Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

Adolescentes e a possibilidade do sexo

July 3rd, 2007 · · 72 Comentários

O congresso peruano tem planos de baixar a idade de consentimento no país para 14 anos. Quer dizer: a partir daí, é opção do indivíduo transar ou não.

Nenhum garoto em sã consciência dispensaria as atenções de Debra LaFave ou Pamela Turner. (Nos últimos anos, escrevi sobre as professorinhas dos EUA para o NoMínimo e para a Playboy.)

O mesmo vale para as moças: sabem o que querem. Algumas optam por postergar a iniciação. Outras estão ávidas. A questão é se a lei tem direito ou não de se intrometer nesta decisão.

Vanessa, do (in)confidência mineira, conta como a discussão está se encaminhando no Peru. Marcus Pessoa, o Velho do Farol, comenta:

Pra quem não sabe, o Brasil, ao contrário do que imagina o senso comum, também tem uma age of consent de 14 anos, e não 18. Existe uma certa dubiedade na interpretação do crime de “corrupção de menores”, mas o crime de “sedução” foi retirado do código penal. Sedução era quando um homem mais velho usava de malícia (sic) com uma menina para convencê-la a transar com ele…

Alguém duvida que jovens de 14 anos querem transar?

O argumento de que pessoas mais velhas podem pressionar psicologicamente por um consentimento é inócuo, porque essa pressão também é feita por pessoas da mesma idade. O que mais tem por aí são meninos fazendo falsas promessas a meninas para levá-las para a cama. Sexo sempre envolve algum tipo de relação de poder, e é irreal achar que os jovens estarão protegidos disso proibindo-os de escolher seus parceiros.

Chego à mesma conclusão que ele mas seguindo um raciocínio diferente. Não acho que sexo sempre envolva algum tipo de relação de poder. É justamente o que se deve evitar. O melhor sexo é aquele entre duas (ou mais) pessoas que sabem exatamente o que querem e estão dispostas a cooperar para alcançar seus objetivos comuns. O neoliberalismo, espera-se, não chega à cama.

A questão é que sexo ruim existe e faz parte da existência. Experiências ruins existem. Aprendemos a fazer boas escolhas, ganhamos esperteza e destreza perante as coisas da vida, vivendo. Mudamos de idéia, nos surpreendemos às vezes, nos decepcionamos outras. Ninguém deve ser responsabilizado pelas nossas más escolhas.

Então chega-se ao ponto: aos 14 anos se é esperto o suficiente para tomar estas decisões? É obviamente uma questão cultural. Nos anos 50, a praxe era levar os rapazes de 14 para a zona e ninguém achava nada demais. Até a virada para o século 20, meninas casavam-se habitualmente aos 12, 13, 14. A idade de consentimento subiu. Infantilizamos adolescentes.

Se há desejo sexual aos 13, 14 ou 15 é porque os corpos já estão maduros e as mentes preparadas para aprender como agir neste mundo complexo e fascinante que é o da sexualidade.

Tão complexo que, em alguns, dá medo. Envolve sensações muito intensas. Sensações que, nas mulheres, são tão evidentes que perturbam, intimidam, um certo tipo de homem. É este medo que censura, que proíbe, que – este sim –, causa traumas.

É graças a experiências ruins que nos deleitamos com e valorizamos as boas. Elas não devem e não podem ser evitadas.

Tags: Sexo

72 Comentários até agora ↓




  • 1 antenor de alvarenga cavalcanti // 3/July/2007 às 19:36

    O prezado amigo afirma na sua habitual lógica cristalina: “Se há desejo sexual aos 13, 14 ou 15 é porque os corpos já estão maduros e as mentes preparadas para aprender como agir neste mundo complexo e fascinante que é o da sexualidade”. Corpos maduros implicam, obrigatoriamente, em mentes preparadas?

  • 2 Pedro Doria // 3/July/2007 às 19:41

    O desejo, antenor de alvarenga cavalcanti, nasce da mente, não do corpo.

    Mas sua pergunta é justa e concordo que a questão é polêmica.

    Meu principal argumento é: a iniciação sexual sempre foi no início da adolescência. É recente o pudor com isto.

  • 3 QQud LA SILVA // 3/July/2007 às 19:55

    Isso mesmo! Quando eu era um adolescente no sítio e não haviam mulheres da minha idade, eu conheci a Florentina.

    Fazía assim, amarrava as “pernas traseiras dela”, colocava uma escada atrás dela, subia 3 degraus e fazia amor com ela todo dia. E como era larga sô! Cabia até meu braço!

    Ah que saudades daquela PôTRA!

  • 4 Josué // 3/July/2007 às 19:59

    Diferenciemos claramente “sexo”.
    Sou do tempo da playboy nacional onde “pelos pubianos” não eram aparentes, aliás, nem playboy se chamava. O nome era “Homem”.
    Tinha as “Ele e Ela” com européias e muito veladamente “revistinhas” que o carinha da banca vendia com mais cuidao do que vendedores de plutônio hoje.
    14 anos é uma idade legal?
    Aií varêia e muito.
    Tenho uma filha de 9 anos e pela forma como nós a informamos eu creio que ela saberá decidir e confio que qual quer que seja a decisão, será o que ela decidir - sejam em termos mentais ou hormonais - aliás diga-se que nesta idade os hormônios inundam o corpo e o cérebro faz parte deste corpo inundado. Consierar que a menta e corpo não conflitam-se nesta idade é já ter nascido com 30.
    Eu poderia culpar a erotização e sexualização precoce por conta da internet, TV, revistas e tudo o mais, mas seria cômodo atribuir a culpa disso tudo às coisas que vem de fora de minha casa.
    Todas chegam aos 14 anos, mas existe uma absurda diferença entre a minha filha e as que vivem situações muito melhores ou piores que ela tanto social, familiar quanto economicamente.
    Decidir por sexo ou não todas e todos terão que decidir. A preocupação maior deve ser o que vai levár os adolescentes a decidirem.

  • 5 Josué // 3/July/2007 às 20:04

    levÁr???
    Putz!!! de onde veio isso????

  • 6 Josué // 3/July/2007 às 20:12

    PD:
    Uma sugestão:
    Dá para programar o blog para quando um de nós for citado por outro no meio do texto, destaque-se o nome do citado?
    Creio que todos aqui (salvo os mentirosos e hipócritas ) procuram por isso e quando tudo é igual, é difícil achar-se.
    Todos tem ego, mesmo que não assumam…

  • 7 Pedro Rocha. // 3/July/2007 às 20:26

    Tenho uma filha com dezoito anos, que namora um garoto com 23, há pelo menos um ano.
    Ambos decidiram por livre e expontânea vontade que irão aguardar o sexo para quando casarem.
    Isto partiu deles. Não lhes foi sugerido, muito menos imposto!

    Isso eu classifico de maturidade; comportamento que não tive, embora vivendo numa época onde as coisas eram absurdamente reprimidas.
    Papava-se tudo, e de preferência levava-se algum troféu!
    Era motivo de orgulho mostrar o baú coletivo lá da república, até a boca de calcinhas, sutiães e outras lembrancinhas, nem sempre agradáveis ao olfato!

  • 8 Luiber // 3/July/2007 às 20:36

    “Até a virada para o século XX, meninas casavam-se habitualmente aos 12, 13, 14. A idade de consentimento subiu.”
    Permita discordar, caro Pedro. Essas meninas do século antepassado não consentiam coisa nenhuma. Casavam por imposição das famílias.
    Isto existe até hoje, mas é outra e longa discussão.
    Agora, o que mudou mesmo, e muito, é a quantidade de informações, sejam visuais ou literárias. As meninas já tem uma boa idéia do que seja a coisa antes mesmo de verem ao vivo.
    O mesmo vale para os meninos.
    Então o poder de escolha ficou, digamos, mais justo. Pior para os homens. Se antes só conseguiam a tal “sedução” contando histórias desconhecidas para elas, agora que elas já sabem tudo o jogo está inteiramente na mão delas.
    Quando vocês vêem na rua uma sósia da Luciana Vendramini com 16 anos acompanhada de um quarentão o que lhes vem à cabeça? Quem seduziu quem?

  • 9 Pedro Doria // 3/July/2007 às 20:42

    Luiber : vc tem razão, não era escolha delas. O que tentei argumentar é que a cultura do tempo não se surpreendia com sexualidade nesta idade. Achava normal.

  • 10 QQud LA SILVA // 3/July/2007 às 20:47

    É verdade Pedro Rocha! Eu nestes tempos modernos até “tirei” fotos de algumas namoradinhas, beijando-as… e em situações de demonstração de poder.

    Mas não mostrei pra ninguem…era só pra guardar de lembrança de que um dia peguei aquelas femeas tão dificeis. Como eram bobas! Menti muito pra elas!

    Mas recebi o devido castigo! Em forma de hostilidade e desprezo. Snif!

  • 11 Luiber // 3/July/2007 às 20:51

    Não quero ser chato, caro Pedro. Mas me permita a petulância da observação: acho que se surpreenderiam, sim. O senhor de engenho não tava nem aí se defloraram a filha de 12 anos, contanto que o autor da façanha seja filho daquele outro fazendeiro, devidamente autorizado pelas promessas do altar e, principalmente, pelas assinaturas do cartório.
    Mas já imagimou se a infanta Carlota Joaquina começasse a demonstrar seu vasto leque de predileções carnais ANTES que a coroa lhe indicasse aquele João para esposo?
    Tá legal, recuei demais no tempo! Mas acho que em alguns lugares a coisa não mudou tanto assim.

  • 12 chesterton // 3/July/2007 às 21:39

    O problema da revolução sexual é que as meninas bem nascidas dão um passeio por ela antes de casar e ter filhos com garotos responsáveis (pelo menos legalmente aptos a pagar pensão), as meninas de famílias de menor, posse, instrução, organização, educação, religião, tem FILHOS com garotos que somem e não tem CPF. Ou então como dizia Juca Chaves, passam a frequentar aqueles lugares onde “os meninos maus das familias boas encontram as meninas boas das famílias ruins”.
    De qualquer modo, estimular sexo (sim, estimular, PD, pois o que existe não é o aparecimento de desejos em corpos maduros, mas uma constante exposição de crianças a sexualidade de modo precoce) muito cedo gera somente relações de poder, pois as garotas mais precoces (de modo natural ou provocado) só querem garotos que em carros, grana para gastar, etc…
    Aí chegamos a isto:
    http://www.jt.com.br/editorias/2007/07/01/ger-1.94.4.20070701.16.1.xml
    e mais isto:
    http://www.brisbanetimes.com.au/articles/2007/07/03/1183351162028.html?from=top5

    Neo-liberalismo ou a velha prostituição, a profissão mais antiga do mundo disfarçada de boa ação?

  • 13 Pedro Doria // 3/July/2007 às 21:40

    Luiber: por certo. Mas o critério não era etário.

  • 14 Elias // 3/July/2007 às 22:19

    Mas, PD, a lei SEMPRE vai se meter nessa questão.

    Por exemplo: o que o Marcus Pessoa chama de “sedução”, o CPB tipifica mesmo como estupro.

    O CPB considera que há estupro quando um adulto faz sexo com uma adolescente — mesmo que consentido — se esta ainda não houver atingido a idade que, segundo a lei, a pessoa passa ter condições de discernir sobre a conveniência ou não de fazer sexo (usei o exemplo de “uma” adolescente para tipificar o estupro; se for “um” adolescente o CPB dirá que foi “atentado violento ao pudor”).

    Se não houver esse tipo de interferência, qualquer homem adulto se sentirá autorizado a “seduzir” uma garota de 13 anos.

    Então a questão passa a ser, então, fixar a idade que uma determinada sociedade entende que seus adolescentes passam a dispor de discernimento para decidir sobre o exercício de sua sexualidade.

    O entendimento sobre esse limite etário pode variar — como de fato varia — no tempo e no espaço. Mas sempre haverá um piso a ser observado, e a única forma de tornar essa observância coercitiva é uma lei penal. Até porque, sem a força coercitiva, a lei se torna mera proposição moral.

    No Brasil, com a força coercitiva do CPB a coisa já é como é, imagina sem ela…

  • 15 Radical Livre // 3/July/2007 às 22:32

    Elias,
    eu perdi alguma coisa - o que é CPB?

  • 16 Dino // 3/July/2007 às 22:36

    Quando vocês vêem na rua uma sósia da Luciana Vendramini com 16 anos acompanhada de um quarentão o que lhes vem à cabeça? Quem seduziu quem?
    A conta bancaria dele seduziu a poupança dela, acertei? hahahaha

  • 17 Dino // 3/July/2007 às 22:39

    Codigo Penal, ou seria Comite Paraolimpico Brasileiro ou Certificado de produto Brasileiro. Estou cheio de graça hoje…

  • 18 Josué // 3/July/2007 às 22:46

    PD:
    Você que é mais chegadp da Carla Rodrigues, fala para ela mudar aquelas malditas letrinhas e aquele desgraçado de fundo que alguem disse para ela que é “in”, que é “clean” e “bonito”.
    Mal dá para ler!!

  • 19 Alba // 3/July/2007 às 22:57

    Acho que uma das frases-chave do texto do PD é “infantilizamos os adolescentes”. De fato, em outras épocas, a tolerância com uniões precoces era maior, porque também a expectativa de vida era menor e porque havia toda uma escala valorativa que foi posta de ponta-cabeça desde os anos 60.

    Que os adolescentes sintam a pulsão sexual é inegável, mas se a prática do sexo não for acompanhada com cuidados mínimos - e aí, acho importante observar que acesso ao conhecimento não significa estar preparado para a prática - teremos problemas multiplicados para os próprios jovens, suas famílias e a sociedade, como no caso da gravidez adolescente.

  • 20 Elias // 3/July/2007 às 23:03

    Radical Livre,

    CPB é “Código Penal Brasileiro”. Ele tipifica os crimes e estabelece as penas.

  • 21 Dino // 3/July/2007 às 23:06

    Pedro Rocha, tenho três filhas se bem que a mais velha tem apenas 13 anos, está ficando moçinha tem 1,70 m, mas espero que ela nunca faça essa opção que fez a sua filha. Sexo não é para isso, não é caixinha de surpresa, dá dela descobrir que casou com o coelho ricochete, ou seja o cara tem ejaculação precoce, ou é broxa, ou tem um birrinho de pneu…Sexo é parte preponderante no casamento tem que haver sintonia, como saber sem ter experimentado, sei que você dirá que eu estarei incentivando a minha filha a ser uma galinha. Não, não estou, eu faço a minha parte, dou discernimento para que ela saiba como, quando e etc, para usar e não ser usada.

  • 22 Alba // 3/July/2007 às 23:07

    E acho que a observação do Elias é muito pertinente, sobre a necessidade de haver instrumento juridíco capaz de regular tais questões.

  • 23 Josué // 3/July/2007 às 23:18

    O
    Problema aqui é que a gente não quer que as nossas filhas façam com o meninos o que nós quando meninos queríamos que as filhas dos outros fizessem com a gente.
    Hoje país, falamos como se tivessêmos todos nascidos adultos. Esquecemos (infelizmente) que já fomos adolescentes e que só não transamos aos 14 anos porque os tempos eram outros. Era o século passado. Tão diferente do século atual quanto foi a era vitoriana.
    Estamos no século 21 e a internet é um milhão de vêzes pior que TV em termos de erotização.
    Novos tempos, novas idéias mas nós (pelo menos a maioria) ainda somos uns “de meia idade” conservadores com relação ao século 20 mas avançadérrimos em relação ao século 19.
    Os do século 21 são pois avançadérrimos em relação ao século 20. Natural felizmente.

  • 24 Dino // 3/July/2007 às 23:20

    Sabiam que o Peru tem a mulher que engravidou mais cedo no mundo, acho que foi com 6 anos se não me engano, isso já faz muitos anos. Deve ser tradição Inca isso aí…
    Putz! Isso que eu chamo de cultura inutil!

  • 25 Dino // 3/July/2007 às 23:24

    Josué, nós quem? Cara palida polaco!

  • 26 Josué // 3/July/2007 às 23:25

    A garotada vai transar sim. É inevitável.
    Cabe a nós “velha guarda do século XX” orientar para que façam isso da maneira mais segura e livre possível.
    Seja aos 14 ou 16, 18, que seja legal e seguro.

  • 27 Alba // 3/July/2007 às 23:25

    Dino,

    Que raio de informação é essa? Putz!

  • 28 Josué // 3/July/2007 às 23:28

    Dino:
    Suponho que você tenha nascido no século passado ou é um caso de precocidade por estar aos sete aninhos aqui no blog.
    Mas um conservador não tem idade.
    Conservadores são uns sujeitos que perderam o pique para companhar os jovens e daí querem que os jovens andem devagar…

  • 29 Éd Lascar // 3/July/2007 às 23:28

    Eu sou a favor de fixar aos 15 anos este tipo de coisa, como já falei aqui. Mesmo porque pode-se caracterizar coerção e estrupo em qualquer idade.
    É uma fase cheia de convulsões mentais, de insegurança não se deve estimular o sexo nesta idade, claro. Acidentes -gravidez/aids/dst acontencem cada vez mais. Os adolecentes parecem estar regredindo à imbecilidade total! Santo Deus! ….O que eu vejo de adolencente grávida de moleques não está escrito. Hoje mesmo; mês passado o filho de um vizinho de baixo; ano passado outro filho de um vizinho idem! Bocós que simplemente jogaram sua juventude e estudo para o espaço! Este é o grande perigo desta sexualização precoce; sem freios como requer a “modernidade” .

    Meu discurso é paradoxal porque quando jovem 13 , 14 anoa, eu fantasiava ser seduzido por uma pessoa mais velha……Feirante, colegas adultos no trabalho……e foi frustante para aquele garoto nunca ser alvo deste interesse. Em suma , se você é jovem você quer sexo, mas, muita vez, não convém que ele aconteça!

    Abs.

  • 30 Josué // 3/July/2007 às 23:31

    Boa noite Alba.

    Esta frase deve soar exatamente como o HAL do 2001 - Lembra Alba???

    Aliás o filme com o Coelho gigante é com o James Stuart e o título é “Harvey”

    No E-Mule baixando - Sonhos, de Kurosawa.

  • 31 Josué // 3/July/2007 às 23:39

    Ed Lascar:
    Lembra quando fumar maconha era crime?
    Cocaina então nem existia e quando aparecia, era absurdamente caro.
    Pois é. Hoje compra-se cocaina mais facilmente que talão de estacionamento.
    Nem por isso todas as pessoas são usuárias ou viciadas. Uma minoria estúpida apenas faz isso.
    É a modernidade.
    É inevitável e podemos apenas orientar nossos filhos a enfrentá-la . Não sou a favor do sexo aos 14 anos, ou aos 15 nem aos 16. Sou a favor de preparar a garotada para que saibam decidir quando, com quem e como.
    Sou conservador mas sei a hora de ceder. Tambem nasci no século passado. 1961 para ser exato. Nem TV existia. Agora estou aqui, na internet. Modernidade é isso. Tem coisas boas e ruins.

  • 32 Alba // 3/July/2007 às 23:41

    Boa Noite, Josué! :))

    Éd,

    Concordo em gênero, número e grau. Mutio sofrimento seria evitado para os jovens e todos os envolvidos, se as pessoas simplesmente usassem do bom senso. A “tempestade hormonal” é perfeitamente normal, com o perdão da rima involuntária. Mas se não for administrada, pode arruinar um monte de perspectivas.

    Claro que isso tem a ver com a forma como as pessoas, no geral enxergam o mundo atualmente. Alguma coisa como hedonismo, “direito ao prazer”, consumismo algo desenfreado - e acreditem, minha fala não é moralista. Apenas constatação.

    O caso é que tudo tem preço, inclusive o prazer.

    Gostaria muito que o Ricardo Cabral falasse a respeito, com muito mais propriedade do que eu, ainda mais a essa hora da noite..:)

  • 33 Josué // 4/July/2007 às 0:06

    Vou nanar.
    Comportem-se.
    Até amanhã.

  • 34 Dino // 4/July/2007 às 0:19

    Alba, achei um site, foi com 5 anos que a menina engravidou no Peru, em 1930. Engravidou no Peru…essa foi péssima.hahahahaha

    http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=909

  • 35 Bruno Castro // 4/July/2007 às 0:23

    É claro que sexo envolve poder. Mas qual o problema com o poder? Como diria o mais citado teórico sobre o assunto: “o poder produz”.
    E produz todo tipo de coisa, inclusive prazer.

  • 36 Dino // 4/July/2007 às 0:24

    Sei lá, deve ser culpa do nome do país a precocidade deles.

  • 37 Dino // 4/July/2007 às 0:27

    Ganhei o trofeu mala sem alça da noite assim que ultrapassei o Chest.

  • 38 Theo // 4/July/2007 às 1:04

    Acho que com 14 se for com alguém mais ou menos da mesma idade, não tem problema não.

    Agora UMA de 14 com um de 40 sou contra.

    Agora sendo bem machista, se for UM de 14 com uma de quarenta não sou contra não.

    Mas não me culpem, isso era pq quando eu tinha 14 era louco pra transar, tive que esperar até os 16.

  • 39 André Pessoa // 4/July/2007 às 1:14

    Elias, eu não entendi a sua “contestação” ao Marcus. Ele chamou de sedução o que era chamado de sedução no Código Penal, ou seja, transar com pessoa maior de 14 anos e menor de 18. Estupro presumido só existe quando a “vítima” é pessoa menor de 14 anos. Foi exatamente isso que o Marcus afirmou: que a verdadeira “idade do consentimento” no Brasil é de 14 anos, e não 18. Ele está certo.

  • 40 Dino // 4/July/2007 às 1:39

    O jornalista britânico da BBC Alan Johnston, 45 anos, mantido como refém desde 12 de março, foi libertado “são e salvo” e “de forma pacífica” em Gaza, informaram fontes do Hamas, que controla a região.
    É impressão minha ou os caras do Hamas estão botando ordem na casa…

  • 41 Palpiteira // 4/July/2007 às 7:28

    Biologicamente nos podemos estar prontos para o sexo la’ pelos 13, 14 anos, uns mais cedo, outros mais atrasados. Nao sei se a grande questao e’ a de se estar preparado biologicamente para o inicio da vida sexual, e sim uma questao de que nao preparamos os nossos filhos para serem atingirem a sua “maturidade” por volta dos 18+. No seculo XIX os jovens se casavam mais cedo e encaravam a vida adulta mais cedo; hoje nao, uma adolescente de 14 anos gravida muito provavelmente vai continuar sob as asas dos pais. Nao criamos os nossos filhos para serem independentes na adolescencia, portanto algumas das consequencias do sexo estao chegando para adolescentes despreparados (por nos) a viver uma paternidade/maternidade naquela epoca da vida, quebra-se o ciclo de educacao que temos hoje na sociedade.

    Claro, isso se aplica a quem tem acesso a essa educacao. Os de classe baixa, ja’ sem escola, tem o seu comeco da ida adulta mais cedo mesmo e talvez ate’ coincidente com esse comeco do amadurecimento do corpo que e’ adolescencia.

  • 42 Pax // 4/July/2007 às 7:41

    Bem, fui estuprado por uma prima aos 8 anos, ela 14. Minha tia pegou, foram dias de preparação, mostra aqui, mostra ali, beijo na boca e no dia fatal, a coisa acontecendo, aparece minha tia que era brava pra danar. Saí em disparada, esqueci par de chinelos, dois carrinhos matchbox, tomei cascudo ao passar pela tal tia…

    E foi bom, muito bom. Bendita prima. Até hoje lembro de tudo…. em detalhes.

  • 43 Ricardo Cabral // 4/July/2007 às 10:08

    Infantilizamos adolescentes… Sexo envolvendo sempre relações de poder… Antigamente era assim ou assado…

    Várias direções nessa conversa, ocorrem-me algumas.
    Primeiro, cabe lembrar que o lugar das “religiões oficiais” nas sociedades mudou. Elas sempre exerceram um papel regulador sobre o comportamento — pouco importando se fossem ou não hipócritas. Em segundo lugar, as transformações nas famílias depois da revolução industrial — cada vez mais nucleares (apenas pai/mãe/filhos), com mudanças de hábitos de higiene, uma certa “tabuização do sexo”, do papel de cada um, a mulher não mais do que mãe, “em casa, cuidando dos filhos”. Acrescente a progressiva diminuição do papel do casamento como “aliança entre famílias” e o “surgimento” das noções de prazer e de amor como peças importantes nas relações homem/mulher. Some, um pouco mais adiante no tempo, outras mudanças no lugar da mulher nas sociedades — de um “não-lugar”, ou então do seu lugar como propriedade do homem —, com estas passando a ter voz própria, e não apenas a reproduzir “a voz do dono”. Tempere com o advento da pílula anti-concepcional, com as transformações na educação (escolar) tradicional, com a “invenção” da adolescência — que hoje em dia parece que vai até os 40… — e com a supervalorização da noção de indivíduo, para ter um esboço da confusão reinante.
    (Aliás, em relação à tal supervalorização do indivíduo, um dos “preços a pagar” é o sentimento de desamparo, de estar abandonado à própria sorte, tendo que decidir sobre o certo e o errado sem o “auxílio” das tradições e dos tabus, que por pior que fossem, serviam de parâmetros, nem que fosse sobre aquilo que se queria contestar…)

    Muitas transformações num período curto de tempo — menos de 150 anos. Difícil de analisar, não?

    Por último, é raro que sexo não envolva poder. Só que ele aparece de diversas maneiras — algumas execráveis, outras divertidas —, tanto dentro quanto fora da relação sexual propriamente dita. Submeter o outro e/ou submeter-se ao outro é, no mínimo, parte dos jogos sexuais — sem esquecer dos “jogos” sociais, Renan Calheiros e Monica Veloso que o digam.

  • 44 Mané // 4/July/2007 às 10:57

    Tenho dois filhos Homens DE 17 15anos, loucos para “pegar” as menininhas!
    Que usem camisinha!
    Foi a unica recomendação de minha parte!

  • 45 Jegue do Pantano // 4/July/2007 às 11:26

    Algumas considerações:

    Aos 14 anos não pode..blablabla…etc
    Aos 15 pode. Todo o turbilhao de hormonios passou? Ficaram mais maduros?

    Engraçado é como as pessoas jogam para o CPB, a CNBB, PQP e outras siglas mais a responsabilidade que tem que ser dos pais, da familia. A lei pode dizer que é proibido um adulto (a partir de qual idade é adulto mesmo?) não pode seduzir uma criança (de 14 anos), mas não explica como é que essas “crianças” vão ficar sabendo disso…

    TEm crianças como essas aqui na minha vila, periferia de SP, que tem mais horas de cama que os urubus tem voo. Com outras crianças, principalmente

  • 46 Jegue do Pantano // 4/July/2007 às 11:26

    Se aos 14 ela nao sabe discernir, me desculpem, não é com 15,16 que ela vai saber…

  • 47 Alba // 4/July/2007 às 11:29

    Ricardo Cabral,

    Seu arrazoado toca questões essenciais. Não só os adolescentes estão confusos (aliás, muito bem sacada a “invenção da adolescência”. Tenho especial implicância com pré-adolescência, a propósito) - mas muitos adultos também estão.

    Ou então, estão tão preocupados em curtir a vida “que eu mereço!” - outra expressãozinha que acho absolutamente cretina, que não percebem o que está rolando ao seu lado. Você tem razão: uma das faturas a pagar pelo narcisismo é o ter que enfrentar situações para as quais não há manual que sirva.

  • 48 Alba // 4/July/2007 às 11:30

    Certíssimo, Jegue do Pantano!

  • 49 Jegue do Pantano // 4/July/2007 às 11:52

    Pois é Alba, acho que a lei na verdade é subvertida. A real aplicação dela não é, ou deveria ser, proibir adolescentes de fazer sexo, (até mesmo porque nao funciona nem um pouco), mas sim a de coibir abusos como este que transcrevo:

    O pastor Carlos Roberto Batista, de 28 anos, que disse à polícia ser missionário da Igreja Pentecostal “Brasil Para Cristo”, foi preso, às 15h30 de ontem, acusado de atentado violento ao pudor na zona leste da capital paulista. Policiais militares da 3ª Companhia do 39º Batalhão faziam patrulhamento pelas ruas da região da Cohab José Bonifácio, em Itaquera, a menos de 400 metros da delegacia do bairro, quando viram um Fiat Siena verde parado, com apenas uma pessoa dentro, na esquina da Rua Martino Rota com a Rua Daniel Berger.

    Ao se aproximarem do veículo, verificaram que um garoto, um adolescente de 14 anos, que estava agachado no colo de Carlos Roberto, se levantou. Ao ser indagado pelos policiais sobre o que estava ocorrendo, o adolescente disse que estava fazendo sexo oral em Carlos, pois este o havia abordado e, intimando-o com uma faca, o obrigou a entrar no carro e praticar os atos libidinosos. O pastor negou tal versão, mas além da faca ter sido encontrada no carro, havia esperma na roupa do garoto.

    Em depoimento no 103º Distrito Policial, onde o suposto pastor foi indiciado por atentado violento ao pudor, Alessandra, tia do adolescente, disse que o sobrinho seguia para a casa da avó quando foi parado pelo pedófilo. O veículo, no qual o acusado e a vítima estavam, pertence a outro pastor, de prenome Renato, segundo a Polícia Civil. Carlos Roberto foi autuado e transferido para outra delegacia, onde aguardará vaga para ser encaminhado a algum Centro de Detenção Provisória.

    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2007/07/04/sp_pastor_233_preso_fazendo_sexo_oral_com_adolescente_909555.html

  • 50 Ricardo Cabral // 4/July/2007 às 11:57

    Alba, faltou concordar com o que vc dissera antes, quando acrescentou a essa “colcha de retalhos” o aumento da expectativa de vida.
    Cabe lembrar, também, da entrada em campo (sem trocadilho… bom, pode ser com trocadilho tb.) dos antibióticos, tornando menos danosa (e mais prazerosa) a vida dos que têm múltiplos parceiros(as) sexuais. A lastimar o surgimento da AIDS, que embolou o meio de campo outra vez…

  • 51 Reinaldo Olavo Tolentino // 4/July/2007 às 13:55

    Nossa legislação é desavergonhada (na mesmo proporção da pouca vergonha de seus redatores).
    Sexo deveria ser proibido antes do casamento, sob pena de castração.
    Pedro Dória e a esculhama petralha visam, por meio do elogio à promiscuidade, à destruição da sagrada instituição da família e à subverção dos valores ocidentais.
    Projeto idealizado, é lógico, por Hugo Chávez, financiado com o ouro de Moscou.

  • 52 QQud LA SILVA // 4/July/2007 às 14:15

    TOLETE,

    Toleeeeête! Que isso tolete!

    “Sexo deveria ser proibido antes do casamento, sob pena de castração. By TOLETÃO”

    Depois fez uma associassão tão simples quanto faria um protozoário: promiscuidade com destruição da familia e “ouro de moscou”…blargh!

    Ps. a propósito se escreve: “SUBVERSÃO”

    Será que esse nick é do verdadeiro TOLEDO?

  • 53 Alicate // 4/July/2007 às 14:18

    O tal projeto é mesmo … do Peru.

  • 54 Alba // 4/July/2007 às 14:42

    Ricardo Cabral,

    Só pra recitar um clichê daqueles brabos, com todas as descobertas e progressos que você aponta, nossa época deveria ser mais segura e prazerosa, no entanto, e aí vai o tijolo - parece que nunca foi tão difícil, tão cheio de dilemas, o viver, não é?

  • 55 Alba // 4/July/2007 às 14:49

    Jegue,

    Pois é, a função da lei é coibir abusos, seja contra as crianças, seja contra adultos. E isso é necessário e no caso do Brasil, eu diria imprescindível, já que prostituição infantil pra quem tem meio olho, não está circunscrita ao Nordeste do turismo sexual. Está em toda parte, aviltando meninos e meninas…

    Agora, quanto ao nosso amigo Tolentino aí em cima, parabéns! Fazia tempo que eu não lia uma associação tão esdruxúla: castidade antes do casamento - Hugo Chávez - ouro de Moscou.

    Parece, assim, coisa do nosso querido companheiro josef mario em momento particularmente inspirado. :)

  • 56 Nhé! // 4/July/2007 às 15:08

    Tô chegando um pouco tarde, mas achei essa matéria interessante, que deve (ou deveria) ser levada em conta na hora de decidir sobre a idade “legal” do sexo: a puberdade precoce, principalmente entre as meninas é um fato.

    http://saude.abril.uol.com.br/edicoes/0286/familia/conteudo_235887.shtml

  • 57 Reinaldo Olavo Tolentino, o tomista // 4/July/2007 às 15:29

    QQ. Pra vc que faz associassões com vc, subverção tá bão demais.
    Pros comunas que querem subverter a ordem estabelecida, tb tá bom demais - são todos, de mais a mais, iletrados (”estudaram” português com algum método na linha gramática achada na rua).
    Alba, não me provoque, que ataco de análise lógico-lingüística em versos alexandrinos de seus comentários e os reduzo a pó. ; o

  • 58 Reinaldo Olavo Tolentino, o tomista // 4/July/2007 às 15:30

    QQ. Pra quem faz associassões com vc, subverção tá bão demais.
    Pros comunas que querem subverter a ordem estabelecida, tb tá bom demais - são todos, de mais a mais, iletrados (”estudaram” português com algum método na linha gramática achada na rua).
    Alba, não me provoque, que ataco de análise lógico-lingüística em versos alexandrinos de seus comentários e os reduzo a pó. ; o

  • 59 Alba // 4/July/2007 às 15:32

    Tolentino,

    :))

  • 60 Pedro Rocha. // 5/July/2007 às 0:00

    Dino,
    discernimento também demos à nossa filha, antes mesmo dela entrar na puberdade. Em casa, todos os assuntos são discutidos abertamente, cada um a seu tempo. Só não fazemos do sexo a mola propulsora da vida.

    Pela sua ótica, tão logo a garota atinja a maturidade sexual, ela deve lançar-se à caça de um indivíduo que encaixe-se anatomicamente a ela, sem grilos ou desvios de comportamento, e outros predicados que a boa cópula recomenda, nem que para isso, ela repasse a metade da cidade. No mínimo curioso!

    Lembre-se que adolescentes há que fazem sexo de forma adulta e responsável, e há também gente que aos sessenta anos ainda faz sexo de forma irresponsável, e até criminosa.

  • 61 (in)confidência mineira » Blog Archive » resumo do dia // 6/July/2007 às 18:25

    […] Pedro Dória também colocou em evidência esse assunto, usando como gancho o primeiro post que publiquei sobre o tema e a espécie de réplica que o Marcus Pessoa publicou em seu blog na mesma época. […]

  • 62 Sobre o Weblog // 17/July/2007 às 11:49

    […] capas da Playboy Reino Unido quer proibir Tintim O segundo Holocausto Adolescentes e a possibilidade de sexo Solução para o terrorismo […]

  • 63 Cecilia Santos. // 31/July/2007 às 13:58

    Já estava na hora desse tipo de pensamento vir à tona. É no mínimo hiprocrisia ou desconhecimento do mundo adolescente que leva a imaginar que jovens de 14 anos (meninos e meninas) estão despreparados ou imaturos para fazerem sexo. Essa postura coibitiva só faz com que a iniciação aconteça às escondidas, sem acompanhamento ou supervisão dos pais e completamente à revelia. Como conseqüência temos um grande número de adolescentes engravidando-se por aí. O desejo é uma coisa que surge naturalmente com a puberdade, ignorar este fato deixa o adolescente completamente despreparado para lidar emocionalmente com suas novas necessidades.

  • 64 evanildo oliveira // 4/August/2007 às 17:03

    gosto de fazer sexo com juliana paes

  • 65 estefani // 17/September/2007 às 11:17

    Quam eh mais inrresponsavel a mulher ou o homem???
    Qual idade as meninas estão engravidando mais?
    Quando uma menina engravidam com 15 anos ela corre risco no parto

  • 66 Victor Ranon // 31/October/2007 às 0:08

    Meu nome é victor, e sou aluno da quinta série, e rtenho três perguntas sobre o sexo na adolescência. São elas:
    * O que leva os adolescentes a práticar o sexo cedo? A ansiedade, a curiosidade ou é um “acidente”?
    * Atráves do que vemos em revistas, jornais e comerciais, o sexo é mais práticado na adolescência ou na fase adulta?
    * O homem sabe que sem camisinha, ele pode engravidar sua companheira, mesmo sabendo disso o homem faz sexo sem a camisinha. Porque isso acontece?
    Essas foram minhas perguntas, e gostaria que você respondesse.

  • 67 bwkynrjgf wylh // 2/December/2007 às 1:39

    jfwxd pdmrfloc uveqkj icgmqhjp qgfd iqzxmwjf vbakin

  • 68 srxnvez otfzurem // 2/December/2007 às 1:39

    xchszdp buazensd rblykt hgfnvra mrqvt uxinyv mcjsplwin http://www.krlvqdaoz.fsmacyol.com

  • 69 Pablo // 12/December/2007 às 12:47

    Victor

    1- Nada mais a q a vontade. O impulso sexual. Hormonios a flor da pele.

    2 -Depende do q vc ve como vida adulta.
    Na minha adolecencia eu nao transava nem 1/10 do q eu transo agora. ;)
    Nao via no pessoal da minha idade pessoas promiscuas com relação ao sexo, e sim curiosas.

    3- Algumas camisinhas podem ser desconfortaveis.
    Outra coisa tbm que me ocorria no meu colegial…é q momentos antes do ato sexual as coisas nna minha cabeça nao pensava em outra coisa a nao ser a satisfação, o que geralmente faz a gente esquecer da caomisinha.

  • 70 apache // 30/January/2008 às 8:52

    se uma menina de 14, 15 anos quer transar com um adulto não acho que isso deva ser considerado sedução ou crime. Crime é sexo não consentido porque é estupro.

  • 71 Paulo // 6/May/2008 às 12:06

    É profunda hipocresia achar que só por que se tem menos de 18 não se pode nem falar em sexo por que é crime.
    Violencia sexual é repulsiva em qualquer idade, se fosse assim estuprar uma mulher de 30 não seria crime.
    Independente da idade se ha vontade e consentimento de ambos, o sexo deve ser praticado, desde que com os cuidados necessários claro.
    Escolhas erradas fazemos em qualquer idade, uma moça de 14 anos que transa com uma namoradinho, e depois vê que o cara é um canalha, não deve ser execrada por isso, quantos de nós “adultos” ja acordamos profundamente arrependido em relação a pessoa que passou a noite ao nosso lado.????

  • 72 rapariga // 10/May/2008 às 16:43

    eu jah transai quem
    quiser to dispoosta
    enfiem seus paus no meu cuú´´uúúúú
    quem quer transar comigo me add
    rapariga@hotmail.com

Leave a Comment