Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

Cristianismo versus Islã

December 26th, 2007 · · 173 Comentários

Na virada do século 19 para o 20, 200 milhões de muçulmanos viviam no mundo. Foi um século exuberante para o Islã: hoje, são 1,5 bilhão de fiéis. Em compensação, um ocidente cada vez mais laico produziu um crescimento em proporção muito menor à do aumento populacional do cristianismo. Jesus ainda vence Maomé – são 2 bilhões de cristãos, afinal – mas a se julgar pelo ritmo de uma e de outra, em 2050 o Islã deverá ser a maior religião do mundo.

A Economist edição dupla, que cobre a quinzena final de 2007, traz uma reportagem estupenda sobre o equilíbrio das duas filhas do judaísmo. (Diferentemente de cristãos e muçulmanos, judeus, os inventores do primeiro Livro sagrado, não vêem como sua a missão de sair pelo mundo a converter seguidores.)

De um lado, como financiadores, estão os poderosos evangélicos norte-americanos, que investem pesadamente na formação de missionários para espalhar pelo mundo. Do outro, estão a família real saudita e incontáveis milionários do petróleo árabes que gastam um bom dinheiro para espalhar o seu livro sagrado a qualquer interessado. (Peça um para você: www.freekoran.com.)

Os cristãos são mais espertos quando o assunto é marketing: no mercado dos EUA, há Bíblias de todos os tipos, adaptadas para crianças, adolescentes, adultos, comentadas ou não, há revistas multicoloridas, há filmes. E este material vai se espalhando em línguas várias.

Os muçulmanos têm uma tremenda vantagem: na maioria dos países islâmicos, a tentativa de converter qualquer um a outra religião é crime – muitas vezes, só rezar para outro Deus já é passível de cadeia ou outra pena. Então o Islã tem livre acesso à Europa, aos EUA e Américas, enquanto missionários cristãos não podem jogar no campo inimigo, salvo imenso risco.

Mas nem tudo é positivo. O Onze de Setembro foi uma rasteira. A maioria das entidades filantrópicas que investiam no espalhar da religião de Maomé foram declaradas suspeitas ou mesmo ilegais, por conta de envolvimento com o financiamento do terrorismo. Além disso, o terror despertou uma profunda desconfiança mundial. Não bastasse, islâmicos resistem a técnicas modernas de marketing, já que consideram seu livro sagrado a palavra literal de Deus – e não meramente inspiradas por, caso dos cristãos. Mexer com ela seria sacrilégio.

Por sua vez, os cristãos seguem perdendo espaço no coração europeu de sua origem. Por um lado, perdem para o próprio Islã, conforme jovens nascidos em famílias que migraram procuram contato com a religião de pais e avós numa busca de identidade; por outro, perdem para o nada, conforme jovens de origem européia bem educados deixam de ter uso para qualquer religião que seja.

O campo está aberto. Pode não haver um choque entre civilizações, mas os grupos interessados particularmente na divulgação de suas religiões farão do choque entre Cristianismo e Islamismo um conflito marcante das décadas porvir. O principal cenário desta disputa, no momento, passa ao largo de Europa ou Oriente Médio. É a África.

Tags: Cristianismo · Igreja Católica · Islã · Judaísmo

173 Comentários até agora ↓




  • 1 confetti // 26/December/2007 às 12:45

    eu !

    alô pd ! :))

  • 2 andrea // 26/December/2007 às 12:59

    é engraçado, quer dizer que são ambas filhas do judaísmo, que como é muito especial não precisa de mais ninguem…
    será isso mesmo?…
    :o

  • 3 Verissimo // 26/December/2007 às 13:32

    O pau vai comer de novo… assistirei de camarote, tal e qual um Cesar.

  • 4 Chesterton Dracul // 26/December/2007 às 13:49

    conforme jovens de origem européia bem educados deixam de ter uso para qualquer religião que seja……

    chest- esta é a falha mental do PD, achar que religião tem que “ter uso”…..

  • 5 Pedro Doria // 26/December/2007 às 14:11

    Chesterton Dracul, quero crer que falhas mentais, tenho muitas além desta; e que, neste caso, não estou sozinho.

  • 6 Chesterton Dracul // 26/December/2007 às 14:13

    realmente tens companhia…..

  • 7 Chesterton Dracul // 26/December/2007 às 14:13

    ..mas creio que no fundo fizeste uma traduçao mal feita…..

  • 8 Chesterton Dracul // 26/December/2007 às 14:21

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hedonismo

    será isto?

  • 9 Pedro Doria // 26/December/2007 às 14:27

    Chesterton Dracul: claro que não. Só a direita religiosa islâmica e cristã acha que ateísmo e hedonismo são a mesma coisa. Nisto, ambas se encontram.

  • 10 Moisés // 26/December/2007 às 14:32

    Se não fossem os evangélicos o cristianismo já teria perdido essa “batalha” faz tempo. Se bem que a força dos evangélicos está na conversão dos católicos, então o Islã, com certeza, em pouco tempo vai ser maioria neste planeta. Para aqueles que temem o crescimento da religião de Maomé no mundo ocidental, na minha modesta opinião o Islã que se desenvolver aqui vai saber incorporar muito da nossa cultura. Vai ser um Islã diferente.

  • 11 Chesterton Dracul // 26/December/2007 às 14:39

    e você naõ concorda porque?

  • 12 Fabio Negro // 26/December/2007 às 14:42

    Pedro Doria, você é um jornalista e eu quero lançar uma dúvida a respeito dessas informações.

    Você baseou essa post na Economist, e lá no hemisfério norte eles pensam que são o centro do planeta. Nesses jornais é que a gente lê que Oprah éa pesonalidade mais popular do mundo ou entrevista em que se pergunta à qualquer americano “como se sente sendo visto por milhões de pessoas no mundo todo?”.

    Mas o que eu sempre ouvi dizer é que os brasileiros são a maior estrutura de missionários do mundo, pelo menos em número de missionários, mas talvez, também, em volume de dinheiro.

    E que os missionários se voluntariam para ir a países islâmicos ou à China, sob o risco de morte.

    E que O Oriente Médio ainda é o maior alvo dos missionários cristãos, especialmente na chamada “janela 10/40″.

    Você não quer conferir essas informações junto à “Junta de Missões Mundiais”?

  • 13 Mr X // 26/December/2007 às 14:44

    a) O cristianismo cresce mais do que o islamismo no mundo todo, na África e na Ásia especialmente. Dezenas de milhares de animistas, budistas e muçulmanos se convertem todo dia. É na Europa (que quase não é mais cristã) que o cristianismo está perdendo o pouco terreno que tem.

    b) a solução para a islamização da Europa é, em teoria, simples. Mandar missionários cristãos para os guetos islâmicos europeus. Mas um continente cuja religião é uma espécie de marxismo hedonista, pode converter alguém? O fato é, o muçulmano não vai trocar sua religião pelo ateísmo. Mas achar que o islamismo vai aumentar cada vez mais sem conflitos com a população européia é também uma grande ingenuidade. A Bósnia pode ser o futuro da Europa. Mil Bósnias.

    c) Na verdade, o único ponto de contato entre os pós-cristãos esquerdistas europeus e os muçulmanos parece ser o ódio a Israel, à Igreja Católica, aos judeus e aos EUA. Fora isso eles pouco tem em comum. Não entendo essa simpatia dos ateus pelos muçulmanos radicais, juro que não entendo. Não são contra a opressão religiosa?

  • 14 lao // 26/December/2007 às 14:48

    E há o taoismo, que encara despreocupadamente as coisas com que se preocupam os homens, podendo assim preocupar-se com as coisas que os homens encaram despreocupadamente.
    Em verdade, o taoismo é totalmente inútil. Aí reside a sua maior utilidade.
    abrs!

  • 15 Pedro Doria // 26/December/2007 às 15:04

    Fabio Negro: o artigo também diz que o Brasil é o maior impressor de Bíblias do mundo.

  • 16 Pedro Doria // 26/December/2007 às 15:07

    Chesterton Dracul: todo ateu que conheço trabalha pacas, o que não combina com hedonismo. Muitos têm famílias que cultivam com prazer. E conheço muitos cristãos e judeus religiosos que são consumistas pacas. Não nego que existam traços de hedonismo, de uma busca incessante pelo prazer fugaz, em nossa cultura ocidental. Mas querer traçar uma equivalência entre ateísmo e hedonismo é má-fé.

  • 17 Chesterton // 26/December/2007 às 15:12

    Perai, que cultura ocidental voce fala?

  • 18 Moisés // 26/December/2007 às 15:35

    O Islã, ao contrário do que muita gente pensa, disseminou-se principalmente pela atuação de “missionários”, na África, Sudeste Asiático e etc. Na India o islã incorporou muito da cultura local, surgiu até uma nova religião os Siks. Na África foi a mesma coisa. Em Al-Andaluz o Islã já estava bem distante de sua forma original, incorporando elementos das culturas locais. Enfim uma das principais características do islamismo é a sua capacidade de sincretizar. Um exemplo mais recente: os negros islâmicos dos EUA, que apesar da sua religião têm costumes iguais aos de seus irmãos cristãos. A visão catastrofista de que o Islã prevalecerá no mundo ocidental pela força e pelo terror é completamente equivocada.

  • 19 Chesterton // 26/December/2007 às 15:37

    o catastrofismo vem de lá do lado deles……afinal, nossas feministas teriam que usar a burca(rsrsrsr)

  • 20 Spinoza // 26/December/2007 às 15:37

    Ai, santo cassetete. Lá vem a direiteca-católica-pauljohnsoniana-austríaca-xenófila
    fazendo posezinha do contra, de novo. Yawn.

  • 21 Chesterton // 26/December/2007 às 15:38

    Espinoza, que time você está treinando agora?

  • 22 Pedro Doria // 26/December/2007 às 15:41

    Chesterton: de qual definição você precisa? Quer que eu defina ‘cultura’ ou ‘ocidental’?

  • 23 Chesterton // 26/December/2007 às 15:45

    Não nego que existam traços de hedonismo, de uma busca incessante pelo prazer fugaz, em nossa cultura ocidental.

    chest- aqui, minha noção de cultura ocidental nào comporta hedonismo.

  • 24 Dr. Miranda // 26/December/2007 às 15:49

    Os evangélicos americanos pegam pesado. Um amigo meu antropólogo conta que há missões na amazônia cujo objetivo é traduzir a Bíblia para as línguas indígenas. O detalhe é que as tais línguas indígenas são orais. Não têm alfabeto, dicionário, gramática, nada… Ou seja, eles estão inventando a forma escrita das línguas indígenas, e ensinando os índios a ler isso, e a crer em Deus. Multiculturalismo passou longe.

  • 25 Pedro Doria // 26/December/2007 às 15:52

    Mas aí, Chesterton, é um problema de compatibilizar o mundo que vc criou com o real… o hedonismo é uma invenção ocidental.

  • 26 Mr X // 26/December/2007 às 15:58

    Moisés virou islâmico, que ironia… Em vez das tábuas dos mandamentos vai descer com um cinto-bomba! :-D

    Repito minha pergunta, porque é que os esquerdistas gostam tanto do islamismo? Na minha experiência odeiam tudo que é tipo de grande religião, só os muçulmanos são sempre poupados. Por quê? Medo de represálias de fanáticos? Por que os identificam com o “terceiro mundo oprimido pelos brancos malvados”? Porque também são coletivistas? Ou porque é suficientemente exótico como para parecer menos ameaçador?

    No mais, é besteira isso de que os muçulmanos não mexem no texto do Corão porque “é sagrado”. Mexem sim, conforme suas conveniências.

    Aliás, grande parte do “fanatismo” é só manipulação de massas ignorantes pra consumo externo. Lembram da história falsa do “Corão maltratado”? Centenas ou milhares de cópias do “sagrado” Corão foram queimados em atentados islâmicos a mesquitas…

    Lembram da história da professorinha inglesa no Sudão acusada de “ter deixado um ursinho de pelúcia ser chamado de Maomé”? Alguém acredita que era o único ursinho de pelúcia do mundo chamado Maomé? (Até em Porto Alegre o símbolo da Confeitaria Maomé é um urso.) Ors, tratava-se de um mero plano para extorquir grana dos europeus…

    Aliás, esperem cada vez mais disso: turistas ou estrangeiros presos por acusações esdrúxulas, e soltos “sob fiança” dos amedrontados europeus…

    “Dane Geld”. Leiam o poema do Kipling a respeito.

  • 27 Chesterton // 26/December/2007 às 16:03

    rsrsrsr (boa essa), mas deixe-e ver se me faço entender, cultura ocidental (os com traço hedonista, segundo suas concepções) para vocé são os naõ cristàos?

  • 28 Saladino // 26/December/2007 às 16:08

    Mr. X:

    A respeito do item 1, do post lá de cima, sobre o crescimento do cristianismo através da conversão de animistas, budistas e muçulmanos: você poderia passar esses números pra gente?

    Abraço,

    S.

  • 29 Mr X // 26/December/2007 às 16:09

    Sugiro ao Pedro Dória que leia o “Spengler”, interessantes artigos sobre islamismo, judaísmo e cristianismo (e suas respectivas contendas):

    Deste artigo aqui, por exemplo, acho que o PD ia gostar, ele diz que o islamismo é mais parecido ao ateísmo do que ao judaísmo ou ao cristianismo:

    http://www.atimes.com/atimes/Front_Page/IL04Aa01.html

  • 30 Mr X // 26/December/2007 às 16:12

    Saladino,

    Sobre conversão massiva de chineses ao cristianismo, de novo Spengler:

    http://www.atimes.com/atimes/China/IH07Ad03.html

  • 31 Mr X // 26/December/2007 às 16:17

    Saladino,

    Quanto à conversão de muçulmanos africanos ao cristianismo (6 milhões por ano!), é informação da própria Al-Jazeera e de clérigos muçulmanos preocupados com o aumento do cristianismo. Uma entre várias fontes abaixo:

    http://www.youtube.com/watch?v=5COVkGIB9f4

  • 32 Pedro Doria // 26/December/2007 às 16:18

    O hedonismo não é cristão, Chesterton? Cara… já ouviu falar dos Borgia?

  • 33 Mr X // 26/December/2007 às 16:24

    Vivemos em tempos interessantes: enquanto a Europa abandona o cristianismo em troca do ateísmo e do islã, africanos e asiáticos se convertem…

  • 34 Spinoza // 26/December/2007 às 16:36

    Doria, cuidado com os savonarolas tupiniquins. Eles estão com a boquinha cheia d’água. :-)

  • 35 Chesterton // 26/December/2007 às 16:39

    PD, estou tentando entender você, e hedonismo (pelo menos assim o chamam, não sei se se equivalem) é recorrente em todas as época e lugares. Até no Japão, quando lá uns 2 séculos atrás, se acreditou que o mundo terminaria, cairam na farra inconsequnte.
    Mas o que eu quero dizer é que a Ética protestante do trabalho , que proporcionou o tal capitalismo que vocês esquerdistas tanto combatem, nada tem de hedonista, enquanto a nossa esquerda-festiva- crê com toda intensidade que o trabalho fa zmal a saude.

  • 36 Mr X // 26/December/2007 às 16:39

    Nada tenho contra o hedonismo, embora prefira o epicurismo, só um problema, viver para o prazer significa viver no presente, não pensar em futuro, filhos, etc. Nenhuma sociedade era mais “hedonista” do que a da última fase do Império Romano…

    Interessante leitura sobre a filosofia grega e origens do termo “hedonismo”:

    http://www.friesian.com/hist-1.htm

  • 37 Chesterton // 26/December/2007 às 16:49

    nem é o hedonismo minha especialidade, aliás, sou um workahoolic que sente saudades do trabalho nas ferias….

  • 38 Harun al-Rachid // 26/December/2007 às 16:50

    O hedonismo é aparentado com o behaviorismo, ambos descendentes das propostas de Pavlov, Ivan Petrovich, obtidas nas experiências com os infelizes Canis lupus familiaris. Gostar de uma boa vida, boa mesa, boa aparência, não tem nada demais. Evitar sofrimentos também é elogiável.

    Um exemplo perfeito de hedonismo foi a apresentação do Sumo Pontífice nas solenidades do Natal. Fez grande sucesso envergando uma fantasia de primeira linha. Rica, vistosa, dourada, repleta de adereços preciosos, um magnífico chapelão, o cajado ornamentado a ouro, anéis, pulseiras, brincos, colares, sapatos vermelhos. Tudo muito bonito, apesar de cafonérrimo. Merece o primeiro prêmio na categoria luxo masculino no desfile do Natal. Clovis Bornay (que Deus o tenha) não faria melhor.

  • 39 Dexter // 26/December/2007 às 16:53

    Religião (qualquer uma) é o MAL do mundo. Crer em algo que não existe, creditar a existência /destino a um ser (seres), entidades superiores, espíritos e outras bobagens, reencarnações e diatribes afins é resultado de uma mente que não teve chances de estudo.

    A religião nasceu da necessidade de uma interface, do entendimento do homem primitivo e a natureza, ou melhor, a explicação dela.

    Hoje, não à toa em que sociedades cujo analfabetismo é quase zero, religião nem assunto é.

  • 40 Dom Casmurro Patriarca // 26/December/2007 às 16:54

    A maior parte dos “cristãos” foram convertidos na “marra” por governantes como Constantino, Carlos Magno e muitos outros.
    A maior parte dos muçulmanos foram “convertidos” na “marra”, pelo próprio Maomé e por muitos outros governantes muçulmanos.
    Os cristãos têm sobrevivido à modernização, mas será que os muçulmanos sobreviverão a ela.
    Como disse um dos comentaristas em seu relato sobre o Irã,
    “O projeto político da República Islâmica enfrenta uma profunda crise, inclusive interna, com conseqüências imprevisíveis para o resto do mundo. Mas o iraniano médio gosta dos EUA, ou pelo menos não lhe dirige grande antipatia. Quase todo mundo assiste a filmes e ouve músicas americanas, e é difícil achar alguém na classe média que não tenha pelo menos um parente morando por lá, quase sempre na Califórnia. O negócio de ‘Morte à América’ é coisa das paradas militares, só.
    Acho que os muçulmanos crescem, não por ação de “missionários”, mas pelo nascimento de muitos filhos, os quais vêm ao mundo num regime patriarcal.
    Os muçulmanos sobreviverão à modernização?
    E ela virá, mais cedo ou mais tarde.

  • 41 Pedro Doria // 26/December/2007 às 16:54

    Chesterton: certamente o protestantismo é avesso ao hedonismo. Mas o hedonismo é mediterrâneo. O protestantismo é do norte da Europa. Como a contribuição dos mediterrâneos à cultura ocidental é mais volumosa e marcante que a do norte, sigo considerando que há fortes traços hedonistas na cultura ocidental, hoje salpicados com muita culpa norte-européia =)

    E por que excluir repentinamente o catolicismo, que abarca metade dos cristãos do mundo?

  • 42 Chesterton // 26/December/2007 às 16:55

    e o nivel cai rapidamente……

  • 43 Chesterton // 26/December/2007 às 16:57

    culpa em que sentido? Estria a esquerda festiva ligada ao mediterraneo, então? E a esquerda laborativa ao norte da Europa?

  • 44 Chesterton // 26/December/2007 às 16:59

    estaremos em seguida concluindo que a exposição ao sol torna as pessoas hedonistas?

  • 45 Dexter // 26/December/2007 às 17:03

    O nível cai quando se crê em algo que não existe. Nada mais baixo que pagar dízimos, queimar cruzes, derrubar prédios ou crer que um salvador está caminho.

    E viva o hedonismo. E só pode haver hedonismo quando o corpo comunga com a natureza. Ficar pelado na neve é complicado…

  • 46 Harun al-Rachid // 26/December/2007 às 17:09

    Viva o hedonismo. Viva o Papa Bento XVI.

    http://oglobo.globo.com/fotos/2007/12/25/25_MHG_papa_paz0356.jpg

  • 47 Pedro Doria // 26/December/2007 às 17:16

    Cá comigo, caro Chesterton, acho que tem a ver com o Sol, sim. Ou você discorda e acha que a Europa mediterrânea é na verdade muito parecida com a do Norte?

  • 48 andrea // 26/December/2007 às 17:16

    como foi mesmo que o hedonismo entrou nessa parada?…
    :o

  • 49 Mr X // 26/December/2007 às 17:16

    “Hoje, não à toa em que sociedades cujo analfabetismo é quase zero, religião nem assunto é.”

    :-D

    Os ateus militantes, como os esquerdistas militantes, tem tamanho senso de superioridade que acham que todo mundo pensa como eles… Quem não pensa como eles só pode ser “ignorante”, afinal… E dá-lhe meter tudo no mesmo saco.

    O fato é, o “hedonismo” é para poucos, dura pouco (não dá pra ser hedonista na velhice, o reumatismo impede), custa caro, e, francamente, a vida de 90% das pessoas oferece mais sofrimento do que prazer. E Dexter ainda quer privá-las da religião… em troca do quê?

    Não estranha que tais pessoas não consigam entender o mundo atual, e achem que tudo pode ser resolvido por uma comissão de notáveis estabelecendo regulamentos…

  • 50 Gerson B // 26/December/2007 às 17:18

    Tem outro taoista por aqui? Uma surprêsa pra mim.

  • 51 Saladino // 26/December/2007 às 17:21

    Gracias, Mr. X. Vou ver os links depois com calma. :-)

  • 52 Mr X // 26/December/2007 às 17:21

    Ter uma religião é mais do que “acreditar em Deus”, é fazer parte de uma comunidade, acreditar em certas normas morais e seguir certos rituais e regras de comportamento. Existem religiões para ateus, como o marxismo, o nazismo e a cientologia.

  • 53 Ricardo Cabral // 26/December/2007 às 17:27

    “Os ateus militantes, como os esquerdistas militantes, tem tamanho senso de superioridade que acham que todo mundo pensa como eles…” (Mr. X)

    Os crentes militantes, como os direitistas militantes, tem tamanho senso de superioridade que acham que todo mundo pensa como eles… (Eu)

  • 54 Dexter // 26/December/2007 às 17:29

    Caro Mr. X, aí é que está o busílis, como se dizia. Esses 90% que sofrem, você diria pobres, miseráveis e lumpezinato? trabalhadores braçais? párias que não tem currículo mínimo nem pra lavar uma patente? estes interessam muito os empresários da crença, os ”bispos” macedo e aquele casal da Renascer, que tira umas férias nos Eua, aliás, terra protestante.

    Religião e ignorância caminham juntas, para desespero velado do crentes e religiosos.

  • 55 Pedro Doria // 26/December/2007 às 17:31

    Bem, Gerson B, não sei se serve, mas se há uma religião para a qual olho com simpatia é o taoísmo.

  • 56 Ricardo Cabral // 26/December/2007 às 17:31

    Mr. X, explique para mim. Só se pode ter um senso de comunidade (eu ia dizer “espírito”, mas daria margem para que vc me sacaneasse…) e seguir regras de comportamento e acreditar em certas normas morais se a pessoa pertencer a alguma religião? Fora delas só há o mal, o caos e a barbárie?

  • 57 Marcelo Marzochi // 26/December/2007 às 17:32

    Mas o mais interessante ninguém comentou ainda: alguém encomendou um exemplar do Alcorão no endereço citado no post (freekoran.com)? Eu me cadastrei…

  • 58 Dexter // 26/December/2007 às 17:43

    1 - Cadastro no freekoran .
    2 - Diversos e inexplicáveis problemas pra conseguir visto com tio sam!

  • 59 Ronaldo Silva // 26/December/2007 às 17:44

    Ter uma religião é mais do que “acreditar em Deus”,

    Contra todas as evidências em contrário

    é fazer parte de uma comunidade,

    Só existem comunidades religiosas? Eu prefiro fazer parte da comunidade científica, por exemplo.

    acreditar em certas normas morais

    Normas impostas e incontestáveis, que nos são embutidas na cabeça desde criancinha (lavagem cerebral).

    e seguir certos rituais e regras de comportamento

    E por que certos rituais e regras de comportamento devem ser seguidos em detrimento de outros?

    Existem religiões para ateus, como o marxismo, o nazismo e a cientologia.

    Ateísmo não é religião. As pessoas ficam livres para pensar sem estarem amarrados a uma religião.

    Mas boas são as religiões: genocídios narrados na Bíblia Sagrada, inquisição, terrorismo islâmico …

  • 60 Mr X // 26/December/2007 às 17:45

    Dexter,

    Como diria uma novela mexicana, “Os ricos também choram”…

    Ricardo Cabral,
    Seria muito complicado pra explicar aqui o que penso. Não sou crente militante de nenhuma igreja. Acho que a religião tem pontos positivos e negativos, mas é parte integrante da natureza humana e como tal não deixará de existir tão cedo. Só estava dizendo que não tenho nada contra os indivíduos que são ateus, mas explicar a religião como mera ignorância (como faz o Dawkins) me parece presunção, bem como me parece presunção imaginar que uma sociedade baseada no ateísmo (que não é nada em si mesmo, quer dizer, é baseada em um conceito negativo, na não-existência de Deus) seja necessariamente superior.

    C´est tout.

  • 61 Rodrogo // 26/December/2007 às 17:49

    Sabe, eu ia pedir uma cópia para mim, afinal, de graça, até injeção na testa. Depois, entretanto, pensei cá com meus botões que não é impossível que alguma agência americana levante esse banco de dados utilizando-se de artifícios ilegais (hackerismo).

    Como, eu pretendo voltar aos EUA à trabalho e estudo, e não quero que meus orifícios corporais percam a orientação vetorial original de fábrica em alguma salinha sem janelas na Imigração, desisti da idéia.

    Paranóia minha?

  • 62 Dexter // 26/December/2007 às 17:50

    X,

    Choram sim, mas enxugam as lágrimas nos lencinhos da primeira classe!

  • 63 proftel // 26/December/2007 às 18:04

    Dexter:

    Concordo contigo, já ouviu falar do Projeto ou Programa Echelon?

    :-)

  • 64 Harun al-Rachid // 26/December/2007 às 18:06

    Do tal de Freekoran.com
    Se isto não é ignorância, como qualificá-lo?

    The Koran is the final, infallible, direct and complete record of the exact words of God, brought down by angel Gabriel and firmly implanted in the heart of His final Prophet and Messenger Muhammad (peace be upon him). The Koran was learned and memorized by many of Muhammad (peace be upon him)’s companions and passed down to us via meticulous oral (primary) and written (secondary) preservation through the centuries.
    Holy Books Before Koran
    The books that came before the Koran through God’s Prophets and Messengers were also sent by God. By revealing the Koran God’s message was restored and clarified… All Prophets and Messengers brought miracles from God that clearly demonstrated the truthfulness of their claim to Prophethood. Abraham (peace be upon him) survived being thrown into a blazing fire without being harmed. Moses (peace be upon him) raised his staff and the sea parted for him by God’s mercy. Jesus (peace be upon him), the son of Mary, touched the dead and terminally ill and restored them to life and full health by the permission of God. All of these miracles revealed the legitimacy and validity of the Prophets and Messengers, but the miracles could only be witnessed by the people who were actually there at that time.

    The Final Prophet
    … While the Prophethood of Muhammad (peace be upon him) was similarly attested to by various miraculous occurences, by far most important of all is the Glorious Koran.
    Not a Single word in the Koran is the word of Muhammad (peace be upon him), but all are the words of God. Muhammad (peace be upon him) actually did not know how to read or write. He recited the Koran as it was revealed to him by the angel Gabriel, while his companions at his direction, recorded it in writing and memorized it. The Koran is the direct word of God alone. Therefore, The Koran is the only book we have today, that is known to be authored by God alone.

  • 65 Pedro Doria // 26/December/2007 às 18:07

    Eu pedi meu Coorão. Vai ser o segundo exemplar, lá em casa — já tenho um, edição da Penguin, tradução ruinzinha. Tenho esperanças de que a tradução que venha agora seja mais palatável. Se não, quando der e tiver tempo, transo um comentado.

    Também tenho duas edições da Bíblia em casa, o Tao te ching, uns dois ou três livros espíritas, uma enciclopédia de religiões africanas, alguma coisa de mitologia grega, três ou quatro sobre o Zen…

    Ter um exemplar do Corão não vai criar dificuldades para nenhum brasileiro entrar nos EUA. As dificuldades de visto para brasileiros têm mais a ver com idade (na casa dos 20 é mais difícil), com a certeza de que o sujeito tem trabalho fixo no Brasil, família para a qual voltar, educação superior ou não… ninguém espera um terrorista vindo do Brasil. O que temem é alguém que vá ficar por lá de forma ilegal em busca de trabalho.

  • 66 rafael // 26/December/2007 às 18:24

    PD e demais interessados,

    não ficou claro se o novo Corão que você encomendou está em português. De qualquer forma, deixo aqui o link para a solicitação da tradução feita por Helmi Nasr, professor da USP, a convite da Liga Islâmica da Arábia Saudita. O pedido é gratuito, já que o livro não pode ser vendido.

  • 67 rafael // 26/December/2007 às 18:25

    esqueci o link. Vai:
    http://www.ccab.org.br/portugues/

  • 68 rafael // 26/December/2007 às 18:28

    Só para completar, a edição é bilingüe e traduzida do árabe. Pelo que me parece é a tradução oficial em português, custeada pelo governo da Arábia Saudita.

  • 69 Mr X // 26/December/2007 às 18:34

    Vixe… Freekoran? Temo que esse pseudoateus vão virar todos muçulmanos… :-/

    Gosto dos ex-muçulmanos ateus:
    http://www.sandmonkeyblog.com/

    No mais, pra um ateu, o PD manifesta um interesse exorbitante e pouco saudável em religiões… ;-)

  • 70 Jorge Luis Borges // 26/December/2007 às 18:37

    “Manual de Zoologia Fantástica” ou “O Livro dos Seres Imaginários”, Jorge Luis Borges.

    O homem não só é capaz de criar deuses, como também é capaz de acreditar neles. Isso é extraordinário!

  • 71 Pedro Doria // 26/December/2007 às 18:45

    Mr X, acho religião um dos temas mais fascinantes que há… e tlvz vc esteja certo, vindo de mim é curioso. Mas, veja, religião tem um profundo impacto na conduta de política externa atual. E, bem, estou eternamente tentando compreender de onde vem sua influência, porque pessoas as seguem… racionalmente, sei a resposta, claro. Mas, no fundo, não encontro sentido…

  • 72 Spinoza // 26/December/2007 às 18:47

    Ah, os ateus não podem ser bright, mas os direitecas catoliquetas podem. Que lindo.

  • 73 Harun al-Rachid // 26/December/2007 às 19:02

    Humanos precisam de múltiplas ilusões, principalmente com relação à morte.

    Não se conformam com a idéia de que o corpo é tudo o que são e que ele vai, depois da morte, apodrecer. Disso se aproveitam os inventores de religiões.

  • 74 confetti // 26/December/2007 às 19:11

    de tudo que li nesse post, esse comentario 73 matou !! objetivo, claro, definitivo !
    viva vc harun ! ))

  • 75 Pedro Doria // 26/December/2007 às 19:12

    Harun al-Rachid, não poderia concordar mais com você.

  • 76 confetti // 26/December/2007 às 19:13

    clap clap clap !!

  • 77 Ronaldo Silva // 26/December/2007 às 19:54

    Não é só por medo da morte que as pessoas acreditam em religiões. Essas “múltiplas ilusões” tem muitas outras facetas.

    Na Record tem um programa à noite chamado “Vigília das conquistas financeiras”. Eu nunca vi mais do que alguns segundos durante o zapping pelos canais, mas deve ser uma doutrinação do tipo “você só vai ser bem sucedido financeiramente se tiver fé em Deus (e entrar para a IURD)”. Ou seja, pra convencer otário vale tudo, né não?

  • 78 proftel // 26/December/2007 às 19:55

    Verdade, todo mundo vai prô saco um dia.
    Um pouco de “vai acontecer isso ou aquilo depois” é inerente à maioria da população.

    hehe

    como diz a confetti (boa noite confetti)
    “clap clap clap !!”

    :-)

  • 79 El Torero // 26/December/2007 às 19:57

    Tenho muito mais amigos crentes em alguma coisa de que ateus…e estes ultimos não o eram alguns anos atrás; e quando perguntei a um deles, nestas conversas de bar, como ele se “converteu”!? a resposta me pareceu como uma iluminação. Não foi baseado em leituras, reflexões…derepente ele enxergou que Deus não existia…

  • 80 proftel // 26/December/2007 às 19:58

    Ô Ronaldo Silva, tem também o “Fala que eu te chupo” kkkkk , já viu?

    Meu, é dose.

  • 81 Gabriel // 26/December/2007 às 20:04

    To de acordo tambem.
    Vamos todos nos unir na 1a Igreja Harun-alRachidista dos Ultimos Tempos.

    Amem.

  • 82 Ronaldo Silva // 26/December/2007 às 20:21

    proftel, não costumo ver esses programas, nem por diversão. Me revolta ver como as pessoas têm tão pouco senso crítico.

  • 83 proftel // 26/December/2007 às 20:36

    Ronaldo, “pero que los hay, los hay”.
    Zapeando de madrugada na parabólica a gente vê cada coisa, desde venda de pingolim de borracha com pilha até “Vigília da fogueira santa de Gideão” que não sei o que significa.
    Aliás, o que botam de “fogueira santa” e óleo bento ou santo por aí é de admirar, os kras tem muuiiiiita criatividade, putz.

  • 84 Hugo Albuquerque // 26/December/2007 às 20:53

    A história do islamismo é curiosa.
    O islamismo se espalhou mais rápido pelo mundo do que o cristianismo em primeiro momento porque seu criador, o profeta Maomé, ainda em vida traçou as linhas gerais da sua religião as suas estruturas.
    É diferente do cristianismo onde de Jesus temos só as pregações enquanto a religiões cristãs instituídas foram obras de terceiros.
    O Islã resolveu os problemas não somente espirituais como morais, políticos, econômicos, cientifícos e até filosóficos dos árabes.
    Os primórdios da civilização islâmica foi brilhante, até entrar em decadência.
    Começou com algumas derrotas nas cruzadas, a não coversão dos russos, a tomada de Constantinopla que acabou sendo um tiro no pé dos muçulmanos porque forçou as grandes navegações por parte dos reinos cristãos da Europa e por aí vai.
    Os europeus assimalaram as tecnologias e as conquistas cientifícas dos árabes que se estagnaram e se viram rapidamente sob o julgo otomano.
    Aí vem um longo período de decadência do islamismo, principalmente na época colonial onde muitos países muçulmanos se viram sob domínio europeu cristão e a fé muçulmana quase desapareceu.
    As causas para o novo avanço do islamismo são as seguintes:
    1-O cristianismo entrou em crise.
    2-A opressão sobre os países muçulmanos produtores de petróleo após a segunda guerra, inclusive com a imposição de ditadores títeres, empurraram várias gerações de jovens para dentro das mesquitas onde a atividade política ocorria na clandestinidade e acabou dando origem ao moderno fundamentalismo, uma mistura de religião, política com altas doses de xenofobia, gerando também a ligação do nacionalismo com a identidade religiosa.
    3-O crescimento da população muçulmana em si, dada pela alta taxa de natalidade das mulheres muçulmanas como determina a religião, somada a evolução da medicina o que diminuiu as taxas de mortalidade infantil nesses países (que ainda é alta, porém bem menor que no início do século xx).

  • 85 Gerson B // 26/December/2007 às 21:24

    Valeu, Pedro Doria. Mas no meu caso é só o Taoimo filosófico, uma forma de encarar a vida e a natureza. Não é o Taoismo religioso, com deuses e sacerdotes.

  • 86 Brancaleone // 26/December/2007 às 21:38

    Bom né…
    As duas belas taraíras (2.780 kg. e 3.150kg. respecivamente) já estão limpas, a traia de pesca guarda e só ficou mesmo a DTzona para limpar amanhã, portanto deleitar-me-ei agora a pitaquear com ares de intelectual cá neste assunto…

    Pois então que agora as almas em jogo são as africanas, segundo o PD. Cristão e Muçulmanos disputam quem vai sacanear povo africano e faminto vendendo lotes no paraíso, já que a vida da maioria deles é um inferno…
    Sacanagem com os tadinhos!!! Por séculos escavizaram os corpos e agora vão pôr arreios na alma!!!
    Para euzinho aqui, um humilde ateu, esta disputa cristão versus muçulmano tá igualzinha a briga Coca x Pepsi: Só querem mesmo é mais fregueis…

  • 87 Dexter // 26/December/2007 às 21:39

    Aliás:

    - Quase fui para ser padre. Um pessimismo idiota pós-adolescência e um certo interesse em ciências ocultas me apontaram a teologia; queria ir para o Vaticano. Nem perto cheguei, pois fui conversar com um padre amigo da família e fui totalmente desmotivado para tal. Sujeito inteligentíssimo, falou (entre outras) uma frase que nunca esqueci: Crer apenas não basta. Tenho certeza que o dito padre era ateu. Minha falecida avó disse que o religioso tinha namorada e era dado a ‘’sacanagens”. Talvez, entre uma ave maria e um salve rainha, ela tenha conferido talentos off-batina.

    - Quase morri. E nem com a sombra da asa da morte sobre a minha cabeça, invoquei deus. Foi a boa e velha ciência que resolveu tudo.

    Link bacana: pesquisando sobre maestros, um link excelente sobre a evolução da música clássica.

    http://www.classicalarchives.com/timeline.html

    Web é fueda.

  • 88 Brancaleone // 26/December/2007 às 21:47

    Alguem disse que cientologia é “religião” para ateu?
    Fala sério!!! Nóis sêmo ateus, não imbecis!!
    Cientologia? Aquela babaquice de que somos guiados por ETs? Só me faltava essa, virar fantoche de alien. Daqui a pouco vão começar falar em espiritismo daí sim, descamba de vez…

  • 89 Harun al-Rachid // 26/December/2007 às 21:48

    1a Igreja Harun-alRachidista dos Ultimos Tempos … ahahahahah!!!!

    Bispa Confetti, bispo Pedro, bispo Gabriel, bispo Ronaldo

    Se possuímos as condições, ou seja, a de não acreditarmos em deuses e o destemor diante da morte, poderemos criar mais uma religião. Não sei se dominamos a seguinte — também indispensável — a capacidade de enganar os outros, de praticar o estelionato não criminoso e, graças a Deus, isento de tributação.

    Podemos tentar. Aplaquemos nossas consciências e mãos à obra divina em louvor de ‘‘Mani’’, corruptela de money, o deus que não conhece ateus.

    Lembrança metafórica … O imperador Vespasiano construiu mictórios em Roma e instituiu uma taxa de uso. Seu filho não gostou alegando ser inadequado ganhar dinheiro com tal empreendimento. Vespasiano respondeu-lhe: — Filii … pecunia non olet. — (dinheiro não tem cheiro).

  • 90 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/December/2007 às 22:11

    PD, me explique sua fé no taoismo.

  • 91 Brancaleone // 26/December/2007 às 22:13

    Mas de volta ao tema:
    Realmente o que se pode observar é o aumento de fiéis nas seitas mais primitivas tanto cristãs como muçulmanas. As correntes mais tradicionais e “normais” ( se é que isso é possível…) estão em decadência e basta assistir qualquer culto evangélico - especialmente pentecostais - para ver que o ser humano está regredindo ao vuduismo, ao charlatanismo barato enquanto pelo lado muçulmano a coisa é digamos assim ” mais explosiva” e chega ao ponto da chibata e do apedrejamento.
    Existe com certeza uma clara ligação entre a qualidade da educação pública no mundo e o aumento de “clientes” destas seitas…
    Certamente a igreja católica vai levar uma surra homérica na África, uma vez que os evangléicos já estão por lá e são muito ativos enquanto liderecos homicidas muçulmanos encontrarão campo fértil para sua elocubrações carniceiras…
    Realmente uma pena. Talvez naquele continente pobre, atrasado, doente e faminto a religião decente (sim elas existem) fosse bem útil, mas não será o caso. Novamente a África vaiser apenas útil…

  • 92 Pedro Doria // 26/December/2007 às 22:21

    Chesterton-Dracul- El Cid: fé no taoísmo? Não há ‘fé’ no taoísmo. Não há doutrina. Não tenho fé em nada sobrenatural… o taoísmo é um perceber que tudo está integrado. Se vc maltrata o mundo, ele busca um novo equilíbrio que pode ser ruim para você. Neste sentido, o taoísmo talvez seja um buscar o equilíbrio sem lutar contra a realidade, apenas aceitando-a. Mas, dizendo assim, parece um conformismo, coisa que não é. É gastar energia fazendo o possível. O taoísmo tem um braço religioso que, como toda religião, é meio sem graça e um bocado supersticioso, com os feng shuis da vida.

    De qualquer forma, vejo o taoísmo com simpatia. Não sou taoísta. Me falta conhecimento, disciplina e vontade para tal.

  • 93 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/December/2007 às 22:23

    Não posso me furtar de contar a experiência na França, um país onde o catolicismo está em franca decadência, mas se respira catolicismo - cristianismo em todas as direções.
    Não é só religião, mas tambem religião. A tradição, a música, a educação tudo é fascinante. Todos são influenciados por estes seculos de história, de lutas; todos se beneficiam do sucesso deste processo. Eu não tenho estatisticas, mas desde a última vez que estive por lá, posso dizer que senti uma diferença a favor do conservadorismo.
    E o que nos oferecem em troca? A revolução francesa, o Terror? A Comuna de Paris? Marx? Bolchevismo? Maoismo? Uma vida sem sentido espiritual? Como conseguem se contentar com tão pouco?

  • 94 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/December/2007 às 22:24

    Simpatia é quase amor. Parece que taoismo é Gaia, saca?

  • 95 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/December/2007 às 22:35

    http://www.youtube.com/watch?v=7l3NR4KAaIs

    de qualquer modo, a voces a mensagem.

  • 96 Brancaleone // 26/December/2007 às 22:45

    Falando de feng shui…

    Dia destes chego cá em casa, entro na sala e o que vejo? Um treco que parecia um anúncio de puteiro japonês ou chinês pendurado na parede da sala que antes era ocupada por uma bela cabeça de Queixada e uma de taraira (lobó, pega no Rio Teles Pires, 7.900Kg.).
    - Que m… é essa e cadê meus bichos, já fui gritando.
    Me saí a cunhada da cozinha : “Cuinho” - (odeio quando ela me chama de “cuinho”, parece ânus no diminutivo…) - isto é feng shui e neste lugar é específico para isso e … - não deixei terminar e fui arrematando:
    Você me vem do interior de Santa Catarina, cum sotaque de “serra acima” e este papo? Me tira este negócio e pendura a bicharada de volta enquanto eu tomo um banho.
    Seja como for, quando saí do banho e entrei na sala, a queixada e a taraíra estavam no lugar certo e aquela arataca com ideogramas estava dependurada no corredor. Com tempo, de tanto baterem nele, caiu e hoje tá lá na “casa da árvore” e quando os sobrinhos brincam de restaurante, vira decoração…

  • 97 Andre Fucs // 26/December/2007 às 22:46

    Isso aí chesterton, revolução francesa que nada, viva a monarquia… tá doidão cumpadi? pára de “cheirar maconha” pois está te fazendo mal.

  • 98 proftel // 26/December/2007 às 22:59

    Ô Compadre Brancaleone, gostei do kra imitando moto kkkkkk, muito boa.

    Brigadão aí.

    :-)

  • 99 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/December/2007 às 23:02

    well, tudo que de bom tem na França, veio da monarquia (tá certo que napoleão andou saqueando e roubando a Europa, mas e daí, cadê Les Jours de Gloire?)

  • 100 proftel // 26/December/2007 às 23:03

    André Fucs, acho que quem gosta de rei é aquele pessoal que volta e meia fala “Ô meu rei…. faz isso não….. hoje tô cansado….”.

    kkkk rsrsrsrsrs

    :-)))))))

  • 101 proftel // 26/December/2007 às 23:04

    E vou nessa porque amanhã é meu último dia de trabalho, sexta, arrumar as malas e,
    Sampa!

    Uma boa noite procêis.

    :-)

  • 102 Andre Fucs // 26/December/2007 às 23:10

    chesterton, sua linha de argumentação hoje está uma piada, daquelas que nem merece resposta mas em todo caso aqui vai uma.

    A se considerar que as instituições francesas modernas são baseadas nos frutos da revolução francesa, acho um tanto tacanho afirmar que “tudo que de bom tem na França, veio da monarquia”

    A separação entre Estado e igreja não se originou na monarquia e já os queijos e vinhos antecedem a monarquia. A língua francesa também é distinta dos reis de frança… em suma, o que seria esse “tudo de bom” ao qual vc se refere??

    Nas minhas contas sobra apenas a notória preguiça francesa em por a mão na massa… essa com certeza tem um Q de monarquia! :-)

  • 103 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/December/2007 às 23:17

    que de bom tem para ver na França pós monarquia? Que de bom tem a França de 1968 (ór exemplo) para se ver?

  • 104 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/December/2007 às 23:18

    como seria a França se a exemplo da Inglaterra virasse uma monarquia parlamentar?

  • 105 Dexter // 26/December/2007 às 23:21

    da França pós 68? aquela moça, a Bardot. E mais tarde a Adjani.

  • 106 Andre Fucs // 26/December/2007 às 23:22

    a democracia chesterton…. a democracia…

    acabas de confessar que não passas de um reaça. tsc tsc tsc. ainda posa de “liberal”.

  • 107 Pedro Doria // 26/December/2007 às 23:22

    Chesterton-Dracul- El Cid, velho, pára, vai… defender o absolutismo é dose pra leão. tem limite pra reacionarismo, vai… vc não era liberal? ou misturou de vez os conceitos nessa realidade que você constrói dia-a-dia só pra vc e mais ninguém?

    viva o feudalismo! abaixo a burguesia!

  • 108 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/December/2007 às 23:23

    pois é, e que mais? Nada mais. O que leva multidões de pessoas do mundo inteiro a Paris?

  • 109 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/December/2007 às 23:26

    eu fico achando que se a França não tivesse passado pela revolução francesa e tivesse se tornado uma monarquia parlamentar, estaria em bem melhor posição no mundo. Só isso.
    A revolução industrial foi muito mais acelerada na Inglaterra que na França, e a culpa não foi da revolução? Da monarquia é que não foi.

  • 110 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/December/2007 às 23:27

    Fucs, democracia? Não, a democracia quem trouxe foi a revoluçao americana, a revoluçaõ francesa foi absurdamente absolutista.

  • 111 Izabel // 26/December/2007 às 23:30

    Bons textos vc. tem escrito.

  • 112 Andre Fucs // 26/December/2007 às 23:43

    Boa Chesterton!

    A torre Eiffel não é fruto da monarquia…

    E o Musée du Louvre é conseqüência do confisco de bens durante a revolução francesa. :-)

  • 113 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/December/2007 às 23:44

    http://info.detnews.com/pix/paynetoons/2007/toons/payne1218.jpg

    parece que a religião Gaia ambientalista está com problemas….

  • 114 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/December/2007 às 23:46

    O museo do Louvre assim como Versailles foram derretidos por dentro pela revolução francesa, o que se vê hoje, e milhões correm para ver, são restos e rearranjos recuperados da destruição. Todas salas dizem, recuperados a partir de desenho de fulano em 1700 e tal.
    A torre eiffel serve para ver o resto, é coisa da revolução industrial, muito mais avançada na monarquia inglesa na época.

  • 115 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/December/2007 às 23:48

    Liberdade…descambou para a bagunça hemorrágica
    Igualdade…inexequível, logo os revolucionarios reconheceram
    Fraternidade…por decreto? Esta é a parte mais hilária…

  • 116 Natan Pardinho // 26/December/2007 às 23:52

    a panelinha e a masturbação coletiva….rs…

    cada um querendo ser mais, digamos, ateu que o outro…rs…. demonstração de superioridade intelectual, de conhecimento… contra o obscurantismo religioso… bah, dá pena…. até parece que estamos na época da revolução francesa e o triunfo da razão….rs….
    a história se repete….rs…morte de Deus, triunfo da razão….rs….
    esse ateísmo militante é tão chato quanto os evangélicos fundamentalistas….

  • 117 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/December/2007 às 23:54

    mas mesmo assim, eles nem razão tem…..

  • 118 Natan Pardinho // 26/December/2007 às 23:56

    tá na moda…..ser ateu militante é ser cool….rs
    …depois, fazem como Voltaire na hora da morte….”por favor, um padre!…um padre”…e dá-lhe reza de rosário….rs

  • 119 Brancaleone // 27/December/2007 às 0:20

    Pô Natan Pardinho!!
    Ateu militante?
    Prá que? ateu convertido não presta. Ateu convertido é crente temporariamente puto cum deus. Eu não milito nem prego o ateismo. Sô e me garanto e pronto. Não é que eu não acredite em deuses. O fato é que eles não tem a menor utilidade na minha vida e não fazem a menor falta e olha que eu já passei por coisas que fariam qualquer um ajoelhar…

  • 120 Brancaleone // 27/December/2007 às 0:25

    “Superioridade intelectual”, “conhecimento”.
    Num pricisa ser isso prá ser ateu. Pessoas normais podem ser atéias - de fato, só as pessoas normais são atéias…- .
    Eu pelo menos não sou superior intelectualmente a ninguem aqui - bom claro, sou superior ao pessoal de esquerda, mas nisso não reside nenhuma vantagem, uma vez que até o hamster da aminha filha é superior a eles…

  • 121 Brancaleone // 27/December/2007 às 0:49

    Revolução francesa?
    Começou bem e até que tinha um objetivo mas virou genocídio e polítiquinha barata e no fim tiveram que entregar tudo a Napoleão para que ele endireitasse as coisas. Napoleão pelo menos saiu matando inimigos nos países invadidos e não franceses na guilhotina…

  • 122 Rabellão // 27/December/2007 às 1:06

    Natan 116 & 118

    De fato, mais chato que ex-fumante. No mais não to muito aí para religião, e isso (antagonicamente) é fruto de reflexão pessoal de minha formação Metodista.

    Hoje, para mim, Deus é muito mais uma questão de compreenção do que de fé.

    Amplexos

  • 123 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 7:23

    73,74,75?
    Hummmmmmmmmmmmm…quanta pretensão!
    Voces acreditam mesmo que é só isso!?
    Vão se iludindo vão…..EEEEEEE

  • 124 confetti bebendo agua // 27/December/2007 às 7:30

    hrp, eu sabia q vc ia reagir assim ! nao se aborreça…tem lugar pra todos ! :)

  • 125 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 7:31

    E já que (uuuuuu que horror) o post sobre as duas religiões monstrengas virou “balaio de gatos”…..vai aí: A Grande Vale do rio Doce…hoje santamente “privadizada” por FHC…..vem veiculando nas tvs um a propaganda com grandes nomes de diversos ramos de atividade aqui do Brasil….uma propaganda pseudo nacionalista…AH! ….lindo!…lindo!
    Mas esqueceram do Pelé e do Velho Oscar N!….se não me engano…..por que será ehin?

  • 126 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 7:38

    Confettinha!…..mas é muita pretensão mesmo!…..sempre que vejo esses comentários fico imaginando as dúvidas dessa turma…..mas tá!….ninguém morre disso….bom dia…..aqui está muito quente…..mas como lá em Santos até ontem não …meu Deus! (chegou a 40 c!)

  • 127 confetti bebendo agua // 27/December/2007 às 7:48

    de que pretençao vc ta falando ? da minha parte, nao ha “duvida” nenhuma hrp….mas nao critico os que como vc tem fé….quero dizer tbm que nao ter religiao, nao exclui vida espiritual…contraditorio né….:)
    bom dia pra vc tbm caro santista morrendo de calor !

  • 128 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 8:09

    Prtensão de dar como perfeita uma constatação que não tem prova material alguma……como a minha……sacou ?
    Somos tão fraquinhos na nossa argumentação….trata-se somente de convicção pessoal…….fruto?,
    de convicção…mais nada!
    EEEEEEE.

  • 129 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 8:11

    Pois é, mas dizer que corpo morto é o final significa para mim que não há vida espiritual…..what’s wrong here?
    Tem algo contraditório aí!

  • 130 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 8:12

    Vou dar uma listada nas m….fruto dos feriados, lá pela área industrial….até mais!

  • 131 confetti bebendo agua // 27/December/2007 às 8:53

    chest aquele coment. 110, detestei ! e é historicamente tendencioso….mas pq ?

  • 132 Ricardo Cabral // 27/December/2007 às 9:15

    HRP Mané, da minha parte, vivo feliz com as minhas dúvidas, mesmo porque considero-as bem mais interessantes do que as minhas convicções. Aliás, entendo que convicções não costumam aceitar de bom grado serem postas em dúvida, até porque elas detestam as dúvidas, querem mesmo é destruí-las a qualquer preço. Inclusive é por isso que me digo agnóstico e não ateu. Tal e qual o Josué falou no comentário 119, “Não é que eu não acredite em deuses. O fato é que eles não tem a menor utilidade na minha vida e não fazem a menor falta[…]. Ao mesmo tempo, assim como o Pedro Doria (coment. 71) […] acho religião um dos temas mais fascinantes que há[…], e observo o lugar que ele ocupa em tantas manifestações humanas, das mais desastrosas às mais sublimes. Em relação a isso, não poderia ficar indiferente, não é?

  • 133 confetti bebendo agua // 27/December/2007 às 9:18

    alo seu ricardo ! )

  • 134 Chesterton // 27/December/2007 às 9:26

    pero que las hay, hay?

    Confetti, a revolução americana foi alibertadora, e viva Lafaiete por isso. Mas a francesa? Precursora dos genocidios materialistas e ateus do seculo 20.

  • 135 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 9:39

    Voces vivem falando de religião….Ricardo…sacou o que a Confettinha escreveu!….a parte espiritual!….que não morre nunca…essa está além das nossas capengas religiões….é imortal….ou voce acha que 70, 80 aninhos são uma vida ..acaba e ponto final?
    É meio sem sentido…..mas é isso aí…. verdades absolutas ninguém aqui nessa terra as tem……

  • 136 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 9:45

    Por fim …para terminar minhas cutucadas matinais….o bom e velho Chico Xavier….pergutado sobre as vidas passadas, por alguém que fora visitá-lo, respondeu:
    ” Concentre-se nessa sua vida…no momento ela é o que há de importante”…..vai de encontro ao Josuégua……ele não precisa hoje de fé ou espiritualidade, quer construir bem essa sua oportunidade……mas seu encontro com elas é inevitável…..lembre-se que todos vamos pro beleléu, cedo ou tarde!
    EEEEEEEE.

  • 137 Nhé! // 27/December/2007 às 9:50

    Afe! Como fala merda…
    Se é essa vida que importa, que se dane o “espírito” (o que é isso? - by La Silva)
    E dá-lhe cabeçada!! EEEEEEEEEEE… depois nóis volta. Ou não.

  • 138 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 10:00

    Nhé?
    Porqué no te callas!
    Ninguém é obrigado a ter fé….mas o Ricardo ,pelo menos, respeita os outros….nheco nheco!

  • 139 Ricardo Cabral // 27/December/2007 às 10:22

    Alô Confetti, bonjour!!

  • 140 Nhé! // 27/December/2007 às 10:36

    É, vc é um exemplo de respeito!!
    Vai lavar roupa, Mané!

  • 141 HRP Mané Reloaded // 27/December/2007 às 10:41

    EEEEEEEE….valeu Nhé!

  • 142 César // 27/December/2007 às 15:06

    Depois de ler nossos brilhantes comentaristas aprendi que:

    - A França é uma m.
    - A Revolução Francesa não legou nada de positivo ao mundo, apenas “genocídios materialistas (1)”.
    - A igualdade de oportunidades é uma utopia. Logo, não nos demos ao trabalho.
    - A democracia, veja só vocês, nasceu nos EUA!!

    Senhores pais, tirem as crianças do browser…

  • 143 Moisés // 27/December/2007 às 15:27

    Concordo contigo, Cesar. E a discussão proposta pelo post do PD foi pro beleléu faz tempo!!!

  • 144 Ricardo Cabral // 27/December/2007 às 16:57

    Certa vez lí na finada revista Vuelta (fundada por Octavio Paz), que a Igreja Católica, não sei em que momento histórico, perdeu a chance de entrar na China (ou no que hoje conhecemos como tal), que queria uma religião oficial, desde que adaptada as suas necessidades e características culturais próprias. Parece que o Vaticano não quis “flexibilizar” os seus postulados, e acabou perdendo um contingente que hoje passa de 1,3 bilhão de pessoas…

  • 145 Brancaleone // 27/December/2007 às 19:49

    O necroglota do blog ( o que fala com mortos) do HRP é o espírita mais espevitado que já ví!! Rapaz, que verve caústica!! Caí nas más graças do rapaz (talvez seja a missão de sua alma nesta passagem por aqui…) e dá-lhe pancada ( alías, uma pancadinha SIM, duas NÃO).
    Eu até admiro alguns espíritas - o Divaldo P. Franco por exemplo - com suas argumentações bem expostas, claras, suaves e com o objetivo do convencimento, da persuasão e não da Jihad do HRP…
    Talvez a prática da necromancia a que o HRP se dedica o tenha tornado descuidado com os vivos, mas pior para ele que a continuar assim vai reencarnar como mulher de talibã…

  • 146 confetti // 27/December/2007 às 19:57

    chest voltou da europa raivoso e francophobe, revisionista,meloso - o q foi aquela sopa ali no 95, mary did you know, a iconografia de bollywood - a revoluçao francesa precursora de genocidios e ateus !!
    bem feito vc ter comido bigmacs em paris,
    bem feito

  • 147 confetti // 27/December/2007 às 19:58

    josua e ricardo chegam juntos nos post, comentam juntos ! :))
    me agrada essa amizade

  • 148 confetti // 27/December/2007 às 20:00

    ainda bem que dr andré te encheu de porrada viu chest….reac il a dit, et c’est vrai !!

  • 149 Lorena // 27/December/2007 às 22:39

    O Q IMPORTA PARA MIM NAO É RELIGIÃO,E SIM JESUS!!!
    O CAMINHO,A VERDADE E A VIDA…
    POR UM LADO FICO FELIZ PELO Q EU LI,MAS TRISTE POR ALGUNS COMENTARIOS E DA FORMA COLOCADA.
    ABRAÇO A TODOS!!!

  • 150 Natan Pardinho // 28/December/2007 às 1:05

    Brancaleone…

    se o transcendente não te faz falta ou não lhe é útil, ótimo.. faça bom proveito daquilo que lhe é mais caro…eu vivo nessa busca e me sinto bem…
    Quando falo de ateísmo militante, refiro-me ao mesmo imbecil que em nada difere do fundamentalista religioso…é a mesma moeda com duas faces…
    Quanto a ser normal apenas os que são ateus…bem, gostaria de saber o que é ser normal hj…rs…
    Quanto aos esquerdistas….menos piores que os direitistas…uma ameba é mais inteligente que um direitista…
    quanto à revolução francesa ter sido decadente… uma prova de que extremismos levam à perda da cabeça…

    abraço

  • 151 confetti // 28/December/2007 às 8:41

    chest, percebeu que na frança ta rolando um shift sociologico pesado, nao percebeu ? sarkozy na presidencia, do ponto de vista politico tem feito n’importe quoi, vai pagar caro…mas do ponto de vista de seu life style, ta obrigando os franceses à se olharem no espelho…”quem sou ? onde estou ? qual é a minha ?”
    sua eleiçao, suas alianças politicas, seu verao com os bush, seu divorcio, khadafi e agora seu namoro com carla bruni, tudo super mediatizado, tem abalado as estruturas da 5 republica ! o cara ta passando férias em luxor, o spot mais frequentado do egito, saindo e entrando ( !) do hotel de maos dadas com carla, beijando de lingua na frente dos fotografos, os 2 curtindo maior love em direto na tv, da até pra imaginar os caras se embolando no quarto !
    nao que a frança seja puritana, mas a funçao presidencial tem certos…euh…limites ! fora o libération e marianne e pouquissima outra imprensa, ninguém critica ! o figaro ta cheio de detalhes intimos, tudo abordado com a maior naturalidade : a maioria dos patroes ( nao so da imprensa) sao amigos intimos do presidente !
    bref, nao preciso contar toda a historia, ta na web inteira e com detalhes ! mas ta interessantissimo…estamos esperando com impaciencia os proximos capitulos ….:))

  • 152 Lynch // 28/December/2007 às 9:52

    Mr X, parabéns pelos seus comentários. Fiz repasse do seu primeiro para meu grupo Resistencia Democratica, onde esse texto foi postado. Pena que não sei seu e mail, senão convidava-o para o grupo. Suas opiniões são mto lucidas.

  • 153 Chesterton // 28/December/2007 às 16:06

    Que dr andre?
    Na França comi tb os sanduiches Croque messiê e Croke madame, e os da Pomme de Pain , fantasticos e tré bon marxê. , mas o que eu gosto mesmo de paris são as paticerias. O peti pã o xocolá é clássico. As vitrines das patisseries sao de fotografar.
    Eu gosto do Sarkozy justamente porque chutou o balde enão dá a mínima para os operários e viuvas de64 (como a Confetti).
    Confetti, fiz comprar na LV e em seguida atravesei a rua para comer um Big Mac, e daí? Eu posso, diferente de você, tenho meios de frequentar os melhores restaurantes e não tenho vergonha de entrar num Mequidonal….

    Cesar, ou vocë é burro, ou não sabe ler ou é mal intencionado. Igualdade de oportunidades não era um dos objetivos da revolução francesa, mas a IGUALDADE em geral. Se fuderam é óbvio, pois é impossível. Eu que sou feio teria que ser indenizado pelo Brad Pitt. Sm, na imprensarancesa vi esta piada, mas tem gente que leva a serio.

  • 154 Chesterton // 28/December/2007 às 16:06

    Sarkozy viajou às custas do contribuinte francês?
    Não.

    Viajou em um avião de luxo comprado às custas do contribuinte?
    Não.

    É moralmente condenável ter um amigo rico?
    Não.

    Sarkozy, como chefe de Estado, tem regalado seu amigo rico com benesses do Estado?
    Que saibamos, não.

    Então que viaje e bom proveito. Quanto à Ségolène: se tiver amigos ricos que lhe financiem viagens de luxo, se não viajar às custas do contribuinte, se não viajar em avião de luxo comprado com dinheiro do contribuinte, tampouco vejo algo de moralmente condenável nisto.

  • 155 confetti // 28/December/2007 às 16:12

    “Eu gosto do Sarkozy justamente porque chutou o balde enão dá a mínima para os operários e viuvas de64 (como a Confetti).”

    o que é “viuva de 64″ ? vc digitou isso rindo ou soltando fumacinha pelo nariz chest ?

  • 156 confetti // 28/December/2007 às 16:14

    compras na lv ? ah que cafona chest….kkk

  • 157 confetti // 28/December/2007 às 16:20

    seu coment 154 mostra que vc nao saca nada da sociedade francesa….e quanto aos amigos ricos do presidente, sao quase todos industriais, moguls da imprensa, gente que faz comercio ou “traficos de influencia”, ou melhor gente que nao faz nada “de graça”…nao precisa responder, vamos esperar os capitulos seguintesss

  • 158 Chesterton // 28/December/2007 às 16:23

    LV, porque por um bom rabo, as vezes o homem perde a cbeça….

  • 159 Chesterton // 28/December/2007 às 16:26

    Confetti, mas vocë é muito operaria…..

  • 160 confetti // 28/December/2007 às 16:26

    o que é “viuva de 64 ” ?

    ah bom ? viajou com quem ?

  • 161 confetti // 28/December/2007 às 16:28

    operaria… nao sou nao….
    ficou tao puto pq te xinguei de reac que agora vai me esquartejar né chest ? putz….

  • 162 Dr. Miranda // 28/December/2007 às 16:28

    Antes de ir pro reveião, comentário sobre as opiniões do Frangão:

    Pfff… HUAHAUHAUHAUAHAUHAUAH!

    O cara falou tudo errado. Aposto que ele é esquerdista roxo e inventa moda só pra fazer raiva nos outros.

    E aposto também que ele só entrou na LV pra comprar bolsa pros japas e arrumar um troco pra comer o Royale with Cheese com cerveja e maionese na batata-frita…

    Frangão Barangão, você é um fanfarrão!

  • 163 Dr. Miranda // 28/December/2007 às 16:32

    opiniões do Frangão sobre a França, é melhor esclarecer. Sobre outros assuntos, faz tempo que não leio.

  • 164 Chesterton // 28/December/2007 às 16:36

    eu sou um reac assumido.

  • 165 confetti // 28/December/2007 às 16:37

    doc esclarece na doçura…e para de chamar ele de frang

  • 166 confetti // 28/December/2007 às 16:42

    miran, depeche ! je prends la route en qq minutes…je veux rigoler avant

  • 167 Chesterton // 28/December/2007 às 16:46

    o comentario 154 foi pastedo do JanerCritldo

    http://cristaldo.blogspot.com/

    equeci de dar o link…obvio que nisso eu concordo com ele. sim, ele morou anos a fio na Europa, sim, entende melhor que eu a sociedade francesa e europeia em geral.

  • 168 Chesterton // 28/December/2007 às 16:58

    Dr Mirinda, como é que vocé diz o que diz no 163, depois de escrever o 162? É prova de que você lê TUDO que eu escrevo.

  • 169 confetti // 28/December/2007 às 17:05

    chest ….vou nessa ! feliz reveillon pra vc…espero que nao me delete, nem me fragmente !
    abraços……

  • 170 Chesterton // 28/December/2007 às 17:14

    igualmente, mas duvido que vocë fique sem contar, você é uma junkie da internet (nao que eu nao goste)

  • 171 Chesterton // 28/December/2007 às 17:14

    sem conectar, I mean.

  • 172 bruna // 8/April/2008 às 18:34

    sobre as crenças do islamismo como era pode me explicar?
    por favor