Larry Rohter, do New York Times, fala pela 1a vez
Soltamos uma edição particularmente boa do Aliás, no Estadão de hoje. Há uma reportagem minha que me divertiu fazer, conversando com historiadores norte-americanos, tentando imaginar o que seria do mundo se Bobby Kennedy não tivesse sido assassinado em 5 de junho de 1968.
O destaque, no entanto, é a entrevista de Flávio Pinheiro e Laura Greenhalgh com Larry Rohter, o correspondente do New York Times para o Mercosul, que está deixando seu cargo. É a primeira vez que Larry fala à imprensa. É também o primeiro correspondente estrangeiro a ter sido ameaçado de expulsão do país desde a democratização. (A entrevista pode ser encontrada no site do Observatório da Imprensa)
Acha mesmo que o presidente queria ir às últimas conseqüências?
O que eu acho, desde o início, é que o presidente foi mal assessorado. Difícil saber o que de fato aconteceu no Palácio do Planalto naqueles dias, mas tudo indca que as coisas ficaram ruins pro meu lado. Só mudaram de curso quando o então senador Sérgio Cabral entrou com um habeas-corpus a meu favor. Ali, e só ali, senti que, num eventual julgamento da questão, o Supremo, inteiro ou boa parte, ficaria contra o governo. O ministro Márcio Thomaz Bastos (da Justiçã) não tinha outra opção a não ser costurar um acordo. [...]
Zunzunzum vale como notícia?
Naquela situação, sim. Comecei a apuração e procurei o Planalto. Queria falar com o presidente. Não fui recebido, mal consegui tratar com a assessoria dele. O secretário de imprensa, Ricardo Kotscho, não me recebeu. Falei com o número 2, Fábio Kerche. Apresentei minhas questões. Aguardei uma manifestação por dez dias e nada. Até que aconteceu um fato, que vou revelar em meu livro, e voltei a fazer contato com o assessor. Disse-lhe: ‘A coisa vai sair. Se vocês quiserem se manifestar é agora.’ Ainda coloquei uma declaração transmitida pelo assessor na minha matéria. Mas jamais me receberam, jamais quiseram saber o que eu sabia. [...]
Invertamos a situação: se um correspondente brasilero assinasse a mesma matéria sobre o presidente americano, o que aconteceria?
Já aconteceu! Já se falou de Bush e seu consumo de bebidas.
Em relação a tempos de juventude, ao passado dele.
E que estaria curado, convertido, Bush nasceu de novo… Passamos por escândalos imensos, como o caso Monica Lewinsky, no governo Clinton, e o país continuou firme. Eu acharia uma bobagem impugnar Clinton por esse motivo. Curiosamente, na época em que eu estava fazendo a matéria sobre Lula, gente do Planalto tentou me dissuadir do trabalho lembrando justamente o affaire Clinton-Lewinsky, argumentando que a intimidade de um presidente não é pauta. Respondi que qualquer tópico que tenha a ver com o desempenho do presidente é pauta.
Uma última palavra antes da discussão: conheço Larry pessoalmente. É um sujeito encantador que fala um português fluido, o português mais bem falado por estrangueiro que jamais ouvi. Se você estiver distraído, sequer percebe que não é sua língua materna. Casado com brasileira, pai de brasileiros, colecionador de livros de cordel, ele conhece o Brasil como poucos brasileiros. Do nordeste ao sudeste, da cidade às matas do norte, não há canto do país que lhe seja desconhecido. Nos anos 1970, foi provavelmente o primeiro jornalista a escrever, no exterior, sobre o líder sindical emergente Lula. É difícil dizer, mas Larry se não foi o mais bem preparado correspondente a tratar do Brasil nos últimos anos, estava certamente no grupo dos três mais.
Ainda sobre o assunto:
- No dia em que a colunista do
New York Times plagiou o blogueiro Maureen Dowd é uma das colunistas mais respeitadas da página de opinião do New York Times – e isso não... - Meu nariz e Condi Rice no New York Times É uma reportagem sobre as mudanças no jornalismo e os programas das grandes universidades norte-americanas para jornalistas em meio...
- FHC fala ao Estadão Meus colegas de Aliás, Laura Greenhalgh e Fred Melo Paiva, fizeram uma estupenda e longa entrevista com o ex-presidente Fernando...
- Eleições EUA: Sarah Palin fala à imprensa ♦ A ABC levou ao ar, ontem, trechos da entrevista de Palin a Charlie Gibson. Cobre a parte que ela...
- Ahmadinejad fala à tevê dos EUA Poucas coisas são tão infernais quanto entrevistar político iraniano. Quando arrancam o compromisso de sigilo da fonte, explicam, contam algo....



Numa coisa ele tá certo: “qualquer tópico que tenha a ver com o desempenho do presidente é pauta”.
A entrevista toda vou ler quando conseguir botar a mão num Estadão aqui em Goiás, talvez amanhã (segunda).
Esse é o cara que falou pro mundo o que o Casseta e Planeta diz toda terça-feira? Só por isso tentaram dar uma passagem grátis de ida pro cara? Bobagem.
Chupados por estagiárias, comidos por mordomos, dando pro jardineiro, tanto faz, desde que tenham capacidade pra resolver grandes problemas. E isso tem pouco. Gente com competência política e diretiva, gerencial, o que tem mesmo é carência. Falta gente de ponta.
E numa coisa ele esta errado: Ao tecer comparativo entre o gosto popular de futebol do Lula e o gosto por livros do FHC, não está mais abordando a esfera das informações políticas e sim de “gostos”. Futrica, coisa que parece que o babaca é especialista, é a preferência da elite nacional, aparentemente o cara realmente captou o “espírito brasileiro”.
Em tempo, será que um jornalista brasileiro publicasse que o baby bush tem um passado de cocainômano, teria o mesmo efeito que essa conversinha de ex-alcolatra?
Nossa Democracia, um tanto a ser melhorada, assim como a Democracia, que precisa ser melhorada, dos EUA, têm desse mal. Uma ou outra gravidade, mas raro. Um jornalista que fale mal de um político brasileiro, terá como consequência o tamanho da influência desse político em questão. Tão simples quanto isso. Fala mal do Lula - dá expulsão do país, fala mal do Aécio - tem carreira difícil no futuro, fala mal do fulano, 90% do nosso governo e poder - pode sumir num único e inexplicável e impugnável balaço de um criminoso. Por R$ 500tão você acha no mercado.
Chamo-o de babaca e provo, olha essa frase imbecil: O país continuou firme… O país sim o governo… graças a isso nas mãos dos republicanos.
Passamos por escândalos imensos, como o caso Monica Lewinsky, no governo Clinton, e o país continuou firme.
Já foi o tempo em que a imprensa estadunidense era exemplo de imparcialidade e independência, agora atrelados a seis grandes conglomerados apoiadores incondicionais do poder, viraram “samba de um murdoch só”.
well…a política brasileira ainda está no estágio do “personalismo”. Nossos presidentes na verdade são imperadores eleitos com mandato pré-determinado.
Lá nos EUA, todo mundo sabe que Bush tomava todas e mais algumas, que a Monica fazia boquete no Bill, que o Kennedy comia as amantes no salão oval (well…) e de outras peraltices dos rapazes.
Mas aqui no Brazil presidente é uma prima-donna inatacável e acima de qualquer julgamento comportamental . Ainda mais Luís Inácio, metalúrgico, infancia sofrida,até preso foi,tadinho….
Fala mal dele não,gente….
Alguém aqui sabe alguma coisa sobre os hábitos recreativos do Aécio?
…..hein?
E’ claro que o Larry Rother é um jornalista mais do que preparado.
Quem nao estava preparado para o cargo de presidente é o Mula!
Poderia substituir o Ibraim Sued com sucesso. Se o governo não desse bolas, ninguém saberia que é esse repórter tão bem preparado sobre o Brasil. Doriana arrependido escorregando na margarina.
Sobre como seria o mundo com o Kennedy:
“Die Menschen machen ihre eigene nicht unter selbstgewählten, sondern unter unmittelbar vorgefundenen, gegebenen und überlieferten Umständen”.
qualquer tópico que tenha a ver com o desempenho do presidente é pauta
Epa! O “desempenho” de Lula com a dona Marisa? Ou o desempenho dele com o Ze Dirceu?
Se você pensa que cachaça é água?
Cachaça não é água não,
Cachaça vem do alambique,
E água vem do ribeirão.
Por que bebes tanto assim rapaz?
Chega, já é demais.
Se é por causa de mulher é bom parar,
Porque nenhuma delas sabe amar.
Sei que tens em tua vida um enorme sofrimento
Mas, não penses que bebida seja algum medicamento.
De ti não terei mais pena,
É bom parar por aí,
Quem não bebe te condena,
Quem bebe zomba de ti.
Ou, como diria o Lula:
Vou comprar um tonel de cachaça
E botar na praça para os biriteiros
Não é por estar numa boa
Que vou esquecer os meus companheiros.
MrX abobado, já deu novas idéias ao Larry sobre assuntos importantes para o país. Muito bem, poderia assessorar o gringo nas suas reportagens tão fundamentais ao povo brasileiro.
Larry Rother foi ótimo para o país. Isto para quem tem olhos de ver!
Lula bem que quis escancarar a carantonha da censura; do arbítrio. Não pôde!
Ponto para as instituições democráticas consolidadas por Fernando Henrique Cardoso!
Abs
Na época do Clinton aquele recinto era conhecido como salão oRal…
Chegou a turma do funil
Todo mundo bebe
Mas ninguem dorme no ponto
Hahahaha mas ninguem dorme no ponto
Nos é que bebemos e eles que ficam tontos…
Nesse ponto eu estou com o Caetano Veloso.
Eu posso falar mal do Brasil, porque eu sou brasileiro e, seja lá como for, amo essa minha terra.
Agora, que venha um gringo falar mal de nós, seja lá quem for, entendido em Brasil ou não, sou contra.
Acho que os americanos têm rabos bem compridos com que se preocupar.
Vão pros diabos que os carregue!
Se o Caetano disse isso mesmo, ele é um otario maior do que eu pensava.
Mais mala e pior cantor, so’ o ministro da incultura Gilberto Gil.
Mr.X deve ser gringo. Pau nesse cara.
Otário, pelos parâmetros norte-americanos é que o Gilberto Gil não é.
Afinal ele faz sucesso e se mantém na mídia há muitos anos, ocupa um importante cargo da nação e é respeitado por muita gente.
O Lula também, pelos parâmetro norte-americanos é um verdadeiro sucesso.
Um homem que saíu da maior pobreza e ocupa o mais importante cargo da nação.
Também, pelos parâmetros norte-americanos, o que muita gente tem é inveja.
Lula é um pinguço
Lula é uma mula.
A democracia americana é mil vezes melhor que a nossa.
O Roter é um bom jornalista.
O Roter deu uma lição ao Lula.
Não sei se o Mula aprendeu.
O Vlad me lembrou um desenho que assisti quando ainda era criança.
Determinado sujeito, tentava convencer a outro sujeito, que “macaco não gosta de banana.”
E tanto falou, e tanto falou, que o segundo sujeito, que aliás era chinês, terminou concordando.
- “O senhoro ganhou, macacos não gostam de banada.”
Mas antes de terminar o desenho, o chinês piscava, como quem diz: “deixa pra lá!”
Nao disse que o Gil é otario, disse que é um mala, e mau cantor. Assassinou o Bob Marley (nao que eu goste muito de reggae, alias nao gosto nada).
E voce ja assistiu um discurso do Gil como ministro? Eu tive o desprazer de aturar um discurso incompreensivel de uma hora quando ele disse que ia falar “uns minutinhos”.
“Alguém aqui sabe alguma coisa sobre os hábitos recreativos do Aécio?
…..hein?”
Duas coisas que não se lerá na imprensa “independente” do Brasil: as puladas de cerca do Efeagá e o nariz nervoso do Aécio.
Na verdade não é a primeira entrevista que Larry Rother dá a emprensa como afirma o post, o jornalista já foi entrevistado pela trupe do Manhattan Connexion. Espero que Pedro arrume este erro, ou vai parecer que está puxando saco do Estadão.
fora do tema, um post de um escritor portugues que não sei de conhecem, mas que com certeza gostarão de ler (ou não…)
http://origemdasespecies.blogspot.com/2007/08/eles-protegem-o-crime-e-os-criminosos.html
Pois é.
Só brasileiro pode falar mal do Brasil e sabem porque? Por que não resolve nadica de nada. Não faz a menor diferença.. Poucos jornalistas brasileiros são lidos no exterior e os que são não causam nenhum problema, embaraço ou vantagem.
Já um jornalista estrangeiro - mesmo lá do 2o., 3o. escalão, seja americano, francês ou turkomeno nos afronta ao falar mal (e de verdade) desta grande nação de péssimo povo e piores políticos ainda ( afinal, os eleitos são o povo sublimado…).
A esquerda se ouriça, a direita rosna e todos atiram-se em patriotadas hipócritas e enquanto lançam vitupérios contra o sujeito que ousou criticar, as coisas que ele criticou continuam acontecendo para o deleite e enriquecimento dos praticantes. O povo gosta disso. O povo transforma em ídolos eleitos os que sacaneiam, ludibriam e se locupletam. Faz parte da cultura popular e esta cultura é cuidadosamente estimulada e administrada pelos que detem o poder, seja este poder de que ideologia for. Na verdade este papo de ideologia não existe. É só mais um argumento para se chegar ao poder. Uma vez lá, que se f… os princípios ideológicos porque o que interessa mesmo é a grana.
Putz!!!! Tô beirando o anarquismo!!! O que um dia ruim de pescaria não faz com um sujeito!!! Vou tomar uns prozacs, umas doses de Jhonny Walker e enfiar o dedo na tomada 220V. prá ver se melhoro!!!
Falar mal do Brasil é fácil, quero ver é falar bem.
Existem brasileiros com astigmatismo e otite crônica para as coisas boas. Vamos nós mesmos meter o pau no nosso galinheiro, mas deixar os outros sujar o nosso puleiro? Sai pra lá!!!
Dom Casmurro, é a primeira vez que leio alguma coisa coerente dita pelo Caetano. Logo ele que canta e diz que o Narcizo odeia o espelho! E que foi por ela que o galo cocôrocô!
perfeito quando se refere ao comportamento do PT, classificando-o como “quase infantil”…
mas ate ele vem com essa historinha de que o Lulla foi “mal assessorado”???
que papo eh esse cara? aquilo eh 99% de certeza de ter sido decisao dele sim, ideia que saiu daquela cachola mal oxigenada…
…tratam o Lulla como um ingenuo, um incapaz de tomar medidas desastrosas, quando eh exatamente ao contrario…
so nao se enrola mais porque eh assessorado…deixando-o por conta propria, o circo pegava fogo…
como provam os seus - pessimos - discursos de improviso…
Lula mal assessorado?
Depende dos objetivos da assessoria. Até aqui se o objetivo era faturar alto nos 4 ou 8 anos de governo eles são é muito bons assessores - claro que levam parte da coisa, mas afinal até na esquerda existe dinheiro…
Engraçado é que todo mundo - inclusive jornalistas brasileiros - diz isso faz um tempão e ninguem reclamou. Só de exemplo: ANAC, Infraero e isso só para limitar-me a quem tá sendo malhado atualmente….
Ví a foto de Meca lá em cima e tive uma idéia. Pena que não sou cartunista:
Imaginem aquilo lá em cima pintado como um imenso dado, rolando por cima dos fiéis ao redor?
Será que se eu fizer isso e for caçado pela cachorrada da guarda da inquisição islâmica eu consigo asilo em Londres?
Desculpa PD. É fora do post (off post já e viadage!!!) mas não resisti…
É Rohter, não Rother…
Alcoolismo é doença. Demanda cuidados médicos. Pode ser controlada, mas só se o paciente quiser. Caso contrário, é proibido falar no assunto.
Shirlei Horta:
O mundo tá indo de mal a pior só por conta desta mania (interesse?) de tratar sem vergonhice e vagabundagem como doença…
Sem vergonhice e vagabundagem realmente não são doenças, nem eu as chamo assim. Alcoolismo é doença. Agora, em que caso se encaixa… eu não sei..
Antes que me joguem pedras: todo mundo bebe, vez por outra toma-se um porre. Isso não altera a cotação do dólar, nem merece comentário. Só merece comentário quando sai disso, dia sim, outro também. Eu não daria um banco para um alcóolatra que não se trata administrar. Seguramente não.
Pois é, mas o povo escolhe um para presidir uma nação.
Sorte dos assessores que permanecem sóbrios e ativos…
Boa noite.
Amanhã é dia de trabalho por aqui …
isto é brasil
http://cristaldo.blogspot.com/
Shirlei,
Você tem toda razão. Alcoolismo é doença que exige tratamento, como qualquer doença.
Nesse caso do Larry Rohter, que me desculpem alguns colegas, não acho que tenha havido uma solerte intenção de atacar o presidente da república para desestabilizar a democracia ou outra bobagem qualquer, das que o PT têm se especializado em produzir como se ainda fosse oposição e não carregasse o fardo de ser situação e a obrigação decorrente de responder por isso.
Numa democracia, qualquer chefe de Estado está naturalmente exposto. Tudo o que faz é pauta, sim. Ou não rendeu notícia aquela bobagem sobre o Itamar se deixar fotografar ao lado da “modelo e atriz” sem calcinha? E claro que ela estava sem calcinhas porque sabia da repercussão que o caso teria.
Tudo que li de Larry Rohter até o malfadado caso foi bem escrito e mostra conhecimento do país. Maior até do que o de vários jornalistas brasileiros. No episódio da freira assassinada, escreveu um artigo sobre os grileiros na Amazônia tão bom e tão didático, que cheguei a usá-lo com alunos.
No caso do pretenso alcoolismo de Lula, o que condeno foram as fontes que ele usou. Levar a sério Diogo Mainardi e Cláudio Humberto, o capanga “letrado” de Collor (bateu, levou!) francamente!
Por outro lado, o governo respondeu pessimamente à situação. Como o direitoba observou, tivesse ignorado, não haveria nem 20% da repercussão que conseguiu. Nesse caso, como em outros, sinto muito, o Lula bem que poderia ter guardado a boca pra comer a tal picanha que adora…
numa democracia, presidente é empregado. Lula se crê um rei, logo nada sabe de democracia (ou sabe mais que nós, e não estamos numa democracia.
Mas isto é que é revisionismo, papuas pedem perdão por terem comido um detodista séculos atrás. Civilizam-se os selvagens, that´s the way..
http://prairiepundit.blogspot.com/2007/08/sorry-about-eating-methodist.html
campos de golfe no mundo
http://www.subsolo.org/gustibus/archives/map_large2.jpg
Desapontou-me a atitude do jornalista Ricardo Kotsho de não receber Larry Rohter. Na verdade esse episódio foi bastante sério, já que ali pôde-se ver que a imprensa não era bem-vinda no governo Lula. Tanto é assim que Lula só foi dar a primeira entrevista coletiva com sei lá, 3 anos de mandato, ou quase isso. Mas a sociedade reagiu, e a imprensa é livre.
Sou adepta do “Se beber, não seja presidente, se for presidente, não beba.”
Josué, cuidado! O seu vizinho, aquele do alambique, andou conversando com o diretor da serraria e sabe cumé… Andam dizendo que seu consumo está excessivo, não quer saber mais de pau (madeira)só pensa em vara (de pescar)…
Sou adepto do “Se beber, não seja gerente, se for gerente, não beba”.
Francamente, por mim o Lula pode tomar todas. O que nao podia era ser presidente de um pais de dimensoes continentais… Fosse prefeito de Guaranhuns, ainda passava… Mas presidente? Ele que bebe e nos que temos a ressaca…
Shirlei, eu sou abstêmio, dá um banco aí para eu administrar. Se não quiser me dar, então me empresta…juro que não faço um rombo.
É que ela é dona do banco de boston…
Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
Eu, josef mario, devo dizer que quem ousar falar mal do companheiro lula, tornar-se-á meu inimigo eterno, no mínimo, por 30 dias seguidos.
Em desagravo ao comportamento desonesto deste companheiro larry não sei das contas , eu, josef mario, não poderia deixar de registrar a atitude magnâmica e patriótica do companheiro lula ao se propor em participar da próxima olimpíada para-pan, concorrendo em 2 modalidades distintas:
(a) Na categoria de deficiente físico, o companheiro lula participará das competições de par-ou-impar;
(b) Na categoria de deficiente mental, o companheiro lula participará de uma modalidade de perguntas e respostas, semelhante ao “show do milhão” do companheiro silvio santos. Nesta competição, porém, não haverá a ajuda dos “universitários”.
Muito obrigado.
Já vai tarde !
“No caso do pretenso alcoolismo de Lula, o que condeno foram as fontes que ele usou. Levar a sério Diogo Mainardi e Cláudio Humberto, o capanga “letrado” de Collor (bateu, levou!) francamente!”
O único erro do governo neste episódio, foi dar importância a quem não tem.
Se o jornalista fosse bom, tava cobrindo Londres, Paris, Pequim, ou outra colônia mais importante do império. Se estava na terra de malboro, logo se vê que não é este balaio todo.
O Doria deve estar agradecendo algum almoço grátis, ou descolando uma hospedagem quando for ao império pedir a benção.
Para mim e para os brasileiros do mundo real, os que não tem o privilégio de ler “New York Times”, vai desfrutar de merecido ostracismo.
Guerra a gasodutos da Petrobras
O advogado carioca José Maurício Barcellos processa a Petrobras pelo que chama de “crime de lesa-pátria do governo Lula”: a construção de vinte gasodutos do Projeto Malhas, entregues sem licitação a quatro tradings japonesas em troca de empréstimo de US$ 1 bilhão, assinado com o Japan Bank em Nova York, em 2003. Essas empresas, e não a Petrobras, seriam as donas dos gasodutos nas regiões Sudeste e Nordeste, diz Barcellos.
20/08/2007 | 0:00
Barrado
Aposentado da estatal, José Maurício Barcellos impediu judicialmente a passagem de parte do gasoduto em seu sítio, no interior do estado do Rio.
20/08/2007 | 0:00
Negócio do Japão
Denúncia ao Ministério Público Federal indica que as tradings japonesas pagarão o empréstimo com o que receberão da própria Petrobras.
20/08/2007 | 0:00
Mina de gás
Só um gasoduto vai faturar US$ 10 milhões por dia. José Barcellos denuncia “acerto privado” e diz que “é caso de impeachment de Lula”.
Vinicius: o Larry só teve autorização do NYT para falar à imprensa no momento em que deixou de ser correspondente. Esta informação é dada pelo próprio Larry. Não encontrei qualquer referência a uma aparição dele no Manhattan Connection. Se vc me indicar algum link ou outra informação que confirme a participação no MC, corrijo imediatamente.
Não faço a mínima questão de puxar o saco do patrão. Quando há furos mencionados aqui, dou-lhe sempre os créditos e as loas.
Mad Hatter – O Larry já foi correspondente em Beijing, fala mandarim fluentemente. E seu próximo cargo no NYT é justamente… ser correspondente em Beijing.
P.Direitoba! Não queira entender o MR.Y!
Mad Hatter….entrando no hospício “ocidental ” do moralismo politico Ryffeano/Doriano! EEEEEE….Não adianta “chibar” , a direitada se pegou no “factóidesco”(já sei…não existe!) alcoolismo do Lula, para deblaterar contra o governo….por absoluta falta de argumentação, com forma, substancia e conteúdo!
É doído , mas vão ter que esperar até 2010!
Sofram miseráveis! EEEEEEE
H Romeu Pinto C. Bento…..não coma merda e ache graça como as hienas, elas só trepam uma vez ao ano…..
Dino:
Beber é como ideologia ou fé: Em excesso só da merda. Sei me cuidar e muito bem.
Sei não. Não confio em abstêmios. Em geral não se garantem no controle da bebida e portanto não se arriscam …
Já o Mr. Harry quando aparece aqui sempre leva uns tres litros do “Guspo do Çatanais”. Ele chama de “brazilian drink” e adora.
Ano passado quase matamos ele e um advogado gringo às custas de feijoada com caipirinha. Sério! Os caras foram pro epocler com engov e é um barato ouvir americano bêbado tentando falar português.
O tradutor eletrônico, Babylon-Hatter entra em ação novamente.
“O Larry já foi correspondente em Beijing, fala mandarim fluentemente. E seu próximo cargo no NYT é justamente… ser correspondente em Beijing.”
Traduzindo:
- Caro Hatter. Larry saiu da geladeira. Uma puxaçãozinha preventiva e caldo de galinha, nunca fez mal a ninguem.
“saiu da geladeira”!…Hummmmmmm….saiu do ostracismo! mais é!
L.R. – Durante a ditadura eu admirava a imprensa brasileira. Ali existia um jornalismo que era vocação, não só carreira. A morte de Vladimir Herzog foi algo que me marcou. O próprio Estado de S.Paulo, ao publicar trechos de Os Lusíadas, para resistir à censura, foi algo tocante. Ali vi imprensa de qualidade. Jornalistas e empresas de comunicação até pagaram um preço alto por isso. Hoje em dia, as coisas são diferentes. Há jornalistas de gabarito, mas a imprensa brasileira navega num mar de mediocridade, com algumas ilhas de excelência.
Na ditadura, você correu o risco de ser preso. Agora, com o País redemocratizado, correu o risco de ser expulso. Como recebe isso?
L.R. – Pior: em 2004 corri o risco de ser expulso com base em lei dos anos 70, dos anos de chumbo. O Lula, perseguido pela ditadura, recorreu a uma lei da própria ditadura para me punir. Horrível.
Hoje, se você estivesse com Lula numa entrevista, perguntaria o quê?
L.R. – Na comissão que investigou o escândalo Watergate, o senador Howard Baker repetia sempre a mesma pergunta em relação a Nixon: “What did the president know and when did he know it?” É a questão fundamental. Pois eu perguntaria a Lula a mesma coisa em relação ao mensalão: “Presidente, o que o senhor sabia e quando soube?”
Eu não sei se o lula bebe prá fazer as coisas que faz ou se bebe por causa das coisas que faz…
Liguem não. Só tô provocando…
“L.R. – Pior: em 2004 corri o risco de ser expulso com base em lei dos anos 70, dos anos de chumbo. O Lula, perseguido pela ditadura, recorreu a uma lei da própria ditadura para me punir. Horrível.”
A arte de transformar nulidades em factóides. Esta assessoria de Lula, realmente é muito incompetente.
Sei lá né??
Melhor acreditar que a gente tem um presidente bêbado do que imbecil. Afinal de contas, vai que um dia ele resolve ficar sóbrio e muda né? Já se for imbecil não tem jeto, vai ser esta m… até o último dia do governo dele…
Para quem teve FHC! qualquer um por mais defeitos que tivesse….estaria 100 anos na frente…ser calhorda, ser desonesto, ser mistificador, ser vendilhão do patrimonio do país não é para qualquer um!
FHC! Ninguém jamais chegará perto dele!
Pois o Lula chegou perto, ultrapassou e já leva umas duas horas de vantagem.
Perto do Lula e Assessores, FHC é um escoteiro e Collor honesto.
Não é o que o governo Lula faz, mas o que ele não faz, ou seja, toda aquela arenga socialista acabou virando mesmo programa social - se isso é socialismo então á tudo errado.
O que irrita no PT é ver que agora no governo ele faz exatamente tudo aquilo que criticava nos outros governos - inclusive dos milicos.
Ou seja: Ideologia p… nenhuma. O negócio é meter a mão no poder.
na mosca, Brancaleone.
A direita sem pre “dando ” a ultima ….e infeliz palavra!
Mas é blog….né!
“O que irrita no PT é ver que agora no governo ele faz exatamente tudo aquilo que criticava nos outros governos”
O bom de um raciocínio simplório deste, é que ele prefere a merda original.
É o típico oposicionista desta lamentável direita nossa. O importante não é propor o que melhorar, mas sim criticar o que está aí, simplesmente por não estar no poder.
Não é propositiva, é golpista. O importante não é convencer o povo que menos participação do estado na economia, mais privatizações, mais liberalismo, e outras porcarias do credo neo-liberal são a melhor opção para o povo brasileiro. O importante para esta oposição é desestabilizar e trocar pelo seu.
Não tem projeto, não tem pensadores, não tem nada. O objetivo é o poder pelo poder, e só.
Precisamos urgentemente de uma oposição.
Querido pedro, não duvido da competência do Larry Rother, nem discordo da opinmião reinante de que a ameaça de expulsá-lo foi uma estupidez palaciana e autoritária. Mas, francamente, a tal matéria é uma das cascatas mas vagabundas que já li em algum jornal. Não porque falasse mentira, mas porque se limitava a publicar a pauta, o boato, sem nenhuma confirmação decente, ou esforço de reportagem visível. Tinha como principais fontes o Brizola e o Cláudio Humberto; um dos quais citado de comentário em jornal. Ele jamais poderia publicar uma peça daquelas se o tema fosse o presidente dos EUA; não passaria pelo controle de qualidade do NYT.
s leo – acho que já conversamos sobre isso antes. Dependendo das fontes que o Larry tivesse em off, não vejo o problema de usar o Brizola em on. Mesmo. O Cláudio Humberto, bem…
O CH é ótimo, só quer chutar o balde…e sempre muito bem informado.
Se os petistas queriam expulsá-lo do país e se os esquerdopatas dos comentários o detestam, é ÓBVIO que Larry Rohter merece meu aplauso!
Mad Hatter:
Falando sério: O Estado Brasileiro mal e mal se aguenta. A presença dele na economia, as estatizações e tudo o mais são as piores coisas em qualquer país, inclsive e especialmente o nosso.
Acho governo em geral uma deficência racial com a qual temos que conviver. Humanos vivem em bandos e bandos precisam de líderes.
Já fui de esquerda - pichei muros pedindo “anistia ampla geral e irrestrita”. Acompanhei Lula desde as primeiras greves no ABC. Fui redator de jornal estudantil (eu e o Marcos Prado lá em Curitiba). Testemunhei a ascenção e queda moral do PT. Ví autênticos petistas sairem e serem substituídos por políticos profissionais que se associariam ao demo só por uns votos.
Disse e repito: O PT traiu o que pregava e prometia. Não pune seus apaniguados - pior, os protege. A política antes da nação, a reeleição acima de tudo. O PT tinha tudo para ser um partido popular, um partido de cidadãos, mas tornou-se um partido de políticos, de gente que quer mesmo acostar-se no poder. O PT atual não tem nada, absolutamente nada com o petismo. Petismo original é uma coisa até possível e talvez saudável à nação mas o PT não. O PT é uma aberração, um meio apenas.
Zé dirceu que o diga…
o Petismo original é pior que o PT , Lula, e o neo-petismo…..
Brancaleone Josué, Talvez você tenha viajado para um lugar distante e não tenha acompanhado a política nacional, todos, eu disse, todos os partidos deram uma guinada para a direita, então o espaço da verdadeira social democracia que deveria ser do PSDB que se enveredou pelo neoliberalismo, hoje é ocupada pelo PT, mas se é por falta de legitimo representante da esquerda ortodoxa não necessitava você se transformar em reaça, bastava se filiar ao PSOL.
Sei não… Mas me parece que você gostava do PT fora do poder, quanto mais longe melhor, o resto é balela.
Doria, te chamei de puxa-saco só pra provocar, não me leve a sério. Mas Larry Rohter de fato esteve no Manhattan Connexion como convidado no final de junho, procurei no site do Manhattan alguma referência, porém o site está em manutenção devido a re-estréia do programa. Todavia, assim que conseguir achar algum dado te envio, só pra vc não pensar que estou inventando coisas. Abraços.
[...] mirou em Larry Rother, aquele correspondente que contou que Lula gosta de beber. Guardemos as proporções: o que Diogo [...]
O correspondente foi extremamente arrogante e hostil; de fato, tal como ele narrou, ocorreu uma tentativa de chantagem para obter acesso privilegiado. Isso já era óbvio na época, surpreendente é descobrir que ainda há jornalistas brasileiros deslumbrados com a boa pronúncia da língua nativa pelo bwana e que confundam isso com bom preparo profissional como jornalista.
FICO IMPRESSIONADA EM PERCEBER COMO DE FATO OS BRASILEIROS SÃO CEGOS… LARRY ROTHER É UM EXÍMIO PROFFISIONAL E TEM DIREITO DE FALAR SOBRE O BRASIL E OS BRASILEIROS PQ NOS CONHEÇE BEM MAIS, ESTUDOU NOSSO POVO, NOSSA CULTURA E SABE BEM QUE A NOSSA EXELENCIA É SIM UM PINGUÇO…
MAS O POVO PREFERE IGNORAR O IGNORANTE PRESIDENTE E APOIAR SUA ARROGANCIA…
DESSE JEITO SEMPRE SEREMOS O QUE SOMOS… CONTINEM VOTANDO ERRADO E O BRASIL CONTINUARÁ A SER OQ É, E ISSO NÃO RESUME-SE AO FATO DE O Lula BEBER OU NÃO E SIM PQ ELE É TOTALMENTE DESPREPARADO PARA O CARGO.