Que ninguém negue a Hugo Chávez um mérito: ele tenta. E tenta muito, luta tantas lutas quanto são possíveis lutar ao mesmo tempo.
Na Cúpula Ibero-Americana – aquela na qual teve de ouvir o cállate do rei espanhol –, chegou pedindo que no documento final da reunião estivesse incluído apoio à reforma constitucional que quer promover na Venezuela. Os demais chefes de governo acharam por bem não se meter nos assuntos internos de nenhum país – como deveria ser evidente. Mas Chávez não deixa de tentar.
A reforma constitucional será aprovada ou não por referendo, no dia 2 de dezembro. Há uma série de mudanças em jogo: muda a estrutura política da organização territorial, muda a legislação trabalhista – a jornada cai de oito para seis horas – e muda um último pequeno detalhe, não haverá mais limites para reeleição. O referendo é só por conta disto. Chávez pinta as reformas como democráticas, mas só a questão da reeleição carece referendo, todo o resto ele poderia fazer por decreto. (Não passa pelo Congresso porque estes poderes foram transferidos ao presidente.) Como o povo terá de escolher entre Sim e Não num pacote só, o Sim diminui sua carga horária e permite a Chávez que continue no poder para além de 2012; o Não mantem o labuta no nível atual mas põe o presidente para fora de Miraflores daqui a cinco anos.
Sua Excelência não conseguiu que a Cúpula Ibero-Americana desse apoio à reforma mas saiu com o cállate que vale quase tanto quanto. Em casa, pintou a questão como opressão do Império. Chávez luta contra o Império de George W. Bush e, agora, também contra o Império espanhol, o Império colonizador. Juan Carlos, coitado, não é nenhum Carlos 5o, mas serviu de arma política. Não tem jeito.
É com esta luta contra impérios em mente, que afinal faz tanto bem à sua popularidade na Venezuela, que Chávez chegou à cúpula da semana, agora na Arábia Saudita. Perante seus pares na Organização dos Países Exportadores de Petróleo, fez uma série de pedidos e uma ameaça. Liste-se dentre os pedidos: que a Opep passe a exportar petróleo barato para os países pobres; que abandone o dólar como moeda de comércio do petróleo. A ameaça: se os EUA invadirem o Irã ou atacarem novamente a Venezuela (a primeira vez seria a tentativa de golpe contra ele), o petróleo baterá em mais de 200 dólares por barril. (Está em 100.)
A discussão sobre a mudança da moeda era para ficar apenas nos bastidores, mas o circuito interno de tevê estava ligado e os jornalistas assistiram à primeira meia hora. Só quando o rei saudita recebeu das mãos de um assessor o boletim da Reuters que relatava a discussão é que deram-se conta do problema. Aí já era tarde: Chávez, Rafael Correa, do Equador, e Mahmoud Ahmadinejad, do Irã, já haviam se manisfetado favoráveis ao ataque contra a moeda norte-americana. Na Opep, no entanto, basta um veto saudita para que nada aconteça – e, assim, nada aconteceu.
Não que Chávez esperasse resultado diferente: se é numa cúpula no Chile ou se é noutra, no Oriente Médio, seu público alvo é interno. Chávez não pretende nem de longe abandonar seus negócios com os EUA. Sustentam seu país: 70% de suas exportações vão para lá.
Mas, até o final do mês, espere-se muito mais de Hugo Chávez. Falará muito, parecerá duro, travará tantas lutas quanto possível contra impérios e tentará tirar da fome tantos pobres quanto possível. É sua permanência no governo que está em jogo.



74 Comentários até agora ↓
1 HRP Mané Reloaded // 18/November/2007 às 14:12
O sórdido editorial de Folha SP, de hoje traz uma afirmação indecente e sem provas..poxa Folha o Lula disse que achava o Chavez democrático….deu7 suas razões….mas outros tantos brasileiros e estrangeiros opinaram sobre a falta de educação do Rey Franquista para com o Chefe de estado “indio/mulato! da Venezuela….ofensa de branco europeu…a mulato /indio /cafuso latino americano…tudo bem né?
Mas Lula só disse o que é patente….CHAVEZ ESTÁ GOVERNANDO LEGITIMAMENTE…..ele, lula opinou…todo mundo pode opinar….mas a Folha ENSINUA que Lula faz a declaração em vesperas de elição!
E os tantos outros que opinaram?
Não são passiveis de critica?
Fala sério “MIdia” burgueza!
Fala sério PD….Fala sério Jornalões Burgueses!
2 HRP Mané Reloaded // 18/November/2007 às 14:14
Insinua!
3 Mr X // 18/November/2007 às 14:23
O que nunca me deixa de surpreender são os níveis até onde chega a estupidez humana, a capacidade de auto-ilusão e wishful thinking.
“Tirar da fome tantos pobres quanto possível”?
Ora, o Chavéz pode enganar os Manés, os Pedros Dórias e Direitobas, e até mesmo os Elias. Não a mim, baby. Conheço essa gente a quilômetros de distância.
4 Mr X // 18/November/2007 às 14:39
A receita para ser um caudilho latinoamericano é muito simples:
a) por todos os problemas que tiver, culpe os EUA, ou os ex-colonizadores, ou “as elites”. O importante é escolher o bode expiatório certo no momento certo.
b) utilize qualquer pretexto que tiver para inflamar os ânimos nacionalistas (cala-te boca do rei espanhol, bases americanas, Malvinas, planta de celulose no Uruguai, etc etc etc). O povo adora um nacionalismo barato, especialmente se não tem que pagar um preço alto por isso.
c) fale sempre que quer ajudar os pobres como se fossem seus filhos. Dê-lhes presentes, bolsas-esmola, eletrodomésticos e farinha, mas, principalmente, fale, fale, fale do quanto você é a favor do povo, mesmo quando o estiver na realidade enrabando. As palavras são o mais importante. Além de comprar votos, você garante a sustentação do seu poder. Mas não permita que os pobres melhorem muito de vida e passem à classe média, ou não mais o sustentarão. Melhor um povo submisso e domesticado do que um povo livre.
d) Roube bastante, ninguém o culpará por isso se você tiver carisma suficiente.
e) Lembre-se: a estupidez humana não tem limites. Nasce um otário a cada dia. Aproveite.
Funciona em 100% dos casos.
5 Pedro Doria // 18/November/2007 às 14:41
Mr X: Eu disse que ele falará isto, que tentará isto, não disse que é sincero ou capaz de fazê-lo.
6 Alba // 18/November/2007 às 15:02
A capa do Aliás de hoje traz uma montagem de Chávez como o rei-sol, na famosa tela que retrata Luiz XIV.
Não li ainda os artigos sobre ele, que estão no recheio, mas já deu pra ler o título do artigo de Demétrio Magnoli, sugerindo que, a exemplo do rei-sol, Chávez proclamará “A Venezuela sou eu”.
Vou ler os artigos e volto para falar mais sobre o assunto. Mas algumas coisas me parecem bem claras.
Sem dúvida, o homem é um bufão, que quer transformar um episódio diplomático numa cúpula sem maior importância numa ameaça à Venezuela, como se o rei Juan Carlos fosse Carlos 5o., como notou o PD. E como se a Espanha ainda fosse um Império. Pffui..
Bem, acho compreensível que o incidente lhe sirva politicamente e que dele trate de tirar proveito.
O que acho curioso é o alarde que se faz em torno disso, levando mais água ao moinho chavista, como se de fato ele tivesse como concretizar as ameaças que adora bravatear.
Como dizem no Ceará, não é gastar muita cera com defunto ruim?
A propósito, aqui vai o link para um dos artigos.
http://www.estado.com.br/suplementos/ali/2007/11/18/ali-1.93.19.20071118.8.1.xml
7 Mr X // 18/November/2007 às 15:14
Ok, PD… No mais, uma pequena observação: você escreve que:
“A reforma constitucional será aprovada por referendo no dia 2 de dezembro. ”
A coisa é já tão escancarada assim, nem se finge que se vota, já se sabe que vai ser aprovada diretamente? Conhecendo os métodos chavistas, não tenho dúvidas que o será (e sob os aplausos da “comunidade internacional”), ainda mais diminuindo a jornada de trabalho (compre agora, pague depois). De qualquer modo, acho bom que já nem se mantenham as aparências de “democracia”. Melhor ver as coisas cara a cara.
8 Pax // 18/November/2007 às 15:22
Buenas e me espalho, depois de um bacalhau da D Pax e um bom vinho, só posso dizer o que tenho dito e repetido:
Chávez é um perigo. Independente do perigo do Bush ou do Ahmadinejad. Seus caminhos me lembram caminhos de Hitler, Stalin e similares.
Aqui, por favor, Democracia. E a nossa anda pelas tabelas, há tanta corrupção que desconfia-se. Eu ando com o cu na parede esses dias. Mr X, o desengonçado, tem lá suas razões. Esse cara de 2,10 m de altura vê algumas coisas antes da gente nesse mundo periscópico que vive. Mas é um amante do Mainardi e do Reinaldo Azevedo, então, dá-se um desconto nas suas sabedorias.
Me lembrei de uma frase que o Darci Ribeiro escreveu e minha sogrita, uma italianinha de 80 anos, doce, feliz, anotou em seus papiros - ela sempre anota coisas que gosta - “Minhas vitórias foram fracassos. Mas não invejo os que me derrotaram”. Algo assim.
9 Éd Lascar // 18/November/2007 às 15:24
Mais um desgraçado a desgraçar a Venezuela, com o apoio infamante de Lula!
Pelo jeito nem o fato do país estar sob um manta espetacular de petróleo o salvará. A maldição do petróleo ataca outra vez!
Que vergonha, deusducéu!
10 Pax // 18/November/2007 às 15:24
Ops, não tinha lido o desengonçado no #9. Mas, lendo-o agora, tendo a concordar. Me revolta concordar com esse cara. Deve ser flamenguista.
11 Pax // 18/November/2007 às 15:25
Calma Delsio, não é porque farás anos amanhã que Reinaldo pode encarná-lo. O mestre Elias já explicou abaixo. Business são business.
12 Mr X // 18/November/2007 às 15:26
Chavismo é bom, mas só para os cucarachas, ou: porque os esquerdistas europeus aplaudem o chavismo e lulismo aqui mas não o querem por lá…
A imprensa de esquerda tem hoje um aiatolá um tanto mais prático do que Noam Chomsky: trata-se do espanhol Ignácio Ramonet, 64, diretor da publicação mensal francesa Le Monde Diplomatique. Não há uma maldita idéia estúpida que não conte com o seu apoio. Na França, é evidente, ninguém lhe dá bola. Aliás, a Europa despreza solenemente o seu jornal, que é, no entanto, adorado pelos pterodáctilos do Terceiro Mundo, que Ramonet trata com a atenção que despertam os bichos exóticos ou em extinção. Ele é, por exemplo, um defensor ardoroso de Hugo Chávez e vê com grande entusiasmo as experiências de esquerda na América Latina, embora admita que o esquerdismo está em baixa no resto do mundo. Entenderam? Esquerda é coisa boa pra latino-americano… Ramonet também é o grande incentivador da criação de mecanismos para controlar os meios de comunicação. É evidente que, na Europa, ele não emplaca a tese. E quem dá bola pra ele?
Nós, é claro. Mais lá no RA.
13 Pax // 18/November/2007 às 15:28
Tô dizendo, agora o Mr X se rebaixou. O enorme Mr X vira anão de uma hora pra outra. Reinaldo Azevero, o histérico? Putz, achei que suas leituras fossem mais importantes.
14 Pax // 18/November/2007 às 15:31
Eu já tinha visto, aliás Suz Tzu já dizia pra gente conhecer os bobos. E fui ver também os comentaristas. Falam assim: “Meu Rei, ponha na minha … que gosto, aceito qualquer coisa meu Rei”. Achei que o Mr X tivesse mais personalidade. O PD não me pede essas coisas. Imagina. Pedro Doria, nem venha !
15 Pax // 18/November/2007 às 15:32
Suz Tzu é ótimo, zuzu bem aí?
16 Éd Lascar // 18/November/2007 às 15:36
Mas, considero o Elias errado, Pax. Não se pode ver crescer o arbítrio, o desprezo pelas instituições democráticas se estabelecer e ficar contando o dinheiro e falando que “a Venezuela tem democracia até demais”
Ele não defende Hugo assim, ele defende sua própria re-reeleição. É um ser anão, este Molusco.
Não vê quem não quer!
Abs.
17 Éd Lascar // 18/November/2007 às 15:38
Está muito boa esta série sobre a Venezuela no Reinaldo Azevedo, recomeeeendo!
:o)
18 Mr X // 18/November/2007 às 15:45
Perca o preconceito, Pax, leia RA, leia Olavão, leia Diogo. Mas especialmente o RA. Quando não implica com blogs mixurucas, ele é bom.
19 Mr X // 18/November/2007 às 15:48
Por onde anda o Chest?
20 Daniel // 18/November/2007 às 15:58
Urgente, Pedro: a tréplica de Jon Lee Anderson a Diogo. Ele autorizou e eu publiquei em meu blog. Dá uma lida. Até te linkei duas vezes no post.
Abs.
21 Zé Bush // 18/November/2007 às 16:26
well,my friends…..um homem desse é capaz de tudo. Sob o argumento de combater o “imperialismo ianque”, os “fascistas espanhóis” e a “mídia golpista” esse louco pode (e vai) provocar uma desgraça na América Latina, fudida como sempre.
Tendo o apoio do seu eleitorado abastecido a programa social e assistencialismo, esse rapaz pode fazer o que quiser. No dia em que ele se arvorar na condição de “líder” latino americano e inventar de defender “povos indígenas” contra os “colonizadores brancos”, aí voces vão ver o que o bolivariano ditatorial quer dizer realmente.
Essa prepotência vai longe. Não é a toa que esse maluco está adotando o militarismo como recurso diplomático. Já andou invadindo território brasileiro e da Guiana, com quem mantem um litígio de fronteiras que pode usar como pretexto para unir o povo contra um “inimigo externo”. Basta um tiro mal dado.Isso tá na cartilha…..
Considera as FARC um grupo revolucionário legítimo e vem dando um apoio velado ao grupo narco-guerrilheiro. Para oferecer apoio militar é um pulo. Basta surgir um “fato” que possa ser explorado.
Esse louco está desequilibrando o continente. Está plantando discórdia para colher confronto.
22 Alba // 18/November/2007 às 16:40
Li os dois artigos e mais umas coisinhas. O que só reforçou a minha sensação de “excesso de gasto em velas com defunto ruim”.
O caso do “cállate” está tendo uma repercussão inversa à sua importância real. Guardadas as devidas proporções, é como a ameaça do Reinaldão de não mais publicar artigos do Jon Lee Anderson - aquele primor do ridículo. E ele ainda teve a civilidade de responder!:)
Quanto a comparar Chávez a Hitler ou Stalin, desculpe Pax, você sabe que eu te amo, mas esse tipo de comparação ignora todo um contexto histórico que, decididamente, não se aplica, a não ser que eu esteja muito enganada.
A Alemanha, mesmo esmagada pelos termos do Tratado de Versalhes, tinha um parque industrial poderoso e uma longa história de importância continental, mesmo antes da unificação, via Prússia. Ignorar os avanços do nazismo foi antes OPÇÃO das democracias da Europa Ocidental frente ao que viam como ameaça maior, que era o bolchevismo.
A URSS de Stálin, com todas as barbaridades que a fizeram assim, havia se transformado num gigante industrial também, já que a Rússia sempre contou com imensos recursos naturais. E a história do stalinismo passa pelo fracasso das alternativas democráticas logo depois da Revolução, graças, em parte, à política “do cordão sanitário”, que isolou o país, em nome do mesmo temor da difusão da revolução.
Já a Venezuela, o que tem a mostrar a não ser o fato de nadar num mar de petróleo? Parece que o Chávez pretende diversificar um tanto a base econômica, mas ainda depende, e demais, como mais uma vez notou o PD, da exportação para os EUA.
Portanto, como business is business, Chávez não irá atirar no próprio pé. Aliás, nem tem munição pra isso.
De resto, como notou o professor espanhol na entrevista, Chávez precisa desviar a atenção do seu projeto de eternização que vêm sofrendo protestos. O incidente caiu-lhe no colo, não é mesmo?
23 Mr X // 18/November/2007 às 16:46
Pô, não termina mais essa bobagem? Alguém informe o Jon Lee que não importa mais.
24 Microempresário // 18/November/2007 às 16:48
Alba, obrigado pelo link. Adorei esta frase:
Mais negra é Condoleezza Rice e posso lhe assegurar: ela é muito mais amiga de Aznar do que de Zapatero.
25 Microempresário // 18/November/2007 às 16:56
Por outro lado, não gostei nada disso aqui:
Na Catalunha já está aprovada a Lei da Memória Histórica e Madri vem nessa direção. Ou seja, estamos tomando medidas práticas para suprimir todos os símbolos do velho regime, para apagar as marcas desse passado.
Na minha opinião, em história se analisa, se discute, se registra, se apóia e até se lamenta, mas não se suprime ou apaga. Isso é revisionismo, é tentar reescrever os fatos.
26 Alba // 18/November/2007 às 17:06
Micro,
Concordo com você sobre ambas as frases. A segunda, realmente, é uma lástima. Em História, acredito que absolutamente TUDO deva ser discutido, analisado, estudado, exatamente para evitar que os mesmos erros sejam cometidos sempre.
E também gostei bastante do que ele disse sobre Evo Morales, o único chefe de governo ali que poderia reclamar do tratamento dado aos índios, já que todos os outros, de uma forma ou de outra, se beneficiaram da estrutura criada pelos conquistadores.
27 Mr X // 18/November/2007 às 17:19
Lei da Memória Histórica:
http://brezhnev.wordpress.com/
:-D Vamos apagar o passado, companheiro! Como dizia Stalin! Ops, quem? Já apagamos esse também da memória coletiva, rs rs.
28 Éd Lascar // 18/November/2007 às 17:37
Ah, sim!, não é só Chavez que está em campanha aberta, nota-se!
Abs.
29 Alba // 18/November/2007 às 18:13
Mister e Éd,
Parece que vocês precisam de um vilão pra chamar de seu. Tsc, tsc..
Mister, Stálin sem a menor sombra de dúvida fez o possível e o impossível para reescrever a História. Não foi o único. Aliás, não me lembro de ter lido nenhuma declaração dele assumindo a façanha. Mesmo porque pegaria muito mal..
No mais, o trecho pinçado pelo Microempresário corresponde à posição do professor espanhol sobre a história do seu país. Em sã consciência, não sei como esta posição, que é pessoal, casa com a questão do Chávez. Você não estará forçando um tantinho a mão?
A não ser, é claro, que se refira ao uso que Chávez faz da figura de Bolívar, que nada tinha de socialista, como já discutimos por aqui.
Mas mesmo isso eu entendo como parte de uma estratégia de valorizar o próprio passe. Lembro claramente dos discursos tanto de FHC quanto de Lula, comparando-se a Getúlio Vargas e a JK. E numa coisa dou-lhe razão: há uma crise de imaginação entre os líderes sul-americanos.
Ah, e sobre os problemas internos que Chávez vem enfrentando, só um trechinho de reportagem publicada hoje na FSP:
“40% dos que apóiam Chávez são contra mudanças na Carta, diz pesquisador, mas ainda preferem se abster a “trair” presidente
Entre venezuelanos que afirmam que votarão no próximo dia 2, “sim” ganha por pouco; oposição hesita em convocar às urnas “
30 Alba // 18/November/2007 às 18:39
Mais um trechinho de outra reportagem da Folha, falando sobre entrevistas com favelados em Caracas:
“”O cenário é desolador. As pessoas estão em casas de bonecas, dessas que se cortam pela metade e se vê o interior”, diz, descrevendo as construções tragadas pelo buraco.
Em seguida, Torrealba entrevista o pedreiro Lucio Colmenares, um dos moradores que trabalham no conserto da via. Apesar da camisa vermelha do recém-criado Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), e de se dizer chavista, pelo rádio certamente ele soou como um opositor radical.
“O governo está preocupado com a política, com a reeleição, e não dá atenção aos problemas. E tem uma pergunta que eu me faço e queria que o presidente escutasse: como é possível que até o Brasil tenha luz da Venezuela e essa vila aqui esteja toda escura?”, vociferou, em referência a uma linha de transmissão que chega à Roraima, sem saber que havia um repórter brasileiro no local.
Colmenares não era o único descontente. No alto do morro, onde as casas são ainda mais precárias e a falta de infra-estrutura fica evidente no esgoto a céu aberto e no lixo acumulado, as reclamações continuam.”
31 Alba // 18/November/2007 às 18:42
Juro que é a última transcrição e vou ver o que posso assistir.
“As duras palavras contra Chávez saídas de sua base são a grande novidade política deste ano, diz Torrealba, 49, com a experiência de três anos e cerca de 600 programas “Radar dos Bairros”, cada dia numa favela.
“Há protestos praticamente todos os dias, pelos mais variados motivos. Até dezembro do ano passado, as pessoas diziam “o presidente não sabe”. Depois, começaram a envolvê-lo e agora dizem “Chávez me traiu’”, afirma. “Depois de mais de oito anos, o governo Chávez se transformou num sujeito concreto: burocrata e corrupto.”
32 Esteban // 18/November/2007 às 19:05
caros brasileños,
?cuál es la verdadeira intencción de presidiente de brazil.
?Es miedo de Chavez,
?ou es copiar el ditador
para nosotros Lula de Silva quer copiar el ditador Hugo Chavez y con iso inplantar en brazil la gran ditadura chavista.
muchas gracias,
esteban crustille
cordoba
33 Nat // 18/November/2007 às 19:37
Medo ou cópia? Ditadura chavista no Brasil?
Hora de catar algo pra fazer.
34 SK // 18/November/2007 às 20:08
Esteban,
O maior problema é que não se conhecem as verdadeiras intenções de Lula, pois ele não refuta (nega) as idéias chavistas.
Faz comparações bizarras (como confundir o parlamentarismo europeu com presidencialismo, justificando prolongadas permanências no poder, porém esquecendo-se taticamente da queda do governo de uma hora para outra).
A percepção brasileira é a seguinte:
- se você é oposição, você quer que Lula apenas cumpra a constituição e saia em 2010, não lute por um terceiro mandato.
- se você é situação (PT), não tem nome forte para fazer sucessor, então eles querem o terceiro mandato para Lula, para se perpetuar no poder. Não se esqueça do aparelhamento do estado pelos partidos da base aliada.
Onde me situo: acho que Lula tem que sair em 2010 e, se quiser, concorrer em 2014. Antes que me critiquem, FHC errou ao validar a reeleição para si. Deveria ter criado a instituição da reeleição, mas para o próximo presidente.
No mais, as bravatas de Lula têm outro tom em relação ao chavista; mas da mesma maneira do primeiro insiste em ignorar a história e apela para a ignorância.
35 Pax // 18/November/2007 às 20:19
Mr X, enorme Mr X, juro que tento ler o Reinaldo Azevedo. Mas não consigo. Não gosto nem do conteúdo nem do estilo.
O conteúdo entendo ter antolhos. Incomoda. Só olha o lado realmente oposicionista de forma tendenciosa. Chega a ser mentiroso em alguns pontos, ou, vou inventar um “omismentiroso”, mistura de omisso com mentiroso. E o estilo entendo ser histérico e até infantil. Incomoda o já incomodado.
E mais, um tanto covarde, pois só libera os comentários que o elevam a categoria de Rei, rei do seu séquito rábico. E quando pega um ou outro do outro lado de algum comentário que se opõe, expõe os leitores. Nesse aspecto, além de omisso, mentiroso e histérico, um tanto covarde.
36 HIJO DE ESTEBAN // 18/November/2007 às 21:37
Papasito
Córdoba tiene assiento
37 Éd Lascar // 18/November/2007 às 21:53
Pax, a petralhada iria abusar , porque eles só sabem fazer barulho e dizer asneiras. Ela não publica só os que são a seu favor. Eu mesmo já critiquei algumas vezes. É outro tipo o blog deles. O Pedro Dória é de esquerda, publica algumas críticas à Lula. Ponto. Tem outra postura, não viriam aqui pentelhar um cara que olha com bons olhos a TV Lula, por exemplo.
Não vão querer ter alguém como o Pedê, como adversário.
Lá no RA, ele recebe centenas de petralhas diariamente . Eles xingam, são grossos, falam mentiras e tentam atrapalhar o trabalho de pesar a política brasileira, como o Reinaldo Azevedo faz. E se eles querem se fazerem ouvidos, eles podem abrir um blog, ou ir no Jose Dirceu, Paulo Henrique Amorim, Luiz Nassif por sua vez e mandar ver. A Internet é um púlpito aberto à todos.
Lá , petralha não se cria e eu não vou lá para ler petralhas, por isto para mim é um ótimo blog.
Abs.
38 Éd Lascar // 18/November/2007 às 21:54
Ooooops:
ElE não publica só os que são a seu favor. Eu mesmo já critiquei algumas vezes. É DE outro tipo o blog dele.
sorry
39 Éd Lascar // 18/November/2007 às 21:59
Na verdade ,eu não leio comment algum do Reinaldo Azevedo. Nem os meus!
Vou lá por causa , exclusivamente, do RA!
:o)
40 Pax // 18/November/2007 às 22:31
Delsio, meu comentário lá foi no post que ele escreveu creditanto a Veja (e a si, intrinsecamente) e ao Jornal Nacional a queda do Renam Canalha, o boqueteiro.
Escrevi dizendo-lhe que achava muito umbigoso esse achismo dele. Sim, é um achismo. Acha que toda a população que criticou e pressionou o governo e o congresso (com c minúsculo mesmo) foi orientada por esses veículos questionáveis. Não, não foram. Pegar os louros da vitória da forma que ele pegou é muito chato.
Claro que ele não publicou, porque pegava no calo. Pra mim isso é falta de hombridade. Não o xinguei, não o ofendi, só alertei para a falsa afirmação.
41 Homero // 18/November/2007 às 22:58
No livro Neve, do escritor Orhan Pamuk, o editor de um jornal numa cidadezinha da Turquia escreve a edição do dia seguinte na tarde do dia anterior com notícias que ainda vão ocorrer na parte da noite.
O pedro Dória fez a mesma coisa nesse trecho: “A reforma constitucional será aprovada por referendo no dia 2 de dezembro”. Ué, ela também não poderia ser rejeitada?
O Pedro é esperto. Ele sabe que em uma ditadura o resultado das eleições não é decidido pelo desejo dos eleitores no processo de votação, mas pelo desejo da justiça eleitoral no processo de apuração. Como o Chavez controla o Instituto eleitoral venezuelano, tendo nomeado também todos os membros da corte suprema do país, ele já sabe o resultado final do plebiscito.
42 SK // 19/November/2007 às 0:01
Sim Pax,
Acho que foi um erro não ter publicado se não havia ofensa.
Mas se não foi a Veja e a Época que remexeu nos imbróglios de Renan, quem foi?
Com certeza a Carta Capital é que não foi.
43 Deise Guelfi // 19/November/2007 às 0:32
Zé Bush tem razão: é bom ficar de olho no cara. Não querendo comparar ninguém, mas Hitler também foi desacreditado. Ninguém botou fé que ele chegaria onde chegou. Stálin não foi tão longe, mas teve sua participação especial. Essa coisa de ficar olhando por cima do muro me preocupa. Dado às cirscuntãncias atuais, o certo seria bancar o cozinheiro que frita o peixe e fica de olho no gato. A Alemanha, como disse nossa querida Alba, tinha um poderio industrial; entretanto, a Venezuela tem sua carta na manga. Se não, Chávez não se daria a falatórios a ponto de ouvir o que ouviu (o que, diga-se de passagem, demorou! Cara de culhões, esse espanhol!)
44 Pax // 19/November/2007 às 0:52
Com certeza Deise, tô cá de olho super aberto e preocupado. Esse cara pode fazer moda. E essa moda não me agrada nem um pouco. Ainda mais que o petróleo não vai parar de subir e essa é sua carta na manga. Só essa, diga-se. Mas ela é um coringão danado de bom e o perigo fica ainda maior.
SK, você é jornalista? Parece. E parece desses que se acham.
45 Deise Guelfi // 19/November/2007 às 2:30
É isso aí, Pax. O problema agora é: QUEM PODERÁ NOS AJUDAR?!?
46 Bruno Mota // 19/November/2007 às 4:58
Uma coisa que me irrita um pouco na cobertura do bate-boca na cúpula é a ênfase no superficial (o cala-a-boca do El Rey) em detrimento da substância (as palavras do Zapatero). De fato, foi este último que mostrou claramente que democracia real (que inclui respeitar diferenças) e a quimera que o Chavez prega são coisas muito distintas.
O Rei só perdeu a paciência. Mas descobrir que o Chavez é um chato não é exatamente uma novidade. Muito mais interessante é vê-lo desmascarado como o caudilho travestido de democrata que é, por um integrante do que pode ser legitimamente chamada de esquerda democratica.
47 HRP Mané Reloaded // 19/November/2007 às 8:10
OOOOOOOOOOOOORRRRAAAAAAAA!!!!!
Hitler e Chavez?
Fala sério!
Deve haver um comunista bem debaixo da caminha da moçada!
Bom dia….e me desculpem….Chavez beira o arbitrio ,reconheço, mas ele veio na necessidade de reformas institucionais na Venezuela….foi o único que ousou tentar romper o circulo vicioso da peseudo democracia que desde o ciclo Carlos Andrés Peres vigia…um marasmo que oprimia a maioria da população, não criava mecanismos de distribuição de renda, não conseguia fazer o país crescer…e via a Venezuela passo a passo transformar-se num dos países com maior indice de criminalidade e concentração de renda……ele em sí fez um bom programa de governo , criou varios planos de desenvolvimento….quase sempre invisíveis a classe média e infinitamente contestados pelos ricos……parecido com o Brasil….tomára que ele pense melhor e perceba que a alternancia no poder, beneficia aqueles que tem bons propositos… com eles o povo sempre sentirá melhor, serão sempre lembrados e de novo, poderão ser levados ao poder…faz parte Bom dia de novo…..
48 HRP Mané Reloaded // 19/November/2007 às 9:14
Os trinta primeiros comentários desse post, PD ,foram a mais fina mostra dos reaças do blog!
EEEEEEEE
O tal de Ed (acho que já filiado ao PSDB!) esmerou-se, abriu o jogo….não é nem mais direitão, beira o facistão….”adoóoooooooooro o RA!”
Fala sério se essa cambada governasse o pais estavamos ainda em plena ditadura……dizer que tais opiniões são de multiplas classes sociais…professora, funcionário público/barnabé, micro empresário e até pequeno fazendeiro como o Pax…..BLEAAAAAAARRRRRGHHHHHH!
Vamo dar uma volta pelas favelas e ver o tamanho do resgate que nós temos obrigação de realizar…andem de busum, caminhem, comam no restaurante popular, entre nas filas do Inss, ponham os filhos nas escolas públicas e consultem-se na rede pública de saúde…..aí ….quem sabe voces caiam na real!
Hipocrisia pouca é bobagem….deixem o Chavez pra lá…..tudo que fez e faz , plebicitos, consultas eleições(que ganhou todas) foi devidamente monitorado pelos nossos agentes da CIA, tão amados, pela OEA(manietada por Washington) e por diversas ONGs hostis ao Chavez….ninguém deu siquer um pio!
49 josef mario // 19/November/2007 às 10:03
Companheiro Mr X
Eu, josef mario, devo dizer que, apesar das nossas diferenças ideológicas e das minhas opiniões sempre diametralmente opostas, o companheiro merece o meu elogio pela sua coerência. O companheiro pedro doria não é o dono da verdade e deve ser contestado sempre que assim o merecer, conforme o companheiro fez brilhantemente no seu comentário 3. Imediatamente o companheiro pedro doria, já em evidente defensiva, procurou explicar o inexplicável em sua resposta no seu comentário 5. Espero que o companheiro não passe a afinar no futuro como ocorreu com o companheiro marcos araujo que, infelizmente, se acovardou diante das ameaças veladas do companheiro pedro doria e agora só pensa em escrever poesias. Francamente, isto é coisa de viado.
Muito obrigado.
50 Pax // 19/November/2007 às 11:18
Bem, não costumo fazer copy and paste aqui (que apelido de lambe, chupa e cospe). Mas tava dando uma olhada alhures e fui no blog do Antonio Cicero . Vale a pena dar uma lida no seu último post. http://antoniocicero.blogspot.com/ Mas, mais que isso, houve um único comentário e uma resposta do Antonio à um tal de Damien que lá comentou. Essa me permito, pedindo vênia ao Pedro Doria, reproduzir aqui. Diz muito do que penso.
“Demian,
É muito simples: com o aperfeiçoamento da democracia formal é possível lutar para reverter os imensos desequilíbrios ou a imensa desigualdade socioeconômica em uma sociedade. Isso já ocorreu em várias partes do mundo.
Quando, por outro lado, se desprezam, em nome da luta contra aos desequilíbrios ou a desigualdade ou seja lá do que for, as características da democracia formal (e, como eu já disse, nunca é demais repeti-las: O Estado do direito, a livre expressão do pensamento, a maximização da liberdade individual, a coexistência de uma multiplicidade de culturas e formas de vida, a autonomia da ciência, a autonomia da arte etc.: em suma, os direitos humanos e a sociedade aberta), quando se desprezam, eu dizia, as características da democracia formal, o resultado é sempre desastroso. Isso já ocorreu em todas as partes do mundo em que foi tentado.
Portanto, contra o pensamento mágico das religiões seculares da esquerda que, convencidas de que detêm a verdade absoluta, conduzem ao desastre das perseguições, prisões, execuções, torturas e massacres políticos, o pensamento racional recomenda a luta pelo aperfeiçoamento – jamais pelo enfraquecimento – da democracia formal. ”
Antonio Cicero
51 Pax // 19/November/2007 às 11:23
Antonio Cicero que, diga-se de passagem, conheci semana passada num sarau literário em Campinas e tive o privilégio de jantar junto com a poeta de plantão aqui de casa, co-participante do tal sarau, a patroa e a Carô Murgel. A vida vai nos apresentando pessoas bem interessantes.
52 Mr X // 19/November/2007 às 11:26
Bruno Motta,
Pois é, aqui uma coisa que não se vê todos os dias, Olavão elogiando o socialista Zapatero:
http://www.olavodecarvalho.org/semana/071115jb.html
53 Nassau // 19/November/2007 às 13:59
Democracia formal é legal, eu também estou nesse time, mas vá falar isso para um monte de gente desempregada, morando na lama e no esgoto. Alba “linkou” uma entrevista com um desses caras na Venezuela, nem o carisma populista do Chaves consegue segurar a onda. Para quem não tem perspectiva vale qualquer coisa. O cara já ta com 40 anos ou mais, já viu o que tinha de ver de democracia formal, desde governantes “mauricinhos” bem comportados (liberais ou social-democratas), até cantarolantes fanfarrões.
De qualquer modo, o povo aprova muito ou pouco, com entusiasmo ou não, aquele que de alguma forma é reconhecido como alguém que de fato melhorou a sua vida, mesmo sendo a sobra das migalhas que caem da mesa, se o cara antes não comia e agora come, a democracia formal que vá às favas. Aí vai da disposição de quem estiver no poder, da conjuntura, da índole de cada um. Portanto convém sempre aperfeiçoar a democracia formal e paralelamente promover o crescimento econômico, mas também a elevação da renda per-capta (só o bolo crescer não resolve), através de políticas sociais, compensatórias e de inclusão ousadas, e é claro, pra ficar bom de vez, estancar a corrupção, mas aí talvez já seja pedir de mais não é?
Abs.
54 Éd Lascar // 19/November/2007 às 14:28
#50
Pax, Antonio Cícero refraseou com brilhantismo……….Olavo de Carvalho!
Parabéns aos dois: Pax e Antonio Cícero!
55 Chesterton-Dracul- El Cid // 19/November/2007 às 14:34
Chavez quer o poder pelo poder, PD faz elogio da gana pelo poder autoritário….é, de onde menos se espera daí é que não sai nada mesmo….
56 Chesterton-Dracul- El Cid // 19/November/2007 às 14:38
Num mundo de loucos, insensatos e de insanidade intelectual, os lúcidos passam por doentes mentais. Mas estes (os lúcidos) não fazem mais que a obrigação em permanecerem lúcidos, não acho que seja caso de elogiar. Antonio Cicero não fez mais que a obrigação: lucidez.
57 Bruno Mota // 19/November/2007 às 15:07
Mr. XX: “Bruno Motta,
Pois é, aqui uma coisa que não se vê todos os dias, Olavão elogiando o socialista Zapatero”
Tão inusitado quanto ver o Zapatero defendendo o Aznar ;^). Pelo menos o Chavez torna nossa vida mais divertida.
58 Chesterton-Dracul- El Cid // 19/November/2007 às 15:15
Acho que o Olavão não propriamente elogiou o Zapatero, apenas salientou a diferença entre os socialistas revolucionarios e os menos alucinados.
59 Brancaleone // 19/November/2007 às 15:27
Eu ESTAVA preocupado com Cháves.
Eu teclei ESTAVA pois não estou mais.
Cháves é um espertalhão safado e populista - e inevitavelmente corrupto. Tudo o que ele faz é para impressionar o populacho venezuelano. Ninguem fora da venezuela dá a mínima pros ganidos dele. Juan Carlos ficou é de saco cheio de ouvir tanta asneira - como aliás qualquer líder decente ficaria, com exceção à Lula que aplaude até os peidinhos de Chávez .
Chávez joga mesmo é pro zé povinho da Venezuela, gente que se vende por promessas de muita coisa a trôco de nada, de ter benefícios sem obrigações.
Chávez está comprando armas russas? que compre. Não é para armar-se mas sim para embolsar propinas. Se Chávez invadir o Brasil (isso se Lula não o deixar entrar na boa), basta um telefonema e os Mariners agradecem o motivo e varrem os bolivaristas do mapa.
Deixem chávez com os venezuelanos. Eles que o elegeram que o aguentem.
O problemas são uns e outros manés que acreditam na retórica engana-trouxa do bolivarismo anti americano e pelo mundo afora armam-se de defensores do bastardinho venezuelano. Este tipo de gente é perigosa pois quem acredita em asneiras assim é capaz de qualquer coisa.
Deixem Chávez defecar pela bôca. O povão venezuelano adora o cheiro…
60 fred schmidt // 19/November/2007 às 15:50
Nassau
“Portanto convém sempre aperfeiçoar a democracia formal e paralelamente promover o crescimento econômico, mas também a elevação da renda per-capta (só o bolo crescer não resolve), através de políticas sociais, compensatórias e de inclusão ousadas, e é claro, pra ficar bom de vez, estancar a corrupção, mas aí talvez já seja pedir de mais não é?”
Coisas difíceis de fazer no capitalismo.
Eetes são os problemas do capitalismo.
- Dinheiro ao alcance de todos
- Corrupção
- Justiça
61 Alba // 19/November/2007 às 16:12
Oi, Fred!
Os textos dos quais reproduzi alguns trechos ontem foram apenas para mostrar que nem tudo são flores para Chávez na Venezuela. Há insatisfação inclusive nos “barrios”, que são as favelas de Caracas, desde a saída do ar da RCTV.
Da mesma forma, observadores dizem que, quando Chávez se põe a discursar sobre a Alba - Alternativa Bolivariana das Américas, mencionando Cuba, Bolívia e que tais, a atenção se dispersa.
Claro que esta é apenas uma fonte, mas acho que existem aí os elementos para pensar em porque Chávez está fazendo todo esse carnaval a partir do “cállate” - incluindo a sua dose de tergiversação, ao mencionar a origem mestiça, quando essa questão estava bem longe da pauta.
De toda forma, o incidente de per si não me parece assim tão importante. Porém, gostaria de entender melhor os novos rearranjos de poder, que envolvem petróleo, China, Rússia e onde a Venezuela pode ter algum papel, embora eu não veja muito claramente como.
62 fred schmidt // 19/November/2007 às 16:20
Alba
Como eu disse uma vez, acredito, porque tenho que acreditar na humanidade, que Chavez quer o melhor ,não só para a Venezuela como para todos.
Porém trilha o caminho do autoritarismo, sai do da democracia, achando que o fim justifica o meio.
Se iguala a Bush, Só q
63 fred schmidt // 19/November/2007 às 16:22
Alba descule vou continuar
64 fred schmidt // 19/November/2007 às 16:29
Se iguala a Bush, Só que Bush, quando muito, e até desconfio disso, quer o melhor só para os USA. Manter o império.
O caminho que vejo Chavez tomar, vai dificultar a vida dele na própria Venezuela.
Ele esta trombando com todos.
Ja deu uns trompaços no Lula. Feios.
Mas ele não sabe com quem esta lidando.
Lula tem em seu currículo a arte da lida com ignorantes.
Não é atoa que ele ta aqui na presidência.
Experiência de maior líder sindical de todos os tempos.
Não duvido nada o Bush daqui a pouco vir pedir conselho e apoio a Lula.
65 fred schmidt // 19/November/2007 às 16:29
Alba
Chavez vai se enforcar com a própria corda,
66 Éd Lascar // 19/November/2007 às 16:37
Amén!
:o)
Sujeitinho vil e asqueroso, este Chapolim do mal!
67 Alba // 19/November/2007 às 16:42
Fred,
Não estou defendendo Chávez, embora ache louvável a preocupação social que ele demonstra e os programas que está mantendo.
Acho bem danosa esta sede de permanecer no poder indefinidamente e, neste sentido, concordo que instituições, ainda mais em países de democracia frágil, têm que ser preservadas - o que também vale para o Brasil.
Só questiono se Chávez é mesmo um perigo tão grande quanto querem pintá-lo.
68 fred schmidt // 19/November/2007 às 16:43
O grande problema de Che é que ele tentou levar o socialismo pela revolução.
Como aconteceu na Rússia.
Na época, me lembro bem disso, o socialismo estava associado com revolução, devido ao exemplo Russo.
Grande erro.
Na Rússia hiuve revolução porque o povo ou morria de fome, ou de frio, e ambos.
Tudo no jeitinho certo para uma revolução.
O socialismo não deu certo na Rússia.
Porquê?
Porque necessita de uma evolução de comportamento do ser humano.
69 fred schmidt // 19/November/2007 às 16:47
Ed
Amém - parabéns - felicidades
Alba
Só vejo Chavez fazer besteira.
Acho que não dá para esquentar nadica de nada com Chavez, é perda de tempo.
Como diz Brancaleone, na pior das hipóteses é só dar um telefonema pro Bushinho.
Com o apoio do Brasil, a Halliburton e a Carlyle vão deitar e rolar na Venezuela.
70 Microempresário // 19/November/2007 às 17:28
Fred e Alba, eu acho que Chavez preocupa, sim.
Sua única política social e econômica é distribuir o dinheiro do petróleo, transformando o povo em esmoleiro do estado. Para conseguir aprovação, bravatas. Com o tempo, as bravatas cansam, perdem efetividade. Chávez precisará de bravatas cada vez maiores, precisará transformar os falsos inimigos externos em inimigos reais. Não acho impossível que ele atiçe a guerrilha colombiana, por exemplo. Ou que se meta militarmente nos conflitos bolivianos. Aliás, já está provocando a Guiana, que é muito fraca para se defender.
O Brasil devia parar de bancar o “bom vizinho” simpático abrir os olhos.
71 Fred Schmidt // 19/November/2007 às 18:35
Microempresário
Tudo tem sua hora.
Se chegar a este ponto, e acho que talvez até chegue, vamos agir.
Mas por enquanto acho que diplomaticamente é melhor torcer para ele se auto destruir.
O que também pode acontecer como a Alba mostrou.
72 Gerson // 19/November/2007 às 19:50
PD, ‘O Ovo da Serpente’, magistralmente dirigido por Ingmar Bergman, é um dos filmes que mais me impressionaram e influenciaram, por sua mensagem sem retoques sobre como se constroi uma ditadura: recomendo uma urgente revisão do filme, para começarmos o mais rapido possivel a levar a sério esse facinora !!!
73 Palhaço // 21/November/2007 às 0:39
E Chaves vai livra ro a fome do mundo, vai acabar com a pobreza e será beatificado. Amém
74 marco // 22/November/2007 às 15:52
Mas, até o final do mês, espere-se muito mais de Hugo Chávez. Falará muito, parecerá duro, travará tantas lutas quanto possível contra impérios e tentará tirar da fome tantos pobres quanto possível. É sua permanência no governo que está em jogo.
Eu teria mais cuidado em usar o futuro do presente principalmente do indicativo.
Já pensou se ele não te ouvir, que carão vc não vai pasar.
Leave a Comment