2008 às 22:20

    Fred, tá aqui:

    “Freqüentemente, os problemas de salinidade na agricultura tem ocorrido devido à elevação do nível do lençol freático. Em áreas áridas, onde a evaporação é intensa e suplanta e precipitação, pode ocorrer a inversão sazonal da infiltração, quando parte da água subterrânea tem movimento ascendente por capilaridade, atravessando a zona não saturada para alimentar a evaporação da superfície do solo.”

    Link:

    http://www.irrigarte.hpg.ig.com.br/Salinidade.htm

    :-)

  • 85 Fred Schmidt // 13/January/2008 às 22:21

    Hugo

    A turma aqui tá com sede. Morrendo ás vezes, por falta d’água, saneamento (não tem água para higiene).

    Cpompanheiro, são nossos irmãos.

  • 86 Fred Schmidt // 13/January/2008 às 22:23

    Proftel

    Não neguei que aconteça.

    Já coloquei la, vou ler pesquisar.

  • 87 proftel // 13/January/2008 às 22:24

    Bom, faz o seguinte, cata aquelas fazendas onde há desmatamento sem autorização na Amazônia Legal e desapropria como se fosse de traficante, pega o povo que está no sertão brabo e põe lá prá produzir (já que tá desmatado mesmo né?).
    Cria parques “Do Agreste” e não deixa ninguém entrar.
    Resorvido o problema (ia tascar “pobrema” mas iam pensar que estava de sacanagem com o nick e não é nada disso, respeito o kra).

    Hoje tô viajando na maionese.

    hehe.

  • 88 proftel // 13/January/2008 às 22:25

    Fred, de boa, muita gente nem sabe que esse perigo existe.

    :-)

  • 89 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 22:27

    Fred,
    Cara eu sei, por isso temos de fazer algo realmente funcional, não me canso de me bater em relação a necessidade de um reforma agrária no nordeste; Se não houver um meio de alterar a lógica feudal que impera no sertão, a coronelhada pode dar um jeito de fazer o povo continuar a passar sede, mesmo com uma transposição (supondo que essa que está sendo planejada seja funcional).

  • 90 Fred Schmidt // 13/January/2008 às 22:28

    Proftel

    Acho que a coisa não funciona assim.

    Voce precisa melhorar o que ja tem.

    Fazer algo novo, significa fazer tudo novo.

    Estrada para escoar a produção, hospital, escola, e toda uma infraestrutura que daria suporte aos assentados.
    Aqui ta tuido pronto, só falta água.

  • 91 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 22:32

    Proftel,
    Quanto a amazônia um acréscimo: Há meios sim de se ocupar sustentavelmente a região sem prejuízo ao meio ambiente e poderia ser uma parte da solução para o problema dos sertanejos nordestinos, mas exigiria mepenho do governo federal e é aí que o bicho pega…

  • 92 Fred Schmidt // 13/January/2008 às 22:34

    Proftel

    A EMATER aqui é muito boa, os caras são super capazes no assunto.

    Os caras tiram água de pedra.

    Em muitos municípios o sub solo é água salgada.
    Os caras comnhecem e muito.

    Hugo

    O governo ja viu que levar água em tubulação dá votos pacas, aliás o Garibaldi, o novo presidente do senado, fez um grande programa de levar água canalizada para o interior.
    O cara é querido aqui por isso.
    A atual governadora não descuida disso se não se não nas eleiçõs o adversário …créu.

  • 93 proftel // 13/January/2008 às 22:36

    Tá Fred, mas, prô carioca não apagar tudo que a gente falou aí em cima, foi o Fernando Henrique que começou a falar de trasposição do Rio São Francisco né?
    Intão, o Lula só deu continuidade e, tá bom, há infraestrutura aí mas, vão viver do quê?
    Só bebendo água não rola.
    Agricultura seria uma boa mas há esse problema de detonar mais ainda o solo.
    Leva indústria?
    Precisa gente instruída e capacitada senão importam mão-de-obra do sudeste e o povo daí fica na mão do mesmo jeito.
    É dificil fechar a equação.

    Ah, há uma experiência que vi se não me engano no Globo Rural uns anos atrás, a água na região era tão salgada que o pessoal criava camarão marinho nuns tanques, vai saber, numa dessas criam mais algum bicho salgado né?

    :-)

  • 94 Fred Schmidt // 13/January/2008 às 22:38

    Proftel

    Pra vocer ter noção os cara aqui fazem barragem subterrânea, para não deixar a água ir embora.

  • 95 Brancaleone // 13/January/2008 às 22:39

    O Lula é louco.
    Cada nordestino que deixa de sofrer com a sêca é um voto de cabresto a menos. É um miserável à menos e portanto uma cesta básica a menos e um voto a menos. Um tiro no pé. Tomara que este factóide da transposição resulte em mais votos do que tire…

  • 96 proftel // 13/January/2008 às 22:40

    Olha, quando falei em “gente instruída e capacitada” não tô sacaneando ninguém, vi isso acontecer numa fábrica de automóveis que se instalou numa cidade onde morei aqui em Goiás.
    No começo havia muita gente da região, hoje a maioria dos funcionários dessa fábrica vieram de Sampa, São Bernardo, São Caetano etc.

  • 97 Fred Schmidt // 13/January/2008 às 22:40

    Brancaleone

    Tu viu meu sonho doido la no open?

  • 98 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 22:40

    Proftel,
    Passo longe em ser técnico na área, mas se em Israel os caras conseguem plantar no deserto (nem semi-árido é, porque é deserto mesmo), será que com um bom gerenciamento não seria possível tocar a agricultura na região com microtransposição ?

  • 99 Fred Schmidt // 13/January/2008 às 22:43

    Hugo

    Companheiro

    12 milhões, lascados na zona da miséria companheiro, a grande maioria.

  • 100 HRP Mané Reloaded // 13/January/2008 às 22:48

    Gente , lá no “burocratas” está um sionismo só!
    EEEEEEEEEEEEE…..não dá para levar a sério……ÔTA moçada “forçadora” de barra!

  • 101 proftel // 13/January/2008 às 22:51

    Hugo Albuquerque:

    Sim, há possibilidade o custo é que é dukarai, já vi tomates de Israel alterados geneticamente prá produzir em solo salinizado, doces, interessante.
    Os kras não tem grana direito nem prá tocar a transposição, você acha que haverá investimento de infra-estrutura prá implantar uma tecnologia de plantio cara como essa?
    Desculpe, é viajar na maionese mais que a idéia que dei aí em cima (de criar parques onde há seca e levar o povo prá fazendas onde houve desmatamento).
    O que vai ocorrer é o seguinte, chega a água, mete irrigação, daí uns anos não dá mais nada e é tudo jogado às traças.
    Infelizmente.

    :-/

  • 102 proftel // 13/January/2008 às 22:53

    HRP, eu vi, daqui a pouco cai um rái por lá.

    kkkkkkkkk rsrsrsrsrsrsrsrs

    :-))))))))

  • 103 Hugo Albuquerque // 13/January/2008 às 22:55

    Proftel,
    De fato não é fácil, se o governo e sociedade não se engajarem nada funcionará.
    Aí nós somos obrigados a bater na mesma tecla:Aonde foram para nossos estadistas numa hora dessas?
    Falou pessoal, tenham uma boa noite que vou é dormir!

  • 104 Leave a comentario comment // 13/January/2008 às 23:01

    Eu sei que vou ser crucificado…mas va lá:

    A democracia neste país é uma mentira. Na época dos partidos anões, a sociedade estava representada inclusive no tocante as minorias. Hoje em dia apenas os donos do poder dão as regras do jogo político.

  • 105 proftel // 13/January/2008 às 23:02

    Confrades e confreiras, vou ófitopiquear já que o Open está às moscas.
    Amanhã acaba a mamata, o trampo da manhã volta e preciso acordar cêdo e, a patroa já apareceu na porta do escritório duas vezes.
    Uma boa noite a todos (as).

    :-)

  • 106 Zé Bush // 14/January/2008 às 1:01

    well…com a transposição do São Francisco, o governo fornecerá água para populações inteiras que vivem na mais completa miséria.

    Claro que haverá aproveitamento econômico disso, no setor de hortifruticultura e até pecuária. Quanto a investimento em tecnologia, a iniciativa privada terá que assumir riscos e compromissos, cabendo ao governo incentivar a produção e distribuição de safras.

    A transposição do São Francisco não será a panacéia que dizem ,mas iniciará um círculo virtuoso em áreas do nordeste, gerando emprego e renda para o povo. Não se trata apenas de jogar água lá e deixar que o povo se vire.Tem que fazer estradas, financiar lavouras e equipamentos, estabelecer um zoneamento agrícola e garantir a preservação do meio ambiente, senão o povo come até os canos.

    O governo terá que interferir para não deixar o agronegócio “invadir” e tomar conta de tudo, pois no semi-arido nordestino isso seria um suicídio ecológico e social. O mais indicado naquelas bandas é a agricultura familiar, gerando produção e garantindo a subsistencia de populações inteiras. Agronegócio só em zonas específicas,como já existe no interior de Pernambuco e Rio Grande do Norte, maiores produtores de frutas e derivados do Brasil.

  • 107 Rachel // 14/January/2008 às 8:40

    Ele se segurou nessa entrevista, hein? Deve ter imaginado a influência que essa entrevista teria e mordeu a língua para não destilar seu famoso veneno contra os adversários.

  • 108 josef mario // 14/January/2008 às 9:13

    Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
    Eu, josef mario, devo dizer que este companheiro fhc é um cocozinho, pretencioso e narcisista que se julga uma grande merda. A melhor resposta que pode ser dada para os seus disparates o povo brasileiro já o fez com a aprovação esmagadora do governo do companheiro lula. Com esta aclamação incontestável do governo petista, como diria o companheiro bolivariano leonel de moura brizola, o povo deu um NÃO rotundo a estes direitões, reacionários, fascistas, neo-liberais e psdbistas simbolizados por este abominável fhc.
    Muito obrigado.

  • 109 Dom Casmurro Patriarca // 14/January/2008 às 10:35

    O mais importante aí foi a maneira como o FHC se refere ao Lula.
    Em nenhum momento foi desrespeitoso ou depreciativo.
    E vejam que o homem é realmente um “doutor” e não um bacharel de cursos de fim de semana.
    E o problema do Brasil é muito, muito complexo mesmo.
    É resultado de uma “exploração” e não “colonização”.
    As pessoas que vinham para cá, vinham com a única intenção de “encher os bolsos” de dinheiro e gastá-lo na Europa.
    Muitas pessoas ainda seguem por essa trilha.
    Temos que passar por todo um processo de “reeducação.”
    Não pelos métodos stalinistas, ou ingleses (vide Quênia), mas pela social democracia.
    Não há soluções de curto prazo para o Brasil.

  • 110 Caetano // 14/January/2008 às 17:36

    Queiram ou não os inimigos, FHC sabe o que diz… Lula acertou em continuar a política econômica do governo anterior, e nisso tem todo o mérito. Se fossem adotadas as idéias do PT, já seríamos uma Venezuela sem petróleo.

  • 111 Rosaclara // 14/January/2008 às 19:12

    A maior parte da imigração nordestina para o sudeste não foi feita de gentes da zona da seca e sim do semi-árido (chuvas não perenes). A fuga foi da miséria, dos látifundios e sua violência…enfim do quase massacre dessa população cabocla. Se o Rio ou São Paulo não tivesse se industrializado rápido com oferta de mão de obra, mal ou bem uma saída, seríamos hoje talvez uma Colombia com FARCS e tudo.

  • 112 Renato // 14/January/2008 às 21:31

    Falem mal dele ou do Lula, mas são melhores que os anteriores

  • 113 Marcos Araújo // 14/January/2008 às 23:55

    Dixit o grande ociólogo: “Em campanha defende o povo, no governo agrada à elite.”

    N’outras palavras: A maioria dos partidos, no mundo inteiro, faz campanha à esquerda ou centro-esquerda. Uma vez no poder, todos governam à direita, sempre em favor da classe dominante. À classe média e pobre, jogam migalhas para acalmá-los, esvaziar a pressao. Velho truque de politiqueiros venais, incluindo aqui os tais “socialistas” europeus. O que manda no mundo é a grana; ideologias sao acessórios para enganar beócios.

    Jamais presidente brasileiro fez diferente (o Joao Goulart até que tentou, mas levou ferro e acabou assassinado no Uruguai). O Ociólogo e o Molusco nao fogem à regra. Bom ou ruim? O fato é que o Brasil é e será, ainda por muito tempo, um país subdesenvolvido, ignaro e inculto.

Seu comentário