A Petrobras já deve estar explorando há alguns meses esta gigantesca reserva de petróleo que encontrou em alto-mar, na Bacia de Santos, na região de Tupi. São algo entre 5 e 8 bilhões de barris. Se forem 6 bilhões, já representa 40% das reservas que o país tem hoje. Isto nos tira de 24o e nos lança para algo entre 8o e 9o produtor mundial. O país ganha voz na Opep, o poderoso bloco que dita a política petrolífera no mundo.
Não bastasse, o petróleo tem um grau de pureza muito maior do que aquele tirado dos poços brasileiros, hoje. É mais valioso. Porque, importante ressaltar, não se trata apenas de mais dinheiro. É também mais poder.
Ainda é cedo para avaliar o tamanho do impacto geopolítico. É ruim para a Venezuela, que tira muito de seu poder regional por conta de ser a única potência petroleira da região. Não há porque atrapalhar o projeto etanol – ou não a princípio. Mas, repentinamente, há um rearranjo nas peças do tabuleiro.
Nos próximos dias, há de ficar mais claro.






76 Comentários até agora ↓
1 confetti // 8/November/2007 às 19:45
http://www.youtube.com/watch?v=0Ac1AWLwB-E
2 confetti // 8/November/2007 às 19:47
http://www.youtube.com/watch?v=7ip3rPMp2js
3 confetti // 8/November/2007 às 19:48
http://www.youtube.com/watch?v=TI9-Rn7C-uw
4 Pax // 8/November/2007 às 19:50
Pequena correção blogueiro, BILHÕES, não milhões. Consumimos mais de 1 milhão de barris por dia.
5 Esteban Vianna // 8/November/2007 às 20:17
Nunca antes neste país se achou tanto petróleo, companheiros. E todo isso apesar da herança maldita…
Brincadeiras a parte, Pedro. Não entendi a referência a um possível inconveniente para a Venezuela. Como o petróleo é uma commodity, talto faz para ela se há um grande produtor ao seu lado ou do outro lado do mundo. Claro, se os novos poços descobertos fossem grandes o suficiente para abalar os preço mundiais, a descoberta afetaria a Venezuela (mas insisto, isso nada tem a ver com o ponto do globo em que está o Brasil). Não parece ser o caso, porém. E de resto isso afetaria todos produtores.
Claro que vc possa estar se referindo ao fato de Chavez tentar comprar liderança regional com dinheiro oriundo da venda de petróleo. Ou com venda de petróleo subsidiado (o que dá mais ou menos na mesma). Vide Argentina, Bolívia…
Não creio que o aumento de receita e lucro da Petrobrás (e des royalties destinados às várias esferas administrativas brasieliras) tenham algum impacto na prática do Governo Chavez. Não creio que o Brasil, com mais petróleo, vá passar a emular o companheiro bolivariano. Continuará a buscar a liderança regional, sim, mas pelos outros caminhos que já busca hoje.
A diferença entre os dois governos na busca de lidereança regional, quer me parecer, se encontra no método, não na fonte de financiamento.
6 Pedro Doria // 8/November/2007 às 20:28
Esteban Vianna: se os EUA têm a escolha de importar menos da Venezuela e compensar com o Brasil, o Chávez tem problema. Explico qual a diferença: eles não podem importar ainda mais do Oriente Médio por motivos políticos — por isso têm de lidar com o Chávez. Se puderem manter a política de contenção de compras do OM livrando-se do Chávez, é grande negócio para eles.
7 Pax // 8/November/2007 às 20:35
Amigo antigo que trabalhou na Shell por muitos anos falou uma vez de um livro que explica a história da humanidade em torno do petróleo.
Vou pesquisar, volto já.
8 Pax // 8/November/2007 às 20:43
Não achei ainda, mandei e-mail perguntando, mas achei uma entrevista importante aqui:
http://www.biodieselbr.com/noticias/biodiesel/disputa-por-petroleo-leva-a-estado-de-guerra-permanente-05.htm
“a extração mundial, hoje em torno de 84 milhões de barris por dia…”
“demanda projetada de 120 milhões de barris por dia em 2025, conforme estimativas do Departamento de Energia dos Estados Unidos. ”
“a “era da escuridão” vai provavelmente começar por volta de 2020 ou 2025, quando muitos dos grandes campos de petróleo no mundo estarão esgotados.”
aqui o cara erra…
“Acredito que os preços atingirão U$100 o barril no caso de diversas catástrofes ocorrerem simultaneamente “
9 Éd Lascar // 8/November/2007 às 20:57
Só espero que o Molusco não vá afinando a sintonia para o tal do terceiro mandato à la Chavez, Kirschner e outros estupores por aí!
:o)
10 Esteban Vianna // 8/November/2007 às 21:00
Concordo, Pedro. Mas, até aí, o aumento de produção nas areia betuminosas do Canadá, a exploração do petróleo de Angola, ou do Timor-Leste também representam um problema para o Chavez. Aliás, de acordo com o raciocínio (correto), qualquer novo poço fora do OM ou da Rússia é notícia ruim para o companheiro.
11 Nat // 8/November/2007 às 21:08
A tarde as ações da Petrobras já tinham subido 14% por conta…
12 Fabiano // 8/November/2007 às 21:12
Lula já deve estar se reunindo com Marco Aurélio “top top top” Garcia para combinar como usar a nova jazida para se tornar um Hugo Chávez tupiniquim… agora é que o terceiro mandato sai mesmo… e o quarto, o quinto, o sexto…
13 Pax // 8/November/2007 às 21:18
Mas, independente da conjuntura bolivariana ou do barril mundial, o de pólvora, no Oriente Médio, as notícias são alvissareiras.
Menos baixo astral, vamos comemorar, o preço da cachaça pode até reduzir pô. Garçom, desce uma 51 aí.
14 Mr X // 8/November/2007 às 22:00
Obrigado pela informação. Irei agora mesmo comunicar o fato ao Sr. Bush, para que ele possa invadir o Brasil, pegar o petróleo e instalar uma democracia. Ah, já tem democracia aqui? Não parece…
15 Pax // 8/November/2007 às 22:09
Amigo respondeu meu e-mail. O livro que espero estar a venda pela Cultura pro cariocar ganhar uns trocados é esse aqui
O Petróleo - de Daniel Yergin
http://www.comciencia.br/resenhas/petroleo/petroleo.htm
“Daniel Yergin transforma o petróleo em ator principal da sua obra. Das muralhas de Jericó à Guerra do Golfo, o petróleo aparece como um dos pilares da economia global ocupando papel central em inúmeros conflitos internacionais. Entre o momento atual e a antigüidade, o autor destaca desde episódios históricos conhecidos, como as duas grandes guerras mundiais, a inúmeros pequenos acontecimentos desconhecidos da maioria de nós. Todos relacionados direta ou indiretamente ao petróleo, e anuncia que: “A tela é global. A história, uma crônica de acontecimentos épicos que dizem respeito à vida de todos nós”. A obra rendeu a Yergin o prêmio Pulitzer, um dos mais importantes da literatura.”
16 Pax // 8/November/2007 às 22:14
A resenha do link acima é ótima, aqui outra parte:
“A Batalha pela hegemonia mundial é a última parte do livro na qual é focalizado o império da OPEP e como o preço do petróleo tornou-se, em meados da década de 80, a principal variante e a maior fonte de incerteza com relação ao futuro do setor no mundo.”
Seremos império, finalmente. Lula, ave Lula !
17 Zé Bush // 8/November/2007 às 22:22
well….segundo andei lendo (na verdade li sentado mesmo) tem petróleo no planeta para mais uns 25-30 anos. 80% desse petróleo está em países muçulmanos, principalmente Iraque, Irã e Arábia Saudita, potenciais barris de pólvora. O resto está disperso por aí, Venezuela e Brasil inclusive.
O maior consumidor mundial é os EUA, que precisam importar aproximadamente 60% do que consomem, pois o petróleo do Texas acabou e o do Alasca sai super caro para extrair e transportar .
A Europa não tem petróleo, pois o do Mar do Norte tá no finzinho.
É só somar 2 e 2,my friends. Os preços vão continuar subindo de qualquer jeito e o Brazil tem que aproveitar esse fim de feira para tirar proveito econômico e político disso. Tem que aproveitar o momento e sugar grana de quem estiver disposto a pagar. Olha aí o Morales colocando a faca no pescoço de Luís Inácio com o gás dele!!!
Com essa eventual receita, investir em novas tecnologias de combustíveis e energia. É assim que se vive!
18 bakun1n // 8/November/2007 às 23:11
Acho que o entusiasmo contagiou o nobre blogueiro, ao afirmar que a exploração iniciará dentro de alguns meses. Ora essa.
” A informação mais importante a dar uma dimensão concreta às coisas é esta: o mapeamento dessa reserva deve ser concluído só em fins de 2009. Como o óleo foi encontrado numa profundidade em que a Petrobras não opera, a exploração demandará investimentos gigantescos — quanto? Isso também se ignora.”
E então, como ficamos? Vamos aguardar o futuro.
19 MaGioZal // 8/November/2007 às 23:47
Quando ouço um negócio desses, me dá um medão a respeito do que isso pode acabar se tornando. Basta lembrar que existe a tal “maldição dos recursos naturais” ( http://en.wikipedia.org/wiki/Resource_curse ). A Nigéria, Angola e o Sudão têm petróleo. O Zaire e Serra Leoa têm diamantes. Todos eles são países esfrangalhados.
E na OPEP, que eu saiba, só há dois países democráticos (ainda): a Indonésia e o Equador.
20 kiko coelho // 8/November/2007 às 23:50
Me parece que o custo para retirar esse “petra oleum”, como diria Asterix no livro Odisseia de Asterix, vai ser pra lá de alto….e até agora pelo que li e vi ninguem ainda disse o quanto isso ira custar….Enquanto isso o” petra oleum” chega a quase 100 dolares o barril…
21 josef mario // 8/November/2007 às 23:50
Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos.
Eu, josef mario, devo dizer que, desde que nasci há 89 anos atrás, já sabia da existência desta reserva de óleo anunciada com todo este alvoroço pela petrobrás. Até mesmo o companheiro mais idiota que freqüenta este blog haverá de entender porque, após as explicações que eu, josef mario, darei a seguir:
Após a separação dos continentes americano e africano houve a formação de grandes lagos de água salgada nos quais o petróleo foi produzido a partir da decomposição de sedimentos vegetais e animais. Seguiu-se a evaporação da água e, em conseqüência, esta camada de sal passou a cobrir estes sedimentos que se transformaria em petróleo. A camada de sal, por sua vez foi, ao longo dos séculos, recoberta por rochas até constituir o que é hoje o fundo do oceano atlântico. Portanto, todo o petróleo que existe foi produzido e está armazenado abaixo desta camada de sal referida. Parte deste petróleo chegou às camadas menos profundas a partir de movimentos tectônicos e de fendas existentes nestas rochas (acima da camada de sal). A petrobrás, até o momento, só tem explorado estas reservas de petróleo das camadas “mais superficiais”. Porém, como é fácil entender, as maiores reservas de petróleo, obviamente, estão localizadas em grandes reservatórios abaixo das atuais reservas ora em exploração, ou mais especificamente, abaixo da camada de sal referida. Estas reservas mais profundas, por sua vez, devido às altas temperaturas e pressões a que estão submetidas apresentam um óleo com uma qualidade muito superior. A sua extração, porém, como não poderia deixar de ser, é muito mais custosa pelas grandes profundidades em que estão situadas.
Esta notícia da descoberta desta “grande reserva de petróleo” pela petrobrás abaixo da camada de sal é de uma obviedade ululante e, logicamente, se forem procedidas perfurações abaixo das camadas de sal de todos os campos em exploração pela petrobrás serão feitas “descobertas” semelhantes. O problema não está na “descoberta” destas reservas e sim na viabilidade técnica-econômica de suas explorações. Muito obrigado.
22 Brancaleone // 9/November/2007 às 0:00
Ai Caramba! Tenemos mutcho petróleo?
Então f… tudo!!! Ou vamos cair nas mãos de radicais evangélicos ( xiítas evangélicos) ou então Lula vira Chávez (não o palhaço do SBT, mas aquele da venezuela). É a maldição do petróleo. Povo de pais sundesenvolvido não sabe viver com riqueza. |Logo elege um babaca que se acha divino ou então ua cambada de néscios corruptos que se dizem religiosos ( e muita a fim de mufunfa) assumem o poder.
Vai ser uma m…
Imaginem a felicidade de Fidel se Lula virar Chávez: Vai ter mesada dupla…
23 Theo // 9/November/2007 às 0:03
O petróleo é uma comodity né, tudo bem, agora eu queria saber pq na venezuela, na líbia e na arábia saudita, só pra citar alguns exemplos, o preço da gasolina é uma ninharia e no brasil é essa palhaçada???
24 Indiana Jorge // 9/November/2007 às 0:04
Caraca. Josef Mario também é cultura sedimentar e fóssil. Possibilitou um desenho daguerreoptico em minha mente, aos 97 anos, sobre o ouro negro.
JM estava com 88 anos a 5 anos atrás, aos 89 será quase um homem centenário.
25 Ana Pulg // 9/November/2007 às 0:59
A planície da região amazônica também foi um imenso lago ou mar, por ocasião da separação do continente de godwana. Lá por 70, diziam que havia petróleo por lá e que os poços tinham sido lacrados. Esta é uma história obscura, talvez haja algo a respeito disso no livro que o Pax indicou.
26 Éd Lascar // 9/November/2007 às 1:04
Por que São Paulo se tornou a locomotiva do Brasil. Era porque tinha recursos abundantes?!
Esta decoberta deve levar-nos à reflexão.
A maldição do petróleo pode não ser um risco -além do Queremismo que Lula incita , por baixo da barba- mas algo desse mal pode ser conjurado.
Um texto que está no Olavão, mas não é dele . É de Alain Peyrefitte.
” A Inglaterra industrializou-se antes da França, e mais do que ela. Por que? O carvão é o responsável pela diferença, respondem os manuais. Mas então, o impulso manufatureiro e comercial holandês, um século antes da Inglaterra, a que fator devemos imputá-lo? Os pôlders não substituem as minas de carvão? Resposta: mas justamente foi a pobreza de recursos naturais que forçou os holandeses a comerciar e produzir.
A explicação pelo argumento dos recursos naturais inverte-se como uma luva. Quando são abundantes, o impulso vem sozinho. Quando faltam, sua própria carência é invocada como fator de desenvolvimento: na teoria da desvantagem inicial, a insuficiência de recursos voa em socorro das insuficiências da explicação pelos recursos. Essas teorias ainda vigoram nos mais recentes estudos de histórica econômica. Nós tentamos refutá-las em Du “miracle” en économie.”
http://72.14.209.104/custom?q=cache:oJ_ShLKJoZMJ:www.olavodecarvalho.org/convidados/peyref3.htm+alain+touraine&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=2
Abs.
27 Harun al-Rachid // 9/November/2007 às 1:06
Brazucas. Vocês vão se tornar xiitas ou sunitas?
28 Éd Lascar // 9/November/2007 às 1:18
É um excerto de um livro .Introdução e primeiro capítulo, acho. Só li a metade até agora. Muito bom……so far!
“A Sociedade da Confiança”
Tenho plantão amanhã, depois e depois.
Então virei pouco aqui.
Até, pessoal!
29 Marcos Araujo // 9/November/2007 às 1:49
Quanta bobagem neste artigo do Doria!
Nao saira’ uma so’ gota daquele depo’sito de oleo de qualidade mediana (o da Venezuela é muito superior, de refino muito mais fa’cil e mais barato; dai’ muito mais interessante para as petroleiras) nem dentro de 10-15 anos, se sair. Esse ufanismo mal-colocado é oriundo do eterno complexo de vira-lata do brasileiro, coisa de Jeca-Tatu.
Falando sobre o oleo que sai das areias bituminosoas do Canada’, vocês ja’ tiveram a oportunidade de ver um copo cheio daquilo? Parece mais um pixe, quase uma pedra, entupido de enxofre. Ja’ vi, ja’ peguei, ja’ cheirei. Para tirar petro’leo daquelas areia/xisto bituminoso, gastam-se bilhoes de dolares e bilhoes de litros de a’gua (secam-se rios) e geram-se milhoes de toneladas de enxofre que nao se sabe onde jogar. Sem falar no enxofre gasoso que inunda e polui toda a regiao (e mesmo os EUA!). O Canada’, e sobretudo a provincia de Alberta, esta’ destruindo o seu meio ambiente de maneira irreversi’vel, no altar do bilhetinho verde. O norte de Alberta, na regiao de Fort McMurray, esta’ cada vez mais parecendo uma paisagem lunar, estéril, vazia, uma coisa horrivel. Vocês ja’ viram fotos daquilo ali? O Canada’ esconde aquilo ali bem escondidinho e nem quer mais saber falar de Protocolo de Quioto. Renegou a propria assinatura no papel do acôrdo, para escândalo do resto do mundo que assinou o mesmo.
E ja’ vem trouxa por ai’ falando em Brasil ja’ membro da OPEP - so’ na base de reservas no papel e ainda nao mapeadas e provadas de fato - sem falar na produçao efetiva! É de dar do’….
30 RW in Miami // 9/November/2007 às 2:03
Marcos Araujo,
O petroleo da Venezuela, principalmente o da Faixa do Orinoco, e’ do tipo “pesado”…
31 Chesterton-Dracul- El Cid // 9/November/2007 às 6:19
o petroleo não iria acabar^? não
o Pax não iria reclamar do aquecimento global provocado pela queima de carburantes? NãO.
32 Dom Casmurro Patriarca // 9/November/2007 às 7:45
Õ josef mario,
O Monteiro Lobato sabia da existênciade petróleo no Brasil bem antes de você.
E como sempre, nossos a”amigos” americanos fizeram tudo para provar que no Brasil não existia petróleo e inclusive orquestrando perseguições a quem dissesse ao contrário.
Monteiro Lobato chegou inclusive a ser preso por isso.
33 Pax // 9/November/2007 às 7:58
Sim, Chesterton, velho e bom Chesterton, claro que reclamo da emissão de CO2, mas se a farinha é pouca, meu pirão primeiro, por favor.
A possibilidade de extrairmos esse petróleo é complexa sim, são 6 km de profundidade, me parece. Mas lembro aos colegas que não havia extração de petróleo depois de 250 m de profundidade e a tecnologia avançou e avançou. O Brasil produziu boa parte dessa tecnologia, quer nossa visão Jeca Tatu queira ou não. O barril hoje está a US$ 100, vai subir ainda mais. Ter essa reserva, que foi de anúncio estratégico é uma boa, quer queiramos ou não. Melhor ter que não ter.
A grande teta aumentou seu úbere. O Chávez agora tem um concorrente. Ontem a Dilma Roussef colocou o pinto na mesa. Viram?
Ave Lula.
34 Chesterton-Dracul- El Cid // 9/November/2007 às 7:58
os americanos na época disseram que não havia petroleo no Brasil continental. naquela época nem tinha tecnologia para se extrair petroelo de grandes profundidades.
35 Dom Casmurro Patriarca // 9/November/2007 às 8:05
A verdade mesmo, gente, é que o barril de petróleo a u$ 100,00 viabilizou totalmente a exploração da bacia de Santos.
Garanto que até mesmo os norte-americanos estão dispostos a investir alguns bilhões de dólaras por aqui.
Chest,
a verdade mesmo é que os norte-americanos só cuidam dos interesses deles e fazem de tudo para prejudicar os interesses dos outros.
Se eles investirem alguns bilhões de dólares na bacia de Santos, é porque isso é do interesse deles.
36 Chesterton-Dracul- El Cid // 9/November/2007 às 8:29
o que é exatamente como uma pessoa não neurótica deve se comportar.
37 Chesterton-Dracul- El Cid // 9/November/2007 às 8:30
Dilma Roussef esquentou noticia velha para lançar sua candidatura a presidencia, e os especuladores ganharam uma baba.
38 Dom Casmurro Patriarca // 9/November/2007 às 8:30
Já que o Ed falou no Olavão, encontrei uma definição para o dito cujo: “Nietzschista indigestado e indigesto.”
Leu muito o filósofo alemão mas não conseguiu digeri-lo, o que não é tão raro.
39 Dom Casmurro Patriarca // 9/November/2007 às 8:32
Chest,
exatamente. Por que eu teria interesse em defender os interesses dos norte-americanos?
40 Rachel // 9/November/2007 às 9:20
Que ótima notícia. Temos cada vez mais petróleo e a cada dia a gasolina está mais cara.
Totalmente compreensível viver num país que é o 9º produtor mundial de petróleo e pagar 100 conto pra encher o tanque do carro.
41 HRP Mané Reloaded // 9/November/2007 às 9:46
Só pode explorar petroleo quem o tem!
05,06, 07 mil metros de profundidade e estamos lá….veteranissimos nas tecnologias de perfuração e extração a grande profundidades marítimas e terrestres….
Averdade é 08 bilhões, a principio, de barris caíram no colo do Lula!
E mais ainda!
Ontem a Intel anunciou a decisão de começar já a fabricação e montagem de placas mãe em Manaus para fornecer para toda a América do Sul !
Muita força Lula……Coitadinhos dos tucaninhos e pefelentos!
EEEEEEEE……..
42 HRP Mané Reloaded // 9/November/2007 às 9:51
Quero ver o complexo de cachorro magro dos classe médias brasileiros agora…a riqueza ficando a mão de todos, só faltando distribuição…já pensou se começar-mos a distribuir essa riqueza igualmente pelos brasileiros e a “negrada e os cafusos e nordestinos feios” começarem a explorar seus talentos e capacidades?
O Brasil para todos?
Hummmmmm…Alphaville e Tamboré não vão gostar disso!
43 Te // 9/November/2007 às 9:53
Também tenho o mesmo temor de alguns comentaristas acima, de que ter tanto petróleo seja um problema e não uma solução. Só o tempo dirá.
44 HRP Mané Reloaded // 9/November/2007 às 9:57
Bom riqueza é para ser distribuida…..se bem administrada!
Mas se estivesse nas mãos neo liberais….os 41 blocos que íam ser leiloados já estariam em mãos estrangeiras…..o os 15% dos tucanos na Suiça!
Já vem porrada por aí!
Fala Broncoleones da vida!
45 Pax // 9/November/2007 às 9:58
Sinto dizer, mas tenho que concordar com o HRP. Alphaville é um arremedo de americanismo que não desce na minha goela. Parece aquela área da Barra no Rio que fui uma vez e deu vontade de vomitar.
Sim, o fato, também concordando com o HRP, é que 8 bilhões de barris cairam no colo do Lula. Já sabiam, claro. O importante é a análise do quadro, na minha humilde opinião. Ahmadinejad fazendo acordos com o babaca do Chávez e do Evo, falta de chuva e de gás no Brasil, BR em evidência, Lula bota o bigulinho na mesa e diz que a BR responde ao governo, no outro dia a fantástica descoberta e a Dilma imita o Lula.
Olhar só a notícia é pouco.
Ave Lula.
46 10″ de atención antes de trabajar - los links de 9/11 « .: The worst kind of thief :. // 9/November/2007 às 10:08
[…] Dória intenta imaginar qué pasa si Brasil se transforma en el 8º o 9º productor de petroleo del mundo. Cambios geopolíticos, Hugo Chávez enfadado, Lula coronado monarca, seguramente. El mayor […]
47 HRP Mané Reloaded // 9/November/2007 às 10:16
O fato da descoberta da jazida gigante era de fato conhecido pela diretoria da Petrobrás como adinatou dosi meses atraz a midia paulista…Folha e Estado….mas à época a Patrobras não avaliou a proporção dos campos para os jornais pois a pesquisa estavam andando….era questão de tempo!
Mas o anuncio de ontem foi cauteloso por parte da petroleira….há mais por vir….vai nos obrigar a rearmar e equipar dignamente a marinha e a avição militar costeira….os próximos 50 anos serão criticos na esfera energética…e haverá muita idéia de jerico passando pelas cabeças governantes na Europa, Japão e Eua!
EEEEEE….duvidam?
48 Pax // 9/November/2007 às 10:35
De um blog que gosto, alhures, lá da minha terra, da Rosane Oliveira.
O petróleo é nosso
Meu coração verde-amarelo ficou na maior empolgação com o anúncio de que a reserva de Tupi é mais promissora do que se imaginava e que dentro de três anos o Brasil estará entre os 10 maiores produtores de petróleo do mundo.
Lembrei do Monteiro Lobato e de sua luta pelo petróleo, que revi há pouco tempo ao visitar a casa onde ele viveu em Taubaté e que para mim é o verdadeiro sítio do pica-pau amarelo. Imaginei o que vai significar esse aumento da produção de petróleo para o pólo naval de Rio Grande e para a nossa empobrecida Metade Sul.
O país vai precisar de mais plataformas de petróleo, de mais petroleiros, de mais mão de obra especializada. Quem não sonha com petrodólares?
Agora pela manhã meu entusiasmo sofreu um abalo: ouvimos no Gaúcha Atualidade o professor Adriano Pires, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura. Ele disse que o governo está exagerando no entusiasmo.
Que houve supervalorização dos dados num movimento político para abafar a crise do gás natural e que a direção da Petrobras é muito mais cautelosa do que o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff.
Em três anos, saberemos quem tem razão.
49 Henrique // 9/November/2007 às 11:06
Pedro,
Menos ufanismo e mais realismo. Não é de hoje que a Petrobras usa essa tática. Sempre que tem uma notícia ruim pro lado dela, ela “acha” um campo gigantesco de petróleo. Eu já percebi há muito tempo. Prestem atenção a partir de agora.
Agora vamos aos números: o Brasil consome hoje quase 2 milhões de barris de petróleo por dia, o que significa que esse gigantesco campo de 6 bilhões de barris dá pra abastecer as necessidades do país por míseros 8 anos! Fala sério Dona Dilma, volta pra escola pra aprender a dividir.
50 Ricardo Cabral // 9/November/2007 às 11:09
Outro dia ouvi de alguém do ramo que, ao contrário do papo corrente sobre o petróleo não durar mais do que 25 ou 30 anos, que ele ainda deve render mais uns… 250, 300, por conta de reservas inexploradas, mas de extração ainda muito cara… Claro, esse alguém nada falou de variáveis como poluição, aquecimento global ou seja lá o que for, que tendem a influir cada vez mais no cenário, fora o custo de se modificar a relação que temos com o petróleo e seus derivados, relação essa que está mais do que enraizada em todas as áreas da humanidade e que não encontra paralelo em nenhum outro produto. Basta pensar que ele participa da não só da matriz energética, mas tb de áreas tão diversas quanto a de vestuário, brinquedos, farmacologia, fertilizantes etc. Difícil dar conta dessa versatilidade, não?
Por outro lado, o preço do barril deve passar logo dos U$ 100.00. Essas reservas serão exploradas, sim, seja qual for o governo que estiver empossado…
51 Dom Casmurro Patriarca // 9/November/2007 às 11:38
Henrique,
tem certeza que o consumo do Brasil não é 2.000.000 de baris por mes?
52 josef mario // 9/November/2007 às 13:11
Companheiro Indiana Jorge
Eu, josef mario, devo dizer que 89 anos é minha idade referencial em relação a idade de 51 anos da companheira shirlei horta. Como há 7 anos a companheira shirlei horta estacionou nos 51 anos, eu, josef mario, coerentemente e em solidariedade, permaneço nos meus 89 anos. Só espero que, chegando à idade de 97 anos do companheiro, eu, josef mario, não tenha esquecido as regras básicas e elementares do bom português e não escreva “a 5 anos atrás”, como o companheiro (o correto é há).
Muito obrigado.
53 anrafel // 9/November/2007 às 14:14
Mais sem serventia do que palpite de economista e comentarista de futebol só os de analista de petróleo. Já deram 30 anos para acabar, recentemente partiram para 50.
Isso como se todo o petróleo do mundo já tivesse sido descoberto e tivéssemos que esperar agora os milhões de anos anteriores.
Por mais difícil que seja a extração desse e de outros poços descobertos, um meio será encontrado para a exploração. Não há por que duvidar disso. E outros poços gigantes serão encontrados, preparem-se para algo na Amazônia a médio prazo. Não há também por que duvidar disso.
Quanto à sindrome da Veja de relacionar a inexistente vontade do terceiro mandato a tudo
que de positivo acontece no governo Lula, já está virando um aleijão.
Eu falei “a inexistente vontade do terceiro mandato”. Podem cobrar depois.
54 anrafel // 9/November/2007 às 14:18
Quanto à tática de aproveitar a divulgação para encobrir a crise do gás natural, a isso dá-se o nome de política. Que não pode se sobrepor a certas verdades técnicas.
55 Mr X // 9/November/2007 às 14:40
Eu falei “a inexistente vontade do terceiro mandato”. Podem cobrar depois.
…vamos ver. Eu acho que vão buscar o terceiro mandato sim, pois o Lula não tem sucessor à altura (quer dizer, à baixeza). Dilma, só rindo.
56 Chesterton Dracul // 9/November/2007 às 15:37
vocë não tem que defender osinteresses americanos, apenas nãopode ficar brabinho porque eles defendem. E deve defender os seus interesses .
57 Chesterton Dracul // 9/November/2007 às 15:37
vocë não tem que defender osinteresses americanos, apenas nãopode ficar brabinho porque eles defendem. E deve defender os seus interesses .
58 Chesterton Dracul // 9/November/2007 às 16:06
Foi ordem direta da British Gás Group (BG) aos seus agentes conscientes no governo Lula da Silva o anúncio, em tom de factóide e triunfalismo, da “descoberta” da maior reserva de petróleo e gás da história do país, na Bacia de Santos. A BG é a responsável direta pela crise do gás no Brasil. Os ingleses comandam, de fato, a exploração de gás na Bolívia do índio Evo Moralles. Além disso, partiu da City de Londres a pressão para que o governo FHC construísse o gasoduto Brasil-Bolívia, para abastecer o mercado de São Paulo, controlado pela Comgás - outra empresa controlada pela BG.
Também controlada pelos banqueiros ingleses, as bolsas de valores internacionais faturaram alto com a notícia do campo de Tupi, anunciada pela super poderosa ministra-chefe da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, Dilma Rousseff – a candidata preferida de Lula para sucedê-lo em 2010, mesmo não conseguindo decolar nas pesquisas. Só na Bovespa, a Petrobras ON subiu 14,45%, valorizando a empresa em R$ 40 bilhões. Atualmente, o total de reservas da Petrobras chega a 13 bilhões de barris. A nova descoberta pode representar um aumento de 50% nas reservas atuais.
59 Ricardo Cabral // 9/November/2007 às 16:12
Fontes, Chest, fontes, por favor…
60 Ricardo Cabral // 9/November/2007 às 16:15
Aliás, desculpe a ignorância, Chest, mas quem é Jorge Serrão, desse blog Alerta Total, de quem vc tirou o texto? (Antes que vc me mandasse googlear, fiz isso.)
61 Chesterton Dracul // 9/November/2007 às 16:52
goto quando você faz a pergunta e em seguida descobre a resposta sozinho…é um blogueiro.
62 Mr X // 9/November/2007 às 17:20
Pois é, as ações da Petrobrás subiram bastante, inda bem que eu tinha comprado algumas. ;-)
63 Henrique // 9/November/2007 às 18:08
Para Dom Casmurro.
É 2 milhões de barris por DIA mesmo!
E tem mais: a desinformada da ministra Dilma afirmou ( e o Pedro acreditou) que o Brasil pode se comparar a Venezuela na produção de petróleo. Só que a Venezuela produz atualmente mais de 3,5 milhoes de barris de petróleo por dia, o que significa que se o Brasil fosse disputar com a Venezuela, esse campo “gigantesco” não duraria nem 2 anos! A Venezuela informou recentemente a descoberta na Bacia do Orinoco de uma reserva de 270 bilhões de barris. É mole ? Neste momento, na Internet, o Chavez está chamando o Lula de “magnata do petróleo”. Mais uma vez o Chavez está tirando sarro com a cara do Lula. Que vergonha!
64 Nassau // 9/November/2007 às 19:18
O petróleo venezuelano além de pesado tem muito enxofre. O CENPES está cortando um dobrado para melhorar o desempenho de seu processo para a refinaria do Nordeste, projeto da PETROBRAS com a PDVSA.
Abs.
65 Nassau // 9/November/2007 às 19:26
Confetti,
Bela introdução. Os norte-americanos têem a sua bandeira fixada nas igrejas, nas salas de aula, nas fachadas das casas. Podemos também comemorar as nossas realizações, temos muita coisa com que nos envergonhar, mas temos outras coisas muito positivas, centros de excelência em várias áreas, participação no Projeto Genoma, Instituto Oswaldo Cruz, Instituto Adolfo Lutz, Embraer, Embrapa, e o futuro se faz no presente. É no Brasil que eu vivo e vive a minha família, e muito provavelmente viverão meus filhos, portanto devo contribuir para construir um futuro melhor para o meu país e me regozijar com as coisas boas que temos e com que somos também capazes de realizar.
Se comemorávamos as vitórias do Ayrton Senna, nossas conquistas no futebol, porque também não comemorar um grande achado como este? Por que não dar crédito aos nossos engenheiros, técnicos, geólogos? Talvez as jazidas estejam superestimadas, talvez ainda haja muito mais nas extensões da camada de sal da bacia que ainda não foram pesquisadas e tomara que haja.
Alguns poderão estar mal humorados apenas porque a descoberta ou o anúncio foi feito no governo Lula, mas outras conquistas foram feitas em outros governos, como os outros campos na bacia de campos. A Petrobras foi premiadas pela indústria do petróleo no governo FHC em Houston no Texas pelo desenvolvimento de tecnologia de prospecção em águas profundas e só tem se afirmado como uma empresa integrada de energia no contexto mundial.
Uma das razões que poderão fazer com que o nosso país se desenvolva e progrida será a capacidade de não interromper os projetos e conquistas que outros governos ou partidos que estiveram no poder permitiram, e olharmos o futuro com a perspectiva de Nação e não de seita política ou ideológica.
Abs.
66 Alba // 9/November/2007 às 19:30
Salve, Nassau!
Saudades.
Pois é, eu relativizo um pouco todo esse entusiamo com a “descoberta” da jazida que na verdade, já havia sido anunciada há algum tempo. Além disso, a notícia chega em boa hora pra abafar a escassez do gás e a necessidade de voltar a negociar com a Bolívia.
Tenho um grande amigo na Petrobrás, que me escreveu dizendo que está dando aulas lá sobre História e Geopolítica do Petróleo - coisa interessantissima. Escrevi a ele pedindo a bibliografia que ele recomenda e depois passo pra vocês.
67 Alba // 9/November/2007 às 19:41
Nassau,
Só depois li a sua mensagem 65. Devíamos estar digitando ao mesmo tempo.
O que quero deixar claro é que, por mais que eu veja com certa cautela a notícia, claro que fico feliz por todas as razões que você apontou.
68 Victor // 9/November/2007 às 20:04
Acho que tem gente esquecendo de fazer contas aqui.
5-8 bilhões de barris é a reserva de um único campo novo. Antes de apropriar essas reservas a Petrobras tem 14 bi de barris, que explorados a cerca de 2 milhões de barris por dia, o que dá quase vinte anos de exploração.
Ou seja, mais 20+10= 30 anos, no ritmo atual.
Mais: esse é o resultado de uma única área, numa região de dezenas de milhares de quilômetros quadrados, de potencial ainda desconhecido.
E, segundo a Opep, a Venezuela tem “só” 80 bilhões de barris de “asfalto” no Orinoco.
Se não ignorou para ter argumento, ignorou por ignorância pura.
69 Mr X // 9/November/2007 às 22:25
Mais um factóide. De qualquer modo, é preocupante essa aliança petro-continental Chavez-Lula, financiando uma ideologia obsoleta.
70 Paulinho // 10/November/2007 às 10:16
Mais uma vez o parlamento dá sinais de que opera numa realidade paralela, distante da dos demais brasileiros. A desastrosa tentativa de aumento de salário no apagar das luzes da legislatura anterior não parece ter ensinado nada aos deputados e senadores, que acenam com nova tentativa de reajuste de seus vencimentos sob a cínica alegação de que, acabando com a de resto obscena verba indenizatória o valor total auferido por suas excelências diminuiria, portanto economizando dinheiro público.
Naturalmente, é razoável supor que nossos representantes não moverão uma palha para aprovar qualquer medida que acarrete diminuição de poder e privilégios, o que por si deve barrar a aprovação da proposta. Contudo, esta é só mais uma cortina de fumaça, uma tentativa de jogar areia nos olhos do cidadão para encobrir o que há muito já se sabe: que a obsessão da classe política com a sucessão de Lula está paralisando o país.
Afinal, tudo parece passar por 2010: a renúncia de Renan, a aprovação ou não da CPMF, a discussão sobre fidelidade partidária, o fictício terceiro mandato e até a temerosa Copa do Mundo de 2014. Tudo é previsto, pensado e negociado com vistas a isto. Exercitando seu apego patológico ao poder, nossos políticos dão as costas à sociedade, que cada vez mais parece perigosamente inclinada a devolver o gesto, vivendo como se o que se passasse na capital federal fosse irrelevante para o país.
71 Henrique // 10/November/2007 às 10:20
Vitor
1 - o petróleo extraído da Bacia de Campos é do tipo pesado, tão ruim quanto o “petróleo asfalto” da Venezuela, e por isso mesmo, por incrível que pareça o Brasil já exporta petróleo, pois nossas refinarias não têm capacidade para refinar todo esse petróleo pesado.
2 - Nas suas contas, você esqueceu de prever o aumento do consumo. No ano passado o consumo aumentou 3,7% e vai continuar aumentando nesse ritmo ou mais. A Agência Internacional de Energia prevê o consumo de 4 bilhões de barris para o Brasil em 2020.
3 - Você está certo em relação as reservas comprovadas da Venezuela, mas assim como o Brasil estima 5-8 bilhões na Bacia da Santos, a Venezuela estima 270 bilhões na Bacia do Orinoco. Portanto não dá para comparar o Brasil e aVenezuela tanto nas reservas comprovadas quanto nas estimadas. E a Venezuela também tem muitas áreas para explorar no Mar do Caribe.
4 - Essas descobertas da Petrobras apenas repõem o estoque de petróleo do Brasil, já que muitos campos da Bacia de Campos estão chegando ao final de exploração
5 - Dá próxima vez seja mais educado ao responder a um comentário. Assim como demonstro ter conhecimento do que falo, também tenho capacidade para ofender, mas acho que aqui não é o local adequado.
6 - Pra mim chega! Já encheu o saco! Não vou mais responder nenhum comentário. Fui!
72 Nassau // 10/November/2007 às 14:45
Alba,
Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.
Mas para os demais, na verdade qualquer refinaria no mundo processa petróleos leves e médios. As refinarias brasileiras podem refinar o petróleo pesado da bacia de Campos, por isso importamos petróleo leve e misturamos com o nosso petróleo de modo a conseguir uma campanha média. De qualquer forma este é o petróleo que temos, e é muito bom mesmo que tenhamos petróleo, com todas as dificuldades que temos em encontrá-lo, prospectá-lo, produzi-lo e refiná-lo, sejam bem vindos. Uma das boas notícias é que nesta nova jazida o petróleo é médio para leve.
Abs.
73 Nassau // 10/November/2007 às 15:06
Albinha, por acaso o seu amigo não seria o Abade?
Beijos.
74 Alba // 10/November/2007 às 16:18
Nassau,
Meu amigo me escreveu ontem, o nome dele é Márcio, ele é químico e recentemente foi convidado a dar aulas de História e Geopolítica do Petróleo pras turmas de técnicos que parece que estão ingressando.
Mas o danado tá agora nos Istêites, fazendo um curso na Halliburton, é mole? :)
Beijo
75 Nassau // 10/November/2007 às 18:02
Hum.. nada mal, bom para ele.
Beijos.
76 O petróleo do Brasil e o da Venezuela // 13/November/2007 às 9:57
[…] já está claro que o post Brasil rumo à Opep? estava apinhado de erros. Em parte, o despiste veio por conta do governo, que empacotou uma […]
Leave a Comment