Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

Intolerância (2)

January 9th, 2008 · · 127 Comentários

O nível de grosseria na discussão do post Intolerância me surpreendeu. Achei, francamente, que ele seria um bocado unânime.

Pois bem, a grosseria termina aqui. E peço a todos que se contenham. Vale para o Chesterton e para o pedro superdireitoba em particular. É chato demais ficar vigiando comentários, que o diálogo volte ao nível civilizado.

Alguns de nós se envolvem tanto com suas próprias convicções ideológicas que chegam ao ponto de acreditar que, se alguém discorda, bom caráter não é. Esta é uma forma lastimável de ignorância.

A maioria de nós, aqui, nos criamos durante uma ditadura. Os poucos que nasceram após 1985 pegaram uma democracia também nascente. Os princípios que norteiam este Weblog nada têm de complexos, mas ao que parece é bom explicá-los.

Não haverá censura prévia. Todos têm o direito de se manifestar espontaneamente. Isto quer dizer que não vou moderar comentários antes de sua publicação. Se o assunto não corresponder ao tópico, se for cópia e cola imensa vinda de outro site, se for racista ou se eu considerar particularmente ofensivo ou agressivo, será apagado. Por que censura prévia? O que alguém diz pode ser crime. Quem diz que assuma a responsabilidade pelo que pensa e fala. Mas, num ambiente como este em que a liberdade de expressão é tida como valor absoluto, a responsabilidade pelo dito é de cada cidadão.

Racismo não será tolerado. O HRP Mané Reloaded diz que seu problema é com ‘um judeu em particular’, que ‘teve amigos judeus que eram ótimos’, que não pode tolerar as ‘práticas nazistas de Israel’. Tenho certeza de que nosso Mané é um negro de alma branca. Mas, me permitam ser claro: há gente que nasceu em Campo de Concentração e que lê este Weblog. Há incontáveis filhos e netos de vítimas do Holocausto aqui. A política do Partido Nazista planejou e executou a matança de 6 milhões de pessoas no espaço de dois anos e meio. Seu objetivo era eliminar do planeta uma etnia inteira. Nenhum regime no mundo atual pode ser comparado ao da Alemanha Nazista. Quem não tem a sensibilidade de perceber a diferença – é só saber contar cadáveres, trens, câmaras de gás ou campos de extermínio – que limite-se a respeitar a dor de quem viveu ou perdeu gente lá. Racismo é generalizar o comportamento de uma etnia como típico, em geral com desprezo. Quer brigar com alguém, brigue com alguém, bata boca à vontade. Discuta com a pessoa pelo nome. Não pela cor de sua pele. Pelo Deus por quem reza. Pelo sobrenome que traz.

A regra é simples. Pensou numa frase que siga a linha ‘é tipicamente brasileiro ser preguiçoso’ – pode substituir brasileiro por índio, chinês ou ariano, pode substituir preguiçoso por mau caráter, indolente ou traíra – e este comentário será apagado. Não adianta explicar a intenção original. Generalizou, sai.

Há um complemento a este post que considero particularmente importante e, por isso, vou publicá-lo por fora.

Tags: Administrativas

127 Comentários até agora ↓




  • 1 confetti // 9/January/2008 às 11:26

    cade o complemento pd ?

  • 2 Nat // 9/January/2008 às 11:27

    Parabéns Pedro. A generalização é a pior das armas, além de extremamente ofensiva.
    Ninguém exige que se seja amável com alguém que é agressivo com você, mas usar das armas do outro é se igualar na incompreensão.

  • 3 Rachel // 9/January/2008 às 11:29

    E novamente, Confetti ganha por 2 min. hahahaha

  • 4 proftel // 9/January/2008 às 11:30

    Taí, bem explicadinho.
    Só acho que quem bate e ofende diretamente não é o Pedro Superdireitoba, ele tem lá seus quiprocós com você, quem se apresenta com extrema deselegância é o Chest, vide o que falou prá Alba (e comigo e a patroa uns meses atrás).

    É isso.

  • 5 confetti // 9/January/2008 às 11:31

    rach, vai guardar meu lugar durante as férias ? kk
    é meu ultimo “eu” da semana…ou penultimow

  • 6 proftel // 9/January/2008 às 11:32

    Aliás, todas as vezes que o Pedro Superdireitoba entrou de sola e a gente falou prá maneirar ele maneirou de boa, foi compreensivo.
    Diferente do outro que continua a agressão gratuita.

  • 7 Chesterton // 9/January/2008 às 11:35

    não tenho a menor pretensão de ser elegante, por isso danem-se os que me acham deselegante. Mas se vierem com agressóes , por menores que sejam, estejam preparados. Sou daquela doutrina do Shwrzkopf. Força máxima.

  • 8 Rachel // 9/January/2008 às 11:37

    Don’t worry, Confetti, querida…
    Inclusive dia desses consegui ser a primeira e quase não acreditei em tamanha sorte. Fiz até um post de agradecimento como os atores do Oscar, que ficou longuíssimo (como o dos atores do Oscar) e, obviamente, incluí vc em primeiro lugar da lista.

  • 9 Chesterton // 9/January/2008 às 11:37

    proftel, eu fui agredido estando ausente, e reagi. Ñao comecei, fui chamado de racista (com intuito de ofender-me), e entrei de sola. Fui expulso, mas vou recorrer ao tribunal desportivo.

  • 10 Rachel // 9/January/2008 às 11:38

    * comment, não post.

  • 11 Mr X // 9/January/2008 às 11:39

    Aguardem novas brigas e novas declarações polêmicas. Nada como um post chamando à tolerância pra fazer o pessoal revelar seu lado mais intolerante.

    Aliás, a intolerância dos intolerantes deve ser tolerada?

    Ou será que tolerar os intolerantes promove a intolerância dos intolerantes contra os tolerantes e portanto é preciso que os tolerantes sejam intolerantes com os intolerantes para que os tolerantes não sofram intolerância?

  • 12 Darwinista // 9/January/2008 às 11:42

    PD,

    Obviamente que você não me levou a sério quando fiz a proposta, e acho até que você tem razão em não levar. Mas pra não passar em branco, e considerando esse seu post, retiro minha proposta de banimento dos participantes que fizerem manifestações racistas. Faltou equilíbrio da minha parte, e reconheço isso publicamente.

  • 13 RW in Miami // 9/January/2008 às 11:43

    Cade o complemento, PD ?

    Confetti, bon voyage !

  • 14 Nhé! // 9/January/2008 às 11:44

    Mr X… cuméquié?

  • 15 Darwinista // 9/January/2008 às 11:44

    proftel, não falei que o cara é um personagem?

    Mister Xis, isso é um trava lingua?

  • 16 Pax // 9/January/2008 às 11:46

    Hum proftel……?

    “Neste mundo traidor, nada é verdade ou mentira, tudo é segundo a cor do cristal com que se mira”.

    O que você diz, segundo o cristal olhado do outro lado, é mentira.

  • 17 Chesterton // 9/January/2008 às 11:46

    exatamdnte , Mr equis….

  • 18 Nhé! // 9/January/2008 às 11:47

    Gente, que sopão que tá aqui!
    Bons modos, grosseria, racismo, apologia ao crime, picuinhas particulares generalizadas…
    Eu me perdi, sinceramente.
    Nem sei mais como chegamos aqui.
    Daqui a pouco vou me convencer que tenho culpa no cartório por, no mínimo, omissão ou conveniência.

  • 19 pedro superdireitoba // 9/January/2008 às 11:47

    Pois bem, a grosseria termina aqui. E peço a todos que se contenham. Vale para o Chesterton e para o pedro superdireitoba em particular. É chato demais ficar vigiando comentários, que o diálogo volte ao nível civilizado.

    Alguns de nós se envolvem tanto com suas próprias convicções ideológicas que chegam ao ponto de acreditar que, se alguém discorda, bom caráter não é. Esta é uma forma lastimável de ignorância.

    Pela parte que me cabe, vc. não respondeu bem meus questionamentos. E não se trata de discordância com outras pessoas, já que considero isso fundamental para a convivência e para uma verdadeira democracia. Uma coisa bem distinta é a defesa ou mesmo discutir se o crime é bom ou não, ainda mais quando se trata de algo que fere os direitos mais elementares do homem, como o racismo e a tortura. Conheci pessoalmente gente marcada pela covardia da tortura, inclusive um chileno que era menor de idade quando foi torturado pela ditadura Pinochet por ter seus pais envolvidos na oposição ao regime. Hoje, se encontra paralítico. O que gostaria é que isso nunca mais ac0ntecesse e para isso, é preciso que os responsáveis sejam punidos para que sirvam de exemplo. Não há o que discutir, mas condenar nessa matéria. Acho que vc., Doria, foi pela segunda vez infeliz em seu comentário, que julguem seus leitores. Na minha opinião vc. deveria se desculpar pelo que escreveu nos comentários do post “Intolerância”. Não me envergonho de nada do que escrevi aqui, mas teria uma vergonha imensa se tivesse escrito aquele seu comentário. Vc. para mim, continua contraditório e pouco racional nesse assunto. Pode me censurar por meus comentários serem desagradáveis a vc., mas isso será apenas mais uma contradição de seu procedimento. Lastimo por vc., sinceramente.
    Por fim, vc. confunde ponto-de-vista com intolerância. Sim tenho opiniões formadas sobre vários assuntos e venho aqui debater. Não sou mesmo uma pessoa sem convicções e abúlica, pois se assim fosse não poderia nem me expressar. Mas sou aberto aos raciocínios de correntes de opinião que são contrárias ao meu modo de pensar. Leio com atenção os liberais e reconheço que encontro às vezes alguns bons argumentos sobre assuntos diversos. Mas tenho visão crítica a respeito dos argumentos liberais ou neo-liberais que não me convencem. Aqui todo mundo sabe quais são e faço questão de citar obra que li quando posso. Não acredito que seu julgamento sobre minhas opiniões sejam generalizadamente de todos que aqui freqüentam. Agora se vc. deseja comentaristas sem opinião, acho que estou mesmo em lugar errado ou talvez seu blog, já que a web é lugar de liberade de opinião, em geral. Abs, e um bom dia.

  • 20 Chesterton // 9/January/2008 às 11:47

    Pax, matando um relativista.

  • 21 proftel // 9/January/2008 às 11:49

    Darwinista:

    É, e o que falamos prô Direitoba lá embaixo prá mim está de pé, vale aqui e daqui prá frente.
    A coisa fica mais saudável quando a gente passa batido, não tem como ser contestado e o kra fica falando sozinho.

  • 22 confetti // 9/January/2008 às 11:54

    entao….vamos furar logo essa merda desse furunculo…assim o pus sai e o machucado cura……mas isso doi

  • 23 Darwinista // 9/January/2008 às 11:55

    proftel,

    Fechamos nessa questão, então.

  • 24 confetti // 9/January/2008 às 11:55

    alê, reveja seu coment 4, senao vou me sentir inconfortavel !:

  • 25 nada será como antes // 9/January/2008 às 11:56

    Estes posts sobre “intolerância” têm recebido comentários bastante intolerantes, daí minha abstenção.

    Em várias ocasiões fui gratuitamente insultado por indivíduos certamente incapazes de conviver com diferenças de qualquer espécie.

    Considero correta a atitude de Pedro Doria em não contemporizar com preconceitos.

  • 26 Mantovani // 9/January/2008 às 11:56

    Boa Pedro. Tenho um amigo que diz que blogs são miniditaduras então quem n]ão se enquadrar xô tchau passar bem. Gente que não saber ser civilizado tem que dançar mesmo. Continue assim parabéns pelo blog

  • 27 proftel // 9/January/2008 às 11:57

    Pax, você teve um embate pesado com o Direitoba um tempo atrás, partiram “prás cabeças” como se diz por aí, houve muito bate-boca e a coisa degringolou.
    Acompanhei de longe, a meu ver a coisa não é por aí, debater idéias é uma coisa, partir prá agressão pessoal é golpe “abaixo da cintura” como diz a Alba.
    Você há de convir que no calor do debate muitos perdem as estribeiras e a coisa fica feia.
    É nesse ponto que a gente precisa parar e pensar no nível que queremos para o vício aqui (como diz com muita propriedade a Confetti).
    Um pouco mais de cabeça fria no teclado é a minha sugestão.
    Só isso.

    :-)

  • 28 Darwinista // 9/January/2008 às 11:58

    Acho que seria legal se o Mané se manifestasse também.

  • 29 Eduardo // 9/January/2008 às 11:58

    Caro Pedro Dória,

    A discussão foi mesmo muito baixa. E até agora não entendi o que aconteceu.
    Aliás, esse conceito de raça é um tanto estranho.
    Sou ateu e não sou judeu, mas confesso que tenho certa simpatia por Israel. Mas por que falar mal de judeu é tido como racismo? O judaísmo não é uma religião? Não seria o mesmo que falar mal dos católicos? Fiz essa pergunta a um colunista da Folha, o Sr. HelioSchwartsman, que é judeu, e ele disse que ser judeu era mais ou menos como ser italiano. Mas não existe raça italiana. Ou existe?
    Sinceramente, não consigo entender essa questão.
    Se tiver um tempo para responder, ou quiser aprofundar no assunto, seria ótimo.
    Ah, fez muito bem em retirar os comentários racistas.

    Grande abraço,

  • 30 Pax // 9/January/2008 às 11:59

    Tô nessa confetti. E o Chesteton fica. Pronto, mais claro, impossível.

    O Chesterton e o Mr X crescem este boteco. Sem eles o Pedro Doria diminui um bocado. E vou continuar brigando com o Chesterton sempre. Gosto de discutir com gente inteligente, mesmo que com alguma grosseria, mas não com psicopatia, neurose ou racismo, que não é o caso.

  • 31 Fred Schmidt // 9/January/2008 às 12:01

    Pedro Doria

    Acho interessante esclarecer a frase dita por você, se não, vai haver mais confusão.

    “Tenho certeza de que nosso Mané é um negro de alma branca. “

  • 32 proftel // 9/January/2008 às 12:01

    Confetti, o Direitoba parou de pegar no seu pé, taí a prova de que quando a gente fala ele se dá conta que a coisa está extrapolando e manera.
    De boa, lembro bem daqueles dias.

    O post vai acabar mudando de nome pra “Roupa suja”, putz.

  • 33 Mr X // 9/January/2008 às 12:02

    confetti #22, eca!

  • 34 Monsores // 9/January/2008 às 12:02

    Boa tarde, pessoal.

    Nessas horas sinto falta do Joseph Mario. Ele sempre me faz rir com os absurdos que escreve. Pelo menos quebra esse clima chato.

  • 35 Monsores // 9/January/2008 às 12:03

    Ahh e sinto falda do Ed Lascar também. Ele é sempre da turma do “deixa disso”.

  • 36 confetti // 9/January/2008 às 12:04

    mr, Abyssus abyssum invocat

  • 37 confetti // 9/January/2008 às 12:05

    andré, nao queremos deixar disso, queremos réglement de comptes de uma vez por todas, senao nao conseguiremos ser felizes nesse vicio !

  • 38 Monsores // 9/January/2008 às 12:05

    Salut, doce confetti!

  • 39 Alba // 9/January/2008 às 12:06

    PD,

    Hesitei em escrever porque imagino que só trará mais lenha a essa fogueira.

    Não vou comentar mais no seu Weblog por um bom tempo. E não o faço por conta da grosseria do Chest. Já tivemos embates antes e ele bem sabe que não sou “florzinha” e nem covarde.

    Simplesmente o desenvolvimento do post abaixo provou, para mim algumas teses e elas desembocam num cenário um tanto deprimente.

    Portanto, decido me poupar.

    A propósito, Cecilia, Nat, Surf , Darwinista e proftel. Obrigada.

  • 40 Monsores // 9/January/2008 às 12:07

    Eu sei, querida. Mas não me felicita ver o que o Chesterton - o qual popuarei de adjetivos, escreveu para a Alba no post anterior.

    Essas coisas me irritam profundamente. Me dá vontade de voltar a ser um leitor, tão somente.

    E eu não sei até que ponto fomentar mais discussão é a solução do problema.

  • 41 proftel // 9/January/2008 às 12:07

    Olha, tô cascando fora.

  • 42 Monsores // 9/January/2008 às 12:08

    Ish, que feio:

    … o qual pouparei ….

  • 43 Mr X // 9/January/2008 às 12:09

    Eduardo #29,
    Acho que a associação do anti-judaísmo com o racismo vem da identificação que os nazistas fizeram do judaísmo como raça. Teoria furada, claro, mas serviu pra matar milhões. Aliás o próprio conceito de “raça” em geral é furadíssimo.

    Nada #25,
    Espero que não se refira a mim, tá querendo me insultar? Grr. ;-) :-P Se tem alguma coisa que aceito são diferenças, tanto que não suporto os que querem “igualdade” a todo custo.

    Fred,
    Também estranhei, o Mané negro de alma branca? Achei que fosse branco de alma negra. (no bom sentido).

    E a todas essas, o Fucs sumiu. :-( Será que volta?

  • 44 nada será como antes // 9/January/2008 às 12:10

    Sem divergência não há discussão ; sem discussão não há aproveitamento.

    Apenas é conveniente que todos percebamos que é preciso respeitar as diferenças, pois não decidimos o futuro da humanidade neste blog e sem divergências ficaremos calados.

  • 45 Mr X // 9/January/2008 às 12:11

    Poxa Alba,
    Vai imbora não. :´-(

  • 46 confetti // 9/January/2008 às 12:12

    andré, fomentar discussao ? nao…estamos falando de respeito mutuo, de como se respeitar nessa jungle anonima onde o limite è o comportamento de cada um …
    somos amigos, precisamos nos conhecer melhor, fazer escolhas e renuncias ! a palavra é uma arma, temos usado sem cuidado

  • 47 confetti // 9/January/2008 às 12:14

    nao posso ficar nem mais um minuto com vc…sinto muito amor, mas nao pode seeeer !!

    dropping out

  • 48 Danilo Maia // 9/January/2008 às 12:15

    PD,

    Falando sobre intolerância, andei refletindo sobre religiões e cheguei a uma conclusão que pode dar boa discussão: a igreja cristã não é menos violenta (potencialmente) do que a islâmica. O que aconteceu é que no mundo ocidental o iluminismo fez prevalecer algumas de suas principais teses, e hoje não haveria espaço para imposições radicais por parte da igreja.

    A igreja católica é tão intolerante quanto o Islã, apenas não tem mais poderes para perseguir e condenar seus “infiéis”. Ainda assim, seus dogmas se mantém tão indiscutíveis e imutáveis quanto os de outras crenças.

    A violência fundamentalista do Islã só será superada quando nascer no mundo árabe um iluminismo, que obviamente tem que vir de dentro, e não de fora.

    É isso mesmo ou estou sendo ingênuo?

  • 49 Jåµë§ ßønd™ // 9/January/2008 às 12:16

    -= Vamos votar ?!

    Chesterton fica?
    [ ] SIM
    [ ] NÂO

    Pedro SDTB fica ?
    [ ] SIM
    [ ] NÂO

    Que tal ? ]:-)

  • 50 confetti // 9/January/2008 às 12:17

    votando rapidinho antes de sair :

    SIM

    NAO

  • 51 Jåµë§ ßønd™ // 9/January/2008 às 12:18

    -= Uh… tem razão Fred… a #31 foi de fazer pensar no paradoxo.

  • 52 Chesterton // 9/January/2008 às 12:19

    A Alba não tem coragem de desenvolver suas opinioes sobre as teses que considera deprimentes.

  • 53 Chesterton // 9/January/2008 às 12:20

    James Bunda, vai se fuder.

  • 54 Mr X // 9/January/2008 às 12:24

    Ora queisso!

    Acho que todos tem que ficar. Direitoba, Chest, Mané, André Fucs e Alba.

    Brigas sempre existem. Passam. Por ex, tenho claras diferenças com o Direitoba e com o Nada e com o Bitt, e em (poucas) ocasiões não tive como me conter e cheguei mesmo a insultá-los. Merecidamente, é claro, mas isso não tolhe o fato de que tenha usado insultos, que são formas baixas de discussão. Melhor realizar a discussão com o máximo de educação.

  • 55 Elias // 9/January/2008 às 12:26

    “Ou será que tolerar os intolerantes promove a intolerância… portanto é preciso que os tolerantes sejam intolerantes com os intolerantes… ?” (Mr. X)

    É isso mesmo, X.

    Quando Kennedy e, mais adiante, o marido de Lady Byrd, foram pra cima dos racistas norte-americanos, houve gente que chiou. Houve quem dissesse que aquilo era um atentado à liberdade de opinião; que, o direito de opinião era garantido pela Constituição; que nada deveria obstar a que uma pessoa tivesse “opiniões racistas”, etc e tal.

    Ora, levar o conceito de “liberdade de opinião” a esse extremo é uma indecência! Uma imoralidade!

    Se um cara resolve viver sozinho, no meio do nada, sem contato com nenhum outro ser humano, ele pode ter a opinião que quiser. Problema dele.

    A partir do momento em que ele decide viver em sociedade, isto implica abrir mão da liberdade absoluta. Ele tem que se submeter a certas regras, que a sociedade impõe a si mesma.

    No Brasil, em boa hora se decidiu que racismo é crime. E ponto!

    Não vejo por que ser tolerante com criminosos. Criminoso tem que ser tratado a pau. E pronto!

  • 56 Fred Schmidt // 9/January/2008 às 12:30

    Mr X

    43

    Companheiro eu gosto mais de você a partir de hoje (se é que é possível).

    “Aliás o próprio conceito de “raça” em geral é furadíssimo. ”

    Porque eu sempre falei aqui, raça é besteira, religião é besteira.

    Porque é besteira?

    Porque eu vejo a turma que acredita no mesmo Deus, se matarem - judeus - católicos - missulmanos.

    Acabei de fazer um comentário no post anterior exatamente sobre isto, apoiando a idéia que Veríssimo levantou:

    O homem é um animal quase irracional.
    A violêncioa entre humanos é um fato.

    É só assistir a saída dos estádios num jogo Palmeiras e Coríntians.

    Raça é besteira, é uma evolução (na minha opinião, bem precária ainda) de um ser dito, irracional.

  • 57 Jåµë§ ßønd™ // 9/January/2008 às 12:30

    -= Hm… Chest… deixe-se levar pelo contagiante espírito de Democracia.

  • 58 Chesterton // 9/January/2008 às 12:34

    não james Bunda, demcoracia é apenas um método de escolha de governantes, não serve para condenar ninguem a forca por exemplo. Vai estudar.

  • 59 Jåµë§ ßønd™ // 9/January/2008 às 12:34

    PS: eu “voto” por AMBOS ficarem… não se discute opiniões fingindo que o outro lado não existe.

    E, PD, vai censurar mesmo?
    Não concordo, mas respeito.
    Seu blog, suas regras.

    Mas, de novo, não concordo.

  • 60 Renato Gonçalves // 9/January/2008 às 12:35

    Vou aproveitar a deixa do blog do Ryff, para fazer uma recomendação.
    ESPADA DE SÃO JORGE no lombo desse povo encapetado, possuido por ignorâcia cronica e sem educação de berço.
    Tenho dito.

  • 61 Chesterton // 9/January/2008 às 12:35

    judeu é de raça branca.

  • 62 Fred Schmidt // 9/January/2008 às 12:36

    Desculpem, ficou faltando colar o que veríssimo concluiu:

    “Continuaria tudo a mesma merda. Ao invés da porrada comer por motivos “religiosos”, comeria por que um não gostou da cor das calças do outro, ou quis pegar a mulher do outro, ou quis roubar os recursos do outro, ou porque o outro é feio, bobo e chato e pronto.
    O inferno são os outros. E nós somos o outro do outro. “

  • 63 Chesterton // 9/January/2008 às 12:37

    James Bunda, voto popular não decide a vida nem a morte de ninguem, assim como ninguem pode ser absolvido pelas urnas, como os petistas gostam de dizer.

  • 64 Jåµë§ ßønd™ // 9/January/2008 às 12:40

    -= Chest… você está REALMENTE chateado com isso. Tanto que se equivocou com a definição de Democracia.

    Eu não preciso estudar. Você precisa relembrar.

    Da próxima vez, eu explico que é piada. E ainda coloco “haha” no final, só pra você ter certeza.

  • 65 Chesterton // 9/January/2008 às 12:42

    qual é a definição de democracia?

  • 66 Fred Schmidt // 9/January/2008 às 12:43

    Excluir alguém é o máximo da intolerância.

    Francamente.

    Chest me bate na cara todo o santo dia.
    Nunca me revoltei contra ele.
    Só discordo e digo o que penso.
    Muitas vezes ironizo ou goso ele, mas nunca fui capaz de agredi-lo, e creio que agindo desta forma acho que ele hoje me respeita bem mais.

    E acho que sempre agi assim, aqui neste prestigiado blog, mesmo quando fui mandado embora deste prestigioso pelo Josef Mario, que amo e respeito de montão.

    Ja tomei na cara aqui de quase todos, na minha ignorância alguns ja se ressentiram de mim, mas peço perdão.

    Somos humanos logo, mais que imperfeito.

    Excluir alguém é a impossibilidade de melhorar esse alguém.

  • 67 Jåµë§ ßønd™ // 9/January/2008 às 12:43

    -= PS: não contem ao Sammy Davis Jr…. deixe-o descansar em paz.

  • 68 Jåµë§ ßønd™ // 9/January/2008 às 12:47

    -= @Fred: Disse tudo.

  • 69 Darwinista // 9/January/2008 às 12:47

    Alba,

    Lamentarei muita sua ausência. Mas compreendo. Grande abraço.

  • 70 HRP Mané Reloaded // 9/January/2008 às 12:52

    Questão de opinião jornalista….o que Israel faz é vil, podre e desonesto!
    Pouco importa se há pessoas que viveram sob o tacão nazista aqui , lendo esse blog………jamais será o medo de ferir sentimentos delicados que me fará deixar de somando informações e fatos formar uma opiniãoe convicção….até porque não preciso de audiencia e não tenho rabo preso com qualquer um…………sua opinião ….minha opinião….Israel faz um grande campo de concentração…..Coma desse prato quem quiser…..ainda se pode escolher……….

  • 71 Whatever // 9/January/2008 às 12:54

    PD, antes de mais nada queria dizer que NAO sou racista, acho q todo ser humano deve ser tratado de forma justa e imparcial (exceto corintianos, obviamente).
    Mas censurar comentarios racistas nao e’ um atentado contra a liberdade de expressao? Afinal, liberdade de expressao significa poder falar o q quisermos, mas tambem somos obrigados a ouvir aquilo q nao queremos…

  • 72 De La Silva // 9/January/2008 às 12:56

    Bom dia,

    eu concordo com o comentario 62.

    Se não for motivado por racismo, religiao, futebol, etc…, às desavenças ocorrerão por qualquer outro motivo.

    Esta escrito em nosso código genético.

    O ser humano é um macaco metido a besta! (calma, eu estou me referindo aos nossos antepassados primatas. É uma visão baseada no darwinismo)

  • 73 Renato Gonçalves // 9/January/2008 às 12:56

    O Pedro Doria pode até não impor censura prévia aos comentário idotas, mas os comentaristas podem ler e ignorar o ponto de vista, não replicando o comentário.

    O Chesterton aparece por aqui e fica “batendo boca” porque alguem faz réplica do comentário dele.
    O mesmo vale para o Pedro Superdireitoba.
    Se o comentário ofende, basta ignora-lo.
    Depois o dono do blog apaga o comentário mais tarde. Assim ele cai no esquecimento.

  • 74 Darwinista // 9/January/2008 às 12:58

    Ai meu Deus, lá vamos nós de novo…

    De La Silva,

    O Darwinismo NÃO afirma que nós somos descendentes de macacos!

    (Caramba, vou começar a contar quantas vezes eu tenho que escrever isso aqui…)

  • 75 Darwinista // 9/January/2008 às 12:59

    Whatever,

    Com sua licença, eu sei que você se dirigiu ao PD, mas racismo é crime. Logo, comentários racistas também são. Logo…

  • 76 Renato Gonçalves // 9/January/2008 às 13:02

    Ganhei um “Your comment is awaiting moderation” :(
    Voltarei para o “Blog Zumbi” do Calil.

  • 77 De La Silva // 9/January/2008 às 13:05

    Darwinista,

    o POST é sobre intolerância…não fuja do tema.

    o homem é o resultado de um ramo evolutivo muito próximo dos macaquinhos. Inclusive posso afirmar que, segundo o Darwinismo, nossos ancestrais mais remotos eram seres unicelulares.

  • 78 Jåµë§ ßønd™ // 9/January/2008 às 13:05

    @Darwinista

    Eu tenho uma dúvida… nos EUA é crime também, mas eles aceitam, com reservas claro, as manifestações da KKK… inclusive tendo organizações com representantes políticos oriundos … se não me engano.

    Eu já ví na TV algumas manifestações dessas sendo tratada como qualquer outra.

    Isso é liberdade de expressão PURA ou é algo diferente ?

    Como se define o crime no que se diz ?
    A linha é tênue?

  • 79 De La Silva // 9/January/2008 às 13:06

    Darwinista,

    o post é sobre intolerância…não fuja do tema.

    o homem é o resultado de um ramo evolutivo muito próximo dos macakinhos. Inclusive posso afirmar que, segundo o Darwinismo, nossos ancestrais mais remotos eram seres unicelulares.

  • 80 Jåµë§ ßønd™ // 9/January/2008 às 13:07

    (Acho que bati o recorde de comments de 2007 num só post)

  • 81 De La Silva // 9/January/2008 às 13:09

    Nao acredito nisso…

    eu respondi para o darwinista e apareceu

    “your comments is awaiting…”

    Mas la no post foi escrito que não haveria censura prévia…assim não pode! assim não dá!

  • 82 De La Silva // 9/January/2008 às 13:11

    Eu havia dito que…

    “Inclusive posso afirmar que, segundo o Darwinismo, nossos ancestrais mais remotos eram seres unicelulares.”

  • 83 Darwinista // 9/January/2008 às 13:13

    Boa pergunta, James.

    Na minha leiga opinião, porque seria legal mesmo ler algum jurista escrevendo sobre isso aqui no blog, a manifestação racista é crime e, se é tolerada aqui ou nos EUA, é por algum tipo de acochambramento.

    Acho que a liberdade de expressão é utilizada também pra fins escusos. Além disso, lei é lei. O cara pode até ser racista, mas se isso é contra a lei, o cara não pode declarar suas opiniões abertamente e pronto. E eu concordo, acho que tem mais é que ficar quieto mesmo.

  • 84 Darwinista // 9/January/2008 às 13:13

    De La Silva,

    Vai ver que você me xingou no seu comentário… :-)

  • 85 De La Silva // 9/January/2008 às 13:18

    Que nada Darwin…

    eu apenas falava que “evoluimos” de uma coisa “comum”…

    algum termo que utilizei foi censurado

  • 86 De La Silva // 9/January/2008 às 13:19

    Se eu disser que tenho um profundo nojo dos participantes do BBB8, estarei sendo intolerante e racista?

  • 87 Darwinista // 9/January/2008 às 13:19

    Bom, depois que, e se for liberado, eu te respondo.

  • 88 Darwinista // 9/January/2008 às 13:20

    De La Silva,

    Eu também tenho nojo dos participantes do BBB 8. Já DAS participantes…

  • 89 pedro superdireitoba // 9/January/2008 às 13:41

    Taí, já tem gente agitando seus ditadoreszinhos internos, tipo Confetti de Carnaval e Pax. Vcs. se irritam comigo, né? Mas o contrário também é verdadeiro. E aí? Lanço uma pesquisa para saber quem fica entre nós? É tão bom dialogar com vaquinha de presépio?

  • 90 Nat // 9/January/2008 às 13:54

    Alba, querida, te entendo perfeitamente. Nos vemos em outras paragens ;- )

  • 91 HRP Mané Reloaded // 9/January/2008 às 13:54

    Olha …tanto Chesterton com Mr.X não se escondem atraz de palavras… são mesmo de direita e no caso do Mr….republicano!
    EEEEE………
    Mas ao invés de só menos prezar , até sugerem soluções para nossos problemas……a questão é……..como se pode fugir a criticar alguém(se discordamos) quando ele se apresenta com a fantasia e as bandeiras de suas convicções e as coloca como armas de luta?….Não é ele que procura?
    Que aceita a contenda….EEEEEEE?
    Ademais…..não se pode ser cego o tempo todo por razões pragmaticas (lá vem o pragmatismo hipocrita com tábua de salvação para a figura do reducionismo).
    Encarar que povos massacram povos….mas negar esse fato só por respeito a normas sociais de comportamento não é para seres inteligentes e civilizados…..
    Defendo que , SEMPRE, se ponha os pingos nos “is”.

  • 92 Theo // 9/January/2008 às 13:55

    Albinha não sai não!!!!

  • 93 cristina // 9/January/2008 às 13:58

    Comento só para dizer que, e já que o seu post é dirigido aos comentadores/leitores, concordo consigo completamente e com o que escreveu a Alba.

    Agradeço a sua decisão. Já escrevi por aí, em relação a um comentador especifico, que nunca confundi liberdade de opinião com falta de educação e mau caracter. há pessoas com um prazer especial (quase lhes sentimos o espumar da boca), em humilhar os outros, em ofender, em insultar, em rebaixar. é assim que se fazem notados e é assim que tentam sobrepor-se aos outros. Está EXCLUSIVAMENTE nas suas mãos permiti-lo. é chato, coitados, faz pena, mas isso trata-se em sede de consulta de psiquiatria e não num blog. nem você é psiquiatra nem nós.

    um abraço e força.

  • 94 Theo // 9/January/2008 às 13:59

    Danilo Maia,

    Que teoria furada essa sua, primeiro o cristianismo não é igualmente violento ao islã, ele é muito pior.
    segundo, mundo árabe é só uma pequena parte do mundo muçulmano e terceiro, iluminismo no islã???? o iluminismo só surgiu na europa para enfrentar as imposições da igreja católica, não existe imposição de lideres muçulmanos, o que existem são ditadores muçulmanos que são bancados pelo ocidente.

  • 95 Rachel // 9/January/2008 às 14:32

    Gente, que discussão sem eira nem beira. Todos nós sabemos o que é preconceito e pré-conceito, e quando estamos nos aproveitando de ambos.

    Mas enfim.. sugiro a seguinte leitura, que apesar de não ter sido escrito por em expert, está interessante (principalmente por abordar o problema q tivemos aqui hj):

    http://meadosemiudos.blogspot.com/

  • 96 Clara // 9/January/2008 às 15:00

    Olha, felizmete não acompanhei a baixaria que rolou, fico sabendo agora, pelo Pedro. Que escreveu um texto comovente e verdadeiro.

    Obrigada, Pedro!

  • 97 Moisés // 9/January/2008 às 15:05

    O Pedro tem toda a razão. É que, muitas vezes, fica difícil não fazer generalizações. É o tipo de erro que todos nós, vez ou outra, cometemos. O problema maior é se valer de generalizações para ofender uma raça, uma cultura, ou uma religião. Vamos ver como é que fica daqui pra frente.

  • 98 Felipe // 9/January/2008 às 15:13

    Caro Pedro,
    para deixar bem claro a diferença entre o regime nazista e o regime do Estado de Israel você deveria expor aqui no blog uma tabela mostrando o número de judeus mortos pola Alemanha Nazista comparado ao número de palestinos mortos por Israel. Acredito que isso será ótimo para que muitas pessoas percebam as diferenças.
    Um abraço

  • 99 De La Silva // 9/January/2008 às 16:31

    Eu tinha uma estoria para contar…

    O início era assim:

    “Três palestrantes perderam-se na floresta: um indiano, um argentino e um judeu…”

    Mas agora fiquei com medo…vai que tem algum argentino lendo esse blog!

    Não me arrisco!

  • 100 Cecilia // 9/January/2008 às 17:13

    Alba,
    compreendo, mas fico triste com a tua decisão. Teus comentários sempre me sinalizaram uma atuação agregadora, moderada, e respeitosa. Aceitavas mesmo as participações mais agressivas, propunhas constantemente o aprofundamento dos temas, alertavas sobre a enorme complexidade de certos assuntos, muitas vezes tratados de forma simplória ou maniqueísta e era evidente o teu prazer por novos enfoques, novos conhecimentos e novas informações.
    Vou sentir tua falta e espero que não demores muito a retornar.
    Um abração e todo meu carinho.

  • 101 Andre Fucs // 9/January/2008 às 19:47

    Alba,

    Fico feliz com os comentários que li nesse e no outro post. Fico feliz… muito feliz.

  • 102 Ricardo Cabral // 9/January/2008 às 19:51

    Alba, não tinha visto direito a atitude cretina do Chest para contigo. Fico chateado que você prefira interromper o debate, pois se tem uma característica que aprecio nas tuas intervenções é a capacidade de (e o interesse em) olhar para comentários de posições divergentes e encontrar neles possíveis pontos de encontro, daqueles que permitem que exista algo de diálogo no meio de muitos monólogos.

    E Chest, a leitura tosca que vc fez dos comentários da Alba me faz pensar que é hora de vc trocar a medicação. Além da grosseria que anda te caracterizando faz tempo, a sua capacidade de compreender textos já está pra lá de rala. Diga-se de passagem, faz tempo que ando sem debater com você. Deixou de ser divertido, sabe?

    Ah, se em meus próprios comentários sei lá como você encontrar alguma acusação de racismo dirigida a você — não bastando enxergar algo assim no texto da Alba… que piada de mau gosto! —, em vez de me processar, será melhor que os teus parentes te interditem de uma vez. Esse seu comportamento delirante começa a preocupar.

  • 103 Ricardo Cabral // 9/January/2008 às 19:54

    Cordiais saudações, André Fucs. E a Alba merece um desagravo, não?

  • 104 Andre Fucs // 9/January/2008 às 20:15

    Ricardo,

    Vi por alto a discussão e achei absolutamente deplorável a forma com que o chesterton se dirige a Alba. Acho que das pessoas desse blog ela é uma das únicas que como você bem observa, tem a rara qualidade de escutar, interpretar e aprender com a opinião alheia.

    Infelizmente o Chesterton demonstra com uma certa freqüência contra algumas pessoas. Eu sinceramente não sei a razão para tanta agressividade.

  • 105 Andre Fucs // 9/January/2008 às 20:21

    Senhores e Senhores do blog,

    Não creio que tenho muito o que acrescentar aos posts do Pedro nem à recente baixaria que se deu nos últimos dias.

    Felizmente diante dos infelizes comentários do sr HRP Mané Reloaded não é preciso fazer muita argumentação. HRP se diz livre de preconceito mas insiste em me rotular, como se as minhas opiniões acerca do Brasil tivessem algo a ver com minha opção religiosa. Não satisfeito, encurralado no canto da sala, Mané conseguiu usar 5 vezes a palavra judeu(s) para afirmar que sou arrogante, vale lembrar que, apesar de afirmar o contrário, o Sr Mané já fez comentários não direcionados, generalizados e preconceituosos, em geral envolvendo típicos argumentos anti-semitas tais como a ganância e usura. Esse papinho de “o problema é com um somente” não cola.

    Em suma, uma grande tristeza para esse espaço.

    Bola pra frente que se der mole a justiça existe para ser feita…

  • 106 Joelson // 9/January/2008 às 21:06

    Algumas atitudes, com taxar isso e aquilo de reducionismo, servem como uma venda para os olhos que nos isola da realidade.
    Não entender, não perceber( ou não querer ambos) o que acontece no país, é outra coisa.
    O exercício da cidadania nos insere em um contexto que não nos permite taxar de reducionismo a discordância, não nos permite “tirar o corpo fóra” e cantar o hare krishna.
    Juízo, moço, seu trabalho é muito bom pra ser jogado na vala comum da alienação…

  • 107 HRP Mané Reloaded // 9/January/2008 às 21:34

    É! Tabela entre palestinos mortos…e pessoas de religião judaica mortos…na balança………. pode?
    Não dá pra dialogar!
    Aí vem o faraó e diz que sou burro….eeeeeeeeeeeee.

  • 108 Tia // 9/January/2008 às 22:25

    Quero dizer que o Ricardo Cabral , Andre Fucs e tantos outros que sairam em defesa da Alba estão de parabéns. Não que ela precise que a defendam, pois ela maior que isso tudo. Mas é bom saber que tem gente com coragem aqui.

    Alba se você ainda tiver por aqui um beijo queridíssima!!

    Todas essas agressões me fizeram lembrar da profecia bíblica:
    “…Pois os homens serão amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, pretensiosos, soberbos, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desleais, sem afeição natural, não dispostos a acordos, caluniadores, sem autodomínio, ferozes, sem amor à bondade, traidores, teimosos, enfunados de orgulho…”

  • 109 HRP Mané Reloaded // 9/January/2008 às 22:28

    Joelson…vento fresco da noite!

  • 110 proftel // 9/January/2008 às 22:32

    HRP, e-mail.

  • 111 Natan Pardinho // 10/January/2008 às 2:34

    bom…a panelinha está fervendo….rs

    dois pontos:

    …pelo que pude perceber, este tal de Chesterton é um típico caso de carência afetiva…

    …caracterizo isso tudo que ocorre apenas como guerrinha de egos…(haja baixa-estima)…

  • 112 Natan Pardinho // 10/January/2008 às 2:38

    Danilo Maia…

    viajou na maionese…

    vá conhecer um pouco de história, pra evitar escrever barbaridades….a civilização ocidental é o que é graças à Igreja Católica…

  • 113 Elias // 10/January/2008 às 11:33

    Só agora é que soube qual foi exatamente a agressão que o Chester fez à Alba.

    É uma pena…

    Como regra não escrita, esse tipo de agressividade raramente foi praticado pelos comentaristas veteranos do Weblog. Em geral, as agressões partiu de algum novato mais afoito. Quando repreendido ele moderava ou sumia (pelo estilo, alguns até reapareceram com outro nome).

    Gozado é que, nesses casos, a repreensão mais severa geralmente partia de comentadores que nem concordavam com o ponto de vista do agredido. Em várias oportunidades, por exemplo, o Mr X repreendeu alguém por ter se dirigido agressivamente a um(a) comentador(a) de cuja opinião o próprio Mr X não compartilhava.

    Isso é que fez do Weblog um espaço de discussão entre pessoas que colocam o respeito mútuo acima das divergências que, eventualmente, tenham entre si.

    Parece que isso está acabando.

    E é uma uma pena que uma das evidências disso tenha sido proporcionada exatamente pelo Chesterton, que é um dos veteranos do Weblog e a quem reputo inteligente, culto e com senso de humor. Não necessita recorrer a baixarias pra argumentar.

    Pior ainda com a Alba, que sempre tratou a todos com muito respeito.

    O fato é que, desde há algum tempo, é perceptível uma certa tendência ao baixo nível no Weblog, pelo menos em alguns debates. A gente sabe que, por vezes, há uma linha fina separando a ironia da baixaria. E, nem sempre, quem transita por esse campo minado tem a sensibilidade de sacar quando o limite foi rompido. E parar, antes que a coisa desande.

    Há alguns dias o Microempresário me censurou, porque eu disse que ia castrar o Chesterton e vendê-lo como odalisca a um beduíno estuprador de camela. Na realidade, é um sarro antigo que tiro com o Chesterton. O Microempresário, comentador mais recente, não sabia e chiou. Tive que explicar e parar com a brincadeira.

    O que o Microempresário não sabia é que, entre os comentadores veteranos, esse tipo de sarro não passa de “gancho” para uma réplica espirituosa.

    Tempos atrás, por exemplo, nós, o pessoal da “esquerda”, começamos a dizer que o Mr. X acredita que tem uns 2 ou 3 comunistas embaixo da cama dele.

    Mr X confirmou a existência dos 3 comunistas sob a cama, e disse mais: que os comunas vão bem, obrigado, porque ele os alimenta com ração vitaminada pra jumento… e foi por aí.

    Esse sempre foi o clima que, de uns tempos pra cá, vem se perdendo.

    A tendência à baixaria fez com que eu praticamente desistisse de comentar certos temas, como Israel, por exemplo. Dia desses quebrei a regra e quebrei a cara. Pelas tantas, lá estava um cara me chamando de “apedeuta”.

    Não vejo graça nenhuma em ficar trocando insultos com quem eu nem conheço…

    Bem, já estava evitando comentar no Weblog (aliás, o único blog em que comento). Depois dessa, vou evitar ainda mais. Pra falar a verdade, nem sei se voltarei a comentar.

    Vou voltar de vez em quando e observar. Se o clima for bom, tudo bem. Se não…

    Abraço a todos.

  • 114 Elias // 10/January/2008 às 11:35

    as agressões partiu = as agressões partiram

  • 115 bitt // 10/January/2008 às 11:59

    Ora, ora, ora…

    Albinha, dá um tempo pro chest… Não deve ser fácil viver o tempo todo às custas de neuroléptico. :c)

    Certa vez eu fiz um elogio ao cara e ele saiu me xingando de ignorante pq no elogio tinha uma palavra escrita errada.

    Sempre gostei do WL - aprendi mta coisa interessante aqui, nos 4 anos em q perco algum tempo diário lendo os postos e comentários. Atualmente tenho lido mais do q escrito, por motivos q não cabem discutir. Dados tais motivos, talv seja uma boa providência a q resolvi adotar, a partir de determinado momento: só faço comentários de caráter absolutamente técnico, q me pareça, possam acrescentar alguma coisa ao debate, e dos quais eu tenha total domínio. Evito discutir o conteúdo - é um modo de passar ao largo de chateações.

    Por exemplo: soltaram um braço do chest da camisa-de-força, para q ele pudesse cometer a seguinte estultice psicótica:
    “demcoracia é apenas um método de escolha de governantes”. :c))

    Entendeu o que quero dizer?

    Portanto, relaxa - relaxemos todos - e segue em frente.

  • 116 bitt // 10/January/2008 às 12:12

    Elias,
    isso tb serve pra vc. Por sinal, dos antigos “pesados”, vc é o último resta. Vai sair pq? Basta ignorar a ignorância. Ponto.

    Eu preferia o Mr X de anos atrás, qdo diziam q ele era avatar do PD - uma piada velha, tamb. Era um poço de elegância: lembro as diversas vzs em q o cara abria seus postos (acreditem!) com um indefectível “vc conhece o assunto mto mais do que eu”. Tinha o Renato Neubert, tinha o KCT, tinha o Shina, tinha o Délsio (q depois virou.. vc sabe…), tinha o André Pessoa, tinha o Tom Paixão… O próprio chest ao q parece, estava medicado. Essa gente toda desapareceu. É uma pena. Mas aquele era o NoMínimo. Até hj tenho uma pasta com uns duzentos postos q cortei - mtos são seus.

    Não sei como preservar a qualidade do espaço, mas acho q passa por uma moderação rigorosa. Como o PD insiste em achar q isso é censura, não vejo saída. Mas certamente o sumiço de gente como a Alba e vc contribuirá para acabar de vez com o projeto.

  • 117 Pedro Doria // 10/January/2008 às 12:33

    Vamos lá… é evidente que não quero que a comunidade se esvaia.

    Com algo entre 200 e 300 comentários diários, nem que eu quisesse conseguiria moderar todos os comentários.

    Mas comunidades têm de se auto-regular. A educação e a cordialidade depende de todos. Seria péssimo, para o Weblog, que com o crescimento ele se transformasse num blog como todos os outros blogs grandes, no qual as caixas de comentários são terra de ninguém. Aqui, com freqüência, elas têm mais qualidade do que os posts originais.

    Será que pedir para que ninguém se agrida é tanto assim? Não é possível que um clima que venha de fora do Weblog, mas que domina a blogosfera, possa interferir numa aldeia virtual que todos aqui criamos.

  • 118 Ricardo Cabral // 10/January/2008 às 13:00

    As intervenções do Elias e do Bitt tocam de rebarba num ponto que me parece crucial, que acompanha a própria questão da civilidade entre os comentadores: o humor. Só comecei a comentar no weblog quase no fim do NoMínimo, justamente por achar que apesar do nível das discussões volta e meia ficar muito acima dos meus parcos conhecimentos, havia espaço para o humor, mais do que para meras aulas de erudição. E se às vezes até receita de macarronada virava discussão sobre o melhor molho ser de esquerda ou de direita, o clima era de chacota e tudo terminava com uma pizza no (ou de) centro.

    Nunca imaginei que me veria chamando a atenção do Chest, do Direitoba ou do Mané — papel que nem me cabe, diga-se de passagem, e que me vi exercendo de intrometido, sem nenhum aval do “dono da casa”. Tomara que não me sinta compelido a fazer isso de novo, e que se vier a fazê-lo, que seja devida e certeiramente sacaneado pelos colegas do weblog, com vaias, palavrões, um simples “menos, Ricardo, menos”, ou até uma merecida indiferença. Para mim isso significará que o errado sou eu, e não o ambiente entre nós. E engolindo a vaidade ferida e botando a viola no saco, me desculparei, feliz da vida.

  • 119 Moisés // 10/January/2008 às 13:45

    Nada a ver ficar comparando a política de Israel para os palestinos, com as práticas nazistas. A dimensão é outra. Mas não é por isso que vamos deixar de condenar Israel pelas suas práticas desumanas, sim, com relação ao povo palestino. Resumindo e aproveitando a deixa do título deste post, Israel é bem intolerante com a população palestina, seja de lá, ou dos territórios ocupados.

  • 120 Alba // 10/January/2008 às 14:50

    PD,

    Não quero que pensem que se trata de alguma reèntre meio ridícula, tipo ” A volta da boêmia” ou coisa assim.

    Apenas quero esclarecer alguns pontos.

    1 - Não tenho raiva do Chest. Como eu disse, já discutimos antes, ele já me mandou à merda e voltamos para discutir num outro dia. Disse que aprendo com ele - verdade que não são talvez as coisas que ele queira que eu aprenda, mas não se pode ter tudo, némêss? E, em geral, ele tem humor, embora ultimamente esteja numa agressividade além da conta.

    2 - Como bem notaram o Elias e o bitt, muito se perdeu por aqui, com excesso de agressividade e debates monocórdicos e enfadonhos e, ainda, com disputas pessoais absolutamente cretinas e desta vez não vou me desculpar com os envolvidos, porque acabei entrando de gaiata em algumas delas e garanto que quem vive no meio de adolescentes não tem o fervilhante desejo de frequentar MAIS discussões adolescentes - seja em nome de altos ideais como forem, ou sei lá o nome que queiram dar.

    3- Convivência civilizada pressupõe respeito ao interlocutor. Sei que sempre o demonstrei - até demais, visto que o desaparecido Delsio já me chamou de Irmã Paula ou Madre Teresa, ou whateaver. Só pra repisar o muito óbvio, seria muito bom que mais gente se lembrasse disso e esquecesse um pouquinho o gosto de sangue (uia, essa foi melodramática, mas hoje estou me dando esse direito) – quando em nome de argumentos, usa ataques pessoais pra defender suas crenças. Não tenho mais idade, nem energia pra isso.

    4- Num dos comentários, escrevi que acredito ser responsabilidade de cada cidadão construir a democracia, combatendo o preconceito, por exemplo. E aí, acho mesmo que me
    excedi, já que tentar consertar esse clima horrível é tarefa que exige mais do que uma Irmã Paula. Fui pretensiosa e tola, se é que as duas coisas não são sinônimos.

    5 – Há pessoas que confundem defesa de princípios com defesa de posições pessoais. Também cansei desse capítulo, ainda mais porque me convenci de que, como dizem em alguns filmecos americanos, é gente que não conseguiria entender um princípio nem que levasse uma porrada no nariz do tal princípio.

    No mais, agradeço à Cristina, à Nat, à Cecília, Tia, Ricardo Cabral e Monsores, pelas boas palavras. Retribuo com muita sinceridade, o carinho.

    André Fucs, espero que seu bom texto sobre a Austrália renda uma discussão melhor que a anarquia que se instalou lá em cima, viu? E desculpe-me por não participar dessa vez.

    Elias e bitt – amo vocês!

  • 121 Mr X // 10/January/2008 às 16:27

    Elias,

    Valeu. Sempre foi um prazer debater com você.

    Bitt,
    Bons tempos do NoMínimo… Lembro que uma vez você me chamou de “verme rastejante” por sinal,só porque eu discordava de suas teorias socialistas. :-D Faltou mencionar a também saudosa Srta. Júlia.

    Alba,
    Efetivamente às vezes o pessoal andou exagerando ultimamente. Um abraço procê.

  • 122 proftel // 10/January/2008 às 21:32

    Bom, Alba, acabei de ler seu e-mail e calculei que o comentário estivesse por aqui.

    Creio que no caso específico da Alba houve omissão de muitos confrades.
    A qualidade dos comentários cai visivelmente a cada perda.
    Espero que a Alba a quem respeito muito (mas muito mesmo) reconsidere sua saída.
    Aos demais confrades um grande abraço, não tenho nada a acrescentar e endosso cada palavra, de todos. (Bitt, Elias, Ricardo Cabral, Mr. X e outros que pensam da mesma forma e faltou fosfato para lembrar).

  • 123 Memento Morti O Regresso // 11/January/2008 às 9:06

    Vi esse “post” aqui por cima do ombro do Pedro (que agora é SuperDireitoba?!) outro dia. Pensei que é muito engraçado ver meu estimado esposo sendo repreendido por um rapazinho com idade para ser nosso filho e euhh… não leve a mal Doria, você ainda precisa de comer muito angu para discutir qualquer coisa com ele. O tempo, os muitos anos de estudo, foram muito importantes, não é nada irreparável, largue essa vida aqui de mão e vá estudar que você ganha mais.
    Se as pessoas realmente discutissem idéias haveria menos confusão. Mas como disse alguém por aí, blogs, seus comentaristas e blogueiros em geral, são um festival de ególatras. Tremendo desfile de umbiguinhos e umbigões. Monótono pacas. Geralmente umbigos não têm idéias. Como não têm idéias próprias, ficam repetindo as que lhes chegaram pelas vias do senso-comum. Como dá trabalho conhecer idéias alheias em livros mais alentadinhos que os de auto-ajuda e a leitura de outros blogs, o chamado “nível” só pode mesmo oscilar entre o vale-tudo e o besteirol meloso que lembra muito um Teletubie falando de política se Teletubies falassem de política. Uma tremenda baixaria, estimulada pela ativa participação de Tatie Barbès e Sinhozinho Malta, verdadeiros recordistas no nado em piscina de lama.
    Ademais a uébi é incompatível com profundidade. Tirando os portais institucionais, MD, Carta Maior e os odiosos, porque caros, Muse, Jstor e outros, não há nada que preste.
    Aproveitando a oportunidade, gostaria de chamar a atenção para o fenômeno do circuito de auto-citação de blogs. Eles passaram a ser fonte de informação uns para os outros. Uma espécie de enciclopédia virtual, pior que a Wiki, porque não existe nenhum tipo de controle. Existe uma séria poluição na uébi derivada da proliferação de blogs. O hoax e a besteira não têm inimigos naturais nas comunidades virtuais.
    Deixem a Alba em paz. Recomendo para as férias bem merecidas que ela vai tirar, a leitura do recém-lançado livro de Chin-Tao Wu. Muito bom. Uma única ressalva, a Boitempo continua com problemas na tradução e revisão. Era isso, agora vou visitar o ortopedista, que a osteoporose está devorando minha coluna vertebral. Um problema sério para uma velhinha (melhor idade é gozação né?) ativa como eu. E não suporto a nova (não tão nova assim) dosagem do alendronato, uma vez por semana está destruindo meu estômago!
    Memento, pronta para virar Lenda Urbana.

  • 124 A CONTRADIÇÃO DO SER UMANO // 11/January/2008 às 10:51

    ARROGANCIA:

    1) “é muito engraçado ver meu estimado esposo sendo repreendido por um rapazinho com idade para ser nosso filho”

    2) “você ainda precisa de comer muito angu para discutir qualquer coisa com ele”

    EGOCENTRISMO E CONTRADIÇÃO:

    1- “seus comentaristas e blogueiros em geral, são um festival de ególatras. Tremendo desfile de umbiguinhos e umbigões.”

    CONTRADIÇÃO E O EGO:
    2- “Memento, pronta para virar Lenda Urbana.”

  • 125 bitt // 11/January/2008 às 14:11

    Mr Écs,
    vc está enganado, fio. NUNCA chamei alguém de “verme rastejante”. Em seu caso, por ser ofensa injustificada, em outros, por ser ofensa injustificada ao vermes. :c)

    Prefiro expressões mais elegantes. De fato lembro de ter posto sua sensatez em dúvida uma meia dúzia de vzs, bem como ter atribuído algumas de suas opiniões à “vulgaridade ideológica”; vc, certa vez, me brindou com o qualificativo “punheteiro” e, em outra, me acusou de “cretinismo marxista” (este posto, sobre a biografia de Marx, ainda tenho). Estamos empatados, pois.

    Mas, no fim, fica tudo bem. Já fui chamado de “imbecil”, “ignorante”, “adolescente retórico” (essa, na minha opinião, foi uma das gdes pérolas já recolhidas por aqui). O tamb semi-sumido Villarnovo frequentemente diz q não sei do q falo; o chest, qdo me qualifica apenas de “analfabeto”, é porq está tomado de simpatia por mim.

    Acredite ou não, a única coisa q não gosto de ser chamado é de racista ou sectário. O resto, ponho na conta da vulgaridade retórica.

    Por sinal,
    a diáfana Memento Mori (confessadamente cara-metade do SNJ…) acaba epitetar a nós dois (e ao pp marido, q vive por aqui… é apenas uma constatação, hein???) como “ególatras arrogantes”. É mole ou quer mais? E eu gostei! Insulto de intelectual é outro guarda-roupa, meu caro Mr! Mas, de fato, tenho um umbigo bem bonitinho, era tempo de alguém admitir isso publicamente (tenho fotos do umbigo, disponíveis para enviar). E segundo a simpática macróbia (ela mesmo disse, não eu!) “a uébi é incompatível com profundidade. Tirando os portais institucionais, MD, Carta Maior e os odiosos, porque caros, Muse, Jstor e outros, não há nada que preste”. UAU!!! Toda??? Todinha??? De cabo-a-rabo??? Bom… Vamos atribuir o mau-humor da senhora Jaca aos efeitos perversos do alendronato (suponho q não seja outra ofensa de intelectual). E até por solidariedade, evitar maiores comentários. Se a gente aqui tá levando pau desse jeito, não quero nem pensar no q o pobre senhor Jaca deve estar passando, do outro lado dessa tela… :c)

  • 126 Joelson // 11/January/2008 às 19:33

    Herrar é 1 mano.

  • 127 Memento Zulmira // 12/January/2008 às 8:39

    Mau-humor? Não não não. Nada disso Bitt. Até acharia mais divertido se essas rasgações de lingerie não fossem uma tremenda perda de tempo. Acho que a maioria absoluta das discussões aqui é vazia. E são cíclicas. Ótimas para os aposentados como o Pedro, que o invés de encherem a casa com suas pernas, ficam sentadinhos horas a fio chateando desconhecidos. A autônoma que sou não se aposenta, então não tem tempo para essas coisinhas.
    Ainda acho que fariam melhor, os que têm condições de se deslocar sem grandes problemas, dando uns passeios, pegando um solzinho, observando passarinho, cuidando de gerânios na varanda, essas coisas bucólicas. Ajuda muito a suportar a velhice.
    Esqueci de mencionar a Scielo. E a Redalyc. O Gutemberg é muito estranho. A google books não tem muita serventia. O google acadêmico é útil. Estou cada vez mais inclinada a considerar que a uébi deve ser uma grande biblioteca gratuita, acessível a todos.
    E esse problema dos blogs é sério. Estava explicando ao Pedro que tentei descobrir quem era a brasileira presa e supostamente torturada em Portugal citada por Tarso Genro na entrevista sobre a Operação Condor (que pode ser justificada dependendo do contexto não é isso que dizem os Teletubies bloguistas aqui da área?Devem achar que o Holocausto também pode ser justificado a partir do contexto. Isso é que dá Teletubie se meter a falar de política…) Quem disse que consegui alguma informação séria? Blog desatualizado mantido pela irmã da moça, blogagem solidária de apoio, o mesmo texto confuso e pouco informativo repetido à exaustão. Anúncio de caminhada em Salvador. Informação que é bom necas de pitiribas. Páginas e páginas de blogs em regime de auto-citação. Pouca coisa melhor uma página da Comissão de Direitos Humanos, mas tampouco esclareceu direitinho o imbróglio.
    Acrescente a isso a enxurrada de hoax, de alertas sobre o projeto de desmatamento da Amazônia que tramita no CN há mais de 10 anos, o discurso do ministro da Cultura, Cristovão Chico Buarque de Holanda, o projeto de confisco de contas bancárias contra a pobreza e temos um espaço poluído. É poluição virtual e chateia um bocado. Mais chato e desinformativo só uma coleção de emails do alcaide do Rio. pffff…

Leave a Comment