Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

Uma entrevista aos sábados

December 29th, 2007 · · 299 Comentários

Que eu amo o amor é verdade. Mas por esse amor eu compreendo a soma de todos os amores, ou seja, o amor de homem para mulher, de mulher para homem, o amor de mulher por mulher, o amor de homem para homem e o amor de ser humano pela comunidade de seus semelhantes. Eu amo esse amor mas isso não quer dizer que eu não tenha amado as mulheres que tive. Tenho a impressão que, àquelas que amei realmente, me dei todo. Na minha vida tem sido como se uma mulher me depositasse nos braços de outra. Isso talvez porque esse amor paixão pela sua própria intensidade não tem condições de sobreviver. Isso acho que está expresso com felicidade no dístico final do meu soneto da fidelidade: ‘que não seja imortal posto que é chama / mas que seja infinito enquanto dure.’

Minhas maiores emoções foram ligadas ao amor. O nascimento de filhos, as primeiras posses e os últimos adeuses. Mesmo tendo duas experiências de quase morte – desastre de avião e de carro – mesmo essa experiência de quase morte nem de longe se aproximou dessas emoções de que te falei.

Eu amaria Marilyn Monroe. Foi um dos seres mais lindos que já nasceram. Se só exisitisse ela, já justificaria a existência dos Estados Unidos. Eu casaria com ela e certamente não daria certo porque é difícil amar uma mulher tão célebre. Só sou ciumento fisicamente, é o ciúme de bicho, não tenho outro.

É curioso, a alegria não é um sentimento nem uma atmosfera de vida nada criadora. Eu só sei criar na dor e na tristeza, mesmo que as coisas que resultem sejam alegres. Não me considero uma pessoa negativa, quer dizer, eu não deprimo o ser humano. É por isso que acho que estou vivendo num momento de equilíbrio infecundo do qual estou tentando me libertar. O paradigma máxima para mim seria: a calma no seio da paixão. Mas realmente não sei se é um ideal humanamente atingível.

Detesto tudo o que oprime o homem, inclusive a gravata. Ora, é notório que o diplomata é um homem que usa gravata. Dentro da diplomacia fiz bons amigos até hoje. Depois houve outro fato: as raízes e o sangue falaram mais alto. Acho muito difícil um homem que não volta ao seu quintal, para chegar ou pelo menos aproximar-se do conhecimento de si mesmo.



Vinícius de Moraes entrevistado por Clarice Linspector.

Tags: Gente · Livros · Música

299 Comentários até agora ↓




  • 1 Samoça // 29/December/2007 às 0:23

    Que lindo !!!
    Uma doce inspiração para 2008…
    Obrigada PD !!!

  • 2 Rodrigo Levino // 29/December/2007 às 0:26

    Não é Lispector ao invés de Linspector?

  • 3 Brancaleone // 29/December/2007 às 0:36

    Bela entrevista. Cuidadosamente pré ajeitada para que as respostas saíssem “no gosto” e no “esperado” prum poeta…
    Vou pensar duas, tres, acho que umas dez vezes antes de criticar o Vinicius. Ele é brasileiro, meio famoso e por aqui criticar brasileiro famoso é catar briga na certa com a tietagem póstuma, vide o arquiteto centenário…
    A entrevista deve ter sido “o bicho” não pelo entrevistado, mas pela entrevistadora…

  • 4 Brancaleone // 29/December/2007 às 0:38

    Mas perguntar não ofende né? Então:

    O Vinicius bebia para ser poeta ou bebia porque era poeta?

  • 5 faraó // 29/December/2007 às 7:25

    Ou então, como me diziam antigamente,

    voce é feio porque tá com raiva ou tá com raiva porque é feio?

  • 6 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 7:59

    Bebia para nem ver a cara da facistada que ainda sobrevoa por aí…..caindo de tão velhos de idéias e objetivos……caqueticos dentro do coração!
    E como boa desqualificação…..coloca-se a bebedeira antes da grande obra,,,,tipico de brasileiro recalcado e sulista……toma tenencia peão!
    “Os outros, que não forem reflexo meu, estão sempre errados”!
    EEEEEEEEEEEEEE……….

  • 7 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 9:28

    my God, HRP, você tem que cagar tudo?

  • 8 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 9:55

    Bom Dia Chester!

  • 9 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 10:16

    Pensem na s crianças
    Mudas telepáticas
    Pensem nas meninas
    Cegas inexatas
    Pensem nas mulheres
    Rotas alteradas
    Pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas oh não se esqueçam
    Da rosa da rosa
    Da rosa de Hiroxima
    A rosa hereditária
    A rosa radioativa Estúpida e inválida
    A rosa com cirrose A anti-rosa atômica
    Sem côr sem perfume
    Sem rosa sem nada.

    Provavelmente uma homenagem do bebado a John Foster Dulles!
    EEEEEEEEEEEEEE………….

  • 10 nada será como antes // 29/December/2007 às 11:32

    Vinícius !!!

    Impossível lembrá-lo sem exclamação !!!

    O maior!!! O único que conciliou lirismo e simplicidade estrutural !!!

  • 11 Brancaleone // 29/December/2007 às 12:30

    Pô HRP!!!!!

    Num diz isso não!!! Vinícius dava suas talagadas sim, mas não era para não ver a cara dos fascistas. Acho que um sujeito que bebe para não ver a cara de quem não gosta é um tremendo dum frouxo. Se num gosta do cara vai lá e diz ou então “ajeita” o sujeito na pancada.

    Já música, eu prefiro “Berimbau” com Baden Pwel e Nara Leão…, alías, nas oficinas de Capoeira lá na Casa da Cultura, usamos uma versão do Dinho do Berimbau.

  • 12 Alba // 29/December/2007 às 12:42

    Nada,

    Você está certo sobre Vinícius, viu?

    Josué,

    Bebado ou não, foi grande poeta. Aliás, ficar discutindo bebedeira, ainda mais nessa época do ano, é meio besta, némêss?

    E bravo pela Casa de Cultura! :)

  • 13 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 12:50

    Esse sulista chato tem lá suas virtudes….mas a bebedeira só é da conta do cidadão e das mulheres que deitam com ele(que o bafo matutino é s….!)
    Aliás a bebedeira sobrevive até as encarnações!
    EEEEEEEEEEE……

    Música das Almas:
    Na manhã infinita as nuvens surgiram como a loucura numa alma boa
    E o vento como o instinto desceu os braços das arvores que estrangularam a terra….
    Depois veio a claridade , os grandes céus,a paz dos campos….
    Mas nos caminhos todos choravam com os rostos levados para o alto
    Porque a vida tinha misteriosamente passado na tormenta.

    Dele também!

  • 14 Alba // 29/December/2007 às 13:00

    Bravo, HRP!

    Alba tomando uma cervejinha enquanto espera a carne do churrasco assar..:))

  • 15 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 13:05

    Alba com espirito gaúcho?
    EEEEEE….
    Que ninguém é de ferro!

  • 16 Alba // 29/December/2007 às 13:10

    Mané,

    :)) A praia está lotadissima!

  • 17 Pax // 29/December/2007 às 13:50

    Épocas de fim de ano são épocas de reflexão. Eu cá com as minhas fico pensando que há algo de muito errado no ar.

    Aqui há uma galera culta, que lê e escreve bem, provável que saiba fazer contas bem também, que tenha lido vários livros, várias correntes de pensamento e que tenha seus próprios, além de suas análises e conclusões. E essa galera adora rebaixar qualquer símbolo. Se bobear mijam na bandeira nacional. Seja lá qual ícone for, quem for e porque for, senta-se o pau. Como se o Brasil fosse uma fossa onde só existe merda.

    E isso não reflete a realidade. A grama dos vizinhos sempre parece mais verde que a nossa. Mas não é. Aqui há diferenciais que não se encontra fácil por aí. Vivemos num país livre, temos uma diversidade de cultura e religião elogiáveis. Somos pacíficos, somos do bem. E temos o famoso e unânime potencial gigantesco, pela própria Natureza.

    Sim, temos nossas vicissitudes, nossos problemas, nossa classe política que é uma lástima. Mas não é tão diferente do resto do mundo não. Claro que há países com menos corrupção e mais progresso que o nosso, mas eles também têm seus problemas.

    Uma das maiores lástimas que a pós ditadura de 64 nos deixou foi essa moda que o Brasil não presta. Uma moda que contaminou um tanto de brasileiros competentes. E os desmobilizou, o que é pior ainda.

    Se fosse pra não gostar do meu Brasil, juro que sairia. Afinal, sou livre pra escolher. Muitos por aí não são. Nem esse direito há em seus lugares, onde a grama parece mais verde mas não é.

    A grama do meu Brasil é linda.
    Épocas de fim de ano são épocas de reflexão. Eu cá com as minhas fico pensando que há algo de muito errado no ar.

    Aqui há uma galera culta, que lê e escreve bem, provável que saiba fazer contas bem também, que tenha lido vários livros, várias correntes de pensamento e que tenha seus próprios, além de suas análises e conclusões. E essa galera adora rebaixar qualquer símbolo. Se bobear mijam na bandeira nacional. Seja lá qual ícone for, quem for e porque for, senta-se o pau. Como se o Brasil fosse uma fossa onde só existe merda.

    E isso não reflete a realidade. A grama dos vizinhos sempre parece mais verde que a nossa. Mas não é. Aqui há diferenciais que não se encontra fácil por aí. Vivemos num país livre, temos uma diversidade de cultura e religião elogiáveis. Somos pacíficos, somos do bem. E temos o famoso e unânime potencial gigantesco, pela própria Natureza.

    Sim, temos nossas vicissitudes, nossos problemas, nossa classe política que é uma lástima. Mas não é tão diferente do resto do mundo não. Claro que há países com menos corrupção e mais progresso que o nosso, mas eles também têm seus problemas.

    Uma das maiores lástimas que a pós ditadura de 64 nos deixou foi essa moda que o Brasil não presta. Uma moda que contaminou um tanto de brasileiros competentes. E os desmobilizou, o que é pior ainda.

    Se fosse pra não gostar do meu Brasil, juro que sairia. Afinal, sou livre pra escolher. Muitos por aí não são. Nem esse direito há em seus lugares, onde a grama parece mais verde mas não é.

    A grama do meu Brasil é linda.

  • 18 Pax // 29/December/2007 às 13:51

    ops, saiu repetido, desculpem aí…

  • 19 Zé Bush // 29/December/2007 às 13:54

    well….embora não aprove o alcoolismo ou outro vício como “estimulante criativo”, não vejo nada de mais o rapaz ter tomado os whiskys dele. Melhor que cachaça é. E devia ter seus desgostos e desilusões para beber tanto. Como naquela época beber até cair era algo glamurizado e “intelequitual”, ficou a fama….

    E se Vinícius teve tantas mulheres é porque não amou nenhuma. Pode até ter se apaixonado por dezenas delas ( e tê-las comido) mas não amou a todas.Talvez uma ou duas que se “transferiram” para as outras.

    E esse negócio de amor é papo furado, coisa de novela.Amar é fuder, o resto é folclore!

  • 20 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 14:11

    Pax, o editorial da Veja fala exatamente isso.

  • 21 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 14:11

    é Lispector, e não Linspector, e ela nasceu na Ucrania segundo a internet.

  • 22 Mr X // 29/December/2007 às 14:22

    Clarice Linspector deve ser uma parente do Paulo Lins…

  • 23 Mr X // 29/December/2007 às 14:26

    O Vinícius era bacana, bom poeta e compositor e simpático como pessoa. Grande poeta? Bem, não diria, mas como no Brasil nunca tivemos grandes poetas mesmo, talvez seria o caso de incluí-lo. Até porque é o autor da ótima frase: “o uísque é o cachorro engarrafado”.

  • 24 Mr X // 29/December/2007 às 14:28

    E porque o PD não colocou link pro meu novíssimo blogue na lista dos comentaristas? Magoei.
    Esse vai durar ao menos três semanas. Veja antes que acabe, Confetti:

    http://blogdomrx.blogspot.com/

  • 25 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 14:44

    Fui lá!

  • 26 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 14:47

    Pax, correto Clarice era Ucraniana…na juventude era de uma beleza proxima a da Greta….e escrevia em portugues como ninguem, com uma cultura vasta e moderna como Otto Maria Carpeaux.

  • 27 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 14:48

    Acho que podemos medir o estágio evolutivo de um homem pela capacidade que ele tem de amar.
    Ao próximo, a natureza, a tudo que o cerca.
    O mais evoluido,, pediu ao Pai que perdoasse aqueles que o mataram.
    Vinícius como gênio não podia estar fora dos mais evoluídos.

    Beijos, que voltei.

  • 28 Pax // 29/December/2007 às 14:51

    Chesterton, velho e bom Chesterton,

    Não leio a Veja, então empatamos. Ainda mais que saí do mato esses dias e voltei pro mato e não comprei nem minha Piauí que só sai de mês em mês.

    Mas acredito nisso: a nossa grama é verde sim.

    Abraços, meu camarada rábico e contrapontístico, o mundo webloguiano seria pior sem você dando teus coices por aí.

  • 29 rebarba // 29/December/2007 às 14:52

    “Nunca tivemos grandes poetas”

    tsc, tsc

  • 30 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 14:58

    Vinicius não era só um poeta, foi o melhor letrista de Tom, era cultissimo e sempre ao lado da “gente” que queria um mundo melhor…..mas nasceu a quase um séc. atraz….provavelmente ,hoje, teria e defenderia outros tipos de idéias….porque evoluimos…imagine ele como teria então….

    De repente do riso fêz-se o pranto
    Silencioso e branco como a bruma
    E das bocas úmidas fez-se a espuma
    E das mãos espalmadas fêz-se o espanto

    De repente da calma fêz-se o vento
    Que dos olhos desfez a última chama
    E da paixão fêz-se o pressentimento
    E do momento imóvel fêz-se o drama

    De repente, não mais que de repente
    Fêz-se de triste o que se fêz amante
    E de sozinho o que se fêz contete

    Fêz-se do amigo próximo o distante
    Fêz-se da vida uma aventura errante De repente, não maisd que de repente.

    Triste né?

  • 31 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 15:00

    Rebarba…ele lê em ingles, castelhano e russo, tsc tsc tsc e por isso,EEEEE ……tá incluso naquele grupinho tão bem descrito pelo Pax no comentario 17.

  • 32 Mr X // 29/December/2007 às 15:01

    Tá bom, Rebarba. Exagerei um pouco. Tivemos o José Lins no Rego, o Drummond, o Mario Quintana, o Manuel Bandeira, o Bruno Tolentino, a Cecília Meireles, a Hilda Hilst… Sim, tivemos bons poetas. Grandes? Não sei. Certamente melhores do que o grande Vazio que se vê hoje…

  • 33 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:04

    Pax, se eu scannear o editorial da Veja, você lê?

  • 34 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:05

    Educated in expensive Western schools, she permitted Pakistan’s feeble education system to rot - opening the door to Islamists and their religious schools.

    During her years as prime minister, Pakistan went backward, not forward. Her husband looted shamelessly and ended up fleeing the country, pursued by the courts. The Islamist threat - which she artfully played both ways - spread like cancer.

  • 35 nada será como antes // 29/December/2007 às 15:07

    Alba,

    Suas sintéticas e despretensiosas palavras são sempre delicadas .

    É dessa doçura e leveza que se faz o lírico.

    Obrigado.

  • 36 Mr X // 29/December/2007 às 15:08

    Acho que o país nos anos 50, talvez até finzinho dos 60, ainda tinha algo que podia se chamar de cultura no Brasil: tinha um bom debate intelectual, bons escritores e pensadores, bons músicos.

    Poxa, neste país já tivemos Villa Lobos, Tom Jobim, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Otto Maria Carpeaux, Nelson Rodrigues, até o Stefan Zweig viveu entre nós e achava que seríamos o “país do futuro”. (Curiosamente, suicidou-se pouco depois dessa declaração).

    Agora, discordo do Pax que isso tenha sido culpa da ditadura militar. Foi culpa da progressiva decadência cultural mesmo, causada por uma série de fatores que seria demasiado longo elencar. Mas que houve decadência, houve. Vejam apenas quem é o ministro da Cultura hoje, um músico e letrista medíocre como o Gilberto Gil…

  • 37 nada será como antes // 29/December/2007 às 15:11

    Gilberto Gil é muito mais adequado para ministro da cultura do que qualquer general e sua turma.

  • 38 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:12

    culpa dos militares é que não foi, só se se disser que os piores elementos tiveram sucesso ( e a causa do sucesso é a burrice do povo) porque foram censurados.

  • 39 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:15

    concordo que Gil seja adequado para a (pouquissima) cultura do brasileiro.

  • 40 nada será como antes // 29/December/2007 às 15:16

    Não há decadência cultural no país, inclusive porque nunca se atingiu um ápice.

    O que existe é um certo intervalo de melancolia, fruto de anos de repressão ao simples pensar.

    As pauladas da censura ainda repercutem. Não se refaz o panorama cultural criativo quando os problemas estruturais não estão superados.

  • 41 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 15:20

    Bom e fraterno Chester….aqui em Sampa…que tinha talvez o melhor ensino público do país até os anos 69/70……começou na era Laudo Natel, de tantas glória,s governador nomeado do Estado, o desmonte das escolas estaduais e municipais…forte arrocho salarial, falta de verba e manutenção…e forte patrulhamento cultural…..
    Foi caso pensado mesmo…não adianta negar…..os militares queriam e conseguiram, junto com a velha plutocracia…..
    Parabens pra voces……

  • 42 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:20

    conversa fiada, os maiores pensadores universais escreveram suas obras em situações muito piores que a censura dos militares, no cárcere, em p´risões imundas, sofrendo processos kafkianos (olha aí um). Desculpa de brasileiro das mais esfarrapadas.
    Nós não temos cultura, o Mainardi tem toda razão.

  • 43 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:21

    HRO, os militares é muito genérico, pois eles não estavam coordenados ideologicamente. Geisel, por exemplo, era uma especie de socialista.

  • 44 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 15:23

    Porra…Mainardi?…..EEEEE
    Aquilo é um asno sem as orelhonas…..
    Só esta lá na Abril porque jornalista que se preza recusa aquela casa de favores como se tivesse visto fantasma………e por que o pai ajudou……

  • 45 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:24

    Mainardi é um escritor ruim, segundo ele mesmo diz. Mas aponta a geral ruindade, o que é um mérito.

  • 46 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 15:25

    Chester…te daria mais uns dez exemplos de desmonte dos nossos setores culturais/educacionais que eram considerados “subversivos!
    EEEEEE….êta palavrinha FDP!
    Até a Carlos Chagas e o Vital Brasil apanharam…..EEEEEEE

  • 47 nada será como antes // 29/December/2007 às 15:26

    Confusão de situações.

    Uma coisa é a criatividade e o vigor produtivo provenientes do inconformismo. A opressão provoca esse tipo de produção, que é militante e, na música e literatura, por exemplo, a construção ocorre por metáforas.

    Outra coisa é a criatividade artístico-cultural decorrente de “escolas” ou movimentos.

  • 48 Pax // 29/December/2007 às 15:26

    Mr X, enorme de 2,11 m de altura,

    Se você vier com a lógica que a desmobilização do povo é desvinculada da ditadura, pergunto de onde vem? Da nossa ignorância? Sim, claro, mas ela vem da onde?

    O povo brasileiro, ainda mais esse daqui, é bom pacas. Sobra pros panacas. E não sou chegado a ufanismos não, muito pelo contrário.

    O que nos faz não fazer? Essa é uma dúvida existencial.

    Um abraço, de pax.

  • 49 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 15:26

    Tá… o menino Mainardi não é todo mal…só uns 75 %!

  • 50 Mr X // 29/December/2007 às 15:28

    Ai ai ai, as “pauladas” da censura… Conta essa pro Cony, Nadica, que ganhou uma “paulada” de dinheiro de indenização por ter sido “perseguido”, tadinho.

    Já tivemos, hoje não temos Cultura, nossos escritores maiores são o Jô Soares e Paulo Coelho, e nossos “intelectuais” de hoje são gente com o pensamento embotado pelo marxismo, como o nosso amigo Nada aqui bem comprova. Quem tem muito marxismo na cabeça em geral não consegue raciocinar, quanto mais produzir alguma Arte que preste.

  • 51 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:28

    Bem, instituições cientificas contaminadas de ideologia de esquerda são o fim da picada, fiz parte de uma e pedi demissão porque era uma cretinice , imaginaram a revolução dos micróbios?
    Agora a boa escola publica acabou porque foi universalizada. Sim, era boa, porque era para poucos (privilegiados), quando resolveram universalizar (deselitizar) ficou uma droga.
    Lembre-se, a boa escola pública era de elite.

  • 52 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 15:29

    Olha o Reinaldão, para mim, combate melhor o jogo pela direita…porque é inteligente e algo culto….embora um grande m….Mas o Mainard não tem classe, nem ética e muito menos educação…..fim, basta…estou em demasia!

  • 53 rebarba // 29/December/2007 às 15:29

    “Não temos cultura”

    Porra… Que espécie de cultura vc fala chesterton?

  • 54 Mr X // 29/December/2007 às 15:30

    Ah, na lista dos grandes escritores faltou incluir a Bruna Surfistinha.

  • 55 nada será como antes // 29/December/2007 às 15:32

    Esse tal Mainardi deve sofrer do fígado, de artrite. de enxaqueca ou tudo isso junto, além de não gostar de seres humanos.

    Quero ver quando a revistinha jogá-lo fora. Não terá para onde ir.

  • 56 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:32

    Bem, instituições cientificas contaminadas de ideologia de esquerda são o fim da picada, fiz parte de uma e pedi demissão porque era uma c.ret.in.ice , imaginaram a revo.lução dos micróbios?
    Agora a boa escola publica acabou porque foi universalizada. Sim, era boa, porque era para poucos (privilegiados), quando resolveram universalizar (deselitizar) ficou uma droga.
    Lembre-se, a boa escola pública era de elite.

    Your comment is awaiting moderation

  • 57 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 15:32

    Não se faz boa produção cultural sem um minimo de educação básica para o povo….Há certos países em que a fome e a opressão continuos levam a superação cultural…caso da Irlanda famélica dos sécs. XIX/XX…..
    Mas quase nunca se dá esse fenomeno….dá é mesmo em tragédia….como aqui.

  • 58 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:34

    Quem tem muito marxismo na cabeça em geral não consegue raciocinar, quanto mais produzir alguma Arte que preste. (Mr X)

    chest - esta frase é seminal.

  • 59 nada será como antes // 29/December/2007 às 15:34

    Exemplificar com o Cony é a piada do dia.

  • 60 Pax // 29/December/2007 às 15:34

    Mr X,

    Cultura e mobilização social infelizmente são desvinculadas 100%. Tomara fosse.

    Não temos só esses escritores da sua lista não. Há cultura escrita sendo produzida no Brasil. Claro que poderíamos ter mais, mas temos um tanto que não justifica sua eerônea citação: “hoje não temos Cultura”.

    ô cara, relaxa.

  • 61 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:35

    Rebarba, falo de alta cultura, não dessa suposta cultura que está para a cultura verdadeira como o artesanato está para a arte.

  • 62 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:36

    Mr X hoje está inspiradíssimo…deve ser o blog novo?

  • 63 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 15:38

    Não …em Sampa ela era para todos(lembro da mãe de uma amiga que dava aulas pelo estado em Toque Toque , lá no litoral norte!
    (Ía de canoa a escola!)……não falarei pelos Rios, MGs e RS da vida…falo pelo meu estado…..Laudo Natel promoveu um “genocidio” escolar por aqui…e depois dele mestres da canalhice com Maluf, P.E.Martins, Olavo Setubal(prefeito de Sampa, né?), Marins ,Quercia, Fleury, e o ápice da cafajestada, com o inicio da tal progressão continuada…..com o bomFDP Mario Covas…da cidade aonde eu nasci……

  • 64 Mr X // 29/December/2007 às 15:40

    HRP, não é o “povo” que cria arte, é sempre um indivíduo. Não que não possam haver bons artistas de origem popular (Shakespeare não teve muito estudo formal), aliás daria até pra argumentar que o ensino universitário atual só embota a cabeça das pessoas com pós-modernismo e outras bostas.

    A educação ajuda é a criar um público leitor ou com certa educação artística, coisa que não ocorre no Brasil. O que se pode esperar de um país em que o presidente mal domina o idioma português, sob o aplauso dos intelectuais de esquerda que acham isso tudo muito “autêntico”?

  • 65 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:40

    qual o indice de crianças que não iam a estas escolas em Sp nessa época? Eu n”ao sei.

  • 66 nada será como antes // 29/December/2007 às 15:41

    Não existe “alta” ou “baixa” cultura.

    Existe simplesmente cultura e abarca todas as formas de ação, inclusive pensamento, o que se come e como, o que se veste e como, o que se lê e a que custo, o que se sofre e por que, como se fala, o que se escreve. Artesanato é, sim , cultura.

    Cultura não se restringe à arte ou orquestras sinfônicas.

  • 67 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:43

    o principal em cultura é saber o que já existe para não correr o risco de inventar a roda.

  • 68 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 15:45

    Nada….. o conceito de cultura dos caras é o mais atrazado possivel….coisa elitista e mais das vezes sem utilidade a sociedade em geral……Como sempre o embate “bate” as portas das convicções e conceitos ideologicos….e vai num espiral sem fim…..

  • 69 nada será como antes // 29/December/2007 às 15:45

    Cultura não é invenção. É evolução.

  • 70 nada será como antes // 29/December/2007 às 15:46

    HRP,

    Exatamente.

  • 71 Mr X // 29/December/2007 às 15:47

    Burrice também é cultura?

    Nada, também tem censura em Cuba, assim como tinha na URSS e em qualquer país comunista.

  • 72 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:48

    pois é, nada. Aí seu equívoco. Berimbau é uma coisa, eu no violão é uma coisa (e olha que eu me esforço), mas uma orquestra profissional é outra, …

  • 73 nada será como antes // 29/December/2007 às 15:49

    Mas em Cuba qualquer criança tem mais cultura que os direitistas daqui e de Miami.

  • 74 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:50

    vocês estão confundindo cultura no sentido antropológico com cultura artística, literáriua, etc….esse erro esquerdista é a origem do multiculturalismo.

  • 75 nada será como antes // 29/December/2007 às 15:51

    Burrice não é categoria analítica.

    Senhor Chesterton, não se analisa cultura pela destreza no manejo de ferramentas.

  • 76 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:51

    Nada, em Cuba provavelmente eles tem uma cultura em Marx muito grande…equivocada, mas grande. Se Marx fosse considerado alta cultura ( e não é) , seria uma grande vantagem.
    To pensando em ir a Cuba, será que vale a passagem?

  • 77 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:52

    Destreza é um aspecto da alta cultura, alguns outros são conhecimento e capacidade .

  • 78 nada será como antes // 29/December/2007 às 15:52

    Aprendeu a expressão “multiculturalismo” e agora não fala de outra coisa.

  • 79 nada será como antes // 29/December/2007 às 15:54

    Cuba ? Se vale a passagem ?

    Não sei se é de seu gosto, mas as mulatas de lá são maravilhosas.

  • 80 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:54

    mas sim, o multiculturalismo nasceu daí. Os antropologos acham que todas as culturas tem o mesmo valor, e para eles tem sim, assim como para mim, um paciente grave tem o mesmo “valor” que um paciente com coceira no pé, porque sou um profissional.
    Mas isot não quer dizer que não existam culturas mais refinadas e superiores, ou paciente que merçam mais atenção. (espero que a analogia seja perdoada pelos bem pensantes, mas estou tentando ser didático com um elelento)

  • 81 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:55

    Não vou comer mulata alguma…a passagem vale? Alguem sabe dizer?

  • 82 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 15:55

    Indice , percentual?
    Crianças na escola?
    Meu caro colega…eu nasci em 57!
    Esse tipo de levantamento só ganhou substancia e credibilidade nos anos 70 em diante….(AH!, existem os levantamentos do MR.(by CIA,United Fruit, e Don Lucky Luciano sobre Cuba antes de Fidel)…..ahahahahahahah….O Dr. Fulgencio era o paizão das criancinhas que cortavam cana e faziam charutos…o país era um paraíso)
    EEEEEEE…………..

  • 83 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:56

    Cultura realmente é evolução, ams como evoluir se você não conhece o existente?

  • 84 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 15:57

    Eu quis me antecipar…mas os caras acabam chegando em Cuba …cedo ou tarde!
    EEEEEEEEEEEEEEE…………..Ahahahahaha!

  • 85 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:57

    Cuba tinha o maior IDH da America latina naquela época, mas não foge do assunto.

  • 86 nada será como antes // 29/December/2007 às 15:57

    Cuba é um país lindíssimo, com pessoas carinhosas e alegres.

    Só o sorvete da Copélia vale mais que a passagem

  • 87 Pax // 29/December/2007 às 15:57

    HRP, caro parceiro sitiante,

    Sim, o conceito da direita é atrasado. Concordo. Mas discordo da espiral sem fim. A Cultura produz inovação, produz base para criação.

    Há um raciocínio que não é meu, e não sei de onde é a origem, que diz que se você olhar a Educação, as escolas, os professores, os alunos, o resultado, e ele é bom, é sinal que há um bom governo. Faz tempo que não temos um. Nem meu Lula escapa dessa acusação.

    Uma enorme pena e desilusão.

  • 88 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 15:59

    claro que IDH é modo de falar, pois isto é recente. E o de Cuba, a medição atual, uma piada.

  • 89 nada será como antes // 29/December/2007 às 16:00

    Senhor Chesterton (79) ,

    Fazer distinção de culturas “refinadas” é puro eurocentrismo.

    Isso sim é objeto analítico da antropologia.

  • 90 Mr X // 29/December/2007 às 16:00

    Alguns dos escritores mais famosos censurados pelo regime cubano:

    Cabrera Infante
    Zoé Valdez
    Raul Rivero
    Ricardo Alberto Pérez

    Isso sem falar nos vários músicos relegados pelo regime castrista à miséria e ao esquecimento, tanto que foi preciso um cineasta alemão mostrá-los para que pudessem ter o merecido sucesso internacional…

    É curioso ver o Nada criticar a censura da ditadura militar brasileira, mas calar ou até elogiar a censura cubana. Não sei se é burrice ou cara-de-pau. Vocês o que acham?

  • 91 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 16:01

    Pax, como assim, “nem Lula”!. Este energúmeno analfabeto faria o que pela educação?

  • 92 Mr X // 29/December/2007 às 16:02

    Leia-se: “calar sobre ou até elogiar a censura cubana”.

  • 93 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 16:02

    Eu não sei de onde esses caras vem com essa lenga lenga de idh dos anos de Fulgencio!
    Nem havia levantamentos a essa época ,é só consultar a ONU.
    Ademais…da América Latina não poderia ser de jeito nenhum…porque tanto Argentina como Uruguay tinha de longe o melhor padrão de vida….esqueceram?

  • 94 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 16:02

    Nada, eurocentrismo é papo de multiculturalista, v. ouviu de seu professor na universidade, provavelmente.
    Tem aquela piada do Monty Piton sobre os romanos que justamente goza deste tipo de raciocinio, alguem lembra?

  • 95 Brancaleone // 29/December/2007 às 16:03

    Arte é uma coisa.
    Cultura é outra.
    Educação algo que difere das duas.
    Qualquer uma das três existe sem as demais mas se unidas na mesma pessoa (coisa rara), tornam o sujeito não um gênio, porque os gênios são um porre e viram palestrantes cobrando os olhos da cara, mas quando arte, cultura e ducação conseguem ocupar ao mesmo tempo o mesmo cérebro, temos um sujeito “iluminado”.
    Conheço artistas analfabetos ou quase.
    Conheço intelectuais não são capazes de desenhar uma casinha de cachorro ou fazer uma rima. Conheço Doutores que nunca ouviram uma sinfonia ou entraram numa pinacoteca.
    Eu tenho uma visão esquerdista de “arte”: Ela deve ter uma finalidade, um objetivo outro que não seja apenas uns rabiscos ou cacofonia perfomática

    E eu tô divagando, paro por aqui.

  • 96 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 16:04

    3 EM 1 OU 1 EM 3

    “Agora a boa escola publica acabou porque foi universalizada. Sim, era boa, porque era para poucos (privilegiados), quando resolveram universalizar (deselitizar) ficou uma droga.
    Lembre-se, a boa escola pública era de elite.”

    “Rebarba, falo de alta cultura, não dessa suposta cultura que está para a cultura verdadeira como o artesanato está para a arte.”

    “o principal em cultura é saber o que já existe para não correr o risco de inventar a roda.”

    “pois é, nada. Aí seu equívoco. Berimbau é uma coisa, eu no violão é uma coisa (e olha que eu me esforço), mas uma orquestra profissional é outra, …”

    OBRIGADO

    Nunca aprendi tanto

  • 97 nada será como antes // 29/December/2007 às 16:04

    Nunca elogiei ou fiz apologia de nenhum tipo de censura.

    Apenas reconheço o processo evolutivo.

  • 98 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 16:06

    O burro Lula, vai dobrar o numero de vagas nas federais em 08 anos…e o primeiro programa sério de valorização do primeiro grau foi votado ano passado…mas ele não irá resolver nem limpar os problemas e imundicies na educação, advindos de 100 anos da republica cafajesto/Plutocrata!

  • 99 Brancaleone // 29/December/2007 às 16:06

    E Gilberto Gil na Cultura é uma piada de mau gosto que até agora ninguem entendeu e o pior: O Gil acha que tá lá por competência!!!

  • 100 nada será como antes // 29/December/2007 às 16:08

    Senhor Chesterton,

    Saiba que não repito o que ouço. Minhas análises são de minha autoria. Disponho de método científico, que utilizo .

    Para sua informação, já fui professor de todos os níveis de ensino, incluida a pós-graduação.

  • 101 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 16:09

    Não existe criação cultural sem educação…….pelos menos a produção cultural mais elevada……arte se faz em varios níveis…..mas a produção cultural e que vale a pena só é fruto do estudo e da condição social de um povo e óbviamente de seus expoentes…..

  • 102 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 16:11

    A Escola pública acabou porque nos bons tempos os professores recebiam bons salários, hoje os professores fingem que recebem, logo fingem que ensinam.
    A merda que os bundões capitalistas ainda nao entenderam que competência, no regime capitalista, só se adquire pagando muito bem.
    PQP - tá bom demais a argumentação.

  • 103 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 16:12

    Fred….iiiiiiiiiiiiiii……. é Tostines porque é crocante ?
    Ou é crocante porque é Tostines?
    EEEEEEEEEEE…..é tá duro esse embate.

  • 104 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 16:13

    Fred, de nada.
    HRP 101, concordo, mas tem que levar o esforço individual em conta.

  • 105 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 16:14

    HRP

    Saudades…

    Nem uma coisa nem outra.
    Isso que vc falou é samba do crioulo doido.

  • 106 Mr X // 29/December/2007 às 16:14

    Qual processo evolutivo, cara pálida?

    p.s. Cuba vale a passagem, e aliás as prostitutas de Cuba têm muita cultura, são professionais liberais que não conseguem outro emprego, ainda mais que pague no decadente dólar, e o Fidel é o maior proxeneta da ilha, controlando tudo e ganhando comissão.

  • 107 Mr X // 29/December/2007 às 16:15

    Para sua informação, já fui professor de todos os níveis de ensino, incluida a pós-graduação. (Nadica)

    Está explicada a decadência cultural do país! :-D

  • 108 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 16:16

    HRP 100

    Companheiro….

  • 109 nada será como antes // 29/December/2007 às 16:17

    Comandante Brancaleone,

    Seu comentário # 94 é um primor de confusão deliberada.

    Salvo engano (não vou procurar), o senhor disse, ainda ontem , ser capaz de pensar levando em consideração várias coisas ao mesmo tempo.

    Seu comentário separa objetos inseparáveis, mistura habilidade com competência.

    Enfim, uma salada ruinosa.

  • 110 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 16:17

    Mr X

    Deixei o meu pitaco lá.

    Que seja o primeiro de 32.

  • 111 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 16:18

    Mr.x até em Hong Kong tem puta ….no Marrocos existem aos milhares…a Espanha tem o maior indice de putas por metro quadrado à disposição dos tarados de todo o mundo!
    Putas é um fenomeno mundial….deixe as meninas faturarem…e os cafetões idem!
    EEEEEEEEEEEEE………..

  • 112 nada será como antes // 29/December/2007 às 16:23

    Quando escrevi sobre as mulatas de Cuba, não me referi às prostitutas.

    Os cubanos são um povo de beleza exuberante.

  • 113 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 16:25

    mas Puta com diploma em medicina é um “first” cubano…….

  • 114 nada será como antes // 29/December/2007 às 16:26

    Pausa.

    Devem estar consultando oráculos.

  • 115 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 16:27

    nsca

    falha normal dos neurônios…

  • 116 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 16:27

    e pura estatal tb é um fato inédito.

  • 117 nada será como antes // 29/December/2007 às 16:27

    Diplomas em medicina mais avançada do que os “bacharéis” daqui alcançariam.

  • 118 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 16:28

    Duvido que alguem aqui passeou por Cuba sem preconceitos…desarmado de coração e de ideologias……….a maior riqueza dos cubanos é seu orgulho de serem …Cubanos.
    E em matéria de educação…são de longe muito bem preparados para o choque que virá quando Fidel se for, diante da estupida investida by United States, que virá……..E farão de seu país,somente e tão somente, aquilo que decidirem entre sí……..a fortaleza de seus espiritos é contagiante.

  • 119 nada será como antes // 29/December/2007 às 16:28

    Fred,

    Precisam de sustentação.

  • 120 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 16:29

    E o Vinicius…acabou?

  • 121 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 16:30

    http://www.youtube.com/watch?v=eFhoiVV2JwE&feature=related

    isto é demais

  • 122 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 16:30

    nsca

    é verdade…

    HRP

    não é?

    Poetinha porreta….

  • 123 nada será como antes // 29/December/2007 às 16:30

    Cubanos são educados nos sentidos amplo e estrito.

  • 124 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 16:31

    o melhor de Cuba é o cubano… o melhor do Brasil é o brasileiro….my god, estamos fritos;.

  • 125 nada será como antes // 29/December/2007 às 16:33

    Procure a porta de saída na aduana mais próxima.

  • 126 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 16:33

    HRP e seu professor de pos graudação nsca, vocês são dignos do Monty piton…

  • 127 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 16:33

    O melhor da Terra é o homem.

    Só que ele não descobriu isso ainda…

  • 128 nada será como antes // 29/December/2007 às 16:35

    Duvido que o senhor entenda, de fato, o humor do Monty Piton.

  • 129 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 16:35

    nasca 125, é o jeito.

  • 130 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 16:36

    Lá vem o Chester querndo aumentar o bolo dele……..
    Um interessante e velho levantamento indica que 60% dos balconistas de padaria, pizzaiolos, frentistas, pedreiros, ajudante de pedreiro, faxineiros, ajudantes de açougue, manobristas, porteiros….zzzzzzzzzzz…..e trabalhadores de serviços gerais no Rio e em Sampa….são nordestinos ……ÊTA país que só tem vagabundo…gente sem valor SÔ!

  • 131 nada será como antes // 29/December/2007 às 16:37

    Fred,

    Realmente não entende.

    Na ausência do Homem, não existiria sequer a noção de existência.

  • 132 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 16:37

    Até nos números é falho…

  • 133 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 16:37

    Começou a argumentação com substancia…Chester /Frangão em ação!

  • 134 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 16:37

    http://www.youtube.com/watch?v=49fv2YUdSCk&feature=related

  • 135 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 16:38

    este é uma lição

  • 136 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 16:38

    nsca

    Acho que vai ser difícil ele entender….

  • 137 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 16:40

    http://www.youtube.com/watch?v=MXtV4gXHdHo&NR=1

    outra, o ex-leproso mendiga sem sucesso.

  • 138 nada será como antes // 29/December/2007 às 16:40

    Fred,

    É mais que difícil…é impossível.

  • 139 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 16:41

    http://www.youtube.com/watch?v=kOJZOaTihqY&feature=related

    ACHEi, o que fizeram os romanos por nós?

    ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká, ká,

  • 140 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 16:41

    To sem alto falante, mas o pouco que tive saco de ver parece mais o blog de PD.

    Tire o som e veja…

  • 141 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 16:42

    De arrepiar é a relação de blogs, lá no do do MR.M!
    Blearghhhhhhhhhhhh……….

  • 142 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 16:44

    HRP

    hehehehehe

    Gente boa o Mr.X…

    Meio transviado, mas tem cura.

  • 143 Mr X // 29/December/2007 às 16:45

    Todo mundo adora Cuba, mas porque será que são muitos os que querem sair de lá e poucos os que querem entrar?

    Será porque na teoria é bacana ver o “povo cubano feliz com o socialismo”, mas na prática viver ganhando uma merreca e sem liberdade nem sabonete (um dos artigos que estão periodicamente em falta por lá) não é tão divertido assim?

    A América Latina não tem jeito, basta ver a cara dos nossos atuais governantes… Às vezes acho que Lombroso tinha razão…

  • 144 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 16:47

    Fred, o que nos deram os romanos além do vinho, dos aquedutos, das estradas, da ensenancia publica, da segurança, dos banhos publicos, de podermos passear a noite, esgotos, irrigação, ordem,

  • 145 Mr X // 29/December/2007 às 16:47

    Pô Mané, qual o problema da relação de meus blogs? São tudo gente boa!

  • 146 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 16:49

    Mr X

    Um erro não justifica outros.

    Cuba é sim um país sem liberdade, não democrático etc…

    Mas daí dizer que o socialismo é ruim, grande erro.

    Nós não evoluimos o suficiente para podermos adotá-lo.
    O que Fidel e demais não entenderam …

  • 147 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 16:49

    http://www.youtube.com/watch?v=hMvcjzEKTMw&feature=related

    assembleia petista

  • 148 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 16:51

    Fred, tu tá de sacanagem, né?

  • 149 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 16:53

    1 em 3

    Ta me perguntando ou afirmando?

  • 150 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 16:54

    http://www.youtube.com/watch?v=IjueOblJq5c&feature=related

    esquadrao suicida

  • 151 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 16:54

    1 em 3 143 e 147

    Ta me perguntando ou afirmando?

  • 152 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 16:55

    Nós não evoluimos o suficiente para podermos adotá-lo. Fred

    chest- isto é sacanagem, certo? Você tá me gozando, né?

  • 153 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 16:58

    3 em 1

    Depende…

    Se a verdade for sacanagem sim.

    Se a verdade não for sacanagem, não.

  • 154 Brancaleone // 29/December/2007 às 16:59

    Nada será como antes:

    Realmente uma salada, mas nunca ruinosa.
    Se a arte estivesse apenas nas mãos de acadêmicos ou se apenas artistas pudessem ser doutores, o mundo seria muito pior (sim é possível piorar).
    Aleijadinho era analfabeto e Einstein nunca pintou um quadro.
    E não sei aonde está o conflito com o que eu disse ontem…
    Arte, Educação e Cultura são diferentes sim mas as tres podem ser vistas ao mesmo tempo, numa mesma situação.
    E “habilidades” e “competências” é o tipo de papo de palestra de empresa, daquelas que o patrão obriga a asistir mas que, assim como o anjo da guarda da Benazir, não serve prá muita coisa….

  • 155 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 17:01

    Fred, você é um ingênuo envergonhado ou um cínico debochado?

  • 156 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 17:01

    http://www.youtube.com/watch?v=5kiUgr9dCrk&feature=related

    multiculturalismo em ingles.

  • 157 nada será como antes // 29/December/2007 às 17:03

    Comandante Brancaleone,

    Para variar, o senhor não entendeu o conteúdo de meu comentário # 108 .

  • 158 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 17:03

    1 em 3

    Deixo para os psiquiatras me julgarem.

    Eu sei que la em Pitangui a população toda ja entendeu que Jesus foi comunista…

  • 159 nada será como antes // 29/December/2007 às 17:04

    Quanto aos termos utilizados em palestras de RH, saiba que consistem em apropriação indébita.

  • 160 Brancaleone // 29/December/2007 às 17:04

    faltou um “s” em a”s”sistir…
    Dureza ser humano, a gente erra…

  • 161 nada será como antes // 29/December/2007 às 17:09

    Não se incomode. Isso não é erro, é distração.

  • 162 Brancaleone // 29/December/2007 às 17:10

    Nada:
    Taí, se eu não entendi é porque voce complica e eu não consigo concluir se é xingão ou não.
    Eu já disse à exaustão que sou “simprês” que nem painel de fusca 66 ( 6 volts!!!) , de educação pouca e a cultura mar e mar dá prô gasto aqui cum a peonada.

  • 163 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 17:13

    um neurótico escreveu isto daqui

    Porquê aquele menino tem aquele brinquedo e eu não tenho?
    Neste momento, somos nós interessados em algo que não temos.
    É um momento em que não notamos que muitas das coisas que temos, outros não tem.
    E nesta altura da vida interpelamos nossos pais e pedimos o brinquedo.
    Se for impossível conseguirmos, tomamos conhecimento de uma realidade:
    Que nós vivemos num mundo onde não há igualdade entre as pessoas.
    A minha experiência de vida me mostrou que lá pelos 15, 16 anos, começamos a nos preocupar com o que os outros não tem.
    Lembro-me que pensava:
    Porque estas pessoas são tão pobres, sem recursos?
    Porque eu tenho e eles não tem?
    E me doia o coração, eu sentia por eles o sentimento que eu tinha quando eu via alguém com uma coisa que gostaria de ter e não tinha.
    Não sei se ao me deparar com essa realidade eu me transportava para a situação deles e sentia aquele sentimento quando não tinha o que queria.

  • 164 nada será como antes // 29/December/2007 às 17:14

    Não costumo xingar ninguém, dentro ou fora deste blog. Portanto, não precisa ficar “com o pé atrás”.

    Quanto a “complicae”, procuro expor a questão segundo o grau de dificuldade que apresenta.

    Tento, sempre, escrever sinteticamente.

  • 165 nada será como antes // 29/December/2007 às 17:15

    “complicae” = “complicar”

  • 166 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 17:15

    3 em um

    Legal - A melhor coisa que vc conseguiu colar aqui hoje.

    Cabra bom o que escreveu isso aí.

    Pelo menos vc conseguiu trazer uimas coisas boas companheiro.

    Ta melhorando….

  • 167 Zé Bush // 29/December/2007 às 17:19

    well…é certo que Cultura e Educação não andam necessariamente interligadas. Da mesma forma,atrelar Cultura a “aspirações’ e “anseios” populares é o primeiro passo para matar a Cultura, tornando-a “engajada”, submissa, amestrada, doutrinada, datada e tudo que não presta.

    Cultura (ou evolução cultural) pressupõe diálogo, troca, assimilação, estabelecimento de novos elos, fabricação de novos vocabulários…enfim, tudo que regimes ditatoriais odeiam!!!

    Regimes ditatoriais patrocinam “artistas” populares para manter um verniz de proximidade com o povo. Artistas desse quilate não passam de prostitutas que vendem e pervertem seu esforço intelectual para a “causa” que os alimenta, nada mais.Gente assim não merece o menor respeito. Transformam Cultura (que é uma coisa dinâmica) em mero folclore(uma coisa estática) para o deleite das massas emburrecidas e tapadas.

  • 168 nada será como antes // 29/December/2007 às 17:21

    Fred,

    O problema é que ele considera isso uma “neurose”.

  • 169 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 17:23

    nsca

    Não é?

    Ta tudo explicado agora!

  • 170 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 17:25

    My God, vocês são idiotas irrecuperáveis. Nem psicólogo adianta, talvez cafeina, adrenalina, algo para paralisia cerebral….

  • 171 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 17:27

    3 em 1

    Não se desespere.
    Nós te amamos.
    Continue na sua luta inglória de levar cultura para os despreparados esquerdobas.
    Firme companheiro…

  • 172 nada será como antes // 29/December/2007 às 17:28

    Fred,

    Às vezes, o fato é proveniente de algum sofrimento muito forte perdido no passado, ou de alguma vontade frustrada e nós ficamos aqui, rindo perversamente.

  • 173 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 17:31

    nsca

    Eu ja disse que nem Freud nem os demais explicam.

  • 174 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 17:31

    São Fred-cisco?

  • 175 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 17:34

    1 em 3

    Voce é que ta dizendo, eu não falei nada.

  • 176 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 17:37

    São Francisco reencarnou, bom dia sol, bom dia flor, bom dia..cavalo!?

  • 177 Brancaleone // 29/December/2007 às 17:40

    Fred e Nada:

    Não chego ao ponto do Chest, mas cá com meus botões (um zipper e dois velcros) espero que a humanidade evolua e pule a etapa proposta pelo Fred. Sei não. Humanidade assim toda solidária, cooperativa e socialista (sim socialista) já não seria mais humanidade. Talvez o Homo Socialis ou HomoIgualitarius mas não mais a humanidade mesmo, aquela que saiu das cavernas e chegou à Lua - aos trancos e barrancos e com cadáveres espalhados por todo o lado, mas chegou. Deve existir um estágio evolutivo em que fiquemos melhores mas não assim, pasteurizados, padronizados, serviçais de todo o resto.
    Tá eu sei, não se esperaria outra coisa dum ateu, direitista e defensor ferrenho do capitalismo sadio - sim, existe um capitalismo sadio, somos ínfima minoria, quiçá igual à minoria do socialismo sadio, mas existimos.
    “Nóis sêmo bicho”, “sêmo animar” e somos predadores/coletores por natureza. Alterar isso pode dar mais zica que efeito estufa ( Pronto, falei “efeito estufa”, agora o Chest foi juntar pedras…)

  • 178 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 17:40

    Porquê um sistema socialmente mais humano como o socialismo desabou perante um sistema predador em que se transformou o sistema capitalista ?

    chest- My God, as coisas estão piores do que eu pensava…..

  • 179 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 17:40

    Bom dia Chestinho…

    Companheirinho, vou tomar um café com pão, que o bucho ta me roendo.
    procura umas colagens absurdas aí pra gente degladiar.

    Ja volto.

  • 180 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 17:41

    Num determinado momento eu percebi que as pessoas por quem lutávamos, além de não colaborarem, nos entregava ao governo e imediatamente percebi que o movimento não ia dar certo e me afastei.

    chest- mas é impossível ser mais Mané….

  • 181 Brancaleone // 29/December/2007 às 17:43

    Tá um calor dos diabos aqui. O tal mormaço…
    Vou é tentar uma taraíra lá no alagadão.
    Inté.

  • 182 nada será como antes // 29/December/2007 às 17:44

    Fred,

    A cada momento temos novas apresentações performáticas do departamento de idéias confusas, que encaminha seus membros para este blog, talvez para praticar suas atividades .

  • 183 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 17:44

    Brancaleone, o cara quer que ajamos (?) como cupins num cupinzeiro e você acha certo chamar isto de evolução? Olha essa, faz tempo que não me divertia tanto.

    Um dos grandes problemas da implantação do socialismo nos demais países é que houve um maior uso da força ao impor o socialismo ao povo.

    chest- as bestas reclamam da necessidade do uso da força, quer dizer, é como fazer o sujeito comer merda, só a força mesmo….
    ká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káká, káv

  • 184 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 17:45

    Putz postaram antes de eu ir….

    Senhores volto já que bucho não se deve menosprezar.

    Voltarei com o fogo da guerra, como gosta o meu irmão Brancaleone.

    5 minutos para a guerra.
    No momento uma trégua, unilateral.

  • 185 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 17:49

    volta, volta, que eu não me aguento tanto de rir….

  • 186 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 18:18

    Voltei Chestinho

    Pela ordem numérica (Aquele negócio que que vc erra um pouquinho..)

    Brancaleone 176

    “Não chego ao ponto do Chest, mas cá com meus botões (um zipper e dois velcros) espero que a humanidade evolua e pule a etapa proposta pelo Fred. Sei não. Humanidade assim toda solidária, cooperativa e socialista (sim socialista) já não seria mais humanidade. Talvez o Homo Socialis ou HomoIgualitarius mas não mais a humanidade mesmo, aquela que saiu das cavernas e chegou à Lua - aos trancos e barrancos e com cadáveres espalhados por todo o lado, mas chegou. Deve existir um estágio evolutivo em que fiquemos melhores mas não assim, pasteurizados, padronizados, serviçais de todo o resto.”

    Companheiro, o problema de não estarmos aptos para o socialismo é este mesmo qu8e vc está dando exemplo agora.

    Para algumas pessoas em função das experiências de vida, sucessos e fracassos, não conseguem se libertar deesta visão que você explica muitíssimo bem em suas palavras.

    No entanto, como ja te disse antes, uma vez, o socialismo abole sómente o privado.
    Não abole a intelectualidade, a inteligência, o espírito de iniciativa.
    Ele só compartilha os efeitos, bons e maus.
    Algumas tribos indígenas são essencialmente socialistas, mas não se consideram cupins.
    Muito pelo contrário.
    Nos dão grande exemplos de solidariedade, amor pela natureza etc.
    Do meu ponto de vista, sua visão do socialismo (aterrorizante) é um pouco irreal.
    Sei que vc pode dizer o mesmo da minha, mas a diversidade é fundamental.
    Infelizmente sou obrigado a por o link para umas palavrinhas que escrevi sobre o assunto:

    http://www.cidadanianobrasil.blogspot.com/

    “Tá eu sei, não se esperaria outra coisa dum ateu, direitista e defensor ferrenho do capitalismo sadio - sim, existe um capitalismo sadio, somos ínfima minoria, quiçá igual à minoria do socialismo sadio, mas existimos.
    “Nóis sêmo bicho”, “sêmo animar” e somos predadores/coletores por natureza. Alterar isso pode dar mais zica que efeito estufa ( Pronto, falei “efeito estufa”, agora o Chest foi juntar pedras…)”

    O problema do capitalismo é que o maior gol: o dinheiro a propriedade é o maior virus.
    Quando ele bate em alguém, sai debaixo que vale tudo:
    Roubo, assalto, sequestro, tráfico, sonegação, etc…
    Este é o problema.

  • 187 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 18:20

    nsca 181

    Mas serve para ativarmos o intelecto.
    Vamos lá…

  • 188 Fred Schmidt // 29/December/2007 às 18:23

    3 em 1

    “Um dos grandes problemas da implantação do socialismo nos demais países é que houve um maior uso da força ao impor o socialismo ao povo.

    chest- as bestas reclamam da necessidade do uso da força, quer dizer, é como fazer o sujeito comer merda, só a força mesmo….”

    Assim voce esta se menosprezando ao esclarecer que voce nunca entendeu o que leu, em época alguma.
    Seja mais inteligente.

  • 189 Chesterton-Dracul- El Cid // 29/December/2007 às 18: