Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

Pedro Doria header image 2

E a CPMF?

December 13th, 2007 · · 305 Comentários

Visivelmente abatido pela maior derrota já sofrida pelo governo, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, em entrevista, concedida à 1h25 desta quinta-feira, 13, ‘lamentou profundamente a politização do debate’ que resultou na votação que derrubou a CPMF. Monteiro reconheceu que o governo foi surpreendido e afirmou que é possível tirar duas lições do episódio. ‘É preciso pensar na reforma tributária’ e buscar um ‘melhor entendimento’ com a oposição.

Esta já está sendo considerada a maior derrota do governo Lula, desde que assumiu, em 2003.

Saiba como votou seu senador.

Tags: Brasil

305 Comentários até agora ↓




  • 1 Chesterton // 13/December/2007 às 10:17

    o problema dos impostos é o seguinte, desde o início dos tempos.
    Os políticos convencem a maioria a aumentar os impostos com o propósito de tirar dos “ricos” e dar aos pobres, mas sempre quem acab pagando são os pobres. Em qualquer sistema, sempre foi e sempre será assim.

  • 2 Nat // 13/December/2007 às 10:17

    Eu!
    Eles acabam com a CPMF e aprovam a DRU… Fala sério, é palhaçada mesmo!
    É claro que a alíquota da CPMF poderia ser mais baixa, mas poder gastar livremente 20% da arrecadação é abrir caminhos pra mais sujeirada…

  • 3 Chesterton // 13/December/2007 às 10:19

    Passei a perna em NAT.

    Parece que o Buxi não consegue dormir de uns dias para cá…

    http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1&textCode=134720&date=currentDate

  • 4 Nat // 13/December/2007 às 10:20

    Po Chest, vc foi muito rápido…

  • 5 confetti // 13/December/2007 às 10:22

    :-D

  • 6 Carlos // 13/December/2007 às 10:27

    A recarga dos petralhas raivosos e vingativos virá em dose dupla, quem viver verá….ô raça.

  • 7 HRP Mané Reloaded // 13/December/2007 às 10:27

    Haverá um belo pacote de aumentos de impostos nos primeiros dias de janeiro…..quem planta vento, colhe tempestade…..EEEEEEEEEEEEE….Derrubar o Lula por derrubar pode ser muito custoso no pós vitória de PIRRO!
    Aguardem ….o Homi não é de esquecer desfeitas!

  • 8 proftel // 13/December/2007 às 10:40

    HRP, lá no Orfãos a coisa começou mais cêdo, vi o que o direitoba escreveu, tem coisa minha lá, valeu a dica.

    :-)

  • 9 proftel // 13/December/2007 às 10:42

    Por enquanto não há clima prá derrubar nem prédio véio.
    Dependendo do que ele aumentar vem inflação e a grana dos gringos pode cair fora, com qualquer uma dessas o bicho pega.

    :-/

  • 10 HRP Mané Reloaded // 13/December/2007 às 10:42

    É boa idéia….vamos providenciar…..isso dá um bom filme trash! Ao invés da “Carga da Brigada Ligeira” teremos-
    “A Recarga da Petralhada Raivosa”!
    Prepare-se Carlos, estamos chegando aí!
    EEEEEEE………

  • 11 Mr X // 13/December/2007 às 10:42

    E o Mané celebrando aumento de imposto! Tem que ser muito Mané mesmo!

  • 12 HRP Mané Reloaded // 13/December/2007 às 10:42

    É ….Mané!
    E foram voces que pediram!
    EEEEEEE…….Te vira malandro!

  • 13 Chesterton // 13/December/2007 às 10:44

    Mané é Mané, ainda masi com este nome, H Romeu Pinto C Bento.

  • 14 HRP Mané Reloaded // 13/December/2007 às 10:47

    Frangote….como vai o bolo?
    Ainda no forno?
    Crescendo?
    Vem aí o pacotão….te prepara!

  • 15 Pax // 13/December/2007 às 10:47

    É um revés, sem sombra de dúvidas, um revés à incompetência.

    É claro que o governo não veio para mudar nada além do aumento do assistencialismo. Não há plano para o Brasil. Nada. Há uma tremenda equiparação com os governos anteriores, incompetentes e corruptos iguais.

    Já lá se vão 5 anos de governo e nenhuma mudança estrutural, nada estratégico acontece. Muito menos há motivos, pois a economia cresce apoiada pela liquidez internacional, pela alta dos preços das commodities, enfim, todos sabemos porque, e, também pelo assistencialismo que deu certo, pelo menos parcialmente certo.

    O meu Lula perde a chance de se tornar um bom presidente. Pena. Mas ainda assim melhor que um Alckmin da vida. Ou da Opus vida dura, ou Dasludura.

    E o revés significa uma virada? Essa pra mim é a grande questão. A oposição, até agora mais incompetente que o incompetente governo, começa a virar o jogo? Acho que não, mas há fortes indícios que a lua de mel do PT com o poder está em xeque.

    O que eu faria nos sapatos do meu Lula? Bem, cortar despesas duvidosas imediatamente, a partir de uma listona geral, aliviaria nos itens de Educação, Saúde e Segurança Pública, pela minha tendência aliviaria as verbas do Meio Ambiente, mas o resto passava a faca sem dó nem piedade. E ainda me preocuparia em salvar alguma grana pros investimentos em infra-estrutura. Logo depois colocava em pauta a reforma tributária. Esse país não vai mudar se não mudarmos o foco para a Educação e para a otimização e simplificação do modelo tributário kafkiano que “obriga” a sociedade a sonegação. E a grande maioria, principalmente do empresariado, adora o jogo da sonegação. Há altas empresas especializadas em ajudar a sonegar, que dizer, sendo justo, driblar impostos. São advogados tributaristas altamente especializados em analisar os desvios que ficam no limiar da legalidade mas que reduzem tremendamente os impostos de todos os âmbitos, federais, estaduais e municipais. Ganham fortunas com isso.

    Mas, como disse, meu Lula é igual aos outros, e nada de bom fará. Uma pena.

    Ps.: só parando a roubalheira das emendas parlamentares há quase a metade da arrecadação da CPMF que pode ser estancada. Coisa por volta de R$ 16 bi.

  • 16 Chesterton // 13/December/2007 às 10:49

    Pax, mais corrupto e mais incompetente que este governo? Nunca.

  • 17 Chesterton // 13/December/2007 às 10:50

    Lula diz: governar é gastar, Dilma diz, gastos corrente são “a vida”…..
    quer dizer, qualquer dona-de-casa sabe que não é assim.

  • 18 HRP Mané Reloaded // 13/December/2007 às 10:56

    Não há previsão de cortes no orçamento….os aumentos virão nos IOF,Tributos incidentes sobre operações financeiras tipo Import/Export,IPI e na Contribuição Social Sobre Lucro Liquido….na forma de aumento nas alíquotas…voces pediram….querem governar mas o governo é do PT e não da direita PEFELENTA/Atucanada!
    EEEEEE

  • 19 Pax // 13/December/2007 às 10:57

    Chesterton: “Pax, mais corrupto e mais incompetente que este governo? Nunca.”

    Aí meu caro velho e bom Chesterton, entraremos nos sofismos. Vamos declarar um empate pra podermos discutir a velha e ruim CPMF?

  • 20 Rachel // 13/December/2007 às 10:57

    Eu NUNCA vou conseguir ser a primeira a comentar um post.

    Estou inconsolável.

  • 21 Mr X // 13/December/2007 às 10:58

    Finalmente a Contribuição PROVISÓRIA acabou… Demorô…

  • 22 Rachel // 13/December/2007 às 10:58

    Sobre a CPMF, algm mais acompanhou as notícias da votação pela tv, madrugada adentro?

  • 23 HRP Mané Reloaded // 13/December/2007 às 10:59

    Rachel…isto significa que voce tem o que fazer…já essa cambada de vagabundos como eu, fica o dia inteiro na frente da telinha!
    EEEEE…….

  • 24 Rachel // 13/December/2007 às 10:59

    Aliás, qdo foi mesmo q ela começou? 98, 97?

  • 25 Mr X // 13/December/2007 às 11:01

    Se queriam poupar, podiam ter economizado os 12 milhões que deram aos traficantes e bicheiros, quer dizer, às escolas de samba.

  • 26 Conselho // 13/December/2007 às 11:04

    Temos que nos lembrar do seguinte:

    - Quem nomeou 37 (isso mesmo, TRINTA E SETE!!!) ministros e respectivas equipes foi o Sr. Luiz Inácio.

    - Quem compra sapatos, dentre outros gastos pessoais, a torto e a direita com o cartão de crédito governamental, é a D. Marisa.

    - Quem nomea parentes, amigos e asseclas políticos para cargos públicos, aparelhando a máquina estatal e aumentando absurdamente a folha salarial, é o PMDB.

    - Quem alicia compra votos para manter a base aliada é o PT.

    - Quem paga a conta disso tudo, através de impostos abusivos, cujas arrecadações batem recordes positivos ano após ano: SOMOS NÓS!

    Cortem os gastos acima, que não precisaremos de CPMF. Ainda vai sobrar dinheiro.

    PS — quanto aos 37 ministérios, existe até o Ministério da Pesca. Respondam: O QUE FAZ O MINISTRO DA PESCA?!

  • 27 Luiber // 13/December/2007 às 11:05

    Só para me servir de guia nesta discussão.
    Considerando que tem uma boa parcela de colegas comentaristas que estão batendo palmas para a votação de ontem, gostaria de saber o seguinte:
    O não pagamento da CPMF de forma direta vai melhorar em quanto a vida dos senhores?
    Na forma indireta, que preços podemos estar certos de ver baixarem, agora que as empresas também não pagarão mais o tributo?

  • 28 Pax // 13/December/2007 às 11:08

    Luiber, respondendo pragmaticamente sua colocação: 0,38% !

  • 29 HRP Mané Reloaded // 13/December/2007 às 11:09

    ATENÇÂO: aliciar politicos e partidos para governar é um novo tipo de ação, que NUNCA havia sido visto antes…aliás porque governar assim?…para que é necessário maioria para governar quando se pode governar com decretos e atos institucionais!?
    SANTA HIPOCRISIA!

  • 30 HRP Mané Reloaded // 13/December/2007 às 11:10

    WELL….estou indo aos pátios…..afinal alguém tem que inspecionar o trabalho da máquinas….elas também erram!
    EEEEEE…..Tchau!

  • 31 Pax // 13/December/2007 às 11:11

    Pedro Doria, off tópic geral, mas muito bom esse link azul piscante aí acima. É uma ótima idéia, daqui do boteco posso fazer algumas das minhas compras de Natal sem sair do pedaço, sem pegar engarrafamentos e sem me aborrecer com o empurra empurra das lojas. Boa sugestão !

  • 32 pedro direitoba // 13/December/2007 às 11:16

    Discutia lá no Kupfer que a CPMF não só era importante para o governo (sabemos que ela não ía toda para o seu fim, como queria o Jatene, que era para a Saúde)com a desvinculação orçamentária (DRU) desde os tempos do bicudo que a criou. Era um imposto simples, portanto, de difícil sonegação. Nenhuma empresa grande ou sujeito cheio da grana prescinde de conta bancária, por outra lado, os mais pobres não têm conta bancária. Acho que era isso que incomodava tanto a Fiesp e os sonegadores do Fisco de colarinho branco, que nunca declaram suas rendas e patrimônios corretamente no imposto de pessoa física. Sei que o governo teria adiado negociações devido ao medo de perder a votação. Não há como cobrir a receita da CPMF sem aumentar os outros impostos, como coloquei lá no post abaixo, a notícia tirada do blog do Josias. A oposição comemora uma vitória que irá onerar os produtos para até aqueles que não pagavam a CPMF. O governo não irá quebrar, o país crescerá acima do previsto nesse ano, mas o orçamento de 2008 virou uma bagunça. Irá atrapalhar mais ainda os gastos previstos no planejamento de obras, educação, etc. A boa notícia é de que o governo vai ter que recuar nas taxas de superávit primário, o que irá repercutir negativamente no risco Brasil, mas seria uma diminuição da sangria, que veio tarde e que poderia ter sido aplicada nas obras prioritárias no bom momento da economia. O idiotas babam de ódio, falam de fim da gastança e comemoram. Sentido de civismo dos senadores da oposição é esse. Querem empurrar o governo para as odiosas reformas de sempre. Isso tudo no momento em o Lula obteve sua melhor avaliação dos eleitores. Comemorar o que?

  • 33 Rachel // 13/December/2007 às 11:17

    “ATENÇÂO: aliciar politicos e partidos para governar é um novo tipo de ação, que NUNCA havia sido visto antes…”

    HRP, sinto informar-lhe, mas esse tipo de negociação entre os partidos no Brasil é antiqüíssima. E não é só no Senado e entre os deputados, nas câmaras de vereadores é impossível aprovar uma lei sem negociar com os outros partidos a aprovação dos interesses deles tb.

    Não estou defendendo essa atitude, veja bem, mas ficar apontando toda indecência existente no governo como se fosse única e exclusiva do PT/Governo Lula é ignorar 300 anos de história política no Brasil.

  • 34 Chesterton // 13/December/2007 às 11:17

    na verdade o imposto cpmf é em cascata, então el se acumula na cadeia industrial/comercial tirando a competitividade dos produtos brasileiros, que chegam mais caros a prateleira e dificultam as exportações. Por essas e outras que nós só exportamos produtos primários.

  • 35 pedro direitoba // 13/December/2007 às 11:19

    Pena que inveja não mata! Senão teríamos novas eleições para o senado.

  • 36 proftel // 13/December/2007 às 11:19

    Rachel, há um post aí em cima prá você comentar, eu não falei nada, vai lá.

    kkkkkk

    :-)

  • 37 Mr X // 13/December/2007 às 11:20

    Menos imposto é sempre bom, ainda mais um imposto iníquo e inconstitucional que penaliza os mais pobres como a CPMF.

  • 38 Chesterton // 13/December/2007 às 11:20

    Direitoba, não sei se você é tão burro assim, ou faz de conta só para impressionar.

  • 39 Chesterton // 13/December/2007 às 11:22

    politico que governa de olho nos indices de popularidade são iguais ao jogador que joga para a platéia, mesmo com risco de seu time perder….

  • 40 Chesterton // 13/December/2007 às 11:23

    Rachel, o problema não é a negiciação, mas a negociação que dá errado, mal feita, tardia e ineficaz. A vida é uma troca de itneresses, ams há os honestos e os desonestos.

  • 41 Rachel // 13/December/2007 às 11:24

    Nós só exportamos produtos primários pq nossos produtos industrializados não tem qualidade pra competir com europeus/americanos/japoneses nem preço pra concorrer com chinenes/asiáticos em geral.

    E porque outros países desenvolvidos que tem matéria-prima suficiente prefere consumí-la internamente a exportá-la.

    É um tremendo erro culpar a carga de impostos pelo insucesso dos produtos brasileiros no mercado internacional. É incompetência da indústria, msm.

  • 42 Rachel // 13/December/2007 às 11:25

    Proftel, eu vi!! E cheguei a tempo!
    =D

  • 43 proftel // 13/December/2007 às 11:25

    Ô direitoba, é raro mas, nisso aqui eu discordo de você “Querem empurrar o governo para as odiosas reformas de sempre.”.
    Kra, há reformas que precisam ser feitas, uma é a tributária, outra é a política.
    Sem isso fica pior do que está.
    Ôw, de boa, adoraria uma bela reforma tributária que pegasse esses sonegadores pelo rabo.

    :-)

  • 44 pedro direitoba // 13/December/2007 às 11:26

    Frangão, se acumula nada. Todo imposto é repassado no possível. A CPMF era um imposto que já estava digerido na economia que vai muito bem. A questão da indústria nacional é a concorrência com os produtos importados, com melhor qualidade tecnológica. A desindustrialização do país começou antes da CPMF, já nos tempos Collor, com a bertura do mercado e depois se agravou nos anos FHC. Os dados estão aí para quem quiser ver. Ninguém consegue competir com os chineses no mundo. Existe uma nova divisão internacional do trabalho, que concentra o pagamento por tecnologia no primeiro mundo, fazendo crescer o setor terciário, ao antigo terceiro munod cabe enviar commodities para os asiáticos e potências industriais. Vai te catar, que hoje estou de mau humor. Frangão natalino. Nem vou comprar Chester nesse final de ano para não lembrar de suas besteiras escritas por aqui.

  • 45 proftel // 13/December/2007 às 11:26

    Blz Rachel!

    hehe

    :-)

  • 46 pedro direitoba // 13/December/2007 às 11:27

    Frangão sua burrice é incomensurável. Não cabe nesse espaço. Vai lá para o Reinaldão, vai!

  • 47 Chesterton // 13/December/2007 às 11:28

    Rachel, wrong, wrong, wrong…

    Tecnologia se compra, ou então os detentores da tecnologia escolhem lugares favoraveis ao negocio deles. Porque a Intel construiu uma fabrica de chips na Costa Rica e não no Brasil? Mão de obra? Não. Materia pruma? Não. Ambiente favoravel aos negocios? Sim!SIM!.

  • 48 Chesterton // 13/December/2007 às 11:29

    Meu deus, os imbecis, sempre em maioria, se uniram para qual obketivo? Permanecerem na escuridão.

  • 49 pedro direitoba // 13/December/2007 às 11:30

    Qualquer dia, esses direitobas vão defender o trabalho escravo como forma de melhorar a concorrência no mercado barateando os custos da produção. Hipocrisia pouca é bobagem.

  • 50 Pax // 13/December/2007 às 11:30

    Chesterton,

    Vamos por partes com seus axiomas e dogmas:

    1 - mostre-me um economista que acerta o que diz que mostrar-te-ei que mentes.
    2 - mostre-me um honesto nesse jogo do poder que rirei da tua infantil expectativa.

    O que mais me impressiona é gente se achar inteligente e repetir o discurso burro de um governo incompetente. É dose cavalar. Melhor, muar.

  • 51 nada será como antes // 13/December/2007 às 11:32

    Pedro Direitoba,

    Ótimo seu comentário # 32.

    A oposição, para fazer sua parte, prefere quebrar o país, se for o caso, com a mesquinhez de sempre.

    Se o governo tiver que diminuir os repasses de pagamento da dívida interna (aumentada enormemente nos anos FHC), o risco-país subirá e os investimentos externos cairão.

    Oposição imbecil é assim mesmo! Acha que ser contra o governo equivale a ser contra o país.

    Acostumadas ao poder de séculos, as elites não conhecem o significado de “oposição”.

  • 52 HRP Mané Reloaded // 13/December/2007 às 11:32

    Voltei!
    Rachel….não capitastes minha ironia!
    Claro que eu sei que aquela pratica é antiga….mas a direitada daqui anda espantada..cheia de pruridos e Ohs!
    Coitadinhos …tão frágeis!
    EEEEE…

  • 53 pedro direitoba // 13/December/2007 às 11:33

    Mais é de uma burrice impressionante. Tecnologia se compra, é claro, seu idiota. Quem recebe por ela? Já se perguntou? Pergunte também porque estamos tentando fazer satélite com a China? Por que não temos essa teconologia que é monopólio de estado nos EUA. Eles vendem o serviço. Vai plantar batatas. Chega por hoje. Não volto mais.

  • 54 Conselho // 13/December/2007 às 11:34

    Direitoba, a meu ver (não precisa concordar, tá?) a boa avaliação do governo vem do messianismo de nosso presidente, aliado a programas assistencialismo e a um momento de desenvolvimento econômico mundial.

    Quando oposição, o PT sempre votou contra a CPMF. Não me venha com o discurso de que eles não sabiam que a contribuição era importante para a governabilidade porque qualquer criança de 5 anos sabia disso. Fizeram-no somente para chegarem ao poder.

    E assim chegaram ao poder. Deram a sorte de terem-no feito em um cenário internacional muito mais favorável e com a casa já bem arrumada.

    A herança maldita de que tanto falam foram as medidas impopulares que o PSDB teve que tomar, dentre as quais a própria criação da CPMF, para regularizar as nossas finanças internas.

    Hoje o dinheiro sobra e cargos públicos (diversos cortados por FHC, numa tentativa de economizar) foram novamente distribuídos a correligionários do Nosso Guia.

    Vamos acabar com essa mamata. Temos que lutar sim por qualquer diminuição da carga tributária, pois já pagamos demais por mordomias dos outros.

    A saúde não vai piorar sem a CPMF. Não tem como piorar, pois já chegou ao fundo do poço.

  • 55 Rachel // 13/December/2007 às 11:36

    Chesterton, sim, claro q foi pelo “ambiente propício a negócios”. Mas, querido, faça apenas uma comparação cmg: qtas gigantes de mercado existem na China, ou na India, ou no Vietnã? E qtas na Costa Rica?

    Ambiente propício a negócios ainda inclui mão-de-obra ridiculamente barata no pacote.

    Para empresas como a Nike e a Apple, existem 3 opções no mundo: países com baixos impostos e incentivos fiscais para novas indústrias; países com tecnologia de ponta e funcionários qualificadíssimos; países com mão-de-obra semi-escrava.

    Eles tem preferido os dois últimos. Não é de se pensar no porquê?

  • 56 // 13/December/2007 às 11:36

    Como diria o grande administrador e filósofo Luiz Ignácio:

    Dêem-me um mundo e uma CPMF de apoio que eu moverei uma alavanca.

  • 57 Conselho // 13/December/2007 às 11:37

    Nada será como antes,

    É essa a mesma oposição que foi feita pelo PT no passado? Quem pedia aumentos absurdos do salário mínimo? Quem pedia insistentemente o fim da CPMF?

    Não seja hipócrita!

  • 58 Rachel // 13/December/2007 às 11:38

    Enfim, o que é direita e o que é esquerda nesse país, hj?

    Realmente não sei!

  • 59 Conselho // 13/December/2007 às 11:39

    Foi por uma dessas que a Heloisa Helena saiu do PT. Ela pelo menos não é uma “metamorfose ambulante”.

  • 60 Mr X // 13/December/2007 às 11:43

    Nunca vi ninguém, por mais esquerdista que fosse, gostar de ter descontada uma substancial parte seu próprio salário ou de qualquer pagamento que recebe em imposto pra alimentar os políticos tupiniquins…

    Os nossos amigos Mané, Direitoba e Nada devem ser funcionários públicos bem acomodados.

  • 61 nada será como antes // 13/December/2007 às 11:45

    Conselho,

    Se é para brincar de mudança de posição, quem criou a CPMF dizendo que seria para a Saúde ?

    Qual o maior salário mínimo dos últimos 45 anos, em valores reais ? É o atual !!!

    Lula já disse publicamente que mudou de opinião a respeito da CPMF. Já a oposição, apenas boicotou e não se pronunciou como mutante.

    Então, quem é hipócrita ?

    Eu não sou.

  • 62 Rachel // 13/December/2007 às 11:46

    Não. Mas é uma “bizarra política ambulante”.

    Não há mais espaço pra radicalismo, seja político, cultural ou religioso. Elogiar gente como HH é estranho demais.

  • 63 Mr X // 13/December/2007 às 11:47

    O PT no governo é a favor de tudo o que era contra quando era oposição, e vice-versa. Seus militantes o apoiavam antes contra a CPMF, hoje o apóiam a favor.

    Parece contraditório, mas no fundo a lógica é simples: mais dinheiro na mão de um governo não-petista é ruim, mais dinheiro na mão de um governo petista é bom.

    O objetivo era e é sempre o poder.

  • 64 HRP Mané Reloaded // 13/December/2007 às 11:47

    Jamais o PT fez esse tipo de oposição mermão…..até porque os governos que o antecederam só faziam duas coisas….f….o povo e entregar nosso patrimonio para os gringos……jamais se inviabilizou governo por conta de PT……mas se a reforma tributária tivesse sido permitida por esta oposição “criteriosa!” não precisariamos estar defendendo CPMF…..portanto todos os erros são na conta da Direita….faliu o país N vezes….privadizou ao invés de fazer parcerias e criar critérios justos para concessões, criou agencia que só tinham um objetivo:engessar os governos a seguir!…. tirou direitos trabalhistas a torto e a direitas! e ainda assim deixou milhões na informalidade….destruiu setores de nossa industria com uma “abertura descabeçada”….arrochou o crédito agricola……enfim… Neoliberalismo como poção mágica…..tudo teve seu cúmulo em 2002!
    Quem veio depois só tinha um caminho….limpar a casa e reconstruir a vida do país…..mas isso andam chamando de assistencialismo certo?
    Pois é que venha 2011!
    Já estamos crescendo a 5,6% ao ano!
    Mas o Lula nada tem a ver com isto…..certo?

  • 65 nada será como antes // 13/December/2007 às 11:48

    Mr X,

    Para sua informação, não sou funcionário público.

    Se fosse, não seria acomodado.

  • 66 Esprit de porc // 13/December/2007 às 11:51

    Situação complicada essa… Dessa vez os vilões votaram contra o imposto, só para fazer chantagem com o governo.
    Isso só quer dizer que serão aumentos os impostos existentes ou cirarão novos impostos, tudo isso com a “oposição” satisfeitíssima após ter conseguido tudo o que quer do governo.
    O nosso sistema, do jeito que é, torna o presidente refém do congresso e do senado. Num país safado como o nosso nunca dá certo.

  • 67 Theo // 13/December/2007 às 11:51

    ainda bem que acabou a CPMF, só ano passado eu paguei R$7500,00.

    hahaha

    só em sonho

  • 68 nada será como antes // 13/December/2007 às 11:51

    HRP Mané Reloaded,

    Exato seu comentário 64.

  • 69 tfr // 13/December/2007 às 11:52

    to com o Conselho e não abro.

  • 70 HRP Mané Reloaded // 13/December/2007 às 11:54

    MR.X….estou aqui na fábrica…sou quimico e formei-me também em biologia(conhecimentos que aplico aqui também)…industria quimica…celetista …assalariado e descontando IR na fonte sim!
    Tenho patrão capitalista mas responsavel(não sou puxa saco não!EEEE).
    Já escrevi mil vezes…num país que é sabidamente o segundo mais injusto mundialmente, com a segunda maior concentração de renda do planeta…sou sim a favor do Lula e de seus objetivos que são inclusão, e educação da parte excluida de nosso povo, criando um grande mercado consumidor…seu capitalismo…mas para todos…até pra tua faxineira….EEEEEE

  • 71 Rachel // 13/December/2007 às 11:58

    Eu tb sou bióloga!! Que coincidência…

  • 72 pedro direitoba // 13/December/2007 às 12:04

    Já fui funcionário público quando jovem. Meus pais foram professores e se um deixasse de trabalhar iríamos morar numa favela qualquer. Esse é o discurso do massacre do Estado para vender os serviços pelas empresas privadas. Conheço isso, pois trabalho numa. Confundem marajás do Legislativo com o grosso do funcionalismo público que é um bando de barnabés. Inclusive, o serviço público já virou bico para médicos, professores, advogados. Simplesmente porque paga mal. Quer comporvação disso, vai ver o que receber um professor do estado e compare com os salários de domésticas no Rio. É esse o discurso de sempre, daqueles que não conseguem ver além do umbigo. Acham que a CPMF acabou e que terão um ganho nos salários. Quando a conta vir na forma de aumento de impostos e inflação vão aplaudir. Para o produtor, o repasse é um que se foda. Para o consumidor, provavelmente será uma perda maior do que a da cobrança do CPMF. Dá raiva ver o país crescer em 6%, quando falavam de 3%. Agora é para valer. Tchau.
    Pax, pensei que tivesse morrido de overdose. Pelo que vc. escreve parece que o efeito ainda não passou ou que virou um obelix que caiu num pote de LSD.

  • 73 Conselho // 13/December/2007 às 12:06

    Nada será como antes,

    Vamos lá:

    1. Hoje não precisamos mais da CPMF como antes. A diferença de arrecadação do governo desse ano em relação ao ano anterior superou o valor arrecadado com a CPMF. Ou seja, foram os gastos que aumentaram. Diminua os gastos, que não precisaremos mais da CPMF.

    2. O valor do salário mínimo somente aumentou em valores reais porque o dolar desabou no mundo inteiro. Até a China hoje fala em trocar parte de suas reservas para o Euro. O real, por sua vez, valorizou-se frente a outras moedas por conta do bom desempenho de suas exportadoras (leia-se, Vale, privatizada por FHC), impulsionadas pelo crescimento Chinês. O Lula em momento algum de seu governo brigou por aumentos do salário mínimo. Se houve aumento real, vai-se em conta de mudanças de câmbio, que não têm nada a ver com ele.

    PS — HH não é tão aberração quanto o resto do PT. Não acho radicalismo uma pessoa defender algo na eleição e tentar manter a promessa na posse. Ou seja, se a pessoa não tenta te fazer de otária, ela é radical?

  • 74 Conselho // 13/December/2007 às 12:13

    HRP Mané Reloaded,

    Sobre comentário 64 (”Jamais o PT fez esse tipo de oposição mermão…jamais se inviabilizou governo por conta de PT……), vc deve estar brincando.

    Nem a constituição federal o PT assinou, porque não concordava com tudo que estava lá. E o real, foram contra até o último momento.

    Se isso não é tentar inviabilizar o governo, não sei o que é.

  • 75 Dr. Miranda // 13/December/2007 às 12:18

    HRP,

    assino embaixo do seu comentário 64 também.

  • 76 nada será como antes // 13/December/2007 às 12:22

    Conselho,
    a propósito do comentário 73

    Não precisa me ensinar . Uma de minhas especialidades é macro-economia.

    A propósito, o SM não aumentou em valores reais por conta da desvalorização do dollar.

    Os reajustes têm sido aplicados acima da inflação corrente.

    A propósito/2 : Há alguns dias ou semanas atrás fiz extensa exposição, num dos posts e a pedido da confetti, sobre a questão monetária chinesa e norteamericana.

    Pelo tom de seu comentário, vc deve ser daqueles que pensam que se a Vale não tivesse sido privatizada, não estaria exportando mais. Só para exemplificar, a Petrobrás não foi doada e bate recordes de produção.

    Sobre a CPMF ser desnecessária devido ao aumento de arrecadação, duas questões :

    - a arrecadação subiu pelo aumento da produção e crescimento da economia, fatores que geram maiores demandas do Estado ;

    - as circunstâncias conjunturais exigem o Estado como indutor/propulsor da atividade econômica, como as ações do PAC, por exemplo.

    Quanto ao seu post-scriptum, não entendi o que vc quis dizer.

  • 77 Gerson B // 13/December/2007 às 12:24

    Jamais o PT fez esse tipo de oposição?

    Quando é no dos outros não arde… Pior é alguem escrever isso. Eu questionava essa forma do PT agir mesmo quando votava nele.

    E as oposições são coerentes. A CPMF era provisória desde sua criação. Mão vejo erro em acabar com ela, ainda mais quando o govêrno gasta tão mal.

    E se não fosse a arrogância dos governistas eles poderiam ter negociado. Antes, com propostas claras. Não no último minuto.

  • 78 Dr. Miranda // 13/December/2007 às 12:25

    Peraí, Conselho, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

    1 - O PT não ter assinado a CF/88 inviabilizou o governo por quê?

    2 - Com relação ao Real, uma das críticas mais fortes que se fazia de dentro do PT é que se criava uma moeda artificialmente cotada, e que dependia das reservas internas para se manter. Na Argentina se fez igual, e viu-se o resultado. O Brasil quase dançou em 1999.

  • 79 HRP Mané Reloaded // 13/December/2007 às 12:26

    O Real era a solução ?
    Porque não foi discutido ao invés de ser imposto….até porque da forma que foi aprovado no médio prazo mostro-se uma baleia encalhada….o Lula teve que reformar tudo!
    No item Constituição…ela que é chamada “cidadã” poderia ter sido muito mais abrangente e eficaz…contra essas lacunas é que o PT se batia!
    Nenhum foi inviabilizado….mas não foram fruto de discussão plena entre todas as partes envolvidas……foram socadas güela a baixo!
    Mas agora “Ines é morta”!

  • 80 HRP Mané Reloaded // 13/December/2007 às 12:28

    “A Petrobrás não foi doada” ahahahahahahah!!!!!
    Matou a pau Nada Será!
    O espirito da coisa!

  • 81 Dr. Miranda // 13/December/2007 às 12:28

    Gerson B,

    as oposições são coerentíssimas. Quando foram eles que criaram a CPMF, eram a favor. Agora que são oposição, são contra.

    Coerência igual à do PT, diga-se de passagem.

  • 82 Guilevy // 13/December/2007 às 12:32

    -Atuando como instrumento de fiscalização, me parece óbvio que a CPMF não deveria ser encerrada. O valor da taxa, nesta aplicação, pode e deveria ser revisto, pois 0,01% já bastariam, mas sabemos que isso não acontecerá.
    -Em uma verdadeira e necessária reforma tributária, a CPMF, ou coisa parecida, deveria integrar o pacote de impostos pois tem menor custo de arrecadação e fiscalização do que qualquer outro imposto que imaginarmos. Onera a cadeia produtiva? Sim, por um lado sim, sem dúvida, mas por outro desonera a absurda cadeia burocrática, a qual conta com guarda-livros e fiscais se engalfinhando milhares de horas por ano. Há algumas semanas vi um gráfico mundial a respeito e, para variar, enquanto as empresas brasileiras gastam os ditos milhares de horas, na Europa e, particularmente na Alemanha se bem me lembro, passa pouco da centena;
    -A igualdade deste tributo entre todos é um problema? É injusta a não progressividade? Não sei, eu só sei que a imensa maioria é taxada, o que já é um bom começo dada a atual situação onde os que mais podem são os que menos contribuem.
    -A CPMF é e seria usada pelo atual governo assim como foi pelo anterior e, se aprovada, pelo próximo, o que por si só não justifica nada. É do jogo político com as regras brasileiras de sempre, as quais os brasileiros todos temos e teremos participação, para o bem ou para o mal;
    -Na questão dos impostos, o maior problema é “a forma como ele (o dinheiro dos…) é gasto”, quer dizer, desperdiçamos, quando não desviamos (desviamos quem, cara pálida? - os nossos políticos desviam), uma grande parcela da arrecadação. Coisa parecida e análoga ocorre com a água tratada das nossas cidades- precisamos de superdimensionamento para compensar as perdas.

  • 83 Conselho // 13/December/2007 às 12:33

    Dr. Miranda,

    1. Disse que TENTOU inviabilizar. Não inviabilizou porque a constituição foi promulgada mesmo sem a assinatura do PT. Ou seja, não tiveram competência para tanto. Mas a ausência de legislação inviabiliza qualquer governo. Vou além, inviabiliza qualquer sociedade.

    2. Quanto ao real, o mecanismo de sua criação foi muito diferente da dolarização promovida na Argentina (criamos a URV para esquecermos de nossa atualização financeira pelo dolar, saneamos o deficit publico e aí somente criamos uma moeda nova). Quase dançamos em 99 da mesma forma que quase metade do mundo emergente: México, Rússia, Tigres Asiáticos, Argentina. De qualquer forma, conseguimos o que não era feito há décadas, uma mesma moeda por mais de dez anos e o controle da inflação. Os adolescentes de hoje nem sabem mais que tínhamos uma inflação de 80% ao mês. Correção monetária, nem pensar. E o PT tentou boicotar isso. Mais uma vez, não teve competência para tanto.

  • 84 nada será como antes // 13/December/2007 às 12:40

    Conselho (# 83),

    Quem saneou o déficit público ?

    Saiba que superávit primário é coisa recente no Brasil.

    FHC, em todo seu período de governo, não fez outra coisa senão aumentar a dívida pública (especialmente a interna) ,com a consequente elevação dos juros básicos e queda da atividade econômica.

  • 85 João Marcos // 13/December/2007 às 12:44

    Chesterton,

    Então quer dizer que com o fim da CPMF, que como você disse é um imposto cascata, o preço dos produtos industriais e comerciais terá uma regressão nas prateleiras. Fala sério não é. Só você mesmo com essa cabeça de planilha para achar que isso vai acontecer. Então daqui pra frente acabou o problema do Brasil né não?

    Depois você fala que burro é o Direitoba.

    Ps: Esse negócio de falar que o fim da Cpmf vai diminuir o preço dos produtos e consequentemente ajudará quem tem menor renda é piada pronta. Esse Chesterton é amigo dos pobres mesmo. Cherterton, agora você pode ficar tranquilo, não tem como o governo saber se você sonegou mesmo. Fica tranquilo viu.

  • 86 Denão // 13/December/2007 às 12:47

    Esses facistas dessas seitas que são o PFL e o PSDB conseguem fazer mal ao país mesmo quando não estão no poder.

  • 87 Dr. Miranda // 13/December/2007 às 12:56

    Conselho, olha a arrogância!

    Com relação à Constituição, duas coisas:

    a) o PT assinou sim a CF/88. Eu sempre esqueço que nem todo mundo discute com boa-fé, então nem tinha conferido. Mas estão lá as assinaturas, junto com as de todos os constituintes, e podem ser conferidas no site do Senado em http://legis.senado.gov.br/con1988/CON1988_05.10.1988/CON1988.htm

    b) a falta de assinatura, se tivesse ocorrido, não teria inviabilizado nada, você mesmo disse. Mas não por incompetência do PT. Nem passou pela cabeça do PT inviabilizar a promulgação da Constituição, mas marcar posição política. Se a estratégia foi certa ou errada, são outros quinhentos. Mas pelas próprias regras procedimentais da constituinte, a falta de 16 assinaturas (número de deputados do PT na ANC), não haveria inviabilização da Constituição. Você mentiu no conteúdo e mentiu na forma também. Coisa feia.

    Já com relação ao Real, a discussão que se manteve à época foi política, dentro do jogo. Então, esse seu papo de inviabilizar não tá com nada também. E, vem cá, a URV, feita para esquecermos a dolarização, valila quanto mesmo? Um dólar, né? E isso durou até 1999, né? Um real, um dólar, né? Você tem razão, teve dolarização nenhuma…

  • 88 HRP Mané Reloaded // 13/December/2007 às 13:09

    Há varias formas de contar uma mentira…desde aquela que “ssó vou por a cabecinha” até aquela que dizia que acabaria com a inflação….mas acabou com direitos trabalhistas depois, reprimiu greves(Petroleiros em 95 por ex.), reformou a previdencia tão bem que não resolveu nada….faliuo tesouro , aparelhou o IPEA(e hoje reclama das mesmas coisas), entregou Banespa, Telesp,Vale, rodovias a preço de banana( aí outra mentira bem contada), debiltou o funcionalismo com arrocho salarial e politica de redução de pessoal, desaparelhando o estado para cumprir suas missões……Mentira Maravilhosa que ganhou uma eleição e se mostrou o MAIOR ESTELIONATO ELEITORAL do século!
    Hummmmmmmm……Viva o Fim do CPMF….e AGUADEM o PACOTÃO do aumento dos impostos em Janeiro….voces pediram….o Lula vai dar!
    EEEEEEEEEEEEEE……TÔ adorando ver voces pagarem mais e mais impostos!

  • 89 Conselho // 13/December/2007 às 14:37

    Dr. Miranda,

    Estou de boa-fé sim. Lembro-me bem do episódio, porque acompanhei de perto a promulgação da constituição de 1988. O PT participou, mas não assinou. A lista fornecida no link que Vc enviou é de participantes, não de signatários. Quando Vc diz que os votos do PT por si só não atrapalhariam a CF, é o mesmo que dizer que os votos do PSDB na CPMF por si só não obstariam a sua prorrogação. Mas teve gente na base aliada que também não votou na prorrogação da CPMF e isso fez a diferença.

    Não menti nem na forma nem no conteúdo. Estou mantendo o respeito. Espero o mesmo de Você.

    Com relação ao real, ele valeu até mais do que o dolar por um tempo e em 1999 foi desvalorizado por conta de crises internacionais. Quando isso foi feito, a oposição criticou, dizendo que o câmbio era flutuante, mas só flutuva com o dolar subindo. Mais de dez anos depois, a história provou que não.

    Bom, temos ideologias aparentemene diferentes (Você parece acreditar mais na intervenção estatal da economia e eu em um Estado menos participante na economia) e parece que eu não vou te convencer, nem Você a mim.

    Essa troca de idéias e a não necessidade de concordância é que é o benefício da democracia.

    Grande abraço.

  • 90 Conselho // 13/December/2007 às 14:44

    Nada será como antes,

    Por fim, que importou o conceito de superavit primário para o Brasil foi o governo FHC. Antes nem se falava nisso no Brasil.

    Pior, quando o conceito foi trazido, foi criticado, porque significa economizar e, segundo setores do atual governo, “gastar é vida”…

    E mais, houve saneamento sim porque antigamente, com a correção monetária os governos maquiavam o valor de seus ativos através de ajustes pela inflação. Somente com o fim da inflação que pudemos botar ordem na bagunça.

    Lembre-se, lei de responsabilidade fiscal e enxugamento das despesas públicas (que o PT se referia como “sucateamento da máquina pública”) foram promovidas pelo governo FHC.

  • 91 Conselho // 13/December/2007 às 14:52

    Agora prometo que paro. Va no link abaixo

    http://www.senado.gov.br/web/senador/marcomaciel/ultimas_noticias/10_05_aos_15_anos_constituicao_recordista_reparos.htm

    e veja a entrevista do Sarney (integrante da base aliada) ao Estado de São Paulo. Nela econtrará a seguinte passagem.

    Estado - Este governo é composto pelas forças de esquerda que na Constituinte fizeram questão dos detalhes agora considerados prejudiciais. Nesse sentido, o governo não estaria experimentando do próprio veneno?

    Sarney - A gente não pode nem atacar ou culpar o PT, porque o PT não assinou a Constituição. Nem se sabe qual foi o motivo, mas o fato é que o partido não assinou.

  • 92 maria antonieta // 13/December/2007 às 15:07

    Quem pariu Mateus tratou de matá-lo. O filho podia ser bastardo e renegado, mas sempre foi do PSDB. Tudo bem adotado e amado pelo PT. A “derrota” nao atingira a popularidade de Lula, que fara seu sucessor em 2010. E O PSDB cada vez mais distante do poder federal. Quanto a mim, sobrara um dinheirinho para fazer minhas comprinhas basicas: roupas, sapatos e acessorios de grife, que ninguem é de ferro. Que a mundiça coma brioche.

  • 93 maria antonieta // 13/December/2007 às 15:19

    Enquanto isso, em uma audiencia de conciliaçao promovida pelo Judiciario em todo o Brasil, chega o advogado do plano de saude, réu numa açao de obrigaçao de fazer, por ter se negado a arcar com as despesas de um tratamento quimioterapico contra cancer na prostata, avisando SORRINDO que o Autor MORRERA. Por fim pediu a extinçao do processo em afce do falecimento do paciente a quem negara tratamento.

  • 94 maria antonieta // 13/December/2007 às 15:21

    TE CUIDA CLASSE MEDIA!

  • 95 Conselho // 13/December/2007 às 15:21

    Putz, essa foi certeira, Maria Antonieta.

  • 96 maria antonieta // 13/December/2007 às 15:45

    Meu caro Conselho, quando vi o sorriso de satisfaçao do advogado Plano de Saude ao dar a informaçao: O AUTOR MORREU!! E na entrelinhas, o Plano de saude VENCEU!!!CONFESSO QUE TIVE VONTADE DE CHORAR. PEGUEI O TELEFONE PARA TENTAR ENTRAR EM CONTATO COM FAMILIARES QUE INFELIZMENTE ME CONFIRMARAM QUE O AUTOR NAO RESISTIRA AO LITIGIO. Bem tenho inumeras açoes iguais contra os Planos de saude, DEUS QUEIRA QUE OS AUTORES SOBREVIVAM!

  • 97 Hugo Albuquerque // 13/December/2007 às 15:57

    O fim da CPMF foi uma medida populista de uma oposição que parece decidida a sabotar o governo porque está vendo suas chances de voltar ao poder quase que zeradas.
    O governo do PT pode não ser grande coisa, mas o governo do PSDB/DEM foi uma tragédia em todos os sentidos, não há como dizer o contrário.

  • 98 El Torero // 13/December/2007 às 16:01

    “…se a Vale não tivesse sido privatizada, não estaria exportando mais. Só para exemplificar, a Petrobrás não foi doada e bate recordes de produção.” Do coments #76 do Nada Será…vivo dizendo isto, e me pergunto como os tucanos e a Pefelada deixaram escapar esta oportunidade.

  • 99 El Torero // 13/December/2007 às 16:04

    Deixariam esta doação pro Alckimin Chuchu(como dizia o Macaco Simão) fazer??? E eles no governo, hoje…estariam derrubando CPMF!?

  • 100 maria antonieta // 13/December/2007 às 16:12

    A elite deste país esta se lixando para o povo. PSDB E DEM sao elites. NAS NEGOCIAÇOES O GOVERNO CEDEU DIZENDO QUE TODO O DINHEIRO IRIA PARA A SAUDE. Nao adiantou. Pois eles querem punir o povo por ter eleito e reeleito LULA. O engraçado é a classe media se achar seguroo pois ntem plano de saude privado. NAO ESTAO SEGUROS! OS PLANOS DE SAUDE ESTAO NEGANDO ATÉ TRATAMENTO AMBULATORIAL. REZEM PARA NAO FICAR DOENTES!

  • 101 Hugo Albuquerque // 13/December/2007 às 16:18

    Maria antonieta,
    Saúde e Educação privada são o tipo da coisa que sá funciona bem quando o similar público vai bem.
    Isso no Brasil e no mundo.
    Não existe país que tenha péssimos hospitais públicos e péssimas escolas públicas e tenha boas versões privadas desses serviços.
    Isso sem falar de Segurança que ou é pública ou é Insegurança.

  • 102 maria antonieta // 13/December/2007 às 16:23

    Entao, trate de rezar ou entao faça como um conhecido bilionario, se trata em Cleveland, USA. Nao fique doente! CUIDADO COM A PROSTATA!

  • 103 Chesterton Dracul // 13/December/2007 às 16:23

    A CPMF, como eu falei, é, ENTRE OUTRAS COISAS, algo que perturba o andamento dos negócios no Brasil. Muitas outras coisas, acabar o cpmf é um bom começo, mas se o governo não parar de despediçar, realmente de nada adinata. Acabar com a cpmf e aumentar os impostos outros, de nada adianta, pois a CARGA TRIBUTARIA continua alta. Deu para entender, ou vou ter que desenhar?
    Por essas burrices de esquerda que o pais está em último lugar em tudo quanto que é concurso de matematica, compreensão de texto, etc…

  • 104 Mr X // 13/December/2007 às 16:25

    Sou anti-governo, quase anarquista. Quanto menos dinheiro na mão de burocratas, melhor.

    É fácil criar imposto novo, mais difícil é tirá-lo de circulação, pois político nenhum quer ter menos dinheiro na mão. Vale tanto pra PSDB (criador da CPMF) como pra PT, aliás não vejo muita diferença política entre os dois, salvo que os petistas são mais ressentidos, radicais e nojentos.

    Segundo alguns, classe média agora é “elite”, e merece tudo de ruim.

    Eu não digo? Esquerdista é tudo ressentido, o sentimento primário que os move é a inveja.

  • 105 Chesterton Dracul // 13/December/2007 às 16:26

    mentira que todo dinheiro iria para a saude, era “progressivamente” , até 2010.

  • 106 Mr X // 13/December/2007 às 16:28

    Maria Sem-Cabeça,

    Tudo bem, mas e o paciente pobre que morre na fila do SUS?

    Concordo com o Hugo Albuquerque, aqui tanto o privado quanto o público vai mal.

  • 107 Chesterton Dracul // 13/December/2007 às 16:30

    Maria antonieta, cuidado com o excesso de tratamento para doentes terminais…..

  • 108 Chesterton Dracul // 13/December/2007 às 16:33

    Perai, vai mal oque? O que está mal, na ideia devocês?

  • 109 Hugo Albuquerque // 13/December/2007 às 16:38

    Alguns pontos precisam ser melhor analisados.
    Não creio que, aritméticamente, a carga tributária brasileira seja alta, ela é, no máximo, mediana.
    O problema é a maneira como ocorre a tributação e a maneira macabra como esses recursos são “aplicados”.
    Daí a classe média é obrigada a pagar por serviços que deveriam ser públicos além de pagar impostos e fica sem dinheiro para consumir e gerar crescimento econômico.
    Pior, como quem pauta a qualidade desses serviços privados é a sua versão pública, ficamos vendidos.
    Ocorre um duplo estelionato.Um por parte do Estado e outro por parte das empresas privadas de saúde e educação.
    Gosto de ver grana na mão de gente honesta, mas não estou vendo isso nem no setor público, nem no setor privado.

  • 110 Dr. Miranda // 13/December/2007 às 16:38

    Conselho,

    antes de começar a responder, reconheço que carreguei nas tintas. Não foi com intenção de faltar com o respeito, mas nem sempre a gente acerta o tom. Se você se sentiu ofendido, me desculpe.

    Vamos voltar às questões objetivas: os constituintes do PT, ao contrário do que o marimbondo de fogo disse, assinaram a Constituição. O link que eu passei é do texto integral promulgado. Os nomes que constam lá são dos signiatários. Não tem dessa de participante não. Até os “participantes” lá assinaram a Constituição.

    O PT votou contra o relatório final da Constituição, mas assinou. Na época, criou-se uma grande polêmica, com o PT ameaçando não assinar (o que, repito, não traria nenhuma consequência para a promulgação, exceto que os nomes dos constituintes do PT não constariam da relação final), mas assinou. Fez o barulho que queria, esteve na mídia, etc. e tal.

    O Sarney, com todo o respeito, só meteu o bedelho na ANC pra conseguir os 5 anos. Tem autoridade nenhuma pra dizer quem assinou ou quem não assinou. Tanto que ele mesmo não assinou, nem poderia, o texto da Constituição, produção que é do poder constituinte originário. Ele acabou foi falando besteira, 15 anos depois, no site do Marco Maciel.

    No site do PT, por outro lado, tem um texto do Dalmo de Abreu Dallari, que fala do episódio. O link segue abaixo:

    http://www.pt.org.br/pt25anos/anos80/artigos_pt_na_historia.php

    No último parágrafo, lê-se:

    “No final dos trabalhos da Constituinte, a bancada do PT votou contra a aprovação do projeto apresentado e submetido à votação como definitivo, para deixar expresso que o considerava insuficiente. Concluída a votação e aprovado o texto da nova Constituição brasileira, todos os membros da bancada do PT assinaram com os demais constituintes, encerrando-se aí a contribuição relevante do PT para que o Brasil tivesse a Constituição mais democrática de sua história”.

    Essa história é só mais um exemplo das mentiras (não suas, mas da imprensa) que se tornam verdades…

  • 111 Chesterton Dracul // 13/December/2007 às 16:51

    o PT pretende ser um partido sem passado, ancorado apenas no “presente eterno”. Se as oposições lhe cobrarem coerência, desmorona a fantasia, e o discurso da farsa se evidencia. A rigor, é o que deveria ter sido feito desde 2003, quando Lula resolveu migrar do anti-reformismo militante para o reformismo redentor; quando ressuscitou a pauta de reformas do governo FHC que ele havia ajudado a demonizar

  • 112 Hugo Albuquerque // 13/December/2007 às 16:56

    E quem é “coerente” na política brasileira, o FHC que pediu para esquecerem o que ele havia dito, escrito e defendido na sua vida pré- presidência?

  • 113 sandrinha // 13/December/2007 às 17:01

    Hum! Hum! Vamos ver quem perdeu a parada…..

  • 114 Pedro Doria // 13/December/2007 às 17:04

    Hugo Albuquerque: A carga tributária brasileira corresponde a 40.7% do PIB. É muito, sim. Não chega a ser uma Suécia mas, da última vez que vi, não tínhamos serviços públicos quase-suecos.

  • 115 Chesterton Dracul // 13/December/2007 às 17:09

    FHC nunca disse isso, infelizmente continua o memo esquerdista de sempre. E o PT que virou neo-liberal da noite para o dia?

  • 116 Chesterton Dracul // 13/December/2007 às 17:11

    a carga tributaria brasileira soma 2 derramas…..

  • 117 Chesterton Dracul // 13/December/2007 às 17:12

    só para o PD

    http://prairiepundit.blogspot.com/2007/12/what-difference-year-makes.html

  • 118 Hugo Albuquerque // 13/December/2007 às 17:43

    PD,

    Tenho informações que a carga tributária não chega a isso e mesmo que ela seja 40,7% continua sendo uma carga tributária mediana.
    Em nenhum momento no meu texto eu disse que temos “serviços públicos suecos” e sim que o mau uso do dinheiro público é que maximiza o peso da carga tributária brasileira.

    Chesterton,
    O governo FHC foi uma negação perene do que o próprio FHC pregou na sua vida intelectual e da própria finalidade para qual o PSDB foi criado.
    Se o PT é incoerente no governo isso não torna ele uma exceção na vida pública brasileira, tampouco um erro justifica o outro.

  • 119 Chesterton Dracul // 13/December/2007 às 17:47

    carga tributaria de 80% ta bom para voce, HA.

  • 120 Hugo Albuquerque // 13/December/2007 às 18:00

    Depende.
    Se houver necessidade e gente compentente para aplica-la, sim.
    O “peso” que os impostos geram sobre a economia tem relação com a forma como os recursos provenientes deles é investido e não com a quantidade deles.
    do contrário a Noruega e a Suécia seriam um desastre.

  • 121 Chesterton Dracul // 13/December/2007 às 18:07

    e sáo um desastre…

    http://www.screamingneurons.com/default.asp?story=swedeandsour.xml

  • 122 Mr X // 13/December/2007 às 18:11

    40%, mediana? O Hugo é coletor de impostos ou o quê?

  • 123 Radical Livre // 13/December/2007 às 18:16

    O que eu ainda não entendi até agora foi a presença do senador do PSOL na lista dos que votaram contra a CPMF - amanhã vou lá na esquina da são josé encher o saco deles. Não vou deixar ninguém falar até me explicarem porque eles acham errado dar dinheiro para Saúde e Bolsa-Família.

  • 124 Chesterton Dracul // 13/December/2007 às 18:35

    O PT é o governo que mais corrupto foi. Teve 2 sortes
    1. maré internacional
    2. naõ ter outro PT como oposiçao…

  • 125 Hugo Albuquerque // 13/December/2007 às 18:37

    Mr. X,
    Não sou coletor de impostos nem nada do tipo.
    Estou usando como parâmetro o que um contribuinte paga nas social-democracias da Europa.
    Um país com uma carga tributária de 40% pode perfeitamente ser dinâmico desde que esse dinheiro seja bem aplicado.
    Aliás os países do norte da Europa são tão ou mais competitivos que países como os EUA que possuem uma carga que não chega a nem 30% do PIB.
    Repito, o que conta é como esses recursos são aplicados e não quanto é cobrado, até mesmo uma carga tributária de 20% é problemática se não se investir corretamante esse dinheiro.

  • 126 Chesterton Dracul // 13/December/2007 às 18:38

    Hugo crê que o governo pode admnistrar o dinheiro dele melhor que ele, e ainda gosta de pagar a comissão. Ou é tonto ou preguiçoso.

  • 127 Hugo Albuquerque // 13/December/2007 às 18:39

    Aliás, a única forma de um país desigual como o Brasil ser competitivo é ter uma grande carga tributária bem investida.

  • 128 Chesterton Dracul // 13/December/2007 às 18:39

    Nào Hugo, vá se informar, nenhum país europeu, ou com carga tributaria deste tamanho é tão dinamico quanto os EUA>

  • 129 Chesterton Dracul // 13/December/2007 às 18:40

    bem investida…???como assim\/ \especifique por favor.

  • 130 Hugo Albuquerque // 13/December/2007 às 18:45

    Chesterton,
    Na verdade eu nasci com cara de espelho.
    O capitalismo gera riqueza na mesma velocidade que ele gera miséria, se uma parte do dinheiro ganho não for redestribuído você terá um desastre social, não há como fugir disso.

  • 131 Radical Livre // 13/December/2007 às 19:01

    Chesterton,

    eu gostaria de saber de onde você tirou este número que o PT é o governo mais corrupto que já existiu. leu aonde? fez as contas? está por dentro dos esquemas de corrupção? ou foi no globo?

    Esta é mais uma daquelas mentiras que de tanto se repetir acaba convencendo os nécios…

  • 132 Mr X // 13/December/2007 às 19:06

    Pô, o PD tirou minha citação ao Taxman dos Beatles… :-(

  • 133 pedro direitoba // 13/December/2007 às 19:11

    Pode dizer que sou invejoso, seus direitobas, pois se ela força a distribuição de renda para mim é um bom sentimento. Só não tenho pena de quem já é rico demais e quer ficar mais rico ainda sonegando impostos. Quando se fala em reforma tributária é sempre para sentar os mais ricos e tascar a classe média que mal se agüenta com tantos darf, ipva, iptu, IR na fonte, plano de saúde , seguro do carro, seguro de sei lá mais o que. Os caras de pau que freqëntam as Daslu, viajam para o exterior todo hora para passear, que tem imóvel fora do país etc. não têm do que reclamar desse governo e nem de carga tributária. Ou vcs. direitobas são desse time, coisa que sei que não são pelo que relatam, no máximo uma classe média alta, ou são uns parvos de natureza. E ainda chamam os outros de burros.

  • 134 pedro direitoba // 13/December/2007 às 19:14

    FHC nunca disse isso, infelizmente continua o memo esquerdista de sempre. E o PT que virou neo-liberal da noite para o dia?
    Supra-sumo do cinismo! Então passe a elogiar o governo ou vc. quer um Fidel na presidência? Vale tudo, né frangão?

  • 135 César // 13/December/2007 às 19:39

    Num recente estudo sobre competitividade elaborado pelo instituto suíço IMD (www.imd.ch), a carga tributária aparece como um dos critérios para se analisar o quão competitivo é um país. Entretanto, este é um subgrupo dentre os 232 critérios aferidos no relatório. De fato, tão importante quanto uma carga tributária equilibrada, isto é, necessária naquele momento às necessidades do país, é gerí-la de modo eficiente. Inclusive, assim o fazendo, aumenta-se a competitividade do país em outros quesitos muito caros ao empresariado, dentre eles infraestrutura, segurança, saúde pública e educação.

    Se o Lula em vez de criar cargos em comissão investisse esse dinheiro em quaisquer destas áreas, pode crer que o Brasil não estaria em 49o. lugar dentre as 55 nações analisadas.

  • 136 Chesterton-Dracul- El Cid // 13/December/2007 às 19:45

    O PT é o governo mais corrupto não só por números, ams porque corrompe o sistema representativo. Zé Dirceu comprou o congresso, isso foi´inédito. Mensalão é inédito.

    Hugo, capitalismo não gera miséria, a miséria acompanha a humanidade a dezenas de milênios. A única forma de tirar uma enoooorme parcela da população da miséria foi o capitalismo. Perfeito? Não. Mas tem melhor?

    Eu não quero um Fidel, mas vou gritar - mentiroso! - sempre que um esquerdista virar neo-liberal. São uns aproveitadores.

    Direitoba, moralmente desejar que a riqueza resultante de um esforço alheio entre no seu bolso, equivale a roubar.

  • 137 santaignorancia // 13/December/2007 às 20:10

    E a compra dos parlamentares para aprovar a REELEIÇÃO??????MÁ-FÉ É POUCO!

  • 138 Hugo Albuquerque // 13/December/2007 às 20:14

    Chesterton,
    O fato da miséria existir há “dezenas de milênios” não muda nada em relação ao que eu escrevi.
    A morte acompanha a humanidade muito antes da invenção da bomba atômica, o que não quer dizer que bombas atômicas não matem.
    O capitalismo enriquece algumas pessoas às custas da exploração de outros tantos.
    Portanto, esse sistema não gera necessariamente desenvolvimento social, portanto, aí o mora o papel do Estado que precisa distribuir a riqueza produzida pela maioria e que fica nas mãos de uma minoria.
    Ou é isso ou é o século 19.

  • 139 mariantonieta // 13/December/2007 às 20:15

    Pois é Mr. X, trate de sua prostata. O Homem tinha 42 anos. pagava um PLANO carissimo e na hora H, quando necessitou deram-lhe as costas e MORREU!!!!!

  • 140 Chesterton-Dracul- El Cid // 13/December/2007 às 20:18

    não foi isso que aconteceu, quiseram fazer QT num paciente sem possibilidade terapeutica. diagnostico tardio, porque os pacientes tem medo, dá nisso.

  • 141 Chesterton-Dracul- El Cid // 13/December/2007 às 20:20

    O capitalismo enriquece algumas pessoas às custas da exploração de outros tantos.

    chest- errado, o capitalismo enriquece todo mundo, uns mais que os outros, mas todos saem ganhando.

    O unico sistema que gerou algum desenvolvimento social até hoje foi o capitalismo, onde ele não existe, oude deixa de existir, os indices caem abruptamente.

  • 142 mariantonieta // 13/December/2007 às 20:20

    Alguns irao dizer, a morte é condiçao sine qua non da vida. E o publico e o privado sao iguais, mesmo que no privado eu pague CARO, além dos tributos que pago sem ter contraprestaçao. Mas a soluçao é acabar com os tributos, acabar com o Estado. Quero ver quando for cada um por si. É a lei do mais forte. Poucos aqui sobreviverao.

  • 143 mariantonieta // 13/December/2007 às 20:22

    Prepara o bolso CLASSE MEDIA!!! VAIS PAGAR MAIS IMPOSTO PARA COBRIR OS RICOS!! A DERROTA É DA CLASSE MEDIA

  • 144 Chesterton-Dracul- El Cid // 13/December/2007 às 20:28

    Mariaq Antonieta, primarismo petista sem argumentos….

  • 145 pedro direitoba // 13/December/2007 às 20:35

    Direitoba, moralmente desejar que a riqueza resultante de um esforço alheio entre no seu bolso, equivale a roubar.
    Quem disse que toda riqueza gerada pelo suor bíblico do rosto fica com quem a gerou? Deixa de ser primário, cara! Baboseira tem limite. Ninguém tem as mesmas condições sociais quando nasce. Para isso existe estado e existem políticas corretoras. O capitalismo é um sistema a mais na história da humanidade, que sempre foi acompanhada pela miséria. A questão é que o homem vem lutando para alcançar um equilíbrio nas disparidades de renda. É nisso que acredito e a História mostra. Pode chorar na cama e ficar com medinho de nós, pois um dia o capitalismo terminará. Não verei isso, mas será a tarefa das gerações futuras.

  • 146 Hugo Albuquerque // 13/December/2007 às 20:37

    Chesterton,
    No Brasil os 10% mais ricos têm mais de 50 vezes que os 10% mais pobres, se não há um processo de exploração aí, a exploração não existe.
    Num país capitalista todos trabalham, mas se não houver intervenção do Estado praticamente ninguém ganha nada.
    Não questiono a capacidade de geração de riqueza desse sistema, mas ele precisa ter contra-pesos que o impeçam para que ele que descambe para a barbaríe.

  • 147 Gerson B // 13/December/2007 às 20:46

    Gerson B,

    as oposições são coerentíssimas. Quando foram eles que criaram a CPMF, eram a favor. Agora que são oposição, são contra.

    Coerência igual à do PT, diga-se de passagem.

    Dr Miranda
    _____________________________________

    Mas o voto das oposições foi coerente com a ideia da contribuição ser provisória. Afinal ela foi criada pra ser temporária, já existe faz tempo, e agora estamos com a arrecadação mais alta.

    Mas é provável que se as oposições fossem situação votariam a favor. Embora o motivo alegado seja verdadeiro, tambem não creio na nobreza delas.

  • 148 mariantonieta // 13/December/2007 às 20:48

    “O PT é o governo mais corrupto não só por números, ams porque corrompe o sistema representativo. Zé Dirceu comprou o congresso, isso foi´inédito. Mensalão é inédito.”

    Quem consegue escrever uma besteira desta nao pode acusar ninguem de “primarismo sem argumento”. Muita ignorancia, mal tem o primeiro grau completo kkkkkkkkkkk

  • 149 mariantonieta // 13/December/2007 às 20:51

    Já disse quem´pariu Matheus o matou. O Governo sempre tem de onde tirar mais $$$$$$. De alguim lugar vai asair. E sempre a corda quebra pelo lado mais fraco. Prepara a jugular CLASSE MEDIA!

  • 150 mariantonieta // 13/December/2007 às 20:59

    “Maria antonieta, cuidado com o excesso de tratamento para doentes terminais…..”
    Nao querido, o cara era jovem, assim talvez como vc. Ou nao, pois pelos teus conceitos e nick escolhido parece já ter passado dos 60 anos. Um pé na cova. Por isso chutas o balde. O mundo que se exploda. Por uma fatalidade do destino o jovem senhor de 42 anos descobriu que estava com cancer na prostata. Fatalidades dessas acontece com qualquer um, né, nao, Mr. X???

  • 151 HRP Mané Reloaded // 13/December/2007 às 21:30

    Sou anti governo…quase um HAY GOBIERNO SOY CONTRA!
    MR.X…patético!
    Mas é só contra o PT , certo?

  • 152 HRP Mané Reloaded // 13/December/2007 às 21:31

    Maria! ….perda de tempo….o cara é de “deretcha”…um caso sem cura!

  • 153 Microempresário // 13/December/2007 às 21:49

    Mariantonieta, duas dúvidas:
    - O contrato do cara falava em quimioterapia ou não?
    - Já que o presidente falou que atendimento de saúde pública no país é quase perfeito, porque o cara não fez o tratamento pelo SUS?

  • 154 Harun al-Rachid // 13/December/2007 às 22:23

    Maria Sem Cabeça Ahahahahah!!!!!!!
    A melhor do dia.

  • 155 Maria Andreía // 13/December/2007 às 22:25

    Alguém percebeu a data! Dia 13 de dezembro = AI-5. Acabaram com o imposto mais democrático do país! Como sou Polyana, vejo o lado bom! O governo pode agora se voltar sobre o imposto sobre grandes fortunas, sobre o corte de emendas bairristas, mandar a receita fechar o cerco sobre mais sonegadores…..

  • 156 Brancaleone // 13/December/2007 às 22:57

    O problema no Brasil não é a carga tributária - uma das mais altas do mundo - mas apenas e tão sómemente o que se faz com o dinheiro. Não me incomoda pagar 30, 40, 50% de impostos sobre meu salário. Quero apenas estradas boas, sem pedágio, escolas públicas boas, saúde decente e segurança razoável. Nada demais. Apenas o que qualquer cidadão normal, decente e honesto quer.
    Se a cpmf estivesse sendo realmente utilizada no fim previsto, eu defenderia. Mas foi desvirtuada, deviada e porque não roubada?
    A questão é que Lula demonstrou muita ncessidade da cpmf, daí a corja da oposição comercial não pode ser paga no que pretendia. Não faltou prestígio a Lula. Faltou mesmo foi grana para atender o toma lá da cá…

  • 157 Elias // 13/December/2007 às 23:10

    Chesterton,

    No Haiti a carga tributária é bem menor que no Brasil.

    Vai morar lá, vai…

  • 158 Elias // 13/December/2007 às 23:36

    E, Chesterton,

    Dá uma conferida, nos próximos dias.

    Uma das primeiras vítimas a cair fulminada com o fim da CPMF terá como algoz… os governos estaduais e municipais.

    Pra compensar a redução das transferências voluntárias da União — que bancam a maior parte dos investimentos nos Estados e Municípios — alguns impostos locais vão subir ou terão suas reduções extintas ou espremidas.

    Tipo assim: fim da isenção do IPVA para carros zero…

    Por aí…

    Quer apostar?

    As montadoras vão adorar…

  • 159 Thiago Azevedo // 13/December/2007 às 23:52

    Sem querer defender a CPMF, não vou entrar no mérito se ela é boa ou não…
    Nenhum governo gostaria de perder este tributo, se os tucanos estivessem no poder, certamente fariam o possível para mantê-lo. O que me chama a atenção neste episódio, é que é a primeira vez que o governo Lula sentiu na pele mais ou menos o que a oposição fazia com os governos anteriores.

  • 160 Chesterton-Dracul- El Cid // 13/December/2007 às 23:59

    isenção de IPVA para carro zero? Oba, onde tem?

  • 161 Chesterton-Dracul- El Cid // 14/December/2007 às 0:06

    Cara vocês não entendem meeesmo do assunto. carga tributária de 40% cai em cima do trabalhador desqualificado e da classe média. Para mim, tanto faz se o cafezinho com pão custa 1,50 ou 2,50, mas para ele é fome ou não.
    Um cara que ganha e gasta 2 mil por mês então está fudido. Conta de luz = imposto, conta de água= imposto, compra um aparelho = imposto, compra comida= imposto, compra carro= imposto, emplaca = imposto, cerveja= imposto, e assim vai.
    Para mim é muito mais fácil, pois há tempos ganho mais que gasto e posso poupar e pular para o outro lado, empresto grana para o governo, pois além de não se contentar com o montão que arrecada, tem que pedir emprestado para sua gastança eleitoreira.
    De modo que, se vocês fudidos e remediados acham a carga tributária boa, se fueldam. Os juros sobrem e eu fico mais rico.

  • 162 Chesterton-Dracul- El Cid // 14/December/2007 às 0:10

    Lula vai atacar o ‘Sistema S’
    Com a derrota da CPMF, entrou na mira do presidente Lula, para cortar despesas, o chamado “Sistema S”, cujos R$ 13 bilhões anuais financiam a mordomia dos dirigentes e sedes suntuosas, como nas confederações nacionais da Indústria (CNI) e do Comércio (CNC). Lula revelou à cúpula do PMDB que vai propor no início do ano uma reforma tributária que pretende reorganizar o País e eliminar distorções graves como as do “Sistema S”.

    chest- assim fica melhor, tão vendo. Vamos acabar com esta joça e mandar esta turma para casa. Despedidos.

  • 163 Chesterton-Dracul- El Cid // 14/December/2007 às 0:11