Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

+ Sobre Congonhas e o vôo da TAM

July 18th, 2007 · · 151 Comentários

Um resumo do que vai na imprensa após a madrugada.

Entrevista ontem ao Jornal das 10 da GloboNews:

A falta do chamado grooving no Aeroporto de Congonhas, ranhuras transversais na pista que aumentam o atrito, pode ter contribuído para o acidente do vôo JJ 3054 da TAM, segundo avaliação do engenheiro aeronáutico Jorge Eduardo Leal Medeiros, professor doutor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A falta do chamado grooving no Aeroporto de Congonhas, ranhuras transversais na pista que aumentam o atrito, pode ter contribuído para o acidente do vôo JJ 3054 da TAM, segundo avaliação do engenheiro aeronáutico Jorge Eduardo Leal Medeiros, professor doutor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. “>Para o especialista, a ausência das ranhuras em razão da chuva torna a pista menos segura. O grooving é importante porque a água penetra nessas ranhuras, evitam derrapagens e ajudam na drenagem de água, explica ele. ‘A Infraero poderia ter dado segurança a mais com o grooving na pista’, ressaltou ele. […]

O especialista criticou a prioridade dada pela Infraero nas reformas de Congonhas. ‘Por que houve prioridade nas obras do terminal (de passageiros) em detrimento das obras de segurança? Essa inversão de prioridade é gritante’, questionou.

No Estadão:

Três pilotos ouvidos pelo Estado, que preferiram não se identificar, afirmaram que um dos reversos do avião da TAM estaria ‘pinado. O termo, eles explicam, significa que a peça teria um pino para travar o freios. Isso impediria que a aeronave tivesse os freios ativados inesperadamente, como ocorreu na decolagem do Focker 100, em 1996, provocando o acidente que matou 99 pessoas. No entanto, também teria impedido que os freios funcionassem no pouso.

O reverso é um dispositivo usado para desacelerar o avião durante os pousos. O Airbus A-320 da TAM estaria apenas com um deles funcionando corretamente. Os três pilotos – dois deles comandantes da Gol e um deles da TAM – disseram que essa informação foi dada por colegas. O Estado conversou com eles em hotéis da zona sul da cidade, onde se hospedam entre um vôo e outro.

Segundo um deles, que tem 21 anos de profissão, havia também problemas na pista de Congonhas, recém-inaugurada. Assim como já afirmaram vários especialistas, o comandante também percebeu que a pista estava funcionando sem as ranhuras transversais – chamadas de grooving – necessárias para o escoamento de água. Sem isso, o piso poderia empoçar e causar aquaplanagem. O comandante contou que já havia feito vários relatórios sobre o problema na nova pista.

‘Era um pista tão nova e já muito emborrachada’, completou o comandante. Ele explica que também informou em seus relatórios que a borracha solta dos pneus dos aviões estava deixando a pista mais escorregadia ainda.

Os pilotos não pareciam tão tranqüilos como os passageiros. ‘Todos sabem que a pista não poderia estar aberta com essa chuva. Ela não está pronta. Mas piloto não pode reclamar porque perde emprego’, diz um experiente piloto, com 33 mil horas de vôo no currículo, que preferiu não se identificar. ‘Se fosse eu, teria arremetido a aeronave. Não decolaria com esta chuva. Mas como muitos aviões aterrissaram sem problema, o piloto deve ter achado que seria seguro. Mas não é.’ Como muitos pilotos moram nas imediações de Congonhas, eles aguardavam em Guarulhos uma condução para seguirem para a região. E o comentário era a falta de segurança da pista de Congonhas.

Mais: dois acidentes na véspera.

E, na Folha, Eliane Catanhêde:

As circunstâncias eram todas desfavoráveis: chovia, a pista estava escorregadia, a reforma mal (em duplo sentido) terminou e, afinal das contas, não pode ser pura coincidência que o maior acidente da história acontecer exatamente em Congonhas, no dia seguinte à derrapagem de um pequeno avião da Pantanal. É o aeroporto mais congestionado do país, há décadas se sabe que é inviável e os relatórios oficiais já acendiam o sinal amarelo havia meses. Qualquer um sabe disso, no governo civil, na Aeronáutica, na Infraero, na Anac, nas companhias. Mas ficaram todos esperando ocorrer o pior. Ocorreu.

Resultado: em Brasília, o clima é de total empurra-empurra. O ministro da Defesa, Waldir Pires, estava justamente numa audiência com Lula para discutir o orçamento da Força Aérea, mas, como sempre, foi o último a saber do acidente. Já em casa, teve de voltar ao Planalto. A Aeronáutica diz que não tem nada a ver, porque desta vez o controle de tráfego aéreo não tem nenhuma responsabilidade. E joga a culpa na Infraero, que cuida da infra-estrutura dos aeroportos, e na Anac, a agência civil que substituiu o antigo DAC e que não tem força – talvez nem vontade – de enfrentar as companhias para de fato regulamentar o setor e definir a malha aérea brasileira.

Tags: Brasil

151 Comentários até agora ↓




  • 1 shirlei horta // 18/July/2007 às 7:06

    A culpa é da população. Quem mandou viajar de avião?

  • 2 Mané HRP // 18/July/2007 às 7:17

    Os bombeiros estão no limite e sendo substituidos.
    O predio da TAM ameaça desabar, e está escorado por um guindaste gigante…ainda há pelo menos 150 corpos debaixo dos escombros.
    Acho eu que não é hora ainda de culpar alguém.
    É hora de rezar por aqueles que se foram sem nem bem entender como.
    Orar a Deus e os espiritos que se foram….

  • 3 confetti // 18/July/2007 às 8:03

    lamento essa tragédia ! tristeza………

  • 4 Pax // 18/July/2007 às 8:05

    Desculpa aí Mané HRP, sou ateu e um tanto pragmático. Isso quer dizer que não acredito que rezar pelos que morreram ajuda alguma coisa. Respeito tua fé, mas quero que respeite a minha não fé.

    É a exata hora de procurar causas e culpas e, em paralelo, apoiar as famílias. Nestas horas as Cias Aéreas custumam ser bastante egoistas e não pagar o que estes merecem.

    Descobrir exatamente o que houve ajudará evitar outros semelhantes. Pagar pelos erros ajudará as famílias a sobreviver a tragédia. Tão simples quanto isso.

  • 5 Mané HRP // 18/July/2007 às 8:11

    Pax …revoltado e não tendo aonde se escorar, a não ser na revolta…Cuidado cumpadre!
    Acredite em algo, vai te fazer bem…Mas não me entenda mal…Hoje ,amanhã, são dias para achar os corpos, pois só 93 pessoas foram achadas…por enquanto é hora de orar, velar, e trabalhar e claro, ajudar aqueles que perderam seus queridos….Olha o coração Pax!

  • 6 Mané HRP // 18/July/2007 às 8:12

    Mais tarde volto porque esse assunto é muito polemico e a turma está “trabalhando” com a revolta e a indignação naturais desse momento.
    Meus respeitos.

  • 7 Leila Ferreira // 18/July/2007 às 8:22

    Pedro, achei interessante o comentário do “Fernando Canzian” na Pensata:

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult1470u312838.shtml

  • 8 Pedro Doria // 18/July/2007 às 8:42

    Leila Ferreira: muito – muito – interessante o comentário do Canzian. Na redação do Estado, tive rigorosamente a mesma impressão. É como se todos estivéssemos esperando.

  • 9 abstrato (o mais cretino) // 18/July/2007 às 8:43

    Ze Mane, pede pra cagar e cai fora! e volta depois pra nos dar uma licao de superioridade, ja que estas assim tao racional, tao calmo…

  • 10 Mané HRP // 18/July/2007 às 8:43

    Pedro Dória…então interditar Congonhas seria a solução de cautela?

  • 11 abstrato (o mais cretino) // 18/July/2007 às 8:44

    essa merda de aeroporto ja deveria ter sido desativado faz muito tempo…o tamanho da pista eh ridiculo…

  • 12 Mané HRP // 18/July/2007 às 8:45

    Mais cretino…parabens pelos termos respeitosos!
    O Tutty está sempre com a razão!
    PÔ cara! nem num momento desses voce respeita alguém?!

  • 13 Charles Bronson // 18/July/2007 às 8:59

    Depois do acidente, muita gente fala que já era esperado.
    Acidentes desse tamanho não são esperados!! Isso é um FATO!
    Falar que “eu já sabia” só serve pra futebol, conversas de boteco, etc.
    Não me surpreende aparecer mães dinahs e coisas parecidas, até choro no programa do Gugu.
    A pista é curta, mas só pousam aviões menores.
    Acidentes aéreos acontecem toda hora, muitos passageiros nem percebem. Acidentes catastróficos ocorrem quando vários erros acontecem ao mesmo tempo.

  • 14 Mané HRP // 18/July/2007 às 9:08

    Olha aí uma outra visão da coisa, com o Bronson.
    O dia vai terminar e muitas outras opiniões surgirão!
    Mas cuidado para não usar mais o fígado que o cérebro!

  • 15 Charles Bronson // 18/July/2007 às 9:18

    Para mim, não vai ser surpresa se várias falhas tenham acontecido.
    O piloto deve ter errado o pouso.
    A pista não era apropriada, faltavam ranhuras.
    Ocorreu uma falha mecânica no avião.
    A comunicação da torre deve ter falhado.
    Estava chovendo.

    Qualquer uma das falhas isoladamente não poderiam ter causado uma catástrofe!

  • 16 Mané HRP // 18/July/2007 às 9:47

    Bronson…acho que as ranhuras de escoamento fizeram falta….e pode ter havido alguma exitação de piloto, e ou falha do equipamento de controle direcional do Airbus…..
    O governo é o culpado por tabela….agora quem liberou a pista reformada pela metade…esse vai “sumir” do mapa!

  • 17 Elias // 18/July/2007 às 9:47

    É…

    Mas quem quer que use a aviação comercial freqüentemente sabe que as coisas estão piorando, e não é de hoje.

    O controle do tráfego aéreo é precário, boa parte dos aeroportos está saturada, companhias ruins das pernas são mantidas em operação (o que coloca sob suspeita a manutenção das aeronaves), muitas pistas de pouso e decolagem não estão nada bem, e por aí vai…

    Nesse contexto, é de se esperar, sim, que mais — e piores — acidentes aconteçam. Infelizmente.

  • 18 Mané HRP // 18/July/2007 às 9:54

    É falou bem….aéreas semi falidas!
    Nos States não tem clemencia não…
    Tá ruim das pernas ,está fora!
    Já aqui….ficamos nessa de saudosismo e protecionismo.
    Resultado …BUM!

  • 19 jsa // 18/July/2007 às 9:57

    liberar a pista sem as ranhuras necessárias, permitir a utilização em condições inadequadas, tocar a cabeceira da pista um pouco mais rápido, decisões momentâneas inadequadas ou insuficientes e BUM!
    Falhas humanas evitáveis (porém possíveis)!

  • 20 Theo // 18/July/2007 às 9:59

    O acidente só aconteceu por que o país está progredindo, é o progresso!!!

  • 21 Alba // 18/July/2007 às 10:06

    Só me pergunto quantos mais precisam morrer para que as condições de tráfego aéreo, aeroportos, controladores, etc, recebam a devida atenção de quem por elas é responsável.

    E que o cidadão comum possa se deslocar de um ponto a outro sem passar por constrangimentos e, muito mais grave, sem sentir que arrisca a vida.

  • 22 Renato Gonçalves // 18/July/2007 às 10:06

    Tenho medo do que a dona Marta Chupaexique tem para dizer as famílias dos mortos nestra tragédia.

  • 23 Vlad Chesterton // 18/July/2007 às 10:22

    Pax, usando sua falta de fé para sacanear a fé dos outros, e ainda pedindo o respeito que nunca tiraram dele…mas é um cabotino.

  • 24 Fred // 18/July/2007 às 10:26

    Como morreu um político no desastre, será que irão tomar providências?

  • 25 Alba // 18/July/2007 às 10:44

    Sobre as obras na pista de Congonhas e a Infraero, leiam o blog de Fernando Rodrigues:

    http://uolpolitica.blog.uol.com.br/index.html

  • 26 Adam Victor Nazareth Brandizzi // 18/July/2007 às 10:46

    Ao que parece, a Eliana Catanhêde cometeu uma imprecisão. Segundo o New York Times, Congonhas não recebeu sinal amarelo, mas vermelho mesmo: http://www.nytimes.com/2007/07/18/world/americas/18cnd-brazil.html http://pages.citebite.com/b1a9v7r2f0vyn

  • 27 Lorena Suppa // 18/July/2007 às 10:47

    Pois é Fred, isso é bem capaz…Mas o triste mesmo é que as pessoas que morreram não têm mais corpos, não têm mais cargos, são apenas nomes em uma lista e um vazio na mesa de jantar.

  • 28 Ricardo Cabral // 18/July/2007 às 10:50

    Apagão aéreo, e antes dele, a crise da Varig, o crescimento acelerado da TAM — e mais ainda da Gol — ocupando o vazio da primeira, falta de investimentos na infraestrutura aeroportuária, sabidas dificuldades na parte de controle de tráfego aéreo… Parece que tudo só se somou, nada foi efetivamente reavaliado, reprogramado, objeto de planejamento.
    Aliás, quando vejo essa complexa combinação de fatores, acabo lembrando de como o Japão se prepara para catástrofes bem piores, como é o caso dos terremotos, algo que passa pelo treinamento de todos os setores da sociedade, inclusive com treinamentos com a própria população, no país inteiro. “Igualzinho” ao que se fez tempos atrás em relação às usinas de Angra dos Reis, não é?

  • 29 Pax // 18/July/2007 às 10:58

    Vlad Chesterton, vamos por partes…

    Há culpas a serem apuradas. Rezar não descobre culpa. Pra quem tem fé, ótimo, que reze e tente amenizar sua dor, mas mesmo estes não devem ir pra igrejas pra descobrir as causas do acidente e sim olhar pragmaticamente pro que aconteceu.

    O que me incomodou no comentário é do Mané HRP foi a sugestão de não ser hora de procurar culpados em respeito aos mortos. O que é isso? É claro que é hora, aliás, tá passada a hora. O volume de tráfego aéreo aumentou muito, multiplicou-se em muito, popularizou-se. Pari passu à isso haveria de ter um aparelhamento maior dos controles, equipamentos, treinamentos e regras. Não houve. É crônica de uma morte anunciada como diria GG Marques.

    Quando pedi respeito a minha não fé é pra não ficarem me dizendo o que devo pensar em função da fé de alguém que não compartilho. Só isso. Não passe o sapateiro do julgamento de sandálias (ne sutor ultra crepidam).

  • 30 Fcesar // 18/July/2007 às 10:59

    O acidente em si, possivelmente tem causas além do problema da pista. Mas não há como negar o fato que o governo vem empurrando esse caos aéreo com a barriga, achando que não tem responsabilidade sobre nada, e que trata-se apenas de consequência do “crescimento econômico”, “relaxa e goza”. Ora, mas afinal quem regulamenta, regula, mantém e fiscaliza toda estrutura aérea brasileira ??? Talvez nem em Brasilia se tenha essa resposta.

  • 31 Jegue do Pantano // 18/July/2007 às 11:23

    Em Hong Kong os caras “juntaram” duas ilhas (implodindo as montanhas e jogando o material resultante no fundo do mar) e construiram um imenso aeroporto internacional, ligado ao continente por 27 km de tuneis e estradas duplas, em cima a estrada e embaixo o metrô….
    Aqui não se consegue sequer reformar um aeroporto direito….

    esse é meu país!!!!

    Ah! ganhamos uma medalha no Pan, esqueçamos todas as tragédias. A seguir o capitulo da novela das sete……

  • 32 Pablo Vilarnovo // 18/July/2007 às 11:30

    Concordo com um amigo de cima. Acidentes acontece. Mas esse não foi um acidente. Foi uma tragédia anunciada.

    Mas como nossos progressistas já já vão falar: quem morreu é de classe média. Classe média no Brasil só tem dois direitos: pagar imposto e morrer calada.

    E aí de alguém que vaiar o presindente…

    No mais é Relaxe e Morra.

    Descupem, mas essa tragédia anunciada me estragou. Já estou de saco cheio desses caras.

  • 33 Douglas // 18/July/2007 às 11:37

    Quanto a discussão de procurar já as causas do acidente e os respectivos culpados - durante a busca dos corpos -, não entendo: bombeiros fazem um, técnicos outro. Creio em Deus e acho que rezar ajuda. Ajuda as próprias famílias, que se apoiam em algo para aguentar a dor. Dor que o dinheiro e a punição não vão cessar.

    Quanto ao acidente… vejo como única causa a falta das ranhuras. Lembrem que, ao que me consta, Congonhas tem apenas ILS classe I - que demanda pouso quase inteiramente manual. Some isso a uma pista não preparada para receber avião algum e o mal tempo: tragédia.

  • 34 shirlei horta // 18/July/2007 às 11:51

    Também lembrei da Crônica de uma morte anunciada, do GGM. A sensação de impotência corrói que é o cão.

  • 35 Kleber // 18/July/2007 às 12:06

    Não se preocupe que pelo pouco que um ou outro ser ligado aos órgãos (ir)responsáveis pelo setor disse (a maioria ainda nem deu às caras), já está tudo preparado para jogar a culpa todinha no colo do morto, o piloto, igual tentaram fazer com os americanos envolvidos no acidente da Gol. Serão meses de enrolação e nada será feito, afinal, a teta é boa e dá muito dinheiro. Que são algumas vidas perto dos milhões que caem todo mês na conta bancária dos donos das empresas e, via corrupção, no bolso dos políticos que “cuidam” do assunto?

  • 36 Carlos Magno // 18/July/2007 às 12:06

    Rezar tem seu momento. Discutir e buscar soluções são prioridades. Nada a ver com fé nem com falta de fé.

    Mas enquanto existir o clima emocional haverá muito estrago: não culpados serão alvejados e possíveis culpados serão sequer citados.

    Aos parentes das vitimas tudo se desculpa, mas a nós de fóra que a revolta não nos tome a razão.

  • 37 jsa // 18/July/2007 às 12:17

    Albinha,
    estou contigo, impossível não concordar com os que cobram soluções definitivas e imediatas.
    As falhas administrativas são inadmissíveis e sim, responsabilidade de quem se estabeleceu. As dificuldades reais, que não devem ser poucas, não justificam o caos aéreo atual, virou uma ratoeira mortífera. A possibilidade de outro evento idêntico em iguais condições é probabilisticamente concreta. Tô com medo de avião!

  • 38 Ricardo Cabral // 18/July/2007 às 12:48

    Outras informações que vão aparecendo:

    “Avião acelerou inexplicavelmente no pouso, diz fonte do governo

    Geralda Doca - O Globo

    BRASÍLIA – Imagens feitas pela Infraero revelam que o pouso do Airbus da TAM foi feito no ponto normal do aeroporto de Congonhas, mas, inexplicavelmente, em vez de uma desaceleção, houve uma aceleração abrupta da aeronave. A informação é de técnicos do governo envolvidos nas investigações.
    (…) Segundo fontes do governo, a velocidade foi tão grande que o avião arrebentou uma mureta de concreto no caminho e, em vez de descer a rampa, passou direto e bateu no prédio.

    Segundo essa fonte do governo, em geral, numa filmagem como a que está sendo analisada, um avião leva 16 segundos para sair da tela. O da TAM levou 3 segundos.

    - Essa é uma diferença brutal de velocidade – afirmou o técnico. - E mostra uma aceleração inexplicável.

    A última imagem mostra ainda que havia muita espuma no pneu do avião. De acordo com o especialista, é como se o reverso estivesse aberto e o piloto tentasse frear.

    Segundo a fonte ouvida pelo jornal “O Globo”, parece ter havido indecisão do piloto, mas é prematuro falar em causas do acidente. Os investigadores, porém, não descartam ainda que tenha havido problemas a aeronave. Os fatos serão esclarecidos com a análise dos dados da caixa-preta, que mostrarão o diálogo entre piloto e co-piloto. “ (Fonte: O Globo Online, Plantão, 18/07/2007 às 09h36m)

  • 39 Alba // 18/July/2007 às 12:55

    jsa,

    É horrível ler sobre isso, ver o desespero nas fotos dos parentes das vítimas, saber que um outro acidente não só é possível, mas provável.

    E a tudo isso, concordo com o Kleber, se somará a criação do “ministério dos acidentes aéreos” que é a solução padrão para o que não se sabe ou não se quer enfrentar - e no final, a culpa caberá ao pobre piloto…:(

    Estou bem azeda, assim como o Pablo.

  • 40 Clara // 18/July/2007 às 13:04

    Daqui uns dias vão descobrir que o problema não foi a pista e quero ver recolher tanta merda que está sendo jogada no ventilador.

  • 41 Renato // 18/July/2007 às 13:07

    A GLOBO JÁ APUROU: LULA É O RESPONSÁVEL PELA TRAGÉDIA

    A Globo já concluiu a investigação.

    Dispensa a abertura da caixa-preta.

    http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/444001-444500/444308/444308_1.html

  • 42 Charles Bronson // 18/July/2007 às 13:15

    Já apareceu o primeiro pai-de-santo.
    http://noticias.terra.com.br/brasil/acidentecongonhas/interna/0,,OI1767572-EI10210,00.html
    Depois, os experts.
    No fim, os advogados …

    Tanta besteira que se fala sem apurar!

  • 43 shirlei horta // 18/July/2007 às 13:31

    Renato,

    A RESPONSABILIDADE, em última instância, é do presidente da república.

    Isso não é preciso discutir, é?

  • 44 Pablo Vilarnovo // 18/July/2007 às 13:32

    É Renato, a culpa não é do Governo. É das pessoas que morreram… Quem mandou andar de avião no Brasil não é mesmo. Além do mais, eram da classe média. Tem mais é que morrer calado mesmo. Lula não é culpado, afinal quem é o Lula? Ele é algo de importante no país? Exerce algum cargo importante?

  • 45 Pablo Vilarnovo // 18/July/2007 às 13:35

    Nunca antes neztepaiz morreu tanta gente em desastres aéreos. Em menos de 10 meses estamos batento em 400 pessoas.

  • 46 Piloto Kamikaze // 18/July/2007 às 13:37

    Srs passageiros, aqui quem fala é o comandante.

    Estamos iniciando o procedimento de pouso e peço que apertem os cintos, desliguem o celular e não fumem.

    O tempo em São paulo encontra-se chuvoso e para sua comodidade, vamos estacionar o avião dentro de um galpão da TAM, no outro lado da rua. Temperatura no solo: 1.200 graus.

    A TAM agradece a preferência!

  • 47 Vlad Chesterton // 18/July/2007 às 13:37

    PAX: Quando pedi respeito a minha não fé é pra não ficarem me dizendo o que devo pensar em função da fé de alguém que não compartilho. Só isso. Não passe o sapateiro do julgamento de sandálias (ne sutor ultra crepidam).

    Chesterton: voc^transformou sua não fé em fé, pois se exige respeito a algo, este algo existe. Então sua falta de fé é na verdade não -fé, como você bem definiu.

  • 48 chato // 18/July/2007 às 13:39

    qdo cada um faz um pouquinho do q sabe fazer de melhor, o todo sempre atinge um grande resultado.
    o q cada um sabe fazer de melhor?
    M-E-R-D-A

  • 49 Sabrina // 18/July/2007 às 13:48

    Como sempre essa corja vai botar a culpa no piloto.
    É tão fácil, visto que ele nunca vai poder se defender…..

    Cazzo, nem na pior época da VASP tinha isso. :o(

  • 50 abstrato (o mais cretino) // 18/July/2007 às 13:49

    se as tais ranhuras que nao foram feitas na pista nao tem tanta influencia e utilidade assim, como querem nos fazer crer os especialistas em aviacao petistas, porque entao elas existem? porque sera que o simples pneu da minha bicicleta tem ranhuras e eu fico de olho se as “ranhuras” nao estao muito gastas quando vou pedalar?…porque nao eh permitido andar pelas ruas com pneus carecas, ou seja, sem as ja famosas ranhuras? coisa de brasileiro mesmo, a improvisacao em primeiro lugar…os engenheiros gastam uma vida inteira elaborando projetos de engenharia de seguranca e os entendidos petistas eh que sabem das coisas entao…cada parafuso de qualquer maquina que seja, nao esta ali de enfeite…eh parte de um projeto…e as ranhuras sao parte do projeto da pista sim e sao muito importantes, com nao…

  • 51 abstrato (o mais cretino) // 18/July/2007 às 13:56

    e provavelmente sera mais um acidente em que nao se sabera as causas ,nem os culpados serao apontados…claro, sobrara para os pilotos, ja mortos, que nao podem contestar a versao que a Mentirobras deve estar preparando pra engabelar mais uma vez essa nacao, que parece, adora ser engabelada…

  • 52 Vlad Chesterton // 18/July/2007 às 14:03

    continuando Pax, se sua não-fé se transforma num conjunto de idéias e valores aos quais você pede respeito, é por que acredita (tem fé) que estes valores são os corretos (moralmente). Logo sua não fé não é a ausência de fé, mas a fé em outros valores. De modo que a pergunta é, são estes valores realmente opostos aos valores defendidos por quem tem fé?

  • 53 Mané HRP // 18/July/2007 às 14:13

    O Carlos Magno pelo menos ele , entendeu o que pedi lá para cima…émuito chato essa gritaria e os shows dos donos da verdade dando todas as explicações sobre o ocorrido…enquanto as pessoas choram seus mortos!
    É intragavel essas almas puritanas gritando por justiça….grita depois com os corpos enterrados ou cremados, depois das lágrimas haverem secado e o cara ter o raciocinio no lugar
    O fígado não tem neuronios não!
    E se estão loucos pra achar culpados….lamento…serão 06 meses de investigação e feitura do laudo….Vai ficar todo mundo rouco e não vai adiantar nada!
    Mais uma coisa….interditem por tempo indeterminado Congonhas!

    Uma aventura no campo de Mãe Dinah….
    Vai ter muito marmanjo dono da verdade reclamando….Meus direitos!..meus direitos! …de ir e vir!

  • 54 Mané HRP // 18/July/2007 às 14:20

    Um lembrete:….aqueles que ainda não perceberam que as eleíções terminaram em novembro, um aviso….as reformas dos setores de passageiros nos aeroportos, aí pelo Brasil, não foram uma vontade governamental….foi sim um atendimento ao anseio da turma que utiliza os aeroportos..
    Os mesmos que agora gritam com o estado péssimo das pistas! Prioridades…prioridades!
    Quantas voltas da a terra ehin ?!

  • 55 Fcesar // 18/July/2007 às 14:21

    Alguem já conseguiu acessar o site do Ministério da Defesa??? Está fora do ar

  • 56 abstrato (o mais cretino) // 18/July/2007 às 14:30

    Mane, pede pra cagar de novo…so que dessa vez te enfia no vaso sanitario e desce junto… a “turma que utiliza os aeroportos” esta menor agora sabias? sao mais de 100 pessoas a menos…sabichao…

  • 57 antenor alvarenga cavalcanti // 18/July/2007 às 14:52

    Nenhum acidente deste tipo, meus prezados amigos, tem uma causa única. A associação de vários aspectos negativos ou desfavoráveis atuando simultaneamente causou o acidente e não apenas a inexistência das ranhuras da pista, de forma isolada.
    Um fato, porém, é inegável: o apagão aéreo que vocês brasileiros estão vivendo e o inegável desgaste político que o mesmo causa, sem dúvida nenhuma, deve ocasionar um negligenciamento nos aspectos de segurança. Ou seja, mesmo que as condições não sejam as ideais, é óbvio que existe uma orientação superior para que o maior nº possível de voôs decolem e aterrissem para não piorar, ainda mais, o desgaste do govêrno por causa do apagão aéreo.
    Muito obrigado.

  • 58 Charles Bronson // 18/July/2007 às 14:57

    A realidade, aos idiotas deste blog, é que o serviço público é uma porcaria. Separar este acidente em um plano político PT/PSDB e separar as vítimas na “turma que utiliza os aeroportos” é de uma espetacular idiotice que me revirou o estomago!
    Alguns desses serviços públicos matam. Alguns matam 1 pessoa, outras matam 200.
    Fora o serviço público que não funciona, mas deixa a população debilitada ou mata aos pouquinhos, transformando as crianças em débeis mentais.
    O que se tem no Brasil é que logo, logo, mais algum acidente causado por descaso do governo vai acontecer. Não é de se assustar!!!!

    Que venha a próxima catástrofe!!

  • 59 Charles Bronson // 18/July/2007 às 15:02

    Existe algum serviço público que funciona decentemente no Brasil?

  • 60 antenor alvarenga cavalcanti // 18/July/2007 às 15:07

    O grande responsável por êste trágico acidente, meus prezados amigos, é o povo brasileiro que elegeu êste energúmeno, analfabeto, incompetente, corrupto e, principalmente, omisso presidente Lula da Silva. A vaia que recebeu no PAN mostrou que, nem todos os brasileiros, são ovelhinhas submissas deste rebanho petista. Êste acidente absurdo e a omissão criminosa deste Lula fará com que as vaias se alastrem qual bola de neve em todos os rincões do território nacional. Acordem brasileiros!
    Muito obrigado.

  • 61 anrafel // 18/July/2007 às 15:08

    A caixa-preta já foi encontrada e enviado aos Estados Unidos; pilotos têm sido consultados e dispensado análises sobre as prováveis causas, como os ouvidos pelo Estadão, que aventam a possibilidade de defeito no reverso.

    É uma desgraça esse coflito surdo entre a Anac, a Infraero e o Ministério da Aeronáutica. O descaso com o público é típico do caráter militar que durante muito tempo teve o controle da aviação civil.

    Mas tem (deve ter) causas e mais causas, o grau de tecnicalidade é muito alto e o debate desapaixonado de especialistas deverá estabelecer a verdade ou algo próximo dela. O q

  • 62 Ricardo Cabral // 18/July/2007 às 15:14

    Mané HRP (18/Julho/2007 às 14:20), fui um dos que falou em prioridades. Pistas seguras são prioridade, vêm antes do conforto nos saguões dos aeroportos, ponto.
    Que as causas e sejam apuradas, as responsabilidades atribuídas e as indenizações pagas. E que se aprenda algo da tragédia, que sejam eliminadas as fontes desse tipo de acidente, evitando futuros problemas semelhantes. Ao mesmo tempo, vale prantear os mortos e solidarizar-se com os seus familiares.

  • 63 Alba // 18/July/2007 às 15:18

    Ricardo Cabral,

    Estou com você, embora como já observei acima, também esteja muito indignada com tanto descaso com os cidadãos..:(

    Foi de partir o coração assistir aos noticiários mostrando o desespero dos familiares das vítimas. Impossível não imaginar que qualquer um de nós poderia estar na mesma situação.

  • 64 Ricardo Cabral // 18/July/2007 às 15:35

    Alba, espero não ter parecido insensível em meu comentário. Apenas quis evitar essa partidarização política rasa, da qual até o Pedro Doria (em outros termos) se queixou, e essa discussão fora de lugar sobre fé (religiosa) e não-fé. (Dessa eu participo quando o assunto for pertinente. Neste momento, reze quem quiser, não reze quem não quiser.)
    E tenho amigos morando a duas quadras da tragédia, uma amiga que perdeu gente querida, enfim, como você, também estou entre indignado e comovido com os últimos fatos.
    Beijo carinhoso

  • 65 Charles Bronson // 18/July/2007 às 15:37

    Acho que o descaso total dos serviços públicos no Brasil não teve uma frase mais honesta, sincera e sensata senão a da nossa ministra Marta Suplicy.
    “Relaxa e Goza”.
    Por que solução, não existe. O que vai existir é CPI’s, corrupção, acusação, etc. A verdade neste Brasil é que se você é o responsável, não precisa ficar preocupado.

  • 66 Pablo Vilarnovo // 18/July/2007 às 15:40

    Amigo Mané HRP - A galera que sabe que as eleições acabaram, mas também sabe que nem por isso o governo não possa ser cobrado, nunca fez a menor questão de mármore em aeroportos. Quem faz questão de mármore em aeroporto são as empreiteiras que ganharam muito dinheiro com o superfaturamento dessas obras.

    É muita cara de pau colocar na conta da classe média, aquela que só serve para pagar imposto e morrer calada, as aventuras da turminha da Infraero e seus Fingers mágicos superfaturados (palavra do TCU).

    Fico cada vez mais impressionado com essa turma que mente descaradamente dizendo que os usuário preferiram obras de maquiagem nos aeroportos a obras de melhorias em segurança. Alguma vez alguém aqui foi consultado sobre essas obras? Pelo menos no Rio houve protestos CONTRA essas obras. Principalmente sobre os Fingers Mágicos Superfaturados.

    Tem que ser muito cara-de-pau mesmo… putz…

  • 67 Charles Bronson // 18/July/2007 às 15:41

    A primeira fase está aberta: “A caça às bruxas”.
    Se você é culpado, não se preocupe, pois logo após esta fase, ocorre a segunda fase, “A punição dos inocentes”.

  • 68 Alba // 18/July/2007 às 15:45

    Ricardo,

    Você não foi insensível de forma alguma. É apenas bom-senso e respeito a nós, cidadãos, exigir que apurações sérias sejam feitas, responsabilidades definidas e os culpados, punidos.

    E, que, aí por minha conta, acabe este escárnio com a vida e a segurança dos cidadãos, que tanto sofrimento está custando, para que não sejamos obrigados a assistir outro espetáculo terrível como este daqui a algum tempo.

    Outro beijo!

  • 69 Vlad Chesterton // 18/July/2007 às 15:45

    agora ouço os petistas: “ah, só estão fazendo este alarde porque eram de classe média, se fossem pobres ninguem dava pelota…” A imbecilidade petista não tem limites.

  • 70 Pablo Vilarnovo // 18/July/2007 às 15:50

    Lula/ PT afirmam possíveis causas do acidente:

    1 - Culpa da Mídia;
    2 - Culpa da Oposição;
    3 - Culpa da Classe Média;
    4 - Lula não sabia de nada;
    5 - Culpa de quem voa e preferiu mármore nos aeroportos;
    6 - Tentativa de Golpe;
    7 - Herança Maldita;
    8 - FHC
    9 - Elites;
    10 - EUA.

  • 71 Charles Bronson // 18/July/2007 às 15:54

    Não há mais clima para se viver no Brasil …

    FUI …

  • 72 eloá maria vieira garrido // 18/July/2007 às 15:59

    A culpa é nossa, do povo brasileiro. Se amanhã estes
    políticos que aí estão se candidatarem novamente, o
    povo, idiota, votará neles, sem sombra de dúvidas.
    Então, de quem é a culpa? Os políticos não nascem
    com os cargos que ocupam. Nós os elegemos. E, é
    lógico, eles culparão o piloto.

  • 73 Ricardo Cabral // 18/July/2007 às 16:05

    Vlad Chesterton (18/Julho/2007 às 15:45), este teu último comentário é tão idiota quanto o conteúdo do que você diz ter ouvido. Saia um pouco desse seu moto contínuo — você e alguns mais — e brinde-nos com um pouco do seu humor atrabiliário, e não com essas falas toscas e fora de hora.

  • 74 Vlad Chesterton // 18/July/2007 às 16:07

    Tem petista nos EUA tambem, irresistível o chiste…

    Índice Michael Moore de Atividade Cerebral, escala utilizada para medir a atividade cerebral de um ser humano.

    O nível de IMMAC é medido através do nível de credibilidade que a pessoa deposita no gorducho.

    A escala é bem simples:

    (IMMAC 1) Acredita totalmente = nivel de atividade cerebral de uma maçaneta enferrujada.

    (IMMAC 2) Acredita na maioria das coisas = nivel de atividade cerebral de uma maçaneta.

    (IMMAC 3) Acredita em algumas coisas = nivel de atividade cerebral de uma maçaneta nova.

    (IMMAC 4) Não acredita em nada = nivel de atividade cerebral de um ser humano normal.

  • 75 Pablo Vilarnovo // 18/July/2007 às 16:11

    Desculpe Ricardo, mas esse mote escutamos várias vezes. Diversas vezes mesmo.

    Inclusive a desculpa para as vaias do Lula foram quais? Classe Média.

    Porque não se dar importância aos protestos nos aeroportos durante o apagão aéros? Ora, era a Classe Média.

    O comentário dele não só não é idota como é real. Todo e qualquer protesto realizado por alguem que tenha condição de dirigir seu próprio nariz é desqualificado como sendo de Classe Média.

    Eleição? Foi a Elite contra o Povo. Culpa da violência? Classe Média que não quer abrir mão de seus privilégios (quais???).

    Não foi um Ministro que falou que a culpa do apagão aéreo era das pessoas que viajavam demais?

  • 76 Marcos Araújo // 18/July/2007 às 16:14

    Os responsáveis por esta enorme tragédia sao: O procrastinador e incompetente Cretinácio Mulla da Silva, vulgo Presidente de Banania; o incapaz e senil Waldir Pires; e a Infraero, cabide de empregos recheada de amiguinhos da Dilma Roussef. Todos criminosos, todos com as maos sujas de sangue - ou das cinzas - dos infelizes passageiros.

    E já começou o jogo do empurra-empurra! E, sem dúvida, depois de uns 2 anos - ou mais - de investigaçao manipulada (alguém aí se lembra do acidente da Gol, sem conclusao até agora?), botarao a culpa no piloto, na aeronave, em Sao Pedro, no aquecimento global, etc. e tal. Mais uma grande pizza já está sendo ativamente preparada para consumo da grande e apático povo brasileiro, aquele otário acovardado que paga dentre os mais altos impostos do mundo e nao recebe nada em troca, só insultos (Relaxem e gozem, moçada).

    Os responsáveis pela liberaçao da pista sem canalhetas de evacuaçao da água de chuvas e garoas, deveriam ser presos, julgados, condenados e fuzilados. Mas, como estamos em Banania, onde ninguém é responsável por nada de ruim que acontece, receberao ou um gordo aumento de salário ou uma parruda aposentadoria, caso sejam demitidos.

  • 77 Ricardo Cabral // 18/July/2007 às 16:27

    Caro Pablo, penso que bater na tecla da culpa do Lula e do PT (no sentido político-ideológico) agora, em relação ao acidente em questão, é tornar esta conversa rasa.
    Atribuir as responsabilidades a quem cabe é fundamental, não importando se descobrirem que a culpa foi do Papa. Mas essa conversa mole sobre o “baixo-petismo” é tão útil quanto aquele “fora FHC” quando o PT era oposição. Se formos voltar no tempo, buscando as origens de todos esse imbróglio, chegaremos onde? Que tal lembrarmos do apagão elétrico, por exemplo? Mas penso que isso não ajuda muito, não agora. Eu listei lá em cima um monte de aspectos que fazem parte do cenário, que envolvem o atual governo e os anteriores também, em vez de reduzir tudo a um reles “culpa do molusco”…

  • 78 Alicate // 18/July/2007 às 16:28

    As operações em Congonhas já deveriam ter sido regulamentadas, há muito tempo, com relação aos tipos de aviões, número de movimentos, condições climáticas, etc.

    Não aplicaram regras porque, o Brasil, carece de AUTORIDADE. Os poderes executivo, legislativo e judiciário estão desmoralizados, assim como a União, os Estados e os Municípios.

    O Brasil navega à matroca. O país é uma esculhambação generalizada porque a força imperiosa do Estado, indispensável ao funcionamento da sociedade, está ausente em todos os setores.

  • 79 Ricardo Cabral // 18/July/2007 às 16:29

    Onde se lê “… as origens de todos esse“, leia-se “esses“.

  • 80 Ricardo Cabral // 18/July/2007 às 16:31

    Perdão, “de todo esse imbróglio…”

  • 81 Marcelo // 18/July/2007 às 16:33

    Do site http://www.insanus.org/novacorja/
    “Braziu: não vá

    Alguém precisa fechar o Braziu urgentemente.

    Somos um povo fracassado, falimos moralmente, não há salvação. É muita gente favelada mental em um único território, falando a mesma língua, interagindo. Nossa única saída é sumir do mapa. Caso contrário, continuaremos nos matando uns aos outros, de todas as formas possíveis.

    E fazemos isso justamente porque somos melhores em tudo e não desistimos nunca. Superamos dois recordes ao mesmo tempo: ultrapassar a marca anterior de mortos em acidente aéreo (154 no acidente da Gol em setembro do ano passado) e fazer isso menos de 10 meses depois da última marca. Ninguém supera o Braziu.

    Lula declarou luto oficial e disse que governo vai investigar as causas do acidente. Não precisa. Primeiro, porque somos tão incompetentes que não vamos chegar à conclusão alguma. Segundo, porque, como no acidente da Gol, se chegarmos a alguma conclusão, ela será óbvia: a causa é uma soma generalizada de demência por todo os lados.

    Falência da Varig por causa da incompetência, trafego aéreo sobrecarregado, caos por causa dos controladores, demência profunda do governo para tomar qualquer atitude, um ministro da defesa completamente débil mental que nosso presidente incompetente insiste em manter no cargo, uma ministra sexóloga de boteco de caminhoneiro que manda todo mundo relaxar e gozar mesmo depois da morte das 154 pessoas no ano passado, pilotos e tripulações estressados com as condições caóticas de trabalho, empresas aéreas que se aproveitam da desgraça para ganhar dinheiro, um hangar vagabundo chamado de “aeroporto” que tem notórios problemas desde a década de 80 e, mesmo assim, comporta o maior tráfego aéreo do país com uma pista de 1.900 metros cuja reforma foi inaugurada a toque de caixa no final de junho sem as ranhuras que permitem o escoamento da chuva, demência generalizada de todos os governos que não fizeram nada para ampliar a estrutura do sistema aéreo, chuva demais, pista escorregadia. Todos - e, portanto, nenhum - desses fatores são responsáveis pelas mais de 200 pessoas mortas ontem.

    Somos uma mega favela que acha que pode se desenvolver. Desviamos de carroças que circulam tranqüilamente pelas ruas de nossas cidades, mas achamos que podemos andar de avião. Somos cerca de 70% de analfabetos funcionais entre a população economicamente ativa e ainda assim respeitamos os palhaços que têm título de dotô. Somos todos trambiqueiros e ladrões, mas ainda levamos a sério a canhalha que ainda mantém discursos de esquerda ou de direita, como se esse fosse o nosso problema. Somos todos favelados mentais, mas queremos que nossos políticos sejam honrados e eficientes, esquecendo que somos a democracia mais representativa do mundo. Severino Cavalcanti é o nosso rei moral. Somos a síntese da Havaianas da Adidas. Somos o lixo, mas queremos a todo custo negar essa incômoda verdade.

    O acidente está sendo destaque em toda a mídia má internacional que fica perdendo tempo com esse tipo de coisa e não destaca nossas belezas naturais. É bom que seja. Roubalheira e desgraceira são sempre notícia. São as duas coisas mais representativas da identidade de um povo. Nos dois meses que me restam aqui no Baguette, continuarei minha campanha contra o Braziu.

    Braziu: não recomendo.
    Por Walter Valdevino”

  • 82 GUS // 18/July/2007 às 16:35

    O BARULHO DA TAM

    é trágico.
    é terrível.
    e para os diretamente envolvidos?
    para eles todas palavras são inúteis, pelo menos até que a razão consiga controlar a dor.

    para os indiretamente envolvidos como eu, é que pesam as responsabilidades.
    vivemos no país que merecemos e fazemos parte dele, ou seja, somos parte de sua paisagem.
    uns mais outros menos, porém todos contribuímos de alguma maneira para as suas mazelas, desigualdades, desequilíbrios e incongruências.

    uma vez ouvi dizer que quando morre um argentino de maneira hedionda, ou numa circunstância política incomum, em razão de alguma falha grave, seja ela humana ou sistemática, o país pára por instantes.
    as pessoas saem as ruas nem que seja com panelas nas mãos.
    as pessoas sabem que seus vizinhos também farão barulho com suas panelas.
    as pessoas sabem que por breves momentos, milhares de panelas demonstrarão ao estado e aos que estão em silêncio, que a maioria pensa junto, age junto e cobra junto por uma determinada posição, solução ou mesmo uma simples ação.

    aqui no Brasil as comunidades do “bem” existem. algumas até organizadas. existe o pensamento “semianárquico” de ter posição, expressá-la e lutar por ela. normalmente esses movimentos são contrários aos acontecimentos, as leis, ao pensamento dominante. essa luta é muito difícil. é desigual.
    existem sites, blogs e comunidades onde existem aqueles que dedicam alguns minutos do seu tempo para “tocar” outros individuos. isso é apenas uma amostra da disposição necessária.
    o aliciamento de forças dispostas a mudar algumas coisas está sendo feito, de várias maneiras, mas por uma fração ridícula da população, fracamente organizada, de uma potência ínfima e eu também não saberia como amplificá-la.

    se alguém sabe, esse alguém é um teorizador mudo. onde diabos está essa pessoa ou essa instituição? será que somos órfãos da genialidade?

    somos 180 milhões em prostação.
    resignados em frente a tv e engolidos vivos pela complexidade da vida brasileira e suas úlceras. nossa medicação é de efeito duvidoso. a cirurgia é o prognóstico.
    porque não mudar a dieta a tempo?

  • 83 Pablo Vilarnovo // 18/July/2007 às 16:41

    Prezado Ricardo,

    Depois do acidente da Gol, com mais de 150 mortos passaram-se 10 meses de caos administrativo e de liderança. Some a isso os superfaturamentos da Infraero, some o aparelhamento do DAC, some um obra de 20 milhões de reais que não resolveu o problema básico de Congonhas, some que no dia anterior uma aeronave bem menor já havia derrapado no mesmíssimo aeroporto. Lembra do que os petistas acusaram o juiz que havia PROIBIDO pousos em Congonhas nos dias de chuva? Agora mais 200 mortos. Estamos chegando no número de 400 mortos em pouco mais de 10 meses.

    Você acha pouco?

    Não fique triste o governo já elegeu os culpados “fontes do governo” já estão trabalhando para que o piloto seja culpado.

    Quem está no governo? Quem é o responsável pela Infraero? Pelo DAC? Pelo Ministério da Defesa? Sou eu? É você?

    Esse desastre foi o mais anunciado na história deztepaiz.
    Não me venha com a história de governos anteriores. Lula está aí a mais de 6 anos. Tempo muito suficiente para fazer algo. Foram 10 meses após o acidente da Gol. Os problemas de Congonhas são conhecidos desse governo há anos e mesmo assim nada foi feito.

    Chega. Está na hora desse governo começar a assumir as responsabilidades as quais são inerentes ao mandato.

    Quantas pessoas mais terão que morrer? Ou será porque são da Classe Média não tem valor?

  • 84 Vlad Chesterton // 18/July/2007 às 16:42

    xii, Ricardo filo-petista ficou bravo, ai, ai, ai, ui, ui, ui, segurem a bicha.

  • 85 GUS // 18/July/2007 às 16:50

    está na hora do pau cantar.
    é uma boa hora.

    q cabeças rolem e que o brasiu pare.
    q os telejornais sejam insuficientes.

    quem puder q faça poupança.

  • 86 Nelson Moraes // 18/July/2007 às 16:55

    O Inagaki já prenunciou, acertadamente, no blog dele, que uma das poucas coisas que a notícia vai render de prático será notabilizar “grooving” no vocabulário coloquial.

  • 87 Ricardo Cabral // 18/July/2007 às 17:01

    Bem ampla a sua resposta, Pablo, e tb considero o atual governo o principal responsável pela atual crise do setor aéreo. Por mais que dê até para citar o tenebroso caso SIVAM como parte da história desse caos, e que o primeiro acidente de grandes proporções da TAM tenha ocorrido no mesmo aeroporto de Congonhas faz quase 11 anos, a falta de investimentos no setor, o crescimento da economia e seja lá que outros fatores, nada disso isenta quem governa neste momento. A minha questão era sobre a lenga-lenga de sempre, o de se começar a levar a conversa para o papo esquerda vs direita etc.
    Já quanto ao velho Chesterton, esse costuma ser bem mais engraçado, como agora nesse comentário das 16:42. “Filo-petista” e “segurem a bicha” é muito bom!

  • 88 Pablo Vilarnovo // 18/July/2007 às 17:09

    Bom, Ricardo, nesse sentido, não há como discordar de ti.

  • 89 Ricardo Cabral // 18/July/2007 às 17:16

    Voltando às causas do acidente, por que só o senador Demóstenes (DEM) teve acesso ao tal vídeo da Infraero e nós não? Até onde se sabe, no vídeo não há imagens de corpos mutilados ou coisa parecida, o que justificaria a não divulgação do mesmo…

  • 90 shirlei horta // 18/July/2007 às 17:16

    Até quando Lulla vai ficar escondido?

  • 91 GUS // 18/July/2007 às 17:25

    q isso não é uma questão partidaria poucos terão a decência de admitir.

    agora, engenheiros, pilotos, físicos e poliglotas da linguagem universal da aviação são o quê perante os erros técnicos listados?

    atualmente no brasil, se seu chefe diz q vc pode voar, vc se atira de um predio.

    afinal de contas em quem acreditar?
    no mesmo canal, no mesmo dia, vi “entendidos” dizerem por ex q nosso sistema de ctrl de voo é adequado. depois outro “entendido” qualificar como extremamente defasado.

    o país da última palavra.

    aplicar o conhecimento na sua tividade de trabalho parece absurdo?

  • 92 Pablo Vilarnovo // 18/July/2007 às 17:25

    Shirlei depois das vaias e agora essa tragédia anunciada (recuso-me a dizer que isso foi um acidente) Lula deve estar mais escondido que cabeça de avestruz…

  • 93 Pablo Vilarnovo // 18/July/2007 às 17:27

    Ricardo - Talvez ele tenha sido o único a ter solicitado as imagens…

  • 94 Mr. WRITER // 18/July/2007 às 17:37

    Olha, esse acidente é um símbolo do Brasil… é uma metáfora do que acontece com o país, é um retrato da realidade, é uma amostragem, um reflexo. Só isso… um acidente que reflete o que é o nosso país. Um desastre.
    Se toda reforma feita no brasil for para piorar a situação do que já é ruim, por favor, não reformem nada.
    A propósito, se algum político for se pronunciar, pelo amor do Criador, não façam suas metáforas com sexo e nem com o crescimento do país, também não peçam para as pessoas relaxarem e gozarem. Não é hora para idiotices metafóricas rasteiras e de péssimo gosto senhores políticos.

  • 95 Josué // 18/July/2007 às 17:40

    Chegando agora.
    Nem lí nada antes mas já tenho opinião formada:

    Como andam as estradas brasileiras?
    Como anda a educação brasileira?
    Como anda a segurança brasileira?
    Como anda a saúde brasileira?

    Por q

  • 96 Josué // 18/July/2007 às 17:43

    Chegando agora.
    Nem lí nada antes mas já tenho opinião formada:

    Como andam as estradas brasileiras?
    Como anda a educação brasileira?
    Como anda a segurança brasileira?
    Como anda a saúde brasileira?

    Por que diabos seria diferente com aeroportos?

    Acho que administrar um país é coisa muito séria para ficar nas mãos de políticos.

    Tá mais do que na hora do Waldir Pires ser demitido a bem do serviço público e se possível condenado por negligência criminosa.

    E ele que nem pense em vir pedir emprego de peão aqui na serraria porque aqui competencia é fundamental.

  • 97 Marcos Araújo // 18/July/2007 às 17:45

    Esse tal Ricardo Cabral é mais um neopetista enrustido. Já notaram como ele muda o disco quando chamado no curé (vide rebates do Pablo Villarnovo)?

    Se os responsáveis dessa crise sem fim que gerou a tragédia Gol/Legacy e 10 meses depois este imenso desastre perfeitamente evitável nao sao o Mulla, o Pires e a Infraero (que liberou a pista sem as canalhetas concluídas), quem seriam entao, na sua douta opiniao, ô Ricardao?

  • 98 Pablo Vilarnovo // 18/July/2007 às 17:55

    Relembrar é viver (nesse caso Relaxar e Morrer):

    05/02/2007 - 23h21
    Justiça proíbe aviões Boeing e Fokker em Congonhas
    Publicidade
    da Folha Online

    O juiz Ronald Carvalho Filho, da 22ª Vara da Justiça Federal de São Paulo determinou nesta segunda-feira que todos os vôos que operam com aeronaves Fokker-100, Boeing 737 no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) sejam suspensos a partir de quinta-feira (8).

    A medida é conseqüência de um pedido de interdição da pista principal do aeroporto, feito pelo Ministério Público devido aos constantes fechamentos da pista causados pelo acúmulo lâminas de água em dias de chuva.

    Depois de ouvir representantes da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a Infraero –estatal que administra os aeroportos brasileiros– o juiz negou o fechamento da pista principal, mas impediu, duas semanas antes do Carnaval (20), a operação das aeronaves. Aviões de grande porte, como Boeings e Fokkers não podem circular na pista auxiliar.

    Reforma

    As pistas devem passar por uma reforma a partir do dia 27 de fevereiro. Cerca de 40% dos vôos diários de Congonhas devem ser transferidos para o aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo).

    O trabalho de reforma e ampliação da pista auxiliar e das pistas de rolamento vai durar 115 dias, com fim previsto para o dia 22 de junho. Dias depois, será a vez da pista principal. Antes do fim desta segunda obra, a Infraero começa obras no aeroporto de Guarulhos.

  • 99 Ricardo Cabral // 18/July/2007 às 17:56

    Marcos Araújo, se você tem alguma dificuldade de leitura, recomendo que volte à escola. Leia umas três vezes o meu comentário das 10:50 e mais três vezes o das 16:27 e antes de falar besteira.

  • 100 Alba // 18/July/2007 às 18:02

    Marcos Araújo,

    Acho perfeitamente normal que você esteja indignado com tantas mortes, assim como todos nós.

    A isso não se segue que se deva desqualificar justamente quem chama a atenção para o eterno e raso debate que travamos aqui e que não nos leva a canto nenhum. Este governo é amplamente responsável por ação, omissão e comissão - o Ricardo Cabral disse explícitamente isso, assim como eu.

    A oposição fez alguma coisa para acelerar as investigações no caso do acidente da Gol? A oposição exigiu o fim da crise aérea? Houve alguma manifestação popular ou algo do gênero, cobrando ação das autoridades?

    Bem, não me lembro de ter lido nada a respeito. E compartilho da posição do Ricardo Cabral. Portanto, devo ser “neopetista enrustida”, o que resolve o assunto e encerra a discussão, não é mesmo?

    Que tristeza!

  • 101 Pablo Vilarnovo // 18/July/2007 às 18:08

    Alba - Não seja injusta. A oposição tentou durante meses uma CPI para a GOL. A CPI que tentou investigar a Infraero. Conseguiu? Não.

    Leia abaixo essa declaração.

    Do deputado federal e líder da minoria na Câmara, Júlio Redecker (PSDB-RS), 51
    anos, casado e pais de três filhos, morto no acidente de ontem, sobre o acidente
    com o avião da Gol que matou 154 pessoas em setembro do ano passado:

    “Passados seis meses daquela tragédia, a sociedade ainda aguarda por respostas
    do governo, que insiste em não ver fato determinado para a instalação de uma
    CPI
    . Agora, cabe a esta Casa agir para que possamos voltar a voar com segurança,
    para que mais famílias não sofram a mesma dor e para que negócios e empregos
    possam ser retomados.” (Rosane de Oliveira, Zero Hora, 18/07/07)

    A memória nesses casos é fundamental.

  • 102 Vlad Chesterton // 18/July/2007 às 18:08

    Lamntável a atuaçãop dos petistas e governistas em todo este ano, em todas as esferas, inclusive deste blog.

  • 103 Josué // 18/July/2007 às 18:13

    Sabem o tal “Custo Brasil”?

    Pois é, tá sendo cobrado em vidas humanas.
    Se a tal democracia serve para eleger gente como esta que está aí - e tanto faz se são situação e oposição - melhor rever este conceito de “um homem, um voto”.
    E sem hipocrisia e relativismo moral por favor.

    É incomcebível que ainda tenha gente querendo justificar com argumentações que remetem a governos passados. Ser petista tudo bem, mas ser cego não.

    Aliás acho que dá para quantificar o número de pessoas que morreram hoje por conta de ações ou omissões dos governantes e isso vai de fila do sus a acidente da tam.

    Porra gente!!! tá morrendo gente!!!

    Tô puto. Muito puto.

  • 104 Alba // 18/July/2007 às 18:17

    Pablo,

    É uma pena que justamente este parlamentar tenha se transformado em vítima. De fato, eu não deveria ter generalizado. Mas o que eu gostaria de ter deixado mais claro é que, de forma geral, pelo que se lia, a oposição estava quase sempre mais interessada em alinhavar conchavos do que em debater e encaminhar as questões de interesse real da população.

    É claro que existem alguns poucos parlamentares honrados e que levam a sério seus mandatos. Mas esses quase nunca conseguem fazer valer sua posição junto à maioria. E, nesse sentido, é um exercício um tanto fútil, me parece, buscar a demonização de um lado enquanto se absolve o outro.

  • 105 Alba // 18/July/2007 às 18:19

    Josué,

    Uma vez na vida, concordo integralmente com você!

  • 106 Josué // 18/July/2007 às 18:20

    “A Opoisção não fez nada…”

    Mais não é o PT que tá no governo?

    Não cabe a ele a ação positiva? Não é o PT que tem que fazer as coisas acontecerem?

    Se a oposição tem que fazer as coisas certas acontecerem, que o PT entregue de uma vez a porra do governo prá oposição!!!!

    Prá que governo do PT se a oposição tem que ficar o tempo inteiro puxando as rédeas?

    Tô puto. Muito puto.

  • 107 Josué // 18/July/2007 às 18:22

    Desculpem o destempero.

    Sem condições de papo hoje.

    Boa noite a todos.

  • 108 Pablo Vilarnovo // 18/July/2007 às 18:41

    Sabe o que mais me deixa mais triste Alba, é ver um Chile que depois de uma ditadura idiota como todas, consegue unir duas vertentes políticas distintas e construir uma base para um crescimento.
    É ver uma Espanha também sair de uma ditadura idiota, unir dois partidos PP e PSOE distintos ideologicamente e contruir as bases para o desenvolvimento.

    No Brasil não conseguimos isso. Nunca atingimos uma maturidade política. Os interesses falam mais alto. Parece que após nossa ditadura, o grupo que estava de fora tinha tanta fome de poder pelo poder que nada mais interessa. Nesse Fla x Flu de forças iguais, sim porque ideologicamente o PT pouco difere do PSDB, existe um embate que ninguém ganha. Todos perdem.

    Nesse ponto tenho que concordar com o Josué. O PT hoje é governo. As ações TÊM que partir dele, não da oposição. Fica claro que o PT assumiu sem qualquer idéia do que iria fazer. Assumiu para aparelhar. Assumiu para se perpetuar no poder através do aparelhamento, através do toma-lá-dá-cá. Apenas isso.

    Em um dos debates na eleição para a França, Royal afirmou que iria ser a Presidente da França que funciona. Sarkosy rebateu que seria o Presidente de toda a França.
    E ele ganhou.

    Ser Presidente de algo que funciona é muito fácil. Ser Presidente para ganhar tapinhas nas costas é muito bom.

  • 109 Alba // 18/July/2007 às 18:56

    Pablo,

    Infelizmente, nosso parlamento é o que é. O Josué tem razão quando invoca a responsabilidade do governo. Mas a oposição também tem responsabilidades, como você mesmo acentua com os exemplos do Chile e da Espanha.

    Por mais que nossa história seja diferente da desses países e que tenhamos os problemas que sabemos, a coisa fica intolerável quando pessoas começam a morrer. É injustificável.

  • 110 Mr. WRITER // 18/July/2007 às 19:04

    Josué, Pablo, Alba
    Prezados, acredito que esse fato de invocação da oposição para fazer o que o governo deveria fazer se baseia naquele jeitinho do brasileiro de culpar sempre os outros por suas incapacidades e irresponsabilidades. Acho que aquela máxima do Sartre se encaixa muito bem nesse caso: O inferno são os outros… Então, por tabela, a culpa só pode ser de outrem que não o próprio governo, no caso, coloca-se na oposição, no piloto, na população, no progresso e nunca no conjunto de fatores que realmente levaram ao ocorrido…

  • 111 Josué // 18/July/2007 às 19:48

    Não aguentei:

    Oposição: estudei pouco mas aprendi que oposição é coisa do contra, que diz não, que não quer que aconteça, que fica criticando e torcendo para dar errado.

    Situação é que se diz governo, é quem um dia foi oposição e fez tudo aquilo já citado e que agora tem que fazer algo de útil para mostar que alem de latir , morde. É o governo que manda, é ele que decide e escolhe.

    Concordo com o Pablo que o ideal, o correto seria uma união mas fiquemos na realidade, no possível. Cada um na sua e sem nada em comum alem dos interesses pessoais e partidários.

    Mas insisto que a SITUAÇÃO, seja ela de que ideologia for é que é paga - e bem - para fazer as coisas funcionarem mesmo que minimamente.

    Não foram os quase mortos no “acidente” plenamente evitável que me indignam. É a certeza de que nada vai ac ntecer, que ninguem alem do faxineiro que varre a pista será culpado de alguma coisa. Lula o maior culpado, Waldir Pires o ministro relapso e a curriola conivente sairão ilesos ou no máximo Waldir e curriola serão transferidos para alguns carguinhos obscuros de salários luminosos a trôco de silêncio.
    Meu comentário não tem nada de ideológico.
    Mas avaliem como funciona tudo, absolutamente tudo que está sob administração pública: 99% não atua de forma eficiente. A polícia não prende e se prende a justiça solta. A saúde não cura e ainda mata. A educação não educa.
    Talvez a oposição e situação devessem fazer algo em conjunto mas por regra este ‘fazer em conjunto ” é opção. Já o FAZER é obrigação da situação porque foi isso que prometeu fazer quando era oposição.

    Não lamento os mortos de congonhas, mas tenham a certeza que neste exato momento alguem, em algum lugar deste país esta morrendo por ação ou omissão do serviço público caro e inútil. É a certeza de que pessoas vão morrer às dúzias como em congonhas ou de pouquinho nas filas do sus que indignam qualquer cidadão.

    Não se preocupem porem. No fim do mês, com cadáveres carbonizados ou não, os salários da parte podre e dominante do serviço público vai estar no banco, inclusive do Waldir Pires.
    O dinheiro que vai pagar estes salários é nosso, portanto somos cúmplices, coniventes e solidários com o que eles fazem ou deixam de fazer.
    Detesto admitir mas creio que o INGÊNUO tem alguma razão. Se é para ter o que temos - e por nossa culpa - melhor nada, melhor a zona, a anarquia.
    E agora? Vocifero, grito, xingo, esperneio e o que mais eu e todos você podemos fazer? Nada. Amanhã ou depois voltamos a nos agarrar nas ideologias de cada um, nas palestinas, iraques, cubas, estantes e moças do PD. Até o próximo avião, até o próximo zé da silva na fila do sus.
    Mea culpa, nossa culpa…

  • 112 Vlad Chesterton // 18/July/2007 às 20:34

    Alba que historia é esta de que as oposições tem responsabilidades neste governo? Tais dodia?

  • 113 Capitalista // 18/July/2007 às 21:33

    Este blog conseguiu hoje bater o recorde mundial de concentração de pessoas da caráter duvidoso, o tal do Pablo está babando de provavelmente de satisfação.

  • 114 shirlei horta // 18/July/2007 às 21:34

    O pior que pode acontecer agora é reavivar o eterno (e imbecil, me desculpem) direita x esquerda.

    Quando gastamos nossas energias não para coibir o crime, mas para provar que somos menos criminosos…… Alguma coisa está errada. Muito errada.

  • 115 Mané HRP // 18/July/2007 às 22:01

    Não deu para ler todos os posts da turma..mas o do PV me dando uma dura…deu!
    É PV a coisa é essa…anos a fio a turma pedia mais conforto e coisa e tal…marmore?
    Não! Granito….tudo bonitinho e ar condicionado!
    Eu gosto “duma” televisão e acompanho a falação classe média em geral(sou classe média, né?).
    Então, ainda nos anos FHC ,a coisa começou….reformas e e mais reformas…e claro….o Lula caiu nessa patuscada….
    O governo é culpado….mas todos nós somos um pouco culpados…..
    Sociedade Civil?
    Olha só os representantes que elegemos!
    Nem tem como argumentar!
    Sou um dos culpados!
    Antes de mais nada…lá no falecido Fiuza o Antonio M critica sempre quem bate na classe média, com aquela falastrice de que ela paga impostos!
    Pobre não paga imposto?
    FALA SÉRIO!
    depois eu volto…..

  • 116 cristina // 18/July/2007 às 22:10

    antes de mais, os meus pêsames a vós, brasileiros, por estas perdas inúteis, provavelmente evitáveis e seguramente desculpadas a quem governa.

    lamentável, aí como aqui em portugal, é a falta de vergonha e a frieza dos responsáveis, quando são colocados perante tragédias deste nível de gravidade: os inquéritos arrastam-se, as conclusões também e os processos prescrevem. e nas novas eleições aí estão eles de novo prontos a ocupar as cadeiras do poder e a encher um pouco mais os bolsos.
    mas meus amigos, não nos esqueçamos de uma coisa: eles estão lá legitimamente, são o resultado do que o povo escolhe.
    quando começaremos a ser mais exigentes com quem nos governa? quando começaremos a saber distinguir a competência do populismo razo de ideias???sabem qual é o problema, aí e cá? falta de instrução e de cultura política. enquanto a maioria da população for pouco mais que analfabeta, vai sempre achar muito mais piada ao forcore que a um discurso sério. é a vida….e o azar.

    (não vejo que possa melhorar nos proximos tempos)

  • 117 Alicate // 19/July/2007 às 1:22

    Em 2007 já aconteceram 68 acidentes na aviação comercial. Morreram 558 pessoas.

    http://aviation-safety.net/database/events/

  • 118 Alicate // 19/July/2007 às 1:43

    No DAC havia militares da FAB.
    Na Anac há militantes do PT.

  • 119 Dino // 19/July/2007 às 4:01

    O vice-presidente de operações da TAM, Alberto Fajerman, afirmaram que a ausência de ranhuras (“groovings”) de escoamento de água na pista não comprometeu a aterrissagem da aeronave.
    Não é ‘vira’ que ele estava falando. Não existe esse termo em aviação. Era ‘gira, gira’, ou seja, ele (o co-piloto) estava pedindo para que o piloto rodasse o avião (girar o avião para cima, para voltar a decolar)”, afirma o major-brigadeiro, que foi presidente da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e já participou de investigações do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, um órgão ligado ao Ministério da defesa).
    Nesta quarta-feira, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), relator da CPI do Apagão Aéreo no Senado, confirmou a informação de que imagens da câmera de segurança da Infraero no Aeroporto de Congonhas revelariam que o Airbus da TAM pousou normalmente, mas a aeronave teria acelerado de forma abrupta. O senador assistiu ao vídeo nesta quarta-feira.
    Como podem ver, não houve derrapagem, pelo simples fato, de sequer ter havido frenagem, resta saber o porque de o piloto não ter revertido as turbinas e tentado arremeter o avião, mas isso agora só com a investigação da caixa preta e voice recorder, o resto é conversa de um bando de urubu imundo esperando uma carniça para se deliciar.

  • 120 Mané HRP // 19/July/2007 às 6:56

    Pois é Dino…..julgar antecipadamente dá nisso.
    Aí vem os técnicos e te informam que não foi bem assim….que muitos detalhes mostram que havia muitas coisas que poderiam causar o acidente….e o fígado falhou em suas conclusões e teorias!
    Com o fígado não se pensa!
    Entenderam ?
    Valeu Dino!

  • 121 Mané HRP // 19/July/2007 às 8:10

    Normalmente sou um dos primeiros a chegar ao serviço…hoje por causa das reformas há pouca gente aqui …então sem nada para fazer estou vendo os Tele jornais da manhã….
    Caramba num dos filmes se ve o bombeiro envolto nas chamas com uma mangueira na mão…..
    Perguntinha:
    Voce teria a coragem desses caras?
    Confesso que não!
    A esse orgulho do meu estado o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo….minhas homenagens.
    E …ao trabalho que chegou o “estagiário”…corinthiano!
    Pode?

  • 122 jsa // 19/July/2007 às 9:22

    Vlad Terrível Chesterton,
    se o Índice Michael Moore de Atividade Cerebral, é a escala utilizada para medir a atividade cerebral de um ser humano, como você mesmo nos informa, seu próprio nível de atividade cerebral está próximo ao de uma maçaneta enferrujada (eu sei que é, quase, uma maldade, mas que posso fazer):
    (IMMAC 1) Acredita totalmente = nível de atividade cerebral de uma maçaneta enferrujada.

    Por meus conhecimentos psicochutológicos, sua personalidade caracteriza-se e firma-se em acreditar totalmente: ora em seu guru sociológico Olavão, ora em seu guru religioso Bentinho, e por aí vai você, sempre cheio de fé.
    (desculpe a cacetada, mas não resisti)
    abs

  • 123 Vlad Chesterton // 19/July/2007 às 9:36

    jsa,obrigado pela piada matinal.

  • 124 Vlad Chesterton // 19/July/2007 às 11:03

    mas e os petistas onde andam? Ninguem aparece para dar explicações, tomar providências, ministros se calam. Cadê o presidente para dar uma satisfação, para assegurar a tranquilidade da população. Ou petista não anda de avião? Ou petista só anda no Air Force 51?

  • 125 GUS // 19/July/2007 às 11:04

    incrível que a capacidade de avaliação de pessoas cultas e inteligentes quantifique e qualifique os individuos basicamente em GOVERNO/SITUAÇÃO/ESQUERDA versus DIREITA/OPOSIÇÃO ou MAL versus BEM e viveversa.

    essa ladainha cansativa é pródiga na terra dos macacos.
    cada macaco tentando mijar no territorio alheio e tentando copular com a macaca do outro bando.

    por isso este país não tem solução.

    nossa crise é moral.
    nosso deputado e nosso senador não podem ser julgados comptenetess ou incompetente sem antes ser carimbado como IDÔNEO.

    essa distinção não é reconhecida pelo eleitor.
    o mecanismo para se AUFERIR IDONEIDADE está esquecido e é tão velho quanto o mundo.

    será q na sua família vc é idôneo? vc trai sua mulher? vc se preocupa como deveria com a educação dos seus filhos? vc quer o posto do seu superior a qualquer custo? vc dirige bêbado?

    isso não é religião e não é caretice.
    isso devia ser a pauta e o ponto de partida.

    a ditadura tinha uma virtude: tolerância zero.
    os meios e os conceitos eram atravessados. a punição muitas vezes o cárcere, a morte e outras barbaridades.

    mas esse conceito de tolerância zero ao qual chamamos transparência por modismo deve ser incansavelmente buscado desde o processo eleitoral até o exercício nas câmaras, senados e planalto.

    agora estamos falando de sangue e clamamos por esclarecimentos.
    mas isso pouco irá mudar a estagnação do brasiu sem que falemos e lutemos pela reforma política antes de mais nada.

    mas me digam q reforma pode ser feita sem a instauração de um mecanismo que EVITE que ela seja feita pelos próprios reformados?

    onde está o papel da justiça e do quarto poder efetivamente?

    nunca vi bandido ter a prerrogativa de se julgar .
    a sociedade vai assistir em silêncio?
    não quero mais viver no país dos macacos.

  • 126 Vlad Chesterton // 19/July/2007 às 11:13

    esta queixa de que tudo se divide em direita e esquerda é pura mitificação, para esconder e camuflar os fatos.
    O governo federal, o executivo não executa. Não toma providências, não pratica a autoridade, deixa o barco correr. Lula na ânsia de não desagradar ninguem é omisso. Leniente, se acumplicia dos corruptos que usam a estrutura estatal para roubar e aconchegar apadrinhados políticos, a maioria uns desgraçados sem cometência para os cargos que conquistaram invadindo.

  • 127 Mané HRP // 19/July/2007 às 11:23

    Chesterton…por favor, só uma pergunta:
    Caso o avião da Tam estivesse com velocidade fora dos padrões de aterrisagem , os trens de pouso abaixariam….
    Explico a dúvida:
    Uma Sabida no blog do Ryff está papagueando tal possibilidade no blog…inclusive contestando os filmes das cameras de segurança do aeroporto.
    Por favor…..

  • 128 GUS // 19/July/2007 às 11:46

    VLAD concordo com seu ultimo post.
    mas o q vc escreveu entra em conflito com sua insistente maneira de dar nome aos bois.
    petista pra lá e pra cá.

    a realidade q vc expôs não é privilégio desse governo, muito menos do PT.

    o dialogo nestes blogs somente será produtivo quando ele não for partidário, afinal de contas somos antes de mais nada brasileiros e temos como objetivo comum ver um brasiu mais justo e progressista.

    o resumo da prática política q impera neste governo é apartidário pois ela independe de silga. Nossa prática política está FALIDA.
    nosso sistema é arcaico, quase que um upgrade do coronelismo.
    por deus, o mecanismo não funciona e propicia e estimula a CORRUPÇÃO, seja ela qual for, em todos os níveis, em toda a estrutura do poder.

    Até os boys devem ganhar “algum”.

    Só me falta algum energúmeno agora fazer apologia a privatização.
    Competência, otimização, transparência, tecnologia, no-desperdicio e fiscalização nunca estiveram no vocabulário dos hipócritas e oportunistas.

  • 129 GUS // 19/July/2007 às 11:49

    também entendo que esse tipo de assunto raramente convém.
    para falar de moralidade é necessário ser moral.

    como dizia o rei das parábolas, telhado de vidro é mato.

  • 130 Clara // 19/July/2007 às 11:50

    once again
    vai ficar claro que a pista não foi a causadora do acidente, como as evidências já mostram.
    o que não invalida as críticas aos problemas nos aeroportos.
    mas uma coisa dificilmente tem a ver com a outra.
    e essa história da imprensa de ficar dando manchete pra arremetida de avião hoje é ridícula. Todo dia um avião refaz o procedimento de pouso e não há nada de anormal nisso.

  • 131 GUS // 19/July/2007 às 11:55

    e vai ficar claro tbm q o molusco tem muitos ministérios.
    por deus, se a natureza nos deu 10 dedos nas mãos é pq 30 seriam difíceis de controlar.

  • 132 Pax // 19/July/2007 às 12:28

    tudo parece se resumir, como quase acentei no primeiro comentário do post anterior a falha de equipamento seguida de falha de procedimento numa adversidade…

    pena e não invalida a questão crítica da infra-estrutura de transportes no Brasil.

  • 133 RW in Miami // 19/July/2007 às 12:44

    Alem da tragedia em termos de perdas de vida, esse acidente vai ter impactos outros, principalmente na queda do turismo externo. As manchetes dos jornais estrangeiros todas falam da inseguranca em se viajar de aviao no Brasil. Eu mesmo estou pensando seriamente em nao ir ao Brasil visitar minha familia no final do ano…

  • 134 Mané HRP // 19/July/2007 às 13:12

    “O LLoyd Brasileiro tem uma linha de navios mistos que sai de Nova Yorque, passa em Jacksonville e vem batendo nos portos brasileiros até Rio Grande……” era uma opção para o menino aí de Miami…sem ela só resta ele ficar lá na terra do Tio Samuel!…ou ir fazer um SPA em Guantánamo!

  • 135 Josué // 19/July/2007 às 14:01

    Alguem aí ainda lemra que morreram umas 200 pessoas numa só tacada?
    Foi ontem ou anteontem, acho que em S.Paulo ou Porto Velho. Parece que foi de avião ou velocípede.
    Eu já tinha cantado a bola. Nos atracamos nas nossas coisinhas e picuinhas.
    Somos humanos.
    Alguns são bem piores que nós. São políticos que se metem a governar um país .

    Aliás uma pergunta:

    Morreram mesmo quantas pessoas? Aliás, o que isso impora né?
    Alguem aí pode me dizer o resultado do bicho de ontem?

  • 136 Josué // 19/July/2007 às 14:02

    Alguem aí duvida que o Lula e o Waldir Pires vão deixar de recebr seus salários no mês que vem por conta deste acidente?

  • 137 jsa // 19/July/2007 às 14:15

    Terrível,
    fui mau, muito mau, reconheço! (mau com u, note o detalhe)
    E cuidado com essa estória de … com o Grêmio onde o Grêmio estiver?
    Prefiro… seja na terra, seja no mar! (se for, só vai para a segunda).
    Que perigo, em Terrível?
    Nem imagino o que você não diria sobre o … (aquele, de quem você só fala bem, há, há, há).

  • 138 Vlad Chesterton // 19/July/2007 às 14:18

    Gus, não tenho telhado de vidro. Posso c