Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

O Irã gay

September 25th, 2007 · · 76 Comentários

Falando aos alunos da Universidade Columbia, em Nova York, o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad declarou que, em seu país, não há gays. ‘Não imagino quem possa ter-lhes dito isto’, foi dizendo o bom presidente, ‘não temos deste fenômeno’.

Que há gays, no Irã, evidentemente os há. Em julho de 2005, dois adolescentes foram enforcados por terem transado – um tinha menos de 18 anos. ‘Todo jovem o faz’, um deles declarou. ‘Não sabíamos que havia pena de morte.’ No interior do país, as mulheres usam burqas. O único acesso que um adolescente tem ao sexo oposto são mãe e irmãs. Num cenário assim, não é de todo improvável que a exploração homossexual seja de fato comum na juventude. Na Arábia Saudita é considerado normal para um homem mais velho pegar um rapaz imberbe como amante.

Brian Whitaker, ex-editor de Oriente Médio do Guardian britânico e autor de Unspeakable love: gay and lesbian life in the Middle East – Amor não declarado, a vida de gays e lésbicas no Oriente Médio – escreve sobre o assunto, hoje. Ele lembra que a poesia persa já há muitos séculos se dedica também a temas homossexuais e que, como em todo país da região, pelo menos uma cidade tem fama de gay – o equivalente local a Campinas ou Pelotas. No caso do Irã, é Qazvin, onde há 600 anos viveu o poeta Ubayd Zakani, espécie de Bocage persa, conhecido pelas descrições satíricas e homoeróticas da sociedade.

A forca não é a única pena possível. A chibata é uma alternativa quando não há provas de que houve relação sexual. Há pelo menos uma entidade que luta pelos direitos gays no país – trata-se da Iranian Queer Organization, IRQO. Mas, evidentemente, quem vive no Irã tem medo de se organizar:

Os gays iranianos se dividem em dois grupos. Uns acreditam que organização e resistência ativa da comunidade GLBT provocaria uma forte reação governamental, que poderia atiçar uma contra-reação internacional contra o país. Ninguém quer mais uma desculpa para que venha uma reação militar internacional contra o regime iraniano por conta de violações de direitos humanos. Outros querem lutar por seus direitos civis plenos. […]

Nos últimos meses, ativistas de direitos femininos foram presas violentamente. A IRQO encoraja a comunidade gay e quem a apóia a iniciar petições que levem a apoio popular.

Os gays iranianos que temem se organizar porque isto provocaria uma reação do governo que poderia levar ao ataque do país é provavelmente infundada. A administração de Ahmadinejad e a de George W. Bush têm lá seus pontos comuns. Por exemplo, o de serem co-signatários de um pedido que nega à ONU o direito de financiar organizações que lutem pelos direitos de gays e lésbicas onde são oprimidos.

Exilado momentaneamente na Turquia, Amir, um jovem gay de 22 anos que busca asilo político fora do Oriente Médio, conta sua história de prisão após uma festa:

Os policiais nos vendaram os olhos, jogaram-nos numa van e nos levaram para o Ministério do Interior. Éramos todos conhecidos por nossos nomes. Fui o terceiro a ser interrogado. Os policiais tinham vídeos feitos da festa, em um dos quais eu lia um poema. Eles mandaram que eu o recitasse novamente. Que poema, perguntei. Aí me bateram no rosto, na cabeça. Tentei negar que era gay, então eles me tiraram os sapatos e começaram a bater com cabos de metal nas solas dos pés, provocando uma dor lancinante. Eu ainda estava vendado. Como encontraram consolos na casa da festa, me bateram com eles, enfiaram-nos na minha boca. Quando contei que meu pai era um mártir da Guerra Irã-Iraque, eles bateram ainda mais duro. Tiraram de mim o cartão que me garantia benefícios para filhos de mártires e disseram que informariam à universidade onde estudo de minhas atividades.

O computador do rapaz foi confiscado e as imagens de homens nus que ele tinha foram apresentadas a sua mãe. Durante o julgamento, ameaçaram-no de leva-lo a um médico. É o maior terror para um rapaz gay. Se o médico der um atestado garantindo que alguém já foi penetrado, vem a condenação à morte. Liberado após tortura e multa, Amir conseguiu fugir.

Os alunos de Colúmbia riram quando Ahmadinejad explicou ‘que este fenômeno’ não existia no Irã. Evidentemente, a declaração é tão absurda que faz dele um líder caricaturalmente fanático. Mas, para os homossexuais iranianos, não há graça nenhuma.

Tags: Irã · Islã · Sexo

76 Comentários até agora ↓




  • 1 Chesterton-Dracul // 25/September/2007 às 12:34

    A persia é gay desde que o Rodrigo Santoro fez papel de Xerxes…..

  • 2 Fabiano // 25/September/2007 às 12:38

    “A administração de Ahmadinejad e a de George W. Bush têm lá seus pontos comuns.”

    De fato o têm, assim como o têm os discursos de George W. Bush e o de Osama Bin Laden a respeito dos ataques de 11 de setembro. Não há muita diferença entre fanáticos cristãos no poder e fanáticos muçulmanos no poder. Nem há muita diferença na forma como os fanáticos de ambas as religiões tratam suas mulheres e seus gays. A única grande diferença é que nós já discutimos isso há mais tempo e começamos uma revolução sexual - fortemente combatida pelos ditos fanáticos - há algumas décadas, e os muçulmanos ainda não. Ou seja, a diferença é meramente de fuso horário.

  • 3 Chesterton-Dracul // 25/September/2007 às 12:40

    como os fanáticos cristãos trataram seus gays?

  • 4 Chesterton-Dracul // 25/September/2007 às 12:47

    não são vocês que acusam os padres católicos de serem gays enrrustidos? Então o que os católicos fazem é chamar os gays para o seio do lar. :)

  • 5 joao gomes // 25/September/2007 às 12:58

    Esse presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad até nos traços fisionômicos se assemelha ao Bush. É só parar e analisar por 5 minutos.

    Penso que, se, na palestra em Columbia University tivesse presente um psiquiatra poderia lavrar um laudo médico de insanidade para o oriental.

    Dizem que ele queria colocar flores no Marco Zero de New York. As “autoridades” não permitiram.

    Mas, (se ele é um inimigo da humanidade; Por que My Lord, A ONU e a Superpotencia permitiram sua entrada naquele territorio????

    Penso que a Associacao Internacional de Comediantes deve outorgar ao presidente iraniano um Certificado de Humorista especializado em humor negro.

    A pasmaceira que toma conta do mundo mais uma vez faz evocar o espírito de Stanislaw PontePreta que profetizou o FEBEAPA. Festival de Besteiras que Assolam o País. (mudando a última palavra, claro!).

  • 6 josef mario // 25/September/2007 às 12:59

    Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
    Eu, josef mario, devo dizer que viado tem em todo lugar e no irã, logicamente, não poderia ser diferente. Êste negócio de revolução sexual referida pelo companheiro fabiano, todavia, é a maior de todas as viadagens. Deus, o diabo ou quem quer que seja, quando criou o mundo, usando critérios que desconhecemos, se definiu pela existência de 2 sexos, como todos sabemos: o masculino e o feminino. Qualquer outro sexo diferente destes dois é uma aberração, uma doença ou uma anomalia e, como tal, precisa ser tratado. Jamais tolerado e, muito menos, incentivado, sob pena de uma total inversão de valores, ou seja, a legalização de uma perversão.
    Muito obrigado.

  • 7 catatau // 25/September/2007 às 13:15

    Excelente post. Mas Ahmadinejad disse nesses termos mesmo? Estava assistindo o vídeo, e talvez possa ter escapado a declaração. Lá eu pesquei algo como “no Irã não temos homossexuais como no país de vocês”.

    O que nem isenta de culpa, mas também não esclarece se o estatuto da homossexualidade por lá é diferente. Já esses outros dados apresentados por você, muito bons e convincentes.

    De todo modo, é estranho o estatuto da visita dele ao país. Tenho visto apenas pastiches, nada que mostre os verdadeiros propósitos da visita. Apenas aparecem julgamentos morais

  • 8 catatau // 25/September/2007 às 13:39

    a propósito, para quem quiser ver, o video está aqui

  • 9 Kct // 25/September/2007 às 13:43

    “A persia é gay desde que o Rodrigo Santoro fez papel de Xerxes….”
    HuaHuahUahuA… :-D

  • 10 Te // 25/September/2007 às 14:03

    É mesmo Chesterton, teve uns iranianos que ficaram furibundos com o Xerxes de 300: parecido com um destaque de escola de samba, com aquelas mãos cheias de dedos pra cima do Leônidas…

  • 11 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/September/2007 às 14:51

    Sensibilizado pelo inaudito sucesso de uma piadinha curta, venho de público lembrar que não procuro o aplauso, pois não toleraria ser chamado de arrogante mais uma vez (bem, os aplausos vieram depois da piadinha, então acho que está tudo bem…tks).

  • 12 Mr X // 25/September/2007 às 15:15

    Ué Fabiano! Quando é que algum “fanático cristão” enforcou, apedrejou ou decapitou um gay? Os cristãos são pelo perdão, pra eles homossexualismo é pecado mas o gay vai pagar no inferno, não aqui.

    No mais, o estado é laico nos EUA, gays podem passear à vontade e até dominam todos os shows televisivos, não tem uma série de TV que não tenha ao menos um sujeito gay (e isso que os gays correspondem a entre 4 e 7% da população).

    Agora, tente fazer uma passeata gay no Irã… Porra, se as mulheres não podem nem andar de bicicleta!

    No mais, essa visita do Amadinejad ao Irã só prova como os esquerdistas são idiotas, levam o panaca iraniano pra discursar nos EUA se achando os tais, e aí o sujeito se sai com uma dessas… “O verdadeiro propósito da visita”? Ora, é iludir os idiotas úteis da esquerda, o Bin Laden vai pelo mesmo caminho.

  • 13 abstrato // 25/September/2007 às 15:26

    Chavez, esse ai do Irã, Lulla….meu Deus, o mundo esta tomado por “liderancas” desse tipo, aonde a ignorancia abunda…

    eh literalmente a era das trevas….

  • 14 Mr X // 25/September/2007 às 15:46

    Nada me espanta mais do que a burrice dos esquerdistas radicais.

    Nunca é demais lembrar que comunistas eram aliados dos aiatolás na Revolução Islâmica que derrubou o xá. Lutaram lado a lado.

    Quando subiu o novo regime, os aiatolás mataram ou prenderam todos os comunistas (que passaram de idiotas úteis a idiotas inúteis), um por um.

    O reitor da Columbia foi um idiota. Ao convidar o Amadinejad pra discursar lá, só por isso lhe conferiu legitimidade, por mais que sua apresentação seja crítica, e por mais que o Amadinejad diga que não tem gay no Irã. É incrível - e algo deprimente - como Bin Laden, Amadinejad, Fidel, Chavez, Mugabe, Raul Reyes, etc, usam e abusam dos idiotas úteis ocidentais, que não vêem nada de errado em serem usados como capacho…

    O verdadeiro público do discurso do Amadinejad na Columbia não está na América, mas no Oriente Médio… Pensem nisso.

  • 15 bitt // 25/September/2007 às 16:20

    A inquisição cristã, até o século XVIII, ainda considerava adultério e “sodomia” como crimes passíveis de punição, e cuja confissão deveria ser arrancada sob tortura. As leis civis davam total precedência do marido sobre a mulher, em alguns países ocidentais (inclusive os EUA) até os anos 1920; no Brasil, a lei ainda é extremamente compassiva com assassinos de adúlteras e de homossexuais, como tamb é na Itália.

    Antes que alguém venha dizer q defendo os iranianos: de jeito nenhum. Como também exijo q assassinatos de preconceito sejam punidos com o máximo rigor. Por outro lado, vitupérios anti-isso ou anti-aquilo não fazem a menor diferença. Gostaria q o PD, da mesma forma que deu destaque às declarações absurdas do folclórico presidente iraniano, tamb tivesse dado destaque à esta entrada, que recolhi no NYTimes de hoje. Os regimes leigos do OM, por mais q não sejam nenhuma maravilha, abrem a possibilidade de que, com o tempo, os costume baseados na interpretação das escrituras sejam revogados (o q já aconteceu, por exemplo, na Líbia e, parcialmente, no Egito e na Argélia).

    http://www.nytimes.com/2007/09/23/magazine/23wwln-syria-t.html?ref=world

  • 16 Zé Bush // 25/September/2007 às 16:37

    well…..judeus matavam viados e “fornicadores” desde a fuga do Egito……isso já deve ter uns 3.000 anos.

    Cristãos perseguiam viados na Inquisição….isso deve ter acontecido a uns 500 anos…..

    Ahmadinejad enforca e apedreja viados HOJE!!!

    E aí?……Vamos discutir problemas atuais ou reviver o passado para achar desculpas bobocas?

  • 17 Mr X // 25/September/2007 às 16:54

    O Bitt tem razão, a Itália, que hoje tem até um(a) deputado travesti, é um inferno comparável ao Irã…

    Aliás, na Líbia também não há homossexuais, com exceção do Khaddaffi.

    Em Gaza tampouco há homossexuais desde que o Arafat morreu.

  • 18 Pax // 25/September/2007 às 17:21

    Bem, não custa lembrar porque Ahmadinejad ganhou as eleições no Irã. Os EUA com suas cagadas monumentais resolveram endurecer com eles que queriam, inclusive, ajudar a perseguir o Hezbolá. O Bush, o Rumsfeld e o Cheney, esse trio dos infernos, criou a sarna pra depois se coçar. Agora estão lá fodidos no Afeganistão, no Iraque e com o resto da sarna. Nosso império na mão do Nero Bush é dose pra leão.

  • 19 Marco Oliveira // 25/September/2007 às 18:33

    Os homossexuais não são o único grupo social que sofre discriminação no Irão. Lembro as palavras do reitor da Universidade de Columbia:

    “Senhor Presidente, você exibe todos os sinais de um ditador cruel e mesquinho e por isso pergunto-lhe: porque é que as mulheres, membros da fé Baha’i e tantos dos nossos colegas universitários se tornaram alvos de perseguição no seu país?”

  • 20 Dino // 25/September/2007 às 19:11

    O estranho disso tudo é que quando eu estudava na ex-URSS havia uma grande quantidade de estudantes arabes, dava para notar que, fora o costume normal entre eles de 2 cuecas andarem de mãos dadas, alguns tinham um comportamento que dava para sacar que eram homossexuais, só que, eles não soltavam a franga de vez, não eram efeminados, mas eram encarados naturalmente, dava para subentender que a homossexualidade corre solta entre os arabes, a reserva que acredito que eles tenham é sobre a viadagem-boiolítica-estravagante tipo travestis, drags e outras…

  • 21 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/September/2007 às 19:39

    O Arafat que o diga, …

  • 22 Brancleone // 25/September/2007 às 19:42

    Até uns dias atrás, Chávez ( o venezuelano, não confundir com o outro palhaço mexicano) andava de treta com o Amadinejade (nome lazarento de escrever certo) . Depois da declaração da não-viadagem no Irã, a viadarada da Venezuela vai ser anti-chávez.
    Antiviadorismo no Irá, bolivarismo na Venezuela e comunismo em Cuba (tá, eu sei, comunismo em Cuba é piada, mas eles se dizem comunistas) - Realmente o mundo tá nas trevas.
    Agora louve-se e admire-se o Almedinejade: Dizer o que ele disse na universidade é o supra sumo da quintaessência do ápice da cara de pau…

  • 23 Dino // 25/September/2007 às 20:04

    Eu notava rapidamente que o cara era gay quando ele dizia que tinha 90 Kg de puro músculo… Falou isso, é do ramo…

  • 24 catatau // 25/September/2007 às 20:09

    Nessas horas agradeço pelos comentários que recebo no meu blog, heheh

  • 25 Dino // 25/September/2007 às 20:25

    O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, acusou nesta terça-feira o governo dos Estados Unidos de violar os direitos humanos, na abertura de seu discurso na Assembléia Geral das Nações Unidas.
    “Lamentavelmente, os direitos humanos estão sendo amplamente violados por certas potências, especialmente as que fingem ser seus únicos defensores”, disse Ahmadinejad, sem citar os Estados Unidos.

    “Instalar prisões secretas, seqüestrar pessoas, julgar e punir em segredo sem que haja o devido processo (legal), gravar conversas telefônicas, interceptar e-mails tudo isto se transformou em algo comum” nos Estados Unidos.

    Algo do que ele falou aí é mentira?

  • 26 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/September/2007 às 21:04

    http://www.coxandforkum.com/archives/07.09.25.SweethNoth-X.gif

  • 27 Brancleone // 25/September/2007 às 21:42

    Dino:

    Tá certo que no seu “Manual do Moço Comunista” consta que deve-se odiar os EUA - pelo menos enquanto os EUA ñão tornarem-se comunistas - mas daí a ficar do lado do Amedinejade ou considerar o sujeito um “cara do bem” já é demais!!
    Não existe diferença alguma entre o Amedinejade e o Bush no quesito “direitos humanos” e o que um fala serve para o outro.
    Talvez aí resida a grande diferença entre eu, a maioria dos da direita e todos os da esquerda:
    Eu considero que os líderes da direita são tão ou mais FDPs. que os da esquerda. Eles não são lindos, bonzinhos e perfeitos só por serem da direita.

  • 28 Brancaleone // 25/September/2007 às 21:43

    E o blog do (a?) Catatau é um reduto legal até, apesar das fobias…

  • 29 Mr X // 25/September/2007 às 21:47

    Ora Branc, o pensamento do Dino é o seguinte:

    “Os inimigos dos meus inimigos são meus inimigos também… Mesmo que eles queiram cortar minha cabeça ou me obrigar a viver sob uma ditadura de merda”.

  • 30 Brancaleone // 25/September/2007 às 21:55

    Seus burros!!!!

    Gay não tem a ver com alegre?
    Então é claro que salvo os masoquistas, ninguem é gay-alegre no Irã.
    Alguem consegue ser alegre num país onde não se pode beber uma cerva? sem muié de biquini?
    Um país onde o tempo inteiro tem um líder barbudo aporrinhando? ( tá, tá certo, líder barbudo aporrinhando nós tambem temos).
    É claro que no Irã não tem gay no sentido de ser alegre simplesmente. Só pervertidos e otários seriam alegres num lugar daqueles…

  • 31 Mr X // 25/September/2007 às 22:05

    No mais, a solução é simples, o Bush (que como todos sabem é cristão radical) manda todos os seus gays para o Irã, que como bem confessou o Amadinejad, não tem nenhuma bichona (o único gay iraniano estava naquele momento em NY discursando).

    Mas falando sério: Brancaleone, todo mundo no Irã sabe que os aiatolás são os maiores queimadores de rosca, além de gostar de um menino de vez em quando:

    http://www.balder.org/venner.dk/homosexual-pedophile-muslim-imam.jpg

  • 32 mais uma // 25/September/2007 às 22:54

    tudo está desenhado para mais um bom orçamento voltado para encher o rabo da indústria de armas dos EUA… só questão de tempo. Mas com o Irã, sem trocadilhos com a questão homossexual em pauta, o buraco é mais embaixo… se estão tomando o sufoco que estão no Iraque, no Irã vão sofrer lá e no resto do mundo todo, inclusive no próprio território.

  • 33 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/September/2007 às 23:43

    mais uma besta….

  • 34 Chesterton-Dracul- El Cid // 25/September/2007 às 23:52

    Lula e o Irã
    Pois é… Lula concedeu uma entrevista dizendo-se contrário a qualquer sanção ao Irã porque o país “não cometeu nenhum crime contra a orientação da Organização das Nações Unidas em relação à arma nuclear”. Muito bem! Nas suas reflexões, ele foi um pouco mais longe: “Sou um homem que acredita nas negociações. Ninguém deve ser punido antecipadamente”. Parece realmente um parecer e tanto, de utilidade universal, não é? No caso em particular, talvez seja o caso de o mundo esperar o Irã ter a bomba para depois agir…

    Ainda parecia pouco. Os responsáveis pela política externa treinaram Lula direitinho: “Se ele [o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad] quer enriquecer urânio, tratar a questão nuclear como uma coisa pacífica, como o Brasil faz, é um direito do Irã”. O que faz o Brasil aí? O país se submete aos controles internacionais, o que o Irã só faz parcialmente, e, até onde sei, não prega abertamente a destruição de seu vizinho. Mais ainda: o país não financia o terrorismo em países estrangeiros.

    A ONU, é verdade, não é grande coisa. Mas vocês entendem por que o Brasil não tem mesmo o que fazer no Conselho de Segurança? Observo que a alternativa não era Lula defender as sanções, a guerra ou coisa parecida. Bastava que dissesse que o país dos aiatolás têm de aprender a viver em paz com seus vizinhos e a se subordinar aos mecanismos internacionais que regulam a questão nuclear. Não teria dito nada. Mas também não teria falado besteira.

  • 35 Theo // 26/September/2007 às 0:04

    Fazendo o papel de advogado do diabo….

    A mídia gosta muito de distorcer o que o Ahmadinejad diz, pontuamos

    1-quero varrer Israel do mapa - Na verdade ele falou que quer verrer o regime racista que hoje governa o Estado de Israel, não propriamente o País.

    2-Não há homossexuais no Irã - Como já explicou o catatau, ele falou que não há gays lá como existem nos EUA.

    3-Essa do Jornal da Globo de agora pouco, (quero que vcs acreditem num único Deus), dando a entender que ele quer que o mundo todo se submeta ao islã. - Na verdade ele só fez uma declaração que todo muçulmano no mundo faz, Lah Ilaha Ilalah, (não há outra divindade a não ser Deus).

  • 36 Theo // 26/September/2007 às 0:05

    pontuamos=pontuemos

  • 37 flavio // 26/September/2007 às 0:13

    apesar de semanalmente entrar aqui no blog, nunca me importei em deixar um comentário. mas depois desse post eu gostaria de parabenizá-lo. não exatamente pelo assunto, mas pela maneira como ele foi abordado. pegar um comentário tosco do presidente iraniano que rendeu apenas notícias desatentas aqui no brasil e mostrar a relevância disso, fornecendo possibilidades de novas visões e até de um aprofundamento na matéria é, na minha opinião, jornalismo de primeira.

  • 38 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/September/2007 às 0:22

    Theo // 26/Setembro/2007 às 0:04

    Fazendo o papel de advogado do diabo….

    A mídia gosta muito de distorcer o que o Ahmadinejad diz, pontuamos

    1-quero varrer Israel do mapa - Na verdade ele falou que quer varrer o Israel, que anda muito poeirento ultimamente

    2-Não há homossexuais no Irã - Como já explicou o catatau, ele já enforcou todos

    3-Essa do Jornal da Globo de agora pouco, (quero que vcs acreditem num único Deus), dando a entender que ele quer que o mundo todo se submeta ao islã. - Na verdade ele só fez uma declaração que todo muçulmano no mundo faz, morte aos infiéis, Alá é grande).

  • 39 Mr X // 26/September/2007 às 0:41

    3-Essa do Jornal da Globo de agora pouco, (quero que vcs acreditem num único Deus), dando a entender que ele quer que o mundo todo se submeta ao islã. - Na verdade ele só fez uma declaração que todo muçulmano no mundo faz, Lah Ilaha Ilalah, (não há outra divindade a não ser Deus).

    Desculpa Theo, mas Alá não é o meu Deus.

  • 40 Dino // 26/September/2007 às 0:50

    Theo(rrorista), La ilaha illa Allah (não há outro Deus senão Alah) a sua tradução foi forçadinha para ficar simpática para os cristãos? hehehe

  • 41 Theo // 26/September/2007 às 0:51

    Mr X,

    Nem sei pq te explico mas vamos lá,

    God=Deus
    Dios-Deus
    Dieu=Deus
    Gott=Deus
    Allah=Deus

    Allah é somente a tradução da palavra Deus em Árabe, quando o árabe cristão reza pra Deus ele não reza pra God, Dieu ele diz em sua Prece Allah.

  • 42 Dino // 26/September/2007 às 0:54

    Mr. Cheese, nem Alah, nem nenhum outro, fala sério, tá querendo enganar ou se enganar?

  • 43 Theo // 26/September/2007 às 0:59

    Dino,

    Não forcei nada pra ficar bem com ninguém.

    Historicamente, em meca existiam 360 divindades, incluindo aí Al lah.(que era o Deus dos cristãos e judeus)

    Quando surgiu o Profeta a ordem era para renegar a todas as outras divindades e adorar somente uma, Al lah.

    Por isso surgiu a expressão, não há outra divindade além de Deus.(La ilaha illa Allah)

    Muitos muçulmanos não gostam de traduzir a palavra Allah para Deus, pq muitos são imigrantes a aprenderam a vida toda que a única divindade é Allah.

    Mas para mim, que sou brasileiro e outros convertidos, nós usamos a palavras Deus mesmo.

    Isso não faz a menor diferença, se eu amanhã só quiser usar Gott vai ser a mesma coisa, não vou estar adorando um Deus Germânico.

  • 44 Theo // 26/September/2007 às 1:02

    Mr X,

    Vc renegar que o meu Deus seja o mesmo do seu é como um judeu que nega que Jesus seja o enviado/filho/profeta, ou seja pro cristão não faz a menor diferença.

  • 45 Mr X // 26/September/2007 às 1:10

    Theo,

    Vamos colocar de outra maneira, não quero influenciar suas crenças de modo algum, você acredita no que quiser, asim como os muçulmanos, cristãos e judeus acreditam nos que lhe der na telha, eu só não acredito que um anjo tenha ditado / entregue o Corão ao Maomé, nem acredito que o Maomé seja profeta de coisa nenhuma. Por isso digo que não acredito que o Deus da Bíblia seja o mesmo Alá do Corão, já que para mim o Corão não é resultado de inspiração divina. Tenho direito a pensar assim? Obrigado…

  • 46 Alicate // 26/September/2007 às 1:21

    A fala do presidente iraniano, na ONU, é totalmente desimportante. Bush ignorou o Irã. Coube ao presidente Sarkozy o ataque à pretensões atômicas do país dos aiatolás.

    “Não haverá paz no Mundo se a comunidade internacional não fizer frente à proliferação nuclear. A fraqueza e a renúncia não conduzem à paz, conduzem à guerra”, afirmou Sarkozy.

  • 47 Dino // 26/September/2007 às 1:26

    Ou seja, os profetas da Bíblia têm ISO 9000 e o profeta Mohamed não, entendeu?

  • 48 Theo // 26/September/2007 às 1:38

    Mr X,

    Vc tem todo o direito de não compartilhar das minhas crenças, mas voltando ao que o Ahmadinejad disse.

    Ele disse apenas “Não há outra divindade além de Deus”.

    E se vc for Cristão ou Judeu, vc terá que concordar com o Ahmadinejad, querendo ou não.

  • 49 Theo // 26/September/2007 às 1:40

    Dino,

    Fico em desvantagem para discutir que foi profeta ou não com vcs pq acredito em todos os profetas que vcs acreditam.

    E vcs só não acreditam em um que eu acredito.

    Portanto vcs podem falar mal, enquanto eu não.

  • 50 Dom Casmurro Patriarca // 26/September/2007 às 9:02

    Pax,

    concordo com todo o seu comentário 18.
    O Nero Bush e seus antecessores são os pais de manumentais cagadas que abundam por aí.
    Quem que deu todo o apoio logístico, moral, material e tudo mais para que o Iraque invadisse o Irã?

  • 51 Dom Casmurro Patriarca // 26/September/2007 às 9:11

    Theo,
    sobre o seu comentário 35,
    Pena que o presidente do Irã não tenha as mesmas convicções que você.
    Se asim fosse, ele seria um democrático.

  • 52 chato // 26/September/2007 às 11:58

    n

  • 53 Rogério // 26/September/2007 às 15:40

    Sugestão de pauta para o Pedro: o evento de Columbia em si mesmo. Controvertido desde o início, não é todo dia em que o anfitrião, presidente da Universidade - ou reitor, como queiram - esculhamba o convidado de honra ao apresentá-lo a platéia. O fato de o convidado ser presidente de uma nação importante torna tudo mais interessante.

    Temos aí liberdade de expressão vs. fanatismo religioso vs. ambiente democrático de verdade vs. chance disso acontecer algum dia no cordial Brasil , WP e NYT trouxeram boas matérias de capa sobre o assunto.

    Um abraço e parabéns pelo blog.

  • 54 Carlos // 26/September/2007 às 17:09

    Quando Mamute Asnodinejad diz que no Iran não há gays, talvez esteja ocorrendo com ele o mesmo que ocorre no Brasil: se confrontado com provas irrefutáveis da existência de gays no país (cenas de execuções de gays, caçadas policiais em festas gays, etc) ele certamente vai dizer que ‘não sabia de nada’! Como outros presidentes de outros países…

  • 55 O Ingênuo // 26/September/2007 às 21:17

    Gays enforcados no Irã? Caramba! Precisamos chamar o Luís Mott para fazer uma passeta em Teerã!!!

    Já pensaram em fazer uma lei anti-homóbica por lá?

  • 56 O Ingênuo // 26/September/2007 às 21:18

    Desculpem-me.

    Anti-homofóbica e passeata… Acho que vocês entenderam, né?

  • 57 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/September/2007 às 21:44

    http://www.coxandforkum.com/archives/06.06.13.ValorBlind-X.gif

  • 58 Direto do Kibutz // 26/September/2007 às 21:45

    A única democracia do Oriente Médio está sendo acusada por um dos comentaristas de ser um regime racista. Os “racistas” de Israel realizaram milhares de de ações humanitárias. Sempre abrigou refugiados dos mais diversos genocídios e perseguições de todo mundo, incluindo da atual tragédia do Sudão.

    “Organizações judaicas estão entre as mais ativas no intenso lobby junto ao governo americano e a ONU por uma intervenção em Darfur.

    Apesar da limpeza étnica estar sendo feita pela elite de origem árabe, apoiada por grupos que se auto-denominam árabes também, o ministro de defesa sudanês, Abdel Rahim Hussein, emitiu recentemente uma declaração culpando os judeus pelo conflito em Darfur.”

    Assim é fácil…

    “Os refugiados, os que sobram dos massacres, saem andando procurando refúgio nos países vizinhos mas, apesar de serem islâmicos não são recebidos pelos países da mesma religião, tais como a Líbia e o Egito.
    Há algumas semanas atrás cerca de 500 sudaneses receberam cidadania israelense. ”

    Mas nós é que somos racistas… Vá entender…

  • 59 faraó // 26/September/2007 às 22:54

    Theo
    Israel é mais racista do que qual país árabe?
    Racistas são os palestinos que mantêm refugiados palestinos em Gaza, os libaneses que mantém refugiados palestinos, os sírios que mantem refugiados palestinos, os iraquianos que mantem refugiados palestinos, os jordanianos que mantem refugiados palestinos que sobreviveram ao setrembro negro.
    Os palestinos que vivem em Israel vivem melhor do que eu e voce aqui no Brasil.
    Israel é racista por que? Porque impede a entrada de terroristas? Porque exige respeito? Porque mete porrada nos babacas que agridem? Porque caga e anda pra comentários irrisórios como o seu e pra sanções racistas da ONU convocadas por petrodólares árabes mediante chantagens e barganhas?
    Racista é voce que acha graça quando vê uma suástica riscada numa sinagoga, quando faz não critica a limpeza étnica que os árabes promovem em Darfur, quando grita morte ao ocidente quando um jornalista desenha Maomé num tablóide e um monte de outras coisas que não quero lembrar porque já tá quase na hora de dormir. Vá te catar.

  • 60 Chesterton-Dracul- El Cid // 26/September/2007 às 23:26

    qualquer país árabe é mais racista que Israel, de longe, sem a menor dúvida.

  • 61 Theo // 27/September/2007 às 2:41

    faraó e Direto do Kibutz,

    Acho que vcs me entenderam mal.

    Eu não falei que achava nada disso de Israel, quem acha isso tudo é o presidente do Irã.

    Mas devido as reações desproporcionadas daqui, estou começando a achar o contrário.

    Afinal um país onde judeus só podem casar com judeus(regime racista) e que um Juiz não só autoriza como regulariza a tortura não pode ser um país mais correto do mundo.

    Nunca morri de amores por Israel, eu sei muito bem o que ele faz ou não de errado, tmb sei o que os países árabes fazem de errado tmb, antes que comecem as comparações.

  • 62 Flávio // 27/September/2007 às 9:01

    Me fez lembrar um post de 2005: “A Argentinha tinha negros. Matou-os”.

  • 63 Dom Casmurro Patriarca // 27/September/2007 às 11:21

    Flavio,

    Argentinos são mestiços de índios e italianos mas que se julgam “puro-sangue europeus”

  • 64 Theo // 27/September/2007 às 12:07

    Flávio,

    Argentinos são um bando de italianos que falam espanhol e são metidos a inglês, tudo isso misturado com índio.

  • 65 Carlos // 27/September/2007 às 12:41

    Impressionante! Cada vez que um ditador islâmico é alvo de crítica, seja qual for, aparece alguém pra botar Israel na parada. Deve ser politicamente incorreto condenar os erros e excessos que não aconteçam em Israel.
    O Asnodinejad disse…. é? e Israel, que….
    Kadafhi falou… é? e Israel, que….
    Assad fez… é? e Israel, que….
    Musharraf pensou… é? e Israel, que….
    Abbas parece que… é? e Israel, que….
    Essa reação não precisa nem de Freud pra ser explicada; basta Pavlov mesmo.

  • 66 faraó // 27/September/2007 às 13:00

    Theo
    o país onde judeu só pode casar com judeu deve ser o hospício onde voce vive trancado a sete chaves (ou deveria viver) sem comunicação com o meio exterior.
    Os rabinos não gostam que os judeus casem com não judeus, mas Israel é um país menos religioso do que qualquer país árabe, a única democracia plena do OM, não ia ser uma bobagem dessas que iria ninguém de ser feliz.
    Eu mesmo fui casado com uma não judia com quem tive meus filhos.
    Os problemas que ocorrem nos casamentos mistos em Israel é quando um dos conjuges não tem autorização para morar em Israel. Pra isso basta ser não ser um ativista contrário, como acontece em qualquer país do mundo. Pergunta como casam, vivem e sobrevivem os judeus da Síria por exemplo. Aliás não pergunta que vc não vai entender.
    E sobre a tortura vc entra em qualquer delegacia e compara as prisões dos irmãos brasileiros com as prisões dos palestinos e tenta enxergar as diferenças.

  • 67 Éd Lascar // 27/September/2007 às 13:05

    ESta do Josué é ótima!

    “Seus burros!!!!

    “Gay não tem a ver com alegre?
    Então é claro que salvo os masoquistas, ninguem é gay-alegre no Irã.
    Alguem consegue ser alegre num país onde não se pode beber uma cerva? sem muié de biquini?
    Um país onde o tempo inteiro tem um líder barbudo aporrinhando? ( tá, tá certo, líder barbudo aporrinhando nós tambem temos).
    É claro que no Irã não tem gay no sentido de ser alegre simplesmente. Só pervertidos e otários seriam alegres num lugar daqueles…”

    Só um apêndice:

    Ninguém ,em lugar algum, vai ser alegre por ser homo. É um fardo; um desajuste, como um filme em que a fala está um pouco adiantada ou atrasada para o que se vê na tela. Claro que compensamos -eu gostaria de estar mais dentro deste verbo- com arranjos e adaptações, tentando atingir algum equilíbrio.

    Ser hetero é infinitamente melhor, mas….fazer o quê?! Virar evangélico fanático ao ponto de se dizer curado!?

    Ahahahhaha…..,ái!

    :o)

  • 68 confetti // 27/September/2007 às 13:28

    ed, vc sabe do que esta falando ! mas nao acredite que homosexualidade seja “um fardo e um desajuste” em qualquer lugar do mundo ! algumas sociedades integraram esse atitude como normal ( com o que pessoalmente concordo a 100%) e nao discrimina nem culpabiliza ! te desejo felicidades e que consiga se realizar, mesmo nessa terra de machoes preconceituosos !

  • 69 Éd Lascar // 27/September/2007 às 13:45

    Valeu pela força, Confetti!

    Quando falo do fardo e desajuste, não estou citando às sociedades, que podem ser letais e repressivas como o Irã e outras, estou falando do próprio “Eu” envolvido.( Quero que a sociedade se lasque nesta altura do campeonato!) É muito difícil um relacionamento, vamos dizer assim, normal, hetero, quanto mais um perseguido pelas nossas próprias diferenciações dentro do quadro homossexual; dentro de nossa particular adoração por gente do mesmo sexo e como lidamos com isto. O inferno, no caso do homossexualismo, está em nós, e não nos outros!

    Tks!

  • 70 Chesterton-Dracul- El Cid // 27/September/2007 às 20:09

    a confetti quer dar lições gays agora….ed, cure-se, só Jesus salva.

  • 71 Éd Lascar // 27/September/2007 às 21:19

    Chest!? Shut your big mouth up!!!

    :o)

    Isto não existe, meu caro. Capital letters needed:

    NÃO EXISTE!!!!!!

  • 72 Alicate // 27/September/2007 às 22:21

    Talibãs

    http://inmotion.magnumphotos.com/essays/taliban.aspx

  • 73 confetti // 28/September/2007 às 3:01

    chest chéri,
    serei chata e enfadonha : nao foi liçao nenhuma, foi so solidariedade e carinho com o ed, que pelas piadinhas que vejo aqui, de sua parte inclusive, nao deve ter uma vida facil ! je te falei de compaixao…compassion, being compassionate….saca ?

    seu ranzinza…vai fazer uma torta de framboesa…se ela for boa vc ta salvo !

  • 74 Andre Fucs // 28/September/2007 às 11:39

    Theo,

    “Afinal um país onde judeus só podem casar com judeus(regime racista)”

    Nào me leve a mal mas terei que puxar sua orelha. :-)

    Israel não possui nenhuma restrição ao casamento entre indivíduos de religiões diferentes. O que o país não tem é legislação prevendo o casamento civil o que restringe o casamento à esfera religiosa. Como muçulmano não pode casar com infiel, judeu não pode casar com gentio e cristão não pode casar com herege a coisa complica. A solução é fazer um contrato civil ou casar-se em outro país e pedir a mudança do status civil.

    Está longe de ser o ideal mas não tem nada a ver com racismo.

    Abraços.

  • 75 Theo // 29/September/2007 às 0:52

    Andre Fucs,

    vindo de vc eu respeito, sem xingamentos vc conseguiu me explicar tudo.

    mas só uma observação, muçulmano pode casar com infel.

  • 76 Andre Fucs // 30/September/2007 às 10:45

    Theo,

    Pode? Dessa eu não sabia, e para falar a verdade conflita com uma conversa que tive com um colega malaio duas semanas atrás. Inclusive meu ex-chefe, australiano precisou se converter ao Islã para casar com a mulher dele. Vai ver são situações locais ou até mesmo pressão familiar…

    Se você tiver mais informações sobre esse assunto eu ficaria feliz em saber.

Leave a Comment