Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

Pedro Doria header image 2

Ehud Olmert e seu câncer

October 29th, 2007 · · 35 Comentários

Ehud Olmert tem um câncer de próstata. O tumor está nos estágios iniciais e não devem ser precisos radio ou quimioterapia.

Anunciou de presto. Desde o derrame de Ariel Sharon, os israelenses são preocupadíssimos com a saúde de seus premiês.

Tags: Israel e Palestina

35 Comentários até agora ↓




  • 1 Marcos Araújo // 29/October/2007 às 13:07

    Quem sabe deveriam ter quem sabe um pouco desta preocupaçao com os habitantes (a maioria inocentes) do campo de concentraçao israelo-nazista em que Israel transformou a Faixa de Gaza?

  • 2 Mr X // 29/October/2007 às 13:57

    Ywan… Marcos Araújo e suas idiotices de sempre… “Israelo-nazistas”… Vai ler Primo Levi.

    Os palestinos não elegeram o Hamas? Não é o Hamas que anda fazendo um governo como o diabo gosta por lá? Quem é que persegue cristãos e tasca tiro em internet cafés? O Hamas ou outro clã? A culpa é sempre de Israel? A Faixa de Gaza seria a Suiça do Oriente Médio se só deixassem? Sonha, Marcos Araújo. Sonhar faz bem.

    No mais, é como eu sempre digo, quem semeia ventos colhe tempestade. Os palestinos que se explodam. No bom sentido.

  • 3 Gabriel // 29/October/2007 às 15:01

    Marcos, quantos israelenses voce conhece?
    VOce vive em Israel? Perto de Israel, perto de um israelense? Como voce sabe como os Israelenses pensam? Voce costuma conversar com quantos israelenses por dia?

    Pela maneira de voce escrever eu ja sei as respostas. Voce conhece Israel pelo Jornal Nacional e/ou revista Caras. O mesmo provavelmente a respeito dos palestinos, Hamas, Kassam e Gaza.

    Pedro, o problema na verdade eh uma combinacao de dois problemas diferentes. Um, o fato conhecido que o Sharon demorou quase uma hora ate chamar a ambulancia - fora o fato de ja estar se sentindo mal desde muito antes no mesmo dia e nao ter feito nada.

    O segundo fato eh que a imprensa aqui nao ia perdoar se descobrisse algo nao-oficial. E o Olmert, na atual situacao politica catastrofica nao precisa disso. Alem, eh claro (eu imagino) da esperanca de ter uma pequena folga dos ataques que anda levando, por conta de estar doente.

  • 4 Alba // 29/October/2007 às 15:38

    Acho que o Gabriel está certo. Olmert tem muito pelo que responder e pode estar usando a doença para conseguir uma trégua.

    Por outro lado, a doença em si é perfeitamente tratável se diagnosticada cedo.

  • 5 Gabriel // 29/October/2007 às 15:49

    Curioso, agora vendo no noticiario: do que estao falando? Que os remedios para tratamento de cancer de prostata nao estao na cesta de remedios subsidiados pelo min. da saude… e quem sabe agora isso mude.

    Eta povinho hipocondriaco!

  • 6 Marcos Araújo // 29/October/2007 às 16:06

    Gabriel/Mr. Cheese: Vocês evitam a questao, a saber que Israel transformou a Faixa de Gaza num campo de concentraçao. Isto é um FATO, o mundo inteiro sabe disto, nao tem coragem de dizer ou publicar, e nao faz nada. Vocês só oferecem clichês como resposta.

    A questao é a seguinte: O que justifica tomar todo um povo - a maioria inocente - como refém devido a açoes de um groupelho de perebas como o Hamas e outros ainda mais violentos, e fazer um inferno da vida quotidiana deste povo? Que diferença existe, moralmente, éticamente e humanamente entre Gaza (e também os ocupantes da Cisjordânia) e o que que fizeram os nazistas com os próprios judeus durante a 2a. guerra mundial? O princípio é exatamente o mesmo, só os Neandertais políticamente corretos como vocês, e outros como vocês, CINICAMENTE nao o admitem. Para vocês, é proibido criticar Israel e sua açoes criminosas. Nao é nao - pasmem! - meus senhores. Eu critico e, ao fazê-lo, estou apenas seguindo minha consciência e cumprindo o meu dever.

    Nunca apoiei, nao apoio e nunca apoiarei o lançamento de foguetes artesanais por certos membros de uma facçao palestina na Faixa de Gaza (e a quel NAO É o Hamas) contra Israel. É uma açao estúpida e completamente contraproducente que bate de frente com as aspiraçoes da maioria do povo palestino.

    O que Israel deveria e deve fazer é enviar, à Faixa de Gaza, suas unidades especiais supremamente bem treinadas para identificar, desentocar e eliminar os elementos que lançam foguetes de lá, e nao utilizar métodos nazistas contra uma maioria inocente, que nao lança foguete algum e tampouco atentam contra de avida de qualquer israelense que seja, salvo uns poucos aloprados homens-bomba no passado (o muro barrou práticamente todos). Por que Israel nao o faz? Tem mêdo de perder uns soldadinhos na açao? E daí? Soldado é treinado para a guerra, para açoes especiais, onde quer que sejam necessárias. Se morrer, faz parte do trabalho. E é claro que alguns morrerao. Como também morrerao os lançadores de foguetes.

    Quanto ao Hamas, que tem observado desde mais de um ano uma treva com Israel, cabe ao povo palestino da Faixa de Gaza desalojá-lo do poder pelo voto, quando e se houver eleiçao, visto que o Hamas foi eleito democraticamente por uma PARCELA deste mesmo povo. Nao cabe a Israel infernizar a vida de todo um povo devido ao Hamas. Se o exército israelense é de fato “praticamente invencível” e o objetivo é eliminar o Hamas do mapa , porque Israel o faz de vez? Numa “operaçao cirúrgica”, termo que Tio Sam, papaizinho de Israel, adora tanto empregar?

    O argumento de você é falacioso, tendencioso e mentiroso. Nao preciso ler Primo Levi ou outro bosta qualquer para formar minha opiniao. Ela é minha, e nao serao copiadores e imitadores como vocês que iram enquadrá-la ou formá-la por mim.

  • 7 Gabriel // 29/October/2007 às 16:16

    Perdao, Marcos. Nao disse que nao se pode criticar Israel.

    O que eu disse que voce nao entende nada da opiniao publica de Israel. Voce nao sabe como eu penso, nem como a maioria dos israelenses pensam.

    E depois do que voce acabou de escrever, posso dizer tambem que voce nao entende nada de estrategia militar, de historia, de politica internacional, de Nazismo, de Holocausto, e o pior: nao entende nada sobre a politica interna dos palestinos que voce tenta defender com os argumentos errados (nada tem sido feito de pior contra os palestinos que serem defendidos com os argumentos errados).

    Qualquer hora, quando voce decidir parar com discursos histericos, eu compartilho com voce minhas opinioes sobre o conflito em Gaza.

  • 8 Pedro Doria // 29/October/2007 às 16:29

    Marcos Araújo: vc está sugerindo uma ofensiva militar com tropas de elite israelenses contra Gaza? Cara… isso ia ser uma loucura. Essas tropas iam ‘extrair’ os elementos violentos? Mandar prender todos os chefes de clãs de Gaza? Na vaga hipótese de que algo assim fosse possível, Gaza se levantaria no mesmo segundo. Guerra civil estoura. Milhares de mortes no fim de uma semana…

  • 9 Marcos Araújo // 29/October/2007 às 16:34

    Ô Gabriel, me desculpe rapazinho. É você quem entende de tudo, e eu nao deveria nem opinar, nao é mesmo, querido?

    Releia o meu comentário # 1, e deixe de falar bobagem. …. “nao entende nada estrategia militar, de historia, de politica internacional, de Nazismo, de Holocausto, e o pior: nao entende nada sobre a politica interna dos palestinos” - que grande babaca este Gabriel! Hipócrita é o que você é.

  • 10 Marcos Araújo // 29/October/2007 às 16:45

    Pedro Doria: E daí? Loucura coisa nenhuma! Israel vive a ameaçar isto. Que o faça! Ou arrisca se encaixar no adágio “Cachorro que late nao morde”.

    Se o objetivo é eliminar o Hamas, que o faça, cirúrgicamente, sem aniquilar milhares de inocentes. Sim, aniquilando todos os chefes de clans, seja qual for. Se nao for capaz, que peça ajuda ao papaizinho Tio Sam. E que estoure guerra civil, que morra quem morrer. É melhor isto que definhar a fogo lento num campo de concentraçao.

    Chega de conversa fiada! Que entrem e façam o serviço (aniquilando todos os membros políticos do Hamas, como fizeram com vários do próprio Fatah, hoje amiguinho de Israel). Façam o serviço e saiam logo, e que deixem arrebentar. Alguma ordem surgirá do caos, como sempre aconteceu e acontece, em qualquer lugar do universo, tome o tempo que tomar.

  • 11 Theo // 29/October/2007 às 16:56

    Como diz um reverendo lá dos EUA,

    deve ser castigo pq ele quer fazer as pazes com a palestina.

  • 12 Verissimo // 29/October/2007 às 17:04

    Amigos, não briguem, o problema do Olmert é dele e ninguém tem nada a ver com isso. Bastam umas dedadas no proctologista e tudo estará resolvido.

  • 13 Pedro Doria // 29/October/2007 às 17:19

    Marcos Araújo: tenho certeza de que vc não percebeu a quantidade de mortes que um ataque deste tipo acarretaria… também não parece perceber que ninguém consegue entrar em Gaza, com uma estrutura social antiquíssima e particularmente violenta, e matar os líderes tribais. Eles comandam exércitos inteiros.

    Acho, na boa, que vc não entende o que é Gaza. Gaza não é um gueto. Gaza é pobre, o que é diferente. E é militarizada. Quem vive em Gaza vive da forma que vive como seus pais viviam, como seus avós, bisavós e muito antes de Israel, e antes dos britânicos, e antes mesmo dos Otomanos. Gaza ‘não se resolve’, ‘não se transforma’; do caos resultará mais caos. Aquilo é arte política.

    Vc está pensando como os imperialistas pensam. Entra, mata quem atrapalha e pronto. Não se transforma uma estrutura social milenar assim.

  • 14 Mr X // 29/October/2007 às 17:27

    Algumas pessoas acho que usam os “palestinos” como símbolo de alguma outra coisa, sei lá… Não dá pra explicar essa obsessão… Queria ver a mesma preocupação com os sudaneses, os birmaneses (alguém fala nos monges de Mianmar agora?), os africanos, os nordestinos… Só os paleo-stinos não saem nunca da mídia. E, se por algum acaso saírem, é batata: basta colocar uma bombinha aqui ou ali que aparecem de novo. Que malas! Pior que eles, só os artistas performáticos nicaraguenses (ver open thread)..

  • 15 Marcos Araújo // 29/October/2007 às 19:28

    “Acho, na boa, que vc não entende o que é Gaza. Gaza não é um gueto. Gaza é pobre, o que é diferente.” - Pedro Doria

    Entendo sim senhor. Gaza é um campo de concentraçao cercado por todos os lados e sufocado economicamente por Israel, no melhor estilo nazista modernizado. Israel destruiu o aeroporto novinho em folha, a Faixa é totalmente interditada por mar e pelo ar. Nada sai ou entra em Gaza sem passar por dezenas de postos de segurança,armados até os dentes, que infernizam a vida o palestino pacífico. Nem ambulância deixam sair, e o pessoal doente morrem dentro delas ou mulheres com gravidez complicada morrem no parto porque Israel nao permite que as mesmas possam parir na Cisjordânia. Israel destroi paulatinamente os campos de oliveiras dos palestinos, como “castigo”. Passam bulldozers por ciam, sem dó nem piedade. Além disso, Israel controla a água e agora mesmo irá cortar completamente a eletricidade da Faixa. Se isto nao é um atentado contra os direitos humanos e atos hediondos dignos de um campo de concentraçao, o que é entao, seu Doria?

    Tais atos que vao contra toda a jurisprudencia internacional no que trata de terras ou países ocupados, em total violaçao dos direitos humanos dos palestinos.

    Daí, prezado Doria, porque Israel nao arrebenta com aquilo tudo ali e resolve de uma vez por todas com o seu probleminha com o Hamas?

    Percebo sim senhor o numero de mortes que isto acarretaria. E continuo afirmando: E daí? Melhor isto que morrer à míngua como morador da Faixa de Gaza. O Pedro Doria já leu sobre os informes da ONU sobre a subnutriçao em Gaza e na Cisjordânia, causada pelo perene sufôco economico causado pela estrangulaçao israelense?

    Que piada é esta que “ninguém consegue em Gaza”??? Nao nascí ontem, Pedro Doria. Israel entra e sai dalí como bem quer.

    Bom, falando do câncer do Olmert, espero que este o coma inteirinho como pagamento dos suplícios que cometeu contra a populaçao civil do Líbano, ordenando ao exército a largar mais de 35,000 bombas de fragmentaçao por lá, e na recusa - até hoje! - de indicar ao govêrno libanês onde estas foram jogadas para que este as desarme. Ajunte aí as bombas de fósforo branco que Israel despejou no Líbano (existem fotos que provam o crime hediondo) . Isto é guerra química, cara! Depois saem por aí berrando que o Saddam é que era o açougueiro! Tem açougueiro de sobra naquela regiao, e mesmo em Israel.

    Vamos parar com a hipocrisia. Esta também mata.

  • 16 Marcos Araújo // 29/October/2007 às 19:30

    …”ninguém consegue entrar em Gaza”….

  • 17 Monsores // 29/October/2007 às 19:47

    Intrigante essa discussão. Matar forçando a sede e a inanição, não pode. Matar em guerra pode.

    Será que a guerra é a solução?
    Não entendo mesmo. Talvez entenda um dia.

    Preciso ler mais sobre essa região.

  • 18 Theo // 29/October/2007 às 19:57

    Um dia desses alguém postou aqui fotos de gaza, lá não é tão favela assim,

    o que eu sei é que comparado com West Bank ela é bem porquinha, e isso eu sei pelos próprios palestinos.

  • 19 Pax // 29/October/2007 às 20:16

    Se alguém um dia entender aquilo, me avise. Até lá, ouço os dois lados. Mas que merece uma atenção equilibrada, merece.

    De um lado temos israelenses honestos, crédulos, obedientes das 3 únicas boas leis das táboas de Moisés: Não matar, não roubar e amar ao próximo como a ti mesmo. Temos sim, a maioria dos judeus são assim. Afirmo e assino embaixo.

    De outro lado temos a fúria, a contra fúria, a insanidade, que faz aquilo virar realmente um gueto. Não podemos negar isso também.

    De outro temos um povo que não é povo, que não é país, que não é nada, sofrido, arrazado, querendo um espaço, uma casa pra criar seus filhos, uma maioria fodida e sendo influenciado por uma galera rica que adora o estopim. É claro, é vizível. Explodem-se numa contra contra fúria com fúria ainda maior.

    E quem tem razão?

    Ninguém, claro.

  • 20 proftel // 29/October/2007 às 20:52

    Sinto pelo Olmert, não desejo esse troço prá ninguém.
    No lugar dele tirava o time de campo, ia cuidar da saúde e dos netos, aproveitar até onde der.
    Creio que o problema de Israel não é prá esse post, o assunto aqui é muito triste.

    :-(

  • 21 cristina // 29/October/2007 às 20:57

    é, mas depois têm um problema grave: inevitavelmente caem nas mãos dos judeus…;)

    foi o azar do Sharon, esquartejaram-lhe o cérebro ás postas quando em qualquer lado talvez não tivesse sido oerado, com maiores probabilidades…lol

  • 22 cristina // 29/October/2007 às 20:57

    *operado

  • 23 Brancaleone // 30/October/2007 às 0:16

    E lá vamos nós!!!!!!!!!!!!!

    De volta à velha vaca fria!!! palestunos ou judeus?

    Vamor resumir tudinho prá ficar bem facinho de entender?

    Olmert tá cum câncer. Não morre não, podem parar de agourar que não morre e se ele morrer outro assume e continua quase idêntico está agora.

    A questão palestina? O maior azar da Palestina é estar cercada de inimigos. Por todos os lados o povo palestino só tem inimigos. Sirios, LibanesesIranianos, Jordanianos, egipcios e até mesmo isarelenses. Sim!!!!! acreditem ou não o menor problema palestino é Israel. Pior, muito pior que Israel são os tais “países irmãos” e muçulmanos que usam os palestinhos para encher o saco de israel, os liderecos canalhas do resbolá e ramas que em busca de grana e poder político servem aos vizinhos árabes vendendo o povo palestino “à causa anti israel”.
    Fala sério. Se os países árabes vizinhos tivessem interesse, peito e competencia se uniam e varriam Israel do mapa. Claro que podem unir-se e levar outra surra “de criar bicho no lombo” com já conteceu antes, mas pelo menos não pagavam o mico da covardia e incompetência nem ficavam lá latindo contra os judeus e dando ums mordidinhas à toa de vez em quando.
    Ai a cambada de romantóides vem alegando o apoio dos EUA à Israel !!!! Quequeéisso??? A raiva contra os EUA leva Israel no rôlo? Sorte dos judeus que souberam aliar-se a gente mais forte e competente enquanto os palestinos sem opção ficam de títeres dos “irmãos muçulmanos”.

    Israel está lá e vai ficar lá, com Olmert ou sem Olmert, Enquanto nem mesmo os países árabes vizinhos continuarem não dando a mínima para os palestinos, vai continuar assim.

  • 24 Chesterton-Dracul- El Cid // 30/October/2007 às 0:20

    Venezuela virou ‘inimigo nº 1?
    Os militares brasileiros agora consideram a Venezuela, país do semi-ditador Hugo Chávez, a “hipótese de guerra” nº 1 do Brasil, em lugar da Argentina. Por isso, o ministro Nelson Jobim (Defesa) passou vários dias fantasiado de general, participando de exercícios do Comando da Amazônia, baseados em um hipotético ataque venezuelano, que incluía um bombardeio da hidrelétrica de Itaipu por caças venezuelanos Sukhoi, de fabricação russa.
    Baita susto
    Os exercícios coincidiram com o envio de caças venezuelanos Sukhoi para La Paz. Mas eram para intimidar os separatistas de Santa Cruz de la Sierra.
    Indigência
    O general Augusto Heleno, comandante da Amazônia, tem dito que não há dinheiro nem para deslocar tropas brasileiras para as nossas fronteiras.
    Humilhação
    A situação dos militares é tão ruim que o Brasil tem hoje apenas a quarta melhor Força Aérea da América do Sul. Perde até para a do Peru.

  • 25 Chesterton-Dracul- El Cid // 30/October/2007 às 0:20

    Venezuela virou ‘inimigo nº 1?
    Os militares brasileiros agora consideram a Venezuela, país do semi-ditador Hugo Chávez, a “hipótese de guerra” nº 1 do Brasil, em lugar da Argentina. Por isso, o ministro Nelson Jobim (Defesa) passou vários dias fantasiado de general, participando de exercícios do Comando da Amazônia, baseados em um hipotético ataque venezuelano, que incluía um bombardeio da hidrelétrica de Itaipu por caças venezuelanos Sukhoi, de fabricação russa.
    Baita susto
    Os exercícios coincidiram com o envio de caças venezuelanos Sukhoi para La Paz. Mas eram para intimidar os separatistas de Santa Cruz de la Sierra.
    Indigência
    O general Augusto Heleno, comandante da Amazônia, tem dito que não há dinheiro nem para deslocar tropas brasileiras para as nossas fronteiras.
    Humilhação
    A situação dos militares é tão ruim que o Brasil tem hoje apenas a quarta melhor Força Aérea da América do Sul. Perde até para a do Peru..

  • 26 Bruno Mota // 30/October/2007 às 0:22

    “O que Israel deveria e deve fazer é enviar, à Faixa de Gaza, suas unidades especiais supremamente bem treinadas para identificar, desentocar e eliminar os elementos que lançam foguetes de lá, e nao utilizar métodos nazistas”

    Eles estão fazendo isto também. Ontem morreu um sargento da reserva israelense, em Khan Younes (sp?). Os israelense ainda fazem fogo de contra-bateria com simpáticos obuses de 155mm. Ambas as táticas, assim como o bloqueio da fronteira, são péssimos para os civis em Gaza. Porém, nada disso é mesmo remotamente comparável ao que os nazistas faziam. Se fossem os nazistas a receber quassam na cabeça, Gaza voltaria a se tornar um deserto desabitado muito rapidamente.

    De fato, as IDF são muito competentes em diversos aspectos, mas este problema específico dos foguetes seria ‘resolvido’ muito mais eficientemente por qualquer um dos exercitos dos paises vizinhos. Se os jordanianos agissem como agiram no Setembro Negro, ou os egipcios agissem como agiram no Yemen, ou os sirios como agiram em Hama, ou os iraquianos como agiram em Halabja, o foguetorio cessaria logo. O número de palestinos mortos seria obviamente imensamente maior, mas palestinos mortos por seus irmãos arabes nunca sucitaram grandes protestos.

    Obviamente comparações com o comportamento de déspotas de 5a categoria não são desculpas para o comportamento muitas vezes brutal de Israel. Com bastante razão é possível argumentar que tratar a faixa de Gaza como um pais beligerante é injusto com a população local, que é contraproducente, etc. Mas a verborragia hiperbólica exemplificada acima torna o argumento bem menos convincente.

  • 27 Brancaleone // 30/October/2007 às 0:24

    E vamos para com esta mania de “adotar” causas de quem consideramos fracos e oprimidos. Pode até ser “bunitinho” tomar o lado dos palestinos contra os malvados judeus apoiado pelos EUA, mas é só modismo. Passa logo e já vem um Bangladesh, um Curdistão, Um País Basco ou outro qualquer. Não gastem seus arroubos românticos quixotescos contra o moinho de vento da moda porque outros virão e daí a retórica do ” odeio o Tom e torço pelo Jerry” fica sem sentido.
    A pergunta é : Que povo será o “fraco e oprimido” no futuro próximo?

    E boa noite!!

  • 28 Bruno Mota // 30/October/2007 às 0:51

    Chest, vc dormiu em cima do botão de ’submit’?

  • 29 Andre Fucs // 30/October/2007 às 5:54

    Não se esqueçam não se esquçam, fotos do favelão!!!

    http://www.palestineremembered.com/GeoPoints/Gaza_526/Picture_11187.html

  • 30 Andre Fucs // 30/October/2007 às 5:55

    mas não é uma fofura esse tal de gueto??

    http://www.palestineremembered.com/GeoPoints/Gaza_526/Picture_11188.html

  • 31 Andre Fucs // 30/October/2007 às 5:55

    ;e amigos, não dá para acusar de propaganda sionista. O site é pro-palestinos

    http://www.palestineremembered.com/GeoPoints/Gaza_526/Picture_11192.html

  • 32 josef mario // 30/October/2007 às 12:11

    Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
    Eu, josef mario, devo dizer que, apesar dos meus 89 anos, nunca de submeti a um exame de dedada na próstata. Eu, josef mario, tenho plena consciência e convicção de que, mesmo que algum dia venha a morrer de cancêr ou coisa que o valha na próstata, de qualquer forma, será muito melhor e mais honroso do que morrer de vergonha pela perda da virgindade do rabo.
    Muito obrigado.

  • 33 josef mario // 30/October/2007 às 12:12

    nunca de submeti= nunca me submeti

  • 34 Gaza como ela é // 30/October/2007 às 12:33

    [...] considerações a respeito de certos lugares. É por isso que as fotos postadas pelo André Fucs, nos comentários de alguns posts abaixo, são importantes. Gaza, como ela é, vinda de um site [...]

  • 35 O Espezinhador // 31/October/2007 às 18:39

    Marcos Araújo, você é um merda. Isso é FATO!

Seu comentário