Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

A guerra entre Brasil e Venezuela

November 30th, 2007 · · 125 Comentários

Já ouvi, de general de quatro estrelas, que há um detalhe logístico importante e tranquilizador em relação a Chávez e à imaginada ameaça dele contra o Brasil. Em uma hora, um avião-caça na fronteira com o Brasil alcança Caracas, e pode fazer um bom estrago na capital venezuelana antes de ser intrerceptado. Em uma hora, um avião venezuelano que invada o Brasil chega, no máximo, a Manaus. Onde está o parque industrial da Zona Franca que, hoje, é um dos principais fornecediores de celulares e equipamentos domésticos à Venezuela.

O Sergio Leo conta o resto.

Tags: América Latina · Brasil

125 Comentários até agora ↓




  • 1 confetti // 30/November/2007 às 13:14

    ninguém quer guerra ! queremos peace and love !! :-)

  • 2 HRP Mané Reloaded // 30/November/2007 às 13:16

    Guerra tupiniquim?
    Não! deixe esse tipo de m…para os americans e correlatos!

  • 3 Arkymedes // 30/November/2007 às 13:27

    Ahhhh, vai dizer que nao bate uma pontinha de patriotismo e curiosidade em saber como o Brasil se sairia numa guerra?

    Guerra nao eh bom, mas rola umas fantasias em saber como seria :)

    Ainda mais eu que sou apaixonado por armamento e taticas militares.

  • 4 Alba // 30/November/2007 às 13:29

    Ótimo post, PD!

    E muito oportuno, quando tanto se fala na “ameaça Chávez”. Só mais um trechinho do Sérgio Leo:

    “Dois quadrinhos, feitos pela revista para dizer que o Brasil está ficando para trás em matéria de Forças Armadas, poderiam ilustrar subversivamente o material da própria Veja sobre a Venezuela. Eles mostram que em percentual do PIB gasto em despesas militares, a Venezuela está abaixo até dos brasileiros (que tem PIB muito maior), só acima da Argentina, numa lista de sete países sul-americanos. Derramam uma parcela maior de seu PIB em despesas militares o Equador (3,9%), o Chile (3,5%), a Colômbia (3,3%), a Bolívia (! 2,2%). O Brasil gasta 1,8% e a perigosa Venezuela, 1,7%.”

  • 5 josef mario // 30/November/2007 às 13:40

    Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
    Eu, josef mario, devo dizer que este post é o mais idiota que já foi publicado entre todos os blogs da língua portuguesa nos últimos 5 anos. A nossa revolução bolivariana prega a união das forças armadas de todos os países contra o inimigo comum representado pelo imperialismo norte americano. Esta pregação imoral e canalha procurando criar animosidades entre os países bolivarianos é um recurso desesperado desta direita, reacionária e fascista. Estes direitões, aproveitando-se desta imprensa servil e golpista capitaneada por esta revista sem escrúpulos, venal e abominável que é a veja, jamais conseguirão promover a discórdia entre irmãos unidos e desejosos de um mesmo ideal que promoverá uma maior igualdade social com uma distribuição mais justa das riquezas e dos bens materiais. Neste dia, eu, josef mario, retornarei de imediato à paris, antes que os meus serviçais queiram me dar ordens.
    Muito obrigado.

  • 6 Rachel // 30/November/2007 às 14:06

    Credo, chegamos a esse ponto, já?

  • 7 Darwinista // 30/November/2007 às 14:12

    Isso cheira a bravata de milico com vontade de ser membro do Pentágono. Será que as nossas tão sucateadas Forças Armadas (como elas mesmo reclamam) podem tanto assim?

  • 8 nada será como antes // 30/November/2007 às 14:22

    A suposta belicosidade de Chávez é uma tolice ilimitada, alimentada pela parcela de ressentidos venezuelanos e respectiva mídia.
    O Brasil é parceiro importante e estratégico da Venezuela que, aliás, não dispõe de arsenal suficiente para uma eventual guerra desse porte.
    Guerra pressupõe capacidade logística, auto-suficiência de reposição de arsenal e, principalmente, mobilidade em terreno inimigo.
    A zona de fronteira Brasil/Venezuela é inviável em termos militares, a não ser nos caminhos fluviais e aéreos. Ambos caminhos percorrem apenas área de selva, inservível do ponto de vista tático.
    Nenhum país da América Latina dispõe, na atualidade, de condições para enfrentar uma guerra, seja com vizinhos ou com países distantes.
    O fiasco da Argentina, em 1982, é um bom parâmetro.

  • 9 Pedro Direitoba // 30/November/2007 às 14:38

    Como bem comentou meu ilustre companheiro bolvariano e o nada será como antes amanhã, besteirol puro. Coisa de direitoba alucinado. Mais possível um confronto de fronteira entre Colombia e Venezuela. São boas as relações entre os governos do Brasil e Chávez, afora a oposição parlamentar cada vez mais ensandecida. Desse jeito o terceiro mandato sai fácil.

  • 10 Nat // 30/November/2007 às 14:58

    Já tinha indicado esse post do Serginho no Open. Ele é foda mesmo, não é à tôa que é meu primo ;- )

  • 11 Marcos Araújo // 30/November/2007 às 15:03

    Ô Pedro Dória, babaquice tem limite, pô! Ah, já sei, é mais um relatório da embirutada - mas quanto perigosa! - CIA. Suas fontes valem ouro, PD.

    Cuidado galera! Nao vai demorar vem aí uns 20 comentários -cada - do Chupacabra, Mr. Xixi e do amigo Brancaleone - é só esperar!

    Bom, a fim de ajudar o amigo sem-assunto Pedro Doria, daqui a pouco vai colar aqui um bem longo pra vocês, mas bastante interessante. Jornalismo de primeira; garanto que o exército brancaleone saberá apreciar :o)).

  • 12 RW in Miami // 30/November/2007 às 15:11

    Por um lado sabemos todos que a Venezuela nao tem meios de ameacar o Brasil (e nem mesmo a Colombia), apesar das compras de fuzis, submarinos e avioes feitas recentemente.

    Por outro lado, como estas compras o Chavez esta “jogando pra torcida”, da mesma forma que fez quando “rompeu” relacoes com a Colombia ha uns 2 dias. Tudo jogo de cena para criar um inimigo externo, e aglutinar o povao em torno dele.

    Vamos ver o resultado das eleicoes no domingo…

  • 13 RW in Miami // 30/November/2007 às 15:11

    “como” = “com”…

  • 14 Marcos Araújo // 30/November/2007 às 15:15

    Como prometido, aqui vai. É longo, desculpem. Mas leiam com atençao; vale a pena.

    Domingo, 2 de dezembro,
    Dia D para Putin e Chávez

    O ex-agente da extinta KGB e o antigo coronel pára-quedista terão longo domingo pela frente. Como atuais presidentes da Rússia e da Venezuela, eles não concorrem a qualquer cargo, mas ambos dependem do resultado das eleições desse dia para demonstrar, mais uma vez, que desfrutam da confiança e da aceitação de seus povos. Nos dois casos, forças de oposição recebem apoio de governos estrangeiros e já se preparam para desacreditar resultados adversos, alegando cerceamento de opinião e uso das máquinas governamentais.

    A costumeira intromissão dos Estados Unidos foi alvo nesta segunda-feira, 26, da contrariedade do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Ele acusou os EUA de pressionarem observadores de países ocidentais a boicotar as eleições para o Parlamento russo. Putin disse que o objetivo é desacreditar o pleito do próximo dia 2. “Temos informações de que isso foi mais uma vez feito por recomendações do departamento de Estado. Claro que vamos considerar esse fato em nossas relações com aquele país”, afirmou Putin ao canal de televisão estatal Vesti.

    “Ações como essa não vão frustrar a eleição russa. O objetivo (dessas ações) é tirar a legitimidade da eleição e isso está muito claro. Mas eles não conseguirão”, acrescentou o presidente russo. A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), órgão internacional que fiscaliza eleições, anunciou no começo de novembro que não iria mais enviar observadores ao pleito parlamentar. Segundo a OSCE o motivo seria a falta de assistência da Rússia, pois o governo russo não teria fornecido visto para seus funcionários.
    Dias depois a organização suspendeu sua decisão afirmando que enviaria, sim, uma delegação de monitores europeus para a votação. O presidente russo afirmou então que a primeira decisão da OSCE foi inspirada pelos Estados Unidos e que a medida da OSCE refletia a necessidade de fazer reformas na organização. “Isso prova novamente que muitas estruturas, incluindo a OSCE, precisam incorporar reformas. A Rússia já levantou essa questão da reforma da OSCE e nós vamos insistir nessa proposta”, disse.

    Na Venezuela, é pior ainda. Enquanto na Rússia a “diplomacia” e a espionagem dos EUA procuram agir de forma discreta atuando indiretamente via governos cooptados e por meio da mídia internacional, na Venezuela, onde os eleitores optarão ou não por modificações na constituição concedendo maior autonomia ao presidente Chávez, a intromissão chega a ser descarada. Lembra o tempo dos “contras”, na Nicarágua, do militares no Chile, na Argentina, no Uruguai e no Brasil. Não faltam dinheiro, armas e “operadores” para provocar tumultos, nem jornais e TVs para debitar o clima pesado à “paranóica ambição ditatorial” de Hugo Chávez.

    Na Venezuela, está em andamento novo golpe de estado, promovido pelos EUA. Isso fica bastante claro no documento sigiloso obtido pelo serviço secreto venezuelano e divulgado também na segunda, 26. O documento trata de operação encoberta, bem ao gosto de Missão Impossível, e foi expedido de Caracas pelo agente Michael Middleton Steere para o diretor-geral da CIA, Michael Hayden, em Washington. Intitulado “Avançando para a última fase da Operação Pincer” a correspondência apresenta balanço dos resultados obtidos até agora e sugere ações para depois do plebiscito do qual, pelas próprias previsões da CIA, Chávez sairá vencedor.

    Michael Steere enfatiza a importância e o sucesso das relações públicas e da propaganda que a CIA financiou com mais de US $ 8 milhões durante os últimos meses. Refere-se especificamente a iniciativas propagandísticas como “operações psicológicas” (Psyops), que incluem empresas contratadas para criar sondagens fraudulentas, mostrando vantagens de se votar NÃO em vez de se escolher o SIM no plebiscito de domingo. A CIA confirma também que está trabalhando com agências internacionais para falsear dados e informações sobre o referendo e que coordena uma equipe de jornalistas e meios de comunicação social organizado e dirigido pelo presidente da Globovision, Alberto Federico Ravell.

    Steere recomenda a Hayden duas táticas diferentes para trabalhar simultaneamente: tentar impedir o referendo e se recusar a reconhecer os resultados se a votação no SIM for vitoriosa. Embora essas estratégias pareçam conflitantes, o agente explica que as medidas devem ser tomadas em conjunto precisamente para incentivar atividades voltadas a impedir o referendo e, ao mesmo tempo, preparar condições para a rejeição dos resultados. Para isso, ele sugere algumas medidas e ações.

    Entre elas: tomar as ruas e protestar com violência, perturbando a nação; gerar clima de ingovernabilidade; provocar revolta em parte substancial da população; sabotar centros de votação no dia das eleições; liberar dados durante as primeiras horas da tarde de domingo que favoreçam a votação do NÃO; coordenar essas atividades com Ravell, da Globovision, com a imprensa internacional e agências; coordenar também com os ex-militares e funcionários Pena Esclusa e Guyon Cellis - isso será feito pelos adidos militares de Defesa e do Exército na embaixada dos EUA em Caracas e no Instituto de Defesa, Ataque e Operações (DAO).

    Para incentivar rejeição de resultados, Steere propõe: criar sensação na opinião pública de que a votação do NÃO ganhará com certeza; usar empresas contratadas pela CIA; criticar e desacreditar o Conselho Nacional Eleitoral; gerar a sensação de fraude; usar equipe de peritos das universidades para falar sobre a forma como os dados do Registro Eleitoral foi manipulada; provocar o descrédito do sistema de votação. Sugere
    também concentração de esforços para se conseguir o isolamento de Chávez na comunidade internacional; alcançar unidade entre a oposição; formar alianças entre quem não votar e os eleitores do NÃO; sustentar a propaganda contra Chávez; executar ações militares de apoio a mobilizações da oposição; finalizar preparativos para bases dos EUA na Colômbia (Curaçao) e para apoio a ações na Venezuela; controlar parte do país durante 72-120 horas; fomentar rebelião militar na Guarda Nacional.

    Os envolvidos nessas ações, conforme o documento, são: escritório da CIA na Venezuela - Escritório de Assuntos Regionais - agente Michael Steere; embaixador dos EUA na Venezuela, Patrick Duddy; Instituto de Defesa, Ataque e Operações (DAO) dos EUA na Embaixada de Caracas e o adido militar Richard Nazário. Partidos políticos: Comando Nacional da Resistência, Ação Democrática, Primeiro Justiça e Bandeira Vermelha. Na mídia: Alberto Federico Ravell, da Globovision; Sociedade Interamericana de Periodismo (SIP); agências internacionais de imprensa. O memorando destaca também os venezuelanos Peña Esclusa e Guyon Cellis, o decano da Universidade Simon Bolívar Rudolph Benjamin Podolski, o decano da Universidade Católica Andrés Bello, além dos estudantes Yon Goicochea, Juan Mejias, Ronel Gaglio, Gabriel Gallo e Ricardo Sanchez.

    Em espanhol: http://www.aporrea.org/tiburon/n105390.html

    Em inglês: http://www.informationclearinghouse.info/article18783.htm

    Viva Morales, viva Chávez, viva Rafael Correa, viva Michelle Bachelet! Se continuar assim, até o Mulla estará correndo perigo, muito perigo. Já ouví dizer, de fonte fidedigna, que a CIA e o Pentágono detestam o bolsa-esmola…

  • 15 Radical Livre // 30/November/2007 às 15:20

    hein? ainda que nossos militares tenham a obrigação de examinar todas as possibilidades de ameaça externa ao Brasil, esta aí me parece uma bobagem bem no estilo “vamos aumentar a sensação de hostilidade em relação ao Chavez”.
    passo.

  • 16 HRP Mané Reloaded // 30/November/2007 às 15:41

    Militar brasileiro?
    Fala sério …já não me basta um saudoso da ditadura como o Broncoleone e o PD vem com um outro milico frustrado….e como diz a Alba aí em cima….1,7%….esse é o Tigre do Caribe?
    AHAHAHAH…..olha tem uma barata no pé do Chester!

  • 17 proftel // 30/November/2007 às 16:01

    Uai, a gente não conversou sobre isso esses dias?
    Acho que é assunto passado.

    :-/

  • 18 S Leo // 30/November/2007 às 16:02

    Obrigado pela citação, caro Pedro, as galinhas lá do Sítio estão estressadas, nunca viram tanta visita. Mas, ou expliquei errado ou o pesssoal aqui não leu direito. O general não está ameaçando Chávez, está, pelo contrário, mostrando a irracionalidade do pânico que tentam provocar com as compras de armas lá da Venezuela…

  • 19 El Torero // 30/November/2007 às 16:25

    Josef, não leva crase em ” à Paris”…
    Muito obrigado!

  • 20 Elias // 30/November/2007 às 16:35

    Nenhum país sul-americano seguraria a barra de uma guerra contra o Brasil. Nenhum deles seria louco o suficiente para tentar.

    Tem arma quem tem dinheiro. E, na América do Sul, quem tem grana é o Brasil. A economia sul-americana que chega mais perto não chega na metade da brasileira.

    Um amigo meu me mandou um exemplar de Veja, que tem uma reportagem sobre o que pensam os militares brasileiros.

    Ainda não li. Vou deixar pra sábado. Mas vi alguns quadros absolutamente babacas.

    Um deles compara gastos militares na América Latina, em termos de percentual sobre o PIB.

    Ora, não se analisa potencial militar com medida relativa, como quem analisa IDH, renda per capita…

    Poderio militar se compara em termos absolutos. Quantos mísseis, quantos caças, que tipo de míssil, que tipo de caça…

    Digamos: o país X mobiliza militarmente 10% da população. Se a população desse país é de 1 milhão, dá uma FA de 100 mil fardados.

    Já o país Y mobiliza militarmente 1% da população. Só que a população desse país é de 150 milhões. As FAs deste último são, assim, de 1.500.000 milicos.

    Pelos critérios dos quadros da Veja, o país X está melhor.

    Bem, só dei uma olhada nos quadros. Amanhã vou checar o texto da matéria.

  • 21 Brancaleone // 30/November/2007 às 16:41

    ´Bom né, aquelas traquitanas soviéticas compradas pelo Chávez foi só mesmo para que ele e mais alguns apaniguados recebessem boas comissões.
    Na verdade a maior ameaça que a Venezuela faz ao Brasil é o exemplo que o populacho de lá dá e o risco de algum liderezinho daqui resolver dar uma de Chávez. Fora isso, nada temos a temer. Os mariners tão doidinhos por uma desculpa para virem voando para Caracas e no caminho ainda fazem uma limpeza em certa falida fazenda de cana do Caribe…

  • 22 Brancaleone // 30/November/2007 às 16:49

    “Saudoso da ditadura”
    Só mesmo HRP, o sujeito que fala com os mortos , para me sair com uma destas…
    Tá certo que na Ditamole (Figueiredo) eu tava no Exército mas daí a ser saudoso, só se for da aurora de minha vida, dos tempos idos que não voltam mais…

    Mas falando sério: Sinceramente acho que no Brasil as forças armadas poderiam ser reduzidas em uns 80%, mantendo apenas os serviços que tão bem prestam em algumas regiões. De resto, ninguem vai nos invadir mesmo. Somos geograficamente grandes e isso por sí só inviabiliza uma invasão, salvo uma “aliança” entre Venezuela, Argentina, Chile e outros menores contra o Brasil. Mas o simples fato de imaginar o Brasil conquistado por argentinos já é por demais triste.

  • 23 josef mario // 30/November/2007 às 17:18

    Companheiro el torero
    Eu, josef mario, devo dizer que “à praça paris” leva crase. No texto do meu comentário 5, por uma questão de estilo, omiti a palavra “praça”.
    Muito obrigado

  • 24 El Torero // 30/November/2007 às 17:51

    Companheiro Josef, obrigado pela deferência em esclarecer-me. Quanto ao estilo, seus textos são de uma leitura prazerosa, tenho afinidades por seus ideais, porém não acredito na sua real esperança por uma revolução de esquerda, maoísta e bolivariana.
    E vejo como um desserviço à esquerda as últimas ações do companheiro Chavez.
    abraço.

  • 25 Marcos Araújo // 30/November/2007 às 18:27

    Brancaleone, você está sonhando acordado.

  • 26 bitt // 30/November/2007 às 18:48

    Esse “general brasileiro” não está falando tanta besteira assim, não. Observem, queridos confradesi só fez alguns comentários técnicos. Não falou de guerra, de invasão bolivariana, de nada…

    Pela madrugada, deixem a histeria por conta da Veja - eles são profissionais…

    Tem uma boa base aérea em Manaus, e uma não tão boa em Belém. A FAB pode botar em campo uns 50 jatinhos bonzinhos, inclusive 12 Mirage 2000 de um lote já defasado, mas q, nas mãos de um piloto treinado, e com bom armamento, podem fazer estrago. Além do mais, os cinco mini-AWACS da FAB fazem toda a diferença.

    O “ucateamento” das FA brasileiras é uma triste realidade, mas nossas FA não são assim tão incapazes, não. o EB pode colocar em campo 35000 efetivos de pronto-emprego, com alta capacidade móvel,treinamento excelente e armamento razoável: pára-quedistas, forças especiais, infantaria de selva, infantaria aeromóvel, fuzileiros navais. Somos extremanente carentes em blindados e artilharia, mas aquele terreno não serve pra esse tipo de geringonça.

    A Venezuela nunca foi potência militar, mesmo no qdro da América Latina. Chavéz andou comprando boas aeronaves russas, mas resta saber se comprou os pilotos tamb. (Por sinal, nesse ponto, o general comeu mosca: os Sukhoi podem chegar até Brasília. Vejam só: um bombardeio em BSB até q não seria mau, não acham?) Não sei q espécie de armamento ele comprou no pacote - sei q tem R35, um míssil excelente, equivalente ao MICA francês. Mas isso só não basta. Tamb não sei se compraram aviões-cisterna Antonov. Nem sei se os Flanker de Chavez tem probe de eabastecimento em vôo, mas devem ter.

    Prá quem gosta dessas coisas, um trechinho tirado de uma publicvcação do ramo mostra a “capacidade” da FAV… :c)

    “Os Sukhoi Su-30 MK vieram comandados pelo Capt Vyacheslav Averyanov, que pilotou o Su-30MK “501” apresentando uma pintura padrão russa em duas tonalidades de azul. O segundo Su-30MK, o “502” foi trazido pelo Capt Sergei Bogdan. Esta aeronave estava pintada nas cores padrão da Força Aérea Chinesa, todo em cinza escuro.”

    Pois é… Algum de vcs já viu um Flanker de perto? Eu já. Lefva tempo até aprender a usar aquela coisa, e é preciso infra-estrutura, doutrina, treinamento.

    Repito, pois: deixem a histeria para a “Veja”. Eles são do ramo. Por sinal, não é curioso a recente simpatia deles pelos “pobres” militares brasileiros. .? ÇLembra alguma coisa, não lembra? :c(

  • 27 bitt // 30/November/2007 às 19:06

    Não tinha lido o comentário do Elias. Perfeito. Assino embaixo de tudo.

    E tamb não tinha lido o comentário do compadre secretário de cultura do Vale da Ribeira. Ainda bem, caríssimo, q não és secretário de assuntos militares…

    “Desmobilizar 80% das FAs???” Bebeste, hermano? Durante o Império, falou-se mto a mesma coisa - q o exército não servia para nada e marinha deveria ser usada para navegação de cabotagem e fluvial. Pois é… O exército, em 1840, estava qse reduzido à Academia Militar, a cavalaria de honra, a Banda Sinfônica e algumas unidades na fronteira. Aí surgiu um Chavez da época (se bem q não tinha a “Veja” pra espinafrar o cara) - chamava-se Lopez. Não dá pra invadir o Brasil? Pergunta pra ele…

    Por mns q se goste de milico, precisamos deles. Qdo é preciso, seguram a onda - pergunta pra algum tripulante de caça-submarino da MB na Segunda GM se a vida deles era fácil.

    O q nós não precisamos é de milico metido em política. Torçamos pra q esse mal de fundo tenha se diluído, nos últimos 20 anos. Se Deus ajudar e a “vibrante imprensa” deixar.

  • 28 athalyba // 30/November/2007 às 19:06

    Gostei muito de alguns comentários mais técnicos … O texto do Sérgio Leo mostra bem que na verdade não existe uma “corrida armamentista” mas sim uma “correria armamentista”, e informações sobre compras militares e a política que as cercam são sempre bem vindas pra gente uma visão mais clara.

    Nesse caso, que está havendo apenas uma atualização (que, se não me engano, costumam vir em “lotes” de países, um temendo ficar por baixo do outro), está claro que ainda tem muito chão até que essas compras sejam algo a considerar como delicadas.

    No mais, sobra a pergunta: quando o Programa FX2 for retomado, seremos nós os responsáveis pela “correria armamentista” ???

  • 29 confetti // 30/November/2007 às 19:16

    bitt sumidio !! welcome…fez falta ! :)

  • 30 proftel // 30/November/2007 às 19:51

    Ô bitt, se livrou do “fim-de-ano” letivo?
    E o “Causa”, conseguiu acessar a página?
    Bração aí.

    :-)

  • 31 Arnoud // 30/November/2007 às 20:05

    Bitt, parou de atualizar o blog?

    Podia aprofundar muita coisa que gente menos entendida está falando.

  • 32 Chico Motta // 30/November/2007 às 20:09

    Só pra ressaltar: Alguém sabe dos planos do Chavez de invasão da Guiana ?

    A relação entre os dois países anda tensa, com a Guiana acusando Chavez de ter explodido minas dentro do território da Guiana. Por sua vez Chavez, apesar de não ter declarado guerra já acrescentou uma estrela a bandeira venezuelana, e em seus discursos reivindica o direito a uma região que corresponde a cerca de 60% da guiana. Região essa que teria sido usurpada por ingleses no século 19.. Não sei ao certo, não conheço muito do assunto, mas sei que a situação entre Venezuela e Guiana anda tensa, e se Chavez pretende invadir alguém, não é o Brasil, não valeria a pena… mas a guiana seria um país de fácil acesso.. Para quem queria saber o motivo do armamento de Chavez, acho que está aí…

  • 33 Elias // 30/November/2007 às 20:27

    Ou não.

    Se a situação interna está tensa; se o cara sente que o terreno embaixo dos pés está balançando, um acordinho maneiro com as forças armadas pode cair bem.

    O acordo cai bem, e Chavez não cai…

    Olhando de perto, a impressão que se tem é que todo o teatro extra-fronteira de Chaves é muito mais direcionado ao público interno.

  • 34 Alba // 30/November/2007 às 20:54

    Salve, bitt!

    Saudades!

    E, Elias,

    Sempre, meio tediosamente, certo, fazer u quê? :)

  • 35 proftel // 30/November/2007 às 21:00

    Chico Mota:

    Olha, a Guiana faz parte da Comunidade Britânica (Commonwealth).
    O Chaves não é lelé da cabeça em mecher num vespeiro desses, se ele entra lá até australiano periga de descer porrada nele.

    KKKKK rsrsrsrsrs

    :-)

  • 36 HRP Mané Reloaded // 30/November/2007 às 21:47

    Que bela perda de tempo…devaneios direitistas quanto a masculinidade e letalidade dos marines…..e mais abobrinhas sobre equipamentos militares…..o único local aonde se precisa de forças militares sérias na América do Sul é a Colombia…pois há a Farc e o Tráfico….imbatíveis até agora!
    De resto é só arrogancia e propaganda enganosa……Lula o petroleo abissal pode necessitar de ,ais barcos na marinha….Tio Sam gosta de testar as disposições!

  • 37 proftel // 30/November/2007 às 22:05

    HRP Mané Reloaded:

    Por mim a América Latina inteira seguiria o exemplo da Costa Rica que não tem Forças Armadas (claro, só isso, sem aquela dependência dos EUA)
    Uma enorme “UE” sem fronteiras internas.
    Tô viajando na maionese né?

    hehe

  • 38 Chesterton-Dracul- El Cid // 30/November/2007 às 22:05

    boa sacada do general….

  • 39 Chesterton-Dracul- El Cid // 30/November/2007 às 22:08

    Foi o que o cara da CIA falou, o problema do Brasil não é a Venezuela, é a Bolivia (com apoio da Venezuela)

  • 40 HRP Mané Reloaded // 30/November/2007 às 22:14

    Alex….viajando nada….é questão de se propor a uma coisa….eliminar uma entidade que combate aquilo que não teríamos mais….violencia!
    Distribuindo renda, fazendo educação de primeira e intensamente procurando colocação para o talento de cada um de nossos jovens……
    Violencia e militarismo/policialesco?
    Yo TÔ fora!…..EEEEEE.
    Costa Rica….amiga dos EUA….mas amiga de seus jovens……”dá pra conciliar!”

  • 41 HRP Mané Reloaded // 30/November/2007 às 22:24

    Na tarja inicial (fotografia) do WEBLOG, aparece vez por outra os candidatos homens pela legenda democrata nos EUA….eu votaria no Obama….pra ver o circo pegar fogo!
    Já pensaram…..se nos elegemos o LULA imaginem a vitória dum Obama?….o Lula é “mais”…mas Obama seria mais balouçante do que o 11 de setembro!
    iiiiiiiiiiiiiii………….

  • 42 proftel // 30/November/2007 às 22:29

    HRP, sei não, botar presidente dos EUA que mija fora do penico periga de rolar o que aconteceu com o Kennedy.

    :-/

  • 43 Chesterton-Dracul- El Cid // 30/November/2007 às 22:40

    esses dias tinha 12 sukoi armados até os dentes na Bolivia….alcançariam facilmente Brasilia.

  • 44 proftel // 30/November/2007 às 22:45

    Aliás, HRP, você disponibilizou e-mail por aqui prô pessoal enviar alguma coisa direto?

    :-)

  • 45 proftel // 30/November/2007 às 22:46

    “alcançariam facilmente Brasilia”

    E levariam pau dos Mirage daqui de Anápolis.

    :-/

  • 46 Chesterton-Dracul- El Cid // 30/November/2007 às 22:49

    Sukoi x Mirage….sei não, acho que virariam miragem; se ainda fosse do modelo israelense…

    Pensando bem…
    …o perigo na Venezuela não é Chávez ganhar no referendo sobre a reforma constitucional, mas perder. Não custa lembrar: golpe é sua especialidade.

  • 47 proftel // 30/November/2007 às 22:50

    Caça fora de casa sem uma baita retaguarda de manutenção é loucura.
    Não fica operacional.
    Vejo isso aqui.

  • 48 Chesterton-Dracul- El Cid // 30/November/2007 às 22:51

    Chávez ameaça cortar petróleo dos EUA e fechar TVs se referendo não for reconhecido
    das agências internacionais

    O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta sexta-feira (30) que vai fechar emissoras de TV, expulsar jornalistas e suspender a exportação de petróleo para os Estados Unidos caso a vitória que prevê colher no referendo do próximo domingo não seja reconhecida.

    Chávez segura bebê em manifestação
    “PESQUISAS SÃO MANIPULADAS”
    PROIBIDO USO DE ARMAS E LEI SECA

    A GUERRA DO PAPEL HIGIÊNICO
    “Juro por Deus e pela minha mãe que não vamos permitir isso”, ressaltou no discurso de encerramento da campanha a favor do “sim” para as reformas constitucionais que promove.

    Segundo Chávez, os Estados Unidos estariam armando um plano para “deflagrar” a violência na Venezuela depois do referendo constitucional de domingo. Chávez também disse ter ordenado ao Ministério da Defesa que ponha em marcha um plano especial de proteção dos campos petroleiros e das refinarias

    Chávez disse que há perigo de ocorrer uma onda de violência como parte de um plano dos Estados Unidos chamado de “Operación Tenaza”.

    “Se a ‘Operación Tenaza’ for efetivada no domingo, na segunda-feira não haverá uma gota de petróleo da Venezuela nos Estados Unidos”, prometeu Chávez.

    “Se, no domingo, ganhar o ‘Sim’, como tudo indica, e aqui, a oligarquia e os ‘piti-yanquis’ apelarem para a violência, se quiserem nosso petróleo terão de passar 100 anos de guerra na Venezuela”.

    “Senhor presidente da (estatal do petróleo) PDVSA (Rafael Ramírez), mande rever os embarques de petróleo pendentes para os Estados Unidos”.

    Chávez também determinou às Forças Armadas que ponham em marcha um plano especial de proteção dos campos petroleiros e das refinarias: “ordeno ao Ministério da Defesa, ao Exército, à Aviação, à Marinha de Guerra e à Guarda Nacional que, a partir de hoje, elabore planos especiais de proteção de nossos campos petroleiros e nossas refinarias”.

    “A partir desta noite serão ocupados pelo Exército, junto com os trabalhadores da PDVSA”, disse Chávez, no discurso de encerramento da campanha para o referendo de reforma da Constituição.

    O pronunciamento ocorreu diante de dezenas de milhares de seus partidários concentrados em uma grande avenida do centro de Caracas.

  • 49 proftel // 30/November/2007 às 22:51

    Chaves, se depender do povo que foi à rua hoje já ganhou.

  • 50 proftel // 30/November/2007 às 22:51

    foi à=saiu na

  • 51 Chesterton-Dracul- El Cid // 30/November/2007 às 23:06

    foi à esta errado?

  • 52 proftel // 30/November/2007 às 23:09

    Bom, daqui a pouco sai um Open, eu tô cansado, rachei o pau com o chefe do trampo da manhã e passei o dia com uma dor estranha no peito, raiva faz isso. Fora que a musculatura do corpo inteiro fica retesada e a impressão que da é a de que fiz exercício o dia todo.
    Vou nessa, uma boa noite a todos (as).

  • 53 proftel // 30/November/2007 às 23:10

    Chest, na dúvida corrigi, té mais aí.

  • 54 faraó // 30/November/2007 às 23:42

    A sorte do Brasil é que entre o país produtivo ( de Brasília pro mar ) e a Venezuela, existem centenas de quilometros de floresta amazonica ( ida e volta ).

    Se não fosse por isso o Imperialista de Proveta bem que iria meter seus bedelhos nas barbas do Mulla.

    Sorte nossa ter a floresta para garantir o nosso sossego.

  • 55 Fernando // 1/December/2007 às 0:19

    Tô com tanto medo da Venezuela que não vou nem dormir. E da Bolívia, então? Chego a tremer.

  • 56 Chesterton-Dracul- El Cid // 1/December/2007 às 0:21

    Vamos perder a calha norte? O Elias diz que a situação lá é “complexa” (mas não dá detalhes, acho que ele é agente secreto do Lula…)

  • 57 Brancaleone // 1/December/2007 às 1:13

    O Evo pegou uma refinaria ( uns dizem que comprou sem que nós quiséssemos vender…) e ninguem fez nada contra, antes pelo contrário.
    Expulsou uma siderúrgica e ninguem fez nada.

    O Chávez tá querendo anexar parte da Guiana, à moda nazista nos sudetos. Com certeza Lula vai dizer que tá certo, que ele tá fazendo isso democraticamente e daí para rente a gente já viu este filme lá por 1937, 38, 39…

    Tá,tô viajando sim, mas que é uma viagem meio doida de possível, lá isso é…

  • 58 Chesterton-Dracul- El Cid // 1/December/2007 às 1:46

    ta acontecendo…aconteceu.

  • 59 Brancaleone // 1/December/2007 às 1:59

    Vou dormir. Tô solteiro hoje.
    Boa noite. Deixem a luz do norte acesa e soltem os cachorros. Num confio no vizinho de cima…

  • 60 bitt // 1/December/2007 às 9:38

    “Abobrinhas”, Agá? Que nada. Equipamento militar faz diferença, se vc souber como usar.

    O tipo de guerra travado na Colômbia é de contra-insurgência, totalmente diferente de uma guerra convencional. O equipamento deles, toalmente fornecido pelos EUA nos limites do tal “Plano Colômbia”, está dentro dessa perspectiva.

    O único país lat.americano q se aproxima dos padrões militares da potências médias européias (tipo Bélgica ou Espanha) é o Chile. Já foi melhor.

  • 61 Dom Casmurro Patriarca // 1/December/2007 às 9:40

    Lembrei-me daquela piada do Ronald Golias.
    Um mensageiro apresenta-se super-assustado ao grande líder Mao e com voz trêmula comunica.
    -Grande Camarada Mao, Portugal acaba de invadir a China.
    Mao, com a voz mais tranquila que um sábio chinês, pergunta.
    - E … em qual hotel chinês o exército português está hospedado?

  • 62 Chesterton-Dracul- El Cid // 1/December/2007 às 10:37

    Chávez ameaça nacionalizar bancos espanhóis se rei não se desculpar
    Publicidade
    da Folha Online

    O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ameaçou nacionalizar os bancos espanhóis no país –Santander Central Hispano e BBVA– caso o rei da Espanha, Juan Carlos, não se desculpe por ter exigido que o presidente venezuelano se calasse durante um debate com o premiê espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, na Cúpula Ibero-Americana, realizada no mês passado, no Chile.

    “Até que o rei de Espanha peça desculpas, porque o rei de Espanha me agrediu, não há nada a fazer”, disse Chávez. “As empresas espanholas, tenho uma lista, compraram uns bancos, vamos nacionalizá-los novamente para colocá-los a serviço dos venezuelanos”.

  • 63 Antonio // 1/December/2007 às 10:42

    Salve bitt, estava esperando seus comentários.

    abs,

    ACT

  • 64 Elias // 1/December/2007 às 10:51

    Chester,

    Se o Chavez estatizar algum banco será porque:

    a - ele é completamente doido, como já está mais que evidente;

    b - ele é completamente burro;

    c - ele está sendo assessorado pelo Chesterton, que fica falando mal doChavez só pra disfarçar;

    d - ele está levando algum do banco estatizado;

    e - todas as alternativas acima.

    Estatizar banco é o mesmo que estatizar dívida.

    Dá uma olhada no balanço de qualquer banco, de qualquer época e em qualquer parte do mundo.

    O capital próprio é uma micharia, em relação ao patrimônio total. Nunca passa de 20%.

    Banco trabalha com capital alheio.

    Daí porque os lucros sobre capital próprio tendem a ser altos, mesmo sem ajuda de governo (com ajuda, ficam estratosféricos, como no Brasil).

    Daí também porque uma reles “corrida”, provocada por um boato bem plantado, pode ferrar com um grande banco em poucos dias.

    Se todo mundo for buscar, de uma vez só, o dinheiro que colocou no banco, em qualquer banco, ele quebra.

    O principal capital do banco é a credibilidade do péssimo.

    Daí porque é sempre burrice ou sacanagem estatizar banco.

    Quem estatizou banco foi a ditadura militar brasileira. O Sul Brasileiro, lembram?

    Quebrou um galhão da corruptalha financeira e encheu as burras da corruptalha estatal.

    Contra outra, Chester.

  • 65 Alba // 1/December/2007 às 11:00

    O Chávez ensandeceu de vez? Olhem só um trecho do discurso dele publicado na Folha:

    “”Saiba o governo dos EUA que, se a Operação Tenaza (alicate, em espanhol) se ativar no domingo, nesta segunda, ou quando for, não haverá uma só gota de petróleo para os Estados Unidos da América do Norte”, discursou Chávez. “E se quiserem vir tirar nosso petróleo, teriam de passar por cem anos de guerra na Venezuela.”

    Cem anos de guerra? Pfffui..

  • 66 Pax // 1/December/2007 às 11:06

    Mas, Alba, você não disse que o Chávez não era um perigo? Agora não entendi.

  • 67 Pax // 1/December/2007 às 11:15

    Tô quase achando que o melhor é o cérebro do Chávez entrar em rota de colisão com algum projétil de um sniper qualquer, desses que o Josué adora.

    Uma coisa é você questionar o Tio Sam das suas sandices. Outra coisa é fazer assistencialismo necessário com dinheiro do petróleo caro. Agora pegar essas duas coisas e achar que pode ser o líder da América Latina e querer que voltemos aos tempos das ditadurecas de merda. Bariu.

    Elias, por favor, vá lá e assuma aquela merda antes que eu me aborreça e mande o meu Tupi cravar os caninos na bunda do Chávez. Mas, ó, Elias, vamos combinar o jogo primeiro tá? O plano tem que ser o seguinte:

    1 - Diz que briga com o Bush, mas na verdade manda o Ahmadineja pras cucuias.
    2 - Continua vendendo gasolina boa pro Tio Sam, pra economia deles voltar a ser forte e não encher nosso saco que agora é nossa vez.
    3 - Faz o assistencialismo sim, mas um plano de Educação Pública pra que os Venezuelanos estudarem pacas.
    4 - Pára logo com essa babaquice de plebiscito, reforça o Legislativo e o Judiciário.

    Beleza? Combinado? Quando é o próximo vôo pra Caracas daí de Belém?

    Ah, descobre a melhor cerveja de lá e manda passagens pra Alba e pra mim, pra gente tomar umas por lá. Que seja de frente para o mar.

  • 68 Alba // 1/December/2007 às 11:21

    Pax, querido,

    Não só eu disse, mas os nossos especialistas também acham o cara um bufão.

    Mas o Chávez ameaçar os EUA é hilário, nénão?

    Não só porque depende economicamente, mas porque num caso de guerra, não resiste uma semana, que dirá cem anos..

    Não que os americanos estejam ansiosos por outra guerra, claro!

  • 69 Alba // 1/December/2007 às 11:28

    Pax,

    Esse teu exercício de imaginação tá ótimo! :)

  • 70 Pax // 1/December/2007 às 11:29

    Albalada querida,

    Não resiste à um peido do Bush, ainda mais que é pertinho.

    Mas os americanos não estão ansiosos por outra guerra não, me parece. O atoleiro lá do Afeganistão e do Iraque tá enchendo o saco deles. Sacos de americanos que voltam mortos.

    Os Democratas de lá andam fazendo a festa em cima disso. E os republicanos querendo outro atendato pra atentar a opinião pública.

    E assim caminha a Humanindade, ou a Insanidade.

    Pô, acho que tô virando gay. Tô com saudades do Mr X, o desengonçado. É mole? Isso passa Delsio?

  • 71 Alba // 1/December/2007 às 11:59

    Pois é,

    Isso aqui fica meio vazio sem o Míster :(

  • 72 confetti // 1/December/2007 às 12:19

    concordo albin (

  • 73 confetti // 1/December/2007 às 12:22

    alias, o vicio fica menos gostoso sem qqer um de nos…….”un seul etre vous manque et tout est dépeuplé”…..

  • 74 Alba // 1/December/2007 às 12:31

    Verdade absoluta, confetti.

    Aliás, até o Nada será tá ficando menos formal, né? :)

  • 75 nada será como antes // 1/December/2007 às 12:42

    Não sou formal. Aliás, sou pela informalidade sempre ; só que, às vezes, o assunto exige seriedade para não virar bagunça .
    Mas, vira e mexe, tenho impulsos irônicos e humorísticos, que contenho pelo mesmo motivo.

  • 76 Pax // 1/December/2007 às 12:45

    Pois é, mas temos o que comemorar também, e logo o carioca surubeiro vai nos dar bronca, mas a gente arruma alguma desculpa esfarrapada e ele cai, tipo assim:

    Será que o Chávez se apercebe que:

    o Antonio ACT voltou
    o Bitt é excelente
    o Henry Shinasky apareceu e pode ser que volte
    o Bruno Mota poderia escrever algo pra mortais sobre sua tese
    o Delsio está preocupantemente sumido
    a srta,julia, pelo que fiquei sabendo, não escreve mas lê cotidianamente
    a Tíchia é uma graça de gente e uma extraordinária sensibilidade
    a Chesterton, velho e bom Chesterton, reduziu suas abduções do Reinaldo Histérico
    a euzinha fudeu, desapareceu
    o direitoba, se não fosse chato seria legal, pois é inteligente
    a Tia tá de gato novo e o Alexandre comprando peças no centro de Anápolis
    o Elias, bem, é o Elias, o mestre
    há novos e interessantíssimos comentaristas

    Não, acho que o Chávez não está vendo nada disso.

    Pronto, o Pedro Doria nem vai perceber.

  • 77 Pax // 1/December/2007 às 12:46

    Xi, agora o Chávez e o nsca vão me dar bronca. Fodeu.

  • 78 nada será como antes // 1/December/2007 às 12:53

    Pax, ninguém vai dar bronca nenhuma. Acabei de ligar para o Chávez e ele disse que está tranquilo e que o “sim” vencerá.

  • 79 confetti // 1/December/2007 às 12:53

    pax tesudo !!

  • 80 confetti // 1/December/2007 às 12:54

    nada, posso te chama de nada ?

  • 81 Alba // 1/December/2007 às 12:55

    Pax,

    Pois é, mas voltando ao Chávez (que é pra ajudar no despiste do carioca), o caso é que o referendo é amanhã.

    Acho que foi por isso que o cara despauterou de vez como com essas coisas de ameaçar os EUA. :))

  • 82 confetti // 1/December/2007 às 12:57

    faltou dizer que o marcos araujo, a nat, dom cp, rw, dr andré, nassô, zé bush, dino, rachel, fred, monsores,a ana pulg,radical,hrp, sao gostosos tbm !:)

  • 83 nada será como antes // 1/December/2007 às 12:58

    confetti, claro que pode…

  • 84 confetti // 1/December/2007 às 12:58

    ricardo deve ter viajado…senao estaria trepado aqui tbm

  • 85 confetti // 1/December/2007 às 12:59

    de onde tc ? kkkk

  • 86 Marcos Araujo // 1/December/2007 às 13:22

    Confetti: Eu posso até ser gostoso, mas nao sei se você é gostosa. Parece ser docinha, mas gostosa nao sei. Dia desses darei um pulinho a Paris pra conferir. Nao sou nada mal; sou um mineiro sestroso, atencioso e carinhoso. Quem sabe a Confetti gosta?

  • 87 Pax // 1/December/2007 às 13:38

    Hum… mais um pra lista da confetti.

    Seguinte, nada de sniper, nada de Elias, nada de Chesterton, nem de marcos araujo, a nat, dom cp, rw, dr andré, nassô, zé bush, dino, rachel, fred, monsores,a ana pulg,radical,hrp (peguei a lista em #82)…

    É só mandar a confetti e suas lingeries lá pra Venezuela que o comandante fica de quatro, meio como o josef mario em dias de atividade.

  • 88 Alba // 1/December/2007 às 13:42

    Pax,

    Quer parar de implicar com o nobre companheiro bolivariano josef mario? Qui coisa!

  • 89 Pax // 1/December/2007 às 14:04

    Brincando, brincando, vamos aos fatos.

    O Brasil está sendo governado por um socialista mais socialista que o socialista anterior.

    O roubo se não é igual, é pior.

    A Venezuela está sendo governada por um socialista muito mais socialista que o capitalista anterior (não, não sei a história direito, conte aí, mestre Elias).

    O Lula tá quieto, faz e desfaz, fala e desfala, mas taí, de uma forma ou outra não abalando as instituições. O Legislativo rouba pacas, mas legisla. O Judiciárrio rouba mas julga. O Executivo é igual e não os ameça.

    Há uma enorme diferença do socialismo do Chávez e o do Lula.

    Mas a eterna vigilância é o preço necessário para nossa liberdade, diria alguém.

  • 90 HRP Mané Reloaded // 1/December/2007 às 14:35

    Tudo bem que não aliso pra ninguém….podem me malhar, chingar…..mas esquecer de me relacionar entre os comentarista é deslize imperdoável!
    EEEEEEEE………zzzzzzzz

  • 91 Pax // 1/December/2007 às 14:39

    Meu caro, tava aqui com a patroa fazendo um bacalhau e me lembrei de você cara. Então tá, vamos lá reparar esse erro (não foi, está relacionado):

    HRP é um grandão sensível pacas. Acredita em Deus e na igualdade. Mas tasca o cacete em nome de suas crenças.

    Abraços fraternos !

    Ah, pera aí, tem o PD… bem o meu amigo HRP chegou a achar o Chávez bom. Agora me parece que está ciente da perigosa realidade do bobão fazer escola na nossa América Latina.

  • 92 confetti // 1/December/2007 às 14:45

    ” faltou dizer que o marcos araujo, a nat, dom cp, rw, dr andré, nassô, zé bush, dino, rachel, fred, monsores,a ana pulg,radical,hrp,sao gostosos tbm !:)”

    releia aqui hrp….nem leu direito e ja reclama !!

  • 93 confetti // 1/December/2007 às 14:45

    pax !! kk

  • 94 confetti // 1/December/2007 às 14:47

    esse lance de citar 1 por 1 é perigoso…impossivel que nao se esqueça ninguém….ai o “esquecido” pinta e a gente se toca que ele é unico e inesquecivel !

  • 95 confetti // 1/December/2007 às 14:51

    queria estar ai pra comer esse bacalhau c/ vc e d pax….tem o q pra beber ? e sobremesa ? tbm estou com gente pra jantar essa noite….sem saco pra preparar…vou encomendar tudo…e digo que fui eu mesmissima que preparei ! kk

  • 96 Chesterton-Dracul- El Cid // 1/December/2007 às 15:41

    Elias, quem falou e ameaçõu estatizar bancos foi o Chaves, não eu.

  • 97 Marcos Araujo // 1/December/2007 às 15:51

    O Chavez leva mole, mole amanha, apesar da CIA e dos direitobas de plantao - e da armada brancaleone…

  • 98 Chesterton-Dracul- El Cid // 1/December/2007 às 16:01

    Na distante Rússia e na vizinha Venezuela
    Putin e Chávez querem continuar no Poder
    Vladimir Putin é o Chávez da Rússia. Pretende também ficar no Poder de forma ININTERRUPTA. Só que como não pode fazer REFERENDO, mudou de tática e de estratégia. O importante é o continuísmo com qualquer nome.

    O ex-carrasco da KGB ficou 8 anos como presidente, teria que sair. Mas a oposição popular é enorme. E como o grupo que ganhou TRILHÕES com ele não pode deixar o Poder, engendraram, que palavra, essa transformação que não transforma nada, deixa tudo como está.

    Os ocupantes do Poder (seja em que país for) têm sempre coadjuvantes de alta criatividade, que inventam o que eles desejam, exigem ou comandam. No caso da Rússia, ex-União Soviética, a solução foi inédita, mas não há oposição para combatê-la.

    A fórmula será “consagrada” pelo povo, o que é que podem fazer? Putin será eleito primeiro-ministro por 4 anos, colocando um títere na presidência. Sem autonomia para coisa alguma, apenas fingindo que domina um dos centros de Poder mais importantes do mundo: o Kremlin.

    Putin foi poderoso com todos que dominaram a União Soviética. Participava das “bebedeiras” noturnas de Stalin, continuou com os traidores Gorbachov e Yeltsin. Eleito presidente, roubou mais ainda o povo, favorecendo os bilionários que ficaram com o fabuloso patrimônio da União Soviética.

    Sem ideologia, sem favorecer ou atingir ninguém, a pergunta: quanto vale ou deveria valer a União Soviética, onde tudo era propriedade do Estado? Já tentei fazer as contas, impossível chegar a um resultado pelo menos aproximado.

    Agora, o “presidente” Putin será o “primeiro-ministro” Putin. Dentro de 4 anos, trocará novamente de cargo, se isso lhe interessar. Pode achar que a troca terá sido “um achado político”, e resolver continuar como “primeiro-ministro”, com um “palhaço” qualquer como presidente.

    Chávez joga amanhã a grande batalha, na verdade uma guerra, pelo continuísmo. As coisas se complicaram tanto, que é impossível analisar o que acontecerá. A resistência e oposição a Chávez aumentam cada vez mais, a obstinação dele pelo Poder, na mesma proporção.

    Está valendo tudo. A ex-mulher de Chávez veio a público “pedir ao povo que diga N-Ã-O ao ditador”. Isso é tão surpreendente, favorece de tal maneira a Chávez, que não há dúvida: devem ter feito acordo. Muitos que iam votar contra Chávez, com o aparecimento da ex-mulher, mudaram de posição, votarão com ele.

    O clima é de total intranqüilidade na Venezuela, Chávez intimida a população das maneiras mais violentas, insistindo que com ele a Venezuela “bolivarianista” dominará o mundo. Só que o problema não é apenas o REFERENDO, o que já seria grave. Mas principalmente o que acontecerá depois.

    PS - Se o N-Ã-O (contra Chávez) for vitorioso, qual será a sua reação? Respeitará a derrota?

    PS 2 - Se o S-I-M (a favor de Chávez) ganhar o REFERENDO, ele se vingará dos que votaram contra? De qualquer maneira, está em jogo a paz da Venezuela. A DEMOCRACIA de Chávez é pior do que a DITADURA do (também) coronel Jimenez.

    Socialista Helio Fernandes, da Tribuna da Impensa, Rio de Janeiro

  • 99 Marcos Araujo // 1/December/2007 às 16:27

    Dracul Chupacabra no # 98:

    ”A resistência e oposição a Chávez aumentam cada vez mais, a obstinação dele pelo Poder, na mesma proporção.”

    ”O clima é de total intranqüilidade na Venezuela, Chávez intimida a população das maneiras mais violentas…”

    Pô, nao sei de que chapéu esses direitobas e pseudo-socialistas pescam estas balelas…

    Ontem assisti’ um documenta’rio, feito por jornalistas canadenses - é, mais ”comunista” que esses canadenses nao existe, né? - entrevistando venezuealanos em varias cidades do pais, de todo naipe politico. Monstraram passeatas de opositores, inclusive estudantes, todos demonstrando tranquilos, sem violência alguma de parte da ”policia de Chavez”. Nenhuma intimidaçao era visivel. Os jornalistas andaram pelo pais livremente, e filmaram o que acharam necessa’rio filmar e mostrar.

    O Chupacabra nao sabe do que fala; repete, copia e cola o que lhe ordena o Olavao…

  • 100 HRP Mané Reloaded // 1/December/2007 às 17:09

    É dificl entender…mas embora a Venezuela tenha um desenvolvimento socio economico/cultural muito inferior ao do país Russia… no item democracia com eleições está bem a frente da Russia…..o histórico de sucessivas eleições porque passou a Venezuela me leva crer que passado o fenomeno Chavez…depois de a burguezia perceber que desenvolvimento só se obtem dividindo e incluindo….e acabando com a concentração de renda…a Venezuela entrará definitivamente no rol dos países desenvolvimentista/estáveis….a la Brasil….já a Russia só está engatinhando no esquema democracia/eleições….por incrivel que pareça muito mais para republicas das BANANAS DO QUE O PAÍS CARIBENHO

  • 101 Chico Motta // 1/December/2007 às 17:29

    só para ressaltar, chavez é maluco sim, ele é arrogante, e em certo ponto entendo o ponto de vista dele… Além do mais ele tem embasamento para uma possível invasão a Guiana, A common wealth deixou e deixa a maioria dos seus países as moscas, as guerras civis acontecem e não há o menor auxílio… A africa é o principal exemplo disso.. O máximo que fizeram contra o paquistão foi ficar de mal e tirar ele do grupo… Common Wealth é só uma iniciativa britânica para manter a dependência económica das ex-colónias……Eles não se meteriam numa guerra por isso… Muito menos o Canada, menos ainda a Austrália.. Países africanos nem se fala…
    Além do mais, parece que hugo chavez não só pretende invadir como já está começando….. fiquem ligados..

  • 102 Marcos Araujo // 1/December/2007 às 19:05

    O Chavez nao ira’ invadir coisa alguma; o cara pode ser bufao (um pouco menos que o Jorginho Bush, however) mas nao é louco.

    O que tem de parano’ia por aqui acêrca do Chavez nao é mole…

  • 103 Alba // 1/December/2007 às 19:08

    Marcos,

    Verdade..

  • 104 mila // 1/December/2007 às 19:25

    Os generais continuam com medo do fantasma do conunismo que nao mais existe. Chavez nao quer atacar o Brasil pelo simples fato de que NADA teria a ganhar. A VENEZUELA TEM O OURO NEGRO. FAZ PARTE DA OPEP´. É UM DOS MAIORES PRODUTORES DO MUNDO.O que Chavez quer é permanecer no poder. Ao mesmo tempo, querem (USA E ELITE) tirá-lo de lá, por causa do PETROLEO, PETROLEO, PETROLEO. Defesa da democracia é conversa para boi dormir. Os militares brasileiros vao mais uma vez fazer o joguinho dos USA, depois ainda cabam como viloes na historia, como em 1964. OS MILITARES BRASILEIROS DEVEM SE PREOCUPAR É COM O PETROLEO DE TUPI. O UNICO IMPERIO EXISTENTE ESTÁ NECESSITANDO DE PETROLEO. NADA COMO A RESERVA DE TUPI.

  • 105 mila // 1/December/2007 às 19:32

    Chavez defende o interesse do seu povo: PETROLEO da ganancia USA. A Venezuela faz parte da OPEP há muito tempo. É uma das maiores produtoras de PETROLEO. Seu povo continua na MISERIA. Já a elite que mandava no país, usufruindo da riqueza, enquanto o PETROLEO era mandado a preços abaixo do mercado para os americanos manterem seu padrao de vida. Nao obstante grande produtora do PETROLEO, O POVO foi relegado a miseria em um pacto macabro entre o governo dos USA e a elite que ocupava o poder. O odio a Chavez reside no fato de que HOJE nao mais controla os USA o PETROLEO produzido na Venezuela. O governo americano nao tem amigos tem interesses. Nós no Brasil nao temos nada a ver com os conflitos entre os americanos e Chavez e seu povo.

  • 106 mila // 1/December/2007 às 19:35

    A paranoia da invasao que a midia esta divulgando faz parte de uma plano de golpe contra CHAVEZ. Os USA e aliados, após o referendo vao tentar TUDO, caso decidam pelo SIM, até mesmo eliminar fisicamente Chavez. As noticias de invasao de Chavez ao Brasil faz parte do convencimento da opiniao publica mundial para quando eles derem o GOLPE.

  • 107 Brancaleone // 1/December/2007 às 21:28

    Mila.:

    Bem vinda. Aqui você está por sua conta e risco. Não terá amigos mas aliados ocasionais.
    Eu posso concordar em coisas com você com a mesma força que vou discordar e às vês eu jogo pesado ou na mesma intensidade…

    Portanto:
    Fala sério né? acreditar no Chávez? defender o Chávez? gostar do Chávez? Só se for o inofensivo Chávez do SBT, aquele mexicano divertido que a décadas passa na TV e não aquele outro palhaço esperto que tá engabelando o populacho venezuelano e sustentando aquela fazenda de cana lá do Caibe, que alguns chamam de Cuba e uns poucos até consideram um país (na verdade o proprietário de lá é Fidel, mas agora tá arrumando um sócio…).

    Realmente nada temos com Chávez e a Venezuela, desde que saibamos manter distância dos arroubos populistas e desde que ele pare de dar idéias estúpidas e ávidamente aceitas - para o Evo.

  • 108 HRP Mané Reloaded // 1/December/2007 às 21:49

    Mila e outros meninos ingenuos….a maltade direita não consegue lhes entender…ralé intelectual e espiritual!

    CORJA!

  • 109 Chesterton-Dracul- El Cid // 1/December/2007 às 21:49

    O Bush bufão? Bufão é quem ameaça e não cumpre. O Bush avisa e manda ver, gostem ou não.

  • 110 Hugo Albuquerque // 1/December/2007 às 22:01

    Essa história sobre uma eventual guerra venezuelano-brasileira tem seu lado idiota, mas também revela uma faceta do Brasil que nós não gostamos de admitir.
    É o lado de cachorrinho de império.
    Alguém desagrada o império do momento e nós vamos lá e detonamos com ele.
    A guerra do Paraguai parece ter sido apagada da memória brasileira.
    Nós nos endividamos para destruir um país vizinho só porquê ele desagradava o império britânico. E ficamos devendo justo para os ingleses.
    Eu costumo dizer que o Brasil é o único país do mundo que conseguiu, além de fazer o trabalho sujo, pagar -com juros- para o maior beneficiado.
    Os nossos milicos quinta-coluna parecem querer repetir o “feito”.
    patético.

  • 111 Chesterton-Dracul- El Cid // 2/December/2007 às 2:19

    muita ignorancia,….

  • 112 confetti // 2/December/2007 às 5:23

    ” Bem vinda. Aqui você está por sua conta e risco. Não terá amigos mas aliados ocasionais.
    Eu posso concordar em coisas com você com a mesma força que vou discordar e às vês eu jogo pesado ou na mesma intensidade…”

    josua, é isso mesmo, valido pra todos….meu cinico adorado !

  • 113 mila // 2/December/2007 às 11:02

    Meu caro Brancaleone, o importante é sabermos que o que move o interesse americano pela Venezuela: PETROLEO, PETROLEO, PETROLEO. O mesmo motivo da invasao do Iraque: PETROLEO, PETROLEO, PETROLEO. Muitos aqui no falecido no minimo defendiam com ardor que a Invasao do Iraque é para encontrar armamentos quimicos e biologico, impedindo que Sadan Russein os usasse. Justificativa dada pelo governo americano para a invasao. ERRARAM FEIO. Hoje os americanos tem um novo Vietnan, como era previsto e ainda desestabilizou uma regiao a favor dos xiitas do Irã. Os sabidoes nao querem nem mais falar sobre o assunto.A verdade é que as campanha orquestradas por Bush nao tem nada a ver com DEMOCRACIA, tem, sim, com PETROLEO. Sua familia é ligada a esse setor e fatura muito. Não pretendo aqui fazer juizo de valor sobre o carater de Evo, Chavez. No entanto, está claro uma coisa, o que move os USA é o PTROLEO e o GÁS. A elite daquele páíses sempre foram aliadas dos americanos, vendendo no caso Venezuelano PETROLEO muito abaixo do preço de mercado. Hoje, Chavez constitui um obstaculo.

  • 114 mila // 2/December/2007 às 11:08

    Hugo, concordo em genero, numero e grau. Seremos chamados para fazer o jogo sujo. O MAIOR OBJETIVO DE CHAVEZ É SE MANTER NO PODER ENQUANTO VIDA TIVER, COMO FIDEL. NAO É EXPANDIR SEU TERRITORIO. COM A GUERRA QUE TRAVA COM USA, CHAVEZ NAO SERIA BURRO DE DIVIDIR SUAS FORÇAS COM MAIS UM INIMIGO. É SIMPLES!

  • 115 Chesterton-Dracul- El Cid // 2/December/2007 às 12:04

    mais uma bolivariana?

  • 116 mila // 2/December/2007 às 13:54

    De Gfrancês e, referendo sobre referendo, governou durante 11 anos ininterruptos, até que perdeu a última consulta e se recolheu a Colombey-les-Deux Églises, em 1969, onde morreria um ano depois. O francês De Gaulle pode; o venezuelano Chávez, não.

    Quinta-feira, em La Paz, os embaixadores da União Européia, sob a liderança do alemão Erich Ridler, exigiram de Evo Morales que “respeite os princípios democráticos”. Depende do que se entenda como democracia. A oposição não respeitou as regras democráticas ao ausentar-se da Assembléia Constituinte - em que era minoria - e ameaçar a República com a divisão territorial. Herr Ridler se esquece de que a Alemanha é ainda hoje um país ocupado por tropas norte-americanas, e sua democracia, compulsória, foi imposta, com os russos à frente, pelos aliados que a derrotaram. A União Européia poderia, talvez, pressionar a Espanha a fim de que ela resolva suas questões autonômicas, como as do País Basco e da Catalunha, antes de intrometer-se em Santa Cruz, Pando e Chuquisaca, que não pertencem à Comunidade Européia, nem são colônias de ninguém. Faria bem à Europa encontrar solução digna e humana para os trabalhadores imigrantes, tratados como párias.

  • 117 mila // 2/December/2007 às 14:02

    CORRIGINDO: “O general De Gaulle, a partir de 1958, mudou a Constituição, submeteu-a ao referendo do povo francês e, referendo sobre referendo, governou durante 11 anos ininterruptos, até que perdeu a última consulta e se recolheu a Colombey-les-Deux Églises, em 1969, onde morreria um ano depois. O francês De Gaulle pode; o venezuelano Chávez, não.”

    Bolivariana, O-que- diabo-é-isto?
    Nao, meu caro, Chesterton-Dracul- El Cid, so nao sou hipócrita, nem otária!

  • 118 Brancaleone // 2/December/2007 às 14:44

    Mila:
    Felizmente o que move os EUA e o mundo decente e normal é o petróleo e outras matérias primas. Seria terrível que as nações entrassem em guerras por coisas estúpidas como religião e ideologias.
    Os EUA são ruins? claro que são. Aliás são péssimos, maldosos, intrigueiros, metidos e arrogantes e mesmo com todos estes defeitos ainda são infinitamente melhores que quaisquer outras opções já tentadas para o domínio do planeta.
    Eu não posso conceber um domínio xiita, bolivariano, comunista ou qualquer coisa parecida.
    E aquela cantilena romanticóide-psicótica das nações serem irmãs, respeitando-se mutuamente para o desenvolvimento equânime de todos os povos, onde a paz e o bem estar sejam o objetivo de todos os povos é simplesmente impossível, inconcebível e uma tremenda duma burrice…

  • 119 Brancaleone // 2/December/2007 às 14:48

    E pelamodedeus né, comparar mesmo que remotamente franceses com venezuelanos e chávez do De Gaule é demais.
    Tudo bem que paulo coelho vende 1.000.000 de livros na França, prova que existem pelo menos um milhão de otários lá, mas não são suficientes para elegerem um cara como chávez.
    E nem falar na situação em que De Gaule governou e principalmente como chegou ao poder.

  • 120 Chesterton-Dracul- El Cid // 2/December/2007 às 17:07

    o engraçado é ver a reação das pessoas ao autoritarismo, exatamente igual a reação das pessoas na época e Hitler e Mussolini, Vargas e Peron…..na da muda, tudo se repete.

  • 121 confetti // 3/December/2007 às 4:44

    chavez quem diria : 57% lhe disseram nao ! democracia venezuelana funcionando !

    bonjour invisibles !

  • 122 Chesterton-Dracul- El Cid // 3/December/2007 às 9:12

    graças a Deus…..

  • 123 Brasileiro Graças a Deus // 2/March/2008 às 19:27

    Josef Mario

    “Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos”… Isso é a coisa mais idiota que já li em blogs de lingua portuguesa…

    Brasil NÃO é um país bolivariano!

    Hugo Chaves NÃo é nosso irmão!

    E nós não somos comunistas, maoístas etc. etc.

    Estude a história brasileira… Nunca um grupo radical de esquerda chegou perto do poder por aqui. PT, por exemplo, precisou passar por uma enorme transformação antes de ter qualquer chance. Alguém já se perguntou qual o significado disso? Nós brasileiros podemos ter graves problemas para resolver, mas nunca abriríamos mão de nossos valores… E nossos valores estão muito mais próximos dos EUA do que de Fidel ou Cháves!

    Não quero dizer que somos submissos. Muito pelo contrário, a nossa sociedade nunca se submeteria a ditadores ao estilo de Fidel e Cháves.

    E vá para Paris… América (o continente) é a terra dos que não tem medo da liberdade e do trabalho…

    Boa viagem

    —————————
    josef mario // 30/Novembro/2007 às 13:40

    Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
    Eu, josef mario, devo dizer que este post é o mais idiota que já foi publicado entre todos os blogs da língua portuguesa nos últimos 5 anos. A nossa revolução bolivariana prega a união das forças armadas de todos os países contra o inimigo comum representado pelo imperialismo norte americano. Esta pregação imoral e canalha procurando criar animosidades entre os países bolivarianos é um recurso desesperado desta direita, reacionária e fascista. Estes direitões, aproveitando-se desta imprensa servil e golpista capitaneada por esta revista sem escrúpulos, venal e abominável que é a veja, jamais conseguirão promover a discórdia entre irmãos unidos e desejosos de um mesmo ideal que promoverá uma maior igualdade social com uma distribuição mais justa das riquezas e dos bens materiais. Neste dia, eu, josef mario, retornarei de imediato à paris, antes que os meus serviçais queiram me dar ordens.
    Muito obrigado.

  • 124 robson // 8/October/2008 às 1:34

    fica claro que com os ultimos acontecimentos a soberania do Brasil esta sim ameaçada e incrivel que nossos governantes não percebem o risco que Brasil corre no momento.
    ficam assistindo nossas 3 forças desarmadas protestando pela incapacidade de reação em possivel invasão do território Brasileiro por forças estrangeiras, as declaraçoes do ditador venezuelana hugo chaves e sim de ameaça ao Brasil, ( VÁ A VENEZUELA E ESCULTE E APROVEITE PARA VER QUE O BRASILEIRO JÁ NÃO E MAIS RESPEITADO ) ainda mais com a criação do bloco de ditadores venezuela, bolilivia e cuba, nossa diplomacia e a pior que já vi .
    A reação Brasileira esta subre as mesas de nossa autoridades em forma de papeis e nada sai dos papeis. a cada compra de armamento pelo ditador venezuelano e a cada ameaça ao Brasil, nova pilha de papeis aparece nas mesas de nossas autoridades, por isto as tais autoridades lhes dou de graça uma ideia que os americanos do norte lhes venderiam muito caro.
    se uma nação estrangeira invadir nosso Brail para roubar nossas riquezas matar nosso povo e estrupar nossa mulhes, pequem estes papeis que estão sub suas mesas joguem no pais inavasor e botem fogo.
    UM PAIS E FEITO DE HOMENS E NÃO DE POLITICOS)

  • 125 robson // 8/October/2008 às 1:39

    fica claro que com os ultimos acontecimentos a soberania do Brasil esta sim ameaçada e incrivel que nossos governantes não percebem o risco que Brasil corre no momento.
    ficam assistindo nossas 3 forças desarmadas protestando pela incapacidade de reação em possivel invasão do território Brasileiro por forças estrangeiras, as declaraçoes do ditador venezuelana hugo chaves e sim de ameaça ao Brasil, ( VÁ A VENEZUELA E ESCULTE E APROVEITE PARA VER QUE O BRASILEIRO JÁ NÃO E MAIS RESPEITADO ) ainda mais com a criação do bloco de ditadores venezuela, bolilivia e cuba, nossa diplomacia e a pior que já vi .
    A reação Brasileira esta subre as mesas de nossa autoridades em forma de papeis e nada sai dos papeis. a cada compra de armamento pelo ditador venezuelano e a cada ameaça ao Brasil, nova pilha de papeis aparece nas mesas de nossas autoridades, por isto as tais autoridades lhes dou de graça uma ideia que os americanos do norte lhes venderiam muito caro.
    se uma nação estrangeira invadir nosso Brail para roubar nossas riquezas matar nosso povo e estrupar nossa mulheres, pequem estes papeis que estão sub suas mesas joguem no pais inavasor e botem fogo.
    UM PAIS E FEITO DE HOMENS E NÃO DE POLITICOS)

Leave a Comment