É sempre chocante assistir à decomposição de um país. Mas, após o assassinato de Benazir Bhutto, é o que está acontecendo com o Paquistão. O momento é tenso. Uma revolta popular pode estourar. Agora, que faria sentido declarar Estado de Emergência e impor a Lei Marcial, o presidente Pervez Musharraf está desautorizado. Afinal, há coisa de dois meses, aplicou um golpe contra a Suprema Corte utilizando-se justamente desta tática.
Será que ousaria um novo Estado de Emergência? Será que sobreviveria a tal decreto? Será que o Exército se manterá fiel a ele? Será que o Serviço de Inteligência, tão ligado ao norte islâmico, ainda o respeita minimamente?
O que acontecerá não é possível prever. Eleições estão marcadas para 8 de janeiro, Bhutto era favorita. O partido mais votado do parlamento eleito fará o primeiro ministro. Num país estável, o assassinato de um dos principais candidatos a essa altura seria justificativa para suspender o pleito e realizá-lo adiante, quando o partido vitimado tivesse chances de apresentar novo candidato. Mas, se já foi um dia, o Paquistão deixou de ser um país normal, quanto mais estável. O ideal seria que eleições ocorressem. É preciso manter a mínima aparência de democracia sob o risco de que ela desapareça de vez.
Os partidários de Bhutto, ontem, acusavam Musharraf do assassinato. Mas será?
Em campanha, a ex-primeira-ministra mostrava-se particularmente agressiva contra o Talibã, o radicalismo islâmico e sua cria, a al-Qaeda, alojados ao norte. Benazir Bhutto contava com a simpatia dos EUA por conta. Não há dúvidas de que, como premiê, Bhutto forçaria o presidente Musharraf a ampliar sua ofensiva. A conversa da experiente política com o presidente afegão Hamid Karzai, o outro chefe de Estado preocupado com esta briga, faz poucos dias, é indício de qual sua prioridade no governo.
Após seu assassinato, o presidente, que acaba de abandonar a farda de general, não tem como garantir sequer sua sobrevivência política. Se o conflito entre ambos era aberto, ausência de Bhutto piora a situação. Se a lógica ainda prevalecer no país em frangalhos, parece evidente que os maiores interessados em sua morte são justamente o Talibã e a al-Qaeda.
Isto, é claro, se a lógica valer de algo.
A al-Qaeda às vezes assume seus atentados. Outras vezes, não. No Onze de Setembro, ficou em silêncio por mais de mês enquanto a comunidade internacional cobrava provas de seu envolvimento antes de autorizar um ataque dos EUA ao Afeganistão. Neste caso, a falta de autoria clara favorece o caos. O caos interessa à turma de bin-Laden.
Com Bhutto de fora, os olhos voltam-se para outro ex-premiê, também candidato, Nawaz Sharif. Mal se passara uma hora da morte de Bhutto quando ele entrou no Hospital Geral de Rawalpindi para as condolências. Dada a confusão que imperava, foi um feito. É arte política, sujeito hábil. Embora os dois ensaiassem uma aliança, Sharif não poderia ser mais diferente de Bhutto. Se ela era pró-EUA, ele não esconde seus laços com a Arábia Saudita. E se acaso sauditas e norte-americanos são oficialmente aliados, na realidade da política local a ação é diferente.
A al-Qaeda é um grupo saudita. A Arábia Saudita era um dos três países do mundo que reconheciam, no Afeganistão, o governo Talibã. A vertente de islamismo radical que impera no norte do Paquistão é profundamente semelhante à que a Arábia Saudita espalha pelo mundo. Sharif não é fundamentalista. Mas a geopolítica que o sustenta e financia é tão atada aos sauditas que um gabinete liderado por ele é marcado por uma interrogação. O que vai imperar? A Arábia Saudita interessada em regimes islâmicos como os defendidos pelos radicais? Ou a Arábia Saudita interessada em combater o terrorismo? No Paquistão, as duas opções são incompatíveis.
Enterros no Paquistão acontecem rápido. Provavelmente hoje, talvez amanhã. Se demorar mais, escaparam à tradição – coisa sempre perigosa – para evitar as multidões. A multidão é incontrolável. Se o país rachar. Se houver um golpe de Estado. Se radicais islâmicos conseguirem um atalho para o poder. O mundo respira fundo.
O Paquistão é uma potência nuclear.




158 Comentários até agora ↓
1 Gerson B // 28/December/2007 às 0:24
Dá medo.
2 RW in Miami // 28/December/2007 às 0:34
Ha algumas semanas saiu um artigo de capa da Newsweek falando justamente que o proximo barril de polvora seria o Paquistao. Prescientes eles… ;-)
3 Gerson B // 28/December/2007 às 0:44
‘Talvez seja a única coisa que dá pra saber. Que aquilo está para explodir.
Mas o que vem depois ninguem sabe.
4 proftel // 28/December/2007 às 2:25
Já disse no post abaixo, a imprensa está mostrando um país até calmo.
Ou, os correspondentes não estão mostrando o que realmente rola por lá.
De qualquer forma, no mínimo uma semana após o enterro prá gente saber que rumo toma a coisa.
Por enquanto se me parece que a população está pasma e “em choque”, a ficha ainda não caiu.
5 André Kenji // 28/December/2007 às 3:03
A Al-Qaeda já teria assumido o atentado.
http://www.adnkronos.com/AKI/English/Security/?id=1.0.1710322437
6 Mr X // 28/December/2007 às 3:29
Foram terroristas islâmicos (a Al-Qaeda é só um nome, qualquer terrorista pode dizer que é franquia da Al-Qaeda), mas quase certamente aliados com elementos do governo Musharraf, militares ou agentes secretos.
De qualquer modo, a Benazir se arriscou demais: poxa, depois de ter escapado por um fio no outro atentado, continua fazendo comícios em público assim?
Quanto à desintegração do Paquistão, desculpem o cinismo, mas olha, talvez não seja de todo ruim. É um país artificial que nunca deu certo, cheio de tribos que não se gostam e cuja única idéia por trás de sua criação era “ser uma Índia sem hindus”.
Minha modesta sugestão aos EUA e Índia seria: a) dar um jeito de destruir ou sabotar os arsenais atômicos deles e b) estimular que se separem em várias entidades menores, de preferência em guerra entre si.
7 Cris Fagundes // 28/December/2007 às 4:33
(Mr X é estrategista da modesta Organizações Tabajara)
Pedro, as crises internacionais pousaram na tua sopa… Qual vai ser o pitaco sobre o resgate dos 3 prisioneiros das FARC, pelo top-top Marco Aurelio Garcia e o Pingüino Kirchner, e cia.iltda? Olha que a Ingrid escapole…
E a Bolivia, feliz año nuevo?
hehehe..
Saravá, boas viradas!
8 Gabriel // 28/December/2007 às 6:58
Fico pensando no que eu faria hoje se eu estivesse na India.
9 confetti // 28/December/2007 às 7:49
mrx ))
tbm acho que o exercito e o serviço secreto devem ser vigiados com atençao !
benazir ” a incomparavel” e seu marido asif ali zardari, mais conhecido como “mister 10% ja estiveram no poder 2 vezes, roubaram pra caramba, foram acusados de corrupçao e mà governança…se ela nao tivesse se exilado teria sido presa, como asif ! nao acredito que se reeleita teria mudado o destino do pakistan, mas representava a “modernidade”, tinha educaçao ocidental e nao teria compactuado com “forças ocultas” ! coitada…..e coitado do pakistan que deu um salto pra tras de uns 20 anos…..
10 confetti // 28/December/2007 às 7:56
prestar atençao na atitude da china tbm… ela tem acordos de defesa importantes com o pakistan, pra contrabalançar o “peso da india”…a china olha no olho do pakistan, do bangladesh, da birmania…tem mais influencia na regiao que os americanos…
os sauditas ? apoiam nawaz sharif….muita grana…
musharraf ? ta na merda….
eu ? tou louca pra chegar essa noite, viajar pruma favelinha aqui perto, tirar uns dias de descanso……:))
11 HRP Mané Reloaded // 28/December/2007 às 8:14
Mr.X e Organizações Tabajara!?
Tudo a ver…..que trio de analistas! Frang,Mr. e Josu!
Uau!
Bem Deus não é brasileiro….mas pelo menos não estamos explodindo bombas para combater a oposição!
Se bem que pelo comentário de vários colegas aqui essa seria uma hipotese plausível!
Viva São Brilhante Ustra!
EEEEEEE…..
12 HRP Mané Reloaded // 28/December/2007 às 8:15
Mr.X e Organizações Tabajara!?
Tudo a ver…..que trio de analistas! Frang,Mr. e Josu!
Uau!
Bem Deus não é brasileiro….mas pelo menos não estamos explodindo bombas para combater a oposição!
Se bem que pelo comentário de vários colegas aqui essa seria uma hipotese plausível!
Viva São Brilhante Ustra!
EEEEEEE…..
13 HRP Mané Reloaded // 28/December/2007 às 8:15
Mr.X e Organizações Tabajara!?
Tudo a ver…..que trio de analistas! Frang,Mr. e Josu!
Uau!
Bem Deus não é brasileiro….mas pelo menos não estamos explodindo bombas para combater a oposição!
Se bem que pelo comentário de vários colegas aqui essa seria uma hipotese plausível!
Viva São Brilhante Ustra!
EEEEEEE…..
14 HRP Mané Reloaded // 28/December/2007 às 8:15
Mr.X e Organizações Tabajara!?
Tudo a ver…..que trio de analistas! Frang,Mr. e Josu!
Uau!
Bem Deus não é brasileiro….mas pelo menos não estamos explodindo bombas para combater a oposição!
Se bem que pelo comentário de vários colegas aqui essa seria uma hipotese plausível!
Viva São Brilhante Ustra!
EEEEEEE…..
15 HRP Mané Reloaded // 28/December/2007 às 8:15
Mr.X e Organizações Tabajara!?
Tudo a ver…..que trio de analistas! Frang,Mr. e Josu!
Uau!
Bem Deus não é brasileiro….mas pelo menos não estamos explodindo bombas para combater a oposição!
Se bem que pelo comentário de vários colegas aqui essa seria uma hipotese plausível!
Viva São Brilhante Ustra!
EEEEEEE…..
16 HRP Mané Reloaded // 28/December/2007 às 8:15
?????
17 confetti // 28/December/2007 às 8:17
hrp que flood é esse véio !! ))
me zoou ou mal entendi ?
18 andretnies // 28/December/2007 às 8:38
e lá se foi sua folga… hehehe
realmente o cenário é quente. as bolsas já dão o indício de desconforto e precaução. essa primeira semana do ano será uma bomba! Paquistão implodindo, EUA em ritmo de eleições e as FARC num processo a la IRA… veremos o que acontece né.
E PD, boa sorte quando for tirar outra folga! Ou não tire, senão mais tragédias homéricas ocorrerão no Sistema Internacional! Hahahaha
19 confetti // 28/December/2007 às 8:45
pd faz mais “artigos de fundo” que hot news…raro ele reagir como ontem por benazir…pra isso temos a imprensa cotidiana tradicional… aqui sao mais analises e muito recuo pra entender melhor…
20 proftel // 28/December/2007 às 8:50
Ô confetti, tô preparando a mochila aqui, três da tarde fico off-line, volto só amanhã lá da casa da minha mãe.
:D
21 proftel // 28/December/2007 às 8:52
Uma notícia preocupante, paramilitares receberam ordem de mandar chumbo em qualquer manifestação, desse jeito o povo vai reagir.
A continuar assim a coisa fica pior ainda, tá esquentando por lá.
:-/
22 confetti // 28/December/2007 às 8:56
bom fim de ano ale
23 proftel // 28/December/2007 às 8:59
Fico aqui imaginando o que passa na cabeça d’um cara armado por lá.
Um monte de gente de várias tribos, pouquíssima simpatia.
O cara recebe uma ordem dessas de atirar não vai pensar duas vezes, viu um turbante ou outra característica distinta da sua, tem a ordem, manda bala.
Alguém aí se lembra quando assassinaram a Indira Ghandi? Foi um Silk, uma etnia minoritária na India.
Não sei se dá prá fazer um paralelo com a coisa mas, se me parece que há. E, em havendo, o interessante é a reação da população, a maioria aposta num banho de sangue e guerra civil.
Sei não, é difícil conjecturar sobre uma cultura tão distinta.
24 proftel // 28/December/2007 às 9:02
Ô Confetti, prá você também, estou aqui olhando o movimento nas estradas, acho que vou tomar um chá de ônibus na descida da serra amanhã, muita gente descendo prá Baixada Santista.
:-O
25 confetti // 28/December/2007 às 9:15
pax, sua ausencia é uma falta de respeito conosco, residentes escravizados, condenados à comentar até morrer !! kkk
26 HRP Mané Reloaded // 28/December/2007 às 9:17
Proftel….o Paquistão é uma grande fábrica de armas artesanais……imitam qualquer coisa em matéria de armas de mão!
Aquilo lá é um terror…………..
27 HRP Mané Reloaded // 28/December/2007 às 9:18
O Pax deve estar fotografando os macaquinhos!
No meio do mato…..que delícia!
Invejo esse cara …na boa.
28 proftel // 28/December/2007 às 9:21
Confetti e HRP:
O Pax está em época de plantio, pauleira direto e reto, deve estar toreando um trator.
Se não me engando no meu iogurte ele falou sobre isso.
Ele está bem, só muito serviço.
:-)
29 HRP Mané Reloaded // 28/December/2007 às 9:23
Bom…..se é assim….ainda está melhor que eu aqui no ar condicionado e olhando pra vinte telinhas….e aguentando pitaco de ex estagiário!
EEEEEE(ele tá aqui do meu lado!)
30 proftel // 28/December/2007 às 9:34
Ô HRP, vai descer a serra quando?
Amanhã estou em São Vicente.
:-)
31 proftel // 28/December/2007 às 9:35
estou=estarei
32 HRP Mané Reloaded // 28/December/2007 às 9:39
Te mandei um recado em outro post.
Fui a Santos e fiquei 24/25 e 26….voltei para Mogi e agora só lá para dia 15…aniversário da mana!
Infelizmente….te prepara para usar muito shorts, ventilador e beber muita agua….está um calor infernal!
33 proftel // 28/December/2007 às 9:44
Eu vi seu recado, antes dele você comentou que talvez iria também no ano novo.
Por isso que estou perguntando.
Shorts já há três na mochila, fora as bermudas.
hehe
:-)
34 proftel // 28/December/2007 às 9:46
iria=fosse (seu lá se está certo, entendeu né?)
35 HRP Mané Reloaded // 28/December/2007 às 9:50
Não vou no ano novo porque a turma de casa se recusa a voltar para o calorão….então….
36 Brancaleone // 28/December/2007 às 10:05
Aquele sujeito que nasceu de sexo anal e chefia a alcaeda deve ter alguma coisa a ver com isso. Como a Benazir era contra o Talibã - aquela organização chefiada por um sujeito que tem um estilhaço no cérebro e obriga mulher usar burka - com certeza o serviço foi executado por algum otário útil de alguma facção.
Vai ser engraçado ver o comportamento da Índia agora. Inimiga histórica do Paquistão deve estar preparando algum movimento, certamente após deliberações com os EUA…
Sei não.
Nunca acreditei nesta história de que parte do Paquistão era “dominado” pelos Talibãs. Para mim é como as Farcs (os guarda costas de cocaineros) : O governo legal os deixa existirem numa espécie de acordo mórbido entre os líderes de um lado e outro : Vocês fazem de conta que atacam, nós fazemos de conta que revidamos e um usa o outro como “bicho papão” para ludibriar o povão (sempre o povão). Na verdade, nada melhor para uma minoria enricar(de esquerda ou direita ou ambas) que uma guerrinha interna…
37 Chesterton-Dracul- El Cid // 28/December/2007 às 10:51
a esquerda tupiniquim -petista anseia por qualquer tipo de merda que possa desestabilizar a economia mundial e colocar em risco a legitimidade do capitalismo como sistema econômico. Aguardem.
38 Hugo Albuquerque // 28/December/2007 às 11:18
A direita tupinambá- fascista anseia por qualquer tipo de merda que possa desestabilizar a economia mundial e colocar em risco a legitimidade da democracia como forma de governo.Aguardem.
39 Brancaleone // 28/December/2007 às 11:24
Chest e Hugo:
Trocando em miúdos:
Que se f… a humanidade porque o que importa mesmo é a ideologia, seja ela qual for, com quem for e para o que for…
Triste, mas humano, realmente humano.
A diferença é que algumas ideologias florescem mesmo é no caos, na miséria, na ignorância e no messianismo e para estas, realmente quanto pior, melhor e isso tambem é humano.
40 Brancaleone // 28/December/2007 às 11:28
E sinceramente?
Sou de direita e adepto do capitalismo porque me dei bem neste sistema e ao meu modo, com minhas ações e intenções procuro mantê-lo.
Já para o pessoal de esquera que acredita que propriedades são roubos e que o Capital é a fonte de todos os males, uma sugestão:
Entreguem seus bens e dinheiro para mim, já para vocês estas coisas são “pecados sociais”…
Fala sério. Hipocrisia tem limites.
41 Mr X // 28/December/2007 às 11:42
Hugo,
Dúvida: desde quando a esquerda apóia a tal democracia como forma de governo?
Por ora só os vejo apoiando FARC, Fidel, Chávez, terroristas, etc etc. Já sei, do ponto de vista da esquerda, Chávez é um “democrata”, mas são estranhos esses democratas que não acreditam em revezamento do poder.
42 Nhé! // 28/December/2007 às 12:38
O centro jurupis - xiita anseia por qualquer tipo de merda que possa ser a chance de tudo se explodir já que não se sabe mais o que é bom ou ruim na economia e na forma de governo. Aguardem.
43 confetti // 28/December/2007 às 12:52
o enterro de benazir : um caos !! histeria e perigo…
44 Verissimo // 28/December/2007 às 13:34
A esquerda centro-oeste direitista sudoeste ululante, raivosa, comunista, fascista, neonazista, sionista, parafílica, hermenêutica e hedonista, imperialista, capitalista e maçom anseia orgasmantemente por qualquer tipo de dejeto feto-fecal que possa ser a chance de explodir em um mar de rosas de ilibada e idílica reputação ou não, desestabilizando a práxis agamenônica e colocar em risco a legitimidade do Cid Moreira enquanto narrador da Bíbila em CDs pirateados na ilha do Caribe e que estarão sendo disponibilizados consultoricamente a qualquer interessado na Av. Rio Branco de Medo, junto dos DVDs da Tropa de Elite Suburbana. Aguardem e oremos.
45 Nhé! // 28/December/2007 às 13:47
Amém!
46 Harun al-Rachid // 28/December/2007 às 13:54
Caramba Veríssimo … é vero? Seu relato é estarrecedor. Se acontecer estaremos perdidos. Oremos, oremos. Nada mais nos resta fazer. Esclareça please: com a Bíblia, o Corão, ou tanto faz?
47 Ricardo Cabral // 28/December/2007 às 13:54
Mr. X, te devo um agradecimento pela resposta ponderada lá no post cristianismo versus islã. Já aqui, não sei se concordo com a tua análise sobre ser o Musharraf o mentor do atentado… As ponderações do PD — que levantou mais indagações do que ofereceu respostas — e os esclarecedores comentários da Confetti me parecem mais acertados.
Josué, fico contente que tenha gostado de algumas das minhas mal traçadas linhas. Apareça, vc é super bem-vindo.
48 proftel // 28/December/2007 às 13:55
Bom pessoal, vou ficando por aqui, essa noite passo dentro do buzum prá Sampa, tomara que ninguém lá do Paquistão resolva comemorar soltando umas bombinhas atômicas nos cornos do planeta e, se soltarem, que a radiação não chegue aqui nesse Brasil varonil.
kkkkk rsrsrsrsrs
Fui.
49 faraó // 28/December/2007 às 14:00
Com essa confusão toda desviando a atenção do mundo, daqui a pouco os palestinos vão começar a reclamar:
“Peraí, e nós???????”
50 confetti // 28/December/2007 às 14:02
cale-se farao ! kkk
51 Chesterton Dracul // 28/December/2007 às 14:04
esse Hugo não tem cortex cerebral, só cerebelo e hipotálamo.
52 Mr X // 28/December/2007 às 14:07
Ricardo,
Não acho que o Musharrafo seja o mentor, já que isto não o ajuda muito, mas que tem gente dentro do seu próprio governo que participou, ah, isso tem.
O plano da Al-Q e derivados é simples, ferrar com todas as alternativas ao radicalismo, seja Bhutto seja Musharraf.
faraó,
Não se preocupe, os palestinos logo aprontam alguma, viver longe dos holofotes não é com eles.
53 Verissimo // 28/December/2007 às 14:11
Harun, oremos com o Livro dos Seres Imaginários nas mãos. Abraços e Feliz 8002 para todos.
54 confetti // 28/December/2007 às 14:11
amazing coiso !! eu nao sabia que rolava blog ! indo pra la….pode ?
55 Anonymous // 28/December/2007 às 14:18
Os partidários de Benazir Bhutto, estarrecidos, em um primeiro momento, querem boicotar as eleições. Cabeças quentes! Cada pessoas é um grão de areia neste mundão de universo. Benazir Bhutto não é maior. O negócio para estes partidários é esfriar a cabeça e continuar na eleição. A morte violenta de um líder une e, por isto, eles ainda podem ganhar.
Meu palpite de encomendante do crime continua sendo
56 Mr X // 28/December/2007 às 14:20
Chega! Vou de férias pro Paquistão! Lá sim que vai ter fogos potentes no Reveillon.
57 Mr X // 28/December/2007 às 14:22
Anonymous, se liga, acabou a democracia no Paquistão, aliás ela nunca existiu. A única coisa que os partidários de Bhutto podem ganhar neste momento é mais bombas na cabeça dos fanáticos e malucos, eu ficaria tranquilinho em casa pensando em onde e como me exilar.
58 Linda // 28/December/2007 às 14:24
Musharraf, ainda mais se pensarmos que no mesmo dia, foram mortos 4 seguranças de Nawaz Sharif.
Se o Bush obrigou Musharraf a engolir Benazir, a repatriá-la, este deu um tomé no Bush.
Nada me convence, a não ser com provas robustas, que o ditador não tem nada a ver com isto.
59 Linda // 28/December/2007 às 14:28
Vai descansar no mármore do inferno, Mr X?
No 58 está a seqüência do 55.
60 Linda // 28/December/2007 às 14:28
Não se acaba o que nunca começou.
61 confetti // 28/December/2007 às 14:34
nao acredito que musharraf tenha ordenado o assassinato de benazir……nao
62 Hugo Albuquerque // 28/December/2007 às 14:50
Chesterton,
Numa boa, eu já te disse aqui que eu tenho cara de espelho e isso realmente se confirmou ao você faze uma perfeita definação daquilo que (não) há na sua cabecinha de frango anabolizado.
Mr. X
Se a esquerda não apóia a Democracia, a direita também não o faz, aliás é quem menos faz isso porque coloca interesses individuais à frente de interesses coletivos o que várias vezes é incompatível com a forma democrática de governo, na medida que essa, obviamente, é um projeto coletivo.
Você pode falar em FARC, Fídel, Chávez e terroristas, eu posso falar em Paramilitares, Pinochet, Uribe e guerra do Iraque.
A esquerda cometeu vários erros históricos, mas a direita, por si só, é um equívoco.
Brancaleone,
Respeito sua opinião cara.
Já eu sou de esquerda porque vi as políticas de direita darem errado para a maioria das pessoas que eu conheço, para mim, nem tanto.
Se pensasse como você tb seria direitista, no entanto, é tudo uma questão de ponto de vista.
63 Alba // 28/December/2007 às 14:51
Gostaria sinceramente de entender se é possível a grupos como a Al Qaeda agir independentemente de forças políticas.
Porque é claro que a morte de Benazir favorece o terrorismo islâmico, o que deixa a situação ainda mais perigosa do que sempre foi e mostra, de novo, como a política do Moita foi completamente desastrosa, já que estimula exatamente o que diz querer combater.
64 Alba // 28/December/2007 às 14:54
Pedido de ano novo: podemos esquecer só um pouquinho essa discussão besta direita X esquerda que não avança um milímetro sequer, plís?
65 Hugo Albuquerque // 28/December/2007 às 14:56
Confetti,
Eu também acho que não, mas pode ter sido alguém do segundo ou do terceiro escalão da ditadura militar paquistanesa.
Deixar a porta aberta para um radical islâmico matar Bhutto e dar o álibi perfeito para o chefinho passar uns cinquenta anos no poder.
Algo como o atentado ao Riocentro durante a nossa ditadura, porém, no nosso caso as coisas (felizmente) deram errado.
66 confetti // 28/December/2007 às 15:08
hugo, pode tbm ter sido um cara “iluminado” , nao pertencendo à nenhuma “estrutura” , um extremista louco, como existem milhares nesses paises….lembre-se do assassinato de gandhi…o culpado era um “electron libre”, inspirado por hindu mahasabha…mas agiu por vontade propria
67 Ricardo Cabral // 28/December/2007 às 15:12
Confetti, te leio e aprendo!
68 Hugo Albuquerque // 28/December/2007 às 15:14
Confetti,
Concordo, no entanto, para isso acontecer alguém teve de deixar a “porta aberta” pra facilitar o trabalho do cara e juntar o útil ao agradável (para a ditadura).
69 confetti // 28/December/2007 às 15:17
ricardo, te leio e curto ! :)
hugo, eu nao queria ser pakistanesa…:(
70 Dexter // 28/December/2007 às 15:19
Afeganistão: Unicef Photo of the year
http://www.unicef.de/foto/2007/english/index.htm#1preis
http://www.unicef.de/typo3temp/pics/ecedebc8a2.jpg
71 Mr X // 28/December/2007 às 15:21
Paramilitares, Pinochet, Uribe e guerra do Iraque.
O Uribe foi eleito democraticamente e tem 80% de apoio popular, e desmobilizou muitos grupos paramilitares. Terá seus defeitos, mas é melhor ele do que um Farquista no poder.
A esquerda cometeu vários erros históricos, mas a direita, por si só, é um equívoco.
Entendi. A esquerda está sempre certa, mesmo quando erra. Já a direita está errada mesmo quando acerta. A esquerda pode matar e torturar, a direita não, pois seus fins são a defesa da propriedade e das leis (mau!), enquanto que o fim dos violentos da esquerda é a “justiça social”, e portanto é do Bem. É isso?
Bom saber que os 100 milhões de mortos pelo comunismo durante a Guerra Fria foram só um “equívoco”!
Espero que as FARC não se “equivoquem” mais matando e seqüestrando gente.
Alba, desculpa, mas tinha que responder, a partir de agora não falo mais em esquerda e direita, termos que aliás não se aplicam ao Paquistão.
72 Hugo Albuquerque // 28/December/2007 às 15:23
Confetti,
Nem eu…
73 Ana Lucia // 28/December/2007 às 15:27
Eu nao vejo qual seria o interesse da Al-Qaeda de matar a oponente do Musharaf… aliado americano, ditador, inimigo de Bhutto. Nao existe democracia no Paquistao e essas eleiçoes serao mais uma piada.
74 Chesterton // 28/December/2007 às 15:28
Hugo resolveu deixarde bancar o vegetal….é, tem cortex, mas usa pouco.
75 Hugo Albuquerque // 28/December/2007 às 15:30
Mr X,
1- Chávez também foi eleito democraticamente, mas esse só o primeiro passo e o mesmo vale para Uribe.
2-Eu não disse que a esquerda nunca erra, só que ela erra lutando pelo que eu considero certo (sim, justiça social).
A direita também acerta, mas só quando isso, por um acaso, converge com os seus interesses.
Todas as ideologias do mundo (Inclusive as direita) mataram um monte de gente, por isso que nós temos de aperfeiçoa-las.
Agora vamos esquecer esse debate e falar do Paquistão, tem alguma novidade.
76 Hugo Albuquerque // 28/December/2007 às 15:31
Errata:
(…)tem alguma novidade?”
77 Mr X // 28/December/2007 às 15:32
Ana Lucia,
O Musharraf é “aliado” dos americanos, assim, mais ou menos, fazendo olho gordo pros Talibãs. Não tem força suficiente pra acabar com os fanáticos, que estão até dentro do seu governo. Acho que vai dançar logo!
A Al-Qaeda e derivados tem “interesse” em matar todas as alternativas. Poxa, nem foi a primeira vez que os islamistas tentaram matar ela ou anunciaram tal objetivo! Qual a surpresa?
78 confetti // 28/December/2007 às 15:39
surpresa nenhuma, mas toda vez que uma “possibilidade ” toma tiro a gente lamenta….
79 confetti // 28/December/2007 às 15:40
chest, falei com vc la no cristianismo x islam
80 Hugo Albuquerque // 28/December/2007 às 15:46
Mr X,
Eu acho que o Mussharaff nunca acabou com os talibãs porque não quis, se fizesse isso perderia o grande álibi para manter sua ditadura.
Sempre os manteve fracos o suficiente para não perder para eles e fortes o suficiente para continuar a provar para os EUA que sua ditadura é fundamental para o equilíbrio da região.
81 Chesterton // 28/December/2007 às 15:50
Justiça social não existe. Existe apenas Justiça. O termo justiça social foi inventado pelos socialistas para igualitar a sociedade. É uma arma de propaganda.
82 confetti // 28/December/2007 às 15:52
quem disse que acabar com os talib depende da vontade de musharraf ? nem ele, nem o hamid karzai, nem bush, nem personne……arraigou, multiplicou, virou generico como disse mrx…estamos fudidos
83 confetti // 28/December/2007 às 15:53
chest quando vc fala assim fica parecendo um robozinho movido à pilha….)
84 confetti // 28/December/2007 às 15:56
em 2 hrs vou sartar por uns dias….vou tentar ir sem note….nao sei se consigo ….
85 Hugo Albuquerque // 28/December/2007 às 15:56
Confetti,
Perdão, eu me referi à atuação dos talibãs dentro do Paquistão.
86 Linda // 28/December/2007 às 15:58
Confetti, acrescente na lista de seus “iluminados” aquele que matou Lennon e o que esfaqueou João Paulo II.
87 confetti // 28/December/2007 às 15:58
acho que da no mesmo hugo…aquela fronteira ali parece um coador de chà…
mas nao sou especialista nisso…posso estar enganadérrima..)
88 Mr X // 28/December/2007 às 16:01
Concordo com o Chest.
Hugo, acorda, a tal “justiça social” é só um chavão pra obter poder e dinheiro em cima de miseráveis, a “igualdade” pela que temos que lutar é igualdade perante a lei, democracia e instituições fortes, não igualdade monetária que jamais vai acontecer e não é nem mesmo uma boa idéia.
Confetti,
Não se acaba com os talibãs porque grande parte do povo não quer, 46% dos paquistaneses disse admirar Osama Bin Laden, acho que é mais popularidade do que Musharraf e Bhutto juntos. A classe média com cultura é ínfima no Paquistão.
89 confetti // 28/December/2007 às 16:08
discordo mrx ! uma consciencia social tem rising no pakistan esses ultimos tempos ! os advogados, enfermeiros, jornalistas e varios outras profissoes “organizadas” em sindicatos, tem reagido com manifestaçoes, as vezes violentas, contra leis “injustas”, contra salarios baixos, etc….comentei isso aqui tem uns meses…o asia times comentou, bastante…notavel, manifestaçoes nao religiosas no pakistan…
90 Mr X // 28/December/2007 às 16:10
Confetti,
Quandos advogados será que tem no Paquistão? E quantos camponeses miseráveis influenciados pelo blablablá religioso?
91 Linda // 28/December/2007 às 16:21
“O Paquistão é uma potência nuclear.”
Espero bom senso de todas as potências nucleares. Mas, às vezes, de onde se espera bom senso, não vem. Remember Hiroshima, Nagasaki e Mururoa. Salve John Lennon!
92 confetti // 28/December/2007 às 16:23
existe classe média pakistanesa mr, nao precisa contar o # de advogados pra ter certeza disso…esqueci de falar de professores que tbm desceram em massa…
rurais sofrendo influencia, claro…normal… nao ?
93 Brancaleone // 28/December/2007 às 16:28
Legal né?
Por uns dias pelo menos os “líderes muçulmanos” ( se é que se pode chamar disso) do mundo estarão preocupados em açular seus otários de diversas facções uns contra os outros. Os judeus radicais devem estar morrendo de raiva - tanto muçulmanos morrendo e eles não fizeram nada para isso!!! - . Engraçado que entre “irmãos de fé” podem matar-se a vontade que o pessoal não chia, mas basta um tanquinho israelense passar por cima duma casinha palestina e pronto: a cambada desanda a xingar…
Parece que existe uma regra não escrita que muçulmano pode matar muçulmano ( quantos quiser) que isso é “pela causa”. Aliás, este diabo “de causa” justifica quase tudo, de atentado da alcaeda a chibatear mulher…
Já já vai ter neguim dizendo que pancadaria entre muçulmanos “é traço cultural” e portanto perfeitamente aceitável e até natural…
Paquistão? Um novo Iraque, só que sem petróleo. Quem vai financiar a guerra lá são os viciados em ópio, coisa aliás que os talibãs, assim como as farcs com cocaina, fazem muito bem. Mas é claro, eu esqueci: Grupo guerrilheiro não trafica cocaina nem ópio. Eles apenas usam como arma… tá, entendi…
É muita hipocrisia, mesmo para humanos é demais…
94 Brancaleone // 28/December/2007 às 16:33
Por falar em “crise da semana”, como é que andam as coisas lá pras bandas do gato que mia errado - Mianmar ? Se acalmaram? sobrou algum monge? Já tô pensando que m… vai acontecer semana que vem prá gente esquecer o paquistão…
95 confetti // 28/December/2007 às 16:35
as coisas “nao andam” por la… continuam exportando madeira e pedras preciosas…(
e precisam responder mairs…)
96 nada será como antes // 28/December/2007 às 16:48
Opiniões devem ser respeitadas, mas não precisam ser impostas ou acatadas.
Se a morte de Benazir partiu de Musharraf ou de um de seus tresloucados seguidores, o tiro saiu pela culatra.
A vitória de Benazir representaria uma “coabitação” governista com o ditador. Haveria, claro, discordâncias enormes, mas o ditador teria a oportunidade de aplicar uma distensão “lenta, gradual e segura” de sua tirania. Ao cabo de um tempo, a transição estaria completa e Musharraf pegaria seu boné e a aposentadoria.
Com a morte da latifundiária, o ditador está isolado no campo laico da política paquistanesa.
Terá de acusar os fundamentalistas pelo atentado, o que lhe trará oposição ainda mais drástica.
Não será surpresa a ocorrência de outro atentado.
O Paquistão, doravante, terá como futuro a fratura de seu mapa. Fratura exposta.
97 Pablo Vilarnovo // 28/December/2007 às 16:50
Dá uma preguiça comentar sobre Paquistão, Iraque, Afeganistão….
98 confetti // 28/December/2007 às 16:52
oi nada, fala pablo ! quanto tempo….:)
99 confetti // 28/December/2007 às 16:54
tbm tou morta de preguiça, e cansada… acabando uns trecos aqui pra pegar estrada…dias off…
100 nada será como antes // 28/December/2007 às 16:55
Oi confetti.
101 confetti // 28/December/2007 às 16:56
nada “a fratura do mapa” ficou bonito…alias, essa fratura ja rolou né…em 47
102 nada será como antes // 28/December/2007 às 16:57
Sem o cem ?
103 confetti // 28/December/2007 às 16:58
??
104 nada será como antes // 28/December/2007 às 16:59
confetti,
É, mas agora a fratura será dos proponentes daquela fratura original que, aliás, nunca cicatrizou.
105 confetti // 28/December/2007 às 17:00
religiao atrapalha, sempre
106 Mr X // 28/December/2007 às 17:01
Confetti,
Segundo este link aqui, pode ter sido o Musharraf sim. Nem autópsia fizeram na Bhutto, eestão dizendo agora que não houve atirador coisa nenhuma. Hum.
http://formerspook.blogspot.com/
O pobrema do Paquistão é o islã.
(saio correndo antes que apareça o Theo)
107 nada será como antes // 28/December/2007 às 17:02
confetti,
Religião , além de atrapalhar, não permite evoluir.
108 confetti // 28/December/2007 às 17:06
mr vi aqui tbm que “a versao” do tiro foi “oficial” so….nos reservam mais surpresas cheias de hemoglobina e odio
109 Chesterton // 28/December/2007 às 17:16
Islamismo é uma praga paraas mulheres em geral, e as feministas ainda acham que o multiculturalismo é uma bo…..
110 nada será como antes // 28/December/2007 às 17:22
Já o cristianismo, mais “democrático”, é uma praga para ambos os sexos.
111 Chesterton // 28/December/2007 às 17:33
O melhor Jornalista do Barsil
EU NÃO SOU IMPARCIAL. Estou comprometido com as minhas opiniões, com a minha visão de mundo, com as minhas escolhas ideológicas. Imparciais são esses vagabundos que ficam cantando as glórias do governismo, do lulismo, do petismo. Eles, sim, falam “em nome do povo”, geralmente recebendo prebendas do poder: alguns cobram grana, tutu, dinheiro; outros se contentam com informações “exclusivas” do chamado “círculo íntimo do poder…” (que nojo!!!), aquela gente que costuma escrever: “Lula comentou com interlocutores…” Argh!!! Geralmente é um recado do Franklin Martins. Eu não quero nada. Nem uma coisa nem outra. Nem dinheiro dos petistas (que é dos brasileiros) nem offs do Franklin Martins. Não preciso nem de uma coisa nem de outra.
Por isso, Monrah, não tente me pautar. Não tente ser meu “amiguinho” ou minha “amiguinha”. Quando acho que é o caso de atacar o PSDB, ataco, como fiz no caso da CPMF e da proteção ao senador Eduardo Azeredo (MG). Mas isso decido eu. O blog é meu. Não espere que eu vá saindo distribuindo porradas igualmente entre petistas e tucanos só para provar que não tenho lado. Até porque eu tenho: o da democracia, o do estado de direito, o da livre iniciativa, o do capitalismo, o da sociedade de mercado – vale dizer: quase sempre, eu e o PT estamos em lados opostos.
Vai ver você me acha um tanto antipetista… Não brinque! Como você percebeu? Eu me esforcei tanto para não passar essa impressão…
112 Chesterton // 28/December/2007 às 17:39
http://blog.cobline.com/2007/12/12/a-menina-e-a-mae-cagona/
serve de alerta, mas é muito engraçado.
113 nada será como antes // 28/December/2007 às 17:52
“Barsil” ?
Onde fica esse bar frequentado por jornalistas ?
114 Chesterton Dracul // 28/December/2007 às 17:57
é a porra do teclado flexivel que eu instalei….
115 Chesterton // 28/December/2007 às 18:03
Acabar com as favelas e as balas perdidas, IMPRESCINDÍVEL
Derrubar imediatamente César Maia, prioritário
Derrubar a favela do Morro Dois Irmãos é imprescindível. Mas não é prioritário. O inadiável é derrubar o prefeito César Maia. O movimento já começou pelos bravos moradores do Alto Leblon, das ruas Timóteo da Costa, Sambaíba, Visconde de Albuquerque, Jardim Pernambuco, Copacabana quase inteira, Meyer, uma parte enorme da Tijuca, Vilar dos Telles, em suma, o Rio capital inteiro não tem mais como pagar imposto, e esse dinheiro ser desperdiçado por César Maia.
Mas antes de derrubar as favelas e os impostos, é preciso derrubar César Maia. Pode até ser simultâneo. O impeachment do prefeito e a decisão de depositar o caríssimo IPVEA em juízo têm que ser feitos imediatamente, a jato, com a mesma velocidade com que o alcaide-factóide-debilóide joga o dinheiro fora. FORA do investimento comunitário e DENTRO de suas contas bancárias no exterior.
Derrubar César Maia é facílimo. Basta começar pela quadrilha do ICM (fundada, explorada e usurpada por ele) e continuar pelos PROPINODUTOS 1 e 2. Já dei aqui seguidamente elementos de sobra sobre o enriquecimento I-L-Í-C-I-T-O de Maia, e sua vida soberba de “trabalhador sem trabalho”.
Por que César Maia, homem público, não obtém o mesmo sucesso que obteve (e continua obtendo) como homem privado? Não tinha nada, jamais trabalhou na vida (nem como estatal, um fracasso, nem como privatizado, um sucesso mas só em matéria de ENRIQUECIMENTO ILÍCITO), como acumulou recursos e imóveis em quantidade?
Em qualquer país do mundo, com o que eu publiquei a respeito dos GANHOS de César Maia (vem aí a relação suntuosa e acintosa do enriquecimento de Sérgio Cabral e toda sua quadrilha, com os inspetores, réplica dos agentes fiscais municipais), ele já teria sido expulso da vida pública, que só desonrou e desmoralizou e desprestigiou.
Não desmentiu nada e não há mesmo desmentido possível. A respeito do apartamento comprado em Nova Iorque, e que quase lhe valeu a demissão do cargo de secretário da Fazenda de Brizola. (Este me contou e publiquei várias vezes, que ficou receoso a respeito da repercussão dessa demissão. Eu disse a ele: “Brizola, a pior repercussão é manter um desonesto comprovado como secretário”. Brizola tinha toda a comprovação).
O outro apartamento caríssimo foi “adquirido” por César Maia, sem dinheiro, só com corrupção e omissão. A legislação não permitia construções em determinados locais, a São Marcos Construtora (de propriedade de Roberto Marinho) recompensou o alcaide-factóide-debilóide com um belíssimo apartamento em São Conrado. Num edifício em que só moram empresários ricos e poderosos.
E quem diz que César Maia não é empresário rico e poderoso? Ele é igual, só que “empresa” e “distribui” o bem público. Por que não pode morar ali, com os que são tão iguais quanto ele? Perguntado pelas propriedades, respondeu: “Foi minha filha que me deu”.
Dona de um extraordinário amor filial, e tendo enriquecido antes do pai, doou o apartamento em um dos locais mais caros do Rio. Mas todo o “amor filial” não se comparava em faturamento ao ICM dos fiscais, e do PROPINODUTRO 1 e 2. João Marcos e todos os outros (alguns ainda “trabalham” com ele), no impeachment terão que depor, contarão tudo.
PS - Por hoje, basta. Os moradores dos mais populosos bairros, no protesto efetivo de depositar o IPVEA em juízo, estão precisando de assessoria legal.
PS 2 - Muitos escritórios de advocacia e de advogados isolados poderiam dar essa assessoria. Estariam prestando serviço destacado e SALVANDO A CIDADE.
Helio Fernandes, na Tribuna da Imprensa.
116 Brancaleone // 28/December/2007 às 18:04
Pois eu tava cuidando de minha vinhas ( na verdade um pézinho só, de uva tercí) enquanto o pau come no Paquistão. Aproveitei para abastecer os 6 bebedouros dos colibrís enquanto Benazir era enterrada e agora, enquanto eles ajustam a mira dos buscapés nucleares do Paquistão, vou preparar uma “carne de onça” bem egoista só para euzinho, já que a família tá em Curitiba e eu tô mais sózinho que preso de solitária…
É a vida de uns e a morte de outros, fazer o quê né?
117 Mr X // 28/December/2007 às 18:06
Já o cristianismo, mais “democrático”, é uma praga para ambos os sexos.
O Nada é daqueles comunistas que dizem odiar religião, mas se aliam com os islamistas na primeira ocasião que aparece… Só religião da “elite branca” é que não pode, na verdade. (O que é bobagem, pois as maiores religiões da “elite branca” atual mundial são justamente o marxismo e o multiculturalismo).
Lembre-se Nada, quando os aiatolás tomaram o poder no Irã, os primeiros a dançar depois de cumprir sua função de idiotas úteis foram os ex-aliados comunas, que acreditavam que a religião era apenas o “ópio do povo”.
Alguém precisa converter todo esse povo em massa ao cristianismo (ou ao hinduísmo e budismo, judaísmo não proselitiza), no fim das contas seria melhor pra eles e pra nós.
Para as mulheres o islã é um inferno, procurem na rede os (milhares) de relatos de mulheres ocidentais que se casaram com muçulmanos, foram morar em países islâmicos, e comeram o pão que Alá amassou.
118 nada será como antes // 28/December/2007 às 18:23
Mr X,
Meu comentário # 109 é o que se chama de paródia. No caso, perfeitamente cabível, porque é algo comprovado.
Quanto a ser comunista, lamento informar que essa designação corresponde aos militantes cujas agremiações são filiadas à Terceira Internacional, da qual nunca fiz parte .
Além da “Terceira”, existem a primeira, a segunda e a quarta. Alguns analistas apontam a conveniência de fundação da “Quinta”.
Qualquer dúvida adicional, sugiro educação.
119 Alba // 28/December/2007 às 18:34
PD,
O que escrevo não está saindo. Há algum motivo especial? :((
120 Alba // 28/December/2007 às 18:37
Ora, viva! :)
Pois é, na BBC há a notícia de que foi mesmo a Al Qaeda, porque conseguiram uma gravação dos terroristas envolvidos. Não vou postar o link porque acho que isso é que tá travando..
121 nada será como antes // 28/December/2007 às 18:46
Alba,
Pois é !
Se esta notícia for comprovada, será restabelecida a lógica analítica.
Seria suicida uma ação desse tipo pelo ditador, que é quem mais tem a perder com convulsões.
Afinal, o tirano é chefe de Estado.
Mas talvez seja melhor aguardar confirmação.
122 Alba // 28/December/2007 às 19:00
Nada,
É verdade. Mas de toda forma, vou tentar copiar a notícia aqui:
Internacional
28/12/2007 - 16h35
Ministério divulga conteúdo da ligação telefônica da Al Qaeda sobre Benazir Bhutto
ISLAMABAD, 28 dez 2007 (AFP) - Confira a tradução feita pela AFP do conteúdo integral da ligação telefônica que teria sido efetuada nesta sexta-feira por um alto dirigente da Al Qaeda, Baitullah Mehsud, e outro militante da rede terrorista, que o ministério paquistanês do Interior afirmou ter interceptado após o atentado contra Benazir Bhutto:
Maulvi Sahib (MS) - Asalam Aleikum ! (A Paz esteja com você !)
Baitullah Mehsud (BM) - Waleikum Asalam ! (E com você também !)
MS - Chefe, como você está ?
BM - Estou bem…
DIA SEGUINTE À MORTE DE BENAZIR
Simpatizantes carregam caixão de Benazir durante enterro
Em Hyderabad, assim como em outros pontos do país, simpatizantes queimam pneus e promovem greve de protesto
SEPULTADA AO LADO DO PAI
DIA SEGUINTE NO PAQUISTÃO
CALENDÁRIO ELEITORAL É MANTIDO
GRUPOS COM LICENÇA PARA MATAR
MORRE BENAZIR BHUTTO
INFOGRÁFICO 1: PERFIL DE BHUTTO
INFOGRÁFICO 2: CRISE NO PAQUISTÃO
BHUTTO NÃO DEIXA SUCESSORES
PAQUISTÃO É CHAVE NA REGIÃO
PAPA MANDA MENSAGEM DE PESAR
TRAJETÓRIA DE BENAZIR BHUTTO
REAÇÕES À MORTE DE BHUTTO
MS - Parabéns, acabo de voltar hoje à noite.
BM - Parabéns a você, eram nossos homens?
MS - Sim, eram nossos.
BM - Quem eram eles?
MS - Saeed, Bilal de Badar e Ikramullah.
BM - Foram esses três que fizeram aquilo?
MS - Foram Ikramullah e Bilal.
BM - Então, parabéns.
MS - Onde você está? Quero que nos encontremos.
BM - Estou em Makeen (uma cidade da região tribal do sul do Waziristão). Pode vir, estou na casa de Anwar Shah.
MS - Está bem, irei até aí.
BM - Não informe sua casa por enquanto.
MS - Está bem.
BM - Foi um formidável esforço. Os que a mataram são bons.
MS - Mashallah (Graças a Deus). Quando o vir, vou informá-lo de todos os detalhes.
BM - Estarei esperando você. Parabéns, mais uma vez parabéns.
MS - Parabéns para você.
BM - Há algo que eu possa fazer por você?
MS - Obrigado.
BM - Asalaam Aleikum.
MS - Waaleikum Asalaam.
123 Hugo Albuquerque // 28/December/2007 às 19:01
Mr X e Chesterton,
Cara eu acredito sim em justiça social, não poderia concordar com injustiça social , não faria sentido, a menos que eu fosse incompetente ao ponto de precisar viver as custas da exploração alheia.
124 Alba // 28/December/2007 às 19:13
Chest,
Existe algum motivo especial pra você falar sobre César Maia num post sobre o Paquistão?
Terá a Al Qaeda um braço sinistro nos morros do Rio? Será esta descoberta a contribuição do blog para a política internacional?
Hugo,
O Chest, como você pode observar no post sobre cristianismo e islamismo, escolhe da história as partes que lhe agradam, descartando as outras. Por isso, ele produz aquelas pérolas como a “democracia nasceu nos EUA” - mesmo que eu, e outras pessoas mais competentes que eu, pelo menos duas vezes, já tenhamos explicado as choses da vida.
Mas o Chest é o Chest - tem uma visão muito particular de história.
Falando nisso, salve, Chest! :)
125 Roberto F // 28/December/2007 às 19:28
Cheguei aqui por indicação do Nassif e gostei do nível do autor do blog e dos comentaristas.
Primeira análise lúcida do atentado. Agora nos resta rezar para que consigam apagar o fogo por lá.
126 Chesterton-Dracul- El Cid // 28/December/2007 às 19:29
Hugo, tens a mente obliterada por marxismo.
127 Mr X // 28/December/2007 às 20:06
Sr. Nada,
Lamento, mas você é que é uma paródia… Estou ainda rindo. Não faz parte da Terceira nem da Quinta? Pois vá para o Quinto. Dos infernos!
Qualquer dúvida adicional, por favor procure-me, estou lá na esquina.
;-)
128 Chesterton-Dracul- El Cid // 28/December/2007 às 20:10
sim, Alba, o autor fala em eliminação.
claro que a democracia não foi invenção americana, mas foi a primeira revolução que gerou democracia, a revolução que gerou um sistema que atua até hoje, e que foi copiado por varios paises.
Não dá para comparar com a contribuição judaica, muito anterior, mais profunda e inédita, nem com os gregos, que tentaram teorizar a respeito. Mas na prática, dos judeus aos americanos, a liberdade e as conquistas da mulher vieram daí.
129 maria andréia // 28/December/2007 às 20:16
homenagem aos mortos!
Benazir
Chico César
Composição: (Chico César)
não aponte o dedo
para benazir butho
seu puto
ela está de luto
pela morte do pai
não aponte o dedo
para benazir
esse dedo em riste
esse medo triste
é você
benazir resiste
o olho que existe
é o que vê
130 faraó // 28/December/2007 às 20:16
Mr X,
vamos fazer uma aposta.
O que será que os palestinos vão aprontar para chamar a atenção da midia dessa vez?
Isso de matar a Benazir só desvia os holofotes pro Paquistão, logo agora que o Bush estava pra chegar.
Alqaida dos diabos…, bando de incompetentes FDP.
Será que vão matar o Abbas?
Será que vão reclamar que a esmola tá pouca ou tá demorando?
Será que vão reclamar que Israel não tá deixando o Egito liberar uns foguetinhos pra Gaza?
EI POVO, não se esqueçam dos palestinos, HEIM!!!!! Esses sim, os maiores sofredores da Terra.
Kisssssssssssss, confetti.
131 Alba // 28/December/2007 às 20:28
Chest,
Só pra lembrar: as primeiras idéias iluministas surgiram na Europa, mais especificamente na França.
Foram essas idéias que impulsionaram a Revolução Americana, que teve alcance muito restrito, na época, porque não era simplesmente, uma área geopolítica importante.
Passou a ser depois, mas isso demanda uma análise que não cabe aqui. Supõe que os EUA são SEMPRE a Terra Prometida, a fonte de todos os benefícios.
DEsculpe, mas não é uma visão religiosa?
132 nada será como antes // 28/December/2007 às 20:29
Mr X,
Procurá-lo …”na esquina” ?
A vida está assim, tão difícil ?
133 Mr X // 28/December/2007 às 20:48
Ah ah ah!
Demorou, mas finalmente o Nada conseguiu produzir uma piada boa, parabéns.
Conseguisse se livrar da boboca utopia marxista, talvez não seria de todo um mau sujeito.
134 Mr X // 28/December/2007 às 21:18
Hugo,
“Justiça social” é uma contradição. Como o negócio de prometer “igualdade social” não deu certo lá na velha URSS nem em Cuba nem na Putaquepariu, eles acharam um novo termo, mais esperto porque dá a entender que
Hayek:
A expressão “justiça social” é meramente uma fraude semântica do mesmo tipo que “Democracia Popular”. Seu propósito é aparentemente eliminar as desigualdades econômicas, mas como tais desigualdades são na maior parte resultado das escolhas do indivíduo, elas só podem ser corrigidas controlando tais escolhas.
135 Chesterton-Dracul- El Cid // 28/December/2007 às 21:23
Alba, falemos do iluminismo, mas o ingles, por favor.
136 Brancaleone // 28/December/2007 às 21:36
Cuméquié????
A India já invadiu o Paquistão?
O Talibã já tomou o poder lá?
Mas afinal de contas, o que é que exportamos para o Paquistão e o que eles exportam prá nós? Nada? só uns tapetinhos feitos por trabalho infantil e uns quilos de ópio? Isso num é nada. Deixa o pau comer por lá. Esse negócio de político assassinado é que nem caminhão carregado de porco: No começo da viagem a bicharada grita, morde, reclama mas depois se acalma…
Vou lá no varandão, comer “carne de onça” cum brôa preta e nata azêda e é claro, uns goles de “Guspe do Çatanaiz”…
137 HRP Mané Reloaded // 28/December/2007 às 21:38
Nhéco!….lamentável!
138 HRP Mané Reloaded // 28/December/2007 às 21:40
Aí não dá pra levar a serio esse Broncoleone……
O mundo acaba se seguirmos essa pleiade de desatinos!
palavras ao vento!………………………
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ………..
139 Brancaleone // 28/December/2007 às 21:40
E ao primeiro que disser ” mas tem gente morrendo por lá seu insencível!!!” - sugiro que verifique quantos brasileiros morreram hoje nas estradas, por balas perdidas, nas filas do sus e nas chacinas. Dá uns três paquistãos fácil fácil…
140 HRP Mané Reloaded // 28/December/2007 às 21:41
Quarteto Fantastico da direita!
Nhé!,Frang!,Mr. e Bronc!
tá tudo dominado!
141 HRP Mané Reloaded // 28/December/2007 às 21:42
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ!
Sempre essa ladainha de capataz dos escravos!
142 nada será como antes // 28/December/2007 às 21:55
Gostei muito do plural de “Paquistão”.
143 Brancaleone // 28/December/2007 às 21:55
Num dá para ficar no varandão. Tá infestado de pernilongos. Parecem esquerdistas: doididnhos por sangue de direitista…
HRP : Não são palavras ao vento, são letras ao vento uma vez que estás lendo e não escutando…
Mas convenhamos: Quantos paquistanêses vão morrer nos próximos dias? 10? 50? 200? 300? tá, arredondemos prá 500, talvez 1000. Agora vamos estimar quantas crianças estão morrendo de fome agora, neste exato instante: Deitados na terra, esquálidos sob o olhar impotente duma mãe já anestesiada pela morte de outros filhos pelo mesmo motivo. Elas estão morrendo faz mêses, lentamente, dolorosa, tristemente e graças a nós, inevitavelmente.
É este rídiculo absurdo hipócrita que me enche o saco. É por isso que a humanidade seja de lado for, não merece ser levada à sério. Não interessa que deus siga ou tema, não importa que ideologia tenha. O homem, salvo umas exceções que se podem contar nos dedos do Lula é um desgraçado dum bicho sem vergonha na cara e que quer mais é ficar ganindo opiniões e “verdades” a quem não precisa ou não tem interesse nelas.
Pronto desbafei. Agora um gole de Guspe do Çatanaiz que ninguem é de ferro. Aliás, nós os hipócritas somos assim mesmo…
144 HRP Mané Reloaded // 28/December/2007 às 22:01
Que m…só fala de mortes e de sinas…fale de jardins, plantas , pássaros , vida, de caridade…..que mundo de mágoas essa sua vida!…..EEEEEE
Que saco cara!
145 HRP Mané Reloaded // 28/December/2007 às 22:04
Aliás….já que o mundo e os homens horriveis assim, mate-se e mate seus filhos idem!
EEEEEEEEEEEEEE….não dá né?
Então menos nessa chatice de humanidadehorrenda…faz a tua parte e chega de choeramingos!
EEEEEEEEEEEE….bola pra frente…faça uma oração aos anjos da guarda e aquela caridade que voce sabe fazer!
146 Brancaleone // 28/December/2007 às 22:16
Temporal chegando. Raios e trovões e pelo bem do meu PC vou é desligar tudinho.
Como uns poucos mal amados do blog sempre tão me mandando “prô raio que te parta”, melhor não arriscar. Vai que algum deus aí é de esquerda e resolve atender aos devaneios de alguns daqui: Perco modem, hubie e PC.
Inté depois do temporal, isso se a pontaria dos deuses for tão ruim quantos os desígnios dêles…
E Thor pelo jeito tá realmente puto hoje!!!
147 Brancaleone // 28/December/2007 às 22:19
E antes de desligar:
HRP: Vais consultar um proctologista. Esta sua raiva toda pode ser hemorróidas…
148 nada será como antes // 28/December/2007 às 22:22
Fique tranquilo . Nenhuma idéia de deus é de esquerda.
149 HRP Mané Reloaded // 28/December/2007 às 22:31
Nada!….valeu!….estou indo ao DVD!
Um filminho de amor….com dna. amada!
150 Mr X // 28/December/2007 às 22:33
Claro que não, o diabo é vermelho… :-)
151 Dexter // 28/December/2007 às 23:16
Mais que 1000 palavras.
http://graphics8.nytimes.com/packages/html/world/20071227_BHUTTO_FEATURE/index.html#section1
152 Mr X // 28/December/2007 às 23:22
Voltando (e terminando de vez) com o tema Paquistão:
O mais triste de tudo é que quem mais vai se ferrar são os próprios paquistaneses. A possibilidade de democracia quase morreu, os islamistas estão cada vez mais perto do poder e de armas atômicas, mas se se atreverem a usá-las vão ser exterminados com muitas mais bombas do que as que jamais sonharam.
153 Brancaleone // 28/December/2007 às 23:30
Vôrtei.
A pontaria dos deuses anda ruim demais. Tô incólume. Ou pontaria ou eles não andam atendendo certos tipos de preces…
Tem gente que não entende.
Não tenho raiva, dó, frustração ou tristeza pela humanidade ser o que é ( e vai continuar sendo como tem sido nos últimos 50.000 anos…).
Só que fico muito do puto quando as pessoas focam sua mente numa partezinha do mundo ou num determinado problema internacional como se este lugar em especial ou este problema em particular fosse único. Eu não consigo perder esta mania de “estação espacial”, ou seja ver o planeta quase todo de uma vez só e assim ver ou imaginar o que acontece em várias regiões ao mesmo tempo, daí que este perrengue paquistanês é só mais um que se junta ao Iraque, a Mar de Aral, à Amazônia, à fome na África ou à ponte do rio Putunã que tenho que arrumar semana que vem ou ainda à minha casa em Curitiba onde a família está.
Daí que eu acho que ficar só tergiversando sobre Benazir esquecendo a fome ou o Mar de Aral seco ou o temporal em Curitiba é hipocrisia. É coisa de louco, mas é uma forma de ver as coisas. Brinco sempre de imaginar o que o Sr. Smith está fazendo neste instante em seu apartamento em N.Y. ao mesmo tempo que Habib vai atravessar um check point israelense e alguem está matando alguem em algum lugar do mundo…
Caráca!!! exagerei no Guspe do Çatanais!!! vou dar uma respirada no varandão. A chuva espantou a pernilongada esquerdista…
154 faraó // 29/December/2007 às 7:21
Pô Brancaleone
se discutindo uma coisa de cada vez já não chegamos a quase nada, discutir tudo de uma vez … é melhor voce dar DUAS respiradas no varandão e ver se é isso mesmo.
155 HRP Mané Reloaded // 29/December/2007 às 7:51
Nada….é tudo cena!
Os porões da ditadura estavam cheios de torturadores exclarecidos assim………EEEEEEEEEEEE.
Ele sempre se trai pelo modo como chama aqueles que o contrariam(pernilongada esquerdista, para ele ele é que leva o país…os outros,principalmente os de esquerda são sangue ssugas!)…..e não entende que todos somos iguais em direitos e desejos….de ser livres, e nem só com responsabilidades……para com certos “Deuses” terrestres….já o lá do céu……no fundo…no fundo o assusta……..porque só lhe cobra a fatura aonde ninguém mais pode ver….no coração.
BOM DIA BIAFRA!….
156 Hugo Albuquerque // 29/December/2007 às 19:25
Mr.X comment 133,
Todos os países que “deram certo” possuem bons níveis de igualdade social (já ouviu falar em indíce de Gini, seu boçal?), é um contra-senso acreditar que um país possa ser igualdade social.
Igualdade social nada mais é que a materialização da justiça nas relações de trabalho, se você não é capaz de entender ou se simplesmente não concorda só me resta gargalhar da sua medíocridade.
157 cj ballantyne // 29/December/2007 às 22:54
Brasileiro falando de assuntos internacionais? Que piada. Voltem pra cozinha. Nem lá vocês se entendem.
158 Harun al-Rachid // 31/December/2007 às 0:52
In the centre of a golden valley,
Dwellt a maiden all divine,
A pretty creature a miner’s daughter
And her name was Ballantyne
Leave a Comment