Anthony Flew, o ateu convertido
Muito antes de Daniel Dennett ou Richard Dawkins ou Cristopher Hitchens, quem buscava um ateu com argumentos encontrava Anthony Flew. O filósofo inglês, hoje 84 anos, foi popular no circuito universitário dos anos 1970 – ’se Deus é invisível, intangível e incompreensível para mortais’, ele dizia, ‘então ninguém pode provar que ele existe.’
Mas foi-se o tempo.
Está saindo pela Harper Collins o livro There Is a God: How the World’s Most Notorious Atheist Changed His Mind – Há um Deus: como o mais notório ateu do mundo mudou de idéia. Assinado em co-autoria com o cristão militante Roy Varghese, Flew argumenta que o Gênesis pode muito bem ser uma representação do Big Bang e que, bem, tudo no mundo é indício de que uma inteligência superior pensou bem antes de fazer as coisas.
Mark Oppenheimer, um escritor habituado a tratar de religião, foi atrás de Flew para tentar compreender o que houve para uma transição tão abrupta. O resultado está na revista dominical do New York Times.
Descobriu, por exemplo, que de abrupta a mudança não teve nada. Flew jamais foi um ateu dogmático. Filho de pastor anglicano, teve sempre uma relação talvez mais indiferente do que visceral com a idéia de religião. Seu interesse maior foi sempre o desafio intelectual, os argumentos, o provar ou o desprovar. E jamais foi avesso a mudanças de idéias.
Mas descobriu, também, em duas longas conversas com o velho professor, que ele não se recorda dos filósofos que cita em seu novo livro. Que não sabe, ou mesmo não se interessa muito, pelo que está lá. O livro, parece, é muito mais obra de Varguese do que do velho professor octagenário. Um senhor mudo que demonstra uma profunda confusão a respeito de nomes em seu passado. O professor que Oppenheimer encontrou anda mais obcecado com limitar a migração de muçulmanos na Europa – sempre tendeu ao conservadorismo político – do que com a existência ou não de Deus.
Ainda assim, argumenta, o seu é um Deus aristotélico. É um Deus indiferente, absolutamente descolado das preocupações mundanas. Se reconhece que o Gênesis talvez seja uma representação do Big Bang, o resto do Velho Testamento continha lhe parecendo mitologia.
Um velho senil usado por militantes religiosos ou um ateu militante sinceramente convertido? O debate nos ciclos interessados está apenas começando.
Ainda sobre o assunto:
- Seja ateu, diz a propaganda Em Londres, o anúncio pago na lateral dos ônibus diz o seguinte: ‘Provavelmente não há Deus. Então pare de se...
- O perfil religioso dos EUA
mais ateu, menos cristão Os EUA são, por fama e direito, reconhecidos como o país mais religioso do ocidente desenvolvido. Até isso, no entanto,...



É que ele está perto de morrer… Eu sou ateu, mas meu ateísmo também não resiste a uma entrada na sala de cirurgia ou num avião…
“Descobriu, por exemplo, que de abrupta a mudança não teve nada. Flew jamais foi um ateu dogmático. Filho de pastor anglicano, teve sempre uma relação talvez mais indiferente do que visceral com a idéia de religião. Seu interesse maior foi sempre o desafio intelectual, os argumentos, o provar ou o desprovar. E jamais foi avesso a mudanças de idéias.”
“Ainda assim, argumenta, o seu é um Deus aristotélico. É um Deus indiferente, absolutamente descolado das preocupações mundanas. ”
Ih… sei não. Aos 84? Esse cara vai mudar de idéia outra vez.
Acho que foi uma pergunta retórica, né? Para mim parece obvio: sacanearam o velho. Militante religioso é o pior tipo de praga que existe…
aiaiai, penso igual!
Há de se destacar o ” jamais foi avesso a mudanças de idéias.”
Quem dera fizéssemos esse exercício, mesmo que de vez em quando…
parece que é mais raro ateu se converter do que convertido virar ateu….pq ?
Deus pode até não existir, agora, que é mais fácil ser ateu sendo jovem, saudável e em boa situação do que velho, doente ou em alguma situação de perigo, lá isso é.
o problema é que todos querem um Deus que ajude nas horas amargas. Isso não existe. Fraqueza de alma é assim mesmo. Pior que ateu é ateu que recorre a Deus na hora do perigo, na hora da morte. Falta sinceridade de fato.
…feliz aquele que pode mudar de idéia.
infeliz aquele que nunca muda de idéia…
assim caminha a humanidade.
mudar de ideia com sinceridade pode.
Escuta PD, você, ateu militante falou em HIV positivo militante em outro post e eu perguntei o que era. O que é um hiv + militante?
Mr. X, eu seria desonesto se não concordasse com você…
Por onde anda Indiana Jorge?
É por essas e outras que eu sempre digo: Acredito em Deus. Eu não acredito é em ateu.
Chesterton, não vou nem dormir depois dessa.
Nobre Rachel, aos 97 anos de idade creio em um Deus vivo quando em conquistas, vitórias e nos desafios mortais e momentos de exasperação.
Em 1968, em uma expedição aos high landers escoceses, pego de surpresa em uma nevasca mortal, escapei do congelamento e da hipo…hiper…hipodor…hipotr…hipo..
hiportemia… Não!
Hipotermia!
Graças ao uísque escocês e a uma reza brava!
Ps. Não há registros daguerreopticos pois a maquina havia congelado.
Chesterton-Dracul: é um militante pela causa dos que têm HIV. Lutam pelo tratamento universal, pela distribuição de drogas pelo mundo etc. Ateu militante, imagino, vc saiba o que é =)
Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos.
Eu, josef mario, devo dizer que não acredito em deus e, muito menos, nos ateus. Aliás, uma de minhas netas que, com o perdão da má palavra, é estudante de psicologia na PUC, me presenteou com este último livro do companheiro richard dawkins - deus, um delírio. Não sei se terei saco de ler. Tudo com apelo unicamente comercial, destinado a atingir esta plebe ignara, explorando temas mais do que batidos, apesar de vender muito, acaba por não acrescentar nada e são esquecidos rapidamente.
Muito obrigado.
Bem, assim como todos nascemos sem roupa, ou seja, pelados, todos nascemos sem deus, ou seja, ateus.
O problema é que as roupas que determinados pais vestem em seus filhos são de tamanho maior e completamente fora de moda.
Melhor seria deixá-los pelados mesmo…
Companheiro josef mario e demais,
não acredito em nada e nem em ninguém, nem em josef mario nem no meu ateísmo. Tampouco acredito no PD. Ou no Lula. Ou no Reinaldo Azevedo. Ou no Mainardi. Ou no FHC. Ou no Chesterton.
Thank you.
Quéisso!! O cara se acha (achava) o ateu mais notório do mundo! Soberba e cara-de-pau são pecados.
Companheiro josef mario, leia isto aqui para você ficar entendido…sobre o livro do Dawkins, é claro.
http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/2915,1.shl
os HIV positivo agora tem uma causa…seria pela cur da doença? Eles consideram que sua doença é mais importante que as outras, como grupo? E que querem tratamento degraça, ito é, querem que os outrospaguem pela terapia. É ético, é moral?
Ateu militante deve ser aquele sujeito que quer convencer os outros que Deus nào existe…..
Confetti, post 6: pra quando você estiver em mood introspectivo (champagne, sério, às vezes ajuda, ao contrário do que se pensa), mesmo admitindo que sua hipótese esteja certa, a resposta quem sabe seria simplesmente a seguinte: as exigências associadas ao cristianismo são altas. O link abaixo reproduz excerto de Voegelin a respeito. Não é o caso de entrar na discussão mais ampla que ele propõe; mas o primeiro parágrafo tem a ver.
http://andredeoliveira.blogspot.com/2005/07/palavras-de-eric-voegelin.html
Nobre Dracul
Pessoas com câncer, bilirrubina e gripe, não sofrem preconceito porque estão doentes.
Leprosos(hansenianos pois sim), aidéticos e afecções de ordem infectocontagiosa ou que danifiquem sua aparência, além da doença sofrem uma “morte” social. Por isso a luta e a união.
Companheiro indiana jorge
Eu, josef mario, devo dizer ao companheiro que concordo inteiramente com o seu brilhante comentário acima. Todavia, acrescentaria à sua 2ª lista, também, os companheiros viados, paraíbas e afro-descendentes.
Muito obrigado.
Que lindo isso, Indi.
Não a hanseníase ou as afecções, mas suas palavras, claro.
E os homens pelados de meias. Terríveis, terríveis. Visão estarrecedora capaz de provocar pesadelos eternos.
Jovem Josef,
aos 88 anos vejo começas a adquirir experiências de vida importantes quanto a aspectos socilo…solicio…soclo…soci…das ciências sociais.
E sobre a supracitada 2ª lista e o seu aditivo, devo te dizer, que não me enquadro em nenhuma delas.
E o sr.?
Companheiro Eu
Eu, josef mario, agradeço pela gentileza do envio do texto do companheiro carlos alberto dória.
Muito obrigado.
Companheiro indiana jorge
Eu, josef mario, devo dizer que, com a minha jeba de 30 cm de comprimento e 8cm de diâmetro, não posso negar que sou, infelizmente, um afro-descendente.
Muito obrigado.
Indiana , hoje vi na rua um mendigo com a colostomia (intestino para fora do couro da pança) pedindo esmola, o nojento…nenhuma doença é sem estigma.
josef, existe humano do sexo feminino capaz de suportar tamanho salame?
Verissimo,
Muito obrigada por suas palavras. Então não sou a única. Vamos abrir a Igreja da Descrença Universal e faturar uma grana?
Quase toda semana aparece na porta daqui um homem com seu filho (?) ou uma mulher com uma filha (?). Super arrumadinhos, simples. Variam as duplas, não me lembro de repetições. Vêm com uma pastinha na mão, batem palmas e pedem que eu aceite a palavra de deus. Até agora não conseguiram. Será que conseguirão quando tiver 84 anos? Sei não, o Mr X, enorme Mr X de 1,85m de altura (não me acostumo com isso, mas vá), tem razão. Pra adiantar o serviço, sigo 3 dos 10 mandamentos da táboa de Moises. Fico em débito com 7, mas pelo menos sigo 3, ou tento de todas as maneiras. Pra aliviar o purgatório, pelo menos.
Infelizmente acho que essas duplas que aqui vêm, no fundo acreditam, mas são cordeiros de algum cara que fica na boca do caixa de um lugar que não conheço. Esse cara tenho certeza que é muito humano.
Oi
Comprei e li Deus, um delírio, do Dawkins; deus não é grande, do Hitchens; e Carta a uma nação cristã, do Sam Harris. Sinceramente, parece-me que está claro o filão editorial sobre ateísmo (é ou não auto-ajuda também?).
Bem, acompanhei os argumentos e não consigo declarar-me ímpio. Tanta racionalismo não surte efeito na prática: fechado o livro, você continua como antes, apenas com mais assunto para com os colegas.
Lembrando que inteligência não é privilégio dos iconoclastas. Santo Agostinho, são Tomás de Aquino provam isso, além de reconhecer que o Novo Testamento é muitíssimo bem escrito; estilista (do idioma) nenhum põe defeito.
http://atireugram.blogspot.com/2007/11/where-is-god.html
Urubu, vamos nessa.
peraí, Pax, não vamos confundir a crença em Deus com construçao de igrejas terrestres.
francisco,
estás a misturar alhos com bugalhos. Chamar ateus de impios e iconoclastas é forçar a barra um ‘cadinho, não é não?
Sim Chesterton, velho e bom Chesterton. Não creio nos dois. Mas creio na liberdade que todos têm de crer no que quer que lhes aprouver. Respeito até onde chegam nos limites das minhas propriedades intelectuais. Do portão, não passam.
Alguém me responde uma dúvida,a companheira Carla Rodrigues mora na Argentina?
E o feminino de ateu é atéia?
Alias… E se Deus fosse mulher?
nem no meu portaõ passam, acho esta situação um porre, que nem ateu querendo convencer os outros a tb serem ateus (ou fazendo troça das crenças alheias).
pro Pax rezar mais
http://www.dailymail.co.uk/pages/live/articles/news/worldnews.html?in_article_id=491661&in_page_id=1811
se deus for mulher, é uma mulher machista.
Mas Deus É mulher. Quer coisa mais insondável?
Boa, Ricardo! :)
deus não existe. se existir e for mulher, e em algum dia me encontrar com ela, farei 3 perguntas e nada mais:
- Por que o orgamos feminino é mais complexo de ser atingido?
- Qual o lance do instinto materno? Não dava pra enfiar no buraco anal da evolução?
- Why, WHY there is such a thing as a bad hair day?
Rachel, algumas respostas já foram dadas, e nem precisou ser o Todo Poderoso a fazê-lo:
1) Pare de reclamar de orgasmos difíceis de serem atingidos. A variedade, intensidade e possibilidade de duração de um orgasmo feminino justificam com sobras o fato de que algumas não o atinjam tão facilmente…
2) Instinto materno? Leia Elizabeth Badinter, “O Mito do Amor Materno”, e livre-se de qualquer sentimento de culpa.
A 3a questão é melhor perguntar pra Deus…
Ricardo,
Ainda estou na fase de dar mais valor a quantidade do que a qualidade.
Chesterton, você já ouviu algum proselitismo meu? Creia, mas não queira que eu creia também. É simples.
Ih caramba, orgasmos, quantidade, qualidade? Será que posso escrever algo? Acho que não. Tô proibido.
se calhar……a razão inversa pela qual os católicos colocam pára-raios nas igrejas…:))
Para-raios nas igrejas
É para mostrar aos ateus
Que os crentes - por mais que o sejam -
Não têm confiança em Deus
António Aleixo
Companheiro Mr X
Eu, josef mario, devo dizer que a companheira carla rodrigues - ex-chefa do companheiro pedro doria, enquanto pertencente a classe média alta do rio de janeiro, reside no itanhangá. Ou, mais precisamente, na comunidade tijuquinha onde é a vice-presidente adjunta e substituta da associação de moradores, isto é, não perde a mania de ser chefa.
Muito obrigado.
Chesterton Dracul // 6/Novembro/2007 às 15:07
Referindo-se à jeba do JM: ”…josef, existe humano do sexo feminino capaz de suportar tamanho salame?”
Existe sim, Chest Dracul. É sabido, e provado, que o russo Rasputin, de grande e inegável fama, tinha um bilau daquelas dimensoes - 30cm x 6-7cm de diâmetro, senao maior. Ao que parece, as damas do corte russa (e também copeiras, arrumadeiras, conzinheiras, etc.), do tempo do Nicolau II, eram louquinhas pelo bilau do Raspa, que penetrou muitas, que pediam mais e mais. Segundo as más línguas, a própria imperatriz, mulher do Nicolau, experimentou várias vêzes e gostou.
O Rasputin era monge, mas isso nao o impedia de botar sua jeba em prol de obras caridosas. Ela está preciosamente conservada, no formol, num museu russo, nao sei qual. O russos têm grande orgulho do bilau do Raspa, diante do qual o do Napoleao, também bem conservadinho no formol, nao passa de uma cenourinha - 8 cm x 1.5 cm de diâmetro. Conta-se que o Napa levou muito chifre de suas mulheres e amantes!
Quis dizer “cozinheiras”….
Nobilissima rachel (lê-se “rait.chel”?)
Queria dizer que fiquei pensativo, reflexivo e querendo catar voce mesmo, ao ler o comentario de numero cincoenta.
aos 97 anos nao me canso de apaixonar.
Não sei porque toda mulher resolve associar orgasmo com Deus…
Deve ser porque todo mundo diz que existe, ninguém nunca viu, mas alguns dizem que o sentem.
Marcos Araujo, o salame humano é sanguineo, isto é, como o do cavalo se enche de sangue na hora do kréu. O do boi, é fibroso, daí se fazer relhos com o instrumento. Já o do porco parece um sacarrolha, mas isto nada tem a ver com o caso. O caso é, que raramente se consegue conservar bilaus em formol em estado de ereção.
curioso observar que tanto o Marcos Araújo como o Chesterton possuem um profundo interesse pela jeba alheia.
Nat, aos 97 anos eu posso garantir que mulheres, atéias e atoas gozam, pois sim.
As vezes até as barrigas delas tremem, pois é pois é.
Não posso dizer das crentes e muçulmanas, parece que amam vestidas.
André, sem querer introduzir…digo me meter…digo…falar sobre esse assunto fálico…digo faláceo…o DRACUL se não me engano é médico e por isso emitiu uma opinião profissional.
Estou correto na afirmação?
Rachel, as violetas são azuis, e as rosas vermelhas, mas o mar é verde e o sol amarelo. E isso não quer dizer absolutamente nada. Voce ja amou homens mais velhos…beeeem mais velhos tipo aos 90 anos?
Acreditar em Deus é fácil, difícil é acreditar em religiosos.
e as mulhers não gozam só pq amam vestidas, meu caro Indiana?
Nat,
Eu tenho conhecimento de pessoas que “só” gozam vestidas (roupas de boracha, couro, etc), mas são excessão a la regla.
Agora falando em geral, a roupa atrapalha na hora do amor, porque sabe como é né…não preciso explicar.
Andrew Fox, já provou testículos bovinos assados? É viagra dos antigos.
Pois é.
Quantos ateus decentes existem no mundo ?
São poucos, muito poucos ( e eu faço parte desta minoria) e aí está o problema: Nós não rendemos muito. Não pagamos dízimos, não compramos bíblias, não precisamos reforçar nosso ateismo com livros e livros escritos por teólogos, padres, pastores e outros safadaos ou sejam: somos um mau negócio. Nenhum ateu sobrevive escrevendo livros ou filosofando ateisses para outros ateus . Odiamos paulos coelhos da vida. Os edires macedos nos causam nôjo. Daí que um cara para faturar algum se obriga a acreditar (ou dizer aceditar) em deuses e daí junta-se aos que solapam o bolso dos crentes em qualquer coisa.
Na verdade o sujeito em questão tem contas para pagar e é mais fácil arrancar uns trocados de crentes de que de ateus. Os crentes tem uma fézinha muito da chumbrega e vivem tendo que ler argumentos falsos para reforçar suas crenças e daí sustentam um mercado editorial bem rendoso. Já nós os ateus não precisamos disso. A simples leitura de hornais nos provam desbragadamente que não existem deuses.
Licença prum ófetópique “seu” PD:
Já que o papo é ateus (legítimos ou não), careço aí de uma ajuda dos “ratos da web”.
Minha voluntária atuação na Casa da Cultura cá da minha terrinha deu-me uma idéia:
Um festival de comida godspel.
Explico: Preciso de informações sobre o que se comia e bebia entre os anos 0 e 33 da era cristã.
Teólogos, historiadores e gourmets arquológos me ajudem
Uma idéia doida, mas interessante que deve atrair gente prá cá.
E não perguntem o que é que um ateu convicto e praticante faz realizando um treco destes.
Aliás, alguem aí consegue imaginar euzinho, diretor municipal de cultura - voluntário e sem pagamento - filmando batizado de crente? e organizando o Dia do Evangelho no auditório cá da Casa? e o pior, procurando textos bíblicos encenáveis no palco?
Pois é, eu consigo.
Indicações sobre culinária nos tempos de cristos enviem para josuetunas@hotmail.com
Chesterton-Dracul- El Cid // 6/Novembro/2007 às 20:47
”Marcos Araujo, o salame humano é sanguineo, isto é, como o do cavalo se enche de sangue na hora do kréu. O do boi, é fibroso, daí se fazer relhos com o instrumento. Já o do porco parece um sacarrolha, mas isto nada tem a ver com o caso. O caso é, que raramente se consegue conservar bilaus em formol em estado de ereção.”
Chest, obrigado pela aula de anatomia, mas quem afirmou que o bilau conservado do Raputin esta’ em ereçao? O troço mede 30cm de comprimento, bicho, tal como foi cortado do corpo do Raspa depois que este foi assassinado - como ‘’souvenir”. Que eu saiba, quem leva sete balaços no peito de ha’bito nao morre de pau duro…
A coisa era tao monstruosa - mas nao tanto quanto a do Josef Mario, é claro - e a fama do Raspa nesta a’rea era tanta, que foi a unica coisa que conservaram dele. Ta’ la’ no museu, nao sei se em Sao Petersburgo. Manda o JM ir dar uma checada pra tirar as duvidas; ou é o dele ou o do Rasputin o campeao!
O fato é que esta esto’ria tem muito a ver com Deus, e com o post do Doria. Os visitantes, e sobretudo as gatonas, gatas e gatinhas, quando vêem a coisa invariavelmente exclamam ”Deus do céu!”
60 Andre Fucs // 6/Novembro/2007 às 20:53
”…curioso observar que tanto o Marcos Araújo como o Chesterton possuem um profundo interesse pela jeba alheia.”
Profundi’ssimo, Fucs, profundi’ssimo. Menos pela sua, que, dizem as ma’s li’nguas, é uma minhoquinha.
curioso que justamente no comentário 69 o dito cujo resolve falar do dito cujo (pelo visto mínimo) de outro…
PQoP em PD!!!
A frescaiada desanda a discutir tamanho do bilau dos outros, a sonhar com Rasputin “vivo, duro e teso” ao ponto de sentir a cósquinha da barba do “brujo” na nuca e tú deixa?
Realmente, a viadagem tá se espaiando no mundo. Lí não sei onde que muita temperatura no saco enviadeia e tô começando a achar que o aquecimento global já tá causando problemas aos que são digamos assim, “mais sencíveis”, “delicados” ….
esses dias eu vi 2 contorcionistas fazendo o 96….
Verdinhas do PV
Está foragido o presidente do PV de Angra dos Reis (RJ), Rogério Musse, enrolado na Operação Cartas Marcadas por fraude em licenças ambientais.
07/11/2007 | 0:00
V de vergonha
Mais um “verde” foragido: o ex-presidente do PV em Niterói, Cláudio Scultoria da Silva, indiciado na Operação Águas Profundas.
Marcos Araújo,
Não esquece de levar a merendeira.
xyz, obrigada pelo link ! quanto ao champ, bien sur, bien sur !
:)
Aprofundando um pouco mais o post, de mim pra mim mesmo, livre pensar, livre teclar.
Nasci numa família católica apostólica romana, nem sei o que é isso direito, mas o nome é pomposo. Contavam da existência de deus, de Jesus Cristo, dos santos, de todos os santos. Curioso pensava com meus botões o que seria isso tudo, como conseguiria falar com esses caras. Na verdade como conseguiria que eles me respondessem. Me levaram pra igreja, pra primeira comunhão e percebi que tinha um monte de regras e nãos que não me agradaram, uma liturgia chata pra caramba e eu lá fazendo zona na aula de catecismo e tomando bronca de padre. Pô, já tomava bronca de pai e agora de pai e de padre? Saco. Igreja no more ! Mas chega a adolescência e você quer saber mais, quer entender qual o sentido da vida além de Monty Phyton. Descobri o espiritismo, parecida dar barato, parecia concretizar as abstrações que me incomodavam. Passes faziam bem, parecia que alguma mediunidade se anunciava, sentia alguma coisa que não sabia explicar. O tempo anda, a faculdade chega, a matemática, a lógica, a física, o big bang e o tal do comunismo que tinha um monte de meninas bonitas no Diretório Acadêmico. Começam a balançar os sentidos daquilo que tinha achado e as provas, não da escola, mas as provas ficam reprovadas. No início foi outro barato, a liberdade. Hoje as coisas continuam como antes. A curiosidade continua a mesma. Até agora a ciência, o pouco que bebo dela, tem-me bastado mais que a crença. Admiro quem crê mas me sentindo completamente incapacitado.
E depois? Quando o fim estiver perto, o que acontecerá? Será que serei mais um nas fileiras do batalhão do Anthony Flew? Sei não. Na boa, prefiro uma morte mais súbita do que essa necessidade. Se fé for por conta do medo de morrer, vou com D Pedro II: “Liberdade ou Morte”.
Esse texto comentando a reversão de posições do idoso estudioso é critico?
É afirmação ou tentativa de subversão? Ou é tendencioso?
Foi escrito por ateu?…observador neutro?
Qual é a do escritor?
EEEEEEEE
Parece incrível, mas na verdade quase todos os temas aqui expostos recebem comentários que resvalam para assuntos de sexualidade e acabam na esculhambação. O ateismo ( e a religiosidade, vá lá ) merece mais seriedade. Com exceção do comentário de Brancaleone (67) todos fogem do tema para expor problemas psicanalíticos. Uma pena !
e…?
“Não sei porque toda mulher resolve associar orgasmo com Deus…’ (Nat, comment 58)
Faz sentido sim, Nat, e na verdade, não só as mulheres fazem essa associação. Explico. Para começar, todos os povos costumam ter seus mitos sobre a criação do mundo, e nesse sentido, os do Antigo Egito não foram exceção. Para eles, antes da criação, o que havia era o caos primevo, representado pela deusa Nun, vista como a água primordial a partir da qual os deuses, a terra e os humanos viriam a ser criados. Dessa água primordial nasceu, por vontade própria, o deus Atum — que apesar do nome não era um peixe, mas sim uma montanha. Talvez por tédio ou porque Nun fosse informe, o deus Atum resolveu se masturbar. E não é que essa punheta monumental resultou num orgasmo titânico? (Se bem que os titãs pertencem à mitologia grega… ah, deixa pra lá!) Foi um jato de esperma de proporções assombrosas — o companheiro Josef Mario morreria de inveja! —, que respingou em Nun, fecundando-a e dando origem a toda matéria que conhecemos hoje, e logo depois deu origem** ao primeiro casal divino, Chu e Tefnut.
Como vê, orgasmo e Deus, tudo a ver!
___________
** Alguns preferem dizer que esse casal teria sido escarrado por Atum. Se essa for a alternativa, creio que seja mais poético (?!) que ele tenha surgido de seu esperma, não?
nada será como antes, pode dizer o que pensa sobre o assunto, somos todo ouvidos.
Aliás, independente da sua alegada esculhambação — palavra cuja origem (duvidosa, como afirma o dicionário Houaiss) seria baseada em “colhão” —, religião e sexo sempre andaram (e andarão) juntos, seja associados de forma positiva — e o mito da criação egípcio que narrei antes seria um exemplo —, seja de forma negativa — com o sexo visto como pecado, algo típico das religiões judaico-cristãs, ainda que não exclusivo destas.
Ricardo hahahahahaha amei! Dessa história eu nunca tinha ouvido falar.
Eu diria que Spinoza é um ateu muito mais famoso que Anthony Flew e muito mal interpretado também.
Não li no texto qualquer coisa que diga que Flew se “converteu”.
Por incrível que pareça, eu também sempre achei que dizer que Deus criou o mundo ou que o mundo foi criado por uma grande explosão têm a mesma comprovação científica.
Não faz muito tempo assisti a uma palestra em que o orador dizia que Spinoza era panteísta, ou seja, Deus para Spinoza era a Natureza.
Vejamos o que diz Spinoza em uma de suas correspondências.
“Constitui erro completo dizer-se que meu propósito é mostrar que Deus e Natureza sejam a mesma coisa. Deus é a fixa e imutável cadeia de acontecimentos naturais.”
Ou seja, Deus a a FORÇA que molda e movimenta todas as coisas e seres.
Mas as lentes de cada um são mesmo incríveis.
Resumindo:
Deus pode ser qualquer coisa para qualquer um.
Natureza, força, inexplicável, eterno, bom, mau ou seja: não existem argumentosque validem deuses. Aí fica fácil. Até eu sou deus desse jeito.
oi cinico ! saudades ….td bom ?
A idéia de existência de deus (ou deuses) se deve, certamente para a maioria das pessoas crentes, à necessidade de buscar e/ou conservar uma perspectiva em relação às dificuldades apresentadas pela realidade vivida. Talvez seja muito difícil para boa parte das pessoas conviver com a idéia de que a vida (em qualquer plano ou circunstância) se exaure no exato momento da morte. Pode parecer redundância, mas não é. Observação importante : pelo teor dos comentários, está claro que a noção dominante, pelo menos entre os comentaristas, de que o ateismo se opõe apenas ao monoteismo, o que é uma visão claudicante e parcial.
Ricardo Cabrl, vivendo e aprendendo, nunca tinha ouvidofalar nesta historia tb….
Ricardo Cabral, como vc mesmo escreveu, associar religião e sexo é o modo primitivo de discussão, explicado fartamente pela antropologia. O ateismo, por sua vez, é questão filosófica e política, daí surgirem “conversões” que volta e meia são exploradas pela mídia e outros interessados em arregimentar argumentos pífios de forças divinas. A conversão de um esclerosado, como se viu, pode servir de subterfúgio para a propaganda religiosa e render dúvidas aos ateus de momento ou de tênue formação, mas não aos demais.
nada será como antes, há muitos que se dizem ateus por aqui, enquanto outro tanto professa alguma fé, seja ela católica, muçulmana, judaica, espírita ou protestante, para falar das que mais vi comentadas por este Weblog. Eu sou dos poucos que se dizem agnósticos, creio que pertenço à minoria das minorias no que diz respeito às questões religiosas. Não sei se vc é antigo freqüentador dos escritos do PD, mas o assunto “religião” é muito comentado por aqui. Arrisco a dizer que talvez seja por isso que ele não foi tratado com a profundidade que vc esperava…
Oi
Confundir alhos com bugalhos como? Escrevi que inteligência não é atributo exclusivo de racionalistas ateus.
Ora, pára-raios em igrejas! No evangelho, o diabo disse que Jesus poderia atirar-se da montanha que Deus enviaria anjos para socorrê-lo. Qual a resposta de Cristo? “”Também está escrito: Não porás à prova o Senhor teu Deus”". (Mt 4,5-7) Bíblia TEB. Muitos evangélicos recusam-se a tomar remédios e prosseguir com tratamento médico, pois conforme uma leitora escreveu, Deus deveria protegê-los incondicionalmente. Isso não está de acordo com a Palavra.
Meudeus, que perigo os ateus passam frequentando idéias teístas trazidas ao Weblog!!!
:o)
Idem, idem…quanto ao que disse a Nat e Chest!
Não tinha a menor noção da mitologia egípcia.
Atum?!! Ahahah….depois ele virou Aton, ou estou falando besteira?!
:o)
Way to go, Ricardo !
O NASCA nunca me decepciona!
:o)
Somos todos filhos do esperma de atum? Cruzcredo…
Spinoza não era ateu… Tinha idéias não convencionais sobre Deus, mas não era ateu.
Aliás, eu também não sou, sou no máximo agnóstico. Há mais mistérios entre o céu e a terra, etc.
Ricardo,
Puxa, essa eu também não conhecia, se bem que sempre há a ligação entre sexo e religião nos relatos míticos. Que são fascinantes, sejamos ateus, crentes ou agnósticos. :)
Rasputin era monge, e muito religioso e místico. E comedor também. E fazia um sucesso imenso. Se vivesse hoje, quem sabe teria sido eleito papa da igreja ordotoxa?
Já o Fucs é um frustado por nao ter vivido na corte russa e “apreciado” a jeba do Raspa. Fica trista, nao Fucs, o Josef Mario tá por aí.
Ricardo me brindou com conhecimentos. Agradeço. Mestre é mestre.
Esse negócio do esperma também consta da mitologia grega.
Marcos Araujo, voltando a vaca fria, (ou melhor, ao salame frio) fiz alguns cálculos e medições em alboratório e cheguei a conclusão seguinte: se a genba rasputiniana mede 30 cm ao natural, com a ereção teria ganho ainda mais alguns centrimetros. Logo, a quantidade de sangue necessária para fazê-la entrar em ação é muito grande, e faltaria sangue ao cérebro, o que tornaria o ato sexual impossível, uma vez que o proprietário perderia os sentidos.
taí mais um livro para entrar na lista: a comprar.
Entrando na brincadeira do besteirol, pergunto:
qual será a cor do esperma de deus? Será que fede a água sanitária como o nosso?
Chesterton, ô chupacabra, nao diga asneira. Diga, doadores de sangue profissionais doam facilmente 500 ml de sangue sem perder a consciência. A jeba do Rasputin, que de fato existe e esta’ conservada em museu russo, ja’ era um grande musculo em estado natural. Para entrar em ereçao funcional, nao precisaria de mais que 250-300 ml de sangue para ficar durinha ao gosto das companheiras da corte russa ou do companheiro Fucs.
Você ja viu a pica ereta de um elefante macho no frenesi da açao? Cara, é como um tronco de uma a’rvore. O cérebro do elefante é bem menor que o nosso e, apesar disso, ele nao desmaia quando a minhocona dele incha.
Você é um teo’rico, cara. Olhe em volta de você para ver como sao as coisas na pra’tica.
não, nunca vi elefante , e acho que tambem não tenho mais nenhuma vontade de ver…..mas a jeba humana não é músculo.
http://en.wikipedia.org/wiki/Sea_cucumber
parece que a jeba do rasp era na verdade isto aí em cima.
Ricardo Cabral,
A arquelogia mitolótica egípcia andou fazendo progressos (ou regressos). Eu estava ainda em Ísis, Osíris, Ptah. Ah, tem tambem um chamado Geb (tá vendo aí?).
Infelizmente o próprio Flew refutou essa mentira que os ateus têm propagado pela internet como forma de suavizarem a frustração de vêr um ateu tão famoso abandonar a crença ateísta.
Flew disse:
This is a serious charge to which Professor Flew responded and which he reiterated in a recent letter (dated 4th June 2008) to a friend of UCCF who has shown it to us. Professor Flew writes:
I have rebutted these criticisms in the following statement: “My name is on the book and it represents exactly my opinions. I would not have a book issued in my name that I do not 100 per cent agree with. I needed someone to do the actual writing because I’m 84 and that was Roy Varghese’s role. The idea that someone manipulated me because I’m old is exactly wrong. I may be old but it is hard to manipulate me. That is my book and it represents my thinking.”
http://www.bethinking.org/science-christianity/intermediate/flew-speaks-out-professor-antony-flew-reviews-the-god-delusion.htm
Não acredites em tudo o que os padres do ateísmo te dizem…
Talvez o problema não seja mesmo de ateísmo ou não, mas de senilidade, ou ainda, como apontou alguém, o terrível medo humano da morte e da extinção. E isso está directamente relacionado com o carácter do homem, sua história de vida, e o estado do ceu cérebro. Bertrand Russell morreu com mais de 90 e nunca pediu arrego, apesar de não ter sido rigorosamente um ateu, mas um agnóstico elegante e coerente. To the bitter end.
frank
Se ele se converteu ou não só o Senhor sabe, pois o reino de Deus continua tendo o seguinte selo: O SENHOR CONHECE OS QUE SÃO SEUS. Mas aproxima-se o dia dele partir desta terra e creio que como pensador pode ter chegado à conclusão de quão perigo correria se rebelando contra Deus.
essa “geração dawkins” pra uma coisa está servindo: seu fundamentalismo e seu estilo troll afasta os ateus e agnósticos mais conscienciosos, na verdade, os escandaliza e; serve apenas para “agitar a galera” infantilzada e ridiculamente presunçosa que adora barracos de fóruns.
É bem típico do estilo dela: o homem que há pouco era um dos “heróis”, mudou de trincheira, e agora é um velho senil apenas. Mesmo que muito pouco antes ainda recebia prêmios de suas “sociedades”.
Em nenhum momento entrou no mérito da questão, do que ele escreva,etc. Tergiversou. Típico dessa geração, é isso, o desleixo com a fonte, a falta de hombridade em encarar os termos que ataca em si próprios, antes, precisando montar uma caricatura pra dar conta de estarem à altura; a auto-ilusão de achar que ser barraqueiros petulantes, com retórica de duendes de fundo de ponte, é sinal de inteligência cínica…
Ponto para Flew ter se afastado desse povo mall-educado, falastrão e imaturo. Mesmo que não tenha aderido formalmente a nenhuma religião, mas antes, se tornado um deísta clássico; e reconhecendo a dignidade de seus contradebatedores.
Continuem assim, “geração dawkins”; afastem os dignos de perto de suas companhias.
E engraçado, o “medo da morte” de Flew, porque ele diz ainda não acreditar em vida após a morte.
Se acontece com jovens, é ingenuidade ou fruto de conflitos da juventude. Com adultos, é medo diante das dificuldades da vida. Idosos, é medo da morte.
Ou seja, “todos os cisnes são negros”…
E não percebem que tal “explicação psicológica” pode ser aplicada a tudo, até ao ateísmo.
Ou seja, a falta de honestidade intelectual de quem é petulante é coisa de meninos de pátio de escola.