Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

Pedro Doria header image 2

Os brasileiros dos EUA estão voltando

December 5th, 2007 · · 87 Comentários

Do New York Times:

‘É só fazer a conta, por que ficar num ambiente como estes se você tem um lugar no Brasil, onde há esperança, uma luz no fim do túnel e nenhum trem para passar por cima de você?’, pergunta Pedro Coelho, um empresário em Mount Vernon, estado de Nova York, conhecido como o prefeito dos brasileiros de Westchester County. ‘Se eles estão indo embora? Sim. Às centenas.’

Em Massachusetts, diz Fausto da Rocha, fundador do Centro de Imigrantes Brasileiros de Boston, seus compatriotas – muitos deles ilegais – estão deixando o país aos milhares após terem perdido suas casas na crise imobiliária norte-americana. Em Nova York e Nova Jersey, agentes de viagens relatam que passagens só de ida para o Brasil mais que dobraram no último ano, são 150 por dia só no Aeroporto Internacional John Kennedy, e que os assentos em vôos estão esgotados até fevereiro.

Melhorias percebidas no Brasil e as dificuldades de legalizar a situação nos EUA estão lançando uma onda de migração reversa: os expatriados brasileiros estão voltando. Segundo o Times, os números de consulados e embaixadas brasileiras nos EUA confirmam a tendência – mas ainda é cedo para saber se o movimento de brasileiros é mesmo peculiar ou se marca o início de uma onda que envolverá migrantes de vários países.

Tags: Brasil · EUA

87 Comentários até agora ↓




  • 1 Chesterton Dracul // 5/December/2007 às 11:34

    então quem vai para lá sou eu…..

  • 2 Mr X // 5/December/2007 às 11:34

    O que é bom para os EUA é bom para o Brasil.

    :-D

  • 3 Whatever // 5/December/2007 às 11:38

    O problema e’ que os cerebros estao indo embora, quem esta’ voltando sao os imigrantes ilegais nao qualificados. Enquanto isso, esta’ ocorrendo uma debandada de pessoal qualificado do Brasil para Europa e EUA.
    No final das contas estamos perdendo…

  • 4 RW in Miami // 5/December/2007 às 11:46

    Whatever acertou na mosca - quem esta voltando sao os ilegais.

    Antigamente era possivel obter o “driver’s license’ sem prova de que se estava no pais legalmente (pra quem nao sabe, o driver’s license funciona tambem como cedula de identidade). Hoje em dia apenas uns 3 ou 4 estados permitem isso - ou seja, os ilegais estao cada vez mais sendo empurrados mesmo para uma vida marginal, sem poder abrir conta em banco, obter esmprestimos, etc.

    Mas de toda maneira vejo essas pessoas que voltam como gente que teve coragem de se aventurar, que foram em sua grande maioria trabalhadores honestos e esforcados, e que mal ou bem fizeram um pe-de-meia e tiveram em seu momento melhores condicoes de vida aqui do que as que teriam no Brasil.

  • 5 Deise Guelfi // 5/December/2007 às 12:19

    Interessante… Quer dizer que basta a porca torcer o rabo e todos voltam para a casa da mamãe… Nada de novo no front.

  • 6 Gwyn // 5/December/2007 às 12:29

    Voltam para o Brasil e vao tentar imigrar para outros paises aonde a ilegalidade nao seja tao facilmente percebida?

    Pelo o que tenho visto os paises alvo do imigrante hoje sao Canada, Australia, Irlanda e Nova Zelandia.

    Um estudo sobre os imigrantes brasileiros em Londres:
    http://www.geog.qmul.ac.uk/globalcities/reports/docs/brasileiros.pdf

    Aqui na Inglaterra o estudante estrangeiro tem direito a trabalhar 20 horas por semana, mas hoje e muito mais dificil se conseguir um visto para estudante do que era a alguns anos atras. E grande parte dos que estao aqui ilegalmente vieram na condicao de estudante. Antes tambem era facil se conseguir uma extensao do visto, hoje ficou muito mais dificil. E quando nao conseguem mais o visto de estudante ( por nao serem estudante ou porque lhes foi negado) ficam no pais numa situacao irregular.
    Muitos “compram” a identidade portuguesa para passarem por portugues. Ai usando a identidade falsa tiram o driver’s license daqui.

  • 7 Gwyn // 5/December/2007 às 12:36

    “Last year, 207,000 British citizens - one every three minutes - left the country while 510,000 foreigners arrived to stay for a year or more.”

    Abaixo dois links da reportagem sobre a imigracao e emigracao no Reino Unido

    http://www.telegraph.co.uk/news/main.jhtml?xml=/news/2007/11/15/nemi115.xml

    http://www.telegraph.co.uk/global/main.jhtml?xml=/global/2007/11/16/noindex/nemi116.xml

  • 8 Carlos // 5/December/2007 às 12:49

    Quando descobrirem que a fétida gambazada foi rebaixada, mudam de idéia.

    Fala sério!

  • 9 quevara // 5/December/2007 às 12:52

    Os incomodados que se retirem. O aeroporto internacional mais proximo é a serventia da casa. Direitoes, FORA!

  • 10 proftel // 5/December/2007 às 12:58

    No comentário 175 desse Open que está aberto já falei dessa volta e, se não me engano, no Open anterior ou numa conversa recente falei que o pessoal daqui da cidade que estava nos EUA está voltando.

    hehe

  • 11 vilasboas // 5/December/2007 às 13:12

    Que coisa, PD! Pensei que jamais veria isto acontecer!
    Mas tb. existem hoje, no Brasil vagas esperando pelos brasileiros que foram. Só na área de informática são 70.000.
    Que vengam los hermanos!

  • 12 proftel // 5/December/2007 às 13:33

    vilasboas:

    70.000?
    Fala sério…
    Trabalho com isso, faltam programadores sim, em algumas linguagens específicas, nada que justifique 70.000.
    Ah, e não pagam lá essas coisas não.

  • 13 HRP Mané Reloaded // 5/December/2007 às 13:42

    Brasileiros voltando pois o dollar não está compensando e o Corinthians descendo…….
    É…… o Brasil está mesmo mudando……

  • 14 Marcos Araújo // 5/December/2007 às 13:53

    Gwyn // 5/Dezembro/2007 às 12:29

    “Voltam para o Brasil e vao tentar imigrar para outros paises aonde a ilegalidade nao seja tao facilmente percebida?”

    Só se for no Iraque ou Afeganistao. Se pensar Europa, pode esquecer…Inglaterra parece ser um pouco mais fácil, segundo sua descriçao, mas o arrôcho já chega.

    “Pelo o que tenho visto os paises alvo do imigrante hoje sao Canada, Australia, Irlanda e Nova Zelandia.”

    Se a turma imagina que será fácil entrar nestes países que você mencionou como estudante, turista ou refugiado político (!) e se esconder como ilegal pode tirar o cavalo da chuva - nao conseguirao. Os contrôles ora adotados sao tao eficazes e drásticos que nao deixam passar praticamente nada.

    Melhor nao perder dinheiro - e ser deportado na horinha - da passagem e tentar imigrar legalmente, tentando achar um trabalho no país à partir do Brasil. O processo pode levar de um a 3 anos, mas poucos sao os felizardos. Formaçao profissional de alto nível e educaçao universitária em áreas de ponta podem ajudar. Falar fluentemente a língua do país é outra exigência. Além disso, o candidato deve provar (muito $$$ à mostra) que poderá subsistir por conta própria por um mínimo de 2 anos e, na maioria dos casos, deve provar que tem um “padrinho” morando legalmente no país que se disponha a tê-lo sob sua inteira responsibilidade por 2 anos no mínimo. Pouca gente se dispoe a oferecer tal ajuda, principalmente porque nao tem condiçoes finaceiras para fazê-lo. Difícil antever esses “velhos” imigrantes ilegais, a maioria sem formaçao adequada, preenchendo tais exigências… e outras mais.

  • 15 Marcos Araújo // 5/December/2007 às 13:59

    Brasileiro que já é imigrante empregado em áreas de ponta nestes países (e ganhando muito bem por sinal, de 3 a 5 vêzes mais que no Brasil) nunca mais voltará ao Brasil - só em visitas. E mesmo aqueles que ocupam emprêgos mais humildes e já se adaptaram no país tampouco voltarao. O Vilasboas aí acima está completamente equivocado.

  • 16 Pax // 5/December/2007 às 14:13

    Proftel,

    A área de TI paga bem pra quem administra. Ou pra quem é craque em alguma especifidade momentânea, como o SAP foi numa determinada época. Agora nem sei que áreas específicas estão pagando mais.

    Mas pra galera que gerencia em grandes empresas, o salário baixinho é de uns 20 paus. Os maiores chegam a 40. Isso é ruim pra você?

  • 17 proftel // 5/December/2007 às 14:23

    Pax, sei disso, me fala onde tem os 70.000 com um salário baixinho desses de 20.000 contos.
    ?

  • 18 Leila // 5/December/2007 às 14:25

    Tambem postei sobre isso ontem. Uma coisa que a materia nao menciona e’ o custo da saude nos Estados Unidos. Eu acho uma temeridade alguem morar aqui sem ter plano de saude - e trabalhando como ilegal, pouquissima gente consegue acesso a isso. Uma visita ‘a emergencia de um hospital por causa de uma perna quebrada ou um corte profundo vai custar milhares de dolares. Um remedio corriqueiro como antibiotico pode custar 100 ou mais para quem nao tem seguro saude.

  • 19 proftel // 5/December/2007 às 14:26

    Aliás, gerente de rede da prefeitura daqui, R$ 2.000,00.
    Colega meu largou isso prá trabalhar em casa desenvolvendo sistema para uma firma aí de Sampa.
    Salário US$ 1.650,00.
    Tá mais ou menos nisso.

  • 20 Pax // 5/December/2007 às 14:37

    Não falei que tem 70.000 empregos de 20 paus, Proftel. Leia com mais atenção, como fazem os administradores.

  • 21 Pax // 5/December/2007 às 14:47

    Proftel,

    Olhe aqui uma pesquisa do ano passado. Só que acho que está desatualizada. E vou mais longe, em empresas melhores esses salários dobram, além dos stock options, das bonificações por desempenho, carro, plano de saúde de primeira e vários outros benefícios. Acredite, há sim.

    http://idgnow.uol.com.br/carreira/2006/07/03/idgnoticia.2006-07-03.9549312024/

  • 22 nada será como antes // 5/December/2007 às 15:07

    A “Meca” do capitalismo está perdendo seus encantos.

    Em qualquer análise econômica que se faça, quando até imigrantes pobres e subalternos abandonam o barco, isso sugere grandes mudanças.

    Quero ver, agora e daqui para a frente, com as futuras notícias, continuarem os defensores incondicionais do Tio Sam com suas teses fantasiosas.

    Nada como um pouco de realidade !

    Brevemente, até os americanófilos deste site estarão em busca de botes salva-vidas.

  • 23 SUNNO))) // 5/December/2007 às 15:10

    Aviso aos desavisados:

    Com US$500 vc pode tirar a sua carteira de motorista aqui na California, e so falar com o Juan la na Mission st que ele tem la os contatos dele dentro no DMV. Moleza;)

  • 24 Pax // 5/December/2007 às 15:16

    O Brasil vai crescer nos próximos 4 ou 5 anos bem forte.

    Se os EUA derem uma desacelerada, que é bem possível, crescemos um pouco menos. Mas ainda assim crescemos.

    Não há volta. Ou melhor, é melhor voltar mesmo. Aqui tem samba, futebol, caipirinha, biquini, sacanagem, boquete público, é uma festa só.

  • 25 Darwinista // 5/December/2007 às 15:21

    Pax, tua lista de atrações nativas é uma delícia. Permito-me acrescentar mais alguns itens:

    Sequestros, balas perdidas, assaltos em semáforos, caos na saúde, educação obsoleta.

    Paísão mesmo esse o nosso… :o)

  • 26 Te // 5/December/2007 às 15:46

    Será que agora vai todo mundo pra Europa com a alta do euro e os países com política de bem-estar social? Se agüentarem morar em alguns países sem sol a maior parte do ano e com um frio horroroso …

  • 27 Darwinista // 5/December/2007 às 15:51

    Te,

    Se eu tivesse a oportunidade de ter um emprego bacana, trocaria a nossa violência insuportável por dias sem sol e frio horroroso fácil, fácil…

  • 28 Rabellão // 5/December/2007 às 16:13

    Prefiro dias sem sol que um “país do futuro” nada iluminado…

    Amplexos

  • 29 Esprit de porc // 5/December/2007 às 16:36

    “Uma coisa que a materia nao menciona e’ o custo da saude nos Estados Unidos. ” - Leila - comentário 18.
    Leila, já viu o documentário ? Fala justamente sobre como os coitados dos estadunidenses penam com seu sistema de saúde completamente privado. Terrível! (O Chesterton e o Mr X não vão acreditar em nada, pois o filme é do Michael Moore)

  • 30 Alba // 5/December/2007 às 16:54

    O sistema de saúde dos Istêites já era denunciado pelo Henfil, em “Diário de um Cucaracha”, reunião das cartas que escrevia para parentes e amigos, registrando como era viver por lá.

    E ele viajou justamente para tratar a hemofilia!

  • 31 Harun al-Rachid // 5/December/2007 às 17:15

    Para os Estados Unidos, a crise imobiliária até que foi interessante. Serviu para eliminar uma parte da massa de incompetentes, brasileiros e de outras nacionalidades. Além disso, as tentativas migratórias vão arrefecer. Mais uma vez o USA sai ganhando.

  • 32 proftel // 5/December/2007 às 17:46

    Harun al-Rachid:

    Não é bem assim, sentirão falta dessa mão-de-obra prestadora de serviços de baixo custo.
    Vai ver.

  • 33 pedro direitoba // 5/December/2007 às 17:55

    Assim a Cia não vai mais precisar se preocupar com a ameaça da latinização da América wasp.

  • 34 Elias // 5/December/2007 às 17:56

    Bem, se é por causa do crack imobiliário…

    Aqui em Belém, o jornalão “O Liberal” dá em sua primeira página duas manchetes repulsivas.

    Uma delas, com fotos estarrecedoras, é sobre o desapejo de 4.900 inadimplentes da Caixa Econômica. Todos no olho da rua.

    Outra, bem ao lado, fala da absolvição do Renan Calheiros.

    Uma boa síntese, né?

  • 35 Alba // 5/December/2007 às 18:10

    Elias,

    De fato, as palavras são “repulsivo” e “síntese”..:(

  • 36 Maína // 5/December/2007 às 18:29

    Natural que os brasileiros que estão ilegais nos EUA queiram voltar.
    Com a economia aqui melhorando e a de lá piorando, essa é a melhor saída. E quem disse que os ilegais são ‘desqualificados’, não sabe o que está dizendo.
    Sem falar que viver como ilegal em qualquer país do mundo tem um lado que deprime.
    Que sejam benvindos!

  • 37 César // 5/December/2007 às 18:32

    Pax,

    A tabela postada por ti no link anterior se refere a salários enquanto pessoa jurídica. Esta modalidade de contratação está em franca decadência na maiora das empresas tendo em vista uma maior atuação do MPT e fiscalização do MTb, pois trata-se de um disfarce da relação de emprego subjacente em 90% dos casos.

    Só p/ constar mesmo. Fiquei curioso, pois meu irmão trabalha com TI e vive reclamando sobre o baixo padrão salarial da categoria. Então mostrei a ele este link e ele me disse que o salário apontado por você (R$ 18,000 para gerente sênior) é o valor máximo em regime PJ constatado pela revista e, além disso, um profissional para chegar a essa “marca” requer, em média, 10 anos de experiência em cargos de gestão.

    Só p/ constar mesmo.

  • 38 Elias // 5/December/2007 às 18:52

    Acho que esse desencanto migratório é mais uma conseqüência dos “anos Bush”.

    Daqui a pouco um democrata assume a presidência e os EUA voltam a crescer (e a se encher de imigrantes, de novo). O sistema precisa deles pra impedir a explosão dos salários.

  • 39 proftel // 5/December/2007 às 19:57

    César:

    Olha, trabalho na área e também e só vejo reclamação.
    Fiquei meio assim sobre o que o Pax falou, é que estou fora de Sampa (e por fora do mercado daí) mas, no fundo, acho que o Pax pegou um tempo que informatização estava engatinhando, havia pouca gente qualificada.
    Hoje as faculdades soltam no mercado quilos de profissionais, o mercado não está absorvendo tudo isso não, é como falei, programador para algumas linguagens específicas até falta mesmo e, não é só aqui no Brasil não.
    O “resto”, bem, tá sobrando gente mesmo, com isso os salários vão lá embaixo.

    :-)

  • 40 proftel // 5/December/2007 às 20:03

    retirem um “e” na primeira linha.

    Ah, a nomenclatura dos cargos nessa área deveria ser repensada.
    O tal “Gerente de rede”, “Analista de Sistema”, e outros cargos, bicho, tem nada a ver não, isso servia na época que a conexão de rede era feita com cabo coaxial (coisa do tempo do ronca) e, “analista”, pô, analizar o quê? Só se for programa que rode em linguagem específica.

  • 41 Marcos Araújo // 5/December/2007 às 20:21

    Maína no comentário # 36:

    “E quem disse que os ilegais são ‘desqualificados’, não sabe o que está dizendo.”

    Ninguém afirmou que os ilegais sao desqualificados. Todavia, um grande número é, senao a maioria. Pergunta: Se sao qualificados, porque razao seriam ilegais? Pode explicar, por favor?

    Gente qualificada, com boa educaçao e experiência, e que preenche todos os quesitos do sistema de imigraçao dos países mais avançados, consegue imigrar sem grandes problemas.

  • 42 HRP Mané Reloaded // 5/December/2007 às 21:16

    A noite ore para seu anjo da guarda!

  • 43 Hugo Albuquerque // 5/December/2007 às 21:22

    Todo esse debate sobre gente “qualificada” e “desqualificada” me dá nojo.
    Parece até que está se falando de máquinas e não de seres humanos.
    Eu li a bendita reportagem do NYT e achei um belo exemplo de jornalismo que não consegue relacionar A com B.
    Tá na cara que é uma medida POPULISTA do governo Bush para agradar o eleitorado WASP de classe média baixa que têm empobrecido e perdido empregos para os imigrantes.
    É óbvio que a maior causa do atual momento americano são as cagadas que os republicanos têm feito.
    “Culpe o cara que não fala inglês”, disse certa vez Homer Simpson, e pelo jeito os bushboys ouviram.
    O NYT não teve coragem de expôr isso, e publicou uma reportagem entusiasta à medida como se isso fosse melhorar a situação nos EUA.
    Essa cumplicidade da mídia americana com a ideologia neoconservadora explica muita coisa acerca do que é a América atual.
    PS: Diga-se de passagem, os imigrantes, legais ou não, têm sido a mola propulsora da economia americana há um tempo. Se a situação se complicar pra eles essa medida pode ser um tiro no pé.

  • 44 HRP Mané Reloaded // 5/December/2007 às 21:30

    O HUGO PERCEBEU…NÃO SOMOS DIGNOS DE CREDIBILIDADE…..pobre de nós!

  • 45 Pax // 5/December/2007 às 21:31

    César e Proftel,

    Acho que vocês não estão entendendo bem o que falo, vou tentar mais uma vez.

    Nas grandes empresas (faturamento acima de um bilhão de reais) os salários são maiores que estes que estão na tabela. E não são para PJ não, são para PF. E os benefícios são enormes, como disse, além dos prêmios por resultados todo santo ano, desde que haja resultados.

    Há um dito, que se não me engano é dos judeus, que gosto muito: “Se você pensa batatas, colhe batatas”.

    Significa que se você pensa grande, há alguma chance de você colher grande. E sim, Cesar, há que se ter bastante experiência em gestão para se chegar lá. Quem mete a mão na massa, quem é técnico puro, até ganha bastante bem em raras situações. Na época que trabalhei na implantação do SAP numa empresa de grande porte, um super analista/programador SAP chegava a ganhar uns 15 mil reais. Isso já há bastante tempo atrás. Mas eram analistas desses bons pra caramba. Que valem uns 10 outros mais ou menos ou até mais que isso. Gente que entrega rápido e bem feito, sem bugs. O que você mais encontra aí é gente medíocre que custa um bom bocado pras empresas que sofrem com gente de baixa qualificação e resultado.

    Falo com algum conhecimento de causa. São águas passadas, mas que moveram muitos moinhos.

  • 46 Pax // 5/December/2007 às 21:39

    Alexandre, você tem quase a minha idade, se não me engano. Já passou dos 40 né?Eu, tenho 47. Comecei na área já com minicomputadores em 1978, com 18 anos, como programador. Só vim a trabalhar com grandes IBMs (na verdade aposentar um deles) em 96 substituindo-o por uma rede de servidores Unix com Oracle.

    Então, acho que vivemos numa época parecida do mercado de trabalho.

    Os dados que falo aí acima (apesar dos erros de português pela correria) são de menos de 10 anos pra cá.

  • 47 proftel // 5/December/2007 às 21:41

    Pax, eu entendi, o que coloco é que uma colocação dessas que você cita é raríssima.
    Não é assim tão fácil e, os 70.000 empregos que o vilasboas colocou aí em cima, sei não, não é bem assim.
    Só isso.

  • 48 Hugo Albuquerque // 5/December/2007 às 21:48

    Não são mesmo.

  • 49 Alba // 5/December/2007 às 22:04

    Bem, eu volto a recomendar o filme “Um Dia sem Mexicanos”, onde a história é essa mesma do título.

    Um belo dia, a Califórnia amanhece sem latinos, não só mexicanos, coisa de 40% de sua população e o pânico se instala, porque faltam desde serviços básicos até figuras conhecidas do noticiário e do showbizz.

    Hilário!

  • 50 Pax // 5/December/2007 às 23:05

    Aqui os dados da RH Info

    Diretor de Tecnologia/Informatica
    9.705.01 (Junior)
    17.736.60 (Pleno)
    27.352.82 (Senior)

    Aqui os dados da Catho

    Soma de Bônus, Comissões e Variáveis
    1o quartio 21.000,00
    Mediana 34.400,00
    30 quartio 66.875,00

  • 51 Pax // 5/December/2007 às 23:20

    Uma pesquisa realizada por Info CORPORATE com a ajuda dos grupos estruturados de CIOs de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além dos grandes bancos, mostra que 73% dos diretores de tecnologia brasileiros ganham entre 25 mil e 40 mil reais por mês; sendo que quase 41% estão na faixa de 40 mil reais. Pouco mais de 20% recebem entre 15 mil e 20 mil reais e um seleto grupo de 6% ultrapassa o patamar de 60
    mil reais mensais.

    http://info.abril.com.br/corporate/edicoes/47/conteudo_245815.shtml

  • 52 Alba // 5/December/2007 às 23:29

    Pax,

    Viuge! O que precisa pra ganhar isso?

    Nem responda, é pergunta retórica..:)

  • 53 proftel // 5/December/2007 às 23:30

    Tá bom Pax, os kras ganham bem bacarai, quantos são?

  • 54 Brancaleone // 5/December/2007 às 23:32

    Os “brazucas” tão voltando? Uma parte com certeza.
    Os EUA estão em decadência? Quem dera o Brasil tivesse um progresso igualzinho a decadência dêles.
    Aliás, se o que acontece nos EUA é decadência, então decadência é uma coisa maravilhosa.

  • 55 Dom Casmurro Patriarca // 5/December/2007 às 23:56

    Harun al-Rachid // 5/Dezembro/2007 às 17:15

    “Para os Estados Unidos, a crise imobiliária até que foi interessante. Serviu para eliminar uma parte da massa de incompetentes, brasileiros e de outras nacionalidades. Além disso, as tentativas migratórias vão arrefecer. Mais uma vez o USA sai ganhando.”
    O Chest falou que vai pra lá, outro fez estes comentários aí de cima.
    Acho que adorar os Estados Unidos é uma religão, tal qual ser corinthiano ou ser evangélico.
    E acredito mesmo que a coisa é incurável.
    Ante as mais inegáveis evidências, certas pessoas fecham os olhos e preferem continuar acreditando em suas fantasias.

  • 56 Dom Casmurro Patriarca // 6/December/2007 às 0:07

    Harun al-Rachid ,

    você é brasileiro ou norte-americano?
    Porque se você for brasileiro tem um modo de pensar muito estranho, eu diria mesmo masoquista.

  • 57 Dom Casmurro Patriarca // 6/December/2007 às 0:10

    Brancaleone,

    você ainda não percebeu que os trilhões de dólares, sem lastro, espalhados pelo mundo, estão fazendo água.
    Ou você prefere mesmo continuar acreditando em suas fantasias capitalistas?

  • 58 Brancaleone // 6/December/2007 às 0:20

    Dom Casmurro Patriarca:

    Você está certo. Muitas verdinhas e pouco lastro. Mas creio que os EUA aguentam o tranco. Vai balançar, com certeza vai balançar mas se aguenta.
    Minha preocupação é : Saí EUA entra quem? Já pensou? As opções são simplesmente terríveis.
    Quanto às minhas fantasias capitalistas, elas são apenas isso, fantasias capitalistas. Coisa bem melhor que delírios de esquerda…

  • 59 Pax // 6/December/2007 às 0:28

    Proftel,

    Procure as maiores empresas do Brasil e saiba quantos profissionais trabalham em tecnologia por lá. Há várias com mais de 20 gerentes. Algumas com muito mais que isso. O Brasil não é tão pequeno assim. E os dados e as oportunidades estão aí. Se procurar, acaba achando. Quer uma sugestão pra acertar numa boa empresa? Procure as do Instituto Ethos, por exemplo. Em Goiás tem umas 20. São empresas que teoricamente (repito, teoricamente) se preocupam com o “triple botton line” e devem ser legais de trabalhar ou estão mentindo.

  • 60 Harun al-Rachid // 6/December/2007 às 1:12

    1) Se o EUA precisar de mão-de-obra de custo baixo, basta anunciar. Candidatam-se milhões.

    2) Religião é o discurso marxista que pretende fazer sopa de pedra. Melhor dizendo, pretendeu. É assunto do passado, morto, sepultado, sem ressurreição.

    3) Entender a a realidade e reconhecer o mérito não se confunde com masoquismo ou sadismo.

  • 61 homero // 6/December/2007 às 1:15

    Eu voltei apos 40 anos e se nao fosse um caso (relacionamento), voltaria correndo para os E.U. com todo os seus problemas. Nao consigo me identificar com o povo brasileiro. Muita, mas muita desonestidade, falsidade falta de seriedade e muita, mas muito ignorancia. Estas pessoas que estao voltando, so pode ser por nao terem mais condicoes de ficarem ilegalmente no pais. Aqui no Brasil, uma vida estremamente dificil. Tudo e dificil, complicado e corrupto, a impressao que tenho e que cada pessoa tenta dificultar mais para a proxima, com isto fazendo a vida de cada um um inferno. Boa sorte para quem volta e muita paciencia.

  • 62 Harun al-Rachid // 6/December/2007 às 1:16

    Califórnia sem latinos, asiáticos, europeus do leste? Só mesmo em filme.

  • 63 confetti // 6/December/2007 às 7:35

    hugo albuquerque, coment. # 43,

    concordo à 100% !

  • 64 Esprit de porc // 6/December/2007 às 9:20

    Alba (comentário 49), o filme “Um dia sem mexicanos” tem um argumento ótimo, mas é ruinzinho que dói… (eu queria ter gostado desse filme)

  • 65 HRP Mané Reloaded // 6/December/2007 às 10:05

    Homero…..volta pro reduto mermão!

  • 66 Hugo Albuquerque // 6/December/2007 às 10:45

    Alguém viu que no box com informações sobre o Brasil, pelo menos no dia dessa tal reportagem, constava que o português é lingua oficial do Brasil e que aqui também se fala inglês, francês e espanhol como línguas maternas?
    Essa síndrome do deu NYT é triste.
    Bem melhor seria ser a síndrome do “deu no The Guardian” ou do “deu no Le Monde”.

  • 67 Ronaldo // 6/December/2007 às 11:07

    Aos que voltam:
    Matriculem-se em um Curso voltando para concursos públicos. È o que sobrou no país do futuro. O discurso do governo que tem vaga sobrando, não tem gente qualificada, tudo papo. Tem emprego exigindo curso superior, línguas(bilíngue já era), experiência no exterior, na verdade precisa ser mágico. Aí você vai ver o sálário: uma miséria.
    As relações trabalhistas estão deterioradas.
    Fico imaginando esse pessoal voltando daqui A 6 meses, caindo na real, vão arrancar os cabelos, quanto ranger de dentes. Escola pública (nem devia chamar de escola) para os filhos, saúde(O lula vai colocar helicóptero agora, e nem tem esparadrapo em hospitais públicos).
    O pior, só vai poder voltar p/ os USA daqui a 10 anos, já que ficaram como ilegais.

  • 68 Jorge // 6/December/2007 às 11:23

    Viva o Brasil da era Lula ! Viva o Brasil do povo brasileiro!
    Agora é acabar com a violência e a corrupção e seremos um dos melhores lugares do mundo para se viver.

  • 69 Alba // 6/December/2007 às 12:34

    Esprit,

    Você tem razão, porque o filme afunda na pieguice róliudiana mais ou menos do meio pro fim. Mas o argumento é que é bacana! :)

  • 70 Marcos Araújo // 6/December/2007 às 13:56

    Taí, o Jorginho caiu e bateu com o côco no chao. Levantou, sacudiu a poeira, deu a volta por cima e…. pirou de vez. Acabar com a violência e corrupçao?!?! Nem com bomba de hidrogênio… Pergunto: Utopia é doença ou virtude?

  • 71 confetti // 6/December/2007 às 14:42

    marcô seja la o que for sou utopica ! )
    senao doi pra caramba

  • 72 Marcos Araújo // 6/December/2007 às 19:40

    Confetti: Seja lá o que você for, ainda nao sei se você é mulher ou homem. Se for mulher, deve ser um docinho de côco, i.e. deliciosa. Se for homem, deve haver quem goste :o))

  • 73 Dos blogs que admiro « Blog de André Abreu // 6/December/2007 às 20:40

    [...] Pedro Doria, jornalista em São Paulo, também fez seu comentário ontem sobre a debandada dos brasileiros. [...]

  • 74 confetti // 7/December/2007 às 9:25

    marcos, acha mesmo que meu teclado pode ser masculino ? ou ta me zoando ? seu feio ! feia ? kkk

  • 75 Marcos Araújo // 7/December/2007 às 16:14

    Confetti: Feio ou feia, pouco importa. O que vale é que você é gentil e educada. Savoir vivre et savoir faire, voilà ce qui compte! Et ça, vous l’avez. :o))

  • 76 DeToNa_Td // 7/December/2007 às 23:38

    pax, sujeitinho msm vc, soh pq vc tah nos 2% da população brasileira q consegue vive bem vc acha q td mundo tah na boa tb? vc num tem kbça, num tem menta p/ visualiza esse pais, honestamente aposto q soh chegou onde tah puxando muito saco e dedurando muita gente, a nao ser q vc resolveu dar pro seu chefe viado em troca de uma promoção?
    tanto faz, soh kero deixar claro meu desgosto por voce. a, com diria Capitao Nascimento, “seu viadinho de merda”

  • 77 confetti // 8/December/2007 às 6:04

    o “espèce de truc” que coisa feia se esconder pra xingar o pax ! pq nao assume o que tem à dizer pra ele e nao diz “na cara” ? com civilidade da pra expressar tudo ! esse comentario ai cheio de inveja e amargura nao abre perspectiva nenhuma !
    pq vc nao se esforça pra melhorar em vez de criticar quem trabalha e consegue viver melhor ? olha….bom dia pra vc, desejo-lhe sucesso, educaçao e coragem pra olhar nos olhos de quem ofende ….

  • 78 DeToNa_Td // 8/December/2007 às 14:12

    confetti, com certeza a senhora sua mae deve ter feito um trabalho muito bom ensinando-o a nao xingar, chamando isso de civilidade. o q a vida acaba ensinando a todos nos eh q civilidade tem seu lugar e qnd eh necessario batalhar, deve se usar força. ao contrario de vc, n sou um hipocrita, me escondendo atras de um imagem de bom menino, eu mostro qm sou e mando a merda qm nao gostar, e, no caso de pax, nao trato idiota como ganhador do premio nobel. Alem disso, qm usa frances ou sab fala frances ou eh “um viadinho de merda”.

  • 79 DeToNa_Td // 8/December/2007 às 15:52

    Ah, me esqueci. Vc parece uma muiezinha falando desse jeito.

  • 80 confetti // 8/December/2007 às 16:43

    A confetti , idiota

  • 81 DeToNa_Td // 8/December/2007 às 20:28

    hei cade a civilidade?

  • 82 DeToNa_Td // 8/December/2007 às 20:39

    Po gente, vamos manter o nivel, toda essa raiva é autodestrutiva, nao podemos deixa-la nos tomar e fazer com que nós percamos a cabeça. Por favor, nao tenho nada contra o Pax, que contou um monte de mentira e ainda tem gente que defende. Tambem raiva nenhuma contra a confetti, a qual devia me mandar uma foto um dias desses, junto com o telefone (dependendo da foto eu te ligo).

  • 83 Alex Andre // 18/December/2007 às 12:36

    Acabo de voltar dos USA ja faz 3 meses ..moro em Campias,sp um grande polo industrial do brasil…mais o o que eu vejo ‘e uma desorde total…..o estado de Sao paulo esta super lotato, ja temos 40 milhoes de habitantes ..aqui podemos chamar de Estados Unidos do brasil….a falta de respeito aqui no brasil ‘e muito grande…em 3 meses eu ja vi de tudo, ate mulher gravida com filho no colo correndo para atravessar a rua para nao ser atropelada…..ta muito dificil minha adptacao aqui pois morei nos USA 8 anos. abracos

  • 84 aranha // 11/February/2008 às 10:10

    O q eu li ai no comeco foi bem tipico de 10 anos q vivi nos usa, sao brasileiros felizes por fuder com a vida de outros! Nunca vi um povo tao desunido igual nossa raca dentro da america,
    the america fucking dream… i`m sorry ,i`m gonna try not to loose my maners again!
    De qualquer forma agradeco a todos q estao do lado dos Brasileiros q decidiram voltar , pois vc deixa o Brasil , mas nunca deixa de ser Brasileiro! Esses q nao concordam sao apenas coock suckers americanos, quero deixar bem claro q nao tenho tambem nada contra america, e tanto mais quanto o povo norte americano! Tenho varios amigos e sao amigos q estarao comigo ever if you know what i mean?cuun!
    Meu pai e americano Brasileiro , cheguei nos usa legal , nem por isso tive uma vida de rei, wake the fuck up man! Ralamos muito ganhamos grana , gastamos e sempre somo visto como primo pobre por termos essa mentalidade 3 mundana… A economia esta abalada mesma se decidiram ir nao e porque e inlegal, vc compra drive ou tira em estados q sao aliados a imigrantes , pois querendo ou nao somos nos sucker q ralamos p levantar casas e predios, ou lavamos banheiros right? Muitos amigos de varios lugares tem me falado o quanto o Brasil ta crescendo e a grande realidade e q muitos investidores estao depositando bastante confia em seu pais brother. E legal gostar de uma nacao estrangeira mas cuspir na cara de sua patria mae!
    Vc nao ve outra raca dizer isso nao e mesmo?
    sobre crimes , fome , sujeira e etc … por favor me diz onde vc mora pois conheco 17 estados dos usa e vi tambem as coisas acontecerem ao meu redor almofadinha vacilao! A onde tem riqueza tem pobreza , pois o forte sempre esmaga os mais fracos! Minha esposa e Japonesa ,tenho um filho Americano,Brasileiro,e Japones.Se ele quizer viver na Africa e descisao dele nao minha , cuidamos da vidas de muitos esuecemos de nossa, e muita novela saca!? Hoje vivo no Japao , continuo legal nos USA , posso ir ao Brasil . Mas foi uma decisao dificil e ao mesmo interessante vir p o Japao , estou aprendendo muito , nova lingua e totalmente uma cultura de outro mundo. Sei q ele estao aprendendo comigo tambem, vivo em uma cidade chamada Fukiage , Kagoshima. Minha esposa sonha em conhecer o Brasil , e esse dia sera um dos dias mais felizes de minha vida , no dia q os olhos dela ver aquilo q meus olhos viram quando era mais novo….. Toda a beleza de meu pais !
    Entao aqueles q estao voltando q voltem com recordacoes boas e com decepcoes, mas q facam delas um Brasil cada vez melhor….
    E q nosssos filhos possam imigrar cada vez mais , mas q tambem possam saber respeitar os direitos dos o irmaos Brasileiros de saber ir e tambem voltar para seu lar….
    Mas q possamos ir com a cabeca erguida de sermos Brasileiros , e possamos voltar deixando aquele gostinho, aquelo sorriso e aquela saudade de um povo unico , Brasileiro!!!!!!!!

  • 85 Rosa // 22/May/2008 às 15:55

    Eu sou legal, tenho diploma, sou qualificada e estou deixando a America.

  • 86 Net.BokaLivre » Blog Archive » ADEUS, TIO SAM // 26/May/2008 às 20:27

    [...] brasileiros que encontram-se nos Estados Unidos estão voltando para casa. É o que conta o jornalista Pedro Dória, baseado em matéria do jornal norte-americano The New York [...]

  • 87 Policarpo Quaresma King Arthur // 25/June/2008 às 17:50

    Eu sou filho de Brasileiro quem foi legal, e estou estudando relacoes internacionais agora. Meu pai me apresentou aos conceitos de imperialismo de corporacoes multinacionais, e o pensamento criticando capitalismo.
    Agora estou estudando a historia de Brasil, e entendo que a colonia de Portugal era mesmo mais desigual e restrito daqueles da Espanha, nao falar dos EUA. Acho que os pensamentos como aqueles do aranha estao baseado neste passado, tambem incluido no pensamento de teoria dependencia de economia de Raul Prebisch e Celso Furtado e outros no tempo da decada 60’s.
    Quero compartilhar que enquanto os livros do Paulo Coelho vendem, o pensamento e ativismo escrito de Paulo Freire e forte, tambem de Leonardo Boff, o Comissao Pastoral da Terra, e Joao Pedro Stedile do MST. Lula tem no seu governo agora Paul Singer quem tem escrito de Economia Solidaria, que e mesmo mais ativista do trabalho de OCB, Organizacao Cooperativista Brasileiro com sedes em cada estado. Este quer dizer que tem varios ONG’s e pensadores importantes ja de Brasil bem no frente de alternativa de capitalismo selvagem e “autistico”, como a Democracia Social de varios paises de Europa e Asia, e ligado aos forcas progressivas dos EUA. Olha so, The Body Shop virou num grande face dum aspeto desse movimento comecando em 1976.
    A National Cooperative Business Association dos EUA iniciou em 1916, a International Cooperative Alliance em 1895, e a OCB em Brasil tem raizes ate 1902 ou 1889, dependendo.
    Nada disso conflito com os pensamento e sentimento mais alto das Revolucoes Democraticas de Franca, EUA, ou Inglaterra, que inspirou a Constituicao de 1988 de Brasil, e provocou a CIA a tentar a assasinar Fidel Castro (ha!).
    Refletindo nisso, e mais facil a gostar da ideia de voltar ao Brasil e contribuir ao crescimento la de democracia economica. Ainda que este movimento tambem precisa apoio, inspiracao, e celebracao em todo o mundo, tanto nos EUA, Europa, e Japao. Realmente e ligando os problemas de crime da estrada, com crimes nas empresas, aos ideais incompleta de Adam Smith e os empresarios seguindo Milton Friedman. Agora e E.F. Schumacher, Herman Daly, Christopher Cobb, e outros, e os ONG’s Redefining Progress, New Economics Foundation, Heinrich Boll Foundation, e o Instituto Brasileiro de Economia Ecologica quem estao os lideres para explicar a importancia de agricultura organica, empresas de propriedade cooperativa, energia renovavel, e microempresas artesenais.
    A igreja unitaria-universalista esta inciando em Brasil, e os Doze Passos e Budismo, Yoga, e Artes Marciais ja tem alguma presenca. Jesus aproveite, eu acho. As influencas de Comida Arabe, Capoeira, Danca Africana tambem! Tchau, e vai com Deus quem te bencoa em Brasil e no mundo da ONU.

Seu comentário