Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

Pedro Doria header image 2

Uma entrevista aos sábados

November 24th, 2007 · · 272 Comentários

Em Abaetetuba, foi a minha perdição. Quando eu bebia, fumava (maconha), e, quando eu tinha dinheiro, comprava roupa, alimentos.

Nunca usei arma na minha vida, só pegava as coisas se (as pessoas) ‘marcassem’ (se distraíssem).

Eles (os presos) me batem toda hora, toda hora, queimaram meu pé com papel higiênico quando eu dormia, tocaram fogo.

Eles diziam ‘Tu vai ficar com fome?’ Aí eu ia com eles. O melhor dia é quinta-feira, porque as mulheres deles vêm e aí eu fico livre.

Uma vez, o B. me levou pro banheiro à força, eu gritei, gritei, mas a gente grita, dá uma raiva porque eles (agentes prisionais) não vão ouvir.

Da adolescente presa no Pará numa cela de homens, localizada pelo repórter Rafael Guedes, de O Liberal

Tags: Brasil · Gente

272 Comentários até agora ↓




  • 1 confetti // 24/November/2007 às 5:46

    :-(

  • 2 Thiago Azevedo // 24/November/2007 às 6:39

    Pedro, isso foi uma das piores coisas que eu já ouvi falar. É impressionante, aterrorizante, o que essa menina passou. Agora, quais as autoridades (delegados, policiais, agentes carcerários, juízes…?) que estavam sabendo disso? Esses cara deveriam ser presos e pagar por uma pena de estupro com todos os agravantes possíveis, além dos outros crimes que cometeram. No mínimo (particularmente, ainda acho que deveria ser muito mais que isso - esse é o tipo de coisa que pode acabar com a vida de qualquer pessoa). É incrível a crueldade, a perversão desse povo. Desejo toda a sorte e força à essa menina, que ela fique bem.

  • 3 proftel // 24/November/2007 às 7:13

    Essa notícia eu também achei um absurdo.
    Olha, nem os kras lá do Bush creio que fariam uma maldade dessas.
    Páu nos caras que fizeram isso, li que estão ameaçando o pai dela, é o fim da picada.

    :-/

  • 4 Pax // 24/November/2007 às 8:34

    Triste. Mas estivesse eu no poder, mandava prender a delegada e a juíza no mesmo lugar, na mesma cela. Aprenderiam rápido.

    Não é só a questão da mulher que se apresenta aqui, é também a questão que o Estado, em qualquer Estado, não tem a menor estrutura para lidar com menores infratores. Se vai para a Febem entra amador e sai profissional, se vai para o Conselho Tutelar nada acontece.

    Alguns aqui dirão que é problema do PT, mas não é não Reinaldos Histéricos like, é um grave problema nacional que nenhum partido tem proposta razoável.

    Cadê o projeto para o país? Cadê a escola das 8 as 17hs com ensino profissionalizante, artes e esportes até os 18 anos? Não há. O governo passado nada fez e esse de agora repete a mesma atitude.

  • 5 fred schmidt // 24/November/2007 às 9:08

    Et all

    Ta na hora de parar de criticar o Estado.
    Porque o Estado é incompetente mesmo.
    Porque nós permitimos que o Estado seja incompetente.
    Se nós não fazemos estas coisas bárbaras, é porque tivemos chance de não fazer,
    Ta na hora de nós começarmos a trabalhar.
    Ta na hora de darmos condição aos desfavorecidos de não fazerem tal coisa.
    Eles são exatamente como nós.
    Mas não tiveram escola, educação familiar, e muitas vezes até comida.
    É muito fácil colocar a culpa nos outros.
    Quando nós resolvermos achar que nós somos culpados e não o Estado vamos resolver o problema.

  • 6 josef mario // 24/November/2007 às 9:25

    Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
    Eu, josef mario, devo dizer que este é um episódio lamentável, porém, muito mais do que os companheiros que vivem bostejando por estes blogs da vida podem imaginar, constitui-se em regra geral, principalmente, em qualquer parte do norte e nordeste brasileiro. A única novidade deste episódio é que esta imprensa canalha, venal, golpista, direitona, reacionária e fascista vem fazendo do mesmo um cavalo de batalha contra a companheira governadora, unicamente porque ela pertence ao PT. Ninguém está preocupado com a pobre coitada da menina e, como bem disse o companheiro fred no seu comentário 5, os maiores culpados desta situação são os companheiros que nada fazem para ajudar a resolvê-la.
    Muito obrigado.

  • 7 Fred Schmidt // 24/November/2007 às 9:45

    Bom diiiiiiiiiiiia Rooociiiiinhaaaaaaa

    Que a tuirma fique atenta, que os caveirões tão subindo o morro mas o velhinho ta fervendo….

  • 8 mone // 24/November/2007 às 9:46

    O estado, neste caso, não é só incompetente. É criminoso. É conivente. É facilitador.
    Um detalhe interessante, é que a polícia estava preocupada em esconder a idade da garota. O pai foi ameaçado, documentos forjados, etc.
    Então eu me pergunto que diferença realmente faz uma barbaridade destas em uma garota de 15 ou de 19 anos?
    Lógico, que um menor deve ser ainda mais protegido, mas… e o crime contra a mulher? Seja lá de que idade for? e a violência sexual sofrida por detentos homens? (muitas vezes até incentivada pela polícia) Se justifica?

    Como você consegue recuperar um infrator, neste país? Com estas condições?

    Não sei quanto a vocês, mas aqui no Pará, eu já tive que pedir que um policial parasse de espancar um paciente dentro de um PS, para que ele pudesse ser atendido… Não pode mesmo acabar bem.

  • 9 Fred Schmidt // 24/November/2007 às 9:50

    Mone

    Companheiro(a)

    Falar em p-olícia é falar no caos, pra que falar?

    Vamo botar a mão na massa, companheiro(a).

  • 10 Pax // 24/November/2007 às 9:53

    Ok Fred, posso ajudar. Me conte o que você tá fazendo pra ver se eu posso contribuir.

    Diga-me e veremos se juntamos forças. Eu sozinho, que acabo de passar por problemas com um adolescente, não sei o que posso fazer.

  • 11 Fred Schmidt // 24/November/2007 às 10:04

    Pax

    Qual é a solução de quem tem para quem não tem.
    Dar.
    Tempo e dinheiro.
    A sociedade tem que ser solidária.
    Ainda mais quem acha que o socialismo é uma solução.
    Quantos tem uma situação cultural e econômica com a sua, como a minha?
    0.5%? 1%?
    Temos que botar a mão na massa companheiro.
    sei que nesse sistema que a gente vive, o Amway, falta tempo.
    Temos que fazer um projeto, eu ja dei uma proposta, ta lá no:

    http://www.copacabanawayoflife.blogspot.com

    temos que começar um projeto grande de visibilidade, para termpos moral de esclarecer e cobrar da sociedade e do Estado uma mudança de atitude.
    Se alguém acha que se pode resolver o problema do dia para noite, problemas sendo implantados á séculos. Ta errado.
    Vamos mostrar como se faz e depois cobrar.

  • 12 Guilevy // 24/November/2007 às 10:09

    “LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.

    Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências

    Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.”

    Punam-se os responsáveis. Inclusive por ser menor. A impunidade é o cerne da violência.

    josef mario.

    Sem essa de politizar todo e qualquer debate aqui. Está parecendo uns e outros. Ou você acha que todos os responsáveis - delegados, agentes prisionais e os presos estupradores - votaram no Geraldo na última eleição? É isso que quer dar a entender?
    Este tipo de posição sepulta a práxis política.

  • 13 Pax // 24/November/2007 às 10:11

    Bem Fred, seu blog já conhecia, mas ainda não sei onde posso contribuir.

    “Temos que montar”… é muito vago. Há algo específico que euzinho daqui possa fazer?

  • 14 Fred Schmidt // 24/November/2007 às 10:13

    Guilevy

    Companheiro

    Não to entendendo.

    Voce ta onde?
    USA, England?
    Eu to no Brasil, lei ?

  • 15 Fred Schmidt // 24/November/2007 às 10:14

    Pax

    Meu blog é o Cidadania Brasil

    O Copacabana é um projeto de evolução social, sinto muito, tem que lê-lo.

  • 16 Fred Schmidt // 24/November/2007 às 10:18

    Pax

    Quando tiveres tempo e paciência de uma analisada no projeto.
    É apenas um projeto, Confetti diz que é utopia.
    Eu acho que não é.
    Pode não ser esse o local, Copacabana, pode ser outro.
    Pode ser feito.

  • 17 mone // 24/November/2007 às 10:21

    Fred Schmidt:

    Caos é mesmo a palavra.

    Mas minhas mãos já estão na massa. Daí a minha revolta em relação à recuperação (social) destes menores.

    Vou dar uma olhadinha por lá e conhecer a tua proposta.

  • 18 Fred Schmidt // 24/November/2007 às 10:27

    mone

    Beleza.

    Eu como você, Pax e milhões ficamos aflitos em ver nosso país desse jeito.
    Precisamos parar de ficar revoltados.
    Precisamos pensar.
    Precisamos ser científicos, frios, calculistas.
    Precisamos, principalmente, botar a mão na massa.
    A minha é apenas uma prposta, mas ja botei a mão na massa.
    Vamos melhorar, vamos fazer outra, mas pelo menos vamos parar de botar a culpa nos outros, tenham ou não.
    Vamos ser positivos.
    Vamos resolver.

  • 19 HRP Mané Reloaded // 24/November/2007 às 10:33

    Estou lendo tudo que encontro sobre esse episódio, nem tão inédito, no Pará..por enquanto….já sabendo o que sei me deu uma p… vontade de …..BLEARGHHHHHHHHHHH …desculpem-me , volto mais tarde!

  • 20 Guilevy // 24/November/2007 às 10:37

    É, Fred,

    descumprir a lei é omissão. E omissão, principalmente interesseira, é o que mais temos aqui no Brasil. Estou cá. E cá (em qualquer lugar na verdade) o estado de direito só avança dentro da lei. As vezes o “estado de esquerdo” também (hehe). Tirante isto é ditadura, a qual não quero ver nem de longe…

  • 21 Fred Schmidt // 24/November/2007 às 10:38

    Guilevy

    Companheiro

    O cidadão desajustado não é a causa.
    É o efeito.
    Numa doença, não se cura o efeito, febre etc.
    Cura-se a causa, a inflamação.
    As causas de um cidadão desajustado a meu ver são duas.
    Ou problema mental ou educacional.
    Mental será resolvido ou pelo psicólogo ou pela internação, pelo menos com os conhecimentos que temos hoje.
    Educaciuonal: temos dois tipos, o convencional, escola e o informal, o que a sociedade passa para o individuo.

    Sem abusar dop nosso amigo PD, ja abusando, vá la no:

    http://www.cidadanianobrasil.blogspot.com

    O post explica melhor minhas idéias.

  • 22 Fred Schmidt // 24/November/2007 às 10:49

    Mone

    Infelizmente você tem razão.
    Muitos cidadãos ja estão tão doentes que muitos não tem jeito mesmo.
    O importante é tentarmos impedir que outros não contaminados, se contaminem.
    Árduo trabalho.
    Que nós, não o Estado, temos que fazer.

  • 23 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 10:53

    esse é o mundo amoral, que os revolucionarios sonham (antes de sofrerem na carne), onde o certo e o errado não existe, vale a lei do mais forte 9vontade de poder?) e os mais fracos são escravos.

  • 24 De La Silva // 24/November/2007 às 10:54

    Abaetetuba é uma cidade muito populosa, que tem uma atividade aconômica considerável quanto ao comércio e extrativismo. Conheço o lugar. Sabe quais os piores problemas da cidade?

    a) Educação. É um povo mal educado com péssimas escolas e nenhuma universidade. Talvez tenha alguns polos da UFPA incipientes, e insuficientes. Mas nenhum centro importante de pesquisa, educação e cientifico ou tecnológico.

    b) Tem políticos da pior espécie:
    1- Ignorantes
    2- Sem visão
    3- Incompetentes
    4- Safados
    5- Corruptos
    6- Sem cultura
    7- Não empreendedores
    8- Corporativistas
    9- Alienados do mundo globalizado
    10- Etc

    5) Tudo o que citei pode ser adequado a maioria das cidades brasileiras de norte a sul do país. Tanto os problemas, como a solução: EDUCAÇÃO!

    Através da educação rompem-se barreiras servis que fazem do homem um mero expectador do cenário em que vive para um agente de mudanças.

    Nenhum desses políticos F..d..Pu..T..a tem “cojones” nem inteligência para prover incentivos, projetos, leis, ações que visem a instalação de industrias, nem universidades, nem centros de pesquisas, nem centros tecnológicos numa área que detém no mundo, a maior biodiversidade do planeta. Reservas enormes de água potável, energia, recursos minerais e florestais, etc, etc, etc

    O problema é o povo mal educado (em todos os sentidos). Políticos despreparados. Instituições desacreditadas.

    Enfim, precisamos dar um basta! Cada um de nós. Meter o car…a..lh.. no 6ú de cada político imbecil que a sociedade pari,.u.

    Um basta na mediocridade e no ensino chinfrim!

    Um basta ao descaso, à omissão, ao medo. Temos que ter a coragem de enfrentar tudo o que esta errado. Desde o esperto que fura a fila, ao esperto que sonega impostos. Um basta aquele que não respeita o idoso, ao traficante, ao proxeneta que corrompe as mulheres, ao policial corrupto, ao funcionario publico vagabundo que mama nas tetas do governo e nada faz. Devemos começar a criar nossos filhos com a expectativa de vencer pela pujança que a terra onde nascemos nos oferece. Romper essa falsa idéia da descrença no que é certo. Cobrar a prisão da delegada. Cobrar um aumento na pena dos estupradores. Cobrar melhores policiais.

    Enfim, tenho contado mentalmente a quantidade de vezes que tentaram me corromper, e neguei, mostrando minha insatisfação com relação ao comportamento do corrupto. Isso a cada dia soma para nós mesmos orgulho do dever cumprido e força no confronto aos fracos que juntos apodrecem o sistema.

    Trabalho, honestidade, educação, pesquisa, comprometimento, ter palavra, ter coragem, denunciar, cobrar.

    Olhar na cara de quem esta fazendo algo errado e forçar o f..d…p… a sentir vergonha de ser errado.

    É por aí.

  • 25 Fred Schmidt // 24/November/2007 às 10:54

    Companheiros

    Deixem seus recados, que volto.
    Os deveres familiares chamam-me.

    Até já.

  • 26 Fred Schmidt // 24/November/2007 às 10:57

    De La Silva

    Ta bem melhor que o da Hillary.

  • 27 nada será como antes // 24/November/2007 às 10:58

    O caso dessa menina, que não é isolado, só pode ser explicado pela absoluta incompetência das “autoridades” de Estado. Incompetência somada à histeria penalizante que toma conta do país.
    A tradicional exclusão social da maioria não é suficiente para a tranquilidade das elites que, de uns anos para cá instaurou, também, a exclusão geográfica, mediante o enjaulamento dos indesejáveis nas absurdas condições por todos conhecidas.
    Enquanto perdurar essa mentalidade punitiva, casos como esse serão repetidos e ampliados. É a barbárie patrocinada pelo Estado.

  • 28 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 10:58

    “O povo é generoso”, disse Chaves, inflamando-se: “Bem-aventurados os pobres, porque deles será o reino dos céus, e o reino dos céus é o socialismo, a igualdade. Aqui está a proposta divina de Cristo, redentor dos pobres”. E arrematou, atacando as autoridades das igrejas católica e evangélicas que definiram a reforma como anticristã: “Condeno-os ao inferno”.

  • 29 Guilevy // 24/November/2007 às 11:00

    Companheiro Fred,

    Em lugar nenhum anteriormente afirmei que o cidadão desajustado é a causa. Só estou cobrando punição aos responsáveis legais por um crime. Sem demora, sem discussão, sem política, só polícia.

  • 30 Elias // 24/November/2007 às 11:02

    A governadora Ana Júlia Carepa afastou o delegado Fernando Cunha (Superintendente da Polícia na Região do Baixo Tocantins), a delegada Flávia Pereira (que autuou a moça) e o delegado Celso Viana (supervisor da Delegacia de Abaeté). Os 3 estão respondendo processo administrativo disciplinar. A Corregedoria da polícia também já tomou o depoimento da garota.

    Existem agravantes:

    1 - O delegado Celso Viana, titular da delegacia de Anaetetuba, está sendo acusado de forçar a família da garota a forjar uma certidão de nascimento segundo a qual ela teria 20 anos e não 15 anos.

    2 - O mesmo delegado teria solicitado a remoção da garota para um centro de detenção feminino apenas 17 dias após a prisão.

    De qualquer modo, a juíza Clarice Andrade, titular da 3ª Vara de Abaetetuba, tendo recebido o pedido de transferência, não o atendeu.

    O jornalão “O Liberal” está indo com tudo pra cima da governadora Ana Júlia Carepa, do PT, que assumiu em 2007.

    Mas não diz uma única palavra sobre as administrações tucanas que, tendo governado o Pará nos últimos 12 anos, não construíram uma única cela feminina nas 47 delegacias paraenses que não dispõem desse tipo de instalação.

    As administrações tucanas gastaram mais de R$.30 milhões na construção de uma fieira de bares e restaurantes à margem da Baía do Guajará (Estação das Docas), e mais de R$.900 milhões na reforma de um hangar do Aero Clube, para transformá-lo num centro de convenções. Mas não destinaram uns R$.6 milhões para reforma das delegacias e seccionais da polícia.

    O fato é que a segurança pública no Pará está numa situação crítica. Há mais de 10 anos que o efetivo não é revisto. Falta policiamento ostensivo (PM), falta pessoal na Polícia Civil para investigação. Falta tudo. Não houve nem reposção do pessoal que se aposentou nos últimos 10 anos, porque as 3 gestões tucanas (de 1994 a 2002) não realizaram um único concurso.

    O atual governo já realizou concurso público para reposição e expansão do pessoal, na PM e na PC. Os selecionados estão sendo convocados. Depois, irão para treinamento nas academias. Só em 2008 entrarão em atividade. Até lá, a coisa vai continuar difícil.

    Isso, claro, o jornalão “O Liberal” não noticia…

    Talvez porque não considere relevante. Talvez…

    Mas talvez seja, também, porque a governadora Ana Júlia Carepa anulou um “convênio” que esse grupo de comunicação mantinha com o Governo do Estado, durante as administrações tucanas.

    Pelos termos do “convênio”, o Grupo Liberal usava as instalações da Funtelpa (Fundação de Telecomunicações do Pará), para retransmitir o sinal da TV Liberal. Não pagava pelo uso das instalações e ainda recebia por isso. Coisa de algumas dezenas de milhões de reais.

    A governadora Ana Júlia anulou o “convênio” e abriu processo na Justiça para reaver a importância que o grupo Liberal recebeu indevidamente. O Governo do Pará quer, também, receber o aluguel pelo uso das instalações da Funtelpa.

    Com a interrupção do jorro de grana antes proporcionado pela torneira governamental, o grupo Liberal entrou em parafuso. Perdeu a tranquila liderança que desfrutava no mercado paraense. Perdeu credibilidade e, com ela, leitores e anunciantes.

    Tá correndo atrás e, para isto, acontecimentos como o de Abaetetuba são um prato cheio…

  • 31 De La Silva // 24/November/2007 às 11:07

    Ah talvez neste fim de semana passe por lá (Abaeté), talvez traga algumas fotos do local para voces terem noção da realidade do lugar.

    Policiamento lá nunca existiu.

    Uma vez roubaram o galpão de um cunhado, irmão da minha mulher, ele foi procurar a polícia e os policiais disseram que não tinham como atende-lo, mas de forma absolutamente irônica disseram-lhe para capturar o bandido e levaram até eles (policiais), que efeturariam a prisão.

    São tão sujos, medíocres, despreparados, desqualificados, desaparelhados, irônicos e desasistidos, que não é nenhuma surpresa para mim ler uma notícia assim.

    E outra: NÃO É CULPA DO PT. Desde sempre foi assim. O PT agora, divide a culpa com todos os outros partidos que governaram e nada fizeram para melhorar aquele lugar. Posso dizer também que o contrabando de cigarros, drogas e produtos piratas também correm livremente pela cidade.

    Ah e sobre a história que eu contei? Bem, o cunhado esperou juntamente com alguns funcionarios o ladrão ir roubar novamente o galpão. Pegaram o bandido, deram-lhe uma sova. E depois o soltaram…

    Polícia? Pra que?

  • 32 De La Silva // 24/November/2007 às 11:13

    O Elias tá certo.

    Mas veja bem, se não for O LIBERAL, será outro grupo a receber milhões…

    E a ciranda continua.

  • 33 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 11:15

    Mas educação não é algo que possa ser doado pelo estado. As familias precisam estar voltadas para a educação dos filhos, assim como as familias burguesas investem fortunas na educação de sua prole. Ao recusar este “modelo” , os politicos socialistóides cultivam um fosso ainda maior entre os que detêm conhecimento e os demais.

  • 34 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 11:17

    Elias está certo? Até quando vai se esconder atrás do discurso da “herança tucana”? Covardes.

  • 35 Guilevy // 24/November/2007 às 11:18

    Bem, Elias, grato pelas informações que providências foram tomadas.
    Mas, a não ser que a notícia tivesse sido fabricada, o que me parece não ter sido o caso, o que fica é tristeza pela menina. Sem pieguice, sinto por ela.

  • 36 De La Silva // 24/November/2007 às 11:25

    Chester, sobre o comentario 34: “Elias está certo?”

    Não me chame de covarde.

    Digo que nenhum partido político de qualquer cor, teve competência para mudar a situação de abandono e falta de planejamento daquela cidade desassistida.

  • 37 Guilevy // 24/November/2007 às 11:35

    Chesterton.

    Por falar em tucanos, você ter vibrado com o FHC ontem, não?
    Sociólogo…sei. “Esqueçam o que escrevi”.
    Esqueçamos que ele foi presidente da república, isto sim.

  • 38 Fred Schmidt // 24/November/2007 às 11:38

    Voltei

    De La Silva

    Cpompanheiro

    Brincadeira a de ontem e de hoje.
    Aqui é meio clínica de doido, mas no fundo todos se amam. Pelo menos da minha parte.
    Não adianta esquentar amigo. temos que ser frios, e o mais importante é botar a mão na massa.

  • 39 Carlos // 24/November/2007 às 11:40

    E têm ministra petralha achando tudo isso muito normal e outras não sabiam de nada……ô raça!

  • 40 Fred Schmidt // 24/November/2007 às 11:45

    Guilevy

    Companheira

    comunicação é algo complicado.
    Vamos lá.
    Eu que falei que o cidadão desajustado é efeito, não causa.
    Causa é a sociedade que o gerou.

    Quanto a justiça e pólícia companheira, é coisa que não temos, se tivéssemos não estaríamos aqui a clamar por ela.

    Rapaz, vc é homem ou mulher, agora to notando a mancada, ou não?

  • 41 Fred Schmidt // 24/November/2007 às 11:49

    chest

    companheiro

    As vezes, sempre, com as coisas que vc fala eu fico pensando e não consigo entender.

  • 42 o moço da bodega // 24/November/2007 às 11:49

    Cara, deixa eu desabafar aqui, não deleta não…
    Justiça filha da puta!

  • 43 Fred Schmidt // 24/November/2007 às 11:52

    o moço da bodega

    Ta errado companheiro.

    O que não existe, não pode ser.

  • 44 Guilevy // 24/November/2007 às 11:58

    Companheiro Fred,

    Minha mulher não tem essa dúvida não. Pelo menos por enquanto.

  • 45 Catchorrovsky de la calle // 24/November/2007 às 12:00

    “nós que somo bichos não podemos ter um Ford novo, é por isso que eu sou cachorro e corro atrás dos carros”.

    Com esta frase o sr. “moço da bodega” denuncia a propaganda/mensagem subliminar em seu blog. Interessante visão.

    Mas até os cães podem ver que a justiça deveria ter cidadãos, que ocupam cadeiras fétidas do judiciário, além do conhecimento das leis, deveriam ter conhecimento e experiências de vida. E não apenas ficarem com seus traseiros fétidos grudados em cadeiras fétidas, sem conhecer a realidade que costumam julgar cegamente.

  • 46 Fred Schmidt // 24/November/2007 às 12:03

    Guilevy

    Me perdoe companheiro.
    Eu me toquei, quando desconfiei, que vc juntou as iniciais do nome e sobrenome.
    Desculpe

  • 47 josef mario // 24/November/2007 às 12:05

    Companheiro fred schmidt
    Eu, josef mario, devo dizer que o último que entendeu alguma coisa que o companheiro chesterton dra-o-cul escreveu foi o companheiro ed lascar. Deu no que deu, na própria acepção da palavra.
    Muito obrigado.

  • 48 Fred Schmidt // 24/November/2007 às 12:09

    Josef

    É difícil.

  • 49 Dexter // 24/November/2007 às 12:10

    O Brasil é uma merda.
    Nem Conrad imaginaria Trevas tão escuras.

  • 50 Elias // 24/November/2007 às 12:10

    Abaeté, Igarapé Miri e Barcarena, são cidades que estão em uma das áreas mais lucrativas do país.

    É nas proximidades dessas cidades que está o complexo Albrás-Alunorte e o porto de Vila do Conde, que, anualmente, geram muito mais de R$.700 milhões de lucro líquido.

    Em torno dessa ilha de opulência cresce e floresce um intenso processo de favelização.

    Uma amiga minha, recentemente, coordenou uma equipe que fez um levantamento sócio-econômico sobre os superficiários antes instalados na área onde a CVRD vai instalar uma refinaria de alumínio.

    A área foi vendida à CVRD pelo Governo do Estado, há coisa de ano e meio. Os superficiários foram indenizados, tudo muito bonitinho…

    Saíram da área rural e se instalaram em áreas urbanas. Compraram casas boas e foram fotografados pela CVRD, para ilustrar um relatório mostrando como a empresa promove a prosperidade.

    Problema: ao sair da área rural, onde se encontravam, perderam o meio de sustento. Menos de um ano depois, venderam as casas pra comprar comida, e foram viver nas favelas que brotam feito cogumelos na região.

    Na área rural, eles eram donos do próprio emprego: cultura de mandioca e fabricação de farinha d´água, pesca, horticultura, etc. Os filhos ingressavam no mercado primeiro ajudando os pais; depois, tocando a vida sozinhos.

    Na área urbana, quem consegue emprego — como vigia, por exemplo — não tem como favorecer o ingresso dos flhos no mercado de trabalho. As comunidades se dispersaram e o sistema informal de ajuda mútua em que se habituaram a viver simplesmente desapareceu.

    Resultado: o desemprego aumentou e, com ele, a marginalidade. As garotas se prostituem. Os filhos acabam cometendo algum delito. Adolescentes de ambos os sexos são recrutados pelo tráfico. E assim por diante.

    Claro que tem gente que acha que a CVRD não tem cada com isso. Ela está lá pra maximizar lucro, e é isso que ela faz.

    Já eu acho que não. A CVRD tem tudo a ver. Seus lucros são turbinados à força de isenções fiscais (não paga ICMS e, até bem recentemente, não pagava imposto de renda também), subsídios (seu principal insumo no circuito alumínico é a energia elétrica, que lhe é fornecida por menos da metade do preço de custo).

    É a sociedade brasileira quem banca o lucro da CVRD. Até mesmo o Chester, embora ele — bobinho como é — ainda não tenha percebido. A conta de luz de cada um de nós abriga um “plus” usado para subsidiar quem paga abaixo do custo.
    Como a CVRD, por exemplo.

    Quando a CVRD está implantando um projeto, ela atrai cerca de 30 mil pessoas. São brasileiros sem qualificação, que vêm trabalhar nas obras de instalação do pr0jeto. Essas obras empregam uns 7 mil trabalhadores que, junto com suas famílias, se transferem para as proximidades do canteiro de obras.

    Aí acabam as obras de implantação. Começa a operação do projeto. A oferta de emprego se reduz drasticamente. No máximo, umas 500 pessoas de baixa qualificação.

    O restante, a imensa maioria, é a sobra. E, de mega-projeto em mega-projeto, o Pará vai se favelizando.

    Até não ter mais conserto, como no Rio, em SP…

    Há quem ache que não tem nada com isso.

    Mas tem. Todos têm.

    É só esperar mais uns anos, que a conta vem, sob a forma de um assaltozinho aqui, um latrociniozinho ali…

  • 51 Fred Schmidt // 24/November/2007 às 12:15

    Chest

    “Bem-aventurados os pobres, porque deles será o reino dos céus, e o reino dos céus é o socialismo, a igualdade. Aqui está a proposta divina de Cristo, redentor dos pobres”

    Outro que também ja descobriu que Jesus é comunista

  • 52 Catchorrovsky de la calle // 24/November/2007 às 12:15

    Isso mesmo Elias. A CVRD é a cafe.tina do Pará…

    Já a madrasta: é o GOVERNO FEDERAL…

    sempre foi!

    Não importa a cor da calçola que veste! (Vermelha, amarela…)

  • 53 mone // 24/November/2007 às 13:01

    Fred Schmidt:

    Realmente “recuperar” um menor infrator é complicado. Muitas vezes, não tem resultado mesmo. Particularmente me meti nesta situação, não por opção consciente, mas por não conseguir deixar de me envolver com determinados casos que me apareciam por conta da minha profissão, na área da saúde.

    Saúde, a propósito, aqui no Pará, vai de mal a pior. Sem querer tomar partido com a mudança do governo, muita coisa piorou, na minha área de atuação (onde posso mensurar), na gestão atual. Note que eu não estou dizendo que os últimos 12 anos foram maravilhosos.

  • 54 fred schmidt // 24/November/2007 às 13:11

    mone

    Eu digo para voce.

    Temos que recomeçar tudo.
    A ditadura, transparente na sua impunidade, transformou este país num mar de corrupção.
    O serviço público é praticamente inexistente.
    Corrupto e incompetente.
    O profissional competente fica a mercê de quem quer ganhar, mas que não quer trabalhar.
    A justiça se tornou corrupta também.
    Aliás no sistema capitalista, só a justiça pode dar jeito.
    Mas infelizmente no Brasil ela não existe.
    Por isso eu digo, nós, o povo é que temos que botar a mão na massa.
    O Estado que coloque a casa em ordem, tarefa hercúlea.
    Temos que trabalhar, ajudar o Estado, cobrar do Estado, de maneira organizada.

  • 55 proftel // 24/November/2007 às 13:12

    Aprendi muito mais sobre essa parte do país.
    Pô, que aula!

    :-0

  • 56 francisco // 24/November/2007 às 13:18

    Realmente o PT engana os pobres e os trabalhadores. A governadora do Pará é petista e sabia dessa situação, contudo não tomou nenhuma providência para que mulheres não fossem estupradas novamente. Até as organização de mulheres denunciavam isso e nada!

  • 57 mone // 24/November/2007 às 13:20

    Fred Schmidt:

    Então vamos continuar tentando.

    Você disse que justiça não existe. Me lembrou de um fato recente. Os servidores de saúde de um hospital se reuniram e denunciaram as condições inaceitáveis de trabalho (realmente assustadoras e insalubres para pacientes e funcionários) para o Ministério Público, Delegacia Regional de Trabalho, Conselhos de Classes, dentre outros. Acredite. Depois de 6 meses, ninguém apareceu. Dá um desânimo…

  • 58 fred schmidt // 24/November/2007 às 13:29

    MONE

    É isso.
    Eu digo para vocês, ou agente levanta da cadeira, ou esse país vai continuar o mesmo.
    Como vamos fazer?
    vamos discutir, tem gente que passa aqui pelo blog que tem conhecimento.
    Vamos fazer um balão de ensaio.
    ONG ou que for.
    Vamos traçar uns objetivos, armar uns planos e Vamos tentar executar.
    Numa comunidade, pode ser no Pará, no Rio em São Paulo.

  • 59 mone // 24/November/2007 às 13:35

    Fred Schmidt:

    Acho que você tem razão.
    Cada um por sí, mesmo com a melhor das intenções, não consegue nada. Ou consegue muito pouco.

  • 60 madame bovary // 24/November/2007 às 13:35

    O caso dessa menina de Abaetuba, não é o primeiro e é usual em muitos desses tipos de lugares esquecidos pelo mundo civilizado, as autoridades desses lugares são cínicas, pois sabem exatamente o que ocorre mas quando esses “procedimentos” vem á tona se escudam na enchurrada de notícias esperando que tudo se acente para que possam manter seus empregos públicos tranquilamente.

  • 61 fred schmidt // 24/November/2007 às 13:41

    Mone

    É isso.
    Tem-se que formar um grupo, aberto, transparente.

    madame

    Quase impossível se perder um emprego público.

  • 62 Marcos // 24/November/2007 às 14:09

    Madame Bovary, espero que a sua afirmação não seja verdadeira.
    Do fundo do coração, espero que o caso dessa menina seja isolado e que nossa indignação leve a que não ocorra novamente.
    Meu maior temor é que essa barbárie seja rotina.
    Estou chocado.

  • 63 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 14:13

    Fred. Você não consegue me entender porque você foi educado por petistas.
    Alguem que diz uma barbaridade como esta:
    “Eu que falei que o cidadão desajustado é efeito, não causa.
    Causa é a sociedade que o gerou.”
    não tem noção do que eu falo. Não tem a menor noção de nada, nunca ouviu falar de livre arbítrio. Mas isto tem nome, para você ler, estudar, e quem sabe, aprender: DETERMINISMO.

  • 64 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 14:14

    Guilevy // 24/Novembro/2007 às 11:35

    Chesterton.

    Por falar em tucanos, você ter vibrado com o FHC ontem, não?
    Sociólogo…sei. “Esqueçam o que escrevi”.
    Esqueçamos que ele foi presidente da república, isto sim.

    chest- Lula deve tudo a FHC, a economia, os votos na primeira eleição, a estabilidade política. Vamos lá gente, tirem o petismo de cima de vocês.

  • 65 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 14:15

    Sei não mas a hora está chegando..

    Chávez insulta e ameaça enviar religiosos venezuelanos para a prisão

    CARACAS, 24 Nov 2007 (AFP) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, insultou e ameaçou na sexta-feira à noite enviar para a prisão os principais religiosos do país, caso se envolvam em ações que desestabilizem seu governo, em mais uma polêmica de seu governo.

    “Reitor (Luis) Ugalde, uma vez o perdoei, mas se o fizer outra vez vai parar em (na prisão) Yare, com batina e tudo (…) E você também cardeal”, disse Chávez, a respeito de declarações do reitor da Universidade Católica Andrés Bello e do cardeal Jorge Urosa Sabino contra a reforma constitucional.

    O presidente venezuelano chamou de “vagabundos”, “meliantes”, “aduladores”, “estúpidos” e “retardados mentais”, entre outras coisas, a hierarquia da Igreja, que criticou em um documento público a proposta de mudança da Constituição, que será submetida a um referendo no dia 2 de dezembro.

    “São o demônio, defensores dos mais podres interesses, são uns verdadeiros vagabundos, do cardeal para baixo”, disse Chávez em um polêmico programa noturno da televisão estatal.

    A Igreja venezuelana divulgou em 19 de outubro um documento no qual critica a proposta constitucional porque “limita a liberdade dos venezuelanos, incrementa excessivamente o poder do Estado, elimina a descentralização e o governo controla muitos espaços da vida cidadã”.

    “Que rezem 100 pais-nossos e 100 ave-marias de joelhos”, completou um irado Chávez.

  • 66 nada será como antes // 24/November/2007 às 14:17

    madame bovary , o pior é que fatos como esse não acontecem apenas nos lugares “esquecidos ; afinal o Pará é o mais populoso dos estados da região norte ;aqui em SP também ocorrem coisas escabrosas e há muito tempo.

  • 67 Rodrigo // 24/November/2007 às 14:27

    Aqui todos concordam que a solução é educação, alguém até sugeriu escola das 07:00 às 17:00, ou algo assim; mas no ponto mais importante ninguém tocou, educação quem tem que dar é a FAMÍLIA. Onde estava o pai da menor quando ela saiu da escola, enquanto ela estava morando na rua, roubando e se drogando? É chocante ela ter sido violentada na cadeia, mas na rua não teria melhor sorte.

    Ninguém cobra a responsabilidade dos pais, que pelo jeito já arrumaram um advogado para pleitear uma indenização do governo.

    Se escola é a panacéia para os males brasileiros, deixo uma pergunta aos comentaristas que são pais: Você entregaria a formação de seu filhos ao estado, acha que o governo (qualquer um) pode educar uma criança no lugar da família?

  • 68 HRP Mané Reloaded // 24/November/2007 às 14:29

    Dei um vomitão cedo e até agora não consegui me recuperar…..alguns colegas de internet condenaram a Ana Júlia lá no Ryfff por omissão e leniencia ….pois a governadora admitiu saber que havia de muito tempo essa pequena coisa de não haver cadeias femininas e ou celas nos distritos policiais pelo interior do Pará!
    Então eu tentei entender mais do assunto, pois lá como cá, a turma da direita aproveita qualquer mote para bater na esquerda…ledo engano a governadora é absolutamente culpada…admitiu o grave problema e nada fez….pois já sabia desse terrivel drama…recorrente….deveria ser indiciada e posta fora do governo…já a juiza canalha que cientificada via papel dos fatos , pela delegada, diante de que nada fez para sanar o sproblema…EEEE deverá ser punida pelo CNJ…a Ellen Gracie já tomou providencias……
    Duvido que algo sobre para Ana Júlia…mas ela já entrou para a minha lista negra…e está ao lado do Z.Dirceu e do Safado do FHC!

  • 69 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 14:38

    é um problema de expectativas. Vocês esperam demais de governantes petistas. Eles simplesmente não tem condições de atender as suas expectativas por insuficiência. Será que vocês não percebem os lapsos na educação dos petistas? Será que não notam a falta que estudo faz?

  • 70 madame bovary // 24/November/2007 às 14:38

    Não devemos nos chocar com a verdade , ela avança a passos largo sobre nós devemos realmente ficar atento aos nossos interesses de cidadãos e parar de seguir unidades formadas pela imprensa.
    Ao, nada será como antes ,que nome estranho, depois de mim o dilúvio?
    Tenho conhecimento desses lamentáveis fatos cotidianos sobre prisões e suas tristes decorrências na deformação do ser humano, mas aqui tem uma casta histérica que grita grita e grita para tudo piorar sempre.

  • 71 fred schmidt // 24/November/2007 às 14:42

    Chest

    Amado companheiro

    Meu pai foi educado na Suiça.
    Minha mãe era da CANDE.

    Por enquanto.

    Grande

  • 72 nada será como antes // 24/November/2007 às 14:44

    Rodrigo, é óbvio que a família deve ter papel preponderante na educação dos filhos. Entretanto, talvez vc esteja analisando o fato tendo por base sua própria situação sócio/econômica. O pai da menina em questão apareceu na TV e ficou claro que é um homem humilde, que seguramente teve menos oportunidades e estudos do que a própria filha. Também não se pode esquecer que se trata de uma família desestruturada, com pais separados e a menina vivendo ora com a avó, ora com a mãe, o pai e até o tio, conforme foi noticiado. As práticas familiares usuais dos “incluidos” não têm correspondência nas dos excluidos. Uma das falhas maiores dos “incluidos” é exatamente o senso de alteridade egocentrado.

  • 73 fred schmidt // 24/November/2007 às 14:46

    Chest

    Livre arbítrio

    Foi o que eu tive para escolher minhas opções.
    Filhinho de mamãe e papai.
    Comidinha servida em bandeija de prata, a francesa.
    Copo de água, vinho branco, vinho tinto.
    Salada num pratinho á parte.

    Gostaria de conhecer o livre varbítrio dos caras que estão presos la na penitenciária.

  • 74 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 14:48

    Fred, pena que não adiantou nada. Os piores tiranos comunistas do século 20 foram educados em paris…..

  • 75 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 14:50

    Fred:

    Foi o que eu tive para escolher minhas opções.
    Filhinho de mamãe e papai.
    Comidinha servida em bandeija de prata, a francesa.
    Copo de água, vinho branco, vinho tinto.
    Salada num pratinho á parte.

    Chest- burguês de má consciência. Você deve gostar do waltinho Moreira Salles.

  • 76 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 14:51

    Gostaria de conhecer o livre varbítrio dos caras que estão presos la na penitenciária.
    Chest- que valor tem a virtude se não há possibilidade de pecar?

  • 77 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 14:52

    o que o ocidente fez com a influência árabe

    http://www.youtube.com/watch?v=mvmdio_dQ4E&feature=related

    cadê a contrapartida das outras civilizações?

  • 78 madame bovary // 24/November/2007 às 14:53

    Considero também o caso dessa menina exemplar porque nos dá todos os elementos para etendermos por onde as coisas andam.
    Ao que indica os relatos ela, a menina, praticava pequenos roubos na região e já havia sido pega pela polícia ,mas não ficava mais tempo encarcerada por não ter as condições adequadas.
    Como o fato se refetiu várias vezes e a menina tem uma situação familiar de dificuldades, as autoridades não encontraram nenhum problema em puní-la .
    Não bastando tal horror ainda precionaram o pai da menina hoje separado na mãe biológica para arrumar uma certidão de nascimento falsa.
    Como se a idade fosse alterar o fato de se encarcerar homens e mulheres juntos ser um absurdo, o que se pode dizer ? Toda a nossa evolução não serviu de nada?
    E digamos assim para fechar com chave de ouro e para não termos ilusão quanto as intenções das autoridades locais o juiz e promotor da cidade sabiam do caso e resolveram todos deixar a menina nessa situação para receber uma Lição e parar de fezer os pequenos furtos na cidade.

  • 79 fred schmidt // 24/November/2007 às 14:53

    Marcos

    Você mora onde?
    Cidade grande, pequena?
    Tem lugar aqui no Brasil que isso não é nada.

  • 80 nada será como antes // 24/November/2007 às 14:54

    Gostaria muito de saber qual “tirano comunista” foi educado em Paris. Que eu saiba, nenhum “dirigente comunista” foi educado lá, com exceção dos dirigentes do PCF.

  • 81 Antonio // 24/November/2007 às 14:55

    Elias, obrigado pelas informações.

    Chest, porque hoje é sábado (e amanhã é domingo), eu tenho umas perguntas a lhe fazer:

    Se o indivíduo não é também — repare, eu disse “também”, e não “única e exclusivamente” — um por assim dizer efeito da sociedade, então como vc explicaria que, nos EUA, estudantes volta e meia adentrem as universidades armados até os dentes matando geral? Será que todos os jovens com inclinação a este tipo de crime sempre acontecem de nascer, por um grande acaso do destino, no mesmo pedaço de terra? Ou então: porque os traficantes são particularmente cruéis e violentos no Brasil, se tráfico há praticamente no mundo todo? E porque as maiores taxas de suicídio estão nos países nórdicos? (Não vale apenas apelar para o frio, do contrário os esquimós…)

    Abraço,

    ACT

  • 82 fred schmidt // 24/November/2007 às 14:58

    Chest

    Chavez esta viajando na maionese.
    Vai se enforcar e talvez sobre para nós.
    Vamos falar sério.
    Chavez está fora da realidade.
    Pensa certo, implementa errado.
    Erro cometido por muitos russos e outros.

  • 83 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 15:01

    http://www.youtube.com/watch?v=RxwceLlaODM&feature=related

  • 84 Brancaleone // 24/November/2007 às 15:02

    Pois é,

    No bom e velho testamento, seria olho por olho, dente por dente, estupro por estupro e daí deveriam colocar aquela mulher que se diz governadora na mesma situação.
    Seria interessante ver a governadora, que f… tanta gente, ser f… por tanta gente.
    Existe a grande ( quase certeza) possibilidadede que ela iria “a-do-rar!!!”, mas que seria justo lá isso seria…

  • 85 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 15:03

    fred schmidt // 24/Novembro/2007 às 14:53

    Marcos

    Você mora onde?
    Cidade grande, pequena?
    Tem lugar aqui no Brasil que isso não é nada.

    ches- Frde, mas você é um nojentinho!

  • 86 Brancaleone // 24/November/2007 às 15:04

    “Tirano comunista educado em Paris”??

    Qual é?

    Só a esquerda brasileira exilava-se em Paris ( e não em Cuba ou URSS) eles eram comunistas mas não eram burros…

  • 87 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 15:04

    eu quero ver se as esquerdas vão dar a esta meninas indenizações merecidas (ao contrario das dela, não merecidas).

  • 88 Clara // 24/November/2007 às 15:04

    Comentário de Clara (no blog do Ryff)

    November 23rd, 2007 at 5:42 pm

    ”Pois é…e pensar que aqui mesmo, há poucos dias e com razão, achamos completamente absurda a pena da mulher saudita por ter sido violentada(200 chibatadas e 6 meses de prisão), pela lei da Sharia de um país teocrático e estéril.

    Aí, caímos na real dos bolsões de miséria e perversidade do nosso país, onde crimes são perpretados pelo próprio Estado, sob forma de omissào e negligência completa e criminosa.

    E aí, como é que fica?O Ministro da Justiça finge que não é com ele, a governadora se omitiu o quanto pode até que foi obrigada a se manifestar e por aí vai.

    E o bolsa-família, não era para ajudar essas famílias miseráveis perdidas nesses confins do Brasil? E a educação dos cidadãos brasileiros? Aliás, que p…a de cidadania é essa?

    Pelos impostos que pagamos todos, exijo educação, saúde e cidadania para essas pessoas absolutamente desvalidas, que o Estado têm a obrigação moral e constitucional de zelar.

    Está na hora de processar alguém por crime de responsabilidade.

    Eu protesto!”

    Ainda nao pude ler os comentários por falta de tempo, de modo que copiei e colei o meu prório feito ontem no blog do Ryff.

  • 89 fred schmidt // 24/November/2007 às 15:04

    Rodrigo

    Se estás falando de drogas etc.. te digo.
    Cada indivíduo tem seu comportamento.
    Se numa família com boa situação econômica, ambiente saudável, indo a shopping, cinema, passeando, afastar a garotada das drogas já é um problema, imagine numa família de situação econômica instável, sem dinheiro para comprar sapato, roupa e até comida.
    Existe um grupo de cidadãos que estão passando um sufoco.
    Pelos números antigos, exatamente 50 milhões.

  • 90 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 15:09

    ..a começar por Marx próprio….

  • 91 Marcos // 24/November/2007 às 15:09

    Olha, Fred Schimdt:
    sei que aqui é um blog politico e é inevitável que preferências politicas aflorem.
    Mas não deveria neste caso.
    Apenas para deixar claro, eu apoio o Governo Lula. Mas no caso do PA, se for verdade que a Governadora sabia que casos como esses são rotinas, ela deve sofrer impedimento. Não consigo ver motivo melhor para impedimento de um governante que o menoprezo pelo que é mais sagrado: a dignidade e a vida humana.
    Precisa ser peverso ou idiota para não conhecer
    as consequências de se prender uma mulher com homens. Esse tipo de caso só pode ocorrer uma vez. Por desconhecimento. Duas vezes é omissão.

  • 92 Brancaleone // 24/November/2007 às 15:09

    Chest:
    Lá pra trás voce citou que os governantes petistas não tem educação para governarem.
    Discordo. Tanto os do PT quanto outros tem mesmo absoluta falta de vergonha na cara e decência e as expectativas deles não vão alem dos cargos que conquistam e salários que recebem.
    O planejamento REAL E VERDADEIRO dêles nunca vai alem da eleição, passando imeditamente para a reeleição. Como eles sabem que o povo ( sempre o povo) tem memória curta (ou nenhuma), basta uns afagos eleitoreiros uns mêses antes e a patuléia se deixa engabelar de novo…
    Escola

  • 93 nada será como antes // 24/November/2007 às 15:10

    Comandante Brancaleone , fiz a mesma pergunta sobre “tiranos comunistas educados em Paris”, no comentário 80 e até agora o senhor Chesterton não respondeu.

  • 94 Clara // 24/November/2007 às 15:12

    HRP, deixa de ser mané!

    Turma da direita é c……o! Eu, inclusive votei no Lula. Teria votado no Serra, se fosse candidato, mas votei no Lula, e pela 4a. vez.

  • 95 Brancaleone // 24/November/2007 às 15:15

    Pouco interessa se a pseudo governadora sabia ou não do que acontecia nas prisões de seu estado. Ela manda no Estado, a peonada que trabalha nos serviços públicos é problema e responsabilidade dela.
    Aqui, se um peão meu cometer uma cagada braba ( e até pequena) o patrão me chama, me manda demitir o sujeito e depois me demite. Sou pago para que isso não aconteça. Mas é claro, aqui valem critérios de competência e eficiência e não dependemos de decisões “populares” paraa escolha da gerência…

  • 96 fred schmidt // 24/November/2007 às 15:16

    Chest

    1 -

    “burguês de má consciência. Você deve gostar do waltinho Moreira Salles.”

    O cara é gente boa? Não conheço.

    2 - Marcos

    Você mora onde?
    Cidade grande, pequena?
    Tem lugar aqui no Brasil que isso não é nada.

    ches- Frde, mas você é um nojentinho

    Você acha, que uma criança morrer de fome e sede aqui na caatinga não é nada?
    Você acha que uma criança morrer vomitando sangue, por falta de atendimento num hospital do RJ, não é nada?
    Você acha que deixar um velho enfartado morrer num hospita por falta de atendimento não é nada.
    Você acha que crianças, velhos e crianças, passando fome dias, semanas, meses, anos não é nada.
    Não quis diminuir o acontecido, estava tentando dizer que tem coisas muito piores acontecendo hoje, agora, e que não estamos nem aí.

    “Frde, mas você é um nojentinho”

    Sinto muito que vc pense assim - amo voce mano.

  • 97 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 15:17

    Marx foi um, depois vieram os do Khmer vermelho,

    During the 1950s, Khmer students in Paris organized their own communist movement, which had little, if any, connection to the hard-pressed party in their homeland. From their ranks came the men and women who returned home and took command of the party apparatus during the 1960s, led an effective insurgency against Sihanouk and Lon Nol from 1968 until 1975, and established the regime of Democratic Kampuchea.

    Pol Pot, who rose to the leadership of the communist movement in the 1960s, was born in 1928 (some sources say in 1925) in Kampong Thum Province, northeast of Phnom Penh. He attended a technical high school in the capital and then went to Paris in 1949 to study radio electronics (other sources say he attended a school for printers and typesetters and also studied civil engineering).

    Another member of the Paris student group was Ieng Sary. He was a Chinese-Khmer born in 1930 in South Vietnam. He attended the elite Lycée Sisowath in Phnom Penh before beginning courses in commerce and politics at the Institut d’Etudes Politiques de Paris (more widely known as Sciences Po) in France. Khieu Samphan, considered “one of the most brilliant intellects of his generation,” was born in 1931 and specialized in economics and politics during his time in Paris. In talent he was rivaled by Hou Yuon, born in 1930, who studied economics and law. Son Sen, born in 1930, studied education and literature; Hu Nim, born in 1932, studied law.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Workers_Party_of_Kampuchea

  • 98 Brancaleone // 24/November/2007 às 15:18

    Chest:
    Marx? Educado em Paris?

    Errou feio. As idéias de Marx em O Capital não são consequências da educação francesa mas certamente de sífilis, demência precoce ou alguma outra forma de distúrbio mental…

  • 99 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 15:20

    eu trabalho em hospital no Rio de Janeiro e não existe caso de criança morrendo vomitando sangue sem atendimento, deixe de ser mentiroso.
    Fred, você explora a miséria humana em proveito próprio, é pior que eu pensava. Deve se sentir culpado pelos males do mundo e quer expurgar a culpa jogando para cima dos outros? Vai fazer a tua parte e deixa de ser mau-caráter.

  • 100 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 15:21

    pois é Brancaleone, muito comum em Paris nesta época.

  • 101 Brancaleone // 24/November/2007 às 15:21

    Chest:
    Pelo seu post EM INGLES, que pouquérrimo entendi, deduzo que Marx e a turma do Khmer estudara em Paris. Bom, concordo com você, mas então devemos concordar que os ares parisienses, talvez a água do Sena, ou quem sabe doenças sexuais das quengas parisienses afetaram de forma diferente estas pessoas. Por via das dúvidas, já estou revendo a possibilidade de meu filho concluir seus estudos na França. Talvez seja melhor Oxford, talvez Yale, se bem que muito vigarista travestido de líder estudous nestes lugares…

  • 102 Brancaleone // 24/November/2007 às 15:24

    Confetti atenção!!!!!!!
    O Chest tá afirmando que Paris endoida as pessoas!!! Cuidado menina!!! Vê se não volta daí se achando Anita Garibaldi!!!
    Por vias das dúvidas, vê se num bebe água daí e respira com máscaras, senão vai começar a escrever asneiras ideológicas…

  • 103 fred schmidt // 24/November/2007 às 15:24

    Marcos

    Isso aqui não é um blog político.
    Não sei se entendi.
    É um blog que se dicute inclusive política.
    Aliás sem querer puchar o saco de PD, o melhor canal que econtrei para troca de idéias.
    Realidade brasileira é simplesmente realidade brasileira.
    Alguns misturam um pouco as estações ao vincular problemas brasileiros com partidos políticos.
    Eu não faço isto.
    Discuto realidades e idéias.

  • 104 Brancaleone // 24/November/2007 às 15:28

    Fui.
    Trabalho Cultural pela Casa da Cultura daqui.
    Vou filmar ( com uma puta PanasonicVHS…) um batizado de crente no rio Ouro Fino e à noite, a eletrizante final da 3a. Liga Municipal de Futebol de Salão, com público esperado de 4.000 pessoas, ou sejam, todas as pessoas que moram na minha adorada cidadezinha!!!!

    Eu adoro isso aqui.
    Vê se não resolvem TODOS os problemas do mundo na minha ausência…

  • 105 fred schmidt // 24/November/2007 às 15:30

    Chest 99

    Sei não….

    Amo voce.
    Para um negócio dito assim….
    Eu, a conselho de Josef Mario não vou mais esquentar com voce.
    O que voce me fala agora me faz pensar que nem a realidade do seu trabalho voce conhece.

  • 106 nada será como antes // 24/November/2007 às 15:32

    Senhor Chesterton, Para início de negativa, Marx nunca estudou em Paris ou em qualquer outro lugar da França. Além do mais, Marx nunca foi dirigente comunista ; Marx foi fundador da Primeira Internacional, a Internacional SOCIALISTA. Note que o texto que o senhor apresentou diz que Pol Pot foi estudar “radio eletronics” em Paris aos 21 anos de idade, tema que dificilmente tem algo a ver com sua formação. Ademais, àquela época o Camboja era parte da chamada Indochina francesa, ou seja, uma colônia.

  • 107 fred schmidt // 24/November/2007 às 15:39

    Marcos

    No dia em que o cidadão brasileiro descobrir que a polícia (tirando a federal) o segundo piuor problema brasileiro.
    No dia em que o cidadão brasileiro descobrir que não temos judiciário, que ele é o principal problema brasileiro.
    Pode ser que a solução esteja começando.

  • 108 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 15:40

    a frança produziu a maior parte da caca intelectual que vemos por aí….informem-se.

  • 109 nada será como antes // 24/November/2007 às 15:41

    Fred, absolutamente apoiado seu comentário106. Saudações.

  • 110 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 15:42

    porque sera que ela não está tocando musica oriental?

    http://www.youtube.com/watch?v=MKEJSk0J8jE&feature=related

  • 111 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 15:44

    acabar com o judiciario, fred? como chavez fez?

  • 112 nada será como antes // 24/November/2007 às 15:45

    Senhor Chesterton, a “caca” intelectual francesa mais visível já produzida chama-se positivismo e, não por acaso, está inscrita na bandeira brasileira e orientou o exército daqui por mais de um século. Mas a França também produziu intelectuais brilhantes,entre os quais o mais recente é Foucault.

  • 113 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 15:49

    Fucô, kákáká pelamordedeus, cresce! O Positivismo é outro pecado subjetivista.

  • 114 Ricardo Cabral // 24/November/2007 às 15:50

    Onde fica mesmo a história da menina violentada nessa conversa de vocês sobre comunistas em Paris?

  • 115 fred schmidt // 24/November/2007 às 15:54

    Chest

    To achando que vc ta de sacanagem.
    Ja to até rindo.
    Que Chavez men?
    To falando do decurso de prazo que beneficiou o Maluf.
    To falndo dos milhões que ele tirou dos cofres públicos que todo mundo sabe que fez, que a justiça americana ja expediu mandato de prisão dele por movimentação ilegal de dinheiro nos USA.
    To falando de quase a totalidade dos absolvidos no STF de casos de corrupção.
    To falando de sentenças vendidas a traficantes por um jiz que acaba de ser solto por um habeas corpus do STF.
    To falando do Cacciola, solto por um habeas do STF.
    To falando sério companheiro.
    To falando de honestidade.
    Acho que voce sonha com Chavez.
    Pelo amor de Deus.
    Que também acho que nem cultura cristã voce entende, porque senão, mão estaria falando estas barbaridades que voce fala.
    Mesmo assim, amo voce.

  • 116 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 15:54

    o relativismo moral, ora bolas.

  • 117 nada será como antes // 24/November/2007 às 15:55

    Senhor Chesterton, pela tonalidade de seus comentários, é óbvio que detesta Foucault, pois ele trata exatamente da formação dos tipos de poder que o senhor defende, razão pela qual o citei. Aliás , o senhor, talvez sem se dar conta, é um típico positivista.

  • 118 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 15:55

    ..se Deus não existe, tudo se pode, não tem ninguem olhando, vamos comer a menina…simples o pensamento deles.

  • 119 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 15:56

    só brasileiro dá impoortancia para Fucô, na França (e qualquer outro lugar) ninguem mais ouve o que ele diz…..

  • 120 fred schmidt // 24/November/2007 às 15:56

    Ricardo cabral

    Companheiro, uma coisa leva a outra.

    Quem fez a merda - A juiza qiue mandou prender a menina sabendo que não tinha condição nem local para prende-la.
    Quem perpetrou a merda - uma policial - mulher ainda por cima.

    Daí…..

  • 121 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 15:56

    A Siria estava construindo uma bomba, israel foi até lá dar uma olhadinha..

    http://www.theaustralian.news.com.au/story/0,25197,22812283-2703,00.html

  • 122 Chesterton-Dracul- El Cid // 24/November/2007 às 15:58

    juiza é policial?

  • 123 nada será como antes // 24/November/2007 às 15:59

    Foucault tem menor importância na França porque lá já foi superada a miséria mental que aqui perdura e cresce mais do que cana-de-açúcar.

  • 124 fred schmidt // 24/November/2007 às 16:02

    Marcos aí é que eu falo.

    Realidade,

    Os contra o PT pensam assim. Cadê o PT.

    Humm ta no governo.

    Então vamos botar a culpa no PT.

    E a justiça, que é ouro poder sai de finho enquanto a turma, boba, fica falando de partido.
    Vamos botar quente, em cima do Judiciário e em cima do executivo, seja PT, PSDB.PSb o que for.
    Principalmente em cima do Judiciário, porque um Judiciário honesto enquadra o Execyutivo e o Legislativo.
    Coisa que mão faz hoje.

  • 125 fred schmidt // 24/November/2007 às 16:04

    122 - Ta de sacanagem chestinho….

    Beijão mano….

  • 126 Rodrigo // 24/November/2007 às 16:07

    Fred Schimdt, e por acaso todos os 50 milhões cometem furtos e se drogam? Não confunda pobreza com falta de educação e caráter, eu não descendo de ricos e nobres, muito pelo contrário, mas comportamentos anti-sociais nunca foram tolerados em minha família.

    nada será como antes, eu não posso conceber um mundo dividido entre incluídos e excluídos, com duas morais distintas, ou pior, um lado sem qualquer moral ou cobrança de responsabilidade.

    Acho esse raciocínio perigoso, pois um grupo é “perdoado”, pois suas “práticas familiares” não prevêem essa cobrança sobre os filhos. De certa forma assumimos que eles tem uma cultura inferior e que o estado deve assumir a responsabilidade de guia-los.

    Vejo similaridade com o que pensava pessoas como Geisel e Figueiredo, que achavam que “esse povo” era ignorante e não poderia votar ou decidir os destinos do país. Coitada de nossa incipiente democracia.

  • 127 fred schmidt // 24/November/2007 às 16:16

    Rodrigo

    Acho que voce não leu com calma o que eu escrevi.

    a única coisa sã que eu vi o companheiro Chester Dracul El Cid escrever nesse blog foi exatamente esse início seu:

    “Não confunda pobreza com falta de educação e caráter”

    Eu estou falando e é mais que comprovado, que os que perpetram este tipo de crime, vem sim dos mais desfavorecidos.

    Não o contrário, do jeito que voce está colocando.

    Se é pobre é ladrão.

    Te digo mais os piores, são os corruptos da classe média e alta.

    Aliás hoje em dia a turma fica logo desconfiada quando o cara tem dinheiro.
    Pergunta logo de onde veio a maracutaia.

    Cuidado para não se confundir.

  • 128 fred schmidt // 24/November/2007 às 16:26

    nsca

    Debaixo do fogo dos caveirões nem vi a cobertura amiga.
    Obrigado mano.

  • 129 Marcos // 24/November/2007 às 16:26

    fred schmidt
    Não é uma questão partidária.
    É humanitária.
    O senhor tem dimensão do horror que estamos falando?
    Trata-se de uma menina de 15 anos!!!!!
    É uma questão de punição exemplar a TODOS que DIRETAMENTE permitiu que isto ocorre-se. Quem foram os responsáveis DIRETOS?
    A delegada, os carcereiros e a Juiza e qualquer pessoa que tenha tido conhecimento do fato e não denunciou.
    A governadora do PA disse que estes fatos eram comuns no PA. ISTO NÃO PODER SER COMUM. Isto é o horror. Isto é a barbarie. A pena de morte é menos indigna do que colocar uma criança ou mulher para ser estuprada por vinte homens .
    Eu acho que o senhor não entendeu ainda do que se trata.
    Se a governadora disse que o fato é comum por ter havido um, apenas mais um caso semelhante como esse durante o SEU governo, ela é cúmplice da barbárie.

  • 130 nada será como antes // 24/November/2007 às 16:27

    Rodrigo, não se trata de ter ou não moral, mas condições : sociais, educacionais, econômicas, etc. É óbvio que nessas condições os excluidos são despossuidos. Mas é claro que os excluidos têm moral e MUITA, até superior que a das elites, na minha opinião.
    Também não se trata de perdoar os excluidos, mas de compreender suas atitudes.
    Quanto à comparação com Geisel e Figueiredo, totalmente fora de contexto, considero-a um insulto.

  • 131 fred schmidt // 24/November/2007 às 16:36

    Marcos

    “É uma questão de punição exemplar a TODOS que DIRETAMENTE permitiu que isto ocorre-se. Quem foram os responsáveis DIRETOS?
    A delegada, os carcereiros e a Juiza e qualquer pessoa que tenha tido conhecimento do fato e não denunciou.”

    Pronto voce ja respondeu.

    O que eu acrescento é que duvido que isto aconteça.
    Não existe Justiça, para a Justiça.
    Veja o juiz que vendeu sentença.
    Veja o Lalau.

    “A governadora do PA disse que estes fatos eram comuns no PA. ”

    Depende do contexto em que ela falou isso.

    Se ela achou natural e não tomou nenhuma providência, administrativa, que só pode ser em primeira instância da parte do Estado, pau nela.

    se tomou acabou-se.

    Agora punição mais severa quem tem que tomar é a Justiça.

  • 132 fred schmidt // 24/November/2007 às 16:38

    Marcos

    Não me chame de senhor, fico traumatizado.
    Fred, simplesmente.

  • 133 fred schmidt // 24/November/2007 às 16:42

    Marcos

    Lembra do índio que tocaram fogo enquanto ele dormia?

    Ta todo mundo na boa.

    As mazelas da nossa sociedade são tão repugnantes, porque, por falta de eficiência ou corrupção da justiça.

    Se essas coisas acontecessem nos USA sai de baixo.
    Lá a Justiça funciona, porque eles sabem que se não funcionar instala´se o caos, como aqui.

  • 134 Rodrigo // 24/November/2007 às 16:54

    Não era a intensão insultar, mas que o comportamento indulgente é similar não há dúvidas;

  • 135 fred schmidt // 24/November/2007 às 16:58

    Rodrigo

    Não entendi o 134.

    Indulgente como?

  • 136 Antonio // 24/November/2007 às 17:13

    Chest, eu poderia entrar num debate com vc sobre Foucault, Deleuze, Derrida e a importância do pensamento Francês da segunda metade do século XX — enfim, todos aqueles autores que vc critica sem ter lido (wikipedia não vale, ok?). Mas como vc não responde mesmo às minhas colocações…

    ACT

  • 137 fred schmidt // 24/November/2007 às 17:18

    Antonio

    Um dia ele te responde.
    Não algo que tenha razão.
    Poderá vir a te chamar de nojentinho.
    Mas não liga não.
    O que enfurece ele é agente fazer um carinho nele, mandar um beijinho.
    Aí o bicho endoida.

  • 138 Rodrigo // 24/November/2007 às 17:18

    fred schmidt , é uma resposta ao nada será como antes, ele havia dito que os excluídos tem uma extrutura familar diferente da minha, [ironia]um incluído burguês e egocêntrico [/ironia] ;-) . Que nossos valores são diferentes e que por ser pobre o pai da menor não deve ser tão exigido.

    Afirmei que este raciocínio paternalista e indulgente com do intelectual de esquerda, é o outro lado da moeda do militar / conservador / direitão que pensa que pobres e analfabetos não estão prontos para participar de uma democracia, pois mal conseguem cuidar de sua prole.

    Ninguém é obrigado a concordar com isso, mas é o que penso, e não vejo motivo para alguém sentir-se insultado.

  • 139 fred schmidt // 24/November/2007 às 17:31

    ´Rodrigo

    Comparar qualquer um com os senhores mencionados é o pior dos insultos a ser cometido. Pelo que eles significaram na História brasileira.

    Na realidade, eu não sei se voce esta acostumado a se relacionar com pessoas muito pobres.
    Tem muitas pessoas pobres com boa formatura de princípios, no entanto outras não tem.
    Eu acho que ele se referia a esses, para os quais não se pode exigir deles uma posição que eles não tem, não tem estrutura social, econômica e familiar.
    Quando problemas desse tipo ocorre, normalmente está associado a este tipo de pessoa.
    Nesse caso ele é pobre, família desestruturada e me parece, pelo que li com outros problemas.

  • 140 Ana Pulg // 24/November/2007 às 17:40

    Gente,

    Onde estava o Conselho Tutelar nesta hora?

    Eles acompanhavam o caso da menor infratora na sua trajetória de delinquente semi-abandonada e neste momento estavam ausentes.

    Os membros do Conselho Tutelar (eleitos e pagos para nos representar como sociedade) falharam.

    Vale lembrar, que eles tem muito mais força do que podemos imaginar, independente se o Estado tem ou não estrutura, porque são autônomos, não estão subordinados a nenhum órgão público.

    É bem verdade que eles trabalham com as mãos atadas, pela falta de recursos.

  • 141 fred schmidt // 24/November/2007 às 17:44

    Ana

    Infelizmente o Brasil ta um caco.
    Essa é a realidade.
    Pretenças instituições.
    Corrompidas instituições.
    Nós não queremos ver.
    Mas é isso aí.

  • 142 pedro direitoba // 24/November/2007 às 17:49

    Ora, ora! Pensei que esse assunto não fosse render. Lamento o descaso da governadora do Pará, que não iniciou essa prática da justição em seu governo. Lastimo, portanto, muito mais a justiça e a polícia paraense em considerar esse absurdo uma coisa normal. Fiquei indignado como o Frangão ignorante. Lembro que Marx fez seus estudos na Universidade de Berlim e recebeu seu diploma de doutor pela universidade de Jena. Morou em Paris, Bruxelas etc. A França realmente produz muita caca política como Sarkosy, Le Pen. Mas o Brasil produziu o Frangão. essa é uma discussão estéril.
    A outra me lembra Marx. Os idealistas falando da mudança do mundo pelo avanço das idéias liberais e Marx dizendo que era necessária a mudança das condições materiais que mudariam as idéias. Livre arbítrio foi uma questão importante para Sartre, nela é impossível se desfazer das condições materiais de escolha que limitam esse livre-arbítrio. Mas o Frangão é um coroinha frustrado, vê esse assunto sempre de forma moral. Certamente, roubar é uma escolha moral, mas isso seria um simplismo diante do que ele não quer lembrar: o capitalismo não dá as mesmas condições de vida a todas as pessoas, mas garante a perpetuidade da riqueza entre aqueles que já nascem ricos, ainda que produza exceções de ascensão à norma. No Brasil isso é visível pela concentração de renda. Ele vai dizer que o Brasil não é exemplo de capitalismo, como não fosse um sistema mundial que também organiza as economias dentro de uma divisão internacional do trabalho. Ele não entenderia um garoto que me declarou preferir entrar no tráfico do que viver de salário mínimo como a sua família já destroçada pela miséria. Para esse parvo, o mercado arruma tudo o que não fez durante séculos e toda ação social do estado é um desperdício, um populismo. Frangão, vá vc. estudar ao invés de mandar os outros se informarem. Inclusive foi o governo marxista do Vietnam que livrou os cambojanos do Pol Pot. E aí? Como generalizar dessa forma burra?

  • 143 fred schmidt // 24/November/2007 às 17:54

    Direitoba

    Rociiiiinha, B2 chegando no pedaço,
    Arsenal: Mãe das Bombas, Bomba A.

    Cadê os caveirões, todos debaixos da cama….

  • 144 fred schmidt // 24/November/2007 às 17:56

    Direitoba

    Caveirão Chester Dracul El Cid pegou pesado comigo.
    Me chamou de nojentinho.
    Criadop por petista, óia…
    Deu azar, que a turma la de casa era da Agência para o progresso, Cande, Lacerdistas.
    O must de direita.
    Eu é que escolhi meu caminho.

  • 145 Agostinho Moxo // 24/November/2007 às 18:01

    Ô Clara! Gostei do teu