Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

Reino Unido quer proibir Tintim

July 12th, 2007 · · 182 Comentários

A Comissão pela Igualdade Racial, do governo britânico, pediu que as livrarias interrompam a venda de Tintim na África, segundo álbum em quadrinhos de uma das séries mais populares do mundo.

O livro é racista. Profundamente racista. Colonialista ao limite. Publicado em 1930, em Tintin au Congo negros são burros qual portas e são chamados de macacos. O álbum não é sequer particularmente bom: é uma obra menor na coleção ilustrada e redigida por Georges Remi, que se assinava Hergé.

No Reino Unido, Tintim na África é vendido entre os livros adultos, não entre os juvenis, justamente por conta do conteúdo racista. Traz na capa um alerta. Já velho, antes de morrer, Hergé falou da obra. “Quando jovem”, disse, “fui muito influenciado pelos preconceitos e estereótipos burgueses do tempo.” Ele listava Tintim na África entre seus pecados de juventude.

Hergé é autor de algumas das coisas mais geniais e profundas da história dos quadrinhos. Inclua-se na lista sua obra prima, Tintim no Tibete, na qual o jovem repórter embrenha-se pelas montanhas geladas na tentativa de encontrar Chang, seu amigo chinês, único sobrevivente de um acidente de avião. O livro, de 1960, é místico, orientalizado, respeitoso – tolerante e fascinado com o encontro de culturas distintas.

O governo britânico não está censurando: pede que as livrarias cooperem interrompendo a venda. Tintim na África faz parte de uma coleção de 23 álbuns. Se é mais imaturo – e é – também é um retrato de como a burguesia européia via o resto do mundo nos anos 1930.

Se o racismo nos incomoda hoje, se mesmo racistas envergonham-se de demonstrar o que pensam, é por conta de tragédias e lutas que, entre o Holocausto e Luther King, remodelaram nossa percepção do mundo. Esquecer que o racismo era natural há oitenta anos é desdenhar do esforço envolvido em dominá-lo. Se deixamos de ler os registros cotidianos daquele tempo – como Tintim na África –, estimulamos este esquecimento. Nenhuma obra deve ser lida ignorando a época na qual foi escrita.

O intervalo entre Tintim na África e Tintim no Tibete mostra ao leitor de Hergé a mudança do autor. Certamente ele não seria lembrado se tivesse deixado apenas aqueles primeiros álbuns.

Mas como cresceu entre um e outro.

Tags: Europa · HQ · Pop

182 Comentários até agora ↓




  • 1 Charô // 12/July/2007 às 18:17

    Ai, racismo, racismo… Falo isso pois tem horas que cansa ter dar de cara na plateleira com livros como o de Ali Kamel sabe. De ver gente “inteligente” agindo como racista sem “nem perceber”… É por isso que achei esse post demais. Direto. Muito bão.

    Agora, um outro ponto, o colonialismo. Tempos atrás, para se adquirir o diploma do Nancy pela Aliança Francesa, éramos submetidos ao exame de uma “missão”. Pois é, esse era o termo. Missão.

    Nossa sociedade tem uns resquícios que insistem em permanecer né. É fogo na rôpa.

  • 2 shirlei horta // 12/July/2007 às 18:18

    EU!

  • 3 shirlei horta // 12/July/2007 às 18:20

    Emprenhar, Pedê? O Tintin se emprenhou no Tibete? Quer que eu faça uma lista de dúvidas que eu tenho a respeito ou vamos manter o alto nível do debate? Hein?

  • 4 shirlei horta // 12/July/2007 às 18:20

    Eu nada, o Charô.

  • 5 chesterton // 12/July/2007 às 18:25

    Bem, eu sou especialista em Tintin e Milou. A Estrela Misteriosa teve 2 edições, uma bem anti-semita. E anti-americana, que depois foi rearrumada por pressão do mercado. De qualquer modo, os belgas tem um monte de culpa colonialista no cartorio.

  • 6 chesterton // 12/July/2007 às 18:26

    E tem o Lotus Azul, onde a China já é mostrada com respeito, e os ingleses como animais.

  • 7 Pedro Doria // 12/July/2007 às 18:31

    shirlei horta: pra vc ver a diferença que um pê por um bê não faz.. corrigido.

  • 8 sacco e vanzetti // 12/July/2007 às 18:32

    Os belgas também tem um príncipe acusade de pedofilia, não é isso, seu Chesterton TinTin?

  • 9 confetti // 12/July/2007 às 18:38

    Tintin é com n… se pronuncia “tantan”…tenho todos os episodios !

  • 10 Charô // 12/July/2007 às 18:39

    Opa, é a Charô. Mulé. E confusão com p com b deve ter sido coisa minha. Basta dar uma olhadela no primeiro comentário…

  • 11 Pedro Doria // 12/July/2007 às 18:41

    confetti: em português, é com m =)

  • 12 confetti // 12/July/2007 às 18:42

    mas nome proprio nao se traduz né pedrô dorià :-)

  • 13 Pedro Doria // 12/July/2007 às 18:44

    mas, confetti, nome literário às vezes se traduz, sim. nos álbuns da Cia das Letras, como antes nos da Record, está lá: Tintim.

  • 14 confetti // 12/July/2007 às 18:47

    touchée !!

    aqui um bloguinho de tintinophile pra quem curte dupond e dupont

    http://www.oberle.org/tintin/

  • 15 sacco e vanzetti // 12/July/2007 às 18:52

    Então, tudo bem, Chesterton tantan.

  • 16 confetti // 12/July/2007 às 18:58

    pra vc chesterton

    http://www.tv-links.co.uk/show.do/2/2128

  • 17 chesterton // 12/July/2007 às 19:02

    confetti, Isto é um PRESENTE. Valeu. Já tinha visto alguns na TV a cabo.

  • 18 chesterton // 12/July/2007 às 19:05

    ..mas voltando ao assunto, este governo britanico é uma piada petista.

  • 19 sacco e vanzetti // 12/July/2007 às 19:11

    Coisa de conservador, ptista ou não. Cadê a esquerda britânica, os punks?

  • 20 Ricardo Cabral // 12/July/2007 às 19:21

    Tb li muito Tintin na infância, daí que não guardo os vieses racitas da série. Acho que vou ter que reler tudo… Aliás, foi muito engraçado ter morado em Lima e ler à época O Templo do Sol (1949, obrigado Google!), onde ainda supostamente havia incas, que ainda por cima faziam sacrifícios humanos…

  • 21 Ricardo Cabral // 12/July/2007 às 19:23

    Confetti, sou mais um que agradece!

  • 22 Esprit de porc // 12/July/2007 às 19:59

    Concordo plenamente com o PD. Não se deve ignorar o zeitgeist para analisar aquela estória.
    Quanto ao Tintim no Tibete, torna-se uma obra ainda mais interessante se pensarmos no momento pessoal no qual o Hergé estava passando. O Hergé foi tutelado por um padre extremamente conservador, que o fez conhecer sua, então, futura esposa. O Tintim no Tibete representou a sua ruptura com uma mulher que não amava, com a qual tinha uma vida monótona e conservadora ao extremo. A inspiração dessa história foram os pesadelos em branco que ele tinha, além da vontade de rever seu grande amigo chinês, na vida real.
    Recomendo vivamente o documentário “Tintim e eu”, para quem quiser saber mais.

  • 23 Esprit de porc // 12/July/2007 às 20:00

    Ah, antes que perguntem: sou um belgófilo empedernido.

  • 24 Mr. WRITER // 12/July/2007 às 20:25

    Uma coisa é certa, esse livro vai virar uma raridade, seu preço vai ser altamente inflacionada e especulado, vai entrar no underground cultural do mundo dos quadrinhos. Resumindo, as cópias existentes vão vender feito água no deserto. Não há dúvidas.

  • 25 QQud LA SILVA usando windows // 12/July/2007 às 20:45

    1- Muito bom Post do P.Doria.
    2- o tema é excelente
    3- o arrependimento de Hergé (no quadrinho racista)
    4- e a percepção de seu crescimento como ser humano em sua obra (tibet) é comovente.
    5-
    6-
    7-

  • 26 QQud LA SILVA usando windows // 12/July/2007 às 20:50

    8- A própria opinião do P.D. me pareceu a mais correta, negar aquela obra pelo seu contéudo polêmico, racista, seria negar o sacrifício, a luta de tantas pessoas e a transformação do próprio autor.

  • 27 sacco e vanzetti // 12/July/2007 às 20:50

    Cadê o resto?

  • 28 sacco e vanzetti // 12/July/2007 às 20:52

    A matéria deu onda!

  • 29 QQud LA SILVA usando windows // 12/July/2007 às 20:58

    O tin tin, (quadrinho) seguia a “linha branca” (calma, nada de racismo aqui.), é um estilo de desenho sem hachuras, sem o sombreamento de outras escolas da 9ª arte. (acho que é isso se estiver errado me corrijam)

  • 30 Alicate // 12/July/2007 às 21:25

    A maior obra literária racista é o Velho Testamento.

  • 31 xyz // 12/July/2007 às 22:00

    Difícil não querer lembrar de Tintim por escrito. E rápido, antes que a coisa descambe. Numa edição especial inteiramente dedicada ao jovem repórter, publicada em 2000 se não me engano, a revista Geo mostra esboços de uma “África sem rancor”, apontando até, coisa incrível, que muitos congoleses, francófonos, são capazes de apropriar-se de Tintim de maneira afetuosa e bem-humorada, enxergando outras tantas coisas pra além do racismo primário nos quadrinhos de 1929. Inclusive intriga de brancos (no álbum, Al Capone manda liqüidar Tintim, preocupado com extração de diamantes…) e suscetibilidades locais pra guerrear por dá cá aquela palha. Feiticeiros e Mobutus, por aí. Mas pra variar, Chesterton vai na mosca. O Loto Azul chegou a ser literalmente citado por Rémi Brague em texto sobre a perversidade de uma pseudo-Europa que se quer fechada como clube privado. A seqüência exemplar da página 7 do Loto Azul mostra um tal de Gibbons, tipo do mad dog and Englishman, sujeito que fala em “nossa bela civilização ocidental” enquanto dá pontapés nos “vis amarelos”. Não sem enfrentamento, Tintim e Milu recordam ao cara e ao longo do album que cultura é conquista fina, dá trabalho e exige luta. Coisa de antes da II Guerra. No album incompleto, o último, sobre “Alpha-Art”, anos 70, Moulinsart está prestes a implodir, com o capitão Haddock fascinado por um vale-tudo “artístico” que é pura manipulação midiática, criminosa, a serviço de hegemonias que não têm nada a ver com o exercício da liberdade. Mas aí são outras leituras e só ficaram fragmentos, em que Rastapopolous dá suas festas mafiosas e a bem-intencionada e burra Castafiore lhe garante o necessário ar de bom-mocismo grã-fino.

  • 32 Leila Ferreira // 12/July/2007 às 22:47

    Se a força das palavras não tivessem tanto poder, tantos, em tantos tempos, não teriam queimado tantos livros.

  • 33 Josué // 12/July/2007 às 23:18

    É isso aí.
    Proibamos tambem:

    Todos os livros que falam mal dos índios - de tupis a comanches)
    Todos livros que falam mal de fariseus.
    Todos os livros que falam mal de qualquer raça, côr ou religião.]
    Proibamos Asterix por ser anti italiano.
    Vamos proibir todos de uma vez. É mas fácil.

  • 34 Josué // 12/July/2007 às 23:29

    Hipocrisia pouca é bobagem

    E agora vou jantar que o dia foi do cão.

    No cardápio :
    Feijão com corinho, arroz, um ôvo “na gema” e galinha caipira. Salada de agrião. Tudo feito em casa, no fogãozão à lenha. Antes um gole da “mardita” - alambicada a uns 500 mts. aqui de casa pelo “Piléque fio”, já que o Piléque pai morreu.
    Sobremesa? Uma taiada de queijo caseiro cuma fatia de goiabada por riba.
    Comam pizzas urbanóides.

    Sorry metrópole…

    Boa noite.

  • 35 sacco e vanzetti // 13/July/2007 às 0:05

    Josué, que mal lhe pergunte e sem provocação, alumia minha ignorância, que é feijão com corinho? e um ovo na gema. O resto acho que encontro por aqui.

  • 36 Dino // 13/July/2007 às 0:17

    Pizza? Deixa a pizza saber disso! Comi foi feijão branco com paio e costeletas e etc…Não sei nem se consigo dormir até baixar.
    Sorry caipiroland.

  • 37 chesterton // 13/July/2007 às 1:00

    Interessante o PD adotando uma postura politicamente incorreta, acho que o Estadão anda fazendo um bem danado a ele.

  • 38 chesterton // 13/July/2007 às 1:16

    Esta comissão de igualdade racial é de uma idiotia exemplar. Uma lei: todos são iguais perante a lei. O resto deixa rolar.

  • 39 chesterton // 13/July/2007 às 1:17

    Josué, não se esqueça das dicas sobre reflorestamento.

  • 40 confetti // 13/July/2007 às 4:45

    XYZ, conheço essa historia sobre leitores congoleses, foi motivo de inumeras reportagens ….muito boa sua analise ! et “je dirai même plus”, excelente sua analise ! :-)

  • 41 CJ Ballantyne // 13/July/2007 às 6:38

    You have got to be joking.

    Tintin au Congo is soooo 15 years ago.

  • 42 Mané // 13/July/2007 às 7:54

    Tin Tin é passado e história, mas antes de tudo é tudo que não se deve ensinar aos filhos…..JÁ ERA!

  • 43 Mané // 13/July/2007 às 8:02

    Alguém faz um tempimho me criticou em outro blog por vez por outra escrever sobre espiritismo e sua explicações para nossos dramas e atos….taí a bela explicação de PD sobre Hergé e sua caminhada evolutivas em seus conceitos e convicções!
    Mudou, envergonhou-se ,leu, se informou e acabou vendo o mundo com outros olhos….Kardec via o mundo com olhos do séc. XIX e é a sua opinião pessoal e não dos desemcarnados que lhe inspiraram a obra, que revela um cantinho quase racista em suas opiniões….como Hergé!
    Evoluimos e crescemos….Parabéns Pedro Dória.

  • 44 Anonymous // 13/July/2007 às 8:37

    Mané:
    Eu tô bem quietinho no meu cantinho e não vou entrar nessa de criticar o espiritismo. Às vêzes ouço o Divaldo P. Franco e sei que os espíritas são argumentadores incríveis.
    Mas Hergé?
    Humanos evoluindo e crescendo?
    Só se for uma ínfimérrima, minuscolérrima minoria da minoria. 99.9999999999% da raça está mesmo decaindo.
    Do jeito que a coisa vai, esta maioria que esta INvoluindo vai tudo reencarnar como Petistas, Sem Terras, Via Campesina, Anarquistas e o mais baixo de todos os níveis da espécie humana : Os Comuno-Bolivaristas.
    Deixem Hergé e Tin-tin em paz. Apenas leiam.
    Daqui a pouo vão proibir Asterix por ele ser anti-latino ou anti romano ou anti-italiano.
    Esta cambada do hipócritamente correto defende a igualdade mas quando estão com o carro parado no sinal e vem um negrinho pedir uma moedinha, fecham a janela do carro pensando : Lá vem ele me assaltar.
    E não esqueçam do brasileiro morto no metrô só porque tinha “jeitão de terrorista”.
    Fala sério…

  • 45 Josué // 13/July/2007 às 8:39

    O Anônimo aí em cima sou eu.
    Esqueci de digitaro nome.

  • 46 Mané // 13/July/2007 às 8:44

    Olha anonimo as tuas idéias são um misto de coisas em que creio e lamento estarem acontecendo e de outras de que não gosto.
    É da vida discordar, certo?
    Mas o mote do Hergé me deu a chance de escrever sobre Kardec e a polemica sobre ele e uma frase solta sua que é sempre interpretada como racista….os espiritos , que o inspiravam e escreviam via ele, não podem ser responsabilizados pelas idéias próprias do Mr. Allan!
    Foi uma oportunidade….mas no geral concordo com voce….volto daqui a pouco…tocou um alerta na fábrica! (trabalho!)

  • 47 Josué // 13/July/2007 às 8:46

    Saccoo e Vanzetti:
    Feijão com corinho - é feijão com o COURO do porco. corinho é regionalismo. ôvo na gema aquié o ovo poche - cozido como se fosse frito.
    E o café da manhã foi: Cafezão no coador de pano. Pão caseiro frito na chapa do fogão à lenha, um fatia de toicinho fritinho e a caminho do serviço no Toyotão, uma banana terra seguida de uma mimosa.
    Chorem urbanóides.

  • 48 shirlei horta // 13/July/2007 às 9:37

    Tô com fome…

  • 49 Nhé! // 13/July/2007 às 9:55

    Josué: não sei pq vc se gaba de comer coisas que qualquer um na “cidade grande” come.
    Em São Paulo, por exemplo, eu tomava leite de cabra. E meu pai era quem ordenhava a cabra.

  • 50 confetti // 13/July/2007 às 10:13

    shirlei ontem te vi levando Marmitex la pro sit in do fiuza ! kkk

  • 51 shirlei horta // 13/July/2007 às 10:35

    É, confetti, eles estão lá no bunker… e eu estou muito preocupada.

  • 52 Ricardo Cabral // 13/July/2007 às 10:38

    Acabei de me fartar com um prato de cuscuz de milho, do jeito que se come em Sergipe, e uma xícara de café expresso — café em grão, marca Astro, moído na hora — tudo em casa…

  • 53 shirlei horta // 13/July/2007 às 10:44

    Pedê,
    Acabei de saber que morreram dois jornalistas do New York Times….. iraquianos. O mesmo texto (Portal Terra) me informa que já haviam sido mortos outros dois da BBC… também iraquianos!

    Pera um pouco. É óbvio que jornalistas precisam de fontes e guias, mas a existe ainda alguma ética aí?

    Eu já sabia que o exército “norte-americano” é formado pelos desvalidos - brazucas, mexicanos e outros - que querem um green card.

    Agora, quem se arrisca e morre pela informação “é de casa”. Na próxima guerra/invasão norte-americana eles vão contratar metade da população para matar a outra metade?

    UAU!!!!!

  • 54 Mané // 13/July/2007 às 10:57

    Amigos tá chegando a hora da bóia….não me torturem com esses pratos e sugestões……eu estou de dieta………….

  • 55 confetti // 13/July/2007 às 11:05

    ja sao 149 jornalistas mortos en serviço no irak desde 2003 ! ontem um fotografo da reuters também foi vitima…que merda !!

    http://www.lexpress.fr/info/quotidien/reportage-photo/default.asp?id=494

  • 56 confetti // 13/July/2007 às 11:09

    gente que larica é essa ? so se fala em comida nesse post !

  • 57 confetti // 13/July/2007 às 11:11

    ” shirlei horta // 13/Julho/2007 às 10:35

    É, confetti, eles estão lá no bunker… e eu estou muito preocupada. ”

    pq ma grande ?

  • 58 Mané // 13/July/2007 às 11:15

    O bunker ,hoje , como sempre foi ,é terreno livre, área de debates…até o Guilherme voltar, ou a página sumir!

  • 59 confetti // 13/July/2007 às 11:17

    mané, gosto dessa fidelidade do staff do fiuza ! tenho certeza que ele tbm ta curtindo

  • 60 Dom Casmurro // 13/July/2007 às 11:19

    “Quando jovem”, disse, “fui muito influenciado pelos preconceitos e estereótipos burgueses do tempo.” Ele listava Tintim na África entre seus pecados de juventude.
    Achei muito interessante essa retratação pública de Hergé. Confirma a tese existencialista de que a naruteza não cria pessoas más e sim pessoas praticam maus atos. Aliás a tese existencialista apenas confirma a doutrina cristã de que não se deve condenar o pecador e sim o pecado.

  • 61 Pablo Vilarnovo // 13/July/2007 às 11:21

    Shirley, não é bem assim. A existência de repórteres da BBC ou NYT ou qualquer outra agência com nacionalidade é pelo fato que é muito mais fácil um iraquiano ir a lugares que repórteres ocidentais. Não só no Iraque acontece isso, mas em todas as regiões.

    Claro que existem problemas, mas os repórteres sabem disso. Não são enganados pela BBC ou outra agência. Não há uma relação de exploração desses repórteres. Muitas vezes o fato de ele ser de uma agência extrangeira permite a essas pessoas pela primeira vez realizar um trabalho sem os grilhões de seus governos.

    E é extremamente interessante esse trabalho, pois um jornalista da AP palestino cobre o conflito com a visão dos palestinos um jornalista da AP israelense cobre o conflito com a visão israelense.

    Isso as vezes trás problemas como a adulteração das reportagens. Isso ficou claro com o caso das fotos daquele caça israelense adulteradas, onde afirmavam que ele estava atacando com mísseis, mas na verdades eram Chaffs (despistadores de mísseis).

    E o caso mais famoso que é o Pallywood, um documentário que tem no Youtube que mostra como alguns supostos ataques israelenses a civís palestinos não passam de encenação para as câmeras.

    A cena mais hilária é quando carregam um palestino que tinha sido “ferido” por um tiro desferido por um posto israelense… Carregavam o rapaz berrando, gritando, quando não conseguem segurar o homem e ele cai no chão. Na mesma hora o suposto ferido levanda dando gargalhadas e sai andando como se nada tivesse acontecido.

    A sincronia das ambulâncias também é perfeita. Tudo muito bem orquestrado.

    Mas esse é o custo que as agências pagam por boas reportagens, provavelmente muitos dos crimes realizados por ambos os lados nunca seriam conhecidos se não fossem por esses repórteres.

  • 62 Mané // 13/July/2007 às 11:23

    Dom Casmurro, Presto!, muito interessante sua tese aí de cima……

  • 63 sacco e vanzetti // 13/July/2007 às 11:28

    Nhé, no meu AP tem um vaca que não é leiteira e nem mimosa. Tudo na urbe.

  • 64 sacco e vanzetti // 13/July/2007 às 11:32

    Achei muito interessante essa retratação pública de Hergé. Confirma a tese existencialista de que a naruteza não cria pessoas más e sim pessoas praticam maus atos. Aliás a tese existencialista apenas confirma a doutrina cristã de que não se deve condenar o pecador e sim o pecado.

    Não sou versado em teologia, desejo o fim das religiões que são todas contra os homens e imperialistas. Mas tem algo de errado com isso aí. O catolicismo condena o pecador sim, desde que não arrependido dos seus atos, ao quinto dos infernos. Mas como bem disse Rousseau, os homens é que são tornados maus pela sociedade, pelo capitalismo.

  • 65 Josué // 13/July/2007 às 11:32

    Jornalista mortos nos fronts:

    Se o sujeito monta um cavalo chucro, tem grandes chances de ser jogado ao chão.
    Se o sujeito quer fotografar os outros levando tiros ou sendo explodidos e aliás são pagos para fotografarem isso - correm o risco de serem mortos a tiros ou explodidos.
    Lamentar a gente lamenta, mas sem exagêros.

  • 66 shirlei horta // 13/July/2007 às 11:34

    Pablo,
    Claro, você está certo - e esse contexto eu já conhecia. O que me parece, no entanto, é que estão ficando não indeléveis, não sutis, os parâmetros éticos dessas atividades, mas invisíveis, inexistentes.

  • 67 sacco e vanzetti // 13/July/2007 às 11:47

    E o caso mais famoso que é o Pallywood, um documentário que tem no Youtube que mostra como alguns supostos ataques israelenses a civís palestinos não passam de encenação para as câmeras.

    Vou vomitar!!!! Precisa disso para ver aquele povo sendo massacrado cotidianamente e encarcerados em verdadeiros campos de concentração? E o cara ainda tem um blog…

  • 68 confetti // 13/July/2007 às 11:47

    josué…seus comentarios as vezes me desconcertam ! mas vc admite que o cara ta la arriscando sua vida pra te informar…nao admite ?

  • 69 Josué // 13/July/2007 às 11:49

    Completando:
    Nem vou falar sobre imparcialidade da imprensa. Não existe imprensa ou jornalista imparcial. Mostre-me imparciais e mostro-lhe mentirosos.
    E agora, para não fugir ao padrão, hora da bóia no refeitório da empresa. E o cardápio é…..

  • 70 Josué // 13/July/2007 às 11:56

    Confetti:
    Claro que admito.
    Da mesma maneira que um corredor de fórmula um arrisca morrer para entreter-me, do mesmo modo que o moto-boy arrisca arrebentar-se de Curitiba aqui trazendo uma peça ou remédio e da mesma maneira que eu posso morrer de acidente de trabalho só para que algumas pessoas tenham móveis de madeira.
    Prá morrer basta estar vivo.
    Claro que algumas atividades remuneradas tem muito mais risco que outras - jornalistas de front são mais vulneráveis que aqueles que cobrem o jóquei clube -
    Quanto a morrerem para informamr-me, isso é relativo (detesto relativisar) . Talvez ele morra tentando converncer-me e não apenas informar-me.

  • 71 confetti // 13/July/2007 às 11:59

    em geral odeio cinicos, mas você, eu te amo

  • 72 Pablo Vilarnovo // 13/July/2007 às 12:04

    Shirley - Não vejo um problema ético. O problema é o assassinto de jornalistas, indepentende de sua nacionalidade e para quem eles trabalham.

    Sacco - Não afirmei que não haviam crimes cometidos pelos israelenses, o último parágrafo deixei bem claro isso quando afirmei que a atuação desses repórteres garantiam que muitos desses crimes cometidos pelos dois lados tornassem públicos.

    Mas é ingenuidade achar que os palestinos não conheçam o poder das imagens e que em certas ocasiões não as manipulam de certa maneira. E não só os palestinos não.

    O repórter líbio que adulterou as fotos do F-16 israelense trabalhava para uma agência francesa de notícias. Isso quer dizer que não houve problemas na incursão isrelense no Líbano? Não. Quer dizer que o poder da imprensa e da imagem é conhecido e que se utilizam disso.

  • 73 Josué // 13/July/2007 às 12:07

    Pedro Dória:
    Que tal um endereço onde possamos enviar fotos - não, nada de nudez, perverções sexuais, ao lado de políticos, da sogra ou coisas assim.
    Só fotos de fatos (ainda existe a revista?) que suscitem comentários, análises e interpretações.
    Poderiam ser fotos próprias ou achadas na net.
    Não, nunca enviarei fotos de minhas taraíras e lambarís, salvo se a taraíra tiver mais de 4 Kg. …

  • 74 Pablo Vilarnovo // 13/July/2007 às 12:09

    Sacco - “Mas como bem disse Rousseau, os homens é que são tornados maus pela sociedade, pelo capitalismo.”

    Tá explicado… Como se o outro lado tenha sido um mar de rosas, paz, amor, confraternização, tolerância, prosperidade, igualdade….

    Bom, melhor ter que ler isso a ser apedeuta…

  • 75 Josué // 13/July/2007 às 12:09

    Confetti:
    Quanto ao “eu te amo”, sou hetero, monogâmico, fiel e feliz.
    Abraços.
    Vou prá fila do rango se não danço no bife…

  • 76 confetti // 13/July/2007 às 12:20

    relaxa josué..tbm sou isso tudo ! o que me salva é ser vegetariana ! kkk

  • 77 Elias // 13/July/2007 às 12:37

    “Mas como bem disse Rousseau, os homens é que são tornados maus pela sociedade.”

    E quem faz a sociedade tão má, assim, a ponto de corromper os homens?

    Já sei! Quem faz isso não são humanos. São advogados, políticos brasileiros, cantores de brega, duplas caipiras, políticos brasileiros grupos de pagode-rock, políticos brasileiros, vendedores de planos de saúde, políticos brasileiros e aqueles f.d.p. que colocam equipamentos de som turbinados no carro e depois saem pelas ruas tocando no mais alto volume (deviam enfiar um espanador no rabo, pra chamar mais atenção). E políticos brasileiros.

    Tem razão, o Rousseau. Vou convidar esse cara pra tomar umas cupuaçuroskas…

  • 78 Josué // 13/July/2007 às 12:47

    Confetti:

    Você é A Confetti!!! Que maravilha!!! Assustei-me ao pensar que você era O Confetti!!!
    Tem tambem a A Nhé!!!
    Que alívio!!!!
    Por instantes aterrorizantes pensei estar causando “frissons” em …, nos…, os caras que… bom você entende né??

  • 79 Mané // 13/July/2007 às 12:54

    Josué balançou!
    Relaxa e goza menino…..

  • 80 Josué // 13/July/2007 às 12:54

    Um teste que eu explico depois:

    Sandy - Xuxa - Nymphets - peladas - nuas

  • 81 sacco e vanzetti // 13/July/2007 às 13:06

    Vi-lar-velho nisso que vc. comentou. Apedeuta, vc.? Eu não sou, tenho muitos diplomas para ser um apedeuta como vc. Tá lá no Rousseau, com outras palavras, mas é isso. Qualé, seu Elias? Tá me estranhando? É tudo isso e mais alguma coisa que torna os homens ruins. Eu diria com Bakunin que a propriedade é um roubo! Que tal, melhorou a explicação?
    Larnovo rico, por que vc. não separa o conflito das estratégias de propaganda. Veja a coisa não pelo lado do desvio da informação forjada, mas pela realidade dos fatos. É importante revelar os fatos forjados, mas isso é diferente da realidade vivenciada pelos palestinos, que talvez justifique esse tipo de falsificação. No resto, vc. leva jeito de reaça.

  • 82 sacco e vanzetti // 13/July/2007 às 13:08

    Cínicos. Será que acento deixou de existir? O próximo passo é escrever em inglês. Já tem um pernóstico no Kuper que vive escrevendo em inglês as coisas mais banais. Tudo bem colonizado!

  • 83 Mané // 13/July/2007 às 13:21

    Oduro são os coments aqui de alguns “intelectuais” que postão “bilinguimente!
    Existe isso?
    Não , mas define os caras….
    Aí chegamos no ABStrato….o mais ………!

  • 84 Charles Bronson // 13/July/2007 às 13:34

    Vc vê o quanto a sociedade influência a personalidade da pessoa.
    Na Grécia antiga era comum comer criancinhas … e a boyolagem corria solta!!!

  • 85 Pablo Vilarnovo // 13/July/2007 às 13:37

    Sacco - Propriedade sempre vai existir no capitalismo ou no socialismo. No capitalismo é a privada, no socialismo do Estado. Diferenças?

    Ou o estado não é formado por pessoas?

    Sobre o conflito, que está colocando tudo no mesmo saco é você, eu deixei bem claro que a atuação dos repórteres cobre o conflito, porém com riscos inerentes. Pena que não possui nenhum diploma de interpretação de texto.

    Ah, sim, sou reaça, sou direitista e sou liberal. Me orgulho disso e não escondo de ninguém.

  • 86 Elias // 13/July/2007 às 13:49

    Sacco,
    A questão é que a sociedade humana é uma criatura… dos seres humanos.

    Ela influencia tanto quanto é influenciada. Aliás, por sua condição de criatura, primeiro ela é influenciada, depois influencia. É a partir daí que se estabelece a célebre relação dialética entre o homem e a sociedade; entre a parte e o todo.

    Mas… pensando melhor, vai ver que eu sou mesmo um reaça, como você diz.

    Já você não. Você é um progressista.

    Quer provar? Fácil! É só levar às últimas conseqüências sua peculiar interpretação de Rousseau.

    Seguindo esse caminho, lá em cima, no topo da escala evolutiva, iremos encontrar… o homem das cavernas, pré-social e, por isto mesmo, não corrompido.

    Isso é que é progresso, né?

    Mas que saco, Sacco!

  • 87 Mané // 13/July/2007 às 13:50

    Perdão pelo “postão”!

  • 88 sacco e vanzetti // 13/July/2007 às 14:03

    Vcs. é que são apedeutas e estão confundindo tudo, saco! Falei que o lar do novorico é que é um reaça e ele confirmou! Vc. eu não sei. Como vcs. dizem que não interpreto bem as coisas, que tal conferir no livro Sociedade contra Estado, do Pierre Clastre, colega de profissão, que pode existir sociedades reguladas sem uma autoridade centralizada num estado? Tomou, papudo!

  • 89 Pablo Vilarnovo // 13/July/2007 às 14:06

    Bom, pelo menos o Sacco é algo de se ver aqui. Não é um socialista, é um anarquista. Interessante. Seja bem vindo! (sem hipocrisia)

  • 90 QQud LA SILVA usando windows // 13/July/2007 às 14:34

    1O que o Doria esta esperando para “Postar” outra noticia ou comentario sobre o “PAN RIO 2007″?

    2Me parece que o comentário (muito bom) sobre
    o tin tin morreu.

    3Ainda nem teve a abertura oficial dos jogos, mas já tiveram jogos de futebol fem., handeball fem,…(alias estou assistindo hand feminino argentina x porto rico)

    4Por isso dou valor nas brasileiras, a roupa delas sempre é a menor, mais apertada, nas competições (!)

    5Realmente é chato o cara escrever em outras línguas para tentar fazer pose de intelectual. Mas e quando ele tem influência cultural de outro país? (Minha familia, lado paterno, bisavos eram espanhois). Portanto evito escrever porém algumas vezes escapam frases.

    ‘y si no es verdad, ¡está bien compuesto!’

    ’se non è vero, è ben trovato!’

    Mesmo pq as línguas de origem latina tem uma sonoridade agradável, diferentemente das de origem anglo-saxônicas.

  • 91 Ricardo Cabral // 13/July/2007 às 14:39

    Li um texto do Clastres nos anos 80, onde ele desancava os antropomarxistas. Lembro de ter gostado muito na época, mas se me perguntar o que os tais antropomarxistas diziam e como o Clastres os criticava, não vou lembrar de nada. Será que o lado bom da minha memória foi corrompido pelo capitalismo?

  • 92 sacco e vanzetti // 13/July/2007 às 14:45

    Ricardo, com certeza. Passe um anti-vírus no seu HD. Será que vão acabar com o Senado? Vai ser legal ver isso.

  • 93 Alba // 13/July/2007 às 14:58

    Ricardo Cabral,

    É isso mesmo. Pierre Clastres está longe mesmo de ser marxista. Mas escrevia bem à beça!

    Sacco, o Elias é … reaça? Puxa vida! Não sei como você se define, mas costumo pensar que as coisas são um cadinho mais complicadas do que as fórmulas dão conta de explicar. E o pobre Rousseau foi tão vulgarizado que deu nessa coisa de “bom selvagem’ que a rigor não explica coisa alguma..

  • 94 sacco e vanzetti // 13/July/2007 às 15:13

    Alba, eu não disse nada sobre o Elias, mas ele que se sentiu acusado disso. Sei lá quem é o Elias? O Vilar novo rico conheço lá da anarquia do zumbi Fiuza. Que é meu lugar, pelo que percebi. Chamar de reaça só estando num contexto que justifique e o prório reafirmou que é mesmo. Então, estamos quites e assumidos. Rousseau foi mesmo vulgarizado. Mas foi a base do pensamento radical francês. Não é a natureza humana que interessa, mas o que a sociedade transforma culturalmente o homem. Se a sociedade for boa ele (a maioria, fora os patológicos como o Chesterton e o Neoliberal) será boa.

  • 95 sacco e vanzetti // 13/July/2007 às 15:15

    ele será bom ou boa mesmo. Trata-se de um homem ser humano e universal. Machismo lingüístico.

  • 96 Pablo Vilarnovo // 13/July/2007 às 15:40

    Sacco - Ficamos assim: você é fã da Revolução Francesa, ou sou fã da Revolução Gloriosa…
    :)

  • 97 Ricardo Cabral // 13/July/2007 às 15:51

    Sacco, não sou muito adepto dessa história de “homem corrompido pela sociedade”, como se ele nascesse mesmo bom e coisa e tal, e nem do seu contrário, apenas uma besta-fera que precisa ser domada pela civilização, escapando da barbárie. Diria que há em nós todas essas possibilidades: o pior e o melhor. Isso me faz lembrar, por exemplo, do William Golding e o seu clássico “O Senhor das Moscas”, onde carrega nas tintas sobre a idéia do “homem lobo do homem” — certo, talvez psicanalítico demais para o meu gosto, mas como o livro foi publicado pouco depois da 2a. Guerra, dá para entender o pessimismo… Ao mesmo tempo, lembro de um sujeito chamado Viktor E. Frankl, que fala dos dois lados da moeda no seu relato “Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração”. (Dê uma olhada na Wikipédia, há uma minibiografia interessante dele.) De um lado, literatura; de outro, mais literatura, e ambos são mais do que literatura. E é certo que há dezenas ou centenas de outros exemplos, tão ricos quanto, que estou certo que a galera daqui, à esquerda ou à direita, poderá dar.

  • 98 Lorena Suppa // 13/July/2007 às 16:07

    Gente! Não dá pra culpar a sociedade, como se ela fosse uma “entidade”. Cadê o livre-arbítrio, hein?

    E quanto ao Tintin: é censura tirar o livro sim! Pode não ser o melhor texto do mundo, mas retrata o pensamento de uma época e todos nós temos o direito de conhecer e ler o que quisermos.

  • 99 walid // 13/July/2007 às 16:14

    Este post está um marvilha!
    PD, que coisa boa não é mesmo?

    Colegas, Rousseau deve ser encarado pelo que é:
    um grande da história do pensamento ocidental. Assim como o foram muitos antes dele e muitos depois dele.

    Já escrevi que o homem natural e bom de Rousseau não precisa ser encontrado, não precisa existir, é uma etapa importante da evolução do pensamento que concedeu “direitos” ao homem, à vida etc.

    Essa abordagem, de dizer que Rousseau está errado, ou certo, não é funcional e nem mesmo correta.

    Rousseau faz parte do cânone ocidental, tem seu espaço garantido, e não está competindo com os outros, como Locke, Voltaire, Hobbes, Platão, Maquiavel, Vico, etc.

    Cada um tem seu espaço e sua importância, e se alguém quiser conhecer a teoria política clássica tem que passar todos eles.

    Assim como quem quiser conhecer a teoria política moderna tem que conhecer também Maquiavel (que é o divisor de águas, ou seja, Maquiavel inaugura o pensamento moderno em teoria política com seu pragmatismo, em oposição ao idealismo dos pensadores que o precederam) e Marx.

    Enfim, colegas, algumas coisas não podem ser conhecidas e analisadas somente com uma olhadinha básica, existe um contexto todo, uma época histórica, que tem que ser levada em consideração.

    Rousseau insere-se no contexto do iluminismo, da revolução francesa, da passagem do absolutistmo para poderes limitados do monarca, e concessão de direitos aos homens.

    Finalmente, tenho a dizer ao Josué que estou com água na boca desse feijão aí.

    De fato, como alguém já disse, nós urbanóides podemos ter tudo isso aqui na cidade também, mas o fogão de lenha é o diferencial.

    Arroz feito em fogão de lenha, feijão feito em fogão de lenha, toucinho em fogão de lenha.

    É igual panela de ferro, para fazer galinhada, é tudibom….

    Ou panela de pedra para fazer muqueca (ou ensopado), não tem comparação.

    Como eu não uso dendê na minha moqueca, descobri que não tenho direito a chamá-la de moqueca, tenho que dizer que é ensopado!

    Assim me disseram os baianos.

    Outra coisa que também não uso é coentro.

    Mas eu garanto que é boa, feita em panela de pedra, faz sucesso, meus amigos e parentes adoram quando recebem o convite.

  • 100 Elias // 13/July/2007 às 16:14

    Grato, Alba.

    Sacco,
    De fato, o “reaça” você destinou ao Pablo. Peço-lhe que me desculpe.

    E estamos empatados. Também não faço a menor idéia de quem seja você.

    A visão rousseauniana de que o ser humano é essencialmente “bom”, parece construída na medida certa para se opor à concepção cristã, que, provavelmente influenciada pela tal síntese aristotélica — via Saulo de Tarso — entende o ser humano como essencialmente “mau” (”Não há um único justo…”, etc, etc.).

    Entre esses dois extremos — e considerando apenas o que pintou mais fortemente nas sociedades ditas ocidentais — há a concepção judaica de que o ser humano é dual. Nele conviveriam, dialeticamente, o “bem” e o “mau”. Pessoalmente, me identifico com essa tese.

    Acho que essa concepção acabou influenciando Marx, que, não por acaso, era filho de um rabino. Como influenciou Freud (daí a identidade entre o método psicanalítico e o método rabínico, e a conseqüente reserva com que padres e pastores encaram a psicanálise).

    Nada de novo. Quem quer que gaste alguns minutos de seu tempo observando o comportamento humano, há de perceber facilmente essa dualidade.

    Mas, voltando ao Hergé, há algum tempo vi na tevê um documentário no qual ele declarou que, no início de sua carreira, foi fortemente influenciado por um padre belga, que viabilizou a publicação de suas primeiras tiras. Esse padre era racista, e Hergé idem.

    Ao fim da Segunda Guerra, Hergé foi julgado e condenado como colaborador do nazismo. Puxou cana dura. Aí ele aprofundou a revisão de suas posições, algo que começara a fazer ainda durante a guerra.

  • 101 Ricardo Cabral // 13/July/2007 às 16:26

    Walid e Elias, bato palmas, muito bom!

  • 102 shirlei horta // 13/July/2007 às 16:28

    1. Walid, a moqueca do Espírito Santo não leva coentro nem dendê. É mais leve.

    2. Concordo com todos que ressaltaram a dualidade humana. Mais do que isso, não admito que alguém me diga que eu posso ou não mudar. Mudo se quiser. E ponto.

  • 103 QQud LA SILVA usando windows // 13/July/2007 às 16:32

    Noticias do PAN
    (fonte “bate bola no Pan)13/07/7

    1- Casal de idosos carioca, não conseguiu vaga
    no estacionamento. Nenhum voluntário conseguiu
    Leva-los ao seu lugar dentro do ginásio. Aos 11
    minutos depois do inicio do jogo, e de espera
    finalmente conseguiram sentar em seus lugares.

    2- A organização proibiu levar qualquer tipo de alimento
    (barrados na entrada). Bolachas, agua mineral, refrigerante, etc
    Amontoavam-se na triagem. Detalhe bizarro: a lanchonete do estádio
    não estava funcionando! (Não havia nem água para comprar).
    Uma funcionaria pública deu uma entrevista dizendo-se envergonhada
    pela desorganização.

    3- No 1° dia dos jogos acabaram-se os estoques de camisinha oferecidas
    aos atletas. Um atleta cubano foi flagrado na cama, com uma camareira!

    Até o momento ainda não ocorreu a abertura oficial, muita água ainda vai rolar…

    O brasileiro só é bom em fazer festa! Tipo carnaval.

    E tem cumprindo bem sua vocação de roteiro sexual.

  • 104 shirlei horta // 13/July/2007 às 16:32

    Ah, e a panela do Espírito Santo é artesanal, feita de barro.

  • 105 shirlei horta // 13/July/2007 às 16:36

    Roteiro sexual só porque um atleta estrangeiro foi flagrado com uma brasileira? Um pouquinho de exagero, né?

  • 106 confetti // 13/July/2007 às 16:37

    pd vou botar uma erratazinha , pode ?
    a Comissao pela igualdade racial inglesa, nao pediu as livrarias que deixassem de vender os albuns de tintin …sob queixa de um tal david enrich que se sentiu “constrangido” à leitura de tinitin no congo, a comissao sugeriu às livrarias que o livro fosse vendido so nas prateleiras ” para adultos” e nao mais nas “para crianças” !
    nao muda muito o foco do extremo politicamente correto, mas é menos radical…

  • 107 sacco e vanzetti // 13/July/2007 às 16:38

    Ricardo, obrigado pelas dicas. Tive um amigo com esse nome. Quanto ao Lar de novo rico, o negócio é o seguinte: da Gloriosa, gosto é dos cabeças redondas o resto não prestava, como essa coisa decadente que é a Inglaterra, agachada aos pés de sua ex-colônia. Elias, não entendo o pensamento de Rousseau dessa forma, como uma contraposição ao cristinanismo, mas no aprofundamento da questão da igualdade, onde foi o mais radical dos pensadores iluministas. Não se trata de uma natureza boa ou má, a maldade vem da própria sociedade, das imposições da miséria e da propriedade. Rousseau tinha suas limitações, mas foi quem mais avançou na corrente igualitária, raiz do pensamento libertário radical. Vcs. me parecem ainda estar procurando no homem ou na psicanálise o mal da humanidade.

  • 108 s leo // 13/July/2007 às 16:41

    Caro pedro, esse racismo do passado é coisa que assombra os autores mais insuspeitos. Quando comecei a ler Monteiro Lobato para meus filhos me horrorizei ao ver como a obra maravilhosa de que me lembrava está pejada de violento racismo. Negro, pro velho Lobato, não tinha lábios, tinha beiço; logo de cara a Tia Nastácia é apresentada como “negra de estimação” de Dona benta; os engros são os supersticiosos, ignorantes, e por aí vai. Mas nunca pensaram em proibir o Sítio do Picapau Amaelo (embora os herdeiros tenham se encarregado de dificultar republicações, por ambição; e as séries da Globo contribuam para destroçar o espírito lobatiano). Já um amigo meu, negro e militante, diz que não lê o Lobato para as crianças dele de jeito nenhum, e não dá para condená-lo.

  • 109 shirlei horta // 13/July/2007 às 16:52

    Volei masculino: USA 0 X Polônia 2

    Os poloneses são mais bonitos…

  • 110 confetti // 13/July/2007 às 16:56

    ” Josué // 13/Julho/2007 às 12:47

    Confetti:

    Você é A Confetti!!! Que maravilha!!! Assustei-me ao pensar que você era O Confetti!!!
    Tem tambem a A Nhé!!!
    Que alívio!!!!
    Por instantes aterrorizantes pensei estar causando “frissons” em …, nos…, os caras que… bom você entende né?? ”

    josué quando disse que te amo foi mais no sentido anglo-saxao mesmo viu… poderia ter dito o mesmo pra alba, pro ricardo, pra shirlei e alguns outros : quer dizer que gosto de vc, que curto seus comentarios e tal ! nada à ver com frisson, nem com dramas conjugais….:-))

  • 111 confetti // 13/July/2007 às 16:58

    salut shirlei qual foi o menu la no bunker hj ?

  • 112 sacco e vanzetti // 13/July/2007 às 17:01

    Josué e confetti, tão bolados? Ponham um pouco de Reich nessa repressão. Repressão do orgasmo mata!

  • 113 QQud LA SILVA usando windows // 13/July/2007 às 17:02

    Sobre o comentario: shirlei horta // 13/Julho/2007 às 16:36

    Esta mal escrito realmente, mas eu quis dizer: “O brasileiro só é bom em fazer festa! Tipo carnaval. E tem cumprindo bem sua vocação como parte de uma demanda internacional por roteiro sexual.”

    Acabaram-se os estoques de camisinha distribuidos entre os atletas…por isso!

  • 114 sacco e vanzetti // 13/July/2007 às 17:06

    Shirlei, vc. vive prometendo e o pessoal do sarcófago está cobrando! EHEHEHEHEHE

  • 115 confetti // 13/July/2007 às 17:09

    s leo !! monteiro lobato ! putz é mesmo ! mas fica dificil julga-lo racista

  • 116 walid // 13/July/2007 às 17:13

    Shirlei,

    Então é isso: minha moqueca é capixaba. Se eu soubesse disso antes poderia ter me defendido das críticas dos baianos!
    Onde já se viu dizer que minha moqueca não é moqueca!
    Viva o Espírito Santo!

  • 117 Kleber // 13/July/2007 às 17:15

    Nos livros, não. Mas quem leu o artigo em que acabou com a carreira da Anita Malfatti desconfia que Monteiro, no mínimo, era bastante machista, afinal nunca atacou nenhum dos modernistas homens com as ofensas pessoas (praticamente chama a pintora de maluca, histérica) que usa ali.

  • 118 shirlei horta // 13/July/2007 às 17:15

    Confetti, pão com carne assada, guaraná e mexerica. Mas eles tão muito folgados, já tão pedindo fritas e cerveja… Melhor o Fiúza voltar para o seu rebanho….

  • 119 antenor de alvarenga cavalcanti // 13/July/2007 às 17:16

    O preconceito existe, tanto entre os negros como entre os brancos e é inútil negar. Qualquer jogador de futebol, por mais negão que seja, quando começa a ganhar dinheiro arruma logo uma namorada branca e, de preferência, loura. O Ronaldo Fenômeno que é mulato escuro faz questão de dizer que é branco. Existe preconceito maior do que esta cota racial nas universidades brasileiras?
    Portanto, não sejamos hipócritas, meus prezados amigos e acabemos de vez com esta falsidade de querer parecer politicamente correto.
    Muito obrigado.

  • 120 Kleber // 13/July/2007 às 17:17

    nos livros não posso avaliar, na verdade… só li Urupês. Só fui ler um infantil dele, aquele que todo mundo encolhe, só adulto, na faculdade.

  • 121 shirlei horta // 13/July/2007 às 17:20

    La Silva,
    Entendi, tô só brincando. Relaxa. A notícia é que acabou o estoque de camisinha - faz parte da desorganização. Alguém precisa avisar os organizadores que atletas também fazem sexo. Que raios de planejamento eles fizeram para o estoque acabar antes de começar o Pan?

  • 122 confetti // 13/July/2007 às 17:25

    shirlei vc conhece o fiuza pessoalmente ? ele ta mesmo na amazonia ? sera que ta unplugged realmente ou visita o bunker ? tou com saudade de ler ele ! com saudade tbm do Jogatina

  • 123 s leo // 13/July/2007 às 17:26

    Eles esqueceram de contabilizar as faxineiras, Shirlei.
    Confetti, o Monteiro Lobato era um progressista, e ficaria surpreso ao ser acusado de racista. Mas, infelzimente, era. Como era preconceituoso contra os Jeca Tatus e, ainda em vida, se corrigiu, pedindo desculpas ao saber que era doença o que ele considerava indolência. O que mostra como o contexto pode influenciar a obra de alguém, até os mais bem intencionados…

  • 124 walid // 13/July/2007 às 17:28

    Todos nós convivemos com algum grau de racismo em qualquer sociedade, sofrendo o racismo ou infligindo a alguém.

    Para o Reino Unido é muito mais importante o Hamilton, garoto bonito e bacana, ser o número um da MAcLaren, deixando o Alonso prá trás, que essa proibição de Tintim.

    Mas o fato é que os países desenvolvidos hoje carregam seu racismo como uma culpa, ou um deslize terrível, que seria melhor apagar, nem lembrar.

    Mas o fato é que continuará haver um certo grau de racismo.

    O caso do Obama nos EUA é exemplar: ele é amado pelos formadores de opinião (pundits) brancos, que se referem a ele como alguém que conseguiu “transcender” a questão racial, é um homem que tem a mãe branca e o pai negro não foi escravo, portanto ele não carregaria a “revolta” que os demais descentes de escravos carregam.

    Enfim, só falta dizerem que finalmente encontrarm um negro praticamente branco a quem podem dar a Presidência da República.

    Opiniões que em nada modificam o fato de que se eleito, de fato, será um grande passo em direção á redução do racismo.

    Todos amam Obama, e a América que está tão chateada com a imagem ruim que anda desfrutando no mundo, acredita que vai se redimir com a eleição de Obama.

    Então, teremos um mundo em que:

    1) O Presidente dos EUA será um negro (ou uma mulher, o que é menos revolucionário, mas também importante)

    2) O n° 1 da Formula 1 será um britânico negro

    Enfim, black is beautiful, e mundo anglo-saxão parece estar mudando.

  • 125 shirlei horta // 13/July/2007 às 17:29

    Confetti,
    Não conheço o Fiúza pessoalmente, só os livros e a coluna dele no NoMínimo. Também tô com saudades….

  • 126 sacco e vanzetti // 13/July/2007 às 17:29

    nos livros não posso avaliar, na verdade… só li Urupês. Só fui ler um infantil dele, aquele que todo mundo encolhe, só adulto, na faculdade.

    Kleber, desculpe-me a sinceridade libertária, mas seus pais são negros?

  • 127 sacco e vanzetti // 13/July/2007 às 17:31

    s leo, o mal do Jeca sempre foi a doença, o amarelão… Uai….

  • 128 shirlei horta // 13/July/2007 às 17:34

    Walid,
    Concordo. Eu fui educada por pessoas racistas, como não sê-lo? Mas faço uma opção racional pelo não-racismo. O fato é que cultura não se muda de um dia para o outro, nem só porque se quer.

  • 129 shirlei horta // 13/July/2007 às 17:35

    s leo,
    Muito engraçado! Atire a primeira pedra a faxineira que passar batida por aqueles homens todos, sarados, altos….. afe!

  • 130 confetti // 13/July/2007 às 17:41

    sleo a tia benta tinha o mesmo shape que aquela empregada negra de ” o vento levou “que dizia o tempo todo “yes m’dam” revirando os olhos e fazendo reverencias ! como vc disse, até os bem intencionados…..

  • 131 confetti // 13/July/2007 às 17:44

    quase toda a cultura ocidental seria discriminatoria ? ou estamos vivendo um come back hardcore ao politicamente correto ?

  • 132 walid // 13/July/2007 às 17:48

    Shirlei eu uso essa panela de barro!

    É linda, comserva a comida quentinha, e fica super bonita na mesa.

    Eu chamo de panela de pedra, mas na verdade é de barro.

    Cebola
    Tomates sem pele
    Pimentão vermelho e amarelo sem pele
    filé dé peixe branco
    leite de coco
    No final, quando está pronta, um pouco de salsa prá dar um corzinha verde.

    Com arroz e farofinha e molho de pimenta.

    Uma delícia.

  • 133 shirlei horta // 13/July/2007 às 17:52

    Ahhhhhh…. Eu achei que era de barro. Mas tem de pedra também. Só que a tradicional é a preta, de barro, feita no Espírito Santo. E é linda, mesmo. Eu gosto mais de cação, no caso de moqueca.

  • 134 confetti // 13/July/2007 às 17:53

    ( daqui uns minutos é 14 de julho…vou pra bastille curtir uns bailes ! abraços, té manha )

  • 135 shirlei horta // 13/July/2007 às 17:55

    ( daqui a uns minutos tem início o Pan. Não é nada, não é nada…. não é nada, mesmo!)

  • 136 shirlei horta // 13/July/2007 às 17:56

    Ainda mais sem o Bené pra comentar….

  • 137 Pablo Vilarnovo // 13/July/2007 às 18:06

    Walid, Hamilton será o número 1 da Formula 1 não por ser negro, será porque é um excelente piloto. Como Shummi, filho do servente do autódromo que começou a correr de kart com peças usadas de outros pilotos.

  • 138 shirlei horta // 13/July/2007 às 18:06

    Bom, acertaram numa coisa: colocaram a Elza Soares pra cantar o Hino Nacional. MARAVILHOSA!

  • 139 Pablo Vilarnovo // 13/July/2007 às 18:06

    Vem cá… o que foi a vaia que o Lula recebeu???????????

    O carioca lavou a alma do brasileiro!!!

  • 140 Pablo Vilarnovo // 13/July/2007 às 18:07

    Particularmente não gosto da Elza Soares como cantora. Mas gosto da personalidade…

  • 141 shirlei horta // 13/July/2007 às 18:09

    Estou assistindo na Sportv, não ouvi vaia nenhuma (devem ter deixado o som do estúdio). A “gloriosa” Marisa Letícia está com um vestido verde-diarréico!!!

  • 142 Pablo Vilarnovo // 13/July/2007 às 18:12

    Shirley, estou vendo na Globo. Galvão Bueno foi obrigado a dizer que “numa democracia são válidas esses tipos de demonstrações”. Ou coisa parecida. Ele tentou não falar nada, mas as vaias foram tantas que foi obrigado a dizer algo…

  • 143 shirlei horta // 13/July/2007 às 18:13

    Nooooooooossa!!!!!!!!! Perdi essa!

  • 144 Alba // 13/July/2007 às 18:21

    Bom amigos, hoje, véspera da Queda da Bastilha, é meu aniversário. E amanhã tem baião de dois caprichado pros amigos, na ausência de uma moqueca..

  • 145 shirlei horta // 13/July/2007 às 18:46

    Parabéns, Alba! Eu gosto tanto de aniversário, que acho que essa data devia ser feriado para o aniversariante!
    Gente, só se fala de comida hoje!

  • 146 Alba // 13/July/2007 às 19:03

    “Brigada, shirlei. Prá mim é feriado. Não tive que trabalhar hoje, a não ser na cozinha, preparando as coisas.

    E desculpem mesmo a “rispiponeteza” de declarar o aniversário. É meio chato, porque praticamente obriga as pessoas a cumprimentar. Mas eu sou uma besta. Levem isso em conta. :(

  • 147 Mr. WRITER // 13/July/2007 às 19:19

    Engraçado, em manifestações o povo acerta vaiar, mas em eleição também acerta transformar urna em piníco. Dá pra entender esse povo? Ô raça…

  • 148 Pablo Vilarnovo // 13/July/2007 às 19:43

    Mr. Writer, sabias palavras… Acabaram de vaia-lo novamente… notaram a cara de put**** dele??

  • 149 abstrato (o mais cretino // 13/July/2007 às 19:44

    eu simplesmente detesto ter que concordar com algum texto do PD, mas dessa vez estou de acordo…ou ele esta de acordo comigo, num pequeno exercicio de humildade…ehehe…mas enfim eh isso mesmo, querer apagar a historia, censura-la, nao eh a melhor maneira de combater o racismo…eh preciso sim, antes de qualquer observacao, entender a epoca em que os acontecimentos correram…o resto eh hipocrisia e demagogia barata de gente que diz combater o racismo…tal qual aquela historinha de um promotor ai que quer exigir que a Globo faca uma nova versao da novela Sinha Moca…sem os negros sendo tratados como escravos…ora, ora…vejo coisa…

  • 150 walid // 13/July/2007 às 19:58

    Pablo, sobre seu comentário de 13/Julho/2007 às 18:06.

    É claro que o Hamilton será o n° 1 por ser o melhor, eu não escrevi em nenhum lugar que será o n° 1 por ser negro!

    Eu escrevi que o Hamilton na posição de n° 1 é o tipo de evento que mostra uma mudança na sociedade britânica, e uma mudança que vai contribuir mais para o combate ao racismo que a proibição de Tintim.

    Que saiba será o primeiro negro nas alturas da f1 e representando o Reino Unido.

    Nem os pilotos brasileiros são negros.

    E isso está acontecendo na Terra da Rainha, na Terra dos colonizadores por execelência.

    É um sintoma de modificações que já ocorreram e também um vetor que mostra que mais mudanças podem ocorrer.

    É comum que negros americanos quebrem a tradição de “esportes” de brancos e se transformem em grandes, mas isso não é nada
    comum no Reino Unido.

    Por favor, não me entenda mal.

    Nunca me passaria pela cabeça que ele viria a ser o n° 1 por ser negro. Não faz sentido nenhum. Nem se houvesse cota para pilotos! Pois que para ser o n° 1 tem que ser o n° 1, só isso.

    Eu sou fã do Hamilton.

    Agora com Massa e com Hamilton voltei a gostar de F1.

  • 151 walid // 13/July/2007 às 20:05

    Da mesma maneira que se a paixão que os americanos estão sentindo por Obama não é causada por ele ser negro. Muito pelo contrário. Como eu escrevi antes, todos tentam explicar o fenômeno “minimizando” o fato de ele ser negro.
    Mas ele é, e vários desses formadores de opinião acham que será maravilhoso ter um presidente negro. Desde que seja Obama, e ao que parece, ninguém mais.

  • 152 QQud LA SILVA // 13/July/2007 às 20:28

    Sou totalmente contra a vaia sofrida pelo Exc. SR. presidente Luis Inácio LULA da Silva.

    0- Esse tipo de manifestação antipática não deveria ser realizada neste tipo de evento, pois tem outro sentido muito maior.
    1- O país não está pior do que antes ( todos os seus governos passados).
    2- É mesmo a vontade e expressão de todo o povo brasileiro aquela vaia?! Não! Penso que foi orquestrado…e sendo assim, foi uma manifestação democrática????
    3- O brasileiro vaiou a sí mesmo naquele momento, pois o presidente foi eleito democraticamente, também pelo voto daquelas pessoas.
    4- No novo POST do Dória faço outras considerações sobre o PAN

    5- e o mais importante, ao ver tantas manifestações sobre culinária nos posts acima, não podia deixar de citar uma iguaria da culinária PARAENSE, tão saborosa quanto qualquer prato da refinada e sofisticada cozinha francesa, portuguesa ou italiana:

    A MANIÇOBA!

    Se vierem a belém eu sugiro o restaurante Spazzio Verdi e este deliciooso prato regional!

  • 153 abstrato (o mais cretino) // 13/July/2007 às 20:41

    ah sim, orquestraram cem mil pessoas a vaiarem o maior governante desse pais desde as caravelas de Cabral..qua-qua-qua…mais patetico que o tal do Lulla so mesmo os seus puxa-sacos.. :P

  • 154 abstrato (o mais cretino) // 13/July/2007 às 20:45

    kkkkkkkk…o tal restaurante da tao refinada culinaria paraense, conforme afirmacao do nosso amigo ai acima, tem nome italiano…ahahahha….que diabos de prato tipico regional um restaurante com esse nome pode servir no Para? eh como dizer, venha no Le France comer a melhor carne de bode da sua vida…ahahahah…da Silva, volta e entra no blog de novo…so mandasse mal nos teus coments….ahahah

  • 155 abstrato (o mais cretino) // 13/July/2007 às 20:47

    se bem que em se tratando de culinaria francesa tudo eh possivel…os homi comem de tudo que existe no bicho..argh! dos pes a cabeca…nada se perde, nada se cria…vai tudo pro estomago…

  • 156 QQud LA SILVA // 13/July/2007 às 20:54

    Abstrato,

    Temos outro restaurante chamado MANJAR DAS GARÇAS (nome regional né!)

    Que serve pratos da culinária: INTERNACIONAL

    rsrsrsrs

    Vai entender!

    Mas eu recomendo o MANJAR DAS GARÇAS também, é chique e serve pratos deliciosos!

  • 157 QQud LA SILVA // 13/July/2007 às 20:58

    E abstrato, claaaro que se pode orquestar “100 mir” pessoas…

    A televisão atinge um número muito maior de pessoas…

    A propaganda não oficial é parcial…

    Então … …o que vc subentende?

  • 158 QQud LA SILVA // 13/July/2007 às 21:02

    Olha só! A própria rede GLOBO (jornal nacional) acabou de demonstrar o episódio (das vaias) de uma maneira vergonhosa para o povo carioca.

    E aliás o governo federal investiu muitos recursos na infraestrutura dos jogos pan-americanos. (e os cariocas MAL EDUCADOS E INGRATOS não souberam agradecer)

    PS. : achei uma mieeeeerda a interpretação do hino na voz de Elza Soares (crééééédo)!!!!

  • 159 walid // 13/July/2007 às 21:05

    Também achei totalmente inadequada a vaia ao Lula.

  • 160 Pablo Vilarnovo // 13/July/2007 às 21:24

    hahahaha
    Quer dizer que foi orquestrada a vaia contra Lula???
    hahahaha
    Ingratos?? Rapaz o governo federal não deu NADA DE GRAÇA AO POVO CARIOCA. Tudo que foi construido foi através de nossos impostos pagos.

    O Estado não dá nada de graça.

    Quando será o tempo em que paremos de acreditar no Estado como o benfeitor, e o Presidente com o pai dos pobres.

    Quer dizer que os cariocas deveriam se ajoelhar e agradecer ao paladino da moralidade por este ser superior ter olhado carinhosamente aos inferiores habitantes do Rio de Janeiro, esse incautos e infiéis pecadores que tantam necessita do perdão e carinho do artífice mor de nossa luz divina, Sr. Luiz Ignácio Lula da Silva.

    Faça-me o favor…

  • 161 xyz // 13/July/2007 às 22:08

    Alba, um poeta meio raro o Abgar Renault; vou pagar mico, mas de repente em torno do seu aniversário topei com esse trecho, que tangencia sono e despertar, algo que libera as coisas todas (”alpendres, pianos, geladeiras, rosas”)
    “e as faz andar, gyrando em alarido
    que chega já sem voz a todo ouvido
    ou em graves colloquios conversar,
    ascendendo do limbo da mudez
    com linguagens e sons a sussurrar,
    que criam mundo e vida uma outra vez.” Tão bom deve ser acordar depois de todo o trabalho de preparar as coisas e comemorar com baião de dois num sábado. Parabéns.

  • 162 Alba // 13/July/2007 às 22:39

    xyz,

    Puxa vida, quem pode se sentir menos que acarinhada, pra dizer o mínimo (com o perdão da má lembrança) com essas suas maravilhosas palavras, ainda que emprestadas de alguém de quem vou buscar mais informações - obrigada!

    E, obrigada, sempre ! Será que daria pra você prestigiar o baião no capricho????

  • 163 surfando na jaca gratuita // 13/July/2007 às 22:48

    Nada é de graça pelo estado é uma frase para lá de óbvia. Sendo assim nenhum presidente mereceria um bom dia sequer. Governar é exatamente saber ajustar os gastos públicos às necessidades da maioria da população. O presidente que financiou o Pan, obra que considero supérflua e que certamente dará e já deu retorno para alguns empresários, ainda assim não mereceria essa vaia, já que representava o país num evento internacional que beneficiou quem o estava vaiando. Que fosse vaiado nas ruas, mas dentro do espetáculo que ele foi um dos responsáveis e que divertiu quem o vaiou? Um contrasenso.

  • 164 xyz // 13/July/2007 às 23:24

    Alba, neste momento encontro-me em visita de trabalho a Klow, na Sildávia, onde terei de contentar-me com o baião de dois local, o slaczec com salada e cogumelos. E ainda digo mais: salada e cogumelos.

  • 165 xyz // 13/July/2007 às 23:34

    http://www.revista.agulha.nom.br/arenault3.html#poemeto

    http://en.wikipedia.org/wiki/Syldavia

    http://www.bricabrac.com.br/tintim_historia_02.htm

  • 166 Alba // 13/July/2007 às 23:56

    xyz,

    Adorei o cardápio local de Sildávia. Poderia, talvez, ser exportado para todos os cantos politicamente corretos, né mesmo?

    Mas duvido, com a desculpa da falta de modéstia, que ficaria melhor do que o meu baião tradicional. E no capricho! :)

  • 167 Alba // 14/July/2007 às 0:11

    Aliás, PD, já que está em Sâo Paulo. Não custa muito dar um pulinho a Itanhaém, sabe?

    A mesma coisa digo pro Éd Lascar, que mora aqui do lado…

  • 168 Alba // 14/July/2007 às 0:23

    Dino, idem!

  • 169 QQud LA SILVA // 14/July/2007 às 2:29

    Sr. Pablo,

    As 2 da manhã, vindo de uma ronda noturna, notívaga, li o seu comentário e respondo de uma outra maneira o que respondi ao Sr. Abcesso:

    Quando o Sr. compra a margarina “QUALY” em lugar da margarida “Dona Rosita”, quando o Sr. consome o vinho “chateau de la concha hermosa” em vez do “sangue de boi”, quando o Sr. assiste o Jornal Nacional em vez do Jornal da Record…nunca parou para pensar que seus movimentos podem estar sendo friamente calculados, manipulados?

    E que suas ações, pensamentos, ideologia, (time de futebol, marca de cigarro, creme de barbear, etc et all preferidos) podem ser fruto da aplicação sutil de um estudo científico voltado para influenciar sua vida?

    Diga qual livro, revista, jornal e programas de tv o Sr. assiste? Qual comentarista o Sr. escuta?

    Em administração mercadologica, um dos principios básicos (antes e depois de ter transformado uma oportunidade de negócio em empreendimento) do composto de marketing é : conhecer seu cliente tão bem, seus hábitos, seus desejos, seu gosto, seus horários, o que come, veste, o ar que ele respira se for possível…

    Quando um comentarista esportivo (arrghh), grita, espuma, brada, relincha e dá coices defendendo seu clube…ele está demosntrado amor pelo seu clube ou está defendendo o leitinho das crianças?…pense nisso.

    O Exc. Pres. LULA esta passando por uma CAMPANHA, UM PROCESSO DE DESCONSTRUÇÃO MORAL (parafraseando o Sr. Ciro gomes, pelo termo), dos mais variados meios de comunicação a muito tempo…

    As denuncias de corrupção estão “pipocando” nas manchetes de jornais, rádio e televisão toda hora.

    Eu pergunto: antes não havia corrupção?

    100 mil pessoas não podem ser massa de manobra? Ora meu caro!

  • 170 QQud LA SILVA // 14/July/2007 às 2:38

    Só para finalizar: o norte do país sempre (historicamente) foi alijado de grandes investimentos em obras de infraestrutura por parte do governo federal.

    A décadas esperamos no Pará míseros 300 milhões de reais para completar as obras das ECLUSAS de TUCURUÍ (obra essencial para o fomento das industrias locais) enquanto para o SUL e SUDESTE bilhões são gastos em investimento direto (vou citar dois apenas 2 exemplos recentes: a industria de construção naval e os jogos pan-americanos)

    E os ingratos ainda vaiam! Sou a favor da independencia do estado do Pará do resto do Brasil.

  • 171 Cecilia // 14/July/2007 às 2:45

    Aí por cima falaram do Monteiro Lobato. De fato ele foi “progressista” em muitas questões, mas em outras…. vixe maria! - assustador.

    Semana passada terminei de ler O Presidente Negro, uma novelazinha futurista, escrita em 1926, na qual descreve a situação política dos US lá por 3 mil e tantos. Até que nas descrições das tecnologias, ele deu muitas dentro, a la Julio Verne, mas quando tocou nos enfrentamentos políticos dos três partidos da época, o dos Homens Brancos, o das Mulheres Brancas e o dos Negros, dio mio! o homem perpetrou barbaridades (normais pelo tal ‘zeitgeist’).

    Quando os negros surpeendentemente vencem as eleições, o fato causa tanto horror, que as mulheres abandonam em massa seu partido e se unem aos seus “companheiros naturais” para derrotar os negros. Aí vem um desfile de gobinismos & chauvinismos incorretíssimos pra nossa época: - o endeusamento da eugenia como a melhor forma de melhorar a espécie;
    - o malefício terrível por debilitador do cruzamento das raças;
    - o abandono das reivindicações ‘mulheris’ que voltam a redescobrir os encantos da submissão ao macho (sic);
    - o engodo através de uma “poção mágica” alisadora de cabelos, que faz os negros jogarem pra escanteio sua luta política e, finalmente, tchan, tchan, tchan, tchaaaannn:
    - a ’solução final’ do problema negro, que não vou contar aqui, pra não perder a graça.

    Se alguém leu O Presidente Negro, esclareça-me por favor, porque posso estar equivocada, mas o homem, ao cont