Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

Pedro Doria header image 2

Uma estante às quintas

December 13th, 2007 · · 26 Comentários

Ulya

Tags: Estantes

26 Comentários até agora ↓




  • 1 RW in Miami // 13/December/2007 às 0:12

    Primeiro, confetti… acorda ai’ ! ;-)

  • 2 Nat // 13/December/2007 às 0:18

    Nem com toda minha política do “viva somente com o necessário” eu iria conseguir conviver com uma estante em que coubessem só uns parcos vinte livros.
    Linda, mas muito econômica. Nota 5.

  • 3 Chesterton-Dracul- El Cid // 13/December/2007 às 0:41

    engraçada mas inutil

  • 4 Deise Guelfi // 13/December/2007 às 1:50

    Nat,

    Faço minhas as suas palavras.

  • 5 Gabriel // 13/December/2007 às 5:31

    Pela 406956a vez!!!!!!!!

    Isso eh uma ESTANTE, nao uma BIBLIOTECA!!!!!

    Nao eh para colocar TODOS os seus livros nela. Uma biblioteca voce pode enfiar dentro de um armario, forrar paredes, sei la! Uma estante tem um objetivo muito diferente de simplesmente GUARDAR livros.

    EH como dizer que um vaso de flores eh um objeto inutil, uma vez que se pode colocar flores numa garrafa pet com abertura cortada. Ou melhor ainda: no canteiro no jardim.

  • 6 nada será como antes // 13/December/2007 às 9:00

    Essa estante é ótima para os que consideram os livros como objetos de decoração.

  • 7 George // 13/December/2007 às 9:34

    Gabriel, não precisa GRITAR!, camarada.

    Taí, gostei da analogia - e vou inverter o seu sentido: essa estante é uma garrafa pet fazendo as vezes de vaso de flores.

    Não valoriza as flores, não valoriza os livros!

  • 8 Gabriel // 13/December/2007 às 10:18

    Ahn. Ok. Essa eh sua opiniao a respeito do design da estante - mas ta valendo como opiniao estetica, e ainda por cima foi bem formulada. Ja dizer “deste Boeng 747 eu nao gosto muito… Eh grande demais para minha garagem” eh perder total e completamente o foco do objeto.

    E desculpa pela gritaria. Foi preguica de colocar tags html de italico :-)

  • 9 confetti // 13/December/2007 às 10:22

    na fnac saint lazare tem a mesma….

  • 10 Gabriel // 13/December/2007 às 10:25

    nada será como antes: Tudo que voce coloca a vista das pessoas - desde os sapatos que voce veste ate uma furadeira - dizem algo sobre voce. Inclisive livros. Especialmente os livros que estao a vista de todos, como numa sala de estar. Sao, portanto, de uma maneira ou de outra, consciente ou inconscientemente objetos de decoracao: Se assim voce os considerar ou nao.

  • 11 Chesterton // 13/December/2007 às 10:32

    Gabriel esqueceu de tomar o gardenal? Vem agora com uma tese psico-estante? ” tudo que você pendura na parede diz algo sobre você…” porra que papo fróidiano demodé….

  • 12 confetti // 13/December/2007 às 10:33

    concordo gabriel ! em casa tenho uma estante no quarto, com meus livros preferidos ! fiz isso conscientemente….pra dissimular mesmo…:)

  • 13 confetti // 13/December/2007 às 10:34

    chest, aposto que vc guarda numa gaveta trancada à chave seus livros de chevet….kkk

  • 14 nada será como antes // 13/December/2007 às 13:48

    Gabriel,

    Eu sei que coisas mostram algo sobre as pessoas que as apresentam.

    Mas vc não entendeu o que quis dizer. Não é raro encontrarmos estantes em salas , com livros arrumados e encapados (alguns são falsos, talvez vc conheça), que servem apenas como decoração, já que percebemos que seus donos não leem absolutamente nada.

    A estante do post é apenas um exemplo de objeto decorativo, pois a menos que se forre totalmente um cômodo, com dezenas delas, não haverá suporte para uma quantidade de livros com alguma substância.

    Para confirmar minhas palavras, note que um dos livros é o indefectível “design”.

  • 15 nada será como antes // 13/December/2007 às 13:57

    Gabriel,

    Aliás, sem exagerar, sua linha de raciocínio, ainda que correta em princípio, se levada ao pé da letra conclui que livrarias são lojas de artigos de decoração.

  • 16 confetti // 13/December/2007 às 14:25

    nada, vc sempre leva a reflexao às ultimas consequencias ! kkk

  • 17 nada será como antes // 13/December/2007 às 15:09

    confetti,

    Levo mesmo. Assim que eu gosto….. :-))))

  • 18 Gabriel // 13/December/2007 às 18:37

    nada será como antes Levando as ultimas consequencias, well, voce tem razao. Toda e qualquer loja de qualquer produto que seja visto por outrem eh uma loja de decoracao. Alias, entendi sim a ideia dos livros de mentirinha, ou nunca lidos. Estas pessoas nao teriam cultura suficiente para comprar uma estante de bom gosto para colocar na sala :-)

  • 19 Ana Pulg // 13/December/2007 às 23:43

    Se fosse decoradora, usaria essas estantes com revistas e gibis em cafeterias, consultórios e salão de beleza.

  • 20 confetti // 14/December/2007 às 5:46

    gabriel é brilhante e sutil…mas rancoroso….
    hein gaby…..)

  • 21 nada será como antes // 14/December/2007 às 13:24

    Gabriel,

    Acho que vc exagera ao considerar que ..”toda e qualquer loja de qualquer produto que seja visto por outrem é uma loja de decoração”.

    Uma coisa é a disposição “decorativa” com que colocam os produtos. Outra é considerá-los objeto de decoração. Quando vamos ao açougue, vemos peças de carne expostas decorativamente, mas são comestíveis e não objetos de decoração.

    Livros, para mim pelo menos, jamais serão objetos de decoração.

    Acho que vc está confundindo valor de utilidade com valor de uso. Objetos de decoração, em essência, não possuem nenhum desses valores.

  • 22 nada será como antes // 14/December/2007 às 13:27

    Gabriel,

    Pequena continuação.

    Talvez seja interessante, para você, se aprofundar no tema lendo algo sobre semiótica. Estou certo de que o resultado será proveitoso.

  • 23 Gabriel // 14/December/2007 às 14:31

    Nada sera como antes brigado pela dica. Nao entendi no entanto teu exemplo. Nao estou falando de vitrines, nem de produtos expostos. Estou falando de objetos de uso corrente, no corpo ou nos ambientes. Chaveiro, grampeador, mesas, cadeiras, carro, gravata, caneta… e livros tambem. No momento em que eu entrar na tua casa e olhar tua biblioteca, havera uma serie de coisas que eu vou saber sobre voce. E se nao fosse importante para voce expor essas coisas, voce simplesmente esconderia. Portanto acho que o problema eh de outra ordem: o que voce entende pela palavra “decoracao”.

  • 24 nada será como antes // 14/December/2007 às 15:27

    Gabriel,

    Quem mais falou e insistiu sobre decoração foi você.

    Objetos em geral constituem “signos”, que por sua vez contém “significantes”.

    Por outro lado, não é automática a significação que apreendemos a respeito das pessoas a partir dos objetos expostos numa determinada casa. Note que, por exemplo, a pessoa em questão pode viver em imóvel alugado “mobiliado e decorado” pelo proprietário. Daí vc percebe quantas nuances são possiveis.

    Insisto, leia sobre semiótica.

    Abraço.

  • 25 confetti // 14/December/2007 às 16:30

    nada,
    se nao se tratar de casa “mobiliada e decorada” por terceiros, acho que é possivel “conhecer” alguém por seu interior…. a disposiçao dos moveis, os objetos, os livros, as cores e mesmo a iluminaçao, sao manifestaçoes da personalidade do dono….
    disse que preferi por alguns livrinhos muito pessoais no meu quarto, onde so entram intimos…mas meus gostos sao tao ecleticos que se alguém tentar me adivinhar por meu apart e meus livros, vai pensar que sou esquizofrenica…))

  • 26 nada será como antes // 14/December/2007 às 16:51

    confetti,

    Vc está certa, acho, sobre ser possivel conhecer as pessoas dessa maneira. Mas os apressados podem errar, como essa sua colocação sobre esquizofrenia.

    Outra coisa : lá no post da CPMF escrevi a vc sobre uma certa rua de Paris. Acho que vc não viu.

    Ciao! Tenho compromisso urgente.

Seu comentário