Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

Pedro Doria header image 2

A decadência de Oscar Niemeyer

December 27th, 2007 · · 128 Comentários

Para Nicolai Ouroussoff, o conceituado crítico de arquitetura do New York Times, a maior ameaça à obra de Oscar Niemeyer é Oscar Niemeyer:

Em meados dos anos 1980, Niemeyer alterou a forma dos arcos que cercam a fachada do prédio do Supremo Tribunal Federal, sacrificando-lhes a elegância em detrimento de algo esteticamente mais simples. No mesmo período, ele renovou a Catedral de Brasília, considerada uma de suas obras-primas. Erguida por uma série de arcos parabólicos que se abrem no topo, seu conjunto dava um toque exuberante ao Eixo Monumental. Niemeyer modificou-a pintando de branco a estrutura em concreto no topo e substituindo seus janelões com painéis de vitrais desenhados por Marianne Peretti: as mudanças fizeram com que o prédio perdesse a força bruta imposta por aquele movimento em direção ao alto.

Talvez pior tenha sido o término, no ano passado, do Museu e a Biblioteca Nacional no Eixo Monumental. A cúpula branca do museu, cortada em uma ponta por uma longa rampa, repousa sobre a praça de concreto com a leveza de um bunker militar. As paredes curvas e a falta de luz natural – uma lástima num clima como o brasileiro – compõem um cenário desagradável para se ver arte.

Ouroussoff acha o prédio do Museu de Arte Contemporânea de Niterói uma lástima que mais parece obra de alguém tentando imitar Niemeyer. Sua conclusão é de que, seja pela idade, seja pela fama, o velho mestre perdeu a mão. A leveza que imprimia a suas construções perdeu-se e o acabamento deixou de ser bem cuidado.

Tags: Artes · Brasil

128 Comentários até agora ↓




  • 1 // 27/December/2007 às 10:10

    Oscar é um dos maiores brasileiros vivos. Esse jargão é a mais pura síntese de sua capacidade e valor.

    Aponte um arquiteto que tenha rodado o mundo, construindo museus, parques, Cidade (!), sede da ONU…

    Na boa? Mandemos este gringo ir tomar “no olho do cú”.

  • 2 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 10:19

    Porque ele não perderia a mão ?
    100 anos!
    Bem possivel, totalmente verossímil.
    Como mutantes que somos tudo é possivel, mas assim mesmo porque lembrar dos últimos 20 anos se a obra toda tem 100 anos?
    Chico Buarque parou faz tempo de fazer belas canções, escreve e “tenta” fazer música hoje….mas “quem jamais 0 esquece sabe bem porque”!
    Muita força Oscar!

  • 3 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 10:20

    “No olho do c….!”
    EEEEEEEEEEE……….

  • 4 Nhé! // 27/December/2007 às 10:42

    Acho que há muito concreto nas obras dele.
    Não gosto não.
    (mas devo deixar registrado que respeito a opinião alheia, inclusive do gringo que acha que ele perdeu a mão. se é que teve algum dia)

  • 5 Chesterton // 27/December/2007 às 10:43

    bem, conheço arquitet5os que trabalham com ele…este problema é muito mais antigo, não é mais ele que faz os projetos há muito tempo, ele rabisca e o resto “terceiriza”…só pode ficar uma bosta. Alguem tem que ter a coragem de dizer: o rei está nu….

  • 6 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 10:43

    Putz….que mau hálito!
    EEEEEEEE…….
    ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

  • 7 Dom Casmurro Patriarca // 27/December/2007 às 10:53

    De minha parte não notei ainda a menor senilidade no velho e bom Oscar Niemeyer.
    Grande sujeito, que chega aos seus 100 anos com suas convicções intactas.
    Se esse gringo não gosta das suas obras, pior pra ele!
    O velho e bom Oscar não deixará de ser um dos grandes artistas de todos os tempos.

  • 8 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 10:57

    O cara é mais conciente do que muito cinquentão como eu(aliás mais que eu não é nada demais mesmo…EEEEE)…….o sujeito é muito lindo e utopico por dentro………..e cheio de virtudes e defeitos como todos nós……mas continua nota mil pra mim….. Não precisa acertar mais nada……já fez demais por uma gente que costuma ser tão ingrata……

  • 9 Mr X // 27/December/2007 às 11:02

    Nunca gostei muito da obra do Niemeyer, acho Brasília uma cidade “invivível” com sua urbanística desumana, mas não dá pra se negar a originalidade do velho Oscar. Se perdeu a mão, não sei. O anacrônico museu de Niterói até é a obra que mais gosto dele, com seu jeitão de disco voador dos anos 60.

  • 10 Zé Bush // 27/December/2007 às 11:03

    well,boys…….ninguém pode (nem deve) ser genial ou revolucionário a vida inteira. Brasileiro tem essa mania boboca e paroquial de matar um leão por dia prá ser considerado…bom.

    Embora Niemeyer tenha feito muita coisa genial nos anos 60 e 70, seu estilo “pós-cimental” está datado. A arquitetura de Niemeyer nega a natureza, ao proibir a acesso da luz, do ar e do verde. Cimento pintado de branco e a coisa mais pavorosa que alguém possa fazer. O princípio é o mesmo: isolamento e desolação para todos, já que o acesso é de rampa. O rapaz não evoluiu sua linguagem e ficou travado no tempo e espaço.

    Fica a impressão que Niemeyer deslumbra-se com curvas de cimento, frias,vazias e escuras. Aqui e ali, vidro, como que se a luz pedisse licença para entrar. Um museu escuro é o “anti-museu”.Vira mausoléu depressivo e afasta a visão. Arquitetura também degrada….

  • 11 Chesterton // 27/December/2007 às 11:10

    o sujeito é muito lindo e utopico por dentro………..

    chest- mas tem que ser muito cretino para dizer um troço desses….se superou.

  • 12 confetti bebendo agua // 27/December/2007 às 11:11

    verdade que oscar n teve alguns delirios “inviviveis” como disse mrx…vide a universidade de constantine, argélia, onde ninguém consegue estudar, o calor mata, o meio ambiente foi esquecido ! mas oscar é coisa nossa, realizou obras importantissimas, temos orgulho dele ! o tal Nicolai Ouroussoff que va pra pqp com sua ironia ! kk

  • 13 confetti bebendo agua // 27/December/2007 às 11:13

    e ter 100 anos deve incluir mesmo uma certa decadencia…anormal seria o contrario !

  • 14 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 11:13

    Viva a pluralidade……em Paris poucos lhe torcem o nariz…nos States idem…..alguns pelas convicções politicas do mestre tentam lhe negar a dimensão….mas ninguém faz uma obra dessas ,sem ter méritos …é um globetrotter da arquitetura..África, Asia, States, Europa e América Latina….o que ele precisa provar mais?

  • 15 Chesterton // 27/December/2007 às 11:15

    o problema dele é comum, o sujeito faz a fama e deita na cama. Depois de Brasilia deveria ter morrido, ou sumido, como Pelé, que saiu no auge (tá certo que segundo o Romario, Pelé de boca fechada é um poeta).
    Mas não, no Brasil o sujeito que faz sucesso numa área usa este sucesso para dizer bobagens em outras áreas, se mete em politica, elogia Stalin (uma grande evidência de que está gagá há 20 anos). E como brasileiro é pobre por natureza e imbecil por opção, fica banado o ovo do desenterrado….é um vexame, para nossa coleção de vexames.

  • 16 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 11:15

    É eu sou um cretino!
    EEEEEEEE…..gostei do elogio!
    O que significa cretino mesmo?

  • 17 confetti bebendo agua // 27/December/2007 às 11:16

    chest vai à merda

  • 18 Chesterton // 27/December/2007 às 11:16

    confetti, nada que ON fez é vivível, os assistentes tem que arrumar tudo depois. Ele é mais escultor que arquiteto.

  • 19 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 11:17

    O doceiro Frangão, sempre fazendo o bolo crescer, também é insuperável…..abs!
    EEEEEEE

  • 20 confetti bebendo agua // 27/December/2007 às 11:17

    ele é um artista, criador e ja foi visionario

  • 21 Chesterton // 27/December/2007 às 11:17

    xiii….

  • 22 confetti bebendo agua // 27/December/2007 às 11:18

    kkkk

  • 23 Chesterton // 27/December/2007 às 11:18

    foi, foi artista, foi visionario. FOI, portanto não é mais.

  • 24 Jåµë§ ßønd™ // 27/December/2007 às 11:18

    -= O Rei está nu.

    Talvez o Rei devesse morar em Brasília até o fim de seus dias.

  • 25 Nhé! // 27/December/2007 às 11:19

    …mas oscar é coisa nossa, realizou obras importantissimas, temos orgulho dele! (confetti bebendo agua)

    Vc tem certeza que é água isso que vc está bebendo, confetti???

  • 26 confetti bebendo agua // 27/December/2007 às 11:20

    hrp, posso pedir-lhe algo ? é que pare de chamar chest de frangao e josué de josuégua ! nao combina com vc e denota desprezo com essas pessoas ! eu curto à bessa os 2, e fico puta toda vez que vc digita isso….pode me satisfazer, please ?

  • 27 confetti bebendo agua // 27/December/2007 às 11:20

    nao seja iconoclasta

  • 28 Chesterton // 27/December/2007 às 11:21

    confetti, não peça as pessoas aquilo que está acima de suas possibilidades, excesso de expectativa é a fórmula certa da frustração.

  • 29 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 11:23

    Confetti…sorry….NÃO!EEEEEE

  • 30 confetti bebendo agua // 27/December/2007 às 11:23

    :((

  • 31 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 11:24

    Aliás…como foi que voce descobriu que eu desprezo esses dois moços?
    Acertou na mosca!
    EEEEEEEE………

  • 32 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 11:25

    Confetti….vou pensar no teu caso….voce pedindo já conta muito…………

  • 33 confetti bebendo agua // 27/December/2007 às 11:25

    :))

  • 34 Jåµë§ ßønd™ // 27/December/2007 às 11:25

    -= “Frangão” ? “Josuégua” ? iac, iac, iac… :-)

    Regra básica:
    reclamar de apelido é a maneira certeira de fazê-lo pegar.

  • 35 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 11:26

    Olha…me sinto muito bem sendo o H.Romeu Pinto…..

  • 36 Chesterton // 27/December/2007 às 11:26

    HRP é o apelido de
    H. Romeu Pinto C. Bento, antiiigo nessas bandas…

  • 37 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 11:29

    Andei tomando banho ….portanto…..EEEEEEEEE

  • 38 confetti bebendo agua // 27/December/2007 às 11:29

    http://www.youtube.com/watch?v=BwBbLBU6Im4

  • 39 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 11:29

    Porra o ASSUNTO É OSCAR N……., NÃO SE PERCAM EM DEVANEIOS!

  • 40 Juca // 27/December/2007 às 11:30

    Niemeyer é o Romário da arquitetura brasileira, é um ex-jogador em atividade.

  • 41 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 11:31

    MUITO BOM CONFETTI….o video……
    tua alma carioca sabe das coisas.

  • 42 Chesterton // 27/December/2007 às 11:33

    HRP só toma banho aos sábados, e quando “precisa”…….

  • 43 confetti bebendo agua // 27/December/2007 às 11:36

    benazir butto assassinada em atentado !!

  • 44 Ricardo Cabral // 27/December/2007 às 12:08

    Tava demorando, né Confetti?Uma lástima, essa forma de “resolver” as coisas sempre me causará desânimo sobre os rumos da nossa espécie…

  • 45 Thiago Azevedo // 27/December/2007 às 12:30

    O Oscar Niemeyer tem obras bonitas, mas não o acho tãããão bom assim.
    Um exemplo é aquele museu em Curitiba, do olho, que se não me engano, leva o nome dele. Lá há uma rampa íngreme, longa, lisa e totalmente descoberta. Se fosse em Brasília não haveria tanto problema, mas é em Curitiba, uma cidade que chuve uns 300 dias por ano! Imagine uma pessoa de idade subindo lá num dia de chuva?
    E, que eu saiba, é uma obra relativamente recente. Imperdoável!

  • 46 Marco Aurélio // 27/December/2007 às 12:55

    O Niemeyer é o cara da arquitetura . Esse tal conceituado crítico “americano” deve ter algum interesse em diminuir a obra dele ou por inveja ou por outro tipo de motivação. Vale lembrar que Niemeyer é “comunista convícto”. Talvez seja difícil para um americano aceitar que um comunista seja um dos maiores gênios da arquitetura mundial.

  • 47 Ricardo Cabral // 27/December/2007 às 12:56

    Sobre a catedral de Brasília, tive exatamente a mesma impressão que o Nicolai Ouroussoff. Detestei os vitrais, não combinam com a obra, era muito mais bonito antes, limpo. E por sua vez, a pintura em branco me lembrou aquelas demãos de cal no meio-fio (ou na guia, se preferirem) que os prefeitos mandam dar para fingir que estão tratando bem da cidade…

  • 48 nada será como antes // 27/December/2007 às 13:37

    A comunicação de massa, no Brasil, costuma escolher figuras e incensá-las, de modo que a crítica saudável e produtiva passa a ser vista como heresia. Oscar Niemeyer é um grande artista, que ajudou a transformar a tradicional paisagem arquitetônica brasileira, “plantando” edifícios insólitos em cenários conservadores ou mesmo estabelecendo a tonalidade geral, como em Brasília.

    Defendo e compartilho a visão socializante desse arquiteto e considero inquestionáveis sua racionalidade e saúde mental. Tem 100 anos e perspicácia de jovem brilhante. Mas, na minha opinião, este é seu maior defeito.

    Niemeyer ficou prisioneiro de um estilo datado dos anos 1940, revolucionário, louvável e necessário à época, mas superado , desprovido de funcionalidade e “modernoso ” .

    Para dar um exemplo, tenho depoimento de pessoal gabaritado do Memorial da América Latina, que diz sobre a precariedade em que são dispostas as peças da biblioteca, que sofrem os problemas adicionais da insolação e calor sufocante, que são os maiores venenos dos objetos de papel e característica perversa das obras desse arquiteto.

    Seus edifícios não têm habitabilidade, servem apenas para contemplação. Afinal, mobiliário costuma ter ângulos retos , para gerar aproveitamento máximo dos espaços ; as linhas curvas de Oscar não aceitam mobiliário reto e induzem à manufatura especial ou à perda do espaço circundante. Por outro lado, preencher espaços internos circulares com mobiliário arredondado é redundância estética que que inspira monotonia visual e criatividade declinante.

    A ojeriza de ON pela separação de paredes e cobertura leva a telhados anacrônicos , com desperdício de cálculos estruturais, gasto excessivo de materiais, custo final astronômico e monótono resultado visual.

    O conceito arquitetônico de Niemeyer é muito simples : consiste na idéia de continuidade estrutural, com dispensa de amarras e torções bruscas, mediante sequência constante , suave e uniforme das amarrações de aço. Esse conceito simples só pode obter resultado visual agradável se utilizado em curvas. Daí a homogeneidade dessa arquitetura que tem, mundo afora, muitos seguidores.

    Mas esse conceito simples , que pode ser explicado até por telefone, traz consigo a perda de funcionalidade : o concreto é rebelde às tintas, exigindo retoques permanentes ; as coberturas de concreto armado são caríssimas, dos cálculos ao material empregado ; a carência de janelas e ventilação sufoca os habitantes e exige refrigeração artificial, provocando aumento de custos e perda de salubridade ; o concreto suprime a linearidade térmica, pois transmite com ênfase, no interior, a atmosfera externa . Construções desse conceito exigem espaço de mamute , dispêndio de energia de usuários, obrigados à circulação cansativa e resultado final perdulário.

    No fundo e sem exagero, as conhecidas e precárias construções precárias construções da periferia seguem outra vertente do mesmo conceito. Os “caixotes” com paredes de blocos e cobertura de laje de concreto são a versão barata do desperdício niemeyreano e, por ironia, mais versáteis e habitáveis.

    Os problemas aqui apontados não ofuscam a grandeza do arquiteto, que como homem soube e continua a dosar compromissos sociais, políticos e artísticos de inquestionáveis respeitabilidade e seriedade, com exemplar lucidez.

  • 49 Nhé! // 27/December/2007 às 13:45

    Alguém sabe onde fica a tecla SAP do comentário acima? =)

  • 50 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 13:51

    Aqueles que escreveram poesia, desenharam, e ou pintaram….muitas vezes ….depois….voce percebe que poderia ter feito melhor….o caso da catedral….é caso de tecnissismo…de resolver um problema de material….que atingiu a estética mas visava a parte pratica…..o estrangeiro tem a visão critica do arquiteto….mas o contexto do dia a dia…..uma igreja….mil frequentadores, turista….what’s going one?…..humanidade!
    Obra de arte e uso público…as vezes dá problema…
    Sei lá!

  • 51 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 13:54

    Pois é ….Nhé….ler, e interpretar texto é básico…..vamos falar com o professor Pasquale Citro!

  • 52 Alba // 27/December/2007 às 14:00

    Nada,

    Muito bem escrito! :))

  • 53 ToniG // 27/December/2007 às 14:02

    Ao depoimento de “nada será como antes”, acrescento o horrendo Teatro Estadual de Araras, o Copan e outros cacarecos que pagaram prá instalar em Sampa…

  • 54 Nhé! // 27/December/2007 às 14:05

    Mané, depois do almoço não tenho estômago para ler suas gracinhas… vai lá, vai.

  • 55 Carla // 27/December/2007 às 14:06

    Por que será que Brasileiro não gosta de ser criticado pelos outros? A elaboração objetiva das críticas é sinal de maturidade. Mas o Brasil é um pais jovem, muito jovem. Estamos ainda esperando um jovem Niemeyer ou um jovem Chico Buarque…

  • 56 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 14:21

    “Servem apenas a contemplação.”
    Buonarotti pintou na Sistina apenas para a contemplação……genios!
    falou Nada!

  • 57 nada será como antes // 27/December/2007 às 14:21

    Alba,
    Obrigado pelo elogio.

    ToniG,
    Bem lembrado o Copan, outro exemplo de carência de funcionalidade.

  • 58 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 14:21

    Nhé……………..falou!

  • 59 César // 27/December/2007 às 14:24

    Niemeyer inaugurou um tipo de arquitetura. Só por isso já merece algumas páginas na enciclopédia da história. Mas, não, eu não gosto do seu estilo concreto-e-vidro. É bonito, elegante, fino de se olhar mas não é feito para humanos. De todo modo, nada disso diminui seu brilhantismo.

    Agora, não deveria causar espanto se acaso ele estiver decadente (o que não é verdade só porque um crítico o diz). Trazer isso como a última novidade é que é besteira.

  • 60 nada será como antes // 27/December/2007 às 14:29

    HRP Mané,

    Os afrescos da Capela Sistina são pintura !

    Pintura não se destina à habitação.

    Pintura é arte plástica na essência e na destinação visual.

    Arquitetura, se considerada expressão artística,deve ter presente a versatilidade utilitária, que é de sua natureza.

    A literatura, a escultura, a pintura, a música, são artes contemplativas . Prestam-se mais facilmente a experimentos estéticos e permitem maior plasticidade.

    Os limites da arquitetura são evidentes, pois a habitabilidade impõe limites à forma.

  • 61 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 14:35

    Sem muita polemica Nada….concordo contigo….é que arquitetura se traduz, não só em habitabilidade, mas também no viés artistico…..não discordo da falta de conforto em prédios projetados pelo seu Oscar……é que a arte me impressiona…. e foi ela que consagrou o velhinho….mas concordo contigo sim.

  • 62 rundfunk // 27/December/2007 às 14:36

    É, craque mesmo é esse Ouro…, Ouroo…, Ouro…, Quem??

  • 63 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 14:36

    Nhé….tecle a “Esc”! e delete-se!

  • 64 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/December/2007 às 14:59

    Mas este marco Aurelio é uma besta!

  • 65 Nhé! // 27/December/2007 às 15:04

    Decide se é “esc” ou “delete” que devo apertar, ô animal!

  • 66 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/December/2007 às 15:16

    olha aqui, Confetti

    http://www.guardian.co.uk/germany/article/0,,2229145,00.html

  • 67 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/December/2007 às 15:18

    como a KGB admirada por Oscar Niemeyer construiu do nada movimentos na palestina, Bolivia e Colombia

    http://www.guardian.co.uk/germany/article/0,,2229145,00.html

  • 68 Brancaleone // 27/December/2007 às 15:39

    Meu mundo caiu!!!!
    Não pela Benzir, não pelas críticas (merecidérrimas aliás) ao Oscar.
    Mas porque o HRP me despreza!!!!!
    Estou abalado, triste, à beira do suicídio…

    HRP, se acalme!!!
    Tô aqui ouvindo Itapema FM Floripa, Marisa Monte…

    Sabe de uma coisa HRP? Sempre escolho inimigos pela inteligência e isso exclui você da lista dos que um dia ainda verei morrerem lenta e dolorosamente…

    Aliás cara, posso não concordar com suas idéias ( espírita, anarquista e coisa e tal) mas não o tenho por inimigo ( pelo motivo acima) e nem mesmo o desprezo. No máximo tenho uma baita peninha dôcê…

  • 69 andrea // 27/December/2007 às 15:51

    em brasilia niemeyer está pecando pelo excesso…
    essas últimas obras, a biblioteca e a outra monstruosidade são absolutamente desnecessárias naquele formato…
    é um absurdo que uma cidade como brasília não tivesse uma biblioteca pública decente e parece que continua não tendo porque falta acervo segundo dizem…
    aquela semi-esfera na proporção que tem, fez amesquinhar o prédio da catedral, que antes reinava absoluto…
    nem vou falar sobre a pintura da catedral porque já foi bem criticada aqui…
    o entorno dessas últimas obras é desolador, um pátio cimentado imenso sem um local de sombra,… acho que a temperatura da cidade deve ter aumentado alguns graus naquele sítio…

  • 70 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/December/2007 às 15:52

    como a KGB admirada por Oscar Niemeyer construiu do nada movimentos na palestina, Bolivia e Colombia

    http://www.frontpagemag.com/Articles/Read.aspx?GUID=1DC862A4-B416-4C67-B0A1-A49FDC3C2164

  • 71 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/December/2007 às 15:53

    Niemeyer deveria ter cometido suicidio profissional há 40 anos…

  • 72 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/December/2007 às 15:53

    e tem mais, agora que um crítico ousou peitar a prima dona, montes de outros críticos sem tanta coragem finalmente vão se manifestar.

  • 73 Brancaleone // 27/December/2007 às 15:54

    Tá bom:
    As obras do Oscar são obras, não são casas ou edifício. São interessantes de se ver mas péssimas para se morar ou trabalhar nelas.
    Em Curitiba tem o Museu do Olho com uma rampa longuérrima que nem deixam descer de skate, coisa que atenuaria a distância. Tem o prédio das secretarias: Um andar para cima, dois para baixo. Horrível. Brota água por tudo que é canto já que foi projetado para ser sei lá o que em algum lugar da Argélia. Parece uma imensa caixa de sapatos meio enterrada. Parece que Oscar jamais teve que morar ou trabalhar nas coisas que projetou.
    O fato dele ser um dos poucos arquitetos brasileiro com algum reconhecimento internacional não o imuniza às críticas. Ele é brasileiro, é competente mas não é infalível. Precisam parar com essa coisa de que só porque é brasileiro não pode ser criticado.
    Um conhecido meu diz que as obras de Oscar são lindas, perfeitas, fantásticas e maravilhosas enquanto são apenas maquetes…

  • 74 andrea // 27/December/2007 às 15:54

    nada,

    altíssimo o nível da sua análise…beijim
    :)

  • 75 Brancaleone // 27/December/2007 às 15:56

    E Chest:
    Já teve um artigo anterior sobre o Oscar e eu critiquei já daquela vez.

  • 76 Led Deep // 27/December/2007 às 16:07

    Ele fez algumas coisas bonitas de se ver mas nada práticas e aquele hotel em Ouro Preto é simplesmente um atentado ao patrimônio histórico.

  • 77 Paulo Porto // 27/December/2007 às 16:08

    Ainda bem que temos aqui um comentário como o do Nada, à altura de uma crítica de arquitetura séria.

    O edifício Copan é um símbolo de São Paulo.

    Enorme, forte e elegantemente curvado, o prédio é uma escultura, um monumento marcante na caótica paisagem paulistana que, sem sua presença, seria nada mais que um amontoado de edifícios, uma grande cidade qualquer do terceiro mundo, sem identidade. O pecado ali é a circulação interna e o programa. Corredores claustrofóbicos, número absurdo de unidades por andar, é uma verdadeira cidade empilhada. Isso não se faz mais hoje. Acho até que o velho Niemeyer o faria diferente internamente, sem mexer na forma graciosa do edifício.

  • 78 andrea // 27/December/2007 às 16:10

    confetti,

    e o presidente bling-bling?…quanto vexame…(risos)

  • 79 André // 27/December/2007 às 16:13

    eu acho quase tudo lindo nas obras dele.
    até porque não sei fazer melhor.

  • 80 Harun al-Rachid // 27/December/2007 às 16:17

    Led Deep apontou a maior ferida de ON.

    ‘‘hotel em Ouro Preto é simplesmente um atentado’’

    Merece uma de três soluções: terremoto, picareta ou incêndio.

  • 81 nada será como antes // 27/December/2007 às 16:29

    andrea,
    Obrigado…retribuo.

    Paulo Porto,
    Obrigado.

  • 82 Ricardo Cabral // 27/December/2007 às 16:46

    nsca, sou mais um a elogiar o teu arrazoado!

  • 83 Mr X // 27/December/2007 às 16:48

    “e tem mais, agora que um crítico ousou peitar a prima dona, montes de outros críticos sem tanta coragem finalmente vão se manifestar.” (Chest)

    Aqui no blog já tem até comunista criticando o Niemeyer! :-D

  • 84 nada será como antes // 27/December/2007 às 17:02

    Ricardo Cabral,

    Obrigado pelo elogio.

    Agora o meu : seu blog é muito bom.

  • 85 nada será como antes // 27/December/2007 às 17:12

    Mr X.

    Se a última frase de seu comentário # 83 é dirigida à minha pessoa, saiba que essa análise faço há pelo menos 20 anos, inclusive em público.

  • 86 Bernardo // 27/December/2007 às 17:43

    Darci Ribeiro disse, certa vez, que o único brasileiro que seria lembrado daqui há 500 anos seria Oscar Niemeyer.

    Sou arquiteto e o considero o maior gênio de todos os tempos da arquitetura. Como ele próprio diz: “pode-se gostar ou não, mas nunca pode-se dizer que já se viu algo parecido antes”.

    Óbvio que o arquiteto com o maior número de projetos do mundo se repete algumas vezes, ainda mais com a idade que tem. Mas esta imensidão de reportagens sobre ele neste mês só serviu pra mostrar toda a serenidade e a lucidez de seu pensamento.

    Os problemas de acabamento sempre foram recorrentes por conta do volume de obras e por seu desprendimento quantos aos detalhes. Sempre preferiu que outro escritório detalhasse seus projetos. Os volumes e os espaços são o que o atraem.

  • 87 Zé Bush // 27/December/2007 às 17:54

    well….outro problema é que num país tão carente de ídolos culturais e artísticos, Niemeyer é “o cara”. Não se pode critica-lo de forma alguma, sob pena de lesa-pátria.

    Niemeyer tornou-se “dono” de Brasília, sendo que qualquer puxado que queiram construir….chamam o Niemeyer e só ele!

    Infelizmente ainda não apareceu ninguém com coragem, bom senso e lucidez suficientes para advertir que um museu, por exemplo, deve ter um mínimo de iluminação natural. Niemeyer faz seus caixões e conchas totalmente sem janelas nem iluminação, tornando inviável qualquer aproveitamento humano de uma obra. Ele é o apóstolo da claustrofobia.

    Já imaginaram uma cidade inteira projetada por Niemeyer? (Brasília foi projetada por Lúcio Costa, sendo que Niemeyer projetou as edificações).Não teria uma única árvore e seria tudo cimentado!! A maioria das edificações não teriam janelas!!! As pessoas não se cruzariam e não se falariam, pois o espaço é que define o comportamento.Isso é anti-humano! É insalubre! Nem penitenciária é feita assim!

    Estive vendo recentemente uma maquete do centro administrativo de Belo Horizonte, projetado por ele. É horroroso, pavoroso, macabro. Dois caixões tortos e uma concha enterrada numa auto-repetição cansativa e datada!! Só cimento, não tem uma mísera planta. Se tivesse, seria arrancada para passar cimento!!

    Metade das obras desse rapaz deveria ser demolida a bem da sensatez e da preservação da beleza física e na natureza.

  • 88 Rosaclara // 27/December/2007 às 18:29

    Essa discussão sobre as belezas ou feiúras das obras de Niemeyer é sem fim. Talvez o americano tenha razão…sobre as obras mais recentes. Também os monumentos contemporâneos como a Ópera de Sidney e o Guggenheim de Bilbao são muito feios e trambolhudos. Mas Brasília transcende ao Niemeyer, o grande lance é traçado urbanístico do Lúcio Costa que não se teremos a inteligência de preservar.

  • 89 faraó // 27/December/2007 às 19:11

    Ao que eu me lembre, o general Figueiredo não conseguia morar no Palácio da Alvorada. Morava na Granja do Torto.

  • 90 Brancaleone // 27/December/2007 às 19:14

    Ô Ricardo Cabral:
    Num sô lá muito afinado com poetismos - de fato não gosto de poesia, fora talvez Augusto dos Anjos, pramode que traduz aí “prelegômenos”…

  • 91 Brancaleone // 27/December/2007 às 19:28

    Pois é.
    De arquiteto e louco todos tem um pouco. Eu cá no meu sertão fiz minha casinha de madeira “de dentro prá fora” e cum o zóio no limite do cheque que por três anos ficou estourado.

    Pensei em mim, na patroa, nas filhota (então era só uma) e no filhotão que dasveiz visita o véio…
    Três quartos cum o tar de “crôset” que sai mais barato que guarda-roupa embutido. Cozinha grandona, coisa de polaco mesmo, com fogão à lenha, mesona de seis cadeiras, armarião. Uma sala de visita pequena porque este negócio de “receber na sala” prá mim é afrescalhação. Uma copa ajeitada, cum janelão (comprei na demolição) que dá para a área onde a cachorrada dorme e que tá cheia de bebedor de colibri e um pé de guaco que espalhou mais que miséria…
    Tem a despensa, com aquele cheiro de despensa (uma mistura de pepino azêdo, linguiça defumada e cervejas caseiras que insistem em explodir melecando tudo…). E o porão, onde tá o PC, a lavanderia, meu canto de bagunça com ferramentas, livros e sei lá mais o quê…
    Tudo feito cum jeito, para se morar dentro com conforto mas sem luxo. E olha que eu não fiz nenhuma capital nacional, nenhum prédio feito minhoca em São Paulo. Foi só pensar em quem ia morar dentro e não em quem ia passar na estrada, se bem que passa pouca gente por aqui.
    Acho que para o Oscar faltou isso: Gente dentro, com o mínimo de conforto. Inegavelmente o concreto como material de edificações oferece muitas possibilidades mas por sua natureza fria, quase agressiva, tem-se que ter muito cuidado, senão vira mesmo uma simples escultura insalubre…

  • 92 Brancaleone // 27/December/2007 às 19:34

    Bernardo:
    Você é arquiteto? Ótimo, parabéns.
    Não esqueça porem que seus projetos devem atender ao gosto e as necessidades de seus clientes e não apenas e tão sómente servirem para tornar real seus conceitos estéticos.
    O “Seu Demir”, carpinteiro velho, mestre em construir com madeira sem prego ( só na cavilha e encaixe) diz assim : Tem casa prôs ôtros só oia e tem casa pras pessoa morá drento…

  • 93 Ricardo Cabral // 27/December/2007 às 19:38

    Brancaleone, respondendo a sua pergunta, te mando a definição do dicionário Michaelis:

    prolegômenos
    pro.le.gô.me.nos
    sm pl (gr prolegómenos)
    1 Introdução expositiva de uma obra científica, literária ou artística, onde se assentam os princípios fundamentais necessários à sua boa compreensão. 2 Prefácio longo. 3 Conjunto de noções preliminares de uma ciência ou arte.

    A maneira como uso: um monte de enrolação antes de dizer alguma coisa que provavelmente não tem muita importância…

    Abraços

  • 94 Ricardo Cabral // 27/December/2007 às 19:39

    Ah, quanto a poesias, sou meio que da tua turma. De vez em quando arrisco umas bestagens, mas são só isso, bestagens.

  • 95 confetti // 27/December/2007 às 19:46

    ( ah mas que delicia essa conversa entre josua e ricardo :)))

  • 96 confetti // 27/December/2007 às 19:48

    “Ele é o apóstolo da claustrofobia”, gostei, me convenceu

  • 97 T.T. Cricket // 27/December/2007 às 20:21

    O Museu da República é um troço realmente medonho.

  • 98 proftel // 27/December/2007 às 20:28

    Bom, já falei um tempo atrás que não sou muito chegado nas obras dele, critiquei Brasília e levei pedrada, mandei de volta, a cidade é “fria” sim, ponto, quem quizer vá morar lá um ano e depois me diga o que achou.
    Gosto não se discute mas, será que um cara tão “lá na frente” não está, na cabeça dele, evoluindo?
    Sei não, o gringo pode estar errado.

  • 99 Kct // 27/December/2007 às 20:31

    Ele esqueceu do sambódromo do Rio.
    Poderia mencionar, por exemplo, aquele erro de projeto da praça da apoteose que impede que o público assista a evolução das escolas na avenida.

  • 100 Brancaleone // 27/December/2007 às 20:33

    Confetti:
    Te mandei un emairs, se não chegaram, manda algo para mim, acho que fiz cáca nos meus “contatos” e apaguei um monte…

  • 101 Brancaleone // 27/December/2007 às 20:34

    O “algo” bem que podia ser a tradução de Oh Marie…

  • 102 Brancaleone // 27/December/2007 às 20:38

    Ricardo Cabral:

    Valeu. E a propoósito, bons textos no seu blog. Vou pitaquear por lá e desculpe-me antecipadamente se postar “coisas” cá do meu sertão…

  • 103 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 21:20

    Colegas de blog….me levando a sério?….Bronco….muit paz aos teus filhinhos, é só isso que importa….a Benazir ………..linda de se ver, não merecia morrer agora!
    Mas como não existe Deus……iiiiiiiiiiiiiii, voces interpretam, e explicam….afinal são os sabidos de plantão! EEEEEEEEEEEEEEE.!

  • 104 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 21:21

    Rapaz…..o porre esse Bronco!

  • 105 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 21:24

    Mr.X, Frangão e Bronco…+a ? Nhé!
    Quarteto Fantastico Fascista!
    UUUUUUUUU!!!!!!!!!!!
    Meu Deus….desculpe Confettinha!

  • 106 Gerson B // 27/December/2007 às 22:31

    Pelo que sei ele faz coisas bonitas por fora, mas desconfortaveis e pouco funcionais por dentro. Pode até ser um bom escultor. Mas um arquiteto tem que levar em conta as pessoas que usarão suas obras.

  • 107 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/December/2007 às 22:58

    vi na TV imagens do museu de Niteroi, parece uma taça de sorvete de nata e chocolate…

  • 108 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/December/2007 às 23:00

    HRP

  • 109 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/December/2007 às 23:00

    HRP chamar alguem de fascista, ofensa preferida de todo petista, é pura demonstração de ignorância e burrice, associados ‘aquela esperteza intuitiva do malandro agulha, que sempre acaba se fudendo.

  • 110 Nhé! // 28/December/2007 às 8:27

    Sou facista pq acho o ON um merda?
    Ou o ON é um merda pq sou facista?
    Vai te catá, Mané babaca!

  • 111 HRP Mané Reloaded // 28/December/2007 às 9:33

    EEEEEEEE……fui me catar!
    Fuuuuuuuuiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!

  • 112 Chesterton-Dracul- El Cid // 28/December/2007 às 10:06

    Mané é O nivel petista por excelência.

  • 113 Rui // 28/December/2007 às 15:56

    Concordo com Ouroussoff!!
    Oscar Niemeyer fez muita coisa boa, mas se deixou levar pela fama e a midia criou um mito em torno do arquiteto, e este permanceu com a cabeça no passado.

  • 114 Nick Ellis // 28/December/2007 às 18:13

    Isso é um absurdo, o Mestre Niemeyer está no auge da criatividade e talento aos 100 anos… O resto é só dor de cotovelo. E falar mal do Museu de Niterói é um acinte a nossa inteligência.

  • 115 pedro direitoba // 28/December/2007 às 22:56

    Estou mudado. Aguentei franciscanamente essas diatribes dos direitobas e não reagi. è o alto astral de finald e ano, com a esperança de 2008 continuar sendo um bom período para o país e os brasileiros. Agora, Frangão anabolizado e o Broncão são dignos de pena. Só isso e mais nada. O Bernardo, que é arquiteto, o Nick, o Romeu, eu e outros aqui reconhecem o óbvio, a genialidade de quem domou o concreto armado. Não precisam palavras, basta ver a catedral de Brasília e o Palácio da Alvorada. Simples assim. O resto é conversa fiada. Palavras o vento leva. Manda chumbo nessa gente, Romeu. A Confetti tá fazendo cena.

  • 116 Dexter // 28/December/2007 às 23:12

    Mais que 1000 palavras

    O assassinato de B. Butto.
    fotos John Moore.

    http://graphics8.nytimes.com/packages/html/world/20071227_BHUTTO_FEATURE/index.html#section1

    Ah, não tem a própria morrendo.
    - Por que , porra?
    - PORQUE FOI UMA EXPLOSÃO, YO BASTARD!

  • 117 gilmar // 29/December/2007 às 2:23

    Uma coisa é certa, quem nasceu pra Ourossof, de quem nunca tinha ouvido falar, jamais, nem em mil encarnações, chegará a Niemeyer.
    Alguém poderá dizer “imagine, ele nem sabia quem é Ourossof”….
    É, tá certo, eu nem queria saber, embora possam considerar isso “cultura”. Nem como piada tem graça.
    Dá nojo.
    Niemeyer está entre as 10 maiores personalidades importantes vivas do mundo, já esse tal Ourossof….
    Pena que alguns brasileiros ainda se pautem pelo que falam, dizem ou pensam no N.Y.Times, no Financial Times, no Washington Post, etc.
    Yes, isso é que é ser colonizado.
    De berço, tadinhos, nem notam….Já está cristalizado, entranhado, entalado.
    Esse pessoal adora dizer delivery, off, sale, e merdas parecidas, mas não se mudam pra Miami a capital dos chicanos colonizados. Pena. Nos livrariam de um peso morto.

  • 118 Astor // 29/December/2007 às 16:05

    Bom, são várias coisas. Passei a infância em Brasília e a cidade carrega parte de mim. Somos indivisíveis e sempre ficava fascinado com os prédios, sobretudo a catedral de Nossa Senhora Aparecida. Lógico, quando criança, não fazia a menor idéia de quem era Niemeyer (pelo menos até a terceira série quando estudávamos quem tinha planejado a cidade e os prédios).

    É claro que qualquer um pode errar a mão um dia. Um grande romancista, um grande ator, um grande humorista. Esse negócio de dizer que Niemeyer é infalível não existe. É nacionalismo bocó de quinta categoria. Pode errar e errou muito. Fez prédios horrorosos (entre eles um prédio de apartamentos na Praça General Osório em Ipanema, uma monstruosidade que beira o stalinismo).

    Só não venham dizer que ele está lúcido. Como diz um amigo meu, um sujeito que aos 100 anos ainda é comunista pode ser qualquer coisa… menos lúcido!

  • 119 Astor // 29/December/2007 às 16:12

    E vamos combinar… Acabei de ver na internet… A Biblioteca de Brasília é feia pra dedéu!

  • 120 Astor // 29/December/2007 às 16:13

    E ironia das ironias: Até Chávez recusou um projeto de Niemeyer…

  • 121 Astor // 29/December/2007 às 16:14

    E o que é que o Niemeyer tem contra janelas hoje em dia, meu Deus???

  • 122 O Espezinhador // 1/January/2008 às 11:47

    Ramsés II Niemeyer, como bom stalinista que é, é um idiota.

    Comunista não pode ser lúcido. É o mesmo que esperar que um feto anencéfalo resolva uma equação de segundo grau.

    Mas eu sei porque a Dercy Gonçalves da arquitetura comunista ainda teima em viver: ele só está esperando a oportunidade de projetar e construir o “paredón” oficial do novo governo socialista do Brasil na Praça dos Três Poderes. Com uma rampa, uma parede em curvas e um fosso para os atiradores. Vai custar milhões em concreto armado.

  • 123 Calango // 2/January/2008 às 10:45

    O que posso dizer a respeito de Niemeyer?

    Seus projetos têm sido diferentemente iguais. É essa a sensação que eu tenho.

    De fato ele é muito criticado. Lembro de uma entrevista com Arthur Casas (conecituado arquiteto brasileiro da atualidade), em que ele diz que enviou dois artigos para determinado jornal que os recusou sob a alegação de que “o Oscar ninguém malha”. Esse tem sido o grande erro da nossa imprensa. Um nome jamais pode ficar acima da obra.

    Agora, quanto às suas convicções políticas, ninguém possui o direito de criticá-lo, nem a qualquer pessoa. Cada um escolhe a ideologia que mais lhe convém.

  • 124 Antonio // 2/January/2008 às 16:44

    Cobrar 1.000.000 para projetar uma reforma do Palácio do Planalto é roubo. Ter 100 anos não justifica nada disso. Nem ser de esquerda cega.

  • 125 Antonio // 2/January/2008 às 16:48

    Gostei de saber, pela primeira vez, que há gente que não gosta das obras do Sr. Niemeyer, como eu. Logicamente diante de tantas, algumas se salvam. O resto é lixo imprestável e pouco funcional. Outra coisa: ele deveria sair da boa vida do Rio e ir morar na cidade que o projetou. Nem ele suporta Brasília. O castigo maior seria fazê-lo residir no Alvorada, sob o sol e sem ar condicionado.

  • 126 jiribaba // 28/January/2008 às 0:59

    porra…………
    moro em bsb e acho aquele forno de pão q é o museu e a biblioteca com aquele conbogó batido umas coisas feias………….

  • 127 tatajuba // 28/January/2008 às 1:11

    Brasília não passa de um espaço vazio no meio de um horrível cerrado de clima seco e ar irrespirável onde Niemeyer fez o que bem quis: Fruto de um extremo egoísmo, Brasília não foi feita para as pessoas, é sim uma maquete em tamanho grande de Niemeyer onde ele desenhou prédios pensando em mulher, onde as pessoas se arrastam procurando o que fazer, mas tudo o que encontram é isso: o nada…

  • 128 anaxerxes // 28/January/2008 às 1:19

    só num país como o bRasil pras pessoas endeusarem comunistas q vivem nababescamente como o niemeyer e o seu chico buarque de holanda………essa esquerda festiva q ficou amiga do lula e acha q o país vai melhorar na base do assistencialismo.
    a arquitetura do niemeyer é fria sim, e desejo a ele q venha passar o além vida num apartamento de superquadra de brasília sem ser vazado dividindo o andar da prumada com mais 12 vizinhos……….
    bsb foi estuprada no seu plano diretor habitacional por paulo octavio e sua corja
    brasília é uma ilusão……….venham pra cá e morram de tédio……………………….

Seu comentário