Reino Unido em xeque
Vinte e uma pessoas foram presas ao longo da noite, em Londres. Os vôos dos aeroportos de Gatwick, Heathrow e Stansted para os EUA estão suspensos. De acordo com a inteligência britânica, havia planos de explodir pelo menos 10 deles.
A hipótese é de que os explosivos seriam levados a bordo com a bagagem de mão. Por conta, todos os passageiros estão proibidos de carregarem líquidos consigo – e isto inclui ate leite em mamadeiras. Dois líquidos misturados e agitados poderiam ser o suficiente para uma explosão.
Amanhã é 11 de Agosto e a Europa está em alerta.
Ainda sobre o assunto:
- Reino Unido quer proibir Tintim A Comissão pela Igualdade Racial, do governo britânico, pediu que as livrarias interrompam a venda de Tintim na África, segundo...
- O Reino Unido contra o Terrorismo,
os Comuns, os Lordes e John le Carré No dia 13 de outubro, a Câmara dos Lordes britânica analisará a lei aprovada pela Câmara dos Comuns que permite... - Ainda é cedo para gritar conservador
no Reino Unido de Tony Blair Uma derrota estrondosa para o governo do premiê Gordon Brown, sugere a imprensa de todo o mundo. Enfim o Partido...



Caramba! e aqui no Brasil, quando é que vão tratar o povo do PCC do mesmo jeito?……….
Lamento duas coisas:
1) que pelo menos um dos aviões não tenha explodido.
2) que dentro dele não estivessem todos os babaquaras e zés manés que aqui defendem o terrorismo islamico. Ia ser legal de ver eles morrerem pela causa que cinicamente defendem.
Esta praga veio pra ficar. E muita gente acha que explodir populações resolve. Eu já acho que atiça mais e mais. O buraco é bem mais embaixo. Solução? Sei lá, mas guerras assimétricas não é o caminho na minha opinião. A democracia imposta goela abaixo ou bunda acima também não. É só ver o Iraque. Enfim, o novo mundo se descortina e fará um monte de gente repensar um monte de coisas, de equilíbrio nas relações humanas a doutrinas militares está tudo em evidência e precisando de revisões.
Para não perder o costume registro o meu protesto habitual contra a discriminação que nós, usuários Linux, sofremos por parte do NoMínimo, que nos veda o acesso aos clássicos, através de scripts que parecem ter sido escritos propositalmente para isso.
A nós, usuários de software livre, restam duas opções: ou instalar plugins visando a enganar os programadores da página ou escarafunchar o código-fonte para descobrir a url onde se hospedam os arquivos .mp3, que qualquer player toca.
Nenhuma das duas me agrada, pois não sou ladrão, para entrar sorrateiramente onde não me querem.
Só me resta parabenizar o blog do Noblat, que não pratica essa odiosa discriminação!
eu só estou intrigado com uma coisa,esse tanto de refugiados libaneses que estao desembarcando no Brasil estao todos legailzados?
legalizados pÔ!!!
Eu só sei de uma coisa e é simples,até pra um ateu acreditar já que eles sao ceticos mesmo,o mundo vai de mal a pior.
o fim dos tempos está mais proximos do que a eliçao do lula novamente.
nao tem melhora essa situaçao crônica de guerras vai continuar,o golgota da terceira grande guerra está mais próximo do que nunca,e olha que eu nao sou pessimista em?
é facil combater quem tem medo de morre como os caras do pcc,agora combater quem morre pra se tornar um martir,é mais complicado que atirar em passarinho voando,e ainda tem gente que defende o islamismo como uma religiao de bem.
Não viajarei mais para os EUA, não tenho dinheiro.
Lamento duas coisas:
1) que pelo menos um dos aviões não tenha explodido.
2) que dentro dele não estivessem todos os babaquaras e zés manés que aqui defendem o terrorismo islamico. Ia ser legal de ver eles morrerem pela causa que cinicamente defendem .
Ô MANÉ,
NO PRÓXIMO VÔO PRA BAGD? PEGA UM ASSENTO NA JANELA, BOTA A TUA MÃE NA OUTRA JANELA, CARREGA UMA BOMBA NO COLO, E COLOCA OUTRA BOMBA NO COLO DA TUA MÃE.
E BOA VIAGEM…………………………….
Mas que se diga que os serviços de inteligência britânica funcionaram ou, na pior das hipóteses, levantaram a dúvida e passaram à operação.
A guerra de Israel contra o Líbano começa a se espalhar pelo mundo, até porque os EUA são coniventes com a destruição de um país inteiro por conta do Hezzbolá, que não é parte do Estado libanês.
É o que eu sempre digo, não se vencem mais guerras atualmente.
Izac bast, tem certeza que o mundo vai acabar, me diga quando, dependendo da data, tomarei um outro rumo em minha vida, vou largar tudo e gastar tudo em muié.
Uma dificuldade, o mundo anda aterrorizado com medo de ataques a qualquer momento e depois, quando pega estes tipos, que já estão pronto(a)s para se explodir ainda tem que manter na prisão. Tenho a pena de vida, e sou a favor da pena de morte pra esse(a)s aí.
E a BBC ainda nao disse que todos os presos eram muçulmanos… Malditos Politicamente Corretos, eram o que, budistas ou mormons? Ou a informaçao sobre a religiao e origem paquistanesa é irrelevante, era so’ coincidencia? Que jornalismo pessimo o da BBC, deusolivre.
Fabio Max, agora a culpa por terroristas muçulmanos britanicos quererem se explodir na Inglaterra em voos para os EUA é culpa de Israel?!?!? e’ muita cara de pau! Ou burrice, leia mais sobre a Jihad e veja se aprende algo. Todos os nao-muçulmanos estao a perigo, e alias os muçulmanos tambem.
E’ muito aceitar as justificativas dos terroristas, afinal os islamicos fanaticos estao sempre certos, é tudo culpa do ocidente judaico-cristao. E’ pessoal, para que dar tanto trabalho aos pobres islamicos, vamos todos cortar os pulsos.
E o Hizbollah é parte do que, F.Max? Do Ira? Nao sendo parte do Estado Libanes, mas estando sitiado no Libano, deve ser permitido que continue com seus atentados? E os terroristas islamobritanicos, por serem nascidos na Inglaterra sao parte do estado britanico ou nao? E se eu colocar uma bomba num aviao e disser que é a favor dos pobres e oprimidos do Brasil, meu ato estara justificado?
Condeno os ataques terroristas e este tipo de ataque é o tipo praticado pela Al Quaed. Que bom que foi desmantelado.
Mas não podemos esquecer, o quê, desde o início do Século XX vem sem sendo esquecido.
Não acho que um erro justifique outro, mas para a compreensão de problemas e definição de soluções que atinjam os objetivos desejados, é necessário enxergar um pouco mais profundamente, não ficar na superfície confortável.
Superfície confortável: são uns loucos. Sim são uns loucos, quem discorda disso? Precisam ser detidos. Sim precisam ser detidos, quem discorda disso? Ninguém, exceto eles mesmos.
Mas vamos escavar um pouco mais, não é trabalho de arqueologia, mas uma tentativa de não praticar o obscurantismo de que trata o novo post do Doria.
Se não vamos começar a achar
Em 1907, Ytzhac Epstein, judeu-russo, professor, morador da Palestina, já mostrava preocupações com a bagunça que o estabecimento do estado de Israel faria nas relações com os árabes.
(Eu não tenho nada contra a existência de Israel, acredito que o reconhecimento por parte de Irã e Síria ajudaria muito mas não é esse o assunto agora.)
O assunto é: a inserção de um estado de israel no Oriente Médio alteraria dramaticamente as relações dos judeus com as árabes, e o conflito que daí surgiria era um dado que não deveria ter sido desconsiderado.
Segundo Epstein, desde o início do sionismo, essa questão era subdimensionada, e não recebia a atenção que merecia.
Epstein informa que na literatura do Sionismo não há havia sequer menção a este importantíssimo ponto.
Avi Shlaim, israelense e professor da Universidade de Oxford, retoma Epstein, lembrando que “a “angústia” de Epstein foi posta de lado pela maioria de seus contemporâneos sionistas.
“Porém, a questão oculta voltou a assombrar o movimento sionista e o Estado de Israel ao longo dos primeiros 50 anos de sua existência”.
Em 1936, quando já havia polvorosa, Ben Gurion expôs com queremos a mesma coisa que eles (palestinos). Queremos a palestina.”
Esse assunto não pode ser desconsiderado.
Este assunto é a pedra lançada na água, com força, e os conflitos posteriores são as ondas formadas em circunferência ao redor da pedra.
Outros pontos existem e existiram: disputa da guerra fria, fanatismo, ódio, interesses no petróleo, recursos hídricos, terrorismo, violência de Israel, pan arabismo, guerras, definição de fronteiras, obscurantismo.
Mas sem resolver o ponto principal, o terrorismo não sossegará.
Para teminar:
Nasrallah era um jovem em 1982, um adolescente, não era considerado inimigo por Israel.
Hoje, quem sabe, não há vários jovens, no Líbano e entre os palestinos, olhando para Nasrallah e achando que ideal é resistir.
Mr X,
Bem lembrado, faltou incluir entre os problemas a Jihad, mas acho que fanatismo já deve incluir Jihad. Mas não custa reforçar.
Errata;
Em 1936, quando já havia polvorosa, Ben Gurion expôs com clareza a natureza do problema: queremos a mesma coisa que eles (palestinos). Queremos a palestina.’
Pedaços de textos somem ás vezes, acho que tem um Poltergeist no meu computador.
A segurança pelo povo libanes cabe unicamente ao governos libanes.
Israel está em guerra contra o Hezbollah situado no Libano. Cabe ao governo do Libano a responsabilidade de agir ou se omitir sobre os seus cidadãos.
Se o governo permite que os civis permaneçam em áreas de conflito, azar. Se os libaneses não podem evitar que os civis libaneses morram na guerra, o governo de Israel pode menos ainda.
E olha que eles avisam com antecedencia, coisa que nunca se viu antes em tempo algum.
Que se expulse o Hezbollah que não serve à causa libanesa. Que se impeça de usarem área residencial para lançar seus foguetes. Que saiam para campo aberto como homens, aonde estão esperando os israelenses.
Engraçado que nos filmetes eles aparecem cheios de moral marchando e portando automáticas.
Quem diria que não passam de uns covardes que usam as crianças como escudo.
Queria ver os filhos dos Manés aqui servindo de escudo, se eles iam ficar defendendo esses FDP.
o fim do mundo nao precisa ter data definida leonel,pra se ter certeza que está proximo do fim da velha terra,mas isso é só pra quem acredita em Deus,os que nao acreditam só iram acreditar quando estiverem em um abismo bem profundo.em cem anos a ciencia multiplicou isto é fato nao é teoria,mas já estava escrito muito antes de Cristo pelo profeta Daniel.leia DN CAP.12.muito do livro de Daniel já se cumpriu no periodo chamado interbiblico na época dos macabeus,vários imperios ruiram como o grego ,o medo persa, o babilonio,e o romano.tudo descrito por ele.mais de 500 anos depois o apostolo Paulo que deu mais forma ao cristianismo,profetizou tambem,dizendo muito do que se passa hoje.ler TIMOTEO CAP 3 A SEG.e proprio mestre Jesus disse que o dia nem a hora pertencia a ninguem saber mas que todos estivessem de sobreaviso,pois muita coisa ainda tinha que acontecer.mais o interessante de toda sua profecia era o renascimento do estado hebreu.quando proferiu a parabola da figueira,e dizia que suas folhas estivesse tenras proximo estava o verao.o estado judeu hoje é fato,desconheço um povo mais odiado e amado ao mesmo tempo na terra mais que o povo judeu.o povo mais perseguido da terra a história comprova isso.mas nao é só isso Israel é a bussola de Deus pois sempre foi e será um povo escolhido deleânos somos filhos por adoçao,pois ele rejeitaram o seu salvador,sorte a nossa por isso.mas me diga quantas guerras,terremotos,doenças escabrosas,maremotos,pestilencias,e quanto desenvolvimento cientifico o mundo já havia esperimentado como no ultimo século.só pra refrescar a memoria;o homem nao desesnvolveu a metade da ciencia que existe hoje em 1900 anos.
Islamismo é uma coisa, terrorismo é outra. Cada um sem discernimento que aparece… Feito os ignorantes que puseram uma bomba na sinagoga de uma cidade de SP (Americana, acho) e escreveram algo tipo “Holocausto de verdade é o do Líbano”.
Izaq bast, não sou dono da verdade, sou ateu porém respeito quem acredita em Deus, procuro sempre participar dando uma cutucada, às vezes sei que passo do limite, procuro apenas passar outro modo de enchergar o mundo, tentando acertar o alvo, ou seja, que as pessoas encherguem a verdade em si mesma, com humor, um abraço.
Resumo:
A toda ação, corresponde um reação e desta reação outra reação e desta reação outra reação e assim por todo o sempre.
mundo insensato…
Um passante :
Não é insensato. É humano. Sabe de uma coisa? é insensato sim e é humano tambem, o que nos leva a concluir que …..
a polícia britânica está desacreditada, o prestígio do primeiro-ministro está no ponto mais baixo, a popularidade de busch está no fundo do poço…como melhorar isso?
ah sim um atentado,… uma ameaça de atentado… qualquer coisa para desviar a atenção da opinião pública do atoleiro que está sendo criado no oriente médio…
well….isso é um câncer que saiu de controle.Não tem mais jeito.É só esperar morrer mais gente, seja do lado israelense ou do lado muçulmano.Infelizmente em sua grande maioria inocentes utilizados como escudo humano ou como alvo da “ira de Alá”.
A religião muçulmana alimenta o fanatismo, desde que estipula métodos, doutrina e impõe sua visão fatalista e “libertadora”.Exterminar o infiel está lá no catecismo deles.
O Ocidente não vai ter forças para enfrentar isso.Já está minado por dentro,corroído e sem rumo.
A coisa saiu de controle, como era de se esperar. E vai piorar, não se iludam.
Aqui no Brazil, não temos problemas com bombas em aviões. Já temos a TAM…
bom é so esperar eu perguntei logo no inicio desse blog se os palestinos que estao desembarcando no Brasil sao todos legalizados o porque da pergunta nao é preconceito nao viu?,é que , vai que desembarca um hesbolino e se junta com o pcc,ai neguim vai ver o que realmente é fundamentalismo islamico por aqui.por enquanto os carinhas do pcc sao só uns idiotas politicos.
Deus endureceu o coração do Faraó.
E o Jean Charles, by the way?
Sai indenização ou não sai?
sempre confundo o povo palestino com os libaneses,mas sao todos do mesmo saco mesmo tanto faz.
Andrea :
Tú me deve a pedra daquela treta de “pai Thomaz” isquici não viu, vê se exprica.
FAbio Max, caso voce nao saiba, o Hizbollah tem ministros no governo libanes - se isso nao significa que eles fazem parte do Estado Libanes, entao nao sei…
Izaq Bast
E nós estamos no Brasil. Não é mesmo lindo?
Os que estão desemabarcando no Basil são brasileiros. Têm passaporte brasileiro.
pai tomaz era um escravo negro na época da escravidão nos eua que achava que estava tudo certo e defendia seus patrões donos brancos…intendeu agora?!
já imaginou se os brasileiros convertidos ao islã resolve fundamentalizar?coitada da GROBO,vai pelos ares loguim , loguim.pois ela é fundamentalista da pouca vergonha,junto com SBT,e record.massa é que a globo os donos sao catolicos,o dono do SBT é judeu e o dono da record é tambem dono da empresa universal que se diz evangelica.
Andrea :
Perfeitamente. Só um detalhe:
Sou empregado, não escravo. Sou pago de acordo com meu trabalho, que não é pouco. Meus peôes são os mais bem pagos da região, pois a empresa considera que funcionário satisfeito produz mais, com mais qualidade .
Se meus patrões são americanos, gregos ou bosquímanos não vem ao caso.
Trabalhamos bem, recebemos bem, vivemos bem.
Venha para cá no final do ano, com 13o. e gratificações para ver os empregados comprando som, motinho, parabólica, jogo de cozinha, fazendo um “puxado” para o filho que está vindo.
Não sei quais são seus critérios de avaliação, mas certamente a empresa para a qual trabalho não se enquadra nêles.
Não é puxa-saquismo. Já trabalhei para explorador e não fiquei. Sei a diferença.
Para encerrar : Existe vida inteligente no Capitalismo, basta saber procurar
E é verdade. Os arábes não estão nem aí para os palestinos. Tem que ser deunciado.
Nunca uma causa foi tão impopular e tão difícil para defender.
Os judeus não estão nem aí para os palestinos.
Ninguém está nem aí para os palestinos.
e a mais valia, irreal?…(risos)
11 de setembro de 2001
11 de setembro de 1973
Falando em terrorismo… Ganha um doce
quem conseguir descobrir a relação…
Pista: está relacionado a um certo “efeito bumerangue” na história - o cineasta Ken Loach fez uma bela exposição do tema, no filme 11′ 09′ 01.
Quem se habilita?
Um link interessante…
http://www.snopes.com/politics/soapbox/olmert.asp
Esse e’ um “discurso” escrito por um jornalista israelense - o que ele gostaria due o primeiro-ministro israelense tivesse dito. Acho que muitos aqui (eu inclusive) poderao se identificar com varios dos pontos abordados.
Sorry, esta’ em ingles…
WR, falando nisso… Segue outro ponto de vista sobre a questão. (A entrevista completa está no Le Monde, no dossier Proche Orient). Vale a pena conferir.
O QUE É TERRORISMO?
Kob: Qual é a nova definição de ‘terrorista’? Podemos dizer que o Hezbollah é um grupo terrorista?
Charara: Desde que os EUA lançaram sua pretensa guerra antiterrorista, existe uma tentativa de criminalizar todas as forças que se opõem ou que resistem à hegemonia americana no mundo em geral, particularmente no Oriente Médio. Considerando-se a definição atualmente em vigor no Ocidente de ‘terrorismo’, quer dizer, atacar-se à civis afim de atingir objetivos políticos, essa definição se aplica primeiro – eu diria sobretudo – quase exclusivamente ao Estado de Israel, que há décadas conduz guerra contra os civis. Isso na Palestina e no Líbano, visando atingir fins políticos. O exemplo mais claro desse terrorismo de Estado Israelense é essa guerra (…). Os civis e as infraestruturas civis são deliberadamente pegas como alvos, como testemunham as organizações ocidentais como HRW e AI. Esse terrorismo de Estado, que se ataca aos civis com uma amplitude sem precedentes, não pode ser comparado a certas ações praticadas por movimentos de libertação que podem fazer um recurso excepcional ao terrorismo (…).
ONDE H? OCUPAÇÃO H? RESIST?NCIA
Coolnight: O Hezbollah não é ligado à Síria e ao Irã?
Charara: Esse é o argumento mais utilizado pela propaganda israelense, que procura fazer esquecer a origem de todos os conflitos na região, que é a ocupação israelense da terra palestina, libanesa e síria. Onde há ocupação, há resistência. O Estado de Israel possui uma ligação orgânica com os EUA. No Oriente Médio dizia-se: ‘O Estado de Israel é um porta-aviões dos EUA’. É perfeitamente lógico que os movimentos de resistência à esse Estado procurem explorar as contradições desse Estado com outros Estados da região. Os EUA apóiam incondicionalmente Israel; o Hezbollah está pronto a aceitar apoio onde quer que seja para liberar a terra libanesa da ocupação israelense e defender o Líbano frente às agressões israelenses.
ISRAEL DEVASTOU LITERALMENTE O LÍBANO
Tabaja: Quando terminarem os combates os outros partidos vão ‘cobrar’ o Hezbollah? Quais as consequências que isso pode ter para as comunidades libanesas?
Charara: Penso que as ‘contas’ que os libaneses vão pedir coletivamente serão primeiro endereçadas à coalização ocidental que eles dirigem; pois o terrorismo de Estado israelense e os crimes de guerra israelenses contra o povo libanês não teriam sido possíveis sem essa permissão acordada pelo ocidente à Israel. Israel devastou literalmente o Líbano. Penso que essa guerra terá consequências muito graves no futuro para Israel. Os libaneses de diferentes comunidades pensam hoje numa única coisa: a resistência a curto-prazo; e a longo-prazo, a vingança.
bia :
Voce deve ficar feia vistino burka …
E você acha que quero vestir burka?!
tsk tsk tsk
Andrea :
“Mais valia” ????
Essa saiu direto das páginas do “Manual do Bom Comunista” escrito por Marx e prefaciado por Fidel.
Os resultados do comunismo estão aí para que todos vejam. Nada substitui a realidade como argumento.
Depois o irreal sou eu !!!
Bia,
Obrigado pelo artigo. E’ sempre bom ver opinioes diferentes, ainda que isso me force a ser critico com relacao a elas. Como por exemplo…
” Considerando-se a definição atualmente em vigor no Ocidente de ‘terrorismo’, quer dizer, atacar-se à civis afim de atingir objetivos políticos, essa definição se aplica primeiro – eu diria sobretudo – quase exclusivamente ao Estado de Israel…”
E ao Sudao ? milicias arabes atacando populacoes civis. E a Chechenia ? “Rebeldes” atacando escolas. E a Colombia ? FARC sequestrando pessoas. E ao Sri Lanka ? Tigres Tamil explodindo bombas. Etc. etc. etc. Com uma pequenea diferenca - Israel tava la quietinho, numa paz “armada” com o Hezbollah, ate’ que houve a invasao/assassinato e sequestro dos soldados. Legitima defesa talvez ?
“…a origem de todos os conflitos na região, que é a ocupação israelense da terra palestina, libanesa e síria”
Qual ocupacao libanesa ? Que eu saiba, ate’ o ataque do Hezbollah, Israel nao ocupava um milimetro de terra libanesa. E cada vez que o primeiro-ministro diz que quer devolver as terras palestinas, os palestinos tremem nas bases - ai’ eles teriam que ser responsaveis pelos seus proprios atos, ao inves de ficarem culpando os israelenses…
“o Hezbollah está pronto a aceitar apoio onde quer que seja para liberar a terra libanesa da ocupação israelense e defender o Líbano frente às agressões israelenses.
”
Antes da invasao do Libano - bem antes ! - o Hezbollah recebia apoio financeiro e armas da Siria e do Ira. Qual a desculpa para isso ?
Como vai o veraozao ai em Paris ? Esta aproveitando a praia no Seine ? E porque vc reverte meu nome - WR e nao RW ? Dislexia ? Ou e’ para pegar no meu pe’ ?
RW in Miami,
Não é dislexia (espero!) nem implicância não, pôxa… é cansaço mesmo. Mil perdões. Tento acompanhar as discussões como posso, em meio a outros afazeres e dá nisso. O verão aqui tá tresloucado, já esturricou (40 graus… parecia Bangu) e agora esfriou, um desequilíbrio só, que nem o mundo, bref…
Quanto à tua primeira colocação, você entendeu que era em relação ao conflito Israel/Líbano e Israel/Palestina, né? Quanto às outras, elas estão aí mesmo para serem discutidas. Mas acho que não dá pra resumir o debate focando só os últimos meses do conflito, não é mesmo? É justamente o que essa outra versão da história propõe…
Traduzi esse artigo porque acho importante discutir levando em conta essas diferentes versões do conflito. Não é a “minha” visão dos fatos - mas isso você também entendeu, não é RW?
Mr X,
Tá com algum problema hoje?
Acordou de mau humor?
Pega leve amigo, não precisa ser agressivo por conta de uma opinião!
Todos os movimentos terroristas islâmicos são decorrentes da pendenga entre palestinos e israelenses. Se estes atacam o Líbano atrás do Hezzbolá com a conivência dos EUA e se os supostos atentados descobertos pela Inglaterra eram em aviões que iam para os EUA, é fácil ligar uma coisa à outra. Nenhum muçulmano praticaria atos terroristas apenas por ser muçulmano e se há uma “guerra santa” em curso, ela decorre do problema palestino, logo, a questão tem relação, sim, com o ataque israelense e com aquele problema de modo geral.
E que fique bem claro que eu estou do lado dos palestinos na questão, não concordo que se puna todo um país, apenas para destruir posições do Hezzbolá que, por ser um movimento terrorista deve estar sim, até o pescoço, envolvido nessa tentativa de ataque terrorista… mas não representa o povo libanês, que terá de reconstruir seu país novamente.
Israel (e os EUA) mantém uma guerra tradicional contra um inimigo de táticas heterodoxas, que não se limitam ao campo de batalha… por isso, não se vencem mais guerras hoje em dia.
RW in Miami e Bia,
Permitam-me meter a colher.
Bia, muito bom você ter trazido este texto para o debate.
RW in Miami,
Os questionamentos que vc levanta são importantes.
É verdade que o Hezb. vinha sendo armado e financiado pela Síria e Irã antes da invasão israelense há um mês.
Também é verdade que o Hez. não existia antes de 1982.
Passou a existir por quê?
Concordo com você que são cadeias de fatos e acontecimentos que são usados para justificar ambos os lados, cada um com a brasa para a sua sardinha.
E nada como a guerra para aparentemente tirar as pessoas o de suas apatias.
Pense Bia:
Uma vida chata, sem grandes motivações, tédio e tchan tchan tchan…uma guerra, nossa exi~stência está em jogo! Faitês attention (é assim?)! Nada como a aproximação do fim da existência para tirar-nos da apatia e dar-mos sentido à vida. O sentido de protegar a vida, a nossa vida, que aparentemente é um sentido biológico, encravado no nosso código genético. Nem precisa de grandes justificativas. A biologia já dá conta de muito das justificativas.
Mas o que eu, particularmente, acho, é que o ser humano também tem impresso nos gens, no DNA, um traço específico: a vontade e a possibilidde de dar um jeito em tudo. Menos na morte, é claro.
Ah, Walid, quanta divagação baboseira. Desse jeito vou ser contratado para escrever programa político de vereador!
Bia,
Bien sur, j’ai tout compris… Por isso que eu comecei meu post dizendo que e’ sempre bom ver opinioes diferentes…
Tome um copo de sidre geladinha por mim !
Ademais, células terroristas existem em todo o lugar, quem sabe, até em Foz do Iguaçu ou São Paulo. O fato é que o Estado Libanês não praticou hostilidades contra Israel.
Pelo critério utilizado, Israel deveria atacar a Síria e o Irã, pois dizem que estes financiam o terror… pois é, mas atacou o Líbano que nem forças armadas tem!
Golias espancando Davi!
Walid…
Temos que explodir esses paises muçulmanos pq é só isso que eles entendem.
Fabio Max,
Se voce diz que o Libano nem forcas armadas tem, como e’ que podem estar oferecendo mandar 15 mil soldados para a fronteira com Israel ?
Depois, Israel ataca o Hezbollah, o qual por acaso esta no Libano. Se o Hezbollaha atacasse Israel de bases na Siria, ou na China, ou na Islandia, tenho certeza de que israel tambem atacaria as estruturas do Hezbollah nestes paises.
Walid, te respondo depois.
Enquanto isso conta pra gente.
Se no Iraque os xiitas e sunitas se matam as centenas diariamente, com que respeito eles tratarao de conviver pacificamente com outros povos/////////
RW,
Então você entendeu essa do Hez, né?
O entrevistado não nega o apoio da Síria e do Irã ao Hez - ao contrário. Ele explica justamente o porquê desse apoio, considerando o contexto na região:
“O Estado de Israel possui uma ligação orgânica com os EUA. No Oriente Médio dizia-se: ‘O Estado de Israel é um porta-aviões dos EUA’. É perfeitamente lógico que os movimentos de resistência à esse Estado procurem explorar as contradições desse Estado com outros Estados da região”.
Tentando ser “imparcial”, até que faz sentido, não?
Bia,
Ou seja, o amigo do meu inimigo e’ meu inimigo tambem ?
Wilian,
Já pensou se os “países muçulmanos” pensarem que nem você? Olha só como é que fica?
“Temos que explodir esses países ocidentais porque é só assim que eles entendem”…
Cruz-credo, meu! Que fundamentalismo o seu, heim??!!!!!
RW,
Não sei; mas acho sinceramente que a questão é um pouquinho mais complicada que isso. O Hez não existia antes de 1982, como tão bem observou nosso amigo Walid em suas divagações.
Por quê?
Faraó
Se acalma rapá… senão, daqui a pouco voce vê sua mulher saindo do banho com toalha enrolada na cabeça e vai atirar ele pela janela porque confundiu com um muçulmano…rss
Curiosidades :
Quem já leu “Justiça Facial”?? No livro, todos são obrigados a ter a mesma aparência para não suscitar confitos.
Resumo: Se todos tiverem as mesmas coisas, os mesmos direitos e as mesmas obrigações - a realização dos delírios de esquerda - serão muita mais facilmente controlados. A revolução cultural de Mao tinha isso por meta. Quando todos comportam-se de forma idêntica e aspiram as mesmas coisas diluindo a individualidade na massa humana, tornam-se parte de um imenso rebanho e os rebanhos são facilmente dominados.
A esquerda que me desculpe, mas o que nos tirou das cavernas e nos colocou na lua foram as diferenças. É claro que isso não se fez sem danos mas, as mudanças que a esquerda perpetrou pelo mundo causaram muito mais danos em muito menos tempo e não deram em absolutamente nada.
Invocar que liberdade existe em regimes de esquerda é absurdo por princípio, pois só a literal proibição de propriedade viola qualquer racíneo lógico.
Capitalismo não é perfeito nem garante 100% das liberdades, mas por hora é o que temos de melhor.
Vixe maria!
Cê tá vendo quantos fundamentalistas aqui?
que realidade irreal, a beleza que o mundo está afundado em guerras capitalistas?
ou você não vê essas coisas ocupado em ser um bom capataz para os seus peões?…(risos)
Andrea,
Prefiro ReAl escrevendo sob o efeito de prozacs e algumas doses de vodka…
Ah rapaz, não aguento mais blablabla desses defensorres dos terrosristas.
Bia, Real, Walid, RW,
Acho que a entrevista tenta dar conta de um histórico da situação atual. É parcial, claro, mas acho que pelo menos vários de nós concordam que tudo e todos são parciais, né mesmo?
Daí porque é interessante discutirmos. Se houver boa vontade, aprendemos a rever as tais posições cristalizadas.
Não me lembro quem disse num dos posts anteriores, acho que foi o Chest, que só se lamenta os massacres da direita, sem lembrar os da esquerda (sei que talvez seja meio extemporâneo ao tema do post, mas enfim…).
Daí, lembrei que além do filmete (é curtinho) que a Bia lembrou do Ken Loach, sobre o 11/09, há outro, que muitos viram, sobre a guerra civil espanhola - Terra e Liberdade - que é justamente uma crítica da esquerda pela esquerda. E conheço gente que viu e disse: o duro é que eram uns fdp, mas os nossos fdp! (sem justificá-los, que fique claro).
Nossa, esse textinho ficou cheio de apostos, viuge!
Andrea:
Antes de mais nada, não sou capataz, não no contexto (odeio esta palavra) que voce colocou.
Vamos recorrer à boa e velha matemática
Quantas pessoas morreram em toda a URSS do início da revolução comunista até a incompetência de chernobil?
Quantos chineses morreram de Mao até a praça da Paz Celestial?
Quantas pessoas morreram graças a Phol Pot e o Khmer ?
Quantas pessoas morreram na Hungria e Tchecoslováquia nos levantes anti comunistas?
Quantas pessoas morreram em Angola pós portugal, com a ajuda de “assessores” cubanos?
Claro, nós capitalistas matamos muitos tambem, mas alí, na ponta do lápis, tudo somadinho, os comunistas levam o troféu.
Por último, cite-me UM unzinho só pais que tenha se dado bem com os comunistas. - Cuba não vale.
Albinha…
Como você faz falta!
real
a andreia pegou pesado com vc cara!ânao entendo a andreia,ela é capitalista ou islamica ou socialista?
bia:
Não me dirigiu a palavra hoje.
Amanhã tomarei prozac c/ lexotan e araq!
Tô indo …
Capataz ?!?! Depois dessa, so falta xingar a mae de careca e o pai de cabeludo !!!!
ReAl:
Araq não! Pense nos lambaris…
rEaL:
Tem mais: nossa discussão continua lá no “parciais e imparciais” 3 - tô esperando uma boa explicação para a sua insensatez.
Olha o nosso contrato - rasgo ele.
Real,
Fica zangado com a Bia, não. É que apesar de vc ter avisado, ela pode ter esquecido do seu anti-esquerdismo radical (e, pra mim, nem é tão radical, viu?) Você pensa e quando toma prozac com aditivos então… fica irresistível! :)
Bia, brigadim! Tb te acho ótima!
Vixe,
já falei mil vezes pra minha mulher não enrrolar a toalha na cabeça.
Agora sem sacanagem, alguém me explica:
como é que se pode conviver em paz com muçulmanos que se matam às centenas diariamente no Iraque?
Aonde o Alcorão permite matar em nome de Alah?
Alba,
Mas não é que amor - ainda que virtual - cega mesmo? Tenho que ficar de olhos abertos; diria arregalados mesmo.
o do egito vc já leu o alcorao?
Bia,
Risos. É isso mesmo. Mas, pra falar a verdade, nem acho que vc está cega. A gente tá tão acostumada com os esquerdistas repetindo o manual, que leva um choque quando vê (modo de dizer) um cara não esquerdista disposto a pensar, a considerar, apesar de tudo em que acredita,e ainda com bom humor!
Se você não tivesse chegado primeiro, eu é que ia discutir o contrato com a patroa e o rotwailer (é assim que escreve?) Bush.
Fica tranquilo, Real, que também sou platônica, viu?
Pois é, esses judeus, além de provocarem uma guerra entre a civilzação ocidental, agora querem provocar uma guerra entre as duas civilizações: ocidental e oriental…
Vixe,
O alcorão não permite, que eu saiba. E já que estou no tema cinema, já viu um lindo filme chamado Gosto de Cereja, em que um cara tenta se matar e precisa de alguém que o enterre, no Irã? (não tem teocracia que se lhe compare, né?)
Walid
o que endurece meu coração é ver a indiferença do Hezbollah para com o povo libanes que expõe seus cidadãos na zona de conflito.
O que endurece o meu coração, e deveria endurecer o seu também, que esses FDP preferem lucrar com a morte de crianças inocentes, deixando-as expostas no porão de edificios que usam para lançar foguetes, mesmo sabendo que Israel vai atacar esses edificios. Só pra ganharem a opinião pública ao sair as fotos das crianças mortas.
Queria ver se fosse voce, sendo obrigado a ficar de escudo pra esses ratos covardes que se entrincheiram sob as saias das mulheres ao inves de lutarem em campo aberto aonde os israelenses esperam por eles.
Engraçado que nos filminhos divulgados, eles aparecem cheios de moral, mascarados e carregando suas automáticas. Na hora de lutar de verdade, se escondem atras dos libaneses.
São uns covardes.
A preocupação de Israel em poupar a vida dos libaneses é muito maior que a desses terroristas FDP. Israel avisa com 24h aonde vai atacar. Se o Libano se importasse, daria um jeito de proteger a sua população. Se o Libano não protege, Israel tem menos obrigação ainda.
Coitados dos libaneses, dando o seu chão, seu ar, seu sangue pra esses FDP em troca de absolutamente NADA.
Mas podem esperar. O Hezbollah não consegue nenhuma seguradora no mundo que lhe venda apólices de seguro de vida.
Não vai sobrar UM SEQUER no Libano.
Vão sobreviver apenas os que correrem pra Siria e pro Irã. E mesmo assim enquanto não jogarem foguetes, porque ai, pode ter certeza, Israel vai usar a “A”.
Quantas forem necessarias para garantir a sua sobrevivencia.
Os judeus já sobrevivem há 3000 anos e não há de ser uns merdinhas desses que vão nos destruir.
Um abraço.
Faraó, faraó, do alto destas pirâmides, quarenta séculos nos contemplam…
Não esqueçam da ajudinha internacional na última guerrinha mundial, menos arrogância, menos…
Vocês sozinhos não são ninguém…
Putz! Tá duro ler teus postes aqui. Filosofia de quinta nesse espaço aqui não cola mais. Realidade, como você quer ter credibilidade falando essas pérolas aqui:
‘ Claro, nós capitalistas matamos muitos tambem (…)’
(…) A toda ação, corresponde um reação e desta reação outra reação e desta reação outra reação e assim por todo o sempre. (…)
‘Não é insensato. É humano. Sabe de uma coisa? é insensato sim e é humano tambem (…)’
==
Andrea, vou chamar o Espezinhador! ‘Guerras captalistas’ não contribui em bosta nenhuma pra essa discussão. Vem usar o espaço para justificar a sua ideologia mais uma vez? Quer provar o quê com isso? Que se não houvesse os ismos atuais, que a realidade seria diferente? Você acha que a Al-Qaeda e similares combatem, no fundo um sistema opressor capitalista? Só posso imaginar que no mínimo é ingenuidade sua pra não ir mais longe.
Para seu governo, esse discurso do mais fraco, da vítima do sistema globalizado, tem uma única função: abrandar a quantidade de assassinatos coletivos que essa organização promove. É pra parecer que no fundo há uma boa causa, para confundir suas convicções, suas crenças, para colocar no mesmo saco toda a merda que se julga certa (e olha que não estou fazendo julgamento de nenhum sistema aqui). Mas não há nada de bom. Nem no discurso (que é falso) e nos atos (que são bárbaros).
Se você entra aqui pra justificar qq coisa que seja com a sua ideologia político-econômica ou sobre o que você acha certo ou errado, só vai receber respostas contrárias, portanto, atenha-se a questão colocada no post para ver se alguma coisa do que estão comentando aqui serve para você refletir ou aprender.
“Israel avisa com 24h aonde vai atacar. Se o Libano se importasse, daria um jeito de proteger a sua população. Se o Libano não protege, Israel tem menos obrigação ainda.”
Ótimo, faraó, em 24 hs se constroem todas as pontes destruídas por Israel, para evacuação da população…
Diogo,
Quanto tempo os terroristas do Hezbollah dao para os israelenses se abrigarem dos foguetes ?
Mel Gibson
nós sozinhos já ganhamos não quantos premios nobel, num pais menor que o Sergipe temos uma renda percapita que deixa o Brasil no chinelo. Israel é o segundo no mundo em empresas na Nasdaq, e várias outras coisas que vou poupar os brasileiros que não é essa a questão.
E pra quem não tiver medo da verdade e tiver coragem de ser humano, dá uma olhada nesse site pra ver um pouquinho das coisas.
http://www.mfa.gov.il/MFA/MFAArchive/2000_2009/2006/Operation+Change+of+Direction+Video+Clips.htm#photos
RW
A questão não é essa, não estou defendendo o Hezbollah, nem julgando os méritos de um nem de outros. Mas todos concordam que a ajuda humanitária ao Líbano está enfrentando muitas dificuldades.
Faraó,
Pelo que sei, os mísseis só começaram a ser lançados após o bombardeio israelense, com o Hezbollah posando de defensor do Líbano, a partir de então.
A impressão que fica é que Israel mordeu a isca do Hezbollah direitinho.
A invasão de territorio israelense com sequestro de 2 soldados e morte de mais oito foi que começou isso.
Hezbollah defensor do Libano??????????/
Tá maluco???/
Me diz, o que o pobre do Libano ganha com isso? Qual o lucro o Libano poderia tirar de se envolver militarmente com Israel? Só sendo cego ou hipócrita mesmo.
O Hezbollah está usando o Libano como se fosse papel higienico. Só que o que começou como uma hemorroida agora virou um cancer, aonde uma doença local agora ameaça a vida do paciente.
Cade o governo dessa merda pra dar um soco na mesa e mandar essa corja pra PQP?
RW,
Responde minha questão, vai…
Faraó
Muitos civis apoiam o Hezbollah, e o veêm como defensor contra o ataque de Israel, sim.
Naõ estou dizendo que eu penso da mesma maneira, mas é fato.
De fato, o Líbano, não tem nada a ganhar com isso, nem Israel, tampouco : só quem ganha é o Hezbollah, que está cada vez mais fortalecido.
Nesse aspecto, o sequestro de soldados israelenses foi uma isca muito bem lançada contra Israel, que agora mata crianças inocentes e abre caminho para o Hezbollah lançar seus mísseis à revelia.
Você já imaginou quantos militantes o Hezbollah conseguiu entre tantos pais, mães, filhos e parentes dos mortos ??
Ou você pensa que as imagens de crianças israelenses pintando mensagens nos mísseis que irão matar outras crianças não serão usadas como propaganda pelo Hezbollah, por exemplo ??
Será que nao é pura paranoia?? Os americanos quando chegam proximo de 11 de setembro têm verdadeira sindrome do panico. Bem que do jeito que as coisas estao no Libano o odio está recrudescendo e piorará por seculos e seculos.
Com a destruiçao do Libano a Alqaeda dará filhotes. A motivaçao será a vingança contra Israel, EUA e CIA. Abriram as portas do inferno.
Faraó,
Vou comentar seus comentários depois. But.
First of all, já declaro que concordo com muito do que disseste. Em relação ao Nobel, então, ponto pacífico.
Aí é interessante ver como dentro da mesma tradição podem existir grandes iluminados e grandes obscurantistas também.
Mas agora não posso continuar. Volto depois.
Um dos motivos é estou com menos tempo. Mas espero passar aqui todos os dias. Abraço.
tem que passar o rodo nestes terroristas budistas e mórmons.
Bia,
Desculpe, so agora vi seu post. Qual foi sua questao mesmo ? Prometo que amanha qdo acrodar eu respondo…
RW,
A questão foi a mesma que Walid fez: por que o Hez não existia antes de 1982…
RW, acho que esse texto ajuda a entender um pouco as colocações do outro. Queria a sua opinião.
‘É preciso dizer as coisas friamente, como elas são, ao menos como elas são vivenciadas no mundo árabe. A maioria dos israelenses não tem vontade alguma de viver ao lado dos palestinos porque graves feridas e rancores se acumularam; porque mal entendidos históricos jamais foram elucidados; porque as guerras não pouparam ninguém. Os palestinos, por sua vez, porque sofreram uma ocupação feroz e destruições brutais, não têm vontade de partilhar o pão e de crer que poderão viver em paz com um inimigo que ergueu um muro de betão, um muro de ódio, e que sempre os perseguiu e impediu de existir no sentido banal do termo.
Existir é poder dispor de um Estado com fronteiras contínuas e seguras; é poder ir à escola e à universidade; é poder fazer planos para o futuro; ter um passaporte; poder viajar; ter uma polícia; um exército; é poder construir estradas, hospitais, parques, creches, casas sem temer que um dia eles serão destruídos por tanques que atacam seus habitantes devido à suspeita de haver entre eles resistentes à ocupação.
Existir, para Israel, é ter fronteiras seguras e reconhecidas; ter garantia de segurança para os seus cidadãos; é não ver mais kamikases se explodindo em restaurantes e ônibus, matando inocentes; é deixar de receber foguetes atirados do outro lado da fronteira; é regularizar de uma vez por todas as questões de vizinhança, restituindo territórios ocupados em troca da paz; é liberar prisioneiros, fazendo um grande esforço para renunciar à legenda do Grande Israel; é parar de descontar nos povos árabes a injustiça que foi o Holocausto, perpetrado em nome de uma ideologia européia, se ainda é preciso lembrá-lo; enfim, é aceitar se tornar um Estado cuja normalidade não é uma doença’.
‘Esses amigos que empurram Israel ao abismo, por Tahar Ben Jelloun’
Le Monde. Dossier Guerre/Proche Orient.
Perigo:
Hoje o bicho tá pegando por aqui !!!
Tivemos um início de incêndio florestal ondem e brigamos com o bicho até as 3 da matina.
Este blog me deixou meio doidão e eu paranoiei. Creio que os movimentos farisaicos-radicais-muçulmanos-esquerdistas atearam fogo em nossa floresta de pinus ( suspeito da andrea …) para destruirem nosso paraiso capitalista .
Deve ter sido efeito da fumaça e calor mas eu juro que ví um sujeito de turbante, camiseta do Che e bandeira bolivarista correndo pelas chamas.
Suspeito tambem que por não respeitarmos o sábado judaico fomos atacados por tanques - ví rastros inequívos de tanques próximo ao local de incêndio. Surpresa maior foi localizar entre as toras carbonizadas cartazes escritos toscamente “yankes go home”. Chamei a Reuters para fazer umas fotos só para provar tudo isso …
Diogo
essas imagens de crianças desenhando nas bombas são lamentáveis. Acho que só não são piores do que as de bebês árabes fantasiados de homens bomba, ou de crianças árabes portando armas ao invés de estarem na escola aonde deveriam estar sendo educadas de modo a respeitar e não destruir.
Alguém já viu algum judeu ou algum israelense queimando bandeira de alguém, marchando sobre a bandeira de alguém?
Os árabes educam errado as suas crianças (como nós aqui no BR também) para odiar e não para aprender o que é importante.
O hezbollah é o cancer que destrói o Libano; como é o cancer que irá destruir qualquer pais que use como base para atirar contra Israel. Se eles forem para a Siria, a Siria será a próxima. Se eles usarem o Irã para atirar foguetes de longo alcance, o Irã vai desaparecer sob trocentas bombas “A”. Quem viver verá.
Se eles deixarem Israel em paz, ai a história muda totalmente.
“Senhor das armas”
Vale a pena assistir.
Básico, simples mas explica muita coisa
pô faraó jurava que vc era pro-libano,agora esse pseudonimo faraó nao pegou bem nao mano,faraó está mais pra mulçumano que pra judeu.
bom filme mesmo real,boa dica.
Comprei o DVD ontem (Sr. das Armas). Isso depois de ter visto 2 vfezes quando passou, em 2005. Acho o melhor filme dos últimos 10 anos, no mínimo (opa). Vejam e tirem suas conclusões (quem ainda não viu).
Filme :
Alguem lembra o nome de uma espécie Sr. da Armas “das antigas” com o Richard Burton ??? Só mudava a época . Era século 19.
Nao se vê mais se falar dos bombardeios dos judeus sobre os palestinos. Agora o assunto no mundo é “terrorismo”. Há 3 meses das eleicoes do Congresso Americano parece que a “estratégia” de Bush e Blayr deu “folego” para intensificacao dos bombardeios e está funcionando…nao se fala outra coisa.
QUESTAO PALESTINA
Leiam com atenção o que o mestre Mahatma Gandhi disse em 1960 sobre a questão palestina.
‘Recebi muitas cartas solicitando a minha opinião sobre a questão judaico-palestina e sobre a perseguição aos judeus na Alemanha. Não é sem hesitação que ouso expor o meu ponto-de-vista.
Na Alemanha, as minhas simpatias estão todas com os judeus. Eu os conheci intimamente na ?frica do Sul. Alguns deles se tornaram grandes amigos. Através destes amigos aprendi muito sobre as perseguições que sofreram. Eles têm sido os ?intocáveis’ do cristianismo; há um paralelo entre eles, e os ?intocáveis’ dos hindus.
Sanções religiosas foram invocadas nos dois casos para justificar o tratamento dispensado a eles. Afora as amizades, há a mais universal razão para a minha simpatia pelos judeus. No entanto, a minha simpatia não me cega para a necessidade de Justiça.
O pedido por um lar nacional para os judeus não me convence. Por que eles não fazem, como qualquer outro dos povos do planeta, que vivem no País onde nasceram e fizeram dele o seu lar?
A Palestina pertence aos palestinos, da mesma forma que a Inglaterra pertence aos ingleses, ou a França aos franceses. É errado e desumano impor os judeus aos árabes. O que está acontecendo na Palestina não é justificável por nenhuma moralidade ou código de ética. Os mandatos não têm valor. Certamente, seria um crime contra a humanidade reduzir o orgulho árabe para que a Palestina fosse entregue aos judeus parcialmente ou totalmente como o lar nacional judaico.
O caminho mais nobre seria insistir num tratamento justo para os judeus em qualquer parte do mundo em que eles nascessem ou vivessem. Os judeus nascidos na França são franceses, da mesma forma que os cristãos nascidos na França são franceses.
Se os judeus não têm um lar senão a Palestina, eles apreciariam a idéia de serem forçados a deixar as outras partes do mundo onde estão assentados? Ou eles querem um lar duplo onde possam ficar à vontade?
Este pedido por um lar nacional oferece várias justificativas para a expulsão dos judeus da Alemanha. Mas a perseguição dos alemães aos judeus parece não ter paralelo na História. Os antigos tiranos nunca foram tão loucos quanto Hitler parece ser.
E ele está fazendo isso com zelo religioso. Ele está propondo uma nova religião de exclusivo e militante nacionalismo em nome do qual qualquer atrocidade se transforma em um ato de humanidade a ser recompensado aqui e no futuro. Os crimes de um homem desorientado e intrépido estão sendo observados sob o olhar da sua raça, com uma ferocidade inacreditável.
Se houver sempre uma guerra justificável em nome da humanidade, a guerra contra a Alemanha para prevenir a perseguição desumana contra uma raça inteira seria totalmente justificável. Mas eu não acredito em guerra nenhuma. A discussão sobre a conveniência ou inconveniência de uma guerra está, portanto, fora do meu horizonte. Mas se não pode haver guerra contra a Alemanha, mesmo por crimes que estão sendo cometidos contra os judeus, certamente não pode haver aliança com a Alemanha. Como pode haver aliança entre duas nações que clamam por justiça e democracia e uma se declara inimiga da outra? Ou a Inglaterra está se inclinando para uma ditadura armada, e o que isso significa?
A Alemanha está mostrando ao mundo como a violência pode ser eficientemente trabalhada quando não é dissimulada por nenhuma hipocrisia ou fraqueza mascarada de humanitarismo; está mostrando como é hediondo, terrível e assustador quando isso aparece às claras, sem disfarces. Os judeus podem resistir a esta organizada e desavergonhada perseguição? Existe uma maneira de preservar a sua auto-estima e não se sentirem indefesos, abandonados e infelizes? Eu acredito que sim.
Ninguém que tenha fé em Deus precisa se sentir indefeso, ou infeliz. O Jeová dos judeus é um Deus mais pessoal que o Deus dos cristãos, muçulmanos ou hindus, embora realmente, em sua essência, Ele seja comum a todos. Mas como os judeus atribuem personalidade a Deus e acreditam que Ele regula cada ação deles, estes não se sentiriam desamparados.
Se eu fosse judeu e tivesse nascido na Alemanha e merecido a minha subsistência lá, eu reivindicaria a Alemanha como o meu lar, do mesmo modo que um ?genuíno’ alemão o faria, e desafiaria qualquer um a me jogar na masmorra; eu me recusaria a ser expulso ou a sofrer discriminação. E fazendo isso, não deveria esperar por outros judeus me seguindo em uma resistência civil, mas teria confiança que no final estariam compelidos a seguir o meu exemplo.’
‘E agora uma palavra aos judeus na Palestina: Não tenho dúvidas de que os judeus estão indo pelo caminho errado. A Palestina, na concepção bíblica, não é um tratado geográfico. Ela está em seus corações. Mas se eles devem olhar a Palestina pela geografia como sua pátria mãe, está errado aceitá-la sob a sombra do belicismo britânico. Um ato religioso não pode acontecer com a ajuda da baioneta ou da bomba. Eles poderiam estabelecer-se na Palestina somente pela boa vontade dos palestinos. Eles deveriam procurar convencer o coração palestino. O mesmo Deus que rege o coração árabe, rege o coração judeu. Só assim eles teriam a opinião mundial favorável às suas aspirações religiosas. Há centenas de caminhos para uma solução com os árabes, se descartarem a ajuda da baioneta britânica.
Como está acontecendo, os judeus são responsáveis e cúmplices com outros países, em arruinar um povo que não fez nada de errado com eles. Eu não estou defendendo as reações dos palestinos. Eu desejaria que tivessem escolhido o caminho da não-violência a resistir ao que eles, corretamente, consideraram como invasão de seu País por estrangeiros. Porém, de acordo com os cânones aceitos de certo e errado, nada pode ser dito contra a resistência árabe face aos esmagadores acontecimentos.
Deixemos os judeus, que clamam serem os Escolhidos por Deus, provar o seu título escolhendo o caminho da não-violência para reclamar a sua posição na Terra. Todos os países são o lar deles, incluindo a Palestina, não por agressão mas por culto ao amor.
Um amigo judeu me mandou um livro chamado A contribuição judaica para a civilização, de Cecil Roth. O livro nos dá uma idéia do que os judeus fizeram para enriquecer a literatura, a arte, a música, o drama, a ciência, a medicina, a agricultura etc., no mundo. Determinada a vontade, os judeus podem se recusar a serem tratados como os párias do Ocidente, de serem desprezados ou tratados com condescendência.
Eles podiam chamar a atenção e o respeito do mundo por serem a criação escolhida de Deus, em vez de se afundarem naquela brutalidade sem limites. Eles podiam somar às suas várias contribuições a contribuição da ação da não-violência’.
Bia,
Comentando rapidinho, pq hj aqui tenho um monte de coisas pra fazer, e a noite vou pro Rio (!!!!).
Em 1948, quando foi declarada a partilha da Palestina entre um estado judeu e um estado arabe, Ben Gurion fez um apelo `a populacao arabe que ficaria na parte judaica para participar na construcao do estado judeu. Os paises arabes (Egito, Siria, Jordania, Libano) declararam guerra ao entao recem-nascido estado judeu, e avisaram aos arabes residentes nas areas do estado judeu para sairem, pois apos “empurrarem os judeus para o mar”, eles poderiam ficar com todo o territorio. Nao tenho aqui as referencias (estou sem saco e tempo de procura-las), mas elas abundam…
Bom, isso foi o que criou os primeiros campos de refugiados arabes (eles ainda nao se chamavam paelstinos entao) no Libano, Gaza e Cisjordania, ja que Israel derrotou os paises arabes em 1948.
Durante a guerra dos 6 dias, esses campos de refugiados em Gaza e Cisjordania passaram a estar em area sob controle de Israel (aqui cabe uma pergunta: porque nos 19 anos entre 1948 e 1967, uma patria palestina nao foi estabelecida em Gaza e Cisjordania ?).
Desde 1948, e mormente (o palavrinha feia !) a partir dos anos 70, os campos de refugiados do Libano serviam como base para ataques guerrilheiros/terroristas a Israel (da mesma maneira que os campos em Gaza e na Cisjordania entre 1948 e 1967). Um belo dia Israel ficou de saco cheio e invadiu o sul do Libano pra ver se terminava com aquilo. Nao so nao terminou como criou o Hezbollah, que se aproveitou do vacuo de um estado de direito no Libano (e ai a Siria e as diversas faccoes libanesas tem um monte de culpa) para nao so se fortalecer como forca armada mas tambem para criar uma estrutura assistencial a qual nunca havia sido dada pelo governo libanes.
Israel tem culpa ? Logico - a invasao do Libano em 82 nao atingiu os objetivos e “criou” o Hezbollah.
O Estado libanes tem culpa ? Logico ! Nunca “tomou posse” da area ao sul do rio Litani, da mesma maneira como o Estado nao toma posse das favelas do Rio.
A Siria tem culpa ? Logico ! Ocupou o Libano ate’ o ano passado (e porque fez isso ?) e sustentou o Hezbollah.
O Ira tem culpa ? Logico ! Os lideres do hezbollah foram treinados no Ira, a organizacao recebe 100 milhoes de dolares por ano do Ira, alem de armamentos.
E outros tantos mais tem culpa…. Mas a pergunta que nao quer calar (como diria o Xexeo) e’ uma: porque o Hezbollah atacou Israel se a situacao la estava calma ? Sera que foi porque no dia seguinte o G-8 iria discutir a “situacao nuclear” do Ira ? Obviamente apos o ataque - e a reacao esperada de Israel - todas as discussoes se voltaram para o conflito. Muita coincidencia o “timing” disso tudo, ne’ ?
A bientot - agora tenho que ralar…
O Mahatma Gandhi foi bom lá pros lados da Índia onde foi muito útil aos indianos. Sobre a história dos judeus ele vê-se que ele entendia tanto quanto de mulher. NADA.
Faraó,
1) para comentar seus comentários, vou esperar acabar o seu sábado.
2) Tenho um pedido a fazer: tem gente querendo me derrubar. Querem meu cargo de BOBO da Corte. Será que dá para intervir em meu nome? Eu sou amigo da irmã do Faraó. Vê se me ajuda. Aguardo notícias. (anxiously waiting for).
RW,
obrigada por responder à minha questão. Concordamos então que a existência do Hezbollah se deve à própria ação de Israel na região.
Quanto à pergunta que na sua opinião “não quer calar”, não sei; qual é a sua teoria? Gostaria de saber, sinceramente.
Você leu o texto que Hameba postou?
Taí acima da sua resposta. Queria a tua opinião sobre ele e sobre o do Tahar. Você acha que um povo tem o direito de se defender, quando ocupam suas terras?
Sei que nenhuma dessas questões resolve nada, na prática. Mas como o lance aqui é especular…
(Agora, convenhamos: a implicância foi sua, com essa notinha sobre o Rio… Eu que digo: tome uns choppsss por mim, de preferência no Cervantes, com aqueles sanduíches…)
Abs
lekál :@@
Esse Google esta cada ves ficando um lixo. Eu vou procurar uma coisa e aparece outra que não tem nada aver.