Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

Cansei?

August 6th, 2007 · · 273 Comentários

Os prezados já repararam que o Brasil é a única democracia do mundo na qual nenhum partido sério tem como principal bandeira a diminuição de impostos?

O movimento Cansei tem origens discutíveis e a trupe do PSDB está doida para transformá-lo num trampolim eleitoral. Se conseguir, uma pena. O filme dos caras bem exprime um sentimento que anda por aí:

A questão é que, não lhe importa o nome, se Cansei, se Basta, e não lhe importa a origem – se Sampa, ou Rio, ou Salvador ou Porto Alegre ou Belô. Não importa, sequer, se a classe média sabe protestar ou se não sabe. Fato é que ela é a classe esquecida nesta terra.

Dizem que a classe média é conservadora. Talvez. É possível. E daí? Porque, veja-se:

A CPMF, de provisória, vira definitiva. Ao rico, o dinheiro não faz falta. À classe média, como faz.

A Emenda do Bem que diminuiria impostos vira Supersimples e quem estava no Simples, do Simples é banido: vira aumento de imposto para comerciante, profissional liberal, gente que emprega.

O presidente discursa e sugere que aqueles que o vaiam são os que mais fizeram dinheiro em seu governo. Assim, mostra que não entende a diferença entre quem paga juro alto por financiamento com o banqueiro que ganha o juro.

O imposto para o que vai? Para o juro do banqueiro, para a bolsa do pobre, e tudo é muito justo, pois há que ter juro e há que ter bolsa. O que não tem é colégio pros filhos da classe média ou hospital. Então, além do imposto, a classe média tem que suar para pagar pela educação e saúde porque, para isto, o imposto não dá.

É a classe média, alta ou baixa, que lê jornal e sente na pele a raiva de ver mais um absolvido em CPI, uma dança no plenário, um aumento de deputado, de magistrado. O juiz corrupto escapando. Ou o presidente do Senado. E outro presidente do Senado. E o terceiro presidente do Senado.

É ela quem espera no aeroporto e fica sendo jogado de um lado para o outro.

É quem fica estupefato quando percebe que criminoso continua a ter acesso a celular do presídio e simplesmente nada é feito como se fosse complicado evitar. Ninguém se levanta para punir, aumentando-lhe a pena. Ninguém se mexe para demitir policial que contrabandeia o cell.

Mas, como fatalmente provará esta caixa de comentários, a maior inimiga da classe média é a própria classe média. Quem mais fala mal da classe média, quem tem desprezo pela classe média, quem nega-lhe o direito de cobrar, quem faz graça de sua indignação, pasme, é gente de dentro da própria classe média.

No Brasil em que puta goza e traficante é viciado, partido de direita não defende o corte de impostos e classe média se considera ridícula.

Filme via PCBarreto

Tags: Brasil

273 Comentários até agora ↓




  • 1 Nassau // 6/August/2007 às 6:54

    To dentro,
    Estamos abandonados, órfãos de pai e mãe. Ninguém mais liga pra gente. Desde que o Collor descobriu os descamisados e pés descalços, ou seja a grande e esmagadora maioria de votantes, a classe média caiu completamente no ostracismo. Impostos são tratados por jornalistas televisivos com gracejos, como “mordida do leão” e o sua voracidade, aumento como a coisa mais natural do mundo e de qualquer governo, “afinal governo nenhum reduz impostos”. Os indianos não poderiam ser mais fatalistas do que a nossa sociedade em relação ao peso cada vez maior dos impostos nas nossas costas. Haja coluna!
    Estafei!

  • 2 josef mario // 6/August/2007 às 8:02

    Companheiro pedro doria
    Eu, josef mario, devo dizer que o comentario do companheiro, apesar de obvio, esta correto. O que eu, josef mario, gostaria de chamar a atenção se refere ao fato de que o companheiro, espertamente, com este tipo de comentario, esta tentando atrair uma parcela de comentaristas anteriormente fieis ao companheiro fiuza.
    Desculpem, mas este computador que estou hoje não tem acento ou, então, não sei usar.
    Muito obrigado.

  • 3 MVG // 6/August/2007 às 8:34

    PD, é verdade que a classe média é completamente esquecida pelo governo. Mas autocrítica cai bem em qualquer classe social. Além do mais, é essa classe média abandonada que joga lixo na rua, suborna policiais, compra material de contrabando e é mal educada no trânsito.
    Que seja conservadora, mas que também seja digna.
    Saudações alvinegras.

  • 4 Mr X // 6/August/2007 às 8:41

    Bom post.

    E’ simpes, o PT - assim como a maioria dos partidos brasileiros, admita-se - despreza a classe media, pois pode mais facilmente comprar o voto dos miseraveis com bolsas-esmola e quetais.

    Nenhum politico quer reduzir impostos pois é disso que eles vivem.

    Mas temo que a intençao do PT seja mesmo eliminar a classe media, a eles so interessam duas classes, os ricaços amigos, e os pobres dependentes para tudo do Estado.

  • 5 Lucia Malla // 6/August/2007 às 8:58

    Simplesmente excelente esse post, Pedro. Parabéns pelas palavras tão cruas e claras.

  • 6 Leila Ferreira // 6/August/2007 às 9:02

    Mas Pedro, veja bem… o movimento do basta não foi criado pela classe média/média-baixa, e sim pela classe rica. E olhe que demorou; precisou cair mais um avião pros caras se mobilizarem. Digo os caras porque eu, apesar das passagens aéreas terem baixado significativamente, ainda estou no rol dos que viajam de busão e metro.
    Não me lembro de ter lido alguma coisa dos “cansados” a respeito, ou protestando sobre a greve do metro que deixou milhões de pessoas sem transporte, e também não vi ninguém dos “cansados” protestando por mais uma barca virada no Maranhão.
    A ficha da classe média está caindo muito devagar. Acho incrível que ainda existam pessoas que acreditam que vestir camiseta e fazer protesto de mãos dadas pedindo por PAZ vai resolver alguma coisa.
    O Brasil, quer gostemos ou não, é um país de pobres, qdo não miseráveis. Se os ricos estão cansados, os pobres continuam apoiando o governo Lula, que não passou por nenhuma gde crise (graças a Deus) que afete a população como um todo.
    No mais, você está coberto de razão, esse espaço, a meu ver, só provará que a classe média só está passando pelo que está passando por que é amorfica!

  • 7 Guiley // 6/August/2007 às 9:07

    No país que tem tanto medo dos milicos que não conseguiu punir torturadores, foi incutida na classe média a idéia de que protesto politico é coisa de comunista, esquerda festiva e estudante universitário. Romper este paradigma é tarefa das mais difíceis e requer tempo, quadros honestos participando da vida pública (hoje nínguém quer) e uma imprensa livre e principalmente crítica. E autocrítica.
    De resto, “autocrítica cai bem em qualquer classe social”, como já escreveu muito bem o MVG.

  • 8 Pax // 6/August/2007 às 9:15

    Taí, gostei do post, muito bem escrito. Parabéns jornalista !

    Repito meu comentário lá do post
    “Soluções para o Brasil?”
    …………………………………………………………
    Pax // 3/Agosto/2007 às 12:57

    Sinceramente, e tentando me acalmar, a análise mais básica que tenho é que a desmobilização da sociedade civil pela ditatura militar, produziu uma sociedade apática. Esse estado de apatia se dá principalmente na classe média (a maioria de nós daqui do reino do PD). A classe baixa precisa de comida e escola, isso é mais que claro e de uma revisão do Brasil, um plano estratégico de investir tudo que sobra em educação pra colhermos os frutos daqui 20 ou 30 anos. Mas existe o momento atual, a situação calamitosa. Nossos governantes (culpa nossa sim) roubam demais, são incompetentes demais e a impunidade reina absoluta.

    Se não começarmos a punir severamente ladrões como o Renan Canalha, o terceiro na linha de poder do Brasil, onde vamos parar? São casos como esses que devem mobilizar, no meu entender, a sociedade civil. Exemplos como esses devem ser dados pra todas as classes. Tira o cara do Senado, caralho, prende na cadeia e mostra pro povo que existe justiça. Mas não, o canalha se aproveita da tragédia da TAM e some pra que o povo esqueça suas notas frias de açougues fantasmas, suas contas pagas por empreiteiras que ganham obras do governo liberadas por ele e assim por diante. Não é o Renan Calheiros o único, é assim com mais de 90% (ou mais) dos nossos deputados e senadores, ministros, presidentes, juízes e tudo mais. Como uma sociedade civil vai querer uma Democracia sem que o povo não possa tomar medidas pra sanear essas coisas. O poder é do povo, então que o povo tome de volta o poder que lhe é usurpado por essa canalha toda.

    Um movimento simbólico de Pena de Morte pra Corrupto cairia muito mais forte que um movimento do tipo Cansei. Cansou, pôrra, toma atitude. Faz um referendum com o povo pra que o povo decida se o presidente da Anac tem direito a cumprir todo seu mandato exibindo medalha de honra ao mérito por serviços prestados à aviação, cacete, puta que o pariu pra ser educado.Faz outro pra tirar o Renan Calheiros do Senado Federal e assim por diante.

    O mais ilógico é que a canalhada adora a polarização que existe, ou você é simpático ao PT ou não, aí vira briga de ladrão acusando ladrão de quem é o mais ladrão dos dois. São todos. PT, PSDB e o resto é tudo farinha do mesmo saco. Não adianta a gente escolher um pra defender. Tem que malhar todos da forma mais pragmática possível, ameaçando e cumprindo, pegando e punindo. A internet é uma boa pra gente começar coisas assim. Depois a gente convence a molecada, gera uma nova onda de caras pintadas e deixa eles fazerem outro impeachment.

  • 9 josef mario // 6/August/2007 às 9:50

    Companheiros de esquerda, maoistas e bolivarianos.
    Eu, josef mario, devo dizer que, como todos estão cansados de saber, tenho verdadeiro asco destes movimentos cansei, basta e não sei mais o que. Tambem tenho nojo e aversão a todas estas ONGs que proliferam por ai, como merda no esgoto. Todas elas são formadas por uma cambada de viados, desocupados, maconheiros ou, o que e pior, inocentes uteis babacas e idiotas.
    Eu, josef mario, devo dizer, finalmente, que devemos trabalhar de verdade, como eu sempre fiz, e esquecermos a existencia do governo, seja qual for o ideario vigente. Se cada um fizer a sua parte, egoisticamente como bem definiu o grande companheiro e pensador marxista adam smith, todos irão ganhar e não existira governo que possa atrapalhar.
    Muito obrigado.

  • 10 Carlos // 6/August/2007 às 9:57

    Lançado pela OAB (na Barreira do Inferno?) o movimento “cansei” , pra variar, cansou cedo demais e nem decolou, né não?

  • 11 Andre Fucs // 6/August/2007 às 10:11

    Pedro,

    Hora de empacotar as tralhas e se mudar. o último que sair apague a luz.

    Sinceramente, isso não é um processo de hoje. Desde que o PT foi eleito sabíamos que isso ia ocorrer. A “criatividade petista” sempre foi o achatamento da classe média.

    Porém eu nem diria que o PT é contra a classe média. Acho que o buraco é mais embaixo. Ao meu ver, tanto essa classe média “de esquerda” como a “de direita” são frutos da ditadura; da destruição do ensino público e do assassinato dos direitos políticos do cidadão. Não apenas isso, mas é também fruto da ditadura o crescimento do Estado e desse funcionalismo público “sindicalizado” que sempre deu sustentação aos partidos de esquerda.

    Acho que no fim das contas o PT é um ótimo reflexo dessa classe média, uma classe média ignorante, corrupta, cheia de bandeiras da pior qualidade e superficial, muito superficial. Por outro lado, a ausência de líderes à direita mostra claramente que não há alternativa partidário ou ideológica. Não há no Brasil nenhum partido legitimamente liberar para contra-balancear esse “big State” petista. Votar em quem? No Aécio Neves? Na Sarney? No Ciro Gomes? Sérgio Cabral?

    Eu brinco lá em casa que a coisa tá tão preta que hoje em dia os heróis da direita são o Olavo de Carvalho, aquele sujeito chato que culpa o PT até mesmo pelo leite estragado, ou o Diogo Mainardi. Sei lá, eu confesso que diante de um cenário desses chega a dar saudade do Roberto Campos.

  • 12 Jose // 6/August/2007 às 10:13

    Mas, caro Pedro,
    Será que a tal classe média não deveria lutar por escolas públicas de qualidade, em lugar de tentar resolver o “seu” problema em escolas privadas? Não deveria lutar por saúde para todos em lugar de tentar atendimento privilegiado com planos privados?
    E outra coisa: pobre tem quase nenhum dinheiro, portanto para ele, o pobre, o dinheiro também faz falta. E o pobre paga os impostos indiretos, que possivelmente comam mais dinheiro dele do que da classe média.

  • 13 Pax // 6/August/2007 às 10:13

    Bem, companheiro josef mario, faço parte de 2 ONGs para preservação ambiental onde só enfiei dinheiro a fundo perdido e nunca retirei nada a não ser um enorme prazer de ver Mata Atlântica preservada, áreas lindas e ameaçadas por madeireiros canalhas que compram a Polícia Ambiental corrupta a troco de banana. Nessas áreas, além da preservação, desenvolvemos projetos de Educação Ambiental levando as crianças carentes da região para visitas com monitores, biólogos, contadores de histórias e um monte de coisas que talvez você desconsidere.

    Viados, desocupados, maconheiros, babacas e idiotas… é talvez sejamos na tua concepção de mundo. Da qual me permito discordar com veemência.

    Muito obrigado.

    Ps.: é o que dá querer ser engraçadinho “full-time equivalent”, as vezes a gente derrapa brabo.

  • 14 MVG // 6/August/2007 às 10:18

    Pax,
    É exatamente por você saber que o companheiro josef mario é engraçadinho “full-time equivalent” que me espanta você estressar com ele. Deixa o nosso bolivarista se divertir, e a nós todos, e continue preservando a Mata Atlântica, ao que todos nós agradecemos.
    P.S.: sou formado em Biologia, será que não tem uma vaga pra mim em alguma ong que você ajuda não?
    Saudações alvinegras

  • 15 MVG // 6/August/2007 às 10:19

    Onde escrevi bolivarista, leia-se bolivariano.

  • 16 pedro direitoba // 6/August/2007 às 10:28

    O presidente não confundiu nada, mas o Doria é que faz confusão. O presidente não se referiu à classe média, segundo me segredou hoje de manhã, mas a elite que domina a mídia, os empresários da Fiesp, banqueiros etc. A pobre classe média é apenas massa de manobra dessa gente que não tem porque estar descontente. Sim, é preciso que a classe média saiba reconhecer quais são seus interesses, pois quando se fala em impostos é para privilegiar os mesmos que o Lula considerou como malucos desembestados e nunca para diminuir a carga tributária sobre ela. A classe média sempre acha que se afetarem os ricos ela entra junto. Esse é o dilema. Quando FHC se elegeu alguns acreditaram no boato que íam socializar os imóveis. É sempre assim, vive com medo e desconhece seu verdadeiro inimigo. Se falam em impostos sobre grandes fortunas ela pensa que é com o dinheiro dela que vão mexer. É sempre assim. Isso é que dá ser assinante da Veja, ler o Olavão e o Reynaldão. Vou fazer um minuto de silêncio por ela e por mim. Esse Doria tá cansando, parece o Chacrinha.
    Direitobas, se rasguem de raiva! Pax, o galináceo recheado disse que todo ecologista é esquerdista. Bem -vindo ao mundo do Pedro Direitoba. O companheiro bolivariano deu uma bola fora, mas tem muita ONG com as qualidades que o bolivariano descreveu.

  • 17 Pax // 6/August/2007 às 10:28

    MVG,

    Quer trabalhar de graça? Podemos conversar.

    Viva o Fogão, campeão desde 1910 !

  • 18 MVG // 6/August/2007 às 10:33

    Pax,
    Assim que os meus rendimentos na bolsa me permitirem, trabalharei de graça com muito gosto.
    Saudações alvinegras corinthians, que fique bem claro!

  • 19 Josué // 6/August/2007 às 10:33

    Um detalhe:
    O que é classe média?
    Qual a renda familiar necessária para estar neste grupo?
    Vamos primeiro definir isso pois não tô a fim a pegar briga dos outros…

  • 20 Josué // 6/August/2007 às 10:35

    Sabem os ursos polares lá em cima?
    Fico imaginando eles lendo os posts do Chest sobre o aquecimento global …

  • 21 Eduardo // 6/August/2007 às 10:42

    Sou leitor fiel desde a época de no. mas não costumo comentar em seu blog.
    Desta vez comento: excelente post!

  • 22 pedro direitoba // 6/August/2007 às 10:44

    Dizem que as penas dos galináceos são untadas com um óleo impermeabilante que eles produzem, protegendo-os da chuva e do frio. Por isso não percebem as variações de temperatura. Foi o que a mulher do Chesterton me contou em nossa única noite do ano.

  • 23 pedro direitoba // 6/August/2007 às 10:45

    eduardo, tem gente que gosta de cada coisa. Eu por exemplo, adoro um Chester bem preparado, enrolado em bacon.

  • 24 Gabriel // 6/August/2007 às 10:45

    Josue… os ursos somos nos…

  • 25 josef mario // 6/August/2007 às 10:50

    Companheiro pax
    Eu, josef mario, devo dizer que sou radical e nunca irei mudar. Todas estas ONGs são antros de picaretas e inocentes uteis. Ao que parece, o companheiro esta enquadrado nesta 2ª categoria.
    Muito obrigado.

  • 26 josef mario // 6/August/2007 às 10:54

    Companheiro pax
    Eu, josef mario devo dizer, antes que me esqueça, que engraçadinho, com todo respeito, e a sua ilustre progenitora.
    Muito obrigado.

  • 27 Rafael B. Dourado // 6/August/2007 às 11:03

    Eu raramente vi um comentário ou post de blog com o qual eu concordasse integralmente.

    Tô na lista de quem tem que fechar a empresa por ter sido expulso do Simples e não consigo manter o modelo de negócios tendo o governo como sócio (alíquota pulou de 3,5 pra 17)…

    Como eu gostaria de ter algo que eu pudesse fazer a respeito. Votar direito não parece resolver, já que pr aisso eu dependo que a maioria concorde. Não parece ser o caso.

  • 28 Chines - ling xi shi // 6/August/2007 às 11:03

    Disculso do companheilo Dólia, não faz sentido pois, mesmo se bem emplegado o valol pago em imposto pela classe média, não selia suficiente pala sustental as demandas básicas de subsistencia da ENOLME MASSA de miseláveis e classe poble do Blasil.

    Na China todo mundo tem que tlabalhá!
    No Blasil muitos vagabundos são sustentados pelos impostos que classe media paga.

    Os que tlabalham da classe poble não pagam imposto pois são infolmais.

    Chines.

  • 29 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 11:04

    PD, como você realmente parece preocupado, parece sincero e honestamente interessado, leia o que o cara escreveu. Responde a todas as perguntas.

    http://www.olavodecarvalho.org/semana/070806dc.html

  • 30 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 11:10

    Direitoba, sou hétero, não sou casado com este travesti com quem você passou a noite.

  • 31 Paulo C. Barreto // 6/August/2007 às 11:13

    A classe média brasileira não vota contra aumento de impostos porque seu ideal de vida é vestir um crachá da Receita Federal.

  • 32 Pedro Doria // 6/August/2007 às 11:15

    Jose – É claro que a classe média deve lutar por escola de qualidade e saúde idem. Agora – como se luta por isso exatamente?

    E, enquanto não há escola pública de qualidade e saúde idem, quem está disposto a suspender o pagamento do plano de saúde ou da escola particular? Eu, bicho, francamente, não vou brincar nem com educação de minha filha, nem com saúde da família.

    Andre Fucs – na boa, vc culpa o PT porque quer. Mas a culpa não é do PT. O governo anterior, e o anterior, e o anterior, também não fizeram rigorosamente nada para resolver nenhum dos problemas. A culpa é deste governo e de todos os outros. O problema é falta de opção, não de lamento que a oposição não está no comando.

  • 33 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 11:15

    voltando ao velho assunto, PD, tudo é culpa do subjetivismo epistemológico. Relativismo moral e subjetivismo , a verdade não existe, o que é certo não existe, tudo dependndo de uma lógica de útil ou inútil a revolução. Votamos no partido do relativo (eu não, o país) , onde o que importa são aparências, e nos tornamos reféns da boa vontade do lider molusco. Ele decide o que é bom e o que é mau, de acordo com seu humor, diferente de ontem e certamente diferente do amanha~. Em suma, estamos fudidos.

  • 34 Carlos Magno // 6/August/2007 às 11:17

    Parabéns Pedro Dória. Você disse o que muitos gostariam de dizer publicamente e não têm oportunidade.

    Sejamos brasileiros de coração, mas gritemos e lutemos sempre contra quem nos usurpa covardemente.

    Somos, sim, a classe “mérdia” que segura as duas pontas: a dos ricos e a dos pobres. Pobres somos nós, sempre empurrados goela abaixo às sujeiras dos maus governantes, ambiciosos, colarinhos brancos, politiqueiros, entregadores e corruptos.

    Pena que estas palavras já não tenham mais tanto impacto por que ditas diariamente por muitos parecem banalizar, reverter a um simples lamento ou a mera toada de desabafo.

    Entretanto, gostaria de dizer que os poucos e tímidos protestos da classe média se restringem à passeatas a que ninguém do governo dá à mínima.

    Quem daqui se lembra da última passeata realizada em qualquer cidade do paiz e ao que reividicou? A última, que me lembro, a qual o governo se dignou a ver e ouvir, se deu quando o João Hélio foi arrastado por criminosos pelas ruas do Rio de Janeiro.

    É preciso ver também quem incentiva estes movimentos inócuos; a quem isto interessa, identificar propriamente.

    É ultra necessário mudar o processo. É preciso usar de mecanismos coibidores e eficientes. No Japão, há algumas décadas, o povo se organizou objetivamente e obrigou o governo a rever todas as suas posições. Resultado: o Japão entrou nos trilhos!

  • 35 Kleber // 6/August/2007 às 11:17

    Esse slogan me faz recordar do medonho funk que toda sexta meus vizinhos me obrigam a ouvir. Cansou? “Senta, senta, senta, senta, senta. Pra descansar.” rs. Ou a reclamação - justa em muitos pontos - é porque já sentou muito?
    Falar em política, ontem na Cultura, vi naquele programa Direções o cara usando a peça Quando as Máquinas Param para no final fazer uma declaração de amor ao Lula que eu nunca tinha visto tão explícita assim em tevê aberta. E olha que é emissora do Governo Estadual, hein. Estão bem democráticos por lá ou não perceberam há tempo.

  • 36 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 11:18

    Concordo com o PD (merece um champagne), a culpa é do FHC, mestre teórico do subjetivismo, do Sarney, outro que não sabe diferenciar o que está em cima e o que está em baixo.

  • 37 Fábio // 6/August/2007 às 11:19

    Fui seu leitor desde o começo do NoMínimo, sempre gostei das opiniões ponderadas, das análises sobre o Oriente Médio inexistentes na grande imprensa. Infelizmente, você caiu no lugar comum da grande imprensa, hoje foi a última vez que entrei no seu blog.

  • 38 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 11:20

    Para o PT, o acidente da TAM, o garoto arrastado, tudo pode ser positivo. Tudo pode ser usado para fortalecer seu dominio. Nada é absolutamente errado se pode ser usado para tirar ptoveito. O que o pessoal das passeatas não percebe que até eles vão acabar usados pelos petistas. Viu, temos democracia, os bobões estão aí protestando.

  • 39 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 11:22

    A classe média brasileira está se preparando para fazer concurso e entrar num cargo público. Que pode ser de um país com uma classe média como esta. Certamente os concursados vão viver felizes da vida com seu emprego, seu salario e aposentadorias garantidos até o fim da vida, com a impossibilidade de serem processados quando fizerem o mal. Certamente vão ter uma vida melhor que o direitoba, arrumar uma mulher mais bonita que o direitoba, comer em restaurante onde o direitoba não entra, mas e daí?

  • 40 QQud La Silva // 6/August/2007 às 11:24

    Mais fácil fazer um planejamento e controle sobre o crescimento populacional das camadas menos favorecidas, desasistidas, não educadas, sem saneamento, habitação, etc., agora, antes que paguemos um alto preço no futuro.

    Não acredito que seja política de qualquer governo a manutenção de uma classe pobre e ignorante, sustentada por programas assistenciais populistas.

    Se isso ocorre a culpa é da sociedade e seus governantes que não tem consciencia do verdadeiro problema.

    Hoje não há condições para diminuir os altos impostos, pois eles sustentam a maior parte da população brasileira: pobre e a maquina administrativa onerosa e corrupta.

    Devemos controlar (hoje), conter o crescimento populacional dessas camadas pobres ao mesmo tempo implementar políticas voltadas para sanear e melhorar a eficiência do estado e sua estrutura administrativa.

  • 41 Pedro Doria // 6/August/2007 às 11:25

    Paulo C. Barreto – discordo veementemente. Não acho que o ideal da classe média é ter um crachá da Polícia Federal.

    Nem todo mundo quer ser funcionário público. Nem todo mundo quer corromper e ser corrompido. A maioria, aliás, não o quer.

    Temos uma boa classe média no Brasil. Se vc pára e ouve o que ela diz, verá que ela tem – como vc o indica – uma péssima imagem de si mesma. Mas ela está ciente de que, no jogo do levar vantagem, no jogo da corrupção, é ela que sempre se ferra.

    pedro direitoba – a classe média é massa de manobra de quem? Para os ricos, o bom é como está. Rico não vaia governo, rico ganha com ele. Quem vaia é quem não está gostando. Se a classe média é politicamente manipulada, perdoe, o manipulador é de uma incompetência atroz pois não consegue resultado político nenhum com esta massa de manobra…

  • 42 QQud La Silva // 6/August/2007 às 11:29

    1) População pobre (maioria)
    2) Estado corrupto, e ineficiente

    =

    Altos impostos (pagos pela classe media)

    Entre outros graves itens…

  • 43 Andre Fucs // 6/August/2007 às 11:32

    Pedro,

    Eu discordo de sua visão digamos, míope.

    Os outros governos fizeram muito, a começar por vender aqueles lixos da Telebrás. Sei que há outros cariocas lendo o blog, e sinceramente, exceto pelos ex-funcionários da Telerj, há alguem que realmente sinta saudade daquilo??

    Talvez o governo do FHC possa não ter reduzido os impostos mas movimentou-se para reduzir o Estado. Bem ou mal são partes da mesma equação. Não se discute que melhor teria sido se tivessem ampliado o combate a corrupção.

    Agora, ser culpa do PT ou não. Bom, qual foi o partido que desde de 1996 vinha se opondo sistematicamente a qualquer tentativa de reforma? Ser omisso não inocenta…

  • 44 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 11:33

    que-qué é muito ingenuo.

  • 45 MVG // 6/August/2007 às 11:34

    Peraí PD,
    Vc jura mesmo que acredita que temos uma boa classe média? Que a maioria não se corrompe nem se deixa corromper? Que a maioria não usa indevidamente carteirinha de estudante, não usa o celular no cinema e não fura fila?
    Acho que vivemos em dimensões diferentes…
    Saudações alvinegras.

  • 46 Nhé! // 6/August/2007 às 11:34

    Fazer passeata, atrapalhar o trânsito da cidade, se vestir de palhaço, apitar, se jogar no chão… nada disso adianta.
    Temos que arranjar uma outra forma de manifestação… quem se habilita a dar uma sugestão?

  • 47 Guiley // 6/August/2007 às 11:35

    Chesterton.
    O Olavão tá esquisofrênico.
    Imagino que nem durma a noite esperando o “Lula” que vem o pegar.

  • 48 Carlos Magno // 6/August/2007 às 11:38

    La Silva.

    Concordo plenamente com um programa de controle da natalidade.

    O que mais se vê são milhares de brasileiros a nascer pobres, raquíticos e doentes. Se até os sete anos de idade não tiverem o mínimo de assistência para as suas necessidades mais basicas, e não desenvolverem o cérebro na infância, serão o futuro triste de nosso paíz.

    Será que é isto mesmo que os partidos politicos desejam, somente para deter votos?

    É esta a juventude que nos vem sucedendo a cada ano. Brasileiros fracos aos milhões; é um salve-se quem puder!

    Creio mesmo que controlar o crescimento populacional deveria ser uma das prioridades no Brasil. Até a China já faz isto. Tem problemas com essa medida, mas vê a necessidade: se lançou! Por que não aqui?

  • 49 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 11:40

    FHC fingiu que queria diminuir o estado, vendeu alguma coisa para fazer caixa, nada mais.

  • 50 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 11:41

    Guiley, você chega lá, estude e persevere.

  • 51 QQud La Silva // 6/August/2007 às 11:41

    Sobre o comentário de:

    “Vlad Chesterton - 6/Agosto/2007 às 11:33″

    Explique-se por favor!!!!!!!!!!!

    De maneira sucinta, clara, coesa e coerente!

  • 52 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 11:44

    que controle da natalidade coisa nenhuma, tem é que encher este país de crianças. Os gregos venciam os romanos nas batalhas seguidamente, só para verem em 10 anos outra geração chegando e indo a luta. Este papo de controle de natalidade só colou nas classes altas, com o consequente aumento relativo de crianças das classes baixas.
    PD, La France a besoin de bebés. Façamos o filhos e cuidemos deles até a universidade.

  • 53 Chines - ling xi shi // 6/August/2007 às 11:45

    Isso mesmo Magno.

    China ta fazendo lição de casa…aploveitando milhões de chineses pala tlablalha sem palal, pagando misélia, fazendo clesce economia e polém, contlolando a natalidade dos chineses pala não queblá o estado no futulo.

  • 54 josef mario // 6/August/2007 às 11:45

    Companheiro carlos magno
    Eu, josef mario, devo dizer que , inclusive, admito rever meus conceitos em muitas questões, porem, eugenia e pederastia, com certeza, não estarão nesta relação.
    Muito obrigado.

  • 55 Carlos Magno // 6/August/2007 às 11:47

    Companheiro Josef Mario:

    Nestas relações também estou fora. Muito obrigado.

  • 56 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 11:48

    que qué, campanhas de controle de natalidade não colam nas classes analfabetas. Aí só a classe média tem poucos filhos e diminui de tamanho. Como a classe média produtiva é responsável pelos impostos pagos que alimentam as bolsas, cada vez mais tem que trabalhar para susutentar um numero maior de crianças carentes da classe baixa. A conta não fecha, a não ser aumentando a carga tributária, que é exatamente o que temos visto nesses anos petistas.

  • 57 QQud La Silva // 6/August/2007 às 11:49

    VLAD BURRESHERTON,

    Seu incoerente! Desgraçado!

    Vai cuidar de 100 milhões de miseráveis até chegarem a universidade! Se o país não consegue nem alimentá-los.

    Só se for na tua mentalidade simples. (de ameba)

  • 58 Nhé! // 6/August/2007 às 11:50

    MVG,
    Pelas suas saudações, não é se espantar que a sua dimensão seja diferente do PD…
    A maioria da classe média é sim honesta.

  • 59 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 11:51

    já cuidamos sua besta, já cuidamos. mal, mas alimentamos esses miseraveis que só tendem a aumentar. Quem tem que fazer nene não faz porque trabalha para pagar as b olsas dos nenes dos outros.

  • 60 Carlos Magno // 6/August/2007 às 11:54

    Vlad;

    Acho que você está perdido no tempo e no espaço. A história da Grécia já se foi. Atenas e Esparta já eram. Aqui é Brasil, século XXI. Não somos civilização, somos paíz, no máximo, emergente.

    É controlar para crescer; não é aniquilar, é organizar. Depois sim, tenhamos moreninhos, criolinhos, lourinhos, sardentos, japonezinhos, etc, etc. mas saudáveis, educados, orgulhosos de serem brasileiros!!!

    Não creio que isto seja impossível. Brasileiro é tão capaz quanto qualquer outro povo! O negócio é querer!

  • 61 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 11:58

    carlos magno, o Brasil é um país em vista de ser ocupado por falta de gente no centrão, no planalto e na amazonia.

  • 62 MVG // 6/August/2007 às 11:59

    Nhé,
    Preconceitos futebolísticos à parte, duvido que você nunca tenha presenciado uma só cena de desonestidade de um representante da classe média. Eu já, e muito mais do que seria tolerável em um país minimamente decente.
    Saudações alvinegras sempre.

  • 63 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 12:01

    Roma e Grecia eram da mesma civilização e Roma era emergente.

  • 64 QQud La Silva // 6/August/2007 às 12:06

    Sobre o comentario 59…

    Como se para chegar até a universidade fosse necessario apenas alimentação…

    INCOENRÊNCIA!

  • 65 QQud La Silva // 6/August/2007 às 12:06

    Desculpe, escrevi errado acima!

  • 66 QQud La Silva // 6/August/2007 às 12:06

    INCOERÊNCIA

  • 67 GUS // 6/August/2007 às 12:09

    Muito massa esse post “opinativo” do PD.

    Modestamente pelo que ouvi na escola e ralos dados de minha breve vida de cidadão.

    O brasiu foi governado por 4 agentes principais:
    1)Militares
    2)Inflação
    3)FHCismo (mix de direitobas subdesenvolvidos com parasitas)
    4) PTismo (mix de esquerdobas subdesenvolvidos com parasitas)

    O quinto agente AINDA é desconhecido.
    Depende de nós.

    O dado comum a todos os anteriores é a AUSÊNCIA da classe média como fator relevante.
    No caso esse fator deveria ser no mínimo, proporcinal a sua grandeza perante a nação.

    O Josué oportunamente pergunta o que é classe média?

    Eu não saberia dizer em números, mas creio que sua característica principal é a da FALTA DE TEMPO.
    O tempo que lhe falta é consumido no trabalho, que é extremamente árduo não no sentido físico, mas no sentido de manter um padrão que satisfaça minimamente sua dignidade.

    Meu dentista é classe média, embora ele fature nuns 3 ou 4 dias, o que eu ganho num mês.
    Mas a dívida mensal do meu dentista tira seu sono tanto quanto a minha, apesar da dele ser muito maior que a minha, mas proporcionalmente igual.
    Ambos somos classe média (embora eu não me sinta).
    A combustão desse tripé - trabalho, pagamento dos custos, equação do déficit familiar - consome seu tempo físico e consome seu tempo subjetivo (criatividade, trabalho de graça, lazer energúmeno, lazer cultural, educação dos filhos (haha), ócio e entre outros, CONSCIÊNCIA POLÍTICA E CIDADÃ).

    Este último ítem que grifei, fatalmente aparece no fim de nossa lista quando dispomos de algum tempo subjetivo.

    E infelizmente ele é preponderante na existência ou não dos ítens que aparecem na sua frente, bem como na definição do tempo físico.

    É necessário uma força sobrehumana para que os anseios da classe média sejam colocados em prática. Isso fatalmente trará o desenvolvimento idealizado pelos direitobas porém concomitante com a satisfação dos ideais esquertobas.
    Isso é uma nação feliz.
    Isso é um problema para muitos.
    Acho.

    A questão é, como dar voz a classe média? Esse post tem tudo a ver com aquele outro das soluções do Brasil.

    Ao meu ver, PRECISAMOS DAR TEMPO A CLASSE MÉDIA.

    Com tempo, poderemos fazer nossa indignação ganhar forma e conteúdo.
    Tendo forma e conteúdo, a indignação pode obter resultados cívicos, efetivos, desde que vcs esqueçam aquela bobagem de ser EGOísta.
    Porra, o ego não produz resultados positivos nem numa reunião dele com o seu dono.

  • 68 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 12:13

    você quer ainda que eu PAGUE a universidade dos bolsistas café-com-leite? Porrameu, assim eu quebro e a galinha dos ovos de ouro morre.

    O Olavão faz o papel daquele garoto da fábula (?) A Roupa do Rei. Comno eu soube desta historieta na minha infancia , e tem gente aqui que na infancia não frequentou a escola, vou resumir:
    Diz-se que num reino distante havia um rei muito vaidoso, que gozava de certo prestígio entre seu povo, mas que era meio bicha.
    Espalhou-se a noticia de que um alfaiate havia inventado um fio tão fino, mas tão fino, tão fino (tb era meio bicha) que não podia ser visto. Nosso rei (o deles) tinha que ter uma roupa destas e contratou o alfaiate a peso de ouro para fazer tal roupa fin~issima (marca airbus?)
    Bem, chegou o dia de provar a roupa e lá se foi o rei, o alfaiate vestiu -o e em seguida recebeu sua grana. Deu n o pé e o rei todo envaidecido foi desfilar em público em seu cavalo alazão.
    Todos ficaram abismados com o tamanho diminuto do fio da roupa do rei até que um garoto, que não tinha ouvido a história gritou:
    -O rei está nu!!!!!

    |Claro que todos cairam na risada, mesmo porque ser enganado o tempo todo aconteceu com o povo tb, mas ser trouxa tem limite.

    Olavão grita: o rei está nu…mas o povo do Brasil ainda acha a roupa do rei finíssima.

  • 69 pedro direitoba // 6/August/2007 às 12:16

    Fui citado pela Vossa Majestade, então declino de atiçar minha borduna no lombo do galináceo, que anda confundindo a própria mulher que tem, acho bom vc. prestar atenção na própria, pois todo ano espera ansiosa pelo dia único da vida dela. Pedro Doriana arrependida, já indiquei o link com os principais apoiadores dessa coisa cansada, são todos da elite branca e azeda que o companheiro Lula se referiu. A classe média, como vc. e eu, costuma confundir as coisas como vc. fez com a declaração do nosso presidente. Veja bem que o desespero de alguns medianos de renda, como nós, é falso. Nunca vi tanta classe média gastar dinheiro em viagens ao exterior, o que pode ser comprovado em dados divulgados esse ano. Nunca vi a classe média trocar tanto de carro antes., o que pode ser comprovado nas estatísticas de venda. É preciso saber que estamento da classe média perdeu renda, pois sabemos que houve um pequena perda, segundo nos informaram. Pois bem, cabe a vcs. quando querem trabalhar, procurar essas informações ao invés de cair na esparrela do discurso do eu acho. Mas veja, os dados sobre renda indicam uma melhoria sensível nos programas de recuperação da renda dos mais desfavorecidos. Um típico mediano reclamou mais acima que não adianta votar que perde para a maioria. Taí a raíz direitoba da classe média. Nós sabemos o que é melhor para o povo, seguindo os desejos da elite. Ao invés disso, deveria se organizar em prol de seus interesses, ou seja, redução dos impostos para os setores médios e repasse dessa perda dos cofres públicos à elite branca e azeda. Mas não, sonha em entrar nos melhores restaurantes onde eu não entro, segundo o galináceo, que parece conhecer bem meus hábitos por informações passadas pela esposa. Quer se vestir na Daslu, quer comer a Ana Hickmann, que me desprezou etc. Foi apenas isso que quis expressar. às vezes tenho a impressão que vc. é mais jovem e afoito que eu, que farei 40 anos em breve. Se esforce um pouco mais para fazer uma matéria bem legal, como as do companheiro Kupfer ou do desaparecido reaça, o Sr. Fiuza. Muito agradecido.

  • 70 Guiley // 6/August/2007 às 12:16

    Chesterton.
    Para seu esclarecimento.
    Quem sustenta o crescimento populacional do Brasil hoje são justamente os miseráveis cuja condição de vida basta apenas à sobrevivência, as vezez nem isso. Cresce a taxas assustadoras de mais de 6 filhos por casal.
    As classes média e alta brasileiras estão, em termos de número de filhos, com índices próximos ao de países desenvolvidos. Isso indica que o acesso a educação básica somado a uma possibilidade básica de consumo (alimentação, vestuário, moradia e saúde) já resultam em planejamento familiar.
    Cinicamente, digo que estamos criando uma massa de excluídos cada vez maior, com os problemas que o Carlos Magno já esclareceu.

  • 71 Carlos Magno // 6/August/2007 às 12:16

    Vlad:

    Aí complica. O Brasil é um caldeamento incrível de raças. Gregos e romanos vinham de um mesmo tronco étnico. Conseguiram manter um padrão atávico apesar de misturar-se com povos inferiores. Não há como comparar.

    Temos de acordar para a realidade étnica de nosso paíz. É preciso formar brasileiros de todas as etnias, mas dando a cada uma o que ela necessita. Acho que a mistura de raças benefecia um povo porque o torna versátil, mas todas necessitam agora de comida, saúde, educação, moradia e trabalho. Alguma novidade nisto?

    Deixar crescer assim é ruim, é necessário desconcentrar, mas os senhores feudais brasileiros irão permitir? É luta, irmão, muita luta. Até lá é necessário controlar e distribuir com racionalidade.

  • 72 HRP Mané // 6/August/2007 às 12:21

    O Jose ,lá em cim escreveu o que eu penso sobre esses “canseis” DA VIDA…..A CLASSE MÉDIA É HIPÓCRITA, LEGALISTA NA PIOR ACEPÇÃO DA PALAVRA, está sempre pronta as soluções simplistas e auto protetoras…de seus privilégios e mordomias, óbvio….e sempre ,idem, querendo ser RICA!……snoba o sentimento nacionalista…e seu auto imagina( os paulistanos são mais do que qualquer outros…assim!) um grupo fora do contexto nacionalista..querendo-se globetrotters e coisa e tal…olha a tal internet aí pra fantasiar….
    Mas esqueceu dos pobres…que lhe dão os pizzaiolos, os balconistas, os pedreiros, as faxineiras, moças do cafezinho e as diaristas, além é claro dos policiais, atendentes de hospital, peões da construção civil, e muitos milhares de outras gentes que fazem o conforto da nobre e tão querida classe média….
    Ponham na cabeça que paises que são hoje bons pra se morar e que não foram predadores colonialistas e capitalistas, tem por base consumidora e contribuinte as populações que já foram os pobres e hoje fazem a imensa horda de consumidores mantenedores do capitalismo dessas economias!
    Ex: Suécia, Austrália, Irlanda, Noruega….
    Só se cansando de injustiça social e de falta de oportunidades, da falta de boas escolas e hospitais…. e de emprego é vamos conseguir alguma mudança….não para essa rídicula e provinciana nossa classe média que sonha com filhos nos “Americans Fields” da vida…mas com amor pelo Brasil e por todo nosso povo…..E tirem bastante sarro no veínho aqui…tenho dito!

  • 73 HRP Mané // 6/August/2007 às 12:23

    Guiley…perdão falou sem se informar…os pobres brasileiros tem taxas de natalidade das mais baixas ,hoje, nas Américas….
    Estamos em franco declinio dessas taxas…um bom informativo seriam os anuários da Abril e da ONU….
    Ou até a Barsa serviria!

  • 74 QQud La Silva // 6/August/2007 às 12:27

    “Vlad Chesterton - 6/Agosto/2007 às 12:13
    você quer ainda que eu PAGUE a universidade dos bolsistas café-com-leite? Porrameu, assim eu quebro e a galinha dos ovos de ouro morre.”

    Não seu ignóbil. Eu apenas exemplificava a idéia sobre a impossibilidade de (nas condições econômicas atuais) oferecer cidadania (educação, habitação, etc…) a 100 milhõs de brasileiros.

    Mais sensato seria controlar a natalidade dessa camada pobre, ao mesmo seguir os itens que sugeri no comentário nº 40:

    “implementar políticas voltadas para sanear e melhorar a eficiência do estado e sua estrutura administrativa.”

    ponto!

    Mas sua incoerência o fez escrever bobagens como a fábula do rei…uma bobagem sem o menor sentido, para embasar a sua contradição.

    Preciso explicar sobre sua contradição…eu sugiro uma releitura dos textos acima.

  • 75 pedro direitoba // 6/August/2007 às 12:31

    Companheiro Mané, devo dizer que o amigo de coração me parece raivoso contra a nata direitoba desse blog. Sei que é tão difícil digerir o lixo radioativo que as espécies anabolizadas emitem. Sendo eles os principais emissores de gases que afetam a camada de ozônio, disfarçam e dizem que isso não existe. Calma, que o Brasil está salvo por nós, os 58 milhões que não deviam votar, segundo os reaças tresloucados ou enrustidos daqui. Aqui a informação é o discurso que se produz e a realidade pós-moderna permite qualquer relativismo e niilismo. No passarán!

  • 76 HRP Mané // 6/August/2007 às 12:37

    Taxas de natalidades comparadas Brasi/Argentina:
    Brasil-20,3 por mil habitantes
    Argentina-,19,9 por mil habitantes
    Outros paises de médio desenvolvimento:
    Irã -33,7
    Holanda-12,3
    Porto Rico-17,2
    Nova Zelandia-15,4
    México-30,4
    Israel-20,0
    Islandia- 16,0
    EUA-14,9!
    Estamos em franco declinio..e nossa população é de médio indice de densidade/quilometro quadrado….
    Então sem essa de “EUGENIA RACISTA” or favor!

  • 77 QQud La Silva - Pensa // 6/August/2007 às 12:46

    HRP,

    Eu imagino que para o SR., raciocinar dói!

    Não importa ou não faz sentido comparar as taxas de natalidade dos países acima como fez o SR….

    Temos sim! Isto é fato e realidade, um grande contingente populacional miserável que precisa ter sua taxa da natalidade controlada, respeitando a cartilha sobre os direitos humanos.

    Agora comparar taxas de natalidade de países absolutamente díspares em história, economia, população, demandas socias, potencialidades, etc, tc, etc, etc. é de uma burrice safada, se me permite a ousadia.

  • 78 Carlos Magno // 6/August/2007 às 12:51

    Mané:

    Bom seu esclarecimento. Mas a taxa de mortalidade infantil?

    Abs. Volto mais tarde.

  • 79 Nhé! // 6/August/2007 às 12:51

    MVG // 6/Agosto/2007 às 11:59

    MVG,
    Claro que sim. Mas deixei bem claro a minha indginação para com o cidadão (??).
    Fazer um ou outro passar vergonha em público é bem legal!

  • 80 HRP Mané // 6/August/2007 às 12:54

    Olha burro ou não não perco o tempo avaliando o QI de ninguem…sou prático….olho os componentes e depois somando-os ou comparando-os faço minhas conclusões….e , eu sei que o problema do nosso pais é de má gestão da nossa riqueza..imensamente male injustamente acumulada entre poucos que exploram demais os restantes milhões e “imensa maioria”
    Quanto a voce , mais um patético facista , travestido de democrata de plantão, quero se exploda!
    Não leia meus comentários e nem dirija -se a mim se for possivel….e durma bem com sua eugeniazinha mesquinha…por que é mais fácil por a culpa nos outros do que procuar juntos as soluções….”dividir o pão e a felicidade”….Passar bem, sabido e culto de plantão!
    QQud?….esse cara é gago?

  • 81 QQud La Silva - Usando Linux // 6/August/2007 às 13:09

    Manézão esquerdóba,

    Desculpe o uso de termos chulos, é que me dá raiva ser taxado de facista e de ter idéias práticas associadas a eugenia.

    Entendo que “etnicamente” somos iguais no Brasil, portanto é burrice qualificar meu comentário de eugenista.

    Apesar de saber que o controle sobre taxas de natalidade serem ferramentas usualmente aplicadas ao ideário eugenista.

    Entendo que ao emitir uma opinião neste BLOG, qualquer outro cidadão poderá criticar e questionar seus comentários pois esta é a função do blog.

    Irei dirigir-me ao SR. quando julgar que seus comentários estão errados, incompletos ou concordarem com os meus sim!

  • 82 Beni Borja // 6/August/2007 às 13:10

    Acho que esse post se relaciona diretamente com um anterior que pedia fórmulas para
    ” salvar” o Brasil.

    A classe média está confusa e apática porque é incapaz de formular uma idéia minimamante consistente do que quer para o Brasil.

    Nossa classe média, sonha num sonho vago e nebuloso de um país num primeiro mundo onírico , onde o meio ambiente se conserva enquanto cresce a indústria , numa sociedade igualitária que não taxa os ricos , onde todos são iguais perante a lei menos quando o criminoso é da nossa família.

    Ou seja, enquanto ficarmos sonhando em sermos o que não somos, nem nunca poderemos ser, não vamos a lugar nenhum.

    A classe média é quem media o consenso em torno dos grandes ambições nacionias, seja a modernização da infra-estrutura nacional do século passado, seja a democratização dos últimos trinta anos.. e agora José ? qual é a nossa real ambição? Eis a questão.

    Mais em breve em “Brazucas no Espaço”

  • 83 HRP Mané // 6/August/2007 às 13:13

    Beni ….é isso aí e mais um pouco…..

  • 84 pedro direitoba // 6/August/2007 às 13:20

    Prezado amigo Mané, um boto é um ser fantástico não vive no mesmo mundo que nós. Não leve tão a sério esse personagem da Xuxa.

  • 85 QQud La Silva - Usando Linuxxxxx // 6/August/2007 às 13:25

    Prezada fruta Jaca, (vulgo P.Direitoba),

    Cuidado com esses comentários em defesa do HRP…eles são MUITOS…e MÚTUOS….

    Alguém ainda vai desconfiar que os dois: “Pdireitoba” e “HRP”, são na verdade amantes…já percebi que ambos defendem a HONRA um do outro, sempre!

    Mas isso não é verdade não! Claro que não…

  • 86 Éd Lascar // 6/August/2007 às 13:26

    Catso, isto já está assim?! Apinhado de post?!
    Vou sair para, …..pagar minhas contas.., depois leio os colegas, mas, uma coisa.

    Reinaldo Azevedo também acha melhor -e torce o nariz para o nome do movimento- que os partidos de oposição fiquem afastados, ou melhor que os membros do “levante”devam mantê-los longe. Eu não acho!
    Este pessoal está dando um choque nesta oposição anêmica de tudo, frouxa. O PSDB tem mais é que abrir os olhos e seguir em frente.

    Naquela base: ” O que o povo quer, para eu poder liderar” Depois eu pesquiso a frase correta; mas é isso, em espírito.

    Estamos com um problema, Houston!

    O governo inoperante e uma oposição idem!

    Abs.

  • 87 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 13:30

    Guiley, é exatamente isso. Tem que inverter, a classe media e alta tem q

  • 88 thiago // 6/August/2007 às 13:31

    E o PD agora está querendo jogar pra torcida. Tudo o que ele disse é truísmo, bem típico do pensamento médio da classe média. vc tem talento para ir além, PD.

    Claro que a Classe média tem o dever de cobrar, mas ela não faz isso pq é mais fácil fica “cansada”. Já que somos todos de classe média e estamos entre iguais, quem aqui nunca procurou um parente pra incluir no IR ou pediu desconto num serviço feito sem nota?

    O problema do “cansei” - fora o fundo golpista de parte do movimento - é a santificação da classe média “pagadora de imposto”. O que esse movimento quer fazer é transformar a classe média nos coitados da vez. os muito ricos são corruptos que enriquecem com os juros pago pelo governo e os muito pobres são corruptos por aceitarem uma “bolsa-esmola”, ignorando tudo o que o “mais corrupto” governo faz.

    E pra ser sincero, esse “cansei” de classe média não tem nada. Ou o Dória agora é daqueles que pra comprar carro novo faz financiamento?

    E o D’urso? Ele é “classe média”? Ora, negar que esse movimento é arquitetado pela oposição com interesses ainda não identificados é atestado de burrice. com todo o respeito.

  • 89 thiago // 6/August/2007 às 13:32

    PS: o Dória do financiamento é o outro, não o nosso PD tá?

  • 90 Éd Lascar // 6/August/2007 às 13:36

    Ôpa! Uma revoada de vírgulas -à la “Os Pássaros” estão me atacando!!

    Socorrrooooo!!!

  • 91 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 13:37

    Guiley, é exatamente isso. Tem que inverter, a classe media e alta tem que inverter esta equação.
    Carlos Magno, o Brasil é uma civilização só, a ocidental. As outras que formaram se mesclaram há muito tempo.
    Quequé, cidadania não é receber de mão beijada casa, comida e educação, como querem os leftists, mas trabalhar para obter isto, pagando um pouco de impostos.

  • 92 HRP Mané // 6/August/2007 às 13:40

    Gaguinho QQud querido….eu e o Pedro Direitoba somos remanescentes do blog do Fiuza….embora respeitando o PD e sua linha de pensamento….lá o pau comia e só ficava quem aguntava a porrda!
    Voce chegou depois!
    Estranhou ?
    Continua estranhando que tá bom….
    Incomodado…..?
    Hummmmmmmm

  • 93 Guiley // 6/August/2007 às 13:41

    Mané.
    Que taxas de natalidade são essas? Tá louco?
    Perdão, você não sabe do que está falando…
    Está desculpado.

  • 94 pedro direitoba // 6/August/2007 às 13:42

    Será que entre os 58 milhões de votantes não tem classe média como eu, como o Doria? Será que entre os que apioam o governo na última pesquisa de opinião não tem classe média? Findo por aqui, antes que o boto rosinha rumine mais alguma coisa.

  • 95 QQud La Silva - Usando Linuxxxxx // 6/August/2007 às 13:46

    Sobre o comentário:

    “eu e o Pedro Direitoba somos remanescentes do blog do Fiuza….” (HRP Mané)

    Ok. Entendi. É paixão antiga.

  • 96 HRP Mané // 6/August/2007 às 13:49

    Olha para teu governo “G”…fui na praça mais próxima e colhi as tais taxas….uma enciclopedia barsa que deixam aqui no laboratório…coisa de estagiário fazendo curso de reciclagem….BARSA!
    Viu “G”?
    Qumico usando Barsa e apostila do Obj….pode?

  • 97 Estagio remuneradis // 6/August/2007 às 13:51

    O texto não é “lá essas coisas”, mas faz algum sentido:

    “A REVOLTA DO ESTAGIÁRIO - porque não dar esmolas.

    Tenho que Dar meus parabéns a esse estagiário que elaborou essa pesquisa tão perfeita pois, para mim, o resultado que ele conseguiu obter reflete a mais pura realidade. Prestem atenção nessa interessante pesquisa de um estagiário…

    *Um sinal de trânsito muda de estado em média a cada 30 segundos (trinta segundos no vermelho e trinta no Verde). *

    *Então, a cada minuto, um mendigo tem 30 segundos para faturar pelo menos R$0,10 o que, numa hora, dará: 60 x 0,10 = R$6,00. *

    *Se ele trabalhar 8 horas por dia, 25 dias por mês, num mês terá faturado: 25 x 8 x 6 = R$1.200,00. Será que isso é uma conta maluca? *

    *Bom, 6 Reais por hora, é uma conta bastante razoável para quem está no sinal, uma vez que, quem DOA, nunca dá somente 10 centavos e sim 20, 50 e às vezes até 1 Real. *

    *Mas, tudo bem. Se ele faturar a metade, 3 Reais por hora, terá R$ 600,00 no final do mês, que é o salário de um estagiário com carga de 35 horas semanais ou 7 horas por dia. *

    *Ainda assim, quando ele consegue uma moeda de R$1,00 (o que não é raro), ele pode descansar tranqüilo debaixo de uma árvore por mais 9 viradas do sinal de trânsito, sem nenhum chefe pra encher por causa disto ou daquilo.
    *
    *Mas isto é teoria, vamos ao mundo real. De posse destes dados fui entrevistar uma mulher que pede esmolas, e que sempre vejo trocar seus rendimentos na Panetiere (padaria em frente ao CEFET). *

    *Então lhe perguntei quanto ela faturava por dia. Imaginem o que ela respondeu!*

    *É isso mesmo, de 35 a 40 reais em média, o que dá, 25 dias por mês x 35 = 875 ou 25 x 40 = 1000, então, na média, R$ 937, 50.E ela disse que não mendiga 8 horas por dia. *

    *Moral DA História: É melhor ser mendigo do que estagiário, e pelo visto, ser estagiário é pior que ser mendigo… Esforce-se como mendigo e ganhe mais do que um estagiário. *

    *Estude a vida toda e peça esmolas; é mais fácil e melhor que arrumar emprego.*

    *Lembre-se de que o presidente Lula** **não estudou, não trabalhou, não sabe o próprio Nome, mas tem 3 fontes de renda e ainda esnoba a nação inteira com palácios, aviões, viagens internacionais, carros importados, bebidas caríssimas etc., etc., etc… *

    *Mendigo não é obrigado a pagar 1/3 do que ganha para sustentar nenhum político … *
    *E NÃO PAGA IMPOSTO DE RENDA!!!!! *,
    Portanto, não alimente o ócio e a vadiagem, não dê esmolas !!!”

  • 98 Chris Pearson // 6/August/2007 às 13:57

    “Pesquisa realizada duas semanas após acidente com avião da TAM mostra que 48% dos brasileiros acham que o governo continua ótimo ou bom. Percentual idêntico ao registrado em março.” (o liberal)

  • 99 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 13:58

    Esmoleiro chinfrin este aí, o meu tem 36 mil na poupança da CEF.

  • 100 josef mario // 6/August/2007 às 14:01

    Companheiro estagio remuneradis
    Eu, josef mario, devo dizer que o texto acima do companheiro é a maior imbecilidade que já vi escrita nos meus 88 anos de vida. Meus parabéns!
    Muito obrigado.

  • 101 Estagio remuneradis // 6/August/2007 às 14:03

    Como assim? Voce tem um pedinte que trabalha para vc Vlad?

  • 102 abstrato (o mais cretino) // 6/August/2007 às 14:05

    ah, mas eu, sempre tao critico ao esquerdismo do miolo mole muitas vezes praticados pelo dono do blog (que ja confessou aqui que era um cafona juvenil andando com broche do PT agarrado na mochila..cruuuzes!) venho parabeniza-lo pelo texto…eh isso mesmo, classe-media eh uma especie esquecida na Terra..apanha de todos os lados, tem que trabalhar feito lacaios e ainda sofrer calada…nao pode falar, muito menos vir com essa historia de se manifestar…mas enfim, ela merece quse tudo que esta acontencendo com ela…deu chance aos abutres vermelhos nas duas ultimas eleicoes e agora eles irao tratar de tirar “tudo” o que ela tem…foram iludidos, enfeiticados, usados e agora sao cuspidos fora como um simples bagaco…esse eh o unico destino dos tontos…bem feito a parte da classe-media idiotizada que defecou nas urnas naquele 1 de Outubro…

  • 103 Chines - ling xi shi // 6/August/2007 às 14:17

    Chines,

    Veio Blasil escondido em navio com calga de soja…tentou solte vendendo pastel com lecheio de al (chines disse “AL”), mas não deu celto..

    Chines qué volta pla casa, polque isso aqui é uma melda.

    Plecisa ajuda blasileilo:

    Ag. HSBC
    C/C 54444654891048-89

    Aceita qualquel quantia.

    Chines.

  • 104 Mad Hatter // 6/August/2007 às 14:21

    Que oposição ? :P

    É a hegemonia, estúpido !

    Deve ser muto triste para jornalistas conservadores como vc, verificar que embora todos os órgãos de mídia ( fonte maior de seu poder imaginário) estejam fazendo o impossível para reviver os áureos tempos pré e pós Collor onde era o quarto poder, manipulando corações e mentes ao bel-prazer, o povo continua dando total apoio ao grã-molusco, ignorando a forçada de barra que “formadores de opinião” como você estão fazendo.

    Ledo engano. Hj e enquanto esta imprensa não voltar a fazer jornalismo sério neste país, seu futuro será sempre de medíocre espectador da conjuntura e eterno derrotada nas eleições. A cada dia mais seus estrondosos “escândalos”, levam a mais e mais descrédito.

    Continue olhando para o seu Nariz ( http://www.fuvest.br/scr/livros.asp?tipo=3&livro=MA001&parte=00049 ) e fazendo esta politicalhazinha que lhe faz sentir tão bem junto aos seus pares. Enquanto isso o governo popular se prepara para eleger um número gigantesco de prefeitos na tsunami vermelha que vai varrer as capitais.

  • 105 Elias // 6/August/2007 às 14:37

    Não tive tempo de ler todos os comentários acima e, por isto, não sei se vou chover no molhado, repetindo o que outros já disseram.

    O problema tributário do Brasil é a má distribuição da carga. Empresas híper-lucrativas, como a Vale, gozam de um monte de isenções e reduções tributárias, diferimentos, etc. Setores inteiros da economia — como é o caso da área de comunicações — gozam de imunidade tributária (o que um largo passo além da isenção).

    Resultado: o imposto que esse pessoal não paga, acaba sendo pago por quem não pode ou não quer se defender.

    Exemplo: a Rede Globo não paga imposto de renda, embora lucre horrores. Já a panificadora da esquina paga.

    Dá pra imaginar quantas panificadoras são necessárias, e quanto é necessário sobretributá-las, pra cobrir a imunidade tributária da Globo? E pra cobrir a isenção de ICMS da Vale, do Grupo Votorantin, etc, etc, etc?

    É por aí que a classe média se ferra.

  • 106 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 14:43

    um pedinte que me deu um golpe….

  • 107 abstrato (o mais cretino) // 6/August/2007 às 14:58

    mad hatter tomou daquela agua que passarinho nao bebe e, por vezes, servem la pelo Planalto…tsc,tsc…tsunami vermelha…so se for uma super-menstruacao…essa pelegada tem cada ideia mesmo…

  • 108 Clara // 6/August/2007 às 15:15

    Gostei muito do texto, só não concordo que a classe média seja conservadora aqui. Se fosse, Lula jamais seria eleito.

    Pedro, quis fazer a cotação das estrelinhas e não consegui. Tem algum truque especial para poder “estrelar” o texto?

  • 109 Pedro Doria // 6/August/2007 às 15:23

    thiago – perdão, mas fui o primeiro a questionar as origens do movimento. Suas origens são impedimentos mais que legítimos para apoiá-lo. Idem para a intenção do PSDB de politizá-lo. Concordo com o Pax em não ver muita diferença no governo de petistas e tucanos, embora seus discursos sejam bem diferentes.

    Agora, perdão: minhas notas tiradas em trabalho são sempre corretas nos centavos. Meu celular, desligo-o no cinema. Não jogo papel na rua. E, bicho, não sou único. Mesmo. Conheço muita gente assim.

    pedro direitoba – sua excelência o presidente não se confundiu, não. Ele foi eleito com alta votação da classe média urbana do país para um primeiro mandato e, no Planalto, mudou seu jogo político. Passou a fazer o jogo tradicional da boa tradição demagógica e olicarca brasileira, baseando nos cantões mais pobres – estes sim manobráveis – seus bolsões eleitorais. Veja de onde vieram os votos em sua primeira eleição e os de sua segunda e você verá a migração parcial de votos.

    Não sou contra distribuição de renda num modelo bolsa família, bolsa escola. Mas se vc governa puxando o saco de ricos e de pobres, adivinha pra quem sobra a conta?

  • 110 GUS // 6/August/2007 às 15:23

    esse lance de ctrl de população, pena de morte, povoar regiões periféricas é fim e não meio.

    pelos mesmos equívocos bem elaborados se criaram bolsas famílias e coisas do gânero.

    todas são medidas cabíveis em outro quadro, não no nosso.

    quanto ao controle populacional, aqui no sul fez-se coisa correlata, não lembro em q estância, um tal de contraceptivo moderno enxertado na pele.
    resultado: as DSTs aumentaram de maneira vergonhosa.

    vc não pode querer do miserável, uma atitude coerente ou racional.
    vc tem que ocupar o miserável com emprego. só isso.
    vc tem que fazer o miserável temer a punição, mesmo em crimes brandos.
    só isso.
    vc tem que punir indiscriminadamente.
    só isso.

    pena de morte? num sistema carcerário e jurídico medieval?

    povoar a periferia brasileira seria ótimo.
    pena que não conseguimos nem mesmo desenvolver as regiões metropolitanas de maneira sustentável.

    como disse o pax outro dia, ninguém pede a cabeça do renan.
    um “cansei renan” seria menos garboso, mas mais contundente.

    o pior é q quem tem essa ideias fenomenais tem diploma.
    a grande mídia diplomada tbm reza a mesma cartilha.
    e a classe média, bom, aqueles que a compõem exaltam discussões sobre o mundo islâmico, sobre guerras americanas e gostam de exalar um pseudo-sapiência criticando o velho e impotente discurso sobre como mudar a sociedade brasileira em que vivemos.

    devemos discutir sim.
    e devemos falar obviedades. chega uma hora em que elas são necessárias, tal a falta de lógica da mídia e nossa mesmo, ao consumirmos o que consumimos.

  • 111 anrafel // 6/August/2007 às 15:24

    O PT formou-se (também) a partir sindicatos fortes de categorias como metalúrgicos do ABC, bancários privados ou públicos, professores e servidores universitários, funcionários públicos e outras tantas gentes urbanas e de classe média.

    Sendo assim, esse alegado desprezo do PT pela classe média só deve ser um caso de esquizofrenia política, que espero ter sido bem debatido nestes mais de cem comentários que eu não tive tempo de ler todos.

  • 112 GUS // 6/August/2007 às 15:36

    Acaso para chegar a algum fim não se usam todos os meios?

    E se, em caso de boa fé, descobre-se que o cobertor é curto e não se sabe costurar?

  • 113 Pedro Doria // 6/August/2007 às 15:37

    anrafel – é um caso de incompreensão das próprias origens, sim. Uma curiosa mistura de preocnceito stalinista da elite do PT contra classe média com a boa e velha fisiologia oligárquica brasileira.

  • 114 Pedro Doria // 6/August/2007 às 15:41

    Clara – As estrelinhas dão problema, mesmo =( Ainda não consegui resolver.

  • 115 Mad Hatter // 6/August/2007 às 15:51

    “mad hatter tomou daquela agua que passarinho nao bebe e, por vezes, servem la pelo Planalto”

    Caro Cretino,

    A popularidade do grão-molusco, medida recentemente, provou que como força política o setor da classe mérdia que sustenta a Veja tá assim, perdido igual a este post e ao movimento cansei.

    Este movimento, por sinal, esqueceu algo óbvio, para fazer um movimento popular é necessário um ingrediente básico: o povo.

    Era mais jogo fazer uma campanha pela internet, a moda 7 maravilhas do mundo, enchendo as caixas postais e a paciencia de spam, mandando mensagens via celular e concorrendo a uma televisão 300 polegadas a ser sorteada no Domingão do Faustão.

    Continuem olhando para a ponta do nariz, mas lembre-se que na eleição, um homem, um voto. Sem políticas claras para o povão, não adianta querer fazer golpe pela imprensa.

  • 116 pedro direitoba // 6/August/2007 às 15:52

    Fui citado mais uma vez por sua eminência. Muitos como vc. já arrependeram, mas não devem ter ido para o céu. A sua frase final é uma desconstrução típica de um Derrida, de um pós-moderno desses. A conta está sendo paga há anos pela classe média, só que vc. descobriu isso agora. Talvez a engenharia tenha perdido um grande talento. Era de se esperar que o regionalismo (o presidente é um garanhusense) e a pobreza votasse naquele que está trazendo algum ganho para eles. Portanto, ao contrário da classe média ship-neoliberal-dirigida imaginar que votam sem raciocinar, votam porque existe um ganho real e palavra o vento leva. Foi assim que o faxineiro do meu prédio me pediu o voto no Lula: Seu dotô, vota no hôme, que pela primeira vez tô conseguindo construir o barraco, o cimento não subiu de preço e tô empregado. Isso pode ser chamado de populismo, mas seja qual for o nome, é uma realidade que tem refletido na diminuição do índice Gini de concentração de renda, já que o babado daqui é na base do achismo. Quero um presidente populista assim. Volto a repetir e até citando o nobre camarada de blog, Sr. Elias, que complementou meu raciocínio sem mesmo ter-me lido: por que não compensar a carga tributária nos mais ricos? Por que puxar saco de pobre é prejudicar a classe média, seu Doria? Agora, tente fazer pressão sobre os ganhos astronômicos dessa elite para ver o que te acontece… Logo irá perceber o que Estadão vai achar disso. O sr. é o jornalista, eu um palpiteiro. Por favor, mais responsabilidade nessa suruba internética, please. Não precisa me responder mandando me calar, dizendo que não sou bem-vindo, que me odeia… Nada disso, só reflita, pois estou refletindo sobre os seus escritos também. Mui agradecido.

  • 117 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 15:58

    A elite stalinista petista pretende tomar o lugar da velha oligarquia fisiológica brasileira.

  • 118 Edson Alves Jr. // 6/August/2007 às 16:00

    Ok, Pedro. Pedir mais mobilização política é sempre válido. Mas se mobilizar para quê? Para problemas amplos em que a culpa é de todos e de ninguém, como corrupção e segurança? Mais indignação? Sem direcionamento, ela não vai a lugar nenhum.

    E aí, quando chegamos no direcionamento dessa indignação, percebemos a contradição principal do seu post: não dá pra querer diminuição de impostos e escola e saúde pública de qualidade ao mesmo tempo.

    Ora, se a classe média quer pagar menos impostos, precisa se conformar em pagar escola e plano de saúde pelos próximos 10 anos, pelo menos. Se a opção é conseguir saúde e educação universalizadas, ela tem que se conformar em pagar o que entrega ao Estado hoje e exigir maior eficiência no gasto. Ora, Pedro, tenha senso de realismo: vc acredita que o mais bem-intencionado dos governantes conseguiria algo melhor do que as duas opções que apresentei a vc agora? Se vc disser que sim, te vendo um terreno ali na Lua, por um bom preço.

    Em outras palavras: o que vc quer é ter todos os benefícios da esquerda (universalização dos serviços públicos pelo Estado) junto com os benefícios da direita (diminuição de impostos). É óbvio que uma guinada extrema para um dos dois lados não é viável, nem mesmo desejável. Mas um caminho, ora bolas, vai ter que ser escolhido.

    Enfim: a classe média brasileira é de direita quando paga impostos, e é de esquerda quando quer receber serviços. Não há nada de intrisecamente desprezível nisso; apenas falta senso de realismo e capacidade de decidir por um caminho ou outro. Isso não é tanto culpa da classe média, mas da falta de um processo político que dê escolhas reais, e não um joguinho retórico de “eu-sou-mais-competente/menos-corrupto-que-você”.

    Agora chegamos num ponto em comum: vc tem bastante razão quando reclama de falta de opção política. Mas aí chegamos num ponto mais profundo (onde entraria também o problema da corrupção, e da forma como tentamos combatê-la), que precisaria de bem mais tempo do que eu tenho agora para uma discussão séria.

    De toda forma, parabéns pelo post, mesmo assim. Só externando as contradições, mesmo que inconscientemente, é que podemos percebê-las, não é?

  • 119 O Espezinhador // 6/August/2007 às 16:01

    Engraçado, eu era o único aqui que mandava neguinho tomanocú, mas de uns tempos pra cá a esquerdalha anda nervosinha, apelativa… O que tá acontecendo? “Ahá uhú, elas estão descontroladas”?

  • 120 QQud La Silva - Linux // 6/August/2007 às 16:06

    Sobre o comentário 110:

    “quanto ao controle populacional, aqui no sul fez-se coisa correlata, não lembro em q estância, um tal de contraceptivo moderno enxertado na pele.
    resultado: as DSTs aumentaram de maneira vergonhosa.” (Gus)

    Sinceramente não entendi como seria possível associar controle de natalidade em populações de baixa renda com DST…

    queres dizer ao usarem métodos contraceptivos os cidadãos desandaram a fazer amor com quem estivesse na frente?

    E se fosse feito o controle sobre as DST’s e outras doenças em conjunto com o da natalidade?

    Eu concordo e até já sugeri o emprego pleno para a população desempregada e de baixo nível educacional e renda! Muitas estradas, pontes e calçamentos precisam ser consertados, muito lixo precisa ser reciclado, muito mato precisa ser cortado.

  • 121 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 16:07

    o direitoba náo entende de causas e consequencias. Uns anos atras o partido de esquerda nos EUA resolveu que os ricos tinha hábitos muito fúteis, consumia demais e resolveu criar um imposto sobre bens de consumo, uma sobretaxa “tudo pelo social”que tiraria uns 15% sobre o valor de carros de luxo, iates, joias e outros bens consumidos pelos ricos.
    Bem, 6 meses depois a industria naval do estado do tal senador esquerdoba começou a receber pedidos zero de barcos novos e além de fechar , ia mandar embora milhares de empregados, quando o mesmo senador resolveu retirar a lei com outro projeto.
    Isto prova que qualquer tentativa de tirar dinheiro dos ricos acaba prejudicando a classe média, direta ou indiretamente. Os ricaços simplesmente passaram a comprar avióes, casas no exterior ou outros bens que náo tinham impostos. Ricos são especialistas em consumo e na produção de riqueza, conhecem profundamente diretio tributário e pensam usn 2 ou 3 governos adiante. Quando um deputado petista acha que descobriu uma maneira de taxar os ricos eles já acharam a porta de saída faz muito tempo. Quem paga? Nosostros. Direitoba incluido, que acha que emprego de porteiro é a salvação do país. Haja prédio.

  • 122 pedro direitoba // 6/August/2007 às 16:09

    Espertinho sinta a dor da minha borduna,

    quem está nervoso? quem é essa esquerdalha? Adoro direitoba descontrolado, enrolando a língua para responder etc.

  • 123 josef mario // 6/August/2007 às 16:12

    Companheiro pedro direitoba
    Eu, josef mario, devo dizer que, embora os seus argumentos, de uma maneira geral, derrubem qualquer contra-argumentação destes direitões, reacionários e fascistas, o companheiro deve ter certo cuidado com o índice gini. A etiópia, por exemplo, tem um índice gini inferior aos índices da frança, reino unido, itália e EUA.
    De nada.

  • 124 Pedro Doria // 6/August/2007 às 16:14

    Edson Alves Jr. – É claro que dá. Se vc reformar a Justiça, torná-la eficiente, o sistema público vai parar de gastar montanhas de dinheiro em corrupção; um sistema público reformado poderá ser descentralizado, e isto poupará fortunas em burocracia.

    Fazendo isto tudo e redistribuindo a cobrança de impostos, aumentando a carga tributária de empresas gigantescas, dá para diminuir a da classe média.

    Ganhando a mesma quantidade de dinheiro cobrando imposto de gente diferente e deixando mais eficiente o gasto deste dinheiro, é possível alavancar simultaneamente saúde e educação públicas.

    Se a classe média continuará a pagar educação e saúde nos próximos dez anos? Sim, continuará. Mas nossos netos poderão voltar a estudar em escolas públicas.

  • 125 abstrato (o mais cretino) // 6/August/2007 às 16:15

    direitoba, o Vlad te deu um cruzado de direita…ahahah…sai de fininho e te enfia na latrina mais proxima que encontrares…

  • 126 Mad Hatter // 6/August/2007 às 16:16

    “Isto prova que qualquer tentativa de tirar dinheiro dos ricos acaba prejudicando a classe média, direta ou indiretamente”

    O Vlad sintetizou seu pensamento. Foda-se a classe mérdia e o povão, os ricos são invencíveis !

    Vamos nos submeter eternamente a seus caprichos, pois estes iluminados são o sal da terra.

    Vamos rezar pra morrer logo e que para que a reencarnação exista. Assim, na próxima pode ser que nasçamos muito ricos, pois nesta encarnação, só vai dar eles.

  • 127 GUS // 6/August/2007 às 16:16

    lá vem o papinho de direita x esquerda. quem faz esse papo tem tempo e capital. e quem sempre toma no centro?

    eu não sabia que pedir retidão de alma na política e matemática no entrada/saída de recursos era algo tão partidário.

  • 128 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 16:18

    e o Lula transformará o Brasil num canteiro de obras…..e os petistas ficarão ricos.

  • 129 pedro direitoba // 6/August/2007 às 16:18

    Olha o galináceo aí, gente!!! Seu raciocínio é magistral no buteco em que freqüento. Para isso é que existe cálculo e matemática, mas vejo que vc. já foi dominado pelo chip Olavão e começa a babar. Vai começar a dizer que imposto sobre grandes fortunas é coisa de comunista e outras besteiras típicas de um gorila direitoba.

  • 130 josef mario // 6/August/2007 às 16:18

    Companheiro QQud da silva
    Eu, josef mario, devo dizer que tenho reparado que o companheiro é especialista em analisar as merdas dos comentários dos outros. Provavelmente o companheiro trabalhe aí em belém do pará em algum laboratório de análises clínicas, cuja maior especialidade seja o exame de feses.
    Muito obrigado.

  • 131 abstrato (o mais cretino) // 6/August/2007 às 16:21

    “politicas claras para o povao”…estas te referindo as politicas sociais criadas pelo governo FHC e sequestradas agora pelos petistas?…das incompetencias do PSDB, a mais gritante, a principal, foi a falta de habilidade para segurar a paternidade dos “filhos” que gerou…isso sim eh imperdoavel na politica e agora estao provando desse amargo remedio, que eh ver o adversario fazer “sucesso” com o trabalho deles…

  • 132 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 16:24

    na verdade, os ricos não conseguem transmitir o gene da riqueza para os filhos, e este gene aparece nas classes pobres tambem. Por isso fortunas acabam e se formam diariamente , querer caçar ricos é querer caçar as pessoas que tem espirito empreendedor, não almejam ser porteiras de predio nem construir barracos nas favelas e que são, em resumo, as responsáveis pela criação de nova riqueza num país.

  • 133 QQud La Silva - Linux // 6/August/2007 às 16:24

    Quase off topic:

    “Entre março e agora, a taxa de ruim/péssimo do governo apenas oscilou, de 14% para 15%. Em outubro passado era maior: 17%. Entre as explicações para a não-alteração da popularidade do presidente no período estão o fato de que a grande maioria dos brasileiros é pobre (59,5% têm renda familiar mensal de só até três salários mínimos por mês, ou R$ 1.050) e a constatação de que apenas uma minoria viaja de avião (8%).” (o liberal)

    Sr. Mario, Josef, quase isso, se levarmos em consideração que o serviço publico todo é uma m…

  • 134 Vlad Chesterton // 6/August/2007 às 16:25

    imposto sobre grandes forutnas é coisa de socialista, e isto todo mundo sabe (menos o direitoba, que deve andar dormindo muito).

  • 135 abstrato (o mais cretino) // 6/August/2007 às 16:25

    desprezivel companheiro josef mario,

    ser de esquerda emburrece…fezes eh com “z”…muitcho obrigado :P