Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

Pedro Doria header image 2

O Brasil visto da Argentina

November 21st, 2007 · · 120 Comentários

Na Argentina, o diário La Nación diz a respeito do Brasil:

É a décima maior economia do mundo;

Maneja 40% do mercado de carnes do mundial;

É a oitava bolsa de valores por volume, tendo crescido 1.600% nos últimos cinco anos;

As exportações – 137 bilhões de dólares – dobraram em quatro anos.

E, por fim, a comparação que deixa os argentinos danados:

Nos anos 1940, o PIB de toda América Latina era igual ao argentino; hoje, o Brasil tem o tamanho de quatro Argentinas.

(Há de ser bom mesmo viver num país destes.)

Mas, no fim, como sugere à repórter Florência Carbone um de seus entrevistados, em meados dos anos 1990, só se falava do modelo chileno; pouco depois, vitorioso era o modelo argentino. Agora é a vez do Brasil. O quanto isto vale de fato? E, se vale, perguntam-se os jornalistas nossos vizinhos: qual o segredo do Brasil? A série inclui três artigos e uma reportagem.

Algumas coisas – a auto-suficiência em petróleo, por exemplo – é trabalho sólido. A Petrobras vem investindo há muitos anos, já, em tecnologia de extração. Some-se a alta dos preços do barril, que faz compensar a retirada de petróleo a grandes profundidades, e o investimento compensa.

O La Nación destaca também que aos oito anos do governo FHC seguem-se mais oito de Lula que, embora vindos de grupos de oposição um ao outro, dão seqüência ao mesmo jogo de políticas públicas. Há continuidade de governança. A política externa do atual governo também recebe elogios do principal jornal conservador argentino.

Daí, seguem-se fatores que os argentinos não podem controlar: o Brasil tem quatro vezes mais terra e uma população cinco vezes maior. Tem recursos minerais, do ferro ao carvão. Ajuda um bocado no processo de industrialização. Mas o momento chave em que, o jornal considera, Brasil e Argentina se separaram de vez faz muito tempo: a década de 1940. À época, quando o país deles era um riquíssimo agroexportador, os interesses do setor não permitiram o desenvolvimento de um parque industrial. Foi exatamente o que o Brasil fez. Desde então, a Argentina empobreceu e o Brasil enriqueceu.

Mas isto só conta metade da história na versão do La Nación: a projeção recente do Brasil no cenário global começa com o Plano Real, no governo Itamar Franco. É preciso levar-se em conta a solidez das instituições públicas e privadas, políticas e econômicas, ‘que geram contrapesos no exercício do poder social, limitando as tentações por caprichos individuais’. Não são perfeitas, mas permitem ‘canalizar e articular interesses divergentes’. Quer dizer: o país funciona independentemente de quem esteja no governo.

A conclusão dos argentinos – talvez aí surpreendente – é que o crescimento brasileiro é bom para eles se tomado o exemplo da relação Canadá, Estados Unidos. Se, no Brasil, conflitos políticos não mataram o projeto de desenvolvimento, caso argentino, o sucesso econômico daqui gerou investimentos lá. O melhor modelo, então, ainda mais agora que estabilidade política parece estar voltando também à Casa Rosada, é uma relação de interdependência.

Naturalmente. É só combinar com o adversário antes.

via O biscoito fino e a massa

Tags: Argentina · Brasil

120 Comentários até agora ↓




  • 1 Extremista de Centro // 21/November/2007 às 6:38

    Brasil visto do Japão:

    http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/7097929.stm

  • 2 HRP Mané Reloaded // 21/November/2007 às 6:45

    Sr. Pedro Doria….elogios de argentino e ainda mais ao nosso pais….hummmmmmm, e ao Lula!,decididamente o Chester Frangão e o Mr.X não vão gostar!
    Bom dia!

  • 3 Theo // 21/November/2007 às 7:33

    eles esqueceram do futebol, que de 2000 pra cá o brasil só manda contra eles a seleção reserva.

  • 4 Pax // 21/November/2007 às 7:38

    “En este mundo traidor, nada es verdad o mentira, todo es según el color del cristal con el que se mira. ”

    Bem, são dados e fatos. Agora teremos os chatos e boatos.

    Mas o Brasil cresce e crescerá nos próximos 4 a 5 anos pujantemente. O que pode incomodar é a águia pousar. E se pousar, continuaremos crescendo, a taxas menores. Tá na hora de entrar na Bolsa. Agora deu uma caída por conta do preço do Petróleo que vai continuar subindo, por conta do City Bank que perdeu uma grana fazendo negócios muito sem vergonha e otras cositas más. Então, hora de entrar. Depois vai ser aquela dos “inteligentes” que vão esperar e entrar na alta. Vale lembrar que o Brasil será classificado em Investment Grade, no segundo semestre do ano que vem segundo a aposta de vários bons especialistas. Aí a nossa bolsa dá um pulão de viúva no seu primeiro orgasmo depois de 3 anos de luto. Vários fundos, grandes fundos internacionais, têm em seu estatudo que só podem aplicar em países com essa classificação - investiment grade. Estão só esperando exatamente por conta que vamos crescer sim. Vai entrar grana por tudo que é buraco do corpo brasileiro.

    Independente do cristal em que mirarmos.

  • 5 Salci Fufu // 21/November/2007 às 8:02

    Outra grande vantagem que temos é a baixíssima concentração de argentinos.

    Hehehehe!

  • 6 Catatau // 21/November/2007 às 8:33

    Meio off-topic, meio não: em 2001 fui para a Argentina com uns amigos, tentando chegar ao Chile. Fomos de carona, e sem dinheiro, apenas com o mochilão. Na época, o peso estava 3,50, 4 para 1. Chegando em Uruguaiana, cruzamos a ponte a pé, e seguimos caminho também a pé até a próxima cidade (Paso de los Libres). Havia uma grande reta, com matagal, antes de chegar em uma vila deserta. Sem ninguém, nada no caminho. Chegando na vila (uma espécie de vila de compras, antes de chegar na cidade), apenas uma construção estava ocupada, e vem um homem correndo em direção a nós e gritando: “meu Deus, como estão vivos?! Como estão vivos?! Vocês não têm idéia do que é atravessar esse trecho! Como estão vivos?!”
    A partir daí, concluímos que o negócio por lá estava feio, ainda mais para quem no tiene plata ;)

  • 7 proftel // 21/November/2007 às 8:33

    Argentino é muito bom, assado com uma maçã na boca.
    Já trabalhei com muitos, dá pra contar nos dedos d’uma mão os que não “se achavam”.
    Também já viajei pr’aquelas bandas, fui chamado de “macaquito” numa loja e não gostei, prá mim é isso.

  • 8 Povo invisível. // 21/November/2007 às 8:54

    Bom dia confetti!

  • 9 Radical Livre // 21/November/2007 às 9:09

    e o que dá o cruzamento de um argentino com um peão de obra?

    qual o melhor negócio do mundo?

  • 10 Dom Casmurro Patriarca // 21/November/2007 às 9:31

    Recomendo esse artigo ao Chest, Mr. X, gigoga, microempresário e alguns outros que não me vem na memória no momento.
    O nosso país está bem melhor do que vocês imaginam.
    Isso é a prova que na Argentina também existe bom senso.

  • 11 Zé Bush // 21/November/2007 às 9:49

    well…..a grande diferença é que aqui tivermos Vargas e lá tiveram Perón. Não que Vargas fosse um santo , mas foi o homem que tirou o Brazil da roça e colocou-o em outra dimensão de desenvolvimento. Vargas apadrinhou o trabalhador e criou sua própria elite industrial. Pragmático até o último grão de DNA, exterminou fascistas, comunistas e toda raça de extremistas.

    A Argentina nos deu Perón, um caudilho clássico e patrono de um nacionalismo proletário que nunca podia dar em nada. Assistencialismo e protecionismo geraram uma Argentina fechada em si e eterna cativa de uma decrépita elite agrária. Miséria atrai miséria e deu nessa merda aí. Um país que teve uma das maiores economias do mundo reduzido a economia de terceira classe, sempre a reboque da economia brasileira e agora pedinte de Chávez.

    Seria melhor a Argentina ter crescido tanto ou mais que o Brazil. Ter pobre por perto é um perigo…

  • 12 fred schmidt // 21/November/2007 às 9:51

    Alguns anos atrás quando eu assisti em Jaú uma palestra sobre o Mercosul, quanto mais o cara falava mais eu percebia que o Mercosul é melhor para a Argentina e para os outros países do que para o Brasil.
    Eu me lembro que a mínima coisa que notei é de que enquanto eles ganham um mercado de 200 milhões de pessoas, nós ganhamos un de 4o milhões.
    Mas a América do Sul unida é uma força grande.
    Acho que a gente tem que crescer e parar com esse negócio de implicar com Argentino.
    Apesar de ser pseudo gostoso, mostra a infantilidade de pensamento, e quem cresce mais rápido se da melhor.
    Aliás pra que fronteiras?

  • 13 Zé Bush // 21/November/2007 às 9:51

    well,Dom Casmurro…..estar melhor que a Argentina não é lá grande coisa não. Só serve de consolo mesmo…..

  • 14 Andre Fucs // 21/November/2007 às 9:54

    Pedro,

    Bonito no papel mas o crescimento do Brasil depende tanto ou mais de fatores externos do que de fatores internos.

    Um país com uma produção de commodities tão elevada naturalmente se beneficiaria do crescimento chinês.

    Há entretanto um “pequeno porém”. As políticas públicas, continuadas ou não, são pífias. Voltei hoje de Hong Kong e sinceramente é difícil ver o tal desenvolvimento do qual tanto se fala no Brasil depois de ver o porto e a cidade Hong Kong…

    Tirei umas fotinhos e coloquei em:

    http://www.flickr.com/photos/trixpan/tags/hongkong/

  • 15 HRP Mané Reloaded // 21/November/2007 às 9:55

    Da Argentina o que me passa boas lembranças são suas churrascarias e restaurantes…as rua largas de Buenos Ayres e os olhos verdes das meninas…..os homens parecem cancerosos da garganta recitando poemas de amor…..e na bola….bem, depois do negrinho Pelé a coisa ficou muito preta pra eles!
    EEEEEE…….

  • 16 HRP Mané Reloaded // 21/November/2007 às 10:00

    Aí é que está …o cara vai a Hong K. e vem querer comparar com Brasil….meu filho da China nem o ar presta…….já ouviu falar em 1,3 bilhão de almas se apretando numa area quase igual a nossa……depois crescer desmedidamente e ficar sem energia, poluindo o ambiente e se espremendo em meio a milhões de carros é coisa de louco….e para quem não estiver satisfeito sempre há o aeroporto!
    TÔ louco pra chegar em casa e ouvir os passarinhos fazendo farra antes de dormir….as centenas….Bom dia de novo….mesmo aos Globetrotters!

  • 17 Chesterton Dracul // 21/November/2007 às 10:03

    o que eu náo concordo é com a afirmação de que Lula e FHC sejam adversarios. FHC elegeu Lula, que manteve a politica mais conservadora de FHC.

  • 18 Andre Fucs // 21/November/2007 às 10:06

    HRP,

    Em qual roça você mora? Até onde eu me lembre do Rio e SP nem mesmo as estrelas do firmamento estão disponíveis.

    Mas adorável mesmo foi o “Brasil ame-o ou deixe-o”. Depois vocês reclamam dos milicos de 64. Vocês se merecem!

  • 19 Mr X // 21/November/2007 às 10:10

    O Zé Bush te razão, o grande problema da Argentina foi mesmo o Perón.

    Em 1940, ainda era um dos países mais ricos do mundo e com uma constituição liberal. Recebia imigrantes da Itália, Espanha, etc. Tinha muitos problemas, é certo, mas uma população pequena para o território e muitas possibilidades.

    Veio Perón (o Chávez da época), com suas bravatas, e, em vez de aproveitar o dinheiro em caixa para industrializar o país (como fez o Brasil), fez demagogia, roubou dinheiro, abrigou nazistas e dividiu a Argentina de modo que sua nefasta sombra permanece até hoje.

    Dizia Ezequiel Martinez Estrada que o peronismo duraria 100 anos, impedindo a evolução da Argentina.

    Talvez em 2040 as coisas melhorem.

  • 20 HRP Mané Reloaded // 21/November/2007 às 10:13

    É isso aí…roça…não é para qualquer nariz acostumado a ar condicionado não…..tchau!
    E well…well…eu tenho pátria pra chamar de minha….EEEEEEE…..

  • 21 Dom Casmurro Patriarca // 21/November/2007 às 10:16

    Zé Bush,

    não é só consolo não.
    Está circulando pela mídia: China, Rússia e BRASIL, responderão pela metade do crescimento econômico do planeta em 2007.

  • 22 joao gomes // 21/November/2007 às 10:17

    Acho que isso aí é para afagar ego de Mr. Lula.
    (…vem ai o arrasa-quarteirao “Cristina & Luís: a história de uma paixao” em 2011, num cine perto de voce”.

    Acho que isso aí é para facilitarmos na proxima copa.

    Acho que isso aí é para facilitar a invasao platina e o seqüestro do sul do brasil.

    Acho que isso aí La Nación vai acabar sofrendo um atentado das Maes da Plaza de Mayo…

  • 23 fred schmidt // 21/November/2007 às 10:18

    Vcs estão vendo aí em cima o Lula com a …(esqueci o nome) la do Chile.

    A senhora que da um sorriso desse ta com meia guerra perdida.

    É a diferença entre Lula e FHC.

    Informalidade versus pompa e circunstância.

    Informalidade e uma pastinha debaixo ndo braço, vendendo seus produtinhos por aí.

    Coisa que tanta gente critica mas que ta dando um resultado danado.

  • 24 Mr X // 21/November/2007 às 10:19

    Quanto ao Brasil, o que não gosto do Lula e cia não tem tanto a ver com o aspecto econômico, já que ele basicamente pegou o bonde do FHC, mas sim com a colocação do partido acima do estado, as ideologias funestas que são subrepticiamente introduzidas, o roubo e a desfaçatez. Seria bom se o Brasil se tornasse efetivamente o tal “país do futuro” que tantos anunciam desde Zweig. Temo que não viverei para tanto.

  • 25 HRP Mané Reloaded // 21/November/2007 às 10:20

    Olha Mr.x…até concordo com a maioria das informações do teu coment….mas a Argentina tinha sim um parque industrial , razoavelmente grande e moderno, lá pelos anos 60/70/, até meados dos anos 80( incluindo várias montadoras de carros e caminhões e uma rede grande de refinarias) …dalí começou a desindustrialização que teve seu ápice com Menen…..o texto do post está meio incorreto….sei não!

  • 26 Dom Casmurro Patriarca // 21/November/2007 às 10:23

    Fred Schmidt,

    é isso aí.
    Você encontrou as palavras certas para definir a situação.
    “Informalidade versus pompa e circunstância.

    Informalidade e uma pastinha debaixo ndo braço, vendendo seus produtinhos por aí.

    Coisa que tanta gente critica mas que ta dando um resultado danado.”

  • 27 fred schmidt // 21/November/2007 às 10:26

    Dom

    Aliás descobri a pouco tempo, sorriso de mulher é um negócio espetacular.
    Não tem coisa mais emocionante.

    Mas quem sabe fazer sorrir uma mulher tem o seu valor.

  • 28 Chesterton Dracul // 21/November/2007 às 10:28

    cumpre salientar que a industriaizaçáo iniciada com Juscelino ,teve impulso fatastico com os militares.

  • 29 fred schmidt // 21/November/2007 às 10:31

    Ai ….. ai…. ai….. ai… (de tristeza)

  • 30 fred schmidt // 21/November/2007 às 10:32

    Chest

    Companheiro, precisa vir ralar o ax aqui.

  • 31 Mr X // 21/November/2007 às 10:36

    Que nada, Mané. Por exemplo, os carros argentinos nessa época (anos 80) eram todos bem antigos em comparação com o Brasil. Eu sei, ia muito à Argentina nessa época, e foi só pra fim da década que começou a mudar a coisa. E assim vários outros produtos, a Argentina sempre andou atrás do Brasil.

    O Menem, não gosto nem um pouco dele, foi um ladrão e um picareta, mas acho que a culpa pela desindustrialização não é (só) dele não. É um problema que vem de muito antes, justamente, dos anos 40.

    Diz o Naipaul que um dos grandes mistérios da humanidade é o subdesenvolvimento da Argentina, um país que tinha todas as chances possíveis e se ferrou. É mesmo curioso, pois a Argentina tinha uma cultura e educação de qualidade acima da média da América Latina, baixa população, território extenso, amplos recursos naturais… Mas aí o povo que foi cair ali foi logo o argentino… Hehehe…

  • 32 Mr X // 21/November/2007 às 10:38

    Recomendo a todos os interessados o livro “El atroz encanto de ser argentino”, do Marcos Aguinis. Não sei se foi publicado no Brasil. Devia ser, seria um sucesso. Hahaha.

  • 33 proftel // 21/November/2007 às 10:42

    Ô “Dédé”, hehe, gostei das fotos de Hong Kong.
    Como está a poluição por lá?
    E a administração chinesa?

    :-)

  • 34 Andre Fucs // 21/November/2007 às 10:53

    Proftel,

    A poluição de HK é mundialmente famosa, não bastasse a péssima qualidade do ar, a poluição visual e sonora são um bocado complicadas mas apesar disso a cidade é muito interessante e tem algumas regiões que se parecem bastante com o Rio de Janeiro, em especial o Tai Tam Park e a parte sul da ilha.

    Quanto à administração chinesa vale lembrar que HK tem eleições, sabe-se lá como isso funciona. :-)

    O que sei é que a cidade entrou na lista de próxima parada na minha saga de caracol. :-)

  • 35 Chesterton Dracul // 21/November/2007 às 10:55

    ai que tecldo ruim…..

  • 36 Mr X // 21/November/2007 às 11:15

    O André Fucs só viajando pelo mundo… Voltar ao Brasil que é bom, nada, né? Pô, assim o Mané HRP fica chateado, ele é da geração Brasil ame-o ou deixe-o. ;)

    Agora, que Hong Kong parece o Rio jamais teria imaginado… Tai Tam Park? Algo a ver com a Tam? :-O

  • 37 Cláudio Melo // 21/November/2007 às 11:16

    Fred,

    Chile - Michelle Bachelet.

  • 38 fred schmidt // 21/November/2007 às 11:25

    Claudio

    Isso aí.

    Brigadão

  • 39 fred schmidt // 21/November/2007 às 11:26

    El Cid

    A xis = bunda
    Termo regional, perto do paralelo 0.0

  • 40 fred schmidt // 21/November/2007 às 11:31

    El Cid

    Ralar no aero ax, ski ax etc…

  • 41 nada será como antes // 21/November/2007 às 12:26

    Senhores, comparar Hong Kong com o Brasil, sob o prisma do movimento portuário, é inútil. São economias completamente diferentes, sendo a deles manufatureira e especialmente cosmética e montadora de artefatos cujas peças já chegam prontas de outros países. Além disso, HK não tem como crescer mais, a não ser no espaço propriamente chinês. Os portos brasileiros não se resumem a Santos - de Itaqui a Paranaguá são pelo menos seis portos de grande movimento. Quanto à Argentina, a maior ênfase do processo de desindustrialização ocorreu no período de 1976 a 1983, obra da última ditadura militar ansiosa pela devastação do operariado, que via como seu maior inimigo político. Os ditadores tentaram sufocar a indústria com a então excessiva valorização do peso. Essa política cambial suicida provocou evasão maciça de divisas e a conseqüente hiperinflação que veio em seguida.
    Quanto à política econômica do governo Lula, que os apressados insistem em considerar como cópia da de FHC, não é nada disso. Qualquer um que tenha certa familiaridade com economia e política percebe que uma coisa é a política de Estado, outra a de governo. O plano Real foi (é) uma política de Estado, destinada a estabilizar, a longo prazo, o modelo monetário. O Real foi implementado durante o governo FHC, mas poderia ser em qualquer outro, pois foi gerado ao longo de uma década e é fruto de relações que transcendem a vontade de um único governo. Portanto, Lula não copia ou segue a política econômica de FHC. O governo de Lula apenas dá continuidade às políticas de Estado. O Estado é permanente, os governos são sempre provisórios.
    Então por que as ditaduras subvertem essa questão permanente/provisório ?
    Não é simples explicar em poucas palavras, mas a razão maior é que as ditaduras, por sua própria natureza, controlam simultaneamente o governo e o Estado, como aconteceu em quase toda a América Latina. Não da forma que Chávez, por exemplo, tenta fazer, que é uma simples forma de estabelecer hegemonia política.
    Os governos estabelecem, quando muito, táticas e planos para implementar as estratégias de Estado. Há um problema no vocabulário corrente, no entanto, que confunde os termos “estratégia” e “tática”. O primeiro significa, a grosso modo, “objetivo” ; o segundo significa o modo pelo qual se atinge o primeiro.
    Governantes trabalham com táticas e, quando muito, alteram parcialmente ou criam adendos estratégicos que servem de balizas aos seus sucessores.

  • 42 HRP Mané Reloaded // 21/November/2007 às 12:38

    Pera aí..ame-o ou deixe-o?….eeeeee….no caso do amigo globetrotter, “explore-o bem ….e depois deixe-o!”
    para os urubus comerem a carniça!!!….já viu essa turma dar algo a alguém…… e ou amar algo que não dinheiro e os próprios filhos?
    EEEEEEE……

  • 43 HRP Mané Reloaded // 21/November/2007 às 12:43

    Olha aí MR.x….mais um cara que viu o parque industrial argentino que eu vi…..e eu ía a Buenos Ayres passear…nada de trabalho….gosto muito das mulheres de lá…..vulgares como as nossas de hoje e muito quentes sim….mas torcem para a Seleção Argentina!

  • 44 fred schmidt // 21/November/2007 às 12:48

    42 nada será como antes

    companheiro

    Bela aula - valeu

  • 45 Chesterton Dracul // 21/November/2007 às 13:08

    e vale lembrar de Collor, que com a abertura iniciou um upgrade a industria nacional.

  • 46 Chesterton Dracul // 21/November/2007 às 13:19

    “…… e ou amar algo que não dinheiro e os próprios filhos?”

    chest- mas o kekéiço?

  • 47 Mr X // 21/November/2007 às 13:23

    O nada deve ser um desses velhor professores marxistas reciclados… ;)

    O Chávez quer ficar pra sempre no poder e controla todos os poderes, mas “é uma simples forma de estabelecer hegemonia política”. Ah, ainda bem! :-D Fico aliviado em saber.

    No mais, sua análise não tem nada a ver, pois economicamente as ditaduras latrinoamericanas foram muito diferentes uma da outra, na Argentina foi muito ruim mas no Chile a economia cresceu muito, por exemplo.

  • 48 Mr X // 21/November/2007 às 13:26

    “essa turma”?

    Se é o que eu acho que é, o Fucs não vai gostar nadinha. Heh.

  • 49 fred schmidt // 21/November/2007 às 13:28

    Mr X

    Mas o Nada, nada disse sobre isso.
    Mas o que vc disse ta certo.
    ECONOMICAMENTE a ditadura foi boa para o Chile.

  • 50 Chesterton Dracul // 21/November/2007 às 13:37

    a ditadura permitiu liberdade economica no Chile.Diataduras de direita só são ruins para os esquerditas, ditaduras de esquerd são ruins para os direitistas e paraa economia do país.

  • 51 nada será como antes // 21/November/2007 às 13:38

    Mr X , o que sou , pouco importa, mas estou em reciclagem permanente, ao contrário daqueles que, como o senhor, são “samba de uma nota só”.
    Comentei sobre Chávez “en passant”, apenas para diferenciar o contexto.
    Se o senhor tiver a bondade de reler (e entender) meu comentário, verá que em nenhum momento escrevi que as ditaduras latinoamericanas foram iguais, disse apenas uma das expressões da ditadura argentina.
    Tentei ser claro, sintético e didático mas, parece, isto foi insuficiente para sua compreensão.
    Já que minha “análise não tem nada a ver”, sugiro que faça outra melhor. Passe bem.

  • 52 fred schmidt // 21/November/2007 às 13:40

    Chest

    Economicamente e tudo o mais a ditadura no Brasil só fez arrasá-lo.
    Menos para alguns da nomenklatura da ditadura (Como explicou RC)

  • 53 Alba // 21/November/2007 às 13:55

    Nada será,

    Achei sua análise muito boa, já que, pelo que sei, a economia dos Tigres Asiáticos tem características muito diferentes da nossa, sendo baseada nas exportações e não tendo muito mais como crescer, já que lhes falta tudo o que nos sobra: território, população e recursos.

    Por outro lado, apesar de achar o texto do PD interessante, a partir da leitura do La Nación, penso que há um tanto de exagero nessa expectativa de crescimento economico para o Brasil. Isso porque nos falta a infra-estrutura que sustente tal crescimento, por um lado e, por outro, do meu ponto de vista, há excessiva dependência de commodities, mesmo que venham a ter preços altos eventualmente. Falta-nos mais investimento em tecnologia de ponta.

    E não ligue pro Mister, viu? Ele mesmo já disse que tem um comunista embaixo da sua cama, que está criando…:))

  • 54 Alba // 21/November/2007 às 13:56

    Ops, da sua, dele, Mister, cama

  • 55 confetti // 21/November/2007 às 14:06

    ditadura sul americana “permitindo liberdade” seja ela economica, nao rola !!

    viu chest ali no 51…como a cachaça….

  • 56 confetti // 21/November/2007 às 14:07

    albin, q isso ?

    ” Ops, da sua, dele, Mister, cama”
    kk

  • 57 josef mario // 21/November/2007 às 14:09

    Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
    Eu, josef mario, devo dizer que este jornal argentino, enquanto direitão, reacionário e fascista tenta de forma dissimulada dividir os méritos do extraordinário desenvolvimento atual do brasil, a partir do governo petista do companheiro lula, com o famigerado governo do companheiro fhc. Este trecho da matéria segundo o qual “O La Nación destaca também que aos oito anos do governo FHC seguem-se mais oito de Lula que, embora vindos de grupos de oposição um ao outro, dão seqüência ao mesmo jogo de políticas públicas. Há continuidade de governança”, é ridículo e anedótico. Se este abominável companheiro fhc continuasse no poder a petrobrás hoje estaria privatizada da mesma forma que, criminosamente, ocorreu com a vale do rio doce. As reservas de petróleo recem descobertas na bacia de santos estariam agora em mãos dos imperialistas canalhas e inescrupulosos que tem nos explorado por mais de 500 anos. A única herança (maldita) que o companheiro fhc nos deixou foi um país desacreditado com o dólar em disparada e um povo desiludido e sem esperanças. O companheiro lula e o PT nos resgataram o orgulho de sermos brasileiros.
    Muito obrigado.

  • 58 Mr X // 21/November/2007 às 14:15

    Calma Nada,
    Não fique bravo, gosto de provocar mesmo. Sou o Reinaldo Azevedo dos pobres. Tenha um pouco de senso de humor!
    Eu até faria uma análise melhor, mas agora estou sem tempo e na verdade entendo quase tão pouco de economia quanto o Guido Mantega.

  • 59 nada será como antes // 21/November/2007 às 14:17

    Alba, já notei que seus comentários são sensatos, o que denota inteligência de sua parte.
    Realmente as projeções de crescimento podem ser exageradas, porque elas sempre partem de um ponto dado, estático, ao qual se aplicam percentuais, sem levar em conta gargalos e imprevistos. Entretanto, quanto à infraestrutura, ela não nos falta, porque já existe e precisa ser, apenas, ampliada.
    Com relação à elevada parcela das commodities em nossa pauta de exportações, que é verdadeira, pode ser mais um trunfo, pois são todas imprescindíveis à maioria dos países importadores. Temos commodities de sobra, tanto para o consumo industrial interno, quanto para exportação. E, agora, parece, teremos também energia para vender, o que não é pouca coisa. De qualquer forma, foram as commodities que , historicamente, produziram os excedentes que possibilitaram créditos à industrialização brasileira.
    O mais importante do post é o fato de que o jornal argentino, espécie de porta-voz do stabilishment portenho, admite, com rara franqueza, a superioridade da economia brasileira em relação à argentina. Saudações.

  • 60 Mr X // 21/November/2007 às 14:17

    Regra geral: Comunista só embaixo da cama, jamais em cima. ;)

  • 61 Mr X // 21/November/2007 às 14:22

    É “establishment”.

    E o La Nacion vai fazer o quê? O jornal, aliás, é bastante crítico do atual (des)governo argentino. É um bom jornal, melhor que a Folha.

    Vou lá comprar umas commodities.

  • 62 nada será como antes // 21/November/2007 às 14:29

    Mr X , agradeço a correção.
    Quanto ao restante de seu comentário número 62, confirma o que escrevi no de número 62. Em tempos de clonagem, sua auto-intitulada posição de “Reinaldo Azevedo dos pobres” é merecida.

  • 63 nada será como antes // 21/November/2007 às 14:31

    Digo …”escrevi no de número 52″.

  • 64 josef mario // 21/November/2007 às 14:32

    Companheiro nada será como antes
    Eu, josef mario, devo dizer que, a cada dia que passa, os companheiros de esquerda deste blog vem dando um verdadeiro show de bola nestes companheiros direitões, reacionários e fascistas. Estes, açoitados pelas nossas chibatas implacáveis e impiedosas, se vêm obrigados a manter uma posição cada vez mais defensiva, recolhidos às suas insignificâncias e falta de argumentos. O companheiro com a sua inteligência, à nossa comunidade petista e bolivariana. Sugiro, apenas, que o companheiro mude este nickname (nada será como antes) que é ridículo e não condiz com o alto nível do companheiro.
    Muito obrigado.

  • 65 fred schmidt // 21/November/2007 às 14:32

    Josef

    Sem falar que a primeira medida de FHC foi a de salvar o rombo do Nacional, Banco da mulher do filho dele, dando oportunidade ao ACM de adentrar no palácio com uma tal pastinha misteriosa, para salvar o Banco Econômico.

  • 66 josef mario // 21/November/2007 às 14:34

    O companheiro com a sua inteligência, à nossa comunidade petista e bolivariana = O companheiro com a sua inteligência, é muito benvindo à nossa comunidade petista e bolivariana.

  • 67 josef mario // 21/November/2007 às 14:39

    Companheiro fred scchmidt
    Eu, josef mario, devo dizer que o companheiro foi muito feliz na sua lembrança. O brasileiro, em geral, apesar de ter uma memória muito curta não é burro e a aprovação extraordinário ao governo do companheiro lula não me deixa mentir.
    Muito obrigado.

  • 68 fred schmidt // 21/November/2007 às 14:40

    Tal descalabro parece que passa por brancas nuvens nos porões do judiciário a espera de decurso de prazo.

    Boa Tarde Rocinha, que depois destas lembranças, só me resta encher o bucho para o sangue sair do cérebro.

  • 69 nada será como antes // 21/November/2007 às 14:41

    josef mario, agradeço suas palavras de companheiro e, para ser sincero, não precisamos de chibata contra a direita, que é intelectualmente inexpressiva e, como podemos ver, sequer consegue entender o que lê.
    Quanto ao meu nickname, o objetivo é esse mesmo, entrei para para mudar o panorama e, ao que parece, tenho conseguido. Saudações.

  • 70 confetti // 21/November/2007 às 14:44

    ui

  • 71 Alba // 21/November/2007 às 14:45

    confetti,

    Ficou esquisito, né mesmo? :) Mas comunista embaixo de qualquer cama é mesmo esquisito. :P

    Nada será,

    Verdade que foram as commodities que produziram os créditos que viabilizaram a industrialização, mas ainda acho que depender delas além da conta é desprezar as oportunidades que temos. Interessante é que o Hobsbawn, en passant, numa entrevista, diz quase exatamente a mesma coisa que você sobre o crescimento brasileiro com base em commodities. O que me deixa numa desconfortável posição de pretensão e água benta, né mesmo? :(

    Quanto à infra-estrutura, concordo que ela já exista, mas está sucateada em vários pontos, além de, segundo alguns economistas, mas aí já é a área do Surfando, declararem que é preciso investir mais, o que o governo promete com o PAC que, também ao que saiba, pouco saiu do papel.

    Em relação à energia, já temos um problema com o gás boliviano embora eu entenda as razões de Morales em defender os interesses do seu país. E só poderemos usufruir da reserva Tupi a partir de 2010, na melhor das hipóteses, por causa da profundidade da jazida e das dificuldades de extração. Enquanto isso, paira uma ameaça de apagão elétrico, já que não houve investimentos ou houve pouco, na construção de novas hidrelétricas.

    Bom, e há uma coisa que me intriga, como deve intrigar muita gente: como é que com um território continental, nossa matriz de transporte de carga AINDA é rodoviária. Por que não se investe mais em hidrovias e ferrovias?

  • 72 este é um país que vai pra frente oh oh oh // 21/November/2007 às 14:52

    Concordo com os esquerdistas de plantão

    Do blog do Aran:

    BRASIL, UM PAÍS DE TROLHAS
    Ou: CPMF no dos outros é refresco
    • Nunca antes na história desse país, as pessoas foram tão felizes. A criminalidade desembestada é coisa do passado, assim como a corrupção desenfreada. A saúde pública é ótima, o INSS funciona e a burocracia estatal é composta de admiráveis figuras humanas, probas e decentes. Os aviões estão sempre no horário, as estradas são excelentes e, muito em breve, o Brasil se transformará no maior exportador de petróleo da América do Sul.

    • A população desfila alegre e saltitante pelas ruas. Leite e mel jorram das fontes. Unicórnios cavalgam pelos nossos bosques que têm mais flores, enquanto tritões e nereidas nadam nos rios cristalinos. Fadas e elfos cantam pelas matas e, no país inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, a felicidade é total e irrestrita.

    • Pelo menos, é isso o que diz a propaganda oficial do governo.

    • Arrã… então tá. A gente acredita em Vossa Petulância, presidente Lula. Só tem um troço: dá pra pagar a CPMF com dinheirinho de Banco Imobiliário?

  • 73 Alba // 21/November/2007 às 14:56

    Adorei o “proba” :P

    E cadê tu, Pax?

  • 74 nada será como antes // 21/November/2007 às 14:58

    Alba, concordo com suas posições e me preocupo com elas.
    Apenas uma objeção quanto ao seu último parágrafo.
    O Brasil já teve uma enorme rede ferroviária, que foi sucateada no período ditatorial, que privilegiou as rodovias e o desenvolvimento via indústria automobilística. Muitas rodovias atuais foram implementadas sobre o traçado de ferrovias desativadas.
    No mais, o propalado “apagão elétrico” é, também, calcado em meras projeções estatísticas, sem levar em conta a diversificação da matriz energética ora em curso no país.
    Portanto, antes de crer nos profetas do apocalipse, muita “cautela e caldo de galinha”…

  • 75 confetti // 21/November/2007 às 15:08

    albin, cuidado ! estao querendo te hipnotizar…

  • 76 Alba // 21/November/2007 às 15:09

    Nada será,

    Acho que não temos discordâncias substantivas, mas, mesmo com mudança de matriz energética (que não necessariamente será coisa melhor), não há crescimento que se sustente sem energia, né mesmo? Espero mesmo que os gargalos sejam vencidos, mas até lá..

    E como uma coisa puxa outra, mesmo havendo maior disponibilidade de petróleo, a questão dos transportes tem que ser repensada. E, isso, já fazem pelo menos 30 anos! :(

    Companheiro josef mario,

    Saludos bolivarianos ao companheiro!

  • 77 nada será como antes // 21/November/2007 às 15:09

    Alba, vc também falou de hidrovias e não respondi.
    Durante muitas décadas, a navegação de cabotagem (porto a porto de mar) foi monopólio do Lloyd Brasileiro e,talvez por isso mesmo, sucateada. As hidrovias internas (rios) brasileiras são, em sua maioria , acidentadas, necessitando de eclusas justamente nas regiões mais desenvolvidas, o que explica a realidade.

  • 78 Alba // 21/November/2007 às 15:10

    confetti,

    Me hipnotizar?????

  • 79 Mr X // 21/November/2007 às 15:11

    Uma coisa se pode concluir sobre a esquerda: efetivamente não tem o menor senso de humor… :-( Eita povinho aborrecido.

    Com a única honrosa e gloriosa exceção do Josef Mario, mas isso é, acredito, mais por seu lado homossexual que por seu lado esquerdista.

  • 80 Mr X // 21/November/2007 às 15:14

    “entrei para para mudar o panorama e, ao que parece, tenho conseguido.”

    Kkkkk.

    Ó a modéstia. Deve ser o Zé Dirceu, disfarçado.

  • 81 nada será como antes // 21/November/2007 às 15:17

    Já expus, aqui, que os pretensos humoristas deveriam ler Henri Bergson e aprender sobre o riso.
    Definitivamente, humor não é o que passa na TV Globo, que é infantil e grosseiro, geralmente baseado em preconceitos, daí os imitadores que frequentam este blog.
    De minha parte, tenho humor apurado e até textos produzidos com essa finalidade.

  • 82 confetti // 21/November/2007 às 15:18

    coiso tava ai me gritando e agora nem me olha…..

  • 83 Mr X // 21/November/2007 às 15:30

    Oi confetti! como vai a greve aí? A racaille já derrubou o Sarkozy?

  • 84 Mr X // 21/November/2007 às 15:43

    Ah ah ah!

    Essa me fez mesmo rir, devo confessar.

    A técnica do Nada Será é a mesma do Bitt. Devem ser irmãos gêmeos, apesar do estilo mais empolado do primeiro e mais errático do segundo.

    Entopem o blog com comentários quilométricos falando do ramo no qual são evidentemente especialistas (que compreende a economia, a política, a astronomia, a lingüística, a antropologia, a física quântica, a teologia e os hábitos alimentares da marreca australiana), porém falta-lhes o bom senso para entender as coisas mais simples.

    Heidegger era muito inteligente, e ficou fascinado com o nazismo. Sartre era um grande intelectual e nunca deixou de lamber as botas do Stalin. Como dizia o Orwell, pra dizer certas idiotices você precisa ser um intelectual…

    É claro, impressiona os fracos de mente e de espírito, mas nada além disso.

    E, sem ofensas, mas ler o tratado sobre o humor do Bergson para aprender a fazer piadas é um pouco como ler um tratado de anatomia para aprender a fazer sexo…

    Aliás, é sintomático que o tratado sobre o humor do Bergson é uma das coisas menos engraçadas jamais escritas.

  • 85 josef mario // 21/November/2007 às 15:47

    Companheiro Mr X
    Eu, josef mario, devo dizer que, mesmo com as nossas profundas e irremediáveis diferenças ideológicas, sempre admirei o companheiro pelas suas posições corajosas e destemidas, apesar de equivocadas. Após, todavia, o aparecimento deste companheiro nada será como antes, ao que parece, o companheiro começou a afinar. Sua posição agora é totalmente defensiva e covarde, não condizente com o seu passado de lutas em nome da causa imperialista, neo-liberal, direitista, reacionária e fascista. Não sei se estão faltando argumentos diante do brilhantismo do companheiro nada será como antes ou o companheiro está se aviadando o que seria, ainda, mais lamentável.
    Muito obrigado.

  • 86 Antonio // 21/November/2007 às 15:52

    Torno manifesta minha antipatia para tudo que se relacione à Argentina — com a possível exceção das livrarias de Buenos Aires, que não conheço, e da região da Patagônia, que também não conheço. Aguardando o próximo post, recolho-me à minha insignificância.

    ACT

  • 87 Antonio // 21/November/2007 às 15:57

    Companheiro Josef Mario
    Eu, Antonio, vulgo ACT, devo dizer que Bergson bem poderia aprender algo sobre humor com o prezado companheiro. E não, eu não estou de sacanagem. É um elogio que lhe faço, e um agradecimento que lhe devo. Obrigado pela escrita bem humorada.

    ACT

  • 88 josef mario // 21/November/2007 às 16:00

    Companheiro antonio
    Eu, josef mario, devo dizer que há muito tempo não leio um comentário tão idiota quanto aquele acima bostejado pelo companheiro. Felizmente e, pelo menos, o companheiro é modesto.
    Muito obrigado.

  • 89 josef mario // 21/November/2007 às 16:03

    Companheiro antonio
    Eu, josef mario, devo dizer que, felizmente, o companheiro se recuperou a tempo com o seu brilhante comentário 89.
    Muito obrigado.

  • 90 nada será como antes // 21/November/2007 às 16:05

    josef mario , ótimo comentário o seu de número 87.
    Para corroborar, note que o Mr X escreveu , no de número 59, que faria análise melhor mas não dispunha de tempo!!! Fugiu da raia e não sai do pé!!!

  • 91 confetti // 21/November/2007 às 16:08

    kkkkkkk*

  • 92 Chesterton Dracul // 21/November/2007 às 16:09

    mantenho o51. Ditadura politica com liberdade economica, aconteceu para carambia…..

  • 93 nada será como antes // 21/November/2007 às 16:10

    Tenho que sair. Compromissos. Até breve.

  • 94 confetti // 21/November/2007 às 16:10

    carinha do 94, saudades !

  • 95 fred schmidt // 21/November/2007 às 16:13

    Boas Rocinha, voltando…

    Extremista de centro

    bacana o artigo.
    Além de tudo mostra a pequenês humana.
    O cara é amarelo, olho puxadinho, cabelo liso, neto de japonês e os caras acham que não são japoneses.
    São!
    São japoneses!
    São brasileiros.
    Graças a Deus eles vieram de lá para cá.
    Prar nós e para eles, naquela hora.
    Ai precisam dos caras e ficam dando sorrisinho e catando japinha aqui para trabalhar lá.
    Quão pequena é essa merda de humanidade.

    Viche.

    O sangue ainda não desceu todo…

    Confetti

    Soube pela Reuters que Pax ao deparar-se com vc aqui, teve um mal súbito e foi parar no Albert Einstein.

    Paxxxxxxxxxxxx………

  • 96 fred schmidt // 21/November/2007 às 16:16

    Agora vamos levar um castigo do Pax…

    Pax se não levantares logo desse leito fúnebro vou partir daqui amanhão com duas carretas de 40t para aí.
    Uma com camarão.
    Outra com macacheira.

  • 97 josef mario // 21/November/2007 às 16:18

    Companheira confetti
    Eu, josef mario, devo dizer que, apesar de amar de paixão a companheira, não posso concordar com a sua posição de escárnio e pouco caso, com o seu riso cínico e debochado pela posição humilhante de inferioridade em que se encontra o companheiro Mr X. O companheiro Mr X merece toda a nossa consideração neste momento delicado de sua vida e não um KKKKKK* desrespeitoso. Se fosse um minuto de silêncio, ainda vá lá.
    Muito obrigado.

  • 98 Mr X // 21/November/2007 às 16:20

    Com respeito ao comentário 92 referente ao 87, informo que o meu comentário 59, que respondia ao comentário 42, parágrafo 3, a expressão “falta de tempo” era apenas ironia bergsoniana, pois me bastariam 5 minutos para demoli-la impiedosamente. O que não tinha era paciência.
    Muito obrigado.

    p.s. Sobre o Bergson, achei engraçada esta resenha de um escritor uruguaio:

    Con alarmante falta de humor, Henri Bergson intentó explicar la risa. Como esos científicos que para explicar el orgasmo hablan del color de la piel, la temperatura de las vísceras y la dilatación de las pupilas, Bergson describe unos mecanismos generales que resultan difíciles de reconocer para el que ríe y son inoperantes para el que no sabe reír.

    Lembrou-me a esquerda, que não entende a natureza humana e acha que esta pode ser mudada por decreto.

  • 99 fred schmidt // 21/November/2007 às 16:27

    Mr X

    Disconcordo de vossa essência.

    Ao esplicar o riso dessa forma ele acertou em cheio, ri com ela pacas……

    Para o último parágrafo, concordo!

  • 100 Marcos Araújo // 21/November/2007 às 16:48

    Pax afirmou: ”…. Mas o Brasil cresce e crescerá nos próximos 4 a 5 anos pujantemente.”

    Só faltou esmurrar o peito…. Diz aí, Pax, cumê qui esse negócio de crescer 2.5-3% ao ano é crescer “punjantemente”?

    “…e crescerá nos próximos 4 a 5 anos pujantemente.” Você tem bola de cristal aí? Acredita nas falácias de economistas nacionais, geralmente TODOS equivocados em suas projeçoes? (pra nao dizer mentirosos).

  • 101 Antonio // 21/November/2007 às 17:18

    Companheiro Josef Mario

    Agradeço novamente o riso provocado por seus comentários. E aproveitando o ensejo, comunico que, deste dia em diante, “bostejado” fará parte de meu vocabulário.

    ACT

  • 102 Alba // 21/November/2007 às 17:21

    Salve, Antonio! :)

  • 103 Pax // 21/November/2007 às 18:49

    Marcos Araújo,

    Não cara, não tenho bola de cristal nem acredito em economistas. Falo com empresários e altos executivos, vejo planos estratégicos, estatísticas de consumo, preço de produtos, demanda internacional, enfim, uma série de indicadores.

    Mas os que mais acredito são fontes do empresariado. Só isso. Nada além. A galera tá apostando pesado.

  • 104 Pax // 21/November/2007 às 18:50

    fred,

    Tô já esperando as carretas. Já avisei ao Tupi também. Ele respondeu “Auf, auf”.

    Vai saber o que quer dizer, mas parece bom.

  • 105 Pax // 21/November/2007 às 18:55

    Mr X, enorme Mr X de desengonçados 2,10 m de altura,

    Por favor, não afine. Não afina com sua personalidade. Mesmo que percas a razão, rebata com orgulho.

    O nada será como antes é um Senhor comentarista, inteligente e informado, cruzo com ele alhures, mas não se assuste Mr X, se você não se pautar em Olavão, Reinaldo Histérico de Azevedo e Diogo Histérico Mainardi (primos por parte de mãe?), você há de achar bons argumentos. És culto, és alto, és forte. Impávido colosso. The Mr X. (não sei como se fala desengonçado em inglês). Acredite.

    Em última instância, posso indicar a psicanalista judia do Leblon. Ela levanta qualquer um.

  • 106 confetti // 21/November/2007 às 19:02

    pd deletou 1 comentario…nao sei qual foi, mas como “numeramos” à bessa nesse post, ta dando na vista ! o 51 era do chest….e nao o 50……kk

  • 107 confetti // 21/November/2007 às 19:34

    ” És culto, és alto, és forte. Impávido colosso. The Mr X. (não sei como se fala desengonçado em inglês). Acredite.”

    ah pax, vc sabe teclar…heheh

    pd que coment. vc deletou ? pq ?

  • 108 HRP Mané Reloaded // 21/November/2007 às 20:16

    Criolada…negrada…brancada!
    O Brazil está numa fase boa..e voces catando piolhos!
    Alba..o Pax lhe entende!
    Meninos…take this sheat easy!
    …..e ao André Fucs…judeu…. mil desculpas…a nós filhos de Deus….que o Uruguay tenha uma puta diarréia!

  • 109 Dino // 21/November/2007 às 20:18

    Que o Brasil em breve será classificado como Investment Grade, é uma questão de pouco tempo e será, que existe semelhanças na política macro-econômica de FHC e do Lula, existe, finalmente não existe muitas receitas capitalistas de controle inflacionário e de controle monetário, cambial e etc. Existe uma perspectiva bastante favorável ao Brasil com a valorização das commodities, gerando um atual super ciclo, sim existe. Estamos vivendo um momento crucial em que o Brasil irá dar um salto significativo no cenário mundial. Todos sabem o quanto defendo o governo Lula aqui. Mas cá pra nós, esse artigo do La Nacion está na cara que foi feito mais para afrontar o governo deles, do que, realmente tenham essas impressões do Brasil… Jornalistas tem cada estratégia nogenta… E não são só os de lá…

  • 110 Dino // 21/November/2007 às 20:20

    nojenta

  • 111 Andre Fucs // 21/November/2007 às 20:54

    Caro Nada,

    Senhores, comparar Hong Kong com o Brasil, sob o prisma do movimento portuário, é inútil. São economias completamente diferentes, sendo a deles manufatureira e especialmente cosmética e montadora de artefatos cujas peças já chegam prontas de outros países. Além disso, HK não tem como crescer mais, a não ser no espaço propriamente chinês. Os portos brasileiros não se resumem a Santos - de Itaqui a Paranaguá são pelo menos seis portos de grande movimento.

    não se trata de comparar o desenvolvimento com base no movimento portuário mas na infra-estrutura que precisa ser desenvolvida para suportar o tal crescimento, afinal de nada adianta ter um belo porto se a safra não chega até ele com facilidade.

    Esses investimentos bem sabemos vêm sendo completamente ignorados há uns bons anos.

    Você fala em comparar as indústrias dos dois países mas justamente por depender tanto de minério e produtos agrícolas o Brasil não pode acreditar em crescimento com a quase ausência de infra-estrutura que temos.

    Dá-lhe caminhão e estrada para aguentar tal fluxo.

  • 112 Andre Fucs // 21/November/2007 às 21:14

    Mr X,

    Fico grato em saber que não fui o único a achar um tanto infeliz o comentário do tal do HRP Mané.

    Fico aqui na dúvida sobre a qual turma o rapaz está se referindo mas confesso que considerando a frase dele (“já viu essa turma dar algo a alguém…… e ou amar algo que não dinheiro e os próprios filhos?“) suspeito que estamos diante de mais um dos inúmeros exemplos de preconceito no espaço de comentários desse blog.

    Infelizmente esse tipo de comentário infeliz é típico desse tipo de indivíduo ignorante e radical, apegado a esse nacionalismo barato e pior de tudo, incapaz de admitir a diversidade e as escolhas profissionais alheias.

    Enfim, muito triste.

  • 113 Alba // 21/November/2007 às 21:27

    André,

    Concordo com a questão da infra-estrutura, como escrevi antes.

    Quanto ao Mané, é pena, mas ele já se assumiu como preconceituoso, o que já considero um avanço.

    E às vezes, simplesmente não entendo o que ele escreve (desculpe, Mané) como essa última referência. ” Alba…o Pax te entende”
    ??????

  • 114 RW in Miami // 22/November/2007 às 2:41

    Andre,

    como “colega” expatriado e judeu, tambem causou especie o comentario do HRP Mane. Bem, na verdade nao… em outros posts ja havia apontado o preconceito atavico dele…

  • 115 HRP Mané Reloaded // 22/November/2007 às 9:52

    Well, well não preconceito pior do que aquele que não assumimos….Alba sou sim em relação aos judeus , ou em relação ao que pensam do mundo….reflita comigo e pesquize por aí as opiniões da turma….eles tem o rei na barriga….mas sim tenho um defeito do qual não me arrependi até agora…e no mais….sou um espirito num mundo feitinho para tipos como eu….e todos voces…eeeee…. imperfeitos e pouco evoluidos….eu chego lá!
    E o André também!

  • 116 HRP Mané Reloaded // 22/November/2007 às 9:52

    não há!

  • 117 Cristiano // 22/November/2007 às 10:36

    Isso é Douglass North na veia!
    Base de exportação feliz e instituições sólidas = crescimento econômico sustentado e desenvolvimento capitalista eficiente.

    Porém como os produtos primários brasileiros jamais foram de uma alegria plena, e as instituições nacionais inspiram mais piadas do que confiança (sem considerar os lapsos temporais), deu no que deu.

  • 118 Andre Fucs // 22/November/2007 às 12:48

    Chest,

    Seu comment 46 me escapou. Inclua-se ali no lado do Mr. X no comment 112

  • 119 Marcelo Augusto // 25/November/2007 às 16:12

    Hallo, Pessoal!

    Comentário atrasado, mas válido:

    Será que irão dizer que o jornal argentino “La Nacion” é petralha e que segue a linha de pensamento petralho-lulo-petista?

    Segundo um leitor do Humpty Dumpty (A.K.A. Reinaldo Azevedo) a “The Economist” é petralha e faz um jornalismo que é fruto do petralho-lulo-petismo!

    Cada um tem os leitores e comentaristas que merece.

    []’s

    Marcelo

  • 120 brasa // 22/April/2008 às 0:58

    pelamor de DEUS
    comparar hk que esteve nas mãos dos ingleses até outro dia com o brasil é falar muita besteira,é engraçado ver como a turma que fez as privatizações que todos nós sabemos como foram feitas(vide telefonica de sp que impéra com mãos de ferro em sp concorrendo com ninguém e a gente ainda é obrigado a ouvir alguns dizerem “antes vcs nem tinham telefône”)como essa tucanaiada torceu e torce contra o brasil pelo fato de não ser eles os comandantes agora…parecem eles os argentinos.Tem até quem aprecie milicos,só pode ser filho de algum e frustrado.

    “SUBREPTICIAMENTE” mr x ??? isso que é gostar de reinaldinho azevedo.e
    E DÁ-LHE DIREITONAA MODA ANTIGA

Seu comentário